To see the other types of publications on this topic, follow the link: Efeito de borda.

Journal articles on the topic 'Efeito de borda'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Efeito de borda.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Michele Matos dos, Jessika Da Silva Nunes, and Carine Emer. "CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO DE BORDA NA COLONIZAÇÃO DO EPIFILO EM UM FRAGMENTO FLORESTAL." Revista Univap 22, no. 40 (March 13, 2017): 623. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1291.

Full text
Abstract:
Em florestas tropicais, o efeito de borda gerado pela fragmentação do habitat causa mudanças na estrutura das comunidades e nos processo ecológicos. Neste trabalho testamos como o efeito de borda influencia a taxa de cobertura do epifilo em um fragmento de floresta tropical. Realizamos o estudo na ARIE Santa Genebra, no interior e na borda da mata. Estabelecemos 10 transectos de 50m em cada habitat e a cada 5m, coletamos as folhas que tocassem um bastão de 1m altura. Coletamos um total de 659 folhas, classificadas em 103 morfoespécies. A taxa de cobertura epifílica foi significativamente maior no interior da mata (p<0.001). Nossos resultados demonstram como o efeito de borda pode influenciar na cobertura do epifilo, o que pode acarretar efeitos negativos para a vegetação. Além disso, o epifilo é rico em microrganismos associados, que podem, consequentemente, desaparecer do sistema por efeitos em cascata gerados pela perda da cobertura epifilica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Renata Soares dos, Patricia Anjos Bittencourt Barreto-Garcia, and Rafael Nogueira Scoriza. "FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E SERAPILHEIRA COMO INDICADORES DO EFEITO DE BORDA EM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL." Ciência Florestal 28, no. 1 (April 2, 2018): 324. http://dx.doi.org/10.5902/1980509831603.

Full text
Abstract:
As atividades humanas causadoras de desmatamentos favorecem a fragmentação e a formação de bordas na floresta, modificando as características bióticas e abióticas do ecossistema, o que pode ser avaliado através de indicadores do solo. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar o estoque de serapilheira e a comunidade de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) como indicadores do efeito de borda em um fragmento de Floresta Estacional em Vitória da Conquista, Bahia. Foram realizadas amostragens ao final de cada estação do ano. Para isso, foram delimitadas quatro faixas na direção borda-matriz (borda – 0-10 m, faixa 1 – 40-50 m, faixa 2 – 80-90 m e interior – 400 m). A serapilheira acumulada (quatro repetições por faixa) foi coletada com o auxílio de um gabarito de madeira (área 0,25 m2). Nos mesmos pontos em que se coletou a serapilheira foram coletadas amostras de solo (camada 0-5 cm) para extração dos esporos de fungos micorrízicos. O efeito de borda em fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual pode alterar o estoque de serapilheira com redução de massa nos locais mais próximos da borda. A comunidade de fungos micorrízicos arbusculares apresentou a ocorrência de espécies exclusivas em determinadas faixas no gradiente borda-interior do fragmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Montoia Comparsi, Daiane, Beatriz Cervigni Feltrin, Marina Silveira Bonacazata Santos, Mariana Ferreira Sapateiro, and Flávio Henrique Ragonha. "ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO, DIVERSIDADE E ABUNDÂNCIA DA FAUNA EDÁFICA OCASIONADAS PELO EFEITO DE BORDA EM UM FRAGMENTO URBANO DE MATA ATLÂNTICA." Arquivos do Mudi 25, no. 2 (August 13, 2021): 71–90. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v25i2.58086.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a possível ocorrência e influência do efeito de borda no Parque do Ingá – Maringá/PR. Buscou-se analisar se havia diferença da composição entre as áreas de borda e centro referente à área estudada. Os resultados evidenciaram menor abundância de macroinvertebrados na região da borda quando comparada ao centro. A região do centro apresentou maior umidade do solo e menor temperatura em relação à borda, assim, é sugerido um aquecimento da zona de borda por influência do meio externo, visto que ao redor do fragmento a composição é de pavimentação urbana. Houve maior diversidade na região central do parque, com a presença de organismos que indicam o estágio sucessional primário do solo em transição (direção borda-centro), devido ao efeito de borda recorrente. Concluiu-se que há uma diferença na diversidade beta das áreas abordadas e que o efeito de borda é influente no fragmento florestal, refletindo em uma baixa heterogeneidade que posteriormente pode afetar os serviços e funções do ecossistema, recomenda-se a revisão e prática do Plano de Manejo do Parque do Ingá, para que os problemas ocasionados pelo efeito de borda possam ser amenizados a tempo de não comprometer a conservação da fauna edáfica e fatores abióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Lamartine Soares Cardoso de, Luiz Carlos Marangon, Ana Lícia Patriota Feliciano, Aldení Silva de Lima, Mércia Soares de Oliveira Cardoso, and Wedson Batista dos Santos. "EFEITO DE BORDA EM REMANESCENTES DE FLORESTA ATLÂNTICA NA BACIA DO RIO TAPACURÁ, PERNAMBUCO." CERNE 21, no. 2 (June 2015): 169–74. http://dx.doi.org/10.1590/01047760201521021185.

Full text
Abstract:
Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito de borda sobre o componente arbóreo em dois fragmentos de Floresta Atlântica na Bacia do Rio Tapacurá-PE. Para amostragemdo componente adulto, foram plotadas 15 parcelas de 10 x 25 m e subparcelas de 1 x 25 m para a regeneração. As parcelas foram dispostas em três ambientes, cada uma com cinco unidades amostrais, conforme distância da borda. As comparações entre os ambientes foram realizadas por meio da composição de espécies, Diagrama de Venn e análise de agrupamento. A maior riqueza foi observada na área mais distante da borda e o maior número de indivíduos próximo à borda. Na Mata da Onça, os ambientes mais distantes da borda foram similares, porém são diferentes em composição e em estrutura, quando comparados com o ambiente mais próximo da margem do fragmento. Contudo, na Mata da Buchada, os dois primeiros ambientes próximos à borda foram similares. A interação, entre o ambiente antrópico e o fragmento, causa efeitos sobre a comunidade arbóreas áreas mais limítrofes do fragmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Malchow, Eduardo, Alexandre Bernardi Koehler, and Sylvio Péllico Netto. "EFEITO DE BORDA EM UM TRECHO DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA, EM FAZENDA RIO GRANDE, PR." Revista Acadêmica: Ciência Animal 4, no. 2 (April 15, 2006): 85. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v4i2.9357.

Full text
Abstract:
Várias mudanças ecológicas estão associadas às abruptas bordas artificiais dos fragmentos de floresta. O presente trabalho teve por objetivo descrever as principais mudanças florísticas e estruturais em bordas de fragmentos florestais, na Fazenda Experimental Gralha Azul, município de Fazenda Rio Grande, Estado do Paraná. Para tal foram instaladas 100 parcelas amostrais, subdivididas em sete blocos no sentido da borda para o interior, cada uma com cinco metros de comprimento por 10 metros de largura. Os parâmetros analisados foram a composição florística e a estrutura em cada bloco e no total. Até os 20 metros em relação à borda constatou-se a presença de espécies pioneiras e secundárias iniciais, como Vernonia discolor, Araucaria angustifolia, Capsicodendron dinisii, Schinus terenbinthifolius, Lithraea brasiliensis, Piptocarpha angustifolia, Ocotea puberula, Clethra scabra; verificou-se também um maior índice de mortalidade. Na região de transição entre o ambiente heliófilo e o umbrófilo, verificou-se a ocupação por espécies como Matayba elaeagnoides, Ilex paraguariensis e Psychotria suterella, todas espécies de sub-bosque. Dos 21 aos 35 metros a taxa de ocupação de espécies pioneiras foi reduzida drasticamente, sendo substituídas por espécies umbrófilas como Myrcia hatschbachii, Myrcia rostrata, Myrcia fallax, Ilex paraguariensis, Eugenia cereja e Eugenia neoverrucosa. Como espécie indiferente à intensidade luminosa e sombreamento constatou-se a presença de Capsicodendron dinisii em todos os blocos. Assim, pode-se concluir que o efeito de borda causa um efeito dinâmico na floresta, alterando a composição florística da bordadura, e também um aumento na mortalidade de árvores jovens e adultas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pscheidt, Francieli, Pedro Higuchi, Ana Carolina da Silva, Tássio Dresch Rech, Bruna Salami, Tiago De Souza Ferreira, Marcelo Bonazza, and Marco Antonio Bento. "EFEITO DE BORDA COMO FONTE DA HETEROGENEIDADE DO COMPONENTE ARBÓREO EM UMA FLORESTA COM ARAUCÁRIA NO SUL DO BRASIL." Ciência Florestal 28, no. 2 (June 29, 2018): 601. http://dx.doi.org/10.5902/1980509832046.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar as alterações na organização de uma comunidade arbórea causadas pelo efeito de borda em um remanescente de Floresta com Araucária no sul do Brasil. Foram instaladas cinco transeções de 100 x 20 m na área de estudo, perpendiculares às bordas florestais, subdivididas em dez parcelas. Foi definido como setor borda a distância de 0-50 m e o interior, após 50 m. Todas as árvores com circunferência na altura do peito ≥ 15,7 cm foram mensuradas, identificadas e classificadas em guildas de regeneração. Os setores foram comparados por meio do teste t, para variáveis com distribuição normal, teste de Mann-Whitney, para distribuições não normais, rarefação, para a riqueza, e teste de qui-quadrado aplicado a uma tabela de contingência, para verificar a distribuição dos indivíduos das diferentes guildas de regeneração. A setorização em função da borda e interior representou uma importante fonte de heterogeneidade florestal, uma vez que a parte mais marginal do fragmento caracterizou-se por apresentar um componente arbóreo de maior densidade, menor altura média e predomínio de indivíduos de espécies exigentes em luz. Do ponto de vista de conservação da biodiversidade da Floresta com Araucária, o presente estudo sugere a necessidade da conservação de fragmentos cujo tamanho e configuração espacial permitam a existência de áreas de interior, com o propósito de contemplar a proteção de espécies não tolerantes às condições de borda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sampaio, Alexandre Bonesso, and Aldicir Scariot. "Efeito de borda na diversidade, composição e estrutura da comunidade arbórea em uma floresta estacional decidual no Brasil Central." Revista Árvore 35, no. 5 (October 2011): 1121–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000600018.

Full text
Abstract:
O efeito da distância da borda na estrutura, composição e diversidade da comunidade de árvores, considerando todos os tamanhos de indivíduos, foi estudado em um fragmento bem preservado de Floresta Estacional Decidual no Nordeste do Estado de Goiás, Brasil. Parcelas foram sistematicamente estabelecidas em seis distâncias (0, 40, 80, 160, 280 e 400 m) da borda, ao longo de 10 transecções ortogonais na borda floresta-pastagem. Foram amostrados 602 indivíduos adultos/ha, 8.927 indivíduos juvenis/ha e 54.167 plântulas/ha distribuídas em 58 espécies. Embora a composição de plântulas e adultos tenha variado significativamente ao longo do gradiente floresta-pastagem, a variação explicada pela distância da borda foi abaixo de 4%. Entre as variáveis de estrutura da comunidade e os índices de diversidade testados houve variação significativa apenas na diversidade de plântulas e na altura de adultos entre as distâncias da borda floresta-pastagem. O fragmento de floresta estacional apresentou apenas tênue efeito de borda, considerando-se os parâmetros de comunidade avaliados. Essa conclusão contrasta com resultados encontrados em florestas tropicais úmidas, os quais indicam diferenças abruptas entre a comunidade de árvores da borda e as do interior de fragmentos florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Juliana Silva, Ana Carolina Borges Lins e. Silva, Maria Jesus Nogueira Rodal, and Henrique Costa Hermenegildo da Silva. "Estrutura do sub-bosque lenhoso em ambientes de borda e interior de dois fragmentos de Floresta Atlântica em Igarassu, Pernambuco, Brasil." Rodriguésia 60, no. 2 (June 2009): 295–310. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860200960205.

Full text
Abstract:
RESUMO No intuito de avaliar a fisionomia, estrutura e o efeito de borda de um sub-bosque lenhoso, foram estudados dois remanescentes de Floresta Atlântica em Igarassu, Pernambuco (Mata do Pezinho - MPZ, 27 ha e Mata da BR - MBR, 99 ha). Para tanto, instalaram-se 10 parcelas de 5 × 5 m nas bordas (até 50 m da margem), interior I (50 - 100 m) e interior II (> 300 m) em cada fragmento. Em MPZ, registraram-se 1152 indivíduos e 65 espécies (H' = 3,186 nats/ind.): 36 na borda, 42 e 39, no interior I e II. Entre ambientes, ocorreram diferenças estruturais que individualizaram a borda e poucas diferenças fisionômicas. Em MBR, registraram-se 1405 indivíduos e 67 espécies (H' = 3,068 nats/ind.): 37 na borda, 36 e 48 no interior I e II. Diferenças fisionômicas e estruturais distinguiram, principalmente, as parcelas referentes ao interior II. Floristicamente, os fragmentos tiveram similaridade de 45,5%, sendo estruturalmente distintos: em MPZ, há mais indivíduos típicos de sub-bosque e menos espécies raras; MBR conserva maior riqueza, mais espécies raras e mais indivíduos regenerantes do dossel. Em ambos, há uma diferenciação do ambiente de borda, mais evidente no menor fragmento, e do interior II, principalmente no maior remanescente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, R. M., F. O. De Araújo, K. J. B. Ribeiro, R. S. De Sousa, J. C. P. Barbosa, and C. Alves Júnior. "Nitretação iônica em gaiola catódica do aço inoxidável martensítico AISI 420." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 1 (March 2008): 104–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000100012.

Full text
Abstract:
Amostras cilíndricas de aço inoxidável martensítico AISI 420 foram nitretadas ionicamente usando blindagens elétricas. Elas foram nitretadas nas temperaturas de 623, 673 e 773 K, durante 5 horas. Nessa técnica as amostras são colocadas num potencial flutuante, dentro de uma gaiola que blinda o potencial catódico. Um estudo sistemático foi realizado para avaliar a eficiência desta técnica sobre a eliminação do efeito de borda, quando comparado com a nitretação iônica convencional. As amostras nitretadas por essa nova técnica apresentaram taxa de nitretação, fases cristalinas e durezas, semelhantes àquelas nitretadas convencionalmente. Porém, foi possível eliminar completamente os anéis de erosão, comumente existentes nas amostras tratadas convencionalmente, os quais surgem devido a efeitos de bordas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Manoela Hartmann Martins de, Leandro Gumboski, and Leandro Anegelo Pereira. "PR-407 e seu impacto na Floresta Estadual do Palmito: estudo do efeito de borda a partir de análise sonográfica." Guaju 6, no. 2 (February 1, 2021): 235. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v6i2.77167.

Full text
Abstract:
Atualmente, alguns dos problemas ambientais existentes e com grande impacto em Unidades de Conservação Ambiental (UC) são as rodovias e o tráfego intenso nelas. A rodovia que delimita a borda de uma área de proteção gera diferentes efeitos de bordas a partir de fatores diversos. A borda originada da poluição resultante da combustão dos veículos, por exemplo, é diferente da borda formada pela interferência sonora desses mesmos veículos que trafegam pela rodovia. Para solucionar essa problemática, a bioacústica, apesar de ser uma área de estudo recente, vem buscando soluções a partir de duas perspectivas distintas: estudo do próprio ambiente e análise da comunicação de determinadas espécies. Este trabalho, seguindo a primeira linha de pesquisa mencionada, tem por objetivo analisar a absorção acústica de uma UC de Mata Atlântica que sofre com interferência elevada da rodovia PR-407: a Floresta Estadual do Palmito (FEP). Para tanto, a metodologia do trabalho contou com três principais etapas: coleta inicial de dados sonoros para identificar as principais faixas de frequência emitidas pela rodovia; produção de um arquivo de áudio fundamentado no espectro de frequências identificado inicialmente; emissão controlada na mata dessa faixa de áudio produzida e gravações comparadas em trilha existente na FEP e em região de mata fechada da mesma UC. Os primeiros resultados alcançados por esta pesquisa em andamento indicam uma atenuação de 33,45% na mata em relação à trilha, sugerindo que a vegetação que compõe a borda da reserva a partir da rodovia apresenta importante função nos processos de absorção dos sons abióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Klein Hentz, Ângela Maria, Ana Paula Dalla Corte, Carlos Roberto Sanquetta, Christopher Thomas Blum, and Guilherme Camacho Cadori. "EDGE EFFECT ON A TREE COMMUNITY IN AN ARAUCARIA FOREST FRAGMENT IN BRAZIL." FLORESTA 47, no. 4 (December 21, 2017): 407. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v47i4.53551.

Full text
Abstract:
The forest fragmentation is considered to be one of the main processes causing negative effects on biodiversity. Among its effects, it causes changes in the composition and diversity of forest species through the replacement of original species by other adapted for disturbance areas. Therefore, the objective of this research was to evaluate the impact of the edge effect over richness and abundance of tree species in an Araucaria Forest fragment in southern Brazil. Data from two plots of 1 hectare each submitted to annual inventories (since 1995) were used. Individuals with diameter at breast height (1.30 m) over 10 cm were measured, and their geographical coordinates were recorded. These individuals were plotted over a grid where the plots were divided into subplots of 10x100 m after the edge. In addition, the edge influence over mortality and ingrowth was assessed. The existence of influence over richness and abundance of tree individuals was observed, mainly in the region up to 30 m from the edge. The edge effect influences mainly the ingrowth in comparison to the mortality, and both plots responded differently to edge effects.Key words: forest fragmentation, Atlantic forest, floristic composition, ecological group, cluster analysis. ResumoEfeito de borda sobre uma comunidade arbórea em um fragmento de Floresta com Araucária no Brasil. A fragmentação das florestas é considerada um dos principais processos que causam efeitos negativos sobre a biodiversidade. Entre eles estão alterações na composição e diversidade de espécies florestais pela substituição de espécies originais por outras adaptadas a áreas de distúrbios. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do efeito de borda sobre a riqueza e abundância de espécies arbóreas em um fragmento de Floresta com Araucária no sul do Brasil. Foram utilizados dados de duas parcelas de 1 hectare cada, coletados em inventários anuais (desde 1995). Os indivíduos com diâmetro à altura do peito (1,3 m) acima de 10 cm foram medidos, e suas coordenadas espaciais foram coletadas. Os indivíduos foram plotados em um grid de parcelas subdivididas em parcelas de 10x100 m após a borda. Além disso, o efeito de borda sobre o ingresso e mortalidade do indivíduo foi analisado. Também, foi observada a influência da borda sobre a riqueza e abundância de indivíduos, principalmente nos primeiros 30 m após a borda. O efeito de borda influenciou principalmente os ingressos, em comparação com a mortalidade, e as duas parcelas apresentaram diferentes respostas ao efeito de borda.Palavras-chave: fragmentação florestal, Mata Atlântica, composição florestal, grupos ecológicos, Análise de Cluster.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Brito-Silva, Bianca Caitano, Welber Da Costa Pina, and Alessandro Oliveira Silva. "Efeito de borda na dinâmica de besouros em fragmento de Mata Atlântica de Tabuleiro." Revista Ecologia e Nutrição Florestal - ENFLO 4, no. 3 (December 29, 2016): 78. http://dx.doi.org/10.5902/2316980x22033.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi caracterizar a coleopterofauna quanto à distribuição, riqueza de família e grupos tróficos, além de avaliar a sua resposta em relação à extensão do efeito de borda. Foram realizadas coletas bimensais de novembro de 2012 a maio de 2013, com armadilhas do tipo pitfall sem isca. Essas foram alocadas em três transectos perpendiculares à borda, equidistantes por 50 metros, cada um apresentando 10 armadilhas separadas por 100 metros, sendo o sentido do transecto da borda para a mata conservada, resultando em 30 amostras. Foram coletados 3.959 indivíduos distribuídos em 13 famílias das quais as mais abundantes foram Ptiliidae (34%), Scarabaeidae (29,7%), Staphylinidae (17,1%), Curculionidae (9%) e Nitidulidae (6,4%). Um padrão não monotônico foi observado para riqueza e abundância de famílias. Os grupos tróficos mais representativos foram os fungívoros (35,9%), detritívoros (30,6%) e predadores (17,8%), sendo comuns em faunas de solo. Apenas a distribuição dos detritívoros foi afetada significativamente pelo efeito de borda. Este trabalho é, portanto, uma contribuição importante para o assunto ainda pouco conhecido e complexo a ser estudado, dadas as particularidades apresentadas pelas diferentes taxas e tipos de borda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Melo, Antônio Carlos Galvão de, Giselda Durigan, and Maurício Romero Gorenstein. "Efeito do fogo sobre o banco de sementes em faixa de borda de Floresta Estacional Semidecidual, SP, Brasil." Acta Botanica Brasilica 21, no. 4 (December 2007): 927–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062007000400017.

Full text
Abstract:
Os incêndios estão entre as principais causas da perda de diversidade em florestas tropicais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do fogo sobre o banco de sementes em fragmento de floresta estacional semidecidual e verificar se a intensidade desses efeitos se altera em função da distância da borda. O estudo foi realizado na Estação Ecológica dos Caetetus, Estado de São Paulo. Cinco dias após a passagem do fogo, foram coletadas amostras da camada superficial do solo (5 cm de profundidade), em duas faixas: 0 a 20 m e 20 a 50 m de distância da borda, na área atingida pelo fogo e em floresta não queimada adjacente utilizada como controle. Na floresta não atingida pelo fogo a densidade foi de 257 sementes.m-2 e na área queimada de 97 sementes.m-2. Quarenta espécies ocorreram na área não queimada e 26 espécies na área queimada. Ervas e gramíneas tiveram densidade relativa superior na área queimada. Para as espécies arbóreas as perdas decorrentes do fogo foram maiores na faixa mais externa do fragmento (menor riqueza e densidade), provavelmente devido à amplificação dos efeitos do fogo causada pelos efeitos de borda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Souza, Willian Cleisson Lopes de, Luiz Eduardo Bezerra Silva, Luan Lucas Cardoso Lima, Rafael Lima Vieira da Silva, João Pedro Ferreira Barbosa, and Rosineide Nascimento da Silva. "Influência do efeito de borda na herbivoria foliar de Ziziphus joazeiro Mart. em Floresta Tropical Sazonal Seca." Diversitas Journal 5, no. 4 (October 27, 2020): 2746–58. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-976.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Caatinga é um bioma único e exclusivo do Brasil e, apesar disso, são poucos os estudos que buscam compreender o processo de herbivoria que ocorre em espécies vegetais, mesmo sendo este um elemento de grande importância no que tange as relações ecológicas. Considerando-se as escassas informações acerca da ação do efeito de borda na herbivoria da espécie vegetal Ziziphus joazeiro Mart. (juazeiro) em área de Caatinga, este estudo teve como objetivo verificar se existe influência do efeito de borda sobre a herbivoria em juazeiro, considerando tanto a região de borda quanto de interior de um fragmento florestal. O estudo foi desenvolvido em um fragmento de Caatinga no município de Igaci-AL, com uma área experimental dividida em 20 transectos lineares de 10m², sendo 10 transectos na região de borda da área e outros 10, no interior da área estudada. Em cada transecto foram coletados, aleatoriamente, 10 limbos foliares, separados em sacos plásticos e levados para análise, onde foram fotografados e analisados através do programa Image J. Os dados obtidos foram transformados em √x+1 e submetidos à análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade por meio do programa SISVAR. Também foi calculada a taxa de herbivoria. Foram encontrados, ao todo, 34 indivíduos, sendo 17 no interior do fragmento e 17 na borda. Apesar de em números brutos haver diferença no nível de herbivoria entre a borda e o interior, estatisticamente não houve significância, apresentando o mesmo nível de herbivoria em ambas as regiões. Além disso, as médias da taxa de herbivoria em condições de borda e de interior também não foram estatisticamente significativas. Quanto ao percentual de folhas com herbivoria (taxa de herbivoria), estas foram classificadas na categoria 1. Dessa forma, pode-se concluir que o efeito de borda não influenciou a herbivoria da espécie neste fragmento de Caatinga. PALAVRAS-CHAVE: semiárido, interação planta-animal, fragmentação de hábitats.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Nascimento, Henrique E. M., and William F. Laurance. "Efeitos de área e de borda sobre a estrutura florestal em fragmentos de floresta de terra-firme após 13-17 anos de isolamento." Acta Amazonica 36, no. 2 (2006): 183–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672006000200008.

Full text
Abstract:
As estimativas de densidade e biomassa de árvores vivas com DAP > 10 cm e arvoretas 1-9,9 cm de DAP, liteira lenhosa grossa caída (LCG diâmetro > 10 cm), árvores mortas em pé (> 10 de DAP) e liteira lenhosa fina caída (LCF - 2,5 9,9 cm de diâmetro) foram quantificadas em 56 parcelas permanentes de 1 ha, distribuídas em quatro categorias de tamanho de fragmento - fragmentos de 1 ha (4 parcelas), fragmentos de 10 ha (12 parcelas) e fragmentos de 100 ha (14 parcelas) e floresta contínua (19 parcelas) e em duas classes de distância da borda - < 300 m de distância da borda (29 parcelas) e > 300 m (21 parcelas). A densidade e a biomassa de árvores e arvoretas de espécies de estágios sucessionais mais avançados não diferiram significativamente entre as diferentes categorias de tamanho e entre as duas distâncias da borda. Por outro lado, fragmentos florestais e locais < 300 m de distâcia da borda tiveram maior biomassa e densidade de árvores e arvoretas de espécies pioneiras do que floresta contínua e locais > 300 m da borda, respectivamente. Fragmentos florestais apresentaram maior quantidade de LCG e LCF do que a floresta contínua. Houve também diferenças significativas entre ambas as distâncias da borda para a quantidade de LCG e LCF e necromassa total. Uma análise de covariância mostrou que não houve efeito de tamanho do fragmento, mas a distância da borda teve um efeito significativo sobre a quantidade de LCG e LCF. A quantidade de LCG e LCF foi correlacionada negativamente com a distância da borda - locais mais próximos à borda tiveram cerca de 40% e 60% mais LCG do que locais mais distantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Almeida, Wanessa Rejane De, Walkiria Rejane De Almeida, and Jonas José Mendes Aguiar. "Cobertura de líquens em um gradiente borda-interior na Amazônia Central." Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no. 1 (January 31, 2017): 11–15. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.1.2017.982.11-15.

Full text
Abstract:
Nas florestas tropicais, o efeito de borda é considerado um dos fatores que afetam o equilíbrio do ecossistema. Como consequência desse distúrbio, inúmeros grupos de organismos têm suas populações afetadas. Os líquens são particularmente sensíveis às mudanças microclimáticas, pois retiram nutrientes diretamente da atmosfera e apresentam pequena capacidade de regulação de perda e ganho de água. Eles são classificados quanto às formas e o crescimento. O objetivo deste trabalho foi testar se líquens com diferentes características morfo-anatômicas apresentam tolerância distinta às condições de borda florestal. A hipótese testada é de que líquens com características morfo-anatômicas que minimizem a perda de água são menos susceptíveis ao efeito de borda. Nas árvores amostradas foram amostrados 389 pontos com líquens do tipo “A” (líquens crostosos com córtex liso e sem protalos) e 123 com líquens do tipo B (líquens hidrófilos, sem córtex definido, que retêm água nos protalos). Embora não tenha havido relação entre a distância de borda e a cobertura dos liquens do tipo “A”, a cobertura relativa dos líquens do tipo B diminuiu com o aumento da distância da borda. Houve relação negativa entre a distância da borda e a temperatura ao meio dia e foi encontrada uma relação entre a distância da borda e a umidade relativa do ar. Nos 10 primeiros metros de distância da borda os líquens do tipo B apresentaram uma maior cobertura relativa, já nas distâncias subsequentes houve uma inversão, onde os líquens do tipo A passaram a ter maior cobertura relativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Leite, Rosiane Resende, Sabrina Soares Cardoso de Araujo, and Evandro Gama de Oliveira. "Remoção dos frutos de Miconia albicans (sw.) Triana (Melastomataceae) por formigas na borda e no interior de um fragmento de Cerrado, Curvelo, MG." Revista Árvore 37, no. 3 (June 2013): 469–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622013000300010.

Full text
Abstract:
O conhecimento sobre a biota do Cerrado e sobre os fatores que influenciam a distribuição das espécies é de suma importância num cenário em que as atividades antrópicas têm levado à destruição e fragmentação deste bioma. Esta pesquisa foi realizada num fragmento de cerrado em Curvelo, Minas Gerais, e teve por objetivo analisar os efeitos de borda sobre fatores relacionados à biologia reprodutiva de Miconia albicans, com atenção particular à dispersão secundária de sementes por formigas. Foram estas variáveis estudadas: (i) composição de espécies de formigas interagindo com frutos de M. albicans; (ii) taxa de remoção de frutos; (iii) tipos de interação entre formigas e frutos; (iv) distância de dispersão; (v) produção de frutos; (vi) abundância e porte de M. albicans. Nove espécies de formigas foram observadas interagindo com frutos de M. albicans. A taxa de remoção de frutos foi de 86% no interior e de 58% na borda do fragmento. A distância de dispersão variou entre 0,10-12 m, e não houve diferença significativa entre os dois ambientes (p = 0,24). Não houve diferença significativa na produção de frutos entre borda e interior (p = 0,15). A abundância de M. albicans foi significativamente maior na borda do que no interior (p = 5,088 x 10^-10), contudo os indivíduos do interior apresentaram maior porte. Estes resultados sugerem que o efeito de borda não causa alterações significativas na remoção de frutos de M. albicans por formigas. Contudo, a aparente maior abundância de formigas na borda parece impedir que estas plantas alcancem grande porte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Longo, Regina Marcia, Denise Helena Lombardo Ferreira, Alessandra Leite da Silva, Júlio César Penereiro, and Deborah Regina Mendes. "Atributos químicos e metais pesados em solos de remanescentes florestais urbanos." Revista Cerrados 18, no. 02 (September 21, 2020): 183–207. http://dx.doi.org/10.46551/rc24482692202014.

Full text
Abstract:
Apesar de legislações que promovem a proteção de determinadas áreas relevantes, como as unidades de conservação, a borda destas encontra-se altamente sujeita aos efeitos externos, conhecido como efeito de borda. Este fenômeno se manifesta pela alteração das características da vegetação, da fauna e do solo nesta área. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi quantificar aspectos da fertilidade do solo e dos metais pesados: chumbo (Pb), cromo (Cr) e níquel (Ni) que possam estar presentes no solo nas bordas da Mata de Santa Genebra, Campinas/SP, Brasil, a fim de verificar a interferência dos diferentes graus de uso e ocupação do entorno. Realizaram-se coletas de amostras de solo em 40 pontos da borda do fragmento, equidistantes em 200 m, e procederam-se análises químicas de fertilidade e de metais pesados. Nas amostras foram determinados os teores de: pH (CaCl2); matéria orgânica (MO); fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg). Os valores da capacidade de troca de cátions (T) e da saturação por bases (V%) foram obtidos por meio de cálculos. Nas leituras das amostras para a determinação quantitativa dos metais: chumbo (Pb), cromo (Cr) e níquel (Ni) foi utilizada a Espectrofotometria de Absorção Atômica (EAA) por atomização em chama. Após análise dos resultados obtidos pode-se observar que o remanescente em estudo apresenta condições de conservação em relação à fertilidade natural do solo que pode vir a auxiliar nos programas de reflorestamento. No entanto, algumas regiões do entorno, principalmente aquelas que se encontram sob pressões externas (urbanização, presença de estradas e atividades rurais), apresentaram alterações nos teores de metais pesados em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira-Alves, Alder, Marcelo Cesar Lima Peres, Marcelo Alves Dias, Gutemberg da Silva Cazais-Ferreira, and Luciano Raimundo Alardo Souto. "Estudo das comunidades de aranhas (Arachnida: Araneae) em ambiente de Mata Atlântica no Parque Metropolitano de Pituaçu - PMP, Salvador, Bahia." Biota Neotropica 5, no. 1a (2005): 91–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032005000200008.

Full text
Abstract:
O trabalho foi desenvolvido no Parque Metropolitano de Pituaçu (PMP), um fragmento de Mata Atlântica secundária com 425 ha, localizado nas coordenadas geográficas 12º56'S;38º24'W. Foi analisado o efeito de borda sobre a composição, diversidade e riqueza em espécies de aranhas do PMP. Foram utilizados dois métodos: coleta manual noturna (CMN) e guarda-chuva entomológico (GE). Foram escolhidos 12 pontos arbitrariamente, seis de borda e seis de centro, totalizando 24h e 240 arbustos. A riqueza foi estimada pelo índice de Bootstrap através do software EstimateS e a diversidade pelo índice de Shannon-Wiener (H). Foi aplicado o índice de similaridade de Jaccard para estimar o grau de semelhança entre a composição de espécies dos ambientes. As análises estatísticas foram feitas a partir do software Bioestat 2.0 e Diversity©, utilizando-se para a comparação da riqueza estimada entre os ambientes, o teste ANOVA: um critério. Foram coletados 948 espécimes, sendo 272 indivíduos adultos, agrupados em 20 famílias e 80 espécies. A Partir do índice de riqueza Bootstrap estimou-se para o método de coleta GE 32 espécies para o centro e 34 para a borda, quanto a CMN foi estimado 45 espécies para o centro e 53 para a borda, verificando-se que em ambos os métodos de amostragem não houve diferença significativa entre as áreas (ANOVA, p>0,05). Com relação à diversidade, observou-se que em ambos os métodos de coleta que o índice de diversidade de Shannon-Wiener foi maior na borda que no centro, apontando diferenças bastante significativas, entre os ambientes de borda e centro. O índice de similaridade de Jaccard em relação à composição de espécies entre borda e centro foi de 32,2% para CMN e 20,9% para GE apresentando assim um baixo grau de similaridade na composição dessas espécies entre as áreas. Dentre as espécies dominantes no ambiente de centro as aranhas construtoras de teia foram mais abundantes, fato este que não foi observado na borda do fragmento, ocorrendo predominância de aranhas errantes. A presença de maior diversidade de espécies de aranhas na borda do fragmento, apresenta-se como um resultado inusitado, devido às suas características físicas do centro serem mais conservadas. Desta forma infere-se em nossos resultados a atuação do efeito de borda como uma barreira natural, impedindo assim o fluxo de espécies entre os ambientes, contudo esse resultado também propõe que exista um fator mais expressivo atuando na diversidade de espécies de aranhas concentrando-as na borda do fragmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Abdo, M. T. V. N., S. V. Valeri, and A. S. Ferraudo. "Avaliação do efeito de borda da Reserva Biológica de Pindorama, SP." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 4 (October 16, 2015): 01. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i4.3398.

Full text
Abstract:
<p>Caracterizou dois fragmentos de floresta estacional semidecidual da Reserva Biológica de Pindorama, SP. Em 65 parcelas de 400 m<sup>2</sup> avaliou-se: grau de infestação na parcela, distância da borda, altura, área basal e grau de infestação das quatro maiores árvores e num quadrante sorteado avaliou-se solo, a altitude, o número de espécies, o número, a área basal e a altura de todos indivíduos arbóreos com diâmetro a altura do peito (DAP) ≥ a 5 cm e a fitossociologia. O agrupamento hierárquico dividiu as parcelas em dois grupos onde determinou-se valores médios das variáveis, Índices de diversidade de espécies (H’) e Coeficiente de equabilidade (J) e a similaridade entre os grupos com o Índice de similaridade de Jaccard (ISJ). O agrupamento hierárquico, k-médias e componentes principais caracterizaram grupos de parcelas semelhantes e as variáveis com maior poder de discriminação foram: altura das quatro maiores árvores, número de indivíduos por parcelas, área basal total, infestação por parcelas, número de espécies. No Grupo 2 houve maior infestação de plantas invasoras e lianas nas quatro maiores árvores e menor distância das parcelas da borda com mais parcelas sob efeito de borda (31,75%). O Grupo 1 teve menor porcentagem de parcelas sob efeito de borda (22,22%). </p><p align="center"><strong><em>Edge effect evaluation of Pindorama Biological Reserve-SP</em></strong></p><p><strong>Abstract</strong><strong>:</strong> Edge effect evaluation in two forest remnants in the Biological Reserve Pindorama, SP, in 65 plots of 400 m<sup>2</sup>, using data of: degree of infestation in the plot, distance from edge, height, basal area and degree of infestation of the four largest trees. In a random quadrant were evaluated soil and altitude, species number, number, basal area and height of trees with diameter at breast height (DBH) ≥ 5 cm and phytosociological describers: density absolute and relative, relative dominancy, frequency relative and absolute , importance value, species diversity index (H '), evenness coefficient (J) and similarity index (ISJ). The hierarchical clustering gathered parcels into two groups with specific values of the variables H’ an J and ISJ between them. The k-means and principal components analyses characterized similar plots groups and the variables with greater power of discrimination were: height of the four largest trees, number of individuals in plots, total basal area, infestation in plots, number of species. Group 2, closer to the edge had higher infestation of weeds and vines in the four largest trees 31,75% plots under edge effect and Group 1 had a lower percentage of plots under edge effect (22.22%).</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Holanda, Alan Caue de, Ana Lícia Patriota Feliciano, Luiz Carlos Marangon, Moisés Silva dos Santos, Cybelle Laís Souto Maior Sales de Melo, and Mayara Maria de Lima Pessoa. "Estrutura de espécies arbóreas sob efeito de borda em um fragmento de floresta estacional semidecidual em Pernambuco." Revista Árvore 34, no. 1 (February 2010): 103–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622010000100012.

Full text
Abstract:
Os fragmentos florestais são considerados os únicos redutos detentores de biodiversidade do planeta. Conhecer os processos que decorrem após a fragmentação, a exemplo da estrutura arbórea ocorrente na borda, é de fundamental importância para se proporem medidas conservacionistas. Os objetivos deste trabalho, desenvolvido em uma área de 83,8 ha, localizada no Município de Nazaré da Mata, PE, foram efetuar o levantamento fitossociológico de espécies arbóreas adultas sob efeito de borda e verificar a similaridade florística entre as parcelas. A área amostral foi de 10.000 m², equivalentes à implantação de 10 transectos de 10 x 100 m perpendiculares à borda, distribuídos de forma sistemática. Foram amostrados, etiquetados e identificados todos os indivíduos arbóreos com CAP e" 15 cm. Posteriormente, realizaram-se os cálculos dos parâmetros fitossociológicos e da similaridade florística. Neste estudo, amostraram-se 1.238 indivíduos, pertencentes a 72 táxons, distribuídos em 26 famílias botânicas. As espécies Campomanesia xanthocarpa, Zanthoxylum rhoifolium e Anadenanthera colubrina apresentaram o maior valor de importância, pois, teoricamente, conseguiram explorar melhor o recurso proporcionado pelo hábitat.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bataghin, Fernando Antonio, José Salatiel Rodrigues Pires, and Fábio de Barros. "Epifitismo vascular em sítios de borda e interior em Floresta Estacional Semidecidual no Sudeste do Brasil." Hoehnea 39, no. 2 (June 2012): 235–45. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062012000200006.

Full text
Abstract:
As epífitas têm papel fundamental como indicadores ambientais e podem refletir o grau de preservação local. Esta pesquisa foi desenvolvida na Floresta Nacional de Ipanema, São Paulo, Brasil e objetivou caracterizar a comunidade epifítica vascular, analisando sua abundância e distribuição nos sítios de borda e de interior da floresta. Foram encontradas 16 espécies, pertencentes a 12 gêneros e seis famílias. Houve predominância dos holoepífitos característicos. Na borda foram amostradas sete espécies, com diversidade de Shannon de H' = 1,282 e equabilidade de Pielou de J = 0,658. No interior foram amostradas 13 espécies, com diversidade de Shannon de H' = 1,587 e equabilidade de Pielou de J = 0,619. Os resultados indicaram que a baixa diversidade da área pode estar relacionada a perturbação da floresta e a fitofisionomia pesquisada, e que há ação do efeito de borda sobre as epifíticas vasculares da borda e do interior da floresta, alterando a composição específica e a distribuição vertical da comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Vidolin, Gisley Paula, Daniela Biondi, and Adilson Wandembruck. "Análise da estrutura da paisagem de um remanescente de floresta com Araucária, Paraná, Brasil." Revista Árvore 35, no. 3 (June 2011): 515–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000300014.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar a estrutura da paisagem da Fazenda Lageado Grande (FLG), área com 3.136,32 ha, localizada em General Carneiro, Palmas e Bituruna, PR, na porção centro-sul do Estado do Paraná. A análise foi baseada no uso de métricas da paisagem do software Fragstats 3.3, mediante a utilização do programa Arc Map 9.2, com cálculos de proporção de áreas de conexão na paisagem. As análises mostraram que a FLG possuía matriz de cobertura do solo predominantemente florestal com espécies nativas; os fragmentos apresentavam, de maneira geral, formas retangulares, ou seja, estavam mais sujeitos aos efeitos de borda; havia redução de mais da metade da área original da Fazenda quando se considera efeito de borda, e os fragmentos de mesma classe estavam próximos uns dos outros, favorecendo a conectividade estrutural da paisagem. Os fragmentos dos ambientes nativos, mesmo que intensamente explorados e alterados, dada a sua continuidade florestal, podem ser considerados áreas de alto valor de conservação da biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Milagres, Leandro Cruz, Ivana Duval Araújo, Sumara Marques Barral, and Giovanni César Xavier Grossi. "Efeito do uso de povidine-iodine na cicatrização de anastomoses de cólon direito de ratos." Arquivos de Gastroenterologia 42, no. 2 (June 2005): 95–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032005000200006.

Full text
Abstract:
RACIONAL: Dados da literatura sugerem que, possivelmente, a lavagem intraluminar de segmentos do tubo digestivo com povidona-iodine antes da execução de uma anastomose poderia favorecer a cicatrização dessas anastomoses e prevenir a formação de aderências perianastomóticas, podendo ser útil se empregada em pacientes submetidos cirurgias do trato digestivo. OBJETIVO: Avaliar a eficácia da lavagem das bordas entéricas com povidona-iodine a 5% sobre a cicatrização do cólon direito de ratos. MATERIAL E MÉTODOS: Estudaram-se 20 ratos Wistar divididos nos seguintes grupos: A (n = 10), limpeza das bordas da ferida colônica com solução salina a 0,9%; B (n = 10), limpeza das bordas da ferida colônica com solução de povidona-iodine a 5%. Os animais foram submetidos a laparotomia, secção de 75% da circunferência do cólon, preservando 25% da borda mesentérica e tratamento das bordas a serem anastomosadas segundo o grupo descrito acima. Após a realização das anastomoses, os animais foram observados durante 7 dias e, no 7º dia pós-operatório, mortos. Foram coletadas amostras de sangue para dosagem da albumina sérica e feita análise macroscópica das anastomoses, observando-se presença de fístula, aderências e dilatação acima da anastomose. O segmento contendo a anastomose colônica foi retirado com 3 cm de cólon intacto em torno da anastomose e feita medida da pressão de ruptura. RESULTADOS: Não se observou presença de fístula em nenhum animal dos grupos estudados. Não houve diferença significativa em relação à presença de estenose da anastomose, aderências ou no valor da pressão de ruptura quando comparados os dois grupos. CONCLUSÃO: O emprego da povidona-iodine não resultou em aumento da resistência tênsil das anastomoses do cólon direito de ratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Rodrigo Souza, Joaquim Manoel da Silva, and Romeu De Carvalho Andrade Neto. "OCORRÊNCIA DE Erythmelus tingitiphagus (HYMENOPTERA: MYMARIDAE) NA BORDADURA DE TALHÕES DE SERINGUEIRA VIZINHOS AO CERRADO E MATA RIPÁRIA EM ITIQUIRA, MT, BRASIL." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 86, no. 3 (August 17, 2013): 215. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v86i3.5.

Full text
Abstract:
O efeito de borda e a preservação da vegetação de entorno ou vegetação nativa próximas aos monocultivos atuam diretamente na manutenção dos inimigos naturais na área, promovendo aumento ou diminuição populacional destes agentes de controle biológico. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi verificar a ocorrência do parasitoide de ovos Erythmelus tingitiphagus, em árvores da bordadura em dois talhões comerciais de seringueiras do clone PR 255 vizinhos ao Cerrado e Mata Ripária na fazenda da empresa “Plantações Edouard Michelin Ltda.”, Itiquira, MT. Quinzenalmente oito folhas maduras foram coletadas em cinco árvores da bordadura de cada um dos talhões, processadas em laboratório e analisadas sob estereoscópio após cinco dias. O número de parasitoides adultos foi contabilizado e a associação entre o parasitoide e a vegetação adjacente foi verificada pelo teste do Qui-quadrado (α=5%), a abundância populacional pelo teste de T de Student (α=1%) e a uniformidade ao longo das linhas pelo teste de Kruskal-Wallis (α=1%). A maior ocorrência de E. tingitiphagus foi verificada no talhão vizinho ao Cerrado, além de um efeito negativo do efeito de borda sobre a população do parasitoide.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mestre, Luiz Augusto Macedo, and Thierry Ray Gasnier. "Populações de aranhas errantes do gênero Ctenus em fragmentos florestais na Amazônia Central." Acta Amazonica 38, no. 1 (2008): 159–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672008000100018.

Full text
Abstract:
Ctenus é um gênero de aranhas errantes abundante em florestas tropicais da América do Sul e da África e está se tornando um organismo modelo para compreensão da biologia de predadores na fauna de serapilheira. Avaliamos os efeitos da fragmentação florestal sobre quatro espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus (C. amphora, C. crulsi, C. manauara e C. villasboasi), baseado nas variações das densidades e nos tamanhos de adultos em fragmentos de tamanhos diferentes, nas bordas destes e nas florestas secundárias próximas. Este estudo foi realizado de fevereiro a julho de 1999, em floresta tropical úmida de terra firme ao norte de Manaus - AM. As áreas incluíram três locais de mata secundária, quatro fragmentos de 1 ha, três de 10 ha, dois de 100 ha e quatro reservas em floresta contínua (maior que 10.000 ha). As aranhas foram capturadas manualmente, mensuradas e contadas em transectos de 250x5 m ou 500x5 m em áreas de platô, no interior e nas bordas dos fragmentos. Houve predomínio significativo de fêmeas em duas espécies (C. amphora- 74% e C. crulsi- 65%); dimorfismo sexual de tamanho em três espécies (C. amphora, C. crulsi e C. manauara) e variação temporal da abundância significativa para as quatro espécies. Estes resultados corroboraram e complementaram tendências de estudos anteriores e permitem uma interpretação mais completa sobre a ecologia destas espécies. Não observamos diferenças de abundância das aranhas entre centro e bordas e entre reservas de diferentes tamanhos. O efeito de borda ou do tamanho do fragmento sobre o tamanho de aranhas Ctenus neste estudo foi bem menor que as variações anteriormente observadas entre habitats diferentes no interior da floresta. Comparações com um estudo posterior a este, mostram que efeito da fragmentação nesta escala sobre estas aranhas diminui com a regeneração da floresta ao redor dos fragmentos, indicando uma rápida resposta do grupo para estas modificações ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santos, Ana Carolina Laurenti dos, Maria Margarida da Rocha Fiuza de Melo, and Pedro Vasconcellos Eisenlohr. "Trilhas podem influenciar a composição florística e a diversidade de epífitas na Floresta Atlântica?" Hoehnea 37, no. 4 (December 2010): 743–54. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062010000400005.

Full text
Abstract:
Um tipo de efeito de borda ainda pouco explorado é aquele exercido por trilhas. Testamos a hipótese de que áreas a diferentes distâncias de uma trilha em um fragmento de Mata Atlântica em São Paulo difeririam em relação à composição e diversidade de espécies de epífitas vasculares. Instalamos 20 parcelas de 2 × 50 m para marcar os forófitos nos quais seria feito o levantamento das epífitas. Diferenças na composição florística entre as áreas mais próximas e mais distantes da trilha não foram suficientes para agrupar as parcelas de cada área de forma coesa pela análise de ordenação NMDS. A diversidade (riqueza e equabilidade) de espécies mostrou-se também similar. Parece que o impacto causado pela trilha não seria suficiente para influenciar essa comunidade epifítica, o que pode ser devido a outros fatores ambientais que estariam atuando no trecho investigado ou simplesmente porque as epífitas não responderiam a um efeito de borda como o de trilhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Tessaro, Dinéia, Jéssica Camile da Silva, Ketrin Lorhayne Kubiak, Luis Felipe Wille Zarzycki, Karina Gabrielle Resges Orives, Maritânia dos Santos, and Ariane Sommer Rebolho. "Decomposição de serapilheira e diversidade da fauna epiedáfica em fragmento de Floresta Ombrófila Mista." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 5, 2020): e8491110330. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10330.

Full text
Abstract:
A fragmentação nos ecossistemas florestais e o consequentemente efeito de borda promovem mudanças na diversidade de organismos deste habitat, incluindo os pertencentes à fauna edáfica. Deste modo, este trabalho teve por objetivo verificar a dinâmica de decomposição de serapilheira em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista bem como caracterizar a fauna edáfica existente no interior e na borda do fragmento. Para isso, litter bags e armadilhas pittfall foram instaladas na borda e no interior do fragmento para avaliar a perda de massa da serapilheira e a fauna do solo, respectivamente. Como resultado verificou-se que a homogeneidade da distribuição foi maior na borda em comparação ao interior, ocasionada pela grande dominância dos grupos Diptera e Colembola. A análise de componentes principais não indicou grupos edáficos diretamente correlacionados a nenhuma das áreas de estudo. Em relação à taxa de decomposição da serapilheira, verificou-se que não houve diferença entre as áreas. Contudo, em ambas observou-se diferença na velocidade da decomposição aos 30 dias em relação aos 60 e 90 dias, os quais não diferiram entre si. Estes resultados indicam que na situação avaliada, a fragmentação da floresta não afetou a dinâmica de decomposição entre as áreas de borda e interior da floresta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Novais, Danilo Brito, Joilson Silva Ferreira, and Patrícia Anjos Bittencourt Barreto. "Fertilidade do solo como indicador do efeito de borda em fragmento florestal, Vitória da Conquista, Bahia." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 11, no. 4 (November 15, 2016): 185. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v11i4.4081.

Full text
Abstract:
Com a expansão da agricultura as florestas têm sido fragmentadas, modificando a dinâmica dos seus processos refletindo na fertilidade do solo. Esse estudo teve como objetivo avaliar o efeito de borda na fertilidade do solo em um fragmento florestal na região Sudoeste da Bahia. Para isso a área foi dividida em faixas verticais iniciando 50 metros após a borda, adentrando até 300 metros no fragmento. Em cada uma das faixas foram tomadas 3 amostras compostas nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 cm. Analisando os atributos químico e calculando a soma de bases, CTC a pH7 e a saturação por bases (V%). Também foram quantificados os teores de carbono orgânico (COT) nas áreas de estudo. Foram observadas diferenças na fertilidade do solo da borda para o interior do fragmento. Verificou-se que os atributos Ca2+, H++Al3+, S, T, COT foram os mais sensíveis em relação ao efeito de borda. A área semi-interna (SI) distando 150-200 metros, de maneira geral foi a que apresentou os maiores valores de fertilidade do solo, possivelmente devido aos maiores teores de matéria orgânica acumulada. Soil fertility as edge effect indicator in a forest fragment, Vitória da Conquista, BahiaAbstract: With the expansion of agriculture forests have been fragmented, changing the dynamics of their processes reflecting soil fertility. This study aimed to evaluate the edge effect on soil fertility in a forest fragment in the Southwest Bahia region. For this area was divided into vertical strips starting 50 meters after the border, entering up to 300 meters in the fragment. In each of the tracks were taken 3 composite samples at depths of 0-5, 5-10, 10-20 cm. Analyzing the chemical attributes and calculating the sum of bases, CTC at pH 7 and base saturation (V%). Also the organic carbon levels were quantified (COT) in the study areas. Differences were observed at the edge of soil fertility into the fragment. It was found that attributes, Ca2+, H++Al3+, S, T, COT were the most sensitive in relation to the edge effect. The semi-internal area (SI) 150-200 meters distant in general was the one with the highest soil fertility values, possibly due to higher levels of accumulated organic matter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Reznik, Gabriela, Jakeline Prata de Assis Pires, and Leandro Freitas. "Efeito de bordas lineares na fenologia de espécies arbóreas zoocóricas em um remanescente de Mata Atlântica." Acta Botanica Brasilica 26, no. 1 (March 2012): 65–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062012000100008.

Full text
Abstract:
A dispersão de diásporos é uma das fases cruciais do ciclo de vida vegetal e a dinâmica fenológica das espécies está entre os fatores reguladores do modo de dispersão e da atividade dos dispersores. Em paisagens sujeitas à fragmentação, a distribuição das síndromes de dispersão pode ser modificada devido às mudanças na composição e estrutura da flora, causadas pelo efeito de bordas, que também podem provocar alterações na fenodinâmica das plantas. Neste estudo, as síndromes de dispersão (zoocoria, anemocoria e autocoria) de 162 espécies arbóreas foram identificadas e, para 57 dessas espécies, esta informação foi relacionada a diferentes medidas de fenologia de frutificação (índice de atividade, percentual de intensidade de Fournier e intensidade ponderada por área basal) em ambientes de bordas lineares e interior de mata. Em todos os ambientes houve predominância de espécies zoocóricas e, em geral, a distribuição das síndromes não diferiu entre os ambientes. Considerando os três ambientes conjuntamente, espécies zoocóricas e anemocóricas frutificaram ao longo de todos os meses, enquanto as autocóricas apresentaram meses sem frutificação. Quando os ambientes foram analisados separadamente, a fenodinâmica de frutificação das espécies zoocóricas (N = 44) diferiu entre os três ambientes. Os resultados indicam a existência de efeitos de borda na fenologia de frutificação das espécies dispersas por animais, apesar da ausência desses efeitos na distribuição das síndromes de dispersão. Isso sugere que a passagem de redes elétricas e gasodutos em remanescentes de Mata Atlântica pode afetar a dinâmica temporal de disponibilidade de frutos para frugívoros, com possíveis consequências para as interações planta-dispersor, mesmo quando não acarretam diminuição na oferta total de recursos para esses animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nunes, Yule Roberta Ferreira, Andrea Vita Reis Mendonça, Luciana Botezelli, Evandro Luiz Mendonça Machado, and Ary Teixeira de Oliveira-Filho. "Variações da fisionomia, diversidade e composição de guildas da comunidade arbórea em um fragmento de floresta semidecidual em Lavras, MG." Acta Botanica Brasilica 17, no. 2 (June 2003): 213–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062003000200005.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar diferenças na estrutura fisionômica, na diversidade de espécies e na composição de guildas da comunidade arbórea de setores de um fragmento de floresta semidecidual que se encontram em diferentes fases de regeneração e graus de exposição à borda. O fragmento, que possui 5,8ha de área e está situado no município de Lavras, MG (21°13'40''S, 44°57'50''W), foi dividido em quatro setores e submetido a um censo das árvores com DAP > 5cm. Os setores foram comparados quanto à densidade, área basal, distribuição de alturas e de diâmetros, diversidade de espécies e freqüência de árvores por guildas de regeneração, estratificação e dispersão. Os setores menos perturbados no passado, Interior Alto e Borda Alta, apresentaram maiores áreas basais e menores densidades de árvores (sobretudo das de menor tamanho), maiores proporções de árvores de espécies clímax tolerantes à sombra e de espécies de grande porte que os mais perturbados, Interior Baixo e Borda Baixa. Estas diferenças realçam que os setores Altos estão em uma fase mais avançada do processo de regeneração. Os setores de Borda tiveram maior freqüência de indivíduos de espécies com dispersão anemocórica que os de Interior. Cada setor de Borda teve maior diversidade de espécies que seu parceiro de Interior. Concluiu-se que os parâmetros analisados podem, em conjunto, servir como bons avaliadores da severidade da perturbação sofrida no passado, da fase regenerativa atual e do efeito borda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cruz, Elen Kercy Siqueira da, Raimundo Cosme de Oliveira Júnior, Troy Patrick Beldini, and Alessandra Damasceno da Silva. "Fluxo de nutrientes em precipitação direta e interna na Floresta Nacional do Tapajós, Belterra, Pará." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 4 (May 23, 2018): 73–82. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0006.

Full text
Abstract:
A precipitação é uma importante fonte de entrada de nutrientes para ecossistemas, principalmente em floresta tropical, que depende extremamente dessa fonte para a sua sobrevivência. A pesquisa objetivou quantificar os fluxos de potássio (K+), fósforo (P), cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+) e ferro (Fe2+) presentes na precipitação direta (PD) e precipitação interna (PI), e também verificar a influência do efeito de borda na composição química da PI. O estudo foi realizado na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA Tapajós), no município de Belterra, Pará, na zona de influência da rodovia BR 163 (Santarém-Cuiabá), em duas áreas, km 67 e km 126. Para a realização da amostragem delimitou-se um transecto, da borda até 100 m dentro da floresta, onde as coletas de PI ocorreram nas bordas da FLONA e de PD nas respectivas zonas de entorno. Somente no km 67, também, foram considerados os fluxos de nutrientes presentes na PI, do centro da FLONA Tapajós. O fluxo de nutrientes, de uma forma geral, mostrou a ordem decrescente: K+>Ca2+>Mg2+>P>Fe2+. Foi possível verificar que a PI é uma importante fonte de entrada para potássio e que as atividades de agricultura de grande porte influenciam expressivamente a composição química da PI, na zona de planalto e da FLONA Tapajós.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Godoi, Simone, and Massanori Takaki. "Efeito da temperatura e a participação do fitocromo no controle da germinação de sementes de embaúba." Revista Brasileira de Sementes 27, no. 2 (December 2005): 87–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222005000200013.

Full text
Abstract:
A embaúba é considerada uma espécie pioneira que ocorre na mata Atlântica, principalmente em borda da mata ou em matas secundárias. O presente trabalho teve como objetivo a análise da influência da temperatura e do modo de ação da luz através de curva de fluência resposta, para a melhor compreensão do comportamento das sementes desta espécie. Através de incubações isotérmicas foi determinada que a temperatura ótima de germinação de sementes de Cecropia glaziovi, situa-se entre 25 e 30ºC e a saturação da indução da germinação com luz branca mediada pelo fitocromo ocorreu com 1W.m-2. Embora as sementes de embaúba necessitem de luz de alta razão de V:VE para a indução do processo, a germinação ocorreu em fluência baixa de luz branca, indicando alta sensibilidade dessas sementes ao ambiente aberto, como borda de matas e pequenas clareiras. Estas características indicam a participação do fitocromo B no controle da germinação de sementes nesta espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pirovani, Daiani Bernardo, Aderbal Gomes da Silva, Alexandre Rosa dos Santos, Roberto Avelino Cecílio, José Marinaldo Gleriani, and Sebastião Venâncio Martins. "Análise espacial de fragmentos florestais na Bacia do Rio Itapemirim, ES." Revista Árvore 38, no. 2 (April 2014): 271–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622014000200007.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste trabalho foi mapear e analisar a estrutura da paisagem florestal em uma área representativa da Bacia do Rio Itapemirim, ES, por meio de índices de ecologia da paisagem. O mapeamento dos fragmentos florestais foi obtido utilizando técnicas de fotointerpretação na escala de 1:1500 do ortofotomosaico do ano 2007. Para o cálculo dos índices de ecologia, foi utilizada a extensão Patch Analyst dentro do aplicativo computacional ArcGIS 9.3. Foram encontrados 3.285 fragmentos florestais em toda a área, representando 17% de cobertura florestal. Os fragmentos mapeados foram divididos em classes de tamanho, sendo fragmentos pequenos aqueles menores que 5 ha; de tamanho médio aqueles entre 5 e 50 ha; e grandes os maiores que 50 ha. Os fragmentos pequenos encontravam-se em maior número (2.236), seguidos pelos fragmentos de tamanho médio (749) e, por último, pelos fragmentos grandes, que compreenderam apenas 100 manchas. O número de fragmentos de cada classe de tamanho possui relação inversa com a contribuição em área dessa classe dentro da fragmentação florestal. As análises quantitativas por meio de métricas da paisagem foram feitas com os grupos de índices de área; densidade e tamanho, forma; proximidade e área central, sendo este último obtido em diferentes simulações de efeito de borda (20,40, 60, 80, 100, 140 e 200 m). Para todos os índices houve diferenciações com relação às classes de tamanho dos fragmentos florestais. A maior parte dos fragmentos florestais da bacia, são pequenos, menores que 5 ha, sendo que a distância de borda de 100 metros elimina completamente a área central desses fragmentos. Apesar dos fragmentos grandes apresentarem os formatos mais irregulares, estes possuem maior índice de área central, mesmo sob o efeito da maior distância de efeito de borda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Páez-Colasante, Ximena, and Elis Aldana. "Morfometría geométrica del borde corial y del collar de huevos de cinco especies del género Rhodnius Stal (Heteroptera, Reduviidae, Triatominae)." EntomoBrasilis 1, no. 3 (November 7, 2008): 57–61. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v1i3.32.

Full text
Abstract:
Resumen. La taxonomía y sistemática de la subfamilia Triatominae (Heteroptera, Reduviidae) se basan principalmente en caracteres biométricos y morfológicos de las formas adultas y, en algunos casos, de las ninfas. La Morfometría Geométrica es capaz de descomponer la forma en sus componentes tamaño isométrico y conformación. En el presente trabajo se utilizó la Morfometría Geométrica como herramienta de análisis de la configuración geométrica que resulta de la unión de los extremos del borde corial y del collar (configuración borde corial-collar) de los huevos eclosionados de cinco especies del género Rhodnius Stal. Los huevos se observaron por Microscopía Electrónica de Barrido y las imágenes digitalizadas fueron analizadas morfogeométricamente. Estudiando el tamaño geométrico de la configuración borde corial-collar, se halló que no existen diferencias estadísticamente significativas entre las cinco especies de Triatominos. En cuanto a la conformación, se determinaron diferencias entre las especies al ser sometidas a un análisis discriminante. Se encontró además que la variación del tamaño contribuye a la variación en la conformación, es decir, efecto alométrico. Los resultados obtenidos indican que la conformación de la configuración geométrica “borde corial-collar” de los huevos de Rhodnius podría ser utilizada como herramienta taxonómica para este grupo. Morfometria geométrica da borda corial e colarinho de ovos de cinco espécies do Gênero Rhodnius (Heteroptera Reduviidae, Triatominae). Resumo. A taxonomia e sistemática da subfamília Triatominae (Heteroptera Reduviidae) esta baseada principalmente em caracteres biométricos e morfológicos das formas adultas, e em alguns casos, das ninfas. A morfometria geométrica é capaz de descompor a forma em seus componentes, tamanho isométrico e conformação. No presente trabalho utilizou-se a morfometria geométrica como ferramenta de análise da configuração geométrica que resulta da união dos extremos da borda corial e “colarinho” (configuração borda corial-colarinho) dos ovos eclodidos de cinco espécies do gênero Rhodnius. Os ovos observaram-se por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e as imagens digitais foram analisadas morfogeometricamente. Estudando o tamanho geométrico da configuração borda corial-colarinho, consiguiu-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as cinco espécies de Triatomineos. Quanto à conformação, determinaram-se diferenças entre as espécies ao ser submetidas a uma análise discriminante. Além de isso encontrou-se que a variação do tamanho contribui à variação na conformação, ou seja, efeito alométrico. Os resultados obtidos indicam que a morfogeometria da borda corial e do “colarinho” dos ovos de Rhodnius poderia ser utilizada como uma ferramenta taxonômica para este grupo. Geometric morphometrics of the chorial rim and the collar of the eggs of five species of the Rhodnius genus (Heteroptera, Reduviidae, Triatominae). Abstract. The taxonomy and systematics of the Triatominae subfamily are based primarily on the biometric and morphological characters of the adult forms, and in some cases of the nymphs. Geometric Morphometrics are capable of separating the form in its components size and shape. In this work Geometric Morphometrics were used as a tool for the analysis of the chorial rim and the collar of hatched eggs of five species of the Rhodnius genus. Collected eggs were observed by Scanning Electron Microscopy and the digitalized images were analyzed by Generalized Procrustes Analysis. By studying the isometric size of the chorial rim and the collar, no statistical significant differences were found among the five species of Rhodnius genus. A discriminant analysis showed statistical differences among the shapes of the chorial rim and the collar, indicating that the shape is a species specific character. An allometric effect was found. The results obtained indicate that the geometric morphometrics of the chorial rim and the collar of hatched Rhodnius eggs can be used as a taxonomic tool for this group.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Fernandes, Milton Marques, and Márcia Rodrigues de Moura Fernandes. "ANÁLISE ESPACIAL DA FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL DA BACIA DO RIO UBÁ - RJ." Ciência Florestal 27, no. 4 (December 11, 2017): 1429. http://dx.doi.org/10.5902/1980509830330.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi mapear e analisar uso da terra e a estrutura da paisagem florestal na Bacia Hidrográfica do Rio Ubá - RJ, através de métricas da paisagem. O mapeamento do uso da terra e dos fragmentos florestais foi realizado através de uma imagem CBERS 2B/HRC. Para o cálculo dos índices de ecologia, foi utilizado o programa FRAGSTATS 4.2®. Os fragmentos mapeados foram divididos em classes de tamanho: 1-fragmento muito pequeno, menor que 5 ha; 2 - fragmento pequeno, entre 5 e 10 ha; 3 - fragmento médio, entre 10 e 100 ha e 4 - fragmento grande, maior que 100 ha. As análises quantitativas por meio de métricas da paisagem foram feitas com as métricas de classe: área, forma, área central, agregação e diversidade, sendo a área central obtida em diferentes simulações de efeito de borda (20, 40, 60, 80, 100 e 140 m). Foram mapeados 47 fragmentos florestais em toda a Bacia do Rio Ubá, representando 23,65% de cobertura florestal. Os fragmentos médios apresentaram maior número (25), seguidos pelos fragmentos de tamanho pequeno (9), muito pequeno (7) e, somente dois fragmentos grandes. A Bacia do Rio Ubá possui um predomínio de uma matriz antrópica representada por pastagem, pequeno percentual de cobertura florestal com fragmentos de tamanho médio entre 10 e 100 ha, com alto grau de fragmentação florestal da paisagem. Os fragmentos médios são a classe mais numerosa e com maior área total, constituindo a única classe de tamanho que mantém uma distância menor que 100 m entre si. Os fragmentos muito pequenos e pequenos apresentaram formatos mais regulares, porém, com maior densidade de borda. Em relação às métricas de área central, os fragmentos muito pequeno e pequeno perderam totalmente sua área central, estando completamente sob efeito de borda considerando uma distância de borda de 140 m. Uma alternativa no contexto da Bacia do Rio Ubá é a utilização dos fragmentos florestais muito pequenos e pequenos como corredores ecológicos para interligação aos fragmentos médios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

França, Letice C., and Miguel Â. Marini. "Teste do efeito de borda na predação de ninhos naturais e artificiais no Cerrado." Zoologia (Curitiba) 26, no. 2 (June 2009): 241–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-46702009000200006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nogueira, Luís Eduardo Guerra Domingos. "Efeito de borda ou da exploração? Demografia e estado de conservação de Euterpe edulis Martius em área protegida de floresta atlântica de terras baixas (RJ)." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no. 1 (December 30, 2016): 165. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n12016p165-178.

Full text
Abstract:
Intrinsecamente, a palmeira-juçara (Euterpe edulis Martius) desperta grande interesse por sua beleza e papel-chave em comunidades de fragmentos de Floresta Atlântica, porque é explorada como recurso alimentício por uma vasta assembleia de vertebrados. O objetivo do estudo foi investigar o estado de conservação de Euterpe edulis na Reserva Biológica União (Rio das Ostras, RJ) através do estudo de sua demografia, bem como responder às seguintes questões: A população sofre efeito de borda? A escala de observação influencia sua detecção? Variáveis da estrutura da vegetação (cobertura herbácea, do dossel e sub-bosque) foram mensuradas para caracterização dos ambientes e a fim de relacioná-las com a abundância e diâmetro dos indivíduos. Os resultados indicaram que a população de palmeira-juçara estudada não sofre efeito de borda. As variáveis da estrutura da vegetação não apresentaram relação com a abundância e diâmetro dos indivíduos nos distintos estágios de vida. Todavia, a estrutura da população estudada não indica potencial para regeneração natural (localmente) da espécie (distribuição em J invertido), porque não há banco de plântulas formado. A baixa densidade e agregação, além da ausência de um banco de plântulas, junto ao diâmetro médio observado para adultos (14 cm), sugerem que a população foi drasticamente suprimida no passado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Firmino, Caroline Tavares, Gizely Azevedo Costa, Jefferson Luiz Ferrari, and Daiani Bernardo Pirovani. "FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL: DEFINIÇÃO E IMPACTOS SEGUNDO A LITERATURA CIENTÍFICA." Revista Univap 22, no. 40 (April 19, 2017): 786. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1590.

Full text
Abstract:
Em virtude da maior demanda de áreas para as atividades econômicas, muito da riqueza natural do meio ambiente vem sendo perdida através de desmatamentos e queimadas que geram a fragmentação florestal, um processo cujos efeitos não são conhecidos em toda sua amplitude. Objetivou-se avaliar o conceito de fragmento florestal perante o meio acadêmico e cientifico, bem como discutir os principais impactos decorrentes da fragmentação florestal. A metodologia adota para a realização da pesquisa se baseou na leitura e analise de bibliografias específicas sobre o tema em questão. Observou-se que, segundo a literatura, um fragmento florestal compreende uma unidade de floresta natural contínua, interrompida por barreiras naturais ou antrópicas, tendo como efeitos principais a perda de biodiversidade e o efeito de borda. Assim, torna-se fundamental o incentivo a ações de preservação dos fragmentos florestais, buscando, se possível, a conexão dos remanescentes florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ferreira da Silva Filho, Demóstenes, Ana Paula Beber Veiga, Jefferson Lordello Polizel, Hilton Thadeu Zarate do Couto, and João Luís Ferreira Batista. "EFEITO DE BORDA NO INVENTÁRIO DOS MACIÇOS DE EUCALIPTO DO PARQUE IBIRAPUERA POR MEIO DO USO DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 2, no. 1 (April 30, 2019): 81. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v2i1.66246.

Full text
Abstract:
Este trabalho avaliou os maciços de eucalipto do Parque Ibirapuera para conhecer o efeito proporcionado pela proximidade da vegetação do parque com o ambiente urbano da cidade de São Paulo. Por meio do uso de imagens aerofotogramétricas e inventário dos maciços de eucalipto e georreferenciamento em sistema de informação geográfica (SIG) obtiveram-se estimativas e medidas que comprovaram o efeito de borda, por meio de diagramas de dispersão e equações de regressão, a relação entre a distância dos maciços do perímetro ou do centro do parque e o estado de conservação das árvores constituintes dos oito maciços. Os resultados comprovaram a necessidade de intervenção para a substituição gradual da vegetação próxima das avenidas e estabelecimento de novos maciços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bataghin, Fernando Antonio, Andréia Fiori, and Rogério Hartung Toppa. "Efeito de borda sobre epífitos vasculares em floresta ombrófila mista, Rio Grande do Sul, Brasil." O Mundo da Saúde 32, no. 3 (September 6, 2008): 329–38. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.200832.3.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bataghin, Fernando Antonio, Andréia Fiori, and Rogério Hartung Toppa. "Efeito de borda sobre epífitos vasculares em floresta ombrófila mista, Rio Grande do Sul, Brasil." O Mundo da Saúde 32, no. 3 (September 30, 2008): 329–38. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.2008323329338.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Vinícius Leão da, Ivanete Teresinha Mallmann, Simone Cunha, and Jairo Lizandro Schmitt. "Impacto do efeito de borda sobre a comunidade de samambaias epifíticas em floresta com araucária." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online), no. 45 (September 2017): 19–32. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820170229.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Xavier Jr., Ademir L. "Modelagem computacional em problemas de eletrostática: efeito de campos de borda em capacitores cilíndricos finitos." Revista Brasileira de Ensino de Física 29, no. 2 (2007): 241–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172007000200009.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho apresenta-se um estudo de soluções numéricas para o problema de capacitores cilíndricos finitos em eletrostática, a partir da integração da equação de Poisson utilizando um esquema de diferenças finitas. Soluções são obtidas pelo método da relaxação sucessiva. O problema ilustra o tratamento numérico na obtenção de soluções eletrostáticas em problemas diferentes dos encontrados em livros-texto. Para o problema em questão, diversas quantidades de interesse (distribuição de cargas, capacitância, energia do campo eletrostático, força) podem ser comparadas com o caso analítico infinito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Roll, V. F. B., M. A. Dai Prá, A. A. P. Roll, E. G. Xavier, P. Rossi, M. A. Anciuti, and F. Rutz. "Influência da altura de comedouros tubulares no comportamento ingestivo de frangos de corte." Archivos de Zootecnia 59, no. 225 (October 3, 2010): 115–22. http://dx.doi.org/10.21071/az.v59i225.4897.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi de verificar o efeito da altura de comedouros tubulares sobre o comportamento de frangos de corte. Foram alojados 880 frangos de corte fêmeas Ross divididos em 40 boxes (repetições) com 22 aves cada (11 aves/m2). Nos boxes, a cama foi de cepilho de madeira, com bebedouros lineares de água corrente e comedouros tubulares com capacidade para 18 kg de ração. As aves foram submetidas a duas alturas de comedouro em dois períodos diferentes (28-35 dias de idade, comedouro alto (CAL): borda superior do comedouro com 20 cm do solo, comedouro baixo (CB): borda superior com 11 cm do solo; 36 a 42 dias de idade - CAL: borda superior com 25 cm do solo, CB: borda superior com 18 cm do solo). Para verificar a descrição geral do comportamento das aves foi utilizada a técnica de amostragem instantânea scan sampling e no estudo do comportamento de ingestão das aves (monitorado durante 12 h consecutivas) utilizou-se como ferramenta de registro microcâmeras instaladas simultaneamente em 4 boxes. No teste de preferência os frangos individualmente ou coletivamente deveriam escolher entre um comedouro alto ou um comedouro baixo disponíveis ao mesmo tempo dentro do box. Foi utilizado um delineamento completamente casualizado sendo que as médias das variáveis respostas foram comparadas através do teste t ou estatística não paramétrica quando necessária. Os frangos de corte preferem consumir ração em comedouros tubulares regulados a baixa altura. A utilização de comedouros baixos reduz a freqüência de visitas ao mesmo, sendo inversamente proporcional ao tempo de ingestão de alimentos, porém sem afetar ao consumo total de ração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Li An, Tien, Osmar Aparecido Cuoghi, Marcos Rogério de Mendonça, and Francisco Antonio Bertoz. "O efeito da retração dos dentes anteriores sobre o ponto A em pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico corretivo." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 2 (April 2008): 115–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000200013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: avaliar o efeito da retração anterior sobre o ponto A sagital e verticalmente, bem como a correlação e a previsibilidade do comportamento dessas estruturas. METODOLOGIA: sessenta telerradiografias em norma lateral foram usadas, tomadas no início e no final do tratamento ortodôntico corretivo, a partir de 30 pacientes (22 feminino e 8 masculino) com idade entre 10 e 17 anos antes do tratamento, com má oclusão de Classe II, divisão 1 ou Classe I, que foram submetidos às extrações dos quatro primeiros pré-molares ou somente dois primeiros pré-molares superiores. Além das variáveis .1NA,1-NA, 1.PP e 1-A, mensurações lineares horizontais e verticais foram feitas em relação a uma linha de referência construída a partir da linha SN menos 7º e uma linha perpendicular a ela. Todos os dados foram mensurados duas vezes, e as médias foram submetidas ao teste t emparelhado, de correlação linear e de regressão. RESULTADOS: em média, o ponto A retraiu 0,71mm e movimentou para baixo 2,38mm, seguindo 1,03mm e 4,13mm de retração, respectivamente, do ápice radicular e da borda incisal, e 2,35mm de extrusão dentária. A retração do ponto A apresentou correlação positiva em relação ao ápice radicular (r = 0,75; alfa < 0,0001) e em relação à retração da borda incisal (r = 0,70; alfa < 0,0001), mostrando um comportamento ântero-posterior previsível. CONCLUSÕES: concluiu-se que o ponto A retraiu-se e movimentou-se para baixo seguindo o dente, e a retração do ponto A em relação aos incisivos foi previsível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Masagão, Andrea Menezes. "A rasura da letra e a explosão do semblante." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 11, no. 2 (December 2008): 313–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982008000200010.

Full text
Abstract:
Investiga-se a construção de um registro que representa o sujeito, a partir do ato de circulação da escrita no espaço público. Paulo 'despacha' no espaço público o que nomeia como "bombas de efeito moral". Suas bombas são feitas de imagens, letras e restos descartados no lixo como rótulos e embalagens. Trata-se de uma escrita que faz furo na representação, quebrando a unidade de sentido e revelando a materialidade da letra. Escrita que provoca um curto circuito na função mensageira da linguagem e faz borda nos discursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rodrigues, Saara Souza, Cleber Salimon, and Saulo Roberto De Oliveira Vital. "Fragmentação florestal na Área de Proteção Ambiental de Tambaba, Paraíba, Brasil." Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza 1, no. 2 (December 11, 2017): 86. http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v1i2.446.

Full text
Abstract:
<p>Um dos ecossistemas brasileiros mais fragmentados, devido ao desmatamento histórico, é a Mata Atlântica, que abriga uma das maiores diversidades biológicas do planeta. A área e a forma destes fragmentos podem influenciar o efeito de borda sobre padrões e processos em um ecossistema florestal. O presente estudo mapeou e caracterizou a fragmentação florestal da Área de Proteção Ambiental de Tambaba (APA), no litoral sul da Paraíba, utilizando métricas da paisagem com o objetivo de verificar a efetividade da proteção ambiental na unidade de conservação. Para isto, foi feita uma classificação supervisionada por máxima verossimilhança, da cobertura do solo, a partir de imagens RapidEye em duas classes: (1) floresta (vegetação nativa); (2) não-floresta (todos outros tipos de cobertura). A análise métrica da paisagem (total de fragmentos, área núcleo, proporção de área núcleo por fragmento, entre outros) foi realizada com a extensão Patch Analyst em ambiente ArcGis. Da área total da APA (11.550 ha), 2.200 ha (19%) foram classificados como floresta, distribuídos em 1.364 fragmentos. A área núcleo total variou de 1.470 (efeito de borda de 10 m) a 370 ha (efeito de borda de 50 m), proporcionando uma conservação real entre 13 e 3% da área total. Estes resultados apontam para a necessidade de uma fiscalização intensa e rigorosa do cumprimento das leis, bem como um gerenciamento racional e participativo por meio dos órgãos públicos e do conselho consultivo da APA, para que se protejam os fragmentos remanescentes.</p><p><strong>Palavras chave</strong>: Efeito de borda, conservação, métricas da paisagem, desmatamento.</p><p><strong>Forest fragmentation in the Environmental Protection Area of Tambaba, Paraíba, Brazil</strong></p><p><strong>Abstract</strong>: One of the most fragmented ecosystems in Brazil is the Atlantic Rain Forest, due to centuries of deforestation along the coast which holds one of the world’s greatest biodiversity. Landscape metrics and shape can impact on border effect on patterns and processes of a forested ecosystem. In this paper, we map and characterize the forest fragmentation of the Tambaba Environmental Protection Area (APA), on the coast of Paraíba State, Brazil, using landscape metrics to verify the effectiveness of this protected area. We conducted a land cover classification (supervised classification by maximum likelyhood, RapidEye imagery) into two categories (1) forest and (2) non forest. Landscape metrics (number of fragments, total core area, proportion of core area, among others) were calculated using ArcGis extension Patch Analyst. From the APA’s total 11.550 ha, 2.200 ha were classified as forest (19%), distributed in 1.364 fragments of different sizes. Total core area varied from 1.470 (10 m border effect) to 370 ha (50 m border effect), dependending on edge effect distance, which provides a true conservation of only 13 to 3% of the total APA. These results point to the necessity of an intense and rigorous surveillance of the compliance with laws, as well as a rational and participatory management, through the APA’s management council and public agencies, in order to protect the remnant fragments.</p><p><strong>Key words</strong>: Border effect, conservation, landscape metrics, deforestation.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Miyano, Carolina Ayumi, Jocy Ana Paixâo de Ousa, Elfany Reis do Nascimento Lopes, and Roberto Wagner Lourenço. "DINÂMICA DE FRAGMENTAÇÃO NO ALTO CURSO DO RIO UNA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (February 21, 2020): 494. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020494-512.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou avaliar os fragmentos florestais, utilizando métricas da ecologia da paisagem no alto curso do rio Una, Ibiúna, SP. Realizou-se o mapeamento de uso do solo e cobertura vegetal para o ano de 2007 e 2017, a partir dos quais foi constatado que houve uma diminuição de aproximadamente 9,40% do total de área de Floresta durante este período. Porém, como a categoria Floresta apresentou a maior área para ambos os anos, a região ainda possui grande potencial para conservação. A partir do mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal, foram extraídos os fragmentos florestais, totalizando 105 fragmentos no ano de 2007 e 53 em 2017, sendo a grande maioria de fragmentos pequenos. O total de borda confirmou o efeito de borda e a relação perímetro/área e a dimensão fractal indicaram a forma irregular dos fragmentos, apontando que a área se encontra sob grande pressão antrópica. Sendo assim, este estudo apresenta-se como uma ferramenta para auxiliar na gestão do uso responsável da região, promovendo o desenvolvimento de forma sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pereira, Israel Marinho, Eduardo van den Berg, Lílian Vilela de Andrade Pinto, Pedro Higuchi, and Douglas Antônio de Carvalho. "Avaliação e proposta de conectividade dos fragmentos remanescentes no campus da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais." CERNE 16, no. 3 (September 2010): 305–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602010000300007.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se mapear e caracterizar os fragmentos florestais existentes no domínio da UFLA e identificar potenciais corredores para maximizar a conectividade entre eles. Utilizou-se para confecção do mapa temático o programa SPRING 3.4, a partir de fotos aéreas do ano de 2001 e de imagens de satélite Landsat 7 (março de 2001). Os impactos sofridos pelos fragmentos foram analisados a partir da aplicação de questionários investigativos, a fim de levantar o histórico de intervenções humanas. A flora arbustivo-arbórea dos principais fragmentos foi inventariada pelo método dos quadrantes, tendo como nível de inclusão DAP > 5,0 cm. O fragmento do museu foi o que apresentou a menor área, a maior influência dos impactos, menor índice de forma e área interna e o maior efeito de borda. Por outro lado, no fragmento da subestação, observou-se a maior área, maior índice de forma e área interna e o menor efeito de borda. Dentre os principais impactos registrados para os fragmentos estudados, destacaram-se: lixo, estradas externas, trilhas e construções. Foram registrados nos quatros fragmentos e nas duas principais unidades de conectividade 544 indivíduos, pertencentes a 48 famílias, 110 gêneros 161 espécies. O maior valor de diversidade foi registrado no fragmento da subestação (3,917) e o menor (2,135) para o fragmento do museu. Após a análise dos resultados, constatou-se a possibilidade de conectividade entre os fragmentos com a recuperação das áreas de preservação permanente no entorno dos cursos d´água e represas e a adoção de medidas que possibilitem minimizar os impactos detectados nesses habitats.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography