To see the other types of publications on this topic, follow the link: Efeitos de números de Reynolds.

Journal articles on the topic 'Efeitos de números de Reynolds'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Efeitos de números de Reynolds.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lima Neto, Iran Eduardo. "Turbulência induzida por jatos bifásicos do tipo gás-líquido em tanques de aeração." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 1 (March 2010): 75–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000100009.

Full text
Abstract:
Jatos bifásicos do tipo gás-líquido são bastante usados nas engenharias sanitária e ambiental para fins de aeração artificial e mistura turbulenta. O presente trabalho investiga a turbulência gerada por meio desses jatos em um tanque de água, utilizando velocimetria por imagem de partículas. As condições experimentais incluíram jatos bifásicos com frações volumétricas de ar de até 70% e números de Reynolds variando entre 10.600 e 17.700. Os resultados dos ensaios indicaram que a fração volumétrica de ar afeta consideravelmente as propriedades turbulentas da fase líquida, enquanto o número de Reynolds apresenta efeito secundário. Correlações adimensionais foram então obtidas para expressar a energia cinética turbulenta e a taxa de dissipação de energia em função desses dois parâmetros. Finalmente, são apresentadas possíveis aplicações dos resultados deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vaccari, Rafaela Fracalossi, Jonathan Martins Ribeiro, Daniel Cunha Ribeiro, Fábio Assis Ressel Pereira, and Oldrich Joel Romero. "Estudo da turbulência em anulares concêntricos." Latin American Journal of Energy Research 4, no. 2 (March 22, 2018): 23–32. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2017.v4.n2.p23-32.

Full text
Abstract:
O trabalho tem o objetivo de simular numericamente por meio da técnica de dinâmica de fluidos computacional (CFD – computational fluid dynamics) o escoamento monofásico turbulento em uma geometria anular concêntrica. Apresentam-se análises sobre a proximidade dos modelos de turbulência com o perfil de velocidades obtido no trabalho de Nouri et al. (1993) e análises do número de Nusselt para diferentes números de Reynolds. Foram utilizados os modelos de turbulência k-ε enhanced e SST k-ω para os casos estudados, sendo que os modelos apresentaram resultados que não divergiam mais que 7% dos resultados tomados como referência. Também é estudado o efeito no perfil de velocidades turbulento da variação da razão de raios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro, Fábio Avila de, and Maurício Soares Bugarin. "A progressividade do imposto de renda da pessoa física no Brasil." Estudos Econômicos (São Paulo) 47, no. 2 (June 2017): 259–93. http://dx.doi.org/10.1590/0101-416147222fcm.

Full text
Abstract:
Resumo O presente trabalho tem como objetivo avaliar a progressividade do Imposto de Renda da Pessoa Física no Brasil, no período de 2006 a 2012, utilizando números índices que permitem sua comparação com outros países. Dentre as medidas de progressividade efetiva ou global, foram calculados os índices de desvio da proporcionalidade de Kakwani e Suits, além dos índices de capacidade redistributiva de Reynolds-Smolensky, Musgrave-Thin e Pfähler. Mostra-se que o tributo brasileiro apresenta índices de progressividade bastante altos em comparação a países da América Latina e países desenvolvidos. Entretanto, sua capacidade redistributiva é limitada pela baixa representatividade da arrecadação do imposto em relação à renda bruta total do país, problema semelhante a muitos países com renda per capita similar à do Brasil. Efetuou-se também a decomposição da progressividade da estrutura do imposto, verificando-se que, no caso brasileiro, o efeito alíquota é responsável por toda a progressividade, enquanto o efeito base é proporcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Giacomel, Andressa, and Roberta Fátima Neumeister. "Análise da influência da vizinhança na distribuição de pressão sobre um modelo de edificação." Revista Perspectiva 44, no. 166 (July 30, 2020): 31–40. http://dx.doi.org/10.31512/persp.v.44.n.166.2020.98.p.31-40.

Full text
Abstract:
O vento é um dos principais fenômenos que agem sobre uma estrutura. Logo, estudar sua ação para saber como se define, como se comporta e quais os efeitos que causa em uma estrutura é algo imprescindível. No presente trabalho, a análise experimental da influência da vizinhança na distribuição de pressão de um modelo de edifício foi realizada em um canal aerodinâmico. O modelo de edificação principal, em escala reduzida, com dimensões de 112 mm de altura, 45 mm de largura e 109 mm de comprimento foi aplicado. Foram monitorados trinta e três pontos no total, obtendo-se a distribuição de pressão nas superfícies do modelo. Após a avaliação individual da edificação, foram inseridos no canal mais sete modelos de edificações vizinhas para que fosse possível analisar o comportamento do mesmo edifício com a influência da vizinhança. A avaliação foi executada com escoamento perpendicular à superfície frontal do modelo e o número de Reynolds foi de 9,8x104. O coeficiente de pressão médio foi obtido em cada face da edificação, obtendo-se como resultado a redução do coeficiente de pressão sobre a edificação para o caso com vizinhança. A análise dos resultados revela variação nos coeficientes de pressão do modelo de edificação isolado recomendados em norma e os valores obtidos por meio experimental. Portanto, pode-se dizer que a análise experimental da distribuição de pressão causada em modelos de edificações é uma forma complementar de estudo que auxiliará positivamente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Filipe Magalhães de Carvalho, Mayara da Fonseca Apolinario, Antonio Marcos de Oliveira Siqueira, André Luiz Moreira Candian, Livia Andrade Fontes Moreira, and Mateus Rodrigues Sarti. "EXPERIMENTO DIDÁTICO DE REYNOLDS E CONCEITOS BÁSICOS EM MECÂNICA DOS FLUIDOS." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 3 (March 8, 2017): 346–57. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss3pp346-357.

Full text
Abstract:
Os escoamentos podem ser caracterizados como: escoamento laminar ou turbulento; uniforme ou transiente e compressível e incompressível. O número de Reynolds é uma grandeza adimensional que caracteriza o movimento de fluidos, sendo definido pela razão entre forças inerciais e forças viscosas. O presente trabalho teve como objetivo utilizar um experimento didático da disciplina de Laboratório de Engenharia Química, especificamente Mecânica dos Fluidos, para evocar os seguintes estes conceitos vistos em sala de aula, bem como: a) diâmetro hidráulico; b) número de Reynolds; c) vazão mássica e vazão volumétrica; d) velocidade média do escoamento; (e) equação da continuidade, e visualizar os diferentes regimes de escoamento: laminar, transição e turbulento. A observação experimental possibilitou uma classificação do escoamento coerente com aquela dos cálculos. Neste experimento, foi confirmada, matematicamente pela análise de propagação de incertezas, usando o programa EES, a contribuição significativa da medida do volume de água nos valores dos erros experimentais. O efeito da temperatura e a contribuição de sua incerteza também foram verificados na determinação do número de Reynolds.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Germário Marcos, Iran Eduardo Lima Neto, André Luis Calado Araújo, and Marcos Erick Rodrigues da Silva. "Avaliação experimental e modelagem matemática de filtros anaeróbios como alternativa de baixo custo para remoção de algas de efluentes de lagoas de estabilização." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 4 (September 5, 2016): 687–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016134641.

Full text
Abstract:
RESUMO Nesta pesquisa, estudou-se o desempenho de três filtros biológicos anaeróbios com novos e diferentes meios de suporte em tempos de detenção hidráulica (TDH) distintos (5,5 e 11,1 horas), objetivando a remoção de algas de efluentes de lagoas de estabilização. O considerável desempenho no pós-tratamento (remoções de até 77,4%) pode ser atribuído à atuação dos mecanismos de sedimentação, retenção física e assimilação biológica. Foi desenvolvido um modelo de decaimento para clorofila com base na simplificação da equação de transporte de massa. O coeficiente global de decaimento foi descrito como uma função dos números de Reynolds e Weber, obtida por meio de ajuste aos dados experimentais com um coeficiente de determinação superior a 0,96. Para confirmação de que a função de Reynolds e Weber descreve bem o comportamento de k, foram realizadas simulações do impacto das seguintes variáveis na eficiência de remoção de algas: comprimento do filtro (altura do leito), diâmetro do filtro, diâmetro do meio suporte, porosidade, vazão, tensão superficial e da viscosidade do líquido. As simulações desenvolvidas demonstraram coerência nos resultados, reforçando que os números de Reynolds e Weber, assim como o modelo de fluxo em pistão, podem ser usados para descrever o processo de remoção de algas em filtros anaeróbios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Piccin, Jeferson S., Alessander L. Rissini, Jeferson J. Freddi, Marlo M. Koch, Vandré B. Brião, and Marcelo Hemkemeier. "Otimização de sistema de autoaspiração de ar tipo Venturi para tratamento de água ferruginosa." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 5 (May 2010): 531–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000500011.

Full text
Abstract:
Na confecção deste trabalho se utilizou a metodologia de superfície de resposta para otimizar o efeito do número de Reynolds, tempo de floculação e concentração de hipoclorito de sódio sobre a oxidação/floculação do ferro presente em águas subterrâneas em um sistema de aeração com autoaspiração de ar. O sistema se compunha de um vaso tipo Venturi, acoplado a um tubo de mistura para promover a oxigenação da água através da sucção do ar atmosférico. O mapeamento hidrodinâmico permitiu verificar as condições de operação no qual o sistema apresentou melhor eficiência de sucção de ar e menor consumo de energia, além de compará-las com as melhores condições a campo. Os resultados observados demonstraram que foi possível a remoção de 98,7% do ferro presente (residual ferro de 0,06 mg L-1) quando o sistema operou com número de Reynolds no estrangulamento do Venturi de 5,39 x 10(4), concentrações de hipoclorito de sódio de 38,4 mg L-1 e tempo de floculação 30 min. A metodologia de superfície de resposta foi satisfatória e permitiu otimizar as variáveis operacionais citadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gamarra, Ariel Nicolás, Mariano Oscar García Saínz, Guillermo Martín Capittini, and Julio Marañón Di Leo. "Estudio analítico y experimental de fenómenos de flutter a bajos números de reynolds." Brazilian Journal of Development 5, no. 7 (2019): 9807–18. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n7-154.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa Junior, Jorge Vieira da. "Planejamento tributário via BCUCC: Outros Resultados Abrangentes como via indireta do goodwill interno." Revista de Contabilidade e Organizações 13 (December 4, 2019): e164429. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.164429.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o propósito de analisar, sob uma abordagem normativa, um arranjo de operação de BCUCC observado recentemente no mercado brasileiro. Através de um exemplo ilustrativo, exploram-se os efeitos fiscais do ágio gerado internamente por via indireta: através do PL das companhias com base na rubrica de Outros Resultados Abrangentes - ORA. São apresentados também números envolvendo o caso concreto de uma companhia que foi reestruturada com base em referida BCUCC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viola dos Santos, João Ricardo, and Edivagner Souza Santos. "avaliações externas, escolas, professores de matemática, máquinas de guerra, aparelhos de estado,." Revista BOEM 8, no. 17 (November 29, 2020): 249–64. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x08172020249.

Full text
Abstract:
Nesta produção inventiva multiplicamos efeitos de avaliações externas em espaços escolares. Nesse movimento, nossas produções flertam em diálogos com alguns escritos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, com outros pesquisadores que se inventam em conceitos destes pensadores, com entrevistas com professores de matemática de escolas públicas do Ensino Fundamental. Nessa produção inventiva somos produzidos por afetos que atravessam uma estratégia neoliberal que se esforça em produzir a escola como uma mercadoria em detrimento à uma escola como direito. Efeitos de avaliações externas são produzidos em pressões e vigilâncias operados nas escolas, em privilégios e supremacia de uma disciplina em função de outra, em situações de adoecimentos de professores, em promessas de melhoria e qualidade da educação, em alunos como números, em...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Almeida, Antonia Samylla Oliveira, Manoel do Vale Sales, Marlon Vieira de Lima, and José Capelo. "Determinação do coeficiente de descarga para orifícios de parede delgada considerando números de Reynolds reduzidos." Revista DAE 66, no. 210 (2018): 24–34. http://dx.doi.org/10.4322/dae.2018.004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Roichman, Carlos Barreto Campello. "Faca, peixeira, canivete: uma análise da lei do feminicídio no Brasil." Revista Katálysis 23, no. 2 (August 2020): 357–65. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n2p357.

Full text
Abstract:
Resumo No Brasil, nos últimos anos, duas leis destacam-se no enfrentamento da violência contra a mulher: a Lei n. 11.340/2006, Lei Maria da Penha, e, mais recentemente, a Lei n. 13.104/2015, que tipifica o feminicídio, o assassinato de uma mulher em razão de sua condição de gênero. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos da Lei n. 13.104/2015 nos índices da violência contra as mulheres, em especial no número de feminicídios. Levantou-se o número de mortes de mulheres no Brasil no período entre 1996 e 2017, para avaliar, de forma quantitativa, os efeitos da nova legislação nos números da violência de gênero, através de um comparativo na evolução temporal dos índices. Os resultados apontam um decréscimo imediato no número de feminicídios, com uma subsequente retomada de alta, indicando que não houve impacto significativo nesses índices. A importância da tipificação do crime, porém, vai além dos seus efeitos no número de mortes de mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

De Novaes, Carlos Pereira. "Utilização da algebra pseudo real para a avaliação dos perfis de velocidades dos escoamentos de tubos circulares I / Use of algebra pseudo real for the assessment of speed profiles of circular tube flows I." Brazilian Journal of Business 3, no. 2 (June 2, 2021): 1822–37. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv3n2-035.

Full text
Abstract:
Este artigo foi elaborado para se analisar através dos próprios dados dos trabalhos de Nikuradse para tubos lisos e rugosos, uma nova equação aproximada para as avaliações dos perfis de velocidades dos escoamentos em tubos circulares lisos ou com rugosidades artificiais de grãos de areia uniforme, para os regimes de escoamentos da transição, com os números de Reynolds maiores que 4000, para se conhecer melhor os escoamentos naturais do corpo humano ou de tubos comerciais lisos e rugosos através do uso de equações mais apropriadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gil, I.-Juca-Pirama Camargo. "A municipalização do ensino no Chile." Educar em Revista, no. 22 (December 2003): 115–37. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.315.

Full text
Abstract:
O texto é fruto de minha Dissertação de Mestrado sobre a mesma temática. Apresenta uma breve discussão teórica sobre a descentralização educacional, em especial na América Latina, e em seguida analisa a experiência chilena. Esta foi, durante décadas, considerada exemplar para a região e mesmo para outros cantos do mundo por órgãos como o Banco Mundial. Por meio de dados referentes a matrículas, números de professores por aluno, qualidade do ensino, financiamento, entre outros, discuto que há mais dúvidas que certezas sobre os efeitos positivos da descentralização levada a efeito no Chile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pires, André. "Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP)." Estudos em Avaliação Educacional 24, no. 55 (August 31, 2013): 170. http://dx.doi.org/10.18222/eae245520132723.

Full text
Abstract:
O Programa Bolsa Família objetiva a transferência de renda condicionada do governo federal que vincula o recebimento do benefício à frequência escolar mínima de crianças e jovens (6-17 anos). O artigo analisa os efeitos dessa condicionalidade nos indicadores escolares em população de beneficiários residentes em Campinas (SP), tomando por base informações do Censo 2010 e comparando indicadores educacionais do grupo de beneficiários do programa e de um grupo de controle. Os resultados mostram que a condicionalidade relacionada à educação é positiva no incremento da frequência escolar dos beneficiários e em termos da adequação idade/curso. Verifica-se, ao término do período de frequência escolar exigido pelo programa, queda abrupta nos números relativos à frequência e adequação idade/curso entre os beneficiários. Ao final, são apresentados desafios suscitados pelos dados relativos a um dos objetivos do programa: combater a transmissão intergeracional da pobreza com a frequência escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Braga, Paula Graciely da Silva, Carlos Henrique Silva do Carmo, and Moisés Ferreira da Cunha. "Value relevance: efeitos das especificidades contábeis das empresas brasileiras do segmento de construção civil e incorporação imobiliária." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 1 (January 2, 2021): 134–50. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1id19894.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar se a relevância da informação contábil, em relação ao valor de mercado, possui características diferentes nas empresas do segmento de construção civil e incorporação imobiliária em comparação com entidades dos demais segmentos. Metodologia: A janela temporal da pesquisa abrangeu o período de 2011 a 2017, sendo a amostra final composta por 182 empresas listadas na Bovespa, das quais 20 são do setor de construção civil e incorporação imobiliária. Foi estimada regressão com dados em painel de efeitos fixos com base no modelo econométrico desenvolvido por Barth, Clinch e Israeli (2016). Resultados: Os resultados apontam que, em relação às empresas que não são do segmento de construção civil, o mercado atribui relevância a todas as variáveis contábeis presentes no modelo. Já em relação às empresas do setor de construção civil e incorporação imobiliária os resultados trazem evidências estatísticas de que, em relação ao valor de mercado, os números contábeis das entidades do setor de construção civil e incorporação imobiliária possuem relevância informacional diferente das entidades brasileiras dos demais segmentos. Os resultados também indicam que os métodos de reconhecimento de receitas específicos adotados pelo setor de construção civil e incorporação refletem na relevância de seus números contábeis em relação ao valor de mercado das empresas. Contribuições do Estudo: O estudo contribui com a literatura atual ao analisar a o poder informacional dos relatórios financeiros em um setor específico. Os resultados contribuem com os profissionais que elaboram as demonstrações financeira pois sinaliza a necessidade de melhoria da qualidade informacional. Também sinaliza aos agentes normatizadores que as normas destinadas especificamente a estes setores, podem estar acarretando a redução da qualidade informacional das demonstrações financeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Dalperio Buscioli, Lara. "Os números dos assassinatos indígenas Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul." Geografia em Atos (Online) 2, no. 7 (December 24, 2018): 114–31. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6105.

Full text
Abstract:
As terras indígenas no estado do Mato Grosso do Sul reflete um processo de conflito histórico permeado pela atuação de diversos sujeitos em diferentes contextos que marcaram o que é o estado atualmente. Neste sentido, com a busca de territórios pelo Estado através de suas políticas de “desenvolvimento” acarretaram em mudanças significativas na forma de uso do território que impactam diretamente a vida dos indígenas, especialmente os Guarani-Kaiowá. Estes sujeitos buscam por meio de ações de enfrentamento reverter o quadro de desterritorialização vividos desde as políticas de colonização do estado, mas esta configuração histórica gera efeitos negativos no âmbito do espaço vivido e um destes elementos são os assassinatos. Com isso, o trabalho tem como objetivo apresentar os dados sobre os assassinatos Guarani-Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul entre os anos de 2003 a 2014, sistematizados por meio dos dados do Conselho indigenista Missionário e da Fundação Nacional do Índio, bem como da pesquisa bibliográfica. Diante de tais apontamentos, compreendemos que os assassinatos indígenas acontecem por diferentes motivos, mas o caráter central deles encontram-se na dimensão territorial – terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferreira, Vinicius Santos, Maria Aparecida Oliveira, and Luc Vandenberghe. "Efeitos a curto e longo prazo de um grupo de desenvolvimento de habilidades sociais para universitários." Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, no. 1 (March 2014): 73–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722014000100009.

Full text
Abstract:
Apesar da introdução na atuação comunitária de práticas baseadas em evidências, sabemos pouco sobre a eficácia das intervenções fora de contextos de pesquisa. A área dos treinamentos de habilidades sociais carece de estudos em settings de mundo real, com números suficientes de participantes e follow-up. Investigou-se, em 34 universitários, o efeito a curto e longo prazo de um grupo de treinamento de habilidades sociais, num contexto de mundo real. Escores de habilidades sociais (IHS) e ansiedade (IDATE) foram verificados antes, depois da intervenção e após um intervalo de follow up. Os escores em ambos os testes melhoraram do pré-teste para o pós-teste, e se mantiveram estáveis do pós-teste para o follow-up no intervalo de três meses a cinco anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Canno Ferreira, Laura Maria, and Ana Inés Borri Genovez. "Submergência mínima em tomadas d'água verticais." Ingeniería del agua 12, no. 2 (June 30, 2005): 107. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2005.2554.

Full text
Abstract:
No projeto de tomadas d’água, os engenheiros hidráulicos deparam-se com uma grande dificuldade que é a prevenção de formação de vórtices. A presença de escoamento com vorticidade pode trazer conseqüências prejudiciais, tais como diminuição do rendimento de máquinas hidráulicas e coeficientes de descarga na tomada, junto ao aparecimento de vibrações. No fenômeno de formação de vórtices influi a submergência, que depende do diâmetro utilizado na tomada d’água, do ângulo de aproximação do escoamento, das dimensões de estruturas que possam estar próximas à tomada e do valor dos números de Froude, Reynolds e Weber. Este trabalho tem como objetivo o estudo da submergência mínima em tomadas d’água verticais. Um estudo experimental foi conduzido, empregando tomadas d’água verticais, variando-se a altura da tomada, a submergência e a vazão. Foram propostas curvas, delimitando regiões onde há a formação dos diferentes tipos de vórtices. Através dos ensaios concluiu-se que a relação mínima entre a submergência e o diâmetro da tomada para que não se formem vórtices é de S/D igual a 3,0. Para relações S/D menores que 0,5 e números de Froude maiores que 1,0, aparecem vórtices com arraste de ar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Macedo, César Augusto Barbosa de, Ivone Yurika Mizubuti, Fernanda Barros Moreira, Elzânia Sales Pereira, Edson Luis de Azambuja Ribeiro, Marco Antonio da Rocha, Bruno Mazzer de Oliveira Ramos, et al. "Comportamento ingestivo de ovinos recebendo dietas com diferentes níveis de bagaço de laranja em substituição à silagem de sorgo na ração." Revista Brasileira de Zootecnia 36, no. 6 (December 2007): 1910–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000800027.

Full text
Abstract:
O objetivo neste estudo foi avaliar os efeitos de dietas com diferentes níveis de bagaço de laranja em substituição à silagem de sorgo sobre o comportamento ingestivo de ovinos (alimentação, ruminação e ócio) em ovinos. Dezesseis ovinos machos mestiços, com peso médio de 28,27 kg (±2,41) foram distribuídos em delineamento experimental em blocos casualizados com quatro tratamentos (0, 25, 50 e 75%), dois blocos e duas repetições por bloco. Os animais foram submetidos à observação visual durante dois dias consecutivos. No primeiro dia, os animais foram avaliados durante três períodos (8 às 10 h, 14 às 16 h e 18 às 20 h), estimando-se a média do número de mastigações merícicas por bolo ruminal e a média do tempo despendido de mastigação merícica por bolo ruminal, utilizando-se cronômetro digital. No segundo dia, o comportamento ingestivo de cada ovino foi determinado visualmente, a intervalos de cinco minutos, durante 24 horas, para determinação do tempo despendido em ócio, alimentação e ruminação. Não houve diferença entre os tratamentos, para o tempo despendido em alimentação, em min/dia e min/kg de MS e FDN. Os tempos despendidos em ruminação e ócio apresentaram efeitos quadráticos em função da inclusão de bagaço de laranja nas dietas. O tempo de ruminação em min/kg de MS apresentou efeito linear decrescente, logo, o tempo de ruminação em min/kg FDN não apresentou diferença significativa. Não se observou diferença para o número de refeições/dia, o tempo de mastigação total, os números de bolos ruminais, o número de mastigações por bolo e o tempo de mastigação por bolo. Os números de períodos ruminais e de mastigações merícicas por dia apresentaram comportamento linear decrescente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pardini, Dolores. "Terapia de reposição hormonal na menopausa." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 58, no. 2 (March 2014): 172–81. http://dx.doi.org/10.1590/0004-2730000003044.

Full text
Abstract:
Embora o estrógeno já esteja disponível para venda há mais de seis décadas, as mulheres ainda permanecem confusas quanto ao risco e aos benefícios da terapia hormonal na menopausa (THM), terapia estrogênica isolada ou associada a progestágenos. A publicação de estudos controlados, randomizados, como o Heart and Estrogen/progestin Replacement Study (HERS) e Women’s Health Initiative (WHI), intensificou essa controvérsia risco/benefício. Milhares de mulheres são tratadas com THM para alívio dos sintomas menopausais, incluindo sintomas vasomotores e sudorese, principal indicação da estrogenoterapia. Outras podem persistir no tratamento na esperança de prevenir doenças crônicas. A manutenção da massa óssea e a prevenção de fraturas são efeitos do estrógeno já bem estabelecidos. Estudos observacionais dos efeitos metabólicos e vasculares do estrógeno sugerem um benefício em potencial na redução do risco de doenças vasculares, mas estudos randomizados e controlados não demonstraram nenhuma evidência de que a terapia hormonal pudesse beneficiar as mulheres com doença vascular previamente instalada ou em mulheres aparentemente saudáveis. O aumento do risco de câncer de mama e doença tromboembólica tem se confirmado nesses estudos. A incidência em números absolutos de efeitos adversos é baixa e o risco individual no primeiro ano de tratamento é muito baixo. Os riscos são cumulativos com o tempo de uso. A relação risco/benefício deve ser individualizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

González Díaz, Alan Javier, Leonardo José Geovo Coronado, and Yahir Enrique González Doria. "Diseño y modelamiento de un aerogenerador Vawt Darrieus tipo H para la zona costera del departamento de Córdoba." INGENIARE, no. 20 (December 1, 2016): 33. http://dx.doi.org/10.18041/1909-2458/ingeniare.20.407.

Full text
Abstract:
Para esta investigación se utilizó el perfil naca 0025 dada las con-diciones de estabilidad dinámica en bajos números de Reynolds. Se eligió el rotor Darrieus tipo H de baja potencia y a través del modelado del rotor (usando el método DMST) se obtuvieron la dimensión óptima del perfil y el diámetro del aerogenerador. Con el software ANSYS se determinó el rendimiento, obteniendo una longitud de cuerda óptima de 0,55 m y un radio del rotor de 1,3 m. En comparación con los resultados obtenidos el DMST, respecto a las simulaciones realizadas en ANSYS, se tuvo como resultado una discrepancia del 15% para el máximo momento a la velocidad de giro nominal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pabón Rojas, Cristhian Leonardo, Elkin G. Flórez S, and Juan Carlos Serrano Rico. "Diseño del álabe de un aerogenerador horizontal de baja potencia." BISTUA REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIAS BASICAS 17, no. 1 (December 13, 2018): 219. http://dx.doi.org/10.24054/01204211.v1.n1.2019.3157.

Full text
Abstract:
Actualmente la energía eólica ha tenido gran auge dentro de las energías renovables; las turbinas que se emplean y sus álabes han sido modificadas para aumentar la eficiencia a la hora de extraer energía del viento. En este documento, se realiza el diseño de un álabe para un aerogenerador de baja potencia y baja velocidad, implementando distintos perfiles aerodinámicos. Estos perfiles fueron escogidos según su rendimiento aerodinámico el cual fue determinado por medio del software XFOIL. Basado en la teoría de momentum de elemento de alabe BEM por sus siglas en inglés, se realiza un rediseño continuo hasta que fuese capaz de extraer la máxima cantidad de energía a partir de la maximización de la relación sustentación/arrastre. Prestando atención a los problemas de desprendimiento de la capa límite y retardando la separación, que se presentan en los aerogeneradores expuestos a bajas velocidades de viento. Los perfiles aerodinámicos que fueron seleccionados para el diseño son: WORTMANN FX60-126 empleado en la raíz, el perfil SG6043 para la sección media por su gran comportamiento en el rango de número de Reynolds de diseño. Y finalmente el perfil SG6042 para la punta donde se encuentran los menores números de Reynolds. El diseño tuvo en cuenta valores de Reynolds entre 59000 y 32000. Obteniendo analíticamente 96,82W con un diámetro de 1,5m.Palabras clave: energía eólica, álabe, perfil aerodinámico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pereira, Ângela Lima, and Maria Márcia Bachion. "Tratamento de feridas: análise da produção científica publicada na Revista Brasileira de Enfermagem de 1970-2003." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 2 (April 2005): 208–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000200016.

Full text
Abstract:
Esta revisão bibliográfica sistematizada teve como objetivo analisar a produção científica acerca da utilização de produtos no tratamento de feridas, publicada na REBEn de 1970 a 2003. Consultamos todos os números da revista publicados no período, identificando 41 artigos de interesse. Após leitura dos mesmos, incluímos na amostra 11 textos. Identificamos maior publicação na década de 1990, predominando autores da área assistencial, delineamento quase-experimental e de relato de experiência. Os produtos estudados foram papaína, própolis, açúcar, bota de Unna, carvão ativado, filme transparente, membrana amniótica, clara de ovo, colagenase, hidrocolóide, alginato de cálcio, pomadas antimicrobianas, ácidos graxos essenciais, fibras de viscose e poliéster. Os resultados encontrados denotam efeitos positivos da utilização dos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Marques, Patrícia Angélica A., Pedro Veridiano Baldotto, Ana Cláudia P. Santos, and Leandro de Oliveira. "Qualidade de mudas de alface formadas em bandejas de isopor com diferentes números de células." Horticultura Brasileira 21, no. 4 (December 2003): 649–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362003000400015.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se os efeitos de três tipos de bandejas de isopor sobre a produção de mudas de alface cultivar Vera, e o posterior desempenho das plantas no campo. Para os experimentos de avaliação de mudas e de plantas adultas, os delineamentos foram o de blocos e inteiramente casualizado, respectivamente. Aos 26 dias após a semeadura foram avaliados o comprimento de raiz e o número de folhas das mudas. Após o transplante para os canteiros, mediram-se o comprimento da raiz e pesos da matéria fresca e seca da parte aérea. As melhores mudas foram produzidas na bandeja com células de maior volume T1 (128 células). Na planta adulta observou-se que as mudas do tratamento T1 (128 células) e T2 (200 células) não apresentaram diferenças significativas quanto ao desempenho de campo. O tratamento T3 (288 células), com menor volume de substrato, produziu as piores mudas e apresentou o pior desempenho da produção de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santa Cruz, A., L. David, and A. Texier. "CONTROL PASIV0 DE LA FORMACIÓN DE LOS TORBELLINOS DE LA CALLE VON-KÁRMÁN." Revista de Investigación de Física 7, no. 01-02 (December 31, 2004): 59–65. http://dx.doi.org/10.15381/rif.v7i01-02.8828.

Full text
Abstract:
Las modificaciones del flujo generadas por la presencia de una placa de separación colocada detrás de un medio-cilindro en comparación con la formación de la estela en ausencia de. la placa han sido estudiadas. Para números de Reynolds moderados, los coeficientes de correlación espaciales y temporales calculados a partir de los campos de velocidades medidos por Velocimetría de Imágenes de Partículas (PIV) se utilizan para analizar la dinámica compleja de lqs flujos y destacar los mecanismos •de la formación de los vórtices. Usando estas herramientas y el método de visualización del flujo, se han identificado las estructuras de la estela cercana. La interferencia del estabilizador con las capas de cizalladura tiene una influencia notoria en las características de la estela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Castro, P. R. C., and B. Appezzato-da-Glória. "Efeitos de reguladores vegetais no desenvolvimento e na produtividade do amendoinzeiro (Arachis hypogaea L.)." Scientia Agricola 50, no. 2 (September 1993): 176–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161993000200003.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado com o objetivo de determinar a ação de substâncias de crescimento no desenvolvimento e produtividade do amendoinzeiro, sob condições de casa de vegetação. Plantas de Arachis hypogaea cv. Tatu-53, providas de 4 folhas definitivas, foram pulverizadas com chlormequat 2000 ppm, daminozide 4000 ppm, ácido giberélico 100 ppm, ácido indolilacético 100 ppm, além do controle. Foram determinados: altura das plantas, número de hastes, número de entrenós, comprimento do segundo e quarto entrenós, e o número de folhas. Também foram verificados os números de flores, de frutos e de sementes; peso dos frutos, das sementes, da matéria seca da parte aérea e da matéria seca das raízes do amendoinzeiro. Os resultados obtidos revelaram que daminozide 4000 ppm reduziu a altura, o número de entrenós na haste principal e o comprimento do quarto entrenó. Este produto também aumentou o número de folhas, atrasou a florescência, aumentou o número de flores e tendeu a aumentar o peso seco da parte aérea do amendoinzeiro. Pulverização com chlormequat 2000 ppm e ácido indolilacético 100 ppm, diminuiu a altura da planta e o comprimento do quarto entrenó da haste principal do amendoinzeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Grek, Sotiria. "ATORES DO CONHECIMENTO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CENÁRIOS DE GOVERNANÇA: O CASO DA DIREÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA COMISSÃO EUROPEIA." Educação & Sociedade 37, no. 136 (September 2016): 707–26. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016166099.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo aborda o tema da governança da educação na Europa. Esse espaço da política tem sido dominado por grandes interesses e organizações transnacionais, entre as quais se destacam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Comissão Europeia (CE). Este artigo procura explorar e explicar quais são os efeitos constitutivos que as práticas sistemáticas de 'medição' e de estandardização têm na intensificação da convergência entre a Direção-Geral de Educação e Cultura da CE e a OCDE, a qual, por meio do PISA e de outros testes internacionais, tornou-se um ator influente na política educativa em uma escala global. O artigo pretende identificar os feitos do 'governo pelos números' nas interdependências criadas entre as duas organizações internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Wanke, Peter. "Previsão top-down ou bottom-up? Impacto nos níveis de erro e de estoques de segurança." Gestão & Produção 15, no. 2 (August 2008): 231–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000200003.

Full text
Abstract:
A literatura de operações permanece sem concluir sobre a melhor abordagem em previsão de vendas: se da previsão dos dados agregados para os itens individuais (denominada abordagem top-down), ou se dos itens individuais para os dados agregados (denominada bottom-up). Nesse manuscrito são apresentados os resultados para a média e a variância dos erros de previsão com amortecimento exponencial nessas abordagens, considerando-se o caso em que a fração da série individual nas vendas agregados é estocástica. Por meio da geração de números aleatórios, são confirmados dois principais impactos na variância do erro de previsão, apresentados em pesquisas anteriores: efeitos portfólio e ancoragem. Os impactos também são avaliados em termos dos erros de previsão e do dimensionamento de estoques de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carlin, Samira Domingues, Marcelo de Almeida Silva, and Raffaella Rossetto. "Parâmetros biométricos e produtividade da cana-de-açúcar após tombamento dos colmos." Bragantia 67, no. 4 (December 2008): 845–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052008000400006.

Full text
Abstract:
Os efeitos do tombamento dos colmos à produtividade da cana-de-açúcar são do interesse de pesquisadores em diversas regiões do mundo; no Brasil, entretanto, essa pesquisa é escassa. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos causados pelo tombamento e o aparecimento de brotões em parâmetros biométricos e na produtividade de duas variedades de cana-de-açúcar. O experimento foi desenvolvido no município de Jaú (SP), no período de março de 2003 a setembro de 2004. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em fatorial com quatro tratamentos (duas variedades e dois manejos de condução da cultura) em quatro repetições. Os manejos consistiram de plantas mantidas eretas e de plantas sujeitas ao tombamento dos colmos. Avaliaram-se dados biométricos e quantificaram-se brotões aos 5, 50, 95, 140 e 185 dias após o tombamento (DAT). Os valores de comprimento e números de colmos foram aumentados pelo tombamento até 95 DAT, mas a emissão de brotões foi favorecida, com conseqüente aumento da produtividade agrícola das variedades. Esses resultados são indicativos de que a colheita de colmos deve ser realizada após 95 dias do tombamento das plantas a fim de se evitar excesso de brotões na matéria-prima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Guiselini, Cristiane, Paulo C. Sentelhas, Héliton Pandorfi, and Ester Holcman. "Manejo da cobertura de ambientes protegidos: radiação solar e seus efeitos na produção da gérbera." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 6 (2010): 645–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000600011.

Full text
Abstract:
Este trabalho propôs avaliar a influência das malhas de sombreamento (termorrefletora) instaladas externa e internamente em ambiente protegido coberto com polietileno de baixa densidade (PEBD), cultivado com gérbera, na radiação solar global (Qg) e nos parâmetros da planta: crescimento, desenvolvimento e qualidade da gérbera. O experimento foi conduzido em dois ciclos no ano de 2004, na ESALQ/USP, em Piracicaba, SP, em ambiente protegido, dividido em dois módulos de produção. Os ambientes foram diferenciados um do outro pela instalação da malha termorrefletora (50%): malha externa (ambiente 1 - A1) e malha interna (ambiente 2 - A2). Nesses ambientes, os resultados dos dois ciclos mostraram alteração na Qg; nos ambientes A1 e A2 as Qg foram respectivamente 33,6 e 21,7 (1º ciclo) e 27,2 e 17,9% (2º ciclo) em relação à observada externamente. Considerando-se os dois ciclos conclui-se que os resultados indicaram que não houve diferenças na qualidade das plantas nos dois ambientes, mas, analisando-se separadamente os dois ciclos da cultura, o A1 (malha externa) foi o que mais favoreceu a qualidade das plantas de gérbera e somente as gérberas presentes no A1 (malha externa) atenderam às exigências mercadológicas, quanto aos números de botões florais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Minayo, Maria Cecília de Souza. "Origem inusitada da pesquisa qualitativa em ciências sociais no Brasil." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 27, no. 3 (September 2020): 919–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702020000400012.

Full text
Abstract:
Resumo Analisa-se como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi o berço do método qualitativo no Brasil, por meio do Estudo Nacional da Despesa Familiar. Essa pesquisa analisou as condições de vida da população brasileira, numa amostra de 55.311 pessoas nos anos 1970, em que foram triangulados dados quantitativos e qualitativos. Evidenciaram-se os efeitos na desigualdade social sobre a desnutrição, a mortalidade infantil e a expectativa de vida: 62,7% das famílias possuíam deficiência calórica; 40%, penúria alimentar; havia 115 óbitos por mil nascidos vivos; e a expectativa de vida era de apenas 59 anos. Cunhado pelo IBGE como “informações não estruturadas”, o estudo qualitativo lançou luz sobre e humanizou os números coletados. Mas sua divulgação foi proibida pela ditadura militar, na época do chamado “milagre brasileiro”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Marçal, Wilmar Sachetin, Laurenil Gaste, Paulo Eduardo Pardo, Otávio Campos Neto, and Marcos Roberto Lopes Do Nascimento. "Identificação e quantificação de metal pesado em formulações minerais comercializadas no Estado de São Paulo." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 6, no. 1/3 (January 1, 2003): 103–9. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v6i1/3.3264.

Full text
Abstract:
Objetivo: Quantificar o elemento chumbo em diferentes formulações minerais comercializadas no Estado de São Paulo. Material e Método: As amostras de sal mineral foram coletadas diretamente do estoque de estabelecimentos comerciais, durante os anos de 2001 e 2002. Com aproximadamente 200 gramas, foram analisadas pela técnica de espectrofotometria de absorção atômica, no Laboratório de Poços de Caldas, MG, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Resultados: Em 24 amostras analisadas, 16 tiveram valores superiores aos 10 ppm recomendados como máximo valor aceitável. Os números oscilaram entre 3,0 e 156 mg kg·'. O maior resultado foi encontrado numa amostra de sal mineral colhida no município de Santo Anastácio, SP. Conclusões: Os resultados demonstram a necessidade do monitoramento junto aos fabricantes, pois algumas misturas minerais podem ser perigosas, possibilitando efeitos cumulativos tóxicos de chumbo inorgânico aos bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Hallack, Daniel Metanias Carvalho, José Sérgio de Araújo Cavalcante Filho, and Paulo Couto. "Implementação de Simulador Bifásico baseado na Equação de Brinkman para Reservatórios Carstificados." Latin American Journal of Energy Research 5, no. 1 (July 23, 2018): 1–24. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2018.v5.n1.p1-24.

Full text
Abstract:
Apresenta-se, neste artigo, um estudo sobre a dinâmica do escoamento de fluidos em meios altamente porosos e com baixos números de Reynolds. A validade da equação de Darcy é questionável para estes meios, enquanto a equação de Brinkman, ainda pouco utilizada para escoamento de hidrocarbonetos, é proposta como uma alternativa.Neste trabalho se desenvolve um simulador de fluxo numérico capaz de representar o escoamento monofásico e bifásico (água - óleo) seguindo os dois equacionamentos distintamente. Para uma variedade de casos representativos os resultados destes equacionamentos são comparados. A aplicação deste estudo é para reservatórios de petróleo carstificados.Observa-se pequena ou nenhuma influência do termo viscoso de Brinkman em meios porosos convencionais, até que altíssimas permeabilidades sejam atribuídas ao meio de alta porosidade quando pode-se notar diferenças significativas nas velocidades do escoamento, no avanço da frente de água e nos fatores de recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos, João Pedro Cardozo dos, Gabriel Henrique da Silva Martins, and José Carlos de Sales Ferreira. "O uso da creatina no treinamento de força e na melhoria do desempenho físico." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 22, 2021): e59101119410. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19410.

Full text
Abstract:
Introdução: O treinamento resistido, também conhecido como treinamento de força, tornou-se uma das formas mais populares de exercício para melhorar a aptidão física e para condicionamento de atletas. A suplementação com creatina vem sendo a principal opção entre os atletas com características de força máxima, explosiva e velocidade. Objetivo Geral: Compreender efeitos da creatina em treinamentos de força e condicionamento físico por meio dos objetivos específicos da pesquisa que são: caracterizar a creatina e suas fontes naturais; enfatizar sobre a importância do nutricionista na prescrição de suplementos na prática de treinamento de força; apontar os efeitos da suplementação com creatina no treinamento de força e na melhoria do condicionamento físico. De fato, quando associado à suplementação de creatina, o treinamento de força ou resistido tem mostrado maior benefício para o aumento de massa corporal, força máxima, aumento da capacidade de elevação de peso, aumento da massa livre de gordura e aumento das proteínas miofibrilares. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem descritiva. Resultado e Discussão: Para análise dos dados foi utilizada abordagem qualitativa onde a aplicação desse método considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o objeto de pesquisa, que não pode ser traduzido em números. Os dados selecionados foram apresentados em forma de texto descritivo, reunindo todos os autores selecionados acerca da temática de pesquisa. Conclusão: Através do desenvolvimento desse estudo, foi possível demonstrar através da literatura, os potenciais efeitos positivos da suplementação da creatina manifesta como um futuro e propício campo de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Praxedes, Milena De Souza, and Geovan Figueirêdo de Sá Filho. "O USO DE METILFENIDATO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança 19, no. 1 (April 28, 2021): 39–49. http://dx.doi.org/10.17695/rcsnevol19n1p39-49.

Full text
Abstract:
O metilfenidato é um medicamento capaz de causar alterações comportamentais, de humor e, devido seus efeitos psicoestimulantes, vem sendo utilizado de forma indiscriminada entre os estudantes para melhorar o desempenho acadêmico. O estudo teve como objetivo avaliar a prevalência do uso de metilfenidato entre estudantes universitários, bem como, seus efeitos. A pesquisa é uma revisão sistemática de literatura, em que foram reunidos artigos de forma abrangente e não tendenciosa sobre o uso indiscriminado de metilfenidato entre estudantes universitários. Os artigos foram escolhidos a partir das bases eletrônicas SCIELO, Google Acadêmico e LILACS e selecionados 27, publicados entre os anos de 2008 e 2019. O Rio Grande do Sul apresentou a maior quantidade de artigos sobre o tema, entretanto, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo manifestaram os maiores números para o uso indiscriminado do medicamento entre os estudantes, nos anos de 2013 e 2014. Registraram-se 17 efeitos negativos em relação ao consumo da droga. São eles: taquicardia/palpitação, boca seca, perda de apetite, ansiedade, cefaleia, insônia, cansaço após uso, náuseas, aumento do estresse, dose dependência, tremores, tremores nas mãos, arritmia, anorexia, declínio da sensação de bem-estar, visão turva e euforia. Nesse sentido, foi possível verificar um levantamento geral, do período de 2008 a 2019, sobre a prática do uso inadequado do metilfenidato pelos acadêmicos brasileiros, verificando os benefícios e os malefícios dessa prática inconsequente. Os dados compilados servirão como parâmetro para outras pesquisas, assim como para o desenvolvimento de medidas preventivas e de conscientização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Laurêncio de Freitas Alves, Felipe, and Paulo Fernando Soares Pereira. "A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRABALHO ESPECÍFICAS PARA A COMUNIDADE LGBTI+ DURANTE A PANDEMIA." Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro 24, no. 48 (July 1, 2020): 106. http://dx.doi.org/10.30749/2177-8337.v24n48p106-129.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva entender a forma como a crise do COVID-19 afeta diferenciadamente populações mais vulneráveis, como a população LGBTI+. A metodologia utilizada é desenvolvida a partir de uma pesquisa exploratória, com o levantamento documental concernente às categorias eleitas e análise destes à luz da sociologia reflexiva. Utiliza-se, para isso, do método dedutivo, buscando números que possam nortear os reais efeitos do coronavírus no mundo do trabalho e os colocando frente às normas nacionais e internacionais de proteção dos homoafetivos. Conclui que a pandemia tem impactos significativos no trabalho e na renda das pessoas, atingindo fortemente grupos vulneráveis, como os LGBTI+, o que exige a inclusão dessas particularidades nas medidas de emergência e contenção da crise, devendo o Estado prestar atenção especial ao impacto diferenciado dessas medidas sobre os direitos humanos de tais sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Costa, Marco Aurélio Borges, and Rafael L. S. Rocha. "Entre altos e baixos: dinâmicas da violência letal no Espírito Santo e Minas Gerais entre os anos 2000 e 2020." Revista USP, no. 129 (July 20, 2021): 81–94. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i129p81-94.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir as dinâmicas da letalidade violenta, sobretudo entre jovens, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A partir de dados quantitativos e resultados de pesquisas de campo qualitativas realizadas pelos autores e por pares, o artigo discute a redução das mortes violentas intencionais nos dois estados na última década, a influência, ainda pontual, das facções criminais oriundas do Rio de Janeiro e São Paulo, com maior centralidade nas dinâmicas locais de rivalidades violentas e conflitos armados, e o intenso aumento da letalidade policial em Minas Gerais e Espírito Santo. Finalmente, o artigo inicia uma discussão sobre os efeitos distintos da pandemia de covid-19 nos números de homicídios dos dois estados, que tiveram um aumento significativo no Espírito Santo, mas em Minas Gerais mantiveram a tendência de queda dos anos anteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Paulo SL, Paulo IB Silva, Vianney R. Oliveira, Kadson EF Silva, and Alex L. Monteiro. "Doses de resíduos foliares de carnaubeira e rendimentos do milho." Horticultura Brasileira 32, no. 1 (2014): 74–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362014000100012.

Full text
Abstract:
O rendimento do milho pode ser aumentado com a aplicação de doses de resíduos de espécies vegetais perenes. Muitos agricultores do Nordeste do Brasil utilizam resíduos de folhas da carnaubeira, uma palmeira nativa dessa região, para suprir as deficiências dos solos pobres em matéria orgânica. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de doses de resíduos foliares da carnaubeira sobre o rendimento de espigas verdes de duas cultivares de milho. O estudo foi complementado pela avaliação também do rendimento de grãos. Doses de resíduos foliares (0, 2, 4, 6, 8 e 10 t ha-1) foram aplicadas nos sulcos de semeadura de cultivares de milho (AG 1051 e BR 106). Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições e parcelas subdivididas (doses nas parcelas). O aumento da dose de resíduos foliares aumentou o número total, o número e a massa de espigas verdes empalhadas comercializáveis (BR 106), as massas total e de espigas verdes despalhadas comercializáveis e o rendimento de grãos (AG 1051 e BR 106). Mas a aplicação de resíduos foliares da carnaubeira não influenciou os números total e de espigas empalhadas comercializáveis, massa de espigas empalhadas (AG 1051), e o número de espigas despalhadas comercializáveis (AG 1051 e BR 106). A cultivar BR 106 foi superior à cultivar AG 1051 nos números total e de espigas verdes empalhadas comercializáveis e o contrário ocorreu nas massas de espigas verdes e no rendimento de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Menezes, Maria Isabelle das Neves, Maria Natalia das Neves Menezes, Sâmia Maria Ferreira Lopes, Lilianny Medeiros Pereira, and Tereza Águida Costa do Nascimento Tabosa. "Avaliação dos efeitos do método Padovan® no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com microcefalia: série de casos." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 34 (November 1, 2019): e1509. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1509.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar o uso do Método Padovan® em crianças com microcefalia causada por zika vírus, atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio- FMJ. Metodologia: Trata-se de estudo retrospectivo, descritivo de abordagem quantitativa. Os pacientes utilizavam o Método Padovan® como forma de tratamento. Foram analisadas 9 crianças com diagnóstico de microcefalia por Zika vírus, sendo 4 (44,4%) do sexo feminino e 5 (55,6%) do sexo masculino. Todos receberam o Método Padovan ® duas vezes por semana. Os dados avaliados foram: Avaliações fisioterapêuticas, avaliação da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS), evoluções descritas pelos os terapeutas, dados como: idade, sexo, sintomas, presença de comorbidades e números de atendimentos. Para análise estatística foi utilizado o Teste t student. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Resultados: O Método Padovan® foi benéfico para nossos pacientes diminuindo a disfagia, bronco aspirações, espasmos, ajudando no rolar, rastejar e sentar. Conclusão: Diante da boa evolução dos pacientes, vê-se a relação do método e o estímulo à neuroplasticidade, sendo essa, um importante fenômeno cerebral para adquirir funções perdidas ou nunca adquiridas. Mais estudos devem ser realizados para afirmar o Método Padovan como terapia de neuroreabilitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Queiroz, Flávia Martins de, Antonio Teixeira de Matos, and Marcos von Sperling. "Estimativa do coeficiente de reaeração da água em canal raso de fundo deslizante." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 1 (March 2015): 79–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020000113819.

Full text
Abstract:
O coeficiente de reaeração, K2, é a variável de maior influência na autodepuração de corpos hídricos; portanto, estimativas confiáveis são de suma importância. As previsões de K2, por meio de equações, em condições de escoamento raso são, geralmente, superestimadas. Por isso, neste trabalho, os objetivos foram estudar a reoxigenação da água limpa em canal hidráulico de fundo deslizante, com pequenas profundidades de água e diferentes velocidades de escoamento, inferir sobre as principais variáveis hidrodinâmicas intervenientes no processo e, com base nelas, propor equação de estimativa de K2. Com a concentração de oxigênio na água ao longo do tempo, estimou-se K2. Inferiu-se, dos resultados, que as variáveis velocidade média (V) e velocidade de corte (u*), profundidade (H), números de Froude (Fr) e de Reynolds (R), declividade (S) e fator de forma (ff) afetaram K2, e a melhor equação foi a que incluiu as três últimas variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Charlo, Hamilton César de O., Samuel de C. Souza, Renata Castoldi, and Leila T. Braz. "Desempenho e qualidade de frutos de tomateiro em cultivo protegido com diferentes números de hastes." Horticultura Brasileira 27, no. 2 (June 2009): 144–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362009000200004.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar diferentes orientações de crescimento, em tomateiro cultivado sob ambiente protegido, e seus efeitos sobre a produtividade e qualidade, foi conduzido um experimento em casa de vegetação, em solo preparado de acordo com as recomendações técnicas para a cultura. Adotou-se o espaçamento de 1,0 m entre linhas por 0,5 m entre covas. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com 8 tratamentos e 4 repetições, em esquema fatorial 2x2x2, sendo dois sistemas de condução (deixando-se apenas uma haste por planta e deixando-se duas hastes por planta); dois sistemas de desbrota (convencional e diferenciada); dois números de plantas por cova (uma e duas plantas por cova). Cada parcela foi constituída de sete plantas, sendo avaliadas as cinco plantas centrais de cada parcela. Na desbrota convencional todos os brotos laterais foram retirados e, na desbrota diferenciada foram deixados os brotos laterais, e nestes um rácemo. Foram avaliados o número de rácemos por planta, altura do primeiro rácemo, número de frutos por planta, diâmetro e comprimento dos frutos, espessura da polpa, massa dos frutos, número de lóculos por fruto, diâmetro do lóculo, produção estimada total e comercial, pH, acidez titulável, sólidos solúveis e vitamina C. Para as condições em que o trabalho foi conduzido e com base nos resultados obtidos recomenda-se a condução de duas plantas por cova, duas hastes por planta e desbrota do tipo convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Fadel, Congeta Bruniere Xavier, Ana Paula Dassie-Leite, Rosane Sampaio Santos, Celso Gonçalves dos Santos Junior, Cláudio Antônio Sorondo Dias, and Denise Jussara Sartori. "Efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído com Tubo LaxVox® em cantores." CoDAS 28, no. 5 (October 2016): 618–24. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015168.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído (ETVSO) com tubo LaxVox® em cantores. Método Participaram 23 cantores, estudantes de canto lírico, com idades entre 18 e 47 anos (média de 27,2 anos). Inicialmente, a coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário contendo os dados de identificação e a gravação da vogal “ε”, contagem de números de um a dez e trecho de música do repertório atual. Na sequência, os participantes receberam orientações e realizaram o ETVSO com tubo LaxVox® por três minutos. Finalmente, as mesmas amostras vocais foram coletadas imediatamente após a execução e os cantores responderam a um questionário sobre sua autopercepção em relação às possíveis modificações vocais geradas pelo exercício. As amostras vocais foram analisadas por juízes fonoaudiólogos e professores de canto e por meio de análise acústica. Resultados A maior parte dos cantores referiu melhor emissão pós-exercício, tanto na fala quanto no canto. Na opinião dos juízes, não houve diferenças entre emissões pré e pós-exercício nas provas da avaliação perceptivo-auditiva (emissão sustentada, fala e canto). A análise acústica da vogal indicou aumento da Frequência Fundamental (F0) e redução da Proporção Glottal to Noise Excitation (GNE) pós-exercício. Conclusão O exercício de trato vocal semiocluído com tubo LaxVox® promove efeitos imediatos positivos quanto à autoavaliação e análise acústica da voz do cantor profissional sem queixas. Quanto à avaliação perceptivo-auditiva da fala e do canto, parece não haver modificações imediatas significativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Hermes, Elisangela Giroto Carelli, and Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos. "Prevalência de sintomas vocais em professores na rede municipal de ensino em Campo Grande - MS." Revista CEFAC 17, no. 5 (October 2015): 1541–55. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620151751215.

Full text
Abstract:
Resumo: OBJETIVO: delinear o panorama epidemiológico sobre a voz do professor na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, verificando a prevalência de sintomas vocais autorreferidos nessa população. MÉTODOS: trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, quantitativo. Dentre os 4.957 professores cadastrados na Semed/2013, 394 participaram da pesquisa. Todas as sete regiões urbanas do município (Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa, Segredo, Centro, Imbirussu) foram amostradas. Para a coleta de dados utilizou-se o protocolo de Ferreira e cols., adaptado, utilizando-se como método de mensuração a escala Likert. RESULTADOS: constatou-se alta prevalência de sintomas vocais autorreferidos. Os professores apresentaram múltiplos sintomas relacionados ao uso da voz no trabalho e perceberam os efeitos adversos em seu desempenho profissional. CONCLUSÃO: a seriedade dos problemas de voz do professor, vivenciados diariamente nos serviços de atendimento fonoaudiológico e na Rede Municipal de Ensino foi revelada em números expressivos nessa pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Salomão, Pedro Emílio Amador, Gabriel Pereira Martins, Larissa Petrini Alves Lorentz, and Larissa Tatiane Gonçalves de Paula. "Métodos preventivos contra quedas em canteiros de obras." Research, Society and Development 8, no. 9 (June 14, 2019): e12891266. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1266.

Full text
Abstract:
Para a realização desta pesquisa bibliográfica foi estimado um leque de informações que, ao entrar no assunto principal do tema que tem como objetivo explicar as problemática e os efeitos em que os acidentes mais especificamente as quedas em canteiros de obras leva a todos envolvidos seja desde o acidentado, responsável pela obra até as instituições governamentais, propor as soluções adequadas para esse problema que tem levado a um aumento aos números estatísticos de acidentes fatais envolvendo estes, sendo elas a consciência com a própria vida e de outros que possam estar envolvidos aos seus atos, seguindo as regras que através de outros estudos feitos por colaboradores e colocados em normas ditam as determinadas recomendações técnicas em que todos envolvidos estejam a parte, tendo noção dos riscos envolvidos no seu dia a dia e as devidas qualificações e preparo para que possam exerce-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Arruda, Beatriz Bergocê, Laís Cristina Dias, and Juliana Aparecida Ramiro Moreira. "Aplicação da drenagem linfática eletrônica em edemas de membros inferiores." Fisioterapia Brasil 18, no. 4 (October 5, 2017): 505. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i4.1212.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do Drenagem Linfática Eletrônica (DLE) em edemas de membros inferiores (MMII). A metodologia contou com 2 voluntários do gênero feminino com idade entre 21 e 25 anos, apresentando edemas nos MMII, os quais foram medidos por meio da fita métrica. O aparelho utilizado para realização deste estudo foi o Ciclus®. Foram realizadas as sessões de drenagem linfática eletrônica nos MMII, uma vez por semana, totalizando 10 sessões com duração de 50 minutos cada. Pode-se concluir neste estudo de caso que após a aplicação do aparelho de drenagem linfática eletrônica, houve uma redução significativa nos membros inferiores nos dois participantes do estudo. Porém é necessário realizações de mais estudos práticos com maiores números de participantes e principalmente no que se diz respeito a parâmetros e colocação dos eletrodos.Palavras-chave: sistema linfático, edema, tratamento, membros inferiores, eletroterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Saldanha, Jânia. "DO COLONIALISMO DA “SUPEREXPLORAÇÃO” AO COSMOPOLITISMO DO “DEVER DE RESPEITO” AOS DIREITOS HUMANOS POR EMPRESAS MINERADORAS NA AMÉRICA LATINA." Novos Estudos Jurí­dicos 25, no. 3 (December 31, 2020): 822–52. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v25n3.p822-852.

Full text
Abstract:
A temática da pesquisa está na internacionalização do direito, analisando a responsabilidade corporativa na mineração transnacional. Depreende-se, no contexto latino-americano, se a mineração transnacional é incentivada e se esse fomento ocorre à custa dos direitos humanos. Para tanto, dividiu-se o artigo em duas partes. Na primeira, a “maldição das fontes”, foi apresentada em três vieses: a) insuficiências das respostas desenvolvimentistas neoclássicas para emancipação” da ideia de progresso pelas capacidades humanas; b) colonialismo cultural ínsito ao segmento, dividindo Norte e Sul Globais, e promovendo desigualdades; e c) mineração na América Latina, pela descrição dos números da indústria e crítica à assimetria normativa traduzida na irresponsabilidade das mineradoras. Na segunda, investigaram-se os efeitos na mineração transnacionalna América Latina, sobre os DESCA e a criminalização dos defensores dos direitos humanos. Finalmente, apresenta-se a RSE, propondo-se a potencialidade cosmopolítica do dever de respeito como uma possibilidade ao extrativismo responsável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Blanco, Lis Furlani, and Jonatan Sacramento. "Pós-pandemia ou a “endemização do (extra)ordinário”? Uma análise comparativa entre as experiências com a fome, Zika vírus e Covid-19 no Brasil." Horizontes Antropológicos 27, no. 59 (April 2021): 183–206. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832021000100010.

Full text
Abstract:
Resumo Passado um ano da “chegada” do novo coronavírus no Brasil, apesar dos números de infecção não apresentarem declínio, iniciou-se um processo de retomada das atividades e adaptação ao “novo normal”. É o objetivo deste artigo mostrar como uma epidemia é construída enquanto uma emergência sanitária, quais os marcadores de sua temporalidade e, principalmente, como ela se produz em um processo de obliteração e externalização de fatores que muitas vezes são inerentes aos seus efeitos. Para tanto, recuperamos a trajetória de duas experiências “epidêmicas” anteriores, vivenciadas em território brasileiro, a fome e o Zika vírus. Mostraremos, a partir dessa comparação, que a epidemia de Covid-19 deve ser entendida levando em consideração que sua trajetória é produzida conjuntamente com outras experiências de saúde e doença. Se os significados do “novo normal” estão sendo disputados, é importante trazer à luz os processos que reproduzem cotidianamente o “normal de novo”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues, Wendel Johnson, and Laurindo Salles Leal Filho. "Importância da hidrodinâmica na cinética de flotação de partículas grossas." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 4 (December 2010): 615–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000400003.

Full text
Abstract:
Os processos básicos que governam a recuperação de partículas em uma célula de flotação compreendem os consecutivos subprocessos de colisão, adesão e estabilidade do agregado partícula/bolha. Entre eles, a colisão é controlada pelo ambiente hidrodinâmico na célula de flotação, enquanto que a adesão é dominada pelo comportamento físico-químico da interface entre partícula e bolha. Por sua vez, a eficiência da estabilidade depende, tanto dos eventos hidrodinâmicos, como dos físico-químicos. A recuperação de partículas grossas de apatita (densidade 3,08 g/cm³) e esferas de vidro (densidade 2,48 g/cm³) foi medida através de ensaios de microflotação e flotação em escala de bancada, variando-se diferentes parâmetros hidrodinâmicos na célula, como rotação e geometria do impelidor e números adimensionais (Reynolds & Froude). Os resultados indicam que velocidades apropriadas do impelidor produziram níveis de turbulência capazes de manter as partículas em completa suspensão, otimizando, assim, a eficiência de colisão entre partículas e bolhas, sem prejudicar a estabilidade dos agregados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Paulo Sérgio L. e., Fábio Henrique T. de Oliveira, and Paulo Igor B. e. Silva. "Efeitos da aplicação de doses de nitrogênio e densidades de plantio sobre os rendimentos de espigas verdes e de grãos de milho." Horticultura Brasileira 21, no. 3 (September 2003): 452–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362003000300007.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os efeitos da aplicação de doses de nitrogênio (0; 40; 80 e 120 kg N ha-1) e de densidades de plantio (30; 50 e 70 mil plantas ha-1) sobre a altura de plantas e inserção de espigas, rendimentos de espigas verdes (grãos com 70 a 80% de umidade) e de grãos e sobre os componentes da produção de grãos da cultivar de milho Centralmex. O rendimento de espigas verdes foi avaliado pelo número e peso de espigas comercializáveis, empalhadas e despalhadas. Um experimento fatorial foi realizado, sob condições de sequeiro, em Mossoró, RN. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições. O aumento da dose de nitrogênio e a redução da densidade de plantio aumentaram todas as características avaliadas, exceto o peso de 100 grãos, sobre o qual o nitrogênio não teve efeito. Houve efeito da interação doses de nitrogênio x densidades de plantio nos números e pesos de espigas empalhadas e despalhadas e no número de espigas maduras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography