To see the other types of publications on this topic, follow the link: Eficácia dos algoritmos terapêuticos.

Journal articles on the topic 'Eficácia dos algoritmos terapêuticos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Eficácia dos algoritmos terapêuticos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hoette, Susana, Carlos Jardim, and Rogério de Souza. "Diagnóstico e tratamento da hipertensão pulmonar: uma atualização." Jornal Brasileiro de Pneumologia 36, no. 6 (December 2010): 795–811. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132010000600018.

Full text
Abstract:
Ao longo dos últimos cinco anos, o conhecimento na área de hipertensão pulmonar evoluiu de forma consistente e significativa. Novos algoritmos diagnósticos e de tratamento foram desenvolvidos com base no resultado de diversos estudos clínicos que evidenciaram a utilidade de novas ferramentas, assim como a eficácia de novos medicamentos e de combinações. Da mesma forma, a classificação da hipertensão pulmonar evoluiu, na tentativa de agrupar as diferentes formas de hipertensão pulmonar que apresentam abordagens diagnósticas e terapêuticas semelhantes a fim de facilitar a condução clínica dos pacientes. Esta revisão visa discutir cada uma dessas modificações, tendo por base as diretrizes brasileiras para manejo da hipertensão pulmonar de 2005, ressaltando aquilo que foi acrescentado às diretrizes internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andrade Filho, Antônio de Souza, Mitermayer Galvão dos Reis, Adenalva L. de Souza, Eline R. Martins, Sandro R. S. dos Santos, Mario Ancilon, José Marcos P. F. Lima, et al. "Neuroesquistossomose mansônica: aspectos clínicos, laboratoriais e terapêuticos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 54, no. 2 (June 1996): 232–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1996000200010.

Full text
Abstract:
Os autores relatam 16 casos de pacientes com forma meningomielorradicular da neuroesquistossomose mansônica, diagnosticados segundo critérios clínicos, laboratoriais e de imagem, acompanhados no Ambulatório de Neurologia-HUPES-UFBA no período de abril/91 a dezembro/93. Eles foram tratados com praziquantel associado a corticoterapia. O objetivo foi avaliar o grau de eficácia e de segurança da droga na regressão dos sinais e sintomas neurológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Keske-Soares, Márcia, Ana Rita Brancalioni, Caroline Marini, Karina Carlesso Pagliarin, and Marizete Ilha Ceron. "Eficácia da terapia para desvios fonológicos com diferentes modelos terapêuticos." Pró-Fono Revista de Atualização Científica 20, no. 3 (September 2008): 153–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872008000300003.

Full text
Abstract:
TEMA: terapia fonológica. OBJETIVO: avaliar a eficácia do tratamento em três diferentes modelos de terapia quanto às mudanças no sistema fonológico de sujeitos com diferentes gravidades do Desvio Fonológico (DF). MÉTODO: a amostra constituiu-se de 66 sujeitos, com idades entre 4:4 e 8:2, sendo 43 do sexo masculino e 23 do feminino, integrantes do banco de dados de uma clínica escola. Todos foram avaliados, antes e após um período de 15 a 25 sessões de terapia fonológica, utilizando-se a Avaliação Fonológica da Criança, a partir da qual foi determinada a gravidade do DF conforme o Percentual de Consoantes Corretas - PCC, o número de Segmentos Não Adquiridos - SNA , e o percentual de Segmentos Adquiridos (SA) após o período de tratamento. Os sujeitos foram tratados pelos modelos ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, Oposições Máximas Modificado e Ciclos Modificado. Posteriormente, realizou-se análise estatística dos dados, utilizando o Teste T para amostras iguais, considerando-se p < 0,05. RESULTADOS: verificou-se um aumento do PCC e do percentual de SA, bem como redução do número de SNA em todos os grupos tratados pelos diferentes modelos de terapia. Estes resultados foram estatisticamente significativos para a maioria dos grupos. CONCLUSÃO: os resultados permitem afirmar que os três modelos de terapia aplicados foram eficazes no tratamento de crianças com DF, para as diferentes gravidades do desvio. Além disso, as maiores mudanças no sistema fonológico ocorreram para os grupos com DF de grau mais acentuado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Balestro, Juliana Izidro, Ana Paula Ramos de Souza, and Inaê Costa Rechia. "Terapia fonoaudiológica em três casos do espectro autístico." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 14, no. 1 (2009): 129–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342009000100020.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias terapêuticas fonoaudiológicas em linguagem a partir da visão dialética em sua eficácia e efetividade para que os sujeitos funcionem na linguagem; explicitar alguns dos movimentos terapêuticos necessários para a manutenção do tópico discursivo e de papéis dialógicos pelos sujeitos durante a conversação. Foi realizada análise qualitativa da interação dialógica, antes e após três meses de terapia de linguagem de base dialética, por meio de filmagem e transcrição da interação linguística e não-linguística em 45 minutos de sessão, de três sujeitos do espectro autístico entre seis e oito anos de idade. Os sujeitos ampliaram sua participação dialógica em situações de interação verbal, apresentando progressos no funcionamento da linguagem. Desta forma, é possível afirmar a eficácia e efetividade da abordagem na terapêutica de linguagem em sujeitos do espectro autístico, pois permite perceber o avanço no funcionamento da linguagem. Os movimentos terapêuticos consistem em ancorar as enunciações dos sujeitos atribuindo sentido e mantendo o tópico de discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Hamilton Petry de, Mario Mantovani, Ricardo Breigeiron, Mauro de Souza Siebert, and Gémerson Gabiatti. "Antibioticoterapia no trauma abdominal penetrante com lesão gastrintestinal: estudo comparativo entre dois esquemas terapêuticos." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 29, no. 5 (October 2002): 277–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912002000500006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar a eficácia de dois esquemas terapêuticos de antibióticos em vítimas de trauma penetrante de abdome com lesão gastrintestinal. MÉTODO: O estudo selecionou de forma prospectiva e randomizada, vítimas de trauma abdominal penetrante com lesão gastrintestinal, dividindo-os em dois grupos, conforme o esquema terapêutico: cefoxitina perioperatória exclusivamente (Grupo 1) e associação de gentamicina e metronidazol por cinco dias (Grupo 2). Os grupos foram estratificados em três níveis de acordo com o Abdominal Trauma Index (ATI) e os desfechos analisados foram complicações infecciosas em nível de sitio cirúrgico e não cirúrgico. Escores de trauma e diversas variáveis foram coletadas, como mecanismo e intervalo trauma - tratamento, choque à admissão, volume transfundido, tempo cirúrgico e lesões de cólon. RESULTADOS: Ambos os grupos foram semelhantes e perfeitamente comparáveis, demonstrando não haver diferença na eficácia entre os esquemas antibióticos. CONCLUSÃO: Para vítimas de trauma abdominal penetrante com lesão gastrintestinal, o uso de cefoxitina restrito ao perioperatório é perfeitamente válido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Renata Renó, Renan Renó Martins, and Maria Teresa Renó Gonçalves. "Eficácia dos métodos terapêuticos na apneia obstrutiva do sono em pediatria: Evidências científicas." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 07, no. 08 (September 4, 2019): 48–63. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/metodos-terapeuticos-na-apneia.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bialer, Marina. "A escrita terapêutica no autismo." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 18, no. 2 (June 2015): 221–33. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2015v18n2p221.3.

Full text
Abstract:
O presente texto analisa as duas autobiografias de Birger Sellin, autista-escritor, que são retratos da sua luta para se liberar do isolamento autístico glacial, através das suas diversas estratégias inventadas que lhe viabilizam um tratamento do gozo invasivo, com uma eficácia relativa, mas que lhe permitem manter seus pseudópodes estendidos em direção aos outros. A invenção da literatura birgeriana retrata os efeitos terapêuticos da escrita, evidenciando a sua importância enquanto valiosa ferramenta de (auto)tratamento no autismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Ana Liz Garcia. "Ultra-sonografia diagnóstica do sistema locomotor eqüino." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 1, no. 1 (January 1, 1998): 31–35. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v1i1.3393.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma descrição da utilização do ultrassom na avaliação das enfermidades locomotoras dos equinos que acometem os tendões, ligamentos, músculos, articulações e ossos. Ressalta-se a importância das informações morfológicas fornecidas pela ultrassonografia na realização do diagnóstico e prognóstico precisos das lesões. Destaca-se os aspectos necessários para uma correta utilização do equipamento, descrições das indicações clínicas e limites desta técnica. Relata-se a eficácia da ultrassonografia na avaliação de diferentes regimes terapêuticos, através da determinação da qualidade da reparação tecidual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pessoa, Diego Rodrigues, Davidson Ribeiro Costa, Bruno De Moraes Prianti, David Ribeiro Costa, Carolina Alves Delpasso, Vanessa Borelli Seefeldt, Brenda Barros Magalhães, Simone Isidoro Gandine, and Renata Amadei Nicolau. "EFICÁCIA CLÍNICA DO LASER ACUPUNTURAL NO TRATAMENTO DA DESORDEM TEMPOROMANDIBULAR." Revista Univap 22, no. 40 (December 12, 2016): 220. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.648.

Full text
Abstract:
A disfunção temporomandibular (DTM) é a condição mais frequente de dor orofacial crônica. A DTM é caracterizada pela a presença de sinais e sintomas na região orofacial. A acupuntura e Terapia a laser de baixa intensidade (TLBI) vêm sendo empregadas no tratamento da DTM. A acupuntura consiste na inserção de agulhas em acupontos específicos do corpo para promover efeitos terapêuticos. A TLBI é uma modalidade de tratamento não invasiva, que vem sendo utilizada com frequência na prática clínica para o tratamento das DTM. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi realizar revisão de literatura, acerca da eficácia clinica do laser acupuntural em pacientes com a DTM. O emprego do laseracupuntural no tratamento das DTM favorece o controle antálgico, miorrelaxante e anti-inflamatório, no entanto, são necessárias novas pesquisas acerca do tema para determinar a eficácia do laser acupuntural em longo prazo para o tratamento de desordens temporomandibulares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maluf, Sâmia Amire, Bruno Gonçalves Dias Moreno, Patrícia Pereira Alfredo, Amélia Pasqual Marques, and Graziela Rodrigues. "Exercícios terapêuticos nas desordens temporomandibulares: uma revisão de literatura." Fisioterapia e Pesquisa 15, no. 4 (December 2008): 408–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502008000400016.

Full text
Abstract:
A articulação temporomandibular faz parte do sistema estomatognático que, junto com os dentes, periodonto, coluna cervical, crânio e cintura escapular, é responsável pela mastigação, fonação, deglutição, respiração e expressão facial. Exercícios terapêuticos têm sido empregados na reabilitação e prevenção das disfunções temporomandibulares (DTM). Este estudo teve como objetivo revisar a literatura a respeito, verificando a eficácia dos exercícios terapêuticos nas DTM. Foram examinados periódicos do período entre 1991 e agosto de 2008, nas bases de dados Medline, Lilacs e Pubmed, utilizando as palavras-chave "desordem temporomandibular", "terapia por exercícios" e as correspondentes em inglês. Foram selecionados relatos de caso, artigos de revisão e ensaios clínicos com mais de 20 pacientes, num total de 53 artigos. A maioria relatou efeitos positivos na redução da dor, melhora da mobilidade e dos aspectos psicológicos, sugerindo que os exercícios podem contribuir no tratamento da DTM. Entretanto, o tipo, tempo de duração, número de repetições, freqüência e intensidade dos exercícios não está bem descrita. A falta de padronização das pesquisas, bem como da forma de avaliar, dificultam a comparação dos resultados. Mais estudos com métodos padronizados devem ser estimulados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bezerra, J. A. B., I. R. S. Cardoso, R. T. G. A. Rodrigues, and K. D. Filgueira. "Uso do fluralaner no tratamento da demodicidose canina juvenil generalizada: relato de caso." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 69, no. 6 (November 2017): 1491–95. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9586.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do presente trabalho foi relatar a eficácia do fluralaner no tratamento da demodicidose juvenil generalizada canina. Dois caninos, apresentando dois e três meses de idade, com diagnóstico clínico e parasitológico de demodicidose generalizada, foram tratados com administração única de fluralaner, na dose recomendada em bula pelo fabricante. Além disso, foi realizada a terapia adjuvante à base de xampu de peróxido de benzoíla e domperidona. Observou-se uma resposta terapêutica satisfatória, com repilação completa ao 30º dia após a administração do fármaco. Para cada paciente, foi realizado exame parasitológico do raspado cutâneo aos 75 e 90 dias seguintes ao início do tratamento, e todos foram negativos. Tendo em vista a elevada eficácia do tratamento proposto, sugere-se a inclusão do fluralaner nos protocolos terapêuticos destinados à demodicidose canina, particularmente nos pacientes pediátricos e com a forma generalizada da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira, Míria Dantas, Mara Dantas Pereira, Cleberson Franclin Tavares Costa, Cristiane Kelly Aquino dos Santos, and Estélio Henrique Martin Dantas. "Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da COVID-19." Journal of Health & Biological Sciences 8, no. 1 (July 6, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3297.p1-8.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: apresentar os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da COVID-19. Método: trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada por meio da busca por publicações científicas indexadas nas bases de dados: PubMed, Europe PMC, ScienceDirect e SciELO. Os seguintes descritores foram utilizados: “COVID-19”, “diagnosis”, “drug therapy”, “pandemics” e “SARS-CoV-2”. Ao final, foram selecionadas 32 publicações. Resultados: a análise dos estudos evidenciou que a rápida disseminação da COVID-19 pode estar relacionada à forma de transmissão, bem como à capacidade de o vírus permanecer estável em aerossóis e superfícies contaminadas. O diagnóstico de COVID-19 tem sido realizado mediante observação dos sintomas, e por um método de biologia molecular. Ainda não há medicamentos específicos e uma vacina contra a doença. No entanto, alguns medicamentos existentes no mercado, indicados para tratar outras patologias, estão sendo considerados como promissoras terapêuticas para a doença. Conclusão: a pandemia de COVID-19 já se configura como o maior desafio para saúde pública do século XXI, com elevadas taxas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, principalmente devido à alta infectividade, e à severidade das manifestações clínicas em populações de risco, sendo mais letal. A falta de evidências científicas conclusivas quanto à eficácia e à segurança dos medicamentos off label no tratamento da doença tem gerado incertezas nos procedimentos de decisão clínica, sendo primordial a realização de ensaios clínicos randomizados, envolvendo um maior número de pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, Ariani Impieri de, and Malaquias Batista Filho. "Diagnóstico e tratamento das anemias carenciais na gestação: consensos e controvérsias." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 3, no. 4 (December 2003): 473–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292003000400012.

Full text
Abstract:
A anemia por carência de ferro representa a deficiência nutricional de maior prevalência em todo o mundo. A mulher e a criança são os grupos biológicos mais vulneráveis. Embora seja um dos procedimentos terapêuticos mais antigos da prática médica, o tratamento das anemias carenciais não está devidamente consolidado na rotina dos serviços de saúde. Em conseqüência, a eficácia do tratamento, os esquemas de tratamento, as recomendações posológicas, a adesão das pacientes e os critérios de acompanhamento são pontos cruciais na avaliação das propostas de intervenção a serem implementadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barros, Alécio Santos, Alexsandra Oliveira Andrade, and Roque Mendes Prado Trindade. "Utilização da Morfologia Fuzzy para Quantificação de Esporos de Fungos Micorrizicos." Revista de Ciência da Computação 1, no. 1 (March 29, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.22481/recic.v1i1.4920.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um método de contagem de esporos de fungos micorrízicos a partir de imagens digitais usando morfologia fuzzy para separação de esporos e algoritmos desenvolvidos no Scilab para quantificação. O objetivo é mostrar a eficácia da morfologia fuzzy e as funções desenvolvidas na separação e contagem. A estratégia metodológica desenvolvida foi utilizar as definições de morfologia fuzzy desenvolvidas por Andrade et al e produzir um algoritmo capaz de separar e contar fungos. Espera-se obter um método capaz de realizar uma contagem eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Calia, Rogério Cerávolo, and Fábio Müller Guerrini. "Projeto Seis Sigma para a implementação de software de programação." Production 15, no. 3 (December 2005): 322–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132005000300004.

Full text
Abstract:
O artigo visa analisar a eficácia organizacional da metodologia Seis Sigma na gestão de projetos para a redução de atrasos e redução de estoques na manufatura, por meio da implementação de um software com algoritmos da Teoria das Restrições. Inicialmente, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a gestão de projetos na perspectiva da gestão da mudança organizacional nos processos de negócios. Em seguida, são revistos os conceitos sobre a metodologia Seis Sigma para a gestão de projetos e sobre os algoritmos da Teoria das Restrições. Então, são descritos os estudos de caso em dois projetos de implementação do software da Teoria das Restrições, sendo que apenas uma das implementações utilizou-se da metodologia Seis Sigma para a gestão do projeto. Na análise dos resultados, busca-se compreender os motivos de o projeto com a metodologia Seis Sigma ter reduzido inventário três vezes mais rápido do que o projeto sem o Seis Sigma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santana, Leonardo Fernandes e., Mateus De Sousa Rodrigues, Marylice Pâmela De Araújo Silva, Rita Marina Soares de Castro Duarte, and Orlando Vieira Gomes. "Granulomatose com poliangiite." Revista de Medicina 98, no. 3 (July 22, 2019): 208–15. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i3p208-215.

Full text
Abstract:
Introdução: Granulomatose com poliangiite (GPA) é uma vasculite granulomatosa necrosante pauci-imune que afeta predominantemente pequenos vasos. É uma doença rara, de etiologia multifatorial, e constitui importante diagnóstico diferencial das síndromes pulmão-rim. Objetivo: atualizar os principais tópicos acerca da granulomatose com poliangiite, além de trazer perspectivas futuras e avanços no manejo clínico dessa vasculite. Metodologia: revisão de literatura realizada em 2018 a partir das publicações dos últimos 5 anos nas base de dados do PubMed Central® e da Scielo®. Resultados: 29 referências bibliográficas selecionadas, das quais: 16 revisões de leteratura; 2 revisões sistemáticas; 1 estudo transversal; 2 estudos caso-controle; 6 coortes; 2 consensos atualizados (1 brasileiro de 2017 e 1 internacional de 2017). Conclusão: a granulomatose com poliangiite é uma entidade de elevada morbimortalidade, e teve seu algoritmo de tratamento recentemente atualizado, conforme abordado nesta revisão. Novos estudos ainda em estão em andamento para avaliar a eficácia e segurança de novas abordagens terapêuticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Macedo, Joyce Lopes, Amanda Suellenn da Silva Santos Oliveira, Irislene Costa Pereira, and Magnólia de Jesus Sousa Magalhães Assunção. "Eficácia da utilização do lítio no tratamento da doença de Alzheimer: evidências cientificas." Research, Society and Development 8, no. 3 (January 1, 2019): e4283832. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.832.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo verificar a efetividade do uso do lítio no tratamento da Doença de Alzheimer. Trata-se de uma revisão do tipo integrativa, utilizou-se de artigos publicados nos anos de 2011 a 2014, disponíveis nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e Scielo. Estudos recentes mostram que a suplementação alimentar com lítio preveniu o aumento de mediadores inflamatórios no cérebro de ratos, levando a aparentes efeitos neuroprotetores terapêuticos do lítio. Leva também a um aumento de neurogênese no giro denteado do hipocampo e parece aumentar a massa cinzenta, evidenciando que o lítio apresenta ação neuroprotetora no tratamento de sintomas associados a doença de Alzheimer. Observou-se que o uso do lítio no tratamento da doença de Alzheimer possui alguns efeitos positivos, contudo, são necessários estudos mais detalhados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Roberta Gonçalves da. "A eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea." Pró-Fono Revista de Atualização Científica 19, no. 1 (April 2007): 123–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872007000100014.

Full text
Abstract:
TEMA: eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea. A atuação fonoaudiológica com disfagia orofaríngea em nosso País alcançou proporções significativas e merece neste momento atenção para que esta atuação esteja baseada em evidências científicas. As técnicas terapêuticas e a eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea têm sido estudadas desde a década de 70, alcançando seu ápice na década de 80 e 90. Poucos estudos têm relatado a eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea, sendo mais freqüente aqueles que têm se preocupado em provar os efeitos da técnica terapêutica na dinâmica da deglutição. No Brasil, as pesquisas em disfagia orofaríngea têm valorizado os procedimentos de avaliação, sendo poucos os trabalhos que tratam da reabilitação. OBJETIVO: apresentar uma análise crítica sobre a eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea. CONCLUSÃO: este artigo de revisão aponta que estudos não randomizados têm comprometido os resultados, uma vez que a casuística das pesquisas têm utilizado amostras muito heterogêneas, que incluem disfagias orofaríngeas mecânicas e neurogênicas ocasionadas por distintas etiologias. Além disto, os programas terapêuticos empregados são pouco descritivos comprometendo a reprodução por parte de outros pesquisadores. Tais achados sugerem a necessidade de estudos mais randomizados, talvez inicialmente por meio de estudos de casos que possam excluir as variáveis do controle da eficácia terapêutica. Outra sugestão seria empregar, assim como as pesquisas atuais têm proposto, escalas que possam medir o impacto do treinamento de deglutição nas condições nutricionais e pulmonares do indivíduo disfágico. Uma importante área da pesquisa, relacionada ao controle da eficiência e eficácia terapêutica, está nos estudos que objetivam estabelecer o grau de redução de custos hospitalares e em empresas de home care, mediante a atuação do fonoaudiólogo com a disfagia orofaríngea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Juciléia Rezende, and Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araújo. "Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia." Estudos de Psicologia (Campinas) 27, no. 2 (June 2010): 187–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2010000200006.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a eficácia de uma intervenção psicoeducacional em grupo destinada a promover habilidades adaptativas de enfrentamento, minimizar o distress e melhorar a qualidade de vida entre pacientes oncológicos em início de quimioterapia. Da intervenção, composta por seis encontros, participaram três mulheres, que foram avaliadas antes, logo após e três meses depois da participação, utilizando-se a Escala de Modos de Enfrentamento, o questionário WHOQOL-bref e a Psychological Screening Tool for Cancer Patients. Uma outra paciente, que não participou do grupo, teve seus resultados comparados aos das demais. Imediatamente após, houve melhora significativa para as integrantes do grupo: aumento de estratégias focalizadas no problema, busca de suporte social e qualidade de vida, bem como redução de ansiedade e depressão. A paciente que não participou da intervenção grupal obteve indicadores menos favoráveis. Nas reavaliações, os resultados se mantiveram, indicando que o grupo psicoeducacional atingiu seus objetivos terapêuticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Alves, A. C. S., D. C. Moraes, G. B. L. De Freitas, and D. J. Almeida. "Aspectos botânicos, químicos, farmacológicos e terapêuticos do Hypericum perforatum L." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 16, no. 3 (September 2014): 593–606. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/12_149.

Full text
Abstract:
Estima-se que aproximadamente 25% das drogas prescritas em todo o mundo são oriundas de espécies vegetais. Dentre as plantas com alto potencial medicinal, se destaca o Hypericum perforatum L. (HP), planta herbácea perene, pertencente à família Hypericaceae. Extratos orgânicos e aquosos de HP têm sido utilizados na medicina popular e em testes pré-clínicos para o tratamento e prevenção de diversas doenças através de efeitos nefroprotetores, atividades antioxidante, antifúngica, ansiolítica, antiviral e cicatrizante. Estudos clínicos indicaram que esta espécie pode ser útil no tratamento de desordens originadas do sistema nervoso central, especialmente na depressão unipolar. HP contém, ao menos, dez classes de compostos biologicamente ativos, dentre eles antraquinonas/naftodiantronas, derivados de floroglucinol, flavonoides, biflavonas, xantonas, óleos voláteis, aminoácidos, vitamina C, cumarinas, taninos e carotenoides. Ao mesmo tempo em que os constituintes possuem relevantes efeitos farmacológicos, os mesmos podem prejudicar, por antagonismo farmacocinético (interação com algumas enzimas do citocromo), a eficácia de outros fármacos. Devido a relevante importância do HP como agente terapêutico, ressalta-se a importância do desenvolvimento de novos estudos com o intuito de elucidar questões ainda controversas acerca do extrato de HP, e.g., dose, melhor horário para colheita, padronização dos extratos, e possíveis efeitos tóxicos, podendo assim, definir claramente os riscos e benefícios da utilização desta planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dreyer, Gerusa, and Giovanini Coelho. "Filariose linfática: doença potencialmente eliminável." Cadernos de Saúde Pública 13, no. 3 (September 1997): 537–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1997000300030.

Full text
Abstract:
Os resultados obtidos com o uso de esquemas terapêuticos simples, como dose única anual ou bianual de Ivermectina (IV), Dietilcarbamazina (DEC) sozinhas ou combinadas, têm sido surpreendentemente promissores na redução da infecção linfática causada pela Wuchereria bancrofti e Brugia malayi. Assim, perspectivas existem de eliminar a doença dos países endêmicos, se programas de controle forem empregados usando-se o tratamento em massa, complementado ou não pelo controle do vetor. Uma breve revisão é feita sobre cada droga em relação à eficácia e às reações adversas causadas pela morte dos diversos estágios do parasita no homem infectado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ferreira, Elaine dos Santos, Erica Tainara Alves dos Santos, and Seânia Santos Leal. "Efeitos da fotobiomodulação e exercícios na dor e força muscular na osteoartrose de joelho: Uma revisão sistemática." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 12, 2021): e2010716668. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16668.

Full text
Abstract:
Introdução: A osteoartose consiste em uma doença degenerativa que pode ou não estar associada a processos inflamatórios, um dos recursos terapêuticos possíveis para o tratamento dessa enfermidade é a fotobiomodulação laser. Objetivos: Este estudo tem como objetivo, analisar por meio de uma revisão sistemática de literatura, a eficácia da fotobiomodulação e exercícios na da dor e força muscular na osteoartrose de joelho. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline, PubMed e Scielo, utilizando como descritores: osteoartrose, fotobiomodulação, fisioterapia, terapia a laser. Foram identificados 35 artigos com ano de publicação entre 2011-2020, escritos nos idiomas português e inglês. Posteriormente, foram lidos os resumos dos artigos, eliminando-se 29 artigos que não atenderam aos critérios. Resultados: 6 artigos compuseram essa revisão, demonstraram diferentes parâmetros de laser infravermelho, e diferentes protocolos de exercícios, porém todos com bons resultados. Conclusão: conclui-se que o uso da fotobiomodulação do laser infravermelho associado ao treino de força tem grande eficácia no tratamento de pacientes com osteoartrose de joelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Carmo, Flávia Almada do, Lúcio Mendes Cabral, Camila Braga Dornelas, and Michele Villardi. "Preparação e Avaliação de Novos Nanosistemas Terapêuticos de Liberação Prolongada de Bentonita – Aciclovir." Revista Processos Químicos 2, no. 3 (January 2, 2008): 52–58. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v02i03.p52-58.2008.

Full text
Abstract:
Fármacos antivirais, em especial aqueles que apresentam baixa estabilidade e destinados ao uso tópico, podem ter sua eficácia farmacológica modulada pelo controle de sua liberação a partir da forma farmacêutica na qual este é veiculado. Como possibilidades para sua formulação, considera-se como mais evidente a preparação de sistemas de liberação modificada de fármacos. A nanotecnologia, em especial, excipientes a base de nanocompósitos fármaco – “silicato lamelar”, figura entre as melhores alternativas tecnológicas disponíveis para esta finalidade. Neste trabalho, tomou-se como objetivo principal o desenvolvimento de novos nanomateriais e nanocompósitos como sistemas carreadores de fármacos, focando-se, em ambos os casos, na otimização da liberação do aciclovir de forma a possibilitar seu uso como um novo sistema de liberação modificada, tanto de uso oral como de uso tópico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Arenas, Géssica Cantadori Funes, Rossana Catanhede Farias Vasconcelos, and Clayton Rodrigues Silva. "DIFERENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS: INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS TERAPÊUTICOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 4 (April 30, 2021): 146–59. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i4.951.

Full text
Abstract:
O plasma rico em plaquetas inicialmente se trata de uma técnica laboratorial, utilizada para fins de diagnóstico e hemoterapia, posteriormente começou a ser empregada para fins terapêuticos, como um bioestimulador na medicina regenerativa. As diferentes técnicas e nomenclaturas utilizadas para a obtenção do plasma rico em plaquetas para fins terapêuticos, dificultam a conclusão de evidências científicas quanto aos benefícios dessa terapia biológica nas diversas áreas de saúde. Foram avaliadas diferentes técnicas de plasma rico em plaquetas, de sistema aberto e fechado, classificações atuais e publicações com diferentes resultados para o mesmo tratamento proposto. A concentração de plaquetas, presença e concentração de leucócitos, tipo de ativação interferem diretamente nos resultados obtidos nos tratamentos. Este artigo sugere a percepção das diferentes técnicas e suas particularidades, compreende que o termo PRP - plasma rico em plaquetas não deve ser genérico. As classificações ajudam a guiar a escolha de técnicas que possuem maior probabilidade de resultados positivos. Deixar descrito nos artigos, todos os dados obtidos com o preparo, é importante para avaliação mais ampla do método e da eficácia do PRP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Andrade, Pedro Beraldo de, Marden André Tebet, Mônica Vieira Athanazio de Andrade, Luiz Alberto Mattos, and André Labrunie. "Segurança e eficácia do acesso radial na realização de procedimentos coronários diagnósticos e terapêuticos em mulheres." Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva 17, no. 4 (2009): 457–62. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-83972009000400007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Montenegro, Maria Cristina, and Amaury Cantilino. "Transcranial magnetic stimulation: what should psychiatrists know?" Revista Debates em Psiquiatria Ano 6 (June 1, 2016): 23–35. http://dx.doi.org/10.25118/2236-918x-6-3-3.

Full text
Abstract:
A estimulação magnética transcraniana (EMT) é uma técnica de neuromodulação não invasiva, com efeitos adversos mínimos e poucas contraindicações. O procedimento vem sendo utilizado no arsenal terapêutico dos pacientes com depressão, mostrando benefícios terapêuticos comprovados em pesquisas no mundo todo. O último guideline europeu publicado sobre o tema, em 2014, coloca a EMT repetitiva de alta frequência aplicada no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo para depressão como nível A de evidência (eficácia definida). A técnica foi aprovada pelo Food and Drug Administration nos EUA para tratamento de depressão em 2008 e reconhecida em 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como ato médico válido em todo o território nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Macedo, Ana Carolina Brandt. "Programa de verificação e controle de equipamentos de ultra-som terapêuticos." Fisioterapia Brasil 6, no. 5 (March 18, 2018): 339. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i5.2018.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um programa para verificação e controle de equipamentos de ultra-som terapêuticos. O programa é baseado em normas técnicas e em gerenciamento de tecnologias, e consiste em etapas de aquisição, inspeção inicial, controle e manutenção dos equipamentos. O programa foi implementado em 5 clínicas, particulares e/ou vinculadas a instituições de ensino e pesquisa. Foram analisados 19 equipamentos de ultra-som de fabricação nacional e estrangeira, de 5 marcas e 10 modelos, com tempo de uso e data de fabricação variados. Na implementação do programa, foram analisadas as fichas técnicas dos equipamentos e seus registros, durante a etapa de aquisição, realização de testes qualitativos (teste do calorímetro) para verificação do desempenho do equipamento e realização de testes de segurança elétrica. Pelos resultados obtidos, diversos problemas foram identificados: fichas técnicas incompletas e variação excessiva dos valores de energia de ultra-som dos equipamentos, falhas nas instalações elétricas das clínicas e nos equipamentos avaliados, etc. A fim de se garantir maior eficácia nos tratamentos fisioterápicos em que o equipamento de ultra-som é utilizado, mostra-se necessária a implementação de programas do tipo desenvolvido ou outros similares, os quais poderiam ser implementados na prática clínica. Palavras-chave: ultra-som terapêutico, normas, programa de gerenciamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira, Priscilla F. V., Fernanda T. N. A. M. Romão, Eduardo M. Penzeti, João F. Z. Sanches, Juliana M. Curti, Karina K. M. C. Flaiban, and Júlio A. N. Lisbôa. "Importância da transfaunação no tratamento da acidose láctica ruminal aguda induzida em cabras e ovelhas." Pesquisa Veterinária Brasileira 38, no. 4 (April 2018): 670–78. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-5051.

Full text
Abstract:
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância da transfaunação no tratamento e recuperação de cabras e ovelhas com acidose lática ruminal aguda (ALRA) induzida experimentalmente. Seis cabras (41,2±5,6kg) e seis ovelhas (46,8±4,57kg), não gestantes e não lactantes, receberam 15g de sacarose por quilo de peso corporal para indução da enfermidade. A ALRA foi induzida duas vezes em cada animal, com intervalo de 30 dias após recuperação total da primeira indução. Os procedimentos terapêuticos consistiram na remoção do conteúdo ruminal líquido por lavagem e sifonamento com auxílio de sondagem esofágica, e na correção da acidose metabólica com soluções eletrolíticas, contendo lactato ou bicarbonato de sódio, infundidas por via intravenosa. A transfaunação fez parte de apenas um dos tratamentos de cada animal e consistiu na administração por sondagem esofágica de 2L de suco ruminal de um bovino sadio. A recuperação completa foi avaliada por exames físicos e exames do suco ruminal realizados até quatro dias após os procedimentos terapêuticos. A eficácia dos protocolos de tratamento, com ou sem transfaunação, foi comparada. O protocolo de indução foi efetivo em induzir a enfermidade e as cabras e ovelhas apresentaram sinais clínicos de intensidade máxima (apatia, atonia ruminal, distensão abdominal, diarreia de consistência pastosa a líquida e desidratação moderada) 16 horas após a administração intrarruminal de sacarose, sem distinção entre as espécies. Neste momento, as características do suco ruminal mostraram-se semelhantes aos quadros típicos de ALRA. A frequência de movimentos ruminais se normalizou no terceiro dia após os procedimentos terapêuticos, sem diferença entre as espécies, e independente de terem recebido a transfaunação ou não. A transferência de suco ruminal também não acelerou a recuperação do apetite, que foi considerado normal somente no quarto dia após os procedimentos terapêuticos, em ambas as espécies. Em relação ao líquido ruminal, quando receberam a transfaunação, os caprinos e ovinos apresentaram recuperação das características de cor, odor e consistência mais rapidamente do que quando não receberam. A atividade fermentativa da microbiota ruminal não sofreu influência da transfaunação e se normalizou dois e três dias após os procedimentos terapêuticos nas ovelhas e cabras, respectivamente. A transfaunação promoveu o retorno mais rápido da população de protozoários ruminais, que já foram observados 24 horas após os procedimentos terapêuticos, em ambas as espécies. Quando os animais não receberam a transfaunação, o retorno dos protozoários só ocorreu no segundo dia após os procedimentos terapêuticos. A recuperação completa dos animais estudados ocorreu em até quatro dias, independente da realização da transfaunação ou não. Conclui-se que a transferência de suco ruminal não pode ser considerada medida crucial para o tratamento e convalescença de caprinos e ovinos acometidos por de ALRA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Maria Vitoria Serafim da, Rodrigo Tenório Padilha, and Déborah de Melo Magalhães Padilha. "Benefícios da Moringa oleifera para saúde humana e animal: Revisão de Literatura." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 16, 2021): e50010817495. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17495.

Full text
Abstract:
Moringa oleifera Lam. é uma espécie de planta pertencente à família Moringaceae, arbórea, originada do Nordeste indiano. Por apresentar várias aplicações, desde a saúde humana e animal até a utilização para fins ambientais, como a purificação de águas, essa espécie é cultivada no mundo inteiro. Das folhas às raízes, essa planta apresenta um alto valor medicinal. Vários estudos comprovaram os efeitos terapêuticos da Moringa oleifera Lam., dentre eles: potente anti-inflamatório, redução da glicose, anticolesterol, hepatoprotetor, anticâncer e propriedades antimicrobianas. Tendo em vista a importância da Moringa oleifera Lam. como um fitoterápico, o objetivo deste artigo de revisão é apresentar os diversos benefícios desta planta na saúde humana e animal. Portanto, neste artigo foi realizada uma revisão integrativa, sendo estudados um total de 63 artigos científicos, nos idiomas inglês, espanhol e português. Com base nos estudos avaliados, foi confirmado que, várias partes da Moringa oleifera Lam. apresentam efeitos terapêuticos, como as folhas, sementes, flor e raízes. Esses efeitos foram atribuídos as substâncias fitoconstituintes que elas apresentam, como flavonóides, fenóis, alcalóides, taninos, saponinas, glucosinalatos, fitatos, oxalatos, proteínas e vitaminas. Sua ação terapêutica, e sua eficácia na resposta aos tratamentos, dependem das formas de apresentação e da dose administrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Costa Pereira, Diogo. "OTIMIZAÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DO CAFÉ UTILIZANDO ALGORITMO GENÉTICO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 1 (February 6, 2021): 252–66. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i1.73.

Full text
Abstract:
A bebida café é uma das mais conhecidas mundialmente, e para algumas pessoas é de suma importância o seu uso no cotidiano. Além disso, o café possui um enorme conglomerado de atores envolvidos, como cooperativas, armazéns, comercio internacional, produtores entre outros, e com isso se torna um produto bastante competitivo no mercado. Este trabalho objetivou estudar o emprego dos algoritmos genéticos como forma de otimização da produção cafeeira e comparar os seus resultados obtidos com um estudo base que utiliza o mesmo modelo matemático como forma de avaliação. Os resultados encontrados neste estudo foram bem satisfatórios, e quando comparados com o estudo base, comprovou se sua eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Neves, Leandro Ourives, Anette Chrusciak Talhari, Ellen Priscilla Nunes Gadelha, Roberto Moreira da Silva Júnior, Jorge Augusto de Oliveira Guerra, Luiz Carlos de Lima Ferreira, and Sinésio Talhari. "Estudo clínico randomizado comparando antimoniato de meglumina, pentamidina e anfotericina B para o tratamento da leishmaniose cutânea ocasionada por Leishmania guyanensis." Anais Brasileiros de Dermatologia 86, no. 6 (December 2011): 1092–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962011000600005.

Full text
Abstract:
FUNDAMENTOS: O tratamento da leishmaniose tegumentar americana (LTA) ainda constitui desafio, pois a maioria dos medicamentos é injetável e têm-se poucos ensaios clínicos randomizados comparando a eficácia das drogas. Além disso, é provável que as espécies de Leishmania tenham influência nas respostas terapêuticas. OBJETIVOS: Avaliar e comparar a eficácia e a segurança dos esquemas de tratamento na LTA, ocasionada por Leishmania (Viannia) guyanensis. MÉTODOS: 185 pacientes foram selecionados, conforme critérios de elegibilidade, e distribuídos, aleatoriamente, em 3 grupos - 2 com 74 enfermos e outro com 37 - que receberam, respectivamente, antimoniato de meglumina, isotionato de pentamidina e anfotericina B em doses, períodos e vias de administração padronizados. Os enfermos foram reexaminados um, dois e seis meses após o final dos tratamentos. RESULTADOS: Não houve diferença entre os grupos terapêuticos em relação ao sexo, idade, número ou local das lesões. A análise por intenção de tratar (ITT) mostrou eficácias de 58,1% para a pentamidina e 55,5% para o antimoniato (p=0,857). O grupo da anfotericina B foi analisado separadamente, pois 28 (75,7%) pacientes negaram-se a continuar no estudo após a randomização. Eventos adversos leves ou moderados foram relatados por 74 (40%) pacientes, principalmente artralgia (20,3%), para o grupo do antimoniato, e dor (35,1%) ou enduração (10,8%) no local das injeções para a pentamidina. CONCLUSÕES: A pentamidina tem eficácia similar ao antimonial pentavalente para o tratamento da LTA ocasionada por L. guyanensis. Face aos baixos resultados de eficácia apresentados por ambas as drogas, necessita-se, com urgência, investigar novas opções terapêuticas para esta enfermidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Guerreiro, Marilisa M., Maria Augusta Montenegro, Renata T. Piva, and Maria Valeriana L. Moura-Ribeiro. "Distúrbio do déficit de atenção: tratamento com metilfenidato." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 54, no. 1 (March 1996): 25–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1996000100004.

Full text
Abstract:
Os autores apresentam os resultados do tratamento com metilfenidato usado em 24 crianças com diagnóstico de distúrbio do déficit de atenção realizado com base nos critérios expostos no DSM-III. A dose utilizada foi de 5 a 10 mg ao dia, dividida em uma ou duas tomadas. Resposta satisfatória ao tratamento foi encontrada em 79,1% dos pacientes e insatisfatória em 16,6%. Em um caso o resultado não pode ser avaliado pela necessidade de interrupção precoce do tratamento. Efeitos colaterais ocorreram em duas crianças (cefaléia e/ou náusea). Os resultados terapêuticos e os efeitos colaterais indesejáveis são comparados com os da literatura, ressaltando-se a eficácia e a segurança do tratamento com metilfenidato .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Azevedo, Alexandre Pinto de, Flávio Alóe, and Rosa Hasan. "Hipnóticos." Revista Neurociências 12, no. 4 (January 23, 2019): 198–208. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8851.

Full text
Abstract:
Este artigo de atualização descreve os mecanismos de ação, efeitos colaterais e usos terapêuticos dos hipnóticos agonistas GABA-A benzodiazepínicos (BZD) e dos agonistas mais modernos GABA-A não benzodiazepínicos nas insônias de diversas causas. Novos hipnóticos não benzodiazepínicos em fase de inicial de uso clínico são igualmente relatados. Os dois tipos agonistas GABA-A produzem efeitos positivos sobre o sono anormal de portadores insônia de diferentes causas. A diversidade deste perfil dos agonistas GABA-A proporciona uma grande flexibilidade de escolha e de administração para o tratamento sintomático das insônias. Contudo, ainda não está claro se a eficácia e segurança desta classe de medicamento e de outros agonistas do receptor GABA benzodiazepínico persiste com o uso crônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Alberton, L. R., C. F. Orlandini, T. M. Zampieri, A. Y. Nakamura, D. D. Gonçalves, R. Piau Júnior, M. M. Zaniolo, S. T. Cardim, O. Vidotto, and J. L. Garcia. "Eficácia do dipropionato de imidocarb, da enrofloxacina e do cloridrato de oxitetraciclina no tratamento de bovinos naturalmente infectados por Anaplasma marginale." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no. 4 (August 2015): 1056–62. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7999.

Full text
Abstract:
O agente de maior importância, em relação à anaplasmose bovina, é o Anaplasma marginale. Os principais sinais clínicos dessa enfermidade são anemia hemolítica, icterícia, dispneia, taquicardia, febre, fadiga, lacrimejamento, sialorreia, micção frequente, anorexia, perda de peso, aborto e morte. A terapia antimicrobiana é o principal protocolo terapêutico. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia do dipropionato de imidocarb, da enrofloxacina e do cloridrato de oxitetraciclina no tratamento de bovinos leiteiros naturalmente infectados por Anaplasma marginale. Para isso, foram avaliados 48 zebuínos mestiços que apresentavam os sinais clínicos sugestivos da doença. Os animais foram submetidos à coleta de sangue para a realização de hemograma e à extração de DNA para a confirmação da presença de A. marginale, por meio da reação em cadeia pela polimerase (PCR). Os animais foram divididos em três grupos experimentais, para realização dos protocolos terapêuticos, utilizando-se dipropionato de imidocarb, oxitetraciclina e enrofloxacina. Trinta e seis animais (75%) apresentaram reação positiva ao PCR. Os animais positivos não apresentaram diferenças significativas quanto ao hemograma e ao leucograma quando comparados com os negativos, no entanto os níveis de proteínas séricas foram inferiores nos animais positivos (P<0,05). Os três protocolos terapêuticos foram capazes de reduzir a infecção ao longo do tratamento (P<0,01), porém, após cinco dias de tratamento, a enrofloxacina apresentou maior efetividade em relação aos demais (P<0,01). Após o final do tratamento, nenhum protocolo foi capaz de eliminar totalmente a infecção pelo A. marginale em bovinos naturalmente infectados e manejados a campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Borges, Karen Selbach, Fabricia Py Tortelli Noronha, and Luciana Backes. "Pensamento computacional desplugado." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 7, no. 1 (August 4, 2020): 141–55. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14705.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa uma experiência de desenvolvimento do pensamento computacional desplugado (PCD) com o Projeto Pipe à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamentocríticonaresoluçãodeproblemas. Osdados foram obtidos por meio de diálogos estabelecidos nas relações de aprendizagens, de algoritmos criados a partir da atividade proposta e de registros fotográficos. Evidenciamos a eficácia do uso do material concreto no processo de aprendizagem, a importância do lúdico como um elemento mediador entre o prazer e a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional em situações de resolução de problemas, gerando novos sentidos para o conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Munhoz, Sabrina Thais Ferreira Cardoso, Gabrielly Lopes Correia Vergeth De Sirqueira, and Lucas Fortes Cavalcanti de Macêdo. "Efeito do laser infravermelho de baixa potência na osseointegração pós-implante: revisão de literatura." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 28 (August 13, 2019): e1036. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1036.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi, através de uma revisão de literatura, discutir e analisar as características do laser de baixa potência e seus efeitos terapêuticos sobre os tecidos nas áreas pós-implantadas, bem como abranger protocolos e usabilidade clínica. Métodos: Foi realizado uma busca guiada nas línguas portuguesa e inglesa no período de 2000 a 2019 através dos termos disponibilizados no DeCS e textos nas bases de dados Scielo, PubMed, Scholar Google, Medline e Lilacs. Resultados: A implantodontia é uma especialidade dentro da odontologia responsável por reestabelecer função mastigatória e estética de espaços edêntulos, visando substituir por implante sítios onde houveram perdas dentais. Para que um implante seja bem-sucedido, é necessário que o fenômeno da osseointegração aconteça, o qual é influenciado por condições locais e sistêmicas que podem interferir na sobrevida do implante em função. Visando esse aspecto, a utilização do laser de baixa potência é um avanço que pode favorecer a reabilitação pós-cirúrgica e acelerar o processo de osseointegração. Considerações Finais: Embora os lasers de baixa intensidade apresentem bons resultados, sua eficácia é pouco comprovada no que se refere ao reparo do tecido ósseo, se mostrando um excelente coadjuvante no tratamento de tecidos moles e procedimentos terapêuticos, apenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Abdon, Nagib Ponteira, Ana Yecê das Neves Pinto, Rita do Socorro Uchôa das Silva, and José Maria de Souza. "Avaliação da resposta aos esquemas de tratamento reduzidos para malária vivax." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 34, no. 4 (August 1, 2001): 343–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822001000400006.

Full text
Abstract:
Recaídas que podem ocorrer com o tratamento convencional de longa duração para malária por P. vivax, são em parte devido a parcial adesão do paciente ao tratamento. A utilização de esquemas terapêuticos de curta duração pode proporcionar melhor adesão ao tratamento, mantendo a eficácia e tolerância e minimizando efeitos adversos. Com o objetivo de testar 2 esquemas terapêuticos com doses reduzidas de cloroquina para malária por P.vivax , comparando-o ao esquema clássico, os autores estudaram 120 pacientes, diagnosticados pela gota espessa, com idade superior a 12 anos, submetidos a três esquemas de tratamento: esquema I: fosfato de cloroquina (150mg), 25mg/kg (dose total), durante três dias (10mg/kg de peso no primeiro dia; 7,5mg/kg no segundo e terceiro dias), associada a primaquina (15mg), 0,25mg/kg/dia, por quatorze dias; esquema II: cloroquina, 10mg/kg, em dose única, associada a primaquina, 0,5mg/kg/dia, por sete dias; esquema III: cloroquina, 10mg/kg em dose única, associada a primaquina, 0,5mg/kg/dia, por cinco dias. A resposta de cura clínica aos três esquemas foi satisfatória. O desaparecimento da tríade sintomática ocorreu no máximo em até 96 horas, e a negativação da parasitemia assexuada ocorreu em até 72 horas, para os três esquemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Barbosa, Patrícia Silva Hampe, Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela, and Robert Bicalho da Cruz. "Reabilitação das fraturas do rádio distal." Acta Ortopédica Brasileira 17, no. 3 (2009): 182–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522009000300011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a evidência do efeito e eleição da conduta terapêutica nas fraturas do rádio distal. A revisão sistemática utilizou as bases de dados PubMed, Lilacs, Pedro, Cochrane, Scielo, OTseeker, sem restrições de período de publicação, com as seguintes palavras chaves: fraturas do rádio, reabilitação, terapia ocupacional, fisioterapia, incluindo línguas inglesa, espanhola, francesa e portuguesa. Os estudos encontrados foram avaliados independentemente pelos dois autores utilizando critérios da escala PEDro. Estudos não experimentais foram incluídos em busca de esclarecimentos sobre a reabilitação. Foram encontrados 22 estudos, sendo 14 ensaios clínicos controlados randomizados (ECRs). Dentre eles, quatro compararam mobilização precoce com tratamento convencional apresentando evidência moderada a favor da primeira; sete confrontaram tratamento baseado em exercícios domiciliares com tratamento em consultório apontando evidência conflitiva (um deles também comprovou eficácia de mobilização acessória passiva); e três analisaram eficácia de procedimentos terapêuticos: campo eletromagnético pulsado, drenagem linfática, ultra-som, indicando evidências limitadas. Os nove estudos não experimentais encontrados não apresentaram informações suficientes sobre os questionamentos desta pesquisa. Observou-se uma tendência dos autores em utilizar os princípios gerais da reabilitação ao elaborar condutas terapêuticas, mas os procedimentos utilizados não estão bem atestados pela literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Macedo, Rafaela Melo, Thaís ´Ribeiro Garcia, Eduarda Pereira Castanheira, Débora Costa Noleto, Thales Vieira Medeiros Freitas, and Aline de Araújo Freitas. "Lúpus Eritematoso Sistêmico: relação entre os diferentes tratamentos e evolução clínica." Revista de Medicina 99, no. 6 (December 20, 2020): 573–80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i6p573-580.

Full text
Abstract:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune que apresenta manifestações clínicas variáveis, sendo progressiva e potencialmente fatal, se não tratado. Os tratamentos padrões incluem antimaláricos, corticosteroides (CS) e imunossupressores. No entanto, apesar do melhor entendimento do processo da doença, ainda há uma necessidade significativa e não atendida de novo tratamento devido ao alto risco continuado de mortalidade e progressão de danos aos órgãos. Assim, o objetivo do presente estudo foi fazer um levantamento bibliográfico acerca dos diferentes tratamentos publicados para o manejo do LES relacionando com a melhora clínica do paciente. Para tanto, utilizou-se as bases de dados Lilacs, SciELO, PubMed e Google Acadêmico e os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: “lúpus eritematoso sistêmico”, “terapêutica” e “qualidade de vida”. Os artigos selecionados foram publicados em língua inglesa e portuguesa, entre os anos de 2014 e 2020. As referências encontradas permitiram constatar que os antimaláricos e a infusão de plasma fresco congelado são os recursos terapêuticos com maior eficácia. Além disso, a suplementação com vitamina D apresentou mostrou ter função benéfica sob o quadro clínico de pacientes lúpicos. Outro tratamento efetivo para as lesões dermáticas foi a utilização de laser de corante pulsado. Desse modo, são necessários mais estudos acerca da demonstração da eficácia dos diferentes tratamentos para o LES, a fim de elucidar a eficácia e a segurança das diversas terapias utilizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Miranda, Robson Barbosa de, Erica Patrício Nardino, Thatiane Gomes, and Patrícia Farias. "Nova técnica para treinamento em acessos vasculares guiados por ultrassom utilizando modelo de tecido animal." Jornal Vascular Brasileiro 11, no. 1 (March 2012): 83–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492012000100015.

Full text
Abstract:
A ultrassonografia Doppler deixou de ter seu uso apenas como método diagnóstico e vem galgando espaço nos procedimentos terapêuticos. Com maior aplicabilidade e uso de cateteres venosos centrais e procedimentos guiados por ultrassom, há preocupação com a melhora da eficácia e segurança durante o procedimento, assim como com a diminuição das potenciais complicações. Para isso, o treinamento da técnica em modelos (phantoms) é desejável. Os modelos industrializados para treinamento em acesso vascular guiado por ultrassom são caros e não reproduzem adequadamente a ecotextura e a densidade dos tecidos humanos. Na tentativa de treinar e aprimorar os profissionais para o uso do ultrassom em procedimentos de acessos vasculares, desenvolveu-se um modelo animal de baixo custo, fácil confecção e excelente aplicabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Esteves Caseiro Mendes de Freitas, Tomás, and Glória Maria Cardoso da Cunha Velho. "Opções Terapêuticas Farmacológicas na Acne vulgar." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 79, no. 2 (June 26, 2021): 129–35. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.79.2.1370.

Full text
Abstract:
A acne vulgar é uma patologia crónica da unidade pilossebácea caracterizada por polimorfismo cutâneo, sendo das mais prevalentes na adolescência. Pode originar sequelas físicas, como cicatrizes desfigurantes, e psicológicas, nomeadamente diminuição da qualidade de vida e função psicossocial. Assim, torna-se fundamental uma estratégia terapêutica eficaz de modo a promover a sua resolução e, simultaneamente, minimizar a presença destas sequelas. Atualmente, os fármacos disponíveis são diversos, obrigando, na sua seleção, à avaliação biopsicossocial do doente. Estudos recentes têm apontado novos agentes terapêuticos promissores, nomeadamente alternativas aos retinóides tópicos, isotretinoína oral, antiandrogénios orais e antibióticos. Estes poderão permitir uma redução da resistência antibiótica e consequente aumento da eficácia com redução substancial dos efeitos adversos. O melhor perfil de segurança e tolerabilidade poderá otimizar a abordagem terapêutica atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Lins Aragão, Ana Beatriz, Janaína Da Silva Ferreira, Paulo Henrique Silva, Priscila Ellen Da Silva Souza, Dayane Da Silva Santos, Elaine Cristina Da Silva, Priscilla Régia De Andrade Calaça, Elayne Cristine Soares da Silva, Ana Lúcia Figueiredo Porto, and Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares. "EFICÁCIA DAS ENTEROCINAS NO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER COLORRETAL: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 5 (June 11, 2021): e25318. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i5.318.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este estudo avaliar a eficácia das enterocinas produzidas pela Enterococcus faecium 141v e 137v, probióticos, oriundos do queijo de coalho artesanal de Pernambuco sobre o desenvolvimento do câncer colorretal em estudo in vivo. Como metodologia foram realizados testes de sensibilidade a protease com a finalidade de comprovar suas propriedades proteicas, além de sua atividade biológica como antimicrobiano. A ultrassonografia foi utilizada para avaliar o efeito das enterocinas sobre o câncer colorretal induzido por 1,2 Dimetilhidrazina (DMH ) em ratos Wistar. Os resultados obtidos in vitro demonstraram a natureza peptídica das enterocinas bem como sua eficácia quanto à atividade antimicrobiana. Quanto aos resultados in vivo avaliados na ultrassonografia, foi possível observar a diminuição na espessura da parede intestinal dos ratos que foram submetidos a indução do câncer colorretal e tratados com as enterocinas, podendo ser explicada pela possível estimulação apoptótica, visando a inibição de células cancerígenas. O presente estudo trouxe aspectos importantes a respeito da utilização das enterocinas para fins terapêuticos, sobretudo na prevenção e controle do câncer colorretal em modelo animal. Também destacou o uso da ultrassonografia para avaliar o efeito das enterocinas sobre o desenvolvimento da doença, mostrando ser um método que considera o bem-estar animal por ser menos invasivo e eficaz. Os resultados obtidos neste trabalho reforçam a necessidade de estudos que aprofundem o tema. Além disso, agregam conhecimentos em diversas áreas como biotecnologia, microbiologia, medicina, nutrição e farmacologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Araújo, Angélica Rodrigues. "Critérios para eficácia clínica da crioterapia: implicações para o tratamento de traumas agudos." Fisioterapia Brasil 9, no. 5 (December 30, 2017): 357. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v9i5.1706.

Full text
Abstract:
Crioterapia é um recurso comumente utilizado para tratamento de lesões agudas músculo-esqueléticas, principalmente as lesões relacionadas ao esporte. A praticidade e o baixo custo da crioterapia somada aos benefícios terapêuticos induzidos pela mesma tornaram-na um recurso bastante difundido na prática clínica fisioterápica, entretanto, tem sido utilizada de forma indiscriminada. Frente a isso, este estudo buscou esclarecer o papel da crioterapia no trauma agudo, a fim de embasar cientificamente a utilização desse recurso em tais situações e correlacionar as principais indicações terapêuticas da crioterapia no tratamento de traumas agudos aos objetivos, aos métodos, as técnicas de aplicação e aos resultados obtidos. Para realização deste estudo foram realizadas pesquisas em periódicos e livros da biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, e nas bases de dados Medline, PEDro, Pubmed e Scielo. Existem evidências da crioterapia para alívio de dor no pós-trauma imediato e possível influência da reação inflamatória aguda, entretanto, 75% dos estudos foram realizados em sujeitos saudáveis. Com base nesta revisão da literatura, sugere-se que os benefícios da crioterapia no trauma agudo estão relacionados principalmente ao controle álgico e à prevenção e/ou diminuição da hipóxia secundária ao processo inflamatório.Palavras-chave: crioterapia, resfriamento tecidual, dor, lesão aguda, lesão de tecido mole.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Leal, Seânia Santos, Valdileia Teixeira Uchôa, José Figuerêdo-Silva, Romero Barros Soares, Diego Miranda Mota, Ronysson Coimbra de Alencar, Antônio Luiz Martins Maia Filho, Antônio Euzébio Goulart Sant'Ana, and Milton Beltrame Junior. "EFICÁCIA DA FONOFORESE COM XIMENIA AMERICANA L. NA INFLAMAÇÃO DE TENDÃO DE RATOS." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 22, no. 5 (October 2016): 355–60. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220162205156899.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: Diversos recursos terapêuticos, como laser e ultrassom isolado, combinados com fármacos e fonoforese têm sido utilizados em casos de inflamação e reparo de tendão, sendo o ultrassom pulsado bastante eficaz em tendinites crônicas. Objetivo: Analisar a eficácia do uso da fonoforese com o extrato etanólico das cascas do caule da Ximenia americana L. na resolução do processo inflamatório crônico em Rattus norvegicus. Métodos: A amostra consistiu em 120 animais para análise da resposta inflamatória, utilizando-se como variáveis edema, força biomecânica, número de fibroblastos e análise histológica. Resultados: Nos 7° e no 14° dia, verificou-se diferença significativa entre o grupo ultrassom com gel do caule de Ximenia americana L. e o grupo ultrassom com placebo (p < 0,05) quanto à redução de edema, aumento da força máxima de ruptura, redução extremamente significativa da deformação máxima (p < 0,001), além de aumento dos fibroblastos. Na análise histológica, houve melhora do processo inflamatório inicial e aceleração do reparo tendíneo, com redução de células inflamatórias e com deposição de colágeno organizado com matriz extracelular densa. Conclusão: O ultrassom pulsado combinado com o gel do caule de Ximenia americana L. é uma forma terapêutica eficaz para a resolução do processo inflamatório crônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Henklain, Marcelo Henrique Oliveira, and João dos Santos Carmo. "Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração." Psicologia: Teoria e Pesquisa 29, no. 3 (September 2013): 341–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722013000300012.

Full text
Abstract:
Foi avaliado se a formação de classes de equivalência entre quatro tipos de problemas de adição aumenta a porcentagem de acertos em problemas com diferentes formas de apresentação, posições da incógnita e estruturas semânticas. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com baixa porcentagem de acertos na resolução de problemas de adição e subtração. Após a formação da classe de equivalência ocorreram mais acertos em todos os tipos de problemas. Investigou-se, então, o efeito do ensino de algoritmos sobre esse desempenho. Não foi observado um padrão homogêneo de melhora após esse ensino. No teste de generalização, os participantes não cometeram erros. Verificou-se que os procedimentos adotados contribuíram para a melhora da eficácia do comportamento de resolver problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva kubotani, Kelvin Patrick, Dione Rodrigues Fernandes, and André Tomaz Terra Júnior. "UTILIZAÇÃO DE FÁRMACOS VASODILATADORES DE AÇÃO DIRETA E INDIRETA NO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL: ARTIGO DE REVISÃO." Revista Científica FAEMA 10, no. 1 (July 26, 2019): 148–56. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v10iedesp.775.

Full text
Abstract:
As doenças cardiovasculares compreendem um grupo de doenças não transmissíveis responsáveis por milhares de mortes em todo o mundo. Dentre elas, a hipertensão arterial (HA) é a que apresenta os maiores índices de morbidade e mortalidade. Embora incurável, a HA pode ser tratada, e esse tratamento quando realizado de forma correta proporciona maior qualidade de vida ao indivíduo. Nesse contexto, os fármacos vasodilatadores compreendem uma importante ferramenta farmacológica. A pesquisa teve como objetivo reunir informações por intermédio de revisão de literatura sobre a utilização de medicamentos vasodilatadores no tratamento da HA. Nesse sentido, a mais de 70 anos essa classe compõe os esquemas terapêuticos para o tratamento da HA, e seus mecanismos e eficácia são bem elucidados pela literatura científica, o que a torna uma importante ferramenta nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Belo Tavares Ferreira, Camila. "Diretrizes Metodológicas: Elaboração de Diretrizes Clínicas." Revista Brasileira de Cancerologia 62, no. 2 (June 30, 2016): 165–66. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2016v62n2.358.

Full text
Abstract:
Da série de publicações sobre metodologias utilizadas nos processos de avaliação tecnológica no Brasil, a mais recente é intitulada Diretrizes Metodológicas: Elaboração de Diretrizes Clínicas. Diretrizes clínicas baseadas em evidências contêm recomendações sobre as intervenções que demonstram segurança, eficácia e efetividade, acompanhadas da avaliação dos benefícios e possíveis danos à saúde da população. Esses documentos são elaborados com base em revisões sistemáticas da literatura com qualidade avaliada, em resposta às perguntas relevantes oriundas da prática de atenção à saúde. Sendo assim, um manual torna-se relevante no Sistema Único de Saúde (SUS) uma vez que a há necessidade de orientar a elaboração e padronizar os formatos apresentados de diretrizes e protocolos clínicos e terapêuticos de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Guimarães, Flávio Manuel Gomes, and Albino Monteiro Martins. "Eficácia do uso de corticoides tópicos no tratamento da fimose primária em crianças e adolescentes." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 12, no. 39 (October 4, 2017): 1–6. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1454.

Full text
Abstract:
Introdução: A fimose primária é um problema frequente na consulta de saúde infantil, com prevalência de 11% aos 3 anos de idade. Objetivo: O objetivo desta revisão é avaliar a evidência da eficácia do uso de corticoides tópicos (CCT) na redução da limitação da retratilidade do prepúcio em crianças e adolescentes. Métodos: Pesquisa efetuada nas bases de dados National Guideline Clearing House, Canadian Medical Association Pratice Guidelines Infobase, Cochrane Library, DARE, Bandolier, Evidence Based Medicine Online, Trip Database Online e Pubmed, utilizando os descritores “Phimosis and steroids”. Pesquisaram-se normas de orientação clínica (NOC), meta-análises, revisões sistemáticas e ensaios clínicos aleatorizados e controlados (ECAC), nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Foi usada a escala Levels of Evidence of Oxford Centre for Evidence Based Medicine. Resultados: Foram encontrados 148 artigos, dos quais 6 cumpriram os critérios de inclusão: 1 NOC e 5 ECAC. A orientação da Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica publicada em 2013 recomenda o uso de CCT na fimose primária. Os ECAC incluíram no total 624 crianças e adolescentes entre os zero e os 15 anos. Foram testados diferentes CCT e esquemas terapêuticos. Verificou-se uma melhoria da retratilidade do prepúcio comparativamente com o placebo, com uma eficácia terapêutica dos CCT descrita entre 66% e 90%. Conclusão: Os estudos suportam a eficácia dos CCT no tratamento da fimose primária em crianças e adolescentes. No futuro é pertinente o desenho de estudos metodologicamente homogêneos e de maior dimensão para clarificar qual o melhor CCT e esquema terapêutico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Débora Cosse, Wmairete Pereira Evangelista de Sousa, and Débora de Alencar Franco Costa. "Componentes fitoquímicos e evidências da eficácia antibacteriana dos extratos da folha de Terminalia catappa contra cepas de Staphylococcus aureus." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 6, 2020): e89691110465. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10465.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi listar os componentes fitoquímicos descritos na literatura de diferentes extratos das folhas de Terminalia catappa, descrevendo os que possuem efeito antibacteriano, bem como avaliar evidências da eficácia de sua atividade antibacteriana contra cepas de Staphylococcus aureus. Trata-se de um estudo de revisão integrativa e a pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE-Pubmed, SciELO e Google Acadêmico com os descritores Terminalia catappa, Composição fitoquímica e Staphylococcus aureus. Selecionou-se um total de 9 artigos publicados entre 2015 e 2020, com texto completo e linguagem em português e inglês. Os resultados mostram que os componentes fitoquímicos como taninos, flavonóides, triterpenos, fenóis e alcalóides foram os mais encontrados nos diferentes extratos das folhas de T. catappa. Esses componentes são responsáveis por uma série de efeitos terapêuticos, em especial o efeito antibacteriano, que é detectado em taninos, flavonóides, saponinas e alcalóides. Além disso, verificou-se uma eficácia significativa em relação à atividade antibacteriana dos extratos das folhas de T. catappa contra cepas de S. aureus (ATCC 25923) e S. aureus resistente à meticilina – MRSA (343602). Diante disso, conclui-se que as folhas de T. catappa têm um grande potencial para serem usadas no tratamento de doenças infecciosas causadas por S. aureus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Yamada, Eloá Ferreira, Fernanda Massari Almeida Muñoz, and Pamela Miotti De Moura. "Eficácia do treino de marcha e de equilíbrio em pacientes com osteoartrite de joelho." Fisioterapia Brasil 17, no. 4 (November 20, 2016): 313. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v17i4.504.

Full text
Abstract:
A osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa osteoarticular, crônica e progressiva, de etiologia multifatorial que se manifesta por artralgia e limitação da função articular. Este estudo teve como objetivo analisar a eficácia de exercícios terapêuticos baseados no treino de marcha ou de equilíbrio no ganho de funcionalidade (força muscular e equilíbrio) e na diminuição da dor em pacientes com OA de joelho. Participaram 20 pacientes portadores de OA de joelho que foram avaliados por meio do grau de dor, da amplitude de movimento (ADM), da força muscular, do equilíbrio, de questionários de funcionalidade e de qualidade de vida. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo 1 foi submetido ao treino de marcha e o grupo 2, ao treino de equilíbrio. Os pacientes portadores de OA de joelho apresentaram melhora após os atendimentos (estatisticamente significante nos grupos): grau de dor, ADM de joelho, força muscular de quadríceps à direita, equilíbrio, e nível de funcionalidade e de qualidade de vida (somente no grupo de marcha). Assim, os resultados indicaram que os exercícios de marcha foram eficazes em 4 (num total de 6) das variáveis estudadas (grau de dor, ADM, força muscular e qualidade de vida), após a fisioterapia.Palavras-chave: Fisioterapia, osteoartrite de joelho, qualidade de vida, marcha, equilíbrio postural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography