Academic literature on the topic 'Efluentes - Curtume - Tratamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Efluentes - Curtume - Tratamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Efluentes - Curtume - Tratamento"

1

Bracher, Gustavo Holz, Thais Magalhães Possa, Rubia Flores, Louise Hoss, and Adriana Gonçalves da Silva Manetti. "Biorrefinaria a partir do tratamento de efluentes de curtume: uma análise preliminar." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 5 (September 24, 2018): 272–80. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.005.0024.

Full text
Abstract:
O processamento do couro gera grandes quantidades de efluentes que possuem elevadas concentrações de matéria orgânica, nutrientes e produtos químicos tóxicos. Diante da possibilidade de utilizar águas residuárias como um meio de cultivo de baixo custo de cianobactérias para a obtenção de bioprodutos em biorrefinarias, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de cultivo da cianobactéria Aphanothece microscopica Nägeli em efluentes de curtume para produção de biomassa, bem como sua aplicabilidade no tratamento destes efluentes. Para isso, cultivos da cianobactéria foram conduzidos nos efluentes de um curtume, em um biorreator heterotrófico sob as condições de concentração celular inicial de 200 mg L-1, pH inicial 7,6, temperatura de 25 ºC, aeração contínua e ausência de luminosidade. Durante os estudos, foram realizadas análises da cinética de crescimento da cianobactéria no efluente e dos percentuais de remoção de demanda química de oxigênio, fósforo total e nitrogênio total Kjeldahl do efluente, após o cultivo. Os resultados obtidos indicaram a viabilidade do emprego da cianobactéria, em biorreator heterotrófico, para o tratamento de efluentes de curtume aliado à produção de biomassa, sendo registradas produtividade de 42,67 mg L-1 h-1 de biomassa e eficiências de remoção de 72,3% de demanda química de oxigênio, 94,7% de fósforo total e 51,9% de nitrogênio total Kjeldahl, após 36 h de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Morandim-Giannetti, Andreia Araújo, Kevy Pontes Eliodorio, Vitor Seorra Andolfatto, Marco Rulevas Martins, Breno Pivaro De Sá, and Erick Umeki. "TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CURTUME A PARTIR DA ADSORÇÃO EM QUITOSANA SUBMETIDA A TRATAMENTO COM LÍQUIDO IÔNICO." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 2 (March 19, 2017): 267–80. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss2pp267-280.

Full text
Abstract:
Inicialmente, foi realizada a síntese e caracterização do LI acetato de sec-butilamônio e ativação da quitosana com o mesmo. Posteriormente, foram realizadas as adsorções de cromo VI, principal íon metálico presente em efluentes de curtume, utilizando-se a quitosana ativada, sendo determinados a influência do tempo de estocagem do adsorvente, da quantidade de adsorvente utilizado, do tempo de ensaio, do pH e da temperatura ideais. O tempo de estocagem indicou baixa influência no tratamento e na qualidade do adsorvente, porém, a secagem após o processo de impregnação conferiu ao material maior capacidade de adsorção. O tempo de adsorção foi de 1 hora, a quantidade ideal de 1,00 g e a temperatura de 25ºC. Com relação ao pH, não foram verificadas alterações significantes na quantidade adsorvida entre 2 a 4,5. Essas condições previamente determinadas foram utilizadas para a realização do tratamento do efluente de curtume, sendo verificada a eficiência da redução do teor do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PENA, Aline de Cassia Campos, Juliana T. da FONTOURA, Luciane F. TRIERWEILER, and Mariliz GUTTERRES. "Estudo de um consórcio de microalgas na remoção de nutrientes de efluentes de curtume." Revista Eletrônica Científica da UERGS 3, no. 4 (December 30, 2017): 743–52. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.34.743-752.

Full text
Abstract:
A microalgas se multiplicam rapidamente em águas ricas em nutrientes ou eutrofizadas, principalmente com altas cargas de fósforo e nitrogênio. Algumas pesquisas têm buscado por espécies capazes de crescer em efluentes industriais explorando as vantagens das microalgas em remover os nutrientes dos efluentes e gerar biomassa com valores agregados. O presente trabalho teve como o objetivo testar um consórcio de microalga no tratamento de efluente de curtume. Foi acompanhado o crescimento das microalgas no efluente e a remoção de nutrientes associada a este processo. O consórcio se mostrou eficiente acarretando remoções de Nitrogênio e Fósforo de 88,61% e 92,58%, respectivamente e foi possível isolar uma cultura unialgal do microrganismo mais representativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocker, Cristiana, Josiane Caetano, Affonso Celso Gonçalves Júnior, Juliana Bortoli Rodrigues Mees, and Douglas Cardoso Dragunski. "Biossorção de íons Cr(III) de soluções aquosas sintéticas e efluente de curtume utilizando a macrófita aquática Pistia stratiotes." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 2 (April 2019): 335–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019159636.

Full text
Abstract:
RESUMO O cromo é um metal tóxico amplamente utilizado em processos industriais, por isso a constante preocupação com os efluentes líquidos gerados. Uma vez lançados sem o devido tratamento podem comprometer a qualidade do corpo receptor. Este trabalho teve por objetivo analisar o processo de biossorção na remoção de íons Cr(III) de soluções aquosas sintéticas e efluente de curtume utilizando como biossorvente a macrófita aquática Pistia stratiotes in natura (PN) e quimicamente modificada (PM) com hidróxido de sódio e ácido cítrico. Realizou-se o preparo, a caracterização dos biossorventes e os experimentos de biossorção. Os estudos de equilíbrio indicaram que a capacidade máxima de biossorção foi de 58,16 e 19,80 mg g-1 para PM e PN, respectivamente. Nos testes utilizando efluente bruto de curtume, a remoção de cromo foi de 28,26% para ambos os biossorventes, e no efluente da lagoa de tratamento biológico, a maior taxa de remoção do metal foi obtida pelo biossorvente PM, com 65,44%. Os resultados demonstraram que a utilização de P. stratiotes como biossorvente apresenta-se como uma alternativa eficaz e de baixo custo, porém estudos complementares são necessários a fim de avaliar sua aplicação em escala real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nogueira, Gabriella Elisa Silva, Karina Heck Da Silva, Adelir Aparecida Saczk, and André Geraldo Cornelio Ribeiro. "A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS POR CURTUMES E ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO E REÚSO." Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais 6, no. 1 (April 24, 2018): 51. http://dx.doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22077.

Full text
Abstract:
<p>As atividades industriais geram resíduos de formas variadas que, predominantemente, apresentam um elevado grau de poluição, tendo, na maioria das vezes, os aterros industriais como disposição final. A indústria do couro é uma grande geradora de resíduos industriais, os quais apresentam volume residual da pele e de cromo, do couro curtido e do tratamento dos efluentes gerados durante a produção. Aterrar resíduos de curtume, além de um potencial risco de contaminação ambiental, gera gastos e resulta em desperdício de material potencialmente reaproveitável. Diante da necessidade de alerta e alternativas ao aterramento desses resíduos, tratamentos para a remoção do cromo, através de processos físico-químicos e biológicos, são indicados para o reaproveitamento do material. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura científica em busca das informações consagradas sobre as diferentes metodologias aplicadas na recuperação do resíduo. Há uma inclinação pela adoção de técnicas que removem o cromo de efluentes e do lodo de curtume para seu melhor reaproveitamento e incorporação em diversos setores produtivos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Vívian De Oliveira, Kátia Valeria Marques Cardoso Prates, and Ajadir Fazolo. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE BACTÉRIAS LIPOLÍTICAS E LIPASE SUÍNA NO PRÉ-TRATAMENTO DE EFLUENTE DE CURTUME." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 4 (January 6, 2020): 131. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019131-151.

Full text
Abstract:
Diversas indústrias, dentre elas o Curtume, geram efluentes com elevado teor de óleos e gorduras (O&G). Tais compostos podem prejudicar o desempenho dos sistemas biológicos de tratamento. Por esse motivo, a remoção preliminar de O&G é recomendada, sendo a hidrólise enzimática de lipídios uma opção promissora no pré-tratamento de águas residuárias como alternativa ao uso de métodos físico-químicos. Este trabalho comparou a eficiência de bactérias lipolíticas isoladas em caixa de gordura com a lipase de pâncreas de porco e o produto comercial Enzilimp® no pré-tratamento do efluente de curtume em escala laboratorial. Realizaram-se dois ensaios preliminares para avaliar a influência da concentração dos inóculos, da diluição do efluente e da aeração. Posteriormente fez-se um estudo de otimização utilizando o Delineamento do Composto Central Rotacional, avaliando a influência da temperatura, da concentração do inóculo, da concentração do efluente e do pH. Concluiu-se que o efluente da graxaria do curtume é fonte potencial de bactérias lipolíticas e que tais cepas isoladas apresentam resultados de degradação de grodura semelhantes ao Enzilimp®. A atividade dos microrganismos é influenciada principalmente pela temperatura e pH, promovendo reduções de DQO e de O&G na ordem de 3,6 gO2.L-1 e 2,6 g.L-1, respectivamente, em temperaturas próximas a 32°C e em uma faixa de pH de 8,0 a 8,5. Já a eficiência da lipase se mostrou diretamente relacionada à concentração do inóculo e do efluente no sistema, com reduções máximas de 7,8 gO2.L-1 e 2,5 g.L-1 de DQO e O&G. Apesar dos melhores resultados, a lipase provoca aumento inicial da DQO e elevada acidificação do sistema. Além disso, os ensaios com esse inóculo tiveram baixa adequação ao modelo obtido pelas análises do DCCR. Assim é necessário avaliar os sistemas de pós-tratamento para escolher o melhor método de pré-tratamento aqui mencionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martines, Alexandre Martin, Cristiano Alberto de Andrade, and Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso. "Mineralização do carbono orgânico em solos tratados com lodo de curtume." Pesquisa Agropecuária Brasileira 41, no. 7 (July 2006): 1149–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2006000700011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a mineralização do carbono orgânico do lodo de curtume, aplicado em solos com diferentes classes texturais, de modo a caracterizar a cinética do processo de mineralização e auxiliar na elaboração de normas técnicas sobre o uso agrícola desse material. Foram conduzidos experimentos de incubação por 105 dias, em laboratório, utilizando-se três solos: Nitossolo Vermelho eutroférrico típico (NVef), Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico típico (LVAd) e Neossolo Quartzarênico órtico típico (RQo). O lodo de curtume utilizado nos experimentos foi composto de uma mistura, na proporção de 1:1, do lodo do caleiro e do lodo primário da estação de tratamento de efluentes, resultante da precipitação dos efluentes gerados no processo, com exceção dos efluentes que contêm cromo. As doses aplicadas (base seca) no NVef e LVAd foram equivalentes a 0, 6, 12, 24 e 36 Mg ha-1 e a 0, 3, 6, 12 e 24 Mg ha-1 no RQo. Não se observa prejuízo à atividade microbiana dos solos, avaliada por meio da respiração basal, e a mineralização do carbono adicionado por meio do lodo de curtume é intensa nos primeiros 15 a 20 dias de incubação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pascoal, Salomão de Andrade, Carlos Antônio Pereira de Lima, José Tavares de Sousa, Geralda Gilvania Cavalcante de Lima, and Fernando Fernandes Vieira. "Aplicação de radiação UV artificial e solar no tratamento fotocatalítico de efluentes de curtume." Química Nova 30, no. 5 (October 2007): 1082–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422007000500006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jeronimo, Guilherme Junqueira, Giselle Marcelino De Lima, Alexandre De Faria Lima, Andréia Marega Luz, and Deusmaque Carneiro Ferreira. "REMOÇÃO DE CROMO POR BIOSSÓLIDO: TRATAMENTO DE EFLUENTE DE CURTUME." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 1 (April 4, 2019): 730. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019730-752.

Full text
Abstract:
O metal cromo, presente em rejeitos das indústrias de couro, quando descartado de modo inadequado, ocasiona severos danos à saúde humana e ao equilíbrio ambiental. O objetivo do presente estudo foi otimizar o processo de biossorção de cromo de resíduos de curtume empregando o biossólido em sistema de fluxo contínuo. O biossólido de uma estação de tratamento de esgoto foi empregado como material biossorvente em sistema de filtros com fluxo contínuo. As análises de remoção de cromo foram realizadas em diferentes variações de pH, massa do biossorvente e tempo de processamento. A otimização do processo ocorreu em pH 4,30, tempo superior a 2 horas, 2,93 gramas de biossólido com remoção de cromo superior a 90% em sistema de fluxo contínuo. As isotermas de Freundlich revelaram adequação do processo à adsorção física. Trata-se, portanto, de um método alternativo, renovável, de fácil aplicação, eficiente, podendo ser empregado juntamente com os processos clássicos em tratamento de efluente de curtume.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Konrad, E. E., and D. D. Castilhos. "Alterações químicas do solo e crescimento do milho decorrentes da adição de lodos de curtume." Revista Brasileira de Ciência do Solo 26, no. 1 (March 2002): 257–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832002000100027.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de avaliar as alterações químicas e o crescimento de plantas de milho em um Planossolo Hidromórfico após a aplicação de resíduos de curtume. Foram utilizados o lodo proveniente do decantador primário (lodo com cromo), nas doses correspondentes à aplicação de 250 e 500mgkg-1 de Cr (13,8 e 27,6Mgha-1, respectivamente), e o efluente do caleiro (lodo do caleiro), nas doses de 10,25 e 20,50Mgha-1. O experimento foi realizado em vasos mantidos em casa de vegetação durante 108dias. A aplicação máxima de lodo do caleiro elevou o pH de 4,9 para 5,8 e os teores de Ca do solo de 0,5 para 3,2cmol c dm-3, resultando em rendimentos de milho equivalentes aos obtidos com adubação mineral mais calagem. A adição de lodo com cromo mais calcário elevou o teor de Ntotal do solo de 0,6 para 0,7gkg-1, resultando em rendimentos também semelhantes aos obtidos com o tratamento NPK+calcário. Os teores de Cr no solo permaneceram abaixo do limite máximo permitido (500mgkg-1).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Efluentes - Curtume - Tratamento"

1

Pena, Aline de Cássia Campos. "Tratamento de efluentes de curtume com consórcio de microalgas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/173838.

Full text
Abstract:
Os efluentes líquidos de curtumes apresentam altas cargas orgânicas e de poluentes que devem ser tratados corretamente para atingir os padrões legais para seu descarte, evitando a eutrofização de corpos hídricos e poluição das águas. O acabamento do couro é o estágio final da produção, onde o couro recebe as características desejadas de acordo com os produtos e artigos que serão produzidos. Os efluentes das etapas de processamento para acabamento do couro são responsáveis por conterem poluentes químicos devido ao uso de corantes, surfactantes, metais tóxicos, agentes emulsificantes, recurtentes, óleos, pigmentos, resinas, entre outros produtos químicos adicionados. As microalgas têm sido alvo de vários estudos no âmbito de tratamento de efluentes, devido à sua capacidade de remover diversos nutrientes, matéria orgânica do meio e por serem formas mais limpas e econômicas de tratar os poluentes. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o emprego de um consórcio de microalgas para tratamento de efluentes de um curtume e analisar a capacidade de remoção de poluentes que são nutrientes para estes microrganismos. Os efluentes foram caracterizados ao longo dos ensaios com o consórcio de microalgas por meio de Nitrogênio Total (NT), Amônia (NH3), Fósforo (P-PO4), Carbono total (CT), Carbono Orgânico Total (COT), Carbono inorgânico (CI), DQO e Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) e foi acompanhado o crescimento das microalgas. Para os experimentos foram coletados efluentes em três estágios distintos em uma estação de tratamento: efluente bruto (B), efluente após tratamento primário de coagulação/floculação (P) e efluente após ao tratamento biológico secundário (S). Os resultados com concentração de efluente de 50%, diluídos em água destilada (A), após 16 dias de cultivo, mostraram que houve crescimento do consórcio nos três efluentes com um crescimento máximo de 1,77 g L-1 no efluente Bruto (50B50A). Na sequência, foi testado o cultivo em efluente bruto (100B) e em efluentes compostos nas seguintes proporções: 50% efluente bruto + 50% efluente após tratamento biológico (50B50S) e 25% efluente bruto + 75% efluente após tratamento biológico (25B75S). Foi possível cultivar o consórcio no efluente bruto sem diluição, entretanto os resultados foram ruins, pois o mesmo apresentou baixo crescimento e, consequentemente, baixos níveis de remoção de nutrientes. Com o efluente composto 25B75S percebeu-se morte rápida das microalgas, uma vez que o efluente apresentava baixas concentrações de nutrientes. Em contrapartida, no efluente 50B50S foram atingidos valores efetivos de crescimento e remoção de nutrientes. Em cultivos fotoautotrófico, mixotrófico e heterotrófico de efluente composto 50B50S e de 75% efluente bruto + 25% efluente após tratamento biológico (75B25S), os melhores resultados foram atingidos no efluente 75B25S no cultivo fotoautotrófico, crescendo até 1,42 g L-1 e atingindo valores de remoção de NNH3, Nitrogênio Total (NT), DQO, carbono orgânico total (TOC) e demanda biológica de oxigênio (DBO5), de 99,90%, 74,89%, 56,70%, 58,18% e 20,68%, respectivamente. Ao obter a microalga isolada Tetraselmis sp. predominante no consórcio foi analisado os parâmetros anteriores em cultivo fotoautotrófico, além disso foi verificada a quantidade de lipídio presente na biomassa. A microalga Tetraselmis sp. apresentou um crescimento notório no cultivo fotoautotrófico com remoções eficientes dos parâmetros e 5,0% de lipídio no peso seco.
Liquid effluents from tanneries present high organic and pollutant loads and must be treated correctly to meet the legal standards for effluent disposal and to avoid eutrophication of water bodies and water pollution. The leather finish is the final stage of production, where the leather receives the desired characteristics according to leather goods and articles. The effluents from the processing steps for leather finishing are responsible for containing chemical pollutants due to the use of dyes, surfactants, toxic metals, emulsifying agents, retanning agents, oils, pigments, resins, among other chemicals added. Microalgae have been the subject of several studies in the field of effluent treatment due to their ability to remove various nutrients, organic matter from the environment and to be cleaner and more economical ways to treat pollutants. In this work, the growth of a microalgae consortium for the treatment of effluents from a tannery was analyzed and the capacity of removal of Total Nitrogen (NT), Ammonia (NH3), Phosphorus (P-PO4), Total Carbon ), Total Organic Carbon (COD), COD and Biological Oxygen Demand (DBO), as well as the growth of microalgae biomass in these effluents. The effluents were characterized before and after the trials with the microalgae consortium. Effluents were collected in three distinct stages at a treatment plant: crude effluent (B), effluent after primary coagulation / flocculation (P) treatment and effluent after secondary biological treatment (S). The results with 50% effluent concentration, diluted in distilled water (A) after 16 days of cultivation, showed that there was a consortium growth in the three effluents with a maximum growth of 1.77 g L-1 in the crude effluent (50P50A). (50B50S) and 25% crude effluent + 75% effluent after biological treatment (25B75S) were tested in the following proportions: 50% crude effluent + 50% effluent after biological treatment (50B50S). It was not possible to cultivate the consortium in pure crude effluent, since it presented low growth and, consequently, low levels of nutrient removal. With the compound effluent 25B75S it was observed rapid death of the microalgae, since the effluent presented low concentrations of nutrients. On the other hand, in the effluent 50B50S, effective values of growth and nutrient removal were achieved. In photoautotrophic, mixotrophic and heterotrophic cultures of 50B50S effluent and 75% crude effluent + 25% effluent after biological treatment (75B25S), the best results were reached in the effluent 75B25S in photoautotrophic cultivation, growing up to 1.42 g L-1 and reaching values of removal of N-NH3, total nitrogen (NT), (DQO), total organic carbon (COT) and biological oxygen demand (DBO), of 99.90%, 74.89%, 56.70%, 58.18% and 20.68%, respectively. By obtaining the isolated microalgae Tetraselmis sp., predominant in the consortium and analyzed and the previous parameters in photoautotrophic cultivation, in addition to being verified the amount of lipid present in the biomass. The microalgae Tetraselmis sp. showed a notable growth in photoautotrophic cultivation with efficient removal of the parameters and 5.0% of lipid in dry weight.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Segatto, Evelise. "Tratamento de efluente de curtume por contactores biológicos rotatórios com opção de pré-tratamento por reator acidogênico." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/6214.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a performance de um sistema de tratamento baseado no processo de Contactores Biológicos Rotatórios (CBR), com a opção de prétratamento por Reator Acidogênico (RA), para o tratamento do efluente de um curtume que realiza as operações de recurtimento e acabamento. Os estudos experimentais foram desenvolvidos em escala de bancada, onde foram testadas duas configurações para a estação de tratamento. Na Configuração I o Reator Acidogênico precede o sistema de CBR, na Configuração II apenas um decantador precede os CBR. Para cada configuração foram testados três Tempos de Detenção Hidráulica (TDH) de 90, 45 e 22 horas no sistema de CBR correspondentes as Etapas 1, 2 e 3 respectivamente. Deste modo foi possível avaliar a influência do RA no desempenho dos CBR, sendo que o RA teria a função de promover a hidrólise e solubilização da matéria orgânica dificilmente degradável, facilitando a ação dos microrganismos aeróbios nos CBR. Foi avaliada a remoção de matéria orgânica nas três etapas das duas configurações estudadas, tendo como resultados eficiências (remoção de DQOt) de 60%, 61% e 63% para as etapas 1,2 e 3 respectivamente da Configuração I e 81%, 83% e 66% para as etapa 1, 2 e 3 da Configuração II. Também foram avaliadas as remoções de cromo além da nitrificação e denitrificação no sistema de tratamento. A comparação entre as duas Configurações estudadas ficou prejudicada devido a mudanças nas características do efluente do curtume que na Configuração II apresentou uma maior degradabilidade (maior relação DBO/DQO) que na Configuração I. Mesmo assim, foi obtida uma correlação entre os dados de carga de DQOsol aplicada e removida indicando que o Reator Acidogênico promoveu uma otimização no sistema de CBR. Assim foi possível avaliar as características operacionais e a proposição de modelo matemático referente ao desempenho de CBR tratando um efluente real de lenta degradação.
The purpose of this study was to evaluate the performance of a Rotating Biological Contactor (RBC) for the treatment of tannery wastewater using the pre-treatment acidogenic reactor option. The experimental study was investigated in laboratory-scale and two configurations were tested. In Configuration I (CI) the acidogenic reactor preceded the RBC system, in Configuration II (CII), the settler unit preceded the RBC. Hydraulic retention time of 90h, 45h and 22,5h (stages 1, 2 and 3) were tested in RBC system, in two configurations. The Acidogenic Reactor influence and the capacity to promote hydrolysis and solubilization to the high strength substrate were evaluated, making easier the aerobics microorganisms’ action in the CBR. The result of removal efficiencies in CI were 60%, 61% and 63% (COD total removal) and CII, 81%, 83% and 66% for the first, second and third stage respectively. Chromium removal, nitrification and denitrification in the treatment system were evaluated too. Due to the changes in the tannery wastewater characteristic, the comparison of the two configurations was damaged. The CII has shown the greater substrate degradation (ratio between BOD and COD) than CI. A relationship between removed loads CODsoluble versus applied load CODsoluble was obtained, suggesting that the Acidogenic Reactor promotes a better performing of RBC systems. So a mathematical model was proposed for predicting the RBC performance treating a real slow degradation wastewater.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Müller, Cesar Fernando Gonzalves. "Avaliação de tecnologia avançada para tratamento de efluentes de curtume." reponame:Repositório Institucional da UNIVATES, 2009. http://hdl.handle.net/10737/68.

Full text
Abstract:
Submitted by Ana Paula Lisboa Monteiro (monteiro@univates.br) on 2009-05-08T13:47:30Z No. of bitstreams: 1 CesarMuller.pdf: 662938 bytes, checksum: d01f19c72f2aa773146b4a2888471cf9 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-05-08T13:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CesarMuller.pdf: 662938 bytes, checksum: d01f19c72f2aa773146b4a2888471cf9 (MD5)
Neste estudo a degradação fotoquímica de efluentes líquidos oriundos de indústria de curtimento foi pesquisada. O estudo objetivou uma avaliação de tecnologia avançada para tratamento de efluentes de curtume, bem como realizouse uma comparação com tecnologias convencionais de tratamento. Os experimentos de fotodegradação foram feitos através de radiação UV em compartimento para degradação. O trabalho também envolveu uma análise dos custos de implantação da tecnologia avançada, em comparação com os custos do tratamento convencional dos efluentes de curtume do ponto de vista econômico e financeiro. A lâmpada de vapor de mercúrio Osram HQL 400W, se mostrou eficiente no tratamento utilizando a técnica de fotodegradação e em termos de custos, fica compatível com a tecnologia utilizada atualmente na empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Baur, Luciane. "Estudo e identificação de nitrogênio em efluentes de curtume." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/61386.

Full text
Abstract:
A indústria curtumeira gera quantidades significativas de efluentes com altos níveis de nitrogênio. Este trabalho tem como objetivos avaliar os fatores que contribuem para os altos teores de nitrogênio nos efluentes de curtume, entre eles, os produtos químicos utilizados no processamento do couro, as etapas que mais influenciam nestes teores, a influência do tempo e quantificar o total de nitrogênio liberado em cada etapa por quilograma de pele processada. Os testes foram realizados em peles salgadas e testadas duas formulações distintas, coletando-se amostras dos banhos no final de cada etapa, a fim de avaliar as quantidades de nitrogênio individualmente nestes efluentes. Posteriormente, foram analisadas as etapas considerando a influência do tempo na liberação de nitrogênio processando-se separadamente pedaços de peles salgadas, com apenas uma das formulações e deixando cada etapa por, pelo menos, 24 horas com coletas de banho ao longo do processo. Os métodos utilizados para se determinar os teores de nitrogênio nos banhos residuais foram Nitrogênio Total Kjeldahl (NTK), Nitrogênio Amoniacal (N-NH3), Carbono Orgânico Total (TOC) e Proteína Solúvel. Informações técnicas dos produtos químicos indicam que alguns deles têm nitrogênio em suas composições. Com base nisso, fizeram-se ensaios de NTK nos produtos que poderiam conter nitrogênio. Os resultados detectaram nitrogênio nas amostras desses produtos analisados, porém não em quantidades muito significativas. A partir dos resultados dos experimentos de processamento das peles foram calculadas as quantidades de nitrogênio, carbono e proteínas totais solúveis geradas por quilograma de pele processada. Para este cálculo, foram utilizados os resultados obtidos de NTK, TOC e proteínas totais solúveis, os volumes de banhos de cada etapa e a massa inicial da pele que estava sendo processada. Os resultados de liberação de nitrogênio por quilograma de pele processada (5,07 g/kg pele processada da Formulação Ribeira/Curtimento 1 e 5,51 g/kg de pele processada para a Formulação Ribeira modifica/Curtimento/Recurtimento 2) mostraram que as duas formulações liberam, aproximadamente, a mesma quantidade de nitrogênio por quilograma de pele processada. Comparando-se os resultados de NTK e N-NH3, verificou-se que grande parte do nitrogênio liberado nos banhos é de origem orgânica, ou seja, proveniente das peles, mostrando que devem ser feitos estudos mais profundos a fim de se gerar menores quantidades destes nos efluentes. Tratamentos adequados devem ser adotados nas estações de tratamento de efluentes, prevendo nitrificação e desnitrificação, a fim de depurar os altos índices deste nutriente nos efluentes finais antes de serem lançados nos corpos receptores.
The tannery industry generates significant amounts of effluent with high nitrogen levels. This work aims to evaluate the factors that contribute for high nitrogen contents in the effluent of tannery, among them, the used chemical products in the processing of leather, the main stages that influence in these contents, the influence of the time and to quantify the total residual nitrogen in each stage of the process for kilogram of processed hide. The tests had been carried out whit salted hides and two formularizations distinct were tested, collecting samples of residual water by the end of each stage, in order to evaluate the individual amounts of nitrogen in these effluents. Subsequently, steps were analyzed considering the influence of time on the release of nitrogen processing separately pieces of salted hides, with the usual formulation and leaving each stage for at least 24 hours for collecting samples of the waste water throughout the process. The methods used to analyze the levels of residual nitrogen in wastewater were Total Kjeldahl Nitrogen (TKN), Ammonia Nitrogen (NH3-N), Total Organic Carbon (TOC) and Soluble Protein. Technical information of chemicals products indicate that some of them have nitrogen in their compositions. On this basis, there have been trials to determine TKN in the products that could contain nitrogen. The results detected nitrogen in the analyzed samples of these products, but not in significant levels. From the results of the experiments the amounts of nitrogen, carbon and total soluble protein produced per kilogram of processed hide were calculated. For this calculation, were used the results of TKN, TOC, and total soluble protein, the volumes of each step of baths and the initial mass of hide. The results of release of nitrogen per kilogram of hide (5.07 g/kg of processed hide with the Formulation Beamhouse/Tanning 1 and 5.51 g/kg of processed hide with the modified Formulation Beamhouse/Tanning/Retanning 2) showed that both release approximately the same amount of nitrogen. Comparing the results of NTK and NH3-N, it was found that most of the nitrogen is released to the wastewater has organic origin, in other words, from the hide, demonstrating that further study must be made in order to generate lower quantities in these effluents. Appropriate treatment should be adopted in effluent treatment plants, providing nitrification and denitrification, in order to debug the high levels of this nutrient in the final effluent before being discharged in receiving waters.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fornari, Marilda Menchon Tavares. "Aplicação da técnica de eletro-floculação no tratamento de efluentes de curtume." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2008. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1866.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marilda M T Fornari.pdf: 813038 bytes, checksum: 1672b5ca9a95a70d2125540cf442fb8a (MD5) Previous issue date: 2008-02-12
In the present work has been studied the electro-flocculation efficiency on the reduction of organic and inorganic material concentrations such as Chemical Oxygen Demand (COD), turbidity, total solids and metal, mainly chromium, on an untreated tannery effluent using a pair of electrodes. For this purpose, a lab scale Electro-Flocculation (EF) reactor was constructed using an 8-L plastic cylindrical container, containing a valve in its lower part for sludge evacuation and a horizontal support in its upper part for fixing a pair of electrolytic cell in upright position into a 5-L available reactor volume. The electrodes plates, made of iron or aluminum, were connected to terminals of direct current power supply. All the physical-chemistry parameters were measured following the Standard Methods for water analysis, while metal concentrations were determined using the Synchrotron X-Ray Fluorescence technique, available in the Brazilian Synchrotron Light Laboratory. In order to determine optimal operating conditions, the effects of current intensity, electrodes distance, effluent initial pH, and EF time have been experimentally examined, according to a statistic planning and correlation analysis. For each electrode, a total of 11 EF experiments were carried out for maximum and minimum values of EF reactor operating parameters. Applying a 95% confidence level into the correlation analysis between EF parameters, the physical-chemistry parameters and metal concentrations were reduced in all of them when the effluent initial pH was increased, while the EF time and the applied voltage were reduced for small electrodes distances. Moreover, the EF treatment efficiencies tend towards higher values with an increasing on the current intensity. In order to determine the best reactor operating values, other EF experiments were performed varying the effluent initial pH from 6.5 to 9.0 and from 6.0 to 8.5 for iron and aluminum electrodes, respectively, fixing the distance between the electrodes in 4.0 cm, the current intensity in 5.5 A and the EF time in 30 minutes. Nevertheless, these EF experiments have shown that the reduction factor on parameter concentrations due to an increasing of effluent initial pH was not significant compared to prior experiments. Henceforth, the effluent pH value was maintained near to the original one for the next EF treatments, avoiding introducing other substances into the effluent. Keeping effluent pH value in 7.5, other EF experiments were performed changing the EF time from 15 to 120 min., fixing current intensities and electrode distances in 5.5 A and 4.0 cm, respectively. For these reactor conditions, the EF time setting up in 30 min. was enough to get a good efficiency according the reduction factor in the most of parameters examined, without increasing a lot the reactor electrical power, for both kinds of electrodes. The EF reactor purpose and examined has shown a high efficiency on turbidity and chromium concentration reduction factor (98%). Furthermore, this system can be also used to reduce other elementary concentrations such as calcium, potassium and zinc, for both kinds of electrodes (Fe/Al). In comparison with iron electrodes, aluminum one has reported a better reduction factor (80%) on COD values and a good reduction factor (50%) on iron concentration. On the other hand, the EF method for tanneries effluent treatment system was also compared with conventional method using coagulating and flocculating agents, showing a great similarity between them in the reduction factor. In the EF method is not necessary to introduce substances to start the coagulation and flocculation process in effluent treatment.
Este trabalho tem por objetivo o estudo da eficiência da eletro-floculação na redução das concentrações de substâncias orgânicas e inorgânicas expressas através dos parâmetros: Demanda Química de Oxigênio (DQO), turbidez, sólidos totais e metais, principalmente o cromo, em efluente de curtume não tratado, utilizando um par de eletrodos. Para esse propósito foi construído, em escala laboratorial, um reator confeccionado a partir de um recipiente plástico de 8 litros, contendo uma válvula na parte inferior, para a retirada dos sedimentos, e um suporte horizontal na parte superior para a fixação do par de células eletrolíticas, em posição perpendicular dentro do reator com volume útil de 5 litros. As placas de eletrodos, de ferro e alumínio, foram conectadas a uma fonte de alimentação de energia.Todos os parâmetros físico-químicos foram determinados seguindo o Método Padrão para análise de água, enquanto que as concentrações de metal foram determinadas através da técnica de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total, (SR-TXRF), disponível no Laboratório Nacional de Luz Síncroton. A fim de determinar as condições ótimas de operação, os efeitos da intensidade da corrente, distância entre eletrodos, pH inicial do efluente e tempo de eletrólise foram avaliados experimentalmente, de acordo com um planejamento estatístico e análise de correlação. Para cada eletrodo, foram realizados 11 experimentos de EF com valores máximos e mínimos para os parâmetros de operação do reator. Empregando um nível de 95% de confiança na correlação de análises dos parâmetros a análise de correlação entre os parâmetros de EF, os modelos mostraram tendência de redução nas concentrações dos parâmetros físico-químicos e de metais, quando o pH inicial do efluente foi elevado, enquanto o tempo de EF e a voltagem aplicada apresentaram tendência de redução nos valores para uma menor distância entre os eletrodos.. Além disso, a eficiência do tratamento de EF tende a valores mais elevados com o aumento na intensidade de corrente. A fim de determinar as melhores condições de operação do reator, outros experimentos EF foram feitos variando o pH inicial de 6.5 a 9.0 e de 6.0 a 8.5 para eletrodos de ferro e alumínio, respectivamente, fixando a distância entre os eletrodos em 4.0 cm, a intensidade da corrente em 5.5 A e o tempo de EF em 30 minutos. Entretanto, esses experimentos mostraram que o fator de redução percentual na concentração dos parâmetros, causada pelo aumento no pH inicial do efluente, não foi significativo comparado aos experimentos anteriores. Nos tratamentos posteriores de EF, o pH do efluente foi mantido próximo ao original, evitando a introdução de outras substâncias no efluente. Mantendo o valor do pH do efluente em 7.5, outros experimentos de EF foram realizados variando o tempo de eletrólise de 15 a 120 min., e fixando a intensidade da corrente e distância entre os eletrodos em 5.5 A e 4.0 cm., respectivamente. Nessas condições, o tempo de EF fixado em 30 min. foi suficiente para alcançar uma boa eficiência, de acordo com o fator de redução, para maioria dos parâmetros analisados, sem aumentar muito a potência elétrica do reator, para os dois tipos de eletrodos. Os experimentos realizados com reator de EF mostraram uma alta eficiência na redução da turbidez e concentração de cromo (98%). Ademais, esse sistema também pode ser utilizado na redução de outras concentrações elementares como cálcio, potássio e zinco, para ambos os tipos de eletrodos (Fe/Al). Em comparação com os eletrodos de ferro, o eletrodo de alumínio apresentou um melhor fator de redução nos valores de DQO (80%) e um bom fator de redução de ferro (50%). Por outro lado, o método de EF para o tratamento de sistema de efluentes de curtumes foi também comparado ao método convencional utilizando agentes coagulantes e floculantes, mostrando uma grande semelhança entre eles no fator de redução. No método EF não é necessário introduzir substâncias para iniciar o processo de coagulação e floculação no tratamento de efluente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Streit, Katia Fernanda. "Estudo da aplicação da técnica de eletrodiálise no tratamento de efluentes de curtume." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/8391.

Full text
Abstract:
O processo industrial de beneficiamento de peles e couros é composto por várias etapas que compreendem tanto processos químicos quanto operações mecânicas e utiliza grandes volumes de água. A água, juntamente com os produtos químicos que não reagem completamente durante o processamento, gera efluentes com alto poder de contaminação e degradação do meio ambiente. Estes efluentes são ricos em matéria orgânica e apresentam composição química variável inviabilizando, assim, o reuso da água no processo produtivo. O tratamento convencional destes efluentes nem sempre é eficiente e para alguns parâmetros, a exemplo de nitrogênio e fósforo, entre outros, encontra grandes dificuldades para atingir o padrão de lançamento estabelecido pela legislação, que se torna cada vez mais rígida com vistas à proteção ambiental. Neste sentido, a busca por novas tecnologias de tratamento de efluentes de curtume é, sem dúvida, um grande desafio para o setor. Neste trabalho, investigou-se a possibilidade de utilizar, no tratamento de efluentes de curtume, um novo conceito de tecnologias, também conhecidas como “tecnologias mais limpas”, empregando-se um processo integrado que consiste na fotoeletrooxidação (FEO) da matéria orgânica seguido de eletrodiálise (ED). Técnicas eletroquímicas têm sido amplamente utilizadas no tratamento de vários tipos de efluentes, pois apresentam a vantagem da recuperação da água e dos sais presentes trazendo a “descarga zero” mais próxima à realidade. Os ensaios foram realizados em um reator piloto de fotoeletrooxidação. O ânodo e cátodo empregados eram de titânio recobertos com óxido. A fonte de radiação utilizada foi uma lâmpada de mercúrio de 400W. Nos experimentos de ED foi utilizada uma planta piloto Tecnoimpianti com cátodo e ânodo de titânio platinizados. As membranas empregadas foram a Selemion AMV e CMT com área efetiva de 172 cm2. O efluente industrial utilizado foi coletado ao final das etapas do tratamento convencional. Os resultados obtidos com a associação destas tecnologias ao tratamento convencional de efluentes de curtume mostraram uma redução de mais de 87% nos parâmetros avaliados, como DQO, DBO5, sólidos totais, nitrogênio e fósforo, entre outros, tornando possível o reuso da água no processo produtivo. Foram também realizados testes comparativos de recurtimento de couros wet-blue utilizando a água normal de abastecimento da empresa e a água obtida do tratamento associado FEO/ED. Os couros produzidos apresentaram características físico-químicas e físico-mecânicas que atendem aos requisitos para o artigo produzido sendo que outras características avaliadas, tais como aparência, toque, maciez e uniformidade de tingimento foram muito similares nos dois processos, comprovando o êxito da aplicação desta associação de tecnologias no tratamento de efluentes de curtume. Além disso, em ensaios de bancada, foram construídas as curvas corrente-voltagem para as membranas comercias Selemion CMT e Nafion e para as membranas MCS e MTS desenvolvidas pelo Lapol/Ufrgs. Foi utilizada uma célula de três compartimentos e fonte de corrente. Aplicou-se incrementos sucessivos de corrente em intervalos de dois minutos. Com finalidade de estudar a corrente limite para estas membranas, foram utilizadas, como solução de trabalho, uma solução de sulfato de sódio 0,1M, o efluente coletado na saída do tratamento convencional de curtume e este mesmo efluente convencional previamente submetido à fotoeletrooxidação. Com base nestes resultados foram realizados outros ensaios de bancada para avaliar a extração percentual (E %) de sódio, cálcio e cromo obtida com estas membranas considerando-se cada solução de trabalho. Para o ensaio de extração percentual foi utilizada uma célula de cinco compartimentos e corrente de 45 mA, durante 2h. Nas condições do ensaio, a membrana Nafion apresentou melhores resultados de extração percentual para sódio e cromo e a membrana Selemion CMT melhores resultados para cálcio, com as três soluções de trabalho utilizadas. Com as membranas MCS e MTS não foi observada extração percentual para cromo, quando utilizado o efluente convencional fotoeletrooxidado.
In all stages of leather making there is considerable volume of water used in both chemical and mechanical operations. The wastewater of these operations can contain pollutants that are potentially harmful to the environment. Since these liquid effluents are rich in organic matter and contain a variety of different chemicals, they can not be reused directly in the productive process. Conventional tannery effluent treatment is not always efficient, mainly if considering some requirements that are difficult to be achieved, like the allowance for total nitrogen and phosphorus - among others - and the need to comply with a more and more demanding environment protection legislation. Therefore, the search for new technologies to be used in the treatment of tannery effluents is undoubtedly a great challenge for the leather industry. The possibility of treating tannery effluents through new technological concepts – also known as “cleaner technologies” - was tested in this work, integrating photo electro oxidation (PEO) followed by electrodialisys (ED). Electrochemistry techniques have been widely used in the treatment of many other types of effluents, since the advantage of recovering water and salts from them reduces the waste close to “zero discharge”. The tests were performed in a photoelectrooxidation pilot plant. The anode and cathode used were of titanium covered with oxide. The radiation source was a 400 W mercury lamp. The ED experiments were carried out in a pilot scale plant Tecnoimpianti using platinized titanium cathode and anode. The membranes employed were Selemion AMV and CMT with a 172 cm2 working area. The wastewater treated was taken from the discharge of a conventional tannery effluent treatment plant. The results obtained using these combined techniques show a reduction of more than 87% of the parameters tested – like BOD, COD, total solids, nitrogen and phosphorus, among others – making it possible to recycle the clean water directly into the tannery processes. Comparison tests were made between shoe upper leather retanning processes using normal feed water and recycled water after the combined PEO-ED treatments. The crust dyed leathers produced presented similar chemical and physical test values, according to requirements, and were also comparable in terms of appearance, grain break, handle, softness and color levelness. Besides, in bench tests, the current-voltage curves were built for the commercial membranes Selemion CMT and Nafion and for the membranes MCS and MTS developed by Lapol/Ufrgs. A cell of three compartments and a current source were used. Successive increments of current were applied every two minutes. With the purpose of studying the current limits for these membranes, a solution of sodium sulfate 0.1M, the effluent collected in the end of the conventional treatment of a tannery and this conventional effluent submitted previously to the photo electro oxidation were used, as work solution. Based on these results, other bench tests were performed to evaluate the percentage extraction (E %) of sodium, calcium and chromium obtained with these membranes being considered each work solution. For the percentage extraction tests, a cell of five compartments was used and a current of 45 mA was applied, during a two- hour period. In the conditions of the tests, the membrane Nafion has presented better results of percentage extraction for sodium and chromium and the membrane Selemion CMT has presented better results for calcium, considering the three work solutions used. With the membranes MCS and MTS percentage extraction was not observed for chromium, when the conventional effluent treated by photo electro oxidation was used.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Giacobbo, Alexandre. "Biorreator à membrana aplicado ao tratamento de efluentes." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/26538.

Full text
Abstract:
A preocupação com a qualidade das águas está intensificando estudos com tecnologias avançadas para tratamento de efluentes. Uma tecnologia promissora no Brasil é a de biorreatores à membrana (MBR), pois há a possibilidade de trabalhar com altas taxas de aplicação e ainda pode obter um efluente tratado passível de reuso. Assim, o presente trabalho teve por objetivo estudar um MBR com módulo de membranas externo. Para tanto, foram estipulados os parâmetros operacionais em ensaios preliminares, tais como compactação da membrana, permeabilidade hidráulica e permeabilidade ao lodo ativado. Desta forma, efetuou-se a montagem do MBR, o qual foi inicialmente alimentado com um efluente sintético e posteriormente com efluente de curtume coletado pós-tratamento convencional. Operando com efluente sintético, obteve-se redução superior a 95% para DQO e turbidez. Com efluente de curtume pós-tratamento, obteve-se eficiência de 46%, 88%, 16%, 67% e 48% para DQO, DBO5, NTK, P-Total e cromo, respectivamente. Ademais, após 15 dias de operação, o sistema estabilizou com fluxo permeado elevado: 43 L/m².h.
The preoccupation with the quality of water resources is intensifying studies about advanced technologies for wastewater treatment. A promising technology in Brazil is the membrane bioreactors (MBR), due its capacity to operate with high application rates and may also obtains a treated effluent able to reuse. Thus, this work aimed to study a MBR with external membrane module. Firstly, it has been determined operational parameters by preliminary studies, namely: membrane compactation, hydraulic permeability and permeability to activated sludge. After that, the MBR was setting. Then, it was initially fed a synthetic wastewater and, then, with tannery wastewater collected after conventional treatment. Operating with synthetic wastewater, it was obtained a reduction of more than 95% for COD and turbidity. The operation with tannery wastewater post treatment resulted in efficiency of 46%, 88%, 16%, 67% and 48% for COD, BOD5, TKN, Total-P and chromium, respectively. Moreover, after 15 days of operation, the system has stabilized with high permeate flux: 43 L/m².h.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Geromel, Camila Gabriela Alexandre [UNESP]. "Tratamento físico-químico de efluentes de curtume por meio de filtros de membrana seletiva." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/98074.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-07-12Bitstream added on 2014-06-13T20:19:10Z : No. of bitstreams: 1 geromel_cga_me_ilha.pdf: 14105785 bytes, checksum: e0c2381cfa1566d3045b06433057e142 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Historicamente, as indústrias de curtimento de couro são consideradas extremamente poluidoras devido aos seus rejeitos com altas concentrações de matéria orgânica e metais pesados, características que influenciam em vários parâmetros de análise de efluentes, tais como DBO, DQO e sólidos totais. Vários trabalhos foram desenvolvidos, tendo como objeto de estudo o efluente da empresa Fuga Couros Jales Ltda, sediada no município de Jales/SP. O reator anaeróbio UASB em etapa única foi utilizado primeiramente, como dispositivo de tratamento, e posteriormente foi analisado este mesmo reator combinado a pré-tratamento físico químico e pós-tratamento biológico, no entanto nenhum deles apresentou satisfatória eficiência da remoção de DBO, assim como também não atenderam as exigências da legislação vigente, em praticamente quase todos os parâmetros analisados. O presente trabalho teve como objeto de estudo o efluente deste Curtume e seu objetivo principal foi reduzir a carga de compostos de enxofre por oxidação química e reduzir a carga orgânica e de sólidos nas etapas de coagulação-floculação-sedimentação com posterior separação por membrana microfiltrante, e a redução dos sólidos remanescentes no efluente, na etapa de ultrafiltração por membrana, a concentrações aceitáveis para o descarte de efluentes. Para tanto, foram analisados previamente em jar-test uma faixa de pH adequada de trabalho para adição de cloreto férrico e o policloreto de alumínio, assim como analisar seus comportamentos quanto à eficiência de remoção de sólidos e, com relação ao peróxido de hidrogênio, permanganato de potássio e sulfato manganoso quanto à sua eficiência na oxidação de sulfeto. Posteriormente, foram analisadas as interações entre cada um destes reagentes e, em posse dos resultados destas análises, optou-se por aplicar o sulfato...
Historically, the industries of leather tanning are considered highly polluting due to its tailings with high concentrations of organic matter and heavy metals, characteristics that influence on several effluent parameters, such as BOD, COD and total solids. Several studies have been developed, object of to study, the effluent from the company Fuga Couros Jales Ltda, whose locate in Jales/SP city, Brazil. The UASB reactor in single step was used on time first as a treatment device, and later the same reactor combined physical and chemical pre-treatment and post-biological treatment, however none showed removal efficiencies of DBO satisfactory, and also did not reached the goal of the current legislation practically in all analyzed parameters. This research had as object of its study the tannery effluent and its main goal was to reduce the sulfur compounds concentration by chemical oxidation, organic loading and solids reduction in the stages of coagulation-flocculation-sedimentation with subsequent microfiltration membrane separation, and, the reduction of solids still remaining in the wastewater, in ultrafiltration membrane step to acceptable concentrations for effluent disposal. Therefore, were analyzed previously in Jar-Test a pH range suitable for working with the ferric chloride and polyaluminium chloride, and, analyzing their behavior as regards the solids removal efficiency and, with respect to hydrogen peroxide, potassium permanganate and manganous sulfate as the efficiency in the sulfide oxidation. Subsequently, we analyzed the interactions between each of these reagents, and ownership of the results of these analyzes, we chose to apply the manganous sulfate and ferric chloride to the physical-chemical treatment. The proposed treatment presents a good sulfide and suspended solids removal (62% and 96%.), However... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Geromel, Camila Gabriela Alexandre. "Tratamento físico-químico de efluentes de curtume por meio de filtros de membrana seletiva /." Ilha Solteira, 2012. http://hdl.handle.net/11449/98074.

Full text
Abstract:
Orientador: Tsunao Matsumoto
Banca: Dib Gebara
Banca: Luís Fernando Rossi Léo
Resumo: Historicamente, as indústrias de curtimento de couro são consideradas extremamente poluidoras devido aos seus rejeitos com altas concentrações de matéria orgânica e metais pesados, características que influenciam em vários parâmetros de análise de efluentes, tais como DBO, DQO e sólidos totais. Vários trabalhos foram desenvolvidos, tendo como objeto de estudo o efluente da empresa Fuga Couros Jales Ltda, sediada no município de Jales/SP. O reator anaeróbio UASB em etapa única foi utilizado primeiramente, como dispositivo de tratamento, e posteriormente foi analisado este mesmo reator combinado a pré-tratamento físico químico e pós-tratamento biológico, no entanto nenhum deles apresentou satisfatória eficiência da remoção de DBO, assim como também não atenderam as exigências da legislação vigente, em praticamente quase todos os parâmetros analisados. O presente trabalho teve como objeto de estudo o efluente deste Curtume e seu objetivo principal foi reduzir a carga de compostos de enxofre por oxidação química e reduzir a carga orgânica e de sólidos nas etapas de coagulação-floculação-sedimentação com posterior separação por membrana microfiltrante, e a redução dos sólidos remanescentes no efluente, na etapa de ultrafiltração por membrana, a concentrações aceitáveis para o descarte de efluentes. Para tanto, foram analisados previamente em jar-test uma faixa de pH adequada de trabalho para adição de cloreto férrico e o policloreto de alumínio, assim como analisar seus comportamentos quanto à eficiência de remoção de sólidos e, com relação ao peróxido de hidrogênio, permanganato de potássio e sulfato manganoso quanto à sua eficiência na oxidação de sulfeto. Posteriormente, foram analisadas as interações entre cada um destes reagentes e, em posse dos resultados destas análises, optou-se por aplicar o sulfato... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Historically, the industries of leather tanning are considered highly polluting due to its tailings with high concentrations of organic matter and heavy metals, characteristics that influence on several effluent parameters, such as BOD, COD and total solids. Several studies have been developed, object of to study, the effluent from the company Fuga Couros Jales Ltda, whose locate in Jales/SP city, Brazil. The UASB reactor in single step was used on time first as a treatment device, and later the same reactor combined physical and chemical pre-treatment and post-biological treatment, however none showed removal efficiencies of DBO satisfactory, and also did not reached the goal of the current legislation practically in all analyzed parameters. This research had as object of its study the tannery effluent and its main goal was to reduce the sulfur compounds concentration by chemical oxidation, organic loading and solids reduction in the stages of coagulation-flocculation-sedimentation with subsequent microfiltration membrane separation, and, the reduction of solids still remaining in the wastewater, in ultrafiltration membrane step to acceptable concentrations for effluent disposal. Therefore, were analyzed previously in Jar-Test a pH range suitable for working with the ferric chloride and polyaluminium chloride, and, analyzing their behavior as regards the solids removal efficiency and, with respect to hydrogen peroxide, potassium permanganate and manganous sulfate as the efficiency in the sulfide oxidation. Subsequently, we analyzed the interactions between each of these reagents, and ownership of the results of these analyzes, we chose to apply the manganous sulfate and ferric chloride to the physical-chemical treatment. The proposed treatment presents a good sulfide and suspended solids removal (62% and 96%.), However... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Carolina Scaraffuni. "Otimização da operação de adsorção no tratamento de efluentes de tingimento de couro." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/114978.

Full text
Abstract:
Na etapa de tingimento do couro em curtumes, é necessário fazer a aplicação de corantes para obter uniforme e intensa coloração da superfície e, muitas vezes, para que a textura fibrosa do couro seja tingida em profundidade. Esta etapa do processamento do couro pode resultar em efluentes coloridos. A presença de corantes dificulta o tratamento de efluentes através de métodos convencionais e sua reutilização no processo produtivo, pois causaria o tingimento de uma nova partida com cor indesejada. A adsorção é uma operação de tratamento avançada utilizada para aumentar a qualidade final ou viabilizar o reuso de efluentes. Uma de suas maiores vantagens é a possibilidade de uso de materiais de baixo custo no tratamento de efluentes. Neste estudo, resíduos sólidos de curtumes, farelos de couro curtido ao cromo, foram utilizados como adsorvente para tratar um efluente contendo o corante Vermelho Ácido 357 gerado na operação de acabamento molhado, que foi realizada em um fulão em escala piloto. Todos os experimentos de adsorção foram realizados em fulões em escala laboratorial para simular as condições dos curtumes e para facilitar a futura reprodução deste método no curtume. Para otimizar os parâmetros da adsorção foi feita uma otimização multi-resposta. Inicialmente foi utilizado um planejamento fatorial Plackett–Burman para eliminar alguns fatores dos sete importantes parâmetros selecionados: concentração de adsorvente, pH, temperatura, concentração de corante, velocidade de rotação, tempo e diâmetro de partícula. Com este procedimento de triagem, quatro importantes fatores, que tiveram efeito significativo na adsorção, foram selecionados para o próximo passo: concentração de adsorvente, pH, concentração de corante e velocidade de rotação. Posteriormente, foi utilizada uma metodologia de superfície de resposta (MSR) com delineamento composto central rotacional (DCCR). Com base nesses resultados utilizou-se a função desirability para alcançar as condições ótimas de operação e para determinar a capacidade máxima de adsorção no equilíbrio (qe) e a remoção de corante (R). As respostas otimizadas encontradas foram R = 87,37% e qe = 24,74 mg·g-1, nas condições de pH de 2,3; concentração de adsorvente de 12,34 g·L-1; concentração de corante de 131,25 mg·L-1 e velocidade de rotação de 27,5 rpm.
In the leather dyeing step in tanneries, it is necessary to make the application of dyes to obtain uniform and intense color in the surface and often till the fibrous texture of leather is deeply colored. This stage of leather processing results in colored wastewaters. The presence of dyes complicates the treatment of effluents by conventional methods and their reuse in the production process, as it would cause the dyeing of new batch with unwanted color. Adsorption is an advanced treatment operation that is used to increase the final quality or to enable the reuse of wastewater. One of its biggest advantages is the possibility of using low cost materials in wastewater treatment. In this study, solid waste from tanneries, i.e., chromium-tanned leather shaving waste, was used as the adsorbent to treat effluents containing Acid Red 357 dye generated through a wet end process, carried out in a pilot-scale tannery drum. All the adsorption trials were conducted in laboratory-scale tannery drums to simulate the tannery conditions and to facilitate the future industrial reproduction of this method. Multiresponse optimization was used to optimize the adsorption parameters. Plackett–Burman factorial design was used to initially eliminate some factors from the seven selected important parameters: adsorbent concentration, pH, temperature, dye concentration, rotation speed, time, and particle size. Using this screening procedure, four important factors, which had significant effects on the adsorption, were selected for the next step: adsorbent concentration, pH, dye concentration, and rotation speed. Thereafter, a central composite rotatable design (CCRD) experiment was performed as response surface methodology (RSM) with desirability functions to achieve the optimal conditions, and to determine the maximum adsorption capacity at equilibrium (qe) and dye removal (R). The optimized responses were determined to be R = 87.37% and qe = 24.74 mg·g-1, in the following conditions: pH of 2.3, adsorption concentration of 12.34 g·L-1, dye concentration of 131.25 mg·L-1, and rotation speed of 27.5 rpm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Efluentes - Curtume - Tratamento"

1

ANDRIOLI, E., B. MELLA, and M. GUTTERRES. "A TECNOLOGIA DE OZONIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CURTUME." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1736-17825-173198.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GOMES, C. S., A. C. F. TRUCOLO, W. VEBER, J. S. PICCIN, and e. M. GUTTERRES. "ADSORÇÃO APLICADA AO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE TINGIMENTO DE CURTUMES." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1572-18608-158291.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography