Academic literature on the topic 'Elaboracion de papel, Papel Kraft'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Elaboracion de papel, Papel Kraft.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Elaboracion de papel, Papel Kraft"

1

Faoro, Ivan Dagoberto, and Marcia Mondardo. "Ensacamento de frutos de pereira cv. Housui." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 1 (April 2004): 86–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000100023.

Full text
Abstract:
Foi avaliada a qualidade de frutos de pêra japonesa cv. Housui (Pyrus pyrifolia var. culta) ensacados com diferentes tipos de sacos de papel e em duas épocas: 34 e 83 dias após a florada. O ensacamento não influenciou na firmeza, no teor de sólidos solúveis totais e no peso médio dos frutos. Sacos vermelhos não induziram aumento do pH da polpa, mas o uso de sacos duplos, sacos marrons, sacos de papel kraft marrons e sacos de pipoca brancos aumentaram significativamente o pH. Ao buscar-se maior precocidade de colheita, os melhores resultados foram obtidos com o uso de sacos pequenos de papel manteiga aos 34 dias após a floração e o uso de sacos grandes duplos ou sacos grandes marrons, 83 dias após a plena floração. O ensacamento 34 dias após a plena floração, com sacos grandes de papel duplo de cor marrom ou sacos de papel kraft marrons, ou ainda o uso de sacos pequenos parafinados transparentes de papel manteiga, aos 34 dias, seguidos pela colocação, aos 83 dias, dos dois tipos de sacos grandes citados anteriormente, resultaram em frutos de melhor qualidade externa (película de coloração homogênea e mais clara, lisa e com lenticelas pouco salientes). O uso de sacos vermelhos de papel manteiga e de sacos de pipoca brancos, com ou sem ensacamento prévio com sacos pequenos de papel manteiga parafinado, não resultaram em melhoria substancial da qualidade externa do fruto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cardinal De San Martin, Cecilia. "El papel del gineco-obstetra como educador sexual." Revista Peruana de Ginecología y Obstetricia 21, no. 1-2-3 (July 24, 2015): 300–304. http://dx.doi.org/10.31403/rpgo.v21i1545.

Full text
Abstract:
El médico como parte de uno sociedad ha acomodado su pensamiento y sus acciones en cuanto se refiere a lo sexual, al pensamiento de la mayoría. Al hojear las páginas de la historia de la medicina, anotamos toda la riqueza de pensamiento y capacidad de innovación del médico en otros campos, más no en el de la sexualidad, con pocas y señaladas excepciones: Freud, Kraft-Ebbing, Dickinson, Masters, Confort y otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guedes, R. S., E. U. Alves, R. L. A. Bruno, E. P. Gonçalves, E. G. Costa, and M. S. Medeiros. "Armazenamento de sementes de Myracrodruon urundeuva Fr. All. em diferentes embalagens e ambientes." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 14, no. 1 (2012): 68–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722012000100010.

Full text
Abstract:
Myracrodruon urundeuva Fr. All. é uma espécie pertencente à família Anacardiaceae, cuja planta pode ser utilizada como medicinal, na indústria de curtimento de couro, na arborização de ruas e praças, produzindo madeira de grande resistência mecânica. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi determinar as melhores condições e períodos de armazenamento para conservação da viabilidade e vigor das sementes de M. urundeuva. As embalagens utilizadas para acondicionamento das sementes foram sacos de papel Kraft, algodão e de polietileno transparente, bem como folhas de papel alumínio. Em seguida as sementes foram armazenadas em ambiente natural de laboratório (25 ± 2ºC), freezer (-20 ± 2ºC), câmara fria (8 ± 2ºC) e geladeira (6 ± 2ºC). Em intervalos pré-determinados (0, 30, 60, 90, 120, 150, 180, 210 e 240 dias) avaliou-se o teor de água das sementes, porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento e massa seca de plântulas. No ambiente de laboratório não houve conservação do vigor das sementes de M. urundeuva. A melhor condição para conservação de sementes de M. urundeuva foi obtida com o acondicionamento em sacos de papel Kraft, pano de algodão, plástico ou papel alumínio e manutenção em geladeira ou freezer, podendo também ser conservadas embaladas em papel ou alumínio, quando estocadas em câmara fria, por 240 dias. Alteração no vigor de sementes dessa espécie é primeiramente identificada pela redução da velocidade de emergência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tovar, María J., Lady Sandoval, Oscar Sabogal, Edgar Mora, and Fiderman Machuca. "Evaluación del sistema de limpieza de una máquina de papel Kraft." INGENIERÍA Y COMPETITIVIDAD 8, no. 2 (June 8, 2011): 94–100. http://dx.doi.org/10.25100/iyc.v8i2.2504.

Full text
Abstract:
El artículo presenta la metodología y resultados de la evaluación del sistema de limpieza de una máquina de papeles Kraft. Esta evaluación se realizó teniendo en cuenta variables de proceso tales como la consistencia de la suspensión de pulpa, contenido de inorgánicos (cenizas), nivel de aire en la suspensión de pulpa y el diferencial de presión a través de los hidrociclones, para el análisis de una serie de muestreos realizados durante la producción de los diferentes grados de papel. Se propusieron las posibles modificaciones o mejoras del sistema de limpieza con el objetivo de disminuir las pérdidas de pulpa y agua, el consumo de energía y la introducción de aire al sistema en la máquina de papel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Laecio Guedes do, Samuel Campelo Dias, Phillype Dowglas Lopes, Francisco Craveiro da Costa Júnior, Sávio Torres Melo, Marcos Rodrigues Resende, and Rebeka Manuela Lobo Sousa. "Análise do comportamento do solo quanto a sua compactação, expansão e resistência à penetração com adição do papel kraft." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 22, 2020): e157963621. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3621.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo experimental do comportamento do solo com adição de sacos de cimento triturado, conhecido como papel kraft, resíduo de saco de cimento. Para a análise foi feita a coleta do solo em uma jazida e realizados os processos iniciais para os ensaios de caracterização sendo eles a análise granulométrica por peneiramento (AGP), limite de liquidez (LL) e limite de plasticidade (LP) que nos permite classifica-lo quanto ao tipo de solo que está sendo estudado. Foram realizados os ensaios de compactação e o CBR conhecido como Índice Suporte de Califórnia (ISC). Nos ensaios foram verificados o comportamento do solo da cidade de Teresina – PI com adição desses resíduos procurando manter a qualidade inicial ou melhorando a capacidade de resistência do solo. Os ensaios foram realizados para o solo natural (sem adição) e com adições de 1%, 2% e 3% de papel kraft triturado. Nos resultados observou-se que ao adicionar os percentuais não houve alterações consideráveis no grau de compactação do solo, na expansão e nem na resistência a penetração do pistão no solo, resultados esses positivos para estes resíduos serem misturados com solo e compactados sem que altere o desempenho e sua qualidade técnica. A análise dos resultados, por meio do ensaio de compactação e CBR, evidenciou que há umas possíveis possibilidades da utilização do papel kraft triturados em aterros compactados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matos, Valderez Pontes, Elane Grazielle Borba de Sousa Ferreira, Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira, Lúcia Helena de Moura Sena, and Anna Gorett de Figueiredo Almeida Sales. "Efeito do tipo de embalagem e do ambiente de armazenamento sobre a germinação e o vigor das sementes de Apeiba tibourbou AUBL." Revista Árvore 32, no. 4 (August 2008): 617–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622008000400002.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do tipo da embalagem e do ambiente de armazenamento sobre a germinação e o vigor das sementes de Apeiba tibourbou Aubl. As sementes foram acondicionadas nas embalagens: vidro transparente, sacos de papel Kraft e sacos de polietileno transparente e armazenadas nos seguintes ambientes: natural de laboratório (24,8ºC a 28ºC; UR 68,9 a 82,5%), freezer (-20ºC; UR 90%, constantes) e câmara (18,5 ± 1ºC; UR 71 ± 3%). Para avaliação da qualidade inicial e a cada 45 dias de armazenamento, foi determinado o teor de água das sementes e realizados testes de germinação e vigor. Os resultados permitiram concluir que as sementes apresentaram maior germinação e vigor quando foram acondicionadas nas embalagens saco de papel Kraft e saco de polietileno, em ambiente natural de laboratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MAZARO, Sérgio Miguel, Alfredo De GOUVÊA, Idemir CITADIN, and Moeses Andrigo DANNER. "ENSACAMENTO DE FIGOS CV. “ROXO DE VALINHOS”." Scientia Agraria 6, no. 1 (December 31, 2005): 59. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v6i1.4595.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi testar o processo de ensacamento com diferentes tipos de embalagens e o fechamento do ostíolo com etiqueta adesiva sobre a qualidade de frutos de figo cv. Roxo de Valinhos. Foram realizados dois experimentos no CEFET - Unidade Sudoeste – Dois Vizinhos, PR, no ano de 2004. No primeiro experimento avaliou-se diferentes tipos de embalagens: saco de polietileno, saco de papel marrom Kraft comercial, saco de papel manteiga e etiqueta adesiva em frutos com tamanho aproximado de 2,0cm de diâmetro. No segundo experimento utilizou-se saco de polietileno e etiqueta adesiva em todos os frutos do ramo não considerando o diâmetro de fruto para aplicar a técnica. A testemunha, nos dois experimentos, não teve qualquer proteção. No primeiro experimento as avaliações foram realizadas sete e dez dias após o ensacamento e após quatro dias em câmara frigorífica na temperatura de 0oC ± 1oC/ 80-90% UR. No segundo experimento as avaliações foram realizadas a cada três dias. O uso de saco de polietileno e papel manteiga melhoram a qualidade dos frutos, aumentando consideravelmente o peso e a coloração. O uso de saco de papel marrom kraft não apresenta resultado satisfatório, pois retarda a maturação e desenvolve deficiente coloração nos frutos. A proteção do ostíolo com etiqueta adesiva mostrou-se eficiente. O ensacamento de todos os frutos do ramo da figueira, não considerando o diâmetro de fruto para aplicação da técnica, não demonstra eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Saucedo Corona, Alma Rosa, José Turrado Saucedo, Marcela Guzmán Corona, Rubén Sanjuán Dueñas, Ezequiel Delgado Fornué, José Antonio Silva Guzmán, and Hugo Vélez. "Impacto de la densidad de carga eléctrica del sistema en la estructuración del papel." Revista Mexicana de Ciencias Forestales 6, no. 28 (March 22, 2018): 142–55. http://dx.doi.org/10.29298/rmcf.v6i28.268.

Full text
Abstract:
Los nuevos retos en el uso del papel demandan propiedades de respuesta que solo se logran con la incorporación de productos químicos en la estructura fibrosa. El objetivo de este estudio fue aportar conocimiento del comportamiento coloidal que integra el sistema residual de productos químicos en la suspensión fibrosa y su neutralización, a fin de disminuir su impacto negativo sobre los nuevos productos químicos que permitan mejorar la distribución uniforme de fibras y el incremento de sus propiedades de respuesta. La materia prima fibrosa fue papel Kraft de primer reciclado y papel Kraft con “n” reciclados en una proporción de 50 % cada uno. La neutralización de la densidad de carga eléctrica se llevó a cabo con poliacrilamida de alta densidad de carga (barredor). La densidad de carga eléctrica de la suspensión fibrosa se modificó durante la estructuración de la hoja de papel al dosificar floculante de diferente peso molecular y densidad de carga eléctrica, calificada con la técnica de medición densidad de carga eléctrica (Mütek); como propiedad de respuesta se evaluó en hojas estándar de laboratorio de 60 g m-2, mediante técnicas de análisis de imágenes, mientras que la incidencia sobre las propiedades físicas se hizo de acuerdo a técnicas TAPPI. La adición de 0.1 % de floculante de bajo peso molecular registró 69.3 % de área uniformemente distribuida, y la resistencia a la tensión, 12 % de incremento; esto indica que la aplicación de floculante de bajo peso molecular con alta densidad de carga eléctrica produjo mejor propiedad de respuesta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Frizzo, Sônia Maria Bitencourt, Maria Cládis Mezzomo da Silva, and Celso Edmundo B. Foelkel. "Contribuição ao estudo de efluentes de indústrias de celulose e papel." Ciência Florestal 6, no. 1 (March 30, 1996): 129. http://dx.doi.org/10.5902/19805098331.

Full text
Abstract:
O presente estudo descreve os tratamentos alternativos a que foi submetido o efluente secundário de uma indústria de celulose kraft branqueada. As amostras do efluente foram analisadas quanto ao teor de cloretos e de elementos-traço (zinco, cobre, chumbo e cádmio) e, a seguir, foram tratadas com sulfato de alumínio ou cloreto férrico, como floculantes, utilizando-se, ainda, resíduos sólidos do processo industrial ("dreg", "grit", cinza pesada) e carvão ativo, como auxiliares de floculação. Foi observada uma significativa redução do teor de cloretos e de elementos-traço nos efluentes finais, com o uso combinado de sulfato de alumínio/carvão ativo 2 e cloreto férrico/resíduos industriais, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pedersoli Borges, Felipe, Jorge Luiz Colodette, and Fernando José Borges Gomes. "UTILIZAÇÃO DO BAMBU COMO MATÉRIA-PRIMA NA OBTENÇÃO DE POLPA CELULÓSICA VOLTADA À FABRICAÇÃO DE PAPEL DE EMBALAGEM SACKRAFT." Journal of Engineering and Exact Sciences 4, no. 4 (October 23, 2018): 0405–11. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0405-0411.

Full text
Abstract:
A tendência de aumento no custo da madeira nos últimos anos tem estimulado a busca por matérias-primas alternativas, onde o bambu surge como potencial biomassa. Sendo assim, esse estudo objetiva analisar a aplicabilidade do bambu da espécie Bambusa vulgaris para a produção de polpa celulósica kraft voltada à produção de papel de embalagem sackraft. Realizou-se a caracterização química e morfológica das fibras do bambu e polpação kraft com bambu livre de amido. O bambu apresentou teores de holocelulose (63,4%) e lignina (23,2%) favoráveis à sua utilização em polpação kraft. O rendimento de polpação (54,9%) foi mais elevado que o obtido em coníferas. As dimensões das fibras do bambu favorecem as características físico-mecânicas necessárias para a produção de papéis do tipo sackraft. Conclui-se, portanto, ser possível utilizar o bambu em substituição à madeira na aplicação sugerida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Elaboracion de papel, Papel Kraft"

1

Huamán, Ortiz Leny Patricia. "Sincronización de velocidades de motores para mejorar el proceso de secado de Papel Kraft." Universidad Mayor de San Andrés. Programa Cybertesis BOLIVIA, 2009. http://www.cybertesis.umsa.bo:8080/umsa/2009/huaman_ol/html/index-frames.html.

Full text
Abstract:
Dentro de las diferentes etapas inmersas en la fabricación de papel, ya sea ésta a partir de fibra virgen o reciclado, existen procesos que requieren mayor cuidado que otros. Dada la complejidad del secado de la hoja de papel recién formada, especialmente por su estricta exigencia de precisión de velocidad de los secadores, que deben ajustarse a dos sucesos principales; por un lado a las tensiones originadas por el secado y consecuentemente la evaporación del agua; por otro lado a las tensiones existentes entre uno y otro secador, durante el transporte de la hoja y a lo largo del tren de secadores, resulta un interesante campo de estudio que lleve a determinar parámetros óptimos de funcionamiento. El incumplimiento de un ajuste, de acuerdo a lo anteriormente explicado, ocasiona roturas de hoja, sin hablar de las pérdidas económicas, pérdidas de tiempo y riesgo del personal. Cabe resaltar que a pesar del constante avance de la tecnología, en nuestro país existen todavía fábricas con sistemas operacionales antiguos y obsoletos, que solamente terminan retrasando el proceso productivo. De éste modo, el presente proyecto pretende realizar el estudio para reemplazar el sistema de regulación de velocidad de bandas y poleas cónicas, por otro sistema que realice la sincronización de velocidad de manera automática y precisa. Este sistema propuesto se basa en la medición de factores como la humedad, la tensión mecánica, velocidad lineal y angular, para luego enviar esta información a un módulo de regulación de velocidad. Los datos obtenidos serán procesados por el PLC, que controlará la velocidad de los motores de los secadores mediante variadores de frecuencia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sêco, Isabel Maria Carvalho Lopes. "Reversão da brancura em pastas kraft de Eucalyptus globulus." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4965.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia dos Processos de Produção de Pasta de Papel
O trabalho proposto no âmbito da presente dissertação tem como objectivo último o estudo do fenómeno de reversão da brancura, induzida por via térmica, de uma pasta kraft de Eucalyptus globulus nacional branqueada segundo uma sequência D0E1D1D2. A concretização deste objectivo passou, em primeiro lugar, pelo estudo do efeito de algumas das principais variáveis processuais do branqueamento na estabilidade da brancura da pasta final. Das variáveis analisadas, verificou-se que o aumento da temperatura no estágio D0 provoca uma diminuição na reversão da brancura da pasta final, mas também um abaixamento na viscosidade intrínseca da pasta à saída deste estágio. O aumento da carga de dióxido de cloro aplicada neste primeiro estágio também permite melhorar a estabilidade da brancura da pasta final. Contudo, a partir de um determinado valor, neste caso igual a 3,2 % (como cloro activo), a diminuição na reversão da brancura não é significativa, pelo que na prática se pode estabelecer uma carga óptima de dióxido de cloro a aplicar neste estágio. Ainda no estágio D0 foi estudado o efeito da adição de ácido sulfúrico, tendo os resultados demonstrado que uma carga elevada deste reagente pode diminuir a estabilidade da brancura da pasta final, ao mesmo tempo que provoca o abaixamento da viscosidade intrínseca da pasta à saída deste estágio. Por sua vez, verificou-se que a combinação da adição de peróxido de hidrogénio no estágio E1 com a redução da carga de dióxido de cloro nos estágios D1 e D2 (um kg de dióxido de cloro, como cloro activo, por cada kg de peróxido de hidrogénio aplicado) não alterou a estabilidade da brancura da pasta final e é, do ponto de vista económico, vantajosa. Verificou-se ainda que a adição de peróxido de hidrogénio aumenta a brancura da pasta à saída do estágio de extracção alcalina e diminui o seu coeficiente específico de absorção da luz. O estudo da influência da temperatura do estágio D2 na estabilidade da brancura da pasta final demonstrou que o aumento de 65 ºC até 82 ºC é benéfico, tendo-se verificado que para valores superiores a 82 ºC a reversão da brancura da pasta final tende a aumentar. Observou-se ainda que a reversão da brancura de uma pasta kraft ECF de E. globulus aumenta com o pH do seu extracto aquoso na gama entre 3 e 9. No que se refere ao efeito da adição de dióxido de enxofre à pasta no final do branqueamento, os resultados não foram conclusivos, não tendo sido encontrada qualquer relação entre a carga de dióxido de enxofre (0,1 a 1,0 kg SO2/tAD) e a reversão da brancura da pasta final. Assim, a melhoria na estabilidade da brancura da pasta final normalmente associada ao dióxido de enxofre, pode dever-se essencialmente ao seu efeito no abaixamento do pH. Adicionalmente, foram comparadas as sequências DEDD e DEDP em termos do seu efeito na estabilidade da brancura da pasta. Concluiu-se que o estágio P no final reduz significativamente a reversão da brancura da pasta, bem como o seu teor de grupos carbonilo. Verificou-se também que a pasta obtida a partir da sequência DEDP apresenta teores de lenhina e de ácido hexenurónico residuais ligeiramente mais elevados e uma menor viscosidade intrínseca. No que diz respeito às propriedades papeleiras das pastas não refinadas e refinadas a 1500 rotações PFI, concluiu-se que o estágio P na sequênciaDEDP aumenta a refinabilidade da pasta final, ou seja, a pasta necessita de uma menor energia de refinação para atingir as mesmas propriedades papeleiras. Em termos económicos, a sequência DEDP apresenta custos de reagentes mais elevados. Por fim foi analisada a contribuição de alguns dos compostos orgânicos de baixo peso molecular da pasta final no seu processo de reversão da brancura por via térmica. Os resultados revelaram que os compostos mais polares, e consequentemente mais solúveis em água, são aqueles que mais contribuem para este fenómeno. Concluiu-se ainda que a perda de brancura de uma pasta durante o envelhecimento térmico acelerado pode ser parcialmente recuperada através de um processo de extracção/lixiviação desta e que o mecanismo de reversão a pH ácido e a temperatura elevada envolve a degradação dos polissacarídeos da pasta.
The research carried out in this thesis deals with the study of thermally induced brightness reversion of fully bleached (D0E1D1D2 sequence) Eucalyptus globulus kraft pulps. The aforementioned core research began firstly by the study of the effect of some of the foremost bleaching parameters in the brightness stability of the bleached pulp. From the parameters analyzed, it was verified that the increase of the D0 stage’s temperature caused a decrease in brightness reversion of the bleached pulp, but a decrease in the pulp viscosity at the end of that was also observed. As far as the chlorine dioxide charge applied in this first stage is concerned, it was concluded that higher charges also improved the brightness stability of the bleached pulp. Nevertheless, from a certain value onwards, in this specific case it was 3,2 % (as active chlorine), the decrease in the brightness reversion was not relevant; therefore, an optimal chlorine dioxide charge applied in this first stage may be established. The influence of sulfuric acid added to the D0 stage was also studied; the results obtained demonstrate that a high charge may diminish the brightness stability of the bleached pulp and simultaneously cause a decrease in the pulp viscosity at the end of this stage. On the other hand, the combination between the hydrogen peroxide addition to the E1 stage and the chlorine dioxide reduction in the D1 and D2 stages (one kg of ClO2, as active chlorine, for each kg of H2O2 applied) does not affect the brightness stability of the bleached pulp and it is indeed advantageous from an economic point of view. It was also verified that the H2O2 addition increases the brightness of the pulp at the end of the alkaline extraction stage and decreases its light absorption coefficient. The study of the influence of D2 stage’s temperature on the brightness stability of the bleached pulp demonstrated that it’s increase from 65 ºC to 82 ºC was beneficial, yet an increase in brightness reversion increased was verified when the temperature rose above 82 ºC. It was also observed that the brightness reversion of the ECF E. globulus kraft pulp increased with its pH in a range between 3-9. With regard to the sulphur dioxide charge applied at the end of the bleaching sequence, the results were not conclusive: no relationship between the sulphur dioxide charge (0,1 a 1,0 kg SO2/tAD) and the brightness reversion of the bleached pulp has been observed. Hence, the brightness stability improvement usually associated to the sulphur dioxide may be due to the decrease in the pH. Additionally, the DEDD and DEDP sequences were compared in terms of the bleached pulp’s brightness stability. It was concluded that the last P stage significantly reduces the brightness reversion as well as the carbonyl content of the bleached pulps. It was also observed that the pulp obtained from a DEDP sequence had a slightly higher content of residual lignin and hexenuronic acid and lower viscosity. As far as the paper properties of the unbeaten and beaten pulp at 1500 PFI rotations are concerned, it was concluded that the P stage in the DEDP sequence increased the pulp beatability, which means the pulp needs less refining energy to reach the same paper properties. Furthermore, the reagent costs of the DEDP sequence are higher. Finally, the contribution of the low molecular weight pulps extractives to the thermally induced brightness reversion process was analyzed. The results demonstrated that the highest contribution for brightness reversion was due to the more polar fraction (water soluble) organic extractives. It was also concluded that the brightness loss during an accelerated thermal treatment could be partially reversed by submitting the pulp to an extraction/lixiviation process and that the reversion mechanism in acidic conditions and at higher temperature may be associated to the pulp’s polysaccharides degradation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Novo, Catarina Cardoso. "Cozimento e branquemento da pasta Kraft da Paulownia." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/3117.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
A Paulownia representa uma potencial nova fonte de matérias-primas nas várias áreas madeireiras. Uma vez que é uma árvore de crescimento rápido, a Paulownia cresce mais rapidamente do que a espécie comummente usada na indústria de pasta e papel nacional, o E. globulus, podendo ser interessante particularmente como matéria-prima na indústria de pasta e papel. Os objectivos deste trabalho foram a avaliação das condições de cozimento kraft e de branqueamento ECF e o estudo das propriedades físico-mecânicas da pasta de Paulownia, avaliando assim a sua aptidão para a produção de pasta e de papel. Neste trabalho foram usadas aparas de madeira da plantação experimental da zona de Monção do híbrido Paulownia elongata/ Paulownia fortunei com 3,5 anos. Foi estudada a resposta ao cozimento kraft usando uma gama de alcali activo entre 17% e 20%, com índice sulfureto de 28% a 30%, com um hidromódulo de 4 L/kg, a 160ºC. Os resultados deste estudo mostram que o cozimento kraft da Paulownia deve ser realizado com um alcali activo superior a 17% e, preferivelmente, usando um alcali activo de 18% a 19%, com o factor H entre 650 e 670. Nestas condições o rendimento foi de 44,5% a 46,0%, com índice kappa entre 19,6 e 24,2 e as viscosidades intrínsecas foram de 1100 a 1140 cm3/g. A pasta com um índice kappa de 24,2 foi submetida a branqueamento ECF, com a sequência ODEpDD, conseguindo-se, com o estágio de oxigénio, reduzir em 45% o índice kappa.. No final da sequência atingiu-se os 89% de brancura ISO, gastando 45kg de cloro activo/tonelada de pasta e com OXE de 86,2 mol de ClO2 como cloro activo/ tonelada de pasta/ unidade kappa. As propriedades físico-mecânicas foram avaliadas para as pastas sem refinação e com refinação. A pasta não refinada apresentou drenabilidade e refinabilidade superior ao E. globulus assim como superiores propriedades mecânicas e ópticas. A pasta refinada apresentou um desenvolvimento das propriedades em estudo, mas não tão acentuado como o E. globulus. No entanto, as propriedades ópticas e a lisura da Paulownia são superiores às do E. globulus, devido à morfologia das fibras, apresentando por isso potencial para a indústria da pasta e papel. ABSTRACT: Paulownia is a new source of raw material for the wood industry. It’s a fast growing tree and its growth is even faster than the E. globulus, the most common species used in the national pulp and paper industry. Therefore, this might be especially interesting for the papermaking. The aims of this work were as follows: (i) to evaluate the Paulownia kraft pulping and ECF bleaching responses and (ii) to assess the papermaking properties of Paulownia kraft pulp. Wood chips of the plantation Paulownia elongata/Paulownia fortunei from Monção region of 3,5 years old were involved in this work. The kraft cooking response (active alkali from 17% to 20%, sulphidity from 28% to 30% with liquor-to-wood ratio of 4 L/kg, 160ºC) has been studied. The results of this work showed that the most appropriate pulping conditions are those done with active alkali above 17%, preferentially 18% or even 19%, with an H factor from 650 to 670. Under these conditions, the pulp yield was from 44,5% to 46,0%, and the kappa number from 19,6 to 24,2. The intrinsic viscosity varied from 1100 to 1140 cm3/g. The pulp obtained with a kappa number of 24,2 was bleached by ODEpDD sequence allowing to obtain a reduction of 45% of the kappa number in the oxygen stage and the final ISO brightness of 89%. The consumption of chlorine dioxide (as active chlorine) was 45 kg per ton of pulp and the OXE was 86,2 (mol of ClO2 as active Cl2 per ton of pulp and per one kappa unit). The physical and mechanical properties were studied for unbeaten and beaten pulps. The unbeaten pulp showed higher drainage and beatability than E. globulus as well as better mechanical and optical properties. The beaten pulp showed the development of mechanical properties, although not so pronounced as the E. globulus pulp. However, the optical properties and roughness of Paulownia were better than the E. globulus pulp ones due to the particular morphology of Paulownia fibres. These characteristics provided a promising potential to the Paulownia wood as a source for the pulp and paper industry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ré, Clara Cristiano de Sousa Cachim. "Efeito do estágio final redutor no desenvolvimento da brancura das pastas kraft." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3142.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
A brancura da pasta para produção de papel é uma propriedade fundamental para a indústria papeleira e durante o processo de branqueamento vai aumentando conforme o fim a que se destina. O grande objectivo da indústria de pasta e papel é obter um elevado grau de brancura durante o processo de branqueamento, mas tão ou mais importante, é conseguir que essa brancura e determinadas propriedades se preservem e se mantenham estáveis, evitando o processo de reversão de brancura. O acréscimo de brancura nos últimos estágios de branqueamento, sem prejudicar a estabilidade das pastas, é uma das principais dificuldades desta indústria. Entre várias soluções, a aplicação de agentes redutores no processo de branqueamento de pastas, tem vindo a ser estudada em detalhe como um tratamento para melhorar a brancura e reversão. O objectivo primordial deste trabalho consistiu no estudo do efeito do estágio redutor, com aplicação do ditionito de sódio, no desenvolvimento da brancura de pastas industriais kraft de Eucalyptus globulus produzidas pelo grupo Portucel-Soporcel. Neste trabalho pretendeu-se a avaliar o impacto da aplicação do agente redutor, como estágio final na sequência de branqueamento DEDD, bem como a sua influência nas propriedades papeleiras. A aplicação do agente redutor à sequência de branqueamento DEDD foi realizada sempre no final da sequência, com eliminação do último estágio de dióxido de cloro (D2) ou com variação da carga de dióxido de cloro no último estágio (D2). Foram recolhidas na fábrica de pasta para papel, Portucel em Cacia, três amostras correspondentes a diferentes fases de branqueamento. As amostras foram caracterizadas relativamente à brancura e reversão de brancura e adoptadas como valores de referência. Na pasta final da fábrica D0EopD1D2 o valor obtido de brancura e de reversão foi de 89,1 e 10,0% ISO respectivamente. Primeiramente foram optimizadas as condições de operação do ditionito de sódio, para maximizar a sua eficiência, temperatura entre 60-65ºC, pH da solução entre 6,5-7, consistência de 7%, 1% de carga de ditionito aplicada, para um tempo de reacção de 30 minutos, sendo em seguida aplicado no final de diversas sequências estudadas, para ser possível observar o seu efeito, relativamente à brancura e reversão. Das diversas sequências elaboradas laboratorialmente, aquela que visava a eliminação do último estágio de branqueamento (D2) e posterior substituição pelo agente redutor não foi eficaz, ocorrendo uma quebra de brancura para os 88,0% ISO. A sequência que se revelou mais eficaz foi, D0EopD1D2Y, com redução da carga de dióxido de cloro (aplicada no estágio D2) para metade, atingindo um valor de brancura de 89,4% ISO. A aplicação do ditionito de sódio, como agente redutor, revelou-se promissora relativamente ao ganho de estabilidade de brancura, pois reduziu a reversão para cerca de 4% ISO em qualquer uma das sequências estudadas. ABSTRACT: The brightness of the pulp to paper production is a key property for the paper industry and during the bleaching process grows according to its purpose. The great objective of paper pulp industry is to obtain a high degree of brightness during the bleaching process, but more important than that is to assure that the brightness and certain properties remain preserved stable, while avoiding the brightness reversion. The increase in brightness in the last stages of bleaching, without sacrificing the stability of the pulps, is one of the main difficulties in this industry. Between multiple solutions, the use of reducing agents in the bleaching process of pulps has been studied in detail as a treatment to improve brightness and reduce reversion. The primary objective of this work consisted in the study of the reducing stage effect, with the appliance of sodium dithionite in the development of the brightness of Eucalyptus globulus kraft industrial pulps, produced by the Portucel-Soporcel group. This work was to evaluate the impact of the reducing agent appliance, as the final stage in the process of DEDD bleaching, as well as its influence on paper properties. The appliance of the reducing agent to the process of DEDD bleaching was performed always at the end of the process, with the elimination of the last stage of chlorine dioxide (D2) or with the variation of the chlorine dioxide load in the last stage (D2). Three samples corresponding to different stages of bleaching were collected in the pulp factory, Portucel, in Cacia. The samples were characterized for brightness and reversion of brightness and they were adopted as reference values. In the last pulp of the factory D0EopD1D2 the obtained value of brightness and reversion was 89,1 and 10,0% ISO respectively. First of all, it was necessary to optimize the conditions of operation of sodium dithionite to maximize its efficiency, temperature between 60-65ºC, pH of the solution between 6,5-7, consistency of 7%, 1% dithionite load applied for a reaction time of 30 minutes and then applied at the end of several studied sequences to be possible to observe their effect, in relation to the brightness and reversion. Of the various laboratory sequences drawn up, the one which aimed the elimination of the last bleaching stage (D2) and later replacement by the reducing agent was not effective, exposing a brightness break to 88,0% ISO. The sequence which proved more effective was D0EopD1D2Y, with reduction in the chlorine dioxide load (applied in stage D2) to a half, reaching a brightness value of 89,4% ISO. The application of sodium dithionite, as a reducing agent, provided a brightness stability gain thus reducing a reversion to about 4% ISO in all studied sequences.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Agapito, Margarida Sofia de Matos. "Tratamento de efluente de produção de pasta kraft por Trametes versicolor." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2007. http://hdl.handle.net/10773/545.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão Ambiental, Materiais e Valorização de Resíduos
A indústria de pasta de papel produz uma série de sub-produtos orgânicos e inorgânicos, e alguns destes causam sérios problemas de poluição. Os efluentes resultantes da produção de pasta de papel apresentam coloração e alguma toxicidade, devido a compostos clorados, lenhina residual, e outros compostos, que podem causar graves problemas ambientais quando tratados em processos convencionais. Os fungos de podridão branca da madeira possuem a capacidade de metabolizar a lenhina e seus derivados, apresentando potencialidades para o tratamento de efluentes com compostos lenhinocelulósicos e fenólicos. Estes organismos produzem enzimas oxidativas extracelulares, entre as quais, a lenhina peroxidase (LiP), a mangânes peroxidase (MnP) e a lacase. O objectivo deste trabalho foi estudar a capacidade do fungo de podridão branca da madeira, Trametes versicolor, na redução da carência química de oxigénio (CQO) e da cor de um efluente da indústria papeleira. O presente estudo pretendeu avaliar a aplicabilidade de um reactor batch sequencial (SBR) versus reactor batch no tratamento do efluente de produção de pasta de papel kraft. Foram efectuados diferentes ensaios fermentativos em batch, com Trametes versicolor em meio definido para Trametes (MDT) com limitação de carbono, e em água destilada, com diferentes concentrações de efluente industrial. O objectivo deste estudo foi o de definir as condições experimentais que permitiram a optimização da redução da CQO. A selecção das condições experimentais, indicou como condições óptimas a fermentação em meio MDT com 50% de efluente e com um inóculo de Trametes versicolor crescido durante 6 dias. A aplicabilidade do reactor SBR, no tratamento do efluente, foi analisada durante 42 dias de operação, sem suplemento de novo micélio, em dois ciclos diferentes, usando as condições experimentais previamente optimizadas. Verificou-se que a actividade enzimática da lacase e mangânes peroxidase não foram sincronizadas com a descoloração e a redução da carência química de oxigénio o que indica que a descoloração e a redução da CQO não são uma consequência directa e exclusiva da actividade destas enzimas. Os resultados obtidos, no reactor SBR, com as condições optimizadas, mostraram que foi obtida uma redução de carência química de oxigénio de 70-90% no efluente. Para o mesmo período de tempo, a redução da CQO no efluente, foi superior no tratamento no reactor SBR em relação ao tratamento efectuado em batch. O fungo revelou capacidade de desenvolvimento e degradação nos meios estudados e no reactor SBR ao longo dos 42 dias de operação. Este estudo permitiu concluir que com um reactor SBR com o fungo da podridão branca da madeira Trametes versicolor pode-se fazer o tratamento do efluente da indústria papeleira. ABSTRACT: The pulp and paper industry produces organic and inorganic by-products, and some of these are causing serious pollution problems. Pulp and paper effluents are coloured and toxic due to the presence of chloroorganics, residual lignin and other chemical compounds causing environmental problems when treated with conventional processes. White rot fungi have the capacity to metabolize both lignin and its derivatives and therefore they present potentialities to the lignin/phenolic wastewater treatment. These organisms produce extracellular oxidative enzymes, between these, lignin peroxidase (LiP), manganese peroxidase (MnP) and laccase. The aim of this work was to study the capacity of white-rot fungi Trametes versicolor, to reduce the chemical oxygen demand (COD) and to decolourise a pulp and paper industry effluent. The present study aimed to evaluate the applicability of a sequential batch reactor (SBR) versus batch reactor on the treatment of kraft pulp wastewaters. Different batch fermentations for effluent treatment were carried out, with T. versicolor on both carbon limitated Trametes Defined Medium (TDM) and water, with different concentrations of industrial effluent. This study allowed to define experimental conditions to optimize CQO reduction. The selected experimental conditions were fermentation of TDM with 50% of effluent, and a T. versicolor inoculum grown for 6 days. The applicability of a SBR reactor for kraft pulp effluent treatment in two different cycles was studied operating during 42 days, without supplementation of new mycelium. The results indicate that the enzymatic activities of laccase and manganese peroxidase were not synchronized with decolourization and chemical oxygen demand reduction. This shows that decolourization and CQO reduction are not a direct and exclusive result of the activity of these enzymes. The obtained results, in the SBR reactor, under selected conditions, showed, that it was attained a reduction of 70 - 90% on chemical oxygen of the effluent. For the same time of operation, the CQO reduction in effluent treated on SBR, was higher than that provided in batch. This fungus has shown a very good capacity to develop and to degradate effluent in a the SBR during 42 days of operation. With this study it can be concluded that Trametes versicolor can be used on sequential batch reactors for kraft pulp effluent treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ampessan, Camilla Gabriela Melo. "Idade da madeira na qualidade da polpa e do papel." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2015. http://tede.udesc.br/handle/handle/2320.

Full text
Abstract:
Submitted by Claudia Rocha (claudia.rocha@udesc.br) on 2017-12-07T15:23:08Z No. of bitstreams: 1 PGEF15MA049.pdf: 1458610 bytes, checksum: d39de60e31342944508856b042c477f4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-07T15:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PGEF15MA049.pdf: 1458610 bytes, checksum: d39de60e31342944508856b042c477f4 (MD5) Previous issue date: 2015-07-31
Capes
The objective of this study was to investigate the influence of age on quality of Pinus taeda wood in different cooking conditions, including the Kappa numbers 40, 50 and 60 of the cellulosic pulp, seeking the reduction of forest cutting age and increasing the quality of pulp to produce tougher Kraft paper. The sampled trees in this study were from reforestation areas located at the city of Otacílio Costa belonging to the company Klabin S.A., state of Santa Catarina. The sampled trees were 14, 16 and 19 years old where was determined the basic density of the discs, chemical characteristics (holocellulose, lignin, extractives, sodium hydroxide and ash content) and anatomical characteristics (length, width, lumen diameter, wall thickness, felting index, coefficient of flexibility, wall fraction and Runkel ratio) of the timber. The Kraft process of obtaining cellulose was also rated (rough and debugged yields, waste content, Kappa number, viscosity), the anatomical characteristics of the fibers (length, Coarseness, width, Curl and Kink) and the paper properties (weight, thickness, density, tensile index, burst index, stretching, TEA, tear index and air resistance). The values were submitted to the factor variance analysis (ANOVA). The results showed a significant difference among all ages, to the wood density and all the anatomical characteristics analyzed. For the chemical characteristics the extractives results showed significant differences between ages, with the higher value for 19 years old. The ash content of 14 years old showed significant difference over the other ages. The cooking variables, rough and debugged yields did not vary between ages, only the Kappa factor influenced. The viscosity and the waste content were influenced by the different applied Kappa and also by the wood ages. In relation to the morphology of the fibers, all the characteristics analyzed suffered influence of the age and Kappa, except the width that showed significant differences only for Kappa. Changes in the paper characteristics due to the variation of age and Kappa were observed, which may conclude that the applied variables had an influence on the properties of pulp and paper
Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da idade na qualidade da madeira de Pinus taeda em diferentes condições de cozimento, compreendendo aos números Kappa de 40, 50 e 60 da polpa celulósica, buscando a redução da idade de corte da floresta e aumentando a qualidade da celulose para papéis mais resistentes. As árvores amostradas neste estudo foram provenientes de áreas de reflorestamento localizadas no Município de Otacílio Costa pertencentes à empresa Klabin S.A., Estado de Santa Catarina. A amostragem foi realizada em árvores com 14, 16 e 19 anos de idade, onde foi determinada a densidade básica dos discos, características químicas (holocelulose, lignina, extrativos totais, hidróxido de sódio e teor de cinzas) e características anatômicas (comprimento, largura, diâmetro do lume, espessura da parede, índice de enfeltramento, coeficiente de flexibilidade, fração parede e índice de Runkel) da madeira. Foi avaliado também o processo Kraft de obtenção de celulose nos diferentes números Kappa (rendimentos bruto e depurado, teor de rejeitos, número Kappa, viscosidade), as características anatômicas das polpas (comprimento, Coarseness, largura, Curl e Kink) e as propriedades do papel (gramatura, espessura, densidade, índice de tração, índice de arrebentamento, alongamento, TEA, índice de rasgo e resistência ao ar). Os valores observados foram submetidos a análise de variância fatorial (ANOVA). Os resultados demonstraram que houve diferença significativa entre todas as idades, para a densidade da madeira e as características anatômicas analisadas. Já para as análises químicas os resultados de extrativos totais apresentaram diferenças significativas entre as idades, com maior valor para 19 anos. Para o teor de cinza a idade 14 apresentou diferença significativa sobre as demais idades. As variáveis de cozimento: rendimentos bruto e depurado não apresentaram variações entre idades, apenas entre os Kappa. A viscosidade e o teor de rejeitos variaram pelos diferentes Kappa aplicados e também idades da madeira. Quanto a morfologia das fibras, todas as características analisadas sofreram influência da idade e Kappa, exceto, a largura que apresentou diferenças significativas apenas para o Kappa. Variações nas características do papel em função das diferentes idades e Kappa foram observadas, podendo concluir que as variáveis aplicadas nos cozimentos exerceram influência sobre as propriedades da celulose e do papel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nascimento, Vanessa Dias do. "Estudo da influência dos componentes da pasta Kraft de E. globulus sobre o índice Kappa e brancura." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2005. http://hdl.handle.net/10773/2979.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia dos Processos de Produção de Pasta para Papel
O presente trabalho teve como objectivo estudar a contribuição dos diferentes componentes da pasta kraft de E. globulus para o valor do seu índice kappa bem como a forma como contribuem para a sua brancura. Para enquadrar o trabalho desenvolvido, na presente dissertação apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre a estrutura e composição química da madeira, uma breve descrição do processo de cozimento kraft, as transformações dos componentes da madeira ocorridas durante este processo e uma breve descrição do processo de branqueamento da pasta. De seguida descrevem-se os métodos experimentais utilizados durante o trabalho, na última parte apresentam-se e discutem-se os resultados obtidos. A pasta kraft inicial foi extraída sequencialmente, de forma a obter fracções representativas dos seus componentes para estudar a sua influência sobre o valor do índice kappa e sobre a brancura da pasta; foram realizadas análises de índice kappa, brancura e reversão de brancura das pastas obtidas após cada etapa de extracção, e foram realizadas análises de cromatografia gasosa acoplada com espectroscopia de massa (GC-MS) nos seus respectivos extractos afim de se identificar as estruturas que pudessem contribuir para esses parâmetros. Foram ainda realizadas análises de ressonância paramagnética electrónica (EPR) e espectroscopia de reflectância na região do UV-visível nas pastas após cada etapa de extracção de forma a acompanhar o comportamento de estruturas cromóforas. Após a análise dos resultados obtidos verificou-se que a lenhina e os ácidos hexenurónicos são os principais responsáveis pelo valor do índice kappa da pasta inicial. Demonstrou-se ainda que a lenhina é o componente de influência na brancura ISO da pasta. Verificou-se ainda que as xilanas degradas durante a deslenhificação realizada foram as principais responsáveis pela reversão de brancura ocorrida na pasta. ABSTRACT: The main objective of the present work was to study the contribution of the different components of E. globulus kraft pulp to its kappa number as well as the form how they contribute to pulp brightness. To support the work developed in the present thesis the bibliographic revision presents the structure and chemical composition of wood, a short description of kraft pulping process, the chemical transformations of wood components during this process and a short description of the pulp bleaching process. The experimental procedures are described. Finally the results obtained are described and discussed. The initial kraft pulp was fractionated, to obtain representative fractions of pulp components in order to study to their influence in the e kappa number and in pulp brightness. After each extraction step pulps were submitted to kappa number, brightness and brightness reversion analysis. All the extracts were analysed by GC-MS in order to try to identify possible structures that might be contribute to the kappa number or to brightness. Pulps were also submitted to EPR and UV-visible analysis after each extraction step in order to follow the behaviour of chromophores during those treatments. The obtained results obtained have demonstrated that lignin hexenuronic acid are the main contributes to the pulp kappa number. Lignin is the component that affects most significantly, pulp ISO brightness whereas brightness reversion is mostly affected by xylans degraded during the delignification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carreira, Hélio José Marques. "Redução de grupos cromóforos responsáveis pela cor da pasta kraft." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/3093.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
O valor comercial e as propriedades organolépticas do papel estão intrinsecamente ligados ao seu grau de brancura. O processo de branqueamento é um dos mais dispendiosos de todo o percurso até à obtenção do produto final, principalmente devido às dificuldades de acréscimo de brancura nos últimos estágios. Nessa área, a aplicação de agentes redutores apresenta-se como uma das últimas tendências, pelo que ganha fulcral relevo a compreensão do mecanismo de redução dos compostos cromóforos. Um dos principais objectivos deste trabalho foi a identificação dos grupos cromóforos reactivos com o agente redutor mais utilizado na prática de branqueamento – o ditionito de sódio (Na2S2O4). Foram testados e reduzidos compostos modelo com estruturas p-quinona, grupo aldeído e grupo cetona conjugado com anel aromático, ligações duplas conjugadas, e ligações duplas e grupo carboxílico conjugado com anel aromático. Verificou-se ainda que não há redução dos ácidos hexenurónicos por parte do ditionito, mas que há uma reacção de redução de estruturas insaturadas da xilana de natureza desconhecida. Posteriormente, foi testado o potencial de aplicação do estágio redutor com ditionito de sódio em pasta industrial de pinho nacional kraft após o branqueamento pela sequência OOZEDD, que tem revelado resultados abaixo das expectativas. As amostras da fábrica Celtejo resultaram de testes em que a conjugação de condições de operação foi alterada, contendo a amostra de brancura mais elevada 88,8% ISO. Verificaram-se maiores ganhos de brancura após o estágio redutor para as pastas de brancuras iniciais inferiores, mas sabendo que o mercado necessita de 89-90% ISO, a subida verificada na pasta de brancura inicial superior para 89,6% ISO revela-se um promissor resultado, não só pelo acréscimo de brancura, mas também pelo ganho de estabilidade e pelos menores gastos na aplicação deste estágio redutor. ABSTRACT: The commercial value and organoleptic properties of paper are intrinsically connected to it's degree of brightening. Bleaching is one of the most expensive parts of the pulp production process, mainly due to the difficulties in the brightening increase and, especially, in the last bleaching stages. In this context, the application of reductive agents in the last bleaching stage represents one of the last trends to improve the pulp brightness and brightness stability and saving the bleaching reagents. There is certainly a lack of knowledge on the reduction mechanism of the chromophore compounds which should be better understood. One of the main objectives in this work was the identification of the chromophore groups reactive with the reductive agent mostly used in reductive bleaching stages–sodium dithionite (Na2S2O4). The experiments with reductive agent have been carried out with a set of model compounds, such as pquinone, aromatic compounds with conjugated double bonds and aldehyde and ketone groups, unsaturated dicarboxylic acids, among others. It was also verified that there was no reduction of the hexenuronic acids derived from the 4-O-methylglucuronic acid in xylan during kraft pulping, but a reductive reaction of unknown origin unsaturated structures from xylan has been detected. Additionally, the potential of the reductive stage with sodium dithionite was tested with industrial pine kraft pulp bleached by OOZEDD sequence, witch revealed rather promising results. Namely, the pulp samples from Celtejo pulp mill, including the pulp with highest achieved brightness of 88.8% ISO, were submitted to reductive stage under pre-selected conditions (temperature 60- 65ºC, duration 1-2h and the dithionite load of 1.0-1.5% o.d.p.). Highest gains in brightening where verified after the reductive stage in pulps with lower brightening levels (80-84% ISO), but these were not allowed to reach the final brightness of 89-90% ISO. The highest brightness gain after the reduction stage was verified with pulp of 88.8% ISO allowing a final brightness level of 89.6% ISO. This is a promising result, not only from point of view of brightness gain, but also contributes to the brightness stability, which was improved when compared to the reference pulp without treatment in the reductive stage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Teresa Margarida Pereira de Almeida. "Extração de xilanas de pasta branca kraft do E. globulus." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13328.

Full text
Abstract:
Mestrado em Química - Química dos Recursos Renováveis e Bio-Refinarias
A indústria da pasta e do papel tem um importante peso na indústria portuguesa, contribuindo com 4,5% do PIB industrial. Antevendo alterações no cenário produtivo da indústria da pasta celulósica, a investigação científica tem desenvolvido trabalhos na área dos produtos alternativos ao papel de valor acrescentado, como a pasta solúvel e celulose micro-fibrilada (CMF), cuja produção pressupõe a eliminação das hemiceluloses mais abundantes da pasta (xilanas). Sendo o E. globulus a espécie de madeira mais usada no processamento da pasta celulósica kraft nacional, há um crescente interesse no desenvolvimento desses produtos a partir da pasta celulósica kraft branca dessa espécie. Nesse âmbito, o isolamento, a caracterização química e estrutural das xilanas, presentes na pasta branca, revelam-se muito importantes para o seu processamento posterior visando igualmente produtos de valor acrescentado. Sendo assim, este trabalho teve dois objetivos principais: 1.º) avaliação do perfil de extração alcalina das xilanas da pasta branca kraft do E. globulus com solução de hidróxido de sódio; 2.º) caracterização química e estrutural das xilanas isoladas. Foi determinado o teor de pentosanas removido e os parâmetros correspondentes que resultaram numa melhor relação entre a taxa máxima de remoção e o rendimento de xilana: extração com solução de NaOH 10% durante 1 hora. No entanto, dependendo do processamento posterior das xilanas e para dar resposta ao interesse industrial, foi igualmente estudado o tempo da extração alcalina com NaOH a 5%, concentração que resultou no teor de pentosanas removido em cerca de 70% do máximo encontrado com NaOH 10%. As xilanas extraídas com diferentes tempos de extração e com hidróxido de sódio de concentração 5% e 10% foram caracterizadas quimicamente e estruturalmente através de análise de açúcares neutros e por metanólise ácida, RMN 1D e 2D e os pesos moleculares determinados através de SEC. A pureza das xilanas extraídas foi avaliada através da análise dos monossacarídeos neutros que demonstraram teores de xilose compreendidos entre 93,5% e 99,6%. Nas xilanas resultantes da extração com NaOH 10%, os teores de glucose apresentaram-se entre 2.3% e 6.5%. O elevado grau de pureza de todas as amostras de xilanas isoladas e a previsível co-precipitação da β- e γ-celulose na extração com NaOH 10% foram confirmados através de metanólise ácida. Através de RMN de 1H foi possível observar, em todas as amostras de xilanas da pasta branca kraft, os sinais normalmente correspondentes às ressonâncias dos protões anoméricos das unidades urónicas (MeGlcA e MeGlcA-2Gal) e da cadeia polimérica principal da xilana, concluindo-se a concordância da suaestrutura face às condições extractivas. As estruturas de xilanas foram confirmadas através de RMN de 13C e técnicas RMN bidimensionais. Através de SEC, as amostras extraídas com NaOH 10% apresentaram um peso molecular ligeiramente superior às amostras extraídas com NaOH 5%. Foi também demonstrada a tendência para o seu aumento até às 2 horas de extração, tempo a partir do qual aumenta o risco de degradação e conversão em derivados com menor peso molecular. Em conclusão, este trabalho permitiu, por um lado, optimizar o perfil de extração alcalina e, por outro, dar um contributo para o conhecimento das características estruturais das xilanas da pasta branca kraft do E. globulus, informação importante per se e fundamental para a I&D do seu processamento posterior, trabalhos associados já a decorrer e futuros.
The paper and pulping industry have an important contribution to the Portuguese industry, representing 4,5% of the industrial GDP (Gross Domestic Product). Anticipating changes in the productive scenario of the cellulosic pulping industry, research has been developing studies on alternative products to the value added products, as soluble pulp and microfibrillated cellulose (MFC), which production presumes the elimination of the more abundant hemicelluloses in the pulp (xylans). As the E. globulus is the most used specie in the national processing of cellulosic kraft pulp, there is an increasing interest in the developing of those products from the bleached cellulosic kraft pulp of this specie. Therefore, the isolation, the chemical and the structural characterisation of the xylans present in the bleached pulp are very important for its afterwards processing, having as scope value added products. This work had two main goals: 1.st) evaluation of the alkaline extraction profile of the xylans present in the kraft bleached pulp of the E. globulus with sodium hydroxide solution; 2.nd) chemical and structural characterisation of the isolated xylans. It had been determined the pentosans pulp content and the parameters which showed a better correlation between the maximum solubility value and the xylans extraction yield: extraction with a 10% NaOH solution for one hour. However, depending on the afterwards processing of the xylans, and to respond to the industrial interest on the subject, it had also been studied the kinetics of the alkaline extraction with a 5% solution of NaOH, which removed a pentosans content of around 70% of the maximum obtained with a 10% NaOH solution. The xylans extracted with different extraction times, and 5% and 10% of sodium hydroxide solutions, were chemically and structurally characterised using neutral sugars analysis and acid methanolysis, NMR 1D and 2D, and its molecular weights were determined using SEC. The xylans purity was evaluated by the neutral viiionosaccharides analysis, which showed xylans contents between 93,5% and 96.6%. The xylans extracted with NaOH 10% solution presented glucose contents in the range 93,5% - 99,6%. The high purity level of all isolated xylans samples, and the expected co-precipitation of the β- e γ-cellulose in the extraction with NaOH 10% solution, were confirmed with acid methanolysis. The 1H NMR of all xylans extracted from the bleached kraft pulp showed the signals usually corresponding to the resonance of the anomeric protons of the uronic units (MeGlcA and MeGlc-2Gal), and of the main polymeric chain of the xylans, which showed the independence of the structure from the extraction conditions. The xylans structures were confirmed by 13C NMR and bidimensional NMR analyses. SEC results showed that the xylans extracted with NaOH 10% solution have a molecular weight slightly higher than the samples extracted with NaOH 5%. It had also been showed that the xylans molecular weight tends to increase until two hours of extraction time reaction. After two hours, it started increasing the risk of degradation and conversion into lower molecular weight compounds. In conclusion, this work not only allowed to optimise the alkaline extraction profile, but also gave a contribution to the knowledge of the structural characteristics of the xylans of the bleached kraft pulp from the E. globulus. This information is important per se and essential for the R&D of the afterwards processing of the pulp, ongoing and future works.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fardim, Pedro Edson. "Composição quimica da superficie da polpa kraft de eucalyptus : caracterização e influencias nas propriedades fisicas e fisico-quimicas das fibras." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/248911.

Full text
Abstract:
Orientador: Nelson Eduardo Duran Caballero
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica
Made available in DSpace on 2018-07-25T23:14:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fardim_PedroEdson_D.pdf: 7206850 bytes, checksum: 12065170d2383aebb5caa95b870d6d63 (MD5) Previous issue date: 1999
Doutorado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Elaboracion de papel, Papel Kraft"

1

Brasil: Perspectivas de exportación chilena de madera aserrada de pino radiata, pulpa kraft y papel periódico. Santiago, Chile: Instituto Forestal, Gerencia Técnica, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Elaboracion de papel, Papel Kraft"

1

Favarato, Luiz Fernando, Frederico Jacob Eutrópio, Rogério Carvalho Guarçoni, Mírian Piassi, and Lidiane Mendes. "PAPEL KRAFT: UMA ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NO CULTIVO DA ALFACE." In A produção do Conhecimento nas Ciências Agrárias e Ambientais 4, 213–20. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.87619260418.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wilhelm, Helena Maria, Paulo Oliveira Fernandes, Geovana Carolina dos Santos, Maria Letícia Gomes dos Santos, Thatiane Tamyris Kuczera Pereira, Laís Pastre Dill, Daniel da Conceição Aroucha Filho, Marcelo Luiz de Carvalho Ribeiro, Arley de Paula Mar, and Pedro José dos Santos Junior. "USO DE METANOL E ETANOL NO DIAGNÓSTICO DE FALHAS TÉRMICAS ENVOLVENDO PAPEL KRAFT ISOLANTE." In Engenharias: Metodologias e Práticas de Caráter Multidisciplinar 4, 84–96. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8922110037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Junior, Aldo Braghini, Paulo Roberto Sékula, Isabel Cristina Moretti, and Alexandre de Castro Alves. "Uso do modelo de referência Travo Fractal para melhoria do processo de fabricação de papel kraft." In Gestão da produção em foco: uma abordagem holística. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902694.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Beatriz Silva de, and Ricardo Ramos da Rocha. "FORRO MODULAR TERMOACÚSTICO CONFECCIONADO A PARTIR DE PAPEL KRAFT RECICLADO E FIBRA DE MADEIRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL." In Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade e Ciências Ambientais 2, 72–88. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6912113049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Batista, Gustavo, Rajnish Kumar, Franklin Zambrano, Hasan Jameel, Ronalds Gonzalez, and Antonio José Gonçalves da Cruz. "ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA INTENSIDADE DO REFINO TIPO PFI NAS PROPRIEDADES DO PAPEL DE FIBRAS DE NORTHERN BLEACHED SOFTWOOD KRAFT (NBSK)." In Coleção desafios das engenharias: Engenharia química, 181–86. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.26221230717.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Elaboracion de papel, Papel Kraft"

1

Sales, Diego, and Antonio Eduardo Bezerra Cabral. "Comportamento mecânico de compósito cimentício reforçados com fibras de papel Kraft." In Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Marketing Aumentado, 2014. http://dx.doi.org/10.17012/entac2014.241.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Thais Soares de, and Nubia Suely Silva Santos. "Ressignificação do papel Kraft descartado: possibilidade de novos produtos através da reciclagem." In 7º Simpósio Design Sustentável. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/7dsd-3.1.048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Patrícia, Isabella Vieira, Daniela Aurione, Thiago Cardoso, Helena Carasek, and Oswaldo Cascudo. "Caracterização do papel Kraft de embalagens visando o emprego como fibras em compósitos cimentícios." In Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Marketing Aumentado, 2014. http://dx.doi.org/10.17012/entac2014.777.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

DOS SANTOS, DANILO SILVA, DAYANY FLORENCIO SIQUEIRA, CLAUDINEY FELIPE ALMEIDA INÔ, and CARINA SEIXAS MAI DORNELAS. "ANÁLISE DA QUALIDADE FISIOLOGICA DE SEMENTES DE MYRACRODOUN URUNDEUVA FR. ALLEM. DURANTE O ARMAZENAMENTO EM DIFERENTES RECIPIENTES." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1109.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A espécie Myracrodoun urundeuva Fr. Allem., conhecida popularmente como aroeira, aroeira preta, aroeira do sertão, tem vasta ocorrência no Bioma Caatinga. É uma espécie muito utilizada pela indústria madeireira e para recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. As ações antrópicas, tem promovido uma diminuição da população desta espécie. OBJETIVO: Considerando a importância ecológica e econômica da M. urundeuva Fr. Allem. e a necessidade de maior conhecimento sobre os aspectos tecnológicos de suas sementes, objetivou-se verificar a qualidade fisiológica de suas sementes armazenadas no ambiente de laboratório em diferentes embalagens. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Sumé-PB, no laboratório de Tecnologia de Sementes. As sementes foram coletadas de matrizes adultas que apresentavam boas características sanitárias. Passaram pelo processo de beneficiamento, antes de serem armazenadas no laboratório (sem controle da temperatura e umidade relativa do ar) por 180 dias, equivalendo 6 meses, em três tipos de embalagens (saco de papel do tipo Kraft, embalagem de plástico e vidro). Com isso foram submetidas a teste de emergência e determinado o Índice de Velocidade de Emergência (IVE). O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, em quatro repetições de 25 sementes para cada teste. Para as análises foi usado o teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade (efeitos qualitativos) e empregado o programa software SISVAR®. RESULTADOS: Com isso, foi possível observar que quando as sementes estavam acondicionadas na embalagem de vidro, estas apresentaram o melhor comportamento, quanto a emergência, registrando aos 180 dias um percentual de 45%, seguidas da embalagem PET com valores de 40%. Já para a embalagem de papel, verificou-se uma redução nos valores, que se apresentaram bem inferior, ao longo do período estudado. Em relação ao índice de velocidade de emergência, verificou-se que as embalagens foram influenciadas pelas variabilidades das condições climáticas, o que ocasionou a perda do vigor das sementes. CONCLUSÃO: Concluindo que a embalagem de vidro, promoveu os melhores resultados, pois proporcionou uma menor velocidade na deterioração das sementes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Calado, Carlos Fernando de Araújo, Aires Fernando Fernandes Leite Camões de Azevedo, Fabrízio Elias De Santana Silva, Gabriella Ferreira Dalpane, and Bruna Ferraz Carvalho Dantas. "Estudo de viabilidade técnica para substituição parcial de cimento por lignina no concreto auto-adensável (CAA)." In HAC2018 - V Congreso Iberoamericano de Hormigón Autocompactable y Hormigones Especiales. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/hac2018.2018.5093.

Full text
Abstract:
A lignina, produto final do metabolismo da planta, é uma macromolécula aromática, de constituição e estrutura molecular irregulares, cuja base estrutural é o fenilpropano, tendo como composição elementar carbono, hidrogênio e oxigênio. Dependendo do tamanho, a molécula da lignina apresenta comportamento solúvel ou polimérico coloidal. Obtém-se em maior escala a partir dos resíduos gerados na produção de celulose, papel e etanol celulósico. Apenas a indústria brasileira de celulose e papel produziu em 2013 resíduos com potencial de extração de aproximadamente sete mil toneladas de lignina. Alguns estudos têm procurado adicionar as cinzas resultantes da queima da lignina ao concreto, como adição ou substituição parcial do cimento, obtendo melhores desempenhos de resistência e durabilidade. Mas, essa queima representa mais uma etapa industrial de intervenção no resíduo, exigindo gasto de energia e custos de produção. Dessa forma, a pesquisa aqui desenvolvida procurou inicialmente obter respostas quanto à possibilidade de aplicação direta da lignina ao concreto, eliminando-se a etapa de obtenção de suas cinzas e reduzindo os custos financeiros e ambientais. O concreto auto-adensável (CAA) caracteriza-se pela fluidez e capacidade de adensamento sem necessidade de vibração mecânica, permitindo emprego de adições finas em substituição ao cimento. Torna-se então relevante aplicar diretamente lignina ao CAA, pois representa ganho duplo com a redução de gasto de energia e de poluentes gerados na fabricação do cimento e na obtenção da cinza da lignina. Na pesquisa em desenvolvimento estão sendo aplicados, nas argamassas dos concretos, ensaios de espalhamento na fase fresca e de resistência à compressão com 24 horas ou 03 dias, 07, 28 e 90 dias e durabilidade: coeficiente de absorção de água por capilaridade, ascensão capilar e índice de vazios, aos 90 e 180 dias, na fase endurecida. Corpos de prova cilíndricos de diâmetro 5 e altura 10 cm, três para cada ensaio aplicado em nove diferentes composições, C1 a C9, variando percentual de lignina, relação (a/l), tipo de cimento e combinações de aditivos superplastificante e plastificante. A lignina foi obtida após processo Kraft de produção de celulose de eucalipto. Com os resultados dos ensaios que já estão sendo obtidos, verifica-se ser possível contribuir com informações técnico-científicas para esclarecer da viabilidade de substituição parcial de cimento por lignina, sem necessidade de sua queima e transformação em cinzas, com efetivo ganho ambiental e indicativo de desempenho que aponte o melhor percentual de substituição a ser adotado em compatibilidade com demais constituintes das composições estudadas.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HAC2018.2018.5093
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography