Academic literature on the topic 'Elementos de design gráfico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Elementos de design gráfico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Elementos de design gráfico"

1

Oliveira, Bianca Santana de, and Ana da Rosa Bandeira. "Análises de livros de receitas como artefato para compreensão de conceitos de design editorial." Revista Poliedro 3, no. 3 (2019): 088–125. http://dx.doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.088-125.1247.

Full text
Abstract:
Este trabalho, que tem origem em um Trabalho de Conclusão de Curso defendido em julho de 2018 junto ao curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas tem caráter qualitativo e exploratório (GIL 2008) e pretende apresentar uma análise de elementos gráficos aplicados ao projeto gráfico de livros de receita. A partir de uma pesquisa documental feita tendo em vista uma amostra por acessibilidade, foram levantados aspectos como contraste (TONDREAU 2009), tipografia (KANE 2012), cor (LUPTON; PHILLIPS, 2014), equilíbrio (LUPTON; PHILLIPS, 2014), ritmo (WHITE 2006) e formato (ARAÚJO 2008) e posteriormente é apresentado um protótipo possível considerando as análises empreendidas e a metodologia projetual de Gomes (2011). Palavras-chave: design editorial; projeto gráfico; livro de receitas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gruszynski, Ana, and Bruna Amaral. "O design das capas do jornal zero hora de 1990 a 2010." Brazilian Journalism Research 7, no. 1 (2011): 148–70. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v7n1.2011.290.

Full text
Abstract:
O artigo investiga as reformulações da apresentação gráfica pelas quais passou o jornal Zero Hora (ZH) entre os anos de 1990 e 2010, centrando-se em suas capas. Analisa como a publicação reformulou seu design no período, a fim de discutir como tais modificações podem estar relacionadas a mudanças tecnológicas ligadas à circulação de edições também em outros suportes. Problematiza relações entre elementos visuais e princípios de edição jornalística, tendo em vista a trajetória do veículo. A significativa alteração dos layouts percebida ao longo dos anos avaliados parece estar associada à crescente quantidade de informações disponíveis no espaço gráfico e que é perpassada pelo intenso uso de recursos gráficos e imagens que muitas vezes comprometem a hierarquia do que é noticiado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Priscilla Guimarães. "O design gráfico na poesia concreta e a poesia concreta no design gráfico." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 6, no. 2 (2010): 42–49. http://dx.doi.org/10.51358/id.v6i2.78.

Full text
Abstract:
A arte concreta dispe-se a instaurar nova ordem sobre as estruturas consideradas antiquadas ao mundo moderno, idealizando a construo de uma sociedade igualitria atravs de respostas lgicas aos problemas emergentes dos centros urbanos em desenvolvimento. Para tanto, dialoga nas artes plsticas, no design, na poesia e na publicidade com a produo industrial, buscando integrar arte e indstria ao assimilar elementos culturais dos mass media e tornar a arte acessvel atravs da produo seriada.A presente pesquisa consiste no estudo do movimento brasileiro de poesia concreta e das produes de design grfico dos anos 50/60, a fim de estabelecer pontos de leitura e investigar suas influncias e particularidades em face ao contexto scio-cultural no qual esto inseridos. [ Download ]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cauduro, Flávio V. "Design gráfico & pós-modernidade." Revista FAMECOS 7, no. 13 (2008): 127. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3088.

Full text
Abstract:
Neste artigo é feita uma breve recapitulação das origens e desdobramentos da estética modernista nas artes visuais e no design para ser esboçado após um pequeno histórico do design pós-moderno. Observa-se então que um estilo muito utilizado no design atual lembra a estética visual do palimpsesto, pela sobreposição deliberada de várias camadas semi-transparentes de elementos visuais. A intenção dos designers parece ser a de querer pluralizar cada vez mais a leitura de suas peças, propondo a significação como um jogo de ilimitadas possibilidades de realização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira Camargo, Eleida, Clice Mazzilli, and Gilmar Fernandes do Prado. "Aproximações entre design gráfico e neuroestética:." Revista Neurociências 26 (October 9, 2019): 1–17. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2018.v26.9857.

Full text
Abstract:
Introdução. A Neuroestética busca compreender os fenômenos neurobiológicos envolvidos na experiência estética. Objetivo. O objetivo desta pesquisa é relacionar os principais conceitos desta área de conhecimento ao Design Gráfico, buscando o entendimento do processo neurológico da informação visual. Método. Para tanto, metodologicamente nos valemos de uma revisão bibliográfica que se concentra especialmente nos trabalhos experimentais realizados pelas Neurociências. Resultados. Nestas investigações, foram estabelecidos paralelos entre elementos da linguagem visual e os princípios organizacionais do cérebro, sugerindo que os objetivos do sistema nervoso humano e dos artistas plásticos sejam semelhantes - ambos buscam apreender atributos visuais do ambiente, compondo e/ou decompondo estas informações em elementos como cor, luminosidade, forma e movimento. É justamente a capacidade de expressar criativamente essa percepção que se revela como um diferencial qualitativo dos artistas especializados em representação visual.Conclusão. Compreender os aspectos neurofisiológicos da experiência estética pode contribuir para o desenvolvimento desta área do conhecimento, já que os mesmos podem ter impacto no processo de assimilação da informação visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Figueiredo Passos, Ravi, Camila Maschietto Moreira, and Gabrielle Carneiro Lucio. "Uma discussão entre a arte e o design da informação a partir da configuração do livro-objeto: O diário de Anne Frank." Revista Vazantes 4, no. 2 (2020): 23–45. http://dx.doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60675.

Full text
Abstract:
Esse estudo traz uma discussão a respeito de fazeres fronteiriços entre a arte e o design, por meio do processo de configuração do livro ‘O diário de Anne Frank’. Utilizam-se princípios teóricos e metodológicos voltados ao design da informação, conceitos e caracterizações sobre livro-objeto/livro de artista, em vista da materialização de um artefato. O percurso metodológico empregue é orientado por uma abordagem focada no design e elementos das artes, abarcando ainda, de modo exploratório, investigação sobre recursos gráficos experimentais, dentre eles, conceituações, processos gráficos, tipografia e uso de materiais, trazendo assim, uma solução pelo viés do diálogo entre a configuração do texto literário e o produto gráfico artístico, potencializando ao leitor uma interação de cunho experimental, no que tange às relações táteis e visuais, a partir da exploração de seus elementos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Koch, Gisele Souza, and Danielle De Marchi Tozatti. "Análise de projeto gráfico de livros infantis digitais." Projetica 6, no. 1 (2015): 09. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n1p09.

Full text
Abstract:
A popularização das novas tecnologias digitais abriu um novo campo de atuação para o designer gráfico. Os livros infantis, que já apresentam interação na mídia impressa agora se encontram nesses novos suportes que expandiram as possibilidades sensoriais, reunindo visão, audição e tato em uma experiência nova de leitura. A partir de uma reflexão teórica inicial, este trabalho analisa três livros infantis digitais, a fim de identificar os elementos de design e suas funcionalidades dentro dos projetos gráficos destes livros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Deleguide, Samuel Henrique Gallo. "Projeção: projeto gráfico de uma revista cultural." Revista Alterjor 31, no. 1 (2025): 175–92. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v31i1p175-192.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a representação do jornalismo cultural por meio da produção da revista Projeção, projeto gráfico desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto (SP), durante o segundo semestre de 2021, sob a orientação do professor Márcio Huertas. O jornalismo cultural é uma das áreas de maior leitura da modernidade. No entanto, nos últimos anos tornou-se escravo das agendas artísticas e culturais. Essa produção apresenta elementos gráficos que unem o design com o jornalismo, dando ainda mais prazer à leitura e uma nova sensibilidade e cuidado com o tema abordado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Corrêa, Hércules Tolêdo, and Cleide De Araújo Campos. "A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS GRÁFICOS NOS LIVROS PARA CRIANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE DE DUAS OBRAS DA COLEÇÃO UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS." Revista Graphos 21, no. 1 (2019): 159–75. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2019v21n1.46533.

Full text
Abstract:
Pode-se dizer que o livro para crianças é um objeto artístico-cultural constituído por vários modos de linguagens. Dessa forma, partimos dos pressupostos da semiótica cultural, mais especificamente das teorizações sobre a multimodalidade, e procuramos identificar os aspectos tanto discursivos quanto educacionais de obras destinadas ao público infantil publicadas na contemporaneidade. Valemo-nos também de estudos sobre ilustração e projeto gráfico de livros infantis, tais como van der Linden (2011), Ramos (2013) e Paiva (2018). Este artigo, especificamente, centra-se na análise de dois livros da coleção Universidade das Crianças, publicada pelo selo Estraladabão, da Editora UFMG, em 2018: O que existe? O que não existe? e O que é um livro? Os nomes dos profissionais envolvidos na produção das obras estão identificados ao longo deste artigo. Hoje em dia, podemos considerar o livro para crianças como um objeto com múltipla autoria (multi ou poliautoria): além do escritor e do ilustrador, os autores principais ou protagonistas, como denominamos neste texto, também estão envolvidos na produção da obra designers gráficos, editores e coordenadores editoriais especializados, leitores críticos, revisores de conteúdo e de linguagem, e muitas vezes também outros especialistas da área editorial e educacional, como publicitários, engenheiros do papel, tradutores, adaptadores, psicólogos, pedagogos e psicopedagogos, aos quais chamamos neste artigo de autoria secundária ou coadjuvante. Analisamos alguns elementos do projeto gráfico das obras selecionadas e da relação entre texto escrito, ilustração e design, seguindo a ordem: 1- Capa e quarta capa; 2- Formato do livro e outros elementos da materialidade; 3- Layout: forma como o texto escrito e o visual são apresentados na página, o que inclui uma série de elementos e de relações entre eles, como: tipo e tamanho de letra, espaço entre linhas e mancha gráfica (a área do impresso: texto escrito e ilustração). Destaca-se que a definição deste último elemento envolve a relação entre texto escrito e texto visual. Por fim, é importante dizer que este artigo faz parte de uma pesquisa coletiva desenvolvida no âmbito do Grupo MULTDIC – Multiletramentos e usos das tecnologias da informação e comunicação na Educação –, intitulada Literatura e visualidade: a importância do projeto gráfico em livros para crianças na contemporaneidade.
 
 Palavras-chave: Livros para crianças. Multimodalidade. Projeto gráfico. 
 
 GRAPHIC ELEMENTS INFLUENCE IN BOOKS FOR CHILDREN IN THE CONTEMPORANEITY: ANALYSIS OF TWO WORKS FROM THE CHILDREN'S UNIVERSITY COLLECTION
 
 Abstract: Books for children are said to be an artistic-cultural object made up of several modes of languages. Thus, this paper departs from the assumptions of cultural semiotics, more specifically the theories about multimodality, and tries to identify both the discursive and educational aspects of works aimed at children published in contemporary times. Studies on illustration and graphic design of books for children, such as Nikolajeva and Scott (2011), van der Linden (2011), Ramos (2013) and Paiva (2018) are also used. This paper focuses specifically on the analysis of two books from Universidade da Criança [Children's University] collection, published by the label Estraladabão, by Federal University of Minas Gerais Press, in 2018: O que existe? O que não existe? (COSCARELLI, 2018) and O que é um livro? (RIBEIRO, 2018). Other professionals involved in the creation of the books are identified along this paper. Nowadays, books for children can be considered as an object of multiple authorship: besides the writer and the illustrator, the main authors or protagonists, as called in this paper, there are also other professionals, who were called secondary or coadjuvants authors, such as graphic designers, editors and specialized editorial coordinators, critical readers, content and language reviewers, and often also other editorial and educational specialists, such as advertisers, paper engineers, translators, adapters, psychologists, pedagogists and psychopedagogists. Some elements of the graphic design of the selected works and the relation between written text, illustration and design were analyzed in the following order: 1- Cover and fourth cover; 2- Format of the book and other elements of materiality; 3- Layout: how the written text and the visual are presented on the page, which includes a series of elements and relationships between them, such as: type and size of letter, space between lines and graphic spot (the area of the print: written text and illustration). It should be noted that the definition of this last element involves the relationship between written text and visual text. Finally, it is important to say that this paper is part of a collective research developed within the framework of the Group MULTDIC – Multiliteracies and digital information and communication technologies, entitled Literatura e visualidade: a importância do projeto gráfico em livros para crianças na contemporaneidade [Literature and visuality: the importance of the graphic design in books for children in contemporaneity].
 Keywords: Books for children. Multimodality. Graphic project.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Beatriz Saraiva Dinelli, Maria, and Luís Cláudio Portugal do Nascimento. "Análise gráfica de resultados de projetos desenvolvidos por alunos em um curso técnico de design gráfico em São Paulo." DAT Journal 5, no. 2 (2020): 174–87. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v5i2.201.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou compreender como projetos escolares de alu­nos de um curso técnico de design gráfico, em São Paulo, em 2015, poderiam refletir elementos da cultura visual dos discentes. Por meio de pesquisa qua­litativa, pretendeu-se mapear componentes de linguagem visual em resul­tados de projetos de embalagens no Curso Técnico em Comunicação Visual, no Senac-SP, buscando identificar e analisar os elementos da cultura visual expressa nos trabalhos. Para isto, procurou-se sistematizar o corpus, anali­sar observações de campo, além de elaborar uma matriz de análise gráfica e paramétrica. Nos projetos, percebeu-se exploração relativamente restrita da gama de recursos expressivos do design, com adoção de padrões visuais, em geral, bastante convencionais. Em termos semânticos, parte significativa das composições evocava descontração e informalidade, refletindo experiências pessoais dos alunos. Resultados de tais exercícios parecem, então, espelhar preferências estéticas, repertórios e valores dos discentes, caracterizando, assim, ainda que apenas em parte, a memória gráfica do Curso Técnico em Comunicação Visual, no Senac-SP, em 2015, e a cultura visual idiossincrática daquela geração de alunos, naquele contexto específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Elementos de design gráfico"

1

Farias, Bruno Serviliano Santos. "Design gráfico inclusivo para a terceira idade : análise dos elementos iconográficos e tipográficos /." Bauru, 2019. http://hdl.handle.net/11449/191372.

Full text
Abstract:
Orientador: Paula da Cruz Landim<br>Banca: Cassia Letícia Carrara Domiciano<br>Banca: Sergio Tosi Rodrigues<br>Banca: Mariano Lopes de Andrade Neto<br>Banca: Cristina do Carmo Lucio Berrehil El Kattel<br>Resumo: O Brasil é um país com um contingente de idosos de cerca de 30 milhões de pessoas, representando 15% da população. Este envelhecimento tende a se acentuar. A mudança do perfil social de uma população mais jovem para uma mais envelhecida gera novos desafios, tanto em políticas públicas quanto em projetos gráficos. Apesar de grandes avanços, o idoso brasileiro enfrenta vários problemas, tanto de ordem fisiológica quanto de ordem social. O primeiro se relaciona com o processo de envelhecimento e suas capacidades funcionais, em especial a sensorial. É comum, a partir dos 40 ou 50 anos, as pessoas apresentarem problemas visuais decorrentes do processo de envelhecimento, diminuindo a Acuidade Visual. O segundo se relaciona com a organização da sociedade. Um dos principais problemas dos idosos brasileiros é a escolaridade, que impacta a Qualidade de Vida. Muitos projetos tentam compensar os efeitos negativos do envelhecimento. Um deles é a Universidade para a Terceira Idade que é um ambiente com atividades relacionadas à Qualidade de Vida, fornecendo informações sobre o envelhecimento saudável. Um dos principais artefatos empregados nessas instituições são os materiais didáticos que servem de apoio ao aprendizado. Se não forem planejados adequadamente, os problemas fisiológicos e sociais tornarão esses artefatos excludentes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os elementos tipográficos e iconográficos empregados em materiais didáticos das Universidades para a Terceira ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: Brazil is a country with an elderly contingent of about 30 million people, representing 15% of the population. This aging tends to accentuate. Changing the social profile, from a younger population to a more aged one, creates new challenges, both in public policies and in graphic projects. Despite great advances, the Brazilian elderly face several problems, both physiologically and socially. The first relates to the aging process and its functional capacities, especially sensory. It is common, from the 40 or 50 years, for people to present visual problems arising from the aging process, decreasing visual acuity. The second is related to the organization of society. One of the main problems of the Brazilian elderly is the education level that reduces Quality of Life. Many projects try to compensate for the negative effects of aging. One is the University for the Elderly, which is an environment with activities related to Quality of Life, providing information on healthy aging. One of the main artifacts used in these institutions is the teaching materials that support learning. If they are not planned, the physiological and social problems will make these artifacts exclusive. In this sense, the objective of this study is to analyze the typographic and iconographic elements used in didactic materials of the Universities for the Third Age and to point out the main characteristics to produce inclusive artifacts. To do so, a series of researches was carried out: exploratory, to und... (Complete abstract click electronic access below)<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Tomás Cardoso. "O contributo do design gráfico para a comunicação visual em ciência." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13463.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bozzo, Muro Fiorella. "Reconfiguración de la jerarquía visual de los elementos gráficos en personas con discromatopsia." Bachelor's thesis, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2019. http://hdl.handle.net/10757/651606.

Full text
Abstract:
El objetivo de esta investigación fue determinar cómo la anomalía perceptiva del color reconfigura la jerarquía visual. Por ello, la hipótesis que se planteó fue que utilizar el contraste en otros elementos gráficos, además del color, permitirá que la gráfica sea mejor percibida por personas con discromatopsia. La metodología utilizada fue, primero el cuestionario para obtener el porcentaje de medios más consumido por la muestra. Segundo, se adaptó el Checklist Sirius según los criterios que cumplían con los fundamentos de diseño de Wong. De esta forma, se recolectaron datos sobre los elementos de diseño que permiten que las personas con discromatopsia perciban con mayor efectividad el producto visual. Los resultados reflejaron que las personas con discromatopsia no presentan diferencias de percepción en cuanto al logotipo de la página web analizada y la compresibilidad de las fotografías. Sin embargo, presentan diferencias entre 16,7% y 33,3% en cuanto a la legibilidad del texto, las zonas en blanco, el uso correcto del espacio visual, los íconos, las secciones de la página, la cantidad de contenido informativo y texturas. En conclusión, se pudo confirmar que existen otros elementos visuales, además del color, que las personas con discromatopsia o tricromatopsia rojo - verde toman en cuenta para interpretar la información de la página web de El Comercio. Tanto la sobrecarga informativa y una interfaz limpia sin ruido visual, son relevantes para que la gráfica sea mejor percibida por personas con discromatopsia en comparación con personas sin anomalías perceptivas del color.<br>The objective of this investigation was to determine how the perceptual anomaly of color reconfigures the visual hierarchy. Therefore, the hypothesis that was raised was that using contrast in other graphic elements, in addition to color, will allow the graphic to be better perceived by people with dyschromatopsia. The methodology used was, first the questionnaire to obtain the percentage of the media most consumed by the sample. Second, the Sirius Checklist was adapted according to the criteria that met Wong’s design fundamentals. In this way, data was collected on the design elements that allow people with dyschromatopsia to perceive the visual product more effectively. The results showed that people with dyschromatopsia do not present differences in perception regarding the logo of the analysed website and the compressibility of the photographs. However, they show differences between 16,7% and 33,3% in terms of the readability of the text, the blank areas, the correct use of visual space, the icons, the sections of the page, the amount of informative content and textures. In conclusion, it was possible to confirm that there are other visual elements, in addition to color, that people with dyschromatopsia take into account to interpret the information on the website elcomerio.pe. Both, the information overload and a clean interface without visual noise are relevant elements that contribute to make the graphic better perceived by people with dyschromatopsia compared to people without perceptual color abnormalities.<br>Trabajo de investigación
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Taú, Marcio Rodriguez. "Design em movimento: elementos da linguagem gráfica nos créditos de abertura de filmes." Universidade Anhembi Morumbi, 2017. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1716.

Full text
Abstract:
Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-15T20:32:09Z No. of bitstreams: 1 Marcio Rodriguez Tau.pdf: 5360355 bytes, checksum: bd4040c29dc9856f3b6ab93bdaa4c8fc (MD5)<br>Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-17T18:43:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marcio Rodriguez Tau.pdf: 5360355 bytes, checksum: bd4040c29dc9856f3b6ab93bdaa4c8fc (MD5)<br>Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-10-17T18:46:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marcio Rodriguez Tau.pdf: 5360355 bytes, checksum: bd4040c29dc9856f3b6ab93bdaa4c8fc (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-10-17T18:46:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcio Rodriguez Tau.pdf: 5360355 bytes, checksum: bd4040c29dc9856f3b6ab93bdaa4c8fc (MD5) Previous issue date: 2017-02-23<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>This dissertation investigates the use of graphic elements in the cinema, with the purpose of understanding how the design can collaborate to the construction of the audiovisual message and to identify the potentialities that the movement can add to the graphic compositions in open titles film. The project started with the realization that more and more graphic designers have the need to incorporate time and movement into their multiplatform projects, which in turn raises a number of theoretical and practical reflections. Thus, within the delimited theoretical scope, subjects related to moving image, principles of animation, digital graphic design, motion graphics and the graphic design in the cinema and open titles films were approached through authors like Arlindo Machado ( (2005 and 2010), Gilles Deleuze (1985 and 1990), Paul Wells (1998 and 2008), Donis Dondis (2007), Ellen Lupton (2013 and 2015), Matt Woolman (2004), Lev Manovich 2007, 2008 and 2012) and Gemma Soloma and Antonio Boneu (2007), among others. Finally, as a case study, a brief contextualization is presented, followed by the analyzes of the opening credits of the films: “Até que a sorte nos separe 2” (2013, direction: Roberto Santucci) and “Meu passado me condena: o filme”(2013, directed by: Julia Rezende). The proposal to choose these films was to provide a look at the contemporary production of Brazilian audiovisual graphic design, as well as to enable a study on open titles national films - not identified in the literature of the area consulted in this research<br>Essa dissertação investiga o uso de elementos gráficos no cinema, com o objetivo de entender como o design pode colaborar para a construção da mensagem audiovisual e identificar as potencialidades que o movimento pode acrescentar às composições gráficas em créditos de aberturas de filmes. O projeto partiu da constatação de que cada vez mais os designers gráficos tem a necessidade de incorporar o tempo e o movimento em seus projetos multiplataformas, o que suscita, por sua vez, diversas reflexões de ordem teórica e prática. Assim sendo, dentro do escopo teórico delimitado, foram abordados assuntos referentes à imagem em movimento, princípios da animação, design gráfico digital, motion graphics e o design gráfico no cinema e em créditos de abertura de filmes, por meio de autores como Arlindo Machado (1997, 2005 e 2010), Gilles Deleuze (1985 e 1990), Paul Wells (1998 e 2008), Donis Dondis (2007), Ellen Lupton (2013 e 2015), Matt Woolman (2004), Lev Manovich (2005, 2006, 2007, 2008 e 2012) e Gemma Soloma e Antonio Boneu (2007), entre outros. Por fim, é apresentado, como estudo de caso, uma breve contextualização seguida das análises dos créditos de abertura dos filmes: "Até que a sorte nos separe 2" (2013, direção: Roberto Santucci) e "Meu passado me condena: o filme" (2013, direção: Julia Rezende). A proposta de escolher esses filmes foi a de propiciar um olhar sobre a produção contemporânea do design gráfico audiovisual brasileiro, além de possibilitar um estudo sobre créditos de abertura de filmes nacionais – não identificado na literatura da área consultada nesta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

André, José Carlos Mendes. "Elementos para uma leitura da obra de Aparício Torelly, o Barão de Itararé: humor, projeto & design gráfico." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-06052010-113840/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação é uma monografia sobre a obra do humorista Aparício Torelly, o Barão de Itararé. A idéia principal foi levantar um escopo de elementos analíticos: históricos, documentais, metodológicos e teóricos, necessários à formulação de hipóteses futuras. A dissertação foi concebida em três partes distintas. A primeira é dedicada aos antecedentes: aspectos da História do Brasil relevantes para o tema; sumário biográfico de autor e obra; levantamentos, inventário e comentário das fontes de pesquisa, e futuros desdobramentos. A segunda parte é dedicada às questões metodológicas e aponta para discussões: da Filosofia da Ciência e da Epistemologia; sobre as contribuições da nova historiografia relacionadas aos aspectos formais do discurso das artes visuais e, por último, sobre o debate a respeito do Humor . A terceira parte é dedicada à questão do processo criativo e produtivo nas Artes Gráficas vis-a-vis o resumo da história destas artes; apresentação de novos dados inéditos coletados a partir da pesquisa de campo; e descrição e comentário analítico sobre os elementos formais do discurso da obra estudada.<br>This essay is a monograph about the work of the humorist Aparício Torelly, nicknamed Barão de Itararé. The main idea was to report a set of analytical elements: historical, documental, methodological and theoretical, essentials to formulate future hypothesis. The essay was conceived in three different parts. The first one is dedicated to the antecedents: aspects of Brazilian History important to the theme; biographic and work briefing; searches, inventory and comments on the research sources and future unfolding. The second part is dedicated to the methodological questions and point to discussions about: Philosophy of Science and Epistemology; the contribution of the new history related to the structural aspects of the visual arts speech and, at last, the discussion on humour. The third part is dedicated to the question of creative and productive process in Graphic Arts, presentation of unpublished new data collected from the field research; and description and analytical comments about the structural speech elements of the studied work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Seabra, Margarida Maria Ortigão Ramos. "A coerência gráfica do design de comunicação da identidade visual." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13876.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.<br>Por ocasião da finalização do mestrado em Design de Comunicação, surge a necessidade e o desejo da realização de um estágio dentro da área. O principal objetivo no decorrer do estágio foi atingir resultados sobre a temática da identidade visual que possam vir a ser úteis para os profissionais da área do design. Para além disto, foi uma forma de aplicar todos os conhecimentos adquiridos no percurso académico da mestranda, tendo assim um contacto real com o mercado de trabalho, onde teve a oportunidade de aprender novas técnicas e metodologias. Ao longo deste trabalho é realizado um estudo sobre a coerência gráfica na comunicação da Identidade Visual das marcas, através do trabalho desenvolvido durante o estágio. Um designer deve sempre ter em conta o modo como a identidade visual de uma marca foi utilizada anteriormente, para que consiga ser coerente. Deve ainda procurar esta coerência entre os diversos suportes e elementos utilizados. A empresa escolhida para esta investigação ativa foi a J.W.Thompson Lisboa, responsável por vários marcas como Montepio, O Bongo, IKEA e Galp, no entanto a mestranda esteve maioritariamente inserida em projetos referentes à marca Vodafone. O principal interesse por esta agência surgiu da fidelidade que estas marcas têm com a mesma e pela natureza dos trabalhos que produz. Pretende-se que através da presente investigação, recorrendo a livros como “Design de Identidade da Marca”, de Alina R.Wheeler e “Design de Identidade e Imagem Corporativa” de Daniel Raposo, em conjunto com a avaliação dos casos de estudo selecionados, seja atingida por parte da mestranda a capacidade de ser coerente na utilização da Identidade Visual de uma marca.<br>ABSTRACT: Within the context of the completion of the master’s degree in Commu¬nication Design, arise the need and the desire of a development of an internship within the graphic design area. The main objective of the in¬ternship was achieving results on the topic of visual identity that may be useful to design professionals. In addition, it was a way to apply all the knowledge acquired in the Master’s degree, thus having a real contact with the labor market, where she had the opportunity to learn new techni¬ques and methodologies. This work aims to study the graphical consistency in communicating the visual identity of the brand, having as example the work developed during the internship. A designer should always have concern about the ways that the visual identity of a brand has been used previously, to be consistent in the next projects. It is also very important to have this consistency between the various media and all the elements. The company chosen for this active investigation was J.W.Thompson Lisbon, responsible for various brands like Montepio, Bongo, IKEA and Galp, but the graduate student was mostly set in projects related to the Vodafone brand. The main interest in this agency grew out of the loyalty that these brands have with them and, of course, the nature of the work they produce. It is intended that through this investigation, using books such as “Brand Identity Design” by Alina R.Wheeler and “Design de Identidade e Imagem Corporativa” de Daniel Raposo, together with the assessment of the se¬lected case studies, be achieved the ability to be consistent in the use of the visual identity of a brand.<br>N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Salgado, Renato. "Projeto de sinalização em parques urbanos: sistematização de elementos estruturadores a partir de exemplos no município de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-13082013-144046/.

Full text
Abstract:
O campo de sinalização de parques urbanos requer metodologia de desenvolvimento de projetos com procedimentos transdisciplinares e complexos que pedem expertises variadas, desde aspectos objetivos como repertório técnico-construtivo e gráfico, até saberes mais subjetivos tais como a percepção espacial, antropologia do espaço e comunicação. A sistematização dos elementos componentes do projeto de sinalização auxilia na compreensão desta complexidade. A pesquisa elabora, fundamentada em revisão bibliográfica, um apanhado histórico da evolução técnica, de linguagem e dos elementos estruturadores em projetos de sinalização em parques urbanos. A partir deste repertório metodológico, analisa a sinalização em 06 parques no município de São Paulo que, em contextos diferentes, elaboraram respostas práticas a essa complexidade.<br>Signage in urban parks requires project development methodology with transdisciplinary and complex procedures that demand various types of expertise, ranging from objective aspects such as a technical-constructive and graphic repertoire, to more subjective knowledge such as spatial perception, anthropology of the space, and communication. The systematization of composing elements in the signage project helps understand this complexity. Using a bibliographical revision as a base, this research elaborates a historical overview of the techinical evolution, language and structuring elements in signage projects in urban parks. As a response to this methodological repertoire, it analyzes the signage in 06 parks in the city of São Paulo that have offered practical answers to this complexity, according to different contexts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Raposo, João Rocha. "Análise arquetípica do padrão relacional dos elementos do Design em revistas digitais." Universidade Federal do Maranhão, 2014. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1685.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-06-23T18:05:50Z No. of bitstreams: 1 JoaoRaposo.pdf: 6257470 bytes, checksum: ad94e30d66a0452eb79a87981aac0185 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-06-23T18:05:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoaoRaposo.pdf: 6257470 bytes, checksum: ad94e30d66a0452eb79a87981aac0185 (MD5) Previous issue date: 2014-10-27<br>The digital platform brought a new form of narrative in the communication field. Therefore, a reading relationship emerges. It was before based on a static visual and textual content and became innovative ways of the digital magazines universe, characterized by the incorporation of dynamic elements such as audio, video and interactive infographics. The connection with the reader is multiplied in a multisensory experience that unites the vision, hearing, and the unprecedented tactile experience of handling information on touch screens of mobile devices. On this approach, the digital magazine reaches diverse audiences that can be separated by different editorial proposals, defining the magazine profile. The graphical design elements are important to shape the editorial identity. In this alignment, the study attempts to identify the relational pattern of the design elements and how they contribute to the construction of the visual identity in digital magazines. The operationalization of the specific objectives adopted was the methodological approach of qualitative research, with exploratory and descriptive-analytical character and theoretical and practical basis. For the record: 1) conceptual dialogue between Design and the Jungian Symbolic Pedagogy, featuring the interdisciplinary proposal; 2) selection of the digital magazines; 3) case study based on the description of design elements in digital consumer magazines, study scope; 4) archetypal analysis to identify the relational pattern of the graphic elements in the design composition of digital consumer magazines; and, 5) considerations of the analysis about the objects of the searched unit. As a conclusion of this thesis, it is deduced that the relational pattern of the design elements in digital consumer magazines, limited to this research, presents an editorial profile that adheres to the characteristics of matriarchal, patriarchal and otherness archetypal patterns. As a contribution, the interdisciplinarity undertaken allows to unveil the windows of possibilities for future researches, incorporating new concepts and new relationships between graphical elements and archetypal patterns, enabling the expansion of the theoretical and practical basis in the Design area.<br>O advento da plataforma digital fez surgir uma nova forma de narrativa no campo da comunicação. Por conseguinte, emerge uma relação de leitura, antes baseada no conteúdo visual e textual estático, para formas inovadoras do universo de revistas digitais, caracterizado pela incorporação de elementos dinâmicos como áudios, vídeos e infográficos interativos. As relações com o leitor se multiplicam em uma experiência multissensorial, que une a visão, a audição, mais a inédita experiência tátil de manusear informações nas telas de dispositivos móveis sensíveis ao toque. Nesse enfoque, a revista digital atinge públicos variados, que podem ser separados por diferentes propostas editoriais, definindo o perfil da revista. Assume importância os elementos gráficos do design na formação da identidade editorial. Nesse alinhamento, a pesquisa objetiva identificar o padrão relacional dos elementos do design e como os mesmos contribuem para a construção da identidade visual em revistas digitais. Na operacionalização dos objetivos específicos, adota-se como procedimento metodológico a investigação qualitativa, de caráter exploratório e descritivo-analítico, de base referencial teórico-prática a saber: diálogo conceitual entre o Design e a Pedagogia Simbólica Junguiana, caracterizando a proposta interdisciplinar; seleção das revistas digitais; estudo de caso pautado na descrição dos elementos do design de revistas digitais de consumo, escopo de estudo; análise arquetípica visando identificar o padrão relacional dos elementos gráficos na composição do design em revistas digitais de consumo; e, considerações da análise dos objetos da unidade pesquisada. Como conclusão desta dissertação, infere-se que o padrão relacional dos elementos do design em revistas digitais de consumo, circunscritas a esta pesquisa, apresentam um perfil editorial que adere às características dos padrões arquetípicos matriarcais, patriarcais e de alteridade. Como contributo, a interdisciplinaridade empreendida, permite descortinar janelas de possibilidades para pesquisas futuras, incorporando novos conceitos e novas relações entre os elementos gráficos e os padrões arquétipos, possibilitando a ampliação da base teórica e prática na grande área do Design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Prado, Cabrera Milagros Almendra. "Análisis de los elementos gráficos del diseño ambiental que intervienen en la productividad aplicada al trabajo remoto." Bachelor's thesis, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2020. http://hdl.handle.net/10757/653066.

Full text
Abstract:
La investigación enfoca su objetivo principal en identificar los elementos gráficos del diseño ambiental que intervienen en la productividad aplicada al trabajo remoto. Por lo tanto, se propuso la hipótesis de que los elementos gráficos del diseño ambiental que intervienen en la productividad aplicada al trabajo remoto son el color, la iluminación y los materiales y herramientas visuales. Se llevó a cabo un estudio de tipo transversal descriptivo en el que se analizaron espacios laborales en el hogar impuestos por el contexto de la pandemia. Entre los principales hallazgos se identificó que la mayoría de los espacios examinados son áreas compartidas del hogar. Por lo tanto, existe cierta limitación en la optimización de la aplicación de los elementos gráficos que conforman el diseño ambiental. Sin embargo, aquellos espacios que están determinados para esta actividad tienen mayor flexibilidad para personalizar su espacio, agregar herramientas visuales y la oportunidad de integrar elementos del diseño ambiental. Así, se concluyó que en el marco de la emergencia sanitaria existe dificultad para proyectar un espacio de trabajo en el hogar. Sin embargo, se confirma que los elementos gráficos del diseño ambiental que intervienen en la productividad aplicada al trabajo remoto son el color, la iluminación y los materiales y herramientas visuales, ya que estos deben estar consignados en favor de la optimización de la experiencia de trabajo.<br>The research focuses its main objective on identifying the graphic elements of environmental design that intervene in productivity applied to remote work. Therefore, it was hypothesized that the graphic elements of environmental design that intervene in productivity applied to remote work are color, lighting, and visual materials and tools. A descriptive cross-sectional study was carried out in which work spaces in the home imposed by the context of the pandemic were analyzed. Among the main findings, it was identified that the majority of the examined spaces are shared areas of the home. Therefore, there is a certain limitation in optimizing the application of the graphic elements that make up the environmental design. However, those spaces that are determined for this activity have greater flexibility to personalize their space, add visual tools and the opportunity to integrate elements of environmental design. Therefore, it was concluded that in the framework of the health emergency there is difficulty in projecting a workspace at home. However, it is confirmed that the graphic elements of the environmental design that intervene in productivity applied to remote work are color, lighting, and visual materials and tools, since these must be consigned in favor of optimizing the work experience.<br>Trabajo de investigación
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barros, Davidson Lima. "Criação de e-book como ferramenta de apoio à aprendizagem no ensino superior: uma análise dos elementos gráficos do design." Universidade Federal do Maranhão, 2016. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/646.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-18T12:52:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao-DavidsonLimaBarros.pdf: 4509908 bytes, checksum: fdc875b41875c783f79986c67e089b7e (MD5) Previous issue date: 2016-06-03<br>In recent decades Distance Education (DE) has proven an important tool to meet the needs of the information society and knowledge. For this, it has made constant use of online education to achieve more effectively a larger number of people. In this context, the aim of this study is to analyze how the graphic elements of design are being structured in the creation of E-books in Virtual Learning Environments in education distance mode in Maranhão. Therefore, it is important to recognize these elements and how they are applied, and to investigate the role of the graphic designer in interdisciplinary teams responsible for teaching materials for distance learning. To achieve this goal is adopted as a methodological procedure exploratory qualitative research, which uses the systematic literature review. From this research, it will be identified which are the professionals involved and how they are being planned and developed the graphic elements of e-books in distance education projects from the design perspective.<br>Nas últimas décadas a Educação a Distância (EaD) tem se mostrado uma ferramenta importante para atender as necessidades da sociedade da informação e do conhecimento. Para isso, ela tem feito uso constante da educação on-line para atingir de modo mais eficiente um número maior de pessoas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como os elementos gráficos do design estão sendo estruturados na criação de E-books em Ambientes Virtuais de Aprendizagem na modalidade de ensino a distância no Maranhão. Para tanto, é importante reconhecer esses elementos e de que forma são aplicados, além de investigar a participação do designer gráfico em equipes interdisciplinares responsáveis pelos materiais didáticos para EAD. Para atingir esse objetivo adota-se como procedimento metodológico a investigação qualitativa, de caráter exploratório que se utiliza da revisão sistemática da literatura. A partir dessa pesquisa, será identificado quais são os profissionais envolvidos e como estão sendo planejados e desenvolvidos os elementos gráficos dos E-books em projetos de Educação a Distância sob a perspectiva do design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Elementos de design gráfico"

1

Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira (6th 1988). Design gráfico 88. ARCA, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Gisela Belluzzo de, and María Ledesma. Novas fronteiras do design gráfico. Estação das Letras e Cores, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bártolo, José, writer of preface, ed. Roberto Nobre: Design gráfico e ilustração. Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Shakespear, Raúl. Ideas registradas: Diseño gráfico identificatorio. Nobuko, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barreto, Gonçalves Maria Helena, and Kritz Sonia, eds. Elementos da forma. 3rd ed. Editora SENAC Nacional, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brazil) Bienal Brasileira de Design Gráfico (10th 2013 São Paulo. 10a Bienal Brasileira de Design Gráfico 2013: [catalogo]. ADG Brasil, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bicker, João Manuel. FBA: O design gráfico como prática de clarificação. Almedina, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cardoso, Denis Rafael, ed. O design brasileiro, antes do design: Aspectos da história gráfica, 1870-1960. CosacNaify, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martin, Douglas. El diseño en el libro (COLECCION OZALID). Piramide, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gráficos, Associação dos Designers. ABC da ADG: Glossário de termos e verbetes utilizados em design gráfico. Associação dos Designers Gráficos, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Elementos de design gráfico"

1

Siqueira, Leonardo Coelho, and Marcos da Costa Braga. "A Revista da Semana sob a lupa da antropofagia: observando as manifestações de identidade cultural nas capas do periódico (1928-1929)." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-260.

Full text
Abstract:
A pesquisa propõe uma análise da Revista da Semana, buscando elementos da identidade cultural da Antropofagia foram refletidos nas capas da Revista da Semana entre 1928 e 1930, período coincidente com a circulação da Revista de Antropofagia (principal veículo de circular das ideias antropofágicas). Para o corpus de análise, são consideradas capas que contenham ilustrações e elementos antropofágicos, priorizando números com maior potencial de análise e diversidade de representações. Os elementos da Antropofagia são agrupados categorias de análise: Raça e Etnia, Tropicalidade, Festividades e Regionalismos (Siqueira, 2023). Para esta observação, serão considerados elementos técnico-formais e estético-formais (Villas-Boas, 2009) e a linguagem gráfica pictórica (Goldsmith, 1984). O estudo pretende contribuir para a compreensão de possíveis influências da Antropofagia no design gráfico brasileiro, explorando o contexto das representações analisadas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Giulia Xavier, and Eduardo A. B. M. Souza. "Aspectos pictóricos da linguagem gráfica verbal em narrativas gráficas: uma análise do parâmetro da multimodalidade em “Bom dia, Socorro” de Paulo Moreira." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-270.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de analisar como o autor-ilustrador Paulo Moreira utiliza a linguagem gráfica verbal na sua narrativa gráfica intitulada Bom dia, Socorro. Nesse sentido, buscamos contribuir tanto para a discussão brasileira acerca dos livros ilustrados – sobretudo da interação entre palavras e imagens (multimodalidade) –, quanto para os estudos da linguagem gráfica verbal no design. A fim de discutir os modos como a tipografia é utilizada nessa análise de caso, utilizamos a abordagem Formalista, cuja ênfase é explicitar como os elementos das narrativas gráficas operam. Como resultado, identificamos três funções da tipografia na obra: 1) representar a linguagem verbal falada; 2) representar os efeitos sonoros, e; 3) reproduzir os elementos tipográficos que operam como imagens. Concluímos que o uso da tipografia nessa obra remete ao modo como o mangá utiliza os kakimoji: tanto em relação às características linguístico-fonéticas, quanto aos seus aspectos gráficos. Com essa contribuição, reiteramos a necessidade da discussão dos aspectos pictóricos da linguagem gráfica verbal, em especial nos livros ilustrados. Palavras Chave: multimodalidade; narrativas gráficas; linguagem gráfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Diemmer, Eduarda, Regina de Oliveira Heidrich, and Marshal Lauzer. "A arte do impacto: como uma boa identidade visual pode transformar negócios." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-4.

Full text
Abstract:
Este artigo explora a relevância identidade visual na edificação de marcas sólidas e comunicação clara com o público, baseado nas metodologias científicas de Munari (2008) e princípios de Design Thinking. Aborda-se a iação de um livro ilustrativo, expondo os fundamentos de identidade visual acessivelmente. Detalha-se o processo, incluindo análise de elementos vitais da identidade visual e apresentação de casos práticos. O produto tem por objetivo capacitar indivíduos a entender e aplicar identidade visual, fornecendo um guia prático e insights para uma identidade visual forte e consistente, confirmando a importância do designer gráfico no processo criativo. Os resultados evidenciam a eficácia do material, percebido como uma leitura leve, intuitiva, facilitando entendimento identidade visual e valorização do trabalho design gráfico. Palavras-Chave: Identidade Visual; Design Gráfico; Livro Didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves, Joelma, and Thiago Soares de Oliveira. "Prototipagem e validação de um aplicativo para avaliação por competências no curso de bacharelado em Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-71.

Full text
Abstract:
Sendo parte de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, no Instituto Federal Fluminense, este trabalho objetiva relatar a experiência de produção de um protótipo de aplicativo para avaliação de competências no curso de Bacharelado em Design Gráfico do aludido Instituto, desde a concepção até a validação de tal produto educacional, cujo objetivo principal é possibilitar aos professores dinamizar os processos avaliativos e garantir a qualidade de aprendizagem. Nesse sentido, protótipo levou em consideração a necessidade uma ferramenta de auxílio ao professor no desempenho funções avaliativas de maneira eficaz e intuitiva, permitindo aos estudantes, além disso, verificar seu desempenho de forma transparente e objetiva com a intenção de mitigar a percepção de que a avaliação em Design Gráfico, curso criativo por natureza, dá-se puramente a partir de elementos da subjetividade docente. Palavras Chave: Educação Profissional e Tecnológica; Avaliação para competências; Bacharelado em Design Gráfico e Protótipo de aplicativo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Janaína Freitas Silva de, and Eva Rolim Miranda. "A influência da tipografia para as onomatopeias: a construção semântica do som em quadrinhos brasileiros." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-256.

Full text
Abstract:
As onomatopeias fazem parte da literatura enquanto figura de linguagem, mas são um dos elementos característicos das histórias em quadrinhos (HQs). Naquelas produzidas no Brasil, ela representa a junção entre elementos verbais e pictóricos (Twyman, 1979). Naumin Aizen, diretor da Editora Brasil América Limitada, primeira a trazer HQs para o país, lançou um capítulo no livro de Álvaro Moya (1977), Shazam! Nele, o autor apresenta as diferentes definições para o termo “onomatopeia”. Nosso objetivo foi revisitar estas definições e contrapô-las com conceitos mais contemporâneos, principalmente considerando a óptica do Design. Conclui-se, portanto, que a forma como a “trilha sonora” dos quadrinhos é aplicada nas páginas através das onomatopeias é uma prática que indica algumas escolhas de ordem do design gráfico, como o emprego da tipografia adequada, para que o significado da mensagem alcance os leitores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Muller, Rayani Furlani, Diana Klippel Gurgel do Amaral, and Letícia Pedruzzi Fonseca. "Análise gráfica das capas da Revista Espírito Santo Agora (1972-1989)." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-264.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a análise gráfica de 67 capas da revista Espírito Santo Agora, cuja publicação ocorreu entre os anos de 1972 e 1989, na cidade de Vitória. Como uma revista de variedades, objetivava publicar os acontecimentos locais. A pesquisa utilizou o “Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos” (Fonseca et al, 2016), com a adição das análises de características e elementos gráficos que compõem a capa: formato, logotipo, uso de cores, tipografia e imagem. Os resultados obtidos na pesquisa corroboram com a afirmação da autora Marília Scalzo (2004) sobre a importância da capa para atrair os leitores, uma vez que as capas da revista utilizavam recursos visuais marcantes, como a apresentação do logotipo com tipografias de traços espessos, o uso de cores fortes e a projeção de um maior contraste entre figura e fundo, investimentos em imagens e experimentações gráficas para construir sua identidade visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Abreu, Karen Cristina Kraemer. "HISTÓRIA DOS CARTAZES: UM OLHAR SOBRE O PÔSTER DA COPA DO MUNDO FIFA NA RÚSSIA, EM 2018." In Comunicação e Inovação: impactos, experiências e contribuições em pesquisa. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230914315.

Full text
Abstract:
Este trabalho se propõe a registrar parte da história da produção cartazista publicitária que circula em mais de 120 países ao observar aspectos da criação e do design gráfico do Cartaz da Copa do Mundo FIFA de Futebol da Edição 2018, realizada na Rússia. Analisar as produções publicitárias nos ajuda a compreender a sociedade e os modos de comunicação estabelecidos na contemporaneidade. Registrar os materiais publicitários desenvolvidos compõe o acervo da comunicação publicitária cartazista. Esta investigação segue a abordagem qualitativa e a técnica do estudo de caso. Para as análises utiliza-se referenciais da área da Publicidade e Propaganda dos autores: Fonseca (1990), Moles ( 1974) dentre outros e Willians (1995) e Chinen (2011) na área do design gráfico. Pode-se indicar como resultados a partir da análise efetuada que o cartaz, produzido para o maior evento de uma única modalidade esportiva, traz elementos do movimento Construtivismo Russo, do início do Século XX e que a mídia impressa cartaz está presente nos dias atuais, convivendo com outras mídias impressas, eletrônicas, digitais e alternativas, mantendo sua eficácia comercial e comunicativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Samuel Renato de Oliveira, and Ivana Marcia Oliveira Maia. "Tecnologias digitais e inclusão: criação participativa de gráficos táteis." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-507.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma metodologia centrada na participação de pessoas com deficiência visual para a criação de gráficos táteis que representam padrões gráficos de azulejos coloniais. Utilizando técnicas de modelagem tridimensional e prototipagem, o estudo visa desenvolver modelos que facilitem a exploração tátil de elementos culturais, promovendo aprendizado e satisfação. A proposta justifica-se por integrar duas práticas importantes: o uso de tecnologias digitais para preservar a cultura e o desenvolvimento de tecnologia inclusiva de baixo custo, voltada para a inclusão de pessoas com deficiência visual no estudo e apreciação da arte e cultura. O objetivo geral é, através de uma metodologia participativa, criar representações táteis de azulejos coloniais, considerando que embora tenha havido avanços significativos em respeito, condições de vida e acessibilidade, ainda persistem dificuldades e barreiras diárias para as pessoas com deficiência. Palavras-chave: gráficos táteis, design participativo; inclusão cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barros, Marília Lucena de. "O diagrama por trás da ferramenta: uma análise da Blueprint de Serviços e do Business Model Canvas." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-319.

Full text
Abstract:
Inacabado, fluido, híbrido, da ordem do processo, virtual - são umas das diversas formas de caracterizar o diagrama. Elemento gráfico que pode ser tanto ferramenta de externalização de ideias como de representação da vida em sociedade. A partir de uma abordagem taxonômica, busca-se estabelecer a interação entre o diagrama e algumas disciplinas de interesse para, então, descrever a jornada de construção de um método de análise, na intenção de explorar o diagrama no Design. Em seguida, serão apresentados os resultados das análises de duas ferramentas, Blueprint de Serviços e Business Model Canvas, essas consideradas ferramentas clássicas e de ampla utilização no meio do Design. É na abstração da ferramenta que se torna possível encontrar o diagrama, de maneira a evidenciar as dimensões diagramáticas que o compõem. Palavras Chave: diagramas; Arquitetura; ferramenta; Design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castelucci, Giovani de Menezes, and Priscila Lena Farias. "Escritas informais na cidade de São Paulo: um estudo piloto nos bairros da Lapa e Pompeia." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-295.

Full text
Abstract:
Com o intuito de observar como pessoas que não possuem formação nem experiência em design resolvem graficamente suas necessidades cotidianas de comunicação (sobretudo comercial), foi realizado um estudo piloto de caráter qualitativo e predominantemente descritivo, com foco em elementos tipográficos efêmeros, informais e populares encontrados no ambiente urbano da cidade de São Paulo. O método situacionista da deriva foi adotado para obter registros fotográficos de artefatos contendo elementos tipográficos encontrados em comércios, estabelecimentos, ruas, muros, postes e demais suportes nos bairros da Lapa e Pompeia, e o método da análise de artefato foi usado para identificar as principais características tipográficas, gráficas, materiais, processuais, semânticas, de diagramação e de configuração das inscrições. A descrição e análise dos artefatos fotografados permitiu observar uma ampla variedade de soluções, gerando uma matriz de aspectos e características relevantes que poderá ser aplicada em outros estudos. Palavras Chave: tipografia vernacular; letreiramento; paisagem tipográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Elementos de design gráfico"

1

Moura, Rebeca Viana Alencar Rodrigues, Giuseppe Miceli Junior, and Paulo César Pellanda. "Ferramenta OpenBIM para classificação e extração de quantitativos de modelo IFC." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.5760.

Full text
Abstract:
Diante da implantação do BIM (Building Information Modeling) na Indústria da Construção, o OpenBIM surge como um conceito aberto que permite a interoperabilidade, a colaboração na entrega de projetos, ao utilizar arquivos do modelo no formato neutro aberto, como o Industry Foundation Class (IFC). O objetivo do artigo é propor uma ferramenta, utilizando a metodologia Design Science Research (DSR), que permita a extração automática de quantitativos a partir de um modelo no formato IFC, com o auxílio do Sistema Nacional de Classificação da Informação da Construção. Assim, foi desenvolvida uma interface gráfica no Blender, que possibilita a criação de propriedades e parâmetros personalizados no modelo IFC e a exportação da planilha de quantitativos em Excel. A ferramenta desenvolvida foi aplicada a um modelo estrutural no formato IFC, exportado do software AltoQI Eberick, e os resultados foram validados comparando os quantitativos extraídos pelo software com aqueles obtidos pela interface gráfica desenvolvida. Portanto, a principal contribuição do artigo é a extração automatizada da planilha de quantitativos a partir do arquivo IFC do projeto, com o auxílio da classificação dos elementos do modelo conforme a NBR 15965, realizada pela ferramenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Napo, Paula Rodrigues, and Stephania Padovani. "Estudo analítico de elementos gráfico-informacionais em m-commerces: tendências e características." In 7th Information Design International Conference. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-cidi2015-cidi_44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wanderley, Renata Garcia. "Imagens Dinâmicas: seus elementos conceituais, elementos gráficos e a participação do leitor." In 7th Information Design International Conference. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-cidi2015-cidi_80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Juliana, and Sérgio Antônio Silva. "Design gráfico para causas sociais: aterritorialidade como elemento balizador para aconstrução da marca gráfica de um coletivo demulheres quilombolas." In Colóquio Internacional de Design 2020. Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/cid2020-49.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tarazona-Belenguer, Nereida, Jimena González-del-Río, Olga Ampuero-Canellas, and Begoña Jorda-Albiñana. "Aplicación de la Teoría General de Sistemas al diseño gráfico de una marca." In Systems & Design 2017. Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6902.

Full text
Abstract:
La Teoría General de Sistemas se ha venido aplicando con éxito a diversas disciplinas, entre ellas también al diseño. Esta aportación se centra en el diseño gráfico de la marca como elemento visual y representativo de la empresa de gran importancia en la gestión corporativa actual. Utilizando la Teoría General de Sistemas se propone un modelo para el desarrollo gráfico de una marca que facilite y guíe la toma de decisiones en este ámbito. Para ello se analizan los procesos seguidos por el diseñador desde que recibe el encargo hasta su aplicación final, con el objetivo de tener en cuenta todos los factores que influyen en la creación de la identidad visual corporativa y obtener así un resultado eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Albuquerque, Felipe D., and Mariana Hennes. "Estandartes carnavalescos alagoanos: uma análise dos seus elementos gráficos." In 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação. Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-paper46.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA, Beatriz C. "Os hábitos culturais dos cariocas refletidos nas capas da revista Selecta na década de 1920 - uma análise de elementos do design gráfico." In 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Editora Blucher, 2022. http://dx.doi.org/10.5151/ped2022-8998620.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oppido, Vinicius, Wagner Nitsch, and Felipe Marlon. "Desenvolvimento rápido de elementos gráficos para jogos digitais utilizando Pixel Art." In 7th Information Design International Conference. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-cidi2015-cidi_177.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Maciel, Carmem Helena Ribeiro, Erika Veras de Castro, David Guilhon, Ester Costa dos Santos, and Camila dos Santos Vieira. "Embalagens de produtos lácteos: uma análise dos elementos gráficos como fator informacional." In 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design. Editora Blucher, 2021. http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-129-355574-congic-comunicacao.pdf.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ávila, Eduardo Araújo de. "Da heráldica ao design gráfico: um estudo sobre insígnias familiares como elemento de identidade corporativa nipo-brasileira." In 9° Congresso Internacional de Design da Informação. Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-5.0179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Elementos de design gráfico"

1

Caporali, Renato. Ações de inovação no projeto PROMOS/SEBRAE. Inter-American Development Bank, 2006. http://dx.doi.org/10.18235/0007860.

Full text
Abstract:
Criação de centro de serviços para o pólo de confecção e artesanato capacitação para design estratégico, visando estabelecer relação entre artesanato e confecção, a partir de elementos da cultura local
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hori, Tsuneki, Sergio Lacambra Ayuso, Ana María Torres, et al. Índice de Gobernabilidad y Políticas Públicas en Gestión de Riesgo de Desastres (iGOPP): Informe Nacional de Panamá. Inter-American Development Bank, 2015. http://dx.doi.org/10.18235/0010082.

Full text
Abstract:
La República de Panamá cuenta con una estructura para la gestión del riesgo que inició bajo el esquema de Protección Civil característico de la institucionalidad latinoamericana entre los años 1960 y 2000, y que luego fue evolucionando hacia esquemas más participativos y desconcentrados. En 2005 se adoptó una ley que introdujo una visión preventiva, aunque manteniendo un énfasis en la preparación y la respuesta, y en 2010, con la inspiración dada por la Política Centroamericana para la Gestión Integral del Riesgo de Desastres (PCGIR), el país aprobó, por decreto ejecutivo, una Política Nacional en la cual se integraron elementos novedosos, más participativos y con una visión de responsabilidades extendida a todos los actores públicos. En este sentido, Panamá puede ser considerado un país en un proceso de transición activa, donde aún la normatividad de mayor fuerza jurídica se soporta en una vision centralizada dentro de la estructura institucional y territorial. Esta visión tiene su origen en el enfoque orientado a la respuesta que primaba en el contexto histórico en que se establecen las primeras normativas. La reforma del año 2005 no alcanzó a generar una orientación claramente preventiva ni participativa. Los resultados de la aplicación del iGOPP en Panamá (2013) arrojan un nivel general de avance del 32.93%, considerado dentro del rango incipiente en la clasificación propuesta por este índice. El análisis de los resultados por componentes de política pública para la GRD (ver Gráfico 1) revela progresos diferenciales que van del nivel bajo para el grupo de indicadores de "identificación y conocimiento del riesgo" (15%), hasta notable para el componente de "marco general de gobernabilidad" (cumplimiento del 71%). "protección financiera" se ubica en el rango apreciable (41%), mientras que "preparativos para la respuesta" (32%) y "reducción del riesgo" (38%) se ubican en el nivel incipiente. Por su parte, el nivel más bajo (0%), lo obtuvo el componente de "planificación de la recuperación post-desastre", en el cual se evidencia que el país no cuenta con normatividad expresa que oriente los procesos de rehabilitación y reconstrucción. Por otro lado, el análisis general desde la dimensión de las fases de la política pública muestra un nivel incipiente para las fases de "definición de responsabilidades territoriales" (40%), "definición de responsabilidades sectoriales" (40%), "coordinación y articulación central de la política" (38%) y de "control, rendición de cuentas y participación" (32%). Finalmente, en un rango de avance calificado por el iGOPP como bajo, se ubican los aspectos relacionados con "evidencias de progreso en la implementación" (15%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!