To see the other types of publications on this topic, follow the link: Eletrocardiograma.

Journal articles on the topic 'Eletrocardiograma'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Eletrocardiograma.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pedrosa, Roberto C., J. Romeu Cançado, and Waldemar Decache. "Estudo longitudinal do eletrocardiograma na doença de Chagas desde a fase aguda." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 26, no. 3 (September 1993): 163–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821993000300006.

Full text
Abstract:
Vários trabalhos com eletrocardiograma na doença de Chagas têm sido feitos. Alguns referindo-se a grupos selecionados de casos, outros a estudos longitudinais, relatam as características da mortalidade nas diversas fases da doença. Com o objetivo de avaliar o valor do eletrocardiograma como índice de avaliação terapêutica e de seu comportamento na doença de Chagas desde a fase aguda, no presente trabalho, analisou-se evolutivamente o eletrocardiograma de 42 pacientes (18 mulheres e 24 homens) procedentes da zona rural do Norte de Minas Gerais; predomínio etário foi nas duas primeiras décadas; todos com comprometimento cardíaco; todos receberam tratamento específico. O acompanhamento dos 42 pacientes foi de 9 anos dos quais 3 pacientes tiveram seguimento de 20 anos. Foram analisados 270 eletrocardiogramas. Nós utilizamos os seguintes critérios para a análise do ECG: código de Minnesota modificado para doença de Chagas; WHO/I. S. F. C. TASK FORCE para condução intraventricular e critérios de Pieretti para área eletricamente inativa. Concluímos que as alterações eletrocardiográficas agravam com a evolução da doença e que o eletrocardiograma não serve de índice de avaliação terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Antonio Luiz, Samuel Vianney da Cunha Pereira, Kaiser Bergmann, Roberto Marini Ladeira, Rackel Aguiar Mendes Oliveira, Paulo A. Lotufo, José Geraldo Mill, and Sandhi Maria Barreto. "Desafios à implantação do centro de leitura de eletrocardiografia no ELSA-Brasil." Revista de Saúde Pública 47, suppl 2 (June 2013): 87–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2013047004406.

Full text
Abstract:
O eletrocardiograma é um método estabelecido de avaliação cardiovascular de baixo custo utilizado há décadas em estudos epidemiológicos de grande porte. Apesar disso, sua utilização em estudos desse tipo se constitui em desafio, especialmente quando se pretende implantar Centro de Leitura próprio. Este artigo descreve o processo, dificuldades e desafios de implantação do Centro de Leitura em eletrocardiograma no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Dentre os aspectos discutidos, ressaltam-se: os critérios para escolha dos eletrocardiógrafos e da central de armazenamento e manejo dos aparelhos; o pessoal necessário; os procedimentos de aquisição e de transmissão dos eletrocardiogramas para o Centro de Leitura; os sistemas de codificação dos traçados, com ênfase para o código de Minnesota; os aspectos éticos e práticos relacionados à entrega dos laudos aos participantes do estudo; e os aspectos relacionados ao controle de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva Firmino dos Santos, Lívia, Roberto Lima Costa, Paula Rodrigues dos Santos, Silvana Pereira Espindola, Camila Rafaela Da Silva Souza Bertholy, Sara Gabriele de Carvalho Severiano, and Sara Emanuele dos Santos Freitas. "Eletrocardiograma na prática do enfermeiro em urgência e emergência." Nursing (São Paulo) 22, no. 253 (June 1, 2019): 2979–89. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2979-2989.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar produções científicas sobre a prática clínica do enfermeiro diante do eletrocardiograma em situações de urgência e emergência no Brasil. Revisão integrativa, utilizando método PICO, realizada em junho de 2018 nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e SciELO, com os DeCS e operadores booleanos “Eletrocard” AND “Enfermagem” AND “Urgência” OR “Emergência”. Selecionados sete artigos agrupados em cinco categorias. Conclui-se que o infarto agudo do miocárdio foi a condição clínica mais prevalente nas situações de urgência e emergência, sendo que o eletrocardiograma demanda várias ações do enfermeiro, como solicitação do exame diante do infarto agudo do miocárdio, execução ágil e interpretação básica diante das demais condições clínicas. A realização ágil e o cumprimento das recomendações atuais para o tempo porta-eletrocardiograma ideal são um desafio para o enfermeiro, e a interpretação do eletrocardiograma é de extrema importância, em que há influência positiva de treinamentos para a prática do enfermeiro diante do eletrocardiograma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Maurício, Sheila Braga Machado, and Florentino Fernandes Mendes. "Análise do eletrocardiograma pelo anestesiologista." Revista Brasileira de Anestesiologia 52, no. 5 (September 2002): 601–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942002000500011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Augusto Fragata Filho, Abilio, Claudia da Silva Fragata, Angela Maria Lourenço, Cristiane Castro Faccini, and João Ítalo Dias França. "Avaliação do Intervalo Tpico–Tfim e QT em Doença de Chagas, Fase Crônica e Eletrocardiograma Normal." Journal of Cardiac Arrhythmias 32, no. 4 (April 16, 2020): 230–35. http://dx.doi.org/10.24207/jca.v32n4.3294_pt.

Full text
Abstract:
Introdução: A doença de Chagas carece de elementos que proporcionem prever quais portadores evoluirão para a forma cardíaca e quais permanecerão na forma indeterminada. Objetivo:Avaliar relação entre evolução eletrocardiográfica e intervalos Tpico–Tfim e QT, ambos corrigidos para a frequência cardíaca, em chagásicos com eletrocardiograma inicial normal. Método: Avaliamos retrospectivamente chagásicos admitidos na instituição até 2002, tendo eletrocardiograma normal na primeira consulta. Os intervalos Tpico–Tfim e QT foram medidos em milissegundos nas derivações V2 e V5, sendo a média dos valores corrigida para a frequência cardíaca (Bazett). Analisou-se a relação desses valores com a evolução eletrocardiográfica dos indivíduos, tendo em vista sexo, tempo de evolução e se receberam benzonidazol ou não. Resultados: O intervalo Tpico–Tfim corrigido não mostrou significância estatística entre os que mantiveram ou não eletrocardiograma normal. O intervalo QT corrigido, o tratamento com benzonidazol e o tempo de evolução mostraram significância quanto à manutenção do eletrocardiograma normal. Na avaliação multivariada, o tratamento com benzonidazol, o intervalo QTc e o tempo de evolução se mostraram variáveis independentes para a manutenção do eletrocardiograma normal. Conclusão:O intervalo Tpico–Tfim não se mostrou preditor da evolução eletrocardiográfica. O intervalo QT aumentado favoreceu aparecimento de alterações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lira, Rodrigo Pessoa Cavalcanti, Maurício Abujamra Nascimento, Newton Kara-José, and Carlos Eduardo Leite Arieta. "Valor preditivo de exames pré-operatórios em facectomias." Revista de Saúde Pública 37, no. 2 (April 2003): 197–202. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102003000200006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a prevalência de resultados anormais numa rotina de exames pré-operatórios para facectomias e sua influência na ocorrência de complicações clínicas perioperatórias. MÉTODOS: Estudo prospectivo desenvolvido em um centro médico acadêmico no Brasil, com uma amostra de 746 pacientes, selecionados entre indicados para cirurgia de catarata. Para todos os pacientes foram solicitados eletrocardiograma, hemograma completo e glicemia de jejum, além de uma avaliação clínica. Foram excluídos do estudo pacientes com menos de 40 anos de idade, pacientes submetidos previamente à cirurgia ocular, pacientes com indicação de anestesia geral, ou pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio até três meses antes da cirurgia. Eventos médicos intra-operatórios foram registrados numa ficha de protocolo. Para análise, utilizou-se do teste de Fisher e análise de variância (ANOVA). RESULTADOS: Na amostra de 746 pacientes, 405 (54,3%) eram homens. A idade média foi de 66,6±11,6 anos. Ocorreram complicações intra-operatórias em 71 (9,5%) pacientes. Houve resultados anormais em 13,5% (101 pacientes) das dosagens de hemoglobina e em 16,6% (124) das dosagens de glicemia de jejum. Em relação aos eletrocardiogramas, foram constatadas anormalidades em 46,6% (348) dos indivíduos. Houve maior prevalência de eletrocardiogramas com anormalidades em pacientes com complicações clínicas perioperatórias (p=0,02). Não existiu diferença estatisticamente significativa nas dosagens de hemoglobina (14,0±1,6 g/dL em pacientes sem complicações intra-operatórias e 14,3±1,3 g/dL em pacientes com complicações - p=0,150) e nas de glicemia de jejum (104±29 mg/dL em pacientes sem complicações e 105±41 mg/dL em pacientes com complicações - p=0,850). CONCLUSÕES: Dentro da rotina investigada de exames pré-operatórios para facectomia, apenas os resultados anormais presentes no eletrocardiograma estiveram associados à ocorrência de complicações durante o período de perioperatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maia, Diego Leonardo Menezes, Calos José Mota de Lima, Nara Mirella Teixeira Paiva, Danielli Oliveira da Costa Lino, and Jéssica Lustosa Costa Lima. "Uso de softwares digitais como ferramenta de educação médica no ensino na interpretação do eletrocardiograma: uma revisão sistemática." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 27, 2021): e477101220865. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20865.

Full text
Abstract:
Em 1887 foi registrado o primeiro eletrocardiograma humano e em 1902 invetado o eletrocardiógrafo. Este representa a atividade elétrica cardíaca de forma não invasiva pela superfície do corpo e é componente para avaliação de doenças cardíacas. É de baixo custo e risco. O eletrocardiograma é ferramenta importante e tem interpretação precária por estudantes de medicina e médicos e, dessa forma, novas tecnologias digitais por meio de softwares são usados para facilitar o processo. A educação médica com assistência dessas plataformas digitais permite aprimorar o conhecimento, compreendimento e aprendizado. O objetivo desta revisão sistemática de literatura é avaliar o ensino na interpretação em eletrocardiograma na área médica e identificar a melhor forma de ensino: tradicional, por meio de aulas presenciais, digital utilizando plataformas tecnológicas ou a combinação de ambas metodologias. Foram avaliados após os critérios de exclusão 12 trabalhos científicos abordando o tempo educação médica em interpretação do eletrocardiograma, utilizando os termos eletrocardiograma, ensino ou aprendizagem, computador ou baseado em web ou software e seus correlatos em inglês. Pode-se concluir, após revisão, que, considerando os estudos avaliados o uso das plataformas digitais proveram aprimoramento nas habilidades de interpretação do eletrocardiograma devido disponibilidade em horários e locais mais flexíveis e repetição conforme necessário. Entretanto, não definição horário específico, necessidade de disciplina por parte do aprendiz e a ausência de interatividade em grupo são fatores que afastam os estudantes deste método e mostrando, que este ensino não deve ser usado de forma isolada e sim de forma complementar ao método tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dores, Hélder, and Nuno Cardim. "Como interpretar o eletrocardiograma do atleta?" Revista Portuguesa de Cardiologia 35, no. 12 (December 2016): 715–16. http://dx.doi.org/10.1016/j.repc.2016.02.004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chiarini, Raphael, Carlos Eduardo Duarte, João Durval Ramalho Trigueiro Mendes Junior, José Tarcísio Medeiros de Vasconcelos, and Silas dos Santos Galvão Filho. "Eletrocardiograma na Síndrome de Haïssaguerre (Repolarização Precoce)." Journal of Cardiac Arrhythmias 32, no. 3 (January 17, 2020): 155–62. http://dx.doi.org/10.24207/jca.v32n3.041_pt.

Full text
Abstract:
Introdução: O padrão de repolarização precoce (RP) tem sido tradicionalmente relacionado como uma variante benigna do eletrocardiograma (ECG). No entanto, desde 2008, quando dois estudos foram publicados por Haïssaguerre et al. e Rosso et al., com evidências de maior prevalência de RP em pessoas acometidas por fibrilação ventricular (FV) primária ou idiopática, esse paradigma tem sido contestado. Objetivo: Realizar uma profunda revisão acerca da RP e atual estado da arte acerca da estratificação de risco nesses pacientes. Métodos: Revisão da literatura acerca do tema avaliando os trabalhos publicados em revistas de alto impacto e a experiência dos especialistas sobre o assunto. Conclusão: A correlação de fatores de risco e o real valor dos vários métodos atualmente disponíveis como possíveis estratificadores de risco ainda são controversos. Avanços nas áreas da genética e biologia molecular podem futuramente auxiliar no entendimento da fisiopatologia e melhor estratificação de risco nessa população. Neste contexto, a padronização da definição e classificação da repolarização precoce mostra-se imperativa, uma vez que servirá de substrato para futuros estudos e pesquisas na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

de Jesus, Bruna Laésia Silva, Adriana Isilda Serra Vasconcelos, Franciele Schionato de Gois Paixão, and Gabriela Gallego Valera. "THE IMPORTANCE OF THE NURSE IN THE INTERPRETATION OF ELECTROCARDIOGRAM: QUALITY CARE." Revista UNINGÁ 58 (March 11, 2021): eUJ3986-eUJ3986. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.58.euj3986.

Full text
Abstract:
O eletrocardiograma é um dos métodos mais seguros para avaliar a funcionalidade do coração, pois permite identificar doenças cardiovasculares, alterações do fluxo coronariano, como também anormalidades do ritmo cardíaco e da condução. O presente estudo teve como objetivo demonstrar e enfatizar a importância do enfermeiro na interpretação do eletrocardiograma. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada na BDENF e LILACS, considerando artigos originais completos, em português, publicados no período de 2010-2020. A amostra final foi composta por 06 artigos, sendo 02 estudos descritivos exploratórios e 04 transversais, todos publicados em revistas interdisciplinares. Os estudos enfatizaram a importância de o enfermeiro ter conhecimento técnico-científico sobre o eletrocardiograma para realizar o diagnóstico o mais rápido possível, melhorando o prognóstico do paciente. Relatou-se também a relevância da educação continuada e permanente para capacitação desse profissional. O preparo do profissional de enfermagem e de sua equipe é imprescindível, para que possa oferecer um atendimento adequado ao paciente acometido por alterações cardiológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Almeida, Eros Antonio de, Ruy Madsen Barbosa Neto, Maria Elena Guariento, Jamiro da Silva Wanderley, and Milton Lopes de Souza. "Apresentação clínica da doença de Chagas crônica em indivíduos idosos." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 40, no. 3 (June 2007): 311–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822007000300012.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar a apresentação clínica da doença de Chagas em idosos foi realizado estudo retrospectivo utilizando-se os prontuários de doentes atendidos em ambulatório de referência. A casuística foi dividida em idosos (> 60 anos) e não idosos. Avaliou-se: sexo, co-morbidades, forma clínica, eletrocardiograma e títulos das sorologias. Idosos (61 casos): média de idade de 66,0 ± 5 anos, 67,2% do sexo feminino; comorbidades em 59%, mais freqüente a hipertensão arterial sistêmica (HAS)= 39,3%; forma indeterminada= 1,6%, forma cardíaca= 88,5%, forma digestiva= 36,1%; alterações freqüentes no eletrocardiograma: bloqueio divisional ântero-superior esquerdo (BDASE)= 41%, bloqueio completo de ramo direito (BCRD)= 32,8%, extra-sístole ventricular (EV)=22,9%. Não idosos (61 casos): média de idade: 39,30±8,36 anos, 54,1% do sexo feminino; comorbidades em 50,8%, mais freqüente a HAS (26,2%); forma indeterminada= 18% (p<0,05), forma cardíaca= 78,7%, forma digestiva= 32,8%; alterações freqüentes no eletrocardiograma: BDASE= 24,6%, BCRD= 21,3%, EV =18%. Concluindo, não houve diferenças clínicas entre indivíduos idosos e não idosos e a forma indeterminada predominou nos indivíduos abaixo dos 60 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Melchert, A., C. B. Laposy, V. H. B. Guasi, H. F. D. Valle, and G. C. Santos. "Eletrocardiografia computadorizada em cavalos Puro Sangue Lusitano submetidos a exercício físico." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 64, no. 3 (June 2012): 547–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352012000300004.

Full text
Abstract:
Foram estudados 24 cavalos atletas hígidos, machos, adultos, da raça Puro Sangue Lusitano, submetidos a esforço físico de trote e galope de rotina do animal, com o objetivo de avaliar a configuração do traçado do eletrocardiograma (ECG) em repouso, mediante eletrocardiografia computadorizada, bem como os efeitos do exercício físico sobre os parâmetros clínicos e eletrocardiográficos destes animais. Foram avaliados exame físico e ritmo cardíaco antes e imediatamente após o exercício físico, assim como as distintas configurações de ondas p e complexos QRS, obtidas ao ECG de repouso. Após o treinamento, ocorreram taquicardia e taquipneia. O ritmo predominante no repouso foi o sinusal e, após o exercício, a taquicardia sinusal. Na morfologia das ondas, encontraram-se quatro configurações distintas para a onda p, e seis para o complexo QRS. Dentre as arritmias cardíacas em repouso, houve uma ocorrência de bloqueio atrioventricular de segundo grau, que desapareceu após exercício. Conclui-se que o traçado do ECG computadorizado de cavalos atletas Puro Sangue Lusitano revela distintas morfologias de ondas p e complexos QRS e baixa ocorrência de arritmias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Piccini, Roberto Xavier, Luiz Augusto Facchini, Elaine Tomasi, Fernando Vinholes Siqueira, Denise Silva da Silveira, Elaine Thumé, Suele M. Silva, and Alitéia Santiago Dilelio. "Promoção, prevenção e cuidado da hipertensão arterial no Brasil." Revista de Saúde Pública 46, no. 3 (June 2012): 543–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012005000027.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar a prevalência de ações de promoção, prevenção e cuidado da hipertensão arterial em adultos e identificar sua associação com estado descompensado de hipertensão. MÉTODOS: Estudo epidemiológico transversal de base populacional realizado por meio de entrevista com 12.324 adultos, de 20 a 59 anos, em 100 municípios brasileiros. As variáveis independentes, consideradas como promoção, prevenção e cuidado, foram: ter recebido orientações sobre a manutenção do peso ideal e sobre atividade física; ter consultado um médico e ter realizado eletrocardiograma no último ano. Pressão arterial acima de 140/90 mmHg foi considerada estado descompensado, sendo a variável dependente para a avaliação da qualidade do cuidado. RESULTADOS: Do total, 16,3% (n = 2.004) referiram diagnóstico médico de hipertensão. As maiores prevalências de hipertensão foram observadas na categoria de idade de 50 a 59 anos, concentradas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Mais da metade (66,1%) esteve em consulta médica por hipertensão no último ano, da qual metade (52,4%) realizou eletrocardiograma. Dos hipertensos que tiveram sua pressão arterial aferida na entrevista (74,6%), menos da metade (42,4%) apresentava cifras tensionais descompensadas. CONCLUSÕES: Não houve associação entre haver consultado médico no último ano e cifras tensionais descompensadas. A proporção de hipertensos descompensados foi significativamente menor entre os que foram orientados para manter o peso ideal, realizar atividade física e os que fizeram eletrocardiograma. Ser do sexo masculino, ter idade acima de 40 anos e habitar na região Sul mostraram-se associados a estado descompensado da hipertensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kotaki, Matheus Mitsuo de Almeida, and Júlio Tanomaru. "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PORTÁTIL PARA AQUISIÇÃO DE DADOS DE ELETROCARDIOGRAMA." Revista Estudos & Pesquisas Unilins 1, no. 1 (May 23, 2021): 64–72. http://dx.doi.org/10.54149/pesquisaunilins.2018.v1.24.

Full text
Abstract:
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2016 foram registradas, aproximadamente, 350 mil mortes por doenças cardiovasculares. O exame de eletrocardiograma é de extrema importância para o tratamento de problemas cardíacos, uma vez que através dele é possível descobrir irregularidades no coração. Um sistema portátil que adquire dados de eletrocardiograma por 24 horas ou mais (holter), possibilita a detecção de irregularidades cardíacas que não aparecem durante as consultas, auxilia na regulagem e programação de dispositivos implantados no coração e monitora o coração de alguém que sofreu um infarto ou fez uma cirurgia cardíaca. O propósito deste projeto é desenvolver um holter de baixo custo, cujo circuito eletrônico seja baseado em um microcontrolador ARM de 32 bits e no ADS1298 da Texas Instruments, além de conter outros componentes eletrônicos para realizar filtragem e armazenamento dos dados. O uso do holter não temcontraindicações; pode, assim, ser utilizado por qualquer pessoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Canabarro, Ana Paula Finatto, Ângelo Marcelo Schwalbert, Ricardo Bertoglio Cardoso, Clarissa Francisca Valdez, Carolina Sturm Trindade, Helena Wihelm De Oliveira, Ingrid Gradaschi Lamadrid, and Thais Russomano. "Avaliação do foto-eletrocardiograma como ferramenta de segunda opinião formativa." Scientia Medica 23, no. 4 (February 20, 2014): 219. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2013.4.15150.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Durval Jr, João, Jardel Godinho, and Jaqueline Padilha. "Qual o Diagnóstico?" Journal of Cardiac Arrhythmias 32, no. 1 (2019): 14–16. http://dx.doi.org/10.24207/jac.v32i1.996_pt.

Full text
Abstract:
Paciente mulher, 54 anos, com queixas de palpitações esporádicas, sem uso de medicações e com coração estruturalmente normal, apresenta-se no consultório onde é realizado o eletrocardiograma apresentado na Fig. 1. A Fig. 2 corresponde à monitorização prolongada da derivação D2 com sensibilidade 2N.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Terzi, Flavia Vernin de Oliveira, Aristarco Gonçalves de Siqueira Filho, Emília Matos do Nascimento, Basílio de Bragança Pereira, and Roberto Coury Pedrosa. "Alterações contráteis segmentares e sua associação com arritmias ventriculares complexas, em pacientes chagásicos com eletrocardiograma normal ou borderline." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 43, no. 5 (October 2010): 557–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822010000500017.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Morte súbita representa a principal causa de óbito em chagásicos. Eventos fatais em pacientes saudáveis, com anormalidades contráteis, foram documentados. O objetivo deste trabalho é determinar a associação entre alteração contrátil e arritmias ventriculares complexas em pacientes chagásicos, classe funcional I, eletrocardiograma normal ou borderline e função ventricular preservada. MÉTODOS: Quarenta e nove pacientes com doença de Chagas e eletrocardiograma normal ou borderline realizaram ecocardiograma, teste ergométrico e Holter. Avaliou-se a contratilidade global e segmentar dos ventrículos e a presença de arritmias ventriculares complexas induzidas no esforço e espontâneas, respectivamente. A análise estatística foi feita pelo modelo Log-Linear geral. RESULTADOS: Idade média de 56 anos; 55% mulheres. Alterações contráteis segmentares em 24,5% dos pacientes; 12% dos Holter e 18% dos testes ergométricos positivos. Houve associação entre arritmia e alteração segmentar condicionada à presença da disfunção sistólica leve do ventrículo esquerdo. CONCLUSÕES: Alterações contráteis, na presença de disfunção global leve, indicam pacientes sob maior risco de arritmias complexas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Oliveira Guimarães, David Bernar, Tatyanne Silva Rodriguês, Sarah Carolline Mazza Oliveira, and Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino. "Eletrocardiogram gate time in patients with thoracic pain in the emergency." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 4 (April 4, 2018): 1027. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a231123p1027-1036-2018.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Objective: to identify electrocardiogram gate time in patients with chest pain in the emergency room. Method: integrative review, using PVO technique, carried out in February 2017, in the VHL Portal and Medline, Web of Science, ScieLO and CIHNAL sites, using the descriptors Chest Pain, Electrocardiography, Emergencies, identified in the MeSH, in the title CINAHL , coinciding with the DeCS, using the Boolean operator AND in all associations. Results: according to the search strategies, ten articles with origin in developed countries and only one Brazilian were identified. Conclusion: the literature defines that the electrocardiogram for patients with chest pain in the emergency room should be done within ten minutes. There is a need to develop further studies on the performance of the ECG in prehospital care in order to carry out conducts directed to cardiac disorders. Descritores: Angina Pectoris; Emergencies; Electrocardiography; Nursing Care; Emergency Nursing; ST Elevation Myocardial Infarction.RESUMOObjetivo: identificar o tempo porta eletrocardiograma em pacientes com dor torácica na emergência. Método: revisão integrativa, utilizando técnica PVO, realizada em fevereiro de 2017, no Portal da BVS e nos sites Medline, Web of Science, ScieLo e CIHNAL, com o uso dos descritores dor no peito, eletrocardiografia, emergências, identificados no MeSH, no título CINAHL, coincidindo com os DeCS, utilizando o operador booleano AND em todas as associações. Resultados: segundo as estratégias de busca, identificaram-se dez artigos de origem em países desenvolvidos e somente um brasileiro. Conclusão: a literatura define que a realização do eletrocardiograma para pacientes com dor torácica na emergência deve ser feita em até dez minutos. Há a necessidade de se desenvolverem mais estudos sobre a realização do ECG no atendimento pré-hospitalar para se tomarem condutas direcionadas diante a agravos cardiológicos. Descritores: Angina Pectoris; Emergências; Eletrocardiografia; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem em Emergência; Infarto do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. RESUMEN Objetivo: identificar el tiempo puerta-electrocardiograma en pacientes con dolor torácico en la emergencia. Método: revisión integrativa, utilizando técnica PVO, realizada en febrero de 2017 en los servicios, en el Portal de la BVS, y en los sitios, Medline, Web of Science, ScieLo y CIHNAL, con el uso de los descriptores dolor en el pecho, electrocardiografía, emergencias, identificados en el MeSH, en el título CINAHL, coincidiendo con los DeCS, utilizando el operador booleano AND en todas las asociaciones. Resultados: según las estrategias de búsqueda, se identificaron diez artículos, los cuales son de origen en países desarrollados y sólo uno es brasileño. Conclusión: la literatura define que la realización del electrocardiograma para pacientes con dolor torácico en la emergencia debe ser hecha en hasta 10 minutos. Hay la necesidad de desarrollar más estudios sobre la realización del ECG en la atención prehospitalaria para tomar conductas dirigidas ante agravios cardiológicos. Descritores: Angina de Pecho; Urgencias Médicas; Electrocardiografía; Atención en Enfermería; Enfermería de Urgencia; Infarto del Miocardio con Elevación del ST.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Bezerra, Leonardo Bernardo, Edson Marchiori, and Paulo V. Pontes. "Avaliação da função cardíaca por ressonância magnética com seqüências em equilíbrio estável: segmentadas × tempo real." Radiologia Brasileira 39, no. 5 (October 2006): 333–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842006000500007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar os índices de função sistólica ventricular obtidos entre as seqüências de cine-ressonância magnética em equilíbrio estável, em tempo real e acoplada ao eletrocardiograma, em pacientes com ritmo regular ou não. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram comparados a fração de ejeção e os volumes diastólico e sistólico finais, em 31 pacientes, 11 com ritmo cardíaco irregular e 20 com ritmo cardíaco sinusal regular, utilizando-se seqüências segmentadas acopladas ao eletrocardiograma e em tempo real. O tratamento estatístico foi feito através da correlação de Pearson e a concordância de Bland-Altman, com p < 0,01. RESULTADOS: As aquisições em tempo real demonstraram borramento dos contornos endocárdicos, mas ambas as seqüências tiveram forte correlação positiva entre os valores obtidos: fração de ejeção, r = 0,94; volume diastólico final, r = 0,93; volume sistólico final, r = 0,98. A análise dos 11 pacientes com ritmo irregular não demonstrou diferença estatisticamente significativa, apesar da menor relação de contraste sangue-miocárdio. CONCLUSÃO: Seqüências em tempo real podem ser utilizadas para a análise da função cardíaca, independente do ritmo cardíaco dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Folador, João Paulo, and David Calhau Jorge. "DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA ANÁLISE DE ELETROCARDIOGRAMAS UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS." Engevista 18, no. 1 (July 27, 2016): 225. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v18i1.722.

Full text
Abstract:
De acordo com os indicadores de mortalidade da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) de 2010, cerca de 30% dos óbitos estão relacionados às doenças do aparelho circulatório. Outro agravante à saúde é a falta de profissionais qualificados na área de doenças cardíacas. Ao verificar estes dados, nota-se uma vasta área para estudos na tentativa de ajudar a diminuir este quadro. Neste contexto, o estudo proposto visa o desenvolvimento de um aplicativo capaz de digitalizar parte de um eletrocardiograma e armazená-lo. Além disso, proporcionar meios para facilitar o compartilhamento rápido e variado destas imagens digitalizadas, realizar o tratamento da imagem capturada de modo a isolar apenas o sinal do eletrocardiograma deixando-o pronto para análise e estudo de possíveis doenças que acometem o coração. O software foi desenvolvido e destinado a dispositivos móveis que utilizem o Android como sistema operacional. Desta forma, há a possibilidade de que os profissionais da área envolvida possam trocar informações e experiências de forma rápida e prática, podendo identificar uma grave doença no paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Leonardo Nogueira da Silva, Patrick, Bárbara Nogueira Silva, Dennerson Rodrigues Emerich da Silva, Cláudio Luís de Souza Santos, Thiago Santos Monção, and Carolina Dos Reis Alves. "Perfil de usuários da atenção primária acerca do serviço de eletrocardiograma com laudo por telecardiologia." Nursing (São Paulo) 25, no. 285 (February 18, 2022): 7300–7312. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7300-7312.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar o perfil dos usuários da Atenção Primária acerca do serviço de eletrocardiograma com laudo por telecardiologia. Método: trata-se de um artigo oriundo de um trabalho de conclusão de curso (monografia), estudo descritivo, exploratório, documental, com abordagem quantitativa, realizado com 31 pacientes de um município de Minas Gerais que realizaram eletrocardiograma com laudo por telecardiologia em uma Estratégia de Saúde da Família. A busca dos dados foi realizada durante o 1º semestre de 2018, entre os meses de março e maio. Os dados foram discutidos conforme epidemiologia descritiva simples uni-variada não paramétrica e não probabilística. Resultados: houve prevalência do sexo feminino, idade média de 49,8 anos e sobrepeso. As comorbidades autorreferidas mais prevalentes foram a hipertensão e o histórico familiar. A dor torácica, queimação, pontadas, formigamento e pressão arterial descompensada foram as principais queixas para a realização do exame e o diagnóstico mais prevalente foi a normalidade. Conclusão: apesar da maior parte dos exames não terem evidenciado alterações, as variáveis socioeconômicas, metabólicas e genéticas constituem fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rey, Ludmilla Daru, Anderson Berneck, Leonardo Gonçalves, Marilia B. Silva, Thelma L. Skare, and José Antônio Silva. "Prolongamento do intervalo QT do eletrocardiograma em pacientes reumáticos usando antimaláricos." Revista Brasileira de Reumatologia 43, no. 5 (October 2003): 275–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0482-50042003000500003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Benicio, Ketlen de Oliveira, Jaqueline Natalia Pizzaia, Beatriz Kiihl Roque, and Deise Carla Almeida Leite Dellova. "Extensão, ensino e pesquisa proporcionados pelo projeto “Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária”." Revista Em Extensão 20, no. 2 (January 18, 2022): 132–41. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v20n22021-63682.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência e os resultados de um projeto de extensão universitária que possibilita a prática do ensino e pesquisa para os alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária. O projeto “Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária” teve início em 2012, com a finalidade de tornar o exame de eletrocardiograma (ECG) acessível aos pacientes veterinários atendidos na cidade de Pirassununga-SP e região, além de oferecer o treinamento teórico-prático na área de eletrofisiologia cardíaca para os estudantes. Em nove anos, 103 alunos de graduação participaram do projeto e o ECG foi realizado em 1.291 animais de diferentes espécies. Além da avaliação dos animais para o diagnóstico ou exclusão de arritmias cardíacas, os alunos também organizaram eventos destinados à comunidade e desenvolveram projetos de pesquisa. O armazenamento dos ECG em um banco de dados on-line tem gerado recursos didáticos, a partir de experiências práticas, para diversas disciplinas obrigatórias do curso. O atendimento especializado aos animais é uma das maneiras de devolver parte do investimento feito pela sociedade na formação dos estudantes de universidades públicas; somado a isso, os resultados deste projeto demonstraram que é possível conciliar as atividades de extensão com ensino e pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Viel, R. M., R. M. B. Nogueira, V. M. Kaneko, A. Melchert, C. B. Laposy, D. S. Clemente, and E. Franz. "Fenoterol e salbutamol via inalatória em cães: aspectos clínico, hemogasométrico e eletrocardiográfico." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 64, no. 1 (February 2012): 53–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352012000100008.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se, por meio de exame clínico, hemogasométrico e eletrocardiográfico, os efeitos do salbutamol e do fenoterol, administrados por via inalatória em cães. Doze cães foram distribuídos em dois grupos: os do grupo FE receberam fenoterol na dose de 2 gotas/5kg de peso vivo, diluídas em solução de cloreto de sódio 0,9% por aparelho de inalação, e os do grupo SA receberam salbutamol pelo dosador de aerossol, na dose de 100mg. Foram avaliados: frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), temperatura retal (TR), pressão arterial sistólica (PAS), hemogasometria e eletrocardiograma antes e após 30min, duas horas e seis horas do uso dos fármacos. Discreta estimulação cardíaca ocorreu nos animais do grupo SA duas horas após sua administração em relação ao momento-controle, e tremores foram predominantes nestes animais. Diminuição da PAS e aumento da FR foram observados nos dois grupos, e não houve alteração significativa da onda T, da hemogasometria e do eletrocardiograma em ambos os grupos. O fenoterol provocou menor estimulação cardíaca e menos tremores comparado ao salbutamol, foi mais seguro e houve maior facilidade, menor custo e menor gasto de tempo na administração do salbutamol por inalador dosimetrado em relação ao fenoterol por nebulização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pereira, Carlos Umberto, Antonio Carlos Sobral Sousa, Meyline Andrade Lima, Pâmera Cristal Fontes Santos, and Egmond Alves Silva Santos. "Alterações eletrocardiográficas em pacientes com traumatismo da coluna cervical." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 25, no. 02 (June 2006): 60–65. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625484.

Full text
Abstract:
ResumoO coração é inervado pelo sistema simpático oriundo da coluna cervical e pelo sistema parassimpático do bulbo. Em casos de traumatismo da coluna cervical, ocorre falha do controle simpático do coração, predominando o sistema vagal, visto que este não é lesado. Esse predomínio é manifestado clinicamente por bradicardia e hipotensão. O presente trabalho objetivou analisar os achados eletrocardiográficos em pacientes jovens, sem antecedentes de cardiopatia, vítimas de traumatismo da coluna cervical. Foram analisados 35 pacientes (31 do sexo masculino e 4 do feminino). A idade média dos pacientes foi de 30±8 anos. Em 65% dos casos, encontravam-se tetraplégicos. Houve predomínio de lesão entre C5 e C6 em 48% dos casos. Os achados eletrocardiográficos apresentaram ritmo sinusal. A freqüência cardíaca média era de 74±16 bpm e o eixo elétrico de 56±17°. Em 28,17% dos casos, o eletrocardiograma foi normal. Os achados anormais no eletrocardiograma foram: ondas T negativas na derivação V1 (17,18%), bloqueio de ramo direito (36,46%), distúrbios de repolarização precoce (36,46%) e ondas T amplas em V4 (9%). A maioria desses achados é considerada fisiológica, não sendo eles tidos como predominantes em pacientes com traumatismo raquimedular cervical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Larsson, Maria Helena Matike Akao, Masao Iwasaki, Sonia da Silva Crochik, Sandra Maria Oliveira, and Margareth Preterote. "Cardiomiopatia do Cocker Spaniel." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 33, no. 4 (December 1, 1996): 226. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v33i4p226-230.

Full text
Abstract:
Estudaram-se no presente trabalho 28 casos de cardiomiopatia (CM) do Cocker Spaniel, com a finalidade de determinar as características epidemiológicas, clínicas e etiológicas da doença. Para tanto, os animais foram avaliados por meio de anamnese, exame físico, exame radiológico e eletrocardiograma. Dos 28 animais, 13 eram machos e 15 fêmeas, com idade variando entre 18 e 144 meses. As manifestações clínicas mais freqüentemente associadas com este tipo de CM foram intolerância ao exercício, tosse, dispnéia e engasgo, observados, respectivamente, em 23, 14, 7 e 7 casos. O exame radiográfico foi realizado em 12 animais e revelou como alterações mais comuns: desvio dorsal de traquéia (8/12), aumento da parede cranial e direita do coração (7/12), cardiomegalia global (5/12) e aumento do interstício pulmonar (4/12). O exame eletrocardiográfico revelou freqüência cardíaca variando entre 60 e 180 b.p.m. Os ritmos cardíacos mais freqüentes foram arritmia sinusal associada a marcapasso migratório (11/28), ritmo sinusal normal (6/28) e arritmia sinusal (5/28); o eixo cardíaco no plano frontal mostrou-se dentro da normalidade na maioria dos casos (27/28); o eletrocardiograma revelou, ainda, sobrecarga ventricular direita (28/28) e sobrecarga ventricular esquerda (20/28).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pereira, Maria Luiza de Oliveira Rodrigues, Isabela de Carvalho Favareto, and Raquel Romes Linhares. "Aplicação da metodologia Wavelet Shrinkage para redução de sinais ruidosos em Eletrocardiograma." Brazilian Journal of Development 6, no. 6 (2020): 35395–402. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-177.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva Cunha, Pedro. "Eletrocardiograma na era do mapeamento tridimensional. Qual o segredo da sua juventude?" Revista Portuguesa de Cardiologia 38, no. 2 (February 2019): 93–95. http://dx.doi.org/10.1016/j.repc.2019.01.003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Baptista, Cláudio Aparício Silva, Antonio Foronda, and Luciana de Pádua Silva Baptista. "Esporte competitivo na criança e no adolescente - exame pré-participação: eletrocardiograma obrigatório?" Arquivos Brasileiros de Cardiologia 93, no. 2 (August 2009): 188–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2009000800019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lima, Carlos José Mota de, Raquel Autran Coelho, Melissa Soares Medeiros, Marcos Kubrusly, Edgar Marçal, and Arnaldo Aires Peixoto Júnior. "Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo Móvel para o Ensino de Eletrocardiograma." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 suppl 1 (2019): 157–65. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190164.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Introduction The interpretation of the electrocardiogram (ECG) is fundamental for the identification of cardiovascular diseases, which are among the main causes of death in the world. The acquisition of this competence is essential in the training of the general practitioner and the use of new teaching tools, based on technology such as the use of mobile learning, can facilitate the acquisition of this knowledge. Objectives The objective of this study was to develop and evaluate the usability and the potentiality for the use in medical education of a mobile teaching application for ECG interpretation. Methods With the participation of two health professors and a computer scientist, a systems analyst, a programmer and a graphic designer, a mobile application was developed to teach ECG interpretation using the Java language. For validation analysis, a usability evaluation questionnaire based on the System Usability Scale (SUS) and a questionnaire used to evaluate the suitability of software for use in medical education, previously translated into Portuguese and applied in Brazil, were used. Results The “ECG Fácil” application was developed for off-line use and free access on iOS and Android platforms. In the validation phase of the application, a total of 109 students had free access to the mobile application for 6 weeks and then evaluated usability through a SUS-based questionnaire. The answers to the questionnaire showed good reliability, according to the validation analysis by Cronbach’s alpha coefficient (value: 0.74), and the application presented an excellent acceptance with a mean score on the SUS scale of 85.3. Meanwhile, fifteen faculty members evaluated the application through the questionnaire used to assess the suitability of software for use in medical education, with most agreeing with items indicating that it is suitable for use in medical education. Conclusion The “ECG Fácil” application was considered to be of good usability by students and suitable for educational purpose by teachers. Future studies with this application will be needed to assess the acquisition and retention of knowledge about ECG interpretation by students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alves, Felipe Vieira, Ciro Campos Chaves, and Tarsila Oliveira Matos Muniz. "Sistema para Aquisição de Sinais de Eletrocardiograma como Ferramenta para Fins Acadêmicos." VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias 31, no. 1 (November 18, 2021): 11–22. http://dx.doi.org/10.14295/vetor.v31i1.13372.

Full text
Abstract:
Com a globalização e novos meios digitais, cada vez mais é necessário o uso da tecnologia como instrumento que venha a colaborar com a construção do conhecimento, pois tecnologia refere-se a algo que, desenvolvido, venha facilitar a realização de um trabalho, bem como viabilizar o entendimento e aplicação de uma ação. Neste trabalho, o objetivo foi desenvolver um dispositivo capaz de realizar leituras dos sinais elétricos do coração, a partir das tecnologias da eletrônica, visando a visualização da forma de onda do sinal, como também auxiliar no aprendizado acadêmico na área de engenharia elétrica e biomédica, tornando os estudantes mais familiarizados com os instrumentos e conceitos utilizados pelos profissionais da área. O projeto consiste em um circuito de aquisição, amplificação e filtragem do sinal de ECG. Foi desenvolvido um amplificador capaz de amplificar esses sinais; no entanto, os sinais estão sujeitos a ruídos aleatórios e perturbações que podem dificultar a análise de um sinal ou outro procedimento, sendo indispensável a utilização de filtros apropriados para limpar e condicionar os dados obtidos com maior eficiência e clareza em sua leitura. Os resultados obtidos na aquisição do sinal de ECG foram satisfatórios, como também foi possível desenvolver um material de fácil compreensão, para fins acadêmicos, como auxílio para toda a comunidade especifica na compreensão deste processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dias, W. O., L. T. Nishimura, S. A. Cerejo, L. T. Oliveira, A. T. J. Brunelo, W. Dias Junior, C. S. Honsho, E. Mattos Junior, and D. Paulino Junior. "Avaliação do perfil eletrocardiográfico pré e trans-anestesia em lobos-guará." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no. 6 (December 2015): 1599–606. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8151.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da administração do Zolazepam/Tiletamina nas funções cardiorrespiratórias e eletrocardiográficas em lobos-guará (Chrysocyon brachyurus) mantidos em cativeiro. Foram utilizados dez lobos-guará clinicamente saudáveis (seis machos e quatro fêmeas), com média de peso 23,5±3,5kg, e idade de 6,5±2,8 anos. Os lobos eram mantidos em cativeiro e foram capturados pelos tratadores, proporcionando o mínimo de estresse possível para avaliação dos parâmetros pré-anestésicos. Foram avaliadas frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal, pressão arterial média e eletrocardiografia. Após coleta dos parâmetros fisiológicos e eletrocardiográficos pré-anestesia, foi administrada a dose de 5,1±0,7mg/kg de Zolazepam/Tiletamina intramuscular. Depois da anestesia, colocaram-se os eletrodos do eletrocardiograma nos membros torácicos e pélvicos. Os animais eram monitorados durante uma hora, sendo que, a cada 10 minutos, era realizado o registro dos valores eletrocardiográficos, assim como os valores dos parâmetros fisiológicos e cardiorrespiratórios. Os resultados mostraram alteração significativa na amplitude da onda P entre 10 a 50 minutos pós-anestesia. Frequência cardíaca (153±20bmp), frequência respiratória (29±6mpm), temperatura corporal (38,4±1oC), pressão arterial média (114±20mmHg) e as outras variáveis eletrocardiográficas não apresentaram alterações. O aumento da amplitude da onda P nos animais deste trabalho sugeriu um aumento atrial, oriundo de doenças cardíacas ou simplesmente pelo aumento da frequência cardíaca durante a contenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Xavier, J. S., J. Volpato, A. C. Dalmina, C. D. L. Cancelier, Á. Costa, E. L. C. Pereira, L. Serafini, M. E. Saito, and L. A. Yonezawa. "Efeito de diferentes intensidades de exercício em esteira sobre os parâmetros eletrocardiográficos de cães hígidos." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 70, no. 4 (August 2018): 1080–88. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9310.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivou-se a padronização de testes de exercício de alta e baixa intensidades em esteira, bem como a avaliação do eletrocardiograma de cães submetidos a esses testes. Para tal fim, sete cães da raça Australian Cattle Dog e quatro da raça Border Collie clinicamente saudáveis foram submetidos a dois testes de exercício em esteira, com pelo menos sete dias de intervalo: T1 - teste de exercício de alta intensidade e curta duração, e T2 - teste de exercício de baixa intensidade e longa duração. A amplitude e a duração de ondas e intervalos foram avaliadas no momento antes do exercício (M0) e nos momentos imediatamente após o término dos testes (MPE) e 30 minutos após (M30). A frequência e o ritmo cardíacos foram avaliados antes dos testes e continuamente por 30 minutos após o término do exercício. Verificou-se diferença significativa somente para a duração do intervalo QT em M30 em T1, além de algumas arritmias, como complexos atriais e ventriculares prematuros isolados em três animais após o teste T1, e em quatro após T2. Os testes de exercício foram adequados para promover estimulação simpática nos cães, contudo não causaram alterações significativas no eletrocardiograma, provavelmente em razão do excelente condicionamento físico dos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Almeida, Eros Antonio de, Maria Regina Navarro, Maria Elena Guariento, and Sílvio dos Santos Carvalhal. "Infecção experimental de macacos cebus apella sp pelo Trypanosoma cruzi: avaliação clínica, eletrocardiqgráfica e anatomopatológica." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 25, no. 1 (March 1992): 7–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821992000100002.

Full text
Abstract:
Dos trinta e dois macacos capturados no interior do Estado de São Paulo e mantidos em laboratório em gaiolas individuais (24 a 25 C° e 70% de umidificação) após vários xenodiagnósticos negativos, 12 foram infectados por via intraperitoneal com diferentes cepas de Trypanosoma cruzi, cujas formas tripomastigotas injetadas variaram de 1.10(5) a 5.10(6) Os 20 macacos restantes foram mantidos como controle. No período de 1 a 6 anos tanto os animais inoculados como os não inoculados, foram submetidos axenodiagnóstico e teste soro lógico de aglutinação direta, exame clínico e o eletrocardiograma. Posteriormente os macacos foram necropsiados e todos os órgãos submetidos a exame macro e microscópico. O exame clínico e o eletrocardiograma não revelaram alterações. Dos 12 macacos infectados, 4 apresentaram evidências de infecção ao exame histopatológico: utn com formas amastigotas nos tecidos e 3 com miocardite crônica de grau leve. A parasitemiafoi comprovada em 66,66% dos animais na fase aguda e a sorologia em 91,66% na fase crônica. Concluiu-se que os macacos Cebus não expressaram susceptibilidade ao desenvolvimento das lesões que caracterizam a fase . crônica da doença de Chagas mas poderiam ser usados para manter as cepas de T. cruzi e estudos de pesquisa sorológico a longo termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cruz, J. G. P., and L. Junkes. "Controle autonômico da freqüência cardíaca em Spilotes pullatus (Colubridae) como determinante das respostas de medo." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, no. 6 (December 2008): 1468–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000600024.

Full text
Abstract:
Neste estudo, investigaram-se as modificações fisiológicas em Spilotes pullatus, como determinantes das respostas ao medo, obtidas pela exposição ao eletrocardiograma. Foram utilizadas quatro serpentes com média de peso de 0,5±0,06kg. Dois minutos após a fixação dos eletrodos, as serpentes apresentavam-se imóveis, com redução significativa na freqüência cardíaca e aumento nos intervalos PQ, QRS, RR e RT (P<0,05). Os resultados sugerem que a presença de sintomas de medo pode gerar riscos à saúde desses animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bordalo e Sá, Armando L. "A utilização do eletrocardiograma na avaliação pré‐competitiva dos atletas: pró ou contra?" Revista Portuguesa de Cardiologia 36, no. 6 (June 2017): 451–52. http://dx.doi.org/10.1016/j.repc.2017.02.008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Costa, Francisco de Assis, Ivan Romero Rivera, Mirian Lira Castro de Vasconcelos, André Falcão Pedrosa Costa, Rui Manoel dos Santos Póvoa, Maria Tereza Nogueira Bombig, Bráulio Luna Filho, and Valter Correia de Lima. "O eletrocardiograma no diagnóstico da hipertrofia ventricular de pacientes com doença renal crônica." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 93, no. 4 (October 2009): 380–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2009001000011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Colossimo, Ana P., Francisco de Assis Costa, Andrés R. P. Riera, Maria T. N. Bombig, Valter C. Lima, Francisco A. H. Fonseca, Maria C. O. Izar, Bráulio L. Filho, Dilma Souza, and Rui M. S. Povoa. "Sensibilidade do eletrocardiograma na hipertrofia ventricular de acordo com gênero e massa cardíaca." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 97, no. 3 (September 2011): 225–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2011005000085.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Souza, Flávia Salles de, José Ricardo Pinotti Pedro, Joaquim Edson Vieira, Arthur Vitor Rosenti Segurado, Marcos Paulo Ferreira Botelho, and Lígia Andrade da Silva Telles Mathias. "Validade da rotina de realização do eletrocardiograma na avaliação pré-operatória de idosos." Revista Brasileira de Anestesiologia 55, no. 1 (February 2005): 59–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942005000100007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pellegrino, Arine, Fernanda Lie Yamaki, Roberto Carvalho e. Pereira, Valéria Marinho de Oliveira, and Maria Helena Matiko Akao Larsson. "Padronização de parâmetros eletrocardiográficos de cães da raça Golden Retriever clinicamente sadios." Pesquisa Veterinária Brasileira 30, no. 12 (December 2010): 1083–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2010001200014.

Full text
Abstract:
A distrofia muscular de Duchenne (DMD) em humanos é uma alteração neuromuscular hereditária, de caráter recessivo, ligada ao cromossomo X e causada pela ausência ou disfunção da distrofina. Clinicamente, caracteriza-se por grave alteração na musculatura esquelética, resultando em morte precoce do indivíduo acometido. Em cães da raça Golden Retriever, a mutação que leva à distrofia muscular ocorre espontaneamente e a extensa homologia entre a patogênese da DMD e da distrofia muscular do Golden Retriever permite qualificar o cão como o principal substituto de humanos nos testes clínicos de novas terapias. O miocárdio deficiente em distrofina é mais vulnerável à sobrecarga de pressão e os pacientes com DMD podem desenvolver cardiomiopatia dilatada, hipertensão arterial e o eletrocardiograma pode se apresentar distintamente anormal. No presente estudo, foram avaliados exames eletrocardiográficos de 38 cães da raça Golden Retriever clinicamente sadios (20 animais de até 12 meses de idade e 18 animais entre 12 e 36 meses de idade), com a finalidade de se obter parâmetros para a padronização do eletrocardiograma nessa referida raça, o que futuramente poderá servir de referência na identificação de cães portadores ou afetados pela distrofia muscular. Os valores eletrocardiográficos obtidos encontraram-se dentro dos valores de normalidade e referência para as diferentes raças de cães; e as variáveis peso e idade alteraram significativamente a freqüência cardíaca e a amplitude do complexo QRS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Figueiredo, Vânia C., Camila S. Pereira, Ruthnea A. L. Muzzi, Jerry C. Borges, Leonardo A. L. Muzzi, Guilherme Oberlender, Marina M. de Oliveira, and Claudine B. de Abreu. "Importância da eletrocardiografia como um exame pré-cirúrgico em cães1." Pesquisa Veterinária Brasileira 36, no. 11 (November 2016): 1091–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016001100006.

Full text
Abstract:
RESUMO: Foi analisado o perfil eletrocardiográfico pré-cirúrgico de 124 cães submetidos a diferentes intervenções cirúrgicas com objetivo de relacionar as variáveis idade, sexo, porte, ausência ou presença de alterações cardiovasculares detectadas durante o exame físico e afecção cirúrgica com os achados eletrocardiográficos. Não foi observada associação entre essas variáveis e as alterações eletrocardiográficas. Um total de 79 animais (63,7%) apresentou algum tipo de alteração no eletrocardiograma. Assim, este estudo sugere que o exame eletrocardiográfico pré-cirúrgico é de grande valia, independente do sexo, idade, peso, histórico ou sinais clínicos associados a doença cardíaca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Scarduelli Luciano, Kárila, Larissa Freitas Nunes Goldoni, Rafaela Louise Sales, and Rafael de March Ronsoni. "Síndrome de Brugada ou Fenocópia? Desafio Diagnóstico em Paciente com Pectus Excavatum." Journal of Cardiac Arrhythmias 32, no. 3 (January 17, 2020): 167–70. http://dx.doi.org/10.24207/jca.v32n3.012_pt.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Brugada é uma doença cardíaca autossômica dominante causada por disfunções nos canais iônicos, cujos portadores apresentam padrão eletrocardiográfico clássico e predisposição a arritmias ventriculares malignas. As alterações do eletrocardiograma podem ser dinâmicas, espontâneas ou induzidas por drogas bloqueadoras dos canais de sódio (ajmalina, procainamida, etc.). No entanto, os achados eletrocardiográficos que diagnosticam Síndrome de Brugada podem ocorrer mesmo na ausência de disfunção congênita dos canais iônicos, caracterizando “fenocópia de Brugada”, portanto a exclusão de causas secundárias é fundamental para o correto diagnóstico da canalopatia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Barcelos, Aline Costa, Andreia Mota Trein, Gustavo Santos Sousa, Luciano Fleury Neto, and Leonardo Baldaçara. "Efeitos cardiotóxicos resultantes da interação da risperidona com diuréticos tiazídicos." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 63, no. 4 (December 2014): 379–83. http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000048.

Full text
Abstract:
Antipsicóticos atípicos têm sua ação em doses que podem produzir efeitos colaterais importantes. A risperidona é o antipsicótico atípico de nova geração mais utilizado na atualidade e seu uso está associado a tratamento de esquizofrenia, transtornos psicóticos, episódios de mania e nos distúrbios de comportamento, entre outros. Os efeitos adversos mais importantes estão relacionados ao sistema nervoso central e autônomo, sistema endócrino e sistema cardiovascular. Neste último, pode haver efeitos inotrópicos negativos e alterações no eletrocardiograma, como prolongamento do intervalo QT, podendo causar taquicardia e arritmias. Relatamos um caso de um homem de 48 anos com história de delírio persecutório após ser ameaçado no trabalho, que estava sendo tratado com risperidona e paroxetina. Por não haver melhora, suas doses foram aumentadas e o paciente apresentou alargamento do intervalo QTc, com diminuição da amplitude da onda T e aumento da onda U, e hipocalemia. Além disso, o paciente era hipertenso e estava em uso de hidroclorotiazida. A risperidona tem o potencial de bloquear o componente rápido do canal cardíaco de potássio e isso prolonga o processo de repolarização dos ventrículos, podendo causar torsade de pointes, morte súbita e arritmias. Já a hidroclorotiazida causa hipocalemia, provocando alterações na contração e relaxamento do miocárdio. Houve interação medicamentosa grave entre duas drogas com potencial arritmogênico, o que levou às alterações no eletrocardiograma e produziu sintomas danosos ao paciente. A troca do antipsicótico atípico para um típico e da hidroclorotiazida por um diurético que não causa hipocalemia trouxe melhoras ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Palmeira, Nara Cristiane Leite, and Regimar Carla Machado. "Door-to-electrocardiogram time: attendance evaluation of patients with acute myocardial infarction." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 8 (September 23, 2011): 1898. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1262-12560-1-le.0508201112.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjectives: to measure the time to perform the electrocardiogram after admittance of patient with thoracic pain; investigate the characteristics of exams and treatment rendered to patient diagnosed with acute myocardial infarction (AMI) with ST-segment elevation. Method: it is a descriptive and exploratory study. The data was extracted from attendance records of patients with thoracic pain at an emergency room, between June and August 2010. The project was approved by the Research Ethics Committee of the University of Paraiba Valley (Univap) (H16/2010). The sample to evaluate the electrocardiogram time was composed of 115 patients, and of these, only 18 presented AMI with ST-segment elevation. Results: the door-to-electrocardiogram time was more than 10 minutes for 95.8% of the patients with thoracic pain. The troponin exam presented an alteration on 83.3% and the Transluminal Coronary Angioplasty was performed on 72.2% of patients with AMI and ST-segment elevation. Conclusions: most patients underwent the electrocardiogram after 10 minutes. All patients diagnosed with AMI and ST-segment elevation underwent the myocardial necrosis marker exam and the prevailing treatment was primary angioplasty. Descriptors: myocardial Infarction; emergency medical services; nurses.RESUMO Objetivos: mensurar o tempo da realização do eletrocardiograma após admissão do paciente com dor torácica; investigar as características dos exames e o tratamento prestado ao paciente com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM) com supradesnível de ST. Método: trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Os dados foram extraídos das fichas de atendimento de pacientes com dor torácica em um pronto atendimento, entre junho a agosto de 2010. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Univap (H16/2010). A amostra para avaliação do tempo eletrocardiograma foi composta por 115 pacientes e destes, apenas 18 apresentaram IAM com supradesnível de ST. Resultados: o tempo porta-eletrocardiograma foi maior que 10 minutos para 95,8% dos pacientes com dor torácica. O exame de troponina apresentou alteração em 83,3% e a Angioplastia Coronária Transluminal foi realizada em 72,2% dos pacientes com IAM e supradesnível de ST. Conclusões: a maioria dos pacientes realizou o eletrocardiograma com mais de 10 minutos. Todos os pacientes com diagnóstico de IAM e supradesnível de ST realizaram o exame de marcadores de necrose miocárdica e o tratamento predominante foi à angioplastia primária. Descritores: infarto do miocárdio; atendimento de emergência; enfermeiros.RESUMENObjetivos: mensurar el tiempo de la realización del electrocardiograma tras admisión del paciente con dolor torácica; investigar las características de los exámenes y el tratamiento prestado al paciente con diagnostico de infarto agudo de miocardio (IAM) con supradesnivel de ST. Método: tratase de un estudio descriptivo y exploratorio. Los dados fueron extraídos de las fichas de atendimiento de pacientes con dolor torácica en un Centro de salud, entre junio y agosto de 2010. El proyecto obtuvo aprobación del Comité de Ética en Pesquisa de la Univap (H16/2010). La muestra para evaluación del tiempo electrocardiograma fue compuesta por 115 pacientes y de estos, solamente 18 presentaron IAM con supradesnivel de ST. Resultados: el tiempo porta electrocardiograma fue mayor que 10 minutos para 95,8% de los pacientes con dolor torácica. La prueba de troponina ha presentado alteración en 83,3%, y la Angioplastia Coronaria Transluminal fue realizada en 72,2% de los pacientes con IAM y supradesnivel de ST. Conclusiones: la mayoría de los pacientes han realizado los electrocardiogramas con más de 10 minutos. Todos los pacientes con diagnostico de IAM y supradesnivel de ST han realizado el examen de marcadores de necrosis miocárdica y el tratamiento predominante fue la angioplastia primaria. Descriptores: infarto del miocardio; servicios médicos de urgencia; enfermeros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Regis, Carlos Danilo Miranda, Luiz Guedes Caldeira, and Edmar Candeia Gurjão. "Avaliação da Amostragem Compressiva em Sinais de ECG e Imagens Digitais." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 29 (June 17, 2016): 95. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p95-104.

Full text
Abstract:
<em>A amostragem compressiva permite obter representações mais compactadas de sinais do que as obtidas nas arquiteturas baseadas no teorema de Nyquist. Por esse motivo este trabalho, em um primeiro momento, faz uma descrição sucinta desta nova técnica e apresenta a avaliação de sua aplicação para os sinais de Eletrocardiograma (ECG) eem imagens. Para sinais de ECG conseguiu-se até 59% de compressão sem perda das características do sinal, e para sinais de imagens obteve-se mais de 50% de compressão para níveis aceitáveis de perdas de qualidade.</em>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ferreira, Gabriel Bento, Maurício Gianfrancesco Filippi, Antônio Carlos Paes, and Maria Lúcia Gomes Lourenço. "Avaliação eletrocardiográfica em cães com erliquiose monocítica." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 15, no. 2 (December 11, 2017): 38–44. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v15i2.37335.

Full text
Abstract:
No Brasil, enfermidades infectocontagiosas são as mais prevalentes na casuística de caninos domésticos, sendo a erliquiose monocítica canina, causada pela bactéria Ehrlichia canis, uma das mais graves. Entre os sintomas da doença, os mais descritos pela literatura são: letargia, anorexia, epistaxe, hemorragias, anemia e trombocitopenia. Estudos recentes, contudo, indicam que a doença também está associada a diversos sintomas relacionados a lesões cardíacas. O presente trabalho avaliou cães comprovadamente infectados pela E. canis com o emprego do eletrocardiograma antes e após o tratamento padrão com doxiciclina (10mg/kg), visando identificar alterações típicas causadas pela doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ribeiro, Darlene Guimarães, and Fabiane Frigotto de Barros. "CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE SETORES CRÍTICOS NA REALIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA." Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná 21, no. 1 (July 1, 2020): 47–58. http://dx.doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p47.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Castro, Renata Rodrigues Teixeira de, Sergio Henrique Rodolpho Ramalho, and Antonio Claudio Lucas da Nóbrega. "Critérios para seleção do intervalo RR no eletrocardiograma para quantificação da arritmia sinusal respiratória." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 6, no. 1 (February 2000): 5–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922000000100003.

Full text
Abstract:
O sistema nervoso autônomo (SNA) sofre importantes adaptações ao treinamento físico aeróbico e alterações na sua função estão relacionadas à gênese e prognóstico de várias doenças. A variação da freqüência cardíaca em função da respiração constitui fenômeno natural no qual se baseia o teste da arritmia sinusal respiratória (ASR), utilizado para avaliar o funcionamento do ramo parassimpático do SNA sobre o sistema cardiovascular. Calcula-se a ASR através da razão entre o maior intervalo R-R do eletrocardiograma (ECG) durante a expiração (E) e o menor R-R na inspiração (I). Não existe, na literatura, padronização para escolha destes intervalos quando o ECG é registrado durante dois ciclos respiratórios consecutivos. O objetivo deste trabalho é comparar os métodos de escolha desses intervalos, indicando qual o critério que permite melhor avaliação da magnitude da ASR. Cinqüenta e cinco voluntários jovens foram submetidos a dois testes de ASR, sendo cada teste composto por dois ciclos respiratórios consecutivos. Foram então comparados os dois maiores índices E/I obtidos das seguintes maneiras: 1) E e I retirados do mesmo ciclo respiratório (intraciclo); 2) E e I retirados de qualquer um dos ciclos respiratórios (ciclo independente). Os índices E/I ciclo-independentes (1º teste = 1,49 ± 0,03; 2º teste = 1,44 ± 0,03) foram maiores do que os índices E/I obtidos intraciclo [1º teste = 1,44 ± 0,03; 2º teste = 1,41 ± 0,03 (P < 0,001)]. Os índices E/I ciclo-independentes do 1º teste foram maiores do que os do 2º teste (P = 0,04). A utilização de intervalos E e I escolhidos de forma independente do ciclo respiratório onde ocorreram permitiu observação da máxima variação da atividade parassimpática, mostrando a máxima magnitude da ASR. Em adendo, os resultados sugerem uma acomodação do reflexo no 2º teste, tornando desnecessária a realização deste quando o 1º prosseguir sem intercorrências técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Dores, Hélder, José Ferreira Santos, Paulo Dinis, Francisco Moscoso Costa, Lígia Mendes, José Monge, António Freitas, Pedro de Araújo Gonçalves, Nuno Cardim, and Miguel Mendes. "Variabilidade na interpretação do eletrocardiograma do atleta: mais uma limitação na avaliação pré‐competitiva." Revista Portuguesa de Cardiologia 36, no. 6 (June 2017): 443–49. http://dx.doi.org/10.1016/j.repc.2016.07.013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pimentel, Alan Santos, Eduardo da Silva Alves, Rafael de Oliveira Alvim, Rogério Tasca Nunes, Carlos Magno Amaral Costa, Júlio Cesar Moraes Lovisi, and Jorge Roberto Perrout de Lima. "Polar S810 como recurso alternativo ao eletrocardiograma no teste de exercício de 4 segundos." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 94, no. 5 (May 2010): 580–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2010005000037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography