Academic literature on the topic 'Empresas - Automação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Empresas - Automação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Empresas - Automação"

1

Limeira, Tania Vidigal. "Automação e frustração?" GV-executivo 8, no. 1 (May 27, 2009): 14. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v8n1.2009.23877.

Full text
Abstract:
Os bancos e as empresas de telefonia têm realizado grandes investimentos em tecnologia de informação e comunicação para dar conta de atender milhões de usuários e obter ganhos de produtividade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Yara Carvalho de, and Maria Cecília Pereira. "Plataforma de aprendizagem para gestão de projetos: dois casos de implementação de projetos de automação para a indústria automobilística." Gestão & Produção 19, no. 3 (2012): 457–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000300002.

Full text
Abstract:
Objetivou-se investigar as especificidades do gerenciamento de projetos de automação na indústria automobilística por meio do estudo de casos na empresa PROJE-AUTO, atuante em sistemas de automação e manutenção industrial. Inicialmente, desenvolveu-se um modelo conceitual de forma a inserir a aprendizagem organizacional na gestão de projetos. Em seguida, foram investigadas as etapas da metodologia do PMI® aplicadas ao gerenciamento de projetos de automação na empresa PROJE-AUTO por meio do estudo de dois casos: estudo de caso do Projeto Manipulador e estudo de caso do Projeto Prensas. A importância da realização do estudo dos casos foi diagnosticar a realidade dos projetos e o contexto em que estão inseridos a fim de compará-los com o modelo referencial. Ao se identificar os principais problemas e divergências existentes, pôde-se fazer algumas proposições para estruturar uma aborgagem mais fiel ao modelo de gerenciamento proposto. Acredita-se que a abordagem da aprendizagem inserida no contexto dos processos de gerenciamento de projetos possa servir como ferramenta para que as empresas possam usufruir de benefícios maiores que os experimentados na aplicação única de uma metodologia de gerenciamento de projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Alexsandro da, João Carlos de Pellegrin de Souza, Henrique Goedert Heiderscheidt, and José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade. "AS EMPRESAS INOVADORAS COMO PROMOTORES DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LENKE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 1 (May 10, 2017): 143. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017143-165.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar o modo como as organizações inovadoras promovem a mudança organizacional, através do estudo de caso de uma empresa de automação sediada no sul do Estado de Santa Catarina. Para tanto, são articuladas contribuições de como se desenvolve o debate teórico sobre inovação e mudanças organizacionais, que possibilitaram identificar modelos inovadores, mapear as ações inovadoras na empresa estudada e identificar as ações estratégicas para adaptação às variáveis do ambiente. Inicialmente, apresentou-se a maneira como a estratégia tem sido abordada na literatura especializada e, em seguida, a evolução dos estudos sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Silvio Roberto Souza. "Modernização industrial em indústria de mão-de-obra: automação, informatização e inovações organizacionais na indústria do vestuário." Production 1, no. 1 (June 1991): 41–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131991000100003.

Full text
Abstract:
Através de pesquisa de campo em empresas lideres do vestuário no Rio de Janeiro e em São Paulo buscou-se explicitar as motivações básicas para a informatização e a automação da produção no setor e evidenciar a lógica na introdução das inovações tecnológicas. Constatou-se uma baixa difusão das chamadas inovações organizacionais nas empresas estudadas, tendo sido avançadas no texto algumas hipótese explicativas para este fenômeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, Flavio Cesar F., and Reinaldo Batista Leite. "Automação industrial e sistemas informatizados de gestão da produção em fundições de mercado." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 313–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300008.

Full text
Abstract:
Fundição é um processo de fabricação que vem crescendo em importância. O principal objetivo deste artigo é analisar, em termos de automação e sistemas informatizados de gestão da produção (SIGP), as fundições de mercado (fundições que produzem sob encomenda um grande número de pedidos vindos, em geral, de um grande número de clientes) no interior do Estado de São Paulo pertencentes aos 5 principais pólos (Piracicaba, Indaiatuba, Limeira, São Carlos e Itu) com 10 a 250 trabalhadores. Das 61 empresas do interior de São Paulo, 35 situam-se nesses 5 pólos (ou em suas imediações); entrevistamos pessoalmente os diretores industriais e visitamos o chão de fábrica de 30 fundições dentre essas 35. Analisamos quase 200 tabelas de freqüência e de contingência e extraímos várias conclusões, por exemplo: (i) entre os três principais problemas e necessidades relativos à produção, dois deles estão diretamente relacionados com a automação industrial e com os SIGP; (ii) são coincidentes os interesses em automação e SIGP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Proença, Adriano, Heitor M. Caulliraux, and Maurício Neves. "Sistemas integrados de produção no Brasil: situação atual, causas e perspectivas." Production 6, no. 1 (June 1996): 83–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131996000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa com 260 empresas de manufatura de 10 estados brasileiros. Ele descreve sua metodologia e explora as relações entre suas características - posição estratégica, tamanho, natureza dos processos de produção, tipo de indústria e região - e seu padrão de automação. Discute tendências e necessidades para um futuro próximo e apresenta alguns comentários sobre o conteúdo da tecnologia adotada pelas empresas. Além disso, faz algumas considerações a respeito dos processos de modernização industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jugend, Daniel, and Sérgio Luis da Silva. "Práticas de gestão que influenciam o sucesso de novos produtos em empresas de base tecnológica." Production 20, no. 3 (June 11, 2010): 335–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000041.

Full text
Abstract:
A excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é fonte de vantagem competitiva para as empresas, especialmente para as de base tecnológica, que têm no lançamento de produtos com conteúdo tecnológico diferenciado importante fator de competitividade. O objetivo deste artigo é analisar práticas e fatores de sucesso relativos à gestão do PDP em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte do setor de automação de controle de processos. Para tanto, foram analisados fatores de gestão que influenciam o desempenho desse processo. O método de pesquisa adotado foi o survey, e os resultados enfatizam que o gerenciamento do PDP nas EBTs pesquisadas deve contemplar ações que valorizem as atividades de pré-desenvolvimento, tais como: a integração dos projetos de novos produtos com a estratégia da empresa, as características técnicas e econômicas que os produtos terão e o desenvolvimento das habilidades do gerente de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Toledo, José Carlos de, Sérgio Luís da Silva, Glauco Henrique Souza Mendes, and Daniel Jugend. "Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte." Gestão & Produção 15, no. 1 (April 2008): 117–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000100011.

Full text
Abstract:
As empresas de base tecnológica (EBTs) estão associadas à inovação tecnológica, principalmente de produto, o que torna o desenvolvimento de produto um processo crítico para tais empresas. O desempenho deste processo pode ser avaliado em função dos resultados, em termos de sucesso ou não sucesso, do produto desenvolvido. E o grau deste sucesso depende de fatores de gestão praticados durante o desenvolvimento do projeto. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de novos produtos em EBTs de pequeno e médio portes. Foram analisados projetos desenvolvidos por empresas dos setores de equipamentos médico-hospitalares (EMH) e de automação de controle de processos (EACP), localizadas no Estado de São Paulo. Como método foi realizada uma pesquisa de levantamento (survey), aplicando-se um questionário estruturado em visitas realizadas às empresas. Foram levantados dados em 62 empresas, sendo 30 do setor de EMH e 32 do setor EACP. As unidades de análise foram projetos já concluídos por tais empresas. Os resultados demonstram que o gerenciamento de projetos de novos produtos de EBTs deve contemplar ações que valorizem mais as atividades de pré-desenvolvimento, tais como a avaliação do potencial de mercado do novo produto, a compreensão efetiva das necessidades do mercado e a sinergia do novo produto/projeto com outros produtos/projetos da empresa. Os resultados também enfatizam a importância do aprimoramento de habilidades gerenciais e de relacionamento interpessoal dos gerentes (ou líderes) dos projetos. Normalmente cabe a esses gerentes (ou líderes) suprirem, durante o desenvolvimento, as deficiências gerenciais e organizacionais da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Salerno, Mário Sergio. "Mudança organizacional e trabalho direto em função de flexibilidade e perfomance da produção industrial." Production 4, no. 1 (June 1994): 5–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131994000100001.

Full text
Abstract:
Dentre os inúmeros aspectos, análises e formas de abordagem que o processo de reestruturação produtiva comporta, as questões organizacionais e de caracterização da atividade de trabalho merecerão nossa atenção neste texto. As questões organizacionais ganharam notoriedade, tanto pelo fracasso de inúmeras tentativas de automação quanto pelos sistemas tipo just in time ou grupos semi-autônomos, ainda que seja muito mais ampla; as questões relativas à atividade de trabalho na empresa "reestruturada"não mereceram tanto destaque nas discussões teóricas, metodológicas ou práticas, sendo restritas a grupos pequenos de analistas, pesquisadores e agentes diretos (gerência, trabalhadores e sindicatos) mas são fundamentais tanto para um aprofundamento da discussão de qualificação e formação profissional, quanto para instrumentalizar o incremento do desempenho dos sistemas de produção. Teremos então duas unidades de análise: a empresa, e a atividade de trabalho em si. Abordemos, inicialmente, os parâmetros que conformam as trajetórias organizacionais das empresas, passando para a discussão das alternativas organizacionais e tecnológicas que as viabilizam, desembocando na discussão do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zukin, Marcio, and Paulo R. T. Dalcol. "Um estudo empírico sobre a correlação entre automação flexível e flexibilidade de manufatura." Production 10, no. 2 (December 2000): 21–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132000000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os resultados de um estudo recente envolvendo 16 empresas líderes do setor de bens eletrônicos de consumo no Brasil. São analisadas as relações entre automação flexível e variáveis tais como: percepção gerencial da flexibilidade; variedade de produtos; frequência de mudança nos processos das máquinas e aumento da variedade de produtos. O objetivo é verificar se os gerentes, que percebem a importância da flexibilidade de manufatura, estão usando flexibilidade efetivamente ou não, procurando, assim, explorar a utilização da flexibilidade em um setor industrial dinâmico de um país de industrialização recente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Empresas - Automação"

1

Gomes, Bruno Souza. "Automação e robótica nas indústrias brasileiras: um estudo exploratório." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2004. http://hdl.handle.net/10438/11012.

Full text
Abstract:
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-01T14:40:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5)
Approved for entry into archive by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-01T14:40:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5)
Approved for entry into archive by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-01T14:40:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5)
Made available in DSpace on 2013-08-01T14:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruno Souza Gomes.pdf: 526399 bytes, checksum: 7f1cf73e0bf22ca3c251cb4fa364616a (MD5) Previous issue date: 2004
The Automation and the process of Robotization come, each come more, becoming guideline in the quarrels of hundreds of Brazilian industries, where the clear and identified trend is investments in the improvement of processes and the products, for intermediary of these technologies; with focus, that always possible, in the equipment nationalization. The present work has as objective to argue the model considered for Paul Kennedy (1993) with relation to the trend of Automation and Robotics in the World-wide Industries, analyzing the study carried through ahead of an emergent economy as the Brazilian. For in such a way, companies in Brazil had been searched, in different industrial segments, the state of the art in terms of automation technology and applied robotics the industrial processes, and suggested a different model of the idealized one originally for Kennedy. The analysis of the author based on the theorem that, in the discrete mathematics, we call 'law of the excluded middle', or either, according to Kennedy, Brazil would be living today a gradual migration of the industries for the rich countries. Brazil is an example of industrialized country, of emergent economy, that it intensely invests in automatized processes, but that it is not classified inside of the group of these rich countries. Through the carried through research a new model will be presented, in the which emergent countries as Brazil has access to the technology of tip in automation and robotics, applying the same one in its industrial processes.
A Automação e o processo de Robotização vêm, cada vem mais, se tornando pauta nas discussões de centenas de indústrias brasileiras, onde a tendência clara e identificada é a de investimentos expressivos na melhoria de processos e produtos, por intermédio dessas tecnologias; com foco, sempre que possível, na nacionalização de equipamentos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o modelo proposto por Paul Kennedy (1993) com relação à tendência de Automação e Robotização nas Indústrias Mundiais, analisando o estudo realizado diante de uma economia emergente como a brasileira. Para tanto, foram pesquisadas empresas no Brasil, em diferentes segmentos industriais, o estado da arte em termos de tecnologia de automação e robótica aplicada a processos industriais, e sugerido um modelo diferente do idealizado originalmente por Kennedy. A análise do autor se baseou no teorema que, na matemática discreta, chamamos de 'law of the excluded middle', ou seja, segundo Kennedy, o Brasil estaria vivendo hoje uma migração gradual das indústrias para os países ricos. O Brasil é um exemplo de país industrializado, de economia emergente, que investe intensamente em processos automatizados, mas que não é classificado dentro do grupo desses países ricos. Através da pesquisa realizada será apresentado um novo modelo, no qual países emergentes como o Brasil têm acesso à tecnologia de ponta em automação e robótica, aplicando a mesma em seus processos industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Braga, Jorge Luiz Ribeiro. "A Petrobrás diante dos avanços da automação e da informação - impactos nos processos decisórios." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2001. http://hdl.handle.net/10438/3344.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2009-11-18T18:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001
O objetivo principal desta pesquisa foi estudar os impactos nos processos decisórios da Petrobras causados pelo uso mais acentuado da automação e da informatização nos sistemas produtivos da empresa. Para isso, foi feito um levantamento da trajetória destas duas tecnologias e da teoria da decisão e seu uso na Petrobras. Além disso, realizamos uma análise histórica dos modos de produção utilizados durante este século dentro da perspectiva da Teoria da Regulação Francesa. Foram verificados também, os controles externos exercidos sobre as estatais e as possíveis políticas públicas envolvidas com a questão da modernização da gestão destas empresas, focando o caso da Petrobras. Por fim, utilizamos a pesquisa de campo para levantar as percepções dos empregados da Petrobras quanto aos impactos das duas tecnologias nos processos decisórios. Usamos as contribuições conceituais dos quatro paradigmas das ciência ssociais definidos por Burrel & Morgan para a interpretação dos resultados encontrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pieritz, Homero Ivan. "Sistema automatizado para avaliação de empresas : estudo de caso na area de creditos financeiros." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157966.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T20:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 102806.pdf: 5425790 bytes, checksum: 459e0cd47e6dc6ba3974f24a994ac036 (MD5) Previous issue date: 1995
Sistema sob forma de ferramenta computacional para análise multi-critério de empresas X setores, baseando-se fortemente na análise de séries históricas dos balanços das empresas envolvidas, além da definição de um modelo, mediante a utilização de um sistema especialista, para a análise da situação das empresas que encaminham projetos para serem avaliados pelos técnicos do BRDE com vistas a obtenção de financiamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Scheila Nair. "Uma proposta de modelo de governança para empresas virtuais." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122864.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:28:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 326404.pdf: 2094018 bytes, checksum: fb294fff4d116874df4b9d07d0788b11 (MD5) Previous issue date: 2013
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moura, Junior Armando Noe Carvalho de. "Novas tecnologias e sistemas de administração da produção - analise do grau de integração e informatização nas empresas catarinenses." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1996. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158056.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T20:58:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1996
Realiza um estudo em empresas localizadas no Estado de Santa Catarina, buscando informações à respeito dos sistemas de produção mais utilizados e como os mesmos estão relacionados com as questões estratégicas das empresas, o nível de integração da produção e o grau de informatização do mesmo, como forma de se averiguar de que maneira as empresas vem adequando-se frente a uma nova realidade competitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Savi, Elvis Felipe. "Uma solução de M-Commerce aplicada à força de vendas das empresas." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86033.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T02:51:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A nova economia é uma realidade que enfatiza os novos valores presentes no dia a dia das organizações. A valorização do ser humano e de seu conhecimento é um exemplo. Alguns desses valores afloram e se evidenciam, enquanto outros, arraigados à economia tradicional, perdem força e desaparecem. A Internet aparece neste cenário exercendo um papel muito importante: a democratização da informação.Com a Internet, novas tecnologias revolucionam a forma como as organizações fazem os negócios. As empresas passam a desfrutar de vantagens oferecidas pelas suas estratégias de E-Business, envolvendo soluções internas da empresa e os canais externos voltados para o mercado. Diante dessa realidade, algumas mudanças culturais e tecnológicas são necessárias nas organizações. Os relacionamentos com os clientes passam a ser ponto central na estratégia competitiva das empresas. Informação e conhecimento precisam estar a disposição dos negociadores durante as interações com os clientes. Esta dissertação discute os assuntos pertinentes à nova economia e propõe uma solução de M-Commerce compatível com essa nova realidade, visando auxiliar nos relacionamentos comerciais entre as empresas, cujo método de relação com os clientes é método de representação comercial. A solução proposta é focada nas reais necessidades dos representantes comerciais, das empresas e, principalmente, dos clientes. Após revisão da bibliografia nos assuntos inerentes a essa proposta, fez-se um estudo de campo junto aos especialistas na área comercial das empresas, objetivando conhecer as regras, diretrizes e estratégias do negócio. Logo após foi projetada e desenvolvida uma solução de M-Commerce para automação da força de vendas. O W3, nome dado a essa solução, foi aplicada e testada com êxito em duas empresas que atuam nos segmentos de descartáveis plásticos e cortes de aves. Em ambas, foram obtidos resultados positivos acerca das variáveis, redução no custo operacional e aumento da competitividade no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Gil Fábio de. "Proposta de um modelo para gerenciamento das comunicações na gestão de projetos para empresas de tecnologia." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82435.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T15:02:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:42:49Z : No. of bitstreams: 1 190735.pdf: 5608476 bytes, checksum: 48586cd1377cb127d7ff6ab406e8ff8a (MD5)
O presente trabalho refere-se a um estudo que trata das novas tecnologias de informação e comunicação, e sua aplicabilidade da gestão de projetos, considerando empresas de tecnologia, do ramo de automação industrial. A gestão de projetos, neste ambiente competitivo e global que vivemos, torna-se uma das mais complexas funções que um profissional pode exercer, e, consequentemente, de suma importância à sobrevivência da empresa. O impacto das mudanças tecnológicas aliado a gestão de projetos, abre frente para uma gestão totalmente nova: gestão de projetos frente aos recursos tecnológicos da era da informação. As empresas prestadoras de serviços para automação industrial são caracterizadas por possuírem um fluxo contínuo de projetos: sua função principal é a execução destes projetos. Essas organizações necessitam obter e disponibilizar informações de forma rápida e efetiva para acompanhar as tendências de mercado, atendendo e superando as expectativas dos clientes através da otimização da relação custo x benefício de seus serviços. Além disto, necessitam alcançar os melhores níveis de desempenho relacionados à qualidade e produtividade, o que significa ter agilidade e rapidez em seus processos internos. Este estudo foi baseado em inovações tecnológicas, tendo como meta a minimização do problema das distâncias geográficas e uma maior integração dos processos e dos profissionais envolvidos. Assim, a internet passa a ter fundamental importância como ferramenta de comunicação, de baixo custo, e já popularizada como um revolucionário instrumento de trabalho em todos os tipos de organização. A partir desta filosofia elaborou-se um modelo conceitual intitulado EVP: Escritório Virtual de Projetos, uma sistema que inclui todas as técnicas e ferramentas necessárias nos processos de planejamento, iniciação, execução e encerramento de projetos para empresas de tecnologia, baseada na filosofia de groupware, ou de redes, aplicadas à internet: o meio físico de compartilhamento de todos os documentos (informações) do projeto. O EVP proporciona uma compreensão (visão) sistêmica de todas as partes relacionadas nos projetos, elucidando os principais aspectos de uma estrutura virtual de projetos, tornando-se de forma efetiva uma macro ferramenta no auxílio da gestão, e uma alternativa (ou necessidade) viabilizada pela rede mundial de computadores: a internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martens, Cristina Dai Prá. "A tecnologia de informação (TI) em pequenas empresas industriais do Vale do Taquari/RS." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2001. http://hdl.handle.net/10183/2120.

Full text
Abstract:
A Tecnologia de Informação (TI) é considerada hoje fator determinante na busca do sucesso empresarial. Entretanto, nem sempre os gestores das organizações têm essa visão como foco estratégico, a fim de, efetivamente, tirarem proveito dos benefícios dessa ferramenta. Supõe-se que especialmente as pequenas empresas, que, por natureza, apresentam fragilidades particulares, apresentam esta característica. Assim, o presente estudo tem como tema central a TI em Pequenas Empresas, objetivando identificar o perfil da TI utilizada em indústrias de pequeno porte da região do Vale do Taquari; verificar com que intensidade um grupo de problemas se manifesta nestas organizações quando adotam novas TI, bem como verificar a ocorrência (ou não) de um conjunto de ações decorrentes, sua intensidade e grau de sucesso. Para tal, utilizou-se o método de pesquisa survey, através de uma pesquisa descritiva de corte transversal. Foram realizadas entrevistas com 36 gestores de TI ou empresários de indústrias de pequeno porte do Vale do Taquari, tendo como base um instrumento originário de uma pesquisa americana (Benamati, Lederer e Singh, 1997), traduzido e adaptado para o contexto brasileiro, testado e validado. Obteve-se como resultado principal o perfil da TI existente nas organizações pesquisadas. Pôde-se concluir que a TI está, de certa forma, ainda incipiente nestas pequenas indústrias, cumprindo, muitas vezes, papel secundário como ferramenta de auxílio na automação de processos internos. Também se verificou que a incidência de problemas decorrentes da adoção de novas TI é pouco percebida nas organizações, sendo manifestado apenas um pequeno número de problemas como relevante, ao passo que diversas ações são tomadas para a resolução dos problemas, normalmente, bem sucedidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Akabane, Getulio Kazue. "Enfoque tecnológico na administração da produção: proposta de avaliação de um sistema de automação gradativa da produção, rumo à manufatura integrada, com o controle simultâneo do fluxo de materiais e fluxo de informações." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1994. http://hdl.handle.net/10438/4579.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1994-11-11T00:00:00Z
Trata-se de uma proposta de automação da manufatura baseada no relatório técnico ISO/TR 1034-1, que sugere a sua adoção de forma gradativa. Procura também estabelecer relacionamentos com o atual estágio das tecnologias de produção e com os negócios da empresa e, por fim, avaliá-la de forma ampla, quer quantitativa quer qualitativamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chagas, Eraldy Kennedy de Sousa. "Automação industrial e cultura técnica: o caso do petróleo brasileiro S/A - PETROBRÁS." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1997. http://hdl.handle.net/10438/3521.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2009-11-18T18:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1997
PETROBRAS, known transformations in trade ambient during the years 1990, incite it to improve new oportunities in oil sector. And then, its endeavor resulted in 1992/2001 PETROBRAS System Strategic Plano This Plan define decennary objectives and strategies. Inside Strategic Plan are company automation question, considered very important for its results. Automation Strategic Plan is one of the 14 Strategic Projects Plano Workers performing will influence the enterprise way to modernit, in a renew business ambient for microeletronic technology. One of the variables that will allow PETROBRAS effectivity is its techinic culture, that is to say, the whole of the knowledges that company techinic agents utilize in decision process, and upon internationaI technologic paradigms, internaI enterprise rules and brazilian society characteristics. To investigate Automation Strategic Plan is the focus of this current dissertation.
A PETROBRAS, conhecedora das mudanças ocorridas no ambiente de negócios durante a década de 90, esforça-se em aproveitar as oportunidades surgidas ou aquelas que ainda estão por aparecer no setor petroleiro. Tal esforço traduziu-se na formulação do Plano Estratégico do Sistema PETROBRAS 199212001. Este plano define objetivos e estratégias decenais. Inserida no Plano Estratégico, está a questão da automação da companhia, considerada de suma importância para o seu desempenho no setor. Dentre os 14 Projetos Estratégicos do Plano temos o Projeto Estratégico de Automação (PEA), e para a implementação de seus objetivos é fundamental o desempenho dos funcionários neste Projeto. O desempenho do quadro funcional irá influenciar decisivamente o caminho a ser percorrido pela empresa rumo à modernidade, em um ambiente de negócios altamente renovado pela tecnologia de base microeletrônica. Uma das variáveis , que permitirá ou não a efetividade da PETROBRAS está relacionada à sua Cultura Técnica, ou seja, ao conjuntod,e conhecimentos que os agentes técnicos da Companhia .,.~ I-r '\ .. utilizam no processo de tomada de decisão e que depende dos paradigmas tecnológicos internacionais, das normas internas da empresa e das características societais brasileiras. Investigar criticamente a situação do PEA, por meio da identificação da Cultura Técnica predominante, é o foco do trabalho ora proposto para apreciação. Este não é um tema que diz respeito somente aos engenheiros e técnicos diretamente envolvidos com o PEA, mas a todos aqueles que fazem a empresa, como também a todos os estudiosos do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Empresas - Automação"

1

Prazer-sofrimento no trabalho com automação: Estudo em empresas japonesas no Polo Industial de Manaus. Manaus, AM: EDUA, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Empresas - Automação"

1

Bentes, Francely Cativo, David Barbosa de Alencar, and Marden Eufrasio dos Santos. "GESTÃO ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NA EMPRESA DE MANUTENÇÃO JL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL." In Ampliação e Aprofundamento de Conhecimentos nas Áreas das Engenharias, 152–61. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.74420080413.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barreiros, Kerlisson Sharles Carvalho, Francimeire Gomes Pinheiro, Marcus Tulio Alves, and Alexandra Priscila Tregue Costa. "Automação do processo de teste funcional do controle remoto em uma empresa do polo industrial na cidade de Manaus, AM, Brasil." In Engenharia Elétrica: As contribuições da vida acadêmica no cotidiano do profissional. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-099-6.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carminé, Luciana Oliveira do Valle, Hortência de Souza Gomes, Frank Dhyeimerson Sena Vaz, and Luiz Felipe Tavares da Silva. "Implementação de melhoria da qualidade através da automação no processo de fabricação de espuma em uma empresa de fabricação de cama, colchões e estofados do Pólo Industrial de Manaus." In Tópicos em Administração – Volume 36. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-034-7.cap.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carminé, Luciana Oliveira do Valle, Hortência de Souza Gomes, Frank Dhyeimerson Sena Vaz, and Luiz Felipe Tavares da Silva. "Implementação de melhoria da qualidade através da automação no processo de fabricação de espuma em uma empresa de fabricação de cama, colchões e estofados do Pólo Industrial de Manaus." In Tópicos em Administração – Volume 36. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-034-7.cap.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Empresas - Automação"

1

Da Silva, Cleber Dos Santos Medeiros, and Antonio Marcos Massao Hachisuca. "Estudo e desenvolvimento do módulo de gerenciamento de missões pré-programadas na plataforma SmartFarm utilizando VANTs." In Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/latinoware.2019.10346.

Full text
Abstract:
Cresce o número de produtores e empresas de alimentos que utilizam sistemas baseados em Agricultura de Precisão (AP), para melhorar sua produtividade, seus produtos e os seus meios de produção. Utilizando componentes como sensores, para aquisição de informações, robôs na automação de tarefas, máquinas inteligentes e Veículos aéreos Não Tripulados (VANTs), também conhecidos como drones, para aquisição de imagens da lavoura. Surge a necessidade de armazenar, processar e gerenciar dados produzidos em uma fazenda, possibilitando a criação de uma plataforma computacional para gerenciamento destas informações, introduzindo ao conceito de uma fazenda digital (Smart Farm). Empresas e agricultores começam a considerar o uso de robôs para a automação de tarefas agrícolas. O uso de VANTs com avançados sensores e captura de imagens, relativamente baratos, estão criando novas formas de aumentar os lucros e reduzir os danos à produção. Drones estão ganhando espaço no mercado civil, empresas como Intel, Qualcomm, Microsoft, Apple já investiram em 2017, mais de US$500 milhões nesta área. Nos últimos anos, está crescendo a procura pela utilização de drones no sensoriamento remoto. O mapeamento aéreo de propriedades agrícolas tem como resultado, um meio de estimar a produção atual, monitorando o progresso ao longo do tempo. Nesse contexto, surge o projeto Smart Farm, com o objetivo de gerenciar e processar informações oriundas de sensores, ou imagens de um drone. Um módulo nesta plataforma consiste na criação de missões para captura de imagens da lavoura, ou em pontos específicos da propriedade. Assim, foi desenvolvido uma arquitetura contendo uma a plataforma web, APIs e um aplicativo capaz de controlar drones da empresa Dà-Jiāng Innovations (DJI), com base em seu SDK mobile. Utilizando o GPS, Google Maps e o SDK é possível criar uma missão pré-programada, no qual o drone seguirá pontos capturando imagens em diferentes ângulos e direções para pós processamento destas imagens na plataforma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

T. Sakai, Raphael, Carlos F. M. Almeida, Luiz H. L. Rosa, Nelson Kagan, Danilo S. Pereira, Thiago S. Medeiros, Henrique Kagan, et al. "Uma abordagem para a Automação Avançada da Distribuição no contexto das Redes Elétricas Inteligentes." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2234.

Full text
Abstract:
Os recentes avanços tecnológicos, com avançadas infraestruturas de medição e de automação, e sofisticados mecanismos de inteligência computacional, criam oportunidades, dentre outras, de melhorar a eficiência operacional de sistemas elétricos e os indicadores da qualidade da energia, dentro do contexto das redes elétricas inteligentes (REIs). Empresas distribuidoras dispõem de sistemas corporativos de supervisão, controle, monitoramento, georreferenciamento e gestão e têm investido em projetos de automatização e modernização de suas redes elétricas com esse propósito. Dessa forma, este artigo apresenta uma abordagem para o desenvolvimento de um DMS – Distribution Management System, para aplicações de Automação Avançada da Distribuição (ADA), que inclui ferramentas de estimador de estados, controle Volt/Var, localização de faltas, isolação e autorrestauração, de modo que um barramento de interoperabilidade (BCIM) integra todos os sistemas corporativos com a gestão operacional. As aplicações desenvolvidas foram testadas para redes reais, em ambiente computacional, integradas ao ambiente do laboratório de Redes Elétricas Inteligentes NAPREI/USP. Os resultados demonstram os processos da integração das aplicações da ADA a um barramento de serviços comercial, o qual se comunica sistemas legados da empresa, testes de suas aplicações e seus desafios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Führ, Valmir. "Avaliação da importância e da automação de tarefas de um Escritório de Projetos." In II Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2005. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2005.14978.

Full text
Abstract:
A gestão por projetos tem se tornado a opção de um número cada vez maior de empresas. Neste artigo é destacado o importante papel de um escritório de projetos para a obtenção do sucesso nos empreendimentos organizacionais, sendo apresentado um mapeamento de suas atribuições e o resultado de uma pesquisa sobre seu nível de automação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

C. M. Teixeira, Ruan, Walter P. S. Guimarães, Felipe A. S. Guimarães, Rubens A. Fernandes, and Lennon B. F. Nascimento. "Desenvolvimento de um sistema de empacotamento automático para embalagem de fitas adesivas." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1197.

Full text
Abstract:
A evolução de tecnologias para automação de processos produtivos está possibilitando o desenvolvimento contínuo dos setores industriais ao longo do século. Contudo, algumas empresas ainda utilizam a manufatura como método de produção em alguns setores. Com isso, a demanda por tecnologias que permitem automatizar determinadas atividades nesse âmbito vem crescendo, como o caso do Polo Industrial de Manaus. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma solução tecnológica para uma empresa do Polo Industrial de Manaus, do segmento de fitas adesivas, com o intuito de substituir a operação manual de embalagem de fitas por um maquinário capaz de alocar diversos modelos de fitas já rotuladas em caixas de papelão padronizadas de forma automática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paula, Alexandro De Oliveira, Ricardo Vergne Dias, Márcio Pereira Silva, Mauri G. Ribeiro, Bruno Hideki Nakata, Natasha A. Knorst, Jefferson R. Souza, Rodolfo I. Meneguette, Vinícius P. Gonçalves, and Geraldo P. Rocha Filho. "Plataforma Integrada de Automação para Simulação Completa de Subestações Digitais com Foco em Interoperabilidade e Segurança Cibernética." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2020.11265.

Full text
Abstract:
Tendo em vista à atual situação de vulnerabilidade digital dos sistemas supervisórios de energia, presenciada no Brasil e ao redor do mundo, este trabalho desenvolve uma plataforma que simula a implantação de nova arquitetura de automação/proteção, segundo a IEC 61850, em subestações virtuais em laboratório, antes de aplicá-la nas subestações físicas digitalizadas. O objetivo é obter Segurança Cibernética, Integração entre equipamentos de diferentes fabricantes e Gerenciamento de Riscos. A montagem da plataforma, em forma de laboratório, ainda está em fase de avaliação junto às empresas que irão fornecer os equipamentos necessários para a sua concepção. O diferencial deste trabalho está baseado na análise prévia, em ambiente isolado, dos parâmetros da aplicação no comissionamento de uma subestação digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves Jr, Marco Antonio, and Fabiano Rogerio Corrêa. "Inovação no fluxo tradicional de produção de elementos pre-fabricados em Light Steel Framing com BIM." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.154.

Full text
Abstract:
A construção em estrutura de aço leve (Light Steel Frame) é comumente usada no Canadá, Estados Unidos e Austrália; no entanto, esse sistema geralmente não é a primeira escolha no Brasil; exceto pelo uso de elementos pré-fabricados em estrutura de aço leve para fachada, que vem aumentando a cada ano devido a seus aspectos de economia de tempo. A linha de produção de elementos pré-fabricados em Light Steel Frame (LSF) requer etapas bem definidas, maquinário e layout de fábrica específicos. Nesse cenário, a automação e o uso de informações digitais é um excelente caminho para a inovação incremental e, nesse caso, é necessário analisar os processos atuais e identificar oportunidades de melhoria. A presente pesquisa tem como objetivo propor um processo que incorpore um modelo BIM à pré-fabricação de elementos em LSF, baseado na comparação do processo de fabricação de duas empresas, a fim de compreender suas atividades e identificar oportunidades de melhoria. O fluxograma de ambas as empresas revelou problemas que atrasaram a produção de projetos, uma vez que esses processos exigiam várias trocas de e-mail e retrabalho. A solução proposta neste trabalho foi usar um modelo virtual único para alimentar os outros atores do projeto com as informações necessárias via arquivo IFC, de modo que eles possam ter uma troca de dados rápida e adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Ântonio, and Edson Silva. "Educação & Escolarização: há uma sociologia oculta na educação ou uma escolarização oculta na formação?" In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0402.

Full text
Abstract:
O antigo ideal de universalização do ingresso dos sujeitos na escola em um ensino gratuito se concretizou na Idade Moderna como sendo um exemplo a ser seguido em “todo o mundo capitalista”. Esse modelo de escolarização buscou profissionalizar a mão-de-obra pela qualificação e ou especialização técnica- científica, criando a expectativa de incursão no mercado de trabalho, desconhecendo o avanço tecno-científico e a automação vindoura nas empresas, que reduziria seu quadro funcional para aumentar os lucros empresariais. Objetiva-se descrever algumas situações vividas em escolas de ensino público de Belo Horizonte, Contagem e Sabará, em Minas Gerais, após a promulgação da Constituição de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (1996). Esse estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva (Vergara, 2014). Um breve processo histórico da educação é discorrido à luz de Francis Bacon (1973); Max Weber (2004); Wokher (2012). Discute-se a massificação da escolarização (Nietzche, 2001, 2008), aborda ainda a escola no plano ideal e no plano real (Lefranc, 2005), Bourdieu (2004) e a promessa do mundo do trabalho Segundo Arendt (2010), Foucault (2010). As crenças sociais criadas na constituição do capitalismo vão se perdendo em meio ao agravamento da acentuada e crescente desigualdade social. A escolarização e a profissionalização passaram a não ser garantia de vida digna e satisfação dos desejos e as desilusões com a escolarização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Ântonio, and Edson Silva. "Educação & Escolarização: há uma sociologia oculta na educação ou uma escolarização oculta na formação?" In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0402.

Full text
Abstract:
O antigo ideal de universalização do ingresso dos sujeitos na escola em um ensino gratuito se concretizou na Idade Moderna como sendo um exemplo a ser seguido em “todo o mundo capitalista”. Esse modelo de escolarização buscou profissionalizar a mão-de-obra pela qualificação e ou especialização técnica- científica, criando a expectativa de incursão no mercado de trabalho, desconhecendo o avanço tecno-científico e a automação vindoura nas empresas, que reduziria seu quadro funcional para aumentar os lucros empresariais. Objetiva-se descrever algumas situações vividas em escolas de ensino público de Belo Horizonte, Contagem e Sabará, em Minas Gerais, após a promulgação da Constituição de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (1996). Esse estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva (Vergara, 2014). Um breve processo histórico da educação é discorrido à luz de Francis Bacon (1973); Max Weber (2004); Wokher (2012). Discute-se a massificação da escolarização (Nietzche, 2001, 2008), aborda ainda a escola no plano ideal e no plano real (Lefranc, 2005), Bourdieu (2004) e a promessa do mundo do trabalho Segundo Arendt (2010), Foucault (2010). As crenças sociais criadas na constituição do capitalismo vão se perdendo em meio ao agravamento da acentuada e crescente desigualdade social. A escolarização e a profissionalização passaram a não ser garantia de vida digna e satisfação dos desejos e as desilusões com a escolarização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cipriani, Pedro Dornas. "EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIMS EM LABORATÓRIOS: UM ESTUDO DE CASO COM A EMPRESA KINROSS." In 23° Seminário de Automação e TI. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5335-33422.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CÂMARA, VANESSA DE ARAÚJO, FERNANDA SANTOS DE ALMEIDA, ANA PAULA CRISOSTOMO DE OLIVEIRA, and VANER JOSE DO PRADO. "PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO DE ESTOQUE COM APLICAÇÃO DO DMAIC EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM ESTUDO DE CASO." In ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2019_tn_stp_291_1641_38187.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography