Academic literature on the topic 'Encontros-formação docente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Encontros-formação docente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Encontros-formação docente"

1

SILVA (UNEB), Ramires Fonseca, and Liége Maria Sitja FORNARI (UNEB). "LINHAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PLASTICIDADES DOS ENCONTROS RIZOMÁTICOS." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 10, no. 24 (December 11, 2018): 162–78. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.11.p162.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a investigar as possíveis convergências entre a filosofia da diferença elaborada por Gilles Deleuze em parceria com Félix Guattari e o campo da formação docente contemporânea, reconhecendo que as narrativas educativas contemporâneas são produzidas em territórios instituídos a partir de uma linearidade instrumental com impactos significativos no percurso dos formandos. Nesse sentido, pretende-se problematizar a formação docente, inserindo um pensar educativo de perspectiva elíptica, oblíqua, sem centro, em que combinações são produzidas nos atos experienciais via encontros criativos. Tem-se como objetivo também identificar nexos estabelecidos em dimensões rizomáticas num solo imanente entre o horizonte da territorialidade educacional e a concepção construtiva de modos de subjetividades no movimento da processualidade. Trata-se, portanto, de examinar os agenciamentos conceituais de viés inventivo na processualidade formativa instituída.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maknamara, Marlécio. "Encontros entre pesquisas (auto)biográficas e necessidades de formação docente em Ciências." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 24, 2020): 135–55. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11339.

Full text
Abstract:
Este artigo filia-se às pesquisas que contribuem com a formação docente no interesse pelas dimensões subjetivas da docência e pelos trabalhos que privilegiam o (auto)biográfico para conhecer necessidades de formação docente em Ciências. A partir da pergunta “que contrapartidas as pesquisas (auto)biográficas podem oferecer à formação docente em Ciências?”, o objetivo é abordar a produtividade de pesquisas (auto)biográficas para o conhecer necessidades de formação docente em Ciências. Inspirado dos métodos (auto)biográficos, apresenta resultados da abordagem investigativa sobre necessidades formativas que temos dado a pesquisas sobre formação nessa área. Os resultados retomam e ampliam alguns dos estudos que temos realizado no campo das pesquisas (auto)biográficas, visando a esclarecer direções e contrapartidas que nossas pesquisas têm fornecido em prol da formação docente em Ciências. O artigo conclui argumentando a favor do encontro entre o (auto)biográfico e estudos de necessidades de formação, no sentido de sua produtividade para a formação docente em Ciências e de possibilidades de inspiração para outros achados de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Backes, Luciana, and Glaucia Silva da Rosa. "Tecnologias digitais na formação docente: reconstrução de sentidos." Impulso 28, no. 71 (July 13, 2018): 79. http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v28n71p79-93.

Full text
Abstract:
O artigo reflete sobre a tensão evidenciada na educação entre docentes e tecnologias, a partir de uma pesquisa realizada por meio da formação docente. A pesquisa é de natureza exploratória e envolve análise de natureza qualitativa, onde a metodologia utilizada para o desenvolvimento foi a pesquisa-formação multirreferencial, que partiu da seguinte problemática: Como se constitui a reconstrução de sentidos na relação entre tecnologias digitais e educação para os docentes da rede municipal de Canoas/RS? Para desenvolver o estudo foi realizado um curso de formação docente (nível extensão acadêmica) ofertado na modalidade b-learning (encontros presenciais e online) para os professores da rede municipal do ensino básica. Nessa investigação foi possível evidenciar que a reconstrução de sentidos se dá na capacidade dos seres humanos em produzir significados, e isso se revela em meio as interações que emergiram durante o curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brum, Jaqueline Magalhães, and Nilcea Elias Rodrigues Moreira. "POR UMA APRENDIZAGEM PELO ENCONTRO. EXPERIÊNCIAS APRENDENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE ON-LINE." Linha Mestra, no. 44 (September 14, 2021): 255–63. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p255-263.

Full text
Abstract:
Este ensaio trata dos efeitos que emergem dos encontros experienciados nos percursos formativos de professora(e)s na modalidade a distância, na dimensão da relação entre afetos/afecções e aprendizagens. A aposta é de que, nos ambientes de formação docente on-line, a aprendizagem se dá pelo encontro, pelo afeto, e não apenas pela prescrição, pelo engessamento e pelo template. Busca problematizar as experiências aprendentes, criativas e inventivas que ocorrem em ambientes de formação a distância de professores promovidas em unidades de ensino da rede municipal de Vitória/ES, utilizando a plataforma Moodle, (denominada VixEduca).Utiliza alguns conceitos criados e/ou deslocados por Deleuze e Deleuze e Guattari, os quais ajudaram a pensar a formação docente a distância como espaço de criação e de aprendizagens agenciadas pelo afeto. Visa articular a perspectiva das redes de conversações ampliadas para as redes de conectividades virtuais como produtoras de encontros, conversas, afetos/afecções de alegria e conhecimento. Conclui que a força da formação docente a distância pode ser espaço potente de criação, encontros e aprendizagens inventivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ramos, Maria Rosângela Silveira, Celso Ilgo Henz, and Dóris Pires Vargas Bolzan. "Auto(trans)formação permanente e desenvolvimento docente no contexto do PIBID." Revista Internacional de Educação Superior 5 (May 1, 2019): e019003. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652428.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado concluída em 2017, que teve como objetivo compreender e analisar a realização e os desdobramentos formativos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nos subprojetos de Química e Biologia em uma Instituição de Ensino Superior. As narrativas apresentadas são retiradas dos diálogos emergidos nos encontros presenciais, realizados em cada campus participante da pesquisa. Nesses encontros, utilizamos a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, inspirados nos Círculos de Cultura freireanos em aproximação com a pesquisa-formação . Os encontros possibilitaram a percepção de que os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos contribuem para a ação-reflexão-ação sobre as práxis educativas dos pibidianos e com a auto(trans)formação permanente tanto dos professores quanto dos bolsistas de iniciação, contribuindo com o desenvolvimento profissional docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Manente, Elyrrandro Habys Soares, and Valdete Côco. "Práticas pedagógicas e formação docente intermediadas nos encontros com os bebês." Zero-a-Seis 19, no. 35 (May 29, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.5007/49689.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11No bojo da articulação entre formação de professores e as demandas do trabalho pedagógico na educação infantil, este artigo focaliza como os bebês interagem com as propostas de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, desenvolve a pesquisa qualitativa exploratória, sustentada em referenciais bakhtinianos, contando também com a interlocução com Certeau (2010) em uma sala do Grupo I (crianças de até um ano e onze meses), de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na região da Grande Vitória, do Estado do Espírito Santo. A pesquisa investiga as especificidades do brincar dos bebês, com vistas a propor outras atividades mobilizadoras dos movimentos expressivos e criativos das crianças. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Dcneis), que apontam, como eixos do trabalho docente com as crianças, a interação e a brincadeira, as práticas perspectivadas envolviam os jogos dramáticos almejando proporcionar experiências com diversos tipos de linguagens e expressões. Como resultado, a pesquisa assinala que os encontros com os bebês movem também a formação docente, evidenciando novos elementos para a proposição de práticas pedagógicas com as crianças pequenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Manente, Elyrrandro Habys Soares, and Valdete Côco. "Práticas pedagógicas e formação docente intermediadas nos encontros com os bebês." Zero-a-Seis 19, no. 35 (May 29, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11No bojo da articulação entre formação de professores e as demandas do trabalho pedagógico na educação infantil, este artigo focaliza como os bebês interagem com as propostas de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, desenvolve a pesquisa qualitativa exploratória, sustentada em referenciais bakhtinianos, contando também com a interlocução com Certeau (2010) em uma sala do Grupo I (crianças de até um ano e onze meses), de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na região da Grande Vitória, do Estado do Espírito Santo. A pesquisa investiga as especificidades do brincar dos bebês, com vistas a propor outras atividades mobilizadoras dos movimentos expressivos e criativos das crianças. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Dcneis), que apontam, como eixos do trabalho docente com as crianças, a interação e a brincadeira, as práticas perspectivadas envolviam os jogos dramáticos almejando proporcionar experiências com diversos tipos de linguagens e expressões. Como resultado, a pesquisa assinala que os encontros com os bebês movem também a formação docente, evidenciando novos elementos para a proposição de práticas pedagógicas com as crianças pequenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Stano, Rita de Cássia M. T. "O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia." Educar em Revista, no. 57 (September 2015): 275–90. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.40724.

Full text
Abstract:
Resumo:O percurso formativo do professor não se limita a um curso de formação inicial. A própria especificidade da profissão docente aponta que o cotidiano escolar e as ações docentes, no exercício reflexivo, revertem-se em cenário de formação continuada, muitas vezes, mais eficientes que cursos de curto período. Observa-se, porém, que o cotidiano escolar e as ações docentes só se tornam elementos propiciadores de formação continuada docente se ao professor é legitimado um tempo-lugar para o devido distanciamento do familiar da docência, para que então a reflexão se torne possível. Este texto apresenta a experiência de um Grupo de Trabalho sobre a Pedagogia para a Autonomia (GTPA), em que se exercita o compartilhamento e a reflexão de práticas docentes, num lugar e tempo comuns a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior. A metodologia utilizada e norteadora da captação dos sentidos deste grupo foi uma escuta hermenêutica para a análise de registros de dois encontros presenciais em que as práticas docentes são compartilhadas. A partir de seus fundamentos, construídos no decorrer dos encontros, o GTPA tem se configurado como um modo de garantir que a docência seja cuidada, reinventada e fortalecida pelos pares, num movimento colaborativo de pensar a prática, buscando reorganizá-la a partir de determinados referenciais teórico-pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão, Mariana Wisnivesky, Paula Saretta, Fernanda Costa Paulucci, Carolina Pasquote Vieira, and Carolina de Aragão Escher Marques. "Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente." Psicologia Escolar e Educacional 9, no. 1 (June 2005): 71–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572005000100007.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Blanck de Oliveira, Lílian, and Simone Riske-Koch. "LINGUAGEM E DIFERENÇA: ESPAÇOS E ENCONTROS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO." Revista Diálogo Educacional 8, no. 23 (July 17, 2008): 245. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i23.4033.

Full text
Abstract:
As percepções e construções em relação ao sagrado integram o substrato cultural dos povos, cujos relatos e registros elaborados sistematicamente pela humanidade se constituem em uma rica fonte de conhecimentos a instigar, desafiar, conflitar e subsidiar as gerações. A linguagem busca expressar, anunciar e pronunciar diferentes olhares, leituras, sentimentos e vivências que pessoas, culturas e povos vão organizando em relação ao que os circundam. O cotidiano escolar é um dos espaços onde continuamente transitam sujeitos e conhecimentos cujas vivências e redes de significados se percebem entretecidas com questões, que circunscrevem e indicam a presença do religioso de forma plural. O Ensino Religioso, em conformidade com a LDBEN n. 9394/96, nova redação do artigo 33 (Lei 9475/97) e Resolução 02/98 do Conselho Nacional de Educação o EnsinoReligioso, é disciplina de matrícula facultativa, compreendida como parte integrante da formação do cidadão e constitui-se em uma das dez áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. O respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e a isenção de quaisquer formas de proselitismo são critérios estabelecidos no texto de lei. O presente texto busca fazer algumas aproximações conceituais sobre linguagem e diferença no intento de sinalizar possíveis referências, para estudos e discussões da temática em relação à formação de educadores para a área de conhecimento de Ensino Religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Encontros-formação docente"

1

MOREIRA, P. S. "CARTOGRAFANDO Movimentos Curriculares Produzidos nas redes de Conversações nos Encontrosformações do proeja/ifes/es." Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2436.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T11:12:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_8082_PDF - Dissertação Entrega para PPGEUFES20141209-192625.pdf: 1510146 bytes, checksum: 1f9ce9e2ba265725db6ae239a6e946c3 (MD5) Previous issue date: 2014-09-26
Problematiza a constituição do currículo (e da formação docente no campo curricular), no cotidiano escolar, na dimensão das conversações. Objetiva acompanhar os movimentos curriculares concernentes ao Proeja entre formas e forças complexas no cotidiano do Ifes campus Venda Nova do Imigrante (VNI). Compõe com as linhas de pensamentos principalmente de Alves (2008, 2010, 2012); Carvalho (2004, 2008a, 2008b, 2009, 2012); Deleuze (1988, 2002, 2010); Deleuze e Guattari (1995); Ferraço (2007, 2008a, 2008b); Garcia (2011); Guattari (1987, 2004, 2012); Kastrup (2009, 2013); Lopes e Macedo (2011); Lopes (2010, 2011); Oliveira (2005, 2009, 2012); Paiva (2004, 2009); Rolnik (1989); e Spinoza (2013), entremeando os conceitos de movimentos e afetos no campo do currículo em redes na relação híbrida com os encontros-formações docente do/no Proeja. Adota a (não) metodologia cartográfica ao acompanhar movimentos curriculares (des)(re)territorializantes nas redes de conversações, especialmente nos encontrosformações: Rodas de conversas com professores e demais servidores do Proeja. Utiliza como principais instrumentos metodológicos a observação participante, a gravação das vozes e o registro em diário de campo. Contribui para outros movimentos de pesquisa ao capturarproduzir e analisar dados em que se percebe que: ainda que tenha ocorrido um planejamento coletivo, outras temáticas surgiram nos encontrosformações (que não se pretendiam engessados e não objetivavam a paralisação dos fluxos que pedem passagem), e tais assuntos puderam ser usados como disparadores para criação de outros movimentos curriculares; as concepções dos professores sobre a dificuldade/facilidade em ministrar aulas para o Proeja e os lugares estabelecidos entre estudantes e docentes no processo ensino-aprendizagem não estão relacionados diretamente, em relação de causa e efeito, à disciplina/área de conhecimento específica que ministram, mas aos agenciamentos, aos ligamentos e às rupturas produzidas nas relações com essas redes de saberesfazerespoderes que envolvem múltiplos agentes: docentes, outros servidores, alunos, experiências e encontros múltiplos dentrofora no espaçotempo do Ifes; uma tríade-refrão coopera para a criação de uma fôrma triangular que enfatiza a noção de um padrão em um processo molar enraizado nas árvores do conhecimento: perfil, seleção e nivelamento, contudo, algumas linhas de fuga dissonantes são criadas por entre as fissuras dos pretensos tons harmônicos; as frases os professores do IF não estão preparados para ministrar aulas para o Proeja ou não há formação/qualificação para os docentes se relacionarem com o Proeja são utilizadas, em alguns discursos, como escudos-argumentos para a opção-política de não oferta de vagas para a modalidade EJA em composição com fios que afirmam tal especificidade da educação básica, dentro da rede federal, como um favor social; processos que envolvem a (des)organização da matriz curricular são considerados por alguns participantes como início, produto e objetivo das conversas curriculares e provocam tensões que (i)mobilizam, (não) movimentam entre os afetos dos corpos, podendo levar à (não) ação coletiva; a noção de mercado de trabalho ainda impera nos discursos, ciclicamente, enquanto iníciofim das problematizações do currículo do Ensino Médio e da EJA; a expressão integração curricular é constantemente usada nos discursos que circulam o campus, no entanto, os sentidos produzidos, as concepções e as teorias curriculares que embasam a noção de integração no currículo são bem diversos; não há totalidades nos discursos, não há homogeneização, não foi efetivada nenhuma coesão/única voz representante (e esse também não era o objetivo desta pesquisa); ainda que o tema da roda se propusesse às conversas curriculares do/no Proeja, nesses encontros, os participantes manifestaram a necessidade de intensificar os movimentos produzidos nas rodas visando à discussão dos currículostextos de todos os cursos e modalidades ofertados pelos campus VNI e na intensificação de espaços para trocas de experiências curriculares cotidianas; na potencialização das diferenças como possibilidades de inventividade nos encontros-formações docente e nas danças curriculares que envolvem diversas relações de aprendizagem no Ifes, algumas experimentações foram produzidas, entre afetos, criando composições (des)(re)territorializantes e ressonando com movimentos que não se restringiram às rodas de conversas, contudo, enredaram-se em fios de outros espaçostempos do campus em tentativas de propagações de currículosmultidão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cassão, Pamela Aparecida. "Trabalho de parceria : encontros, palavras, experiência e alteridade nos tempos da formação docente /." Rio Claro, 2019. http://hdl.handle.net/11449/183404.

Full text
Abstract:
Orientador: Laura Noemi Chaluh
Resumo: O presente estudo disserta sobre a experiência formativa de três profissionais ligadas à docência. Eu, professora em exercício efetivo em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Rio Claro, e, duas discentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia também bolsistas vinculadas ao Programa do Núcleo de Ensino da Universidade Estadual Paulista (UNESP) articulado à Pró-reitoria de Graduação. Nossa parceria se constitui por meio dos projetos “Prática de Leitura e Literatura e Formação de Professores” (2014-2015) e “Do exercício de leitura e escrita na formação do professor: horizontes para promover a autoria e o trabalho coletivo” (2016) sob coordenação de uma docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro. A partir da proposta de compartilhar a docência de uma forma outra na escola, surgiu a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições que uma proposta de trabalho pedagógico (com crianças na sala de aula) desenvolvida por graduandas e professora em exercício podem trazer para a formação e constituição docente? O objetivo geral da pesquisa foi compreender as contribuições para a formação docente (inicial e continuada) possibilitadas a partir do encontro entre professora em exercício e bolsista em sala de aula. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: apresentar e diferenciar programas e projetos existentes no campo da formação inicial de professores no Brasil que possibilitam a inserção dos futuros profe... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The present research discourse about the formative experience of three professionals related to teaching. I, a practicing teacher at Rio Claro’s municipal schools and, two undergraduate students from the Undergraduate Program in Pedagogy also fellowships linked to the Program of the Teaching Nucleus os the Universidade Estadual Paulista (UNESP), articulated to Pró- Graduation Rectory (PROGRAD). Our partnership is formed through the projects "Practice Reading and Literature and Training of Teachers” and “From the reading and writing practice in teacher training: perspectives to promote the authorship and the collective work” (2016) under coordination of a professor in Department of Education at UNESP’S Bioscience Institute. Based on a proposal to share teaching in a different way in school, the research question arise: what are the proposal of pedagogical work’s contributions (with kids in the classroom) developed by undergraduates and a current teacher can bring to the formation and teacher constitution? The general objective of the research was to understand the contributions to the teacher training (initial and continued) made possible by the meeting between practicing teacher and student in the classroom. The following specific objectives were defined: to present and differentiate existing programs and projects in the field of initial training of teachers in Brazil that allow the insertion of future teachers in the daily life of the school; systematize studies that deal wi... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Priscila dos Santos. "Cartografando movimentos curriculares produzidos nas redes de conversações nos encontrosformações do PROEJA/IFES/ES." reponame:Repositório Institucional da UFES, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/1241.

Full text
Abstract:
Submitted by Maykon Nascimento (maykon.albani@hotmail.com) on 2014-12-15T20:22:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacao.Priscila dos Santos Moreira. Texto completo.pdf: 1510146 bytes, checksum: 120aedfe8c7610482a111f105a5be82a (MD5)
Approved for entry into archive by Elizabete Silva (elizabete.silva@ufes.br) on 2014-12-19T18:58:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacao.Priscila dos Santos Moreira. Texto completo.pdf: 1510146 bytes, checksum: 120aedfe8c7610482a111f105a5be82a (MD5)
Made available in DSpace on 2014-12-19T18:58:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacao.Priscila dos Santos Moreira. Texto completo.pdf: 1510146 bytes, checksum: 120aedfe8c7610482a111f105a5be82a (MD5) Previous issue date: 2014
Problematiza a constituição do currículo (e da “formação docente” no campo curricular), no cotidiano escolar, na dimensão das conversações. Objetiva acompanhar os movimentos curriculares concernentes ao Proeja entre formas e forças complexas no cotidiano do Ifes – campus Venda Nova do Imigrante (VNI). Compõe com as linhas de pensamentos principalmente de Alves (2008, 2010, 2012); Carvalho (2004, 2008a, 2008b, 2009, 2012); Deleuze (1988, 2002, 2010); Deleuze e Guattari (1995); Ferraço (2007, 2008a, 2008b); Garcia (2011); Guattari (1987, 2004, 2012); Kastrup (2009, 2013); Lopes e Macedo (2011); Lopes (2010, 2011); Oliveira (2005, 2009, 2012); Paiva (2004, 2009); Rolnik (1989); e Spinoza (2013), entremeando os conceitos de movimentos e afetos no campo do currículo em redes na relação híbrida com os encontros-formações docente do/no Proeja. Adota a (não) metodologia cartográfica ao acompanhar movimentos curriculares (des)(re)territorializantes nas redes de conversações, especialmente nos encontrosformações: “Rodas de conversas com professores e demais servidores do Proeja”. Utiliza como principais instrumentos metodológicos a observação participante, a gravação das vozes e o registro em diário de campo. Contribui para outros movimentos de pesquisa ao capturar produzir e analisar dados em que se percebe que: ainda que tenha ocorrido um planejamento coletivo, outras temáticas surgiram nos encontros formações (que não se pretendiam engessados e não objetivavam a paralisação dos fluxos que pedem passagem), e tais assuntos puderam ser usados como disparadores para criação de outros movimentos curriculares; as concepções dos professores sobre a “dificuldade/facilidade” em ministrar aulas para o Proeja e os lugares estabelecidos entre estudantes e docentes no processo ensino-aprendizagem não estão relacionados diretamente, em relação de causa e efeito, à disciplina/área de conhecimento específica que ministram, mas aos agenciamentos, aos ligamentos e às rupturas produzidas nas relações com essas redes de saberes fazeres poderes que envolvem múltiplos agentes: docentes, outros servidores, alunos, experiências e encontros múltiplos dentro fora no espaço tempo do Ifes; uma tríade-refrão coopera para a criação de uma fôrma triangular que enfatiza a noção de um padrão em um processo molar enraizado nas árvores do conhecimento: perfil, seleção e nivelamento, contudo, algumas linhas de fuga dissonantes são criadas por entre as fissuras dos pretensos tons harmônicos; as frases “os professores do IF não estão preparados para ministrar aulas para o Proeja” ou “não há formação/qualificação para os docentes se relacionarem com o Proeja” são utilizadas, em alguns discursos, como escudos-argumentos para a opção-política de não oferta de vagas para a modalidade EJA em composição com fios que afirmam tal especificidade da educação básica, dentro da rede federal, como um “favor social”; processos que envolvem a (des)organização da matriz curricular são considerados por alguns participantes como início, “produto” e objetivo das conversas curriculares e provocam tensões que (i)mobilizam, (não) movimentam entre os afetos dos corpos, podendo levar à (não) ação coletiva; a noção de “mercado de trabalho” ainda impera nos discursos, ciclicamente, enquanto início fim das problematizações do currículo do Ensino Médio e da EJA; a expressão “integração curricular” é constantemente usada nos discursos que circulam o campus, no entanto, os sentidos produzidos, as concepções e as teorias curriculares que embasam a noção de “integração” no currículo são bem diversos; não há totalidades nos discursos, não há homogeneização, não foi efetivada nenhuma coesão/única voz representante (e esse também não era o objetivo desta pesquisa); ainda que o tema da roda se propusesse às conversas curriculares do/no Proeja, nesses encontros, os participantes manifestaram a necessidade de intensificar os movimentos produzidos nas rodas visando à discussão dos currículos textos de todos os cursos e modalidades ofertados pelos campus VNI e na intensificação de espaços para trocas de experiências curriculares cotidianas; na potencialização das diferenças como possibilidades de inventividade nos encontros-formações docente e nas danças curriculares que envolvem diversas relações de aprendizagem no Ifes, algumas experimentações foram produzidas, entre afetos, criando composições(des)(re)territorializantes e ressonando com movimentos que não se restringiram às rodas de conversas, contudo, enredaram-se em fios de outros espaços tempos do campus em tentativas de propagações de currículos multidão.
It questions the curriculum constitution (and the “teachers training” one within the curriculum field) on school everyday in the conversations dimension. It aims at following the curriculum movements which touch Proeja among complex forms and forces within Ifes’s everyday – Venda Nova do Imigrante’s campus (VNI). It draws up on the thoughts of Alves (2008, 2010, 2012); Carvalho (2004, 2008a, 2008b, 2009, 2012); Deleuze (1988, 2002, 2010); Deleuze and Guattari (1995); Ferraço (2007, 2008a, 2008b); Garcia (2011); Guattari (1987, 2004, 2012); Kastrup (2009, 2013); Lopes and Macedo (2011); Lopes (2010, 2011); Oliveira (2005, 2009, 2012); Paiva (2004, 2009); Rolnik (1989); and Spinoza (2013), threading the concepts of movements and affections in the field of curriculum in networks within the hybrid relation with the teachers’ trainings-meetings of/im Proeja. It adopts the (no) cartographic methodology as it follows (de)(re)territorializing curriculum movements on the conversation networks, specially on the trainingsmeetings: “Conversation webs with teachers and other Proeja’s workers”. It uses as main methodological instruments the participant observation, the voices recording and a field journal’s notes. It contributes to other research movements as it captures-produces and analyses data in which one can notice that: even though there had been a collective planning, other themes come up on the meetingstrainings (that had not been intended to be casted and neither aimed at stopping the flows that come through). Such themes could be used as triggers to the creation of other curriculum movements. The teachers’ conceptions on “difficulty/easiness” to teach Proeja and the established places among students and teachers on the teaching-learning process are not straightly related, as cause and effect, to the specific discipline/area of knowledge they teach, but to the agency, to the bonding and the breaking produced within thee relations to theses webs of knowledgemakingpowers that gather multiple agents: teachers, other workers, students, experiences and multiple meetings insideout the Ifes’s spacetime. A triple-chorus endorses the creation of a triangular mold that emphasizes pattern’s notion within a molar process rooted on the knowledge trees: profile, selection and grading. However, some dissenting scape lines are created within the breaks of the alleged harmonious tunes. The sentences “[…] the IF teachers are not prepared to teach Proeja […]” or “[…] there is no training/qualification to the teachers to get related to Proeja […]” are used in some speeches as shield-arguments to the political option of not offering places to the YAE mode agreeing with the trends that affirm such specificity of basic education within the federal system as a “social favor”. Processes which involve the (dis)organization of the syllabus are considered to be “product” and objective of the curriculum conversations by some of the participants, which causes tensions that (im)mobilizes and (does not) moves among the affections of the bodies, which might lead to the (not) collective action. The notion of “job market” still reins on speeches, cyclically, as beginning-end of the High School and YAE’s curriculum questioning. The expression “syllabus integration” is constantly used on the speeches that go around the campus, however, the senses produced, the conception and the curriculum theories which support the notion of “integration” within curriculum are very diverse. There is no totality on the speeches, no homogenization, no single cohesion/only voice (which had not been the research’s objective). Even though the network theme proposed the curriculum conversation on/to Proeja, on these meetings participants mentioned the necessity of intensifying the movements produced on the conversation networks by aiming at discussing the curriculumtexts from all the courses and educational modes offered by the VNI campuses and of the intensification of places for everyday curriculum experiences exchanges. By potentializing the differences as inventive possibilities of teachers’ meetings-trainings and the curriculum dances that involve many relations of learning within IFES, some experiments were carried on, among affections, creating (de (re)territorializing compositions which resonate with movements that are not restricted to the conversation networks, however, are engaged in threads of other spacetimes of the campus as attempts to spread curricula-multitude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dall'igna, Maria Antonieta. "Por entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o "Poder Escolar" e o pensamento freiriano." Universidade Federal de Pelotas, 2012. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1681.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-20T13:48:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Antonieta DallIgna_Tese.pdf: 11418978 bytes, checksum: 3eb1b27d693f497cf3d149886b0d1db8 (MD5) Previous issue date: 2012-04-17
This study deals with teacher education which results from the participation in the Encontro sobre o Poder Escolar, a periodical event that has been held in Pelotas, RS, Brazil, since 2001. This meeting, which aims at developing and valuing professionals in Education, has been collectively sponsored and organized by different institutions. The presuppositions that have supported its planning are the recognition of teachers knowledge, the importance of dialogue and collective work in teacher education and the reflective action in teachers practices. The meeting, which has had a diverse program with conferences, panels, cultural activities, has also comprised Round Tables to Share Experiences, which have made teachers play the main roles in their development. Proposals have been open-ended so that the meeting can be re-constructed every year by introducing new activities and other actors, such as students and parents. The critical reflection upon a project that has been held for so long and has involved a large number of people resulted from an initial question: how do the Encontros sobre o Poder Escolar affect the school practices of the teachers who take part and present their experiences in these meetings? The need to set limits in th investigation led me to focus data collection on the reports of teachers who had presented their experiences. Data were collected by documents and consolidated by meetings with focal groups. The investigation had the characteristics of a case study whereas data interpretation respected the principles of content analysis. The dialogue with Freire s thoughts enabled me to find the dimensions of the concept of permanent education, such as development as a change, critical reflection upon practice and dialogue, in the Encontro sobre o Poder Escolar.
Este trabalho trata da formação docente que decorre da participação nos Encontros sobre o Poder Escolar. Os Encontros sobre o Poder Escolar, um evento que se realiza regularmente em Pelotas, Rio Grande do Sul, desde 2001 são promovidos e organizados coletivamente por diferentes instituições e têm por objetivo a formação e a valorização dos profissionais da educação. O reconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalho coletivo na formação de professores e a ação reflexiva sobre a prática são os pressupostos que fundamentam o planejamento dos Encontros. Com uma programação diversificada, que inclui conferências, painéis e atividades culturais, as Mesas de Apresentação de Experiências fazem dos professores protagonistas do encontro e da formação. A proposta do Encontro é aberta, reconstroi-se a cada ano com a introdução de novas atividades e o envolvimento de outros atores, entre eles, os estudantes e os pais. Refletir criticamente sobre um projeto que se realiza há tanto tempo e envolve um grande número de pessoas resultou de uma pergunta inicial: como os Encontros sobre o Poder Escolar repercutem na formação daqueles que participam desses eventos e apresentam suas experiências? A necessidade de estabelecer limites no processo investigativo levou-me a centrar a coleta de dados nas manifestações dos Apresentadores de experiências. Os dados foram coletados em documentos e consolidados em reuniões de grupos focais. A investigação apresenta características do estudo de caso e a interpretação dos dados seguiu os princípios da análise de conteúdo. Do diálogo estabelecido com o pensamento freiriano, foi possível encontrar no Encontro sobre o Poder Escolar dimensões do conceito de formação permanente, tais como: reflexão crítica sobre a prática e diálogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Segabinazi, Daniela Maria. "Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI." Universidade Federal da Paraí­ba, 2011. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6177.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:39:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2954568 bytes, checksum: 600590812a202abe291e08177ccfe533 (MD5) Previous issue date: 2011-08-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The main goal of this doctoral dissertation is to discuss the pedagogical education of literature professors in universities: their methodologies and conceptions regarding literature teaching. This research focuses on literature teacher education in Letras Course at UFPB, aiming at discussion and analysis of literature teaching in Letras Courses and its relationship with elementary education. It also highlights public policies and the history of literature teaching since its beginnings in Brazilian education, in order to understand and analyze literature teacher education in Letras Graduate Course at UFPB. Having this issue in mind, we raised questions about literature teacher education and its correlation with high schools and started our doctoral dissertation. We adopted literature and field research as our methodology, the last one consisting in students and teachers in high schools and undergraduates and professors in Letras Course. At first we set the discussion starting from a historical course of legislation and reforms which instituted the teaching of literature in schools and universities, pointing to the main changes and the permanence of some models in current teaching. After that, we investigated literature teaching in high school and higher education from theoretical approaches and, mainly, from data collected through questionnaires applied to students and teachers of both levels. We found that literature teaching in universities is limited to the History of Literature and reading of literary canon. Consequently this structure is reproduced in the contents and methodologies of high school literature teachers. We also found that the bibliography is recurring and there is no discussion regarding the didactics of literature and its correlation with high school in Letras Undergraduate Course at UFPB. Professors implement little or no change in their syllabuses and even after the curricular changes in the Pedagogical Project (PPP) of Letras Course they know little about the Curricular Guidelines of teacher education. It was also possible to detect that the same happens with high school teachers, reflecting a vicious circle in literature teaching.
A presente tese de doutorado tem por objeto central a discussão sobre a formação pedagógica do professor universitário de literatura: suas metodologias e concepções a respeito do ensino de literatura. Deste modo, a pesquisa concentra-se na formação do professor de literatura no curso de Letras da UFPB, objetivando a discussão e análise sobre o ensino de literatura nos Cursos de Letras e sua inter-relação com a educação básica, destacando as políticas públicas e a historicidade desse ensino desde suas origens na educação brasileira, a fim de compreendermos e realizarmos a crítica sobre a formação do professor de literatura no referido curso. A partir dessa problemática, levantamos questionamentos a respeito da formação do professor de literatura e sua correlação com o ensino médio. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, esta constituída por alunos e professores do ensino médio e graduandos e docentes do curso de Letras da UFPB. No primeiro momento, constituímos a discussão a partir de um percurso histórico das legislações e reformas que instituíram o ensino de literatura nas escolas e na Universidade, apontando suas principais mudanças e a permanência de alguns modelos no ensino atual. Posteriormente, investigamos o ensino de literatura no âmbito do ensino médio e superior a partir de enfoques teóricos e, principalmente, a partir de dados coletados através de questionários aplicados a professores e alunos dos dois níveis. Constatamos ao longo da pesquisa que o ensino de literatura nas universidades restringe-se se à História da Literatura e a leitura do cânone literário e, consequentemente, essa formação se reproduz nos conteúdos e metodologias do professor de literatura no ensino médio. Vimos também que, no curso de Letras da UFPB, as bibliografias são recorrentes e não há discussão a respeito da didática da literatura e sua correlação com o Ensino Médio. Os professores pouco ou nada mudam em seus programas de ensino e, mesmo com as alterações curriculares no PPP do curso de Letras, pouco sabem sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Letras e das licenciaturas. Também foi possível detectar que o mesmo acontece com os docentes do ensino médio, refletindo um círculo vicioso no ensino de literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Júnior Antonio Fernandes de. "Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada." PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25367.

Full text
Abstract:
Submitted by Automação e Estatística (sst@bczm.ufrn.br) on 2018-06-05T22:36:15Z No. of bitstreams: 1 AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf: 5726159 bytes, checksum: b9c8c4f8a0d470fa7100ab1a6a97dc8b (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2018-06-12T19:23:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf: 5726159 bytes, checksum: b9c8c4f8a0d470fa7100ab1a6a97dc8b (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-12T19:23:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf: 5726159 bytes, checksum: b9c8c4f8a0d470fa7100ab1a6a97dc8b (MD5) Previous issue date: 2018-03-08
Esse trabalho dissertativo desenvolve-se diante do espaço e tempo de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) do município do Natal, Rio Grande do Norte (RN), por meio da equipe de docentes formadores do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física (FOCO-EF), e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da equipe de docentes e discentes do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). O objetivo dessa pesquisa foi analisar a apropriação da cultura digital pelos docentes da SME do município do Natal-RN, durante as experiências nos encontros do FOCO-EF. Enquanto delineamento dessa investigação acionamos a pesquisa-ação, tendo como atores e atrizes desse processo investigativo 96 docentes em atuação profissional, a equipe de docentes formadores e dos discentes e docentes da UFRN, vinculados ao LEFEM. Dos 14 encontros promovidos pelo FOCO-EF, sete foram mediados pelas ações do LEFEM, provendo diálogos entre a Educação Física Escolar e a cultura digital. Esses encontros foram mobilizados por conceitos que problematizaram esses diálogos: comunicação, mediação, narrativa e gamificação. Dessa forma, o espaço e tempo empírico de nossa pesquisa-ação consistiu nas vivências dos encontros mediados pelo LEFEM. Para tanto, enquanto levantamento de informações, utilizamos entrevistas, questionários e a observaçãoparticipante. Ao longo dos encontros, diferentes relações foram estabelecidas pelos docentes com a cultura digital, entre visões pessimistas e otimistas, é possível anunciar o reconhecimento de sua presença nos distintos contextos de atuação, principalmente através da percepção dos diferentes modos de ser e agir das novas gerações. No entanto, identificamos a existência de fatores intrínsecos e extrínsecos na (des)mobilização desses docentes com a apropriação da cultura digital, na qual duas tendências intrínsecas, aparecem como principais fatores de potência para essa mobilização: 1) a concepção de ensino; e 2) a crença na cultura digital como possibilidade de relações com a Educação Física Escolar.
This dissertation is based on a partnership between the Municipal Secretary of Education (SME) of the municipality of Natal, Rio Grande do Norte (RN), through the team of teachers who form the Continuing Education Program of Physical Education Teachers (FOCO- EF), and the Department of Physical Education (DEF) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), through the team of teachers and students of the Laboratory of Studies in Physical Education, Sport and Media (LEFEM). The objective of the research is to analyze the appropriation of the digital culture by the SME teachers of the municipality of Natal-RN, during the FOCO-EF meetings. This research has as the methodology the action research, having as actors of this investigative process 96 professors in professional practice, the team of teacher trainers and the students and teachers of UFRN, linked to LEFEM. 14 meetings were conducted by FOCO-EF, of which 7 were mediated by LEFEM actions, providing dialogues between Physical School Education and digital culture. These meetings were mobilized by concepts that problematized these dialogues: communication, mediation, narrative and gamification. In this way, the empirical space and time of our action research consisted of the experiences of the meetings mediated by LEFEM. For the collection of information, we used interviews, questionnaires and participant observation. Different relationships were established by teachers with digital culture, between pessimistic and optimistic visions, it is possible to announce the recognition of their presence in the different contexts of action, through the perception of the different ways of being and acting of the new generations. However, we have identified the existence of intrinsic and extrinsic factors in the mobilization and demobilization of these teachers towards the appropriation of the digital culture. Two intrinsic tendencies appear as the main power factors for this mobilization: 1) the conception of teaching; and 2) the belief in digital culture as a possibility of relations with Physical School Education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Encontros-formação docente"

1

Oliveira, Mário Cézar Amorim de, Nilson de Souza Cardoso, and Jaqueline Rabelo de Lima. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.000.

Full text
Abstract:
Você tem em mãos o e-book com os Anais do ENEBIOnLine, a edição totalmente à distância (ou remota, ou virtual, ou on-line, como queira! rs) do VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO), do VIII Encontro de Ensino de Biologia da Regional Nordeste (VIII EREBIO-NE) e do II Simpósio Cearense de Ensino de Biologia (II SCEB). Uma edição histórica, em vários sentidos: 1. A primeira edição completamente não presencial dos nossos encontros de Ensino de Biologia; 2. A primeira edição organizada e realizada durante uma pandemia de grandes proporções que causa (ainda, infelizmente) uma crise sanitária sem precedentes na história mundial; e 3. Uma edição que tem “história pra contar”, exatamente em virtude desses contextos. Em 2018, no VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII ENEBIO) e I Encontro Regional de Ensino de Biologia (I EREBIO-NORTE), estávamos muito animados em trazer de volta para o Nordeste esse evento que bianualmente congrega nossa comunidade sbenbiana e tem o papel fundamental de dar continuidade e ampliar as ações da SBEnBio, promovendo interações de profissionais que atuam em diversos níveis e ambientes educativos no ensino de Ciências e de Biologia. Além disso, pensávamos em consolidar o EREBIO-NE como um importante espaço acadêmico-científico de troca e aprendizados entre professores e pesquisadores da região. Esses encontros congregam pesquisadores dos campos do Ensino de Ciências e Biologia, professores do ensino superior e da educação básica, além de estudantes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e afins, alcançando quatro importantes segmentos de investimento na educação científica de qualidade. Empolgados com a expressiva participação numérica alcançada nos encontros nacionais anteriores e com a possibilidade de mitigar a carência de eventos dessa natureza e magnitude na região nordeste, em 2019 submetemos três propostas de tema gerador a uma enquete pública nas redes sociais. O tema gerador escolhido para o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e II SCEB, foi Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Um tema que nos possibilitaria propor debates sobre questões pertinentes ao contexto social, político e educacional que o país atravessava e que acreditávamos que impactariam a formação inicial e continuada tanto quanto o trabalho de professores de Ciências e Biologia, tais como: as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, as recém aprovadas Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de questões sócio ambientais e culturais, educação para as relações étnico-raciais, educação no campo, educação indígena, relação entre conhecimento científico e conhecimentos de outras naturezas (religiosos, senso comum etc.), dentre tantas outras importantes questões. Nem imaginávamos que um vírus, que ironia, nos imporia mudanças... ainda no final de 2019 vimos nos noticiários o surto do SARS-CoV-2 na China... graças à nossa formação específica (em Ciências Biológicas) e à lembrança de situações anteriores, como a do surto da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS) em 2002-2003, sabíamos que poderíamos estar diante não apenas de uma mera “gripezinha”, mas mantivemos os planos do evento que estava agendado para acontecer no período de 29 de Abril a 02 de Maio de 2020. Tínhamos um enorme interesse em promover o debate acerca das experiências dos professores e pesquisadores que atuam em diferentes espaços e níveis de escolaridade e refletir sobre como as características da pluralidade e laicidade necessárias a uma educação básica democrática e inclusiva, especialmente a educação científica, estavam, e ainda estão hoje, vulneráveis no contexto dos atuais projetos e políticas educacionais. Nesse contexto, debater conflitos, propor ações e compartilhar experiências eram os desafios que nos moviam a pensar itinerários de resistência que caminhassem na direção do fortalecimento da profissão docente e do ensino de Ciências e de Biologia. Com o aumento do número de casos de infecções na China e com sua disseminação pela Europa, nos acendeu o alerta para um eventual adiamento. Em março, o primeiro caso no Brasil é noticiado, mais tensão e mais apreensão. Tivemos uma primeira onda, da qual, para alguns especialistas, nunca saímos, decidimos, portanto, após as primeiras medidas de isolamento social, adiar a realização do Encontro para acontecer, ainda presencialmente, de 02 a 04 de setembro de 2020. Em 31 de maio, já somávamos mais de 29 mil vidas ceifadas no país pela COVID-19, em meio a negacionismos de todas as ordens que indicavam que o quadro provavelmente pioraria. Em junho de 2020, a Coordenação Organizadora Local, em concordância com a Diretoria Executiva Nacional (DEN) da SBEnBio e seu Conselho Deliberativo Nacional (CDN), comunicava o adiamento do evento por tempo indeterminado. Nesse momento, tínhamos indicativos de que poderíamos contar em breve com uma vacina, mas não havia prazo para que isso acontecesse. O Ceará e outros estados nordestinos estavam em lockdown, o país estava atônito frente à disseminação do vírus e ao negacionismo dos que deveriam estar lutando para combatê-lo. Final do ano de 2020, apesar de uma pequena queda do número de mortes no país e do anúncio de vacinas por laboratórios e institutos como o Butantan e a Fiocruz, as exitosas experiências de nossa parceira, Realize Eventos Científicos, na organização de eventos nacionais on-line, nos estimulou a retomar a organização do evento e considerar a possibilidade de sua realização nesse modelo. Seria uma aventura! Mas será que a vacinação não possibilitaria nos encontrarmos presencialmente, já em 2021? As estimativas não eram nada animadoras. Tudo indicava que o foco do governo federal seria o “tratamento precoce”, sabidamente ineficiente. Enfim, nos apegamos a experiência de nossa parceira e, em novembro de 2020, anunciamos o novo formato do evento, nascia o ENEBIOnLine! E foi contando com expressiva compreensão e apoio da comunidade sbenbiana que, mesmo que registrado descontentamentos, prevaleceu a decisão consciente ante a crise sanitária que ainda enfrentávamos no final de 2020 e início de 2021; e de 25 a 29 de janeiro aconteceu o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e o II SCEB, no formato totalmente on-line. Mantivemos praticamente a mesma programação, apesar do contexto da pandemia de COVID-19 e de suas implicações para a nossa área, como o impacto do ensino remoto na educação científica e formação docente, terem permeado inevitavelmente os debates nas palestras, mesas redondas e sessões de apresentação de trabalho. Podemos dizer que foi um “sucesso de público e de crítica”, com 909 credenciados participando das seis mesas redondas, palestras de abertura e encerramento, reunião ampliada da SBEnBio, painel temático reunindo as ex-presidentas e os ex-presidentes da associação... e tudo no conforto e na segurança de nossos lares. Uma decisão que já durante o evento se mostrava acertada, tendo em vista o recrudescimento da crise sanitária, com aumento alarmante do número de mortos (hoje, já somamos mais de 265.500 vidas perdidas para a COVID-19, segundo o último balanço do consórcio de veículos de imprensa), colapso da rede de atendimento hospitalar e que, possivelmente, será agravada em função da morosidade da vacinação no país associada ao “jeitinho brasileiro” de desobedecer as normas básicas de (auto)proteção contra a infecção. Apesar dos tempos terríveis que aparentemente ainda haveremos de enfrentar, esperamos que o reconhecimento pelo STF da perseguição jurídica sofrida pelo nosso ex-presidente da República... ops (desculpem-nos o ato falho! rs)... esperamos que a publicação desse e-book com os Anais do ENEBIOnLine, contendo a íntegra dos 632 trabalhos apresentados durante o evento, chegue como um sopro de esperança de que dias melhores virão! De que depois da peste e da tempestade, virá a bonança... de que, no segundo semestre de 2022, todes vocês poderão estar conosco em Fortaleza, Ceará, para o IX ENEBIO, IX EREBIO-NE e III SCEB... para sentir o calor da ‘Terra da Luz’ e do abraço que não pôde ser dado, para debater sobre o Ensino de Biologia, cada dia mais necessário no enfrentamento do negacionismo científico e das fake news que adoecem de morte o Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Encontros-formação docente"

1

TAITA RODRIGUES BRITO, TALAMIRA. "A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O INÍCIO DE CARREIRA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.024.

Full text
Abstract:
TRATA-SE DE REFLEXÕES A PARTIR DE RESULTADOS DE PESQUISAS SOBRE O INGRESSO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, TENDO COMO REFERÊNCIA AS NARRATIVAS DE TRÊS PROFISSIONAIS. COM BASE NOS ESTUDOS (AUTO)BIOGRÁFICOS, TEMOS OBJETIVO APRESENTAR A REALIDADE DE INÍCIO DA CARREIRA, OS DESAFIOS PROPOSTOS E O ENCONTRO COM FORMAS DE LIDAR COM O NOVO. AFINAL PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NÃO HÁ UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA QUE GARANTA EXPERIÊNCIA A PRIORI COM O UNIVERSO ACADÊMICO. DOS RELATOS, DEPREENDEMOS QUE A RELAÇÃO COM O INÍCIO DA CARREIRA SERÁ SINGULAR, A FORMAÇÃO PARA ESSE DOCENTE SE DARÁ A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS, NÃO HOUVE UMA MOMENTO DE FORMAÇÃO OFERECIDA PELA INSTITUIÇÃO PARA TAL FINALIDADE NAQUELE MOMENTO DE PESQUISA, HÁ ENCONTROS FELIZES COM A FAZER-SE PROFESSOR, MAS TAMBÉM HÁ DESAFIOS PROPOSTOS NO PROCESSO FORMATIVO DE TAIS PROFISSIONAIS QUE MERECEM ATENÇÃO POR PARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUCIONAIS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

DE OLIVEIRA BLOOMFIELD FERNANDES, KARINE, and GISELE DOS SANTOS MIRANDA. "A ‘BIOECONOMIA’ EM JOGO: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O DEBATE DE TEMAS DO PRESENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.060.

Full text
Abstract:
O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O JOGO QUE FOI ELABORADO NO COLUNI-UFF, A PARTIR DO TEMA DE 2019 DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CONTEXTO DE UM PROJETO QUE VISA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. ASSIM, TROUXEMOS PARA O CONTEXTO ESCOLAR UM TEMA DA ATUALIDADE AO OFERECERMOS PARA ALUNOS DO SEXTO E SÉTIMO ANOS, A ELETIVA “BIOECONOMIA: VAMOS FALAR SOBRE?”. FOI DURANTE OS ENCONTROS COM A TURMA, QUE PERCEBEMOS QUE A COMPREENSÃO SOBRE O TEMA, TALVEZ POR SUA COMPLEXIDADE, AINDA DEIXAVA MUITAS DÚVIDAS. ENTÃO, A IDEIA DO JOGO SOBRE BIOECONOMIA TOMOU FORÇA E FORMA PELAS MÃOS DA BOLSISTA DO PROJETO. REFLETINDO SOBRE O PROCESSO, NOS APOIAMOS EM TARDIF ET AL. (1991, P. 228) AO ENTENDER QUE A ATIVIDADE DOCENTE SE EXERCE EM UMA REDE DE INTERAÇÕES COM OUTRAS PESSOAS, NUM CONTEXTO ONDE O ELEMENTO HUMANO É DETERMINANTE E DOMINANTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Jannaina Calixto de, Isabel Cristina Dose L. Almeida, and Vitor Gomes. "PRÁTICAS CRIATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS." In DISCUSSÕES INTERDISCIPLINARES NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE II, 39–42. Editora Artemis, 2020. http://dx.doi.org/10.37572/edart_0401206205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GOMES BOMFIM, ANDRESSA, SIMONE ROCHA SALOMÃO, and MARIANA LIMA VILELA. "COLEÇÕES BIOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: LEVANTAMENTO NOS ANAIS DOS EREBIO RJ/ES (2005-2019)." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.150.

Full text
Abstract:
ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER E DESCREVER PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS NAS DISCIPLINAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. BUSCA-SE INVESTIGAR PRODUÇÕES DIDÁTICAS E A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS E/OU DE PROFESSORES, IDENTIFICANDO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DE MEDIAÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NESSE CENÁRIO, É DADA ÊNFASE ÀS COLEÇÕES BIOLÓGICAS, RECONHECENDO-AS COMO ARTEFATOS PRÓPRIOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO BIOLÓGICO E DAS TRADIÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE BIOLOGIA. ASSIM, NUM PRIMEIRO MOVIMENTO, BUSCOU-SE NOS ANAIS DOS ENCONTROS REGIONAIS DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 2 – EREBIO RJ/ES TRABALHOS QUE TRATASSEM DE COLEÇÕES, EXPLORANDO SEU POTENCIAL CIENTÍFICO E DIDÁTICO. OS RESULTADOS INDICAM A ZOOLOGIA E A BOTÂNICA COMO TEMAS MAIS CONTEMPLADOS COM O USO DE COLEÇÕES, DEFENDIDAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS SIGNIFICATIVOS E VALORIZADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E ALGUMAS INSTITUIÇÕES SE DESTACARAM NOS RELATOS APRESENTADOS NOS EREBIOS ANALISADOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CARRETTI DI SIERVI, THIONI, PALOMA DAMIANA ROSA CRUZ, and DANIELA HARUMI HIKAWA. "VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO POR EIXOS DO CURRÍCULO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.558.

Full text
Abstract:
A REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIOU UM MOVIMENTO FORMATIVO, A PARTIR DE 2018, CONSIDERANDO A NECESSIDADE DO APROFUNDAMENTO DAS CONCEP??ES DE ENSINO DE CI?NCIAS CONTIDAS NO CURR?CULO DA CIDADE DE CI?NCIAS NATURAIS. OS MOVIMENTOS FORMATIVOS S?O ESSENCIAIS PARA QUE PROFESSORES POSSAM REFLETIR, REPENSAR E MODIFICAR SUAS PR?TICAS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENUNCIAR UMA EXPERI?NCIA FORMATIVA CUJA ESTRAT?GIA UTILIZADA FOI A HOMOLOGIA DE PROCESSOS SOB UMA PERSPECTIVA CR?TICO-REFLEXIVA. A FORMA??O ?ASTRONOMIA NO CURR?CULO DA CIDADE: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES? FOI REALIZADA NO ANO DE 2019, PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL QUE ENSINAM CI?NCIAS. A CADA ENCONTRO, OS PROFESSORES REALIZARAM UMA AVALIA??O DO CURSO E COM ESTES DADOS E OS RELATOS DOS ENCONTROS A FORMA??O FOI ANALISADA. OS RESULTADOS MOSTRARAM A IMPORT?NCIA DA FORMA??O CR?TICO-REFLEXIVA E DA HOMOLOGIA DE PROCESSOS, QUE PROMOVEM A AUTORREFLEX?O, TENCIONANDO A MUDAN?A EM CREN?AS E SABERES SOBRE A PR?TICA DOCENTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Encontros-formação docente"

1

Cassola, Rosangela Vargas. "Heterogeneidade de Políticas Públicas de Formação Docente." In II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2018.14811.

Full text
Abstract:
Objetivamos identificar a potencialidade de utilização da TV Escola na formação contínua de professores que trabalham com alunos que apresentam necessidades especiais. A coleta de dados ocorreu em fases: usamos como instrumento um questionário, realizamos entrevista e procedemos a utilização da Técnica de Grupo Focal em seis encontros presenciais. Os dados revelam que os professores desconhecem os Programas da Série Educação Especial da TV Escola, bem como o conceito de deficiência mental e indicam que é possível usar a TV Escola como meio de formação contínua desde que considerados três aspectos: 1) aspectos organizacionais da escola; 2) questões profissionais de formação docente e 3) políticas de implantação da TV Escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cambraia, Adao, and Uianes Rockenbach Biondo. "Comunidade de Prática Lusobrasileira na Formação de Professores pela Recriação da Cultura Tecnológica." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1419.

Full text
Abstract:
A comunidade de prática lusobrasileira tem o objetivo de analisar as características do processo formativo vivenciado que proporcionaram o Desenvolvimento Profissional Docente na recriação da cultura tecnológica. O texto foi desenvolvido fazendo uma análise de encontros de estudo coletivo (gravados e transcritos) com interação no ciberespaço. Ainda, para ilustrar o contexto brasileiro foi utilizado publicações de trabalhos. Para análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva, produzindo duas categorias interligadas, que trazem indícios de um desenvolvimento profissionalconjugado com a recriação da cultura tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Giovanetti, Leonardo Khaoê, Ceyça Lia Palerosi Borges, Micaelli Lobo Dos Santos, and Lisandro Tomas Da Silva Bonome. "A CONSTRUÇÃO DE HORTAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1790.

Full text
Abstract:
Introdução:A Educação Ambiental é um importante instrumento para o alcance da sustentabilidade e deve ser abordada em todos os níveis do processo educativo a fim de impulsionar ações que priorizem o meio ambiente e a sociedade. A construção de hortas escolares se torna relevante para apresentar conceitos relacionados ao meio ambiente de forma didático-prática e interdisciplinar, aliada a visão sistêmica que proporcionam a interpretação crítica e reflexiva em relação ao ambiente. Objetivos:Buscou-se fomentar a Educação Ambiental a partir da construção de hortas e realização de oficinas em duas escolas do município de Rio Bonito Iguaçu-PR através da extensão universitária. Material e métodos:As atividades foram conduzidas por estudantes e professores dos cursos de Agronomia e Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, campus Laranjeiras do Sul (PR) e realizadas entre julho e dezembro de 2016 nos colégios estaduais rurais Iraci Salete Strozak e Pinhalzinho. Contemplaram toda o planejamento, construção e produção de hortas e realização de dinâmicas sobre a temática com estudantes do ensino básico e médio. Resultados:O projeto alcançou 663 pessoas, entre alunos (89%), professores (8%) e a comunidade escolar (3%), com encontros quinzenais entre os extensionistas e público alvo. Neste período foi realizado a revitalização e preparo do espaço para as hortas, arrecadação de garrafas pet, construção de sementeiras, preparo de bandejas de mudas e canteiros, adubação orgânica, instalação de sombrites, planejamento e plantio de mudas, cuidados com a horta e oficinas sobre compostagem, educação alimentar, biofertilizantes e plantas medicinais. Todas as ações foram protagonizadas pelos alunos das escolas e orientadas pelos docentes e discentes da UFFS, de forma a colocar os alunos como agente principal na construção do conhecimento na busca pela conscientização ambiental. A produção da horta foi destinada a alimentação escolar e/ou venda para a comunidade, com renda revertida para as escolas envolvidas. Conclusão:Este trabalho permitiu que a abordagem de temas como manejos sustentáveis na produção de alimentos, importância dos recursos naturais, reciclagem e soberania alimentar fossem debatidos de maneira didática e participativa com os alunos em processo de formação de forma multidisciplinar, além de propiciar a construção da área produtiva (hortas) para a comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography