To see the other types of publications on this topic, follow the link: Encontros-formação docente.

Journal articles on the topic 'Encontros-formação docente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Encontros-formação docente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

SILVA (UNEB), Ramires Fonseca, and Liége Maria Sitja FORNARI (UNEB). "LINHAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PLASTICIDADES DOS ENCONTROS RIZOMÁTICOS." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 10, no. 24 (December 11, 2018): 162–78. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.11.p162.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a investigar as possíveis convergências entre a filosofia da diferença elaborada por Gilles Deleuze em parceria com Félix Guattari e o campo da formação docente contemporânea, reconhecendo que as narrativas educativas contemporâneas são produzidas em territórios instituídos a partir de uma linearidade instrumental com impactos significativos no percurso dos formandos. Nesse sentido, pretende-se problematizar a formação docente, inserindo um pensar educativo de perspectiva elíptica, oblíqua, sem centro, em que combinações são produzidas nos atos experienciais via encontros criativos. Tem-se como objetivo também identificar nexos estabelecidos em dimensões rizomáticas num solo imanente entre o horizonte da territorialidade educacional e a concepção construtiva de modos de subjetividades no movimento da processualidade. Trata-se, portanto, de examinar os agenciamentos conceituais de viés inventivo na processualidade formativa instituída.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maknamara, Marlécio. "Encontros entre pesquisas (auto)biográficas e necessidades de formação docente em Ciências." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 24, 2020): 135–55. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11339.

Full text
Abstract:
Este artigo filia-se às pesquisas que contribuem com a formação docente no interesse pelas dimensões subjetivas da docência e pelos trabalhos que privilegiam o (auto)biográfico para conhecer necessidades de formação docente em Ciências. A partir da pergunta “que contrapartidas as pesquisas (auto)biográficas podem oferecer à formação docente em Ciências?”, o objetivo é abordar a produtividade de pesquisas (auto)biográficas para o conhecer necessidades de formação docente em Ciências. Inspirado dos métodos (auto)biográficos, apresenta resultados da abordagem investigativa sobre necessidades formativas que temos dado a pesquisas sobre formação nessa área. Os resultados retomam e ampliam alguns dos estudos que temos realizado no campo das pesquisas (auto)biográficas, visando a esclarecer direções e contrapartidas que nossas pesquisas têm fornecido em prol da formação docente em Ciências. O artigo conclui argumentando a favor do encontro entre o (auto)biográfico e estudos de necessidades de formação, no sentido de sua produtividade para a formação docente em Ciências e de possibilidades de inspiração para outros achados de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Backes, Luciana, and Glaucia Silva da Rosa. "Tecnologias digitais na formação docente: reconstrução de sentidos." Impulso 28, no. 71 (July 13, 2018): 79. http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v28n71p79-93.

Full text
Abstract:
O artigo reflete sobre a tensão evidenciada na educação entre docentes e tecnologias, a partir de uma pesquisa realizada por meio da formação docente. A pesquisa é de natureza exploratória e envolve análise de natureza qualitativa, onde a metodologia utilizada para o desenvolvimento foi a pesquisa-formação multirreferencial, que partiu da seguinte problemática: Como se constitui a reconstrução de sentidos na relação entre tecnologias digitais e educação para os docentes da rede municipal de Canoas/RS? Para desenvolver o estudo foi realizado um curso de formação docente (nível extensão acadêmica) ofertado na modalidade b-learning (encontros presenciais e online) para os professores da rede municipal do ensino básica. Nessa investigação foi possível evidenciar que a reconstrução de sentidos se dá na capacidade dos seres humanos em produzir significados, e isso se revela em meio as interações que emergiram durante o curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brum, Jaqueline Magalhães, and Nilcea Elias Rodrigues Moreira. "POR UMA APRENDIZAGEM PELO ENCONTRO. EXPERIÊNCIAS APRENDENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE ON-LINE." Linha Mestra, no. 44 (September 14, 2021): 255–63. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p255-263.

Full text
Abstract:
Este ensaio trata dos efeitos que emergem dos encontros experienciados nos percursos formativos de professora(e)s na modalidade a distância, na dimensão da relação entre afetos/afecções e aprendizagens. A aposta é de que, nos ambientes de formação docente on-line, a aprendizagem se dá pelo encontro, pelo afeto, e não apenas pela prescrição, pelo engessamento e pelo template. Busca problematizar as experiências aprendentes, criativas e inventivas que ocorrem em ambientes de formação a distância de professores promovidas em unidades de ensino da rede municipal de Vitória/ES, utilizando a plataforma Moodle, (denominada VixEduca).Utiliza alguns conceitos criados e/ou deslocados por Deleuze e Deleuze e Guattari, os quais ajudaram a pensar a formação docente a distância como espaço de criação e de aprendizagens agenciadas pelo afeto. Visa articular a perspectiva das redes de conversações ampliadas para as redes de conectividades virtuais como produtoras de encontros, conversas, afetos/afecções de alegria e conhecimento. Conclui que a força da formação docente a distância pode ser espaço potente de criação, encontros e aprendizagens inventivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ramos, Maria Rosângela Silveira, Celso Ilgo Henz, and Dóris Pires Vargas Bolzan. "Auto(trans)formação permanente e desenvolvimento docente no contexto do PIBID." Revista Internacional de Educação Superior 5 (May 1, 2019): e019003. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652428.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado concluída em 2017, que teve como objetivo compreender e analisar a realização e os desdobramentos formativos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nos subprojetos de Química e Biologia em uma Instituição de Ensino Superior. As narrativas apresentadas são retiradas dos diálogos emergidos nos encontros presenciais, realizados em cada campus participante da pesquisa. Nesses encontros, utilizamos a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, inspirados nos Círculos de Cultura freireanos em aproximação com a pesquisa-formação . Os encontros possibilitaram a percepção de que os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos contribuem para a ação-reflexão-ação sobre as práxis educativas dos pibidianos e com a auto(trans)formação permanente tanto dos professores quanto dos bolsistas de iniciação, contribuindo com o desenvolvimento profissional docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Manente, Elyrrandro Habys Soares, and Valdete Côco. "Práticas pedagógicas e formação docente intermediadas nos encontros com os bebês." Zero-a-Seis 19, no. 35 (May 29, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.5007/49689.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11No bojo da articulação entre formação de professores e as demandas do trabalho pedagógico na educação infantil, este artigo focaliza como os bebês interagem com as propostas de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, desenvolve a pesquisa qualitativa exploratória, sustentada em referenciais bakhtinianos, contando também com a interlocução com Certeau (2010) em uma sala do Grupo I (crianças de até um ano e onze meses), de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na região da Grande Vitória, do Estado do Espírito Santo. A pesquisa investiga as especificidades do brincar dos bebês, com vistas a propor outras atividades mobilizadoras dos movimentos expressivos e criativos das crianças. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Dcneis), que apontam, como eixos do trabalho docente com as crianças, a interação e a brincadeira, as práticas perspectivadas envolviam os jogos dramáticos almejando proporcionar experiências com diversos tipos de linguagens e expressões. Como resultado, a pesquisa assinala que os encontros com os bebês movem também a formação docente, evidenciando novos elementos para a proposição de práticas pedagógicas com as crianças pequenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Manente, Elyrrandro Habys Soares, and Valdete Côco. "Práticas pedagógicas e formação docente intermediadas nos encontros com os bebês." Zero-a-Seis 19, no. 35 (May 29, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11No bojo da articulação entre formação de professores e as demandas do trabalho pedagógico na educação infantil, este artigo focaliza como os bebês interagem com as propostas de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, desenvolve a pesquisa qualitativa exploratória, sustentada em referenciais bakhtinianos, contando também com a interlocução com Certeau (2010) em uma sala do Grupo I (crianças de até um ano e onze meses), de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na região da Grande Vitória, do Estado do Espírito Santo. A pesquisa investiga as especificidades do brincar dos bebês, com vistas a propor outras atividades mobilizadoras dos movimentos expressivos e criativos das crianças. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Dcneis), que apontam, como eixos do trabalho docente com as crianças, a interação e a brincadeira, as práticas perspectivadas envolviam os jogos dramáticos almejando proporcionar experiências com diversos tipos de linguagens e expressões. Como resultado, a pesquisa assinala que os encontros com os bebês movem também a formação docente, evidenciando novos elementos para a proposição de práticas pedagógicas com as crianças pequenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Stano, Rita de Cássia M. T. "O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia." Educar em Revista, no. 57 (September 2015): 275–90. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.40724.

Full text
Abstract:
Resumo:O percurso formativo do professor não se limita a um curso de formação inicial. A própria especificidade da profissão docente aponta que o cotidiano escolar e as ações docentes, no exercício reflexivo, revertem-se em cenário de formação continuada, muitas vezes, mais eficientes que cursos de curto período. Observa-se, porém, que o cotidiano escolar e as ações docentes só se tornam elementos propiciadores de formação continuada docente se ao professor é legitimado um tempo-lugar para o devido distanciamento do familiar da docência, para que então a reflexão se torne possível. Este texto apresenta a experiência de um Grupo de Trabalho sobre a Pedagogia para a Autonomia (GTPA), em que se exercita o compartilhamento e a reflexão de práticas docentes, num lugar e tempo comuns a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior. A metodologia utilizada e norteadora da captação dos sentidos deste grupo foi uma escuta hermenêutica para a análise de registros de dois encontros presenciais em que as práticas docentes são compartilhadas. A partir de seus fundamentos, construídos no decorrer dos encontros, o GTPA tem se configurado como um modo de garantir que a docência seja cuidada, reinventada e fortalecida pelos pares, num movimento colaborativo de pensar a prática, buscando reorganizá-la a partir de determinados referenciais teórico-pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão, Mariana Wisnivesky, Paula Saretta, Fernanda Costa Paulucci, Carolina Pasquote Vieira, and Carolina de Aragão Escher Marques. "Partilhando formação, prática e dilemas: uma contribuição ao desenvolvimento docente." Psicologia Escolar e Educacional 9, no. 1 (June 2005): 71–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572005000100007.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou analisar momentos que caracterizam a prática, a formação e os dilemas cotidianos do profissional práticoreflexivo, buscando compreender suas crenças. Foram realizados 23 encontros entre seis professoras e uma psicóloga. As falas transcritas, divididas em 11 categorias, foram submetidas a entrevistas recorrentes. Os resultados indicaram a necessidade de vincular, na formação e no cotidiano do professor, teoria e prática, a partir da reflexão sistemática, cotidiana, democrática e compartilhada entre os pares. Isto tendo em vista a formação docente como um processo multifacetado, pautado em diversas dimensões, que acabam sendo edificadoras de muitos dos saberes docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Blanck de Oliveira, Lílian, and Simone Riske-Koch. "LINGUAGEM E DIFERENÇA: ESPAÇOS E ENCONTROS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO." Revista Diálogo Educacional 8, no. 23 (July 17, 2008): 245. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i23.4033.

Full text
Abstract:
As percepções e construções em relação ao sagrado integram o substrato cultural dos povos, cujos relatos e registros elaborados sistematicamente pela humanidade se constituem em uma rica fonte de conhecimentos a instigar, desafiar, conflitar e subsidiar as gerações. A linguagem busca expressar, anunciar e pronunciar diferentes olhares, leituras, sentimentos e vivências que pessoas, culturas e povos vão organizando em relação ao que os circundam. O cotidiano escolar é um dos espaços onde continuamente transitam sujeitos e conhecimentos cujas vivências e redes de significados se percebem entretecidas com questões, que circunscrevem e indicam a presença do religioso de forma plural. O Ensino Religioso, em conformidade com a LDBEN n. 9394/96, nova redação do artigo 33 (Lei 9475/97) e Resolução 02/98 do Conselho Nacional de Educação o EnsinoReligioso, é disciplina de matrícula facultativa, compreendida como parte integrante da formação do cidadão e constitui-se em uma das dez áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. O respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e a isenção de quaisquer formas de proselitismo são critérios estabelecidos no texto de lei. O presente texto busca fazer algumas aproximações conceituais sobre linguagem e diferença no intento de sinalizar possíveis referências, para estudos e discussões da temática em relação à formação de educadores para a área de conhecimento de Ensino Religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Tonello, Leonardo Priamo. "ENTRE ENCONTROS E DESENCONTROS: NARRATIVAS DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS." Revista Prática Docente 5, no. 3 (December 30, 2020): 1909–26. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n3.p1909-1926.id820.

Full text
Abstract:
O processo de constituição docente perpassa diversas questões, como a formação, o contexto político e social, chegando à dimensão da atuação profissional, formando uma complexa tessitura. O trabalho tem por objetivo apresentar e examinar o processo de constituição docente de um licenciando em Ciências Biológicas durante seu percurso formativo, a partir de escritas narrativas realizadas no Diário de Formação (DF). Foi possível identificar o estabelecimento de quatro momentos emergentes nas escritas reflexivas das narrativas: i) tomada de consciência do ser professor, ii) problematização e reflexão crítica da sala de aula, iii) a busca de sentido para o ensino: os desafios do fazer/ser docente e iv) ressignificação das ações e afirmação do ser professor. Assim, considera-se a importância de investigar e refletir sobre a docência como categoria reflexiva da constante formação docente, que, entre encontros e desencontros, o ser professor se constitui.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Evangelista, Edson Gomes, and Critiane Montes de Novais. "Formação continuada e desenvolvimento profissional docente: narrativas de experiências vividas em escola Pública de Mato Grosso." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 26, 2020): e55391110029. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10029.

Full text
Abstract:
As narrativas que compõem este artigo começaram a ser esboçadas a partir do perscrutar de ações delineadas em uma escola pública de Mato Grosso no ano de 2016. Objetiva-se antes e precipuamente entender como vem se dando os encontros de formação, no âmbito do Projeto Sala do Educador. Que perspectivas apresentam estes encontros quando considerados as relações entre formação continuada e desenvolvimento profissional docente, diálogos autênticos e experiências? Fulcra-se em termos metodológicos na Pesquisa Narrativa, tal como compreendida por Clandinnin e Connelly. O narrar aqui é concebido como um contar de histórias capazes de suscitaram novos sentidos a experiências vividas, narrativizadas. Da incursão realizada naquela manhã de sábado resultou a compreensão de que de modo bastante peculiar, resguardas devidas proporções, coletivos de aprendizagem vem se constituindo em contextos escolares, inclusive fomentadas por políticas públicas do Estado de Mato Grosso. Resta compreender, contudo, o impacto de tais encontros no desenvolvimento profissional docente, portanto pode-se dizer que é preciso perscrutar quais abordagens levadas a cabo nestes encontros favorecem o tornar-se pessoa e professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Camargo, Evani Andreatta Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro, and Ana Paula de Freitas. "Trabalho docente no contexto da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo." Revista de Educação PUC-Campinas 21, no. 1 (May 4, 2016): 45. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2891.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, fundamentada na perspectiva colaborativa, tem como objetivo criar espaço para discussão sobre práticas pedagógicas e buscar caminhos para superar as dificuldades vivenciadas por professores, no trabalho educacional, junto aos seus alunos com deficiência. Foram realizados encontros com 21 professores do ensino fundamental de uma escola pública. Identificou-se que os professores refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos com deficiência, quando há espaço para isso. O estudo de questões teóricas relacionadas às práticas pedagógicas possibilitou, aos docentes, aprofundamento sobre o próprio trabalho. Entretanto, o modo como a escola está organizada e as suas variadas demandas constituem desafios à proposta de formação docente colaborativa. Aponta-se a contribuição da perspectiva Histórico-cultural para se compreender o aluno com deficiência em seu processo de desenvolvimento, considerando as dimensões cultural e semiótica do funcionamento humano.Palavras-chave: Aluno com deficiência. Educação inclusiva. Formação docente. Pesquisa colaborativa. Trabalho docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Nogueira, D’Andréa Rosário, and João Ricardo Neves da Silva. "Processos de construção da autonomia docente: Análise do planejamento de uma abordagem temática com professores de Ciências da Educação Básica." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 9, no. 17 (December 31, 2017): 29–52. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.150.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da descrição do processo de construção conjunta de conhecimentos conceituais e do desenvolvimento de características de autonomia docente por professores participantes de um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) na escola. Para analisar os diálogos obtidos por meio de gravação em áudio de encontros desse grupo, nos pautamos principalmente nos referenciais sobre a autonomia docente em grupos de professores, além de trabalhos da linha de formação de professores de ciências. Essas análises foram realizadas por agrupamentos de categorias e sistematizam os conteúdos conceituais e os elemen-tos da autonomia docente desenvolvidos, em conjunto pelos professores, no processo de planejamento conjunto. Foi possível identificar momentos nos quais os professores vão compreendendo os elementos teóricos da questão–tema debatida, e ainda situações nas quais se pode afirmar a constituição de elemen-tos iniciais de autonomia docente. Assim, apontamos para o potencial da formação de grupos de pesquisa por professores na escola na elaboração de conhecimentos conceituais e na construção da autonomia dos docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ferreira, Lúcia Gracia. "Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 10, no. 4 (December 18, 2015): 1234–49. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v10i4.6217.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo relatar histórias de aprendiz produzidas no âmbito do curso de extensão “Formação de professores: um desafio da contemporaneidade”, desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, e os aspectos formativos presentes nas histórias. A discussão do curso incidia sobre a formação de professores na contemporaneidade e os encontros eram realizados semanalmente. Assim, este trabalho buscou identificar nas histórias de aprendiz narradas, memórias e nessas as experiências formativas nela presente. Para alguns eram apenas histórias, para outros lembranças, aqui mostro que é mais que isso, é formação. A partir da análise das narrativas foi possível perceber como sujeitos mudaram, formaram, viveram. Assim, considero as histórias de aprendiz, narrativas de fragmentos da vida, que possibilita reflexão, que possibilita a autoformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Quartieri, Marli Teresinha, Jane Herber, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, and Ieda Maria Giongo. "CIÊNCIAS EXATAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTEGRAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 8, no. 2 (January 23, 2018): 108. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1447/2017v8i2.523.

Full text
Abstract:
Ao pensarmos em educação na contemporaneidade é fundamental considerarmos a formação continuada dos professores. Em relação ao ensino de disciplinas da área de Ciências Exatas o docente acaba por apresentar, na maioria das vezes, problemas relacionados com o entendimento de conceitos básicos, em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante desse contexto, ofertou-se um curso de formação continuada para professores deste nível de ensino objetivando explorar e discutir atividades teóricas e práticas com o propósito de os professores as utilizarem em suas aulas. O curso teve duração de quarenta horas e os docentes foram instigados a desenvolver as atividades problematizadas durante os encontros, com seus alunos. Os dados foram coletados por meio de gravações realizadas durante os encontros, bem como de um relatório entregue, no final do curso, pelos participantes o qual deveria apresentar as atividades desenvolvidas, reação dos alunos e uma avaliação das situações propostas. Os resultados apontaram que: a) os participantes utilizaram as práticas problematizadas durante o curso; b) as atividades propostas foram significativas tanto para os professores participantes, quanto para seus alunos; c) a formação continuada possibilitou melhoria na qualidade de ensino, pois motivou o docente a refletir sobre sua prática e reestruturar suas metodologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ostetto, Luciana Esmeralda, Maria Assunção Folque, and Isabel Bezelga. "Além de um Programa Curricular: a formação estética de professoras/educadoras das infâncias." Educação e Fronteiras 9, no. 27 (September 23, 2020): 23–35. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12609.

Full text
Abstract:
As dimensões interculturais implicadas na profissão docente requerem que não se descuide das dimensões estéticas nos cursos de formação de professores e educadores, reconhecendo a necessidade de aprendizagem no campo das linguagens expressivas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Perpassando tais questões, o artigo discute dados da investigação que teve entre seus objetivos analisar a presença das dimensões estética e cultural nos currículos de formação docente para a educação infantil e nos percursos de professores em formação inicial da Universidade de Évora (PT). O traçado teórico-metodológico contou com a realização de encontros-ateliês com os estudantes-professores, como espaço-tempo de tecer memórias e narrativas sobre percursos de formação estética. O exercício de rememorar situações que marcaram a educação de sua sensibilidade, mediado pelo contato com múltiplas linguagens ao longo dos encontros-ateliês, projetou narrativas que permitiram-nos identificar elementos-chave dos processos de educação estética ao longo da vida e, com eles, refletir que os cursos de formação docente devem garantir espaço-tempo para experimentação, expressão, criação. Para além de aulas de arte isoladas, a importância de cultivar articuladamente sensibilidade e pensamento, memória e novas experiências, no contato com a natureza, a cultura, a arte, foi referendada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bento, Maria Cristina Marcelino, Luciani Vieira Gomes Alvareli, and Neide Aparecida Arruda de Oliveira. "Uso dos aplicativos Sway e Adobe Uso dos aplicativos Sway e Adobe para a formação tecnológica no ensino superior." Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics 3, no. 1 (August 30, 2017): 111. http://dx.doi.org/10.26729/jadi.v3i1.2446.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo mostrar o potencial dos aplicativos Sway e Adobe no auxílio a docentes do ensino superior na organização de material digital para o aluno por meio da análise da opinião de docentes do ensino superior que frequentaram encontros de formação tecnológica. O estudo foi delineado por meio do ciclo da investigação-ação, ou pesquisa-ação, sobre o encontro de formação docente, de uma instituição salesiana brasileira, focado na orientação para o uso de aplicativos no preparo de material ao aluno na era digital. Participaram do encontro vinte e cinco sujeitos docentes. Observou-se que os docentes que frequentaram a formação docente estavam engajados na busca pelo aprimoramento da prática pedagógica. Conclui-se que para que as tecnologias sejam utilizadas de forma efetiva é preciso verificar quais as necessidades dos participantes do processo de ensino e aprendizagem de forma a atendê-los no fortalecimento da práxis pedagógica. O reconhecimento relatado pelos docentes no que concerne o aproveitamento dos discentes, após terem passado a utilizar aplicativos como recurso pedagógico, sugere pesquisa futura com os discentes a fim de identificar o quanto essa prática pode impactar no processo de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Da Silva, Denise Knorst, and David Antonio Da Costa. "Casos de ensino na formação continuada de professores: reflexões sobre a prática orientada pela abordagem investigativa em aulas de Matemática." Com a Palavra, o Professor 2, no. 3 (October 2, 2017): 155–72. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v2i3.232.

Full text
Abstract:
Este estudo é resultado de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de professores. A problemática oriunda da formação inicial e da formação continuada de professores de Matemática refere-se a investigação sobre a abordagem a ser utilizada para os métodos de ensino de forma a potencializar a sua integração na prática docente. Daí, a pesquisa sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática e a realização de uma ação de formação de professores, articulada com a extensão, com o objetivo de promover reflexões sobre a prática docente a partir da análise e construção de casos de ensino orientados para a abordagem investigativa em aulas de Matemática. Os casos de ensino são tomados como instrumento pedagógico para a formação de professores com base nos estudos apresentados pela pesquisadora Maria da Graça Mizukami. O recorte, aqui apresentado, considera o desenvolvimento desses casos de ensino e a análise das suas potencialidades no processo do professor (re)pensar a prática de ensinar e aprender Matemática. As análises, sob tais perspectivas teóricas, consideraram dois encontros com casos de ensino, desenvolvidos em uma ação de formação de professores, envolvendo doze professores do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Básica Estadual. Os encontros foram gravados, transcritos e analisados segundo as perspectivas teóricas da na perspectiva do professor reflexivo, considerando a teoria de Donald Schön, e o desenvolvimento profissional docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bervian, Paula Vanessa, and María Cristina Pansera-de-Araújo. "A comunidade autorreflexiva na constituição dos conhecimentos de professor pela investigaçãoformação- ação." Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias 15, no. 1 (December 26, 2019): 118–34. http://dx.doi.org/10.14483/23464712.14467.

Full text
Abstract:
A construção de comunidades autorreflexivas articuladoras de professores em formação inicial e continuada para o estudo das Tecnologias da Informação e Comunicação provoca movimento profissional docente relevante. Investigamos indícios de elementos estruturantes, como a disposição pessoal, interposição profissional, composição pedagógica, recomposição investigativa e exposição pública, de uma comunidade autorreflexiva, por meio da investigação-formação-ação na constituição dos conhecimentos de professores de ciências. Isto numa relação dialética, que desencadeou a autotransformação dos envolvidos relacionada ao trabalho e à identidade docente. Para tanto, no segundo semestre de 2017, foram realizados e, posteriormente, analisados nove encontros de investigação-formação-ação do grupo de professores de ciências (licenciandos e professores da Educação Básica e Superior), mediados pelas tecnologias da informação e comunicação. Todos os encontros foram áudio-gravados, transcritos e analisados. Utilizamos a análise textual discursiva e o software Atlas. Ti 8 para a sistematização e interpretação dos dados. A comunidade autorreflexiva no seu processo evidenciou as inter-relações entre os elementos estruturantes, na sua constituição profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sousa, Clara Maria Miranda de, and Marcelo Silva de Souza Ribeiro. "Pesquisa-formação: diários reflexivos sobre os cuidados com professoras da educação infantil." EccoS – Revista Científica, no. 57 (June 3, 2021): e13682. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n57.13682.

Full text
Abstract:
O artigo analisa diários reflexivos de professoras da Educação Infantil, compreendendo as formas de vivenciar o cuidado em suas práticas pedagógicas a partir do processo formativo vivenciado. Baseia-se na compreensão de cuidado fundamentada em Heidegger (2005) e Boff (1999), além de articular diálogos sobre formação, saberes docentes e reflexão, conduzidos por Gadamer (2002), Josso (2007) e Freire (2015). A abordagem metodológica foi a pesquisa-formação de cunho fenomenológico hermenêutico “heideggeriano”. Esta foi realizada em escola da rede pública municipal de Juazeiro - BA, envolvendo treze profissionais. Como dispositivos de colheita de informações foram utilizados: diário de observação, diários reflexivos escritos pelos participantes, roteiros dos encontros formativos e os processos avaliativos. Para este artigo, debruçamo-nos na análise dos diários reflexivos de dois encontros (quarto e quinto encontro) do total de cinco realizados. As análises dos diários foram guiadas pela Analítica do Sentido de Critelli (1996), baseada na perspectiva hermenêutica de Heidegger. As unidades de sentido foram descritas como: a identidade docente e o cuidar, a reflexão da prática docente que contribui para melhor cuidar e formação no sentido de cuidar das professoras da Educação Infantil (EI). A vivência da pesquisa-formação em cuidado, com essas educadoras, mostrou-se um lugar de convivência harmoniosa, de interação, de reflexão da prática, de abertura a si e ao outro, de maneira a favorecer ainda mais a qualidade nas ações educativas, levando a beneficiar toda comunidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gomes, Maria Laura Magalhães, Andréa Silva Gino, Sandra de Lacerda Cardoso, and Samira Zaidan. "ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA." Educação em Revista 31, no. 4 (December 2015): 305–29. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698139742.

Full text
Abstract:
RESUMO: Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência, por dezoito meses, dos docentes atuantes no primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Entre encontros e desencontros, os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso, pautada no campo da Educação Matemática. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes "generalistas" e "especialistas". A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lacerda, Cecilia Rosa. "Saberes necessários à prática docente no ensino superior." Revista Docência do Ensino Superior 5, no. 2 (January 7, 2016): 79–100. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2051.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta resultados de pesquisa que focou a articulação da experiência docente com o saber ensinar dos professores dos cursos de bacharelado no ensino superior, considerando sua concretização na prática profissional dos entrevistados. Os cursos envolvidos foram: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação e Sistemas de Informação, todos de uma instituição privada do Ceará. O interesse foi discutir acerca dos saberes docentes e profissionais dos professores do ensino superior que não tinham formação formal para ensinar e acerca das percepções deles sobre os saberes necessários à docência. Com fundamento na abordagem qualitativa e utilização de pesquisa colaborativa como instrumento de formação docente, foram realizados entrevistas e encontros formativos. Neste texto, serão apresentados dados coletados em entrevistas semiestruturadas, que apontam os saberes necessários à prática, conforme os olhares dos professores. Destaca-se a junção da pesquisa com a formação como mecanismo de desenvolvimento profissional. As análises apontaram que os saberes são advindos dos percursos pessoal, acadêmico e profissional, e a mobilização desses saberes vai sendo tecida por meio de troca de experiências entre os pares e com os estudantes, indicando a efetiva profissionalidade à medida que se reconstroem saberes inerentes à profissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, Gilvan Luiz Machado. "Mudanças da cultura docente em um contexto de trabalho colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação." Perspectivas em Ciência da Informação 13, no. 1 (April 2008): 152–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362008000100010.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga indícios de mudança da cultura e desenvolvimento docente numa escola pública, em um contexto no qual professores de matemática da escola e um agente externo formaram um grupo colaborativo visando introduzir as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na prática pedagógica. Abordam-se as aprendizagens a partir do contexto colaborativo das professoras participantes, que foram entrevistadas e observadas em sua prática docente e nos encontros do grupo. A pesquisa mostrou que a combinação entre trabalhar colaborativamente, refletir sobre a própria prática e utilizar as TICs na formação dos estudantes e, posteriormente, na própria formação, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento profissional dos professores e engendrar uma nova cultura docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gomes, Suzana Dos Santos. "Letramento digital na formação inicial de professores: a visão de graduandos de pedagogia EaD." Educação (UFSM) 41, no. 3 (December 15, 2016): 579. http://dx.doi.org/10.5902/1984644415941.

Full text
Abstract:
Este trabalho é parte constitutiva de uma pesquisa que analisou a formação de pedagogos a distância. Elucida as mudanças ocorridas no campo da educação brasileira e o impacto causado pelas tecnologias, bem como a importância do letramento digital na formação docente. A coleta de dados se deu em um Curso de Pedagogia a distância ofertado por uma Instituição de Ensino Superior. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação participante nos encontros presenciais, questionários e entrevistas. O quadro teórico foi pautado em pesquisas sobre formação de professores e letramento digital. Os resultados destacaram os impactos provocados pelo uso das tecnologias digitais na formação inicial, e, além disso, como essas alunas pensam as tecnologias digitais no ambiente escolar e que possibilidades vêem para o seu uso na prática docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

De Oliveira, Jane Cordeiro. "FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: AVANÇOS E DILEMAS NA VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS." Práxis Educacional 15, no. 34 (August 26, 2019): 13. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5459.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é trazer algumas considerações a respeito dos avanços e dilemas na formação continuada docente das escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. A formação docente em serviço é dinamizada pelo coordenador pedagógico. Por isso este artigo apresenta um recorte de duas pesquisas qualitativas realizadas com coordenadores pedagógicos (OLIVEIRA, 2009; 2015) que relataram os percursos de formação continuada feita junto aos professores. Considerando os desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos e as estratégias por eles utilizadas para promover a formação continuada docente, trazemos os seguintes questionamentos: Como é desenvolvido o processo de formação docente na escola nos moldes das atuais políticas educacionais? Qual é o papel do coordenador pedagógico nesta formação? Quais são os dilemas enfrentados pelos coordenadores no cotidiano escolar? Freire (2002) defende a reflexão constante sobre a prática e, junto com o educando, buscar a construção do conhecimento; Tardif (2014) afirma que os “saberes sociais” são construídos no coletivo docente. Os dados revelaram que os coordenadores buscam diferentes estratégias para promover a formação continuada docente: dinâmicas, “trocas de experiências”, leitura de textos, reflexões coletivas. Porém, eles revelaram que a falta de professores e o absenteísmo são fatores comuns na escola e que dificultam não só os professores de participarem de reuniões coletivas, como ao coordenador de estar sempre presente nos encontros de formação continuada docente. Ponderamos que o desinvestimento do Estado e a predominância de indicadores performáticos nas políticas da Secretaria Municipal de Educação (SME) são apontados como responsáveis pela fragilidade da formação continuada dos professores na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Zauhy, Gilza Maria, and Silvia Adriana Rodrigues. "Formação docente e legislação educacional: encontros e desencontros da proposta de formação em serviço do projeto institucional pedagogia cidada." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 1, no. 1 (December 6, 2007): 94–103. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v1i1.434.

Full text
Abstract:
O presente texto constitui-se em substrato de uma pesquisa desenvolvida nos anos de 2004 e 2005 junto ao Projeto Institucional Pedagogia Cidadã, cujo escopo foi o de verificar a qualidade da formação em serviço do profissional de educação infantil oferecida pelo Projeto Institucional “Pedagogia Cidadã”. Além de verificar a influência do projeto em questão na formação dos profissionais da educação infantil, buscamos também examinar a qualidade do material didático do projeto, que se concretizou em Cadernos de Formação, organizados por tema ou eixos de formação e que configura o foco do trabalho ora apresentado. Desta forma, os dados aqui analisados dizem respeito apenas a um dos itens examinados, ou seja, o conteúdo do material didático utilizado no que diz respeito as normatizacões legais referentes à Educação Infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gouvêa, Isabela Barbuzano, Vanessa dos Santos Ribeiro, Poliana Monti Fonseca Graminha, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Rosangela Andrade Aukar de Camargo, Natália Del Angelo Aredes, and Fernanda dos Santos Nogueira de Góes. "Simulação clínica como estratégia de ensino: formação e prática docente." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 8 (August 9, 2021): e8462. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8462.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a formação e prática docente de professores enfermeiros que utilizam a estratégia de simulação clínica, considerando suas interações com o mundo do trabalho. Métodos: Estudo qualitativo, apoiado no referencial histórico-cultural do qual participaram oito professores de enfermagem que aplicam a simulação clínica no ensino. Entrevistas individuais foram gravadas para qual aplicou-se a análise temática. Resultados: Dois temas emergiram: “A formação de professores: trajetórias profissionais e pedagógicas” e “Prática Pedagógica e interações: potências e desafios da simulação clínica”. Ambos os temas demonstraram as interações mais comuns entre os professores, seus encontros pessoais e profissionais que interferem na escolha da simulação como uma estratégia de ensino emancipatória, participativa e capaz de auxiliar na formação de enfermeiros éticos, cidadãos e competentes. Ha apropriação e transformação de conhecimentos sociais externos para internalização das vivências e futura aplicação no ensino de enfermagem. Conclusão: A formação dos participantes ocorreu ao longo da sua interação social com o mundo do trabalho. Ao analisar a aplicação da simulação clínica para a formação de recursos humanos na saúde, percebeu-se que as escolhas para o ensino se relacionam diretamente com as interações e dependem das suas concepções pessoais de mundo e de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Crespi, Livia, Deisi Noro, Márcia Finimundi Nóbile, and Vágner Peruzzo. "Neurociências na formação continuada de docentes da pré-escola: lacunas e diálogos." EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 7, no. 17 (March 18, 2020): 62. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4060.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de um grupo de docentes da Pré-Escola da Rede Municipal de Educação de Farroupilha/RS. A pesquisa tem por objetivo levantar os saberes prévios das participantes sobre as relações entre funcionamento cerebral, desenvolvimento infantil, ambiente, estímulos, emoções e aprendizagem das crianças de zero aos seis anos de idade, período da vida denominado de Primeira Infância. As docentes participaram de encontros de formação no qual foram expostas aos conhecimentos atuais das Neurociências, desenvolvimento infantil e Educação, buscando estabelecer interlocuções entre conhecimentos científicos e prática pedagógica. O referencial teórico está embasado em autores de áreas relacionadas às Neurociências e Educação, como Lent (2001), Herculano-Houzel (2009), Carvalho (2011), Cosenza e Guerra (2011) e Oliveira (2015). Considerando as especificidades e o impacto dessa faixa etária para o desenvolvimento humano, a pesquisa aponta para a relevância da formação continuada na qualificação docente, por ter sido observado que esta promoveu esclarecimentos e fomentou a aproximação do conhecimento científico à docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carvalho, Eglaia, and Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade. "Formação complementar de professores: análise de um curso de atividades por investigação." Revista Insignare Scientia - RIS 2, no. 4 (December 19, 2019): 396–415. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11028.

Full text
Abstract:
Este artigo contém a análise de um curso de formação complementar para professores com o tema “Atividades Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia”, que aconteceu em três encontros de oito horas cada. O grupo de participantes constituiu-se de onze professores, dos quais sete eram de formação continuada, e quatro de formação inicial. Os envolvidos participaram da elaboração e execução de atividades práticas com a temática acima, e estas proporcionaram espaços para reflexão e discussão da prática docente sob o enfoque da teoria da resolução de problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pires, Maria das Graças Porto. "SABERES E NÃO SABERES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 1, no. 2 (December 31, 2020): 360–74. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v1i2.7899.

Full text
Abstract:
Este estudo traz dados de uma pesquisa denominada estado do conhecimento, a partir dos anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), utilizando os descritores “Saberes docentes” e “(não)saberes docentes”, com o recorte dos encontros realizados nos anos de 2008 a 2016. Com o objetivo conhecer os saberes e os (não) saberes de professores de Língua Portuguesa (LP), publicados nos anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Fornece um mapeamento quantitativo dos trabalhos que tem abordado a temática saber e não saber docente dentro da área de Língua Portuguesa (LP). Para discussão dos dados, utiliza-se o referencial teórico dos trabalhos de Gauthier (2013), Tardif (2014), Ferreira (2014), para fundamentar, apoiamos também em outros autores que estudam a formação de professores e o ensino de Língua Portuguesa (LP). Os dados da pesquisa mostram que os saberes docentes foram abordados em todos os níveis de ensino e revelam o perfil e os (não) saberes que envolvem a ação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pires, Maria das Graças Porto. "SABERES E NÃO SABERES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 1, no. 2 (December 31, 2020): 360–74. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v1i2.7899.

Full text
Abstract:
Este estudo traz dados de uma pesquisa denominada estado do conhecimento, a partir dos anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), utilizando os descritores “Saberes docentes” e “(não)saberes docentes”, com o recorte dos encontros realizados nos anos de 2008 a 2016. Com o objetivo conhecer os saberes e os (não) saberes de professores de Língua Portuguesa (LP), publicados nos anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Fornece um mapeamento quantitativo dos trabalhos que tem abordado a temática saber e não saber docente dentro da área de Língua Portuguesa (LP). Para discussão dos dados, utiliza-se o referencial teórico dos trabalhos de Gauthier (2013), Tardif (2014), Ferreira (2014), para fundamentar, apoiamos também em outros autores que estudam a formação de professores e o ensino de Língua Portuguesa (LP). Os dados da pesquisa mostram que os saberes docentes foram abordados em todos os níveis de ensino e revelam o perfil e os (não) saberes que envolvem a ação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fanizzi, Sueli, and Vinício Macedo Santos. "Políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais em Matemática." Zetetike 25, no. 3 (December 27, 2017): 457. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648349.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga as políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais, em Matemática, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2005 a 2012, a partir da análise de documentos, da observação de encontros de formação continuada e de entrevista com professores. Como base no ciclo contínuo de políticas públicas de Stephen Ball, pode-se afirmar que não há uma aplicação imediata daquilo que é estabelecido nos textos oficiais e que não há, por parte do professor, apropriação e uso direto das orientações recebidas em encontros de formação continuada. Entre a determinação de uma política pública e a aprendizagem do aluno, há várias interpretações dos textos e ações oficiais e, consequentemente, descontinuidades. Conclui-se que a formação continuada mais adequada é aquela que oferece ao docente um espaço onde sua “voz”, constituída pelas recontextualizações que ele faz do currículo e do ensino da Matemática, seja, de fato, considerada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Luiz Leonardo, Fátima Cristina, Camélia Santina Murgo, and Bárbara Cristina Soares Sena. "A ação pedagógica e a autoeficácia docente no ensino superior." EccoS – Revista Científica, no. 48 (March 29, 2019): 255–72. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n48.8058.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de autoeficácia de professores em suas práticas pedagógicas. Participaram nove docentes, de ambos os sexos, com idade entre 28 e 63 anos, de uma universidade particular do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram realizados encontros de grupo focal. A primeira categoria de análise mostrou que os professores identificam a interferência das três fontes de formação de crenças preconizadas pela literatura. Mencionam que tanto as aprendizagens vicárias quanto as experiências pessoais em sala de aula, bem como o feedback que recebem dos superiores, pares e dos próprios alunos, atuam como fontes de formação das suas crenças de autoeficácia. Já a segunda categoria revelou que os professores associam suas práticas pedagógicas a suas crenças de autoeficácia. Novos estudos são recomendados para que a compreensão acerca dos impactos da autoeficácia na ação docente seja mais bem dimensionada e, com isso, possam ser viabilizadas práticas pedagógicas exitosas na educação superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Backes, Dirce Stein, Mara Marinho, Regina Santini Costenaro, Simone Nunes, and Irani Rupolo. "Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo." Revista Brasileira de Enfermagem 63, no. 3 (June 2010): 421–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000300012.

Full text
Abstract:
Estudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Eugênio, Benedito Gonçalves, Elder Bruno Ferreira Fernandes, and Mary Weinstein. "Formação docente e relações étnico-raciais: narrativas de professoras do ensino fundamental." Com a Palavra, o Professor 4, no. 9 (August 30, 2019): 167–85. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v4i9.462.

Full text
Abstract:
A discussão das relações étnico-raciais tem ganhado vários desdobramentos no cenário nacional, em especial após a promulgação da Lei 10.639/03. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente e relações étnico-raciais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa que envolveu o uso de ateliês formativos numa perspectiva intercultural e entrevistas narrativas semiestruturadas como instrumento para a produção dos dados com um grupo de cinco professoras do ensino fundamental. A análise evidenciou as dificuldades em construir e desenvolver ações pedagógicas pautadas no incentivo e valorização de encontros positivos no cotidiano de culturas plurais no ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, Paula Adriana, and Eliane Aparecida Galvão dos Santos. "Contribuições da formação continuada para pratica pedagógica dos docentes de uma escola municipal de Santa Maria/RS." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e13921881. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1881.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte de uma pesquisa do curso de Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana, RS, BRASIL O estudo viabilizou discutir a temática dos Ateliês de Reggio Emília em encontros de formação continuada com professores e gestores de uma escola de Educação Infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso realizada em uma escola de Educação Infantil do Município de Santa-Maria/RS em que foram entrevistadas cinco professoras e uma gestora. Para interpretação dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010). Tal pesquisa coloca em evidência a importância da troca de experiências entre docentes como norte para a formação continuada de professores. Também destaca a relevância da conexão e compartilhamento de saberes entre gestão escolar e demais docentes além do protagonismo destes profissionais. Conclui-se que a formação continuada com o tema dos Ateliês veio auxiliar na prática da equipe docente da instituição e trazer novos modos de atuar e mediar o trabalho em sala de aula despertando novas possibilidades de aprendizagens junto ás crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ferragut Passos, Laurizete, and Neusa Da Silva Cardoso de Oliveira. "PROFESSORES NÃO HABILITADOS E OS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A TÁBUA DE SALVAÇÃO OU A DESCARACTERIZAÇÃO." Revista Diálogo Educacional 8, no. 23 (July 17, 2008): 105. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i23.3985.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca contribuir para as discussões sobre as políticas de formação de professores e das diferentes modalidades de formação que vêm sendo implementadas no país a partir da década de 1990. Tomou-se para o estudo o Programa Especial de Formação de Professores e os dados referem-se à pesquisa desenvolvida num curso da área de matemática e funcionando na capital de um dos Estados mais desenvolvidos do país – a cidade de São Paulo. A sala de aula estudada compunha-se de alunos bacharéis de diferentes áreas, como arquitetos, administradores, engenheiros e parte deles já atuando como professores de matemática horária pequena e reduzidos encontros semanais. Buscou-se, então, investigar esse espaço de formação docente a partir do olhar dos alunos que o cursaram tomando, para isso, uma análise de suas percepções e motivações para o ingresso e buscando verificar também o funcionamento do curso e analisar seu papel em relação à possível descaracterização da profissão docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Da Silva, Fabio Colins, and Tadeu Oliver Gonçalves. "Saberes Docentes em Processo de Formação Continuada de Professoras Alfabetizadoras." Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 10, no. 3 (September 1, 2020): 117–29. http://dx.doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2348.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes de professoras alfabetizadoras mobilizados na prática de alfabetização matemática. A fundamentação teórica dar-se a partir das pesquisas de Shulman; Gauthier e Tardif que tratam da mobilização de saberes na prática docente. A pesquisa teve como contexto um curso de formação continuada para professores alfabetizadores. Os participantes foram professoras alfabetizadoras que lecionam em turmas de alfabetização em uma escola municipal de Marabá-PA. A construção das informações se deu a partir de registros das atividades realizadas pelas professoras durante os encontros formativos e de seus relatórios de experiência. O método de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa apontaram que na ação educativa as docentes mobilizam uma pluralidade de saberes: saberes da experiência, saberes do conteúdo, saberes pedagógicos, saberes curriculares e saberes da ciência da educação, os quais são necessários à prática de alfabetização matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Martinez, Mirna Vieira, and Veronice Camargo da Silva. "Sentidos e significados da docência na EJA." Revista Eletrônica Científica da UERGS 1, no. 1 (December 31, 2015): 44. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.11.44-49.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo é um recorte feito numa pesquisa denominada: Sentidos e significados da docência: formação, processos pedagógicos, gestão e políticas educacionais da EJA”. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 97 professores que atuam na EJA em escolas estaduais, onde os dados foram recolhidos no Seminário de Formação Continuada no município de Bagé. Os referenciais teóricos utilizados foram: Freire, 1998, Arroyo, 2011, Scheibel, 2010, Sant´Anna, 2001 e 2014 entre outros. Foram selecionadas para análise as perguntas referentes ao aspecto da identidade docente. No qual, é descrito quem são os professores da EJA, como eles se constituíram e como se definem na sua prática docente. Para a análise foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo acrescidas das observações da autora do texto na sua experiência como palestrante em diversos encontros de formação nas diversas regiões de abrangência das CRES (Coordenadorias Regionais de Educação) do Rio Grande do Sul. Os resultados parciais apontam para a necessidade de formação constante e continuada em seminários que proporcionem práticas reflexivas onde cada um possa se reconhecer como sujeito e que os auxilie na sua prática docente coerente com as características da EJA.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, and Guilherme Do Val Toledo Prado. "Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica: entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores." Revista de Educação PUC-Campinas 18, no. 2 (September 10, 2013): 171. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2026.

Full text
Abstract:
O artigo discute as expectativas e aprendizagens de um coordenador pedagógico e as possibilidades de formação dos professores nas horas de trabalho pedagógico coletivo no contexto de um projeto de pesquisa que integra pesquisadores universitários e professores da escola básica interessados em compreender como os espaços coletivos da escola vão se constituindo e sendo apropriados pelos profissionais como experiências de formação. Os pesquisadores acompanharam os encontros de trabalho coletivo ao longo de um semestre assumindo-os como oportunidade de diálogo e produção de sentidos sobre o próprio trabalho coletivo e a formação docente, podendo reconhecer que a heterogeneidade do cotidiano, quando impede a hierarquização de prioridades frente às demandas da prática e às urgências da rotina, compromete um projeto de formação de professores orientado pela colaboração e pelo compromisso com a aprendizagem dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Figueiredo, Sonner Arfux de, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, and Salvador Llinares. "Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada." Educação Matemática Debate 5, no. 11 (January 28, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.46551/emd.e202103.

Full text
Abstract:
No artigo discutimos a competência do Olhar Profissional numa pesquisa com três professores de Matemática num curso de formação continuada com o objetivo de identificar a mobilização de conhecimentos pelo professor que indicam o desenvolvimento dessa competência para o ensino com tecnologia. A fundamentação veio do processo reflexivo docente na perspectiva da reflexão coletiva envolvendo vivências para a reconstituição das práticas e, quanto aos conhecimentos docentes para ensinar com Tecnologia, o apoio esteve no modelo TPACK. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados feita por observação, entrevistas e recolha dos materiais produzidos nos encontros de formação, com análise interpretativa. Concluímos que no processo formativo desenvolvido houve mobilização de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e matemáticos, a qual foi percebida em um contexto de observação das tarefas envolvidas e das manifestações do raciocínio dos alunos, apontando possibilidades de ampliação do Olhar Profissional dos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Da Silva, Helen Maciel, Ednéia Maria Azevedo Machado, and Juracy Machado Pacífico. "O protagonismo do coordenador pedagógico na formação docente: experiência na Educação Infantil em Ji-Paraná-RO." Revista Exitus 8, no. 2 (May 1, 2018): 111. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id531.

Full text
Abstract:
O estudo é resultado de observações feitas ao longo da execução do projeto de extensão da Universidade Federal de Rondônia em parceria com o município de Ji-Paraná/RO, no período de 2015 a 2017. Apresenta uma reflexão sobre o processo e o impacto dos resultados da formação continuada realizada com coordenadores pedagógicos e professores que atuam na Educação Infantil no Município de Ji-Paraná-RO. A metodologia utilizada foi análise dos registros dos encontros de formação, a avaliação final, bem como a observação da participação e dos relatos feitos pelas coordenadoras no espaço de formação. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze coordenadoras pedagógicas que atuam na rede municipal. Utilizou-se como referencial teórico as contribuições de Alarcão (2001), Scarpa (1998), Hoffmann (2012), entre outros. Destaca a importância da implementação de um projeto de formação específico para os profissionais da Educação Infantil, bem como discute os caminhos percorridos neste processo no município de Ji-Paraná/RO. Os resultados apontam que a formação continuada para o coordenador pedagógico é de extrema importância, pois ele é o profissional responsável pela formação continuada dos professores no espaço escolar, bem como aquele que possibilita a qualidade das atividades pedagógicas. Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação. Educação Infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Luiz Anselmo Menezes, Sirleia Pereira Silva Gomes, and Jorge Luis Santana Luduvice. "STUDY ABOUT THE APPRECIATION OF TEACHING FROM THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS WHO WORK IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC AND PRIVATE NETWORK OF SERGIPE." Práxis Educacional 16, no. 39 (April 1, 2020): 356. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6382.

Full text
Abstract:
A busca pela valorização do profissional docente compreende o enriquecimento de suas competências que se dá através da formação continuada, aumentando os atributos do professor em exercício bem como uma melhor qualidade de ensino no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo foi obter um parâmetro entre os professores da rede pública e rede privada do estado de Sergipe sobre as dificuldades, impedimentos e as iniciativas pessoais para a busca da formação continuada. Para obter dados e resultados, optamos pelo método descritivo qualitativo e utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, que alcançou sessenta docentes de ambas as redes de ensino. Os resultados apontaram que devido à falta de tempo disponível, à sobrecarga de responsabilidade, extensa jornada de trabalho, entre outros são as atuais provocações e impedimentos a superar. Os entrevistados em sua maioria apontaram que buscam por iniciativa própria atualizar-se principalmente através de palestras, cursos de capacitação, seminários, encontros, congressos e cursos de aperfeiçoamento; sendo os cursos a distância, colóquios e programas os menos procurados. As modalidades de formação continuada apontados como mais eficientes foram os cursos de aperfeiçoamento e os cursos de capacitação. É necessário, portanto a constante reflexão, a busca por novos conhecimentos e competências para melhor qualificar e valorizar o profissional docente, potencializando o ensino ao nível de qualidade na educação escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bonotto, Danusa de Lara, and Morgana Scheller. "Avaliações do Agir Modelagem na Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básica." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 9, no. 25 (August 2, 2018): 350–77. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v9i25.2450.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações textualizadas acerca do agir modelagem – trabalho do professor de Matemática com Modelagem, materializadas nos textos de uma professora de Matemática, participante de um projeto de formação continuada com Modelagem. A abordagem metodológica é qualitativa e os dados foram constituídos por meio da produção escrita dos diários dos encontros de formação continuada. A análise dos textos realizou-se considerando os procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados assinalam representações marcadas por conflitos estabelecidos na relação da professora com: i) as prescrições; ii) o real da atividade, iii) o processo de escrita e iv) o seu agir docente e o agir modelagem e também assinalam indicadores para ações de formação continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Idem, Rita de Cássia, and Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva. "Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática." EccoS – Revista Científica, no. 56 (March 31, 2021): e8501. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n56.8501.

Full text
Abstract:
Este estudo qualitativo objetivou apresentar e discutir as visões de futuras docentes em relação à integração das tecnologias digitais no ensino de Matemática e na formação de professores. Participaram da pesquisa, quatro estudantes em níveis distintos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista. Os dados foram produzidos por meio de gravação em áudio no contexto de um curso de extensão universitária, que configura o cenário da pesquisa. Esse curso teve como público-alvo professores e futuros professores de Matemática e abordou as possibilidades do GeoGebra para o ensino e para a aprendizagem de Geometrias Plana e Espacial, além de promover discussões sobre a integração das tecnologias digitais no ensino. Este estudo que se apresenta foca em uma discussão ocorrida em um dos encontros do curso. Essa discussão foi considerada uma entrevista coletiva e foi analisada à luz de processos qualitativos. Os resultados, que são apresentados por meio de categorias e subcategorias, evidenciam que as estudantes consideram que as tecnologias digitais são importantes tanto no aprendizado de conteúdos matemáticos, como na formação dos futuros professores, mas avaliam que essa temática tem sido negligenciada em sua própria formação docente e no ensino de Matemática na Educação Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Barreto, Liandra De Oliveira, Matheus Santos Costa, Phâmella Neres De Lima, and Simone Sendin Moreira Guimarães. "Contribuições Freirianas na formação de professores/as." Retratos da Escola 14, no. 29 (October 8, 2020): 513–25. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v14i29.983.

Full text
Abstract:
Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fonseca Luiz, Cintya, and Lourdes Aparecida Della Justina. "INTERFACES DA AVALIAÇÃO E DA REFLEXÃO: TECENDO SIGNIFICADOS NA PRÁTICA DOCENTE." Revista Valore 3 (December 26, 2018): 642–54. http://dx.doi.org/10.22408/reva302018189642-654.

Full text
Abstract:
A avaliação é um dos desafios que devem ser investigados para contribuir na formação inicial de professores de Ciências. Este artigo apresenta as compreensões acerca da avaliação e da prática reflexiva presente no discurso de licenciandos. Para tanto, a constituição dos dados se deu por meio de gravações em áudio e vídeo dos encontros desenvolvidos no grupo focal formado por 12 licenciandos de Ciências Biológicas participantes do Subprojeto Pibid/Biologia da Unioeste. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva, e, evidenciou-se que a prática reflexiva pode ser impulsionadora de mudanças no fazer avaliativo do professor, pois possibilita avançar mediante as práticas reproduzidas que se repetem na sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Altina Abadia da, Avelina Oliveira de Sousa Martin, Eliane Gomes de Goveia, and Mikaelli Carín Tavares Silveira. "A formação continuada de professores da educação infantil no município de Ouvidor (GO)." Revista EDaPECI 16, no. 3 (December 31, 2016): 501–11. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35962.501-511.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo originou-se de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a formação continuada de professores da Educação Infantil do Município de Ouvidor (GO) procurando entender como são constituídos os espaços formativos desses professores e quais os impactos dessa formação, na sua prática pedagógica. O Referencial Teórico adotado é a Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase no conceito vygotskyano de mediação por ser ele central na teoria de Vygotsky e por entendermos a mediação pedagógica como condição maior do trabalho docente. Essa opção está relacionada também com o fato de trabalharmos com a formação inicial de professores e por desenvolvermos projetos de extensão com docentes deste município. Através de observações realizadas nos encontros de planejamento de professores da pré-escola, nas reuniões coletivas quinzenais realizadas pela secretaria de educação e pelas entrevistas com um grupo de professores e gestores realizamos a investigação de como ocorriam, até o ano de 2015 a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Encontramos indicativos da ineficiência da formação continuada recebida, por se pautar na racionalidade técnica e na imitação de um professor modelo que transmitia a seus pares, atividades e concepções de acordo com sua interpretação e compreensão, impossibilitando que os professores refletissem de maneira crítica e autônoma sua prática pedagógica.Palavras-chave: Educação infantil. Formação de professores. Processos formativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Teles, Fabricia Pereira. "Transformação curricular em uma escola de Educação Infantil no Piauí pelo viés da pesquisa e formação docente." Revista Triângulo 12, no. 3 (December 8, 2019): 82. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v0i0.3888.

Full text
Abstract:
Este artigo, de modo geral, apresenta recorte de uma pesquisa de doutorado que discute, centralmente, a reorganização do currículo de uma escola de Educação Infantil a partir da implementação de um projeto de intervenção organizado por Atividades Sociais. Tal reorganização foi possível mediante intenso processo de formação contínua na escola envolvendo pesquisadora, gestora e professoras. Especialmente, o texto propõe discutir a formação docente de professores de Educação Infantil numa perspectiva que foge dos moldes clássicos de formação e caminha na direção de uma nova perspectiva voltada para reflexão-crítica que articule teoria-prática. Para tanto é apresentado excertos reveladores do processo de transformação que o currículo da escola sofreu com as aprendizagens favorecidas no processo de formação. A discussão se assenta na pesquisa crítica de colaboração-PCCol e no projeto intervencionista-revolucionário de Vigotski. A materialidade da investigação foi produzida em encontros de formação em uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Parnaíba-PI. No caso, três excertos são apresentados e analisados com base na perspectiva argumentativa da linguagem que dá indícios reveladores da transformação da prática, via formação. O entrelaçamento da formação contínua e a intervenção de um projeto com base em Atividades Sociais na escola propiciou cenários para desenvolvimento de uma prática docente articulada com a teoria e consequentemente a transformação do currículo escolar.Palavras-chave: Educação infantil. Formação contínua. Reorganização curricular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography