Academic literature on the topic 'Energias renováveis'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Energias renováveis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Energias renováveis"

1

Silva, Rosana. "Energias renováveis." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 1, no. 1 (2007): 35–41. http://dx.doi.org/10.5935/2177-4560.20070007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moro, Matheus Fernando, Anny Key de Souza Mendonça, Gabriel De Andrade Conradi Barni, and Antonio Cezar Bornia. "TRANSFORMAÇÃO GLOBAL DA ENERGIA: A PARTICIPAÇÃO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NA MATRIZ ELÉTRICA DAS 50 MAIORES ECONOMIASTRANSFORMAÇÃO GLOBAL DA ENERGIA: A PARTICIPAÇÃO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NA MATRIZ ELÉTRICA DAS 50 MAIORES ECONOMIAS." MIX Sustentável 5, no. 4 (November 14, 2019): 115–23. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n4.115-123.

Full text
Abstract:
Diferentes países têm adotado políticas para a redução da emissão de CO2, um dos principais fatores no impacto climático e ambiental. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre o PIB, consumo de energia, participação de energias renováveis e as emissões de CO2 per capita das 50 maiores economias do mundo, para o período de 1990 a 2015. Realizou-se a correlação de Pearson entre as variáveis e uma análise de cluster para verificar o perfil dos países que possuem similaridades, ao longo do tempo, na participação de energias renováveis em sua matriz elétrica. Os resultados encontrados sugerem correlação positiva, de moderada a forte, entre crescimento econômico e consumo de energia e correlação negativa, de fraca a moderada, entre participação de energias renováveis na matriz elétrica dos países e emissão de CO2. A análise de cluster separou os países em três grupos, sendo o primeiro deles aquele que mais possui energia renovável em sua matriz elétrica, composto por países como Brasil, Canadá e Noruega.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Presotto, Elen, and Edson Talamini. "O uso de recursos energéticos renováveis e não renováveis e sua influência na variação da renda nacional." Economia & Região 9, no. 2 (June 1, 2021): 195. http://dx.doi.org/10.5433/2317-627x.2021v9n2p195.

Full text
Abstract:
A preocupação com utilização de recursos na economia e o equilíbrio com o meio ambiente são um ponto de convergência e de interesse para toda a sociedade. O objetivo deste estudo é mensurar o impacto da produção e consumo de energia, capital e trabalho frente ao crescimento econômico do Brasil, buscando evidenciar se esse crescimento foi induzido por políticas públicas de geração de energia renovável ou não. Para tanto, mensurou-se dois modelos de série temporal via Método dos Mínimos Quadrados Ordinários. Os resultados encontrados demonstram a influência positiva das energias renováveis frente as variações da renda e negativas as variações da produção de energias não renováveis. Aumentos de 1% na produção de energia renovável causam aumentos de 0,39% na renda o contrário também é verdadeiro. Os períodos da inversão da matriz energética nacional e o marcado pelo incentivo à produção de biocombustíveis, mostraram-se significativos para influenciar a variação da renda nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cherini, Anna Paula, and João Carlos Valentim Veiga Junior. "Política pública energética no Brasil." Academia de Direito 1 (December 16, 2019): 305–22. http://dx.doi.org/10.24302/acaddir.v1.2263.

Full text
Abstract:
O aumento excessivo da demanda por energia elétrica importa na necessidade de um novo modelo de expansão socioeconômico. A energia é motivo de preocupação atualmente, visto que a maioria das fontes energéticas usadas no mundo não é renovável. Porém, tem-se à disposição novas fontes de energia, renováveis, que têm papel fundamental no combate às mudanças climáticas. O Brasil desfruta de diversas fontes de energias renováveis, com expressivo potencial de produção, a exemplo das energias solar e eólica. Nesse sentido é que se desenvolvem políticas públicas de incentivo à matriz energética com viés de sustentabilidade. Hoje, a energia hidrelétrica corresponde aproximadamente a 90% da matriz energética nacional. Apesar de ser considerada uma fonte limpa, causa impactos ambientais de elevada monta, com a inundação de imensas áreas habitadas ou não. Como forma de incentivo às energias renováveis verificam-se algumas modalidades de isenção tributária. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a política pública energética no Brasil, analisando se as formas de incentivo existentes são suficientes para fomentar o uso de métodos alternativos de energia. Para tanto, constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde serão consultados instrumentos legais diversos e doutrinas inerentes à temática, tendo uma abordagem essencialmente qualitativa. Por fim, conclui-se que – a partir de incentivos governamentais para novos investimentos em infraestrutura energética –, as chamadas “novas energias” tenderão a crescer nos próximos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Falau, Teofilo Cumbungue. "Blue Energy." Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente 2, no. 2 (September 11, 2019): 23–38. http://dx.doi.org/10.37334/riesa.v2i2.17.

Full text
Abstract:
RESUMO A protecção do meio ambiente é uma preocupação de todos nós. As energias renováveis, tem um papel fundamental na redução dos efeitos estufa. Uma das grandes problemáticas encontrada nas energias renováveis além dos custos altos associado é a variabilidade e a intermitência. A intermitência ocorre à medida que uma fonte de energia é interrompida ou não está disponível de forma involuntária, enquanto a variabilidade ocorre à medida que uma fonte de energia pode exibir alterações não desejadas ou descontroladas na saída. A Blue Energy, também é uma energia renovável, mas menos discutida, que tem a grande vantagem das demais energias de não ser intermitente e estar disponível em qualquer momento e circunstância, podendo gerar eléctricidade usando mistura de duas águas diferentes (água doce e salgada). Quando a água do rio e a água do mar unem-se, energia de salinidade pode ser extraída, convertendo está em eléctricidade. A quantidade de potencial desta extração da salinidade é de 2,4 a 2,6 TW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SÁ​​, Raissa Jennifer da Silva de, Milla Cristina Santos da CRUZ, Laura Luiza Rosa de SOUZA, Isabelle Brasil FÉLIX​​, Antonio Gabriel Sales de SOUZA​​, and Giselle Cristine Melo AIRES​​. "Energias renováveis: energia solar fotovoltaica e energia eólica." Multidisciplinary Reviews 2, no. 1 (2019): e2019018. http://dx.doi.org/10.29327/multi.2019018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Raquel De Lacerda Murta da Silva, and Warley Ribeiro Oliveira. "A BUSCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE NA IMPLANTAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 4. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e220184-21.

Full text
Abstract:
O Brasil é um dos maiores produtores de energias renováveis do mundo. No entanto, o país enfrenta problemas com a ocupação do solo na produção de energias tradicionais, em especial as hidrelétricas. Assim, o objetivo deste artigo é demonstrar que a ocupação de grandes propriedades para a produção de energia é uma questão ligada diretamente à função social da propriedade. Por meio da metodologia teórico-documental e do raciocínio dedutivo, buscar-se-á fazer uma conexão entre a função social da propriedade e a produção de energias renováveis. A conclusão é de que a produção de certas energias renováveis pode vir a ser uma alternativa para que não haja concorrência entre a enorme demanda de território para a produção de alimentos e de energia, e para que se possa alcançar a função social da propriedade de maneira mais efetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Michael Raphael Soares, Arlindo Almeida de Lima Filho, Aixa Braga Lopes, Eneida Guerra Silvestrim, and Fernanda Guerra Silvestrim. "O futuro das energias renováveis e os acordos ambientais como mitigação da mudança climática e a possibilidade de compensação por emissões evitadas." Research, Society and Development 10, no. 14 (October 25, 2021): e25101421558. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21558.

Full text
Abstract:
A evolução dos costumes, da necessidade humana e dos meios de produção contemporâneos necessitam de uma enorme quantidade de energia, tal modelo de produção aplicado pela sociedade acarreta em um ritmo acelerado na extração de recursos naturais, as energias renováveis surgem como uma mitigação de impactos ao clima e ao meio ambiente, para que ocorra uma substituição de fontes de energias não renováveis ocorra para fontes de energias renováveis buscando a mitigação de emissão de gases de efeito estufa - GEE, projetos como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) são necessários, possibilitando a comercialização de carbono, ajudando assim países em desenvolvimento em um caminho para o desenvolvimento sustentável e utilizando energias de fontes renováveis como ferramenta para redução de emissões, o objetivo geral do trabalho foi avaliar o uso de energias renováveis como ferramenta de serviços ambientais visando a mitigação de mudança climática. A metodologia consistiu a partir de informações obtida de documentos e relatórios, dos sites oficiais da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Centro de Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (UNEP DTU Partnership – CDM pipeline) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nos resultados identificamos uma grande diferença entre os projetos em operação quando relacionados com os registros no MDL, e teve apenas dois picos de registros de projetos sendo em 2006 e 2012, a falta de registros dos projetos brasileiros pode se dar devido à sua complexidade, burocracia, ou por incerteza de sua continuidade dado um futuro incerto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira, Ana Cândida Ferreira. "Energias renováveis e sua eficiência na nova economia energética no Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, no. 18 (2021): 211–23. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081813.

Full text
Abstract:
As necessidades de produção e crescimento econômico exigem das Nações o uso intensivo de energias para mover o processo produtivo, que pela suas dinâmicas não é estática em meio ao ciclo produtivo. O pensar da Ciência como geração de energia faz-se no início do crescimento econômico das nações, através da sua utilidade extraída da lenha, do carvão, do petróleo, dentre outros, proporcionando o uso de energia suja ou não renovável em meio a produção, que contribuiu com a emissão de poluição e aquecimento do planeta. Discussões e debates proporcionaram reuniões e conferências que tentam dispertar em gestores das Nações a repensar na mudança do uso de energia suja pela energia limpa, ou seja as renovável. Nesse contexto, o artigo tem o objetivo de observar a oferta e o consumo da energia renovável no mercado brasileiro, bem como seu avanço energético. Além de destacar alguns casos da eficiência da energia limpa no mundo. A metodologia é bibliográfica e documental, com estudo explicativo e descritivo. Justifica-se o artigo pela relavância de crescimento do mercado energético devido a troca de consumo pelas energias renováveis extraidas das forças que movem a natureza e o meio ambiente. Conclui-se que o próprio sistema de oferta e consumo de energias no mercado energético já impulsionaram as Nações a investirem na mudança da energia não renovável para renovável no sistema econômico e social, mostrando a necessidade de uso de energia para contribuir com a redução do aquecimento da Terra, conservar a natureza e crescer economicamente com sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nascimento, Raphael Santos do, and Geziele Mucio Alves. "FONTES ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS DE ENERGIA NO BRASIL: MÉTODOS E BENEFÍCIOS AMBIENTAIS." Revista Univap 22, no. 40 (January 11, 2017): 274. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.713.

Full text
Abstract:
Resumo: Atualmente, os recursos renováveis tem sido o foco de inúmeras pesquisas, devido à preocupação com o meio ambiente. Nesse sentido, várias são as razões para a implementação de fontes renováveis de energia. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar os diferentes tipos de energias renováveis existentes no Brasil, bem como, a aplicabilidade e o impacto ambiental gerado por essas fontes. O trabalho foi desenvolvido sobre os preceitos do estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica. Foram identificados cinco tipos de energias alternativas renováveis no Brasil, Biomassa, Eólica, Geotérmica, Hidráulica, Marítima e Solar. A energia Solar foi considerada a mais viável em função de sua aplicabilidade, mesmo em locais isolados, do potencial encontrado em todo território, e, a redução dos impactos ambientais. Foram consideradas expressivas as diferenças de impacto ambiental entre as fontes estudadas e as fontes não-renováveis. Ainda, identificou-se que mesmo com diversas alternativas energéticas e um imenso potencial de recursos renováveis, a utilização desses recursos no Brasil deve ser considerada insuficiente para geração de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Energias renováveis"

1

Pinto, Paula Cristina Pires. "Oficina de energias renováveis." Master's thesis, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10198/2599.

Full text
Abstract:
Considerando as dificuldades dos alunos para aprender os conteúdos básicos relacionados com as energias, sugerimos uma oficina pedagógica com maior poder de melhorar a qualidade da aprendizagem nesse domínio. Partindo da ideia de que as experiências e o lúdico constituem um ambiente favorável à aprendizagem, o objectivo fulcral deste estudo foi verificar o potencial da implementação de uma Oficina de Energias Renováveis no seio de uma escola. O presente estudo envolve alunos do 7ºano e professores da Área da Educação Tecnológica. O conteúdo da Oficina de Energias Renováveis encontra-se dentro da Educação Tecnológica e visa proporcionar aos alunos a aprendizagem e um melhor conhecimento das Energias, através da experiência. Considérant les difficultés des élèves à apprendre les contenus de base en rapport avec le thème des énergies, nous suggérons une pratique pédagogique qui permettra d'améliorer d'autant plus, la qualité de cet apprentissage. De l'idée que la pratique et le jeu constituent un environnement favorable à l'apprentissage, il en resulte que l'objectif central de cette étude permettra de vérifier le potentiel de la mise en oeuvre d'un Atelier d'Énergies Renouvelables dans l'école. L'étude en question fait intervenir des élèves en classe de 4eme et des professeurs de la branche "Education Technologique". La méthodologie appliquée à cette étude fut le questionaire L'Atelier d'Énergies Renouvelables, est partie integrante de l’enseignement technique et se trouve dans le cours d'Éducation Technologique; il vise à offrir aux élèves l'apprentissage ainsi que de meilleures comprehension et connaissance des Énergies, à travers l'expérience.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunha, Daniela Sá. "Cenário actual das energias renováveis em Portugal." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2008. http://hdl.handle.net/10400.6/3834.

Full text
Abstract:
O cenário actual das energias origem fósseis provou ser insustentável. A preocupação constante com o nosso planeta, o aumento constante do preço petróleo, assim como de outras fontes de energias poluentes, faz com que as energias renováveis sejam a solução mais vantajosa e rentável. Tendo em vista a procura insistente por soluções que salvaguardem o nosso planeta, é cada vez mais importante explorar os meios e matérias-primas existentes de maneira a retirar maior partido daquilo que a Terra nos oferece. O tema desta dissertação incide sobre as Energias Renováveis em Portugal, o início da exploração das mesmas, as vantagens e desvantagens económicas e ambientais e uma breve abordagem sobre as explorações futuras. Durante a elaboração desta dissertação foram feitas pesquisas em livros específicos, revistas, em sites específicos sobre o tema. Apesar de ser um assunto bastante abordado nos dias de hoje, ainda existe alguma dificuldade em encontrar dados específicos, quer qualitativos quer quantitativos, para conseguir prever um cenário seguro para o futuro das Energias Renováveis em Portugal. Visto que em Portugal a exploração de recursos energéticos a partir de fontes de energia naturais, ainda se trata de um campo com muito por explorar, principalmente por dificuldades económicas e falta de verbas para grandes investimentos. Pretende-se com esta dissertação dar um contributo, através de pesquisas, analisar e apresentar uma visão sobre as Energias em Portugal, tendo em conta o estado das mesmas na Europa e no resto do Mundo.
This thesis focuses on the theme that is now quite in vogue, Renewable Energy. As the preservation of planet Earth a subject of strong impact and a booming nowadays, there is increasingly a need to find solutions and reliable alternative to ensure that future generations of the human race can live in a clean and healthy planet. In view of the strong demand for solutions which protect our planet, it is increasingly important to explore the resources and raw materials available so as to remove most of what the earth gives us. This theory has the main aim of creating a vision of the present situation of the Renewable Energy in Portugal. After obtaining such vision, try to compare the current situation of production and consumption of energy renovables in Portugal with the values of Europe and the Rest of the World.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Betina da Silva. "Energias renováveis em Portugal : situação actual." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2007. http://hdl.handle.net/10773/3333.

Full text
Abstract:
Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
A garantia de um futuro para o planeta Terra passa pelo desenvolvimento das Energias Renováveis. A consciencialização deste facto por parte das entidades governamentais levou nos últimos anos, e sobretudo após a assinatura do Protocolo de Quioto em 1997, à definição de diversas medidas socio-económicas promotoras das energias “amigas do ambiente”. A convicção de que o desenvolvimento das energias renováveis implica, para além da inovação a nível da investigação e da tecnologia, a sua valorização por parte do cidadão comum baseada na consciencialização das suas vantagens assim como no conhecimento das principais medidas desenvolvidas para a sua promoção, constitui o fio condutor deste trabalho. Assim procedeu- se a um levantamento exaustivo dos esforços realizados a nível comunitário e sobretudo nacional, designadamente principais estratégias, legislação e respectiva regulamentação, projectos implementados, assim como os principais resultados obtidos. Toda a informação obtida foi reunida e organizada de modo a poder ser divulgada de uma forma contextualizada e integrada. Desta forma o trabalho foi desenvolvido essencialmente em duas partes, a primeira de consulta de bibliografia internacional, comunitária e nacional e a segunda, de carácter mais prático, dedicada à organização de várias “acções de comunicação” apresentando nestas a informação recolhida, ambicionando- se deste modo aproximar um pouco mais o cidadão comum a um futuro sustentável. O público-alvo preferencial foi o dos professores do 3º ciclo do ensino básico e do secundário cujas disciplinas prevêem nos seus programas curriculares a leccionação deste tema. Para além da elaboração das acções de divulgação foi ainda aplicado um pequeno questionário aos professores de uma escola (Escola Secundária Drª Maria Cândia de Mira - Coimbra) a fim de recolher alguns testemunhos escritos acerca do estado de informação dos mesmos no que respeita às energias renováveis em Portugal. A análise das respostas aponta para um desconhecimento genérico no que respeita a exemplos nacionais recentes de promoção das energias renováveis. Finalmente apresentamos com base nas aprendizagens adquiridas ao longo do desenvolvimento deste trabalho algumas sugestões para esforços futuros no âmbito da divulgação das energias renováveis em contexto escolar, destacando-se a aposta numa maior e mais actualizada formação dos professores. ABSTRACT: The guarantee of a future for the Planet goes through the development of the Renewable Energies. The perception of this fact by governmental entities led, in recent years, and over all after the signature of the Protocol of Kyoto in 1997, to the definition of several social and economical measures promoting the “friendly energies to the environment”. The strong belief that the development of the renewable energies implies, beyond the scientific and technological innovation, its valorisation by the citizen based on the recognition of its advantages as well as on the knowledge of the main measures developed for its promotion, constitutes the main stream of this work. Thus, an exhausting survey of the efforts carried by the European Union and by the Portuguese government was done, focused on the main strategies, legislation and respective regulation, implementation of projects, as well as the main results obtained. The information, which has been got, was banded and organized facilitating its dissemination in a integrated and in a contextualized form. In this way the work was developed essentially in two parts, the first one dedicated to consultation of international, communitarian and national bibliography and the second, more practical, dedicated to the organization of some “communications” presenting the collected information, with the ambition of approaching a little more the common citizen to a sustainable future. The preferential public-target were the teachers of the third cycle of basic school and of secondary school whose disciplines foresee in its curricular programs the teaching of this subject. Besides the elaboration of the communications it was applied a small questionnaire to the teachers of a Portuguese High School (Drª Maria Cândida of Mira - Coimbra) in order to collect some written testimonies concerning the state of information in respect to the renewable energies in Portugal. The analysis of the answers points to a generic unfamiliarity to recent portuguese examples of renewable energies promotion. Finally we present, on the basis of the learning acquired throughout the development of this work, some suggestions for future efforts in the scope of spreading renewable resources of energy in school, enhancing the need for more and better teacher formation on this subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, João Rui Terra Pinheiro Nunes da. "As energias renováveis aliadas à construção sustentável." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2345.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Civil
O objectivo fundamental desta tese visa aprofundar o conhecimento no domínio das tecnologias energéticas, gestão e desenvolvimento sustentável, com vista à racionalização e utilização eficiente de energia em edifícios. A recente regulamentação no domínio da térmica de edifícios veio conferir grande importância à integração e utilização de sistemas baseados em energias renováveis, o que poderá melhorar a qualidade de vida nos edifícios através de uma utilização mais racional de energia. Neste contexto, foi feita, numa primeira fase, uma análise ao comportamento térmico de um edifício para três zonas em Portugal com características climáticas distintas para, a partir dai, tentar perceber as principais diferenças relativamente às exigências do regulamento em vigor com a disparidade dos consumos energéticos nessas regiões. Por se ter constatado essas diferenças, procurou-se reduzir significativamente o gasto de energia para a climatização do edifício, procedendo-se a alterações ao nível das características do edifício, designadamente ao nível da envolvente opaca do edifício e vãos envidraçados. Outro tema abordado refere-se à problemática da sustentabilidade no ramo da energia, consumo e fontes renováveis: uma primeira parte, descreveu-se as fontes de energia que podem ser aplicadas ao sector dos edifícios. Na segunda parte, dimensionaram-se as várias fontes renováveis de energia para se tornar o edifício produtor da totalidade da energia necessária ao seu abastecimento. Por fim, foi feito um estudo da viabilidade económica sobre as diferentes hipóteses consideradas para se verificar se as alterações propostas são ou não vantajosas As conclusões retiradas, são que o mesmo edifício comporta-se de modo distinto consoante a região climática em que está inserido. Assim, em Bragança o edifício necessita de uma elevada quantidade de energia para suprir as necessidades climáticas durante o Inverno. No Verão, como o clima é muito mais quente o edifício situado em Beja apresente necessidades de arrefecimento mais elevadas. As alterações propostas ao nível do comportamento térmico são claramente vantajosas, tanto do ponto de vista da qualidade de vida como economicamente, já que ao fim de relativamente pouco tempo o investimento é completamente amortizado. Contudo, no que se refere à utilização das fontes renováveis de energia, o investimento só fica amortizado quase no fim da vida útil considerada para o equipamento, pelo que economicamente não é, para já, uma aposta muito rentável. Porém, em termos ambientais, é sem dúvida a melhor opção. ABSTRACT: The fundamental aim of this paper is to expand the knowledge of the energetic technologies, management and sustainable development in order to rationalize and make an efficient use of energy in buildings. Recent regulation in the thermal performance of buildings gave great importance to the integration and use of renewable energy systems that, could improve the quality of life in the buildings through a more rational use of energy. In this context, in a first phase, a thermal behaviour analysis of a building was made, in three Portuguese regions with different climatic characteristics to allow understanding the main differences related to the regulation in force demands with the energetic consumption disparity in these regions. When these differences were detected, considerable reductions on the energy spent to climate the building, were made possible by altering the building characteristics specially the opaque enclosure of the building and the glass spans. Another important theme, refers to the problematic of sustainability in the fields of energy, consumption and renewable sources: in a first phase, energy sources that can be applied in the building sector were described On a second phase, the different renewable energy sources were studied in order to make the building produce all the energy needed to supply itself. Finally, an economic viability study was made, regarding the different hypothesis considered to check if the proposed changes are profitable or not. The conclusion is that the same building has different behaviours according to the climatic region surrounding it. So, the building in Bragança needs a higher energy output to supply its climatic needs during winter. On summer, because the weather is hotter, the building located in Beja shows higher cooling needs. The proposed changes on thermal behaviour are clearly profitable, not only for the quality of life but also economically since after short time the investment is completely amortized. However, in terms of using renewable energy sources, the investment is just amortized almost by the end of the useful life of said equipment. Economically speaking it is not, by now, a rentable solution. However, in environmental terms this is, for sure, the best option.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Morais, Helena Sofia Rino de Moraes e. Silva de. "Menos carbono, mais energias renováveis. Energia eólica - Alto da Cova da Moura." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/6718.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gavronski, Jorge Dariano. "Carvão mineral e as energias renováveis no Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/15450.

Full text
Abstract:
O aumento da população e o desenvolvimento da economia criam a necessidade de expansão de mais de quatro mil Megawatts da energia nova por ano no Sistema Interligado Nacional (SIN). O sistema elétrico brasileiro é peculiar, devido a sua grande capacidade, extensão continental e grande dependência na energia renovável hídrica. Outra peculiaridade é a capacidade potencial de inserção de outras formas da energia renováveis “verdes” no sistema. Embora as vantagens ambientais das energias renováveis, elas têm limitações, são variáveis e dependentes das condições climáticas. Para que o setor elétrico brasileiro possa atuar com confiabilidade com mais energia renovável deve haver concomitante mais energia firme de origem térmica disponível. Assim o trabalho analisa, na perspectiva global, o estado da arte e as tendências das fontes de geração elétrica, sob o ponto de vista de disponibilidade, preço e sustentação ambiental. De forma especial, o trabalho analisa as opções de geração térmica no Brasil. Conclui pela necessidade do Brasil priorizar o uso dos recursos disponíveis dentro de suas fronteiras como o carvão mineral para garantir a geração térmica elétrica auto-suficiente. O trabalho demonstra as vantagens sociais e de desenvolvimento de uma indústria do carvão para as regiões produtoras. Aponta também a necessidade de implementação de tecnologias modernas a fim de atender à legislação ambiental, que gradativamente deve aumentar as restrições das emissões poluentes, na medida em que as tecnologias forem desenvolvidas.
The population and economy growth in Brazil generate the necessity of an expansion higher than four thousand Megawatts of new electric energy per year. The Brazilian Electrical System is peculiar because of its continental extension and also its strong dependence in renewable energy (hydro). Another reason for its peculiarity is the potential of inserting other forms of renewable and “green” energy in the system. Although the environmental advantages of the “renewable”, these kinds of energies are variable and dependant of the weather conditions. In order to the electrical system be more reliable, its operation must be combined with a larger addition of thermal energy. Thus this report analyses thermal generation option in Brazil. Looking at the developed countries trends in diversify power generation, the article indicates the advantages and the priority of using, in Brazil, internal resources like coal to guarantee the self-sufficient thermal generation electrical capacity. The dissertation demonstrates the social advantages to develop the coal industry for the producers region, witch are poor areas in Brazil. The proposition points the need of implement modern technologies in order to attend the environmental legislation, which must increase the emissions restrictions as these technologies are developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Peixoto, Gonçalo Manuel Barros Magalhães da Rocha. "Sistema integrado de energias renováveis numa moradia unifamiliar." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. http://hdl.handle.net/10362/3951.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica, área de energia
A energia solar ténnica e o recurso á biomassa têm-se tomado crescentemente alternativas aos combustiveis fósseis devido ao aumento da eficiência dos sistemas utilizados no seu aproveitamento. A sua utilização pennite diminuir a dependência energética dos combustíveis fósseis e consequentemente reduzir os impactos negativos resultantes da sua transfonnação. Estes argumentos são especialmente sólidos no contexto nacional dado que Portugal se encontra numa situação privilegiada relativamente á possibilidade de aproveitamento de energia solar devido ao elevado índice de radiação solar. A presente dissertação tem os seguintes objectivos: 1) Quantificação das necessidades energéticas de uma moradia unifamiliar 2) Dimensionamento de um sistema de aquecimento de águas quentes sanitárias e aquecimento central por piso radiante hidráulico tendo como fontes a energia solar ténnica e biomassa 3) Estudo de viabilidade financeira do investimento no respectivo sistema. Através dos cálculos efectuados conclui-se que o sistema de aquecimento por pISO radiante hidráulico é o sistema que proporciona maiores níveis de conforto obtendo-se ainda uma poupança na ordem dos 20% comparativamente aos sistemas convencionais. Considerando a totalidade do sistema implementado e, tendo em conta as suas limitações, conclui-se ainda que não só o seu dimensionamento foi correcto mas também que representa um investimento interessante se considerada a independência energética que proporciona ao seu proprietário. Em conclusão este projecto vai provar que em Portugal, e países com condições semelhantes, as energias renováveis constituem uma solução viável e rentável (a médio prazo) para o aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central de uma habitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves, Carlos Vicente. "Laboratório-oficina de energias renováveis em educação tecnológica." Master's thesis, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10198/2601.

Full text
Abstract:
ste relatório refere-se ao trabalho desenvolvido na implementação de um projecto (laboratório/oficina de energias renováveis) para o 3.º ciclo na disciplina de Educação Tecnológica, na Escola Secundária/3 Abade de Baçal – Bragança. Numa primeira fase deste trabalho apresenta-se a revisão da literatura pertinente assim como os procedimentos levados a cabo para o estudo do problema em causa, entre os quais a recolha e tratamento dos dados obtidos através de um inquérito. É igualmente feita uma apresentação dos resultados com recurso a gráficos e tabelas. Por fim, é apresentado o estudo de implementação deste projecto onde se incluem os objectivos a alcançar e as principais actividades e experiências a serem desenvolvidas. Este projecto destina-se não apenas à ocupação dos tempos livres dos alunos, mas também a completar os conteúdos desenvolvidos no 3.º ciclo e na referida disciplina. Atendendo a estes pressupostos, programaram-se as actividades e experiências, que se pretendem direccionadas neste sentido. Este projecto pretende também contribuir para uma acção formativa, baseando-se em acções significativas para os alunos, tendo como objectivo contrariar a tendência de teorizar excessivamente a disciplina de Educação Tecnológica. The present report refers to the work developed during the implementation of a project (laboratory/renewable energy workshops) within the discipline of Technological Education, in Escola Secundária/3 Abade de Baçal – Bragança. A review of the relevant literature and the procedures applied in the study of the problem are presented in the first stage of this work. Amongst these stand the recollection and treatment of the data obtained through a survey, after which the results are presented with the help of graphics and charts. At last, the expected aims and the main activities and experiences that are going to be developed are presented in the present study. The present project is meant not only to occupy student’s spare time but also to complete the contents developed within the scope of the referred subject. All the activities and experiences were programmed according to these tenets. This project also intends to contribute to a formative action, based on activities that are meaningful to students and with the aim of opposing the tendency to excessively theorize this subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Tânia Sofia Bico. "Menos carbono, mais energias renováveis. Alto da Cova da Moura. Energia solar fotovoltaica." Master's thesis, Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/2996.

Full text
Abstract:
Tese de Mestrado em Planeamento Urbano e Territorial
O objectivo do Projecto Final apresentado neste documento pretende demonstrar que é possível, mesmo em meios carenciados ao nível económico como bairro da Cova da Moura, a implementação de novas tecnologias para a obtenção de energia. Foi proposta a análise de três projectos que se mostraram essenciais para o desenvolvimento de um plano de pormenor e programa de energias renováveis para a Cova da Moura. Foram então alvo de investigação o projecto Forwarding Dallas, Texas; o projecto Natura Towers, Lisboa; e o projecto Masdar City, Abu Dhabi. Os três projectos inserem-se em contextos económicos e sociais bastante distintos uns dos outros, mas seguem num único objectivo, encontrar o ideal da sustentabilidade urbana. Das fontes de energias renováveis disponíveis para implementação em meio urbano, a que foi o epicentro do meu estudo foi a energia solar fotovoltaica. Esta fonte de produção de energia eléctrica foi explicada desde a sua origem até aos meios que actualmente dispomos para a podermos aplicar em nossas casas. Percebendo como foram aplicadas as fontes de energias renováveis, em principal a energia solar fotovoltaica, nos três projectos analisados de início, foi possível então propor a utilização destas fontes no bairro da Cova da Moura. Esta proposta de implementação de novas tecnologias surge subjacente a uma proposta de pormenor com vista na reabilitação urbana do bairro. É feita uma descrição da problemática instaurada neste bairro, pelo que se mostrou essencial propor uma reabilitação do mesmo de modo a tentar solucionar os problemas ao nível da qualidade do edificado habitacional. Este Relatório é complementado com a proposta de reabilitação urbana para a Cova da Moura e, sobretudo, com a demonstração efectiva de que é possível uma mudança de paradigma do bairro e também é possível tornar este núcleo urbano num núcleo exemplar no uso de energias renováveis.
This paper aims to demonstrate that the implementation of new technologies to obtain energy is possible even in the poor neighborhood of Cova da Moura,. The paper includes the analysis of three projects which were essential for developing a detailed plan and program of renewable energy for Cova da Moura. These projects were: Forwarding Dallas, Texas; the project Natura Towers, Lisbon; and the project Masdar City, Abu Dhabi. The three projects are located in economic and social contexts quite different from each other, but follow a single goal: to obtain urban sustainability. Of the sources of renewable energy available the epicenter of my study was photovoltaic solar energy. This source of energy generation is explained in this paper from its origin to the means currently available to us that we can apply in our homes. After studying the methods in which renewable energy sources, mainly the solar photovoltaic energy, were applied in the three projects examined, it was then possible to propose the use of these sources in Cova da Moura. This proposed implementation of a new technology emerges along with a proposal in detail which aims to rehabilitate Cova da Moura. The paper proposes a description of this neighborhood's problem so as to propose a rehabilitation of the same order to try to solve the problems as far as quality of housing. The paper concludes with the proposed urban renewal and especially with the actual demonstration that it is possible a paradigm shift in the neighborhood and it is also possible to make this urban core of a paradigmatic exam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Belini, Leandro [UNESP]. "Brasil e Alemanha: modelos comparativos para as energias renováveis." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/106405.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-12-17Bitstream added on 2014-06-13T20:08:34Z : No. of bitstreams: 1 belini_l_dr_guara.pdf: 1356890 bytes, checksum: a21bcbee30093657a2c700bca66be37c (MD5)
Companhia Siderurgica de Tubarao
Sabe-se que um dos principais fatores (senão o maior) do aquecimento global e das mudanças climáticas é a utilização em larga escala de combustíveis fósseis na produção de energia. Esta tese tem como fundamento pensar as bases do desenvolvimento energético a partir da segurança no abastecimento energético e a segurança climática e propor alternativas quanto à adoção de energias limpas e renováveis no suprimento da demanda mundial. Por um lado, essas estão sendo sugestionadas para que possam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, por outro, para garantir o abastecimento energético frente ao seu avanço e à redução das fontes fósseis enquanto mantenedoras do atual sistema de produção e geração de energia. Para tanto, serão apontados modelos que estão sendo desenvolvidos e que podem instrumentalizar mudanças na atual estrutura energética. A ampliação no uso das energias renováveis e de programas de eficiência energética estão entre as propostas tecnicamente possíveis para alcançar tais objetivos. Portanto, dentre as propostas analisadas, este trabalho optou por estudar o modelo alemão de desenvolvimento de energia eólica e compará-lo com o modelo brasileiro. Buscou-se, também, estudar o atual estágio de desenvolvimento e uso dos biocombustíveis - em especial o etanol - brasileiro e compará-lo com o modelo alemão de produção do etanol e biodiesel. A escolha por essa estrutura de análise baseia-se na constatação que tais modelos, estruturados no desenvolvimento tecnológico e apoio político, ampliaram a contribuição para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a segurança no abastecimento energético. A aceitação desses modelos sustenta-se no notório desenvolvimento alcançado quanto aos resultados de substituição das fontes fósseis em ambos os casos. As bases da pesquisa foram divididas entre o Brasil...
We know that one of the main factors (if It is not the largest) global warming and climate change is the large-scale use of fossil fuels in energy production. This thesis’s objective are to think the basis of energy development from the energy supply security, the climate security and propose alternatives regarding the adoption of clean and renewable energy in front of the global demand supplies. They have been suggested because can be alternatives for reducing emissions of greenhouse gases and one kind of guarantee for forward energy supplies progress, as well as for reduction of fossil fuels as the main current system of power production. To this end, we consider models that have been developed and that would help change the current energy structure. The increase in the use of renewable energy and energy efficiency programs are among the proposals technically possible to achieve such goals. Therefore, among the proposals considered, this thesis chose to study the German model of wind power development and compare it with the Brazilian model. We also sought to study the current stage of development and Brazilian biofuels uses - especially ethanol. We compared it with the German model of producing ethanol and biodiesel. The choice of this structure analysis is based on the finding that such models are structured in technological development and political support, increased the contribution to reducing emissions of greenhouse gases and energy supply security. The acceptance of these models is sustained in the notorious development reached on the results of replacing fossil fuels in both cases. The bases of the research were divided between Brazil and Germany. These were sustained in an intense bibliographical survey of the literature: books, academic papers and journals on environmental issues. Being a current and in constant update, we sought also the literature of journalism, follow... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Energias renováveis"

1

Soares, Cláudia Dias. Direito das energias renováveis. Coimbra]: Almedina, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

O direito das energias renováveis. Fortaleza, Ceará: Konrad Adenauer Stiftung, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

João Paulo dos Reis Velloso and José da Costa Carvalho Neto. Opção pela energia hidroelétrica (e outras energias renováveis). Rio de Janeiro, RJ: Fórum Nacional, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pítsica, Monique. Energias renováveis: O papel da IRENA. Curitiba, PR: Editora Appris, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Maria da Glória. Energias renováveis, novos materiais e sustentabilidade. Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Thulio Cícero Guimarães. Energias renováveis: Políticas públicas e planejamento energético. Curitiba, PR: COPEL, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Uczai, Pedro F., Alberto Pinheiro de Queiroz Filho, and Wagner Marques Tavares. Energias renováveis: Riqueza sustentável ao alcance da sociedade. Brasília: Centro de Documentação e Informação, Edições Câmara, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rovere, E. Lèbre La. Energias renováveis no Brasil: Desafios e oportunidades = Renewable energy in Brazil : challenges and opportunities. São Paulo: NEF Núcleo de Estudos do Futuro, PUC-SP, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Integração das fontes de energia renovável em ilhas e regiões remotas. Cape Verde: Coordenação Editorial e Revisão, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rando Júnior, Edvaldo Luiz. O ensino de energias renováveis nos cursos de engenharia. Dialética e Realidade, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/552019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Energias renováveis"

1

Rodrigues, Joelia S., Ana C. M. Soares, Helisia P. Linhares, Mariana P. Nogueira, Tamara Géssica G. Medeiros, and C. A. D. Bezerra. "MULHERES NAS ONDAS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS." In Engenharia: criação, construção e manutenção. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/211105001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schirato, Vitor Rhein. "O REGIME DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL." In Regulación comparada de energías renovables, 197–216. Universidad del Externado de Colombia, 2014. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv13vdft4.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SOUZA, Gabriela Brito De, Milena Brito De SOUZA, Washington Aleksander Savaris Dos SANTOS, Talyson De Lima QUEIROZ, Antônio Vinícius Uchôa PINHEIRO, Antônio Gama PAIVA, Rodolfo Pereira BRITO, Edmir Dos Santos JESUS, and Antônio PEREIRA JÚNIOR. "ENERGIAS RENOVÁVEIS E AS ALTERNATIVAS DAS MATRIZES ENERGÉTICAS SUSTENTÁVEIS." In As múltiplas visões do meio ambiente e os impactos ambientais, 7–23. Uniedusul, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/524558.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Borges, Maicon Roldão, Karina Rodrigues de Fraga, and Carla Weber Scheeren. "Nanomateriais aplicados em energias renováveis: maior eficiência e viabilidade." In Ciência em foco: Volume V, 125–29. Pantanal Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319956cap12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Figueiredo, Roberto Tenorio, Eduardo Rodrigues Araújo, Vivianni Marques Leite Dos Santos, Denes Dantas Vieira, and Jorge Luis Cavalcanti Ramos. "CAPÍTULO 8 - Cidades inteligentes – Diálogo com as energias renováveis." In Agroecologia e Territorialidades, 126–39. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/521961.1-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vian, Ângelo, Carlos Marcio Vieira Tahan, Guido Javier Rostegui Aguilar, Marcos Roberto Gouvea, and Matheus Mingatos Fernandes Gemignani. "Experiências Recentes da Operação com Alta Penetração de Energias Renováveis." In Energia Eólica Fundamentos Tecnologia e Aplicações, 40–48. Editora Blucher, 2021. http://dx.doi.org/10.5151/9786555500585-03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borges Neto, Manuel Rangel, Ricardo Maia Costa, Francisco Jonatas Siqueira Coelho, Poliana Silva, and Luiz Carlos Nascimento Lopes. "Ensino técnico em sistemas de energias renováveis no Semiárido Brasileiro." In Engenharia no Século XXI Volume - 15. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-18-8.cap.20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Roberta Costa Ribeiro da, and Daiane Caroline Wagner. "MINIGERADOR EÓLICO: INTRODUÇÃO AO USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." In A Aplicação do Conhecimento Científico na Engenharia Civil, 79–85. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0592013019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fábio Ferreira, Batista, Albuquerque Milla Gomes, Marques Valmir Cristiano de Arruda, and Santos André Felipe de melo Sales. "ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICAATRAVÉS DE DEJETOS DE ANIMAIS DA PECUÁRIA NO BRASIL." In Inovação Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria, 298–316. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-19-5.298-316.

Full text
Abstract:
O Brasil possui um grande potencial de incrementar e diversificar sua matriz elétrica mesmo esta já sendo de base significativa de energias renováveis. A participação da valorização energética de biomassas ainda é incipiente no país, mas as políticas de valorização energética e desenvolvimento de novas tecnologias estão mudando este cenário. Este trabalho objetivou avaliar o potencial de geração de energia elétrica a partir da valorização de dejetos da pecuária (bovinos, suinos, equinos e aves) através do uso do biogás gerado em sistemas anaeróbios. Foram utilizados dados secundários do tamanho dos rebanhos nacionais e literatura técnica para o cálculo dos potenciais. O cálculo do potencial teórico ainda considerou fatores relativos aos processos anaeróbios mais comuns e perdas do processo. Observou-se que o potencial de energia teórico seria de cerca de 36,3 TWh/ano, correspondendo 5,6% do montante gerado pela matriz energética no ano avaliado (2019) e suficiente para atender de cerca de 18.658.858 residências por um ano, equivalente à 25,7% das residências no Brasil, impactando diretamente na vida de cerca de 54,11 milhões de pessoas. Esse tipo de avaliação contribui para quebra de paradigmas neste tema em comparação a estudos em escala real. As contribuições reais seriam majoritariamente para a produção de energia distribuída com caráter de aumento da competitividade dos produtores locais e apelo sustentável aos seus empreendimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sobrinho, Francisca Scarlet O’hara Alves, Ítalo Ricardo dos Santos, Luana Araújo Matos, and Vívian Moura da Costa. "ENERGIAS RENOVÁVEIS: UM ESTUDO SOBRE UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL." In Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 6, 323–31. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.66419110324.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Energias renováveis"

1

Fukazawa, Marcelo. "Energias Renováveis e Mobilidade Elétrica - O Futuro do Consumo e Geração de Energia." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198371.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caldas, Danilo. "Energia Eólica no Brasil Aspectos Gerais e Técnicos." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198367.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinhabel Marafão, Fernando. "Geração e Distribuída e Redes Inteligentes de Energia." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198368.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cláudio Farina, Luiz. "Programa Nuclear da Marinha." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198369.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Giorjiani, Marcos. "Tecnologia de Controle Baseada em PC Aplicada em Sistemas de Geração de Energias Renováveis." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198372.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Falcão, Nelson. "Mercado e Desenvolvimento da Indústria Solar no Brasil." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198373.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Priscila. "Normas, Regulamentações e o Direcionamento para os Mercados de Renováveis e Veículos Elétricos." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198374.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lippi, Vitor. "Um Futuro Presente." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198375.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carneiro, José. "Gerador Eólico para Baixa Anemometria." In Workshop energias renováveis. Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/energiasrenovaveis.198376.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

G. Borges, Gustavo, and Mauricio B. C. Salles. "A Política de Descontos para as Energias Renováveis no Brasil." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2367.

Full text
Abstract:
Os descontos aplicados nas tarifas de distribuição e transmissão para as energias incentivadas podem ser considerados a primeira política pública de incentivo à expansão das energias renováveis no Brasil. Neste trabalho serão exploradas a efetividade deste subsídio, seu impacto no preço final ao consumidor e as propostas para sua desmobilização, tratadas no GT de Modernização do Setor Elétrico do Ministério de Minas e Energia, face o avanço das fontes renováveis na matriz energética e a atual distorção tarifária e competitiva imposta por esses descontos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography