To see the other types of publications on this topic, follow the link: Engenharia de Telecomunicações e Redes.

Journal articles on the topic 'Engenharia de Telecomunicações e Redes'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Engenharia de Telecomunicações e Redes.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Magalhães, David Fernandes, Polycarpo Sousa Neto, and Edson Silva Almeida. "Utilização do GNS- 3 como alternativa práticano estudo de redes MPLS." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 34 (June 1, 2017): 101. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p101-108.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo mostrar o GNS3, como ferramenta educacional alternativa a falta de equipamentos, auxiliando no estudo de redes complexas, como as redes MPLS. A capacidade de emulação dos sistemas operacionais presentes nos roteadores Cisco (Cisco IOS), possibilidade de inclusão de maquinas virtuais nos cenários e de dispositivos que simulam equipamentos reais, o tornam uma poderosa ferramenta na simulação de redes e serviços de forma totalmente gratuita. O MPLS é um protocolo baseado em pacotes rotulados, onde cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Neste trabalho utilizaremos o software GNS3 para simular redes MPLS, mostrando os recursos do software e o aprendizado favorecido pelo seu uso, podendo ser adotado pelos professores das disciplinas de Redes de Computadores, contribuindo para um melhor entendimento dos conteúdos, tal qual é abordado na disciplina de Redes de Computadores 2, do curso de Engenharia de Telecomunicações, assim como na disciplina de Redes de Alta Velocidade do Tecnólogo em Telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hernandes, Fábio, Lilian Berton, and Maria José de Paula Castanho. "O problema de caminho mínimo com incertezas e restrições de tempo." Pesquisa Operacional 29, no. 2 (August 2009): 471–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382009000200012.

Full text
Abstract:
O problema de caminho mínimo em grafos com parâmetros incertos é um importante problema da programação matemática, visto que possui aplicações nas mais diversas áreas da Computação e da Engenharia, como: redes de computadores, telecomunicações, transportes, manufaturas, dentre outros. Porém, devido à sua alta complexidade computacional, poucos são os algoritmos existentes na literatura. Neste trabalho é proposto um algoritmo, baseado no algoritmo de Okada & Soper, que utiliza dois parâmetros incertos nos arcos, custo e tempo, com restrições de tempo nos nós. As incertezas são abordadas utilizando a teoria dos conjuntos fuzzy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marzall, Luciana Fighera, Lucas Almeida Dos Santos, and Leoni Pentiado Godoy. "Inovação no projeto de produto como fator para redução de custos logísticos e de produção." Revista Produção Online 16, no. 1 (March 15, 2016): 342. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.2168.

Full text
Abstract:
A inovação tem sido considerada de fundamental importância para organizações que competem em ambientes dinâmicos, que em conjunto com o gerenciamento dos custos tem se demonstrado como uma estratégia organizacional que permite a empresa mensurar seus resultados e implementar medidas que impactam no desempenho da organização como um todo. O presente artigo, realizado numa indústria metal mecânico do ramo de engenharia de telecomunicações, tem como objetivo analisar a redução de custos, nos âmbitos logísticos e de matéria prima, por meio da inovação no projeto do produto, qual seja antenas/torres para redes de telefonia. Em termos metodológicos, este estudo se apresenta como uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, que a partir do enlace entre a teoria e prática permite uma intervenção dos pesquisadores no meio estudado. Como resultados, tem-se o desenvolvimento de um projeto inovador, que permitiu a redução dos custos de produção em 68% e logísticos em 32%. Apesar da diminuição significativa dos custos, a qualidade dos produtos fabricados não decaiu e as necessidades dos clientes foram atendidas, tornando assim, a empresa mais competitiva frente aos concorrentes. Pouco presente na literatura, essa análise do impacto nos custos de logística e produção devido a melhorias no projeto, é a principal contribuição teórica deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Flavia Cristina, Fabio Ytoshi Shibao, Andre Felipe Henriques Librantz, Mario Roberto Santos, and Geraldo Cardoso Oliveira Neto. "Perspectiva de aplicação do método Analytic Hierarchy Process no cenário brasileiro de pesquisa." Revista Organizações em Contexto 16, no. 32 (December 29, 2020): 95–124. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n32p95-124.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo mapear o emprego do método Analytic Hierarchy Process (AHP) como estratégia ou objeto de pesquisa nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu indexados no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações até o ano de 2016, além de estabelecer comparações e apontar as principais tendências. Os procedimentos técnicos consistiram em pesquisa bibliográfica para a coleta e técnicas de estatística descritiva e análise de redes sociais para tratamento e análise dos dados. Foram identificados 383 documentos, o que significa que o método AHP foi empregado em, aproximadamente, 0,734% do total de pesquisas. As áreas de Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas concentraram mais de 85% dos estudos, que, em sua maioria, estiveram voltados aos problemas de decisão no setor de infraestrutura, que abrange as atividades de planejamento territorial e urbano, construção civil, energia, telecomunicações e transportes. Constatou-se que o método AHP se encontra em estágio embrionário no cenário brasileiro de pesquisa, entretanto a linha de tendência sugere pronunciado aumento nos próximos anos. Este estudo traz contribuição metodológica na medida em que detalha, exemplifica e orienta o uso do método AHP, ao mesmo tempo em que colabora para as decisões gerenciais ao identificar os problemas de decisão e os setores econômicos mais aderentes à pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Libertelli, Christopher, Henry Goldberg, and Devendra T. Kumar. "Petição para confirmação do direito do consumidor de utilização de programa de comunicações pela internet em redes sem fio e de conexão de dispositivos em tais redes." Law, State and Telecommunications Review 3, no. 1 (May 16, 2011): 43–74. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v3i1.21664.

Full text
Abstract:
À medida que a indústria de telecomunicações sem fio amadurece, a consolidação e o relacionamento enFtre as empresas detentoras de infraestrutura de transporte [carriers] e os produtores de aparelhos celulares [handsets] têm revelado práticas de mercado que levantam questionamentos substanciais sobre se os consumidores estariam desfrutando de todos os benefícios possíveis oriundos da competição nas telecomunicações sem fio. Por exemplo, empresas detentoras de infraestrutura de transporte de telecomunicações têm começado a influenciar agressivamente o design de programas [software] e produtos em detrimento do consumidor. Com o amadurecimento do mercado de telecomunicações sem fio e o reconhecimento de que os aparelhos celulares tornaram-se um componente indispensável para muitos americanos, empresas detentoras de infraestrutura de transporte têm utilizado de sua considerável influência sobre o uso e design destes aparelhos para manutenção do controle e dos limites ao direito dos assinantes de executar aplicativos comunicacionais de sua escolha. Ao invés de transportarem as mensagens dos assinantes independentemente do conteúdo, empresas detentoras de infraestrutura de transporte de telecomunicações têm exercido cada vez mais controle sobre a forma como os consumidores acessam a internet móvel. Ao darem preferência a serviços próprios e ao afastarem seus rivais, ditas empresas têm desabilitado ou inutilizado interfaces amigáveis ao consumidor [consumer-friendly features] em dispositivos móveis. Além disso, as empresas detentoras de infraestrutura de transporte de telecomunicações têm implementado tais práticas em violação ao princípio Carterfone da FCC e às restrições constantes da decisão da Comissão em sua formulação original referente à autorização de venda conjugada [bundling] do terminal de acesso individual e do serviço celular. A Comissão deve agir agora para fazer valer a decisão Carterfone e para eliminar os empecilhos que impedem a fruição da totalidade dos benefícios da competição de preços e inovação nas telecomunicações sem fio. À luz destas consequências, a Skype respeitosamente requer que a Comissão deixe inequivocamente claro que o caso Carterfone será aplicado à indústria de telecomunicações sem fio, que inicie uma procedimento para avaliação das práticas de empresas detentoras de infraestrutura essencial de transporte de telecomunicações sem fio à luz do caso Carterfone e que crie um mecanismo orientado pela indústria [industry-led mechanism] para garantia de abertura das redes sem fio. Assim fazendo, a FCC garantirá que os consumidores mantenham o direito de executar aplicativos de sua escolha e que conectem dispositivos não-prejudiciais à rede sem fio. Finalmente, o envolvimento da Comissão nesta temática garantirá que as empresas detentoras de infraestrutura de transporte de telecomunicações não possam utilizar legitimamente de práticas de gestão de rede como desculpa para prática de comportamento prejudicial ao consumidor [anti-consumer].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Patrick Leonardo de Faria e. "A Agência Federal de Redes da República Federal da Alemanha." Law, State and Telecommunications Review 1, no. 1 (May 11, 2009): 161–80. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v1i1.21742.

Full text
Abstract:
O propósito do artigo é o de analisar a Agência Federal de Redes (Bundesnetzagentur) – a sucessora da antiga Autoridade Regulatória de Correios e Telecomunicações (RegTP) – na República Federal da Alemanha. A primeira parte do artigo descreve o histórico de evolução das telecomunicações na Alemanha. A segunda parte se dedica a explicar as razões para a criação da Bundesnetzagentur, suas funções e sua estrutura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Franco, Catarina Ribeiro. "RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ANATEL: A PROBLEMÁTICA DA INTERCONEXÃO DE REDES." Revista de Direito Brasileira 17, no. 7 (August 1, 2017): 203. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2017.v17i7.3099.

Full text
Abstract:
As telecomunicações exercem função essencial na sociedade da informação e, consequentemente, no cotidiano social. As mudanças tecnológicas e o surgimento de serviços cada vez mais diversificados e modernos promovem uma discussão global quanto à necessidade de mudanças políticas estruturais e legais no setor. Entre os países que optaram por amplos processos de privatização de serviços básicos, como é o caso brasileiro, verificou-se uma convergência para a criação de órgãos de regulação que pudessem conferir maior autonomia ou poderes aos já existentes, incentivando e fortalecendo as agências reguladoras. No caso nacional, as agências reguladoras nascem de uma conjuntura político-ideológica de desestatização articulada durante a década de 1990 e inspirada no modelo norte-americano. Neste estudo, destaca-se a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, criada com o intuito de flexibilizar o setor de telecomunicações, que atualmente encontra dificuldades para democratizar a comunicação no país e defender os direitos dos consumidores. Discute-se ainda a atuação da agência na resolução dos conflitos de interesse gerados no processo de interconexão de redes entre concessionárias, fator que impacta diretamente no valor e na qualidade dos serviços de telecomunicações oferecidos aos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Board, Editorial. "Pesquisa Regulatória em Telecomunicações." Law, State and Telecommunications Review 3, no. 1 (May 16, 2011): 321–22. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v3i1.21675.

Full text
Abstract:
Convergência e regulação setorial: análise dos modelos regulatórios dos EUA e do Reino Unido/Bernardo Fernandes Corrêa Mendonça/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2009). Defesa da concorrência na TV por assinatura: a lógica da experiência brasileira/Fábio Lúcio Koleski/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2010). Desenvolvimento de técnica de sensoriamento do espectro embasada em detecção de energia para aplicação em sistemas rádio-cognitivos/Erika Portela Lopes de Almeida/Mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (2010). Direito achado na rede: a emergência do acesso à internet como direito fundamental no Brasil, O/Paulo Rená da Silva Santarém/Mestrado em Direito, Estado e Constituição da Universidade de Brasília (2010). Estado e comunicação: uma análise dos modos de regulação da radiodifusão no Brasil e na Venezuela/Rodrigo Garcia Vieira Braz/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2010). Governança da internet: construção da agenda brasileira negociada em uma realidade de múltiplos atores/Denise do Carmo Direito/Mestrado em Ciência Política da Universidade de Brasília (2010). Internet como meio de comunicação a partir dos estudos da Teoria do Meio, A/Rodrigo Miranda Barbosa/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2010). Participação da Rádio Nacional na difusão do futebol no Brasil nas décadas de 1930 e 40, A/Daniel Damasceno Crepaldi/Mestrado em Sociologia da Universidade de Brasília (2009). Perspectiva constitucional sobre o Programa Nacional de Banda Larga, Uma/Guilherme Sena Assunção/Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Direito da Universidade de Brasília (2010). Regulação em camadas e a Lei Geral de Telecomunicações, A/Renata Tonicelli de Mello Quelho/Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Direito da Universidade de Brasília (2009). Telecentros de informação e negócio como veículo de educação corporativa nas microempresas e empresas de pequeno porte/Lilian Maria Araújo de Rezende Alvares/Mestrado em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (2010).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

DeSousa, Marcos A., Carlos M. F. Carlson, Joana T. Machado, and Raul V. Ribeiro. "Uma abordagem fuzzy para a avaliação técnico-econômica de redes de acesso." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 17, no. 2 (June 2006): 226–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592006000200010.

Full text
Abstract:
O surgimento de novas tecnologias e serviços vem impondo mudanças substanciais ao tradicional sistema de telecomunicações. Múltiplas possibilidades de evolução do sistema fazem da etapa de planejamento um procedimento não só desejável como necessário, principalmente num ambiente de competitividade. A utilização de metodologias abrangentes e flexíveis que possam auxiliar no processo de decisão, fundadas em modelos de otimização, parece um caminho inevitável. Este artigo propõe um modelo de programação linear inteiro misto para ajudar no planejamento estratégico de sistemas de telecomunicações, e em particular da rede de acesso. Os principais componentes de custo e receita são identificados e o modelo é desenvolvido para determinar a configuração da rede (serviços, tecnologias, etc) que maximize a receita esperada pelo operador do sistema. O conceito de números fuzzy é adotado para avaliar o risco técnico-econômico em situações de imprecisão nos dados de demanda. Resultados de experimentos computacionais são apresentados e discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Board, Editorial. "Pesquisa Regulatória em Telecomunicações." Law, State and Telecommunications Review 2, no. 1 (May 10, 2010): 259–68. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v2i1.21691.

Full text
Abstract:
Alcance da não incidência da contribuição ao FUST, conforme prevista no parágrafo único do art. 6o da Lei 9.998, de 2000/Sara de Sousa Coutinho/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Alterações do contrato de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado, na modalidade local e a defesa do interesse do usuário/consumidor, As/Regina Lúcia Alves/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Análise do cenário de competição no mercado brasileiro de capacidade espacial/Afonso Rocha Ferreira Junior/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Análise microeconômica do estímulo ao crescimento do mercado de televisão por assinatura, utilizando dados do SATVA, do IPEADATA/Maria Augusta Bretas Lima/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Aplicação da Metodologia de Gestão de Projetos no planejamento, execução, controle, relato e conclusão de missões de fiscalização na Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL/José Umberto Sverzut/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Aspectos Regulatórios, Mercadológicos e Tecnológicos da Digitalização da Radiodifusão Sonora na faixa de 30-3000 MHz no Brasil/Elmano Rodrigues Pinheiro Filho/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Atendimento aos usuários como reflexão para um novo marco regulatório nas telecomunicações brasileiras, O/Carlos Vinicius Brito Reis/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Avaliação de abuso e eficiência no processo fiscalizatório da ANATEL/Wilson Bolcchi Junior/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Avaliação do modelo implantado a partir de 1998 tendo como referência a universalização do STFC/Marcelo Miranda Sampaio Corrêa/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Competição no mercado de serviço de telefonia fixa comutado na modalidade longa distância nacional (STFC-LDN) no Brasil, no período de 2000 a 2001: o problema da tarifa de utilização de rede local/Marco Antonio de Castro/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Competição nos Serviços Móveis: Revenda como uma alternativa/Maria Lucia Valadares e Silva/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Congresso Nacional frente ao poder normativo das agências reguladoras: o caso da ANATEL, O/Renato Lima de Oliveira/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Convergência de outorgas para exploração de serviços e redes de telecomunicações no Brasil/José de Sousa Paz Filho/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Custo de Capital Próprio no âmbito do novo contexto tarifário da telefonia fixa no Brasil: uma proposta de CAPM Global Modificado, O/Tulio Carné Bertini/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Desafios regulatórios no setor de telecomunicação: as causas e conseqüências do controle político e da intervenção governamental na Agência Nacional de Telecomunicações/André Luiz Dias de Oliveira/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Diferenciação de regimes tributários como instrumento de assimetria regulatória no Serviço Telefônico Fixo Comutado – uma reflexão à luz dos precedentes do Supremo Tribunal Federal/Renato Soares Peres Ferreira/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Direito à privacidade e a internet, O/Daniela Figueiredo Oliveira França/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Direitos e Garantias dos Usuários em Redes VoIP/Davison Gonzaga da Silva/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Efeitos da não-cumulatividade do ICMS na determinação das tarifas-teto da concessionária da Região III do Serviço Telefônico Fixo Comutado/João Batista Rodrigues Fonseca/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Estudo de modelos alternativos ao CAPM para aplicação no WACC do setor de telecomunicações do Brasil/Caimi Franco Reis/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Fraude em Telecomunicações: A responsabilidade das prestadoras de telecomunicações no combate a fraude/Luiz Roberto de Azevedo Moncorvo/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Fraude no mercado de Telecomunicações Brasileiro/Luis Renato Giffoni Rodrigues/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Implantação do Sistema de Gerenciamento Centralizado: impactos sobre as obrigações das operadoras de serviços de telecomunicações nas interceptações telefônicas, A/Patrick Leonardo de Faria e Silva/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Ingresso das Concessionárias do STFC no Mercado de TV por Assinatura/Fabrício Guimarães Madruga Lopes/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Long Run Incremental Cost (LRIC) aplicado ao cálculo das tarifas de interconexão nas telecomunicações: desafios e resultados na implantação do modelo no Brasil/Jorge Ernesto Sanchez Ruiz/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Mercado de certificação compulsória de produtos de telecomunicações: políticas, grupos de interesse e regulação/Vladimir Daigele Simões Barbosa/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Mobilidade restrita: regra de transição para a convergência dos serviços fixos e móveis/Renata Figueiredo Santoyo/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Modelo de aplicação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST): o caso do PMU-I, Um/Enilce Nara Versiani/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Modelo sustentável para implantação de redes municipais sem fio de acesso à internet, Um/Daniel Brandão Cavalcanti/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Preços de acesso e regulação tarifária baseada em custos/Daniel Marchi/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Princípio da insignificância e as rádios comunitárias clandestinas: uma visão jurisprudencial, O/Gesiléa Fonseca Teles/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Proposta metodológica de Plano de Negócio para leilões de espectro de radiofrequência no Brasil, Uma/Pedro Borges Griese/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Reforma da Lei Geral de Telecomunicações: tópicos fundamentais/Marcel Netto de Lima/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Regulação e Qualidade do Serviço de Telefonia Fixa no Brasil/Marco Antonio Santana Gomes/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Regulação Setorial e Convergência Tecnológica: Um estudo sobre o modelo regulatório do Reino Unido/Bernardo Fernandes Correa Mendonça/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Serviço Móvel Pessoal e Serviço de Comunicação Multimídia: fusão em novo serviço/Nilo Pasquali/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Spectrum trading e gerência do espectro: a experiência internacional e o caso brasileiro/Raphael Garcia de Souza/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Subconcessão e a revenda no contrato de concessão da ANATEL/Andreza Nascimento de Lemos/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Tecnologia WIMAX e regulação do acesso à internet banda larga: o caso brasileiro/Gustavo Tavares Grillo/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). TV Pública no Brasil: a criação da TV Brasil e sua inserção no modo de regulação setorial da televisão brasileira/Jonas Chagas Lúcio Valente/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2009). Regime público em discussão: como as alterações quinquenais do contrato de concessão podem auxiliar o regulador na evolução da prestação do serviço de telecomunicações no Brasil, O/Secundino da Costa Lemos/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Soluções de curto e médio prazo para evitar a prescrição intercorrente em processos administrativos instaurados na Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL/Willy da Cruz Moura/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Prescrição intercorrente no Procedimento para Apuração de Descumprimento de Obrigação (PADO) na ANATEL/Janaína Diniz da Gama/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008). Universalização dos serviços de telecomunicações/Moisés Gonçalves/VI Curso de Especialização em Regulação de Telecomunicações da Universidade de Brasília (2008).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fernandez, M. P., G. M. Delfino, and A. C. P. Pedroza. "Protocolo Para Gerenciamento Hierárquico de Redes de Computadores e de Telecomunicações." Journal of Communication and Information Systems 16, no. 2 (December 30, 2001): 92–100. http://dx.doi.org/10.14209/jcis.2001.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Assumpção, Luciano Castilho, and Marcelo Minghelli. "Proposta para a construção de um ambiente de inovação para redes de telecomunicações suas contribuições para a manutenção do poder informacional do estado na segurança pública." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 8, no. 1 (June 5, 2019): 43. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67260.

Full text
Abstract:
A informação é um recurso empregado pelo Estado, para controlar indivíduos ou grupos sociais. Este, que é chamado de poder informacional do Estado é evidenciado nas ações Policiais na medida em a confidencialidade, integridade e disponibilidade são requisitos para as telecomunicações nas operações de segurança pública. Para tanto, se desenvolveu um segmento de mercado de telecomunicações denominado Missão Crítica, destinado a atender estes requisitos dos órgãos oficiais de segurança pública. A modalidade de telecomunicações por rádio é chamada de Professional Radio Mobile, e utiliza recursos de criptografia, modulação digital troncalizada em um processo que envolve a tecnologia, a organização e recursos humanos. Dadas as limitações desses agentes no processo, ideias de melhorias a partir das experiências de uso podem ser estimuladas, e de maneira estruturada, categorizada como informação obtida pela percepção de padrões, compor uma proposta que vise a construção de um ambiente de inovação na área de telecomunicações do órgão. Para isso, se pode fazer um estudo de caso a partir da análise de elementos pré- estruturais de infraestrutura (laboratórios, testes) recursos humanos (formados e capacitados em ações de compartilhamento dos aprendizados pelo uso) e fomento (recursos financeiros). Estas ações visam resultar em contribuições para a segurança da informação em operações policiais e assim, contribuir para a manutenção do poder informacional do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rodriguez, Rodrigo Siqueira, and Eduardo Gonçalves. "Hierarquia e concentração na distribuição regional brasileira de invenções por tipos de tecnologias." Revista Brasileira de Inovação 16, no. 2 (August 21, 2017): 225. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v16i2.8650107.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma classificação das regiões brasileiras em função de suas competências tecnológicas, as quais são identificadas por classes tecnológicas, segundo a International Patent Classification – IPC, presentes nos depósitos de patentes (BADEPI/INPI) no período 2000-2011. A classificação é baseada em três indicadores: coeficiente de Zipf, índice de Gini e estatística I de Moran. Os resultados indicam que o grau de hierarquia e concentração em regiões é menor em tecnologias de química de alimentos, engenharia mecânica e civil, sendo tais tecnologias mais presentes em regiões menos centrais. Por outro lado, as tecnologias de engenharia elétrica e telecomunicações, biológicas e nanotecnologias apresentam um grau de hierarquia e concentração maior, sendo dominadas por São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Os padrões de aglomeração indicam a existência de associação espacial positiva destas tecnologias no Sudeste e Sul do Brasil, em particular nas capitais dos estados e na região de Campinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Monteiro, Luiz Henrique Alves, Paulo Alves Garcia, and José Roberto Castilho Piqueira. "Sincronismo em redes mestre-escravo com atraso." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 14, no. 2 (June 2003): 121–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592003000200004.

Full text
Abstract:
Estuda-se o comportamento dinâmico de redes de telecomunicações síncronas, frente a variações lentas causadas pela degradação dos osciladores que compõem a rede. Esses osciladores são malhas de sincronismo de fase (''phase-locked loops'' - PLLs). Através da Teoria de Sistemas Dinâmicos, analisam-se os comportamentos de um PLL de segunda ordem isolado e desse PLL formando redes mestre-escravo do tipo cadeia simples e do tipo enlace simples. O atraso na propagação do sinal entre os osciladores é levado em consideração. Discute-se a influência dos valores dos parâmetros dos osciladores na existência e na estabilidade da solução síncrona, para redes constituídas de um mestre e um escravo. Na rede cadeia simples, o atraso impede a existência de solução síncrona; na rede enlace simples, tal solução só pode existir quando são iguais os tempos de propagação do sinal do mestre para o escravo e do escravo para o mestre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pontes, Cecília Carmen Cunha. "Gerenciamento estratégico de informação nas empresas industriais do setor de telecomunicações no Brasil." Ciência da Informação 28, no. 1 (January 1999): 20–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651999000100004.

Full text
Abstract:
Realizou-se um estudo comparativo entre três indústrias do setor de telecomunicações sediadas no Brasil, focalizando a atenção para a capacitação da organização em gerenciar sistemas de informação para subsidiar o processo de desenvolvimento/adaptação de novas tecnologias, sendo abordados os seguintes aspectos: caracterização da estratégia de negócios, política de treinamento de recursos humanos em P&D e uso de redes corporativas de informação para o desenvolvimento de novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lustosa, Leonardo Junqueira, Cristina de las Nieves Araneda-Fuentes, and Daniel de Mello Schaefer. "Redimensionamento de redes de telefones públicos urbanos." Gestão & Produção 16, no. 1 (March 2009): 152–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000100014.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o problema de redimensionamento de uma rede de telefones públicos urbanos visando melhorar a lucratividade do negócio sujeito a exigências da Agência Nacional de Telecomunicações. O estudo tem um viés pragmático, dando ênfase à obtenção de uma boa solução usando meios ao alcance de empresas. Peculiaridades do problema conduzem à formulação de um modelo de localização e atribuição com cobertura mínima que, em escala real, assume um porte que inviabiliza sua solução exata por métodos convencionais de programação inteira mista. É, então, examinada a viabilidade de se obter uma boa solução sem recurso a métodos complexos e de difícil implementação. Discutem-se formas de redução e particionamento do problema, sua solução por interrupção prematura de algoritmo de ramificação e limitação (branch-and-bound) e, também, por meio de uma heurística simples e de fácil implementação. São apresentados os resultados de um ensaio computacional que indicam a viabilidade de aplicação do modelo no ambiente industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Araújo, Aluízio F. R., and Karla Vittori. "Algoritmo de roteamento adaptativo para o balanceamento de carga em redes de telecomunicações." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 3 (September 2002): 248–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000300004.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um algoritmo de roteamento adaptativo, denominado Agentes-Q, baseado na integração de três estratégias de aprendizagem combinadas com alguns mecanismos para aumentar sua velocidade de adaptação. As três estratégias são: aprendizagem-Q, aprendizagem por reforço dual e aprendizagem baseada no comportamento de colônias de formigas. O algoritmo proposto é composto por um conjunto de agentes móveis simples, que se comunicam indiretamente e cooperam na busca dos melhores caminhos na rede. Os agentes selecionam as rotas de forma distribuída e atualizam incrementalmente as informações utilizadas na escolha dos caminhos. Agentes-Q foi aplicado a uma rede telefônica da British Telecom e a porcentagem média de chamadas perdidas por ele foi comparada a de dois algoritmos baseados no comportamento de colônias de formigas. Os experimentos envolveram variações nos padrões de tráfego, nível de carga e topologia da rede e a utilização de ruído na informação usada na seleção das rotas. Agentes-Q obteve melhor desempenho que seus competidores, apresentando maior capacidade de adaptação às situações consideradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Fernandes, Victor Oliveira. "Regulação dos setores em rede para além dos valores econômicos: uma análise das políticas de interconexão IP para suporte a serviços de voz na União Europeia a partir das Teorias do Interesse Público." Law, State and Telecommunications Review 9, no. 1 (May 15, 2017): 143–66. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v9i1.21517.

Full text
Abstract:
Propósito – O artigo analisa de que forma teorias de regulação econômica dos setores em rede podem antecipar o comportamento das autoridades reguladoras no setor de telecomunicações contemporâneo, especificamente no que concerne à adoção de políticas de acesso e interconexão de redes. Metodologia/abordagem/design – Inicialmente, o trabalho examina os principais argumentos econômicos de regulação de setores em rede sustentados pela literatura especializada, destacando estudos recentes que consideram que o dinamismo tecnológico inerente ao setor de telecomunicações tornaria desnecessária uma intervenção estatal mais efetiva na imposição de obrigações de interconexão de redes. Em seguida, são exploradas algumas das críticas feitas pelas Teorias do Interesse Público às abordagens regulatórias baseadas exclusivamente na perseguição de valores econômicos, destacando-se de que forma tais críticas podem ser endereçadas às teorias examinadas na primeira parte do trabalho. Por fim, será examinado o quadro normativo comum europeu aplicável às políticas de acesso e interconexões de redes, bem como decisões recentes de Agências Reguladoras Nacionais de dois países da União Europeia (França e Alemanha), investigando-se como as abordagens econômicas de regulação dos setores em rede podem antecipar o comportamento dessas entidades reguladoras. Resultados – A partir das decisões examinadas, é possível inferir que, nessas jurisdições, a imposição de obrigações de interconexão IP fundamenta-se em princípios como o da concorrência efetiva e o da neutralidade tecnológica, que não se reduzem ao ideal econômico neoclássico de eficiência alocativa. Assim, nesse contexto, pode-se dizer que a intervenção regulatória perseguiu objetivos substantivos de regulação para além dos valores econômicos invocados pelas tradicionais teorias de regulação dos setores em rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gomide, Fernando A. "Redes neurais artificiais para engenharia e ciências aplicadas: curso prático." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 5 (October 2012): 649–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000500011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Orero, Pilar. "Audiosubtitling: a possible solution for opera accessibility in Catalonia." Tradterm 13 (December 18, 2007): 135. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2007.47470.

Full text
Abstract:
Embora estejamos submersos em uma sociedade IT, uma larga acessibilidade à mídia audiovisual ainda é vista mais como um desejo do que como um futuro praticável. Muitas organizações em todos os níveis – local, nacional, e europeu – estão tentando estabelecer uma agenda para a implementação da acessibilidade na mídia ou “de radiodifusão para todos”. Pesquisas têm sido desenvolvidas nas universidades em muitos níveis e em muitas áreas – direito, engenharia, telecomunicações – para fornecer respostas que possam servir como possíveis recomendações a serem implementadas em futuros Atos de Radiodifusão. Este artigo examina o modo de transferência semiótico conhecido como audiolegendagem, como uma alternativa à audiodescrição ao vivo para a ópera, e em particular uma experiência de audiolegendagem na Ópera de Barcelona, o Liceu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Urti, Mauricio Soares. "O COMPARTILHAMENTO DE INFRAESTRUTURAS DE REDE NO SEAC E NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES." Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6, no. 1 (August 18, 2020): 38. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-012x/2020.v6i1.6387.

Full text
Abstract:
O artigo se propõe a realizar um diagnóstico de diferença identificada na estrutura dos setores de telecomunicações e de prestação de serviços de televisão por assinatura, designados como os Serviços de Acesso Condicionado, notadamente com relação às estruturas de rede que os assistem. O diagnóstico considera a formação, evolução e os desafios impostos aos setores estudados, de modo que inspirado na doutrina das essential facilities, aponta a alternativa do compartilhamento de infraestruturas de redes e meios de rede como um caminho para os prestadores de serviços desses segmentos de mercado, recentemente pressionados a revisitarem os seus modelos de negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Maia, Luana Samara Paulino, Lucas Rodrigues Marcelino, José Stênio Negreiros Júnior, Daniel do Nascimento e. Sá Cavalcante, and Glendo de Freitas Guimarães. "Promovendo o curso de engenharia de telecomunicações no ensino médio com abordagem hands- on: relato de caso." Brazilian Journal of Development 6, no. 3 (2020): 9883–93. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n3-024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Regina de Souza, Celia. "Entre oportunidades e recursos, a estratégia de uma operadora no mercado regulado das telecomunicações." Revista Brasileira de Administração Científica 8, no. 1 (May 10, 2017): 141–56. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.001.0012.

Full text
Abstract:
A avalanche de novos serviços disponibilizados em plataformas que viabilizam tecnologias de voz sobre dados, como a TV por internet, vídeos em tecnologia streaming e a comunicação WhatsApp passaram a fazer parte do cotidiano dos consumidores, o que sobrecarregam as redes das operadoras de telecomunicações e acirra a competitividade no mercado. O cenário remete a uma necessária mudança de comportamento no setor, paralelo a uma essencial revisão da regulamentação existente. Este estudo analisa os impactos do mercado regulado das telecomunicações em pleno processo de convergência com a indústria de TI, onde a regulamentação exerce dupla influência sobre a indústria: garantir a ordem nos serviços de telecomunicações e, por outro lado, um risco ofensor de desvantagem na competitividade e freio da inovação em uma economia digital. Com base nos aportes das teorias de VBM e VBR, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter exploratório, realizada através de estudo de caso e revisão bibliográfica, sob a lente dos impactos regulatórios na competitividade. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada do corpo estratégico de uma operadora de telecom, sendo tratados de forma qualitativa. As análises apontaram para uma descoberta: a regulamentação como forte influenciadora no posicionamento estratégico, pode ser nociva à competitividade e deflagração da indústria quando não consegue acompanhar a evolução e o dinamismo do setor. Com isso, a operadora em estudo propõe uma estratégia de agregação de serviços de TI sobre telecom, indicando uma alternativa de inovar dentro de um mercado regulado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Estephan, Christofi Issa, Bernardo Santos Alves, Marcelo Tsuyoshi Haraguchi, Fernando Ernesto Ucker, and Pedro Daniel da Cunha Kemerich. "Método não destrutivo pelo processo de cravação de tubos na instalação de novas redes." Revista Monografias Ambientais 13, no. 4 (November 26, 2014): 3756–60. http://dx.doi.org/10.5902/2236130813646.

Full text
Abstract:
O estudo de caso será aplicado através do método não destrutivo, na execução da rede coletora de esgoto do condomínio Terras Alphaville na BR-060 em Anápolis-GO. Tal método pode ser utilizado para a concepção de redes públicas de esgoto sanitário, água, gás, telecomunicações, ou outra tubulação que, devido às condições do local, o método tradicional se torne inviável. A travessia sob a BR-060 será executada por método não destrutivo, pelo processo de cravação de tubo, através de macacos hidráulicos, sem a retirada de solo, mantendo o maciço do solo inalterado, sem prejuízos significativos para o transito da rodovia em questão, em função da importância econômica e logística da rodovia e da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tavares, Edseisy, Dina Gomes, and Escarlaty Porfírio. "CENTRALIDADE E ÁREA DE INFLUÊNCIA DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN NA REDE URBANA REGIONAL." Sociedade e Território 32, no. 1 (July 27, 2020): 51–73. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1id18859.

Full text
Abstract:
A rede urbana do Rio Grande do Norte tem apresentado modificações quanto ao papeis e funções das cidades em todos os níveis da hierarquia urbana. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a centralidade de São Paulo do Potengi/RN no período atual na rede de influência regional. Para tanto, foram identificados os principais fluxos desse centro urbano nos estudos do IBGE, realizado em 2008 e analisados os usos do território que mais movimentam fluxos nesse centro urbano entre 2018 e 2019. A pesquisa contemplou um estudo teórico-conceitual e empírico, abordando discussões sobre a urbanização do território, rede urbana e usos do território e teve como variáveis de análise os sistemas técnicos de telecomunicações e transportes e redes de comércio e serviços. Constatamos que novas redes de interações territoriais estão sendo estabelecidas com fluxos que expandiram sua área de influência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dib Filho, João, Vitor Ribeiro Filho, and Antônio Henrique Capuzzo Martins. "TERRITORIALIDADE DA INFORMAÇÃO, PELAS REDES TELEFÔNICAS, NA CIDADE DE SENADOR CANEDO EM GOIÁS: ESTUDO DE CASO." Para Onde!? 9, no. 2 (April 25, 2018): 46–54. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.82702.

Full text
Abstract:
Verificando as estruturas da cidade, percebe-se a condição e presença de perfis de renda diferenciados, o que leva a avaliação, a um paralelo que pode representar melhor a própria diferença da renda (ou aparência de renda) nas áreas cobertas pelo capital, aqui representados pelas operadoras de telefonia (fixa e até mesmo as de celulares) e pelas manchas de cobertura das mesmas. A mancha de cobertura em análise foi tirada do link da Anatel, que é o órgão que representa o Estado/União, como agência reguladora que fiscaliza o segmento de telecomunicações, e consequentemente, das áreas de cobertura estabelecidas pelas empresas de telefonia aqui tratadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Jurado da Silva, Paulo Fernando. "GEOGRAFIA DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL: um esforço de síntese." Revista Cerrados 16, no. 02 (February 26, 2020): 03–30. http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692201816020330.

Full text
Abstract:
A sociedade experimenta no período técnico atual transformações profundas advindas, sobretudo, do uso crescente dos serviços de telecomunicação e das tecnologias de informação que redirecionam, em diversos sentidos, os processos de acumulação, ampliação do capital, mas também das redes de articulação e gestão territorial. Em termos metodológicos e práticos, de um lado, observa-se empiricamente uma crescente incorporação das tecnologias da informação e telecomunicação na produção econômica e dos bens materiais e, de outro, se verifica a intensificação do fenômeno da desigualdade, complementaridade, antagonismo entre espaços dotados de maior densidade técnica e outros com menor carga de infraestrutura material e inovação. Assim, da mediação entre o Estado e o poder privado na utilização do território surgem conflitos, simbioses e apropriações que precisam ser mais bem estudadas na Geografia. Com isso, a análise das empresas privadas de telecomunicação é tomada como fio condutor e objetivo maior para a leitura espacial dos segmentos de televisão por assinatura, telefonia celular e internet, no momento em que o Brasil passa por diversas transformações socioespaciais, com a ampliação da densidade técnica territorial, no período recente. Palavras-chave: Uso corporativo do território. Tecnologias da informação. Telecomunicações. Empresas de telecomunicação. Brasil. GEOGRAPHY OF TELECOMMUNICATIONS IN BRAZIL: an synthesis effort ABSTRACT Society experiences, in the present technical era, deep transformations coming, mostly, from the increasing in telecommunication services and information technologies that redirect, in many ways, the accumulation process, capital enlargement, as well as the articulation nets and territorial management. In methodological and practical terms, on one side we observe a crescent incorporation of information and telecommunication technologies in the economic production and material items; on the other side we verify the intensification of the inequality, complementarity and antagonism phenomena among bigger spaces with more technical density and others with less infrastructure material and innovation. Therefore, in the mediation between the State and the private sector, in use of the territory, there are conflicts, symbiosis and appropriations that need to be better evaluated in Geography. With that, the analysis of private telecommunication companies is taken as a conduit and major objective for air space reading for cable TV, cellular phones and internet; at the moment that Brazil is going through many social air space transformations, with the expansion of technical territorial density, in the recent period. Keywords: Corporative use of territory. Information technology. Telecommunications. Telecommunication enterprises. Brazil. GEOGRAFÍA DE LAS TELECOMUNICACIONES EN BRASIL: un esfuerzo de síntesis RESUMEN La sociedad experimenta en el período técnico actual transformaciones profundas provenientes, sobre todo, del uso creciente de los servicios de telecomunicación y de las tecnologías de información que redireccionan, en diversos sentidos, los procesos de acumulación, ampliación del capital, pero también de las redes de articulación y gestión territorial. En términos metodológicos y prácticos, por un lado, se observa empíricamente una creciente incorporación de las tecnologías de la información y telecomunicación en la producción económica y de los bienes materiales y, por otro, se verifica la intensificación del fenómeno de la desigualdad, complementariedad, antagonismo entre espacios dotados de mayor densidad técnica y otros con menor carga de infraestructura material e innovación. Así, de la mediación entre el Estado y el poder privado en la utilización del territorio surgen conflictos, simbiosis y apropiaciones que necesitan ser mejor estudiadas en la Geografía. Con eso, el análisis de las empresas privadas de telecomunicación es tomado como hilo conductor y objetivo mayor para la lectura espacial de los segmentos de televisión por suscripción, telefonía celular e internet, en el momento en que Brasil pasa por diversas transformaciones socioespaciales, con la ampliación de la región la densidad técnica territorial, en el período reciente. Palabras clave: Uso corporativo del territorio. Tecnologías de la información. Telecomunicaciones. Empresas de telecomunicación. Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Carvajal-Ladino, Saira Esperanza, and Julio Barón-Velandia. "Consideraciones De Calidad De Servicio Para Tráfico De Video En Redes Wan." Revista científica 2, no. 16 (June 26, 2013): 36. http://dx.doi.org/10.14483/23448350.4021.

Full text
Abstract:
Este artículo presenta la investigación realizada sobre consideraciones de calidad de servicio para tráfico de video en redes wan,realizado en la Facultad de Ingeniería, en el proyecto curricular de Ingeniería de Sistemas, en él se presentanlas consideraciones para el despliegue de la calidad del servicio en una red en la que se transmite video streaming, incluida la información sobre la clase de servicio, las definiciones de diferentes grupos de tráfico y los procedimientos de buenas prácticas. AbstractThis paper is part of the research project that bears his name, held at the Faculty of Engineering, in the Engineering Curriculum Project Systems presents the considerations for deploying quality of service in a network in which transmits streaming video, including information on the service class, the definitions of different groups of traffic, and best practice procedures.ResumoEste artigo é parte do projeto de pesquisa que leva seu nome, realizado na Faculdade de Engenharia, nos Sistemas de Projecto Curricular de Engenharia apresenta as considerações para a implantação de qualidade de serviço em uma rede na qual transmite streaming de vídeo, incluindo informações sobre a classe de serviço, as definições dos diferentes grupos de tráfego e os procedimentos de melhores práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Castillo, Ricardo. "Transporte e logística de granéis sólidos agrícolas: componentes estruturais do novo sistema de movimientos do território brasileiro." Investigaciones Geográficas, no. 55 (February 17, 2012): 79. http://dx.doi.org/10.14350/rig.30112.

Full text
Abstract:
As novas áreas de agricultura moderna no território brasileiro (commodities agrícolas), situadas sobretudo nas porções Centro-Oeste e Norte, resultantes da atual tendência a uma maior especialização funcional dos lugares e regiões, têm motivado substanciais transformações nas redes e sistemas de transportes (hidroviário, ferroviário e rodoviário) e de telecomunicações (acelerada difusão espacial das redes telemáticas de comunicação de dados). Os lugares perdem, cada vez mais, sua autonomia relativa e tornam-se subordinados aos agentes e interesses vinculados às escalas nacional e mundial. A produção, o crédito, o abastecimento e o consumo passam a ser regulados de fora, distorcendo políticas públicas locais e regionais. Disso resulta uma nova organização do território e um uso mais corporativo, sobretudo dos sistemas de transportes e comunicações, fragmentando o território e comprometendo um projeto nacional. Propomos uma análise da integração eletrônica do território e da logística empresarial objetivando elaborar um conhecimento do sistema de movimentos corporativos como subsídio a um planejamento territorial no Brasil que seja mais justo socialmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Beuren, Ilse Maria, Andréia Carpes Dani, Delci Grapegia Dal Vesco, and Nayane Thais Krespi. "REDES SOCIAIS NA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS DE SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA E DE TELECOMUNICAÇÕES." Revista Alcance 20, no. 3 (November 29, 2013): 309. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v20n3.p309-324.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bezerra, Tiago Dos Santos, and Antonio Luiz P. S. Campos. "Predição de Séries Temporais de parâmetros de Rede WCDMA – HSPA." HOLOS 1 (February 24, 2014): 170. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1908.

Full text
Abstract:
Em telecomunicações, com o crescimento da demanda de tráfego de dados nas redes de terceira geração (3G), as operadoras de telefonia móvel têm atentado para o direcionamento dos recursos em infraestrutura nos locais onde se identifica maior necessidade. O direcionamento desses investimentos tem o objetivo de manter a qualidade do serviço prestado, principalmente, em regiões urbanas densas. Neste trabalho, é realizada a predição de séries temporais em redes HSPA – WCDMA dos parâmetros: potência recebida (Rx Power), potência de código do sinal recebido (Received Signal Code Power – RSCP), relação energia por chip em função da interferência (Energy per chip/Interference – Ec/Io) e taxa de transmissão (throughput) na camada física. A coleta dos valores dos parâmetros foi realizada numa rede em pleno funcionamento através de um drive test na cidade de Natal – RN. O modelo utilizado para predição das séries temporais foi o Modelo de Alisamento Exponencial de Holt. O objetivo das predições das séries temporais é verificar para quais parâmetros da rede HSPA – WCDMA o modelo de Holt melhor se adequou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

De Vargas, Rogério Rodrigues, Luis David de Nazaré Martins, Alexandre Bernardino Lopes, Robert Martins Da Silva, Ricardo Freddo Neto, and Hélio Demarqui Junior. "Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento e acesso a informações de redes geodésicas eficiente." Revista Brasileira de Geomática 8, no. 1 (July 10, 2020): 026. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v8n1.10322.

Full text
Abstract:
Redes geodésicas são estruturas base para aplicações como mapeamento, projetos de engenharia, georreferenciamento, Cadastro Técnico Multifinalitário e Sistemas de Informações Geográficas. O Sistema Geodésico Brasileiro é composto pelas redes Planimétrica, Altimétrica e Gravimétrica, mantidas pelo IBGE e redes auxiliares mantidas por outras instituições. Apesar da existência destas redes, o adensamento das redes geodésicas no Brasil faz-se necessário para diversas aplicações e o acesso aos dados geodésicos dos pontos materializados deve ser eficaz. Geralmente os dados são obtidos apenas por consulta em sites, como ocorre com o banco de dados geodésicos do IBGE. Assim, este trabalho busca propor um sistema gerenciador de dados geodésicos acessível por dispositivos móveis, composto por: 1) marcos geodésicos com chapas identificadoras com QR-Codes; 2) website utilizado no gerenciamento das informações dos dados geodésicos e; 3) aplicativo móvel RedeGeo, utilizado para obtenção dos dados dos vértices da rede em tempo real. O aplicativo é conectado a um data-base atualizado periodicamente e permite a consulta off-line dos dados. Os primeiros pontos implantados estão no litoral do Paraná e possuem coordenadas geodésicas e altitude ortométrica. O sistema composto pelo banco de dados e aplicativo móvel disponibiliza informações de redes geodésicas de forma instantânea, mesmo o usuário estando off-line.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rodrigues Filho, José, Jefferson Colombo B. Xavier, and Ana Lívia Adriano. "A tecnologia da informação na área hospitalar: um caso de implementação de um sistema de registro de pacientes." Revista de Administração Contemporânea 5, no. 1 (April 2001): 105–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552001000100007.

Full text
Abstract:
O sistema de registro médico computadorizado, ou seja, o desenvolvimento do prontuário eletrônico, é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje na área de informática médica. Há afirmações de que a combinação de computadores, redes de telecomunicações, informações médicas e dados eletrônicos de pacientes pode melhorar a qualidade do cuidado de saúde, a produtividade dos profissionais de saúde, facilitar o acesso aos serviços disponíveis e reduzir custos administrativos associados à prestação de serviços. O registro de pacientes é considerado o módulo básico de um sistema computadorizado de gerenciamento de pacientes e, conseqüentemente, do prontuário eletrônico. Uma tentativa é feita, neste trabalho, para descrever a implementação de um sistema de registro de pacientes, denominado R-ATA (registro-admissão, transferência e alta), no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Andrade, Norberto De Almeida, Giuliano Carlo Rainatto, Ricardo Da Silva Santana, Fonttamara Leite Lima, and Mafalda Maria de Medeiros Anderson. "Cenários de Foresight Estratégico do setor de telecomunicações 5G: um espectro de oportunidades na Transformação Digital." Revista Brasileira de Administração Científica 11, no. 1 (January 6, 2020): 205–23. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2020.001.0015.

Full text
Abstract:
Na era da Transformação Digital as tecnologias inovadoras geralmente alteram asproposições de valor estabelecidas e tornam inadequados os métodos tradicionais deplanejamento estratégico. Neste artigo, apresentamos o uso da modelagem de negóciosbaseada em cenários para explorar o setor das redes de comunicação móvel (5G) dequinta geração. Discutimos quatro cenários que foram desenvolvidos em um esforçocolaborativo entre diferentes perspectivas mercadológicas. Em seguida, descrevemos aabordagem de Foresight Estratégico que é um processo prospectivo de antecipação econstrução de cenários para orientar a ação para construir a visão estratégica do futurocom apropriação, amplitude, profundidade e utilização técnicas e métodos, rigorosos ecolaborativos. Essa abordagem complementa as técnicas tradicionais integrandomudanças multidimensionais, desde inovação tecnologia, regulação, dinamismo dacadeia de valor e evolução da proposição de valor. Conclui-se ainda que a contribuiçãoe a abordagem para a construção da visão estratégica do futuro das organizaçõestecnológicas de 5G, por meio do processo prospectivo e construção de cenários éparticularmente valiosa em ambientes caracterizados por um alto nível de incerteza ecomplexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ornass, Victoria Regina, Dalcy Argentina Flores, and María Cecilia Gramajo. "Una propuesta de aula virtual para la mejora de procesos de aprendizaje y de enseñanza." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 13, no. 2 (November 25, 2020): 3–24. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p3.

Full text
Abstract:
O trabalho mostra os resultados apontados pelos alunos que concluíram o curso Análise Matemática I da Faculdade de Engenharia numa sala de aula virtual com a modalidade b-learning, a partir do projeto de pesquisa, "A Sala de Aula Virtual e as redes sociais como suportes no processo de aprendizagem do primeiro ano da Faculdade de Engenharia", credenciado perante o Conselho de Pesquisa da Universidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação colaborativa e participativa. A abordagem teórica inclui contribuições da Antropologia, Psicologia e Ciências da Comunicação, que ampliaram a visão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e aprendizagem. A avaliação incluiu as dimensões de análise: Competências pessoais no uso das TIC, e o material didático utilizado. O análise e posterior reflexão mostra a Sala de Aula Virtual como opção valida para motivar a aprendizagem dos alunos. A pesquisa ação colaborativa permite o desenvolvimento profissional de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Leite, Denise, Célia Elizabete Caregnato, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Isabel Pinho, Bernardo Sfredo Miorando, and Priscila Bier da Silveira. "Avaliação de redes de pesquisa e colaboração." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 19, no. 1 (March 2014): 291–312. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772014000100014.

Full text
Abstract:
O setor acadêmico brasileiro vive um momento de estresse quantitativista. Docentes e pesquisadores são avaliados pelas métricas individuais de sua produção bibliográfica. Apesar de sua importância, a colaboração no trabalho de pesquisa em grupo, nas redes de pesquisa, ainda não constitui objeto de avaliação sistemática. Medem-se os produtos, mas os processos que os geram permanecem desconhecidos. Este estudo objetivou construir marcadores para a avaliação de processos interativos de trabalho em redes de pesquisa. Entendemos que este tipo de rede se estabelece quando um grupo colabora com a intenção de produzir conhecimento. A literatura consultada apontou que, embora tal interação possa ser representada graficamente, há ainda número reduzido de trabalhos sobre o tema da avaliação de redes de pesquisa e colaboração ou de parceria em pesquisa. A partir da teoria, desenvolvemos uma metodologia de análise de currículos de pesquisadores com uso de softwares para construção de planilhas de dados, contagem de coautorias e análise de redes sociais. Estas técnicas permitiram a elaboração de planilhas da produção bibliográfica dos pesquisadores, de grafos representando suas redes e a construção de um protocolo de avaliação de redes de colaboração e pesquisa. Os sujeitos investigados foram pesquisadores 1A do CNPq, líderes de grupo de pesquisa nas áreas de Educação, Engenharia de Produção e Física. Os resultados identificam 10 marcadores/indicadores quali-quantitativos para avaliação de processos de pesquisa em rede que foram testados e validados em contexto de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Berrio-Zapata, Cristian, Fábio Mosso Moreira, and Ricardo César Gonçalves Sant'Ana. "A máquina retórica de Barthes: mitologia e conotação nas redes digitais." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 10, no. 2 (August 2015): 135–57. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457321910.

Full text
Abstract:
RESUMOEste artigo explora a representação social da Tecnologia Informática e a Sociedade em Rede a partir da semiologia de Barthes, utilizando suas ideias sobre a criação de mitos e a conotação de discursos ideológicos por meio da sua naturalização. Complementando com alguns conceitos de Peirce e Santaella, buscou-se identificar e entender elementos dos mecanismos desses processos de mitificação e como eles incidem na criação de uma ordem informacional; neste caso, uma ordem digital. Conclui-se a iminência da percepção de que se presencia um alinhamento discursivo evangelizante baseado em elementos míticos e apoiados na aversão à incerteza, no princípio de poupança de energia e na engenharia discursiva guiada pelo alvo de lucro e poder. Destaca-se o viés da estrutura narrativa que reitera, de forma irreflexiva, a necessidade imperiosa da presença da informática e da digitalização sem o pleno contraponto de seus custos ou efeitos colaterais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mello, Mario Fernando, Patricia Luana Jung, and Gustavo Rocha Stamm. "Perfil e expectativas dos acadêmicos de Engenharia de Produção de uma universidade federal." Exacta 15, no. 3 (September 29, 2017): 471–86. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.7034.

Full text
Abstract:
Conhecer o perfil e as expectativas de jovens acadêmicos é importante tanto para a universidade como para seus docentes. Neste trabalho, objetivou-se conhecer e analisar as expectativas dos acadêmicos de Engenharia de Produção de uma universidade federal e mostrar as características da atuação de um profissional dessa área. Assim, realizou-se uma pesquisa utilizando um formulário on-line por meio da plataforma do Google Drive, sendo este disponibilizado a todos os alunos matriculados no curso de Engenharia de Produção de uma universidade federal do interior do Rio Grande do Sul, totalizando 201 voluntários, e enviado por e-mail e redes sociais. Elaborou-se um questionário com dez perguntas objetivas e alternativas de respostas semidirigidas, envolvendo questões de perfil e expectativas dos acadêmicos. Os resultados apontaram a importância de conhecer o perfil e as expectativas dos acadêmicos para a Universidade, que poderá em equilíbrio com o mercado encontrar soluções de constante aprimoramento do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Contant, Sheila, Liliane M. F. Lona, and Verônica M. A. Calado. "Predição do comportamento térmico de tubos compósitos através de redes neurais." Polímeros 14, no. 5 (December 2004): 295–300. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000500004.

Full text
Abstract:
Compósitos poliméricos (plásticos reforçados) são materiais formados a partir de um reforço (fase descontínua, normalmente uma fibra) e uma matriz polimérica. Esse tipo de material apresenta várias vantagens em relação aos materiais convencionais de engenharia. Entre os métodos de fabricação de compósitos poliméricos está o filament winding (filamento contínuo ou enrolamento filamentar), um processo empregado na fabricação de sólidos de revolução, como tubos e tanques. Neste trabalho, redes neurais artificiais, uma ferramenta computacional inspirada no funcionamento do cérebro humano, foram aplicadas ao processo de filament winding para predição do comportamento térmico de tubos compósitos durante a etapa de cura. Informações sobre o comportamento térmico das peças compósitas podem auxiliar na seleção do ciclo de cura, que é um dos desafios na obtenção de peças de qualidade e a um baixo custo. As redes neurais foram treinadas com dados obtidos através do modelo Lee-Springer. A metodologia foi validada com resultados experimentais da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Visentini, Monize Sâmara, Fernanda Bard Chagas, and Debora Bobsin. "A Produção Acadêmica Sobre Redes Sociais Virtuais no Brasil: Análise dos Artigos Publicados em Eventos entre 2006 e 2015." Revista Gestão & Conexões 7, no. 1 (October 24, 2018): 37–73. http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.14789.37-73.

Full text
Abstract:
Este artigo realiza um levantamento bibliográfico do período compreendido entre 2006 e 2015 de pesquisas na área de administração no que tange as redes sociais virtuais. Foram analisados 89 artigos publicados no Encontro da ANPAD (EnANPAD), no Encontro da Administração da Informação (ENADI), no Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD (EMA), no Encontro Nacional da Engenharia da Produção (ENEGEP), nos Seminários em Administração (SemeAD) e também no International Conference on Management of Technology and Information Systems (CONTECSI). Os resultados indicaram predominância de estudos empíricos e qualitativos, com preponderância de pesquisas descritivas, destacando investigações através de survey e estudos de caso. Dentre as redes sociais estudadas, o Facebook aparece como a mais explorada. Outro ponto identificado é que boa parte dos artigos selecionados teve alguma teoria, ou modelo, como base metodológica, sendo que houve maior incidência de uso desses modelos e teorias pelos autores dos eventos EnANPAD, SemeAD e Contecsi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rabelo, Marcos Sousa, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, and José Serafim Bertoloto. "Análise da utilização das mídias digitais em um curso tecnólogo e um de engenharia." Research, Society and Development 8, no. 11 (August 26, 2019): e398111372. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1372.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo verificar as principais dificuldades, acesso e uso das mídias digitais para discentes de dois cursos superiores, sendo um tecnólogo período noturno, e um bacharel em engenharia período integral. Para a validação foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa através da aplicação de questionário, os resultados estão organizados e apresentados em gráficos. Observamos que os discentes utilizam o celular principalmente para acessar redes sociais, e-mail, escutar músicas e tirar foto, enquanto o computador é utilizado para formatação de textos, imagens, planilhas e apresentações. Outro ponto observado é que os discentes que estudam no turno integral apontaram o acesso à internet como maior dificuldade, enquanto no período noturno, a principal foi o conhecimento técnico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Estevão, Renildo Barbosa, and GUIOMAR OLIVEIRA PASSOS. "O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (ProInfo) NO CONTEXTO DA DESCENTRALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA." HOLOS 1 (February 18, 2015): 199. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2645.

Full text
Abstract:
Este texto analisa o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), caracterizando sua engenharia institucional, em particular o modo como estabelece parceria entre a União e os entes federados. O objetivo é examinar os traços constitutivos do ProInfo, identificando, nessa engenharia institucional, a estratégia de indução do governo federal para atrair a adesão de estados e municípios. Para tanto, recorre-se à legislação que o instituiu, além da literatura relativa à descentralização das políticas sociais num Estado federativo. Constatou-se que o modelo do ProInfo assenta-se numa divisão do trabalho em que a União financia, coordena, acompanha e avalia, enquanto os demais entes federativos administram, executam e mantêm as ações, responsabilizando-se pelos custos de manutenção, inclusive de pessoal e instalações. É uma estratégia desenhada que favorece a montagem da infraestrutura, oferecendo os meios, complementando-os ou incentivando-os a desenvolver a introdução das novas tecnologias na educação, mas não estabelece qualquer vínculo entre a liberação de recursos e o cumprimento das atribuições pactuadas ou mesmo destas com novos aportes de recurso. Portando, a engenharia institucional, ainda que tenha patrocinado a instalação de laboratórios, isto é, tenha disponibilizado os meios para a inclusão digital desejada, não favoreceu, como objetivava o programa, o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lafetá, Frederico Gonzaga, Carlos de Oliveira Barros, and Paulo Dutra Leal. "Projetos Complexos: Estudo de Caso sobre a Complexidade dos Projetos de Engenharia de Telecomunicações em uma Empresa do Setor de Óleo e Gás." Revista de Gestão e Projetos 07, no. 01 (April 1, 2016): 41–55. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v7i1.382.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ramos, Jean Paulo Silva. "Redes neurais artificiais na classificação de frutos: cenário bidimensional." Ciência e Agrotecnologia 27, no. 2 (April 2003): 356–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542003000200015.

Full text
Abstract:
Inúmeras são as atividades agrícolas que necessitam de interação humana nos processos decisórios, e entre elas encontra-se a classificação de frutos. O consumo de frutos "in natura" exige altíssimo nível de qualidade, demandando um processo classificatório mais acurado. A classificação de frutos depende do reconhecimento de padrões natural ou artificial, de acordo com algumas categorias pré-definidas. Uma vez que um padrão de um fruto está sendo classificado, esse deve ser comparado com algum outro padrão armazenado. A maior parte da classificação de frutos é baseada na classificação humana.Este trabalho apresenta a possibilidade de uso de redes neurais artificiais no desenvolvimento de modelos de classificação de frutos por meio de vetores de padrões. Este trabalho foi desenvolvido no Departamento de Máquinas Agrícolas da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, as redes neurais armazenaram os vetores de padrões de frutos peso, diâmetro. Esses componentes vetoriais associados entre si interagiram, determinando um vetor padrão de saída de acordo com os padrões de frutos armazenados. Para atingir esses objetivos, foi usada uma rede Perceptron de múltiplas camadas, com algoritmo de treinamento tipo retro-propagação para armazenar os vetores de padrões de frutos e para classificação desses padrões de entrada. A rede treinada conseguiu aprender a relação entre vetores de entrada e saída, demonstrando a potencialidade do uso de tais ferramentas na classificação artificial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Fernanda Bochi dos, Thiago Monteiro Alves, Daniela Gralha de Caneda Queiroz, Felipe Grando Brandão, Rene Faustino Gabriel Junior, and Ana Maria Mielniczuk de Moura. "Inovação tecnológica da UFRGS." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 10, no. 2 (January 22, 2019): 92–114. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i2p92-114.

Full text
Abstract:
É um estudo de caráter descritivo, com viés patentométrico, que objetiva estudar as características da colaboração interinstitucional nas patentes da UFRGS, contemplando as redes de colaboração com outras instituições e países, e identificando os campos tecnológicos e os principais inventores. Foram coletados dados de 124 registros indexados na base de dados Orbit, que foram tratados e analisados com a ajuda dos softwares Pajek, MapChart, VOSviewer e Excel, resultando em redes, mapas e tabelas. Apresenta nos resultados que a UFRGS: possui forte parceria com Brasken, Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio de Janeiro; colabora mais intensamente com instituições brasileiras, mas aparecem Paraguai, Argentina e Uruguai nas suas relações estrangeiras; possui mais registros nas áreas de Necessidades Humanas, Química, Operações de Processamento e Transporte e Física, com patentes depositadas majoritariamente no escritório do Brasil, destacando inventores das áreas da engenharia, farmácia, veterinária e química. Finaliza com a ideia de que a UFRGS está buscando colaboração internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Da Silva, C. E. M. V., and R. Nunes. "REDES DE COLABORAÇÃO EM ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS NO BRASIL / SCIENTIFIC COLLABORATION NETWORKS IN BIOSYSTEMS ENGINEERING IN BRAZIL." Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas 10, no. 2 (June 30, 2016): 181. http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2016v10n2p181-190.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pino, Daphne Silva, Denis W. Roy, Alain Rouleau, Amélia João Fernandes, and Reginaldo Antônio Bertolo. "Linhas de levantamento estrutural: correção do viés de orientação a partir de planilhas eletrônicas." Revista do Instituto Geológico 40, no. 3 (December 31, 2019): 49–74. http://dx.doi.org/10.33958/revig.v40i3.675.

Full text
Abstract:
Um dos procedimentos mais adotados para o estudo de redes de fraturas são as linhas de levantamento estrutural, tanto em trabalhos de Geologia como de Engenharia. Os dados coletados através desse método necessitam ser corrigidos para viés de orientação, sendo a correção proposta por Ruth Terzaghi a mais empregada e amplamente reconhecida. Uma vez que a correção originalmente era feita através de ábacos manuais, e que muitos dos programas atualmente disponíveis para realizá-la não são de acesso livre, este trabalho propõe a execução da correção de viés de orientação de linhas de levantamento através de planilhas eletrônicas, visando tornar o procedimento mais acessível e difundido entre os profissionais brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Castanheira, Luciana Gomes. "Aplicação da mineração de dados à análise das condições de operação de transformadores." REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA 2, no. 1 (July 25, 2018): 012. http://dx.doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2009.v2.n1.p012-023.

Full text
Abstract:
O processo de descoberta de conhecimento em bases de dados (Knowledge Discovery in Databases - KDD) vem sendo amplamente utilizado como ferramenta para auxiliar a tomada de decisão. Neste trabalho, esse processo é estudado tendo como objetivo avaliar a utilização de métodos de mineração de dados aplicados em áreas da Engenharia Elétrica, sendo a sua abordagem sobre uma base de dados oriunda de testes de cromatografia de transformadores de potência. A mineração de dados é aplicada para obter a classificação de tipos de defeitos dos transformadores. As técnicas abordadas são redes neurais e árvores de decisão. As estruturas de algoritmos escolhidas nessas técnicas foram, respectivamente, a rede MLP com treinamento através do algoritmo de retropropagação resiliente e a árvore gerada pelo algoritmo J4.8, simulada no aplicativo weka. O melhor resultado foi com a utilização da árvore de decisão, em que foram conseguidos resultados com acerto entre 75 e 90%. Através dos resultados, viu-se que o processo de mineração de dados pode ser aplicado em problemas na área da Engenharia Elétrica. Entretanto, devem ser feitos estudos sobre o domínio de cada base de dados a ser tratada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Braga, Rosiane Cristina Gonçalves. "Valor da cooperação técnica para a produção de documentos terminológicos." Tradterm 8 (April 18, 2002): 241. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2002.49132.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a necessidade de um trabalho conjunto entre terminólogos e especialistas (cooperação técnica) na confecção de vocabulários técnico-científicos. Para tanto, discorre-se, inicialmente, sobre a estreita relação das ciências e das técnicas com suas redes de termos e debate-se sobre a importância que a produção de vocabulários exerce na comunicação especializada e no estabelecimento das ciências e das técnicas. Nesta parte, enfatiza-se o fato de as definições de tais obras terem que cumprir o papel primordial de conduzir o consulente ao significado do conceito. Apresentam-se, ainda, alguns aspectos da definição daqueles documentos terminológicos. Então, analisa-se a microestrutura de alguns verbetes de vocabulários de telecomunicações, salientando alguns pontos equivocados. Em seguida, comparam-se tais microestruturas com aquelas formuladas no vocabulário sistemático da área de telefonia celular, fruto de cooperação técnica, com o objetivo de comprovar a necessidade de um trabalho conjunto entre terminólogos e especialistas na confecção de dicionários técnico-científicos para que estes contenham a qualidade lingüístico-conceitual esperada de toda obra de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ferrão, André Munhoz de Argollo, Ayri Saraiva Rando, and Luci Merhy Martins Braga. "A Governança das Águas no Brasil: uma análise sobre o papel da universidade em redes e observatórios." Redes 25, no. 1 (January 10, 2020): 363–80. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i1.10531.

Full text
Abstract:
Após vinte anos da Política Nacional de Recursos Hídricos do Brasil, o fortalecimento do seu sistema de gerenciamento e a implementação dos respectivos instrumentos de gestão neste território com dimensões continentais compõem desafios atrelados à governança e à gestão, que, por sua vez, carecem do acompanhamento contínuo e monitoramento de dimensões e aspectos de governança debatidos durante o processo de criação do Observatório da Governança das Águas. Entre as lições aprendidas e sintetizadas neste trabalho, destaca-se a necessidade de formação de redes menores para atuação por bacia hidrográfica ou por Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos, visando promover a consolidação da rede maior, que seria o observatório em questão. A experiência recente dos autores junto ao processo de criação do observatório citado permite reconhecer a convergência entre temáticas abordadas pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Engenharia de Empreendimentos da Universidade Estadual de Campinas com alguns dos principais objetivos desta rede maior, além do potencial de interação por meio do estabelecimento de cooperações no âmbito das redes menores mencionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography