To see the other types of publications on this topic, follow the link: Engenharia e Tecnologia.

Journal articles on the topic 'Engenharia e Tecnologia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Engenharia e Tecnologia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Tambe, Telma Amorgiana Fulane, Candida Soares Da Costa, and António Cipriano Parafino Gonçalves. "Relação entre equidade de gênero no ensino superior e desenvolvimento (tecnológico), em Moçambique." Revista e-Curriculum 20, no. 1 (March 30, 2022): 100–127. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p100-127.

Full text
Abstract:
O artigo analisa de que forma o desenvolvimento (tecnológico) afeta a participação das mulheres nas matrículas em áreas específicas de Ciências da Natureza, Engenharia, Agricultura e Saúde (CNEAS) do ensino superior, com base em indicadores socioeconômicos. Combinando duas fontes de dados nacionais: números do censo provincial e nacional do Instituto Nacional de Estatística/INE (2007; 2015; 2017a) e dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), entre 2010 e 2015, estima-se a presença das mulheres em áreas específicas como tecnologia da informação, engenharia e saúde. Os resultados revelam maior participação das mulheres na capital Maputo; os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e urbanização são preditores positivos à maior participação das mulheres nos cursos de saúde, mas preveem negativamente sua atuação em tecnologias de informação e engenharias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Júlia Granja Figueiredo, Robson Pereira de Lima, and Sérgio Luiz Gusmão Gimenes Romero. "Tecnologias não são neutras: por uma tecnologia participativa e emancipadora." Revista Engenharia de Interesse Social 6, no. 7 (June 30, 2021): 1–9. http://dx.doi.org/10.36704/25256041/reis.v6i7.5835.

Full text
Abstract:
Wagner Ragi Curi Filho é doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. Possui graduação e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É professor, pesquisador e, atualmente, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Campus de João Monlevade/MG. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando em temas variados, tais como: índices de desempenho, competências e gestão de serviços; organização do trabalho; economia solidária; tecnologia social; autogestão nas relações de trabalho; e avaliação dos impactos sociais de universidades. O pesquisador integra, ainda, o grupo responsável pela proposta de construção, em âmbito nacional, de uma organização de pesquisa, ensino e extensão com foco em Tecnologia Social. E-mail: wagner@ufop.edu.br
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira. "JCEC/REQ2: STIMULATING THE SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE AREA OF CHEMICAL ENGINEERING/ O PERIÓDICO JCEC/REQ2: ESTIMULANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE ENGENHARIA QUÍMICA." Journal of Engineering and Exact Sciences 2, no. 2 (June 23, 2016): 00i—0ii. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp00i-0ii.

Full text
Abstract:
In this issue, v. 2, n. 2 (2016), the journal presents 10 (ten) articles to the scientific community in 8 (eight) thematic areas: Inorganic Chemistry/Química Inorgânica; Engineering Materials and Nanotechnology/Engenharia de Materiais e Nanotecnologia; Simulation, Optimization and Process Control/Simulação, Otimização e Controle de Processos; Environmental Engineering and Clean Technologies/Engenharia Ambiental e Tecnologias Limpas; Engineering and Food Technology/Engenharia e Tecnologia de Alimentos; Analytical Chemistry/Química Analítica; Chemistry and Chemical Engineering Education/Ensino de Química e Engenharia Química and Special Topics/Tópicos Especiais. / Nesta edição v. 2, n. 2 (2016), o periódico apresenta 10 (dez) artigos para a comunidade em 8 (oito) áreas temáticas: Inorganic Chemistry/Química Inorgânica; Engineering Materials and Nanotechnology/Engenharia de Materiais e Nanotecnologia; Simulation, Optimization and Process Control/Simulação, Otimização e Controle de Processos; Environmental Engineering and Clean Technologies/Engenharia Ambiental e Tecnologias Limpas; Engineering and Food Technology/Engenharia e Tecnologia de Alimentos; Analytical Chemistry/Química Analítica; Chemistry and Chemical Engineering Education/Ensino de Química e Engenharia Química and Special Topics/Tópicos Especiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marchetto, Margarida. "Editorial." E&S Engineering and Science 2, no. 1 (November 5, 2014): 01–02. http://dx.doi.org/10.18607/es201422069.

Full text
Abstract:
E & S - Engineering and Science é uma Revista Eletrônica Internacional que possui corpo editorial e revisores de diversas áreas de especializações, para atender as necessidades correlatas a Ciência e a Tecnologia. A Revista está aberta para receber contribuições de pesquisadores da UFMT, dos cursos de graduação e pós graduação e de diferentes locais dentro e fora do País. Na Segunda Edição da Revista foi possível reunir 11 (onze) trabalhos sendo 08 relacionado a engenharias, 01(um) relacionado à Engenharia Civil, 03 (três) relacionados à Engenharia Elétrica, e 03 (três) referem-se a Engenharia Sanitária e Ambiental, Recursos Hídricos e entre os 03 (três) das Ciências Ambientais, 01 refere-se à Estatística Aplicada. Observa-se a importância deste veículo de divulgação para atender os programas de mestrado em Recursos Hídricos e Engenharia, Edificações e Ambiental para divulgação das produções dos pesquisadores da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia - FAET e Instituto de Ciências Exatas e da Terra – ICET da UFMT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silverio, Beatriz Cristina, Lucas Donizete da Silva, Giselle Marcelino Lima, and Kássia Graciele Dos Santos. "Desenvolvimento de um Software educativo para projeto da separação sólido-líquido em centrífugas tubulares." Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 25 (July 27, 2020): e9. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.25.e9.

Full text
Abstract:
A tecnologia está cada dia mais presente na vida moderna e tem sido importante aliada no ensino-aprendizagem dos cursos superiores de tecnología e ciencias exatas, principalmente nas engenharias. Muitas vezes, os discentes, julgam como difícil de asimilar conceitos abstratos, debido à grande quantidade de teoria e cálculos envolvidos dificultando a compreensão. A fim de reverter essa visão, o artigo tem como objetivo demonstrar a utilização da tecnologia no âmbito educacional e contribuir nas melhorias da aprendizagem dos conteúdos obrigatórios de um curso superior em engenharia química. Para tal, idealizou o “Projeto Centrífuga”, como ferramenta alternativa ao ensino de projeto de centrifugas tubulares, através de dados das condições operacionais e ampliação de escalas de projetos. Concluiu-se que a tecnologia é uma importante aliada na no proceso educacional incentivando os acadêmicos tornando-os parte da construção do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alvear, Celso Alexandre Souza de, Cristiano Cordeiro Cruz, Sandra Rufino, Elena Yoshie José Veríssimo, Aristides Paschoal, Mariana Paiva Silva de Abreu, Pedro Paulo Teixeira de Oliveira, and Julia Soares Pereira Santos. "Engenharias engajadas: a engenharia humanitária e a pluralidade dos engenheiros sem fronteiras." Revista Tecnologia e Sociedade 18, no. 50 (January 2, 2022): 209. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v18n50.14670.

Full text
Abstract:
Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) é uma organização presente em vários outros países. Ela representa, em sua origem, uma das principais manifestações de um tipo específico de engenharia engajada (EE), a Engenharia Humanitária (EH), que está particularmente focada em remediar os efeitos de desastres ambientais ou guerras sobre as pessoas afetadas. Neste trabalho, parte-se de um estudo que conjugou revisão bibliográfica, entrevistas e análise bibliométrica de artigos, para: 1) apresentar e contextualizar historicamente o caso do ESF Brasil; e 2) analisar criticamente a organização, a partir de cinco pontos: metodologia de atuação; visão de impacto social; visão de tecnologia e engenharia; visão de mundo; e papel do voluntariado para a organização. Como principal resultado, aponta-se que, mesmo não explicitando a perspectiva da EH e desenvolvendo também outros tipos de EE, o ESF Brasil segue fortemente influenciado por princípios e ideais da EH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Holmes, Christina. "O fascínio dos cientistas colombianos pela engenharia genética de plantas." Sociologias, no. 19 (June 2008): 40–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222008000100004.

Full text
Abstract:
A biotecnologia e a engenharia genética de plantas têm forte apelo na Colômbia, devido ao potencial que essa tecnologia proporciona para participar da nova economia do conhecimento e também como uma forma de explorar a grande biodiversidade do país. Contudo, a tecnologia de engenharia genética e a produção de conhecimento resultante são dominadas por interesses e recursos do hemisfério norte. Cientistas colombianos que fazem uso da engenharia genética devem trabalhar dentro desse contexto. Ainda assim, muitos acreditam que seus projetos de pesquisa beneficiarão a Colômbia. Essa tecnologia, portanto, oscila entre o otimismo quanto ao seu futuro em potencial e as barreiras impostas pelas condições globais em que ocorre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva (org.), Marco Antônio Pereira da, and Letícia Fleury Viana (org.). "Anais do I Congresso Acadêmico de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e VI Workshop do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos." Multi-Science Journal 5, no. 1 (December 15, 2022): 30–48. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v5i1.1584.

Full text
Abstract:
O I Congresso Acadêmico de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e VI Workshop do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos, ocorreu no período de 06 de dezembro a 08 de dezembro de 2022. Com atividades voltadas a atender os anseios da comunidade acadêmica, com minicursos, palestras, visitas técnicas e mesas redondas com temas variados. Foi realizado pelos discentes dos referidos cursos em parceria com as coordenações dos Cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos do Campus Rio Verde. O evento conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, Quality Consultoria e IF Goiano - Campus Rio Verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Gabriel Gonçalves Pessoa, Bruno De Almeida Freitas, Grazielly De Souza Pereira, Renan Fernandes Carvalho, and Thalles Negrão Oliveira. "A influência da tecnologia no futuro da engenharia." Brazilian Journal of Development 5, no. 12 (2019): 28171–79. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n12-006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Luis Paulo Tavares dos, Ernani Caldas de Jesus, Antônio Estanislau Sanches, and Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro. "BIM (Building Information Modeling) na Engenharia Civil." Brazilian Journal of Development 8, no. 11 (November 30, 2022): 76392–409. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n11-379.

Full text
Abstract:
Com o principal objetivo de levantar informações sobre o conceito da tecnologia BIM e como essa tecnologia pode influenciar o planejamento de pequenas e grandes obras, foi utilizado como procedimentos metodológico a realização de levantamento bibliográfico de artigos e científicos, dissertações, revistas cientificas, livros nacionais e internacionais. Verificou-se que a tecnologia BIM pode potencializar a construção civil, analisando, sustentabilidade, produtividade e controle de custos, pois não é algo meramente operacional, tratando-se de uma forma de pensar, de gestão de informação, de reconhecer que um projeto não se limita a atividades 2D e 3D. BIM é comunicação, análise, otimização e produção sustentável e simultânea. Concluiu-se que, embora existam dificuldades iniciais na implantação do BIM, os benefícios superam as dificuldades e permitem que a sociedade usufrua de edifícios cuja construção permitiu a otimização de recursos e apresentam maior qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ferreira-Pinto, Leandro. "Engineering & Technology Scientific Journal: Sobre a Revista." Engineering & Technology Scientific Journal 1, no. 1 (March 22, 2022): e022001. http://dx.doi.org/10.55977/etsjournal.v01i01.e022001.

Full text
Abstract:
O Engineering & Technology Scientific Journal é um periódico anual de fluxo contínuo de publicação de trabalhos originais e inéditos, relacionados com Engenharia, Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra, vinculado ao Departamento de Engenharia da Faculdade de Ciências e Engenharia (FEC) - Universidade Estadual Paulista (UNESP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Beca Figueiredo, Beatriz, and Francisco Ignácio Giocondo Cesar. "UM ESTUDO DA UTILIZAÇAO DA IMPRESSORA 3D NA ENGENHARIA E NA MEDICINA." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 2, no. 1 (January 23, 2022): e2170. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v2i1.70.

Full text
Abstract:
Com o advento da indústria 4.0 que disponibilizou novas tecnologias para as mais diversas áreas, como a impressora 3D. A prototipagem é uma ferramenta utilizada na engenharia, dentre tantas outras, para mitigar erros e otimizar processos, a qual dispõe de muitos recursos e tecnologias, dentre os quais está a prototipagem por impressão 3D, que é um processo por meio de adição de material. Esta tecnologia tem se desenvolvido de forma acelerada nos últimos anos, após as quedas de patentes e pelo desenvolvimento de novas tecnologias e materiais. Esse artigo tem como objetivo estudar a utilização da impressora 3D nas áreas, engenharia, medicina e as tecnologias envolvidas. Fundamentado em uma pesquisa bibliográfica exploratória, nas seguintes bases de dados, google acadêmico e web of Science, em artigos publicados a partir de 2010 sobre o tema aqui tratado. Espera-se que a partir desta pesquisa, se obtenha um maior conhecimento sobre a impressora 3D e tecnologias envolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Goergen, Pedro. "Subjetividade e tecnologia." ETD - Educação Temática Digital 5, no. 1 (December 5, 2008): 99. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v5i1.635.

Full text
Abstract:
Quando falamos em ciência e tecnologia, pensamos em produtos e eventos contemporâneos. Pensamos em máquinas, computadores, performance, em precisão, velocidade. Pensamos em coisas que potencializam a ação humana e que facilitam a vida. Esquecemos que ciência & tecnologia é um projeto muito antigo do homem que tem sua origem na necessidade e vontade de ampliação de sua capacidade física. Esta vontade está presente nas comunidades humanas desde os tempos mais remotos e, na verdade, nasceu junto com a cultura. Os chineses, egípcios, gregos e os índios americanos mostraram isso nos mais diferentes domínios do conhecimento e da ação como a filosófica, a matemática, a engenharia, a arquitetura e a astrologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Martins, Mário Gleisse das Chagas, and Maria Alice Sales. "O ENSINO DE PORTUGUÊS EM CURSOS DE ENGENHARIAS E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UNIVERSIDADES POTIGUARES: UMA DEMANDA POR UM ENSINO PARA FINS ESPECÍFICOS." Revista Univap 26, no. 50 (July 1, 2020): 22. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i50.2221.

Full text
Abstract:
Na Resolução nº 11/2002, do Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2002), que institui as diretrizes curriculares dos cursos de engenharias nas universidades brasileiras, estabelece-se que o egresso de um curso de engenharia deve saber comunicar-se de forma escrita e oral. Da perspectiva dos Letramentos Acadêmicos (LEA, 2017, LEA; STREET, 1998, 2006), em que se crê que o letramento é uma prática cultural e, portanto, diferenciada pelos contextos em que ocorre, é legítimo questionar como os cursos de engenharia das universidades federais potiguares satisfazem essa demanda legal. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar os modos de institucionalização do ensino de português nos cursos de engenharia dessas instituições e também no curso de bacharelado em ciência e tecnologia, como primeiro ciclo de algumas das engenharias. Para tanto, realizou-se uma análise documental dos projetos pedagógicos dos referidos cursos de três instituições federais localizadas no estado do Rio Grande do Norte. A análise centrou-se em particular na identificação e na caracterização das disciplinas ligadas ao ensino de português, a partir das seguintes unidades de análise: título, ementa e referências bibliográficas. Os resultados revelam que a maioria das disciplinas voltadas ao ensino de português fundamenta-se em abordagens generalistas, em que não se consideram as necessidades comunicativas específicas da profissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Brendon Willian Guedes Barbosa1, Luiz Fernando Vargas Malerba Fernandes, Bianca Siqueira Martins Domingos, Wellington de Oliveira, Jorge Luiz Rosa, Fernando Vernilli Júnior, and Rosinei Batista Ribeiro. "NANOARTE: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS." Plural Design 2, no. 1 (January 29, 2021): 7–19. http://dx.doi.org/10.21726/pl.v2i1.80.

Full text
Abstract:
Os objetivos principais são evidenciar a parceria e a interlocução entre as áreas de engenharia de materiais, design e comunicação social que foram possíveis por meio da colaboração entre o Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea) e a Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP), no Departamento de Materiais, contribuir com a popularização da nanociência e da nanotecnologia e ajudar na evolução das pesquisas relacionadas às áreas envolvidas. A metodologia foi baseada em duas etapas: a obtenção de micrografias em escala nanométrica mediante o microscópio eletrônico de varredura (MEV), com uma amostra de óxido de alumínio e de terra de diatomáceas, e o processamento digital das micrografias com a utilização de softwares de edição de imagens. As micrografias obtidas via MEV assemelham-se a imagens do nosso cotidiano, ou até mesmo a paisagens encontradas na natureza, abrindo, dessa forma, espaço para reflexões acerca da vida e da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Guedes Barbosa, Brendon Willian, Luiz Fernando Vargas Malerba Fernandes1, Bianca Siqueira Martins Domingos, Wellington De Oliveira, Jorge Luiz Rosa, Fernando Vernilli Júnior, and Rosinei Batista Ribeiro. "Nanoarte: ciência e tecnologia dos materiais." Plural Design 2, no. 1 (December 11, 2019): 7. http://dx.doi.org/10.21726/pd.v2i1.890.

Full text
Abstract:
Os objetivos principais são evidenciar a parceria e a interlocução entre as áreas de engenharia de materiais, design e comunicação social que foram possíveis por meio da colaboração entre o Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea) e a Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP), no Departamento de Materiais, contribuir com a popularização da nanociência e da nanotecnologia e ajudar na evolução das pesquisas relacionadas às áreas envolvidas. A metodologia foi baseada em duas etapas: a obtenção de micrografias em escala nanométrica mediante o microscópio eletrônico de varredura (MEV), com uma amostra de óxido de alumínio e de terra de diatomáceas, e o processamento digital das micrografias com a utilização de softwares de edição de imagens. As micrografias obtidas via MEV assemelham-se a imagens do nosso cotidiano, ou até mesmo a paisagens encontradas na natureza, abrindo, dessa forma, espaço para reflexões acerca da vida e da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Figueiredo, Ingrid Sammyne Gadelha, Cleto cavalcante de Souza Leal, and Danielle Pompeu Noronha Pontes. "Presença feminina nos cursos de engenharia e tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas." Brazilian Journal of Development 9, no. 2 (February 20, 2023): 7944–51. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n2-118.

Full text
Abstract:
Há uma crescente demanda por estudos que explorem a presença de mulheres na Engenharia a fim de compreender a baixa representatividade deste grupo nesta área. Neste trabalho são apresentadas análises quantitativas sobre a participação feminina no corpo discente dos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A coleta dos dados teve como base informações oficiais da universidade no período de 2017 a 2021, com o objetivo de mapear a representatividade das mulheres no âmbito do histórico de ingressantes, da atual distribuição entre os cursos e dos dados acumulados de concluintes dos cursos de Engenharia e Tecnologia desta instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

De Lorena Zaniboni, Matheus, Gerson De Marco, and Fabiana Florian. "SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 1 (June 18, 2022): e361660. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1660.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil sempre foi alvo por ser um dos setores que mais causam impactos ao meio ambiente, seja pelo uso exagerado de recursos naturais, seja pela intensa geração de resíduos sólidos, seja pelos impactos que as construções causam ao meio ambiente mesmo após prontas para o uso. O setor da construção civil passou a experimentar profundas transformações, sendo necessário cada vez mais, a preocupação com a sustentabilidade. Nesse sentido, passou-se a investigar e desenvolver novas tecnologias capazes de promover a sustentabilidade ambiental do setor da construção civil. Este trabalho tem por objetivo abordar as inovações tecnológicas voltadas à sustentabilidade ambiental no setor da construção civil com a aplicação da tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção). A utilização do BIM vem crescendo no Brasil, contudo, ainda se trata de um processo que não foi inteiramente assimilado pelas empresas do setor da construção civil brasileira. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a aplicação da tecnologia BIM no setor da construção civil para compreensão de como essa ferramenta vem revolucionando a maneira de execução de projetos, pois com essa ferramenta também é possível as alterações de layout de forma simples e eficiente bem como levantamento de quantidade de matérias a serem utilizados entre outros. Foi possível concluir que o uso dessa tecnologia é capaz de minimizar os impactos ambientais produzidos pelo setor e, embora incipiente no setor da construção civil, mostra-se extremamente relevante sua adoção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Wiliam De Assis. "Créditos." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 4, no. 5 (December 12, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v4i5.49697.

Full text
Abstract:
Revista Latino-Americana de Inovaçãoe Engenharia de Produçãowww.relainep.ufpr.brUniversidade Federal do Paraná - UFPRPós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP)Setor de Tecnologia — Centro PolitécnicoAv. Cel. Francisco H. dos Santos, s/nJardim das Américas, CEP: 812.531-90Curitiba, Paraná, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Schules, Marcos Vinicios. "CRÉDITOS." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 4, no. 6 (December 28, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v4i6.49747.

Full text
Abstract:
Revista Latino-Americana de Inovaçãoe Engenharia de Produçãowww.relainep.ufpr.brUniversidade Federal do Paraná - UFPRPós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP)Setor de Tecnologia — Centro PolitécnicoAv. Cel. Francisco H. dos Santos, s/nJardim das Américas, CEP: 812.531-90Curitiba, Paraná, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Diniz, Renata Giordane Silva. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL." Trabalho & Educação 29, no. 3 (January 7, 2021): 221–23. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2020.22162.

Full text
Abstract:
Inserida na “Linha I: Ciência, tecnologia e trabalho” do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que enfoca estudos na área de trabalho e educação, nos contextos filosóficos, históricos e sociológicos, esta dissertação buscou compreender se uma sala de aula para trabalhadores da construção civil pode ser um dispositivo de formação para jovens estudantes de engenharia do CEFET-MG. Neste sentido, o estudo tem por objetivo desvelar o que os formadores do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST), estudantes de engenharia, aprendem com os alunos do curso de Gestão de Obras, em sua maioria operários da construção civil...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Diniz, Renata Giordane Silva. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL." Trabalho & Educação 29, no. 3 (January 7, 2021): 221–23. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2020.22162.

Full text
Abstract:
Inserida na “Linha I: Ciência, tecnologia e trabalho” do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que enfoca estudos na área de trabalho e educação, nos contextos filosóficos, históricos e sociológicos, esta dissertação buscou compreender se uma sala de aula para trabalhadores da construção civil pode ser um dispositivo de formação para jovens estudantes de engenharia do CEFET-MG. Neste sentido, o estudo tem por objetivo desvelar o que os formadores do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST), estudantes de engenharia, aprendem com os alunos do curso de Gestão de Obras, em sua maioria operários da construção civil...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bordin, Leandro, and Walter Antonio Bazzo. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA." Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC 11, no. 3 (November 30, 2021): 166–77. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v11i3.569.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta e discute concepções de professores formadores acerca da simbiótica relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social – desenvolvimento sociotécnico – na formação e atuação dos profissionais de Engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de Engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e as análises e categorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Tendo como categoria primeira ‘o caráter sociotécnico dos problemas de Engenharia’, os resultados e discussões estão circunscritos em torno das seguintes subcategorias: (a) o modelo linear de desenvolvimento: a tecnologia neutra e determinista no contexto capitalista e (b) as (in)certezas: o desenvolvimento tecnológico em debate. A prevalência de concepções tradicionais acerca do desenvolvimento tecnológico, em um lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da Engenharia e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Josephson, Paul Robert, and Jo Klanovicz. "Big Science e Tecnologia no século XX." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 27 (June 5, 2018): 149. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2016n27.8051.

Full text
Abstract:
Neste artigo argumento que um dos caminhos mais profícuos para pensar histórias da ciência e da tecnologia no século XX é considerás-las como constructos humanos de larga escala, nunca como objetos em si, mas sim grandes sistemas de instituições políticas, econômicas, sociais e de engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Estevão, Renildo Barbosa, and GUIOMAR OLIVEIRA PASSOS. "O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (ProInfo) NO CONTEXTO DA DESCENTRALIZAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA." HOLOS 1 (February 18, 2015): 199. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2645.

Full text
Abstract:
Este texto analisa o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), caracterizando sua engenharia institucional, em particular o modo como estabelece parceria entre a União e os entes federados. O objetivo é examinar os traços constitutivos do ProInfo, identificando, nessa engenharia institucional, a estratégia de indução do governo federal para atrair a adesão de estados e municípios. Para tanto, recorre-se à legislação que o instituiu, além da literatura relativa à descentralização das políticas sociais num Estado federativo. Constatou-se que o modelo do ProInfo assenta-se numa divisão do trabalho em que a União financia, coordena, acompanha e avalia, enquanto os demais entes federativos administram, executam e mantêm as ações, responsabilizando-se pelos custos de manutenção, inclusive de pessoal e instalações. É uma estratégia desenhada que favorece a montagem da infraestrutura, oferecendo os meios, complementando-os ou incentivando-os a desenvolver a introdução das novas tecnologias na educação, mas não estabelece qualquer vínculo entre a liberação de recursos e o cumprimento das atribuições pactuadas ou mesmo destas com novos aportes de recurso. Portando, a engenharia institucional, ainda que tenha patrocinado a instalação de laboratórios, isto é, tenha disponibilizado os meios para a inclusão digital desejada, não favoreceu, como objetivava o programa, o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mota Loiola Coutinho, Mateus, and Carina Merkle Lingnau. "O DISCURSO NAS METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA DE ALIMENTOS: UM RELATO." Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), no. 35/36 (December 31, 2021): 138–43. http://dx.doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41444.

Full text
Abstract:
Vivemos um tempo de constantes mudanças, e é inegável que essas mudanças são muito mais notórias na área da tecnologia. Com essa desenfreada corrida tecnológica vemos a necessidade de nos adequar e inserir tais tecnologias nas mais diferentes áreas. A educação como não seria diferente passa por esse processo de mudança e inserção de tecnologias e novas técnicas de ensino, no entanto diferentemente de outras áreas abre uma espaço para discussão de quão eficiente são os novos meios. O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de discurso presente no tema metodologias ativas na educação, utilizando-se de pesquisa bibliográfica para obtenção de fundamentação teórica necessária para reflexão temática do problema formulado. Como resultados foram verificadas reflexões sobre um discurso que com urgência adquire força devido ao momento histórico que passamos, os avanços e mudanças sociais cada vez mais se adentram no campo da educação, em forma de discurso pró metodologias ativas, promovendo mudanças constantes no modo como ensinamos e aprendemos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Batista, Rodrigo Costa, Mateus das Neves Gomes, and Lucas Barbosa Pelissari. "Modelagem computacional na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade." Revista Internacional de Educação Superior 9 (September 28, 2022): e023047. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665040.

Full text
Abstract:
Novas tecnologias têm incentivado o debate sobre a necessidade de suas integrações no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a formação de profissionais aptos para atender as demandas da sociedade e as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Somando-se a isto tem-se o surgimento de um novo perfil de estudantes, com a necessidade de uma educação voltada para a realidade em que estão inseridos. O presente artigo tem como objetivo analisar a presença da modelagem computacional (MC) como metodologia de aprendizagem nos currículos das graduações em engenharia mecânica em Instituições de Ensino Superior públicas federais, buscando verificar a existência de conexões e articulações com a área da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto foi realizado um estudo descritivo, por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa documental. Os resultados permitiram identificar que os conceitos relacionados à MC e à abordagem CTS nos currículos dos cursos de engenharia mecânica não trabalham de maneira integralizada e contínua ao longo do curso. Constatou-se que não houve relação direta entre os conceitos analisados com os desempenhos das instituições em exames de avaliação de curso. Concluiu-se que juntamente com a necessidade de reformulação e adequação dos currículos dos cursos de engenharia mecânica, existe a necessidade de implementação de novas metodologias de avaliações. Buscando uma formação onde se trabalhe de forma articulada os conceitos de MC e o enfoque CTS de forma a atender os anseios dos estudantes e as demandas do mercado atual por profissionais capacitados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Luciana Alves de, Sidney Piochi Bernardini, and Daniel de Carvalho Moreira. "Tecnologia de processos e sistemas construtivos." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 3 (September 28, 2018): 164–66. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i3.8653494.

Full text
Abstract:
O terceiro número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção é composto por artigos de pesquisa e de revisões sistemáticas da literatura. Em especial, destaca-se a seção de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos com artigos expandidos do 1º WORKSHOP DO GRUPO DE TRABALHO DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS (TECSIC) da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. Ao todo, os estudos foram desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de São Carlos. As áreas de formação dos autores concentram-se em Engenharia Civil, na maioria, incluindo Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecatrônica. A temática de tecnologia de processo e sistemas construtivos foi abordada com enfoque em componentes de piso e de fechamento estrutural, ambos em concreto, e automação do processo industrial de aço cortado e dobrado. Os artigos de pesquisa tiveram enfoque no ensino do comportamento mecânico das estruturas e de topografia, em ambos os casos, para estudantes de Arquitetura e Urbanismo. As revisões sistemáticas da literatura abordam pesquisas em Modelagem da Informação da Construção integrada ao planejamento de obras com painéis pré-fabricados e a Internet das Coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Souza, Pedro Bravo de. "“ENGENHARIA, FILOSOFIA E TECNOLOGIA”: UMA ENTREVISTA COM CRISTIANO CORDEIRO CRUZ." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 11, no. 30 (December 31, 2019): i—xx. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n30.01.pi.

Full text
Abstract:
A Revista Kínesis tem a satisfação de publicar a entrevista a seguir com o Prof. Dr. Cristiano Cordeiro Cruz. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), também nela finalizou seu mestrado nessa mesma área em 2002. Já em 2008, Cristiano concluiu sua graduação em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Na Universidade de São Paulo (USP), realizou, sob a orientação do Prof. Dr. Pablo Rubén Mariconda, seu doutorado em Filosofia, tendo feito doutorado-sanduíche na Simon Fraser University com o célebre filósofo da tecnologia Andrew Feenberg. Após um pós-doutorado ainda na USP, Cristiano está realizando, atualmente, seu segundo estágio pós-doutoral no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Costa, Brenda dos Santos, Bruna Sarpa Miceli, Pedro Miguel Marques da Costa, and Marcelo Borges Rocha. "Estudo das percepções de estudantes de engenharia sobre tecnologia social." Terrae Didatica 17 (October 19, 2021): e021033. http://dx.doi.org/10.20396/td.v17i00.8666328.

Full text
Abstract:
A Tecnologia Social (TS) desempenha um importante papel ao adotar diferentes alternativas em prol do meio ambiente e do desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, ela promove a inclusão social e a participação ativa da população. Deste modo, é importante reforçar o papel e a compreensão dos diferentes atores sociais sobre TS. Este estudo buscou investigar a percepção de estudantes de cursos de Engenharia de instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro sobre o conceito de TS. Para isto, foi aplicado um questionário online para 399 estudantes e os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que grande parte dos estudantes compreendem as aplicações da TS, porém não apresentam práticas sustentáveis em seu cotidiano. Concluiu-se que a compreensão sobre TS para o futuro engenheiro é necessária, pois proporcionará uma melhor decisão na aplicação em causas relacionadas à inclusão social e sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bastos do Canto Filho, Alberto, Edson Cordeiro do Valle, Leandro Langie Araujo, Enzo Victor Zucchetti Pietta, and Laura Patrício Gonçalves. "Retenção e Evasão em Cursos de Engenharia: uso de tecnologia para proporcionar a Aprendizagem Social." RENOTE 20, no. 1 (August 31, 2022): 273–83. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.126673.

Full text
Abstract:
Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Kopinski Ekerman, Mg Arq Sergio. "Lelé: arquitetura, urbanismo e engenharia na reestruturação de bairros populares." ARQUISUR, no. 12 (December 18, 2017): 34–45. http://dx.doi.org/10.14409/ar.v7i12.6779.

Full text
Abstract:
Lembrado por sua contribuição como arquiteto e construtor, João Filgueiras Lima (1932-2014) deixou também legado no campo do urbanismo a partir de seu trabalho em Salvador, Abadiânia e Rio de Janeiro ao longo da década de 80. Tomando como referencial teórico os escritos do arquiteto e urbanista português Nuno Portas, este artigo analisa distintas naturezas da ação de Lelé sobre as cidades, transitando entre escalas variadas de desenho para integrar decisões que transformaram a arquitetura e tecnologia em ferramentas de apoio a uma pioneira consolidação de bairros populares, ainda durante a ditadura militar. Para isto, utilizamos ampla revisão bibliográfica, entrevistas, atividades de campo e pesquisa em arquivos que apoiam tese de doutorado em estágio de conclusão e que objetiva, dentre outros, identificar novos rumos de desenvolvimento e aplicação para tecnologias de pré-fabricação e industrialização da arquitetura na transformação das cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Da Silva, Alexsandro Amarante. "Cidade Inteligente e Cidadãos Participativos – Uma Proposta de Transformação Contínua da Cidade Através da Ação Colaborativa dos Cidadãos." Revista Tecnologia 39, no. 1 (June 29, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2018.6137.

Full text
Abstract:
O tema Cidades Inteligentes está se tornando cada vez mais comum, uma vez que envolve diversas áreas profissionais tais como tecnologia da informação, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia elétrica, economia e administração privada e pública. Porém cidades são agregados de pessoas, e pessoas segundo Howard Gardner possuem múltiplas inteligências. Seguindo essa linha de pensamento é possível supor que cidades também possuem inteligências múltiplas? Como os cidadãos podem colaborar para definir projetos que visem tornar suas cidades mais inteligentes?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Morais, Anamaria de, Celso L. Pereira Rodrigues, José A. do N. Pinto, Luiz Fernando Nanni, Paulo Renato de Morais, Rabah Behakouche, Raul Valentim da Silva, and Ricardo Miranda Barcia. "Avaliação e perspectivas em ciência e tecnologia na área de engenharia de produção." Production 1, no. 1 (June 1991): 23–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131991000100002.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma avaliação das atividades de ensino e pesquisa em Engenharia de Produção desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação e grupos de pesquisa em nosso país. São apresentadas previsões para o desenvolvimento econômico e industrial na próxima década, e a posição e evolução da Engenharia de Produção nesse cenário. É apresentado um conjunto de sugestões e recomendações para a capacitação tecnológica dos pesquisadores, assim como as áreas prioritárias de ação neste período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Siple, Ivanete Zuchi, Raiane Lemke, Luciane Mulazani dos Santos, and Marnei Luis Mandler. "TIC na prática docente." Revista Docência do Ensino Superior 6, no. 2 (October 10, 2016): 115–34. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2091.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta discussão sobre uma prática apoiada pelas tecnologias, realizada na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II, dos cursos de licenciatura em Matemática e Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que explorou objetos de aprendizagem desenvolvidos no software GeoGebra 3D para o ensino de derivadas parciais de funções de duas variáveis, visando a contribuir com o debate sobre a tecnologia no ensino de Cálculo. Utilizamos a realização e o tratamento de uma entrevista estruturada como procedimentos metodológicos para construirmos as narrativas de um professor do ensino superior, aqui apresentadas, que evidenciaram as práticas que ele emprega, registraram a relação que mantém com a tecnologia nas atividades docentes que desempenha na universidade, bem como apontaram perspectivas para a prática docente que podem ser discutidas no âmbito geral de debate sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Bianca Themoteo da, Fernanda Carvalho, Fabiane Mondini, and Flávio Alessandro Serrão Gonçalves. "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VISTAS AO ENGAJAMENTO FEMININO NA ÁREA DE STEAM: RELATO DE UMA VIVÊNCIA JUNTO AO GRUPO PETECA DA UNESP - CÂMPUS DE SOROCABA." Vivências 17, no. 34 (October 5, 2021): 201–12. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.532.

Full text
Abstract:
O texto tem por objetivo relatar uma vivência junto ao programa de educação tutorial (PET) do curso de engenharia de controle e automação (ECA), da UNESP - Câmpus de Sorocaba. A ação ocorreu nos anos de 2019 e 2020, viabilizada por meio de uma proposta de extensão universitária, com a finalidade de engajar mulheres em áreas predominantemente masculinas, mais especificamente em ciências exatas e engenharias. A proposta é parte do projeto integrador do grupo e contou com a participação de membros do PET, estudantes e professores colaboradores do curso de Engenharia de Controle e Automação e professores do Ensino Médio. Seguindo os princípios da metodologia ativa STEAM, foi proposta a construção de um MiniCultivo automatizado proporcionando aos participantes a constituição de conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Associada a isso, corrobora por discutir situações cotidianas de intolerância e diferença de gênero. A proposta foi desenvolvida junto a um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Sorocaba-SP, que oferece ensino em tempo integral. Em conclusão, o projeto trabalha tanto com questões teóricas quanto sociais, aumentando assim, o interesse feminino pelas áreas exatas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Bianca Themoteo da, Fernanda Carvalho, Fabiane Mondini, and Flávio Alessandro Serrão Gonçalves. "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VISTAS AO ENGAJAMENTO FEMININO NA ÁREA DE STEAM: RELATO DE UMA VIVÊNCIA JUNTO AO GRUPO PETECA DA UNESP - CÂMPUS DE SOROCABA." Vivências 17, no. 34 (October 5, 2021): 201–12. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.532.

Full text
Abstract:
O texto tem por objetivo relatar uma vivência junto ao programa de educação tutorial (PET) do curso de engenharia de controle e automação (ECA), da UNESP - Câmpus de Sorocaba. A ação ocorreu nos anos de 2019 e 2020, viabilizada por meio de uma proposta de extensão universitária, com a finalidade de engajar mulheres em áreas predominantemente masculinas, mais especificamente em ciências exatas e engenharias. A proposta é parte do projeto integrador do grupo e contou com a participação de membros do PET, estudantes e professores colaboradores do curso de Engenharia de Controle e Automação e professores do Ensino Médio. Seguindo os princípios da metodologia ativa STEAM, foi proposta a construção de um MiniCultivo automatizado proporcionando aos participantes a constituição de conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Associada a isso, corrobora por discutir situações cotidianas de intolerância e diferença de gênero. A proposta foi desenvolvida junto a um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Sorocaba-SP, que oferece ensino em tempo integral. Em conclusão, o projeto trabalha tanto com questões teóricas quanto sociais, aumentando assim, o interesse feminino pelas áreas exatas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Almeida Filgueira, Hamilcar José. "NOVAS ABORDAGENS PARA A REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES (RRD) POR SECA E POR INUNDAÇÃO." Revista de Geociências do Nordeste 7, no. 1 (July 16, 2021): 70–81. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2021v7n1id21254.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma explanação acerca dos desastres relacionados com fenomenos naturais, destacando os estudos de novas abodagens para a Redução de Risco de Desastres por seca e por inundação, desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Laboratório de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental. Foram destacados alguns trabalhos de pesquisa realizados nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e também em Trabalhos de Conclusão de Curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Correa Fiori, Felipe, Márcio Rogério Souza, and Cicero Aparecido Bezerra. "Padrões em números de publicações científicas de egressos de iniciação científica." Biblionline 16, no. 1 (October 19, 2020): 95–109. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.55140.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo é buscar padrões formados pelas características de egressos de Iniciação Científica (IC) de cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná em relação à quantidade de publicações científicas produzidas. Trata-se de um estudo quantitativo que empregou métodos estatísticos não paramétricos em uma base de dados secundários coletados na plataforma Lattes, de todos os 439 egressos de IC graduados entre 2002 a 2017. Os resultados mostram que os alunos que participaram em mais de uma oportunidade em programas de IC apresentaram maior número médio de publicações durante o período, sendo que após a conclusão da IC, os bolsistas CNPq produziram em maior quantidade; o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia se destacou pela quantidade média da produção científica elaborada durante o processo de IC, sendo que após a IC, o curso de Engenharia Ambiental registrou a maior média de trabalhos publicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Caten, Alexandre Ten, Bruno Boesing, Walquíria Chagas da Silva, and Ana Turek. "Estímulo vocacional e interesse de estudantes por graduações relacionadas à geomática e engenharias em Curitibanos (SC)." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 13, no. 22 (May 5, 2016): 14. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p14.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p14O Brasil precisa produzir ciência e tecnologia, em quantidade e qualidade, compatíveis com o seu posto entre as maiores economias do planeta. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo estimular estudantes de ensino médio a cursarem graduações em engenharias, além de verificar o interesse e conhecimento dos mesmos em relação à geomática. Para isso, foram realizadas atividades práticas e teóricas que incentivavam a participação ativa dos estudantes no projeto “Desvendando o Sistema de Posicionamento Global”. O projeto teve a participação de 214 estudantes de nove turmas do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu (Curitibanos – SC). No decorrer do projeto foi verificado um incremento no interesse dos estudantes por cursos de graduação, embora exista um desconhecimento a respeito das profissões de Engenharia de Agrimensura e Engenharia Cartográfica. Os estudantes relataram também que dificuldades financeiras são elencadas como a principal barreira a ser superada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Morais, Rômulo Alves, and Camila Mariane da Silva Soares. "PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS: DO ARTESANAL À INDUSTRIA." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 6, Especial (June 16, 2019): 1–2. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359365220196especialp1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Miguel, Marcelo Calderari, Rogerio Zanon da Silveira, and Cátia de Sousa Lourenço. "Prevenção contra incêndio predial: um enfoque da engenharia, tecnologia e gestão." Revista FSA 18, no. 10 (October 1, 2021): 167–87. http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.10.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Greca, Ileana Maria, Marco Antonio Moreira, and Victoria E. Herscovitz. "Uma proposta para o ensino de mecânica quântica." Revista Brasileira de Ensino de Física 23, no. 4 (December 2001): 444–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442001000400010.

Full text
Abstract:
Em decorrência dos avanços da tecnologia quântica, como fazer para que estudantes de cursos de Ciências Exatas e Engenharia compreendam melhor conceitos centrais da Mecânica Quântica tem-se convertido em um tema atual de pesquisa na área de ensino de Ciências em nível internacional. Neste trabalho apresentamos a fundamentação teórica de uma proposta didática que aponta neste sentido e os resultados da sua implementação em cursos de Engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Francisco Luiz dos. "Ciência e tecnologia na escola." Revista Brasileira de Pós-Graduação 15, no. 34 (November 22, 2019): 1–23. http://dx.doi.org/10.21713/rbpg.v15i34.1615.

Full text
Abstract:
A evolução das tecnologias desde a metade da década de noventa impôs às escolas um constante repensar em suas abordagens, sobretudo, as que implicam em aprendizagens mediadas pelos instrumentos computacionais ou mesmo digitais, de grande interesse dos jovens na era digital. O Recife iniciou um programa avançado de tecnologias nas escolas em 2013, bem como, a instalação de Laboratórios de Ciências em meio a readequação de antigos laboratórios de informática para espaços tecnológicos com dispositivos computacionais móveis. Unindo laboratórios de ciências com os espaços tecnológicos, surgiu o programa de laboratórios para a Escola do Futuro, denominados de Laboratórios de Ciência e Tecnologia. Esses laboratórios contemplam um espaço físico único onde são desenvolvidas atividades relacionadas à quatro Laboratórios convencionais: Ciências, Instrumentação Científica, Robótica e Programação e Espaço Maker. Nestes laboratórios, os próprios estudantes podem resolver problemas que façam sentido para eles, fazer experiências e projetos de vida; os professores podem dar aulas práticas e de demonstração, entre outras atividades possíveis. Os projetos, de escolha dos próprios estudantes, são desenvolvidos a partir da aprendizagem baseada em problemas (PBL), aprendizagem prática do mão na massa (Maker) aliado com abordagem educacional que integra ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, ou seja, STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) (Thibaut, 2018). Neste artigo, mostraremos a construção conceitual, as instalações e resultados obtidos na fase piloto e na fase de funcionamento dos primeiros Laboratórios de Ciência e Tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Cravo, Télio A. "Engenharia, engenheiros e o universo da difusão de tecnologia no Brasil Imperial." Revista Brasileira de História da Ciência 5, no. 2 (December 29, 2012): 354–68. http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v5i2.305.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar a especificidade do processo de difusão e aprendizagem subjacente à tecnologia construtiva lattice presente na infraestrutura viária do Brasil oitocentista. O método construtivo de ponte denominado lattice foi desenvolvido e registrado por Ithiel Town no escritório de patente dos Estados Unidos em 1820 e 1835. Pretende-se neste artigo enfatizar o processo de adoção de uma nova tecnologia e a importância de atores distintos no âmbito da Engenharia no Brasil, assim como identificar as formas de contato e transmissão de conhecimento científico e tecnológico durante o processo de uso do método lattice. Para tanto, utilizam-se dados inéditos para a História da Engenharia: os processos de pontes e estradas recolhidos e codificados em um banco de dados que alcança o significativo volume de 22.000 documentos para o período de 1840-1889.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lopes, C. S. G., E. C. Caritá, and M. M. F. Afonso. "Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação em Disciplinas de Cursos de Engenharia Química e Engenharia de Computação." Revista de Ensino de Engenharia 30, no. 1 (June 30, 2011): 15–23. http://dx.doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v30n1p15-23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mainginski, Fábio Edenei, Luis Maurício Martins de Resende, and Adriane de Lima Penteado. "UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 14, no. 2 (August 2012): 109–19. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140207.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pacheco, Roberto Carlos dos Santos, Denilson Sell, Andrea Valeria Steil, Flavio Ceci, Valdir Fernandes, and Cleverson Vitorio Andreoli. "A Revista Engenharia Sanitária e Ambiental no Sistema Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 1 (March 2015): 1–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020000132891.

Full text
Abstract:
A análise do histórico de revistas científicas é um dos objetos principais de pesquisas nas áreas de bibliometria, cienciometria, informetria e webometria. Geralmente, essas análises procuram identificar o perfil cronológico dos artigos, autores e contextos editoriais das publicações. Quando entendida como uma organização inserida em um sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT & I), uma revista científica é um agente de memória organizacional, que dissemina e promove conhecimento. Assim, além de análises sobre seu contexto editorial, é relevante verificar outros fatores que posicionam a revista no sistema de CT & I ao qual se refere. Uma das formas de tratar essa questão se dá pela combinação de métricas da informetria com análises oriundas da engenharia e da gestão do conhecimento. Neste artigo, aplica-se um modelo multidisciplinar com essa natureza, para verificar a base de conhecimentos criada pela Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (Revista ESA) no sistema brasileiro de CT & I. Foram analisados os 333 artigos publicados entre agosto de 2004 e dezembro de 2012, o perfil curricular dos 816 autores, bem como o perfil de financiamento em CT & I realizados nos fundos setoriais em temáticas afins à revista, no mesmo período das publicações. Os resultados dessas análises foram verificados por especialistas no domínio das ciências ambientais e engenharia sanitária, com experiência no histórico da revista. Os resultados indicam que o perfil de conhecimentos produzidos pela Revista ESA guarda correspondência com os critérios de financiamento federais para CT & I, evidenciando o papel que a revista representa como formadora de uma base de conhecimento científico em engenharia sanitária e ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Czelusniak, Dani Juliano, Aline França De Abreu, and Dario Eduardo do Amaral Dergint. "Competence Mining: Um estudo de caso." Sustainable Business International Journal, no. 23 (December 15, 2012): 28. http://dx.doi.org/10.22409/sbijounal2013.i23.a10205.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade do desenvolvimento de um protótipo em software, para auxílio ao processo de gestão de competências em cursos de Pós-graduação em Engenharia de Produção, baseado em tecnologia de software agentes. Foram empregadas essas tecnologias com a finalidade de verificar a potencialidade de seu uso no auxílio à mineração por indícios de competências em bases curriculares acadêmicas Lattes. O métodos de pesquisa utilizados foram a revisão bibliográfica e a estado da arte, na conceituação das teorias que regem a gestão de competências e os sistemas agentes com objetivo de construir o modelo de implementação do sistema, posteriormente ensaiado envolvendo nove arquivos de currículos. Através dos ensaios efetuados, pode-se observar que o uso desta tecnologia torna o software flexível estruturalmente, criando soluções modulares que têm a capacidade de tratar grandes volumes de dados de forma associativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Barreto Junior, Camilo de Lellis, Paulo Camargos Silva, Alexandre Carvalho Silva, Edgard Afonso Lamounier Junior, and Alexandre Cardoso. "Uma estratégia de integração entre plantas baixas CAD e Realidade Virtual: estudo de caso aplicado a subestações de energia elétrica." Research, Society and Development 10, no. 14 (October 31, 2021): e221101421765. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21765.

Full text
Abstract:
Muitos setores têm se beneficiado com a tecnologia de Realidade Virtual (RV), como, por exemplo, as indústrias na aplicação em processos de revisão de desenhos de engenharia. É amplamente atribuída ao treinamento de operadores, arquitetura, engenharia, educação, simulação e prototipagem, pois proporciona um alto nível de imersão e fidelidade na representação das informações. O contexto atual sobre a integração entre Computer-Aided Design (CAD) e RV apresenta métodos de desenvolvimento e manutenção demasiadamente complexos, exigindo intervenções manuais que dificultam a transferência das informações, expressando um estado imaturo da tecnologia. Diante deste cenário, o trabalho propõe uma metodologia de integração entre plantas baixas CAD e RV através de uma arquitetura de software que possibilita realizar a união entre as tecnologias de forma automática. Foi realizada uma análise em trabalhos correlatos com a finalidade de obter o estado da arte e as tecnologias que estão sendo utilizadas, além de apontar a contribuição da metodologia proposta. Através de um estudo de caso aplicado a subestações de energia elétrica em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), foi realizado testes de integração, reconstrução do Ambiente Virtual (AV) e desempenho. A metodologia apresentou excelentes resultados, a integração entre plantas baixas CAD e o software de Realidade Virtual demonstrou ser possível adequar o espaço bidimensional CAD para representação em um AV tridimensional, facilitando e melhorando o processo de concepção de subestações virtuais. Também, o processo de reconstrução apresentou um desempenho satisfatório, concluindo as tarefas em tempos curtos e sem a necessidade de processos manuais de usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography