To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ensaios de palheta.

Journal articles on the topic 'Ensaios de palheta'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ensaios de palheta.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cavenaghi, A. L., C. V. S. Rossi, E. Negrisoli, E. A. D. Costa, E. D. Velini, and R. E. B. Toledo. "Dinâmica do herbicida amicarbazone (Dinamic) aplicado sobre palha de cana-de-açúcar (Saccarum officinarum)." Planta Daninha 25, no. 4 (2007): 831–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582007000400020.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar a dinâmica do herbicida amicarbazone (Dinamic) aplicado sobre palha de cana-de-açúcar deixada sobre o solo, em sistema de cana crua. Três ensaios foram realizados para avaliar a dinâmica desse herbicida aplicado sobre diferentes quantidades de palha de cana-de-açúcar, em diferentes intervalos de tempo e volumes de simulação de chuvas após aplicação do herbicida. No primeiro ensaio, foi avaliada a interceptação do herbicida por 0, 1, 2,5, 5, 7,5, 10, 15 e 20 t de palha de cana-de-açúcar ha-1. A lixiviação do herbicida em 5, 10, 15 e 20 t de palha ha-1 foi avaliada sob simulação de chuva de 2,5, 5, 10, 15, 20, 35 e 65 mm, um dia após a aplicação (DAPC) do segundo ensaio. As chuvas foram acumulativas, aplicando-se de 2,5 em 2,5 mm. No terceiro ensaio, foi avaliado o efeito dos intervalos de tempo entre a aplicação do herbicida e a primeira chuva na lixiviação do herbicida Dinamic (0, 1, 7, 15 e 30 dias) em 10 t de palha ha-1, em função das mesmas precipitações simuladas no segundo ensaio. Nos segundo e terceiro ensaios foi realizada uma simulação de 20 mm em intensidade de 115 mm h-¹ aos 7 e 14 dias após as primeiras chuvas (DAPC). Os resultados obtidos no segundo e terceiro ensaios foram ajustados pelo modelo de Mitscherlich (Y = a * (1-10-c * (b + x))). A quantificação do herbicida foi realizada por cromatografia líquida de alta eficiência. Quantidades de palha iguais ou superiores a 5 t ha-1 apresentam interceptação quase que total do herbicida no momento da aplicação, sendo nula a transposição. Com o aumento da quantidade de palha, ocorreu diminuição na quantidade de herbicida lixiviado pela ação da chuva simulada, principalmente para valores de 15 e 20 t de palha de cana-de-açúcar ha-1. Quanto maior o intervalo de tempo entre a aplicação do herbicida e a primeira chuva, menor é a lixiviação total do produto. Em relação às chuvas aos 7 e 14 DAPC, no segundo e terceiro ensaios, foram observadas pequenas quantidades extraídas do herbicida, considerando-se que grande parte do amicarbazone foi lixiviada com as primeiras chuvas, que indicaram que os primeiros 20 mm de chuva simulada foram importantes para lixiviação da maior parte do amicarbazone (Dinamic) retido pela palha no momento da aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rossi, C. V. S., E. D. Velini, L. C. Luchini, et al. "Dinâmica do herbicida metribuzin aplicado sobre palha de cana-de-açúcar (Saccarum officinarum)." Planta Daninha 31, no. 1 (2013): 223–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582013000100024.

Full text
Abstract:
O herbicida metribuzin é recomendado para o controle de plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar. Entretanto, seu comportamento em áreas com colheita mecânica, que deixa grande quantidade de palha sobre o solo, não é bem conhecido. Este trabalho objetivou avaliar a dinâmica do herbicida metribuzin aplicado sobre diferentes quantidades de palha de cana-de-açúcar, períodos e intensidades de chuvas após a aplicação. Foram realizados três ensaios para avaliar a dinâmica do metribuzin aplicado sobre a palha de cana-de-açúcar. No primeiro, foi avaliada a interceptação do herbicida por 0, 1, 2,5, 5, 7,5, 10, 15 e 20 t de palha de cana-de-açúcar por hectare. No segundo, avaliou-se a lixiviação do metribuzin em 5, 10, 15 e 20 t de palha por hectare sob simulação de chuva de 2,5, 5, 10, 15, 20, 35, 50 e 100 mm, um dia após a aplicação (DAA). No terceiro, foi avaliado o efeito dos intervalos de tempo entre a aplicação do herbicida e a primeira chuva na lixiviação do metribuzin (0, 1, 7, 14 e 28 dias) em 10 t de palha por hectare, em função das mesmas precipitações simuladas no segundo ensaio. Os resultados obtidos no segundo e terceiro ensaios foram ajustados pelo modelo de Mitscherlich. A quantificação do herbicida foi realizada por cromatografia líquida de alta eficiência. A quantidade de metribuzin que transpõe as diferentes quantidades de palha com simulação acumulada de 100 mm de chuva é diferenciada, sendo maior para 5 t ha-1 e menor para quantidades maiores, até 20 t ha-1. A simulação média de chuvas equivalentes a de 20 a 30 mm iniciais é suficiente para promover uma transposição maior que 99% do metribuzin. Este herbicida é retido quando aplicado sobre a palha de cana-de-açúcar e permanece por períodos de até 28 DAA sem chuva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Magalhães, Paulo S. G., Oscar A. Braunbeck, and Natasha B. Pagnano. "Resistência à compressão e remoção de folhas da cana-de-açúcar visando à colheita mecânica." Engenharia Agrícola 24, no. 1 (2004): 177–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162004000100020.

Full text
Abstract:
A cultura de cana-de-açúcar ocupa um papel importante na economia brasileira, sendo sua colheita ainda em grande parte realizada manualmente, pelo método tradicional de colheita de cana-de-açúcar inteira. As colhedoras existentes no mercado adotaram uma tecnologia de picar a cana-de-açúcar em rebolos de 200 a 300 mm, para permitir sua transferência para o veículo de transporte que acompanha a colhedora, contradizendo o método tradicional de colheita. Para viabilizar a colheita mecânica de cana-de-açúcar inteira, uma das barreiras tecnológicas a ser vencida é a remoção da palha mecanicamente. Projetar um mecanismo que realize essa operação depende diretamente do conhecimento de propriedades mecânicas da cana-de-açúcar. Este trabalho teve por objetivo avaliar a resistência do colmo de cana-de-açúcar à compressão e determinar as forças necessárias para separar a folha do colmo. Ensaios de compressão foram realizados utilizando-se da máquina universal de ensaios. Para o ensaio de remoção de palha por atrito, um dispositivo especial foi projetado e construído de modo a permitir a determinação de esforços de tração e força normal. Os resultados mostram que a cana resiste a uma força de compressão na faixa de 4,9 MPa e que com uma pressão normal média de 0,8 MPa, que corresponde a uma força de fricção de 315 N, a folha é removida, independentemente de sua posição no internódio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hernandez, D. D., P. L. C. A. Alves, and J. V. F. Martins. "Influência do resíduo de colheita de cana-de-açúcar sem queima sobre a eficiência dos herbicidas imazapic e imazapic + pendimethalin." Planta Daninha 19, no. 3 (2001): 419–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582001000300015.

Full text
Abstract:
Os resíduos deixados sobre o solo por ocasião da colheita mecanizada da cana-de-açúcar podem constituir-se em uma barreira física para a ação dos herbicidas no controle de plantas daninhas, quando aplicados em pré-emergência destas plantas sobre a palha da cana. Em virtude disso, o presente trabalho teve por objetivos analisar e quantificar a interferência dessa camada de palha sobre o solo na ação dos herbicidas imazapic e imazapic + pendimethalin no controle de plantas daninhas em áreas onde a cana-de-açúcar foi colhida mecanicamente sem a queima da palhada previamente à colheita. Foram realizados dois ensaios simultâneos: um com a retirada da palha dois dias após a aplicação dos herbicidas e o outro com a manutenção desta, ambos conduzidos em casa de vegetação. O imazapic isolado foi aplicado nas dosagens de 0, 122,5 e 147 g i.a.ha-1 e em mistura com pendimethalin na dosagem de 75 + 1500 g i.a.ha-1, com simulação de chuvas nas intensidades de 30, 60 e 90 mm. Após análise dos resultados de biomassa seca, altura e número de folhas das plantas de Sorghum bicolor e Cyperus rotundus, além de nota visual e biomassa seca de Panicum maximum, Brachiaria plantaginea, Digitaria horizontalis, Amaranthus viridis, Ipomoea grandifolia e Brachiaria decumbens, constatou-se eficiência proporcional dos herbicidas à dosagem utilizada, independentemente da presença da palha, à exceção de Ipomoea grandifolia e Brachiaria decumbens, além de haver menor controle nos tratamentos submetidos à chuva de 90 mm. Esses resultados indicam boas perspectivas quanto à aplicação destes herbicidas em áreas de colheita mecanizada de cana-de-açúcar sem queima, para controle de plantas daninhas em condições de pré-emergência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Weirich Neto, Pedro H., André L. T. da Rosa, and Jaime A. Gomes. "Suscetibilidade de dois tipos de solo à compactação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 6, no. 2 (2002): 349–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662002000200027.

Full text
Abstract:
Com vistas ao aumento da produção agrícola, optou-se no Brasil, pelo acréscimo de área cultivada; para tal o uso indiscriminado da motomecanização mostrou-se eficiente em um primeiro momento, porém acarretando problemas à física do solo no decorrer dos anos. Paralelamente, práticas conservacionistas se fazem presentes, vide semeadura sob a palha (Plantio Direto), uma realidade no sul do Brasil. Sendo assim, avaliou-se a suscetibilidade de compactação de dois tipos de solo, ambos com sistema de semeadura sob a palha. Para dimensionar a suscetibilidade a compactação, utilizou-se ensaio de Proctor. Os solos foram ensaiados com e sem a presença de matéria orgânica livre. Os resultados demonstraram que para o Cambissolo, textura média, não houve diferença nos valores que representam a suscetibilidade, enquanto no Latossolo Vermelho, textura argilosa, não houve diferença entre a máxima densidade aparente, porém houve diferença significativa no conteúdo de água para a máxima densidade, o mesmo alterou-se de 0,249 g g-1 no ponto de máxima compactação no ensaio sem a presença de matéria orgânica livre, para 0,283 g g-1 no ponto de máxima compactação, quando da presença da matéria orgânica livre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nunes, A. S., P. C. Timossi, M. C. M. D. Pavani, and P. L. C. A. Alves. "Épocas de manejo químico de Brachiaria decumbens antecedendo o plantio direto de soja." Planta Daninha 27, no. 2 (2009): 297–302. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582009000200012.

Full text
Abstract:
O manejo químico da cobertura vegetal e a manutenção da palhada sobre o solo são preocupações comuns para os produtores que adotam o sistema plantio direto na região dos cerrados. Com o objetivo de estudar a influência da época de manejo químico de B. decumbens sobre o desenvolvimento e a produtividade da cultura da soja em sistema plantio direto, foram realizados dois ensaios a campo, respectivamente, com os cultivares BRS 154 e MG/BR 46-Conquista, no ano de 2003. Em cada ensaio, testaram-se quatro épocas de manejo de B. decumbens antecedendo a semeadura da soja (28, 14, 7 e 0 dias), utilizando-se o herbicida glifosato. Os ensaios foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado, utilizando-se três repetições no primeiro e quatro no segundo. Determinou-se a matéria seca da cobertura vegetal e avaliou-se a reinfestação de B. decumbens. Na cultura da soja, foram determinados: altura de inserção da primeira vagem, número de vagens por planta, umidade dos grãos, massa de 100 grãos e produtividade. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a época mais adequada para o manejo químico de B. decumbens com glifosato situa-se entre 7 e 14 dias antes da semeadura da cultura da soja e que a escolha da época de manejo químico da cobertura vegetal afeta de forma decisiva o desenvolvimento e a produtividade da cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bianchini, Aloisio, and Paulo S. G. Magalhães. "Comportamento da palha de cana-de-açúcar submetida ao corte por meio de ensaios de bancada." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 8, no. 2-3 (2004): 304–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662004000200021.

Full text
Abstract:
Do ponto de vista da engenharia, poucos trabalhos a respeito do corte de restos culturais têm sido publicados, sendo escassas, portanto, as informações sobre o assunto. Sendo assim, este trabalho objetivou-se, estudar o comportamento da palha da cana-de-açúcar quanto ao corte, em função de sua umidade, espessura de sua camada e do ângulo oblíquo da lâmina. Para a coleta de dados foram utilizados um transdutor de força, acoplado á base das lâminas, e um sistema automático de coleta de dados, que trabalhou com taxa de aquisição de 9600 Hz. Os resultados demonstraram diferença significativa na força requerida quando se varia o ângulo oblíquo da lâmina e tendência linear desta força, com o aumento da quantidade de palha, entre 4 e 16 t ha-1. Verificou-se, também, que o requerimento de força e a demanda de energia, quando se variou a umidade da palha, apresentaram comportamento exponencial sendo que, acima de 28%, em base seca, as diferenças para a força de corte requerida e para a demanda de energia passaram a não ser mais significativas. A força máxima de corte apresentou tendência linear e inversamente proporcional ao ângulo oblíquo da lâmina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carducci, Carla Eloize, Antonio Carlos Tadeu Vitorino, Anderson Cristian Bergamin, and Walmes Marques Zeviani. "RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 20, no. 5 (2012): 423–31. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v20i5.223.

Full text
Abstract:
A resistência do solo ao cisalhamento é um atributo que pode ser influenciado pela intensidade de uso e manejo do solo, resultando em significativas alterações nas propriedades físico-mecânicas do mesmo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a resistência ao cisalhamento de um Latossolo Vermelho Distroférrico submetido a diferentes sistemas de uso e manejo, por meio de ensaio de palhetas com ‘Vane Shear Test’ em laboratório. O estudo foi realizado em amostras com estrutura preservada, coletadas em áreas sob sistema plantio direto, pastagem e mata nativa, no município de Dourados-MS. O delineamento foi inteiramente casualizado em sistema fatorial (3 manejos x 2 profundidades x 7 repetições), em cada uso foram tomadas amostras nas profundidades 0-0,05 e 0,05-0,10 m, as quais foram equilibradas ao potencial matricial de 6 kPa em câmara de pressão de Richards. Em seguida foram submetidas ao ensaio de palhetas para a determinação do valor de resistência ao cisalhamento e densidade do solo. Os maiores valores para resistência ao cisalhamento e densidade do solo foram encontrados na área sob pastagem. A resistência do solo ao cisalhamento esteve associada ao aumento da densidade do solo, uso e manejo, de forma distinta entre as profundidades estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pacheco, Ana Paula Sá e. Souza. "O fogo de palha de 68." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 47, no. 53 (2020): 278–96. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.156119.

Full text
Abstract:
O ensaio busca analisar o filme No intenso agora (2017), de João Moreira Salles, interrogando o sentido da revisitação de Maio de 1968. Busca também compreender as relações entre o ponto de vista construído pelo filme brasileiro, a partir de cenas de outros filmes, e os protestos de junho de 2013.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Saliba, E. O. S., N. M. Rodriguez, L. C. Gonçalves, S. A. L. Morais, and D. Piló-Veloso. "Lignina isolada da palha de milho utilizada com indicador em ensaios de digestibilidade: estudo comparativo." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 54, no. 1 (2002): 52–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352002000100008.

Full text
Abstract:
Este experimento foi conduzido com o objetivo de comparar a lignina isolada da palha de milho (LPM-RM) com indicadores utilizados em ensaios de consumo e digestibilidade. Utilizaram-se além da LPM-RM, óxido crômico (Cr2O3), cloreto de itérbio (YbCl3.6H2O), fibra detergente ácido indigestível (FDA - ind), teor de metoxila da lignina (OCH3), lignina Klason (LK) e lignina determinada por espectroscopia no infravermelho (LIG-IV). O coeficiente de digestibilidade diferiu apenas entre a metoxila e os demais indicadores. Todos os indicadores foram semelhantes quanto à recuperação fecal, exceto a metoxila que teve baixa recuperação (44,6%). Os dados de digestibilidade obtidos com LIG-IV, Cr2O3 e YbCl3.6H2O foram semelhantes entre si mas diferentes dos demais indicadores (21% superior no caso do Cr2O3 e 24% inferiores no caso da LIG-IV e do itérbio), quando comparados com a coleta total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ferraz, Leila C. L., Armando Bergamin Filho, Lilian Amorim, and Luiz C. B. Nasser. "Viabilidade de Sclerotinia sclerotiorum após a solarização do solo na presença de cobertura morta." Fitopatologia Brasileira 28, no. 1 (2003): 17–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582003000100003.

Full text
Abstract:
O efeito de diferentes temperaturas no solo e de diversas palhas sobre o solo na viabilidade dos escleródios de Sclerotinia sclerotiorum foi estudado em estufa. Em três ensaios de campo, estudou-se a solarização do solo associada à presença de palha de milho (Zea mays) sobre o solo na viabilidade de escleródios, durante três meses. Ensaios de campo foram realizados em Piracicaba e em Brasília. Escleródios foram produzidos em meio cenoura+fubá, e incorporados ao solo (ensaios em estufa), ou acondicionados em invólucros, e enterrados no solo a 5, 10 e 30 cm (ensaios no campo). Os tratamentos de solo no campo foram: solarizado (S), não solarizado (NS) e solarizado com adição de palha de milho (PS). Foram feitas avaliações a cada 30 dias, em meio NEON, observando a viabilidade e a presença de contaminantes nos escleródios. O aquecimento do solo em estufa a 50 e 60 ºC com diversas palhas inativou os escleródios, que tiveram maior incidência de contaminantes. No campo, o efeito da solarização do solo foi significativo, inviabilizando os escleródios enterrados a diferentes profundidades: em S após 90 dias, nas três profundidades, e em PS, após 60 dias, a 5 e 10 cm de profundidade. A incidência de escleródios contaminados em solos solarizados foi maior em S, seguido de PS. A maior variabilidade de contaminantes, porém, foi observada em PS. As temperaturas do solo em PS foram maiores quando comparadas aos outros tratamentos na mesma profundidade. Este fator proporcionou a redução do tempo da inativação dos escleródios de 90 dias em S, para 60 dias em PS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Da Rocha Gomes Ferreira, Débora Teresa, Vicente Mota Da Silva, Ivanildo Claudino Da Silva, João Correia De Araújo Neto, Renan Cantalice De Souza, and Vilma Marques Ferreira. "Germinação de três Euphorbiaceae influenciada pela luz e níveis de palhada." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 11, no. 3 (2017): 215. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i3.3852.

Full text
Abstract:
A mudança na colheita da cana-de-açúcar vem causando alterações no seu manejo devido à permanência da palhada sobre o solo, que impõe uma barreira física que pode alterar a qualidade e a quantidade de radiação solar que chega ao solo, modificando a fitossociologia das plantas daninhas. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade de luz na germinação de sementes e níveis de palhada, sobre a emergência e desenvolvimento inicial de três espécies daninhas do gênero Euphorbia. Sementes de E. heterophylla, E. hyssopifolia e E. hirta foram submetidas à germinação sob luz branca, vermelha, vermelha extrema e escuro, à temperatura de 20-30 °C, em laboratório, e semeadas sob 0, 5, 10, 15, 20 e 25 t ha-1 de palhada, em casa de vegetação. No primeiro ensaio, foram avaliadas a porcentagem e o índice de velocidade de germinação (IVG) e a massa seca das plântulas, e no segundo, porcentagem de emergência, cobertura do solo, altura e massa seca de plantas. As sementes de todas as espécies germinaram em todas as condições luminosas, entretanto, E. heterophylla apresentou maior geminação e IVG sob luz vermelha, enquanto que E. hirta e E. hyssopifolia apresentaram sob luz branca. Sob palhada, E. heterophylla teve o melhor desempenho, suportando duas vezes mais palhada que E. hyssopifolia e quatro vezes mais que E. hirta, para haver redução de 50% de emergência e desenvolvimento das plantas. A presença da palhada não controla E. heterophylla, por outro lado suprime as espécies E. hyssopifolia e E. hirta. As três espécies estudadas são indiferentes à luz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Braida, João Alfredo, José Miguel Reichert, Milton da Veiga, and Dalvan José Reinert. "Resíduos vegetais na superfície e carbono orgânico do solo e suas relações com a densidade máxima obtida no ensaio proctor." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 4 (2006): 605–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000400001.

Full text
Abstract:
A susceptibilidade do solo à compactação, avaliada pelo ensaio Proctor, torna-se menor à medida que cresce a quantidade de material orgânico existente. Em geral, para um mesmo nível de energia, quanto maior o teor de matéria orgânica do solo, menor é o valor de densidade máxima obtido e maior é o teor de água necessário para atingi-lo. As características da palha, como sua baixa densidade, elasticidade e susceptibilidade à deformação, tornam-na potencialmente capaz de atenuar as cargas aplicadas sobre o solo. O presente trabalho foi realizado para estudar o efeito da matéria orgânica do solo no comportamento da curva de compactação e avaliar a capacidade dos resíduos vegetais em dissipar a energia compactante. Amostras superficiais (0-0,05 m) de um Argissolo Vermelho-Amarelo arênico, de textura franco-arenosa, e de um Nitossolo Vermelho distrófico, de textura argilosa, ambos com variações nos teores de matéria orgânica, foram submetidas ao ensaio Proctor Normal, determinando-se a densidade máxima e a umidade crítica para compactação. Determinaram-se, também, os limites de liquidez e de plasticidade e o teor de carbono orgânico. Para avaliar a capacidade da palha em dissipar a energia de compactação, amostras do Argissolo foram compactadas com a aplicação de uma camada de palha sobre o solo, dentro do cilindro do aparelho de Proctor, em quantidades correspondentes a 2, 4, 8 e 12 Mg ha-1 de matéria seca. O acúmulo de matéria orgânica nos solos, proporcionado por diferentes sistemas de manejo, reduziu a densidade máxima e aumentou a umidade crítica para compactação do solo, significando que o solo torna-se mais resistente à compactação. A magnitude desses efeitos, contudo, foi dependente da granulometria do solo. A palha na superfície do solo, durante a realização do ensaio Proctor, dissipou até 30 % da energia de compactação utilizada, com redução da densidade obtida, confirmando a hipótese de que a palha existente sobre o solo é capaz de absorver parte da energia de compactação produzida pelo trânsito de máquinas e animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Andrade Gomes, Anderson Ravanny, Tiago Pereira da Silva Correia, Lia Harumi Kato, Diego de Lira Eiras, and Paulo Roberto Arbex Silva. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO DE ENFARDADORAS DE PALHIÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR UTILIZANDO DIFERENTES VOLUMES DE ALEIRAMENTO." ENERGIA NA AGRICULTURA 32, no. 4 (2017): 334. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2017v32n4p334-341.

Full text
Abstract:
Observando o potencial energético do palhiço da cana-de-açúcar, iniciou o recolhimento dessa biomassa, realizado pelas máquinas enfardadoras. O recolhimento mecanizado do palhiço encontra alguns entraves como altos custos, heterogeneidade e baixa densidade do palhiço, além de se utilizar, atualmente, equipamentos de baixa capacidade operacional e custos elevados, por serem equipamentos adaptados para colheita de forragens. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho operacional e econômico do enfardamento de palhada de cana-de-açúcar utilizando duas enfardadoras em dois volumes diferentes de palha aleirada. O ensaio foi realizado durante a safra 2014, em área de produção de cana-de-açúcar da usina canavieira Caeté S/A, localizada no município de São Miguel dos Campos – AL. Foram ensaiados dois modelos de enfardadoras de fardos prismáticos retangulares, em dois volumes diferentes de aleiramento do palhiço, e os tratamentos consistiram em: E1V1 (Enfardadora 1 – 50% de volume de palhiço enleirado), E2V1 (Enfardadora 2 – 50% de volume de palhiço enleirado), E1V2 (Enfardadora 1 – 90% de volume de palhiço enleirado) e E2V2 (Enfardadora 2 – 90% de volume de palhiço enleirado). A enfardadora 2 apresentou Cct e Cco melhores (6,57 e 5,87 ha h-1) respectivamente. O menor custo operacional foi obtido no tratamento E1V1, de R$750,34 h-1. O tratamento E2V2 apresentou menor custo por fardo produzido e por tonelada de matéria seca de palha enfardada (MS), R$16,17 fardo-1 e R$30,84 Ton.MS-1 respectivamente.Palavras-chave: Biomassa, Enfardamento, Custo. OPERATIONAL AND ECONOMIC PERFORMANCE EVALUTION OF SUGAR - CANE STRAW PRISMATIC BALES USING DIFFERENT AMOUNTS OF STRAW ACCUMULATEDABSTRACT: Considering the sugar cane straw energy potential, this biomass started to be collected by baling machines. It’s mecanized harvesting face some obstacles such as high costs, heterogeneity and low density of the straw. In addition there are low operational capacity and high costs, since equipment are adapted from fodder harvesting. This study aimed to evaluate the operational and economic performance of baler machines using two balers with different amounts of straw accumulated. The experiment was carried during the 2014 sugarcane harvest, at Caeté S / A, located in São Miguel dos Campos, Alagoas States, Brazil. Two models of rectangular prismatic balers machines were tested with two different amounts of straw accumulated,: E1V1 (Baler 1 - 50% amounts of straw accumulated), E2V1 (Baler 2 - 50% amounts of straw accumulated) E1V2 (Baler 1 - 90% amounts of straw accumulated) and E2V2 (Baler 2 - 90% amounts of straw accumulated). The baler machine 2 presented better theoretic field capacity and oprerational field capacity (6.57 and 5.87 ha-1 respectively). The lowest operating cost was obtained in the E1V1 treatment, from R $ 750.34 h-1. The E2V2 treatment presented lowest costs per bale produced and per ton of dry matter, R $ 16.17 bale and R $ 30.84 Ton - MS-1 respectively.KEYWORDS: Biomass, Baling, Cost
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bastianello, S. F., R. C. Testa, A. P. T. Pezzin, and D. A. K. Silva. "Avaliação das propriedades físicas e mecânicas de papéis reciclados artesanais com resíduos de bananeira ou palha de arroz." Matéria (Rio de Janeiro) 14, no. 4 (2009): 1172–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762009000400010.

Full text
Abstract:
As culturas de banana e arroz são predominantes na região Nordeste do Estado de Santa Catarina e no caso da banana chegam a gerar 200 toneladas/ano de resíduos entre, pseudocaules, engaços e folhas, que geralmente são incorporados ao solo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da adição de polpa de fibras vegetais nas propriedades físicas e mecânicas de papéis reciclados de forma artesanal, bem como reaproveitar os resíduos gerados por estas culturas. As polpas contendo fibras de palha de arroz ou de pseudocaule de bananeira foram acrescentadas à polpa de papel nas proporções de 0, 10, 20 e 30 % em massa (m/m) e as folhas obtidas foram submetidas aos ensaios de gramatura, espessura, permeância ao ar, resistência à tração, resistência ao esmagamento do anel e resistência ao arrebentamento segundo normas NBR apropriadas. Analisados os ensaios físicos e mecânicos, constatou-se que os resultados mais expressivos foram registrados para as folhas que continham 20 % (m/m) de pasta de bananeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Chagas, Eduardo, Adelson Paulo Araújo, Marcelo Grandi Teixeira, and José Guilherme Marinho Guerra. "Decomposição e liberação de nitrogênio, fósforo e potássio de resíduos da cultura do feijoeiro." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 4 (2007): 723–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000400013.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo mensurar a velocidade de decomposição e de liberação de nutrientes in situ de resíduos da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Em condições de campo, foram coletadas as folhas senescentes durante o ciclo da cultura, bem como os caules e a palhada de vagens após trilhagem dos grãos, de cultivares de feijoeiro. Esses resíduos continham 2,3 Mg ha-1 de massa, 31 kg ha-1 de N e 2,4 kg ha-1 de P, que correspondiam a 63, 41 e 28 % do total de massa, N e P, respectivamente, acumulados durante o ciclo da cultura. Foram realizados dois ensaios, nos períodos de inverno-primavera e primavera-verão, quando os caules, as vagens e as folhas senescentes foram colocados separadamente em litterbags, dispostos sobre o solo, e coletados entre 2 e 120 dias. As quantidades de matéria seca e nutrientes remanescentes em cada tipo de resíduo foram ajustadas a um modelo exponencial simples. O tempo de meia-vida dos resíduos foi de, no primeiro e segundo ensaios, respectivamente, 133 e 179 dias para caules, 70 e 80 dias para folhas e 64 dias para vagens. A relativamente lenta decomposição dos resíduos pode ser associada à sua alta relação C:N - acima de 60 para caule e palhada de vagens. A liberação de N e P pelos resíduos foi similar à dinâmica de decomposição, enquanto a liberação de K foi mais rápida. Os resultados indicam que as folhas senescentes e os resíduos produzidos após trilhagem dos grãos podem restituir parte da demanda de nutrientes do feijoeiro, assumindo relevância para sistemas de agricultura sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Concenço, G., G. Ceccon, I. V. T. Correia, L. F. Leite, and V. B. Alves. "Ocorrência de espécies daninhas em função de sucessões de cultivo." Planta Daninha 31, no. 2 (2013): 359–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582013000200013.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste trabalho avaliar a composição da comunidade infestante na cultura da soja, em função de sucessões de culturas por distintos períodos (uma ou três safras consecutivas). O ensaio foi instalado em campo na Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS. Foram avaliados cinco tratamentos de outono-inverno com histórico de uma ou três safras de implantação: milho solteiro - 90 cm entrelinhas; milho solteiro - 45 cm entrelinhas; consórcio milho + Brachiaria ruziziensis; Brachiaria ruziziensis solteira; e feijão-caupi. No final do mês de setembro de 2011, as áreas foram dessecadas com glyphosate para semeadura da soja; 30 dias após a dessecação, foram realizadas as avaliações. A caracterização fitossociológica das plantas daninhas estimou a abundância, a frequência, a dominância e o índice de valor de importância de cada espécie em cada área. As áreas foram ainda intra-analisadas quanto à diversidade de espécies, pelos índices de Simpson e Shannon-Weiner, e intercaracterizadas pela matriz de similaridade de Jaccard, pelo método UPGMA. O cultivo da soja deve ser seguido pela semeadura de espécie que proporcione elevada quantidade de palha residual na entressafra, com distribuição uniforme na superfície do solo. Essa palhada deve ser formada por resíduos de plantas com elevada relação C/N. Neste estudo, os sistemas de consórcio milho+braquiária, ou mesmo braquiária solteira, resultaram em menor nível de infestação por plantas daninhas em áreas de sucessão à soja, ao longo do tempo de utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cobucci, T., C. M. O. Portela, W. Silva, and A. Neto Monteiro. "Comportamento de herbicidas com efeito residual em diferentes coberturas na cultura do feijoeiro." Planta Daninha 22, no. 4 (2004): 591–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582004000400014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento de herbicidas com efeito residual em diferentes tipos de cobertura vegetal no sistema plantio direto, antes da semeadura do feijoeiro. Cada herbicida foi aplicado isoladamente em cinco diferentes coberturas, totalizando 20 ensaios. Os herbicidas e as respectivas doses, em kg ha-1, foram: diclosulan (0,0125), sulfentrazone (0,300), dimethenamid (1,125) e S-metolachlor (1,152). Em Santo Antônio de Goiás utilizou-se a cobertura de Pennisetum glaucum seco e plantas daninhas secas (Commelina benghalensis e Bidens pilosa) no Sistema Integrado de Controle (SIC); e na localidade de Santa Helena de Goiás empregou-se a cobertura de sorgo seco no SIC e Pennisetum glaucum verde e plantas daninhas verdes (C. benghalensis e B. pilosa) no sistema Aplique e Plante, nos anos agrícolas de 1999 e 2000. Cada ensaio constituiu-se de 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 t ha-1 de biomassa com diferentes coberturas vegetais, as quais receberam os cinco herbicidas, separadamente, no delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. A quantificação dos herbicidas no solo foi determinada em bioensaio, usando-se o Sorghum bicolor como planta-teste. Os resultados obtidos indicaram que diclosulan e sulfentrazone foram encontrados no solo acima de 80% da dose aplicada, independentemente da quantidade e do tipo da cobertura do solo. Para dimethenamid e S-metolachlor, até aproximadamente 50% das doses aplicadas foram detectadas no solo com 8 t ha-1 de palha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Martins, Dagoberto, Edivaldo D. Velini, Cibele C. Martins, and Luciano S. de Souza. "Emergência em campo de dicotiledôneas infestantes em solo coberto com palha de cana-de-açúcar." Planta Daninha 17, no. 1 (1999): 151–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83581999000100014.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os efeitos da cobertura do solo com 0, 2, 4, 6, 8, 10 e 15 t/ha de palha de cana-de-açúcar da variedade RB 82 5336 sobre a emergência em campo de plântulas de Sida rhombifolia, Euphorbia heterophylla, Bidens pilosa e Ipomoea grandifolia, introduzidas na área mediante semeadura de 500 sementes viáveis por espécie. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições e as unidades experimentais apresentaram dimensões de 2x3 m. Contabilizou-se as plântulas emersas antes e após a remoção da cobertura com palha. A etapa com cobertura de palha do ensaio foi encerrada aos 64 dias após a semeadura, devido à estabilização da emergência em condições, visualmente, inalteradas quanto à quantidade de cobertura de palha e a etapa sem cobertura foi encerrada 119 dias após a remoção da palha. As sementes das espécies de plantas daninhas estudadas apresentam comportamentos germinativos distintos e a cobertura do solo com quantidades crescentes de palha de cana-de-açúcar resultou em padrões de emergência espécie-dependentes. Em condições de cobertura do solo com palha de cana, provável no sistema de colheita da cana crua, as espécies invasoras Bidens pilosa, Euphorbia heterophylla e Ipomoea grandifolia tendem a manter-se como plantas problemas e Sida rhombifolia deverá diminuir sua agressividade, principalmente quando quantidades de palha iguais ou superiores a 6 t/ha foram utilizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Tofoli, G. R., E. D. Velini, E. Negrisoli, A. L. Cavenaghi, and D. Martins. "Dinâmica do tebuthiuron em palha de cana-de-açúcar." Planta Daninha 27, no. 4 (2009): 815–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582009000400020.

Full text
Abstract:
O tebuthiuron é um herbicida residual amplamente utilizado em cana-de-açúcar cultivada no sistema tradicional. Em áreas de cana-crua, o comportamento desse herbicida na palha deixada sobre o solo não é muito conhecido. Para melhor entender esse comportamento, avaliou-se neste trabalho a dinâmica do tebuthiuron aplicado sobre a palha de cana-de-açúcar em diferentes períodos e intensidades de chuvas após a aplicação. Foram conduzidos quatro experimentos instalados em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. No primeiro, avaliou-se a interceptação do herbicida tebuthiuron no momento da aplicação sobre 0, 1, 2, 4, 6, 8, 10, 15 e 20 t ha-1 de palha de cana-de-açúcar. No segundo, foi avaliada a passagem do herbicida em 5, 10 e 15 t ha-1 de palha, simulando-se o equivalente a 2,5, 5, 10, 15, 20, 35, 50 e 65 mm de chuva, um dia após a aplicação (DAA). No terceiro, estudou-se o efeito de diferentes períodos de permanência (0, 1, 7, 14 e 28 DAA) do tebuthiuron na palha (10 t ha-1) antes da aplicação das mesmas precipitações simuladas no segundo estudo, acrescentando-se ainda mais uma simulação de 20 mm aos 7 e aos 14 dias após a aplicação do herbicida e das lâminas acumuladas de 65 mm. No quarto, avaliou-se a transposição do herbicida aplicado a 10 t ha-1 de palha, recebendo posteriormente uma lâmina de chuva de água de 20 mm e, no outro tratamento, uma irrigação de vinhaça de 20 mm, um dia após a aplicação. A quantificação do tebuthiuron foi realizada por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Nos estudos de dinâmica observou-se que, quanto maior a quantidade de palha, menor é a quantidade de produto que a transpõe no momento da aplicação. No segundo ensaio, pôde-se observar que, quanto maior a quantidade de palha, menor é a quantidade total extraída na simulação da precipitação. Para o terceiro estudo, os resultados indicaram que, quanto maior o tempo que o produto permanece na palha antes da ocorrência de chuva, menor é a extração total do produto com 65 mm de precipitação. Para as chuvas de 20 mm aos 7 e 14 dias após aplicação do herbicida e da lâmina de 65 mm para cada período, no terceiro ensaio, observou-se extração de quantidades mínimas do herbicida. A utilização de vinhaça como chuva simulada proporcionou aumento de 17% do tebuthiuron lixiviado, quando comparado com a mesma quantidade de chuva simulada com água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Morais, Micharlyson Carlos, Bernardo Bezerra Araújo Junior, and Bruna Luadna Augusto Farias. "Palha de carnaúba incorporada ao solo para fertilização no cultivo orgânico de cenoura." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 12, no. 4 (2017): 820. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i4.4908.

Full text
Abstract:
A cenoura é uma das hortaliças mais produzidas no Brasil e, com a crescente demanda por hortaliças orgânicas, se faz necessário desenvolvimento de tecnologias de produção menos dependentes de insumos externos e mais acessíveis à agricultura familiar. Diante disso, foi desenvolvido um ensaio com o objetivo de avaliar o efeito da adição de palha de carnaúba como adubo, incorporada sob diferentes períodos em pré-plantio, para o cultivo orgânico da cenoura. O trabalho foi desenvolvido na Horta Experimental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu, utilizando o delineamento experimental em blocos casualizados com três repetições e cinco tratamentos referentes aos tempos de 15; 30; 45 e 60 dias para incorporação de palha de carnaúba, na quantidade de 14 t ha-1, anterior ao plantio da cenoura, e um tratamento testemunha sem adição de palha ao solo. Foram avaliados a massa seca da parte aérea, o comprimento e diâmetro de raiz, e produtividade total. Houve efeito do tempo de incorporação da palha de carnaúba sobre o comprimento e produtividade, sendo os maiores valores observados quando a palha foi incorporada entre 15 e 30 dias antes da semeadura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Leite Silva, Karen Cristina, Weder Ferreira dos Santos, Flávio Sérgio Afférri, Joenes Mucci Peluzio, and Layanni Ferreira Sodré. "DIVERSIDADE GENÉTICA EM GENÓTIPOS DE MILHO DE PLANTIO TARDIO SOB DIFERENTES NÍVEIS DE NITROGÊNIO NO TOCANTINS." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 6, no. 3 (2019): 92–100. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v6i3.2327.

Full text
Abstract:
O estudo da diversidade genética é importante para os programas de melhoramento genético, pois a variabilidade existente entre os genótipos é uma estratégia para obter ganhos de seleção nos cruzamentos. Objetivou-se com este trabalho avaliar a divergência genética de genótipos de milho com uso de dados de seis ensaios na Região Central do Estado do Tocantins, distribuídos em duas épocas de semeadura (21/01/2014 e 19/02/2014). Em cada época, os ensaios foram realizados sob condições de alto, médio e baixo fornecimento de adubação nitrogenada de cobertura. Na aplicação da técnica de agrupamento dos genótipos, foi adotada a distância generalizada de Mahalanobis (D2) como medida de dissimilaridade. Os genótipos 7 e 10 foram produtivos e apresentaram maior distância genética (D2 = 79,2). Houve a formação de quatro grupos distintos. As características peso da espiga com palha, altura da planta e altura da espiga foram as que mais contribuíram para a divergência genética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos, Margarete Cabral do Santos Silva, Wagner Roberto de Oliveira Pimentel, and Renata Maria Rosas Garcia Almeida. "PRÉ-TRATAMENTO ÁCIDO DE RESÍDUOS DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO (ACID PRETREATMENT OF CORN STOVER FOR PRODUCTION OF SECOND GENERATION ETHANOL)." Engevista 18, no. 2 (2016): 412. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v18i2.770.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por combustíveis limpos e renováveis tem enfatizado o uso de fontes alternativas de energia como as biomassas lignocelulósicas. Esse tipo de resíduo é composto por carboidratos que se encontram em cadeias poliméricas e podem ser convertidos a etanol. Essa conversão representa o principal entrave para o uso dessas biomassas, visto que se necessita de um pré-tratamento para desestruturar a estrutura lignocelulósica, tornando-a suscetível ao ataque químico e enzimático e liberando glicose para fermentação etanólica. Nesse trabalho foi realizado um pré-tratamento ácido com sabugo e palha de milho, usando a ferramenta do planejamento experimental. Os fatores avaliados foram: tempo, temperatura e concentração de H2SO4, e como respostas: acidez e açúcares redutores totais (ART). Os maiores teores de ART são obtidos nos ensaios à 120°C, 15 min e 0,5% de H2SO4 e 110°C, 7 min, 2% de ácido tanto para o sabugo de milho como para palha de milho. Para essas condições, realizou-se hidrólise enzimática e fermentação. A maior eficiência fermentativa é dada na condição à 120°C, 15 min e 0,5% de H2SO4: 70,8% para o sabugo e 92,9% para a palha de milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

FERREIRA, Rodrigo, José Raulindo GARDINGO, and Rodrigo Rodrigues MATIELLO. "SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE IRMÃOS GERMANOS DESTINADAS À PRODUÇÃO DE MILHO-VERDE." Scientia Agraria 10, no. 1 (2009): 023. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v10i1.12763.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de selecionar genótipos superiores de milho-verde, foram avaliadas 369 progênies de irmãos germanos, na safra de 2005/2006 na Fazenda Escola Capão da Onça da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As parcelas foram constituídas de linhas de 4 m de comprimento, espaçadas 0,8 m entre si, com uma população de 50.000 plantas ha-1. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados com 3 repetições para as progênies derivadas das 190 maiores espigas secas e 2 repetições para as 179 espigas intermediárias. Foram avaliadas 5 espigas de cada progênie quanto a massa, comprimento e diâmetro com e sem palha. As espigas também foram avaliadas visualmente e calculada a correlação entre as características. Foi estimada a herdabilidade para todas as características avaliadas nas espigas colhidas no ponto de milho-verde. Houve diferenças significativas entre as progênies para todas as características avaliadas, ocorrendo grande número de progênies com performance similar aos híbridos. Observou-se correlação de média a alta para a maioria dos caracteres avaliados nas espigas de milho-verde. A herdabilidade estimada variou de 0,46 para diâmetro de espiga sem palha a 0,60 para o comprimento de espigas com palha. O ensaio com 190 progênies gerou 17,37 % de progênies contendo espigas de milho-verde excelentes, enquanto que o ensaio com 179 progênies resultou em 3,91% de espigas excelentes pelo aspecto visual. A proporção de progênies excelentes aumentou de 2,85% para 27,56% com um ciclo de seleção de irmãos germanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Monquero, P. A., A. C. Silva, D. P. Binha, L. R. Amaral, P. V. Silva, and E. M. Inacio. "Mobilidade e persistência de herbicidas aplicados em pré-emergência em diferentes solos." Planta Daninha 26, no. 2 (2008): 411–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582008000200018.

Full text
Abstract:
O objetivo deste ensaio foi verificar a mobilidade e persistência de herbicidas aplicados em pré-emergência em diferentes solos e quantidades de palha de cana-de-açúcar. Os herbicidas ametryn + clomazone (1.500 + 1.000 g i.a. ha-1), isoxaflutole (187,5 g i.a. ha-1) e diuron + hexazinone (1.170 + 330 g i.a. ha-1) foram aplicados em solo com textura argilosa e média nas seguintes condições: aplicação sobre 10 e 15 t ha-1 de palha com posterior simulação de chuva; simulação de chuva sobre o solo seguida da aplicação dos herbicidas, sendo coberto posteriormente com palha seca (10 t ha-1); aplicação dos herbicidas no solo sem palha; e testemunha. Aos 10, 20, 40 e 60 dias após aplicação dos herbicidas (DAA), foram semeados como bioindicadores sorgo e pepino, que foram avaliados com relação à fitotoxicidade aos 21 dias após emergência. A mistura ametryn + clomazone aplicada diretamente no solo controlou o bioindicador até 40 DAA, entretanto, após esse período, o efeito residual foi menor. A palha de cana-de-açúcar afetou negativamente o desempenho deste produto. O herbicida isoxaflutole aplicado diretamente no solo apresentou efeito residual até 60 DAA, com 82,5 e 77,5% de controle do bioindicador, em solos com textura argilosa e média, respectivamente; a presença de 10 e 15 t ha-1 de palha não alterou sua eficácia até 20 DAA. Para diuron + hexazinone aplicados no solo sem a presença de palha, verificou-se persistência até 60 DAA, principalmente em solo com textura argilosa; a deposição de 15 t ha-1 de palha reduziu a eficácia desta mistura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Marinho, Cybelle Crystinne do Prado, Lucas Vinícius Borges Pereira, Solange Maria de Vasconcelos, and Laís Campos Teixeira de Carvalho-Gonçalves. "Pré-tratamento ácido da palha de cana-de-açúcar visando a produção de etanol de segunda geração." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 41 (2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n41.11804.

Full text
Abstract:
A utilização de resíduos agroindustriais, como a palha de cana-de-açúcar, tem sido apontada como uma das alternativas para geração de energia renovável. Entre as etapas para a produção de etanol 2G, o pré-tratamento tem se apresentado como uma das etapas mais cruciais. Assim, o objetivo do trabalho foi realizar a otimização do pré-tratamento ácido da palha de cana-de-açúcar visando a produção de etanol de segunda geração. Um planejamento experimental linear 23 foi realizado. Foram analisados: concentração de H2SO4 (1 M, 2 M e 3 M), temperatura (60, 80 e 100 oC) e tempo (20, 40 e 60 min). O ensaio 8 (H2SO4 3M, 100 oC e 60 min) foi o que proporcionou uma maior liberação de açúcares redutores (15,9 g/L) e um menor rendimento mássico (69,71 %). Também foi realizada a análise de espectroscopia na região do infravermelho por transformadas de Fourier (FTIR). Foram observadas mudanças estruturais entre a palha in natura e pré-tratada, demonstrando a eficiência do pré-tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Alessandro Guerra da, Adalbert Horvath Neto, Itamar Rosa Teixeira, Kátia Aparecida Pinho da Costa, and Alessandro Lucca Braccini. "Seleção de cultivares de sorgo e braquiária em consórcio para produção de grãos e palhada." Semina: Ciências Agrárias 36, no. 5 (2015): 2951. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p2951.

Full text
Abstract:
<p><span style="font-family: Verdana; color: black; font-size: 8pt;">O consórcio de sorgo com braquiária apresenta potencial para produção de grãos e palhada. Porém, poucos estudos têm sido realizados no intuito de selecionar cultivares para o consórcio, em condições de safrinha, na região Centro-Oeste. O objetivo deste trabalho foi selecionar cultivares de sorgo granífero e espécies de braquiárias em consórcio na linha, em safrinha, visando produção de grãos e palhada. O ensaio foi realizado em Rio Verde-GO, na safrinha de 2010. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x5+2+5 correspondendo a duas cultivares de sorgo granífero (BRS 310 e DKB 599) consorciadas na linha com cinco cultivares de braquiária (<em>Brachiaria brizantha </em>cv. Xaraés, Marandu e Piatã, <em>B. decumbens </em>e <em>B. ruziziensis</em>). Adicionalmente, efetuaram-se sete tratamentos adicionais referentes aos monocultivos das duas cultivares de sorgo e cinco de braquiária. Os resultados permitiram constatar que os consórcios do BRS 310 com a <em>B. ruziziensis </em>e <em>B. brizantha </em>cv. Xaraés proporcionaram maiores rendimentos de grãos, massa seca (palhada) e proteína bruta total, sendo o mesmo constatado para o DKB 599 consorciado com a <em>B. decumbens</em>. O híbrido DKB 599 apresentou maior potencial produtivo, porém, maior sensibilidade a competição com as plantas de braquiária. Em determinados tratamentos, a braquiária ocasionou redução do estande do sorgo e, consequemente, diminuição do rendimento de grãos. O consórcio de sorgo granífero e braquiária na safrinha mostrou-se como técnica de cultivo viável para produção de grãos e palhada na região Centro-Oeste. </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Jasper, Samir Paulo, Edivaldo Domingues Velini, Maria Rosecler Miranda Rossetto, Caio Antônio Carbonari, and Maria Lúcia Bueno Trindade. "Aplicação em subdose do haloxyfop-methyl na aveia-preta." Ciência Rural 45, no. 4 (2015): 637–43. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140616.

Full text
Abstract:
Uma das limitações para sustentabilidade do sistema de cultivo em plantio direto é a rápida decomposição da matéria seca. Um dos mecanismos conhecidos para minimizar este processo e potencializar a permanência da palhada no solo é alterar as vias metabólicas dos polímeros de lignina com aplicação de subdoses de herbicida, interferindo diretamente na resistência à degradação dos restos vegetais pelos microrganismos. Com este objetivo, o herbicida Verdict*R (haloxyfop-methyl) foi aplicado em subdoses nas plantas de aveia-preta e o efeito correlacionado com a altura das plantas, produtividade da matéria seca e metabolismo de lignina. Ensaios preliminares em casa de vegetação foram realizados para determinar as faixas de subdoses a serem aplicadas no experimento definitivo em campo. Os resultados obtidos demonstraram aumento de 24% na produtividade de matéria seca dos experimentos conduzidos em casa de vegetação com a aplicação de 3,125g do ingrediente ativo de haloxyfop-methyl por hectare (i.a. ha-1) nesta subdose, não foram observadas alterações na altura e no metabolismo de lignina nas plantas de aveia-preta. No campo, a concentração de 2,5g i. a. ha-1 do haloxyfop-methyl já foi suficiente para reduzir em 9% a taxa de lignificação sem interferir na altura e produtividade das plantas, sendo este resultado favorável à velocidade de degradação da palhada no plantio direto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Azevedo, Abelardo Ribeiro de, Arnaud Azevêdo Alves, and Abelardo Ribeiro de Azevedo Junior. "Digestibilidade in vivo da matéria seca e fração fibrosa de cama de frangos." Revista Brasileira de Zootecnia 28, no. 1 (1999): 132–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000100020.

Full text
Abstract:
Este ensaio foi realizado com ovinos para avaliar a digestibilidade in vivo da matéria seca e fração fibrosa de cama de frango à base de raspa de madeira, capim-elefante Napier, sabugo com palha e parte aérea da mandioca. O delineamento em blocos ao acaso com quatro tratamentos e cinco blocos de quatro animais, considerando o peso vivo dos animais, foi usado. Vinte ovinos da raça Morada Nova, variedade branca, com idade de aproximadamente 18,0 meses e peso vivo variável entre 17,2 e 27,3 kg, foram usados. A cama de frango de sabugo com palha e capim-elefante Napier foi recomendada como suplemento alimentar para ruminantes e a de raspa de madeira apresentou digestibilidade inferior da matéria seca e da fração fibrosa em relação aos demais tipos de camas de frango avaliadas. Os teores de hemicelulose nas camas de frango de raspa de madeira, capim-elefante Napier, sabugo com palha e parte aérea da mandioca devem ser destacados, devido aos superiores coeficientes de digestibilidade em relação aos demais constituintes fibrosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fernandes, L. A., A. E. Furtini Neto, C. A. Vasconcellos, and G. A. A. Guedes. "Preparo do solo e adubação nitrogenada na produtividade do milho em latossolo sob vegetação de cerrado." Revista Brasileira de Ciência do Solo 22, no. 2 (1998): 247–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831998000200010.

Full text
Abstract:
O efeito de sistemas de preparo do solo e doses de nitrogênio na produção de matéria seca total da parte aérea, palhada e de grãos e no nitrogênio acumulado por plantas de milho cultivadas sob irrigação foi avaliado em ensaio de campo em um Latossolo Vermelho-Escuro sob vegetação de cerrado, em uma área experimental da EMBRAPA - Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Sete Lagoas (MG), no período de novembro de 1995 a junho de 1996. Os sistemas de preparo do solo estudados foram: plantio direto, plantio convencional com arado de discos e plantio convencional com arado de aiveca. As doses de nitrogênio, 0, 60, 120 e 240 kg ha-1 de N, foram aplicadas em cobertura. As maiores produções de matéria seca e de grãos e o nitrogênio acumulado foram obtidos sob o sistema de plantio direto. As plantas não responderam linearmente à aplicação de N, considerando a produção de palhada e de grãos. No sistema de plantio direto, na dose de 60 kg de N ha-1, ocorreu maior eficiência de utilização do N pela cultura, constatada pela maior recuperação do N aplicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

DOS SANTOS SILVA, FRANCISCO CHARLES, MARIA DA CRUZ CHAVES LIMA MOURA, JOSÉ RONEILSON SILVA COSTA, EGON BASTOS DE OLIVEIRA, and ITALO JHONNY COSTA. "PERFORMANCE PRODUTIVA DE CULTIVARES DE MILHO EM TRÊS SISTEMAS DE CULTIVO NO LESTE MARANHENSE." Revista Brasileira de Milho e Sorgo 15, no. 3 (2016): 520. http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v15n3p520-530.

Full text
Abstract:
RESUMO – O Leste Maranhense corresponde à mais nova fronteira agrícola do Brasil. Entretanto, fatores limitantes da produtividade, como a escolha correta da variedade e o sistema de cultivo mais adequado para as condições locais, ainda são desconhecidos. Objetivou-se estudar o desempenho produtivo de 17 genótipos de milho, sob três sistemas de cultivo para a região. Foram realizados dois experimentos, um na cidade de Chapadinha e outro na cidade de Brejo, sendo avaliados 17 genótipos ao todo. Os ensaios foram dispostos no delineamento em blocos casualisados com quatro repetições em esquema fatorial 3x10 [10 cultivares e três sistemas de cultivo (plantio com cobertura de palha de carnaúba; plantio sem cobertura; plantio intercalado com feijão caupi)]. O sistema de cultivo com palha de carnaúba, independentemente do genótipo de milho e do local de avaliação, proporcionou os maiores rendimentos de grãos. Em Chapadinha, os genótipos mais produtivos foram as variedades de polinização aberta Caiano e Al-Bandeirante, o híbrido duplo AGN 1051, os híbridos triplos 2B 433, BRS 3060 e CMS 3E482 e o híbrido simples P 3646 H. Para Brejo, os melhores resultados foram obtidos pelos híbridos duplos 2B 707 HX e AGN 1051 e pelos híbridos simples 2B 604 HX, 30 F35 H e P 3646 H.Palavras-chave: Zea mays L., Palhada, Rendimento de grãos.PRODUCTIVE PERFORMANCE OF MAIZE CULTIVARS IN THREE FARMING SYSTEMS IN EAST MARANHÃO STATEABSTRACT - East Maranhão State is the newest agricultural frontier in Brazil. However, productivity limiting factors such as the correct choice of variety and the cropping system more suitable to the local conditions are still unknown. The objective of this study was to evaluate the productive performance of 17 maize genotypes under three cultivation systems for the region. Two experiments were carried out, one in the city of Chapadinha and another in the city of Brejo, evaluating 17 genotypes. The trials were arranged in a randomized block design with 4 replications in a 3x10 factorial scheme [10 cultivars and 3 cultivation systems (planting with cover of carnaúba straw, plantation without cover, intercropping with cowpea). The use of carnaúba straw provided the highest grain yields, regardless the maize genotype and the evaluation site,. In Chapadinha the most productive genotypes were the open-pollinated varieties Caiano and Al-Bandeirante, the double hybrid AGN 1051, the triple hybrids 2B 433, BRS 3060 and CMS 3E482 and the simple hybrid P 3646 H. For Brejo the best results were obtained by the double hybrids 2B 707 HX and AGN 1051 and by the simple hybrids 2B 604 HX, 30 F35 H and P 3646 H.Keywords: Zea mays L., Straw, Grain Yield.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

DOS SANTOS SILVA, FRANCISCO CHARLES, MARIA DA CRUZ CHAVES LIMA MOURA, JOSÉ RONEILSON SILVA COSTA, EGON BASTOS DE OLIVEIRA, and ITALO JHONNY COSTA. "PERFORMANCE PRODUTIVA DE CULTIVARES DE MILHO EM TRÊS SISTEMAS DE CULTIVO NO LESTE MARANHENSE." Revista Brasileira de Milho e Sorgo 15, no. 3 (2017): 520. http://dx.doi.org/10.18512/rbms.v15i3.654.

Full text
Abstract:
RESUMO – O Leste Maranhense corresponde à mais nova fronteira agrícola do Brasil. Entretanto, fatores limitantesda produtividade, como a escolha correta da variedade e o sistema de cultivo mais adequado para as condições locais,ainda são desconhecidos. Objetivou-se estudar o desempenho produtivo de 17 genótipos de milho, sob três sistemasde cultivo para a região. Foram realizados dois experimentos, um na cidade de Chapadinha e outro na cidade de Brejo,sendo avaliados 17 genótipos ao todo. Os ensaios foram dispostos no delineamento em blocos casualisados com quatrorepetições em esquema fatorial 3x10 [10 cultivares e três sistemas de cultivo (plantio com cobertura de palha decarnaúba; plantio sem cobertura; plantio intercalado com feijão caupi)]. O sistema de cultivo com palha de carnaúba,independentemente do genótipo de milho e do local de avaliação, proporcionou os maiores rendimentos de grãos.Em Chapadinha, os genótipos mais produtivos foram as variedades de polinização aberta Caiano e Al-Bandeirante,o híbrido duplo AGN 1051, os híbridos triplos 2B 433, BRS 3060 e CMS 3E482 e o híbrido simples P 3646 H. ParaBrejo, os melhores resultados foram obtidos pelos híbridos duplos 2B 707 HX e AGN 1051 e pelos híbridos simples2B 604 HX, 30 F35 H e P 3646 H.Palavras-chave: Zea mays L., Palhada, Rendimento de grãos.PRODUCTIVE PERFORMANCE OF MAIZE CULTIVARS IN THREE FARMING SYSTEMS IN EAST MARANHÃO STATEABSTRACT - East Maranhão State is the newest agricultural frontier in Brazil. However, productivity limiting factorssuch as the correct choice of variety and the cropping system more suitable to the local conditions are still unknown.The objective of this study was to evaluate the productive performance of 17 maize genotypes under three cultivationsystems for the region. Two experiments were carried out, one in the city of Chapadinha and another in the city ofBrejo, evaluating 17 genotypes. The trials were arranged in a randomized block design with 4 replications in a 3x10factorial scheme [10 cultivars and 3 cultivation systems (planting with cover of carnaúba straw, plantation withoutcover, intercropping with cowpea). The use of carnaúba straw provided the highest grain yields, regardless the maizegenotype and the evaluation site,. In Chapadinha the most productive genotypes were the open-pollinated varietiesCaiano and Al-Bandeirante, the double hybrid AGN 1051, the triple hybrids 2B 433, BRS 3060 and CMS 3E482 andthe simple hybrid P 3646 H. For Brejo the best results were obtained by the double hybrids 2B 707 HX and AGN 1051and by the simple hybrids 2B 604 HX, 30 F35 H and P 3646 H.Keywords: Zea mays L., Straw, Grain Yield.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Luz, Sandra M. da, Adilson R. Gonçalves, and Antônio P. Del'Arco Jr. "Microestrutura e propriedades mecânicas de compósitos de polipropileno reforçado com celulose de bagaço e palha de cana." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 2 (2006): 101–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000200004.

Full text
Abstract:
Compósitos que utilizam fibras vegetais como reforço têm despertado crescente interesse por parte da comunidade científica e industrial. O bagaço e a palha de cana são materiais renováveis e quando usados como reforço em uma matriz termoplástica podem dar origem a compósitos com baixo custo, baixa densidade e interessantes propriedades mecânicas. Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas e morfológicas de compósitos de polipropileno reforçados com celulose de bagaço e palha. A celulose foi obtida através do processo NaOH/AQ a 170ºC durante 3,5 h de reação. Os compósitos reforçados com 20 e 30% em massa de fibras foram preparados utilizando um misturador "Dryser". Após moagem e moldagem por injeção, esses materiais foram analisados por ensaios de tração, flexão, microscopia ótica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A resistência à tração dos compósitos reforçados com 20% em massa de fibras foi similar ao polipropileno puro, no entanto, diminuiu com o aumento de reforço. Os módulos de elasticidade em tração e flexão aumentaram em até 79,4 e 81,7 %, respectivamente, influenciados pelo alto módulo das fibras inseridas dentro da matriz polimérica. A análise por MO da superfície dos compósitos mostraram distribuição homogênea das fibras na matriz, comprimento e forma variada das fibras e ainda que as fibras celulósicas da palha são menores que as do bagaço. A análise por MEV dos compósitos fraturados mostrou descolamento das fibras em relação à matriz e comportamento típico de fratura frágil. As fibras celulósicas obtidas a partir do bagaço e da palha deram origem a compósitos com propriedades mecânicas e morfológicas semelhantes e forneceu à matriz uma maior rigidez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Minotto, E., E. Bernardi, F. O. Rosa, and J. S. do Nascimento. "DESENVOLVIMENTO MICELIAL IN VITRO DE PLEUROTUS SP. EM PALHA DE ARROZ SUPLEMENTADA COM SERRAGEM DE COURO." Arquivos do Instituto Biológico 78, no. 4 (2011): 609–13. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v78p6092011.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a produção de biomassa, crescimento micelial e a colonização do substrato palha de arroz por Pleurotus ostreatus e Pleurotus ostreatoroseus, sob o efeito da adição de serragem de couro curtida ao tanino vegetal. O experimento 1 constituiu-se na formulação de meios de cultura, à base de palha de arroz adicionada de serragem de couro, nas concentrações 0, 5, 10, 15, 20, 25 e 30%. Discos de micélio de P. ostreatus (BF24) e P. ostreatoroseus (POR01/06) foram transferidos para o centro de placas contendo meios previamente preparados. Eles foram incubados a 28º C. No segundo experimento, o substrato palha de arroz foi submetido as mesmas condições experimentais acima descritas. O substrato inoculado com as duas cepas foi acondicionado em tubos de ensaio e incubado a 28º C. A biomassa fúngica foi avaliada pela diferença de massa seca e massa úmida, enquanto que para o crescimento do micélio realizaram-se mensurações em períodos pré-determinados até a completa colonização do meio ou do substrato. Verificou-se que os tratamentos com adição de 5, 15 e 25% e 15% deste suplemento para P. ostreatus proporcionaram redução da biomassa e do crescimento micelial, respectivamente. Na fase de miceliação o acréscimo de 5% deste suplemento a palha de arroz apresentou efeito positivo para o desenvolvimento de P. ostreatus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Moraes, Elenice Andrade, Ciro Alexandre Alves Torres, José Domingos Guimarães, Giovanni Ribeiro de Carvalho, Luis David Solis Murgas, and Eduardo Paulino da Costa. "Efeito da fonte de óleo e dos níveis de suplementação de vitamina E na ração sobre o congelamento de sêmen de suínos." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 6 (2011): 1204–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000600007.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar os efeitos da adição de fontes de óleo e dos níveis de suplementação de vitamina E na ração sobre a criopreservação de sêmen suíno. Foram utilizados 24 suínos machos reprodutores Dalboar 85, com idades de 12 a 18 meses, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 × 3, com duas fontes de óleo (soja e salmão) e três níveis de vitamina E (150, 300 e 450 mg/kg). O sêmen foi coletado semanalmente (1 coleta/macho), diluído com meio centrifugador (1:1) e mantido a 25ºC por 2 horas. Após centrifugação (800 g, 10 minutos), o pélete foi suspenso com meio de congelamento para concentração final de 1 × 10(9) espermatozoides/mL. O sêmen foi envasado em palhetas de 0,5 mL e colocado dentro de tubo de ensaio (17ºC, 35 minutos). Após esse período, as palhetas foram retiradas do tubo e mantidas por 25 minutos, quando foram submetidas a vapor de nitrogênio por 20 minutos e mergulhadas em nitrogênio líquido. Após o descongelamento, o sêmen dos animais alimentados com a ração acrescida de óleo de soja reduziu a motilidade, o vigor, a porcentagem de espermatozoides vivos e o teste hiposmotico. A motilidade média do sêmen após a diluição e durante as etapas do congelamento foi de 85 e 84% para os animais que receberam óleo de salmão e soja, respectivamente. Entretanto, após o descongelamento, a motilidade dos espermatozoides dos animais alimentados com a ração contendo óleo de salmão e soja reduziu para 30 e 24%, respectivamente. O sêmen dos animais tratados com óleo de soja apresentou menor porcentagem de espermatozoides vivos e morfologia normal em comparação aos tratados com óleo de salmão. A suplementação com óleo de salmão na dieta de suínos promove redução das características negativas observadas no sêmen suíno descongelado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Alessandro Guerra da, Luiz Eduardo de Moraes, Adalbert Horvathy Neto, Itamar Rosa Teixeira, and Gustavo André Simon. "Consórcio sorgo e braquiária na entrelinha para produção de grãos, forragem e palhada na entressafra." Revista Ceres 61, no. 5 (2014): 697–705. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201461050013.

Full text
Abstract:
O consórcio tem sido utilizado para produção de grãos e forragem, porém poucos estudos foram realizados com a cultura do sorgo granífero na região Centro-Oeste. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de identificar, na safrinha, o consórcio de sorgo e braquiária, implantadas em duas profundidades de semeadura, que proporcione maiores rendimentos de grãos, massa seca (palhada) e proteína bruta (forragem) com dois cortes nas plantas de braquiária na entressafra. O ensaio foi instalado a campo, em Rio Verde-GO em 05 de março de 2009. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados em esquema fatorial 2x3+1+3, correspondendo a duas profundidades de semeadura da braquiária (2 e 10 cm) e três espécies de braquiária (Brachiaria decumbens (Staf), B. brizantha (Hoschst) cv. Marandu e B. ruziziensis Germain et Evrard) semeadas na entrelinha do sorgo granífero DKB 599, além de quatro tratamentos adicionais sendo um para o monocultivo de sorgo e outros três para cada espécie de braquiária. Os resultados permitiram constatar que o consórcio do sorgo granífero com braquiária na entrelinha apresentou potencial para produção de grãos (exceto da associação com a B. decumbens, semeada a 10 cm de profundidade, e com a B. ruziziensis, semeada a 2 cm), massa seca e proteína bruta, demonstrando a viabilidade para o sistema de cultivo em plantio direto na região Central do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Denadai, Marcelo Scantamburlo, Emanuel Rangel Spadim, Guilherme Oguri, and Saulo Philipe Sebastião Guerra. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL ENTRE ENFARDADORAS NO RECOLHIMENTO DE PALHIÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 2 (2018): 98–104. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n2p98-104.

Full text
Abstract:
A biomassa tem grande importância em relação às principais fontes de energia utilizadas no mundo, e também por ser uma energia renovável. O enfardamento tem sido amplamente utilizado na agricultura desde a década de 1970 e permite o aumento da densidade do material, uma vez que compacta a biomassa em fardos. Após a proibição da queima prévia dos canaviais, uma grande quantidade de resíduo vegetal, que antes era queimado, começou a ser deixado sobre o solo, podendo ser aproveitado para a geração de energia elétrica e produção de etanol de segunda geração. Dentre as diversas formas de recolhimento da palha no campo, tem-se discutido e utilizado a retirada da mesma em fardos, pois aumenta a eficiência no transporte desse material. Atualmente, as enfardadoras utilizadas no enfardamento do palhiço são as mesmas utilizadas e projetadas para o enfardamento de feno. Dentre elas, destacam-se dois sistemas básicos de funcionamento, as cilíndricas e as prismáticas, existindo questionamento sobre qual sistema utilizar. O objetivo deste trabalho foi a avaliação do desempenho operacional de duas enfardadoras para enfardamento do palhiço de cana-de-açúcar. Os equipamentos ensaiados compreenderam o conjunto trator e enfardadoras, sendo utilizado trator de mesma potência para as duas enfardadoras. Os ensaios foram realizados baseando-se nas normas da ASABE, com cinco repetições para análise estatística. Dentre as variáveis coletadas em campo, destacam-se o estudo de tempos e movimentos do conjunto, rastreamento da área trabalhada com GPS, avaliação da biomassa no campo, avaliações dos fardos e mensuração do consumo de combustível. Para comparação das enfardadoras foi realizado análise de variância ao nível de 5% de significância por meio do programa estatístico Sisvar. Não foram observadas diferenças significativas para as produtividades das enfardadoras avaliadas, porém existem diferenças para densidade dos fardos, massa dos fardos, número de fardos e capacidade de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Maurílio Fernandes de, Ramon Costa Alvarenga, Antônio Carlos de Oliveira, and José Carlos Cruz. "Efeito da palha e da mistura atrazine e metolachlor no controle de plantas daninhas na cultura do milho, em sistema de plantio direto." Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, no. 1 (2001): 37–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001000100005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito de níveis de palha de milho e da mistura formulada atrazine e metolachlor no controle de plantas daninhas na cultura de milho, em sistema de plantio direto. O ensaio foi realizado num Latossolo Vermelho distrófico, argiloso, fase cerrado, sendo a dessecação do mato feita com glyphosate, 15 dias antes do plantio. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e com três repetições. Antes do plantio do milho, distribuíram-se cinco níveis de palha de milho (0, 3, 6, 9 e 12 tha-1), nas parcelas, de modo uniforme. Nas subparcelas, após o plantio, foram considerados dois tratamentos referentes a herbicida: ausência de herbicida ou a dose de 6,0 Lha-1 de atrazine, e metolachlor (1.200+ 1.800gha-1). Avaliou-se o número das plantas daninhas, por espécie, aos 26 e 41 dias após o plantio. O número total de plantas daninhas foi reduzido significativamente pelos níveis de palha, independentemente da presença do herbicida e da época de avaliação. O herbicida não apresentou efeito significativo na primeira época de avaliação; entretanto, na segunda, a redução no número total de plantas daninhas foi de, aproximadamente, 53% em relação às parcelas que não o receberam. A população total de planta daninha foi significativamente superior na segunda avaliação, na ausência do herbicida. Na presença do herbicida, não houve diferença significativa na população total de invasoras entre as duas épocas de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Queiroz, L. R., J. C. C. Galvão, J. C. Cruz, M. F. Oliveira, and F. D. Tardin. "Supressão de plantas daninhas e produção de milho-verde orgânico em sistema de plantio direto." Planta Daninha 28, no. 2 (2010): 263–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582010000200005.

Full text
Abstract:
O sombreamento do solo com cobertura morta proporciona redução na germinação das sementes e diminuição da população de plantas daninhas, possibilitando às plantas da cultura de interesse se desenvolverem sob efeito de menor competição inicial. Dessa forma, objetivou-se neste trabalho investigar o efeito do cultivo de leguminosas na evolução da comunidade de plantas daninhas na cultura do milho-verde cultivado em sucessão, num sistema orgânico. O ensaio foi realizado em delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. Inicialmente, houve o plantio das leguminosas: feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), guandu (Cajanus cajan), mucuna-preta (Mucuna aterrinum), mucuna-anã (Mucuna deeringiana) e crotalária (Crotalaria juncea); foi mantida uma testemunha sem cultivo em pousio. Anteriormente ao cultivo do milho, foi avaliada a produção de matéria seca de cada espécie de leguminosa. Em seguida, após a roçada das leguminosas foi semeado sobre a palhada o milho, cultivar HTMV 02. A amostragem das plantas daninhas foi realizada aos 15 e 30 dias após a emergência do milho, lançando-se de forma aleatória sobre cada parcela um quadro de 50 x 50 cm. As plantas daninhas dentro do quadro foram identificadas, pesadas e contadas por espécie, sendo posteriormente colocadas em estufa a 65ºC, por 72 horas, para determinação da matéria seca. As palhadas da mucuna-preta e da crotalária proporcionaram maior redução de matéria seca e população das plantas daninhas. A maior produtividade de espigas comerciais de milho-verde foi obtida na área de palhada de mucuna-preta e crotalária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Egídio, Karina Estrela, Breno Eduardo Carlos, Marcelo Nascimento de Morais Oliveira, Ricardo Paulo Fonseca Melo, Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, and Shirlene Kelly Santos Carmo. "Estudo granulométrico do resíduo da palha de feijão para efeito benéfico no processo de obtenção do bioetanol." Research, Society and Development 9, no. 9 (2020): e827997891. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7891.

Full text
Abstract:
O feijão é um alimento presente em todo o mundo e, principalmente, na região Nordeste pela sua culinária diversificada. Como é uma matéria-prima já cultivada na região Potiguar e por uma agricultura, predominantemente, familiar, os resíduos formados por suas palhas, muitas vezes, possuem um descarte correto ou apropriado. Desse modo, a presente pesquisa analisa a palha do feijão como fonte para geração do bioetanol, um tipo de biocombustível mais limpo, menos tóxico e renovável, comparado aqueles derivados dos combustíveis fósseis, além de propor uma utilização para essa biomassa lignocelulósica com menor agressão ao meio ambiente. Nesse contexto, o trabalho objetiva empregar o ensaio granulométrico afim de encontrar uma melhor superfície de contato entre as partículas dessa biomassa que proporcione aumento no percentual de produção em açúcares fermentescíveis, bem como aplicar a técnica da hidrólise ácida como instrumento essencial para a produção do bioetanol. A metodologia seguida se baseou em revisão da literatura e realização de testes experimentais. O emprego do procedimento granulométrico e hidrólise ácida contribuíram para um aumento no teor de açúcar na amostra da palha do feijão, constado em torno de 400 % quando comparada a sua amostra inicial (amostra branca), havendo, pois, um grande potencial para produção alcóolica, tornando-se uma fonte promissora de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ribas, Giovana G., Nereu A. Streck, Stefanía D. da Silva, Thiago S. M. da Rocha, and Josana A. Langner. "Temperatura do solo afetada pela irrigação e por diferentes coberturas." Engenharia Agrícola 35, no. 5 (2015): 817–28. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-eng.agric.v35n5p817-828/2015.

Full text
Abstract:
RESUMO A irrigação suplementar e a cobertura do solo ("mulching") são práticas de manejo comumente usadas na agricultura. O objetivo deste trabalho foi quantificar a temperatura do solo desnudo com e sem irrigação, e sob diferentes coberturas do solo. Um ensaio de campo foi conduzido em Santa Maria-RS (29o 43' S latitude, 53º 42' W longitude e 95 m de altitude), com seis diferentes áreas: solo desnudo sem e com irrigação, solo com "mulching" de plástico transparente (espessura 100 µm), "mulching" de plástico opaco preto (espessura 110 µm), "mulching" de plástico opaco branco (espessura 150 µm) e cobertura vegetal com palha na dose de 5 t ha-1. A temperatura do solo foi medida a 0,05 m de profundidade, diariamente, às 15h (18 UTC), no período de 10-10-2011 a 31-05-2012. Foram também realizadas medidas horárias de temperatura do solo em quatro dias sem nebulosidade, em outubro e novembro de 2011, e janeiro e março de 2012. A temperatura do solo diurna seguiu a sequência: plástico transparente (42,4 oC) > plástico opaco preto (37,8 oC) > solo desnudo sem irrigação (33,4 oC) > solo desnudo com irrigação (29,2oC) > palha (27,0 oC) > plástico opaco branco (24,6 oC). A região de Santa Maria-RS, tem potencial físico de aquecimento do solo com a técnica da solarização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Mello, Luiz M. M. de, Élcio H. Yano, Karem C. P. Narimatsu, Celso M. Takahashi, and Émerson Borghi. "Integração agricultura-pecuária em plantio direto: produção de forragem e resíduo de palha após pastejo." Engenharia Agrícola 24, no. 1 (2004): 121–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162004000100014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi verificar, no sistema integração agricultura-pecuária, a possibilidade de utilizar uma cultura para pastejo cujos resíduos permitam produção de palha suficiente para a manutenção do plantio direto, bem como avaliar a produção da forrageira e do resíduo em diferentes distâncias em relação ao centro do pivô, em três épocas, e o desempenho econômico do sistema. Avaliaram-se o impacto do pastejo rotacionado de sorgo forrageiro em plantio direto, sob irrigação em um pivô central de 75 ha, sobre a produção de matéria seca do sorgo forrageiro, a quantidade de resíduos, o custo de produção e o ganho de peso animal. O ensaio foi conduzido num Latossolo Vermelho Distrófico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, com quatro tratamentos principais: locais de amostragem em diferentes distâncias em relação ao centro do pivô; três tratamentos secundários (ciclos de pastejos) e sete repetições (sete piquetes de 9,37 ha para pastejo, dispostos na forma de "pizza"). Os resultados permitiram concluir que: a produção do sorgo forrageiro foi suficiente para permitir um ganho 621 kg ha-1 de peso vivo e a quantidade de resíduos de sorgo após o pastejo foi suficiente para suprir o aporte anual de matéria seca de palha necessária para a manutenção do plantio direto; a área, após os pastejos, continuou passível de ser explorada no sistema de plantio direto, e o sistema pesquisado mostrou-se técnica e economicamente viável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Jordan, Rodrigo Aparecido, Luis Augusto Barbosa Cortez, Ricardo Baldassin Jr, and Juan Miguel Mesa Perez. "NOTA TÉCNCA: TESTES DE PIRÓLISE RÁPIDA EM REATOR DE LEITO FLUIDIZADO COM TRÊS VAZÕES DE AR." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 21, no. 1 (2013): 31–38. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v21i1.351.

Full text
Abstract:
Foram realizados ensaios de pirólise rápida em reator de leito fluidizado com palha de cana-de-açúcar utilizando ar como agente de fluidização, onde foram utilizadas 3 faixas de ajuste para a abertura da válvula de controle de fluxo de ar para o reator. O objetivo foi avaliar os rendimentos de bio-óleo e finos de carvão em função das vazões de ar, que foram medidas com uma placa de orifício. Também foram monitorados os perfis de temperatura e pressão no interior do reator. A planta de pirólise onde foram realizados os testes pertence a Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estando instalada no Laboratório de Termodinâmica e Energia. O reator possui uma capacidade nominal de 200 kg.h-1 de biomassa e opera em regime auto-térmico, consumindo entre 10 e 15% da biomassa para fornecimento de calor ao processo. Enquanto os valores de temperatura e pressão sofreram elevação, assim como a quantidade de biomassa queimada para fornecimento de calor, observou-se que a quantidade total biomassa alimentada no reator apresentou comportamento decrescente em relação ao aumento da vazão de ar, assim como os rendimentos gravimétricos de finos de carvão e bio-óleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mahadal, Saidelamine Abibe, Malaquias Zildo Tsambe, Antonio Armindo Ruben Monjane, and Gino Roberto Gehling. "Avaliação agronômica de um biossólido na produtividade da couve." Tecno-Lógica 20, no. 2 (2016): 80. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v20i2.6500.

Full text
Abstract:
O presente trabalho avalia a viabilidade agronômica de um biossólido, resultante da mistura de lodo da estação de tratamento de esgotos (ETE) da indústria de refrigerantes, palha de soja e terra para a cultura de couve Brassica oleleracea da variedade tronchuda. O ensaio de campo foi realizado em um solo caracteristicamente pedalférico, destacando-se os solos vermelhos argiloarenosos, diferenciados na base da textura média ou argilosa, de camada superficial castanho-avermelhada no período de fevereiro a junho de 2012. O biossólido produzido apresentou uma relação nutricional de 0,5:1,0:0,2. O campo de ensaio foi dividido em nove parcelas. Três delas foram tratadas com o biossólido, três com adubo mineral e as três restantes foram definidas como parcelas de controle. Nas parcelas tratadas com biossólido foram adicionadas 30 gramas dele em cada pé de couve. A produtividade relativa foi definida tendo em conta os parâmetros: altura da planta, comprimento da folha, largura da folha e peso da folha. O biossólido melhorou a fertilidade do solo, o estado nutricional e a produtividade da couve superando a parcela de controle em cerca de 40,3%. Porém, teve uma eficiência relativamente menor que a parcela de adubação mineral, na ordem de 48,7%, podendo se considerar que o biossólido teve um rendimento mais próximo ao de adubação mineral. Os resultados mostram que o biossólido produzido a partir do lodo da estação de tratamento de esgotos da indústria de refrigerantes incrementa a produtividade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Braga, Bruna De Araújo, Milca Aires Ferreira, and Bruno Monteiro Balboni. "UTILIZAÇÃO DE ESTIPES DE Euterpe oleracea (Mart.) COMO VIGAS EM COMUNIDADE RURAIS DA AMAZÔNIA." Revista Agroecossistemas 11, no. 2 (2020): 203. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v11i2.8125.

Full text
Abstract:
Devido à disponibilidade de estipes de açaizeiro em comunidades rurais Amazônicas, objetivou-se avaliar o uso destes caules como vigas. Adaptações do equipamento e de normas foram realizadas para ensaiar estipes na flexão estática tanto verdes como secos ao ar. Embora a rigidez tenha sido diferente, estipes verdes e secos apresentaram a mesma resistência. Caules mais finos possuem maiores módulos de ruptura e elasticidade, mas os de maiores diâmetros são os que suportam maior carga. A perda da porção central nos caules secos afetou em maior grau a resistência, e em menor a rigidez. Os estipes são indicados para construções leves, de menor exigência estrutural, como construções com cobertura de palha ou telha de fibrocimento.PALAVRAS-CHAVE: Açaizeiro, Flexão estática, Resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Castro, Ana Luisa Aguiar de, Paulo César de Aguiar Paiva, Vera Lúcia Banys, Eustáquio Souza Dias, and Juliana dos Santos. "Avaliação da produção de Pleurotus sajor-caju (Fr.) singer utilizando resíduo do beneficiamento têxtil do algodão como substrato." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 5 (2007): 1286–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000500002.

Full text
Abstract:
Realizou-se um ensaio objetivando investigar a viabilidade da produção do cogumelo comestível Pleurotus sajor-caju (Fr.) Singer em substratos cuja principal fonte de carbono fosse o resíduo do beneficiamento têxtil do algodão. Foram avaliadas duas composições de substrato: C1 (resíduo do beneficiamento têxtil do algodão, farelo de trigo, gesso e calcário) e C2 (resíduo do beneficiamento têxtil do algodão, farelo de trigo, palha de feijão, gesso e calcário). O experimento foi estabelecido em delineamento inteiramente casualizado, com nove repetições por tratamento e os dados de produção e eficiência biológica foram analisados utilizando-se o procedimento ANOVAG do pacote estatístico SAEG. O resíduo do beneficiamento têxtil do algodão, como principal ingrediente do substrato, mostrou-se eficiente para a produção do cogumelo P. sajor-caju, apresentando valores satisfatórios de produtividade (0,56 e 0,55 kg/kg substrato) e eficiência biológica (55,76 e 55,39 %), respectivamente para C1 e C2, podendo ser recomendado como alternativa menos onerosa de substrato comercial para a espécie Pleurotus sajor-caju.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Zonta, João Henrique, Mauro Aparecido Martinez, Fernando Falco Pruski, Demetrius David da Silva, and Marcelo Rocha dos Santos. "Efeito da aplicação sucessiva de precipitações pluviais com diferentes perfis na taxa de infiltração de água no solo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, no. 2 (2012): 377–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000200007.

Full text
Abstract:
O processo de infiltração é influenciado pelas condições da superfície do solo e pela precipitação pluvial. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de aplicações sucessivas de precipitações pluviais com diferentes perfis na formação do encrostamento superficial e, consequentemente, na taxa de infiltração de água em solo sem cobertura e com cobertura. Foram aplicadas três precipitações pluviais sucessivas para cada perfil de precipitação pluvial, em intervalos de 24 h, sendo usados os perfis de precipitação pluvial constante, exponencial decrescente, duplo exponencial adiantado e atrasado, com uma lâmina média de 55 mm por aplicação. Buscou-se ajustar um fator de decaimento da taxa de infiltração (Ti) em função da energia cinética acumulada da chuva, denominado de fator f, dado pela razão entre a taxa de infiltração estável (Tie) com efeito da chuva e a Tie sem o efeito da chuva. Foram avaliadas duas condições de cobertura do solo, solo sem cobertura e solo coberto com palhada, sendo os ensaios de infiltração realizados com um simulador de chuvas, em parcelas experimentais de dimensões de 1,0 x 0,7 m. Os resultados foram avaliados por meio de análises gráficas, análise de variância e teste de média. Verificou-se que os diferentes perfis de precipitação pluvial não influenciaram a infiltração de água no solo, tanto para o solo sem cobertura como para o solo com cobertura, sendo esta influenciada somente pelas aplicações sucessivas, com menores valores da taxa de infiltração obtidos na segunda e terceira aplicações. O decréscimo na Ti em solo sem cobertura foi devido à formação de encrostamento superficial, o que ocorreu logo na primeira aplicação. A Tie em solo sem cobertura teve decréscimo de 75 % se comparada à Tie em solo com cobertura. A lâmina infiltrada não foi influenciado pelos quatro perfis de precipitação pluvial. O fator f foi descrito com uso de uma equação do tipo exponencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Nogueira Filho, José Carlos Machado, Maria Ely Miserochi de Oliveira, Raul Franzolin Neto, Edison Schalch, and Licio Velloso. "Avaliação dos protozoários ciliados no rúmen de búfalos (Bubalus bubalis L.) e bovinos (Bos indicus L.) em regime de confinamento." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 28, no. 2 (1991): 243. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1991.51944.

Full text
Abstract:
Num experimento de engorda em confinamento, foram utilizados nove bubalinos e nove zebuínos, todos machos castrados, de 18 a 24 meses de idade e peso médio de 340 kg, mantidos em baias individuais, consumindo dieta de 2,0 kg de soja crua moída, 2,0 kg de espigas de milho desintegradas (grão, palha e sabugo) e silagem de sorgo à vontade (controlando-se o consumo diário). Ao final do período de confinamento, todos os animais foram abatidos e o conteúdo ruminal de cada indivíduo foi homogeneizado, sendo colhidas amostras de 30 a 40 ml de liquido ruminal e, desta, retirou-se alíquota de 10 ml em tubo de ensaio com 20ml de formaldeído diluído em água destilada a 1:2,para fixação dos protozoários ciliados. As contagens de protozoários foram feitas em 100 campos e os resultados permitiram as seguintes conclusões: 1) adieta favoreceu maior concentração de protozoários ciliados/ml de liquido ruminal dos zebuínos que no de bubalinos, apesar destes apresentarem maior número de gêneros; 2) os protozoários ciliados digestores de fibra foram detectados em maior quantidade nos zebuínos que nos bubalinos; 3) o gênero Emodinium spp representou mais de 80% do total dos protozoários ciliados identificados nos zebuínos e nos bubalinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Kohler, Thaís Wacholz, Luize Silva Mascarenhas, Roberta Jeske Kunde, et al. "Substratos a base de compostos orgânicos para produção de mudas de capim-elefante BRS Kurumi." Research, Society and Development 9, no. 9 (2020): e616997678. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7678.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi determinar o potencial de três compostos orgânicos na elaboração de substratos para a produção de mudas de capim-elefante BRS Kurumi produzidas a partir de minitoletes. Os resíduos utilizados nas compostagens foram: bagaço e palha de cana-de-açúcar, serragem, esterco bovino, casca de acácia, cama de aviário e torta de tungue. Para formulação dos substratos adicionou-se diferentes proporções de cinza de casca de arroz e casca de arroz carbonizada aos compostos, resultando em 12 substratos. Como controle utilizou-se um substrato comercial. Os compostos foram caracterizados quanto a teores de nutrientes, pH, condutividade elétrica e agentes patogênicos. Os ensaios de eficiência agronômica dos substratos foram conduzidos em casa de vegetação da Embrapa Clima Temperado, com duração de 50 dias. As variáveis agronômicas avaliadas foram porcentagem de brotação, número de folhas, diâmetro do colo, altura da parte aérea, massa seca da parte aérea e da raiz, relação massa seca da parte aérea e massa seca da raiz e estabilidade de torrão. Os resultados obtidos indicaram que dois compostos orgânicos são aptos para utilização na agricultura de acordo com os limites máximos de agentes patogênicos estabelecidos na legislação. Os substratos a base de compostos orgânicos apresentam respostas agronômicas iguais ou superiores ao substrato comercial, sendo o substrato com 100% de composto orgânico 2 e o substrato com 75% de composto orgânico 2 + 12,5% cinza de casca de arroz + 12,5% casca de arroz carbonizada os que apresentam maior potencial para produção de mudas da espécie estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Melo, Priscila Romana Moraes de. "E o palhaço o que é? É uma mulher." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 4, no. 7 (2019): 127. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i7.6935.

Full text
Abstract:
ResumoEste ensaio traz a fala de uma mulher que descobre em si um palhaço, mesmo atuando, há 13 anos, como palhaça. O encontro com o palhaço Uisquisito ocorreu em 2012, no grupo de teatro Palhaços Trovadores, do qual faço parte há 10 anos. A partir disso, atuar na palhaçaria com gêneros diferentes, feminino e masculino, trouxe-me reflexões não só na arte do palhaço, fato de ter dois palhaços, mas sobretudo, de se provocar discussões do que é uma mulher que tem um palhaço, que em suas primeiras experimentações faz leituras de poemas-manifestos. Com um olhar de pesquisadora para meu fazer artístico, escrever e ler poemas-manifestos se tornou uma característica do Uisquisito. Seus escritos sempre relacionados aos contextos políticos atuais da cidade de Belém, muitos referentes a falta de investimentos na área da cultura, ao descaso com os artistas, as limitações de acesso aos teatros e outros espaços para o movimento artístico na cidade. O Uisquisito me faz pensar na potência política que a comicidade tem, tanto no ato transgressor de uma mulher ser palhaça e ser palhaço por desejo, não por imposição, como era no circo antigamente, quanto na força de provocar reflexões sobre os contextos políticos na atualidade, trazendo o teatro, a comicidade e a palhaçaria como uma forte arma de discussão.AbstractThis essay brings the speech of a woman who discovers in herself a male clown, even though she has been acting for 13 years as a female clown. The meeting with the clown Uisquisito took place in 2012, in the theater group Palhaços Trovadores, which I have been a part of for the last 10 years. Acting through different gender in clowns brought me reflections, not only in the art of clown, in the fact of having two them, but most of all, provoking discussions of what is a woman who has a male clown, who in his first experiments performed poem-manifest readings. With a researcher’s eye at my artistic work, writing and reading poems-manifest has become a feature of Uisquisito. His writings are related to the current political contexts at the city of Belém, referring mainly to investments in the cultural area, neglect of artists, limitations of theaters and spaces for the artistic movement in the city. Uisquisito makes me think about the political power comedy has, first in the transgressing act of a woman being a being a male clown by desire, not by imposition, as it used to be in the circus of old. Second, in the force of provoking reflections on the political contexts nowadays, bringing the theater, comedy and clownery as a strong weapon of discussion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!