Academic literature on the topic 'Ensino de ciências e matemática'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino de ciências e matemática.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino de ciências e matemática"

1

Passos, Angela Meneghello, Marinez Meneghello Passos, and Sergio de Mello Arruda. "O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 4, no. 1 (May 25, 2010): 2–12. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2688.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise quantitativa de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976-2007). Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Gepem – Boletim do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática; Bolema – Boletim de Educação Matemática; Educação Matemática em Revista; Zetetiké; Educação Matemática Pesquisa; Revista Brasileira de Ensino de Física; Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: pesquisa em educação em ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Dos 3041 artigos analisados, 650 (21%) pertencem ao campo formação de professores, sendo 474 da área de ensino de ciências e 176 artigos de educação matemática. Dentre os resultados obtidos, destacamos que, em geral, as revistas mais recentes, cujas publicações tiveram seu início nas décadas de 90 e no princípio deste século, são as que mais publicam sobre essa temática. Além disso, no cômputo geral, 67% do total de artigos em formação de professores estão concentrados nos últimos 8 anos (a partir de 2000).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Flores, Cláudia Regina, Marta Silva dos Santos Gusmão, David Antonio da Costa, and Antonio José da Silva. "REDE DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: AMPLIANDO AS FRONTEIRAS AMAZÔNICA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 11, no. 1 (December 13, 2023): e23109. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16791.

Full text
Abstract:
A presente edição da Revista REAMEC, intitulada "Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: ampliando as fronteiras amazônica", é resultado da colaboração entre UFMA, UFAM e UFSC, iniciada em 2018 no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia. O foco é fortalecer a pesquisa e a pós-graduação na Região Amazônica, abordando temas como Epistemologia, História, Sustentabilidade Ambiental, Formação de Professores e Ensino de Ciências e Matemática. Esta edição especial destaca a importância da rede de pesquisa na metodologia, teoria e emergência de novos objetos de estudo no campo do Ensino de Ciências e Matemática. Contendo 14 artigos, a publicação abrange temas variados, como evasão estudantil, ensino de aritmética, história da Química, evasão nos cursos de Engenharia e a integração da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Física. Inclui ainda discussões sobre arte contemporânea indígena, percepções de professores, história da matemática em licenciaturas, divulgação científica infantil, usabilidade em ambientes virtuais, métodos pedagógicos para educação inclusiva, arquitetura pedagógica para o ensino de ciências e o ensino matemático para meninas. Este volume evidencia a colaboração acadêmica e o apoio de agências de fomento, especialmente a CAPES, para o avanço da pesquisa educacional na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Assis, Jean Felipe. "HISTÓRIA, MATEMÁTICA E ENSINO: TRADIÇÕES, HARMONIZAÇÕES E INSUBORDINAÇÕES NECESSÁRIAS." Cadernos do IME - Série Matemática, no. 17 (December 17, 2021): 9–23. http://dx.doi.org/10.12957/cadmat.2021.61961.

Full text
Abstract:
João Bosco Pitombeira de Carvalho, em amplo diálogo com Gert Schubring, pondera a respeito da implementação da história da matemática na dinâmica cotidiana de ensino-aprendizagem. O autor salienta as seguintes dificuldades: estudos metodológicos sem resultados empíricos claros; má qualidade dos livros didáticos; baixo acesso às "fontes primárias"; distância entre "texto original" e "uso escolar"; carência de investimento na formação continuada de professores. Desse modo, contribuindo para essas reflexões, defende-se uma insubordinação epistemológica, a partir da qual práticas pedagógicas, dentre as quais algumas criativas, possibilitem experiências matemáticas em sala de aula a partir das premissas pluralistas herdadas das tradições históricas das ciências. Dentre as propostas recentes em educação matemática que podem contribuir para uma melhor integração da história da matemática no ensino, salientam-se: os estudos sobre cognição e linguagem; pensamento matemático avançado; modelagem matemática; investigação matemática em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fontana, Altair José, Denílson Elias Lima Silva, José Carlos Santana Queiroz, Jurandy das Chagas Lima, and Marcos Paulo de Oliveira Ramalho De Freitas. "A alfabetização científica de ciências da natureza e matemática nos anos finais: um olhar interdisciplinar." Brazilian Journal of Development 9, no. 3 (March 27, 2023): 12068–86. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n3-204.

Full text
Abstract:
Os estudos de pesquisadores do ensino de ciências e matemática enfatizam a necessidade de discussões e reflexões sobre o ensino de química, física, biologaia e matemática, tomando como parâmetros as atuais tendências do ensino nesta área e as orientações institucionais. Assim, o objetivo deste artigo é construir uma discussão teórica enfatizando a alfabetização científica para o ensino de ciencias e matemática nas séries finais do ensino fundamental. De acorodo com a Base Nacional Curricular Comum BNCC (2017) o ensino de ciências na perspectiva do letramento científico/alfabetização científica é recomendado para todo o ensino fundamental. Aponta também que o ensino de matemática tem possibilidade de apresentar abordagens fundamentadas na perspectiva da alfabetização científica. E assim considera que o ensino para atender a estas demandas deve pautar pela resolução de problemas significativos e experimentais nos ambientes formais e não formais, porém com uma abordagem pautada pela alfabetização científica. É um estudo qualitativo e apresenta uma discussão a partir das experiências pessoais e profissionais dos pesquisadores, enquanto professores de ciências e matemática, há mais de duas décadas, compreendendo que a formação para o letramento científico no campo das ciências da natureza e da matemática precisa ser discutido, analisado e adaptado para atender às atuais exigências do ensino dessas ciências. Portanto, se abordagens dos conteúdos na área de ciencias e matemátia não contemplarem abordagens na perspectiva crítica da investigação científica, pode comprometer este ensino e continuar perpetuar nos alunos uma formação frágil no que tange a este ensino, pois estas abordagens no anos finais do ensino fundamental representam importante papel na construção da linguagem científica para os alunos compreenderem as tecnologias que movem o mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Melo, Magali Santos, and Fábio Paraguaçu. "Uma revisão de literatura sobre o uso das analogias no ensino de Ciência e Matemática." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 12, no. 4 (September 30, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v12n4a35.

Full text
Abstract:
No ensino de ciências e matemática é comum o uso de analogias. Elas são normalmente utilizadas na sala de aula na criação de vínculos entre o conhecimento, experiências vividas e novos contextos e problemas, tornando-se importante no processo de interpretação e, por consequência, na melhoria da experiência de aprendizagem na prática pedagógica. Embora relevante para o ensino de ciências e matemática, verifica-se a necessidade da elaboração de uma visão global de como ela tem sido usada. Diante disso, o objetivo deste trabalho é a realização de uma revisão sistemática para avaliar as publicações de ensino de ciências e matemática com o uso de analogias, que permita avaliar a configuração e o contexto dos desenhos atuais do seu uso. A busca foi realizada no banco de dados da CAPES e no Google Scholar, usando como descritores: “analogia e ensino”, “analogia e ciência e matemática” e “analogia e educação”, o que permitiu o acesso às publicações de maneira adequada. O escopo dos trabalhos analisados foi delimitado iniciando de janeiro de 2014 a dezembro de 2019. Para análise dos dados, foram selecionados doze artigos representativos, onde descrevemos as analogias encontradas e suas formas de aplicações. A análise dos artigos apontou para a importância da analogia como uma boa metodologia de ensino para Ciências e Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Américo Junior Nunes da, Ilvanete dos Santos de Souza, and Simone Silva da Fonseca. "O Laboratório de Educação Matemática e as suas potencialidades lúdico-pedagógicas: algumas experiências itinerantes." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 15, 2021): e28510212697. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12697.

Full text
Abstract:
Este texto propõe-se a discutir a implantação do Laboratório Itinerante para o Ensino e Aprendizagem de Matemática (LIEAM), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX, e as suas implicações para os movimentos de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo do LIEAM é despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes do Ensino Fundamental pela Matemática, a partir do uso de jogos, enigmas e outros dispositivos potencialmente lúdicos; além de promover, por meio da relação entre universidade e escola, um ambiente de estudo, ensino, pesquisa e extensão mediatizado pelas ações itinerantes. As análises possibilitam observar que espaços de experimento como este tem relevante papel na formação do professor que ensina Matemática, uma vez que a condução desse espaço pauta-se na (re)significação de sua prática pedagógica. Por outro lado, no que tange aos movimentos de ensino e aprendizagem dessa ciência, fica perceptível uma aproximação dos estudantes envolvidos com a Matemática, o que contribui para uma desmistificação da imagem dessa ciência como difícil e pouco acessível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Valente, Wagner Rodrigues. "História da educação matemática: sua importância na formação de professores." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 4, no. 3 (June 29, 2021): 151–61. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13912.

Full text
Abstract:
Este artigo tematiza o papel da história da educação matemática na formação de professores. Coloca como questão central a ser respondida pelo texto: Como se dá a elaboração da matemática que o professor deve ensinar nas escolas? Para responder à questão, analisam-se as diferenças existentes entre ensino de matemática e educação matemática. A partir dessa análise promove-se a distinção entre duas searas distintas de pesquisa: história do ensino de matemática e história da educação matemática. O estudo utiliza como referência principal teórico-metodológica as pesquisas de André Chervel sobre história das disciplinas escolares. Como resultado do trabalho realizado, é feita a defesa de que a um dado tempo, num dado contexto social, político e cultural, as relações estabelecidas entre o campo disciplinar matemático, o campo da docência e as ciências da educação dão origem a uma dada matemática para o ensino, uma referência de trabalho para o professor que ensina matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alencar, Alexsandro Coelho. "Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 5, no. 14 (August 27, 2018): 299–310. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.248.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste na apresentação dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada História da Matemática no Livro Didático de Matemática: práticas discursivas, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou analisar as práticas discursivas presentes nas passagens da história da matemática no livro didático de matemática do ensino médio em três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012. A metodologia utilizada foi a análise de material didático segundo o referencial metodológico da análise de discurso. Foi observado que o uso da história no ensino das ciências e da matemática assume uma posição relevante nos contextos de ensino e aprendizagem atualmente, por isso a história da matemática é parte integrante do conhecimento matemático escolar constante no livro didático. Foi observado também que a tendência ao uso da história tradicional é predominante na história da matemática contida no livro didático do ensino médio; que a matemática no livro didático geralmente não é praticada como parte do conteúdo matemático, mas sim como acessório a ele e que há mais passagens históricas de caráter informativo ou motivador, e poucas onde se usa a história como recurso didático ou como exploração do conteúdo histórico propriamente dito. Concluiu-se, portanto, que o livro didático de matemática, no que se refere ao o uso da história da matemática, reforça o paradigma tradicional, historicamente construído e culturalmente determinado no campo científico e pedagógico mais comumente aceito na comunidade matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia. "Apontamentos para o ensino da matemática escolar sob inspiração wittgensteiniana." Revista de Educação Matemática 20 (January 1, 2023): e023071. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v20id786.

Full text
Abstract:
O texto reúne algumas reflexões sobre a natureza da matemática e seu ensino no contexto escolar, ancoradas nos resultados terapêuticos obtidos na segunda fase do pensamento do filósofo Ludwig Wittgenstein sobre os fundamentos da matemática. Dentre eles, a ideia de autonomia das proposições matemáticas em relação ao empírico que resulta de sua crítica ao modelo referencial da linguagem presente nas concepções realistas e idealistas da matemática, relativizando-se, assim, crenças dogmáticas sobre a natureza de seus conteúdos, com implicações imediatas para as práticas pedagógicas. Tem-se como hipótese central, que ao ser explicitada a função normativa (e não descritiva) dos enunciados matemáticos, vários equívocos e confusões podem ser evitadas no ensino da disciplina, que ocorrem, em boa parte das vezes, quando se introduz métodos característicos das ciências naturais que levariam supostamente à descoberta de conteúdos matemáticos em geral. Observa-se que, ao se desconsiderar o papel distinto desempenhado pelas proposições matemáticas em relação ao das proposições empíricas, passa-se a se acreditar que as conjecturas matemáticas seriam hipóteses a serem testadas através de experimentações empíricas, relegando-se as provas matemáticas a segundo plano, ou mesmo descartando-as, como se a formalidade da matemática fosse um empecilho para a sua aprendizagem no contexto escolar. Em contraposição a esta crença, propõe-se na formação dos professores a explicitação da função paradigmática das demonstrações formais, que não só produzem novos sentidos, como também instruem o aluno a empregar os teoremas que fazem parte do currículo escolar. Conclui-se o texto propondo-se diretrizes preventivas de confusões na sala de aula advindas de pedagogias permeadas por concepções filosóficas sobre os fundamentos da matemática que, por sua vez, estão atreladas a uma concepção referencial da linguagem matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pucuta, Marcos João, and Bonifácio dos Santos Luemba. "Qualidade de ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e inserção profissional dos licenciados em ensino da matemática." Revista Educação em Páginas 3 (February 21, 2024): e13778. http://dx.doi.org/10.22481/redupa.v3.13778.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o conceito de Qualidade desde ponto de vista do Ensino no curso de Licenciatura em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda. Ao longo da pesquisa deparou-se com uma situação problemática que tem causado transtornos nos estudantes desse curso. Esta situação originou ao seguinte problema científico: Como contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino nos estudantes do curso de Licenciatura em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda? O objetivo da pesquisa delimitou-se em contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino no ISCED de Cabinda. Os métodos usados nesta pesquisa foram: de nível teórico, empírico e matemático. As técnicas utilizadas como instrumentos da recolha de dados foram: o questionário e a entrevista; estes instrumentos permitiram-nos analisar os seguintes aspetos: organização dos planos currículares, criação das condições técnico-materiais de ensino, laboratórios para os cursos ministrados na instituição; corpo docente, o ingresso dos estudantes no ensino superior, investigação científica, cooperação do ISCED com outras Instituições de ensino superior e Universidades a nível nacional e internacional, inserção dos licenciados no mercado de trabalho, etc. Entretanto, o ISCED de Cabinda-Angola necessita de uma infra-estrutura de raiz, criar condições para contribuir na melhoria da Qualidade de Ensino e criar parceria com a Delegação Provincial da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabinda, a fim de facilitar a inserção dos licenciados do curso de Ensino da Matemática no mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino de ciências e matemática"

1

Ribeiro, Rogério. "Redescobrindo as funções elementares nos cursos de ciências administrativas." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005. http://hdl.handle.net/10923/2924.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:51:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000347555-Texto+Completo-0.pdf: 662586 bytes, checksum: 21ed78470fd8486c9f23f30d9292ed78 (MD5) Previous issue date: 2005
This work had as objective to investigate which are elementary functions used in the class of the courses of Business Administration and Accounting Science. Elementary functions had been considered the ones that follow: Polynomial Functions first and second degrees, Exponential Function, Logarithmic Function and Trigonometric Functions. It was analyzed of that it forms happen the contextualization and which the prerequisite mathematicians considered important for the professors. The investigative process was divides in three stages: in the first one, depositions of professors had been analyzed, in second, had been analyzed interviewed of students of these courses, that already have attended the class of Mathematics and that they had indicated which are the elementary functions for used them in you classes similar of the Mathematics and the third stage was the analysis of the official programs of class more cited, for the professors and students. Also the prerequisite ones of the mathematics contents had been analyzed which if they do necessary for the development of class similar. The gotten results confirm the content of functions as being very used in the development of these you class. Also the biggest deficiencies had been detected, on the part of the students, with relation to the prerequisite of contents of the Mathematics.
Este trabalho teve como objetivo investigar quais são as funções elementares utilizadas em disciplinas dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Foram consideradas funções elementares: Funções Polinomiais do 1º e 2º graus, Função Exponencial, Função Logarítmica e Funções Trigonométricas. Analisou-se de que forma acontecem as contextualizações e quais os pré-requisitos matemáticos considerados importantes pelos professores. O processo investigativo foi divido em três etapas: na primeira, foram analisados depoimentos de professores, na segunda, foram analisadas entrevistas de alunos desses cursos, que já tinham cursado as disciplinas de Matemática, e a terceira etapa foi a análise dos programas oficiais das disciplinas mais citadas, pelos professores e alunos. Também foram analisados quais os pré-requisitos dos conteúdos de Matemática que se fazem necessários para o desenvolvimento das disciplinas afins. Os resultados obtidos confirmam que o conteúdo de funções é muito utilizado no desenvolvimento dessas disciplinas. Também foram detectadas as maiores deficiências, por parte dos alunos, em relação aos pré-requisitos de conteúdos da Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fick, Cíntia Regina. "Modelagem nas ciências e matemática: das ideias às expressões dos estudantes de ensino fundamental." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7477.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-07-21T02:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000472422-Texto+Completo-0.pdf: 3611493 bytes, checksum: ed6d99172e0100369b79d6e3f1373d3e (MD5) Previous issue date: 2015
This research aimed to analyze the ideas of middle-school students in relation to mathematics and science, from their oral and written expressions, during the modeling process - Modeling in Education - to identify the Literacy and Scientific Competence of these students. The adopted methodological procedure consisted of four steps, called Maps. Namely: Identification map on which we present data and information justifying the choice of the research theme, objectives and methodological procedures that guide it. Theoretical map in which theories are presented on Modeling in Education, Literacy, Scientific Competence and Mental Models and, recent research synthesis to place this search in a map production; Field map in which we present the application description of the Didactic activity and the organization of empirical data from the Teaching Activity performed with two classes of 7th year of middle-school of basic education; Analysis map that shows the analysis based on six categories and stages of modeling. It was identified in the first step of modeling, perception and apprehension that students are scientifically literate, since they appear to have competence in identifying scientific issues, however, the other stages, understanding and explanation and meaning and expression, students had difficulties to achieve competence required to explain scientific phenomena and use scientific evidence, respectively. The results were satisfactory, as students advanced in terms of Literacy and Scientific Competence, even though non-linearly.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as ideias de estudantes do Ensino Fundamental, em relação a Matemática e Ciências, a partir de suas expressões, oral e escrita, durante o processo de Modelação – Modelagem na Educação – a fim de identificar a Alfabetização e Competência Científicas desses estudantes. O procedimento metodológico adotado consistiu em quatro etapas denominadas de Mapas. A saber: Mapa de Identificação no qual apresentam-se dados e informações que justificam a escolha do tema de pesquisa, objetivos e procedimentos metodológicos que a orientam. Mapa Teórico no qual apresentam-se teorias sobre Modelagem na Educação, Alfabetização e Competência Científicas e Modelos Mentais, bem como síntese de pesquisas recentes para situar esta pesquisa em um mapa de produções. Mapa de Campo no qual apresentam-se a descrição da aplicação da Atividade Didática e a organização dos dados empíricos oriundos da Atividade Didática realizada com duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Mapa de Análise no qual é apresentada a análise com base em seis categorias e nas etapas da Modelação. Identificou-se na primeira etapa da Modelação, percepção e apreensão, que os estudantes são alfabetizados cientificamente, pois mostraram ter competência em identificar questões científicas. No entanto, nas demais etapas, compreensão e explicitação e significação e expressão, os estudantes apresentaram dificuldades para atingir a competência que requeria explicar fenômenos científicos e utilizar evidências científicas, respectivamente. Os resultados mostraram-se satisfatórios, pois os estudantes avançaram em termos de Alfabetização e Competência Científicas, mesmo que de forma não linear.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Romais, Cristiano 1977, Maria Salett 1956 Biembengut, and Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e. Matemática. "Modelagem nas ciências e matemática como método de ensino com pesquisa no ensino médio /." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2014. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2014/358352_1_1.pdf.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Salett Biembengut.
Com: Produto educacional: Modelagem nas ciências e matemática como método de ensino com pesquisa no ensino médio : valoração a saúde.
Dissertação (mestrado) - Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Benini, Marli Balzan Cavalaro. "Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, 2006. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000118382.

Full text
Abstract:
Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática. A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática. Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova. Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências. A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente. Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais. Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias. Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (2005). Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática. Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre ?Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física?, como uma elucidação para as pessoas que desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho naquele espaço.
A lot statements is had about the deficiencies of the teaching of the Mathematics. Starting from them, we sought a solution for that problem, appearing the theme Laboratory of Mathematics then. This work has as intention to show as the experimentation in the laboratory is inserted historically in the Science and that the idea of a laboratory of Mathematics is not new. We intended with it to compare the laboratory of Mathematics with the one of Sciences. The presentation of some Brazilian and Portuguese laboratories of teaching of Mathematics and their objectives are made present. For so much we threw hand of bibliographical and documental data. The objectives of the laboratory of Teaching of Mathematics were collected and analyzed according to some categories. These categories are the motivacional, the instrucional, the functional and the epistemological, used in the Science, based on Laburú (2005). With base in the data, we observed that, in if treating of a didactic laboratory, concerned with the teaching and the learning, many points exist in common between the work of laboratory of Science and the one of Mathematics. This work also worried in bringing a chapter on "The Different Types of Approach in Physics" Laboratory, as an elucidation for the people that ignore the ways as the work can be driven in that space.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

OLIVEIRA, Relinaldo Pinho de. "Educação matemática: construindo performances matemático-musicais." Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10492.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-07-23T19:18:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EducacaoMatematicaConstruindo.pdf: 1612734 bytes, checksum: 6cb248fc5af67c0b6729bd805b32e222 (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-12-18T13:13:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EducacaoMatematicaConstruindo.pdf: 1612734 bytes, checksum: 6cb248fc5af67c0b6729bd805b32e222 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-12-18T13:14:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EducacaoMatematicaConstruindo.pdf: 1612734 bytes, checksum: 6cb248fc5af67c0b6729bd805b32e222 (MD5) Previous issue date: 2017-10-11
O trabalho aqui descrito relata uma investigação de caráter qualitativo, motivada a partir das observações realizadas no desenvolvimento da minha prática docente no ensino da matemática, quando pude observar que um dos fatores de desmotivação nas aulas de matemática é a forma metodológica como elas são conduzidas. Nas salas de aula, é comum a utilização do que Alro & Skovsmose (2010) chamam de o padrão “sanduíche”: primeiro, o professor apresenta o conteúdo do dia; segundo, os alunos fazem exercícios; terceiro, o professor corrige os exercícios, que geralmente trazem questões com uma única resposta. Por conta disso esta pesquisa objetivou desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando a elaboração e a produção de Performances Matemáticas Musicais (PMMs) para o ensino de Matemática, na tentativa de contribuir para a aprendizagem de alunos, em especial do Ensino Fundamental II (de 6º a 9º anos). Para tanto, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede privada de Belém - Pará, com 35 alunos do 9º ano. Na proposta didático-metodológica, adotou-se como recurso a construção de PMMs, a fim de contribuir para a aprendizagem dos conteúdos potenciação e equação do 1º e 2º graus. Fundamentou-se nas proposições de Gadanidis e Borba (2008) sobre as Performances Matemáticas Digitais, assim como na teoria das Inteligências Múltiplas sugerida por Gardner (1995). A pesquisa se deu em dois momentos: apresentação dos conteúdos e construção das PMMs usando músicas conforme a escolha dos discentes, em estes que abordaram nas letras os conteúdos trabalhados em sala de aula. A partir da análise dos resultados, compreende-se que os alunos preferem a aula de Matemática na exposição de conteúdos e que o trabalho de construção das PMMs possibilitou aulas mais dinâmicas, interativas e estimulantes, assim como os alunos não apresentam dificuldades em adaptar-se a rupturas dos métodos convencionais e que a construção de PMMs promove melhoras na aprendizagem dos conteúdos potenciação e equação.
The work described here reports a qualitative research that was motivated from the observations made in the development of my teaching practice in mathematics, when I could observe that one of the factors of demotivation in mathematics classes is the methodological form the class is conducted, most of the teachers use what ALRO & SKOVSMOSE, 2010 call the "sandwich" pattern: first the teacher presents the content of the day, then the students do exercises, finally the teacher corrects the exercises, which usually bring questions with a single answer. Therefore, our proposal aimed to develop and evaluate an alternative teaching methodology using the elaboration and production of mathematical musical performances (PMMs) for the teaching of Mathematics in an attempt to contribute to the learning of students, especially the Elementary School (6th to 9 years). To do so, we conducted a case study in a private school in Belém - Pará, with 35 students from the 9th grade. In the didactic - methodological proposal I used as a resource the construction of PMMs in order to contribute to the learning of contents: potentiation and equation of the 1st and 2nd degree. We base the research on the propositions of Gadanidis and Borba (2008) on Digital Mathematical Performances, as well as the Multiple Intelligences theory suggested by Gardner (1995). The research took place in two moments: presentation of the contents and the construction of the PMMs using songs of their choice that dealt in the lyrics the contents worked in the classroom. From the results we understand that the students prefer the Mathematics class in the content exhibition and that the construction work of the PMMs left the class more dynamic, interactive and stimulating, that the students do not present difficulties in adapting to ruptures of the conventional methods and that the construction of PMMs promotes improvements in the learning of the contents potentiation and equation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kapitango-a-samba, Kilwangy Kya. "Papel da história da ciência nas licenciaturas em ciências naturais e matemática." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13258.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T14:16:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kilwangy3.pdf: 1093506 bytes, checksum: f4ab32aad275ed1b18b7481d93ff1714 (MD5) Previous issue date: 2005-09-17
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The investigation of the relevant fundamentals of History of Science in the primary graduation of teachers in Natural Sciences and Mathematic was the target in this research. Attempt to contributed in those discussion about interlink History of Science and the teachers formation. In this way, we presumed that, for History of Science would be part of scientific education it must be, necessarily part of teacher s formation and take from that, its fundamentals and relevancies; because, the knowledge of History of Science on the basis of students formation, without any doubt, will contributed for their future formation as person as well betters teachers, and consequently increasing and contributing to human activity in general, taking in consideration that the scientific knowledge is not apart of the historical process but can be changed and improved along the years. It s learning gives to the teachers a contextual social historical vision of science and helps to break those ingenuous images about it. In order to understand those aspects of history of science in the teaching, we have studied, besides the available academic literature, all the instruments of educational politic (as law, resolutions and national curricula parameters and curricula proposes), which define the teacher s formation. We analyzed the content and curricula ementas in the Chemical, Biology, Physics and Mathematic Courses into 11 (eleven) Universities, selected by its criteria in teacher s formation and research. For the results we registered that: all the fundamentals relevancies of the History of Science are postulates in the academicals literature discussion; in the political and educational legislation and be part of the basis education objectives and directives of natural sciences and mathematics; besides that we have noticed a increasing offer of discipline in History of Science. In the 24 curricula ementas analyzed we could verify that in a large amount of that it is offers as an option and they are not take for seriously as a positive interface into scientific education and teachers formation, resulting from that our propose to rethink the teaching of History of Science in graduation teachers courses
A investigação dos fundamentos da relevância da História da Ciência para a formação inicial de docentes de ciências naturais e matemática foi o objetivo desta pesquisa, visando contribuir para com as discussões sobre a interface entre a História da Ciência e a formação docente. Assim, partimos do pressuposto de que para fazer com que a História da Ciência atinja o âmago da educação científica deve, necessariamente, fazer parte da formação docente e fincar nela fundamentos de sua relevância, pois, o conhecimento da História da Ciência em que se licencia o discente é indispensável à sua formação docente, e, à sua prática profissional, considerando que o conhecimento científico não é a-histórico, mas conseqüência das atividades humanas e, portanto, susceptível a mudanças e influências; a sua aprendizagem proporciona ao docente a contextualização sócio-histórica da ciência e a romper com as imagens ingênuas sobre ela. Para tal fim, foram estudados, além da literatura acadêmica, os instrumentos da política educacional (leis, resoluções e parâmetros curriculares nacionais e propostas curriculares) que regulamentam sobre a formação docente; foram analisadas grades e ementas curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Biologia, Física e Matemática de onze (11) universidades, selecionadas por critério de tradição na formação docente e/ou pesquisa. Do resultado registramos que: os fundamentos da relevância da História da Ciência são postulados pela literatura acadêmica que discute o problema; pela política e legislação educacional e constam dos objetivos da educação básica e das diretrizes sobre as licenciaturas em ciências naturais e matemáticas; nota-se uma crescente oferta de disciplinas em História da Ciência; das 24 ementas curriculares analisadas constatou-se que boa parte das disciplinas é oferecida como optativa e parecem relegar a abordagem da sua interface com a educação científica e formação docente, pois, das 24 ementas este assunto está presente apenas em uma. Disso tudo resulta a razão da nossa proposta de repensar o ensino da História das Ciências nas licenciaturas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freire, Inês Angélica Andrade. "Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969)." Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2009. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16023.

Full text
Abstract:
Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2014-09-10T12:11:17Z No. of bitstreams: 1 Inês Angélica Andrade Freire.pdf: 1075564 bytes, checksum: 73dc9941930c6bc47614091155a29d7c (MD5)
Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2014-09-10T14:09:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Inês Angélica Andrade Freire.pdf: 1075564 bytes, checksum: 73dc9941930c6bc47614091155a29d7c (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-10T14:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Inês Angélica Andrade Freire.pdf: 1075564 bytes, checksum: 73dc9941930c6bc47614091155a29d7c (MD5)
O Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) foi um dos seis centros implantados no Brasil, na década de 60 do séc. XX, pelo Ministério da Educação em parceria com Universidades e Secretarias de Educação em diferentes regiões do país com o objetivo de uma renovação no ensino secundário de ciências. Com o incentivo de recursos federais, professores universitários de diversas áreas de conhecimento, tais como, Física, Química, Biologia e Matemática, produziram, implantaram e desenvolveram projetos de modernização do ensino secundário, mediante, principalmente, mas não exclusivamente, a atualização de professores do ensino secundário. Este trabalho teve como objetivo analisar historicamente as atividades desenvolvidas pela Secção Científica de Matemática do CECIBA no período de sua existência, isto é, entre os anos de 1965 e 1969, com a meta de introduzir a matemática moderna nas escolas secundárias da Bahia. Estes projetos foram coordenados por Omar Catunda, diretor do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia e Martha Dantas, professora da disciplina de Didática Especial de Matemática do curso de Matemática da Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, dois líderes importantes do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e na América Latina. Um dos aspectos mais importante destes projetos foi o ensino da geometria por meio das transformações geométricas, realizado com o auxílio de manuais produzidos localmente, testados em classes experimentais regidas por professores que estavam sendo atualizados em serviço. Para o desenvolvimento do trabalho, a base documental foi selecionada, a partir do Arquivo do CECIBA, de forma a propiciar o diálogo com as questões norteadoras do estudo: estruturação do centro, formação dos professores, produção de idéias e práticas matemáticas, relações – nacionais e internacionais - com o Movimento da Matemática Moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Skora, Angelita. "A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1247.

Full text
Abstract:
Acompanha material adicional.
O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da integração do ensino de Ciências e da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do 2º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para que o trabalho em sala motivasse e envolvesse os alunos de forma dinâmica optou-se pelo procedimento de ensino com pesquisa e o tema que foi usado como pretexto para a pesquisa dos alunos foi a quantidade de papel descartado pela escola no período da manhã. Uma equipe coletava e pesava todos os dias o papel descartado pelas outras turmas da escola, sala dos professores e secretaria, tudo era pesado e registrado. Com os dados coletados passaram a fazer gráficos, cálculos e estimativas para a interpretação destes dados. Nesses cálculos eram envolvidos os conteúdos curriculares de matemática e nos textos informativos estudados, os conteúdos de ciências. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. Percebeu-se que neste trabalho os alunos demonstraram motivação e interesse. Com base no trabalho desenvolvido produziu-se uma sequência de ensino com objetivo de oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática e de ciências de forma integrada e motivadora.
This study aimed to analyze the contributions of the integration of teaching science and mathematics in the early years of elementary school. The survey was conducted with students from 1st year of 2nd cycle of basic education in a school of the Municipal Education of the city of Ponta Grossa, Paraná. For the work in the classroom and motivate students involved dynamically chosen by the procedure of teaching with research and the theme that was used as a pretext for the search of the students was the amount of paper discarded by the school in the morning. A team collected and weighed every day the paper discarded by other classes of the school staff room and office, everything was weighed and recorded. The data collected came to make graphs, calculations and estimates for the interpretation of these data. In these calculations were those involved in mathematics curriculum and informational texts studied, the content of science. The research is applied and qualitative interpretive nature. It was noticed that the students demonstrated in this work motivation and interest. Based on work produced a teaching sequence in order to give teachers a script for the initial years of work to develop the contents of mathematics and science in an integrated and motivating.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Correia, Wilian Rodrigues. "Programa ensino médio inovador : a recontextualização curricular do ensino de ciências da natureza e matemática." Universidade Federal de Mato Grosso, 2014. http://ri.ufmt.br/handle/1/320.

Full text
Abstract:
Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-05-26T21:46:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Wilian Rodrigues Correia.pdf: 2104596 bytes, checksum: 05f6809333fcaf6ac4ca7275e2cd4bfd (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-05-29T12:29:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Wilian Rodrigues Correia.pdf: 2104596 bytes, checksum: 05f6809333fcaf6ac4ca7275e2cd4bfd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-29T12:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Wilian Rodrigues Correia.pdf: 2104596 bytes, checksum: 05f6809333fcaf6ac4ca7275e2cd4bfd (MD5) Previous issue date: 2014-03-07
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o currículo de Ciências da Natureza e Matemática em uma Escola Estadual de Mato Grosso, que participa do (ProEMI). O objetivo é investigar o processo de (res) significação do currículo do ensino de Ciências da Natureza e Matemática, a partir da proposta política de reestruturação curricular do documento orientador do ProEMI, bem como as perspectivas de professores e equipe gestora estabelecendo uma relação entre o que é proposto no documento orientador, Projeto Político Pedagógico e as ações pedagógicas. Por se tratar de ensino médio, considerou-se a descrição da estrutura conferida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio PCNEM e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio DCNEM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com elementos de estudo de caso em que, os primeiros contatos com o lócus de pesquisa, foram mediante apresentação da proposta à equipe gestora da escola. Na fase preliminar de coleta de dados ocorreu por meio de questionários, análise da matriz curricular, do projeto de reestruturação curricular (PRC) e análise documental do PPP, que possibilitaram a elaboração do histórico das escolas e compreensão da proposta curricular, além de fornecer subsídios para a elaboração de uma entrevista semiestruturada, com seis sujeitos da comunidade escolar, sendo cinco professores da área específica supracitada e um coordenador pedagógico. A análise dos dados se apresenta a partir da triangulação das informações obtidas na leitura dos documentos e na sistematização das entrevistas, para as quais foram estabelecidos alguns critérios, tais como: os tempos e espaços, as práticas pedagógicas ao ensino de Ciências, o planejamento das atividades no ensino de Ciências, as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelo professor após a inserção da escola no ProEMI. Os resultados evidenciam que o Programa, apresenta como objetivo apoiar práticas pedagógicas inovadoras das escolas, em especial o incentivo da participação juvenil, mas de fato, não se verifica uma proposta como perspectivas de mudanças efetivas. O foco central do programa no que diz respeito à “inovação” consiste em ofertar 20% da carga horária optativa para o protagonismo juvenil, fato que não ocorre na escola pesquisada. Outro fato importante é o aumento de seiscentas horas nos três anos do ensino médio. Evidencia também que o currículo do ensino de Ciências da Natureza e Matemática ainda apresenta as características tradicionais com pouca mudança após as orientações do Programa.
This paper presents an investigation on the curriculum of the teaching of Natural Sciences and Mathematics in a State School of Mato Grosso, which participates in the ProEMI (ProEMI) of the federal government (MEC). It also aims to understand how the process of (re)signification of the curriculum of the teaching of Natural Sciences and Mathematics has been happening, based on the political proposal for curricular restructuring of the ProEMI guidance document, and on the perspectives of teachers and management staff, establishing a relationship between what is proposed in the guidance document, Political Pedagogical Project (PPP) and the pedagogical practices of the teaching of Natural Sciences and Mathematics. Because this is about high school, the description of the structure conferred by the Law of Guidelines and Basis of National Education (Lei 9.394/96) was considered, using the National Curricular Parameters for high school, PCNem and the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, DCNem. This is a qualitative approach, with elements of a case study in which, the first contacts with the locus of research were upon submission of the proposal to the management team of the school. In the preliminary phase of data collection, questionnaires, analysis of curriculum, analysis of the curriculum restructuring project (PRC) and documental analysis of the PPP were conducted, which allowed the development of the schools’ record and the understanding of the curriculum proposal, in addition to providing for the development of a semi-structured interview, with seven people in the school community, five teachers of the areas of Natural Sciences, Mathematics and its technologies, one articulator of the ProEMI and one educational coordinator. The data analysis is presented based on the triangulation of the information obtained in reading of the documents cited above and in the systematization of the interviews, for which some analysis criteria were established, such as: the times and spaces, the pedagogical practices for teaching of Sciences, the planning of activities in the teaching of Sciences, the methodologies and teaching strategies used by the teacher after the school’s insertion in ProEMI. The partial results suggest that the Program has the objective of supporting innovative teaching practices in schools, the encouragement of youth participation in particular. In fact, there is no revolutionary proposal. Perhaps the central focus of the program, in regard to "innovation", is to offer 20% of elective workload for youth leadership, which does not occur in the school studied. Another important fact is six hundred hours increase in the three years of high school. It also shows that the curriculum of the teaching of Natural Sciences and Mathematics still has traditional features, with little change, even after the guidelines of the Program.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martinelli, Rodiane Ouriques. "Pensamento complexo: representações de professores de ciências e matemática." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/3025.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:52:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000423607-Texto+Completo-0.pdf: 1414726 bytes, checksum: 02360d5db41b64b0e6a7a9008c3a916e (MD5) Previous issue date: 2010
The great XXI century education challenge is the contradiction between the problems increasingly interdependent and global, and the persistence of knowledge that promotes fragmented and compartmentalized knowledge. Edgar Morin, French sociologist and philosopher proposed a reform of thoughts in a complex way of thinking, which gives grants to more contextualized interpretation of reality. His ideas are a major source of inspiration for rethinking education. Based on the theoretical foundations of Edgar Morin, this paper investigates the elements of a complex thought present in the discourses of science and math teachers. The research group consists on master students of Graduate Program in Mathematics and Science Education, whose methodological approach developed in these disciplines, is problem-analysis and reflection. After oral and written questions, we tried to identify the representations of the concept of complexity, complex thinking and complex elements of thought expressed in the teachers' conceptions of learning. For the investigation were adopted methodological tools such as interviews and questionnaires, suitable for a qualitative approach of data. We made a discursive textual analysis of the "body" of the investigation, so to answer the research questions. Regarding the complexity, the categories that emerged from the speeches showed that teachers understood the complexity as a communicative network and organizer of chaos.In relation to complex thinking, representations were categorized into three forms of thought: socio-cultural, ecologizing and network. In the discourse on student learning, initially we identified the challenges for effective learning. For complex elements of thought that emerged from the speeches, the factors that proved decisive in the construction of complex thinking were: uncertainty, incompleteness, the permanent knowledge construction, self-eco-organization and the cognocent learner. The manifestations of the teachers demonstrated the presence of elements of a complexity of thought, although the issue is not part of everyday vocabulary or training. We conclude that the teachers' discourse shows signs of the emergence of a new paradigm of complex thinking, revealed in their representations on learning.
O grande desafio lançado à educação no século XXI é a contradição entre os problemas cada vez mais interdependentes e planetários, e a persistência de um modo de conhecimento que privilegia os saberes fragmentados e compartimentalizados. Edgar Morin, sociólogo e pensador francês propõe uma reforma do pensamento em direção a um pensar complexo, que dê subsídios para a interpretação mais contextualizada da realidade. Suas idéias vêm constituindo importante fonte de inspiração para repensar a educação. Baseada nos fundamentos teóricos de Edgar Morin, este trabalho investiga os elementos de um pensamento complexo presentes nos discursos de professores de ciências e matemática. O grupo pesquisado é formado por professores que cursam o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, cuja abordagem metodológica desenvolvida nas disciplinas é problematizadora e reflexiva. A partir de questionamentos orais e escritos procurou-se identificar as representações sobre o conceito de complexidade, pensamento complexo e elementos do pensamento complexo expressos nas concepções dos professores sobre a aprendizagem de seus alunos. Para a pesquisa adotaram-se instrumentos metodológicos, como entrevistas e questionários, adequados para uma abordagem qualitativa dos dados. Foi realizada uma análise textual discursiva do “corpus” da pesquisa, de forma a responder às questões de pesquisa.Quanto à complexidade, as categorias que emergiram dos discursos revelaram o entendimento dos professores da complexidade como rede comunicante e como organizadora do caos. Em relação ao pensamento complexo, as representações foram categorizadas em três formas de pensamento: sócio-cultural, ecologizante e em rede. No discurso sobre a aprendizagem, foram identificados inicialmente os desafios enfrentados para a efetivação da aprendizagem. Em relação aos elementos de um pensamento complexo que emergiram dos discursos, revelaram-se os fatores determinantes na construção do pensamento complexo, como a incerteza, incompletude e construção permanente do conhecimento, a auto-eco-organização e o sujeito cognoscente. As manifestações dos professores demonstram a presença de elementos de um pensamento de complexidade, apesar deste tema não fazer parte de seu vocabulário de uso cotidiano ou de sua formação acadêmica. Conclui-se que o discurso dos professores apresenta sinais da emergência de um novo paradigma de pensamento complexo, revelando-se em suas representações sobre a aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ensino de ciências e matemática"

1

Franzoni, Marisa. Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de ciências e matemática. Campinas, SP: Alínea Editora, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marisa, Franzoni, and Allevato Norma Suely Gomes, eds. Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de ciências e matemática. Campinas, SP: Alínea Editora, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramalho, Betânia Leite, and Isauro Beltrán Núñez. Aprendendo com o ENEM: Reflexões para melhor pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mascarenhas, Angela Cristina Belém. As ciências humanas no ensino básico. Goiânia, GO: Editora da UCG, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Namoni, Joaquim. As crianças guineenses e o ensino da matemática no ensino básico. Bissau: Programa Educação Pós-graduação Copenhague-Bissau, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Namoni, Joaquim. As crianças guineenses e o ensino da matemática no ensino básico. Bissau: Programa Educação Pós-graduação Copenhague-Bissau, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carolina Costa Pereira, Ana, and Francisco Regis Vieira Alves. CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: investigações no ensino. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854440858.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.766192501.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ensino de Ciências e Educação Matemática 3. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.090192211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ensino de Ciências e Educação Matemática 4. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.138201606.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ensino de ciências e matemática"

1

Pinto, Marcelo Vianello, and Márcio Eugen K. L. dos Santos. "Uma visão geral sobre Etnomatemática e Educação Matemática." In Tendências de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. Even3 Publicações, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5341896.1-7.

Full text
Abstract:
Este capítulo propõe-se explorar a interligação entre Etnomatemática e Educação Matemática, enfatizando suas funções cruciais no ensino e compreensão da matemática em ambientes diversos. Destaca-se a perspectiva da Etnomatemática, que reconhece a Matemática como uma construção cultural, promovendo inclusão e respeito à diversidade cultural ao valorizar diferentes abordagens matemáticas entre grupos culturais, ao relacionar a Matemática com a vida cotidiana dos estudantes, oferece uma abordagem contextualizada para tornar o ensino mais significativo. A tecnologia também é vista como uma oportunidade para explorar as culturas matemáticas de maneira interativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues de Oliveira, Jéssica, Elen da Rosa Silva, Fernanda Veronica Fleck Pereira, and Laila Andrade Sturmer. "LEITURA FÍLMICA COM ENFOQUE CTS (CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE) – O JOGO DA IMITAÇÃO (2014)." In Leitura de Imagem com Enfoque CTS: um entreato da imagética fixa e em movimento, 95–106. Texto e contexto editora, 2022. http://dx.doi.org/10.54176/nmzt9092.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultado de uma atividade realizada na disciplina de Ciência Tecnologia, Sociedade e Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECEM/UEPG. Foi realizado por quatro discentes, sendo três Licenciadas em Matemática e uma Licenciada em Biologia. Escolheu-se realizar a análise do filme O Jogo da Imitação (2014) por observar relação direta com as áreas de formação das autoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MOURA, FABIANA CORREIA. "LINGUAGEM, APRENDIZAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS: TENSÕES, RUPTURAS E POSSIBILIDADES." In Ensino de Ciências. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt16.028.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado das reflexões tecidas no componente curricular Linguagem e Ensino: fundamentos para as pesquisas em Educação em Ciências e Matemática do Curso de Doutorado do Programa de Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em Jequié. Conforme estudiosos, a linguagem e a comunicação são elementos fundamentais no processo de organização da vida em sociedade, na elaboração de valores éticos, culturais, construção de conhecimento científico, desenvolvimento intelectual e humano. Conforme pontua Lemke (1977) fazer ciência, ensinar, construir conhecimento científico implica em ações como: observar, descrever, comparar, classificar, analisar, discutir, levantar hipóteses, teorizar, questionar, desafiar, argumentar, sugerir procedimentos, julgar, avaliar, decidir, concluir, generalizar, informar, escrever, ler, de modo que o uso da linguagem das Ciências deve ser colocada de maneira a propiciar habilidades relacionadas à compreensão, domínio do conteúdo e da prática pedagógica. Uma práxis dialógica é basilar para uma educação em ciência com domínio dos conceitos, contextualização e problematização dos conhecimentos frente as tensões/ questões emergentes da realidade sócio-histórica de cada pessoa. A problematização em Paulo Freire envolve o reconhecimento das contradições e antagonismos da sociedade na qual o sujeito assume seu papel frente à realidade como agente transformador construindo um diálogo crítico, significativo e libertador ao contrário da educação bancária que tem um sentido alienador e impositivo (FREIRE, 1996). Com base em tais percepções/constatações e questões que circundam a relação linguagem e ensino de ciências, este ensaio teórico tem como objetivos: discutir a relação linguagem e ensino, pontuar tensões, propor rupturas e possibilidades para o desenvolvimento das aprendizagens. Em suma, vislumbramos elaborar novas reflexões e contribuir com os estudos com recorte para relação linguagem/ensino/aprendizagem e Ensino de Ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fontana, Altair José, Denílson Elias Lima Silva, José Carlos S. Queiroz, Jurandy das Chagas Lima, Marcos Paulo de O. R. de Freitas, and Rosevaldo Celestino Barros. "A alfabetização científica de ciências da natureza e matemática nos anos finais: Um olhar interdisciplinar." In ABORDAGENS EDUCACIONAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-010.

Full text
Abstract:
Os estudos de pesquisadores do ensino de ciências e matemática enfatizam a necessidade de discussões e reflexões sobre o ensino de química, física, biologia e matemática, tomando como parâmetros as atuais tendências do ensino nesta área e as orientações institucionais. Assim, o objetivo deste artigo é construir uma discussão teórica enfatizando a alfabetização científica para o ensino de ciências e matemática nas séries finais do ensino fundamental. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum BNCC (2017) o ensino de ciências na perspectiva do letramento científico/alfabetização científica é recomendado para todo o ensino fundamental. Aponta também que o ensino de matemática tem possibilidade de apresentar abordagens fundamentadas na perspectiva da alfabetização científica. E assim considera que o ensino para atender a estas demandas deve pautar pela resolução de problemas significativos e experimentais nos ambientes formais e não formais, porém com uma abordagem pautada pela alfabetização científica. É um estudo qualitativo e apresenta uma discussão a partir das experiências pessoais e profissionais dos pesquisadores, enquanto professores de ciências e matemática, há mais de duas décadas, compreendendo que a formação para o letramento científico no campo das ciências da natureza e da matemática precisa ser discutido, analisado e adaptado para atender às atuais exigências do ensino dessas ciências. Portanto, se abordagens dos conteúdos na área de ciências e matemática não contemplarem abordagens na perspectiva crítica da investigação científica, pode comprometer este ensino e continuar perpetuar nos alunos uma formação frágil no que tange a este ensino, pois estas abordagens no anos finais do ensino fundamental representam importante papel na construção da linguagem científica para os alunos compreenderem as tecnologias que movem o mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

NASCIMENTO DE LIMA, ROMILDO, and JOELSON JOVENTINO SANTOS. "O NÍVEL DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NAS CIÊNCIAS EXATAS E SUA RELAÇÃO COM O ENEM." In Educação Matemática. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt13.009.

Full text
Abstract:
Recentemente, temos visto surgir o debate de como um número alto de estudantes tem concluído o Ensino Médio e chegado ao Ensino Superior com um nível indesejado em Matemática. Essa alarmante carência percebida pelos professores em seus alunos é reflexo imediato das falhas e dos erros presentes em sua formação durante o Ensino Médio, e essa defasagem interfere diretamente na forma como esses alunos irão se inserir no Ensino Superior. No entanto, essa falha apresentada pelos alunos está estreitamente relacionada com a prova mais famosa do país, e principal porta de entrada para as universidades, o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. A fim de expandir esse debate objetivamos através desta pesquisa elucidar a influência que o ENEM exerce sobre as escolas brasileiras assim como exerce nos próprios estudantes que irão prestar a prova. Em sequência, ao comparar as questões presentes na prova de Matemática do ENEM realizado em 2021 com livros didáticos do Ensino Fundamental, escritos por autores renomados, buscamos ampliar o questionamento acerca do nível necessário para resolver as questões presentes na prova. Seria mesmo o ENEM uma prova com conteúdos do Ensino Médio? Ou seria possível resolver a prova sendo um aluno do Ensino Fundamental? Por fim, buscamos debater com professores de disciplinas de Matemática dos cursos de exatas do Ensino Superior como esse déficit dos alunos tem atrapalhado seus desempenhos na graduação e como essa influência do ENEM pode ser negativa a curto e longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kleber Favreto, Elemar, Bruna Marques Duarte, Lilian Favaro Alegrancio Iwasse, and Anderson Ercílio dos Reis Franco. "LEITURA FÍLMICA COM ENFOQUE CTS (CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE) – OXIGÊNIO (2021)." In Leitura de Imagem com Enfoque CTS: um entreato da imagética fixa e em movimento, 81–94. Texto e contexto editora, 2022. http://dx.doi.org/10.54176/dqkn5242.

Full text
Abstract:
A presente análise é fruto do trabalho realizado na disciplina de Tópicos Especiais de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ensino de Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM. O estudo foi realizado por quatro discentes do curso de doutorado, com formação em Pedagogia, Ciências e Física, possibilitando, portanto, uma visão mais abrangente e interdisciplinar do filme.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MARQUES, DANIELLE RAISSA SILVA, and MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS. "CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In Ensino de Ciências. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt16.005.

Full text
Abstract:
O uso do cordel em sala de aula pode ser uma alternativa dentre outras metodologias no campo do ensino de ciências, auxiliando demais professores que desejam trabalhar com essa perspectiva de recurso didático, assim o trabalho é intitulado como “Cordel como recurso didático: uma proposta para a formação do professor no ensino de ciências”. O objetivo desse trabalho visa apresentar cordéis como forma de recurso didático, para contribuir com a formação inicial docente no âmbito do ensino de ciências. Uma vez que o cordel conta com uma linguagem simples e de fácil compreensão, podendo até mesmo trabalhar com a arte e a cultura no ambiente escolar, estimulando a prática da criatividade. O público-alvo foram estudantes da graduação do curso de ciências biológicas- licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, campus I de Campina Grande-PB. A pesquisa tem caráter qualitativa descritiva, sendo assim como instrumento de coleta de dados, foram formulários online, como pré e pós teste, ambos realizados por meio do google formulários, devido ao contexto vivenciado no período pandêmico, os mesmos foram analisados e organizados por meio de gráficos simples. Salientando que consiste em um recorte da dissertação do mestrado, do Programa de pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Dessa forma, os cordéis mostrados como modelos de recurso didático foram avaliados pelos participantes e considerados relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, onde gostaram de conhecer mais uma proposta que possa contribuir para a sua formação docente e para futuras aulas nas quais irão ministrar. No entanto, é perceptível que a presente pesquisa contribui para área da docência, em relação a formação inicial, assim como no campo de novas metodologias da didática visando a área do ensino de ciência, com foco no processo de ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Gilberto Francisco Alves de, Salete Maria Chalub Bandeira, and Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra. "PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA." In Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, 77–98. Stricto Sensu Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786580261048.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santana, Rosa Lúcia da Silva. "MATEMÁTICA NO COTIDIANO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM ENTRELAÇAMENTO RICO PARA A APRENDIZAGEM." In Ensino de ciências e educação matemática, 155–59. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.76619250116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

FONTANA, MARIANA, AMANDA OLIVEIRA PROENCA, and IRINÉA DE LOURDES BATISTA. "FORMAÇÃO DOCENTE E GÊNERO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA." In Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.076.

Full text
Abstract:
ACREDITAMOS QUE POR MEIO DA FORMAÇÃO DOCENTE COM ENFOQUE EM QUESTÕES DE GÊNERO É POSSÍVEL PROPORCIONAR ESCLARECIMENTO DE TERMOS, DISCURSOS MENOS ESTEREOTIPADOS E SEXISTAS E UM ENSINO MAIS EQUÂNIME. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TEM ABORDADO QUESTÕES DE GÊNERO POR MEIO DE DISCIPLINAS. BUSCOU-SE, POR MEIO DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, DISCIPLINAS QUE COMPÕEM OS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO BRASIL. PARA ISSO, FORAM SELECIONADOS ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2016 OS PROGRAMAS COM NOTA 6 E 7 DE ACORDO COM A CAPES E INVESTIGADO AS GRADES DE CADA CURSO. EVIDENCIOU-SE QUE DOS 14 PPGS INVESTIGADOS, SEIS DELES APRESENTARAM DISCIPLINAS QUE DISCUTEM GÊNERO E EM NOVE PPGS FORAM ENCONTRADAS LINHAS DE PESQUISAS E PROJETOS QUE ENVOLVAM GÊNERO NA PÓS-GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE HÁ NECESSIDADE DE MAIS DISCIPLINAS QUE ENVOLVAM QUESTÕES DE GÊNERO COM CIÊNCIA E EDUCAÇÃO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ensino de ciências e matemática"

1

GOMES, Elsilene Lino, Juliana Eugênia CAIXETA, and Amanda Marina Andrade MEDEIROS. "ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA CAIXA DE JOGOS MATEMÁTICOS." In Anais do III Congresso Nacional de Ciências Naturais/da Natureza. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15523.1-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BORDIN, THAMARA CAETANO, and GREICE SCREMIN. "PRODUTOS EDUCACIONAIS NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FERRETI RIBAS, JEFERSON. "Produção Escrita na área de Ensino de Ciências e Matemática." In XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2021. http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lopes, Sâmia Marília Câmara. "ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/8343.

Full text
Abstract:
Introdução: A genética tem como origem os primeiros trabalhos de Mendel do século XX, trazendo para o campo das ciências, inovação e possibilidades de buscar respostas à origem humana por um aspecto evolutivo. Ela também traz um arcabouço de novas técnicas ao passo que se torna interdisciplinar, uma vez que tem sua aplicação em estudos de ciências agrárias, na própria biologia, estudos paleontológicos, ecológicos, matemáticos dentre outros. Contudo, a aprendizagem em genética é baixa e está atrelada a muitos desafios. Objetivo: O presente trabalho, objetivou destacar os principais desafios ao ensino e aprendizagem em genética no ensino médio, ao mesmo tempo, demonstrando as medidas e estratégias pedagógicas empregadas no ensino de genética para efetivação da qualidade da aprendizagem. Material e Método: Para tanto, foi feito breve levantamento bibliográfico na base de periódicos Capes e no Google Acadêmico, se considerando o período de 2017 a 2021 e utilizando os seguintes descritores de pesquisa: ensinar genética no ensino médio, importância do ensino de genética, metodologias no ensino de genética, desafios no ensino de genética, problemas de aprendizagem no ensino de genética, dificuldade de aprendizagem em genética, novas metodologias no ensino de genética. O estudo trata de uma revisão de literatura e de caráter qualitativo. Resultados: Foram encontrados artigos que faziam discussão quanto aos problemas de aprendizagem em genética, onde evidenciaram que a formação de professores, as metodologias tradicionais, uso de recursos didáticos pouco atrativos como o livro, aprendizagem deficitária de conceitos base e matemática, são os principais motivos. Conclusão: Assim, a pesquisa demonstrou que para se contornar a problemática será necessário que os professores realizem formação continuada para melhoria de suas práticas, com a inserção de recursos tecnológicos, jogos, ou mesmo, materiais não convencionais ao ensino, que permitam a inserção de uma didática mais dinâmica, além de serem capazes de adequar o ensino de genética a realidade histórico-cultural dos discentes, a fim de demonstrar sua aplicação prática. Além disso, o estudo mostrou que se faz necessário investigar o desenvolvimento de conhecimentos de base para aprendizagem em genética que se dá ainda no ensino fundamental II no oitavo e nono ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Glauber Moraes. "ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA." In I Congresso Nacional On-line de Licenciaturas e Pesquisas Acadêmicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conlinps/6753.

Full text
Abstract:
Introdução: Na análise do ensino de matemática abordaremos a vivência do docente de matemática no cotidiano e consequentemente as dificuldades vividas por estes, visaremos identificar quais os procedimentos necessários para que se não solucionar ao menos amenizar estas dificuldades que os profissionais e alunos vivenciam no dia a dia com os conceitos e aplicações matemáticas e consequentemente mostrando a importância da matemática para a sociedade. A justificativa do trabalho está em salientar a contribuição da pesquisa para que algumas das dificuldades encontradas pelos docentes e demais colaboradores sejam superadas e que este estudo possa direcionar a possíveis caminhos de superação. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo geral descrever a importância do ensino de matemática, e analisar seus principais benefícios a sociedade e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam na área, identificar quais os procedimentos necessários para que se possa amenizar ou desaparecer as dificuldades que os profissionais da área possuem quanto ao ensino desta ciência e abordar os pontos da discussão sobre o ensino de matemática. Metodologia: Para a consolidação do presente estudo, buscou-se reunir os teóricos que pudessem contribuir significativamente para os objetivos desta pesquisa, tendo como procedimentos metodológicos a abordagem de uma pesquisa bibliográfica baseada em autores especializados no assunto. Resultados: O exercício da docência quanto atividade não é uma tarefa simples, esta é bastante complexa, de extrema dificuldade e repleta de inúmeros desafios no cotidiano do docente. Conclusão: Conclui-se que o processo de ensino e aprendizagem de matemática contribui para o desenvolvimento cultural, intelectual e social dos discentes, não só no meio acadêmico como no meio social onde estão inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Triboli, Loanda Alves. "O ENSINO DA MATEMÁTICA FRENTE ÀS PECULIARIDADES DE CADA ALUNO." In Resumos: Simpósio Catarinense em Educação em Ciências -SECEC. Recife, Brasil: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/1142816.3-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Thiago De, Thais Castro, and Bruno Gadelha. "Um Relato de Experiência sobre o Uso do Pensamento Computacional para Potencializar o Ensino de Ciências na Rede Básica de Ensino." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.657.

Full text
Abstract:
O pensamento computacional é uma habilidade que para que os alunos adquiram é essencial que a mesma esteja aos currículos das disciplinas da escola, especialmente as correspondentes a temas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Atendendo a essa ideia, este trabalho consiste no planejamento e aplicação de atividades pedagógicas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus. O principal objetivo foi o de ensinar rudimentos de programação e, ao mesmo tempo, reforçar o estudo de ecologia à disciplina curricular de Ciências Naturais. Para atingir uma abordagem mais rápida com feedback imediato usamos a linguagem de programação Scratch. Os resultados indicaram que existe uma relação positiva entre o ensino de rudimentos (lógica) de programação e o aumento do interesse dos alunos quando se associa um conteúdo tradicional a uma ferramenta tecnológica de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Sara das Mercês, Andryel Piedade, Karen Silva, Fabíola Pantoja O. Araújo, and Josivaldo de Araújo. "Ferramenta com Realidade Aumentada para o Ensino de Ciências Exatas contextualizado ao Ciclo de Queimadas na Amazônia." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2022.224965.

Full text
Abstract:
A Realidade Aumentada é um recurso da Computação que possibilita a mescla de informações virtuais em objetos do mundo real, podendo contribuir na visualização de conteúdos mais abstratos das Ciências Exatas. Este artigo apresenta uma ferramenta online de Realidade Aumentada, intitulada CiênciAR, para o ensino interdisciplinar de química, física e matemática, contextualizado ao ciclo de queimadas na Amazônia. O software passou por avaliação com especialistas, por meio do teste educacional PETESE. Os resultados dos testes como especialistas mostraram que o CiênciAR pode ser aplicado no processo de ensino e aprendizagem das referidas disciplinas e contribuir para melhorar a visualização de conteúdos abstratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SARAIVA, FERNANDA SANCHOTENE, JOSE CARLOS PINTO LEIVAS, and ROSEMAR DE FATIMA VESTENA. "O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ALIADOS PARA ENSINAR GEOMETRIA E HEREDOGRAMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." In Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE 2023). sepebr, 2023. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2023.27041.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

DIAS, FRANCINE ZALTRON, MARIA GUADALUPE COUTO DO CANTO, DENISE KRIEDTE DA COSTA, and ALINE GROHE SCHIRMER PIGATTO. "ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA DEFICIÊNCIAS VISUAIS: MAPEAMENTO DE ESTUDOS." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-287.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Ensino de ciências e matemática"

1

Souza, Ednilson Sergio Ramalho de. Modelagem matemática gerando ambiente de alfabetização científica: discussões no ensino de física. Home Editora, July 2023. http://dx.doi.org/10.46898/home.adb21e8d-088f-45d5-9b99-6c2a31f3f4e9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faria, Eduardo, and José Gabriel Andrade. Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA-UMinho), March 2023. http://dx.doi.org/10.21814/1822.83476.

Full text
Abstract:
Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography