Academic literature on the topic 'Ensino de violão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino de violão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino de violão"

1

Bragamonte, Henrique Soares, and Patrícia Luciene De Albuquerque Bragamon. "ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais." PLURAIS - Revista Multidisciplinar 4, no. 2 (August 19, 2019): 169. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.169-179.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como tema a música como conteúdo curricular na Educação Básica. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o ensino coletivo de violão no currículo das turmas de anos iniciais que vem sendo realizado desde 2015, na Escola Vida, situada no município de Alegrete/RS. A pesquisa foi realizada no turno regular, com alunos das turmas do 3º ao 5º ano, que se encontram na faixa etária entre 8 a 11 anos, com o objetivo de refletir sobre o ensino coletivo de violão na aprendizagem musical de alunos dos anos iniciais. Ao concluir este trabalho percebeu-se que o ensino coletivo de violão proporciona o desenvolvimento de experiências musicais colaborativas e autonomia dos alunos em suas aprendizagens, desafiando o educador musical na criação de propostas criativas para a mediação das aprendizagens de seus alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silla Junior, Carlos Nascimento, Roque Correa Junior, Luiz Carlos Martins Loyola Filho, and Claudio Carvilhe. "A utilização de tecnologias da informação e comunicação para o ensino do violão." REVISTA INTERSABERES 12, no. 25 (June 7, 2017): 68. http://dx.doi.org/10.22169/intersaberes.v12i25.590.

Full text
Abstract:
O violão é o instrumento musical mais difundido no Brasil. Considerando os diversos avanços das tecnologias de informação ecomunicação nos últimos anos, neste trabalho é feita uma pesquisa inicial com o intuito de entender como essas tecnologiassão utilizadas pelos professores de violão. Os objetivos específicos deste estudo são: Levantar e caracterizar as ferramentastecnológicas que os participantes utilizam direta ou indiretamente para o estudo/ensino e investigar as motivações que os levama utilizar tais ferramentas. Informações relevantes foram obtidas com base nos dados coletados, entre elas que: tecnologiasdiversas estão sendo utilizadas por professores de violão; utiliza-se amplamente tecnologias não específicas para violão;não existem ferramentas que possibilitem uma melhor aproximação professor/aluno e principalmente, que existe a demandapor um software específico que concentre soluções para as mais diversas necessidades de aprendizagem. Conclui-se que éimprescindível ampla pesquisa futura envolvendo tecnologia e ensino da música produzindo além de produtos, conhecimentoacessível a todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Scarduelli, Fabio, and Carlos Fernando Fiorini. "O violão na universidade brasileira: um diálogo com docentes através de um questionário." Per Musi, no. 31 (June 2015): 215–34. http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015a3112.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta a análise de um questionário aplicado aos professores de violão de universidades públicas brasileiras (estaduais e federais), em que são abordados os caminhos de técnica e repertório utilizados nestas instituições. A partir de uma participação ampla (com 95,4% de participação das universidades que possuem curso de violão), foi possível elaborar um mapa do ensino do violão no Brasil, que poderá suscitar reflexões a respeito da pedagogia e do perfil dos profissionais formados nestes cursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Souza, Luan Sodré. "OS SAMBAS DO RECÔNCAVO BAIANO NO ENSINO ACADÊMICO DO VIOLÃO: UMA PROPOSTA DECOLONIAL DE ENSINO EM RESPOSTA À COLONIALIDADE DO SABER." Pontos de Interrogação — Revista de Crítica Cultural 8, no. 2 (February 11, 2019): 75. http://dx.doi.org/10.30620/p.i..v8i2.5913.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de problematizar e apresentar algumas perspectivas para o ensino de violão no curso superior de música, principalmente quando voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura em música, considerando os saberes e fazeres dos Sambas do Recôncavo Baiano enquanto uma referência epistêmica. A partir de um olhar mais atento para as Epistemologias do Sul (SOUSA; MENESES, 2009), e da perspectiva do giro decolonial, embasado pelas ideias de Walter Mignolo, Enrique Dussel, Anibal Quijano, centralizando a discussão no pensamento de fronteira, defendido por Grosfoguel (2009), pretendo discutir caminhos de visibilização de saberes e fazeres que são colocados em posição subalterna por conta de uma estrutura colonial que impera nas estruturas da sociedade brasileira. Dessa maneira, este trabalho busca refletir sobre caminhos de trânsito entre aulas coletivas de violão na graduação em música e os saberes e fazeres dos Sambas do Recôncavo Baiano. Para tal, parto da tese de que é possível construir uma proposta de ensino fronteiriça, buscando propor caminhos de trânsito epistemológico a partir da compreensão dos fundamentos destes dois campos de formação — o samba de roda e o ensino de violão na Universidade Federal da Bahia. Aqui, trarei algumas reflexões que podem contribuir para o ensino de instrumentos musicais na atualidade. Além disso, pretendo apontar perspectivas para um ensino de instrumentos musicais sem preconceitos, respeitoso com as tradições brasileiras, igualitário e que represente o Brasil, considerando a sua dimensão e riqueza cultural e epistêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Beltrame, Juciane Araldi, and Marcos Rosa Garcia. "Curso Híbrido de Violão." ouvirOUver 16, no. 1 (July 24, 2020): 278–91. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v16n1a2020-55854.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta uma pesquisa realizada coletivamente, envolvendo bolsistas de iniciação científica, estudantes da graduação e pós-graduação e professores orientadores. O estudo teve como objetivo compreender como se constitui o ensino híbrido na estruturação e desenvolvimento de um curso de extensão de instrumento a partir da perspectiva dos professores e alunos. Trata-se de um estudo de caso cujo campo empírico é o curso híbrido de iniciação ao violão ofertado para a comunidade externa à universidade. Como resultado, percebemos o aprendizado de todos os lados: alunos da graduação aprendem a fazer pesquisa, alunos do mestrado vão a campo e conhecem nova bibliografia, alunos da extensão aprendem violão e outros aprendem com a análise e divulgação dos dados. Por fim, o curso híbrido se mostrou eficaz, cumprindo seus objetivos, e pode ser uma alternativa à cursos de música futuros e conectados Internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bonifácio Barros, Ana Elisa, Damián Keller, and Leandro Levesques Costalonga. "Guitarreando: Estudo sobre a utilização de modelagem e tablatura no ensino de violão mediado por tecnología." Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 22 (December 19, 2018): e03. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.22.e03.

Full text
Abstract:
O presente projeto estuda a efetividade da modelagem e da tablatura no ensino do violão mediado por tecnologia, utilizando procedimentos experimentais com o objetivo de subsidiar a eleição, o design e o desenvolvimento de ambientes musicais educativos. Dentro deste contexto, 41 participantes realizaram exercícios musicais através de três meios digitais: vídeo, áudio e tablatura. Foram modeladas atividades de execução de acordes utilizando cordas soltas, de melodias com cordas soltas usando somente uma mão, e de melodias empregando cordas pisadas que demandam a coordenação motora de ambas manos. Através do estudo, respondemos às seguintes perguntas: Quais modelos digitais – vídeo e áudio ou tablatura – são mais efetivos para o ensino inicial de violão? Quais materiais sonoros (acorde, melodia com cordas presas ou melodia com cordas soltas) são mais adequados? Em relação aos critérios número de acertos e tempo de execução, os resultados indicam que a tablatura é mais efetiva que os modelos digitais disponibilizados em formatos audiovisuais ou sonoros. Quanto aos materiais musicais, os resultados sugerem o uso de atividades empregando melodia cordas soltas (arpejo) nas fases iniciais. Discutiremos também as preferências, o grau de dificuldade e a Distorção Perceptiva da Performance Musical - DPPM (diferença entre o que o usuário/estudante acredita ter executado e o que ele efetivamente executou) com o intuito de compreender as implicações do ensino a distância de violão na ausência de um professor ou tutor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Battisti, Dayane, and Rosane Cardoso de Araújo. "Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo." Orfeu 2, no. 2 (September 4, 2018): 147–74. http://dx.doi.org/10.5965/2525530402022017147.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Llanos, Fernando Elías. "Violão “erudito” e “popular” como marcadores sociais da diferença - Por uma história das suas apropriações pedagógicas e estéticas." Revista da Tulha 1, no. 2 (December 22, 2015): 416. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108793.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe analisar as tensões entre a comunicação musical — entendida como dispositivo aglutinador e mediador de trocas simbólicas (SEINCMAN, 2008) — e as apropriações da cultura (popular e erudita) que, desde o cenário das práticas pedagógicas e das linguagens estéticas musicais vem definindo a práxis e o corpus teórico do ensino — nos níveis profissionalizante e superior — do violão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Diogo Oliveira, and Felipe Damasio. "O violão no ensino de acústica: uma proposta com enfoque histórico-epistemológico em uma unidade de ensino potencialmente significativa." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 36, no. 3 (December 5, 2019): 818–40. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p818.

Full text
Abstract:
O trabalho relata uma pesquisa em ensino de acústica, cujo objetivo foi proporcionar um ambiente que se pudesse promover a evolução conceitual, não só de ciência, mas também sobre ciência. Para isso, utilizou-se do violão como ferramenta didática dentro da noção de organizador prévio e da organização sequencial, também para procurar despertar uma pré-disposição em aprender. Além da discussão de conceitos envolvidos no ensino de acústica, procurou-se também levantar questões acerca do empreendimento científico, utilizando-se de episódios históricos da ciência para isto. O trabalho pauta-se em três referenciais, articulados e coerentes: Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (teórico educacional), a filosofia da ciência de Paul Feyerabend (teórico epistemológico) e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (metodológico) que são sequências de ensino fundamentadas teoricamente com o objetivo de criar um ambiente em que a aprendizagem significativa possa ser construída. A metodologia da pesquisa consistiu nas etapas de: (i) revisão bibliográfica; (ii) planejamento e elaboração do material instrucional; (iii) aplicação da UEPS; (iv) construção de uma página na rede mundial de computadores para reunir os materiais elaborados para alunos e professores e; (v) a análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicam indícios de aprendizagem significativa quando se utiliza instrumentos musicais em sala de aula, tal qual abordado pela pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zorzal, Ricieri. "Estratégias para o ensino de instrumento musical: bases teóricas e exemplos práticos aplicados ao violão." Revista Vórtex 8, no. 3 (2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino de violão"

1

Sá, Fábio Amaral da Silva. "Ensino coletivo de violão: uma proposta metodológica." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5541.

Full text
Abstract:
Submitted by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2016-05-05T19:54:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fábio Amaral da Silva Sá - 2016.pdf: 8063345 bytes, checksum: 847a66edb26db987e75fc83ea354d001 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-05-06T11:34:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fábio Amaral da Silva Sá - 2016.pdf: 8063345 bytes, checksum: 847a66edb26db987e75fc83ea354d001 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-06T11:34:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fábio Amaral da Silva Sá - 2016.pdf: 8063345 bytes, checksum: 847a66edb26db987e75fc83ea354d001 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
This research aimed to systematize a teaching methodology that includes the initial musical education of students in basic education and the expansion of its musical repertoire through Collective Guitar Teaching. The research methodology is essentially qualitative and was carried from the Action Research Method, characterized by the active role of the researcher in the analyzed reality. It used different techniques to collect data such as interviews, questionnaires, shooting classes, protocols and the establishment of the jury. Methodological teaching proposal was applied by a research professor in basic education school regular education in the city of Goiânia-GO. It constituted a class with 16 students from the high school who participated in the activity after school. The methodology of teaching the following principles: 1) democratize access to music teaching in basic education; 2) All individuals are able to have a musical cognitive development; 3) Different procedures may be used to facilitate the memorizing and learning music; 4) The creation, creativity and improvisation should be encouraged in the musical initiation process; 5) musical appreciation must be present in music lessons; 6) Imitation is an important resource in learning music; 7) The use of music theory and singing are essential in the music education process; 8) The motivation and socialization favor the musical learning; 9) Music theory should be related to the practice (Applied Theory); 10) The music lesson should include unity and variety across a distributed practice; 11) Consider the musical repertoire of the students; 12) Contemplating cultural diversity and lead students to new musical experiences. These principles are anchored in different theoretical references from authors who study and work with ECIM theme in Brazil, authors from the field of music cognition and pedagogical concepts advocated by six music educators: Dalcroze, Kodaly, Orff, Suzuki, Gainza and Swanwick. The survey results revealed that the methodological proposal of collective guitar teaching included both issues related to cultural technical musical training as training of students and proved efficient in the teaching-learning process for several reasons: it provides the musical basic training; meets educational regulations; It enables the expansion of the repertoire and musical taste of students; It allows, from the contextualization of the musical elements, critical reflection and analysis of musical aspects; favors the development of different skills to music making and promote the development of the expression and creativity of the students. It also allows students to express themselves musically when using a diverse musical repertoire as the musical styles and genres. Thus, the methodological proposal systematized applied is configured as one of the possible and feasible ways to contemplate the teaching of music content in basic education schools in Brazil, as required by law 11,769 / 2008 (BRAZIL, 2008)
Esta pesquisa teve como objetivo principal sistematizar uma metodologia de ensino que contemple a formação musical inicial do aluno na educação básica e a ampliação do seu repertório musical por meio do Ensino Coletivo de Violão. A metodologia de pesquisa é essencialmente qualitativa e foi realizada a partir do método da Pesquisa-Ação, caracterizado pelo papel ativo do pesquisador na realidade analisada. Empregou-se diferentes técnicas para a coleta de dados como entrevistas, questionários, filmagem de aulas, protocolos e a constituição do júri. A proposta metodológica de ensino foi aplicada, pelo professor pesquisador, em uma escola de educação básica de ensino regular na cidade de Goiânia-GO. Constituiu-se uma turma com 16 alunos provenientes do ensino médio que participaram da atividade no contraturno escolar. A proposta metodológica de ensino parte dos seguintes princípios: 1) Democratizar o acesso ao ensino da música na educação básica; 2) Todos os indivíduos são aptos a terem um desenvolvimento cognitivo musical; 3) Diferentes procedimentos podem ser utilizados para favorecer a memorização e a aprendizagem musical; 4) A criação, a criatividade e a improvisação devem ser estimuladas no processo de iniciação musical; 5) A apreciação musical deve estar presente nas aulas de música; 6) A imitação é um importante recurso na aprendizagem musical; 7) O emprego do solfejo e do canto são essenciais no processo de musicalização; 8) A motivação e a socialização favorecem o aprendizado musical; 9) A teoria musical deve estar relacionada com a prática (Teoria Aplicada); 10) A aula de música deve contemplar unidade e variedade através de uma prática distribuída; 11) Considerar o repertório musical dos alunos; 12) Contemplar a diversidade cultural e conduzir os alunos a novas experiências musicais. Esses princípios ancoram-se em diferentes referenciais teóricos, a partir de autores que estudam e trabalham com a temática ECIM no Brasil, de autores do campo da cognição musical e em concepções pedagógicas defendidas por seis educadores musicais: Dalcroze, Kodály, Orff, Suzuki, Gainza e Swanwick. Os resultados da pesquisa revelaram que a proposta metodológica de ensino coletivo de violão contemplou tanto questões relativas à formação musical técnica quanto à formação cultural dos alunos e se revelou eficiente no processo de ensinoaprendizagem por diversas razões: ela propicia a formação inicial musical; atende normativas educacionais; possibilita a ampliação do repertório e do gosto musical dos alunos; permite, a partir da contextualização dos elementos musicais, a reflexão e análise crítica dos aspectos musicais; favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades necessárias ao fazer musical e favorece o desenvolvimento da expressão e da criatividade dos alunos. Também permite aos alunos se expressarem musicalmente quando se utiliza um repertório musical diversificado quanto a estilos e gêneros musicais. Desse modo, a proposta metodológica sistematiza, aplicada configura-se como uma das formas possíveis e viáveis de se contemplar o ensino dos conteúdos musicais nas escolas de educação básica no Brasil, como determina a lei 11.769/2008 (BRASIL, 2008).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zafani, José Tadeu Dutra 1985. "Ensino de guitarra e violão : uma construção social e pessoal." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285242.

Full text
Abstract:
Orientador: Jorge Luiz Schroeder
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-26T08:52:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zafani_JoseTadeuDutra_M.pdf: 1521384 bytes, checksum: d4a69db7865b421e48a41970b8a89f5a (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: Utilizando conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu (1996,1998,2004) e Bernard Lahire (2002,2004,2010) e da sociologia da educação de Maria da graça Setton (2002, ,2007,2008, 2010, 2011,2012), o presente trabalho tem como objetivo esboçar o "retrato sociológico musical" de professores de guitarra, professores de violão e professores de ambos os instrumentos. Para isso, conectou-se o processo socializador pelo qual passou cada professor durante sua formação junto ao campo sociomusical em que atuam com suas formas particulares de agir, pensar, crer e perceber (disposições) os aspectos musicais no presente de seus respectivos trabalhos, tendo como principais eixos de investigação as respectivas práticas do ensino da guitarra e do violão e as possíveis relações didáticas entre os dois instrumentos e suas simultâneas atuações artísticas. Para obter as informações necessárias para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas presenciais com doze professores, com qualquer trajetória musical, que se encaixaram no perfil da pesquisa. Observou-se que a forma de agir, pensar, crer e perceber o ensino de guitarra e violão se mostra como reflexo de uma construção social e musical através da qual os professores transitam, assim como a condição de emancipação e dependência didática, técnica ou artística da guitarra em relação ao violão aparece também como uma construção individual em busca de uma síntese pessoal das contradições entre os procedimentos específicos de cada instrumento, ou seja, a questão de dependência ou emancipação só se resolve intrinsecamente em cada indivíduo de forma única e pessoal e esta resolução é resultado de uma trajetória músico-social singular
Abstract: Using sociological concepts of Pierre Bourdieu (1996,1998,2004) and Bernard Lahire (2002,2004,2010) and concepts of sociology of education of Maria da Graça Setton (2002, ,2007,2008, 2010, 2011,2012), the present study aims outlining the "musical sociological portrait" of guitar teachers, eletric guitar teachers and teachers of both instruments. For this, it was connected the socializing process by which each teacher spent during his sociomusical field training in which they act, with their particular ways of acting, thinking, believing and perceiving (provisions) musical aspects of their work, having as main lines of investigation their practice of teaching acoustic guitar and eletric guitar and the relations between the two instruments and their artistic performances that may exist. To obtain the necessary information to conduct the survey, personal interviews were conducted with twelve teachers with any musical path and who matched the research profile. It was observed that the way we act, think, believe and realize teaching acoustic and eletric guitar is shown as a reflection of musical and social construction through which teachers transit, as well as the condition of didactical, technical or artistic emancipation and dependence of the electric guitar in relation to the acoustic guitar also appears as an individual construction in a search for a personal synthesis os contradictions between the especific procedures of each instrument. It equivalent to say that the question about the dependence or emancipation only is resolved inside each person in a unique and personal way and this resolution is the result of a singular musical and social trajectory
Mestrado
Fundamentos Teoricos
Mestre em Música
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

TEIXEIRA, Levi Trindade. "Referenciais para o ensino de violão na formação do musicoterapeuta." Universidade Federal de Goiás, 2010. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2690.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T16:25:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert Levi T Teixeira.pdf: 521768 bytes, checksum: c13dbf827089ae94e2f3671f2efaa8b2 (MD5) Previous issue date: 2010-04-30
This work, in view of encompassing a interdisciplinary research, presents as theoretical references, knowledge in the areas of high learning education, Music Therapy and Musical Education. In general, the guitar teacher, while involved in the teaching of Music Therapy is frequently faced with specific challenges in the area where the guitar traditional teaching methods, popular or erudite neglect. Thus, some questions have been raised, amongst them: 1) Would the guitar graduation in Music therapy offer the graduate the necessary skills for him to face the real demands of the profession? 2) Which playing abilities would the music therapist have to achieve? 3) Which contents the music educator do have to know in Music therapy to orient and contextualize his classes? In order to respond to these questions, this research has the general objective of describing, analyzing and comparing knowledge in the area of Musical Education as well as in Music Therapy in a interdisciplinary perspective for instrumental graduation guitar practice of the graduate and the music therapist. For this purpose, it made use of a collection of data performed into two phases: 1) structured interviews of professionals in Music therapy possessing more than three years of experience, pupils in Music Therapy and guitar teachers involved in the graduation of music therapists; 2) participating observation in three fields of training correlated to the EMAC-UFG graduation course in Music Therapy. The data processing activity took place by means of a contents analysis and, later on, those data have been divided in categories concerning the recurrent information. In this manner, at the end of this analysis, ways to the guitar teaching became evident in accordance with the needs in the area of Music Therapy.
Por se tratar de uma pesquisa interdisciplinar, este trabalho apresenta como referenciais teóricos conhecimentos das áreas de Educação em nível superior, Musicoterapia e Educação Musical. Em geral, o professor de violão nos cursos de Musicoterapia é frequentemente confrontado com exigências específicas da área que os métodos de ensino tradicionais do instrumento de caráter tanto popular como erudito negligenciam. Dessa forma, alguns questionamentos foram levantados, entre eles: 1) Será que a formação violonística oferecida ao graduando em Musicoterapia o capacita para as reais necessidades de sua profissão? 2) Quais habilidades violonísticas o musicoterapeuta precisa desenvolver? 3) Quais conteúdos o educador musical precisa conhecer da área de Musicoterapia para nortear e contextualizar suas aulas? Visando responder a essas questões, esta pesquisa teve como objetivo geral descrever, analisar e comparar conhecimentos da área de Educação Musical e os de Musicoterapia numa perspectiva interdisciplinar para a formação instrumental prática do violão do graduando e do profissional musicoterapeuta. Para tanto, valeu-se da coleta de dados realizada em duas etapas: 1) aplicação de entrevistas estruturadas para profissionais musicoterapeutas com mais de três anos de experiência, alunos estagiários em Musicoterapia e professores de violão inseridos na formação do musicoterapeuta; 2) observação participante em três campos de estágio vinculados ao curso de graduação em Musicoterapia da EMAC-UFG. O processamento dos dados realizou-se por meio da análise de conteúdo e, posteriormente, foram estabelecidos por categorias a partir dos dados recorrentes. Dessa forma, ao final dessa análise, evidenciaram-se caminhos para o ensino de violão segundo as necessidades da área de Musicoterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barretto, Filho Eduardo Paes. "(Per)formando com autonomia: o violar e abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino do violão." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16885.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música
O ensino formal de instrumentos musicais ainda está bastante vinculado a um paradigma didático que se alicerça na repetição mecânica e na formatação de estereótipos, amiúde alheios às motivações internas dos alunos. Essa abordagem invariavelmente estabelece poucas conexões com outras subdisciplinas da área da Música. Diante desse quadro, o presente trabalho propõe-se a discutir acerca de abordagens e ferramentas pedagógicas (nomeadamente o material didático de apoio à performance do violão, Violar), baseadas nos princípios de problematização e estímulo à criatividade. Incentivando a adoção de uma postura criticamente ativa e de decisões tomadas de forma refletida e consciente, visa-se assegurar a autonomia e o respeito à identidade de cada estudante enquanto objetivos de primeira ordem, articulando tanto suas preferências estéticas quanto suas aptidões técnicas, para que elas possam protagonizar a construção de seus próprios saberes. Almeja-se ainda diluir a dicotomia entre o processo de aprendizagem e a performance “propriamente dita”, propondo antes que ambas as formas estão inseridas em um mesmo contínuo. Destarte, questões concernentes aos aspectos do “como” e “porquê” tornar-se-ão tão relevantes quanto “o que” se realiza. Para a realização da parte empírica da pesquisa, este estudo utilizou o método de investigação-ação educacional, que contou com a colaboração de seis violonistas estudantes provenientes de instituições universitárias brasileiras e portuguesa. Os resultados obtidos a partir do consenso intersubjetivo entre os agentes envolvidos (aluno e professor) naquele contexto específico, constituem possibilidades de experimentar outras maneiras de se ensinar instrumentos musicais no âmbito das instituições formais.
The formal teaching of musical instruments is commonly linked to a didactic paradigm based on mechanical repetition and formation of stereotypes, often without considerations of the student’s inner motivations. This approach invariably fails to establish sufficient connections with other sub-disciplines within the area of Music. Given the situation, this paper intends to discuss alternative approaches and pedagogical tools for instrumental practices (namely the didactic material to support the guitar performance, Violar), based on the principles of questioning and stimulating creativity. By encouraging the adoption of an active and critical role, beyond reflected and conscious decisions, the aim is to ensure the autonomy and respect to the identity of each student as primary goals by articulating both their aesthetic preferences and their technical skills, thus enabling them to participate in the construction of their own knowledge. Furthermore, we intend to dilute the dichotomy between the learning process and performance itself – often regarded only as the final product, created in public –, by proposing that both forms are inserted in the same continuous. Thus, issues related to musical aspects of “how” and “why” will become as relevant as “what” is done musically. Regarding the empirical aspect of the investigation, the method of action research was applied with the collaboration of six guitarists students from Brazilian and Portuguese universities. The results obtained by inter-subjective consensus in that particular context aims to serve as opportunities to experiment other ways of teaching musical instruments in the context of formal institutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barros, Fábio Carrilho Santos. "Pedagogias abertas e o modelo artístico no ensino do violão para iniciantes." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26022018-105314/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação visa apontar possíveis caminhos e reflexões para uma pedagogia criativa para o violão em sintonia com propostas contemporâneas de educação musical que tem como base as pedagogias abertas e o modelo artístico de ensino de música. Ambos conceitos formam o alicerce do pensamento pedagógico-musical do Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM). As pedagogias abertas propõem a superação de estruturas curriculares rígidas e de procedimentos de ensino planejados de maneira a não considerar os interesses dos alunos. O modelo artístico de ensino de música integra o conceito das pedagogias abertas e significa trabalhar a música a partir da música, com os conhecimentos sendo construídos a partir das experiências vivenciadas pelos alunos, as quais incluem práticas criativas, como a composição e a improvisação. São tomados como referenciais teóricos a obra pedagógica da educadora musical argentina Violeta de Gainza (n.1929) e de autores associados ao FLADEM, assim como o legado pedagógico do músico e educador alemão Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), pela grande proximidade de seu pensamento com os conceitos das pedagogias abertas e do modelo artístico. Será também analisado o que chamei de \"abordagem geográfica\" do violão enquanto ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de práticas criativas. Tal recurso musical consiste na exploração do instrumento a partir de seus aspectos físicos, algo notadamente presente na literatura violonística em obras de Villa-Lobos (1887-1959), Abel Carlevaro (1906-2001), Leo Brouwer (n.1939), entre outros. Questões específicas sobre estratégias de aulas envolvendo assuntos como composição, improvisação, experimentação instrumental, desenvolvimento técnico, sonoridade, fraseado, teoria musical, notação e o tocar de ouvido também são objetivos deste trabalho. A parte prática analisada envolve duas categorias: as experiências pedagógicas realizadas com estudantes de violão da FIAM-FAAM e da Teca Oficina de Música, instituições de ensino localizadas em São Paulo, e as minhas experiências composicionais próprias correspondentes à série de estudos violonísticos \"Desenhos\". Entre os aspectos observados, a criatividade, o perfil artístico e a formação pedagógica do professor de instrumento foram tidos como essenciais para o desenvolvimento deste modelo de ensino com o público iniciante.
This dissertation aims to point out possible paths and reflections for a creative guitar pedagogy in harmony with contemporary proposals of musical education that are based on open pedagogies and the artistic model of music teaching. Both concepts form the foundation of the pedagogical-musical thinking of the Latin American Musical Education Forum (FLADEM). The open pedagogies propose the overcoming of rigid curricular structures and planned teaching procedures that do not take the students\' interests into consideration. The artistic model of music teaching integrates the concept of open pedagogies and implies to work with music from the music itself, with the knowledge being constructed from the experiences lived by the students, which include creative practices, such as composition and improvisation. The pedagogical work of Violeta de Gainza (b. 1929) and authors associated with FLADEM as well the pedagogical legacy of German musician and educator Hans- Joachim Koelleutter (1915-2005) were used as theoretical references due to the close proximity of their thinking with the concepts of open pedagogies and the artistic model. I will also analyze what I call the \"geographical approach\" of the guitar as a pedagogical tool for the development of creative practices. This musical resource consists of the exploration of the instrument from its physical aspects, something notably present in the guitar literature on the works of Villa-Lobos (1887-1959), Abel Carlevaro (1906-2001), Leo Brouwer (b.1939) among others. Specific questions about classroom strategies involving subjects such as composition, improvisation, instrumental experimentation, technical development, sonority, phrasing, music theory, notation and playing by ear are also objectives of this dissertation. The practical part analyzed encompasses two categories: the pedagogical experiences with guitar students of FIAM-FAAM and of the Teca Oficina de Música, which are educational institutions located in São Paulo, and my own compositional experiences corresponding to the \"Desenhos\" series of guitar studies. Among the aspects observed, the creativity, the artistic profile and the pedagogical formation of the instrumental teacher were considered to be essential for the development of this model of teaching with beginners.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schwambach, Daniel. "A didática no ensino de violão em escolas de música de Santa Catarina." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2015. http://tede.udesc.br/handle/handle/1557.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-08T17:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 122570.pdf: 1814693 bytes, checksum: 7bf53bcfef55199686336de35a5af10c (MD5) Previous issue date: 2015-03-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This paper sought to trace the didactics characteristics used by acoustic guitar teachers in music schools in Santa Catarina. So the research was divided in three sequential stages: 1) An exploratory study that listed, through emails, phones and internet search, the municipalities where there are music schools, the ones where there are not, and those where there are music projects taking place; 2) A questionnaire survey was sent to 1:2 sample of municipalities with music schools through Google Docs, receiving a rate of replies that could indicate a range of municipalities and music schools that were taken as a context to select teachers for a case study; 3) A case study, through guided interviews, with twelve male and one female teachers. It was observed the social situation of the acoustic teachers interviewed, mostly man, with a parallel performance career, lacking professional value and having a clientele mainly focused on learning a hobby as commonalities. The adaptation to the student s profile, along with a teaching focused on instrumental development, is in many times not fully desired, but anyway influent in all the components of the teaching cycle analyzed through the theoretical framework from Piletti (2011) and Haydt (2011), and aims at the motivation for the student to remain enrolled.
Neste trabalho objetivou-se traçar as características da didática utilizada por professores de violão em escolas de música de Santa Catarina. Para tanto, o trabalho se subdividiu em três etapas sequenciais: 1) Um estudo exploratório que elencou, através de e-mails, telefones e consultas à Internet, os municípios com escolas de música, os sem escolas de música e aqueles em que há projetos de música; 2) Um survey no qual, a partir de uma amostragem de 1:2 nos municípios com escolas de música, se enviou um questionário através do Google Docs, obtendo-se uma taxa de respondentes que pôde indicar uma gama de municípios e escolas de música que foram tomadas como contexto para a seleção de professores para o estudo de caso; 3) Um estudo de caso, realizados através de entrevistas baseadas num roteiro, com doze professores e uma professora. Detectou-se a situação social dos professores de violão entrevistados, majoritariamente do sexo masculino, com carreira artística paralela, tendo um contexto de carência de valorização profissional e uma clientela principalmente voltada para o aprendizado de um hobby como pontos comuns. A adequação ao perfil do aluno, ao lado de um ensino voltado para a formação instrumental, é, muitas vezes, não totalmente desejada, mas, de qualquer forma, influente em todos os componentes do ciclo-docente, analisados à luz dos referenciais teóricos escolhidos, quais sejam Piletti (2011) e Haydt (2011), e visa à motivação para que o aluno permaneça matriculado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Marco Túlio Ferreira da Costa. "O violão clube do Ceará: hábitus e formação musical." http://www.teses.ufc.br, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3539.

Full text
Abstract:
COSTA, Marco Túlio Ferreira da. O Violão Clube do Ceará: hábitus e formação musical. 2010. 187f. Tese (Doutorado em Educação ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2012-07-26T15:57:28Z No. of bitstreams: 1 2010_Tese_MTFCosta.pdf: 14171184 bytes, checksum: 0faf48f75b4275d4d8845a9b0e86e362 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-27T12:03:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_Tese_MTFCosta.pdf: 14171184 bytes, checksum: 0faf48f75b4275d4d8845a9b0e86e362 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-27T12:03:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_Tese_MTFCosta.pdf: 14171184 bytes, checksum: 0faf48f75b4275d4d8845a9b0e86e362 (MD5) Previous issue date: 2010
In the period 1945 to 1962 arose in Fortaleza a group of guitarists, the VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ (Ceara Guitar Club), with the sole purpose of playing music on guitar. This thesis aims to understand the processes that enabled the emergence of this institution in the music scene, anchored in an approach based on the concepts of habitus, field and capital of Pierre Bourdieu. Aims also the characterization of the speech of agents that have established the musical field and the habitus of VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ;. the mechanisms used by these musicians to legitimize their musical practices;. the musical trajectories of their main members; and. the convergence of ideas, living space, body hexis, musical repertoire, values, beliefs, attitudes and opinions that led the formation process of the VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ. The methodological procedures here used were questionnaires, semi structured interviews and documentary analysis of recordings, LPs, CDs, cassettes, notes, news, newspaper and meeting minutes; they allowed the collection of data with which we work to reveal the meaning and importance of the VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ in the artistic field of Fortaleza as the city accelerate its urbanization.
No período de 1945 a 1962, um grupo de violonistas, com o intuito exclusivo de executar música ao violão, formou em Fortaleza, o Violão Clube do Ceará. Esta tese pretende ancorada numa abordagem inspirada nos conceitos de habitus, campo e capital, de Pierre Bourdieu, compreender os processos que possibilitaram o surgimento dessa instituição no cenário musical de Fortaleza. A caracterização do discurso dos agentes que atuaram na constituição do campo musical e na realização do habitus musical do Violão Clube do Ceará; os mecanismos usados por esses para legitimar suas práticas de formação musical; as trajetórias formativas de seus principais integrantes; as coincidências e convergências entre ideias, espaço de convivência, héxis corporal, repertório musical, valores, crenças, atitudes e opiniões que levam a se compreender como ocorreu o processo musical que levou à formação do Violão Clube do Ceará. Procedimentos metodológicos como o questionário, a entrevista semi estruturada e a análise documental sobre gravações em LPs, CDs, fitas-cassete, notas, noticias de jornal e atas de reunião possibilitaram a coleta de dados com os quais se trabalhaou na direção de revelar o significado e a importância do Violão Clube do Ceará no campo artístico de uma Fortaleza que começava a acelerar seu ritmo de urbanização e cosmopolitismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Jâmison Sampaio de Queiroz. "Autorregulação e prática deliberada: um estudo com alunos em cursos de bacharelado em violão." Escola de Música da UFBA, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25369.

Full text
Abstract:
Submitted by Jamison Santos (jamisonsampaio@gmail.com) on 2018-02-01T13:45:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Jamison Sampaio.pdf: 2077030 bytes, checksum: 359b0f17d5f17d833d956227c94806a7 (MD5)
Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-02-26T14:43:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Jamison Sampaio.pdf: 2077030 bytes, checksum: 359b0f17d5f17d833d956227c94806a7 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-26T14:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Jamison Sampaio.pdf: 2077030 bytes, checksum: 359b0f17d5f17d833d956227c94806a7 (MD5)
CNPq
Este trabalho investigou a influência da faixa etária, tempo diário de estudo e semestre sobre a autorregulação da aprendizagem (BANDURA, 1986 apud BANDURA et al, 2008; MCPHERSON e ZIMMERMAN, 2002; ZIMMERMAN, 1989, 1990) em violonistas, estudantes em cursos de graduação em instrumento. Além disso, verificou as estratégias específicas utilizadas pelos participantes para resolver problemas em uma obra musical, durante a prática deliberada. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica mista: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, realizamos uma pesquisa de levantamento (Survey), através de um questionário online, com 55 violonistas estudantes em universidades brasileiras. O questionário utilizado, intitulado Atitudes no Processo de Estudo, foi desenvolvido e validado por Araújo (2015). Para a análise estatística inferencial, foram utilizados os testes ANOVA e Kruskal-Wallis. O resultado da análise mostrou diferenças significativas (p<0,05) todas as vezes que se verificou a influência do tempo diário de estudo sobre a autorregulação através da organização do estudo, dos recursos pessoais e dos recursos externos. O grupo de participantes que estudava mais horas diariamente tendeu a apresentar um comportamento mais autorregulado do que aqueles que estudavam menos. O mesmo não aconteceu com os outros dois fatores: faixa etária e semestre. Porém, houve uma diminuição da autorregulação através dos recursos externos à medida que a faixa etária aumentou. A análise qualitativa das estratégias utilizadas, obtidas a partir da resposta a uma questão aberta, inserida no questionário de autorregulação, mostrou que “tocar lento” foi a estratégia mais utilizada pelos participantes. Porém, outras estratégias relacionadas a habilidades metacognitivas, como dividir a peça em seções menores e utilizar imagens mentais também foram verificadas. Foram encontradas relações entre as estratégias utilizadas pelos participantes desta pesquisa com os seis estágios da prática instrumental (CHAFFIN et al., 2002). A partir dos resultados desta pesquisa, destacamos a importância do estudante de violão manter uma quantidade razoável de horas de prática deliberada. Soma-se a isto a necessidade de que o comportamento autorregulado seja estimulado pelos professores de violão durante o curso de bacharelado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Marcelo Mateus de. "A improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo." Universidade Federal do CearÃ, 2012. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8195.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
nÃo hÃ
O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisaÃÃo musical na iniciaÃÃo coletiva ao violÃo a partir do sentido atribuÃdo pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratÃgias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da RelaÃÃo com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parÃmetros e princÃpios de EducaÃÃo Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilizaÃÃo (Charlot, 2000); composiÃÃo, apreciaÃÃo, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensÃo universitÃria do curso de MÃsica â Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de ViolÃo. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-aÃÃo, tendo como instrumentos de coleta de dados questionÃrios, entrevistas e a gravaÃÃo em vÃdeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisaÃÃo à uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de mÃsica desde a iniciaÃÃo ao instrumento. A possibilidade de contextualizaÃÃo de conteÃdos musicais, o envolvimento em realizaÃÃes musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito sÃo alguns aspectos destacados em nossa pesquisa.
The present study sought to examine the role of the collective musical improvisation activity of in the guitar initiation based on the meaning attributed to the by the students for this approach. Seeking to understand the musical learning process emphasizing the educational strategies for teaching. The Knowledge Relationship Theory, Bernard Charlot (2000), and also the Parameters and Principles for Music Education elaborated by Keith Swanwick (1979, 2003) are the theoretical base for our study. During the research we used some categories as activity, sense, call (Charlot, 2000) and composition, assessment, performance and musical discourse (Swanwick, 1979, 2003). The field research was the context of a Guitar Workshop as a university extension course in Music at the federal University of Cearà - Sobral Campus. Methodologically our work uses the action research with its instruments of data collection as questionnaires, interviews and video recording. We concluded analyzing the collected data, that improvisation is important tool for teaching and learning music since the study initiation in the instrument. The possibility of musical background content, engaging in live musical achievements and strengthening the musicianship of the subject are some issues highlighted in our research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Adriano Almeida. "INICIAÇÃO AO VIOLÃO UTILIZANDO ACOMPANHAMENTO DE CANÇÕES: uma proposta metodológica para o ensino coletivo." Escola de Música, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18677.

Full text
Abstract:
Submitted by Adriano Oliveira (adrianoviolonista@gmail.com) on 2016-03-02T21:27:08Z No. of bitstreams: 1 tcf_adriano_almeida_oliveira.pdf: 3790512 bytes, checksum: 0d38b74db8c97896ed024cc29a7d6bf4 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-02T21:27:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcf_adriano_almeida_oliveira.pdf: 3790512 bytes, checksum: 0d38b74db8c97896ed024cc29a7d6bf4 (MD5)
Este trabalho consiste em um Memorial que procura descrever as etapas do Mestrado Profissional em Música, realizado pelo autor na Área de Concentração: Educação Musical. Foram listados a formação acadêmica, experiência profissional e o objeto de trabalho, que é o Ensino de Acompanhamento de Canções ao Violão para Iniciantes. Além do Memorial, estão contidos neste trabalho os Relatórios das Práticas Supervisionadas, que estão relacionados ao ensino nas Oficinas de Violão da UFBA. Contém ainda um Artigo sobre o mesmo tema do objeto de trabalho, no qual além de fazer um relato de experiência busca uma fundamentação teórica para ratificar tal prática. E por fim, vem trazer uma Proposta Metodológica para o Ensino de Acompanhamento de Canções ao Violão em aulas coletivas. Nesta Proposta, estão contidas atividades que podem ser realizadas em turmas de iniciantes com até quatro alunos. Este Material pretende auxiliar professores no planejamento e realização de suas aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ensino de violão"

1

Sant'Anna, Romildo. A moda é viola: Ensaio do cantar caipira. [Marília, Brazil]: Editora UNIMAR, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Sílvio de. Gêneros musicais campeiros no Rio Grande do Sul: Ensaio dirigido ao violão. [Porto Alegre, Brazil]: Nativismo, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leão, Eliane, and Carmela de Mattos. Otakar Ševčík - referenciais auditivos no ensino inicial do violino: volume III. EDITORA CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442195.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hernández, Carlos. Principios, ponderación y pretensión de corrección en el constitucionalismo discursivo de Robert Alexy. Universidad Libre sede principal, 2017. http://dx.doi.org/10.18041/978-958-8981-64-2.

Full text
Abstract:
La obra de Robert Alexy ha tenido una amplia repercusión en la filosofía del derecho y el derecho constitucional contemporáneo. Este volumen incorpora varios ensayos de profesores procedentes de diferentes partes del mundo y cuyo estudio sobre diversos aspectos del pensamiento de Alexy es indispensable. El primer ensayo de Giogio Bongiovanni, profesor de la Universidad de Bolonia, Italia, no ofrece una interpretación del libro de Alexy Begriff und Geltung des Rechts, un famoso texto en el cual se contrapone el constitucionalismo y el legalismo. En el referido libro, “Alexy propone un constitucionalismo “templado” (gemäßigten Konstitutionalismus), es decir, una teoría jurídica que, a partir de una interpretación por “valores” de los sistemas constitucionales, intenta mediar la dimensión moral del derecho con sus caracteres institucionales”. La referida interpretación por “valores” de Alexy tiene dos consecuencias: “por un lado, que, en base a esta consideración de la Constitución, el derecho no se reduce a la ley, sino que el primer concepto tiene un ámbito más amplio en relación a estos principios; por otro lado, que todas las actividades de aplicación del derecho no pueden ser consideradas como de simple subsunción del caso a la norma sino que la decisión jurisprudencial debe ser vista como una actividad de ponderación y balanceo de los distintos principios respecto a los casos. En el lado opuesto del legalismo, que a partir de las primeras posiciones de E. Forsthoff llega hasta las consideraciones de E.W. Böckenförde, aparecen diferentes objeciones a esta interpretación de la Constitución y los derechos”. Según afirma Bongiovanni, se pueden indicar cuatro direcciones de análisis. En primer lugar, Schmitt entendió que la referencia a los valores en la interpretación del Derecho conduce a la negación del pluralismo y, por tanto, a la formación de jerarquías de valores y disvalores. En segundo lugar, los valores significarían el desplazamiento de los espacios de deliberación social pues implicarían el decisionismo de los jueces y un amplio margen para la discrecionalidad política. En tercer lugar, según Forsthoff al recurrir a los valores, se extiende incontroladamente el ámbito de intervención del Estado en la vida social. Finalmente, desde el punto de vista del positivismo jurídico, recurrir a los valores significaría la pérdida de la certidumbre en el Derecho y, por tanto, la afectación de un valor tan importante como la seguridad jurídica. Pero retomemos la idea de Alexy de un constitucionalismo templado, el cual se resumen en tres argumentos: a) El autor propone una teoría de corte no - positivista fundamentada en una conexión débil entre derecho y moral; b) Una teoría de esta naturaleza implicaría la ampliación del concepto de derecho en sus aspectos procesales; c) En tercer lugar, sobre el problema de quién decide, la teoría propuesta señala la existencia de una jerarquía de los argumentos en la interpretación que medien entre reglas y principios. En la obra de Alexy “la tesis de la conexión se construye en contraposición con la conocida tesis positivista de la separación. Para este último el derecho puede tener cualquier contenido y, por este motivo, no incluye elementos morales, o, más concretamente, sostiene que no existe una necesaria conexión conceptual entre derecho y moral. El concepto de derecho es por ello definible, en esta última perspectiva sobre la base de dos elementos fundamentales: la positividad (concepto de derecho como legislación) y la eficacia. La tesis de la conexión se desarrolla en relación a dos casos: en primer lugar, respecto a la ley injusta. Esto corresponde, en la visión de Alexy, a los casos excepcionales; en segundo lugar, frente al perfeccionamiento del derecho, es decir, para su funcionamiento ordinario”. Ahora bien, en la teoría de Alexy el papel desempeñado por el poder judicial está estrechamente relacionado al centro del argumento de los principios. “Alexy sostiene que sobre la base de la complicación estructural del derecho introducida por los sistemas democrático-constitucionales (incorpación de los principios en el sistema jurídico), el rol del juez se convierte en no más que un simple ejecutor del derecho, sino que su función se amplía en dirección del balanceo entre diversos principios”. En gran medida, la concepción del rol de los jueces en el constitucionalismo está definido por la conexión entre derecho y moral desarrollado a partir de tres tesis: la tesis de la incorporación, la tesis de la moral y la tesis de la corrección. Asimismo, la interpretación se define según dos dimensiones una práctico/normativa y otra institucional. Desde la dimensión práctico/normativa la interpretación tiene por objeto lo obligatorio, prohibido, permitido y autorizado en las normas jurídicas; y la dimensión institucional tiene lugar en un contexto autoritativo, es decir, que en caso de divorcio hay una instancia que decide con efecto vinculante. Como afirma Bongiovanni “si se considera globalmente el enfoque alexiano, parece evidente que buena parte de sus tesis relativas a la conexión entre derecho y moral no son otra cosa que una aplicación de la Sonderfallthese, la tesis es que el discursojurídico forma parte del discurso práctico racional (Alexy 1998). Esta premisa permite a Alexy sostener tanto la pretensión de corrección, como la idea de la interpretación como argumento, es decir, como caso especial de “la argumentación práctico general o del discurso práctico general”. Si observamos detalladamente, sería la tesis del caso especial la que posibilita la configuración del problema de la conexión entre derecho y moral. Aunque, se debe reconocer que esto no parece convincente porque, siguiendo a Bongiovanni, la tesis de la conexión puede estar basada en argumentos de tipo empírico o histórico-evolutivo. “Esta segunda vía, que privilegia el dato de la incorporación de los principios al interior de los sistemas jurídicos contemporáneos, permite, además, la conjugación de las consideraciones de Alexy con todas las teorías de derivación positivista que en la consideración de la simple validez formal de las normas han añadido la necesidad de la valoración de su validez material”. El ensayo David Bilchitz, profesor de la Universidad de Johannesburgo, Sudáfrica, está concentrado en el análisis de uno de los pasos del test de proporcionalidad: el examen de necesidad. Para Bilchitz, “la proporcionalidad, en última instancia, trata de evaluar los beneficios obtenidos por la medidas de infracción contra los daños causados por violar los derechos fundamentales. Los jueces han desarrollado un proceso de razonamiento para dar estructura a dicho análisis. La primera parte de este proceso implica considerar el propósito de la medida que limita un derecho fundamental”. En su ensayo, Bilchitz desarrolla una interpretación estricta de la necesidad y las diversas dificultades que se producen, para ello divide los elementos de esta interpretación en cuatro sub-componentes: el componente posible que es “una gama de posibles alternativas a las medidas que el gobierno quiere empleardeben ser identificadas”, el componente instrumental que es “la relación entre la medida gubernamental bajo consideración, las alternativas identificadas en SN1 [el componente posible] y el objetivo que se pretende lograr debe ser determinado. Sólo aquellos que son “alternativas” igualmente eficaces para lograr el objetivo deben seguir siéndolo para su consideración en las siguientes partes del examen”; el impacto del componente, en el cual “las diferentes repercusiones en los derechos fundamentales de la medida y las alternativas identificadas en SN2 [el impacto del componente] deben ser determinadas; y, el componente comparativo, el cual indica que “una comparación global debe ser emprendida entre la medida gubernamental y las posibles alternativas y un juicio sobre si la medida adoptada por el gobierno es la menos restrictiva de los derechos en cuestión que pueda lograr el objetivo del gobierno en comparación con todas las otras posibles alternativas igualmente eficaces”. En su ensayo, Bilchitz ha querido analizar y profundizar en el componente de la necesidad del principio de proporcionalidad. Con tal finalidad, explica lo que ha denominado como la interpretación estricta de la necesidad, asimsimo, demuestra que una interpretación estricta de la necesidad puede generar dos problemas opuestos: “o se considera demasiado fuerte la deferencia sustancial por parte de los tribunales de otras ramas o es demasiado débil, como resultado de una construcción estricta del componente de igual efectividad”. Del mismo modo, el autor reflexiona sobre la interpretación estricta de la interpretación en cuatro partes y examina cada una de ellas, pudiendo demostrar que en cada parte se presentan juicios cualitativos y normativos que implican que la interpretación estricta no puede justificarse adecuadamente. Por ello, el autor es partidario de una interpretación moderada del examen de necesidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Full text
Abstract:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ensino de violão"

1

RIBEIRO, LEILA MARIA TINOCO BOECHAT, and CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE SOUZA. "A (NÃO)COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS AO CIDADÃO NA ERA DO PROCESSO ELETRÔNICO: Violação ao Contraditório e Ampla Defesa?" In Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200701958.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Snyder, Sherri. "Five." In Barbara La Marr. University Press of Kentucky, 2017. http://dx.doi.org/10.5810/kentucky/9780813174259.003.0006.

Full text
Abstract:
This chapter opens with sixteen-year-old Reatha, now residing in Los Angeles with Rose and William, her parents, inexplicably vanishing from her home in January 1913. The chapter then delves extensively into the events that follow her father’s charge that she has been kidnapped. Police attempts to track Reatha down and rescue her, Reatha’s mysterious return to her mother and father, Reatha’s sensational explanation of what transpired, the ensuing, widely publicized court hearing, and the full exposure of the truth of Reatha’s disappearance are presented. Central figures in the incident (also discussed at length in the chapter) include Reatha’s half-sister, Violet, and Violet’s illicit lover, Clark Boxley—the accused kidnappers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Vanessa Costa Gonçalves. "VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING E VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NO COTIDIANO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA." In Bullying: Caminhos Para o Combate, 39–53. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5992026055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ensino de violão"

1

Surian Ferreira, Filipe, and Lenita Waldige Mendes Nogueira. "HENRIQUE PINTO E A DIDÁTICA DO ENSINO DE VIOLÃO." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78663.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maciel Vieira Da Rocha, Mateus. "Música e judô, interação de duas artes no ensino do violão." In Simpósio FBJ 2019. Belo Jardim, Pernambuco: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/simpfbj2019.226776.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro, Thais, and Núbia Ferreira. "Vitula Assistiva: Tecnologia Assistiva no Ensino de Violino para Crianças com Autismo." In XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.876.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Terezani, João Henrique Tellaroli, Myrna De Arruda Nascimento, Ralf José Castanheira Flores, and Luciana Chen. "En movimiento: las (im) posibilidades de las imágenes flagradas entre múltiples (im)previsibles." In IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. ANIAV 2019. Imagen [N] Visible. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2019.9542.

Full text
Abstract:
Como Primeiras Experiências com cinetismo aplicado como Artes Visuais ocorreu NAS décadas Primeiras do Século XX, Quando composições objetos COM e Estruturas Foram Móveis desenvolvidas que pretendem explorar, controle e multiplicai-vos Efeitos Desses elementos e gerados recursos para estética Uma ambientes vida e Espaços para Interações corpora Os espectadores que vivenciaram essas experiências, tiveram a coragem de memorizar os vestígios do jantar em movimento, sabiam que era uma imagem impossível de ser totalmente apreendida e nunca definitiva. Assim como as sensações viviam e reflexos germinavam sobre o que testemunharam, choque chocante, era impreciso e ambíguo. Entre OS Pioneiros Desse tipo de arte que encontramos ou artista Lazlo Moholy-Nagy, autor de Produções MUITAS você experimenta, cuja Abstrata Natureza serviu de referência para INTERESSADOS em explorar Manipulação dois Meios de Comunicação e Não convencionais técnicas, como Investigação estratégia Uma artístico e científico. Seus estudos sobre imagem incluíram o uso da luz como meio de gerar possíveis composições a serem apreendidas apenas em movimento. Portanto, ele explorou a fotografia eo cinema, não como um meio para produzir imagens, mas como áreas transdisciplinares, telhas, cuja altera a percepção sensorial dos observadores, o que lhes permite imaginar, através da desmaterialização de efeitos de iluminação sobreposição, como " Veja se movendo. " Este artigo apresenta dois produtos de pesquisa que os estudos tríade balé bauhausiano de Oskar Schlemmer, em diálogo com a produção de professores não ensino iniciativa centenária alemão. ELES discutidos à luz de curadores e teóricos da arte da, Taís como premissas e materialidades empirismo exploratório de Moholy-Nagy poluídas artistas contemporâneos como ou norte-americano Bill Viola, que investiga como Obter Percepção da da imprecisão tudo de Imagens em Movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography