Academic literature on the topic 'Ensino Fundamental e Médio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino Fundamental e Médio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino Fundamental e Médio"

1

NOSELLA, PAOLO. "Ensino médio: unitário ou multiforme?" Revista Brasileira de Educação 20, no. 60 (March 2015): 121–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782015206007.

Full text
Abstract:
O texto defende duas ideias: a primeira afirma que o ensino médio é uma fase estratégica do sistema escolar, possui sentido pedagógico em si. Considera, portanto, ser equivocado considerá-lo intermediário, heterônomo, entre as séries escolares do ensino fundamental e a universidade ou o mercado. A segunda ideia questiona que textos de um autor como Antonio Gramsci possam ser usados para justificar, teórica e dialeticamente, um programa de profissionalização precoce em nível de ensino médio. Fundamenta essa segunda assertiva por meio da análise filológica e hermenêutica dos textos desse autor. Conclui que a implementação do ensino médio unitário, de qualidade, no Brasil, exige profunda reforma do ensino médio regular, sobretudo o público, de caráter formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jafelice, Luiz Carlos. "ASTRONOMIA CULTURAL NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO." Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, no. 19 (July 1, 2015): 57–92. http://dx.doi.org/10.37156/relea/2015.19.057.

Full text
Abstract:
Este trabalho se destina a pedagogos e professores de geografia, ciências, biologia e física da educação básica. Ele discute a importância da adoção da perspectiva antropológica no trato de assuntos considerados do âmbito da astronomia e apresenta propostas de práticas para quem quiser introduzir astronomia cultural na educação básica – do início do 1º ano do ensino fundamental ao final da 3ª série do ensino médio, seja na educação formal ou não formal. O trabalho é proposto no contexto de uma educação ambiental holística e transdisciplinar. Esta abordagem valoriza sobretudo o vivenciar e visa uma educação humanística, acolhedora de diversidades epistemológicas e culturais. As práticas sugeridas também podem ser usadas com proveito para encaminhar trabalhos de inclusão de conteúdos das culturas indígenas e afrodescendentes brasileiras no currículo, conforme a nova legislação exige. As orientações oferecidas passaram pelo crivo de situações escolares reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Diego Paladini. "Educação Física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio." Dialogia, no. 13 (March 8, 2012): 211–13. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n13.2717.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Victo, Eduardo Rossato, Gerson Ferrari, Dirceu Solé, João Junior, Timoteo Araújo, and Victor Matsudo. "COMPARAÇÃO DOS INDICADORES DO ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ILHABELA." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 28, no. 1 (July 28, 2020): 33. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.9967.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi comparar os indicadores do estilo de vida de escolares do ensino fundamental e médio de Ilhabela. A amostra foi composta por 400 escolares (11-18 anos) que faziam parte do Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. Foram aferidos o peso, a estatura e com posterior calculo do índice de massa corporal (IMC) para classificação dos escolares em eutrófico, excesso de peso ou obesidade de acordo com as curvas padrão da Organização Mundial da Saúde. Além disso, foram analisados indicadores de estilo de vida (transporte para escola, tempo de tela, TV no quarto, tempo de sono e dieta), atividade física (AF) e tempo sentado (TS) obtidos através de questionários. Foi utilizado o teste t de student e o teste do qui-quadrado na comparação dos resultados entre ensino fundamental e médio. A média de idade dos grupos ensino fundamental e médio foi 12,6 e 16,0 anos, respectivamente. Diferenças significantes entre os de ensino médio e fundamental foram observadas com relação à utilização de transporte ativo para a escola (20% x 48%, respectivamente), não atingir as recomendações de sono (70,3% x 47,8%, respectivamente), menores valores para alimentação saudável (3,61 x 3,86, respectivamente), e maior tempo gasto em AF leve foi maior no ensino médio (372,4 min x 281,1 min, respectivamente). Não houve diferenças entre os grupos quanto ao tempo gasto em AF moderada e vigorosa e o tempo sentado. Conclui-se que os alunos do ensino fundamental e médio apresentam comportamentos diferentes no tipo de transporte usado para escola, no tempo de sono e no gasto de AF com intensidade leve, assim como na alimentação. Estratégias de intervenção e mudanças no estilo de vida devem ser diferentes entre os escolares do ensino médio e fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Leonardo Claver Amorim, and Candido Alberto Gomes. "Ensino médio para todos: oportunidades e desafios." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 94, no. 238 (December 2013): 745–69. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-66812013000300006.

Full text
Abstract:
A pesquisa longitudinal de microdados de Censos da Educação Básica investigou o fluxo para o ensino médio de discentes do último ano do ensino fundamental na coorte 2008-2009. Verificou relações de associação entre a não promoção para o ensino médio e o pertencimento ao sexo masculino, a matrícula em escolas públicas, a residência no Norte ou Nordeste e a distorção idade-série. Destaca-se também a influência dessas variáveis na não aprovação em 2008, ratificando estudos transversais que apontaram óbices à conclusão do ensino fundamental, a despeito da relativa universalização do acesso. Ultrapassado o primeiro filtro, acompanhando os elegíveis para o ensino médio, a análise encontrou relações significativas entre as mesmas variáveis, notadamente a faixa etária, e a situação educacional da coorte em 2009.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cardoso Santana, Salete De Lourdes, Edward Frederico Castro Pessano, Dandara Fidélis Escoto, Geovana Da Cruz Pereira, Cláudia Alves Ortiz Gularte, and Vanderlei Folmer. "O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 31, no. 1 (August 1, 2019): 15–26. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8310.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental no que se refere a presença e uso dos laboratórios escolares. No RS, tais espaços são exigidos nas escolas como condição para a oferta do ensino médio no Sistema Estadual, conforme Parecer 580/2000-CEEd/RS. Por considerarmos importante que os ingressantes no ensino médio possuam essa vivência, propusemos este trabalho, que busca responder a duas indagações: existem laboratórios de ciências nas escolas públicas de Ensino Fundamental? Se existem, são utilizados? Para isso, foi feita uma pesquisa que envolveu 35 escolas públicas das cidades de Barra do Quaraí e Uruguaiana, localizadas na fronteira oeste do RS, abrangendo um público total de 1430 alunos, 46 professores da área e 37 gestores. A coleta de dados contou com aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A análise mostrou que, das 35 escolas, apenas 16 possuem laboratório de ciências, representando 45,7%. Portanto, 19 escolas, totalizando 54,3% estão sem laboratório. Destas, cinco oferecem o Ensino Médio, o que representa cerca de 26%. Sobre o uso, dentre as que possuem, seis utilizam o espaço, com regularidade ou não, e que cinco não os utilizam. As alegações vão desde a estrutura até “falta de hábito”. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios um novo olhar, para que sejam utilizados como complemento às aulas de Ciências, pois a sua inserção poderá pode trazer vários benefícios, como contribuir no aumento das médias, na diminuição das faltas e na motivação do aluno em aprender ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castelhano, Francisco Jablinski, and Wilson Flavio Feltrim Roseghini. "A QUESTÃO DA ESCALA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO." Geografia Ensino & Pesquisa 20, no. 1 (May 24, 2016): 39. http://dx.doi.org/10.5902/2236499416399.

Full text
Abstract:
Este artigo trabalha com o conceito de escala no ensino de geografia em particular na área de climatologia. Se aproveitando de conceitos propostos por Piaget (1996), Carvalho (2006) e Tuan (1975) os autores visam identificar qual a escala adequada para se tratar os fenômenos climatológicos dentro de sala de aula, analisando livros didáticos para entender como os mesmos abordam esta ciência. Após tal discussão teórica, foi realizado um levantamento com uma amostra de professores dos ensinos fundamental e médio de Curitiba e Região Metro-politana a fim de se entender como de fato se da o ensino de climatologia em sala de aula, e também a relação de dependência entre o professor e o livro didático, visto que a abordagem do segundo se mostrou muito generalista. Ao fim da pesquisa, observou-se que a escolha da escala de estudo, na grande maioria dos casos é pessoal do professor, tendo em vista que den-tre os entrevistados, somente 6,38% alegaram não ter liberdade para tratar de assuntos fora do livro e outros 6,38% não ter liberdade para se aprofundar em assuntos do livro. Palavras-chave: ensino de Geografia, climatologia, escala DOI: 10.5902/2236499416399
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hanzelmann, Renata da Silva, Érika Almeida Alves Pereira, Aline Ramos Velasco, Alexandre Sousa da Silva, Elias Barbosa de Oliveira, and Joanir Pereira Passos. "Estresse do professor do Ensino Fundamental: o ambiente em evidência." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 22, 2020): e53982910. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.2910.

Full text
Abstract:
Elencou-se como objetivo analisar o ambiente de trabalho e o estresse ocupacional de professores do ensino fundamental I. Trata-se do método de pesquisa descritivo, de corte transversal, do tipo survey com abordagem quantitativa. Dos 421 professores que compuseram a amostra, 95,2% são do sexo feminino, a média de idade 41 anos, 43,9% fizeram licenciatura, o tempo médio de docência foi 15 anos, 49% trabalham em apenas uma instituição de ensino e são responsáveis diariamente por 53 alunos em média. Verificou-se que os professores apresentaram nível de estresse médio. Evidenciou-se ainda os componentes físicos ambientais e organizacionais do trabalho apresentam correlação estatística significativa. Assim, ao final do estudo observa-se as condições laborais dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental mostraram-se inapropriadas, em relação aos aspectos físicos do ambiente para a maioria dos professores e podem gerar estresse no professor do ensino fundamental I. Além disso, o estudo trouxe uma reflexão importante sobre o ambiente de trabalho e a influência do ambiente na saúde dos indivíduos e na perspectiva da saúde do trabalhador. Reforça-se a importância de cuidar dos professores nos contextos laborais. Os resultados do estudo direcionam para novas pesquisas sobre o ambiente de trabalho e estresse em professores do ensino fundamental, mas sugere-se a utilização de instrumentos de medidas ambientais, para que se possa fazer uma avaliação pormenorizada do ambiente de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães, Nadja Simão. "Dolphin Talk: Considerations on Bioacoustics as an Interdisciplinary Pedagogical Resource from Elementary to High School." Revista de Cultura e Extensão USP 17, supl. (May 28, 2017): 101. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p101-117.

Full text
Abstract:
Neste trabalho propomos recursos para o ensino de acústica para os ensinos fundamental e médio baseados em vocalizações de animais coletadas a partir de pesquisas científicas. A proposta focaliza em recursos bibliográficos e computacionais, visando possibilitar interações entre diversas disciplinas escolares através de um ensino de física contextualizado. Além disso, ela pretende favorecer o diálogo dos ensinos médio e fundamental com o ensino superior, onde se originam e transitam aquelas pesquisas. Deste modo, universidades e institutos de pesquisa poderiam dispor de oportunidades de realizarem atividades de extensão junto ao meio escolar, enquanto que este poderia se beneficiar tendo contato mais próximo com recursos associados a investigações científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Candido Alberto. "Ensino médio obrigatório: que impactos?" Estudos em Avaliação Educacional 21, no. 46 (August 30, 2010): 319. http://dx.doi.org/10.18222/eae214620102015.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">A introdução da obrigatoriedade do ensino médio suscita questões sobre os benefícios e os ônus do prolongamento da escolaridade e da sua distribuição social. Embora os dados estatísticos agregados do Brasil não possam dar respostas às amplas questões de hoje, a exploração das PNADs fornece indícios a investigar. O nível médio de escolaridade da população tem crescido ao mesmo tempo em que aumentam as exigências do trabalho, mas alguns dados sugerem a ocorrência da inflação educacional. Por outro lado, as escolas tendem significativamente a perder alunos para o trabalho e para a concomitância deste com o estudo, a partir dos 14-15 anos. Em face do atraso escolar, os jovens, apesar da sua persistência, enfrentam a competição crescente com o trabalho, a falta de atratividade do ensino médio, o elevado nível de fracasso na primeira série e a escassa participação da educação profissional. Esse quadro sugere cautela, em razão da implantação da obrigatoriedade, em particular quanto aos jovens socialmente menos favorecidos. Assim, à necessidade de mudanças do ensino médio em si alia-se o fato de nele desembocarem as questões de qualidade e fracasso escolar acumuladas pelo ensino fundamental.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino Fundamental e Médio"

1

Silva, Marcelo Amaro e. "Transformações geométricas no ensino fundamental e médio." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Wellington da. "O ensino de trigonometria : perspectivas do ensino fundamental ao médio /." Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/92419.

Full text
Abstract:
Orientador: João Peres Vieira
Banca: Maria Gorete Carreira Andrade
Banca: Suzinei Aparecida Siqueira Marconato
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem no ensino de trigonometria desde o 9 ano do ensino fundamental até o final do ensino médio, respeitando o currículo básico da matemática e o nível de aprofundamento do conteúdo de acordo com a faixa etária dos estudantes. Para isso, são apresentadas atividades para serem aplicadas em sala de aula de modo que os alunos participem da formação e construção do conteúdo com ênfase nas aplicações e nos contextos históricos, contando com o auxílio de softwares matemáticos
Abstract: This study aims at proposing a new approach to the teaching trigonometry starting at 9th grade in elementary school to senior year in high school, taking into account the basic Mathematics syllabus and the degree of difficulty of the topics studied concerning the age group the students belong to. In order to achieve that goal, this study presents activities to be used in classroom so that the students are active in the building and construction of content, emphasizing its real use and its historical context, with the support of mathematical software
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Wellington da [UNESP]. "O ensino de trigonometria: perspectivas do ensino fundamental ao médio." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/92419.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-10-22Bitstream added on 2014-06-13T20:26:57Z : No. of bitstreams: 1 000733617.pdf: 4195351 bytes, checksum: 7d91056856d77ea24149c4fee8096df7 (MD5)
O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem no ensino de trigonometria desde o 9 ano do ensino fundamental até o final do ensino médio, respeitando o currículo básico da matemática e o nível de aprofundamento do conteúdo de acordo com a faixa etária dos estudantes. Para isso, são apresentadas atividades para serem aplicadas em sala de aula de modo que os alunos participem da formação e construção do conteúdo com ênfase nas aplicações e nos contextos históricos, contando com o auxílio de softwares matemáticos
This study aims at proposing a new approach to the teaching trigonometry starting at 9th grade in elementary school to senior year in high school, taking into account the basic Mathematics syllabus and the degree of difficulty of the topics studied concerning the age group the students belong to. In order to achieve that goal, this study presents activities to be used in classroom so that the students are active in the building and construction of content, emphasizing its real use and its historical context, with the support of mathematical software
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Uechi, Suzi Aparecida. "Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio?" Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-07112007-130624/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo investigar cinco contextos de ensino de língua inglesa nos níveis fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico que se realizou a partir de entrevistas com coordenadores, professores e monitores das escolas participantes deste estudo; de gravações de aulas feitas em áudio onde atuei como pesquisadora-observadora; de notas de campo e material coletado durante a pesquisa (trabalhos de alunos, material didático utilizado pelos professores, folhetos informativos sobre as escolas). O estudo destes contextos revelou que língua inglesa é interpretada como disciplinaproblema e, portanto, tende a receber um tratamento diferenciado por parte das escolas que procuram ministrar tal disciplina a partir do estabelecimento de formas alternativas de ensino: a parceria entre um colégio particular de ensino fundamental e médio e uma escola de línguas, a criação de um Centro de Línguas próprio dentro de um colégio, a terceirização do ensino de inglês em um colégio de ensino fundamental e médio, a utilização de uma Disciplina-Projeto de inglês para o ensino médio em uma escola da rede pública e Aulas de Revisão para alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas visando o aprendizado de leitura. A partir do diagnóstico de inglês como disciplina-problema, houve a percepção de que há um embate entre o tradicional e o novo no ensino de inglês. Tal conflito reside no fato de que as escolas buscam inovações pedagógicas que as situem como mais adequadas e eficientes às propostas educacionais contemporâneas, porém, ao mesmo tempo, parecem sofrer abalos na sustentabilidade de seus próprios projetos devido às inevitáveis influências presentes nas sociedades pós-modernas: por exemplo, a atribuição de se \"dominar\" o idioma estrangeiro inglês como exigência para se tornar parte do mundo globalizado e de se conseguir um bom emprego no futuro. Os dados deste estudo igualmente assinalaram a questão da mercantilização do ensino de inglês decorrente das demandas globais e em um grupo de comunidades educacionais locais onde, nos bastidores, inglês é percebido como disciplina-problema.
The purpose of this study is to investigate five contexts of English language teaching and learning within the scope of elementary and high school levels of public and private institutions. This is a qualitative research with ethnographic characteristics which was conducted through interviews with coordinators, teachers, and monitors from schools; audiorecordings of classes where I acted as an observer-researcher; classroom notes; and material gathered during the research (students\' homework assignments, didactic material used by teachers, leaflets concerning those schools). The study of these contexts has revealed that the English language is interpreted as a synonym of a \"subject of problems\", and therefore it may be handled in a different manner by schools which try to teach it by establishing alternative ways: the partnership between a private elementary and high school and a language school; a private school which created its own language center; an outsourcing of English language teaching adopted by a private elementary and high school; a special subject where students are supposed to learn English through projects in a public high school; and English revision classes for third-year secondary students of public schools which focus on teaching reading. According to the diagnosis of English as a \"subject of problems\" there is a \"clash\" between the traditional and the new in English teaching and learning. Such conflict is aroused from the searching for new pedagogic innovations used by schools in order to become more efficient and adequate for contemporary educational propositions. However, at the same time, these alternatives chosen by schools cannot sustain their own projects owing to the inevitable influences in post-modern societies: for instance, to \"master\" English as a foreign language as a requirement for taking part in a globalized world, as well as for getting a good job in the future. The data of this study have equally stressed the question of English as a \"market product\" in view of global demands in local educational communities, the background of which includes the interpretation of English as a \"subject of problems\".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pieroni, Magali Aparecida Beneton. "Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2314.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Magali Aparecida Beneton Pieroni.pdf: 386782 bytes, checksum: 0ee8b55a8b424492a24f991d3ae68238 (MD5) Previous issue date: 2010-03-03
The teaching of portuguese language, generally, is related the teaching of prescriptive grammar in schools and high school.But, how the teacher appropriates the linguistic theories, such as analysis of Do these teachers?speech and language textual guide their teaching activities focus on increasing the interactional communication skills of students? These questions guided this case study, carried State School Madureira Paulo and Castro, located in Tietê, state of Sao Paulo, with 11 Portuguese teachers, through a questionnaire. The analysis showed that, in their teaching practice, not had a conception of grammar defined, based, mostly in the metalanguage. The goal, therefore, this work is to contribute to the debate about teaching English in public schools Sao Paulo, pointing to the social, interactional and functional language to be considered in practice teacher.
O ensino de língua portuguesa, geralmente, está atrelado ao ensino da gramática normativa nas escolas do ensino fundamental e médio. Mas, de que maneira o professor se apropria das teorias linguísticas, como a análise do discurso e a linguística textual? Será que esses mestres orientam suas atividades pedagógicas, buscando ampliar as competências comunicativas interacionais dos alunos? Essas questões nortearam este estudo de caso, realizado na Escola Estadual Paulo Madureira e Castro, situada no município de Tietê, estado de São Paulo, com 11 professores de português, por meio de questionário. As análises evidenciaram que, em sua prática docente, não havia uma concepção de gramática definida, baseando-se, em sua maioria, na metalinguagem. O objetivo, portanto, deste trabalho, é o de contribuir para a reflexão acerca do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São Paulo, apontando os aspectos social, interacional e funcional da língua a serem considerados na prática docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bozza, Elizângela Cristina. "Ciências versus biologia: (des)encontro entre ensino fundamental e ensino médio." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1862.

Full text
Abstract:
Acompanha: Entrando no ensino médio: caderno de avaliação diagnóstica de conteúdos em biologia
O presente estudo diz respeito a uma pesquisa de natureza qualitativa. Tem origem na experiência docente de sua autora em Ciências e Biologia, diante da recorrente problemática acerca da defasagem dos conteúdos biológicos pelos alunos na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Existe aí um hiato contraproducente à aprendizagem. Os alunos mostram dificuldades em acompanhar conteúdos dentro da disciplina de Biologia, os quais já teriam sido estudados durante o Ensino Fundamental, mesmo que em menor grau de profundidade e complexidade, na disciplina de Ciências. Assim, a questão de pesquisa que orientou este estudo consistiu em identificar qual é o repertório de conhecimentos em Biologia que estão presentes entre alunos iniciantes da 1ª série do Ensino Médio, para identificar uma possível defasagem e recolher dados que possam nortear ações que reduzam as deficiências de aprendizagem. Para isso, elaborou-se um Produto Educacional, o “Entrando no Ensino Médio: Caderno de Avaliação Diagnóstica de Conteúdos em Biologia”, que contemplou 10 questões de conhecimentos estudados em Ciências no Ensino Fundamental e que serão aprofundados em Biologia na 1ª série do Ensino Médio. Cada questão disposta em tal material agregou justificativas fundamentadas em autores da área de ensino de Ciências do exterior e do Brasil, além de justificativas emanadas da experiência docente da própria prática da autora/mestranda. O Caderno foi implementado em março de 2015 com três turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, Paraná, Brasil. A escolha das três questões para análise decorreu da ponderação sobre o número de acertos/erros e sobre considerações importantes nas respostas efetuadas. A metodologia utilizada foi a Grounded Theory (Metodologia Fundamentada nos Dados), em razão de ser uma abordagem que nasce da prática da pesquisa, permitindo que o problema proposto fosse aproveitado como fonte de informações, e as análises dos dados qualitativos pudessem ser enraizadas (grounded) nos dados coletados. A pesquisa abrangeu 116 alunos e os resultados indicam a existência de uma fragmentação de conhecimentos biológicos na interface Ensino Fundamental-Ensino Médio, que deriva de vários aspectos, dentre eles político, social e burocrático, mas também pedagógico, no qual os professores podem agir. A utilização do Caderno permitiu obter informações que se configuraram subsídios às estratégias de avaliação e ações futuras. Uma avaliação diagnóstica mostrou-se útil para que o(a) professor(a) possa analisar os conhecimentos trazidos por seus alunos, para então direcionar suas aulas, procurando adequar metodologias e conteúdos às necessidades mais relevantes da turma, buscar a articulação curricular, além de conceder a necessária atenção para o processo de avaliação, dentre outros, de modo que os discentes possam de fato compreender e participar das aulas. Afinal, se o professor não pode interferir nas condições de entrada do aluno, pode (e deve) interferir em suas condições de saída.
The present study concerns a qualitative study. It originates from the teaching experience of its author in Science and Biology before the problem recurring on the lag of biological content by students in the transition from Elementary School to High School. Then there is a gap counterproductive to learning. Students show difficulties in following content within the Biology discipline, which have been studied during the Elementary School, even to a lesser degree of depth and complexity, in the discipline of Science. So the research question that guided this study was to identify what is the repertoire of knowledge in Biology that are present among beginning students of the 1st grade of High School, to identify a possible discrepancy and collect data that can guide actions to reduce the deficiencies of learning. For this, it was elaborated an Educational Product, the "Entering the High School: Notebook Diagnostic Contents Evaluation in Biology", which included 10 questions of knowledge studied in Science in Elementary School and will be deepened in Biology in 1st grade of High School. Each issue arranged in such material added justifications based on authors of the Sciences teaching area the outside and Brazil, as well as justifications issued by the teaching experience of the practice of the author/master student. The Notebook was implemented in March 2015 with three classes of 1st High School grade of a public school in Curitiba, Paraná, Brazil. The choice of the three issues for analysis was the result of consideration of the number of hits/errors and on important considerations in made answers. The methodology used was Grounded Theory (Based Methodology in Data), in reason of to be a methodological approach that is born from the practice of research, allowing the proposed problem was tapped as a source of information, and analysis of qualitative data could be rooted (grounded) on the data collected. The survey covered 116 students and the results indicate the existence of a fragmentation of biological knowledge in Elementary-High School education interface, derived from various aspects, including political, social and bureaucratic, but also pedagogical, in which teachers can act. Using the Notebook provided information that configured subsidies assessment strategies and future actions. A diagnostic evaluation was useful for the teacher to analyze the knowledge brought by his students, and then direct their classes, looking fit methodologies and content to the most relevant needs of the class, seek curricular articulation, besides to grant the necessary attention to the evaluation process, among others, so that the students can indeed understand and participate in class. After all, if the teacher cannot interfere with the student's entry, can (and should) interfere with their output conditions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Andreia Cristina Alves de Oliveira. "Representações do aprender inglês no Ensino Fundamental e Médio." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-01102010-111540/.

Full text
Abstract:
O ensino de inglês em São Paulo, apesar de contar com uma sólida tradição histórica, ainda hoje não acontece de maneira satisfatória nas escolas regulares, sobretudo as da rede pública. Diante dessa dificuldade, a presente pesquisa buscou, com a análise do discurso, investigar as representações que sujeitos-alunos da 5ª série e do 3º ano do Ensino Médio fazem sobre o aprender inglês na escola pública. Para tanto, foram feitas entrevistas com alguns alunos e elas constituem o corpus da pesquisa. Partindo de uma perspectiva discursiva, que entende a língua como um fenômeno histórico, ideológico e social, iniciamos a pesquisa com uma contextualização histórica do ensino público. Nesse primeiro momento, um espaço de memória foi delineado, trazendo a trajetória de um ensino marcado por restrições, improvisos e ausência de qualidade. Assumindo essa memória que constitui o ensino público no Brasil, foram analisados os dizeres dos alunos com o intuito de compreender suas representações sobre a possibilidade de se aprender inglês na escola. Inicialmente encontramos duas representações dominantes: a escola como espaço onde se aprende bastante inglês e escola como espaço onde o ensino não acontece. Essas representações, que inicialmente pareciam opostas, alcançaram um ponto de chegada bastante semelhante devido ao efeito da memória e à capacidade de deslizamento dos significados. Assim, a representação da escola pública como local da não aprendizagem foi identificada como parte de uma formação discursiva predominante. Prosseguindo a análise, focalizamos o olhar nos dizeres sobre o gostar de inglês e, nesse momento, a heterogeneidade discursiva apontou para um sujeito descentralizado que, atravessado pelo inconsciente, construía afirmações conflituosas que estavam de acordo com as representações e memórias que ele trazia da escola. Assim, admitindo os sentidos como elementos históricos que são reconstruídos nos dizeres pela força da memória, concluímos que a representação da escola como espaço onde o ensino não acontece é um já-dito que constitui uma posição ideológica determinante nos processos de representação do aprender inglês na escola pública regular.
Although the teaching of English in São Paulo has a solid historical tradition, it does not yet happen in a satisfactory way in our secondary schools. Due to this difficulty, and with the aid of discourse analysis as the theoretical background, this research aims to investigate the representations that students from the 5th grade and from the 3rd year of Senior High School have concerning the learning of English in the public state-subsidized schools. Focusing on this topic, interviews with students were made and they constitute the corpus of the research. From a discourse analysis perspective, which considers language as a historical, ideological and social phenomenon, we started the research with a historical contextualization of public education. At this moment, a space of memory was delineated, showing the trajectory of a system of education marked by restrictions, impromptu and lack of quality. Presupposing that this memory constitutes public education in Brazil, the discourse of the students was analyzed with the aim of understanding their representations about the possibility of learning English at school. Initially, two main representations were found: the school as a place where people learn a lot of English and the school as a place where learning is not possible. These representations, which seemed to be opposite, reached a common endpoint due to the effect of memory and the capacity of meaning to slip. Thus, the representation of public school as the place where learning is not possible was identified as part of the predominant discursive formation. Continuing on the analyses, we focused our attention on the sayings about liking or disliking English and, at this time, the heterogeneity of discourse showed a decentralized subject who, constituted by the unconscious, produced conflicting utterances that were in accordance with the representations and memories that they had about school. Therefore, assuming that meanings are historical elements that are reconstructed in the discourse with the power of memory, we conclude that the representation of school as a place where learning does not happen is a preconstructed meaning that constitutes an ideological position. And this position is determinant in the processes of representation concerning the learning of English at public schools.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santiago, Tâmara Paiva. "Triângulo de Pascal: Aplicações no Ensino Fundamental e Médio." Instituto de Matemática. Departamento de Matemática, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23383.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcos Samuel (msamjunior@gmail.com) on 2017-06-13T14:54:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.pdf: 10257155 bytes, checksum: 468a73f5193cd44f1c0086281dae5562 (MD5)
Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2017-06-29T11:21:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.pdf: 10257155 bytes, checksum: 468a73f5193cd44f1c0086281dae5562 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-29T11:21:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.pdf: 10257155 bytes, checksum: 468a73f5193cd44f1c0086281dae5562 (MD5)
A presente dissertação apresentará um estudo acerca do Triângulo Aritmético quanto à sua funcionalidade como artifício facilitador do estudo de outros conteúdos. Com a análise histórica do surgimento do Triângulo desde as sociedades mais antigas até a época de Pascal, será mostrado um pouco da sua construção e o porquê do Triângulo Aritmético ser geralmente conhecido como Triângulo de Pascal. O objetivo principal desse trabalho é, através de uma síntese teórica, demonstrar a relação intrínseca entre o Triângulo de Pascal, a Análise Combinatória e o Binômio de Newton, proporcionando a utilização do triângulo em outros conteúdos do Ensino Médio, a exemplo da Trigonometria, das Progressões Aritméticas e das Potências de 11. Além disso, a utilização do Triângulo será mostrada também no Ensino Fundamental na busca de regularidades e padrões matemáticos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de estratégias didáticas e de novas práticas de ensino-aprendizagem da matemática no que diz respeito aos supraditos conteúdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso, Luciana Recart. "Referências curriculares para informática no ensino fundamental e médio." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86112.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-21T03:44:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 195779.pdf: 729087 bytes, checksum: f93980163b0398bff2d06e6e816ef12d (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Maria Cristina Mortean. "Concordância verbal e variação no ensino fundamental e médio." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2005. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000108676.

Full text
Abstract:
A língua portuguesa ensinada na rede oficial, não é a mesma língua materna utilizada pelos alunos ao entrarem na escola. A língua que as crianças levam para escola, muitas vezes desprestigiada e estigmatizada, gera, nos aprendizes, de um modo geral, preconceitos como o de não saberem e de julgarem a sua própria língua difícil. A essa realidade, Kato (1998) chama de diglossia. Para constatar a afirmação da autora, ocorrências de concordância verbal foram levantadas com a finalidade de verificar qual o parâmetro desse fenômeno utilizado pelas crianças quando entram na escola. Com a utilização da metodologia sociolingüística, buscou-se comparar a linguagem de alunos matriculados na 1ª série do ensino fundamental com a de alunos de 1ª série do ensino médio, com o objetivo de observar quais conteúdos, sobre a concordância verbal, a escola ensinou nesse período de 8 anos. Os dados colhidos, por meio de narrativas orais gravadas em áudio, foram tratados estatisticamente pelo programa computacional VARBRUL. No trabalho em pauta, os dados apontam que os alunos, ao realizarem a concordância verbal, o fazem de forma diversa da regra existente na gramática normativa ensinada comumente na escola, utilizando, na maioria das vezes, alterações fonéticas, trocando, por exemplo, prenderam por prendero. Há, também uma preferência pelo uso do singular e pelas 1ª e 3ª pessoas. Os alunos da 1ª série do ensino médio não se utilizam tanto da alteração fonética para realizar a concordância verbal na linguagem oral, no entanto, as ?violações? das regras de concordância verbal da norma padrão ficam mais evidentes e, em textos escritos, as alterações fonéticas não aparecem. Por meio de pesquisas realizadas com a metodologia sociolingüística, fica patente a importância da escola na aprendizagem da língua padrão, porém nem sempre a escola leva em consideração que o aluno já possui um domínio considerável de sua língua E, por outro lado, a variação lingüística e a linguagem oral (variante em que se dá comumente a variação) nem sempre são matéria de discussão e estudo na sala de aula. A partir dessas constatações, percebe-se a necessidade de ensinar, não o que os alunos já sabem, mas analisar e refletir sobre aquilo que eles já sabem para poder descobrir e dominar diversas modalidades da língua para ampliação dos seus horizontes lingüísticos.
The Portuguese language taught in the official schools is not the same as the mother tongue used by the students as they start their education. The language these students bring to school, many times under-esteemed and stigmatized, generates in the students, and in a general sense, preconceptions such as that of not knowing their own language and that of judging it as difficult. This reality is called diglossia by Kato (1998). To confirm the author?s claim, occurrences of verb were collected in order to verify the parameter of such a phenomenon as used by these children when they start school. By means of the sociolinguistic methodology, we tried to compare the language of students enrolled in the first year of elementary education to that used by those from the 1st year of secondary education as to verify which contents concerning verb agreement had been taught during this period of eight years. The data, collected through the recording of oral narratives, were treated statistically with computer program VARBRUL. In this work, the data show that as students produce verb agreement they do it in a way diverse from the rule found in the normative grammar commonly taught in school, using, most of the times, phonetic alterations and changing, for example, prenderam to prendero. There is also a preference for the use of singular and 1st and 3rd persons. First year secondary students do not use so much phonetic alterations to make verb agreement in oral production; however, the violations of rules of verb agreement in standard norm are more evident and, in written texts, phonetic alterations are not present. Research works carried out with the sociolinguistic methodology evidence the importance of the school in the learning of the standard language; nevertheless, not always does the school take into consideration the fact that the student already has a considerable domain of his language. And, on the other hand, the linguistic variation and the oral language (variant in which variations commonly take place) are not always a subject of concern and study in the classroom. With these in mind one can perceive the need to teach not what the students know, but to analyze and reflect on what they already know in order to find out and dominate several modalities of language and expand the learners? linguistic horizons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ensino Fundamental e Médio"

1

Gimenez, Aparecida Manharelo. Unificação de dispositivos legais e normativos relativos ao ensino fundamental e médio. 2nd ed. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cartaxo, Carlos. O ensino das artes cênicas na escola fundamental e média. João Pessoa, PB: C. Cartaxo, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Galduróz, José Carlos F. V levantamento nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras, 2004. São Paulo, Brazil]: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas-CEBRID, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ensino médio: Múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ciavatta, Maria, and Gaudêncio Frigotto. Ensino médio: Ciência, cultura e trabalho. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnoló́gica, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carneiro, Moaci Alves. Os projetos juvenis na escola de ensino médio. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Experimentos Práticos de Ciências para o Ensino Médio: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Regattieri, Marilza. Ensino médio e educação profissional: Desafios da integração. Brasília: UNESCO, Representação no Brasil, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Regattieri, Marilza. Ensino médio e educação profissional: Desafios da integração. Brasília: UNESCO, Representação no Brasil, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zibas, Dagmar M. L. O protagonismo de alunos e pais no ensino médio. São Paulo, SP, Brasil: Fundação Carlos Chagas, Departamento de Pesquisas Educacionais, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ensino Fundamental e Médio"

1

Araujo, Angela Maria Marcone de, Clédina Regina Lonardan Acorsi, and Sebastião Gazola. "FAZENDO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO." In Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 9, 86–95. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6651910078.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Leandro M. G., Daniel G. Costa, Ana C. Martinez, Thiago P. Ribeiro, Leandro N. Couto, and Jefferson R. Souza. "ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM ROBÓTICA MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO." In Informática Aplicada à Educação 2, 134–39. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.74619220413.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Trindade, Gilmar Alves. "Aplicação dos conceitos geográficos no ensino fundamental e médio." In Geografia e ensino: dimensões teóricas e práticas para a sala de aula, 29–36. EDITUS, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555263.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BECK, Eliane Maria Cabral, L. M. RIEDI, and S. F. C. RODRIGUES. "BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: um estudo inicial." In CAFÉ PEDAGÓGICO: provocações sobre a profissão nossa de cada dia, 49–62. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652510619.9.49-62.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

PINTO, J. M., and J. D. PEREIRA. "OBMEP NO CONTEXTO DA BNCC: APRENDIZAGEM EM FOCO." In BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE, 27–41. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-15431-b.

Full text
Abstract:
As olimpíadas científicas são competições destinadas a estudantes de ensino fundamental e médio, algumas são estendidas aos alunos do primeiro ano das universidades, e tem a finalidade de encontrar talentos nas diversas áreas do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dimas, Erivânia Santos, Weslley Alex da Silva Dionísio, Danyela da Silva do Carmo, Clécia Gabriela Bezerra, Nataly do Nascimento Silva, Matheus Santos de Sousa Fernandes, and Camila Tenório Calazans de Lira. "A influência da Educação Física no desenvolvimento psicomotor na primeira infância." In Série Educar- Volume 24 – Ensino Fundamental e Médio. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-39-3.cap.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borges, Maria do Socorro de Resende. "O profissional da educação infantil e alguns instrumentos metodológicos que contribuem na rotina pedagógica." In Série Educar- Volume 24 – Ensino Fundamental e Médio. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-39-3.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Senira Nifaela Cunha de, and Jeiviane Justiniano. "O ensino de língua materna e as reflexões sobre preconceito linguístico na proposta Didático-Pedagógica de professores da educação básica." In Série Educar- Volume 24 – Ensino Fundamental e Médio. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-39-3.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Adriana Naiara Santos de. "Estudo de caso nas escolas municipais Máximo Aquino Peixoto e Maria de Lourdes Queiroz de Almeida situadas na zona rural de Santo Antônio de Jesus-BA." In Série Educar- Volume 24 – Ensino Fundamental e Médio. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-39-3.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Viviane da Luz, Ysmélia de Lima Verçosa, Sandra de Moura Sousa, and Maria Alveni Barros Vieira. "O fazer pedagógico dos mestres-escolas no semiárido Piauiense (1940- 1970)." In Série Educar- Volume 24 – Ensino Fundamental e Médio. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-39-3.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ensino Fundamental e Médio"

1

Sousa, Leandro, Daniel Costa, Ana Claudia Martinez, Thiago Ribeiro, Leandro Couto, and Jefferson Souza. "Ensino de Programação em Robótica Móvel no Ensino Fundamental e Médio." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.399.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cadena, Renata Amorim, Bruna Raphaela Ferreira de Andrade, and Solange Galvão Coutinho. "ANÁLISE DAS APRESENTAÇÕES DE SLIDES NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO." In 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-ped-00410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Paul Symon Ribeiro, Carlos Vieira Ramos, and Tainara Antunes Brasil. "A Utilização de Softwares no Ensino de Matemática para Ensino Fundamental e Médio." In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8874.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou explorar a importância da tecnologia para o ensino e aprendizagem na área de matemática. Indica-se a utilização de softwares como um recurso metodológico. Apresenta um mapeamento sobre os softwares de matemática para o auxílio de professores de ensino fundamental e médio. O objetivo geral é analisar como os softwares educacionais podem contribuir e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo programado pelos professores de matemática. Espera-se com este estudo contribuir com os professores na ampliação da teoria do uso da tecnologia, como forma de proporcionar recurso alternativo para despertar o interesse dos estudantes além de auxiliar na aprendizagem de Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MARIA DA SILVA, POLIANA, JAQUELINE BARBOSA DA SILVA, SAARA CASSIMIRO VIEIRA DE ALBUQUERQUE, VIVIANE LÚCIA DOS SANTOS ALMEIDA DE MELO, and UBIRANY LOPES FERREIRA. "A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E NO ENSINO MÉDIO." In VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vicointerpdvl.2019.0103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Djalma, Melina Gomes, Leo Silva, José T. Júnior, and Antonio Do Vale. "Portal: Aplicativo de ensino voltado aos conteúdos base da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental." In Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/epoca.2018.13455.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe a criação de um aplicativo móvel que visa o ensino de conteúdos base do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa para alunos ingressantes no Ensino Médio, considerando que possíveis lacunas deixadas pelo ensino anterior – especialmente o público - podem ter influência negativa durante o processo de formação do indivíduo. Nesse sentido, espera-se que o Portal seja uma ferramenta de apoio para o estudante, bem como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Solórzano, Ana Luísa V., Andrea S. Charão, and Patrícia P. Barcelos. "Experiências de Criação de Aplicativos Móveis com Alunos do Ensino Fundamental e Médio." In XXIV Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2016.9657.

Full text
Abstract:
A disseminação de fundamentos de programação a crianças e jovens é alvo de diversas iniciativas atualmente, inspiradas em seus potenciais benefícios para esta geração. Neste trabalho, apresenta-se as experiências de um projeto de extensão universitária que incentivou alunos de Ensino Fundamental e Médio a produzirem aplicativos móveis. No projeto, utilizou-se a ferramenta MIT App Inventor como introdução à programação, através de encontros semanais para a produção de um aplicativo de perguntas e respostas. A atividade colocou em evidência obstáculos a serem resolvidos, como maneiras de melhor adequar a didática utilizada e de manter os encontros atrativos. De forma geral, as experiências mostraram-se estimulantes tanto para o público-alvo como para os graduandos que se envolveram no projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Izaac Shallon Gomes, José Alfredo Ferreira Costa, and Kleber Cavalcanti Nobrega. "BALANCED SCORECARD E MAPA ESTRATÉGICO PARA INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-4861.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

DOS SANTOS PAGLIOCHI, JESSICA, and João Paulo Stadler. "O Uso de Jogos Didáticos para o Ensino de Química no Ensino Fundamental e Médio: A Proposta do QUIMIGAME." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.240925.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Katiane Lima Ponath and César Henrique Lenzi. "ASTROFÍSICA DE OBJETOS COMPACTOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0146.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ventura, Andressa Hélen Gonçalves, Bruno Victor Delmondes de Moura, and Cecir Barbosa de Almeida Farias. "ESTUDO COMPARATIVO DE APRENDIZAGEM DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ENTRE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO." In VIII Simpósio de Engenharia de Produção. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-239346.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Ensino Fundamental e Médio"

1

Arias Ortiz, Elena, Ana Dutra, Ximena Dueñas, Gregory Elacqua, Diana Hincapie, and Sammara Soares. Vamos falar de política educacional na América Latina e no Caribe #7: Os avanços da educação no Brasil estão em risco?: Desafios e recomendações para reduzir o impacto da pandemia. Inter-American Development Bank, April 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003197.

Full text
Abstract:
Apesar de ainda enfrentar grandes desafios, a educação pública no Brasil vinha apresentando uma trajetória favorável na última década: entre 2007 e 2018, a lacuna socioeconômica da taxa de abandono no ensino médio sofreu uma redução de 62%. No entanto, com a pandemia da COVID-19, escolas fecharam e a economia desandou. O Brasil está entre os países com o período mais longo de escolas fechadas e é o sistema educacional com o maior número de estudantes impactados pela ausencia das aulas presenciais. A transição para o ensino remoto obrigou governos locais e famílias a se adaptarem ao novo contexto, mas até maio de 2020, 40% dos municípios ainda no possuíam sequer um plano de ensino remoto. Além disso, dados de conectividade da Anatel mostram que o número de conexões móveis per capita é significativamente menor em municípios com IDH mais baixo. O presente relatório discute os resultados de pesquisas levantadas no Brasil ao longo de 2020 e evidencias empíricas na literatura nacional e internacional sobre os possíveis efeito da pandemia na educação do país. As evidências sugerem que tanto a ausencia de aulas presenciais como a redução na renda das famílias causaram danos sem precedentes nos indicadores de aprendizagem e nas taxas de abandono e amplifiquem as desigualdades socioeconômicas educacionais no país. Diante disso, discute-se algumas recomendações de políticas que podem ajudar a mitigar o impacto da pandemia nos resultados educacionais no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography