Academic literature on the topic 'Ensino lúdico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino lúdico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino lúdico"

1

Mariane Grando Ferreira, Mariane Grando Ferreira, Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, and Dulce Maria Strieder. "O LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA:." Arquivos do Mudi 24, no. 3 (November 30, 2020): 157–71. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v24i3.55703.

Full text
Abstract:
Os recursos lúdicos são uma alternativa apontada para alguns dos dilemas do ensino de Física, como a abordagem tradicional embasada na memorização de equações e repetição de seu uso na resolução de exercícios descontextualizados. Assim o uso do lúdico, ao também associar-se com a motivação, tem possibilidade de potencializar a aprendizagem. Perante isso, a amplitude desta alternativa, para o ensino de Física tem sido alvo de investigação. Neste sentido, o presente trabalho de ordem bibliográfica e documental visou averiguar qual a frequência e o perfil de lúdico abordado nos trabalhos da área de Física de edições do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM). Como resultados, encontramos que o perfil de lúdico mais utilizado foi o termo “Jogo”, a carência de publicações de trabalhos de Física no evento, a falta de referencial especifico para a área ensino de Física que discuta sobre o lúdico bem como, a disseminação que acreditamos ser errônea de que toda atividade é lúdica. Mediante isso, trazemos como considerações que o campo do ensino de Física deve avançar nas discussões sobre o tema, fortalecer as pesquisas sobre o lúdico e seu uso e, considerar que a presença do lúdico tem potencial para a superação das problemáticas ainda presentes no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Catiex Rodrigues de, and Adelmo Carvalho da Silva. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 8, no. 2 (July 4, 2020): 667–87. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10583.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo geral compreender e analisar as concepções do lúdico e o desenvolvimento da prática pedagógica lúdica de três professoras que ensinam Química no Ensino Médio em duas escolas estaduais de Mato Grosso no município de Cuiabá. Apresentou a seguinte problemática: quais as concepções dos professores de Química sobre o conceito de lúdico? A coleta de dados foi desenvolvida no período de fevereiro a maio de 2019. Utilizaram-se as abordagens da pesquisa qualitativa – do tipo estudo de caso – e o método interpretativo de análise de conteúdo. Os instrumentos para a análise configuram-se no questionário estruturado, na entrevista semiestruturada, observação e caderno de campo. Para a análise dos dados foram construídos dois eixos centrais que caracterizam-se nas memórias; concepções acerca do lúdico sob a ótica das professoras; e o Ensino de Química na prática pedagógica lúdica. Apontam-se os seguintes resultados: as professoras acreditam na importância do desenvolvimento da prática pedagógica lúdica como contribuinte no processo de ensino aprendizagem e expõem fragilidades sobre a compreensão teórica a respeito da temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Café, Ângela Barcellos. "O Jogo Lúdico na Escola de Ensino Básico." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 4 (December 23, 2018): 1–25. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1923.

Full text
Abstract:
Os discursos e interesses por pesquisas e estudos que envolvem a o lúdico, o jogo, o brinquedo e a brincadeira na educação estão crescendo em qualidade e quantidade nas pesquisas acadêmicas, entretanto, não necessariamente correspondem à um cenário de ações lúdicas dentro das escolas. Por mais que se aponte a importância das atividades lúdicas na formação de qualquer pessoa, em qualquer idade, é visível a manutenção de uma prática na escola endurecida, rígida, repetitiva e descontextualizada, cercadas por violências de todos os tipos. O lugar do jogo e da brincadeira quase não acontece, nem nos momentos “permitidos”, como as atividades festivas, nas datas comemorativas. Este estudo vem contribuir com contextualizações históricas em torno do lúdico e do que o envolve, com vistas a superar a desvalorização de suas manifestações associadas a atividades sérias, ampliando suas possibilidades de atuação na escola, por meio de elementos fundantes do jogo e de suas características, como espaço propício à esta manifestação. Esse objetivo tem como pano de fundo a crença de que um ambiente lúdico é favorável à um clima de partilha e aprendizagem. Este ensaio, teve como base observações etnográficas realizadas em escolas, em sua maioria de ensino público, nos níveis fundamental e médio, durante mais de 30 anos de experiência e que serviram de base aos questionamentos e reflexões constantes no texto. Ao mesmo tempo a pesquisa participante se fez presente por fazer várias vezes, em percursos de idas e vindas entre planejamento, prática de novas ações e reflexões com as análises em busca de respostas, ainda que provisórias. A revisão bibliográfica orientada neste percurso aponta múltiplas áreas do conhecimento: Filosofia; Antropologia; Sociologia; Psicologia; Pedagogia; Estudos do Lazer. As considerações finais apontam para uma convergência nas possibilidades de atuação lúdica na escola, utilizando o jogo, brinquedo ou brincadeira em qualquer das áreas do conhecimento, considerando as características de: estratégia, desenvolvimento e conhecimento, para um ensino/aprendizagem mais significativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andreeta, Tiago Efrem, and Luana Carramillo Going. "O BRINCAR E O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DELICADA RELAÇÃO DESCORTINADA PELAS PESQUISAS." Educere et Educare 16, no. 38 (April 23, 2021): 322–42. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v16i38.21616.

Full text
Abstract:
O brincar e o lúdico apresentam uma delicada relação com o ensino fundamental devido à dicotomia historicamente construída, que prevê a escola como um lugar exclusivo para a aprendizagem, contraditória à brincadeira. Os termos são, assim, utilizados com semelhança semântica, embora o segundo tenha um sentido mais amplo, que abarca dentro de si o primeiro. O objetivo deste trabalho é verificar de que maneira as práticas docentes atuais permitem a presença do lúdico, necessário ao desenvolvimento do imaginário infantil nas turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Para tal, realiza-se levantamento bibliográfico por meio de acesso às plataformas online da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico, com o uso das palavras-chave “lúdic*”; “lúdic*”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “brincar”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “ludic*”+“ensino fundamental”. Os resultados observam que as pesquisas focam ora na perspectiva dos professores, ora na dos alunos para compreender como é permitido às crianças brincar dentro das escolas. O ponto convergente entre eles é a pouca utilização de brincadeiras e de momentos lúdicos em turmas de primeiro ano, ainda que as pesquisas o apresentem como parte importante do desenvolvimento infantil. Como justificativa para a ausência do lúdico no processo da aprendizagem as pesquisas atribuem dois pontos relevantes, sendo a pouca exploração sobre o tema durante a formação docente e a necessidade de trabalhar massivamente os conteúdos escolares impostos pela sociedade e pelos documentos emitidos por instituições oficiais, tanto em esfera federal, quanto estadual e municipal. O encontro entre esses dois fatores reforça o uso de atividades mecânicas e muitas vezes sem sentido para as crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abreu, Aline, Aline Almeida, Adriano Roberto, Berline Oliveira, Ígora Dacio, Jessica Maia, Juliana Santos, et al. "A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA." Revista Margens Interdisciplinar 8, no. 11 (August 10, 2014): 297. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3263.

Full text
Abstract:
A atividade lúdica na educação, representada por jogos ebrincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança na sala de aula.O lúdico se apresenta como ferramenta de ensino para o desempenho e odesenvolvimento integral das crianças, proporcionando momentos de alegria,aprendizado e comprometimento com o aprender. O artigo é resultado dasatividades de iniciação científica desenvolvidas pelo Grupo de Estudos ePesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/CNPq/UFPA,vinculado ao projeto de extensão, coordenado pelos professores Waldir Ferreirade Abreu e Damião Bezerra Oliveira: O lúdico como recurso didático naformação da criança. Tem como objetivo discutir a importância do lúdico noprocesso de desenvolvimento da criança, sobretudo na Educação Infantil, eapresentar as atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças das escolas dosrios Quianduba e Ajuaí, em uma oficina sobre o lúdico.Palavras-chave: Ludicidade. Desenvolvimento. Criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Luciana Verêda da, and Clenilson Panta Angelim. "O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 38 (November 30, 2017): 897–909. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.959.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas e tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância de se trabalhar com o lúdico no ensino de matemática, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, reforçando que o lúdico pode e deve ser uma ferramenta positiva no ensino da matemática, apresentando a importância de se trabalhar com atividades lúdicas no ensino, ressaltando suas contribuições nas aulas de matemática, tanto para o professor quanto para a criança, principalmente nos primeiros anos do ensino (infantil e fundamental I), sabendo que o lúdico beneficiará de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Apresentar ainda que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos percebendo o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Karen Janny, and Luci Aparecida Souza Borges de Faria. "O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO." Pedagogia em Foco 12, no. 8 (December 12, 2017): 99. http://dx.doi.org/10.29031/pedf.v12i8.280.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Crist Wilian de Moura Barbosa da, David Anderson Barbosa Rodrigues, Robson Canteiro Valenzuela, Rosilene de Arruda Assunção, Uetes do Carmo Santos, and Wanderson Rodrigues Miranda. "CONTRIBUIÇÕES DA LUDOPEDAGOGIA: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (July 31, 2021): 429–46. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1696.

Full text
Abstract:
A educação escolar demanda ser repensada e aprimorada continuamente, pois decorrem mudanças na sociedade que influenciam nas necessidades e concepções do indivíduo. neste contexto, o lúdico constitui a sua importância no desenvolvimento do aprendizado das crianças das séries iniciais, por meio dos jogos e brincadeiras. este estudo qualifica-se como uma pesquisa bibliográfica. o objetivo geral deste estudo é discutir o trabalho com estratégias de ensino lúdicas nas séries iniciais. o desenvolvimento deste estudo se justifica pela abrangência do componente lúdico nas estratégias de ensino que são empregadas nas séries iniciais. as estratégias de ensino lúdicas são embasadas pelos conhecimentos difundidos na ludopedagogia, se expressando por meio de atividades lúdicas de jogos, brincadeiras e dinâmicas. estas estratégias de ensino lúdicas se desenvolvem embasadas na criatividade e curiosidade da criança, contribuindo para o aluno se posicionar como agente ativo na construção dos eu conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Cristiane Alves do, Francisco Giovanni Ferreira dos Santos, Rafaela Oliveira Freire, Paulo Gardel Torres de Sousa, and Dráulio Sales da Silva. "JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 2 (April 27, 2020): 14. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1303.

Full text
Abstract:
As atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de expor a utilização de um jogo lúdico como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem e analisar o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento de discentes no processo de ensino e aprendizado para alunos de 1º ano do ensino médio sobre o conteúdo de distribuição eletrônica. Utilizou-se como meio de avaliar os alunos um questionário com questões objetivas e subjetivas que revelaram através de dados estatísticos que 94,50% dos alunos conseguiram atingir os objetos propostos pelos bolsistas. Os resultados obtidos sugerem a importância da utilização dos jogos lúdicos pedagógicos no ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Do Nascimento Moura, Lenir Santos, Marilene Kreutz de Oliveira, Maria Conceição Vieira Sampaio, and Leandro Santos do Nascimento. "A contribuição do lúdico para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental." Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad 5, no. 3 (December 1, 2019): 1–15. http://dx.doi.org/10.17561/riai.v5.n3.1.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa trata de analisar a contribuição do lúdico para melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, Alto Alegre/Roraima/Brasil. A investigação teve como objetivo: Verificar se as atividades lúdicas como recurso pedagógico podem desenvolver práticas mais atrativas segundo a percepção dos professores; O objetivo buscou responder o seguinte problema: O lúdico utilizado como recurso pedagógico contribui para melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo? A pesquisa é do tipo não-experimental, descritiva com o enfoque qualitativo e paradigma interpretativo. Como técnica para a coleta de dados realizou-se uma entrevista. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: os 14(catorze) professores do 1º ano do ensino fundamental da escola em estudo. Foram utilizados como instrumento uma entrevista semiestruturadas. Os resultados encontrados referentes a contribuição do lúdico para o processo de ensino segundo a opinião dos professores foram: prática inovadora, desde que sejam bem planejadas e adequadas a faixa etária dos educandos promovendo aulas atrativas, dinâmicas, divertidas, prazerosas, eficazes e significativas, possibilitando a construção da afetividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino lúdico"

1

Kellermann, Marques Mariana. "Corpo lúdico no ensino-aprendizagem da dança." Escola de Teatro, 2012. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27387.

Full text
Abstract:
Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-17T17:46:09Z No. of bitstreams: 1 doutorado_tese_DEFINITIVA_PARA_IMPRESSAO.pdf: 17118891 bytes, checksum: 16106a13c84726dc0dd25b5ce9456694 (MD5)
Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-09-17T20:15:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 doutorado_tese_DEFINITIVA_PARA_IMPRESSAO.pdf: 17118891 bytes, checksum: 16106a13c84726dc0dd25b5ce9456694 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-17T20:15:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 doutorado_tese_DEFINITIVA_PARA_IMPRESSAO.pdf: 17118891 bytes, checksum: 16106a13c84726dc0dd25b5ce9456694 (MD5)
A presente tese investiga o processo de desenvolvimento da consciência corporal na criança que dança e intitula-se “O corpo lúdico no ensino-aprendizagem da dança”. As questões que nortearam a pesquisa foram: o que é atividade lúdica como vivência corporal e estética? Que efeito a experiência do lúdico na dança produz em relação ao conhecimento do próprio corpo? Partiu-se da hipótese de que a experiência lúdico-corporal é primordial na construção de um processo metodológico, para o ensino da dança, que favorece a consciência corporal. Esta pesquisa fundamenta-se no conceito de complexidade, elaborado por Morin (2002), compreendendo o corpo como simultaneamente uno e múltiplo e na ludicidade, abordada por Luckesi (2000) como fenômeno do interno e do integral, que está na base da educação de corpo integrado. A pesquisa de campo foi realizada em classe de Preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) e envolveu nove crianças de sete a nove anos que participaram de um curso experimental. Como procedimento metodológico de pesquisa privilegiou-se o enfoque etnográfico, numa abordagem de pesquisa-ação. Foi aplicada a técnica de entrevista e, como instrumentos, o questionário, o diário de classe e storyboard. Os dados foram tratados qualitativamente, procedendo-se a análise dos resultados à luz de referencial teórico. Concluiu-se que o processo ludicidade, ou jogo/dança num trabalho de consciência através do movimento é significativo na preparação do corpo lúdico, tanto na infância, quanto na adolescência ou idade adulta.
The present thesis investigates the development process of the corporeal conscience in children who dance and is titled “The Ludic Body at the Teach-and-Learn of the Dance”. The questions that guided this research were: what’s ludic activity as corporeal experience and aesthetics? What effect the ludic experience at the dance produces about the corporeal knowledge? It parted from the hypothesis that the ludic corporeal experience is a basal in the construction of a methodological process, for the teaching of the dance, which encourages the corporeal conscience. This research is based on the concept of complexity, elaborated by Morin(2002), understanding the body as simultaneously one and multiple and on the ludicity, approached by Luckesi (2002) as phenomenon of the intern and the integral, that is on the basis of the integrated body education. The field Research was developed in the preparatory class of the experimental course of ballet dancers, of the School of Dance and Theater of Pará’s Federal University (ETDUFPA) and involved nine kids aged seven to nine years that participated of an experimental course. As methodological procedure for researching, the ethnographical emphasis was privileged, in a research-action approach. It applied an interview technique and, as tools, the quiz, the gradebook and the storyboard. The data were treated qualitatively, proceeding to the analysis of the results based on the theoretical reference. It concluded that the ludicity process or dance\playing in a conscience work through the movement is significant in the preparation of the ludic body, be it in childhood, adolescence or in adult age.
Questa tesi indaga il processo di sviluppo della coscienza corporale nel bambino che danza e si intitola “Il corpo ludico nell’insegnamento-apprendimento della danza”. Le domande che hanno guidato la ricerca sono: cos’è l’attività ludica come vissuto corporale e estetico? Che effetto produce l’esperienza del ludico nella danza nel processo di conoscimento del proprio corpo? Siamo partiti dall’ipotesi che l’esperienza ludico-corporale é primordiale nell’insegnamento della danza, favorendo la coscienza corporale. Questa ricerca si fondamenta nel concetto di complessità elaborato da Morin (2002) que interpreta il corpo come, contemporaneamente, uno e multiplo e nella ludicidade, abbordata da Luckesi (2000) quale fenomeno dell’interno e dell’integrale, che è alla base dell’educazione del corpo integrato. La ricerca di campo è stata effettuata nelle Aule Preparatorie del Corso Sperimentale per Ballerini della Scuola di Teatro e Danza dell’Università Federale del Pará (ETDUFPA) alle quali hanno partecipato nove banbini con età compresa tra sette e nove anni. Quale procedimento metodologico de ricerca abbiamo privilegiato l’approccio etnografico in una prospettiva di ricerca-azione. È stata applicata la tecnica dell’intervista e, come strumenti, il questionario, il registro di classe e lo storyboard. I dati sono stati trattati qualitativamente, avanzando nell’analisi dei risultati sulla base della referenza teorica. Abbiamo concluso che il processo di ludicità, o gioco/danza, in un contesto de presa di coscienza per mezzo del movimento, é significativo nella preparazione del corpo ludico, sia nell’infanzia quanto nell’adolescenza e nell’età adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freitas, Francisco Guimarães de. "O lúdico aplicado às operações fundamentais." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31344.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2018-01-03T16:31:48Z No. of bitstreams: 1 2017_FranciscoGuimarãesdeFreitas.pdf: 642477 bytes, checksum: bbb0bb22e6d6e01444826a584ddfdec0 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-03-02T19:40:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_FranciscoGuimarãesdeFreitas.pdf: 642477 bytes, checksum: bbb0bb22e6d6e01444826a584ddfdec0 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-02T19:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_FranciscoGuimarãesdeFreitas.pdf: 642477 bytes, checksum: bbb0bb22e6d6e01444826a584ddfdec0 (MD5) Previous issue date: 2018-02-02
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar aos professores de matemática do ensino fundamental algumas sugestões de atividades lúdicas práticas (ou seja, que exijam apenas lápis e papel) para a resolução de operações fundamentais envolvendo os conjuntos dos Números Naturais. O foco é a atuação do professor em sala de aula com o intuito de apresentá-lo e motivá-lo para o emprego de jogos lúdicos no ensino e aprendizagem da matemática. Dessa forma, os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistá-lo para saber a opinião do uso dessas atividades. A fundamentação teórica sinaliza que as atividades desenvolvidas por meio de jogos possibilitam uma aprendizagem mais prazerosa, crítica e com raciocínio dedutivo.
This work was done in order to point out the math teachers of the primary education, some play and practical activities (in other words, those ones which require only a pencil and a sheet of paper) to solve some basic operations about the Natural Numbers. The aim is the performance of the teacher in the classroom whose main objective is to make him motivated to use the tools to teach mathematics in a way that the students can take advantage of all in a play way. Thus, the methodological tools used were to interview him to know his opinion about the work using those activities. The theoretical support states that the work developed through games can show a more useful, creative and pleasant learning. Besides, the students begin to develop their deductive reasoning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zamboni, Geovana. "O ensino de propriedades periódicas através do lúdico." Universidade Federal de São Carlos, 2013. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6659.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:37:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6085.pdf: 4863653 bytes, checksum: c5580e4a29baebce413786e8194ba9de (MD5) Previous issue date: 2013-12-13
Due to the importance of using instructional resources in the classroom and of the understanding these are tools to support the teaching, the focus of this research was the creation and evaluation of a didactic game in development of chemical content, involving Periodic Properties. This activity was implemented in E. E. Prof. Marcelo de Mesquita in the city of Ipeúna - SP, with students of two classrooms of Highschool 1st grade. The following step of the research involved: a) the study of Nowadays Chemistry Teaching; b) an investigation of Didactic Resources for Teaching in Brazilian context; c) the teaching of Periodic Properties in Textbooks and Curriculum Proposals of São Paulo State, with the purpose of identify how this content was put to the teachers and also support the development of issues that formed the database of questions used in the game; d) the theoretical study on Didactic Games, to identify what kind of game to develop, and the choice was creating a software. We chose the use of technology in the classroom by creating an electronic game because it presents important instructional possibilities for the Basic Education s teacher. The research was exploratory and its methodology had a qualitative approach to assist in the data collection and its analysis. The instruments for data collection were questionnaires and researcher s observations. The game practice has two parts and one is for diagnostic evaluation. In the diagnostic moment, the students have answered a questionnaire about the Periodic Table and Periodic Properties before the activity and after this played the didactic game itself. Henceforth the students answered another questionnaire about the Periodic Table, its properties and its used resources. By data analysis it was noticed that the game contributed to improve students learning skills, but it s clear that the game is not a self-sufficient tool to teach contents, it must be linked to a sequence of didactic tools, supported by the teacher, considering the pace of pupils' learning and particularity of specific content.
Devido à importância do uso de recursos didáticos em sala de aula e no entendimento que estes são ferramentas de apoio ao docente, o objetivo da presente pesquisa foi a criação e avaliação de um jogo didático no desenvolvimento do conteúdo químico, envolvendo Propriedades Periódicas. Esta atividade foi aplicada na E. E. Prof. Marcelo de Mesquita na cidade de Ipeúna-SP, com alunos de duas salas do 1º ano do Ensino Médio. A sequência da pesquisa envolveu: a) o estudo do Ensino de Química na atualidade; b) uma investigação sobre Recursos Didáticos de Ensino no contexto brasileiro; c) o ensino de Propriedades Periódicas em Livros Didáticos e Propostas Curriculares de São Paulo, com o propósito de identificar como este conteúdo estava posto aos professores e também subsidiar a elaboração das questões que formaram o banco de questões utilizadas no jogo; d) o estudo teórico sobre Jogos Didáticos, para identificar qual o tipo de jogo a ser elaborado, que no caso foi opção a criação de um software. Optou-se pelo uso da tecnologia em sala de aula, através da criação do software, por apresentar possibilidades didáticas importantes para o professor da educação básica. A pesquisa foi de natureza exploratória e a metodologia teve a abordagem qualitativa para auxiliar na coleta e análise dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e observação da pesquisadora. A aplicação do jogo teve duas fases, uma diagnóstica e outra para avaliação. Na fase diagnóstica, os alunos responderam um questionário sobre a tabela periódica e suas propriedades periódicas, antes da aplicação da atividade e em seguida participaram do jogo didático elaborado. Após a atividade com o jogo, os alunos responderam outro questionário sobre a tabela periódica e suas propriedades e sobre o recurso utilizado. Pela análise dos dados, foi possível observar que o jogo contribuiu para um maior aprendizado dos alunos, mas não é uma ferramenta autossuficiente para o entendimento do conteúdo, este precisa estar atrelado a uma sequência de ferramentas didáticas, considerando os ritmos de aprendizagem dos alunos e a particularidade do conteúdo específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sartori, Alice Stephanie Tapia. "O lúdico na educação matemática escolar." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2015-09-01T04:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 334064.pdf: 1522083 bytes, checksum: c0ddc4331df56ba5de92f049deecb7c9 (MD5) Previous issue date: 2015
Esta Dissertação problematiza um enunciado naturalizado no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do uso de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, nas aulas de matemática. Para tanto, o objetivo da pesquisa é identificar entrelaçamentos entre essas práticas e a constituição do sujeito infantil contemporâneo no discurso da Educação Matemática, especificamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), material analisado na pesquisa. A partir da Análise do Discurso na perspectiva de Michel Foucault, são apresentadas as justificativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática. Dentre as mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática; e ainda a de que a criança precisa aprender com prazer; entrelaçada a estas duas, aparece a importância da satisfação do aluno em aprender brincando. As enunciações referentes a essas justificativas mostraram uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da sociedade contemporânea, a necessidade de nos constituirmos enquanto sujeitos consumidores. Servindo-se dos aportes teóricos de Zygmunt Bauman e estudiosos da infância, o trabalho aponta que são o desejo, o prazer e a satisfação que movem a sociedade de consumidores, e a infância contemporânea é subjetivada conforme essa lógica. Deste modo, a investigação sugere que as práticas lúdicas, consideradas como uma forma de governamento posta a operar nas aulas de matemática, produzem efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo, especificamente o sujeito consumidor.

Abstract : This thesis discusses a naturalized statement in the discourse of the School Mathematics Education, with regard to the importance of using recreational activities such as plays and games, in math classes. Therefore, the objective of the research is to identify entanglements between this statement and the creation of contemporary children's subject. Specifically, the research analyzes the enunciations produced in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education) and, from the Discourse Analysis from the perspective of Michel Foucault, seeks to give visibility to the justifications given by the authors for the use of recreational activities in math classes. Among the most frequent is that the student must have a desire to learn and still that the child needs to learn with pleasure. Intertwined with these two, appears the importance of student satisfaction in learning while playing. The enunciations regarding these justifications have shown a possible dialogue between the playful practices developed at school and the requirements of contemporary society as regards the need to constitute us as desiring subjects, and in effect as consumer?s subject. Making use of the theoretical contributions of Zygmunt Bauman and childhood experts, the work points that are desire, pleasure and satisfaction that move the society of consumers, and the contemporary childhood is subjectivized as this logic. Thus, the research suggests that playful practices, considered as a form of rule operating in math classes take effect on the formation of contemporary children's subject, specifically the characteristics required for the subject consumer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

PACHECO, Ronivaldo Castro. "Ensino de astronomia: o lúdico e a experimentação como estratégias pedagógicas no ensino médio." Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10500.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-08-23T17:15:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoFormativaComunicacao.pdf: 1175831 bytes, checksum: 71525c7060cb2925e0e621e7ed49caf9 (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-12-19T16:04:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoFormativaComunicacao.pdf: 1175831 bytes, checksum: 71525c7060cb2925e0e621e7ed49caf9 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-12-19T16:04:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoFormativaComunicacao.pdf: 1175831 bytes, checksum: 71525c7060cb2925e0e621e7ed49caf9 (MD5) Previous issue date: 2017-08-23
FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão
A contemplação do céu e a curiosidade por desvendar seus mistérios tem movido o homem desde os primórdios da civilização a buscar compreensões sobre o que o cerca. Muitos cientistas e filósofos consideram a Astronomia como o primeiro conhecimento humano organizado de forma sistemática. Assim, partindo dessa curiosidade nata, o ensino de Astronomia deve aguçar nos estudantes esse interesse, promovendo maior apreciação e aproximação dessa Ciência que faz parte de nossas vidas em diversos aspectos, que direta ou indiretamente são supridos e/ou explicados por informações e inspirações provenientes da Astronomia. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as potencialidades e limitações da utilização das atividades lúdicas e experimentais para a aprendizagem de conceitos básicos de Astronomia por alunos do 1º ano do Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante, pois essa aborda aspectos da realidade do estudante ao promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar. Os resultados mostram que a estratégia de usar atividades lúdicas e experimentos para facilitar a aprendizagem apresenta fatores que favoreceram o ensino e a aprendizagem de Astronomia. Para a aplicação das atividades com os estudantes utilizamos os três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os estudantes participaram ativamente no desenvolvimento das atividades lúdicas, como os jogos e as brincadeiras, e na realização dos experimentos propostos, nos quais podemos verificar o potencial das estratégias utilizadas em sala de aula de forma positiva para construção do conhecimento dos estudantes. Esta pesquisa gerou um produto didático que consta como apêndice nesta dissertação. Trata-se de um guia para o professor, com orientações e sugestões de atividades lúdicas e experimentais, para o ensino de Astronomia, que propiciem reflexões sobre o conhecimento científico, enfatizando o caráter investigativo e possibilitando aos estudantes a construção do conhecimento de forma mais crítica e participativa na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa reporta as atividades lúdicas e experimentais como possibilidades de fomentar o ensino de Astronomia na Educação Básica, oportunizando maior aproximação de professores e estudantes desta área de conhecimento.
The contemplation of the sky and the curiosity to unravel its mysteries has moved man from the beginnings of the civilization to obtain understandings on what surrounds him. Many scientists and philosophers regard astronomy as the first human knowledge organized systematically. Thus, starting from this natural curiosity, the teaching of Astronomy should spark the students that interest, by promoting greater appreciation and approximation of this science that is part of our lives in several aspects that are directly or indirectly supplied and/or explained by information and inspiration coming from Astronomy. The main objective of this research is to understand the potentialities and limitations of the use of playful and experimental activities for the learning of basic concepts of Astronomy by students of the 1st year of High School. We assume the qualitative research, in the participant research modality, as these kinds of research approach aspects of student's reality when promoting collective actions for the benefit of the school community. The results show that the strategy in using ludic activities and experiments in order to facilitate the learning can show factors that favored the teaching and learning of Astronomy. For application of the activities with the students, we used three pedagogical moments by Delizoicov, Angotti and Pernambuco. The students participated actively in the development of playful activities such as play activities and games and in the conduction of the proposed experiments, where we can verify the potential of strategies used in the classroom in a positive way to build students' knowledge. This research also generated a didactic product that appears as an Appendix in this dissertation. It is an orientation to the teacher, with guidelines and suggestions of playful and experimental activities for teaching Astronomy which provide reflections on scientific knowledge, emphasizing the investigative character, enabling students to construct knowledge in a more critical and participative approach in society. In this sense, this research reports the ludic and experimental activities as possibilities to foster the teaching of Astronomy in Basic Education, enabling a closer approximation of teachers and students of this area of knowledge.
IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, Anderson. "Fundamentos Esportivos de Futsal: o lúdico no processo ensino e aprendizagem." Universidade do Oeste Paulista, 2010. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/67.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 246653 bytes, checksum: 2ba5870591459d1e849a59c4cb3fb454 (MD5) Previous issue date: 2010-12-16
This dissertation is the result of research developed at the Masters in Education, research line 2 - Training and Teaching Practice, Professional Lecturer, University of Oeste Paulista. The research aimed to examine possible contributions of recreational activities in teaching fundamentals of sports futsal (driving the ball, field, passing, kicking, marking and rules). For its development, methodological procedures were used qualitative, with application of interviews that included the participation of 25 subjects, students from the sixth year of elementary school in the morning, a private university in the city of Assis-SP. The results indicated that the accession of students with respect to the proposed activities occurred satisfactorily. The recreational activities were circumstances favorable to participation and interaction, learning technical fundamentals of soccer. Data analysis showed that the use of recreational activities in physical education classes provide teaching situations that stimulated the participation, interaction and student learning.
Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A pesquisa teve como objetivo analisar possíveis contribuições de atividades lúdicas no ensino de fundamentos esportivos de futsal (condução da bola, domínio, passes, chute, marcação e regras). Para o seu desenvolvimento, foram utilizados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, com aplicação de entrevistas que contaram com a participação de 25 sujeitos, alunos do sexto ano do ensino fundamental, do período matutino, de uma instituição privada de ensino do município de Assis-SP. Os resultados indicaram que a adesão dos alunos com relação às atividades propostas ocorreu de maneira satisfatória. As atividades lúdicas apresentaram contextos favoráveis à participação e à interação, com aprendizagem de fundamentos técnicos de futsal. A análise dos dados permitiu concluir que a utilização de atividades lúdicas nas aulas de Educação Física proporciona situações pedagógicas que despertaram a participação, a interação e o aprendizado dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, Lygianne Batista. "Implicações pedagógicas do lúdico para o ensino e aprendizagem da álgebra." Universidade Federal de Goiás, 2011. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3073.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-16T12:24:24Z No. of bitstreams: 2 Disserta____o_Lygianne.pdf: 2202940 bytes, checksum: 1620c13133bad82ccf59b53e167f03b3 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-16T14:00:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Disserta____o_Lygianne.pdf: 2202940 bytes, checksum: 1620c13133bad82ccf59b53e167f03b3 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-16T14:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Disserta____o_Lygianne.pdf: 2202940 bytes, checksum: 1620c13133bad82ccf59b53e167f03b3 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2011-10-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The present work had the purpose of studying the pedagogical implications of playful activities for education and learning algebra in high schools. We used as a methodology way the didactic experiment; it is an investigation method that studies the process of teaching and learning from students in an ordinary classroom (CEDRO; MOURA, 2010). As main resource about playful education we considered the ideas of Brougère (1997), Caillois (1997; 1990), Campagne (1989) and Soares (2008). For the definition of algebraic/ mathematical activity we used Fischbein (1987), Mendes (2006), Muniz (2009) and Vergnaud (1998). We started with the studies of Fiorentini, Miguel and Miorim (1993), Kieran (2004; 2006), Kaput (1999) and Sousa (2004) for talking and argument about algebra teaching. The didactic experiment was carried through an 11th grade class from a public high school, composed by 31 students in the city of Aparecida de Goiânia, Goiás. Two activities were elaborated; a game and a playful-historical activity, both directed to the variable notion. From the analyses of the productions of the research participants, the filming and the researcher`s target log book, we proved that the activities proposals can be helpful for the teaching and learning algebra in high schools. This finding happened by the understanding, during the experiment, of some aspects that characterize the algebraic thought in accordance with our references described above. We also verified in the development of this research, how it is complex working the playful activities in the classroom, because it cannot be considered only the play for the play or the fun for the fun, but play and education in same platform. Thus, a discussion was made, seeking to establish a balance in the conception of what it is an ordinary game, playful activity, algebraic activity and educative game.The present work had the purpose of studying the pedagogical implications of playful activities for education and learning algebra in high schools. We used as a methodology way the didactic experiment; it is an investigation method that studies the process of teaching and learning from students in an ordinary classroom (CEDRO; MOURA, 2010). As main resource about playful education we considered the ideas of Brougère (1997), Caillois (1997; 1990), Campagne (1989) and Soares (2008). For the definition of algebraic/ mathematical activity we used Fischbein (1987), Mendes (2006), Muniz (2009) and Vergnaud (1998). We started with the studies of Fiorentini, Miguel and Miorim (1993), Kieran (2004; 2006), Kaput (1999) and Sousa (2004) for talking and argument about algebra teaching. The didactic experiment was carried through an 11th grade class from a public high school, composed by 31 students in the city of Aparecida de Goiânia, Goiás. Two activities were elaborated; a game and a playful-historical activity, both directed to the variable notion. From the analyses of the productions of the research participants, the filming and the researcher`s target log book, we proved that the activities proposals can be helpful for the teaching and learning algebra in high schools. This finding happened by the understanding, during the experiment, of some aspects that characterize the algebraic thought in accordance with our references described above. We also verified in the development of this research, how it is complex working the playful activities in the classroom, because it cannot be considered only the play for the play or the fun for the fun, but play and education in same platform. Thus, a discussion was made, seeking to establish a balance in the conception of what it is an ordinary game, playful activity, algebraic activity and educative game.
O presente trabalho objetivou estudar as implicações pedagógicas de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da álgebra no Ensino Médio. Utilizamos como caminho metodológico o experimento didático que é um método de investigação que estuda os processos de ensino e aprendizagem de estudantes em sala de aula (CEDRO; MOURA, 2010). Como principais referências no que diz respeito à educação lúdica consideramos as ideias de Brougère (1997), Caillois (1997; 1990), Campagne (1989) e Soares (2008). Para a definição de atividade matemática/algébrica utilizamos Fischbein (1987), Mendes (2006), Muniz (2009) e Vergnaud (1998). Partimos dos estudos de Fiorentini, Miguel e Miorim (1993), Kieran (2004; 2006), Kaput (1999) e Sousa (2004) para as discussões sobre o ensino da álgebra. O experimento didático foi realizado com uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública composta de 31 alunos em Aparecida de Goiânia, Goiás. Foram elaboradas duas atividades, um jogo e uma atividade lúdico-histórica, ambas são direcionadas para a noção de variável. A partir das análises das produções dos participantes da pesquisa, das filmagens e do diário de bordo da pesquisadora, constatamos que as atividades propostas podem favorecer para o ensino e aprendizagem da álgebra no nível médio. Essa constatação se deu pela compreensão, durante o experimento, de vários aspectos que caracterizam o pensamento algébrico de acordo com nossos referenciais. Constatamos também no desenvolvimento desta pesquisa, o quanto é complexo trabalhar o lúdico em sala de aula, não podendo ser considerado apenas o jogo pelo jogo ou a diversão pela diversão, mas sim, jogo e educação em um mesmo patamar. Assim, é feito uma discussão procurando estabelecer um equilíbrio na concepção do que é jogo, atividade lúdica, atividade algébrica e jogo educativo.
O presente trabalho objetivou estudar as implicações pedagógicas de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da álgebra no Ensino Médio. Utilizamos como caminho metodológico o experimento didático que é um método de investigação que estuda os processos de ensino e aprendizagem de estudantes em sala de aula (CEDRO; MOURA, 2010). Como principais referências no que diz respeito à educação lúdica consideramos as ideias de Brougère (1997), Caillois (1997; 1990), Campagne (1989) e Soares (2008). Para a definição de atividade matemática/algébrica utilizamos Fischbein (1987), Mendes (2006), Muniz (2009) e Vergnaud (1998). Partimos dos estudos de Fiorentini, Miguel e Miorim (1993), Kieran (2004; 2006), Kaput (1999) e Sousa (2004) para as discussões sobre o ensino da álgebra. O experimento didático foi realizado com uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública composta de 31 alunos em Aparecida de Goiânia, Goiás. Foram elaboradas duas atividades, um jogo e uma atividade lúdico-histórica, ambas são direcionadas para a noção de variável. A partir das análises das produções dos participantes da pesquisa, das filmagens e do diário de bordo da pesquisadora, constatamos que as atividades propostas podem favorecer para o ensino e aprendizagem da álgebra no nível médio. Essa constatação se deu pela compreensão, durante o experimento, de vários aspectos que caracterizam o pensamento algébrico de acordo com nossos referenciais. Constatamos também no desenvolvimento desta pesquisa, o quanto é complexo trabalhar o lúdico em sala de aula, não podendo ser considerado apenas o jogo pelo jogo ou a diversão pela diversão, mas sim, jogo e educação em um mesmo patamar. Assim, é feito uma discussão procurando estabelecer um equilíbrio na concepção do que é jogo, atividade lúdica, atividade algébrica e jogo educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vilches, Manolo Perez. "O lúdico na atitude interdisciplinar." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10172.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manolo Perez Vilches.pdf: 3814834 bytes, checksum: d87c7c704c4d80eeaf6d88576a30ef00 (MD5) Previous issue date: 2009-10-28
This research intends to show that the playful element is a relevant piece into the interdisciplinary process as an attitude .Although the Playful or Ludic terms have been exhaustive related to the questions about children´s cognitive formation for many autors, their dimension surpasse the limits of the school and childhood; the enchantment in the discovery of the world can be lived deeply by all and in any age and is closely related to the contact with the new, the challenger, the beauty and the fantastic. This work looks for not only to stand out the importance of the playful element in the school as in the daily routine of all people. The possibility of an interdisciplinary experience, while easing experiences that do not break up knowledge, gains important elements when playful manifests itself in simple things such as the architecture of the cities, the simplicity of toys, the beauty of arts, the magic of the numbers, or the delights of the gastronomy, among others situations. The satisfaction in knowing the strange, intuiting its secrets, in trying to dominate it and understanding it, in revisiting it, makes man a perpetual apprentice, from childhood to the maturity. When we dive in the satisfaction of the ludic experience there are no borders between knowledge and, when valuing the revelations that the disciplinarity knowing offers to us in each moment, we perceive the necessity of a look that rescues us to a totality . From the practical experience, this work establishes ways for the valuation of Ludic element as a powerful motivator of satisfaction of knowing in an interdisciplinary perspective
Este trabalho procura desvelar o elemento lúdico como constituinte ao processo de tomada de uma atitude interdisciplinar. Embora o termo Lúdico tenha sido exaustivamente relacionado às questões da formação cognitiva da criança por muitos pesquisadores, sua dimensão extrapola os limites da escola e da infância; o encantamento na descoberta do mundo pode ser vivenciado por todos e em qualquer idade e está intimamente relacionado ao contato com o novo, com o desafiador, com o belo e com o sentido de descoberta, e assim faz-se potente na intenção da prática interdisciplinar. Para ressaltar a importância do elemento lúdico, o conceito será analisado em três dimensões: o lúdico numa dimensão ontológica, tratando da formação do pesquisador interdisciplinar; o lúdico numa dimensão epistemológica, re-contextualizando o conceito a partir de uma visão histórica à luz das pesquisas em Interdisciplinaridade e o lúdico numa dimensão praxiológica, tratando do pesquisador interdisciplinar em ações direcionadas a uma mudança de paradigma no ensino. A possibilidade de uma vivência interdisciplinar, enquanto facilitadora de experiências que não fragmentam o saber, ganha elementos importantes quando o lúdico se manifesta na interação entre sujeitos envolvidos no ato da aprendizagem e construção do conhecimento. A satisfação em conhecer o desconhecido, intuir seus segredos, em tentar dominá-lo e compreendê-lo, em revisitá-lo, faz do homem um eterno aprendiz, da infância à maturidade. Quando se mergulha na satisfação da vivência lúdica não há fronteiras entre os saberes e, ao mesmo tempo que se valorizam as revelações e contribuições que a disciplinaridade oferece, na compreensão de um ou outro elemento, percebe-se a necessidade de superação das partes para uma condição que contemple o todo. A Interdisciplinaridade, nesta perspectiva, se manifesta como uma metodologia de trabalho e não apenas como recurso pedagógico, pontuando diretrizes para uma prática pedagógica apta a enfrentar os desafios do contemporâneo. A hipótese deste trabalho é, portanto, que o lúdico, por suas características, seja um facilitador da atitude interdisciplinar. Partindo da prática, explicitam-se caminhos para a valorização do lúdico como potente elemento motivador do gosto pelo conhecimento e analisam-se possíveis dificuldades na vivência compartilhada deste elemento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Garcez, Edna Sheron da Costa. "O lúdico em ensino de química: um estudo do estado da arte." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4699.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-10-21T14:10:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Edna Sheron da Costa Garcez - 2014.pdf: 2535209 bytes, checksum: f929c1a94b93a66f7d6bda91ad15073d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-10-21T14:44:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Edna Sheron da Costa Garcez - 2014.pdf: 2535209 bytes, checksum: f929c1a94b93a66f7d6bda91ad15073d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-21T14:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Edna Sheron da Costa Garcez - 2014.pdf: 2535209 bytes, checksum: f929c1a94b93a66f7d6bda91ad15073d (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-10-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The objective of this work is to present a literature review of the academic research undertaken in games and playful activities in the teaching of chemistry in the country, in order to map, inventory and analyze the productions. We analyze academic productions of graduate programs, journal articles and conference publications in the area. Were selected theses and dissertations Bank of thesis of CAPES and the Digital Library of Theses and Dissertations of IBICIT; Journal articles: New Chemistry (Química Nova), Chemistry New School (Química Nova na Escola), Brazilian Journal of Chemistry Teaching (Revista Brasileira de Ensino de Química) and Brazilian Journal of Research in Science Education (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências); and papers published in National Meetings Teaching of Chemistry at the Annual Meeting of the Brazilian Chemical Society and the National Meetings of Research in Science Education. The results obtained from the processing of data produced dissertations, theses, articles and works of events were analyzed in three categories General Aspects, Pedagogical Aspects and Nature of Work. There is a relative amount of production increasing every year, characterized with to the prevalence of work experience reports, exploration of card games and board games and an emphasis on contents of the first year of high school. There is also traits of endogeny in productions graduate who reflect on the events of the area; little interaction with the work at the level of research at postgraduate; plus little or no theoretical foundation related to the playful teaching. Viewing the general framework of production and the characteristics that have distinguished themselves in their development understand that the field of research on the play in the teaching of chemistry is still being structured and requires further theoretical development, as well as a better understanding of the potential of playfulness and the importance and need for their exploitation forward to discussions and theoretical study in teaching and chemistry.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica das pesquisas acadêmicas desenvolvidas em jogos e atividades lúdicas no ensino de Química no país, no intuito de mapear, inventariar e analisar as produções. Analisamos produções acadêmicas de programas de pós-graduação, artigos de periódicos e publicações em congressos da área. Foram selecionados teses e dissertações do Banco de Teses da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICIT; artigos dos periódicos: Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Ensino de Química e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; e trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química, nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química e nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados obtidos a partir do tratamento dos dados produzidos das dissertações, teses, artigos e trabalhos de eventos foram analisados em três categorias Aspectos Gerais, Aspectos Pedagógicos e Natureza dos Trabalhos. Observa-se uma quantidade relativa de produção crescente a cada ano, sendo essa caracterizada quanto à abordagem pela predominância de relatos de experiência, exploração de jogos de cartas e tabuleiro e ênfase em conteúdos do primeiro ano do ensino médio. Verifica-se também traços de endogenia nas produções de pós-graduação que se refletem nos eventos da área; pouca interação dos trabalhos com pesquisas em nível de pósgraduação; além de pouca ou nenhuma fundamentação teórica referente ao lúdico no ensino. Visualizando o quadro geral das produções e as características que têm se destacado em seu desenvolvimento compreendemos que o campo de pesquisa sobre o lúdico no ensino de química ainda está em estruturação e necessita de um maior aprofundamento teórico, bem como de uma melhor compreensão do potencial do lúdico e a importância e necessidade de sua exploração frente a discussões e aprofundamentos teóricos no ensino e em química.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa. "O lúdico em Química : jogos e atividades aplicados ao ensino de Química." Universidade Federal de São Carlos, 2004. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6215.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:34:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4088.pdf: 1968051 bytes, checksum: 64cd4eaf1265a87f6a56f58b8678b65e (MD5) Previous issue date: 2004-04-01
Universidade Federal de Sao Carlos
In this work games and ludic activities are applied to chemistry teaching. In the introduction, the constructivism aspects of the theories of cognitive development are presented. Then, the ideas and theories of both ludic activities and games are considered based on its philosophic, pedagogic and social aspects. Is also proposed four interaction levels between the games and the students. In the first interaction level, the games are utilized to demonstrate an aparent reality by means of a simulation. In the second interaction level, there is a presence of game, in the sense of a competition where there are losers and winners, using a boardgame. In the third interaction level it is conceived the handling of the game by the player, and new games, new toys and new rules will result. In the fourth interaction level comics magazines are used to teach chemistry. Rules, advantages and disadvantages of using games in chemistry teaching are showed and discussed. After that, the games are evaluated based on questions and interviews with both teachers and students. The games are an excellent alternative in the classroom, raising the students interest and, as a result, their motivation. Almost of 100% of the students use to get involved in the games activities in the classroom. As a result, a better discipline is observed. Both students and teachers interact by themselves through the games leading to a improved sociability and cooperation by the players. So, the games cause the cognitive development and it is not a consequence of it.
Este trabalho trata de jogos e atividades lúdicas aplicados ao ensino de química. Uma discussão teórica é realizada acerca de teorias construtivistas e das teorias que envolvem o jogo e as atividades lúdicas em seus aspectos pedagógicos, filosóficos e sociais. Descrevem-se também, 4 tipos de interação entre o jogo e o jogador, adaptados para os jogos e atividades lúdicas apresentados. Para o primeiro nível de interação são apresentados jogos que funcionem como simuladores de uma realidade aparente. No segundo nível de interação, apresentam-se jogos e atividades que se baseiam em competição entre jogadores ou grupos de jogadores. No caso presente, o jogo proposto está na forma de jogo de tabuleiro. No terceiro nível de interação, concebe-se o manuseio do jogo pelo aprendiz, na criação de novos jogos, novos brinquedos e novas regras de utilização dos jogos propostos. O quarto nível de interação trata da utilização de histórias em quadrinhos em ensino de química. Regras, vantagens e desvantagens da aplicação de cada um dos jogos aqui propostos são apresentados e posteriormente discutidos. No capítulo destinado à avaliação, apresentam-se as impressões de professores e alunos sobre os jogos apresentados, colhidos em entrevistas e questionários. Os jogos mostram-se uma excelente alternativa no que se refere a despertar o interesse, o que gera motivação no aluno, além de ser excelente no quesito disciplina. Quase 100% dos alunos se envolvem na atividade, o que se reflete na própria avaliação em sala de aula. Os jogos também trazem a interação entre alunos e professores e aumenta a sociabilidade e cooperação entre os participantes. Finalmente, conclui-se que o jogo é também causa do desenvolvimento cognitivo e não só consequência deste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ensino lúdico"

1

Silva, Joaquim Fernando Mendes da, ed. O lúdico em redes: reflexões e práticas no Ensino de Ciências da Natureza. Editora Fi, 2021. http://dx.doi.org/10.22350/9786559171316.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CERQUEIRA, Claudia C. A. Ximenes, D. Z. SOARES, R. C. S. GABRIEL, I. S. S. AMORIM, A. B. MACHADO, C. M. SANTANA, C. S. SILVA, et al. ESPAÇO DO BRINCAR E APRENDER: importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443733.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BESERRA, Luilson Carlos, and Alda Lúcia Silva Gonçalves BESERRA. OS JOGOS E O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM ESTUDO TEÓRICO. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890492.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marchezan, Analice, Claudia Maria Costa Nunes, Daiani Finatto Bianchini, Elizangela Weber, Julhane Alice Thomas Schulz, Lucilaine Goin Abitante, and Mariele Josiane Fuchs. Vivenciando a matemática ludicamente. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-505-7.

Full text
Abstract:
Este livro congrega diferentes práticas de ensino e aprendizagem que promovem aulas de matemática dinâmicas e prazerosas. É resultado do trabalho desenvolvido sob a orientação das docentes organizadoras deste livro, no Componente Prática de Ensino da Matemática VIII, com os alunos formandos do oitavo semestre da turma Mat T8/2019. Tais propostas foram vivenciadas por professores de anos iniciais da rede pública através do projeto de extensão acadêmica: “A educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: repensando a prática docente a partir da Base Nacional Comum Curricular”. Neste sentido, este livro simboliza o esforço conjunto para garantir que todas as crianças tenham direito de aprender conceitos matemáticos de forma ativa e significativa, oportunizados a partir de um contexto escolar lúdico e que desperte a autonomia e a criatividade infantil. Desejamos uma inspiradora leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cristina Simeoni, Maria. Por um processo criativo e lúdico de ensinar e aprender na universidade. EDITORA CRV, 2017. http://dx.doi.org/10.24824/978854441878.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PEREIRA, U. M. S. M. METAMORFOSES FORMATIVAS: um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978854443699.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carneiro, Jaqueline, Milena Martendal, Amanda Almeida Valle, Gabriel Jeisson Pimentel, and Talita Fernanda Fabrin da Graça. Brincar, aprender e transformar: atividades lúdicas sobre saúde e meio ambiente. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-045-8.

Full text
Abstract:
O aprendizado, especialmente na infância, está estreitamente relacionado ao prazer. No decorrer do nosso desenvolvimento, as atividades lúdicas nos fazem aprender de maneira leve e divertida, estimulando memória, interpretação, criatividade, responsabilidade e socialização. A inserção de atividades lúdicas no meio educacional é vista como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento integral da criança, transformando o processo de ensino-aprendizado em uma experiência afetiva. Percebe-se cada dia mais como a falta de informação sobre medicamentos, assim como a precariedade da educação em saúde e meio ambiente está afetando o nosso planeta. Então, por que não começar uma mudança com os pequenos? As atividades lúdicas cabem perfeitamente nesse contexto e, aos nossos olhos, é o caminho para criar um mundo melhor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Oliveira, Bianca, and Rita Melissa Lepre. Rir, jogar, refletir...: a construção do eu com o outro. Canal 6 Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52050/9786586030655.

Full text
Abstract:
Querido(a) professor(a), temos o prazer de apresentar esta proposta como um instrumento pedagógico para educar em valores. Esse material resulta da dissertação de mestrado profissional intitulada “A construção da personalidade moral por meio de jogos de regras em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental” que se encontra disponível na página do programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP campus de Bauru. As sequências didáticas – SDs – presentes nesse livro partem de uma abordagem psicogenética, lúdica e dialógica, promovendo a participação ativa dos estudantes e a construção de personalidades morais aptas à autonomia, fundamentadas em valores universalmente desejáveis como a justiça, a generosidade e a honestidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Ana Cristina P. Carneiro de. Ensino de Ciências na Educação Infantil em uma Abordagem CTS: possibilidades lúdicas para uma formação cidadã. Edited by Edith Gonçalves Costa. Editora Itacaiúnas, 2020. http://dx.doi.org/10.36599/itac-ed1.081.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, I. M. F., and B. Porto. QUEM TE COBRIU QUE TE DESCUBRA? As crenças docentes sobre ludicidade e os desafios da prática pedagógica e da formação de professores. Eulim, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-87698-04-5.

Full text
Abstract:
texto de Ilma Soares e Bernadete Porto, intitulado Quem te cobriu que te descubra? As crenças docentes sobre ludicidade e os desafios da prática pedagógica e da formação de professores, apresenta um longo estudo sobre crenças de educadoras, que atuam em escolas que atendem no âmbito das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a respeito das questões que envolvem a compreensão do que seja ludicidade, assim como do uso de atividades adjetivadas como lúdicas em suas práticas de ensinar, bem como, de questões como crenças sobre escola, crianças e trabalho docente. Importa observar, de início, que o estudo, ora publicado, tem sua origem no atendimento de requisito de Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, daí o leitor deparar-se com inúmeras citações de outros pesquisadores e de autores de obras que tratam de conteúdos equivalentes ou afins. Essa circunstância, que está na origem do texto, chama a atenção do leitor para o cuidado da autora em demonstrar que as compreensões estabelecidas e tornadas públicas na presente publicação tem seus fundamentos em seus entendimentos pessoais sobre o objeto de estudo, contudo, assentados em investigações e compreensões de muitos outros pesquisadores, que vieram antes, criando um campo de conhecimento sobre a temática abordada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ensino lúdico"

1

PINAFO, JAQUELINE. "ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTAS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ESCOLAR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.117.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA METODOLOGIA PAUTADA NO LÚDICO E NO USO DE JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, OBJETIVANDO CONTRIBUIR PARA QUE DE MANEIRA MAIS SIGNIFICATIVA HAJA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE E PRAZEROSA NOS ASPECTOS COGNITIVOS, AFETIVOS, PSICOMOTORES E SOCIAIS. DE NATUREZA QUALITATIVA, FORAM UTILIZADAS ATIVIDADES LÚDICAS DIRECIONADAS. PARA UJIIE (2012) QUANDO UTILIZAMOS O LÚDICO NA EDUCAÇÃO FAZEMOS DESPERTAR NOS ALUNOS COMPETÊNCIAS E NOVAS FORMAS DE ENCARAR OS DESAFIOS DA VIDA E DA SOCIEDADE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS, QUANDO DIRIGIDAS, OBJETIVADAS E MEDIADAS, SÃO CAPAZES DE INSTIGARA VONTADE DE APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUNDO RELATOS DE PROFESSORES DA SALA REGULAR DE ENSINO, APÓS O TRABALHO DESENVOLVIDO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O RENDIMENTO ESCOLAR DESTES ALCANÇOU AVANÇOS SIGNIFICATIVOS: TORNARAM-SE MAIS PARTICIPATIVOS E INTERESSADOS PELA APRENDIZAGEM E TIVERAM MAIOR FREQUÊNCIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, Bárbara de Oliveira Feliciano Bellonia, Renan Antônio da Silva, and Pedro Demo. "O LÚDICO E O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMBINAM?" In Políticas Públicas, Educação e Diversidade: Uma Compreensão Científica do Real, 714–27. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200801058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Cleiciane Balieiro da Silva da, Gessica da Silva de Brito, and Argemiro Midonês Bastos. "Ensino lúdico: o uso de brinquedo no ensino de ondulatória." In Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas, 153–72. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.26.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

COSTA, JANAEL BARBOSA, LUCIANA DE NAZARÉ FARIAS, GILVANA KELLY BARROS PIMENTEL, and LUIZ WAGNER PANTOJA ARAÚJO DE SOUZA. "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In Ciências Biológicas e da Terra: princípios fundamentais (Volume II). Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902702.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SILVA, K. A. V. "O LÚDICO NO ENSINO APRENDIZADO DO LICENCIANDO SURDO." In EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: OLHARES DA INCLUSÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, 109–16. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-07-994894-1-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MAGALHAES NASCIMENTO, EVAIR, IRADENE BRELAZ BRUCE NETA, and LYNNE MARA SANGEL PATROCINIO. "O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.386.

Full text
Abstract:
ESTE RELATO PRETENDE DESTACAR A IMPORT?NCIA DO L?DICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E RELATAR EXPERI?NCIA VIVIDA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA CAPES/UEA, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE L?DICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO M?DIO SOBRE A SEGUNDA LEI DE MENDEL. O PROCEDIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO BASEOU-SE EM OBSERVA??O PARTICIPANTE, E DEMONSTROU QUE O CONTE?DO DE GEN?TICA PODE SER MINISTRADO DE FORMA DIN?MICA E ATRATIVA POR MEIO DA LUDICIDADE POSSIBILITANDO APRENDIZAGEM AOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, O L?DICO ? UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA, PODENDO SER EMPREGADA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER PARA AL?M DOS LIVROS DID?TICOS E AULAS TEORIZADAS, POIS, MUITAS DISCIPLINAS CONT?M CONTE?DOS CIFRADOS E MASSIVOS QUE DIFICULTAM O ENSINO-APRENDIZAGEM. NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS DIFERENCIAIS, ESTE TRABALHO SUGERE A CONSTRU??O DE UM ?BACO COMO MODELO DID?TICO, UTILIZANDO MATERIAIS DE F?CIL ACESSO, PODENDO SER UM IMPORTANTE RECURSO PARA O ENSINO DE GEN?TICA EM QUALQUER N?VEL E MODALIDADE DE ENSINO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

NIGRA SALGADO, GABRIELE, and MAYANA LACERDA LEAL. "RECEITA CULINÁRIA COMO ANALOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.487.

Full text
Abstract:
O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MUITAS VEZES, CARECE DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE AUXILIEM NA APRENDIZAGEM DE UMA GRANDE QUANTIDADE DE TERMOS E CONCEITOS ABSTRATOS RELACIONADOS A ESTRUTURAS MICROSCÓPICAS, SENDO NECESSÁRIA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO. NESTE SENTINDO, APRESENTAMOS UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA COM EDUCANDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE FLORIANÓPOLIS-SC, NA QUAL FOI EXECUTADA UMA RECEITA CULINÁRIA COMO ANALOGIA E RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR. A UTILIZAÇÃO INTENCIONAL DESTA ANALOGIA, SOMADA À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, MOSTROU-SE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA POTENTE E CONCLUÍMOS QUE O USO DE UM RECURSO DIDÁTICO LÚDICO PROMOVEU A ABERTURA POR PARTE DOS DISCENTES, FACILITANDO O DESPERTAR DA CURIOSIDADE SOBRE COMO OCORREM OS PROCESSOS CELULARES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ebani, Makelly Eduarda Zambom, Diego Caliman Brioschi, Aline Farias Spadetto, Beatriz Driusso, Mara Sandra Lourenço Bittencourt, Graziane Aparecida Tiengo, Gleici Ferreira Tiengo Dadalto, and Amadeu Julho Venturim Manhone. "As contribuições do lúdico para o desenvolvimento infantil." In Pesquisas em educação e ensino: temas clássicos e emergentes, 64–83. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.608.64-83.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

DOS REIS FONSECA, ISLANA, DAIANA KELLY MORAES LISBÔA, and GABRIELE MARISCO DA SILVA. "PARASITOLOGIA HUMANA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.433.

Full text
Abstract:
AS INFECÇÕES POR PARASITOSES SÃO ATUALMENTE UMA DAS DOENÇAS MAIS FREQUENTES EM IMPACTO DE MORBIDADE HOSPITALAR NO BRASIL. ASSIM, DIANTE DO EXPOSTO, A OFICINA REALIZADA TEVE A INTENÇÃO DE CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES SOBRE AS PRINCIPAIS PARASITOSES E SUAS CONSEQUÊNCIAS, POR MEIO DE METODOLOGIAS DE ENSINO ALTERNATIVAS. COM ESSE OBJETIVO, PRODUZIU-SE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS SOBRE VERMINOSES, ABRANGENDO ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS. A INTERVENÇÃO CONTOU COM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DESTINADO A MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO REFERENTE ÀS VERMINOSES. FORAM CONFECCIONADOS MODELOS DOS VERMES EM TECIDO EM SUAS DIFERENTES FASES DO CICLO, ASSIM COMO JOGO DA MEMÓRIA TEMÁTICO, ATIVIDADES IMPRESSAS PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO COM IMAGENS, CAÇA PALAVRAS E PISTAS. RECURSOS COMO ESSES, POSSUEM CUSTO BAIXO, E PODEM SER DETERMINANTES PARA CONTRIBUIR NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DESPERTAM CURIOSIDADE, PODEM PROMOVEM REFORÇO DA MEMORIZAÇÃO E CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO MAIS SIGNIFICATIVO DOS CONTEÚDOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Romuel Barros Costa, Daiana Kaminski de Oliveira, Débora Simone Figueredo, and Elenilson Freitas Alves. "Lúdico no ensino superior: análise de uma abordagem diferenciada." In Educação Contemporânea – Volume 14 – Artes, Ludicidade. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-062-0.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ensino lúdico"

1

Mendes Carletto, Bianca, and Ana Nery Furlan Mendes. "Autorama Químico: O Lúdico como metodologia no Ensino de Termoquímica." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.247900.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes da Silva, Jerlandia, Rafaela Germania Barbosa de Araújo, and Ayrton Matheus da Silva Nascimento. "OPERAÇÕES MATEMÁTICA: VIVENCIANDO O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I." In VI Congresso internacional das lincenciaturas. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00196.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kundlatsch, Aline, and Profa Dra. Camila Silveira da Silva. "Uma revisão de base cienciométrica sobre o lúdico no Ensino de Química." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.245291.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ândello Mychael Ferreira Soares de, Silva, Lima Fernanda Rodrigues de, Rosário Lucas Oliveira do, and Figueirêdo ; Gesivaldo Jesus Alves de. "O LÚDICO COMO UMA PRÁTICA PEDAGOGICA NO ENSINO DE QUÍMICA:." In V Congresso Internacional das Licenciaturas. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vcointerpdvl.2018.00113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Gabriel, Emerson Souza, and Pedro Moises. "Química Run: Uma Ferramenta Lúdico-Educativa no Ensino de Química." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.701.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bardini, Augusto, Patricia Hubler, Henrique Dezazeri, Silvia De Castro Bertagnolli, Pedro Rodrigues, Leonardo Lopes, Igor Almeida, and Vitor Secretti Bertoncello. "Aplicativo Lúdico-Pedagógico para Ensino de Programação e Robótica Educacional." In VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC), 2017. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.222.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melgaço, Alejandro, and Josualdo Dias. "Desenvolvimento e aplicação de práticas desplugadas para o ensino de Redes de Computadores." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.481.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma pesquisa participante em que a Computação Desplugada foi utilizada como estratégia para o ensino lúdico e significativo de Redes de Computadores. Para isto, foram elaborados objetos de aprendizagem desplugados, e esses foram aplicados junto aos discentes matriculados no curso Técnico em Informática (TI) de uma instituição de ensino brasileira. Com base em uma análise interpretativa, foi evidenciado que os objetos de aprendizagem desplugados promovem o ensino lúdico e significativo de Redes de Computadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira Fernandes, João Vitor, Carlos Oliveira, and Rahyan Alves. "O LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA FRENTE A GERAÇÃO Y." In I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/cied-2018-90610.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Lizandra Alves de, Isadora Regina Galdino da Silva, and Lindeberg Ventura de Sousa. "Teatro Cientifico: O Lúdico para o Ensino e Aprendizagem de Química." In 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-eq33.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cavalcanti, Eduardo, Vitor Gabriel Santos Souza, Vinícius Soares da Silva Garcia, Ingrid Távora Weber, and MARIANA ESPER PINHEIRO. "Roubo ao Banco: A utilização do lúdico e da química forense para a divulgação científica." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.247879.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography