To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ensino lúdico.

Books on the topic 'Ensino lúdico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 15 books for your research on the topic 'Ensino lúdico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse books on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Joaquim Fernando Mendes da, ed. O lúdico em redes: reflexões e práticas no Ensino de Ciências da Natureza. Editora Fi, 2021. http://dx.doi.org/10.22350/9786559171316.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CERQUEIRA, Claudia C. A. Ximenes, D. Z. SOARES, R. C. S. GABRIEL, I. S. S. AMORIM, A. B. MACHADO, C. M. SANTANA, C. S. SILVA, et al. ESPAÇO DO BRINCAR E APRENDER: importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443733.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BESERRA, Luilson Carlos, and Alda Lúcia Silva Gonçalves BESERRA. OS JOGOS E O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM ESTUDO TEÓRICO. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890492.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marchezan, Analice, Claudia Maria Costa Nunes, Daiani Finatto Bianchini, Elizangela Weber, Julhane Alice Thomas Schulz, Lucilaine Goin Abitante, and Mariele Josiane Fuchs. Vivenciando a matemática ludicamente. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-505-7.

Full text
Abstract:
Este livro congrega diferentes práticas de ensino e aprendizagem que promovem aulas de matemática dinâmicas e prazerosas. É resultado do trabalho desenvolvido sob a orientação das docentes organizadoras deste livro, no Componente Prática de Ensino da Matemática VIII, com os alunos formandos do oitavo semestre da turma Mat T8/2019. Tais propostas foram vivenciadas por professores de anos iniciais da rede pública através do projeto de extensão acadêmica: “A educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: repensando a prática docente a partir da Base Nacional Comum Curricular”. Neste sentido, este livro simboliza o esforço conjunto para garantir que todas as crianças tenham direito de aprender conceitos matemáticos de forma ativa e significativa, oportunizados a partir de um contexto escolar lúdico e que desperte a autonomia e a criatividade infantil. Desejamos uma inspiradora leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cristina Simeoni, Maria. Por um processo criativo e lúdico de ensinar e aprender na universidade. EDITORA CRV, 2017. http://dx.doi.org/10.24824/978854441878.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PEREIRA, U. M. S. M. METAMORFOSES FORMATIVAS: um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978854443699.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carneiro, Jaqueline, Milena Martendal, Amanda Almeida Valle, Gabriel Jeisson Pimentel, and Talita Fernanda Fabrin da Graça. Brincar, aprender e transformar: atividades lúdicas sobre saúde e meio ambiente. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-045-8.

Full text
Abstract:
O aprendizado, especialmente na infância, está estreitamente relacionado ao prazer. No decorrer do nosso desenvolvimento, as atividades lúdicas nos fazem aprender de maneira leve e divertida, estimulando memória, interpretação, criatividade, responsabilidade e socialização. A inserção de atividades lúdicas no meio educacional é vista como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento integral da criança, transformando o processo de ensino-aprendizado em uma experiência afetiva. Percebe-se cada dia mais como a falta de informação sobre medicamentos, assim como a precariedade da educação em saúde e meio ambiente está afetando o nosso planeta. Então, por que não começar uma mudança com os pequenos? As atividades lúdicas cabem perfeitamente nesse contexto e, aos nossos olhos, é o caminho para criar um mundo melhor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Oliveira, Bianca, and Rita Melissa Lepre. Rir, jogar, refletir...: a construção do eu com o outro. Canal 6 Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52050/9786586030655.

Full text
Abstract:
Querido(a) professor(a), temos o prazer de apresentar esta proposta como um instrumento pedagógico para educar em valores. Esse material resulta da dissertação de mestrado profissional intitulada “A construção da personalidade moral por meio de jogos de regras em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental” que se encontra disponível na página do programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP campus de Bauru. As sequências didáticas – SDs – presentes nesse livro partem de uma abordagem psicogenética, lúdica e dialógica, promovendo a participação ativa dos estudantes e a construção de personalidades morais aptas à autonomia, fundamentadas em valores universalmente desejáveis como a justiça, a generosidade e a honestidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Ana Cristina P. Carneiro de. Ensino de Ciências na Educação Infantil em uma Abordagem CTS: possibilidades lúdicas para uma formação cidadã. Edited by Edith Gonçalves Costa. Editora Itacaiúnas, 2020. http://dx.doi.org/10.36599/itac-ed1.081.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, I. M. F., and B. Porto. QUEM TE COBRIU QUE TE DESCUBRA? As crenças docentes sobre ludicidade e os desafios da prática pedagógica e da formação de professores. Eulim, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-87698-04-5.

Full text
Abstract:
texto de Ilma Soares e Bernadete Porto, intitulado Quem te cobriu que te descubra? As crenças docentes sobre ludicidade e os desafios da prática pedagógica e da formação de professores, apresenta um longo estudo sobre crenças de educadoras, que atuam em escolas que atendem no âmbito das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a respeito das questões que envolvem a compreensão do que seja ludicidade, assim como do uso de atividades adjetivadas como lúdicas em suas práticas de ensinar, bem como, de questões como crenças sobre escola, crianças e trabalho docente. Importa observar, de início, que o estudo, ora publicado, tem sua origem no atendimento de requisito de Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, daí o leitor deparar-se com inúmeras citações de outros pesquisadores e de autores de obras que tratam de conteúdos equivalentes ou afins. Essa circunstância, que está na origem do texto, chama a atenção do leitor para o cuidado da autora em demonstrar que as compreensões estabelecidas e tornadas públicas na presente publicação tem seus fundamentos em seus entendimentos pessoais sobre o objeto de estudo, contudo, assentados em investigações e compreensões de muitos outros pesquisadores, que vieram antes, criando um campo de conhecimento sobre a temática abordada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mourad, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira. Educação especial inclusiva: diálogos da educação básica ao ensino superior. Edited by Fernando Icaro Jorge Cunha. Editora Reflexão Acadêmica, 2021. http://dx.doi.org/10.51497/reflex.0000069.

Full text
Abstract:
O livro “Educação Especial Inclusiva: Diálogos da Educação Básica ao Ensino Superior”, constitui-se em uma coletânea formada por 20 capítulos, enfatizando a educação básica e superior apresentando algumas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Uma obra de fácil leitura e pedagogicamente fundamentada e estruturada, proporcionando a você leitor compreender aspectos vinculados à inclusão, com um olhar mais sensível e crítico, que expõem questões políticas, sociais e educacionais. Nos primeiros capítulos, o leitor encontrará temáticas relacionados à trajetória histórica e política da inclusão, questionando as políticas educacionais, sua acessibilidade e a dificuldade de implementação da mesma. Além de refletir sobre uma educação inclusiva e os direitos fundamentais, que na maioria das vezes estão situados apenas em documentos. Cogitando assim, mais empatia e voz àqueles que muitas vezes são invisibilizados frente a uma sociedade padronizada e estereotipada. Muitas vezes, a visibilidade se dá pela aceitação e reconhecimento daquelas pessoas, que estão mais próximas as pessoas com necessidades especiais (familiares), aumentando a autoestima e sua independência. Para isto ocorrer, existe um longo caminho a ser trilhado, iniciando com a participação e união dos familiares com a escola. Neste livro, o leitor também irá encontrar reflexões e fundamentos, estes apontam que a educação possibilita à criança desenvolver suas habilidades e competências singulares, respeitando seu ritmo para o aprendizado na construção do conhecimento. O despertar para novos desafios corresponde a diversos procedimentos, planejamentos e métodos de intervenção dos educadores. Os profissionais capacitados, ganham um destaque todo especial, pois farão toda diferença no processo de ensino-aprendizagem destas crianças articulando, importantes mediadores específicos como, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e a neurocientistas, os quais entendem e contribuem cientificamente e metodologicamente para garantir a educação inclusiva, tornando-a mais eficaz e equânime. Nesta trajetória de superação que toda criança com necessidade especial terá que passar, a dimensão lúdica, abordada na segunda unidade, é um facilitador de práticas pedagógicas e proporciona aos alunos especiais uma ferramenta para sua inclusão e, consequentemente, permanência nas instituições de ensino. A inclusão educacional é parte integrante da construção de uma sociedade que prioriza a acessibilidade, flexibilidade e equidade a fim que possibilitem práticas colaborativas e personalizadas de trabalho em conjunto. Sem hesitação, devemos destacar que a conscientização sobre o fato das pessoas com necessidades especiais pode e deve ser uma dimensão presente na leitura dessa obra, que traz pontos cruciais para visualizar ações inclusivas. Todos sabemos, que apesar do paradigma inclusivo, até o presente momento, muitos avanços estão por fazer, ainda falta muito para chegarmos à equidade e com respeito mútuo e valorização da diversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cavalcante, Vitor Hugo Gomes Lacerda, Laisa Pontes da Silva, Francilayra Adelina da Silva Roseno, Islane Vitoria Santos da Costa, Maria Eduarda Ferreira da Silva, Alexander Fernando Ribeiro da Silva, and Liliane Alcântara Araújo. #Fique em casa e cuide da natureza: um guia de atividades promotoras para a educação ambiental. IFPI, 2021. http://dx.doi.org/10.51361/978-65-86592-16-0.

Full text
Abstract:
Com a pandemia do Coronavírus, a tradição de aulas presenciais foram modificadas, proporcionando assim uma nova chance diante dessa problemática mundial, para desenvolver soluções e atitudes que visem proporcionar uma continuidade de experiências, mesmo que em home office, para que por meio destas haja sensibilização, mediante possíveis reflexões para hábitos sustentáveis e os seus impactos na qualidade ambiental. Esse projeto digital interativo tem como objetivo principal produzir e divulgar o conhecimento específico da área de preservação ambiental marinha para educadores e alunos do ensino de educação básica, com ênfase no combate e prevenção do Covid-19. Espera-se que você embarque nessa aventura de recursos e atividades lúdicas com caráter educacional diante dos problemas decorrentes do isolamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pesquisa e desenvolvimento de abordagens para o ensino de ciências biológicas. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.pda351.1121-0.

Full text
Abstract:
As Ciências Biológicas dizem respeito a uma grande área do conhecimento que se dedica ao estudo da vida e de todos os processos constituintes que as cercam, sejam eles relacionadas à saúde, biotecnologia, meio ambiente e a biodiversidade. Trata-se de uma área que está em constante expansão, inovação e renovação dos conhecimentos que foram construídos pelos mais diversos naturalistas ao longo da história da Ciência. Dentro deste contexto, é com grande satisfação que apresentamos o e-book “Pesquisas e desenvolvimento de abordagens de ensino de Ciências Biológicas”, o qual dispõe de 19 capítulos resultantes de pesquisas aplicadas, revisões de literatura, ensaios teóricos e vivências de diversos pesquisadores do Brasil. Os capítulos estão distribuídos em duas grandes sessões: A primeira sessão denominada “Ensaios e Pesquisas aplicadas em Ciências Biológicas” apresenta estudos teóricos, laboratoriais e de campo envolvendo diversas temáticas, como: resgate o histórico da genética; funções dos cromossomos e suas variações; movimentação de cromossomos na reprodução de plantas; discussões sobre a descoberta, importância e aplicações da macho-esterilidade; avaliação de diferentes métodos de superação de dormência em sementes; citotoxicidade e genotoxicidade de extratos vegetais, funcionalidade de ilhas florestais, dentre outras. A segunda sessão intitulada “Reflexões e aplicação de abordagens no ensino de Ciências Biológicas” apresenta pesquisas com caráter teórico e prático explorando o uso de metodologias diversificadas, desenvolvimento de recursos didáticos, relatos de experiências/vivências, tais como: análise da abordagem utilitarista do ensino de Zoologia em livros didáticos; uso da dialogicidade e representações gráficas em conteúdos de Zoologia; uso de terrários para facilitar a compreensão sobre o funcionamento de sistemas ecológicos; aplicações de jogos e atividades lúdicas em temas de Genética; bem como a utilização de modelos didáticos e experiência sensorial em tópicos da Botânica. De modo geral, o e-book apresenta uma teoria bem fundamentada nos resultados teórico-práticos obtidos pelos diversos autores, que arduamente elaboraram seus trabalhos e aqui os apresentam de maneira concisa e didática. Sabe-se o quão importante é a divulgação científica e, por isso, evidencia-se aqui também a estrutura da Editora Amplla, capaz de oferecer uma plataforma consolidada e confiável para que esses pesquisadores exponham e divulguem seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pulga, Vanderléia Laodete, Vera Lúcia de Azevedo Dantas, Osvaldo Peralta Bonetti, Etel Matielo, and Alcindo Antônio Ferla. Educação Popular, Equidade e Saúde - Dispositivos pedagógicos e práticas lúdicas de aprendizagem na saúde: a caixa de ferramentas nas relações de ensino e aprendizagem. Rede Unida, 2020. http://dx.doi.org/10.18310/9786587180014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Viana-Telles, Helyom. Educação histórica e videogames. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-211-7.

Full text
Abstract:
Este livro é destinado a estudantes e professores de História de graduação e pós-graduação e sobretudo professores da educação básica interessados em discutir as possibilidades que a arte, a cultura, a mídia digital e os videogames podem oferecer para a reflexão e aprendizagem sobre o passado. Partindo do referencial teórico da Educação Histórica, o livro apresenta uma discussão inédita sobre videogames e empatia história, apresentando-a como uma opção metodológica que permite estabelecer um diálogo criativo com a ficção e o imaginário dos estudantes sobre o passado, superando dicotomias como a que opõe o real ao virtual e o ficcional ao real. A obra oferece uma orientação metodológica para análise e uso da mídia e dos jogos digitais para a aprendizagem da História, centrada no desenvolvimento da empatia histórica. Diferente de abordagens cognitivistas da relação entre História e jogos digitais, essa perspectiva traz para o primeiro plano o elemento central da experiência lúdica: o engajamento emocional. A pesquisa original, resultante da investigação desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História entre 2016 e 2018, foi enriquecida com a experiência vivenciada pelo autor com a comunidade gamer de estudantes do Instituto Federal Baiano Campus Catu, em 2019, e adensada pelas discussões travadas no ano de 2020 com pesquisadores que participaram do Projeto de Extensão Game Studies e também com os integrantes do Simpósio Temático “Passados Jogáveis”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography