To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ensino lúdico.

Journal articles on the topic 'Ensino lúdico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ensino lúdico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mariane Grando Ferreira, Mariane Grando Ferreira, Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, and Dulce Maria Strieder. "O LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA:." Arquivos do Mudi 24, no. 3 (November 30, 2020): 157–71. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v24i3.55703.

Full text
Abstract:
Os recursos lúdicos são uma alternativa apontada para alguns dos dilemas do ensino de Física, como a abordagem tradicional embasada na memorização de equações e repetição de seu uso na resolução de exercícios descontextualizados. Assim o uso do lúdico, ao também associar-se com a motivação, tem possibilidade de potencializar a aprendizagem. Perante isso, a amplitude desta alternativa, para o ensino de Física tem sido alvo de investigação. Neste sentido, o presente trabalho de ordem bibliográfica e documental visou averiguar qual a frequência e o perfil de lúdico abordado nos trabalhos da área de Física de edições do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM). Como resultados, encontramos que o perfil de lúdico mais utilizado foi o termo “Jogo”, a carência de publicações de trabalhos de Física no evento, a falta de referencial especifico para a área ensino de Física que discuta sobre o lúdico bem como, a disseminação que acreditamos ser errônea de que toda atividade é lúdica. Mediante isso, trazemos como considerações que o campo do ensino de Física deve avançar nas discussões sobre o tema, fortalecer as pesquisas sobre o lúdico e seu uso e, considerar que a presença do lúdico tem potencial para a superação das problemáticas ainda presentes no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Catiex Rodrigues de, and Adelmo Carvalho da Silva. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 8, no. 2 (July 4, 2020): 667–87. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10583.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo geral compreender e analisar as concepções do lúdico e o desenvolvimento da prática pedagógica lúdica de três professoras que ensinam Química no Ensino Médio em duas escolas estaduais de Mato Grosso no município de Cuiabá. Apresentou a seguinte problemática: quais as concepções dos professores de Química sobre o conceito de lúdico? A coleta de dados foi desenvolvida no período de fevereiro a maio de 2019. Utilizaram-se as abordagens da pesquisa qualitativa – do tipo estudo de caso – e o método interpretativo de análise de conteúdo. Os instrumentos para a análise configuram-se no questionário estruturado, na entrevista semiestruturada, observação e caderno de campo. Para a análise dos dados foram construídos dois eixos centrais que caracterizam-se nas memórias; concepções acerca do lúdico sob a ótica das professoras; e o Ensino de Química na prática pedagógica lúdica. Apontam-se os seguintes resultados: as professoras acreditam na importância do desenvolvimento da prática pedagógica lúdica como contribuinte no processo de ensino aprendizagem e expõem fragilidades sobre a compreensão teórica a respeito da temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Café, Ângela Barcellos. "O Jogo Lúdico na Escola de Ensino Básico." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 4 (December 23, 2018): 1–25. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1923.

Full text
Abstract:
Os discursos e interesses por pesquisas e estudos que envolvem a o lúdico, o jogo, o brinquedo e a brincadeira na educação estão crescendo em qualidade e quantidade nas pesquisas acadêmicas, entretanto, não necessariamente correspondem à um cenário de ações lúdicas dentro das escolas. Por mais que se aponte a importância das atividades lúdicas na formação de qualquer pessoa, em qualquer idade, é visível a manutenção de uma prática na escola endurecida, rígida, repetitiva e descontextualizada, cercadas por violências de todos os tipos. O lugar do jogo e da brincadeira quase não acontece, nem nos momentos “permitidos”, como as atividades festivas, nas datas comemorativas. Este estudo vem contribuir com contextualizações históricas em torno do lúdico e do que o envolve, com vistas a superar a desvalorização de suas manifestações associadas a atividades sérias, ampliando suas possibilidades de atuação na escola, por meio de elementos fundantes do jogo e de suas características, como espaço propício à esta manifestação. Esse objetivo tem como pano de fundo a crença de que um ambiente lúdico é favorável à um clima de partilha e aprendizagem. Este ensaio, teve como base observações etnográficas realizadas em escolas, em sua maioria de ensino público, nos níveis fundamental e médio, durante mais de 30 anos de experiência e que serviram de base aos questionamentos e reflexões constantes no texto. Ao mesmo tempo a pesquisa participante se fez presente por fazer várias vezes, em percursos de idas e vindas entre planejamento, prática de novas ações e reflexões com as análises em busca de respostas, ainda que provisórias. A revisão bibliográfica orientada neste percurso aponta múltiplas áreas do conhecimento: Filosofia; Antropologia; Sociologia; Psicologia; Pedagogia; Estudos do Lazer. As considerações finais apontam para uma convergência nas possibilidades de atuação lúdica na escola, utilizando o jogo, brinquedo ou brincadeira em qualquer das áreas do conhecimento, considerando as características de: estratégia, desenvolvimento e conhecimento, para um ensino/aprendizagem mais significativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andreeta, Tiago Efrem, and Luana Carramillo Going. "O BRINCAR E O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DELICADA RELAÇÃO DESCORTINADA PELAS PESQUISAS." Educere et Educare 16, no. 38 (April 23, 2021): 322–42. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v16i38.21616.

Full text
Abstract:
O brincar e o lúdico apresentam uma delicada relação com o ensino fundamental devido à dicotomia historicamente construída, que prevê a escola como um lugar exclusivo para a aprendizagem, contraditória à brincadeira. Os termos são, assim, utilizados com semelhança semântica, embora o segundo tenha um sentido mais amplo, que abarca dentro de si o primeiro. O objetivo deste trabalho é verificar de que maneira as práticas docentes atuais permitem a presença do lúdico, necessário ao desenvolvimento do imaginário infantil nas turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Para tal, realiza-se levantamento bibliográfico por meio de acesso às plataformas online da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico, com o uso das palavras-chave “lúdic*”; “lúdic*”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “brincar”+“primeiro ano do ensino fundamental”; “ludic*”+“ensino fundamental”. Os resultados observam que as pesquisas focam ora na perspectiva dos professores, ora na dos alunos para compreender como é permitido às crianças brincar dentro das escolas. O ponto convergente entre eles é a pouca utilização de brincadeiras e de momentos lúdicos em turmas de primeiro ano, ainda que as pesquisas o apresentem como parte importante do desenvolvimento infantil. Como justificativa para a ausência do lúdico no processo da aprendizagem as pesquisas atribuem dois pontos relevantes, sendo a pouca exploração sobre o tema durante a formação docente e a necessidade de trabalhar massivamente os conteúdos escolares impostos pela sociedade e pelos documentos emitidos por instituições oficiais, tanto em esfera federal, quanto estadual e municipal. O encontro entre esses dois fatores reforça o uso de atividades mecânicas e muitas vezes sem sentido para as crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abreu, Aline, Aline Almeida, Adriano Roberto, Berline Oliveira, Ígora Dacio, Jessica Maia, Juliana Santos, et al. "A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA." Revista Margens Interdisciplinar 8, no. 11 (August 10, 2014): 297. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3263.

Full text
Abstract:
A atividade lúdica na educação, representada por jogos ebrincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança na sala de aula.O lúdico se apresenta como ferramenta de ensino para o desempenho e odesenvolvimento integral das crianças, proporcionando momentos de alegria,aprendizado e comprometimento com o aprender. O artigo é resultado dasatividades de iniciação científica desenvolvidas pelo Grupo de Estudos ePesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/CNPq/UFPA,vinculado ao projeto de extensão, coordenado pelos professores Waldir Ferreirade Abreu e Damião Bezerra Oliveira: O lúdico como recurso didático naformação da criança. Tem como objetivo discutir a importância do lúdico noprocesso de desenvolvimento da criança, sobretudo na Educação Infantil, eapresentar as atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças das escolas dosrios Quianduba e Ajuaí, em uma oficina sobre o lúdico.Palavras-chave: Ludicidade. Desenvolvimento. Criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Luciana Verêda da, and Clenilson Panta Angelim. "O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 38 (November 30, 2017): 897–909. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.959.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas e tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância de se trabalhar com o lúdico no ensino de matemática, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, reforçando que o lúdico pode e deve ser uma ferramenta positiva no ensino da matemática, apresentando a importância de se trabalhar com atividades lúdicas no ensino, ressaltando suas contribuições nas aulas de matemática, tanto para o professor quanto para a criança, principalmente nos primeiros anos do ensino (infantil e fundamental I), sabendo que o lúdico beneficiará de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Apresentar ainda que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos percebendo o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Karen Janny, and Luci Aparecida Souza Borges de Faria. "O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO." Pedagogia em Foco 12, no. 8 (December 12, 2017): 99. http://dx.doi.org/10.29031/pedf.v12i8.280.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Crist Wilian de Moura Barbosa da, David Anderson Barbosa Rodrigues, Robson Canteiro Valenzuela, Rosilene de Arruda Assunção, Uetes do Carmo Santos, and Wanderson Rodrigues Miranda. "CONTRIBUIÇÕES DA LUDOPEDAGOGIA: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (July 31, 2021): 429–46. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1696.

Full text
Abstract:
A educação escolar demanda ser repensada e aprimorada continuamente, pois decorrem mudanças na sociedade que influenciam nas necessidades e concepções do indivíduo. neste contexto, o lúdico constitui a sua importância no desenvolvimento do aprendizado das crianças das séries iniciais, por meio dos jogos e brincadeiras. este estudo qualifica-se como uma pesquisa bibliográfica. o objetivo geral deste estudo é discutir o trabalho com estratégias de ensino lúdicas nas séries iniciais. o desenvolvimento deste estudo se justifica pela abrangência do componente lúdico nas estratégias de ensino que são empregadas nas séries iniciais. as estratégias de ensino lúdicas são embasadas pelos conhecimentos difundidos na ludopedagogia, se expressando por meio de atividades lúdicas de jogos, brincadeiras e dinâmicas. estas estratégias de ensino lúdicas se desenvolvem embasadas na criatividade e curiosidade da criança, contribuindo para o aluno se posicionar como agente ativo na construção dos eu conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Cristiane Alves do, Francisco Giovanni Ferreira dos Santos, Rafaela Oliveira Freire, Paulo Gardel Torres de Sousa, and Dráulio Sales da Silva. "JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 2 (April 27, 2020): 14. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1303.

Full text
Abstract:
As atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de expor a utilização de um jogo lúdico como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem e analisar o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento de discentes no processo de ensino e aprendizado para alunos de 1º ano do ensino médio sobre o conteúdo de distribuição eletrônica. Utilizou-se como meio de avaliar os alunos um questionário com questões objetivas e subjetivas que revelaram através de dados estatísticos que 94,50% dos alunos conseguiram atingir os objetos propostos pelos bolsistas. Os resultados obtidos sugerem a importância da utilização dos jogos lúdicos pedagógicos no ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Do Nascimento Moura, Lenir Santos, Marilene Kreutz de Oliveira, Maria Conceição Vieira Sampaio, and Leandro Santos do Nascimento. "A contribuição do lúdico para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental." Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad 5, no. 3 (December 1, 2019): 1–15. http://dx.doi.org/10.17561/riai.v5.n3.1.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa trata de analisar a contribuição do lúdico para melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, Alto Alegre/Roraima/Brasil. A investigação teve como objetivo: Verificar se as atividades lúdicas como recurso pedagógico podem desenvolver práticas mais atrativas segundo a percepção dos professores; O objetivo buscou responder o seguinte problema: O lúdico utilizado como recurso pedagógico contribui para melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo? A pesquisa é do tipo não-experimental, descritiva com o enfoque qualitativo e paradigma interpretativo. Como técnica para a coleta de dados realizou-se uma entrevista. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: os 14(catorze) professores do 1º ano do ensino fundamental da escola em estudo. Foram utilizados como instrumento uma entrevista semiestruturadas. Os resultados encontrados referentes a contribuição do lúdico para o processo de ensino segundo a opinião dos professores foram: prática inovadora, desde que sejam bem planejadas e adequadas a faixa etária dos educandos promovendo aulas atrativas, dinâmicas, divertidas, prazerosas, eficazes e significativas, possibilitando a construção da afetividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Saraiva, Sergio Bruno Freitas, Braulio Nogueira de Oliveira, João Lucas Pinto Matias, Bérgson Nogueira de Oliveira, André Accioly Nogueira Machado, and Antônio Ricardo Catunda de Oliveira. "Conhecimentos Ludopedagógicos na Aprendizagem da Natação Infantil." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 4 (December 23, 2018): 429–49. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1948.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo analisar o uso dos aspectos lúdicos nas aulas de natação, bem como suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados nove professores de Educação Física que trabalhavam com o ensino da natação infantil. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo análise temática. Os resultados apontam a relevância do lúdico no processo ensino-aprendizagem, que apesar de ser uma prática não rígida, requer tratamento pedagógico, além do fato de que algumas escolas de natação insistem no ensino tecnicista. Conclui- se que é preciso fomentar a manifestação do componente lúdico como forma de potencializar a fruição, o processo educativo e a participação criativa na cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Magalhães, Américo Garcia Freire, Kedma Magalhães Lima, Daniel Mariano Leite, and Edivânia Gonçalves Patriota. "O lúdico no ensino de topografia." Revista de Educação Popular 19, no. 3 (November 23, 2020): 122–43. http://dx.doi.org/10.14393/rep-2020-53165.

Full text
Abstract:
Objetiva-se com esta proposta de trabalho investigar as repercussões da utilização do lúdico como estratégia de ensino no aprendizado de Topografia para o Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia do PRONERA no Território do Sertão do Pajeú, Pernambuco. A partir disso, expor uma sequência didática viável ao ensino de Topografia no PRONERA. Para tanto, foi utilizada a manufatura e o manuseio de equipamentos alternativos para simples levantamentos topográficos agrícolas. A princípio foi realizada uma pesquisa documental para melhor conhecer a realidade dos discentes. Realizou-se coleta de dados referente ao processo de ensino-aprendizagem, aplicando-se avaliações idênticas, antes e depois da condução do trabalho, com o intuito de identificar o conhecimento prévio e verificar se houve contribuição no desempenho dos estudantes a partir da intervenção. Foram feitos registros orais por meio de entrevista em painel para conhecer a opinião dos discentes sobre as contribuições do projeto. Para análise estatística utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado. O resultado das análises aponta que houve uma melhoria significativa no aprendizado de Topografia de 33,64%. Os resultados da entrevista painel revelam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar o interesse e facilitar o aprendizado de Topografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

DA COSTA GOMES, ELIANA. "O LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA." Revista Territórios 03, no. 05 (May 31, 2021): 54–61. http://dx.doi.org/10.53782/187.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa refletir a forma como a matemática na educação infantil inicia o vínculo com diversas áreas do conhecimento, podendo possibilitar o interesse pela matéria cada dia mais, desenvolvendo sua aprendizagem, no entanto, este interesse só ocorre quando a criança assimila o conteúdo, algo difícil em matemática, uma vez que alguns educadores colocam como principal objetivo ensinar números e regras, deixando a essência da matemática para trás que deve ser pautada no raciocínio lógico, na exploração de ideias, de possibilidades, na reflexão, na situação – problema. Contudo busca-se com o presente estudo demonstrar aos educadores a importância da pratica docente no âmbito escolar, de modo que o estímulo e estratégias de ensino dependem do professor, que pode utilizar a ludicidade em prol da aprendizagem do educando , utilizando - a de forma interdisciplinar, onde a criança aprenda matemática de forma prazerosa e divirta-se com isso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Messeder Neto, Hélio Da Silva. "O jogo é a excalibur para o ensino de ciências?: apontamentos para pensar o lúdico no ensino de conceitos e na formação do professor." ACTIO: Docência em Ciências 4, no. 3 (December 31, 2019): 77. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.9764.

Full text
Abstract:
Em linhas gerais, a lenda do Rei Artur conta a história de um garoto predestinado que teria se tornado rei ao retirar de uma pedra a famosa espada mágica, chamada Excalibur. Usando essa história como metáfora, este artigo traz como objetivo problematizar concepções inatistas e apolíticas do lúdico para a formação dos professores. Assim como, a ideia da ludicidade como uma forma mágica de resolver todos os problemas da escola; além de trazer apontamentos para o uso do lúdico como forma de ensinar conceitos científicos. Tomando a psicologia histórico-cultural como referência, o artigo, de cunho teórico, apontou como um de seus resultados a ideia de que, para que o lúdico contribua para a aprendizagem de conceitos científicos, ele deve pôr o estudante em atividade, para que o mesmo mobilize seus processos psicológicos. Para que tais fatores ocorram, a atividade precisa ser pensada de modo que os conceitos ocupem lugar de destaque durante o jogo. Outro resultado do artigo aponta para uma formação ludo-política por parte do professor de Ciências, a fim de que os jogos e outras atividades lúdicas sejam utilizadas de maneira consciente para que tragam consigo uma visão de mundo mais crítica da realidade, e não apenas uma visão reprodutora de preconceitos. Por fim, é defendida a importância de caminhar para um uso mais consciente e sistemático do lúdico no ensino de Ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Almeida, Franciane Silva, Patricia Batista de Oliveira, and Deyse Almeida dos Reis. "A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem: Revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 16, 2021): e41210414309. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14309.

Full text
Abstract:
Jogos lúdicos são metodologias úteis para os processos de ensino-aprendizagem, pois se caracterizam como alternativas que auxiliam a construção de conhecimento pelos alunos. Os jogos e as brincadeiras vêm ganhando espaço e importância em todas as abordagens referentes à infância. A atividade lúdica, que pode se expressar no jogo, no brinquedo ou brincadeira, tem importância fundamental na educação escolar e na formação do homem. Ela permite ao educador perceber traços da personalidade e do comportamento do educando, o que facilita o planejamento de estratégias pedagógicas no ambiente lúdico, promovendo a motivação para uma melhor aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão integrativa em plataformas bibliográficas para verificar a eficácia do uso de jogos educacionais no ambiente escolar, buscar também a importância do uso de jogos educativos para o auxílio do profissional docente e identificar o aprendizado dos discentes através de jogos didáticos. Em resultados da revisão foram encontradas 09 publicações no período de 10 anos nos anos de 2010 a 2020. As publicações abordam como a atividade lúdica é essencial no âmbito escolar e como os docentes necessitam de mais recursos e motivação pela escola para melhor aplicação do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rebouças de Sales Carneiro, Débora. "O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL." Revista Territórios 03, no. 02 (February 26, 2021): 90–99. http://dx.doi.org/10.53782/63.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca compreender como a relevância da atividade lúdica na educação infantil e como esta, pode ser útil no desenvolvimento intelectual da criança nos primeiros anos escolares. Abordar o lúdico no ensino infantil é compreender que na infância, é o período no qual deve acontecer a maior carga de estímulos para a criança adquirir novas aprendizagens. A atividade lúdica se faz representar por diversos meios, como na literatura infantil, na música, nos jogos e brincadeiras, sendo um universo rico e amplo em possibilidades para o ensino infantil. A ludicidade faz parte do cotidiano da criança desde os primeiros momentos de sua vida, contribui positivamente para a adaptação no ambiente escolar, no aspecto afetivo, socialização e crescimento na classe. Dessa forma, ao se utilizar da ludicidade no ensino infantil, é compreender que por meio desta, a criança se encontra naquilo que tenha significado em seu desempenho escolar, construindo conhecimento e estabelecendo relações sociais com o mundo à sua volta. No ensino infantil, a atividade lúdica orientada, aproxima o aluno do seu contexto familiar e de sua própria identidade, por isso a importância dessa atividade para o aprendizado do aluno, deve ser incentivada pelo professor e toda a equipe escolar. O lúdico contribui para desenvolvimento integral do aluno, e mediante deste, sua aprendizagem é complementada e aperfeiçoados os seus conhecimentos. Dessa forma, pode-se afirmar que brincando, o aluno proporciona condições de aprendizagem reais e vivencia junto com os colegas, momentos de interação com a classe e com a comunidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Aviz, Lara Cristina Silva de, Ana Karolina Nunes da Silva, Lourival Dias Campos, Ivan Carlos Fernandes Martins, and Luciane Cristina Paschoal Martins. "PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 2, no. 2 (January 26, 2021): 74–92. http://dx.doi.org/10.36732/riep.v2i2.54.

Full text
Abstract:
O estudo aqui apresentado objetivou avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Zoologia de Invertebrados no curso de Biologia, tendo como foco as interações, ludicidade e inteligências múltiplas. A pesquisa possui caráter qualitativo e os dados foram coletados utilizando as técnicas de observação sistemática e questionário misto. Constatou-se que quando há utilização de alguma atividade lúdica, as interações dentro da sala de aula aumentam. Ademais, percebeu-se que, quando se utiliza o lúdico no Ensino Superior, há interesse dos alunos por constituir uma forma diferente e divertida de aprender. Além disso, quando os alunos aprendem de forma significativa, as inteligências múltiplas podem ser exploradas e trabalhadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Soares, Emerson De Lima, Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Marli Spat Taha, and Vanderlei Folmer. "A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem." Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias 12, no. 2 (July 7, 2017): 69. http://dx.doi.org/10.14483/23464712.10398.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve os resultados de uma atividade lúdica desenvolvida com 29 alunos de uma escola da Rede Pública da cidade de Uruguaiana/RS. O foco principal da pesquisa foi avaliar a contribuição das atividades lúdicas no processo de Ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. Para tanto, trabalhamos com uma turma de 8ª série em que abordamos o conteúdo relacionado aos modelos atômicosde forma lúdica, através da construção de maquetes dos referidos modelos. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de pré e pósteste com perguntas relacionadas ao estudo das teorias atômicas, assim, utilizamos perguntas norteadoras para compilar os dados. Os resultados demonstram que o uso de atividades lúdicas comorecurso didático envolve os alunos na atividade e os aproxima dos conteúdos na área de Ciências da Natureza, tornando-os parte dela. Com a pesquisa concluímos ainda que, as atividades lúdicas aumentam o interesse dos alunos, a sociabilidade e são uma excelente ferramenta no auxilio ao docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Nascimento, Ayrton Matheus da Silva, Danielly Francielly dos Santos Silva, Gabriela Rejane Silva de Medeiros, and Natália Kelly da Silva Araújo. "ATIVIDADE LÚDICA: UM DESAFIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO INORGÂNICA (ÁCIDOS)." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no. 1 (May 31, 2020): 84–98. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v2i1.70.

Full text
Abstract:
Utilizar jogos didáticos nas aulas de ciência da natureza é uma vivência desafiadora, especificamente para a disciplina de Química, pois é necessário criar uma sinapse entre o lúdico e a teoria, inserindo simbologia, imagens, nomenclaturas, fórmulas e palavras-chaves para interligar os tópicos conceituais. Esta pesquisa mostra a elaboração até a experiência de um jogo didático, chamado “A Procura do Ácido” utilizando como metodologia o CEK (Ciclo da Experiência Kellyana) proposto por George Kelly (1963). Este jogo é direcionado para os estudantes do Ensino Fundamental II (9º Ano) e/ou do Ensino Médio, no conteúdo de Funções Inorgânicas priorizando a função “ácidos”, onde tem o intuito de identificar (i) o número de hidrogênios ionizáveis, (ii) número de elementos, (iii) presença de oxigênio, (iv) força dos ácidos e (v) nomear o ácido. Este objeto de ensino foi idealizado pelo Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV) ligado ao Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL) articulado ao Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos no Ensino de Química, e a experiência foi realizada numa turma de 9º ano do ensino fundamental II do Colégio Projeção, na qual é parceira do programa, na cidade Vitória de Santo Antão – Pernambuco. Desse modo, utilizamos como estrutura metodológica o ciclo da experiência Kellyana (CEK) o qual é embasado pela Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). Assim sendo, foi aplicado a atividade lúdica com os estudantes e aplicados questionários sobre a vivência do Ciclo da Experiência. Os dados obtidos foram alcançados empregando o CEK, na qual discerni na primeira etapa alguns erros de conceitos referentes as classificações e nomenclaturas dos ácidos, na explanação do conteúdo (segunda etapa) foi elencados alguns ácidos para identificação e nomeação, na terceira etapa na vivência da atividade lúdica foram bastantes oportuno, pois identificamos algumas características lúdicas, já na quarta etapa (confirmação ou desconfirmação) foram ápices de acertos e erros onde foram inseridos alguns ácidos para os estudantes responderem e perceberem que a vivência com o lúdico oportunizou a aprender e compreender os conceitos químicos, e foi notório que 93% dos alunos responderam os exemplos, e por fim, teve o momento de reflexões onde podemos perceber que os estudantes gostaram do momento lúdico, e que a apropriação do conceito básico foram reavaliados e afirmados, com o intuito de solidificar as ideias adquiridas na intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

De Oliveira, Lorena Fernandes, Elisangela Andrade Angelo, and Danilo Sandro Sandro Barbosa. "UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA, COM ELEMENTOS LÚDICOS, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GENÉTICA." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 12, no. 2 (July 15, 2021): 159. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1586.

Full text
Abstract:
A proposta deste projeto nasceu ao constatar, por meio de revisão bibliográfica e trabalhos anteriores, que existem grandes dificuldades por parte dos alunos do Ensino Médio em relação à Genética, sendo uma das causas a falta de contextualização do conteúdo. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências didáticas baseadas nas teorias da aprendizagem, que visam um aprendizado significativo. A UEPS consiste nos seguintes passos: 1) Definição do tema; 2) Levantamento dos conhecimentos prévios; 3) Introdução em nível proximal; 4) Apresentação do conteúdo (aspectos gerais, seguidos dos específicos); 5) Retomada dos aspectos gerais e estruturantes com um nível maior de complexidade; 6) Retomada das características mais relevantes do conteúdo (novas situações-problemas com grau maior de complexidade); 7) Avaliação da aprendizagem; 8) Verificação se houve aprendizagem significativa. Já a didatização lúdica é a utilização do lúdico como um instrumento prazeroso e significativo de ensino e aprendizagem. Tanto as UEPS quanto a didatização lúdica podem ser estratégias de ensino que levam à construção de um conhecimento significativo para o aluno. Assim, o objetivo foi desenvolver uma UEPS com elementos de didatização lúdica. Os principais resultados foram a constatação da aplicabilidade das UEPS no ensino de Genética, bem como a presença de vários indícios de que houve uma aprendizagem significativa, contextualizada, crítica e prazerosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Hoppe, Luciana, and Adriane Maria Santos Kroeff. "Educação Lúdica no Cenário do Ensino Superior." Veras 4, no. 2 (October 23, 2014): 164. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol4.n2.ano2014.art175.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a provocar uma reflexão a respeito da educação lúdica voltada a adultos – em especial no Ensino Superior –, e suas implicações no desenvolvimento de competências. Entre as suas principais contribuições destaca-se a percepção de que o lúdico pode trazer importantes benefícios à educação, além de promover um consequente desenvolvimento humano a partir de um cenário prazeroso e divertido. Leva em conta ainda a questão da necessidade de uma nova forma de perceber o processo de ensinar e aprender, enxergando a pessoa como agente transformador de sua realidade e do cenário no qual se insere. Salienta que muito deve ser ainda discutido a respeito desse tema, que apresenta grande potencial transformador da sociedade atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rezende, Felipe Augusto de Mello. "BINGO QUÍMICO E HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DO REFERENCIAL PIAGETIANO." Multi-Science Journal 1, no. 12 (May 1, 2018): 41. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i12.581.

Full text
Abstract:
Desde a Grécia e Roma antigas tem-se discutido sobre a importância dos jogos na formação das crianças, contudo, analisando o contexto educacional brasileiro, percebe-se que pouco caminhou-se acerca do lúdico enquanto metodologia de ensino. Os jogos utilizados no ensino de Química ainda necessitam de um referencial teórico/epistemológico, pois a forma com que os pesquisadores se apropriam dessa metodologia de ensino, pouco tem contribuído para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo propor um jogo e uma atividade lúdica aliados ao referencial epistemológico Piagetiano, como metodologia de ensino e aprendizagem, partindo do que os alunos já conhecem acerca do conteúdo de Substâncias Químicas, para posteriormente analisar se o jogo aliado à Teoria da Equilibração de Jean Piaget contribuiu para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, por meio de métodos qualitativos, que foram utilizados para compreender a realidade estudada. Os resultados evidenciaram a importância do lúdico enquanto metodologia de ensino e aprendizagem, pois o fato da referida metodologia ter sido utilizada a partir de um referencial teórico/epistemológico, possibilitou identificar tanto o que os alunos já haviam aprendido sobre o conteúdo abordado (assimilado), quanto ensinar novos conceitos, ou seja, a atividade atingiu o público como um todo, conseguindo suprir as lacunas identificadas nas aulas expositivas. Além dos aspectos descritos, as atividades deram significação ao ensino de Química, pelo fato da proposta contextualizar os conceitos Químicos com o cotidiano dos alunos, ressaltando a importância da Química em nosso dia a dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Deisy Gabrielly Trajano da, Iran Rodrigues de Oliveira, José Vieira da Silva, Daniely Maria de Oliveira, Hortência Luma Fernandes Magalhães, Elisiane Santana de Lima, Wanderson Magno Paiva Barbosa de Lima, and Antonio Gilson Barbosa de Lima. "O lúdico como recurso didático para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 14, 2020): e2729119791. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9791.

Full text
Abstract:
O ensino da matemática na educação fundamental é um desafio para docentes e pesquisadores. Para superar essas barreiras técnicas metodológicas o lúdico tem sido utilizado. O lúdico está associado a dança, a música e ao jogar, consiste em um mecanismo poderoso para aumentar o interesse dos alunos por alguma disciplina ou conteúdo. Essa metodologia torna o aprendizado mais divertido e interessante, possibilitando o ensino do conteúdo de uma maneira leve. Devido a sua importância, este trabalho tem como objetivo utilizar o lúdico como ferramenta no auxílio do ensino de frações. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal, com 30 alunos da turma do 6º ano, sendo 13 do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Foi feito uma análise da temática, através de um questionário, a aplicação do jogo e uma avaliação no final das atividades. Verificou-se que, com a inserção dos jogos nas aulas, elas se tornaram mais dinâmica e prazerosa, promovendo uma maior interação entre os alunos/material-manipulável/professor, que contribuiu para uma melhora na aprendizagem do conteúdo de frações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Alkimim, Wanderson de Oliveira. "O lúdico no ensino e aprendizagem de botânica: fanerógamos no ensino superior." Heringeriana 6, no. 1 (October 15, 2014): 11–13. http://dx.doi.org/10.17648/heringeriana.v6i1.10.

Full text
Abstract:
A Botânica é uma importante área da ciência que estuda e divulga informações pertinentes às plantas, algas, líquens e fungos. Está presente no dia-a-dia das pessoas e, por isso, merece uma atenção especial quanto à forma com que vem sendo trabalhada principalmente na academia, uma vez que, em geral, há uma falta de interesse por parte dos estudantes, devido principalmente à resistência préconcebida ou às aulas monótonas. Portanto, se faz necessária a utilização de instrumentos metodológicos alternativos que promovam um ensino e aprendizagem significativos e proporcione a desmitificação da Botânica. O lúdico, como ferramenta dinâmica e prazerosa, é trabalhado com imagens de plantas fotografadas no próprio Campus da Universidade de Brasília (UnB) e organizadas conforme a ementa da disciplina obrigatória de Fanerógamos da UnB, na intenção de oferecer aos educandos e educadores a oportunidade de tornar as aulas mais dinâmicas. As atividades lúdicas que foram elaboradas (Jogo da Memória, Baralho, Dominó, Quebra-Cabeça, Jogo de Trilha, Caça-Palavras e Cruzadinha, Adivinha com Desenhos, Caça ao Tesouro, Perguntas-e-Respostas e Figuras Sequenciadas), portanto, estão disponíveis como ferramentas que subsidiarão o educador que se interessa por um ensino de Botânica que vai além do estudo de terminologias e aulas mecanizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Naiara Stéfane Soares, Marta Callou Barros Coutinho, and Maria do Socorro Cecilio Sobral. "A Contribuição do Lúdico na Educação Infantil." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 43 (December 18, 2018): 139–50. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1518.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir e analisar as contribuições do lúdico na prática pedagógica dos professores da educação infantil. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, nas bases de dados da CAPES e Scielo dos últimos dez anos, em livros e publicações cientificas. Os resultados do estudo apontaram na direção de que o lúdico é utilizado pelos professores para auxiliar nas práticas pedagógicas e pode ajudar a facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, para alcançar a qualidade desejada em sala de aula. A Contribuição da pesquisa foi como reflexão sobre como as atividades lúdicas ajudam na construção do conhecimento e podem revelar diferentes tipos de sentimentos, levando aos poucos a criança a aceitar a existência do outro e o quanto o educador deve usar e abusar dessa ferramenta na sua prática para melhor conduzir o processo de ensino aprendizagem do estudante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ferreira, Laís Amorim, Luan Cerqueira De Oliveira, Mariana Aparecida Lordeiro, Elaine Gimenez Guimarães, Erika Aparecida Silva de Freitas, and Elias Terra Werner. "UTILIZAÇÃO DO JOGO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA." Revista Univap 22, no. 40 (January 16, 2017): 307. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.788.

Full text
Abstract:
Resumo: Os materiais didáticos são muito utilizados para o ensino de ciências e biologia, sendo assim, uma importante ferramenta para o subsidio dessas aulas. Deste modo, este trabalho teve como objetivo criar um jogo lúdico para apresentar o conteúdo de ecologia de forma mais dinâmica, como uma proposta divertida de se aprender. A confecção do jogo partiu dos conceitos abordados em sala de aula e do currículo básico comum. A atividade foi desenvolvida na Escola de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”, em três turmas da primeira série do ensino médio, com o auxílio dos alunos bolsistas do PIBID. Como forma de avaliação foi elaborado um texto pelos alunos relacionando os conceitos vistos durante a atividade e com a observação direta dos pibidianos. Os resultados obtidos nesse trabalho foram positivos e mostrou que a utilização do jogo lúdico como uma ferramenta útil no ensino em sala de aula, auxiliando no processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Farias, Alvaro Luis Pessoa de, Divanalmi Ferreira Maia, Gildasio Jose dos Santos, and Cassio Hartmann. "Lúdico e a afetividade no processo ensino aprendizagem." Fiep Bulletin - online 1, no. 1 (January 1, 2017): 842–49. http://dx.doi.org/10.16887/fiepbulletin.201711842849.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Almeida, Martha Elisa Ferreira de, and José Antônio de Souza Cruz Ramos. "Uso do lúdico no ensino de rotas bioquímicas." Revista Docência do Ensino Superior 10 (April 22, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15155.

Full text
Abstract:
O lúdico facilita o processo de aprendizagem pela maior interação dos alunos e os temas trabalhados. O conteúdo de Bioquímica é complexo e deve ser ministrado a vários cursos, principalmente naqueles da área da saúde. O objetivo do trabalho foi adotar um conjunto de atividades lúdicas para ensinar as principais rotas bioquímicas de interesse nutricional. Utilizaram-se de Sequências Didáticas e de atividades cooperativas e individuais para transmitir e avaliar o conhecimento. A professora caracterizou-se de diferentes personagens. Na apresentação das notas das disciplinas (Bioquímica Fundamental - CBI250 e Bioquímica da Nutrição - NUR200) utilizou-se a estatística descritiva. Houve uma grande interação entre os colegas, com os assuntos trabalhados em atividades cooperativas, e um bom trabalho individual. Não houve nenhuma reprovação, e a turma apresentou uma maior nota média final na disciplina Bioquímica da Nutrição (NUR200) em ambos os gêneros e na avaliação total. Concluiu-se que as práticas de ensino com as Sequências Didáticas e as atividades cooperativas e individuais tornaram possível a compreensão, de forma mais simples e direta, da Bioquímica e suas rotas metabólicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nascimento, Karla Andréa de Lima Silva, and Diogenes Jose Gusmão Coutinho. "A importância do lúdico no processo ensino prendizagem." Brazilian Journal of Development 6, no. 1 (2020): 5056–65. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n1-364.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Andrade, Graciele, Graciela Coelho de Andrade, and Ana Lúcia Leal. "Educação emocional no ensino infantil: uma perspectiva a partir do lúdico no teatro do oprimido de Augusto Boal." Revista Educação e Emancipação 12, no. 1 (January 29, 2019): 297. http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p297-316.

Full text
Abstract:
Este trabalho visou analisar as contribuições da dimensão lúdica encontrada no Teatro do Oprimido e no desenvolvimento da Educação Emocional, durante o ensino infantil. O embasamento teórico esteve ancorado em discussões a respeito da compreensão de lúdico encontrada na escola e da relação deste com as propostas para o teatro, consideradas por Augusto Boal. Realizamos discussões que valorizaram a formação sensível e emocional dos estudantes deste nível de ensino, as maneiras que o lúdico chegava até os alunos e como o teatro poderia ter contribuído na construção da autonomia e liberdade da criança. A pesquisa teve como objetivo principal, “compreender como o Lúdico no Teatro do Oprimido contribui para uma valorização da Educação Emocional”. A fundamentação teórica proporcionou uma leitura mais consciente e clara sobre a Ludicidade na Educação Infantil e, em especial, na formação plena e humana da criança e foi construída por meio de estudos de diversos autores, tais como: Boal (1980), Casassus (2009), Maluf (2008) e Schiller (2002). Tratou-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo. Ao término deste estudo podemos concluir que a abordagem sensível das interpretações do lúdico é um ponto de intersecção entre as situações da vida cotidiana e as emoções que emanam dela, o que faz do lúdico um importante elemento ao conhecimento e autoregulação das emoções afloradas nas relações humanas, o que contribui de maneira ativa e significativa para o desenvolvimento da inteligência emocional.Palavras-chave: Educação. Emoções. Teatro do Oprimido. Emotional education in child education: a perspective from the lúdico in the theater of the oprimido de Augusto BoalABSTRACTThis work aimed to analyze the contributions of the play dimension found in the Theater of the Oppressed and the development of Emotional Education during the infantile education. The theoretical basis was anchored in discussions about the understanding of playfulness found in the school and its relation with the proposals for the theater, considered by Augusto Boal. We held discussions that valued the sensitive and emotional formation of the students at this level of education, the ways that the playfulness came to the students and how the theater could have contributed to the construction of the autonomy and freedom of the child. The main objective of the research was to “understand how the Playful in the Theater of the Oppressed contributes to an appreciation of Emotional Education”. The theoretical basis provided a more conscious and clear reading about Ludicidad in Early Childhood Education and, especially, in the full and human formation of the child and was constructed through studies of several authors, such as: Boal (1980), Casassus (2009) , Maluf (2008) and Schiller (2002). It was a research of bibliographic nature, of exploratory descriptive nature. At the end of this study we can conclude that the sensitive approach of play interpretations is a point of intersection between the situations of everyday life and the emotions emanating from it, which makes the playful one an important element to the knowledge and self-regulation of emotions arising in human relations, which contributes in an active and meaningful way to the development of emotional intelligence.Keywords: Education. Emotions. Theater of the Oppressed. Educación Emocional en la enseñanza infantil: una perspectiva a partir del lúdico en el teatro del oprimido de Augusto Boal.RESUMENEste trabajo pretendía analizar las contribuciones de la dimensión lúdica encontrada en el Teatro del Oprimido y en el desarrollo de la Educación Emocional, durante la enseñanza infantil. El embasamiento teórico estuvo anclado en discusiones acerca de la comprensión de lúdico encontrada en la escuela y de la relación de éste con las propuestas para el teatro, consideradas por Augusto Boal. Realizamos discusiones que valoraron la formación sensible y emocional de los estudiantes de este nivel de enseñanza, las maneras que el lúdico llegaba hasta los alumnos y cómo el teatro pudo haber contribuido en la construcción de la autonomia y libertad del niño. La investigación tuvo como objetivo principal, “comprender cómo el Lúdico en el Teatro del Oprimido contribuye a una valorización de la Educación Emocional”. La fundamentación teórica proporcionó una lectura más consciente y clara sobre la Ludicidad en la Educación Infantil y, en especial, en la formación plena y humana del niño y fue construida a través de estudios de diversos autores, tales como: Boal (1980), Casassus (2009) , Maluf (2008) y Schiller (2002). Se trató de una investigación de naturaleza bibliográfica, de carácter exploratorio-descriptivo. Al término de este estudio podemos concluir que el abordaje sensible de las interpretaciones del lúdico es un punto de intersección entre las situaciones de la vida cotidiana y las emociones que emanan de ella, lo que hace del lúdico un importante elemento al conocimiento y autoregulación de las emociones afloradas en las relaciones humanas, lo que contribuye de manera activa y significativa al desarrollo de la inteligencia emocional.Palabras clave: Educación. Las emociones. Teatro del Oprimido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Garcia, Daniel Sergio Presta. "Projeto ponto de partida: o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática." TRANSPORTES 25, no. 3 (October 29, 2017): 135. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1327.

Full text
Abstract:
O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdico-didáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Costa, Tom Ravelly Mesquita, João Dutra de Araujo Neto, Amanda Azevedo Torres, Victor Trindade da Cruz, Rafael Santos Correia, Daniela Winckler Mass, Pedro Henrique dos Santos Silva, Andréia Ferreira dos Santos, Wanessa Cândida de Paula, and Karina Rodrigues dos Santos. "Aplicação do lúdico para o ensino de saúde na educação médica da cidade de Parnaíba, Piauí: relato de experiência." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 11 (August 20, 2020): e3833. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3833.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Demonstrar pelo relato de experiência de um grupo de acadêmicos do terceiro período do curso deMedicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba-PI, a importância do lúdico noprocesso de ensino-aprendizagem, assim como, identificar de que forma tais metodologias de aprendizagematravessam a formação dos discentes do curso. Relato de Experiência: As estratégias escolhidas para aelaboração das atividades foram o teatro de fantoches e duas paródias musicais, descritos, desde a definiçãodo método lúdico, a elaboração de um roteiro de apresentação e a confecção de materiais, até a sua execução para os demais alunos. Desse modo, o material e conteúdo produzido foi apresentado na respectiva aula do módulo de parasitologia e microbiologia. A divisão decorreu em dois momentos, iniciou-se com a peça teatral, evidenciando a importância da prevenção e promoção da saúde. A segunda etapa constava das paródias, que de forma interativa, repassava informações. Considerações Finais: Por intermédio da aula, foi possível utilizar metodologias lúdicas para o ensino médico. Dessa forma, conclui-se com uma reflexão acerca da relevância do lúdico, tornando-se primordial a estimulação da comunicação entre os âmbitos da cognição humana, criatividade e a importância da interação com o objeto de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Sirlene Lemes de Moraes, Claudia Lúcia Landgraf Valério, and Edson Gomes Evangelista. "Aprender a ler brincando: O lúdico como recurso significativo na aprendizagem da leitura." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 10, 2021): e20010816970. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16970.

Full text
Abstract:
Provocar nos alunos o gosto pela leitura tem se constituído trabalho dificílimo. Por que é tão difícil fazer com que a leitura se constitua em processo significativo para o estudante do ensino fundamental? Como são trabalhadas as metodologias em sala de aula? Por meio dessas inquietações apresentamos neste artigo a proposta de um trabalho desenvolvido em uma escola estadual em Várzea Grande- MT, no Ensino Fundamental com alunos do 6º ano e sugestões de alguns jogos e brincadeiras e a importância destes recursos pedagógicos significativos para a aprendizagem da leitura. A escola utiliza-se pouco dos jogos lúdicos na prática de ensino e aprendizagem, e a ausência de métodos eficazes é apontada hoje como a mais importante causa do fracasso do ensino da leitura. Neste sentido, o artigo tem como objetivo apresentar alternativas no processo ensino-aprendizagem e construir estratégias que potencializem o hábito da leitura por meio do lúdico e das brincadeiras para despertar no educando o prazer pela leitura e contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes. Realizamos uma pesquisa descritiva e qualitativa e de cunho bibliográfica com os estudos dos autores aqui expostos como Santos (2001), Carvalho (2003), Fortuna (2018), Peixoto & Venturini (2021), dentre outros. Nessa perspectiva, pretende-se com este trabalho contribuir para o ensino-aprendizagem da leitura por meio do lúdico numa perspectiva construtivista ensinando de forma descontraída e efetiva baseada em teoria e prática. O trabalho apresentou resultados positivos no processo da leitura e escrita dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Barbosa, Elane da Silva, Márcia Jaínne Campelo Chaves, Maria Nahir Batista Ferreira Torres, and Sílvia Maria Nóbrega-Therrien. "O DESENHO ANIMADO COMO METODOLOGIA ATIVA E LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM." Educação: Teoria e Prática 28, no. 59 (December 14, 2018): 529–47. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p529-547.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva relatar a experiência da utilização do lúdico, neste caso, o desenho animado como estratégia metodológica no curso de Bacharelado em Enfermagem em instituição de ensino superior particular, no interior do Ceará. Trata-se de relato de experiência, que narra a utilização do desenho animado na disciplina de Bases da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Inicialmente, foram empreendidas buscas, em sites, sobre desenhos animados que apresentassem questões relacionadas à saúde, sendo selecionado o do personagem Gaguinho. O episódio foi exibido em sala de aula e, em seguida, os alunos foram estimulados a elaborarem, a partir da situação apresentada no desenho, os diagnósticos de Enfermagem, assunto proposto na disciplina. De início, os discentes demonstraram resistência em relação à essa proposta, no entanto embarcaram no desafio, conseguindo estabelecer os diagnósticos, inclusive evidenciando descontração e interatividade com a professora e os colegas ao longo do exercício. Conclui-se, assim, que o desenho animado pode constituir-se como estratégia metodológica lúdica e ativa a ser utilizada no ensino superior, para tanto é necessário que mais estudos sejam realizados. Palavras-chave: Desenho animado. Estratégia. Enfermagem. Ensino. Lúdico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Couto, Aldenice De Andrade, and Maria da Glória Magalhães dos Reis. "PRÁTICAS TEATRAIS: UM ELEMENTO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA." Letras Escreve 8, no. 1 (August 21, 2018): 631. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2018v8n1.p631-656.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as práticas teatrais no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, e como a referida prática pode ser um elemento lúdico para ensinar-aprender uma língua estrangeira. O arcabouço teórico utilizado para dar suporte a esta investigação contempla autores que abordam os conceitos de atividades teatrais e atividades lúdicas. Desta forma, a partir dos resultados deste estudo, ressalta-se que o teatro pode ser um real suporte pedagógico para um professor de Língua Estrangeira (LE) que busca desenvolver a expressão oral de seus alunos. Pode-se dizer, ainda, Payet (2010), que o teatro pode não somente auxiliar no que concerne à expressão oral, mas todas as competências que o professor deseja trabalhar nas aulas de LE. Além disso, o teatro pode se mostrar como um verdadeiro meio para favorecer a fala dos sujeitos que aprendem uma língua estrangeira, graças ao seu lado lúdico, que desmistifica o esforço da aprendizagem e determina a motivação e a atitude dos alunos rumo ao objeto da aprendizagem, e que acelera o processo de aquisição. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

MARIA DA SILVA, SIMONE. "O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Territórios 03, no. 03 (March 31, 2021): 323–33. http://dx.doi.org/10.53782/126.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma discussão teórica a partir dos resultados de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Pesquisa esta que teve como base metodológica a leitura e análise de alguns artigos, monografias e livros os quais tratavam do tema em questão. Nos resultados podemos constatar o enorme avanço que temos alcançado no ensino com a inserção destes jogos e brincadeiras logo nas séries iniciais visando assim não apenas a aprendizagem, mas também, o desenvolvimento sócio emocional da criança. A pesquisa é de cunho relevante para profissionais da área bem como para estudiosos e apresenta em sua íntegra a importância do lúdico ser inserido no momento certo e também na forma adequada para o público alvo em questão além de apresentar as vantagens do trabalho com jogos e brincadeiras , já que observamos a necessidade de um estudo específico sobre qual tipo de jogo ou brincadeiras seriam adequados a cada faixa etária promovendo assim um ensino eficiente e eficaz além da necessidade de um conhecimento prévio sobre os jogos ou brincadeiras em uso para um melhor aproveitamento pelos sujeitos envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Florentino, Raiane. "JOGO DE TABULEIRO: UMA METODOLOGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 16, no. 1 (September 14, 2018): 144–58. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v16i1.13365.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a experiência com o jogo de tabuleiro ao longo da oficina, ministrada no Encontro Lívia de Oliveira: Cartografia Escolar e Ensino de Geografia. Este jogo de tabuleiro é indicado para as turmas da 1ª série do ensino médio, pois abrange diversos temas da Geografia inseridos no ensino fundamental, sendo considerado, então, como um material diagnóstico das séries anteriores. Pelos resultados obtidos, pode-se destacar que, através das peças deste lúdico, como as cartas, são fornecidos subsídios para a exploração e compreensão dos fenômenos do espaço geográfico, assim como, também, das representações gráficas, como os mapas temáticos. Somado a isso, este lúdico proporciona benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, como: a aceitação das regras; o desenvolvimento da atenção, do planejamento, do raciocínio; a fixação dos conteúdos; além de possibilitar trabalhar a ansiedade e a competitividade de forma espontânea e construtiva. Palavras chave: Ensino de Geografia. Jogo de tabuleiro. Lúdico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Figueiredo, Carolina Ferreira de, and Lucas Werlang Girardi. "O CONHECIMENTO HISTÓRICO ENTRE MAPAS E JOGOS: O ENSINO DE GRÉCIA ANTIGA A PARTIR DO JOGO DE TABULEIRO." Revista Leia Escola 20, no. 1 (July 28, 2020): 118. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1656.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa refletir sobre a utilização de jogos no ensino de história a partir de uma experiência docente com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A elaboração do jogo de tabuleiro, confeccionado pelos docentes, teve como finalidade abordar questões relativas ao conteúdo de Grécia Antiga, tanto já trabalhados em sala de aula através de outras metodologias, quanto novas informações a serem refletidos a partir do jogo propriamente. Através desta experiência, discute-se neste artigo pressupostos do ensino de história que dialogam com o lúdico em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da Consciência Histórica dos/as estudantes, visando propor um ensino-aprendizagem voltado para o uso prático e cotidiano da história, bem como o estabelecimento de conhecimentos interdisciplinares. Também, desenvolve-se uma reflexão sobre o aspecto lúdico, e como este possibilita ferramentas de socialização e aprendizagem dentro do ambiente escolar, especialmente a partir da formatação do jogo proposto.Palavras-chave: Ensino de História. Jogos. Lúdico. Grécia Antiga. Interdisciplinaridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Souza, Karen Lapuente, Cinthia Pacífico Gonçalves, and Marta Cistina Cezar Pozzobon. "O Lúdico e a Ludicidade nos Cadernos de Números e Operações do PNAIC." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 2, no. 4 (December 31, 2016): 125. http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i4.316.

Full text
Abstract:
Neste artigo, intencionamos problematizar os discursos sobre o lúdico para ensinar Números e Operações propostos nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, publicados no ano de 2014. Salientamos também que as discussões empreendidas nesta produção fazem parte de um Projeto de Pesquisa proposto em rede com quatro Universidades do interior do Rio Grande do Sul. O artigo analisa os discursos sobre o lúdico e ludicidade nos cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014). Propõe-se a responder a seguinte questão investigativa: Como os discursos sobre o lúdico e ludicidade são propostos nos cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC? O material analítico são os excertos dos cadernos que envolvem o eixo Números e Operações, nos cadernos 2, 3 e 4. Nestes materiais analisamos os discursos sobre o lúdico para ensinar matemática e suas implicações no processo de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Andrade, Juliana, and Vanessa Moretti. "MOVIMENTO DOS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O LÚDICO: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 6, no. 2 (July 8, 2021): 107–26. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v6i2.16009.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que investigou a relação dos sentidos pessoais, de cinco professoras da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a ludicidade e práticas de Educação Matemática no contexto de uma formação continuada que problematizou o lúdico, a coletividade e a organização do ensino à luz da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Os dados analisados foram coletados por meio de registros orais e escritos de discussões, relatos e desenvolvimento de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Para fins desse artigo, analisamos o movimento de sentido sobre ludicidade da professora de Educação Infantil Telma. Os resultados mostram que, no decorrer do processo analisado, os motivos da professora para inserir elementos lúdicos nas suas práticas de educação matemática foram impactados, o que implicou em mudanças na organização do ensino à medida que a ludicidade e o brincar passam a ser compreendidos como uma vivência desenvolvente e como a atividade principal da criança. Considerando a relevância da temática do brincar na infância, os resultados da pesquisa reforçam a importância dos espaços coletivos de formação docente e das contribuições das ações formativas ancoradas na Teoria Histórico-Cultural, como desencadeadores da produção de novas práticas lúdicas de educação matemática na Educação Infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Faial, Ligia Cordeiro Matos, Cidllan Silveira Gomes Faial, Alexcievenny Oliveira Furtado, João Mateus Ferreira Ribeiro, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, and Eliane Ramos Pereira. "A educação em saúde para além dos muros do Instituto Federal Fluminense." Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense 4, no. 1 (September 16, 2020): 217–27. http://dx.doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p217-227.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, com objetivo descrever a experiência da sessão de educação em saúde aos alunos adolescentes do ensino médio no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto. A realização desta proposta pedagógica em saúde extencionista surge do exitoso projeto piloto de educação em saúde aos alunos do Instituto Federal Fluminense. Neste projeto foram trabalhados temáticas escolhidas pelo público juvenil apoiadas no lúdico e da arte. A experiência pedagógica lúdica em saúde fora dos muros institucionais, despertou entre seus pares interesse de aprender brincando. Marcadas pelo ineditismo e norteadas pela recreação as sessões produziram conhecimento oportuno para aquisição de normas de comportamentos saudáveis. A arte e o lúdico são facilitadores para o ensino em saúde, já que estabelece vínculo e derruba barreiras que distanciam os profissionais de saúde e adolescentes com foco no equilíbrio biopsicossocial juvenil. A estratégia pedagógica do discente reorganiza o pensar e fazer saúde na escola, ao produzir o saber, previne comportamento de riscos, frente as vulnerabilidades vivenciadas, e transforma o indivíduo em protagonista do autocuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Maciel, Michele Aparecida Silva, Mariana Ramos, Cecília Soares Ferreira Carilli, Ludmylla Soares Carrijo, Isabela Caroline Gonçalves Simões, Mariane Bruna da Silva Mendes, Leonardo Daniel Reis Santos, Patrícia Costa dos Santos da Silva, Andrea Mara Bernardes da Silva, and Luana Araújo Macedo Scalia. "“Una os alimentos” - brincando com os alimentos a partir de vivência em sala de aula." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 19, 2021): e2710917820. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17820.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a experiência, desenvolvida através da metodologia ativa em sala de aula, na criação de um jogo como forma de ensinar sobre alimentação saudável para crianças de seis a onze anos através do lúdico. Metodologia: O presente artigo trata-se de um relato de experiência descritivo, reflexivo, criado como proposta da disciplina de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente I do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia, de maio a junho de 2019. O jogo foi aplicado em sala com 30 estudantes da graduação em enfermagem, subdivididos em 3 grupos de 10 pessoas. Para condução da brincadeira os autores do trabalho se distribuíram nos grupos menores como moderadores, assim foi possível observar a interação dos participantes das atividades. Ao final, os envolvidos apresentaram feedback positivo da ação. Discussão: O jogo foi planejado com base no o saber anterior da criança e o ponto de partida do seu desenvolvimento e buscou explorar de forma lúdica o âmbito sócio cognitivo. Para os acadêmicos, permitiu vivenciar as dificuldades no desenvolvimento de recursos didáticos e ao mesmo tempo evidenciou a importância do lúdico no ensino de crianças. Considerações finais: A atividade proposta foi fundamental para proporcionar reflexões de como atividades lúdicas são importantes para o aprendizado das crianças. O enfermeiro possui o papel de educador e através de jogos deve auxiliar as crianças a se cuidarem e promover saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pinheiro, Adriana Ramos, and Sheila Pressentin Cardoso. "O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 1 (June 4, 2020): 57–76. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11102.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Jayane de Sousa. "O Lúdico Como Recurso Metodológico No Ensino De Geografia:." Revista Tocantinense de Geografia 9, no. 18 (July 12, 2020): 160–72. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v9n18p160-172.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência, desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (doravante PIBID), na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, em Porto Nacional - Tocantins, objetiva apresentar a realização de oficinas nas turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, que tiveram como intuito proporcionar aos alunos atividades diferenciadas e recreativas. Nesse contexto, o presente trabalho traz uma abordagem sobre a importância do uso de recursos metodológicos no ensino de Geografia, levando em consideração que a abordagem geográfica, principalmente na educação básica tem uma grande deficiência, representada pela falta de recursos metodológicos para auxiliar o professor. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de se utilizar diferentes metodologias, uma vez que estas funcionam como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos ensinados mais significativos na reflexão dos alunos. Nesse contexto, elaborou-se as sequências didáticas na perspectiva de atender as demandas dos alunos e a partir das necessidades desses, desenvolver oficinas que tiveram o intuito de construir, juntamente com os mesmos, um olhar mais geográfico do mundo e de suas implicações. Partindo desse pressuposto, o projeto permitiu uma troca de experiências e conhecimentos entre os acadêmicos do ensino superior da Universidade Federal do Tocantins - UFT e os alunos da educação básica, permitindo que os educandos possam aprender brincando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Siquierolli, Ana Flávia Naves Resende, and Pedro Henrique Silveira. "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS." Olhares & Trilhas 20, no. 1 (April 28, 2018): 202–8. http://dx.doi.org/10.14393/ot2018vxx.n.1.202-208.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Constante, Andreia, and Clara Vasconcelos. "Actividades lúdico-práticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem." Terrae Didatica 6, no. 2 (June 30, 2015): 101. http://dx.doi.org/10.20396/td.v6i2.8637467.

Full text
Abstract:
É unânime que o Ensino das Geociências, na formação dos indivíduos, não deve resumir-se ao seu carácter científico, sendo imprescindível, outrossim, investir no seu carácter formativo desde os níveis mais básicos do ensino. A escassez de pesquisas neste âmbito justifica a presente investigação que pretendeu contribuir para aferir as mais-valias da aplicação de actividades lúdico-práticas como complementos alternativos e inovadores, actuando como elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Geologia. A metodologia adoptada foi a Investigação & Desenvolvimento que visou a elaboração, aplicação e avaliação de duas actividades lúdico-práticas. As duas actividades lúdico-práticas foram aplicadas a 71 alunos de uma escola pública em Portugal. Administraram-se instrumentos de recolha de dados como, por exemplo, questionários e relatórios de observação. Constatou-se que as actividades eram complementos motivacionais valiosos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos com algum nível de abstracção, permitindo advogar um espaço e tempo maiores para a sua utilização na prática pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silveira, Érica Santana, and Antônio Villar Marques de Sá. "A deficiência visual em foco: estratégias lúdicas na Educação Matemática Inclusiva." Revista Educação Especial 32 (November 12, 2019): 100. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x35402.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir sobre o ensino de Matemática para alunos com deficiência visual, apontando expressões lúdicas enquanto estratégia de ensino no âmbito da inclusão escolar. As expressões lúdicas podem compor-se de jogos, brincadeiras e outras atividades que venham a despertar o espírito lúdico nos sujeitos que as realizam. A partir dos estudos aqui analisados e da identificação de jogos pedagógicos táteis e digitais, acredito que os materiais considerados lúdicos podem contribuir para o desenvolvimento do sistema háptico ou tato ativo, uma vez que, através deste sistema, os indivíduos sem acuidade visual percebem o mundo ao seu redor e podem construir diferentes conceitos matemáticos, potencializando a aprendizagem neste componente curricular. Por este motivo, serão descritos diferentes materiais e jogos que possibilitem tratar conteúdos matemáticos presentes na Educação Básica, especialmente aqueles construídos e testados junto a alunos cegos e com baixa visão. Os resultados apontam para a necessidade de realizar mais pesquisas que apresentem outras alternativas lúdicas, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos pouco contemplados em tais materiais ou jogos. Em sua maioria, as atividades abordam conceitos de função, geometria, progressão geométrica, as quatro operações básicas, e o reconhecimento dos símbolos que representam os números. Entretanto, há inúmeros outros conteúdos matemáticos que ainda são trabalhados em sala de aula com um forte apelo visual, demandando outras estratégias que favorecem a inclusão e aprendizagem de pessoas com deficiência visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ribeiro, Roselma Lopes. "A disciplina de Geografia e o uso de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico de ensino: uma experiência com 9° ano e PG IV." Diversitas Journal 5, no. 4 (October 28, 2020): 3081–89. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1224.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente trabalho aborda a utilização de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico no ensino de Geografia. O objetivo é apresentar os recursos metodológicos utilizados em sala de aula na disciplina de Geografia. As atividades foram desenvolvidas nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II e na turma de PG IV durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) numa escola estadual na cidade de Maceió/AL. Os jogos utilizados enquanto recurso metodológico em sala de aula foram o bingo geográfico e o caça palavras. Assim, proporcionando aos estudantes um aprendizado lúdico e motivador com fulcro no desenvolvimento de habilidades cognitivas como observação, interação e participação nas atividades propostas. PALAVRAS-CHAVE: Atividade lúdica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Irleane Eduardo, Jocivane De Jesus Furtado, Leandro Tavares Anselmo, Sandra Alves Caitano Menezes, and Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi. "DUELO DAS SOLUÇÕES: LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA." Pensar Acadêmico 18, no. 4 (August 14, 2020): 746. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2020v18i4.1895.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar através de um jogo lúdico o tema “soluções químicas”. Esta atividade foi aplicada no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública no interior do Amazonas, e buscou despertar a competitividade e o interesse dos alunos em aprender e compreender melhor o conteúdo sobre soluções químicas. A atividade foi realizada utilizando o jogo de trilhas e cartas. O lúdico pôde demonstrar que o professor deve sempre inovar sua prática pedagógica para ensinar química aos alunos, possibilitando que ele venha adquirir o aprendizado significativo e contínuo, sendo disseminadores do conhecimento, compartilhando suas aprendizagens com os pais, amigos e a sociedade como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Américo Junior Nunes da, Ilvanete dos Santos de Souza, and Simone Silva da Fonseca. "O Laboratório de Educação Matemática e as suas potencialidades lúdico-pedagógicas: algumas experiências itinerantes." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 15, 2021): e28510212697. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12697.

Full text
Abstract:
Este texto propõe-se a discutir a implantação do Laboratório Itinerante para o Ensino e Aprendizagem de Matemática (LIEAM), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX, e as suas implicações para os movimentos de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo do LIEAM é despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes do Ensino Fundamental pela Matemática, a partir do uso de jogos, enigmas e outros dispositivos potencialmente lúdicos; além de promover, por meio da relação entre universidade e escola, um ambiente de estudo, ensino, pesquisa e extensão mediatizado pelas ações itinerantes. As análises possibilitam observar que espaços de experimento como este tem relevante papel na formação do professor que ensina Matemática, uma vez que a condução desse espaço pauta-se na (re)significação de sua prática pedagógica. Por outro lado, no que tange aos movimentos de ensino e aprendizagem dessa ciência, fica perceptível uma aproximação dos estudantes envolvidos com a Matemática, o que contribui para uma desmistificação da imagem dessa ciência como difícil e pouco acessível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography