To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ensino primário em Angola.

Journal articles on the topic 'Ensino primário em Angola'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ensino primário em Angola.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Alfredo, Francisco Caloia. "Monodocência em Angola: entre tensões e controvérsias no ensino primário." Revista Teias 21, no. 63 (2020): 355–68. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2020.54243.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir a atual monodocência no ensino primário, implementada na última reforma educativa em Angola, em 2004. Trata-se de um regime unificado de seis anos para o ensino primário, onde apenas um professor leciona a todas as disciplinas curriculares da 1.ª à 6.ª classe. Numa abordagem qualitativa, essencialmente descritiva, analisa-se este regime da monodocência nas duas Leis de Bases, nos documentos oficiais, em articulação com as falas dos professores do ensino primário. A legislação expressa orientações e estabelece um conjunto de competências das que se esperam desenvolvidas nos alunos do ensino primário, tal como os documentos, que terminam contrariados com os argumentos dos professores no terreno. Quando analisados estes elementos, percebe-se que a monodocência de seis anos vem gerando controvérsias e bastante contestada entre os atores da educação porque não apresenta resultados evidentes, por falta de preparação dos professores e de condições adequadas de trabalho para atividade docente.Palavras-chave: monodocência; ensino primário; formação, reforma educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coppe de Oliveira, Cristiane, and Domingos Mateus Mandavela Monteiro. "Jogos angolanos como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática: um estudo na perspectiva do Programa Etnomatemática." BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS 2, no. 3 (2020): 7–20. http://dx.doi.org/10.14393/bejom-v2-n3-2021-58089.

Full text
Abstract:
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado do segundo autor, junto ao Programa de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lueji N´Konde (Angola), desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Tem como proposta apresentar os primeiros resultados da investigação que teve como objetivo levantar/compreender a concepção de futuros professores da Escola Magistério Primário 11 de Novembro de Chitato em Angola, acerca dos jogos e brincadeiras angolanas, como ferramenta didática no processo de ensino e de aprendizagem em matemática. De abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico as dimensões do cotidiano e educacional do Programa Etnomatemática e teóricos que defendem os jogos e brincadeiras no ensino de matemática, aplicou-se um questionário aos futuros professores (que ensinarão matemática) do 4º ano da instituição. Os primeiros resultados levantados apresentaram dois jogos angolanos, que, na concepção de futuros professores que ensinarão matemática, podem e devem ser utilizados no ensino da matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Ana Alexandra, and Albano Agostinho Eduardo. "A integração do léxico português no ensino da língua cokwe." Entrepalavras 11, no. 10esp (2021): 103. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2014.

Full text
Abstract:
A língua portuguesa, enquanto entidade cultural abstrata, é exteriorizada como um instrumento de comunicação, presente em África, com maior expressividade em Angola e Moçambique (HAGEMEIJER, 2016), desde o século XV, num período de contacto continental. O presente artigo pretende contribuir para a discussão em torno do papel da língua portuguesa em Angola, ou melhor, para a multiplicidade de papéis que a língua oficial acaba por assumir no quotidiano dos seus falantes. Iremos centrar a nossa análise numa das línguas nacionais, o cokwe, tentando mostrar em que medida esta língua nacional interage com a língua oficial. Destacamos a integração desta língua nacional no subsistema de ensino primário, através de um programa de ensino bilingue. Haverá, pois, lugar a interferências que ocorrem no sentido cokwe–português e, mais tarde, português–cokwe. Para tal, iremos destacar as estratégias de integração lexical (mudança, nasalização e assimilação) e processos de acomodação dos estrangeirismos. Recolhemos exemplos que visam demonstrar como as unidades afixais são determinadas pela atração da natureza estrutural e semântica da raiz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cadete, Odete, Célia Oliveira, and João Lopes. "Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 7, no. 1 (2020): 25–36. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5670.

Full text
Abstract:
A indisciplina nas escolas e os comportamentos desafiadores dos alunos constituem uma das principais preocupações dos professores, administradores e pais. Esta investigação visa comparar as percepções de indisciplina em salas de aula do ensino primário e secundário em estabelecimentos de ensino públicos e privados de Angola e Portugal. Participaram no estudo 1600 professores: 800 professores angolanos (493 homens e 307 mulheres) e 800 professores portugueses (181 homens e 619 mulheres). Os professores angolanos reportaram alguns tipos de comportamentos com maior frequência, como intervir fora de vez, agressão verbal, desrespeito ao professor, enquanto que os professores portugueses indicaram o comportamento de desatenção como o mais frequente. As percepções de indisciplina diferem também em função do tipo de escola, do género e experiência profissional. Considerando que Angola saiu recentemente de décadas de guerra, enfrenta problemas cujo impacto na disciplina nas salas de aula não é suficientemente conhecido. Pretende-se que este estudo seja inovador em Angola, e que possa assumir uma dimensão transcultural, nomeadamente através da comparação de algumas variáveis e tipos de indisciplina com países como Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nogueira, Sônia Maria. "A sinonímia na sala de aula." Cadernos de Linguística 2, no. 4 (2021): e544. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id544.

Full text
Abstract:
Neste texto, pretende-se analisar o fenômeno da sinonímia no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental do Brasil em contraposição ao do ensino primário de Angola. Para isso, toma-se como corpus as obras “Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem”, 6º ano, de Balthasar e Goulart (2018a) e “Língua Portuguesa”, 6ª classe, de Mesquita e Gama (2018), do Brasil e Angola, respectivamente. Trata-se de pesquisa documental com análise qualitativa. O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Köerner (1996), observando-se os princípios de contextualização e imanência, assim como na organização proposta por Swiggers (2013). Os resultados apontam que o estudo da sinonímia foi privilegiado nos livros didáticos, em atividades que instigam o uso do dicionário, instrumento fundamental na expansão vocabular. Além de propostas de discussão e reflexão quanto às escolhas das palavras, levando em consideração não apenas palavras soltas, mas também o contexto em que estão inseridas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Talani Diambo, Fortunato Pedro, and Maria Luísa Branco. "Relação família-escola: perceções de professores e pais/encarregados de educação numa escola pública em Angola." Revista Iberoamericana de Educación 85, no. 2 (2021): 53–71. http://dx.doi.org/10.35362/rie8523718.

Full text
Abstract:
A relação família-escola é tida, na perspetiva de professores e pais/encarregados de educação, como fundamental para o rendimento académico dos alunos e sucesso das instituições escolares, influenciando, ainda, as tomadas de decisão na gestão da escola. Porém, a sua não efetivação prática, tem sido caracterizada muitas vezes, por atribuição de culpa entre professores e encarregados de educação. Os professores culpam os pais de falta de interesse e instrução suficiente sobre como participar das atividades da vida escolar dos filhos e os pais culpam a escola de não estar preparada para a inserção da família em atividades de âmbito educativo no contexto escolar. Pretendemos analisar as perceções de professores e pais/encarregados de educação, no que tange à problemática da relação família-escola, no contexto de uma escola pública do ensino primário, primeiro e segundo ciclos do ensino secundário em Angola. Foi desenvolvido uma investigação qualitativa, com base num caso naturalista. De acordo com os resultados das entrevistas feitas aos pais e professores, conclui-se que o envolvimento da família nas ações da escola, e seu acompanhamento da escolarização dos filhos, bem como a participação da família na tomada de decisão, é considerada fundamental, contribuindo para o bom funcionamento das instituições escolares
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Curimenha, Marcelino Mendes. "Um olhar sobre a mudança de sentido e o sentido da mudança na alfabetização angolana." Revista de Educação Popular 18, no. 1 (2019): 72–91. http://dx.doi.org/10.14393/rep-v18n12019-46346.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende compreender a mudança de sentido e o sentido de mudança na alfabetização do Ensino Primário de Angola, provocado pelas transformações políticas, sociais e econômicas, assim como as reformulações das políticas educativas produzidas pelas reformas curriculares que aconteceram a partir da década de 1970 até o surgimento da nova Lei de Bases do Sistema de Educação implementada no começo de 2000. Outrossim, o estudo pontua o atual estado da alfabetização angolana e nomeia os diversos desafios que Angola vem enfrentando após a independência nacional para construção de uma população alfabetizada por meio de produção dos sentidos que estabelecem à gestão social. Para isso, é utilizada a pesquisa qualitativa, por intermédio da análise documental, na medida em que tais arquivos, enunciados e fragmentos como leis, decretos e estudos, de diferentes autores interdisciplinares, permitem percorrer os desdobramentos das formações discursivas a respeito das mudanças e seus sentidos na concepção de alfabetização durante o período colonial, independência nacional e o surgimento da paz após os conflitos armados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Quitembo, Alberto Domingos Jacinto, and Augusta Domingas. "A proporcionalidade na 9ª classe do 1º ciclo do ensino secundário. Uma análise sobre as competências desenvolvidas." Revista Eletrônica de Educação Matemática 15, no. 2 (2020): 1–21. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e77540.

Full text
Abstract:
A aprendizagem dos conteúdos sobre a proporcionalidade é posta directa ou indirectamente em causa pelos professores, sobretudo das disciplinas que mobilizam estes conhecimentos para dar tratamento dos conteúdos específicos da disciplina, nomeadamente, física, química, geometria e outras. A compreensão da relação multiplicativa é essencial para a aprendizagem da proporcionalidade e o seu uso em diferentes contextos. Para tal, é responsabilidade do professor de Matemática o desenvolvimento dessas competências e habilidades, que tem o início, de modo precoce, no ensino primário e ensinado de forma explícita na 9ª classe do 1º ciclo do ensino secundário, do subsistema de ensino de Angola. Nesta ordem, olhando para o impacto do conhecimento da proporcionalidade, na vida quotidiana e na compreensão de conteúdos de outras disciplinas, se elegeu o desenvolvimento do estudo, procurando responder a seguinte questão: As competências desenvolvidas aos alunos da 9ª classe do ensino secundário favorecem, de modo positivo, a frequência de programas para as quais o conhecimento de proporcionalidade seja determinante? Para o efeito, foi aplicado um teste aos alunos da 9ª classe, com o qual, através da análise qualitativa dos resultados se poderia aferir se as competências desenvolvidas favoreciam o seguimento exitoso dos programas de matemática e de disciplinas afins. Os resultados alcançados mostram as debilidades dos alunos no tratamento dos conteúdos e, consequentemente, fragilidade nas competências alcançadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Balenda, Nlandu, and Anselmo Bambi Ngimgi. "PROBLEMÁTICA DAS REFORMAS EDUCATIVAS EM ANGOLA E SUA INCIDÊNCIA NA MONODOCÊNCIA." Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente 2, no. 4 (2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.37334/riesa.v2i4.26.

Full text
Abstract:
O tema resulta das reclamações de estudantes e alguns residentes da cidade de Cabinda em torno da monodocência. Pretendeu-se aferir como os professores e directores percebem a monodocência no processo de leccionação dos conteúdos. Objectivou diagnosticar a percepção dos professores e directores das escolas primárias; perceber como alguns professores e directores lidam com a monodocência no processo de ensino e aprendizagem; perceber o tipo de formação dada aos professores, como se adaptam aos conteúdos; esclarecer alguns constrangimentos havidos durante a implementação da reforma passada. Propor algumas estratégias metodológicas. Usaram-se métodos bibliográficos, com incidência na técnica de entrevista, o modelo assumido é o descritivo. Concluiu-se que os professores não estavam preparados para a reforma, daí suas imensas dificuldades no ensinar e que, investir na sua formação específica, o recrutamento criterioso dos mesmos é panaceia para dirimir os constrangimentos nas futuras reformas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida Patatas, Teresa, and Joana Quintas. "EM ANGOLA O ENSINO BILINGUE PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO E MANUTENÇÃO DA PAZ NACIONAL." Revista TransVersos, no. 15 (April 15, 2019): 14–30. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2019.41839.

Full text
Abstract:
Em Angola, país pós-conflito, a manutenção da paz é uma preocupação social. Nessa nação multicultural e plurilingue a língua portuguesa sempre assumiu a hegemonia em termos de escolarização e de administração, apesar de existirem várias línguas nacionais. Essas línguas entraram tardiamente na educação formal. O seu ensino é considerado importante na promoção e manutenção da paz nacional. Acredita-se que o ensino bilingue desde a primária, pode trazer múltiplas vantagens e contribuir para uma mudança multifacetada necessária para a preservação da paz. O objetivo deste estudo é mostrar que a escola angolana como agente de socialização e de formação de personalidade infantil pode impulsionar uma educação para a paz promovendo uma educação bilingue. Para a concretização deste objetivo fez-se uma pesquisa bibliográfica. Na parte empírica usaram-se grupos focais em turmas de ensino de línguas angolanas na província do Namibe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Catarino, Paula, and Cecília Costa. "O livro do professor “Didáctica das Lições do 1.º ano do Ensino Primário Rural” em Angola nos anos 60: descrição geral." Cadernos de História da Educação 16, no. 1 (2017): 258–85. http://dx.doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Timbane, Alexandre Antonio, and Agostinho Inácio De Andrade Alfredo. "A PRESENÇA DA CORRUPÇÃO NO SISTEMA EDUCATIVO ANGOLANO: REFLEXÃO E PROPOSIÇÃO DE MUDANÇA." Revista Educação e Ciências Sociais 3, no. 4 (2020): 22. http://dx.doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n4.22-47.

Full text
Abstract:
A educação é a base do crescimento e do desenvolvimento de qualquer sociedade. Em Angola não é exceção. Mas, a situação da corrupção na escola primária e secundária angolana é preocupante porque reduz a qualidade de ensino e provoca descredibilidade da escola. O artigo parte do questionamento: Quais seriam os fatores que contribuem para a corrupção nas escolas secundarias de Angola? Visa, ainda, analisar, refletir e repensar sobre os problemas da corrupção que estão presente no setor da educação angolana. Utilizando o método bibliográfico, se concluiu que é necessário que o Governo de Angola adote políticas educacionais que ajudem na melhoria da qualidade de ensino. É importante que o Governo aposte na formação dos professores com qualidade, melhorando as condições infraestruturais das escolas fato que vai diminuir a procura de vagas de matrícula. Os pais devem assumir a responsabilidade da escola participando do processo escolar e apoiando os professores e os alunos. As escolas devem receber todo apoio do Governo por forma a que a educação seja de qualidade e para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Barbosa, Marinalva Vieira, José Antônio Vieira, and Arlinda Santos Francisco. "DOSSIÊ: Exercícios de escrita sobre metodologias de ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Angola." Iniciação & Formação Docente 7, no. 1 (2020): 1. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4615.

Full text
Abstract:
Este dossiê registra um movimento de escrita que foi desenvolvido ancorado na concepção de que o domínio, o trânsito pelos universos da linguagem escrita é ato fundamental e constitutivo do conhecimento, por isso é um direito que deve ser garantido àqueles que buscam aprender porque ocupam ou pretendem ocupar a posição professor.Trata-se de um dossiê composto por escritos de alunos do Mestrado Profissional em Letras da UFTM, do Mestrado em Língua Portuguesa e Mestrado em Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, localizado na Cidade do Sumbe, em Angola.A escrita na universidade não está dada para a graduação e, considerando o nível esperado, também não está para pós-graduação. Embora a concepção predominante ainda seja a de que o aluno que chega na universidade, principalmente na pós graduação, deve saber escrever, deve apresentar conhecimento proficiente sobre a forma composicional dos gêneros acadêmicos, a vivência da orientação tem demonstrado que não.Nas nossas experiências, como orientadores, nas disciplinas que ministramos, nas bancas de mestrado e doutorado, nos seminários de pesquisas, temos acompanhado, pesquisado e debatido tais dificuldades. A escrita que nos chega por esses espaços mostram um aluno que geralmente respondem às demandas de escrita por meio de textos marcados por uma linguagem que é pura reprodução do já dito ou então são escritos pessoais, relatos do vivido, mas desconectados de uma problematização e entrelaçamento com os objetivos da escrita.Nas situações descritas, a escrita é destituída de marcas, indícios que materializam seu pensamento, seus posicionamentos com relação ao tema pesquisado e escrito. Isso ocorre porque a produção de um texto exige um saber trabalhar com os recursos linguísticos e extralinguísticos. O saber da língua, do seu funcionamento na relação com os saberes que estão para além da língua, constitui-se como o grande desafio do aprendizado da escrita acadêmica, a escrita proficiente, que sustente um nível já avançado de manejo. Para produzir uma dissertação ou um artigo, por exemplo, há o conhecimento necessário sobre a forma composicional desses gêneros, mas há também a necessidade de saber tecer a escrita, tecer a linguagem considerando o que se busca dizer, os interlocutores e, principalmente, a razão para se dizer. Esta envolve um posicionar, um construir o dizer para além da repetição. A razão para dizer não pode, para se pensar uma escrita constitutiva do conhecimento, ser movida pela obrigação de produzir um artigo para conclusão de uma disciplina ou mesmo para a conclusão do curso. A escrita precisa registrar uma necessidade muito própria de dizer algo sobre um determinado tema.É a partir dessa concepção que desenvolvemos o movimento de escrita dos textos publicados neste dossiê. Os alunos do Profletras da UFTM produziram os artigos publicados aqui no âmbito da disciplina Texto e ensino. Já os alunos dos Mestrados do ISCED produziram as versões iniciais dos artigos para conclusão das disciplinas que enfocavam a didático do ensino da língua portuguesa.Entre a primeira versão, produzida para conclusão das disciplinas, e as versões publicadas neste dossiê, passou um ano de trabalho. No caso dos mestrandos de Angola, o trabalho de escrita iniciou em maio de 2019, na conclusão de duas disciplinas sobre didática da língua portuguesa e didática do ensino da língua portuguesa. A partir de um roteiro, elaboraram uma pequena pesquisa, selecionaram os dados e deram os primeiros passos de análise. Cabe destacar que a formação de base desses mestrandos são várias (poucos tem formação na área de Letras). Isso tornou ainda mais desafiante o trabalho de escrita.Cada texto elaborado para a conclusão das disciplinas nos mestrados do ISCED, no decorrer de 2019 e 2020, foi lido pelos docentes das disciplinas e devolvido para novas reescritas. Após esse movimento, formaram-se os grupos de escrita do artigo para este dossiê. Novas leituras, novos pareceres foram emitidos, novas reescritas foram solicitadas. Neste caso, os objetivos foram sempre melhorar e não reprovar dos textos apresentados. Após, esse segundo movimento de leitura e reescrita, os artigos dos grupos foram submetidos a uma terceira leitura e, consequentemente, novas reescritas foram solicitadas.Com os mestrandos do Profletras, movimento similar foi realizado. A construção de um problema de ensino da escrita, análise de produção, elaboração de uma proposta de ensino, produção de uma reflexão na escrita do artigo para conclusão do curso. Após leitura desta versão, reescritas foram solicitadas.Para os três grupos de mestrandos, o que se buscou demonstrar foi a necessidade de aliar a escrita a uma pesquisa, a um problema e a uma reflexão. E, principalmente, aliar a escrita a concepção de trabalho, árduo, que envolve muitas idas e vindas, movimentos de reescritas. Em todo esse processo, a preocupação central foi possibilitar que os mestrandos angolanos e brasileiros compreendessem o aprendizado da escrita envolve a construção e a produção de conhecimento sobre o tema que se deseja abordar. É que essa produção de conhecimento se dá no ato mesmo da escrita, enquanto um trabalho constitutivo da escrita e do sujeito que a produz, ao mesmo tempo, no mesmo ato. Escrita e experiência da escrita: esse o saber que procuramos construir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cachapa, Agostinho Francisco, Martins Kamota Abel, and Laura Noemia de Oliveira. "O papel da educação ambiental na protecção e valorização de um recurso natural: Caso das águas termais da Montipa, Bibala-Angola." Sociedad & Tecnología 3, no. 2 (2020): 51–61. http://dx.doi.org/10.51247/st.v3i2.86.

Full text
Abstract:
A água é bem indispensável para todos os seres vivos, serve de suporte às atividades económicas, à preservação do meio ambiente e é factor de equilíbrio dos ecossistemas. Nos últimos anos, está a acontecer uma grande pressão sobre este recurso, com impactos na sua escassez e na contaminação química, biológica, etc. Em Angola, concretamente na província do Namibe, existem várias fontes termais que podem ser aproveitadas para diversos fins, mas não existem atitudes na vertente preservação e valorização. Nestas condições, no municipio da Bibala, existe uma fonte termal chamada de Montipa. Neste sentido, o presente trabalho tem como objectivo analisar de que forma a educação ambiental pode influenciar no sentido da protecção e conservação das águas termais da Montipa, no municipio da Bibala, província do Namibe-Angola. Para se atingir este objectivo, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a temática educação ambiental e a caracterização socioambiental da área objecto de investigação. Os trabalhos de campo permitiram a caracterização físico e química da água termal da Montipa, a observação do local, a georreferenciação, a recolha de amostras de água e o registo fotográfico, assim como se aplicou questionários à algumas entidades locais estatais e a estudantes de duas escolas do segundo ciclo do ensino secundário, nomeadamente Liceu e Magistério Primário, nos princípios de Março de 2019. Os resultados propiciaram a sugestão de acções de educação ambiental no sentido da preservação, protecção, conservação e valorização da área das Termas da Montipa aos estudantes e a população da comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sousa, Lourenço Lino de, Amélia Jesus Oliveira Freire Sakongo, and Miguel Casimiro António. "Ações desenvolvidas pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS) em conjunto com as universidades brasileiras parceiras / Actions developed by the Higher Institute of Educational Sciences of Cuanza Sul..." Cadernos CIMEAC 9, no. 1 (2019): 24. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3875.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Unidade Orgânica da Universidade Katyavala Bwila (UKB), em conjunto com as Universidades Brasileiras Parceiras. A instituição emana do então “pólo universitário do Cuanza Sul” dependente da Universidade Agostinho Neto, tendo na altura iniciado com 107 estudantes e hoje alberga 2.262 estudantes de graduação (licenciatura) e 134 de pós-graduação (mestrandos). Ministra os cursos de graduação em Ensino da Psicologia, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Química e Sociologia. Tem ainda aprovados para o arranque breve os cursos de Ensino da Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Física. No que concerne à pós-graduação, a Instituição ministra três mestrados: Mestrado em Educação Pré – Escolar, Mestrado em Ensino Primário e Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Ensino da Matemática, História, Geografia e Língua Portuguesa. A Instituição tem tirado bom proveito dos convênios com as Universidades do Brasil, o que tem contribuído muito na produção e divulgação do conhecimento. Entre as ações desenvolvidas podemos destacar o seminário de formação de professores Angola – Brasil (organizado anualmente desde 2016), a lecionação de disciplinas nos mestrados, a elaboração e participação em projetos de investigação e ainda a viabilização de publicação de artigos e/ou trabalhos científicos em revistas destas universidades. Podemos aferir que os convênios para o ISCED CS têm trazido grandes benefícios sobretudo na produção, difusão e socialização do conhecimento para o aprimoramento curricular e buscando a melhoria da qualidade da instituição.Palavras-chave: Ações Formativas; Convénios; Seminário; ISCED-CS. ABSTRACT: The present work aims to present actions developed by the Higher Institute of Educational Sciences of the Southern Cuanza (ISCED CS), Unit of Katyavala Bwila University (UKB), together with the Brazilian Universities Partners. The institution emanates from the University Center of Cuanza Sul, which was dependent of the Agostinho Neto University. At that time, it started with 107 students and now there are 2,262 undergraduate students and 134 postgraduate students. ISCED CS has seven (7) undergraduate courses: Teaching Psychology, Pedagogy, History, Geography, Mathematics, Chemistry and Sociology. It also has approved the undergraduate courses in Teaching of: Portuguese Language, English Language and Physics it might start soon. In terms of postgraduate studies, the Institution teaches three master's degrees: Master's Degree in Pre-School Education, Master's Degree in Primary Education and Master's Degree in Educational Sciences with specialization in Mathematics, History, Geography and Portuguese Language. The Institution has taken advantage of the agreements with the Universities of Brazil, which has contributed greatly in the production and dissemination of knowledge. Among the activities carried out we can highlight the seminar of teacher training Angola - Brazil (organized annually since 2016), the teaching of subjects in the masters programs, the elaboration and participation in research projects and also the feasibility of publishing scientific articles and/or works in magazines of these universities. We can verify that the agreements for ISCED CS have brought great benefits mainly in the socialization of knowledge for curricular and institutional improvement.Keywords: Formative actions; Agreements; Seminar; ISCED-CS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Germano, Santos Candeeiro. "Incidência da supervisão pedagógica na formação contínua de professores das escolas primárias do Sumbe, Cuanza Sul Angola." Iniciação & Formação Docente 7, no. 2 (2020): 338. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4823.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise da incidência da supervisão pedagógica na formação contínua de professores das escolas primárias do Sumbee apresenta o objetivo contribuir no aperfeiçoamento profissional dos supervisores pedagógicos para a formação contínua dos professores das escolas primárias municipais, com vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O foco recaiu sobre o papel da supervisão, bem como sua relação com a formação contínua dos professores como sujeitos e intervenientes do processo, e colocados de lado diferente ao do supervisor. Outros benefícios da interação dos dois profissionais referenciados são a formação do aluno, a qualidade da educação, e consequentemente, a promoção de uma sociedade mais justa. Foi possível notar que os supervisores pedagógicos no exercício das suas funções estão focados no cumprimento das normas do ministério, em especial a parte das escolas, situação que tem pouca relação com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. Percebeu-se um acompanhamento e uma formação continuada dos professores das escolas primárias do município, sobretudo das zonas rurais insatisfatório, o que nos levou a seguinte questão, como ponto departida desta investigação: qual é a incidência da supervisão pedagógica no acompanhamento e na formação continuada dos professores das escolas primárias do Sumbe? Para sua materialização foram utilizados métodos de nível do conhecimento teórico e empírico, assim como matemático e estatístico, apoiando-se pelo paradigma qualitativo. Foram realizadas entrevistas com Diretor Municipal da Educação, supervisores municipais, gestores de 07 escolas do município de Sumbe e professores das escolas selecionadas. Também foram analisados documentos orientadores da supervisão e sobre a superação de professores em Angola. Tendo em conta que este estudo não é o único nesta área tivemos como base teórica as investigações de Alarcão e Canha (2013), Manuel e Buza (n.d), Tafoi (2011), Dias (2005), Alves (2013), Kríapp, (Org.), (1980) assim como a Lei nº 17/16,(2016), PMFPA[1], (2008), Lucau et al. (2011).A triangulação dos dados recolhidos das fontes serviu para fazer uma interação deles com vista a encontrar os pontos fortes e fracos que em muitos casos têm servido de pontos de estrangulamento. [1] Plano Mestre de Formação de Professores em Angola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Monteiro, Elizabteh, Carolina Maricel Aguiar Sanito, Paulino João de Fátima Adolfo, Samuel Joaquim Manuel, and Santos Candeeiro Germano. "A produção textual na aprendizagem da escrita dos alunos da 4ª classe de uma escola primária do Sumbe em Cuanza Sul-Angola." Iniciação & Formação Docente 7, no. 1 (2020): 72. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4591.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma análise de textos produzidos por alunos da 4ª classe, de uma escola primária, localizada no bairro do Chingo, município do Sumbe em Angola, com a finalidade de compreender os possíveis obstáculos encontrados pelos alunos, durante o ensino e a aprendizagem da escrita. A análise dos textos abarcou aspectos como: ortografia, caligrafia, margem, pontuação, acentuação, coerência, coesão textual, identificação de letras altas e baixas bem como o cumprimento das orientações da proposta de escrita. Embasados nas concepções de Cagliari & Cagliari (1999), Geraldi (1984) e Costa (2013), assumiu-se a leitura e produção de textos como fundamentais ao processo de aprendizagem da língua portuguesa. Assim, os indicadores usados para a análise dos textos nos levou a compreender que os alunos entenderam a proposta de escrita, pois conseguiram se comunicar através da escrita, apesar das debilidades relacionadas à autocorrecção, coerência, coesão, escrita como falam, acentuação, pontuação, uso de letras maiúsculas; aspectos perceptíveis pela idade e classe que frequentam, constituindo uma base de dados para o professor, no acto da planificação das aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alfredo, Daguberto Daniel Gamba. "O ENSINO A DISTÂNCIA EM ANGOLA." Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade 2, no. 4 (2019): 41–48. http://dx.doi.org/10.37334/ricts.v2i4.20.

Full text
Abstract:
O presente artigo, procura mostrar a importância a real situação do Ensino a Distancia em Angola, bem com a sua importância, tendo em conta que o mesmo as dificuldades e as ações do governo de Angola para a implementação dos mesmo nas universidades, considerado por muitos uma ferramenta fundamental na formação de forma que o mesmo lhe estimule a aprender ao longo de todo o tempo, a pesquisar, a investir na própria formação e a usar a sua inteligência, criatividade, sensibilidade e capacidade de interagir com as pessoas fora da sala de aula, as experiências do EA envolvam mais do que um corpo de conhecimentos científicos e aquisição de competências para ensinar, mais também uma grande habilidades no uso dos meios tecnológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Black, Carla, and Solange Maria Luis. "O Perfil do Formador do Professor Primário e o Desafio do Programa Educar Angola 2030 – uma reflexão." Revista TransVersos, no. 15 (April 15, 2019): 387–99. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2019.41862.

Full text
Abstract:
A presente nota de pesquisa pretende pontualizar sobre uma investigação corrente sobre o perfil do formador de professores primários no contexto da Huíla, Angola. O trabalho preliminar foi apresentado no 1º Congresso Internacional de Educação Primária do ISPI da Huíla. O estudo preliminar, permitiu-nos perceber que os desafios apresentados pelo Programa Educar Angola 2017-2030, que prevê a graduação de todo o corpo docente do Ensino Primário, até ao ano de 2027, estão condicionados pela oferta formativa das instituições a quem compete a formação dos professores primários. Nesse sentido, apresentamos possíveis soluções para este processo de transição pretendido por este Programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Búrigo, Elisabete Zardo. "Aritmética nas escolas primárias gaúchas na primeira metade do século 20: o ensino prescrito." História da Educação 18, no. 44 (2014): 9–25. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592014000300002.

Full text
Abstract:
Da proclamação da República, no Brasil, em 1889, até a decretação da Lei Orgânica sobre o Ensino Primário, em 1946, as normatizações sobre o ensino primário foram incumbência dos Estados que compunham a federação. Neste texto examinam-se as normatizações estabelecidas, neste período, no Estado do Rio Grande do Sul, no período conhecido como Primeira República (1889-1930) e na chamada Era Vargas (1930-1945), enfocando as prescrições relativas ao ensino da Aritmética. São estabelecidas conexões entre as orientações programáticas e metodológicas para a Aritmética e as políticas governamentais de expansão, ordenamento, modernização e controle do ensino primário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Crochíck, José Leon, Marian Avila de Lima Dias, and Horácio Martin Ferber. "Recordações de maus-tratos escolares em alunos universitários." Acta Scientiarum. Education 43 (November 23, 2020): e48661. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48661.

Full text
Abstract:
Se um dos objetivos da educação é o de desbarbarizar os indivíduos, este artigo relata pesquisa que investigou se houve: variação no tipo de maus tratos entre diversos níveis de ensino argentinos; manutenção dos papeis pelos alunos nesses maus-tratos, e relação entre esses tipos de papeis. Aplicou-se questionário a 70 universitários, que assinalaram recordações, no ensino primário e secundário, sobre se praticaram, apoiaram, observaram e/ou sofreram 10 tipos de agressão. Resultou que: não houve mudanças dos tipos de agressão do nível primário para o secundário; houve tendência a manter os papeis na agressão, e houve relação entre ser praticante e apoiador da violência, nos dois níveis verificados e entre ser alvo da agressão e observador no nível primário. Assim, dada a frequência de maus-tratos e a manutenção da violência nos dois tipos de nível de ensino examinados, o objetivo de desbarbarização dos indivíduos não está, em boa parte, sendo cumprido pela educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Batista dos Santos, Ivanete, and Marcos Denilson Guimarães. "De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho." Revista Diálogo Educacional 16, no. 48 (2016): 321. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.ds03.

Full text
Abstract:
Com o propósito de caracterizar o Desenho no ensino primário brasileiro das décadas finais do século XIX buscamos neste artigo desvendar em que medida os métodos prescritos para o ensino primário foram resultantes de apropriações de modelos oriundos de outros países. Para isso inicialmente foi examinada uma produção de Rui Barbosa (trata-se do parecer da Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública das Obras Completas de Rui Barbosa vol. X, Tomo II, 1883) em busca de pistas sobre as finalidades do Desenho na proposta pedagógica divulgada por esse intelectual. Em seguida, inspirados em Bastos (2000), procuramosarrolar elementos de aproximação e distanciamento em relação a apropriação do método intuitivo e/ou lições de coisas proposto por Rui Barbosa (1849-1923) para o ensino de Desenho a partir do entendimento posto a circular por Ferdinand Buisson (1841-1932). Constamos que ao que tudo indica, Rui Barbosa fez outras apropriações para o modelo de ensino primário brasileiro. Para os dois, o método intuitivo era considerado como o fundamento de todo o conhecimento. Porém, enquanto Ferdinand Buisson entende método intuitivo e “lições de coisas” como situações diferentes, para Rui Barbosa as “lições de coisas” era o próprio método intuitivo cujo ensino prático e utilitário do Desenho deveria ser ensinado por esse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Carvalho, Paulo de. "Evolução e crescimento do ensino superior em Angola." Revista Angolana de Sociologia, no. 9 (June 1, 2012): 51–58. http://dx.doi.org/10.4000/ras.422.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Manuel, Tuca, and Maria da Conceição Barbosa Mendes. "Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Angola." Educação, Sociedade & Culturas, no. 58 (April 30, 2021): 51–70. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi58.151.

Full text
Abstract:
Este texto sintetiza reflexões em torno das dinâmicas e racionalidades subjacentes ao funcionamento do ensino superior (ES) em Angola, tendo em conta a sua prestação social face às recorrentes observações e indagações a respeito da qualidade. Parecendo ancorar‑se no cumprimento escrupuloso das leis em detrimento da sua responsabilidade social, o ES angolano questiona‑se sobre como garantir a qualidade sem extrapolar as exigências legais. As reflexões procuram gerar a compreensão sobre a formação de um indivíduo pleno adaptado às exigências do mercado de trabalho e cidadão do mundo eticamente pautado. Objetivou‑se refletir a correlação entre o paradigma instrumental e a perspetiva socioconstrutivista para a garantia da qualidade do ES, enquanto processo social. O estudo qualitativo assenta na análise documental e de conteúdo da Lei de Bases do Sistema Educativo angolano e os Estatutos da Carreira Docente Universitária e não Universitária. Os resultadosindiciam a prevalência de uma abordagem instrumental do sistema de garantia da qualidade do sistema de ES em Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Rosana Carla, and Mirian Jorge Warde. "Tipos de escola primária e seus diferentes alcances sociais: algumas fontes de 1938 a 1946." Dialogia, no. 37 (May 21, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n37.19774.

Full text
Abstract:
Este artigo centra atenção nos tipos de escolas primárias existentes no Brasil segundo levantamento de 1939, efetuado pelo O Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e encaminhado para a Comissão Nacional do Ensino Primário, instalada em 1938 e responsável pela elaboração da primeira versão do anteprojeto que resultou na lei orgânica do ensino primário de 1946. O objetivo do artigo é basicamente alimentar os estudos em torno do assunto, mobilizando fontes pouco estudadas do período entre 1938 e 1946. A problemática que está na base deste artigo é a contradição contida em um grau de ensino, o primário, sobre o qual eram depositadas expectativas de unidade nacional e compartilhamento cultural e que, no entanto, é fragmentado, hierarquizado em modalidades que espelham discriminações e as desigualdades sociais certamente indesejáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ribeiro, Edinéa Bandeira, and Afonso Welliton de S. Nascimento. "ANÍSIO TEIXEIRA: MUNICIPALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO." Revista Margens Interdisciplinar 3, no. 4 (2016): 165. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2971.

Full text
Abstract:
As discussões iniciais a cerca da temática da municipalização do ensino primário no Brasil coincide com as idéias de Anísio Teixeira em identificá-la como estratégia de amplianção e democratização desse nível de ensino. A partir de então, a polêmica em torno desse tema vem sendo frenquentemente incorporado ao debate educaional. Esse texto faz inferências ao pensamento de Anísio Teixeira em torno da questão, indicando também suas proposições sobre alguns aspectos centrais de suas obras: democratização, descentralização e financiamento da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

D´Esquivel, Márcio Oliveira. "A Geometria para ensinar de Olavo Freire: o Desenho Geométrico como ferramenta profissional." Com a Palavra, o Professor 4, no. 8 (2019): 74–92. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v4i1.299.

Full text
Abstract:
Em 1894 é publicado o livro Primeiras Noções de Geometria Prática de Olavo Freire Diferentemente das obras do período, as orientações didáticas para o ensino de geometria proposta pelo livro de Freire coloca em evidência o desenho geométrico como ferramenta de trabalho para o professor ensinar geometria no curso primário. O trabalho em questão se propõe a analisar as possíveis referências tomadas para produção do livro. Interessa-nos compreender quais fatores concorreram para que o desenho geométrico fosse tomado como uma “geometria prática” para escola de ensino primário em tempo de primazia do método intuitivo. Como hipótese assume-se que juntamente com a produção de formas de ensinar geometria para escola primária, produz-se igualmente saber profissional para o ensino dessa disciplina. O desenho geométrico que se apresenta como uma geometria para ensinar para a escola de ensino primário a partir da obra de Olavo Freire evidencia-se como uma sistematização para o contexto brasileiro das orientações para o ensino dessa disciplina na França na segunda metade do século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sant’Ana, Claudinei Camargo, Rosemeire dos Santos Amaral, and Irani Parolin Santana. "LIVROS DIDÁTICOS E MANUAIS PEDAGÓGICOS: o ensino de Matemática no Curso Primário dos anos de 1960." Interfaces Científicas - Educação 3, no. 2 (2015): 77–86. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p77-86.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa é uma análise do ensino de Matemática no Curso Primário na década de 1960, a partir da abordagem nos manuais pedagógicos, em especial, nos livros didáticos e Programas da Educação. Este período foi marcado pela expansão da publicação e acesso popular ao livro didático por intermédio de empresas como a Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) e acordos firmados entre o Ministério da Educação (MEC) e a Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID). Editoras como Abril Cultural se empenharam em divulgar materiais didático-pedagógicos em bancas de jornal e revistas, os intitulados “livros de bolso”. Obras como Aritmética (LOPES; CARMO; PRIMA, 1962) – componente do Programa de Emergência do Governo do Brasil-, O Currículo Primário Moderno (RAGAN, 1964) e Matemática na escola primária moderna (OSÓRIO; PORTO, 1965), bem como o PROGRAMA EXPERIMENTAL do Ensino Pré-primário e Elementar do Estado da Bahia (1944) e o Curso de Recuperação para Professores do Ensino Primário (1962) são concernentes para a discussão sobre a relação de produção dos livros didáticos e manuais pedagógicos e o ensino de Matemática nos anos de 1960.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Amaral, Rosemeire Dos Santos, Irani Parolin Sant'Ana, and Claudinei De Camargo Sant'Ana. "História do Ensino de Aritmética no Brasil: análise do manual "Metodologia do Ensino Primário"-1932." Com a Palavra, o Professor 4, no. 8 (2019): 357–400. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v4i1.347.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo analisar o manual pedagógico “Metodologia do Ensino Primário” de Artur Carbonell e Migal, professor do Instituto Normal Masculino de Montevideo, publicado em sua edição original na Espanha sob o título “Metodologia de La Enseñanza Primaria”, traduzido e adaptado por Narciso Berlese para o Brasil e Portugal pela Livraria Globo em 1932. Especificamente, interessa-nos o Programa escolar dos anos de 1930, com destaque para o ensino de Aritmética enquanto constructo da História do Ensino de Matemática no Brasil, ora pautada na educação popular e nos princípios ativos da pedagogia moderna, com a divulgação de métodos e técnicas para o ensino e a aprendizagem no Curso Primário. No documento em questão estão dispostas relevantes informações sobre a Aritmética, tais como a importância da disciplina, o caráter abstrato, numeração, as quatro operações, problemas mentais e escritos e frações decimais e ordinais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Souza, Rosa Fátima de, and Virgínia Pereira da Silva de Ávila. "As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947)." História da Educação 18, no. 43 (2014): 13–32. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592014000200002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é reconstituir o debate em torno do ensino primário rural no Estado de São Paulo, examinando as representações dos educadores veiculadas na imprensa periódica educacional e as iniciativas políticas empreendidas pelo poder público. A análise recai, em primeiro lugar, nos problemas e soluções para o ensino primário rural aventado por diferentes educadores. Em seguida, examinamos as concepções contrastantes dos defensores da ruralização do ensino e dos partidários da escola comum. Na sequência, ressaltamos as discussões sobre a formação dos professores primários rurais e, por último, analisamos as iniciativas levadas a termo pelos governos do Estado de São Paulo para a educação primária rural no período delimitado para este estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Araújo-Oliveira, Anderson. "Entre les pratiques prescrites, déclarées et effectives." Trabalho (En)Cena 3, no. 1 (2018): 55–76. http://dx.doi.org/10.20873/2526-1487v3n1p55.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente artigo visa identificar o estado da arte da pesquisa quebequense tratando do ensino das ciências humanas e sociais no primário[1], ressaltando suas contribuições e seus limites para alimentar a formação e a prática dos professores. A análise temática do conteúdo de 53 publicações científicas coloca em evidência a existência de uma pesquisa construtivista e inclusiva centrada numa visão crítica e reflexiva do ensino das ciências humanas e sociais no primário. No entanto, trata-se de uma pesquisa essencialmente descritiva que transita entre a lógica do sistema (práticas prescritas) e a lógica do sujeito (práticas declaradas). As práticas efetivas realizadas pelos professores e futuros professores em contextos complexos, assim como as atividades de aprendizagem realizadas pelos alunos (lógica da ação), são desse modo pouco estudadas. Nesse sentido, a articulação entre aquilo que é prescrito e declarado e aquilo que acontece concretamente na sala de aula é ainda pouco explorada.
 Palavras-chaves: pesquisa, didática, ciências humanas e sociais, ensino primário.
 
 [1] No Québec, o ensino primário tem duração de 6 anos e é destinado às crianças de 7 a 12 anos. Ele corresponderia aos 6 primeiros anos do ensino fundamental brasileiro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Liberato, Ermelinda. "REFORMAR A REFORMA: PERCURSO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA." Revista TransVersos, no. 15 (April 15, 2019): 63–84. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2019.41843.

Full text
Abstract:
O modelo do subsistema de ensino superior em Angola tem assistido, nos últimos anos, a um crescente aumento de críticas em relação ao seu desempenho, eficiência, eficácia e sua degradação. A análise e tratamento dos documentos mostram que essa degradação tem raízes mais profundas, que datam desde o período da sua criação e implantação, e que se têm vindo a disfarçar com a implementação de várias políticas de reforma. Pretendemos assim, fazer uma breve análise desse percurso, de modo a percebermos melhor o porquê da situação atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gontijo, Cláudia Maria Mendes, and Dulcinéa Campos. "Bases nacionais para o ensino da leitura e da linguagem na escola primária (1949)." Revista Brasileira de Educação 19, no. 57 (2014): 307–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782014000200003.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo analisar o documento intitulado Leitura e linguagem no ensino primário: sugestões para organização e desenvolvimento de programas. Faz parte de uma pesquisa documental mais ampla, cuja finalidade é analisar a alfabetização na história da educação do estado do Espírito Santo. O documento examinado neste texto foi publicado pelo Ministério da Educação e Saúde e pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), em 1949, com a finalidade de orientar ou fornecer normas gerais para a organização dos programas de ensino primário nos estados brasileiros. Considerando o interesse em estudar orientações destinadas à fase inicial de escolarização, foram escolhidas para análise as orientações relativas ao ensino da leitura e da linguagem escrita e oral na primeira série do curso primário elementar. Enfatiza as concepções de linguagem que orientam o programa e as bases teóricas e metodológicas que sustentam o ensino da leitura e da linguagem na escola primária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

De Araujo Neves, Helena, Giana Lange do Amaral, and Elomar Antonio Callegaro Tambara. "A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910)." Revista Diálogo Educacional 12, no. 36 (2012): 459. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.6096.

Full text
Abstract:
Este artigo faz parte de uma pesquisa já concluída. Tem por objetivo apresentar informações sobre a oferta de ensino primário e secundário privado em Pelotas, município localizadoao Sul do Rio Grande do Sul. A investigação abrange o período compreendido entre os anos de 1875 a 1910 e foi realizada por meio do conteúdo de propagandas impressas,divulgadas em diferentes periódicos que circularam na cidade. A investigação dá indicativos de como ocorreu a organização do ensino privado na virada do século XIX para o XX focando especificamente o ensino primário e secundário, bem como as suas constituições curriculares. Observa-se, assim, que tanto para o ensino secundário, como para o primário, os resultados dos alunos eram uma garantia da qualidade da instituição de ensino, fato amplamente explorado nos anúncios. Nesta pesquisa as propagandas fazem emergir,portanto, aspectos sobre a atuação do ensino privado em um momento de constituição de um sistema organizado – que aos poucos saía das casas, como uma prática de ensino privado – para aos poucos serem formadas as primeiras escolas privadas. Não tem como pretensão esgotar as múltiplas leituras que possam ser feitas sobre a temática, mas foca o olhar para o mercado da educação, contribuindo, assim, com o campo investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sousa, Maria de Fátima Matos de, and Maria José Aviz do Rosário. "A história da organização do ensino primário de Belém do Pará, 1937 a 1945: ações e limites." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 43e (2012): 273. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639968.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma aproximação com a discussão, organização e sistematização de fontes que registram a história da educação da Amazônia. Parte da tese de que a organização do ensino primário de Belém do Pará, no período, esteve ligada às diretrizes traçadas nos Regimentos do Ensino Primário Estadual, com forte influência da Secretaria Estadual de Educação. Objetiva disponibilizar documentação referente à história da educação de Belém do Pará, visando minimizar os problemas de acesso às informações, à dispersão, destruição e alienação documental e, refletir sobre o processo de organização do ensino primário, no período. Sua estruturação situa o estudo apresentando à temática e o objeto de estudo, evidencia as principais mediações quando da articulação, elaboração e efetivação do ensino primário, bem como discute as relações existentes entre os poderes políticos instituídos e as reivindicações sociais. Em sua conclusão preliminar,as fontes documentais, apontam a organização do ensino primário, como um instrumento importante de barganha política e que ao mesmo tempo passava por um processo de redirecionamento histórico-político-social no qual os poderes políticos estadual e municipal figuravam como atores principais no papel de mediadores e elaboradores das propostas pertinentes à educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Esteve Santiago, Ana Elisa Esteves. "A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do Ensino Primário, no início do século XX." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 12, no. 5 (2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v12n5a07.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a abordagem da subtração em três obras do início do século XX: duas usadas na formação de professores para o Ensino primário relacionadas com Matemática e Pedagogia e outra usada como manual escolar do Ensino Primário, em Portugal. Tem-se como objetivo perceber a abordagem que apresentavam relativamente a esta operação aritmética, do ponto de vista matemático e didático. Para tal foi utilizada a metodologia de investigação histórica, através da análise documental de fontes primárias. Começou-se por analisar o que referiam os programas do Ensino Primário e do Ensino Normal, relativamente às operações aritméticas, em particular a subtração para depois se proceder à análise de cada uma das obras, na parte relativa à operação aritmética subtração. Observou-se que as obras apresentam diferentes formas de abordar a subtração, apresentando diferentes métodos (compensação ou decomposição). Também os exercícios apresentam diferenças, nomeadamente em relação à quantidade. Verificou-se ainda que as três obras abordam as três situações (caso em que cada número é apenas representado por um algarismo, caso em que todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor e caso em que nem todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sales Pereira, Júnia, Júlio Cesar Virgínio da Costa, and Luciano Magela Roza. "Cotidianos além-mar: Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga." Revista História Hoje 3, no. 6 (2015): 241. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v3i6.146.

Full text
Abstract:
A entrevista com os professores angolanos foi realizada durante o período de formação de Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, em convênio com a Universidade Onze de Novembro (UON), Cabinda, Angola. Os dois docentes integram o grupo de trinta estudantes de mestrado e doutorado que entre 2012 e 2016 realizam os seus estudos de pós-graduação junto ao Programa, por meio de convênio entre a UFMG e a UON que se desdobra em múltiplas ações tanto no Brasil quanto em Angola, com intercâmbio bilateral. Bembe e Massanga foram selecionados por sua experiência profissional em Ensino de História em Angola. Ambos desenvolveram pesquisas de Mestrado pela UFMG entre 2012 e 2014. A entrevista revela a realidade angolana em que se dá a atuação docente em História, os desafios da formação docente naquele país e as perspectivas de atuação com ensino de história sob a ótica de docentes. A entrevista realizou-se em 2013, por ocasião do Seminário Práticas Culturais Brasil-Angola, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da UFMG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mendes, Iran Abreu, and Glaucianny Amorim Noronha. "Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)." REMATEC 16 (February 2, 2021): 73–93. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2021.n.p73-93.id322.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bertoletti, Estela Natalina Mantovani, and Ademilson Batista Paes. "Lourenço Filho e o boletim “Organização do Ensino Primário e Normal” em Mato Grosso." Educação e Fronteiras On-Line 7, no. 21 (2018): 129–40. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8066.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar aspectos do Boletim n. 22, “Organização do Ensino Primário e Normal – XVII. Estado de Mato Grosso”, dirigido por Manoel Bergström Lourenço Filho (1897-1970) e publicado em 1942. Os dados organizados nesse Boletim trazem características da educação mato-grossense, do ponto de vista dos órgãos oficiais que dão a conhecer a situação da educação naquele estado, nos anos de 1930 a 1940. Dentre esses aspectos, podemos destacar a análise de Lourenço Filho sobre o aumento quantitativo do ensino primário em Mato Grosso, não acompanhado, a seu ver, de aumento qualitativo de rendimento escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bertoletti, Estela Natalina Mantovani, and Ademilson Batista Paes. "Lourenço Filho e o boletim “Organização do ensino primário e normal” em Mato Grosso." Educação e Fronteiras 7, no. 21 (2018): 129–40. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8097.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar aspectos do Boletim n. 22, “Organização do Ensino Primário e Normal – XVII. Estado de Mato Grosso”, dirigido por Manoel Bergström Lourenço Filho (1897-1970) e publicado em 1942. Os dados organizados nesse Boletim trazem características da educação mato-grossense, do ponto de vista dos órgãos oficiais que dão a conhecer a situação da educação naquele estado, nos anos de 1930 a 1940. Dentre esses aspectos, podemos destacar a análise de Lourenço Filho sobre o aumento quantitativo do ensino primário em Mato Grosso, não acompanhado, a seu ver, de aumento qualitativo de rendimento escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Thomaz de Menezes, Antonio Basilio Novaes. "CONCEPÇÃO E SIGNIFICADO DE “UM SÉCULO DE ENSINO PRIMÁRIO”." HOLOS 5 (August 19, 2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.8905.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é a análise da obra “Um Século de Ensino Primário” (1927a) de Nestor dos Santos Lima tomada no contexto das comemorações do centenário da primeira lei que regulamenta o ensino primário no Brasil em 1827 apresenta três níveis de estruturação discursiva no quadro de referências da produção intelectual do autor na década de 1920, especificamente no ano de 1927. O autor apresenta o significado de “Um Século de Ensino Primário” não apenas como um livro comemorativo do centenário, mas antes como o sentido preservado da lei de 1827 no cuidado da criação e provimento das escolas e nos princípios fundamentais da organização administrativa, do método de ensino, do regime disciplinar e da formação dos professores como um modelo ideal de educação e um projeto nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Mota, Luís, and António Gomes Ferreira. "Uma Instituição de Formação de Professores do Ensino Primário em Coimbra (1942-1974)." Educação & Realidade 41, spe (2016): 1397–418. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623667658.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo, centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra, entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. Com recurso ao arquivo, à memória e ao museu analisámos espaços e estrutura arquitetónica, as áreas pedagógica e didática, bem como a dimensão sociocultural. A partir da triangulação de dados delineamos o modelo pedagógico da EMPC e salientamos dimensões de mudança e permanência, bem como de rutura (e conformidade) entre a norma e as práticas sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

D´avila, Daniela Antonello Lobo, Selma Alves Pantoja, and Paulo De Carvalho. "Em tempos de guerra e de paz: a Educação Especial em Angola." Revista Educação Especial 32 (September 12, 2019): 82. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x34186.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga a construção das políticas educacionais voltadas à Educação Especial no Sistema Educacional de Ensino (SEE) angolano. A análise parte da inexistência dessa política desde o regime colonial às iniciativas constituídas a partir da independência do país tanto nos períodos de guerra civil como em tempos de paz. Analisa-se a trajetória do ensino especial tendo por fonte os documentos oficiais do governo angolano com o intuito de identificar os significados das formulações em relação à conjuntura política e econômica nos diferentes momentos da história do país. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, na qual os documentos oficiais são analisados sob a ótica da análise crítica do discurso. A temática do ensino especial foi contemplada no âmbito dos aspectos normativos institucionais durante a I e a II República, caracterizando marcos históricos à compreensão dos rumos da Educação Especial. Contudo, o desenvolvimento educacional em meio à instabilidade política e econômica devido à guerra civil fragilizou a implementação das políticas de Educação Especial. Com a instauração da paz, o governo angolano investiu na elaboração e aprovação de documentos e legislações voltados ao ensino especial e registrou, nos doze anos do pós-guerra (2002-2014), um aumento expressivo de 284% dos alunos da Educação Especial matriculados. Pode-se afirmar que a efetiva implementação da Educação Especial ocorre com o fim da guerra civil, com a formação de professores, com a aprovação de políticas públicas e a influência advinda de parcerias com as agências das Nações Unidas, além de cooperações técnicas com o chamado Sul Global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Scapim, Carlos Alberto, Alessandro de Lucca e. Braccini, Ronald José Barth Pinto, et al. "Componentes genéticos de médias e depressão por endogamia em populações de milho-pipoca." Ciência Rural 36, no. 1 (2006): 36–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000100006.

Full text
Abstract:
Dez populações de milho-pipoca (PR 038, PR 079, RR 046, SC 016, PR 017, BRS Angela, SC 002, PR 009, PR 023 e SE 013) foram avaliadas com os objetivos de obter estimativas de depressão por endogamia e componentes genéticos de média. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema de parcelas subdivididas, nos quais os tratamentos primários foram os níveis de endogamia (S1 e S0) e os tratamentos secundários as populações, com três repetições. O ensaio foi conduzido nas cidades de Maringá e Iguatemi-PR, no ano agrícola de 2001/2002. Foram avaliadas as características altura de plantas, altura de espigas, rendimento de grãos e capacidade de expansão. Foram observados menores valores de depressão por endogamia e predominância de efeitos gênicos aditivos para capacidade de expansão em relação ao rendimento de grãos. As populações BRS ANGELA e SC 002 apresentaram maior probabilidade de sucesso na obtenção de linhagens com boa capacidade de expansão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nobre, Ana, and Ema Cruz. "Educação do século XXI: a resiliência dos professores e as re(i)novações no ensino primário em Portugal." Dialogia, no. 37 (May 17, 2021): e19736. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n37.19736.

Full text
Abstract:
Na Educação como em muitas outras vertentes, precisamos que o tempo passado e as suas experiências, nos traga uma racionalidade que a pressão do presente muitas vezes não nos deixa alcançar. De entre as quatro paredes de uma sala de aula, professores e alunos viram-se obrigados a confinar, durante a pandemia – COVID-19, diligenciando condições para usufruir de um ensino à distância, tornando-se o espaço de suas casas o ambiente virtual da escola. O ensino primário foi o que mais embate sofreu, por estar arreigado a metodologias convencionais e agora sente-se obrigado a “acompanhar” todo este contexto, que veio determinar re(i)novações em catadupa. Apresentamos uma resenha histórica das tendências pedagógicas e das reformas do ensino primário em Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Matos, José Manuel, Alexandra Rodrigues, and Rui Candeias. "A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)." Educação 42, no. 2 (2019): 178. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830.

Full text
Abstract:
Desde a reforma de 1844 que o ensino primário português passou a prever, após um 1o grau de formação genérica centrada na trilogia ler, escrever e contar, um 2o grau, e, entre 1911 e 1926, um 3o grau, designado por superior, com cursos práticos especiais para o ensino agrícola, industrial, comercial ou marítimo, de acordo com a localização das escolas, e que se reconhece também como um embrião de formação. Este artigo pretende pois estudar os modos como as escolas normais primárias abordaram a formação de professores nestas áreas no período 1844-1926 e, emparticular, saber como o ensino da matemática nessas escolas se adaptou a essa finalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Da Silva, Sara Regina, and Andréia Dalcin. "O Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária no Instituto de Educação de Porto Alegre." Educação 42, no. 2 (2019): 225. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33780.

Full text
Abstract:
O artigo tem o propósito de analisar o Curso de Especialização em Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ofertado entre 1966 e 1972, no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Trata-se de um curso destinado a professores que atuavam no ensino primário, pré-primário e na disciplina de Didática da Matemática, que tinha por objetivo a atualização em matemática e suas abordagens no processo de ensino e aprendizagem. No diálogo com os documentos do acervo do Laboratório de Matemática da instituição e entrevistascom participantes do curso, percebemos que esse curso contribuiu significativamente para a divulgação da MatemáticaModerna no Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Correia Filho, João Manuel, Taimara Roa Aleaga, Filomena de Jesus Francisco Correia Filho Sacomboio, and Eufrázio Dos Santos. "Os desafios dos docentes estrangeiros perante os constrangimentos atuais no ensino superior em Angola." Revista Educación, Política y Sociedad 6, no. 2 (2021): 228–45. http://dx.doi.org/10.15366/reps2021.6.2.009.

Full text
Abstract:
A contemporaneidade, marcada pelo desenvolvimento vertiginoso da ciência nas diferentes esferas da vida, impõe aos centros educacionais a responsabilidade de graduar profissionais integrais, competentes, capazes de resolver os problemas que a sociedade enfrenta. Neste sentido, discute-se o estabelecimento de políticas educacionais que produzem mudanças na organização escolar tendo em conta os desafios que os profissionais encaram no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Do impacto na identidade profissional poderá resultar um crescimento do sistema educativo angolano. Assim, o presente texto tem por finalidade analisar o contributo dos docentes estrangeiros, perante os constrangimentos e desafios atuais no Ensino Superior em Angola. Para tal, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, que se enquadra numa pesquisa analítica, explicativa e descritiva por meio da análise bibliográfica e documental sobre o Ensino Superior em Angola, desde a independência até à atualidade. Com isso, percebe-se que o subsistema de Ensino Superior em Angola é complexo, com lacunas a serem preenchidas, que precisam de maior motivação e empenho dos docentes, com particular realce para os quadros estrangeiros. Os desafios que se propõem estimulam a reflexões conducentes à formuluação de propostas de melhoria do alcance da qualidade de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Conceição, Lívia Beatriz da. "Em tempos de "fermentação nascente"." Revista Brasileira de História da Educação 20, no. 1 (2020): e105. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e105.

Full text
Abstract:
Neste artigo investigaremos os projetos do personagem François Guizot para o tema da instrução pública primária como ministro da instrução pública francesa. Analisaremos nesse fim a lei de 28 de junho de 1833 - primeira grande lei exclusivamente relacionada ao ensino primário francês - e a promulgação de uma série de medidas legislativasvisando assegurar a aplicação desta que ficaria conhecida como lei Guizot. Nossa tese principal será a de que a constituição da nova legislação fazia parte de um projeto políticode construção do Estado monárquico centralizador e instrutor francês. Estado este que, no ato mesmo de se forjar, percebia o espaço escolar primário enquanto estratégico no objetivo de colocar em prática as ideias forjadas por François Guizot para o gouvernement des esprits.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lima, Rosangela de, and Analete Regina Schelbauer. "As escolas rurais e a organização do ensino primário em Cianorte-PR (1950-1990)." Revista HISTEDBR On-line 15, no. 61 (2015): 51. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640514.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa que objetivou investigar a história do ensino primário rural do Município de Cianorte-PR, entre as décadas de 1950 e 1990. A existência de um acervo documental expressivo, porém disperso, apontou a necessidade de intervenção nos arquivos, consubstanciando um inventário de fontes, que, além de subsidiar esta e outras pesquisas, contribui para a preservação do patrimônio histórico escolar da comunidade em questão. Neste, abordamos os principais aspectos sobre os espaços escolares e a organização do ensino das escolas primárias rurais de Cianorte. Como resultado, considera-se que estas instituições foram construídas sob os princípios da simplicidade e do barateamento, minimizando os custos. A ausência de novos prédios escolares e a necessidade de ampliar as vagas apontaram caminhos para o atendimento da população rural a fim de democratizar o acesso ao ensino primário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography