Academic literature on the topic 'Ensino público - Portugal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino público - Portugal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino público - Portugal"

1

Barroso, Geraldo. "Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória." Revista Portuguesa de Educação 21, no. 1 (February 27, 2018): 33. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.13918.

Full text
Abstract:
Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram — após a Segunda Guerra Mundial — a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la. Palavras-chave: Ensino público; Fracasso escolar; História da educação; Escola pública
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Maria José D., Teresa Oliveira, Joao Paulo Barros, José Espírito Santo, Vítor Trindade, and Jorge Bonito. "Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em Portugal." Revista Iberoamericana de Educación 56 (May 1, 2011): 159–77. http://dx.doi.org/10.35362/rie560515.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Maria de Fátima M. M. "D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADINO DA INSTRUÇÃO POPULAR EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX." História da Educação 21, no. 53 (December 2017): 144–57. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/65288.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo analisa-se o papel de D. António da Costa no desenvolvimento do ensino público e popular em Portugal, na segunda metade do século XIX. Destaca-se a criação das bibliotecas populares, um dos instrumentos da instrução popular previstos no projeto concebido pelo homem que inaugurou o cargo de ministro da Instrução Pública em Portugal. A sua intervenção ultrapassou a duração deste cargo, iniciando-se uma década antes e prolongando-se depois, através da implementação das bibliotecas populares. Conhecedor da realidade do seu tempo e do seu país, D. António da Costa assumiu posições conciliadoras, acreditando que o sucesso das suas propostas dependia da articulação das iniciativas públicas e privadas, laicas e religiosas, num contexto de intervenção política descentralizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Carlos Henrique de, and Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho. "História comparada do município pedagógico no Brasil e em portugal: os casos de Uberabinha e Mafra." Revista HISTEDBR On-line 10, no. 40 (August 15, 2012): 49. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639805.

Full text
Abstract:
centrou-se no período da primeira República brasileira. Esse recorte se justifica porque a mudança de regime de governo (monárquico para republicano) ocorreu nos dois países, assim como um debate intenso sobre a expansão do ensino público na esfera municipal; prova disso são os numerosos decretos e as leis relativos à necessidade de se implantar a escola pública nas duas cidades. No caso do Brasil, o marco cronológico inicial é 1888 — ano em que Uberabinha se emancipou politicamente de Uberaba — e o final é 1928 — ano de publicação dos últimos decretos que criaram a reforma educacional Francisco Campos, em Minas Gerais. No caso de Portugal, o período (1888–1927) começa no fim da monarquia — em parte, porque a República portuguesa só começou em 1910; em parte porque foi quando a expansão do ensino público começou e quando o processo de municipalização iniciado em 1870 avançou. A data-limite é 1927 porque nesse ano o ensino primário passou por uma reforma curricular; em Mafra, ela começou em 26 de outubro de 1928, quando o decreto 16.077 foi publicado em conseqüência do relatório da comissão criada para alterar os programas curriculares do ensino primário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cerdeira, Luísa, Belmiro Gil Cabrito, and Pedro Ribeiro Mucharreira. "O crescimento do Ensino Superior no Portugal democrático: evolução da pós-graduação e da produção científica." EccoS – Revista Científica, no. 51 (December 27, 2019): e14974. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n51.14974.

Full text
Abstract:
De entre as inúmeras alterações que Portugal conheceu decorrentes da Revolução de Abril, as educativas foram avassaladoras. Desde 1974 assistiu-se a mudanças significativas em todo o edifício educativo, nomeadamente o estabelecimento de uma escolaridade obrigatória e um ensino básico e secundário unificado, a explosão da procura de educação, a criação do ensino superior politécnico, a privatização do ensino superior, a promoção da investigação científica, a ratificação da Declaração de Bolonha ou novas leis de financiamento e de governo e autonomia das instituições públicas de ensino superior. No quadro do ensino superior, a adoção da Declaração de Bolonha obrigou a grandes alterações do enquadramento jurídico da estrutura da formação superior dos países que a ratificaram e, no caso português, concretizou-se num enorme crescimento da pós-graduação e do número de diplomados. Neste artigo, os autores sustentam a sua análise com recurso às estatísticas oficiais de Portugal e de organismos internacionais, analisando a expansão da pós-graduação e da investigação, particularmente no quadro pós-Bolonha. Apresenta-se, ainda, o caminho percorrido pelo sistema científico português e contextualiza-se a situação portuguesa no quadro internacional. Terminar-se-á o artigo com algumas reflexões que poderão ajudar a formular políticas públicas conducentes à melhoria do estado do ensino superior público em Portugal, mormente no financiamento da pós-graduação e da produção científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Miguel. "Subsídios para a Pré-História do Primeiro Estabelecimento de Ensino da Contabilidade em Portugal (1759)." Review of Business and Legal Sciences, no. 17 (July 19, 2017): 175. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i17.941.

Full text
Abstract:
O objectivo do artigo consiste em descrever alguns dos problemas prévios à fundação, pelo Marquês de Pombal, em 1759, da primitiva Aula de Comércio de Lisboa, primeira instituição de ensino em Portugal a ministrar instrução contabilística. Adicionalmente, o estudo pretende enquadrar histórica, política e socialmente a origem do ensino comercial no nosso país, empreendendo-se para o efeito um périplo pelo Portugal de Setecentos. Com o propósito de possibilitar um célere enquadramento das origens do ensino (público) da Contabilidade em Portugal, nomeadamente visando dar conta da inexistência, antes de 1759, de condições que pudessem aproveitar ao desenvolvimento da Contabilidade nacional, a investigação visa também contribuir para melhorar a compreensão da envolvente contabilística adjacente à pré-história do primeiro instituto difusor do ensino da nossa especialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias, Carla, Maria De Fátima Morais, and Ana Braga. "Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal." Psicologia em Revista 23, no. 1 (December 12, 2017): 1–21. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2017v23n1p1-21.

Full text
Abstract:
A criatividade é assumida como conceito relevante no contexto educativo. Este estudo analisou diferenças nas representações em professores de escolas públicas e privadas sobre condições favoráveis e desfavoráveis à criatividade no seu ambiente de trabalho, assim como nas representações de clima criativo em sala de aula pelos alunos desses tipos de escola. Participaram 202 alunos portugueses dos 3º e 4º anos do ensino básico e 72 professores. Os dados dos alunos foram recolhidos por meio da Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula e usou-se, para os professores, o Questionário Indicadores de Clima para a Criatividade no Ambiente de Trabalho. Os resultados revelam, para os alunos, diferenças significativas em alguns fatores, apresentando o ensino público valores superiores. Em relação aos professores, emergiram diferenças significativas em dois fatores, havendo superioridade do ensino privado nas condições favoráveis à criatividade e do ensino público nos bloqueios a esta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cabrito, Belmiro Gill. "A MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR, EM PORTUGAL." RVE - Revista Ver a Educação 12, no. 1 (December 7, 2012): 89. http://dx.doi.org/10.18542/rve.v12i1.1003.

Full text
Abstract:
Neste arquivo pretende-se descrever os processos de mercadorização da educação e de intensificação do trabalho do professor do ensino superior, em Portugal, partindo de alguns eventos fundamentais: a Revolução Democrática, de 25 de abril de 1974 (Revolução dos Cravos); a abertura da educação superior ao capital privado, em 1986, o estabelecimento de propinas no ensino superior público, em 1992, a adequação ao processo de Bolonha, em 2006. O artigo informa sobre o gradual, ee por vezes brutal, processo de desresponsabilização do Estado no financiamento da educação superior com a correlata necessidade de as instituições de ensino superior público diversificarem as suas fontes de financiamento no mercado. Paralelamente, apresenta-se a evolução do número de alunos matriculados no ensino público e o número de docentes nesse segmento educativo, bem como incremento da sua atividade profissional e o forte papel que esses docentes desempenham na investigação científica. Finaliza-se o artigo, concluindo que a educação superior e a investigação científica se encontram fortemente dependentes do mercado e que o trabalho do professor de ensino superior se intensificou, encontrando-se ao serviço do capital de predominância financeira. Palavras-chave: Ensino superior. Investigação científica. Mercadorização da educação/investigação. Intensificação do trabalho docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ruão, Teresa, and Maria Victoria Carrillo. "A modernização da identidade visual das Universidades. Os casos da Universidade da Extremadura (Espanha) e da Universidade do Minho (Portugal)." Comunicação e Sociedade 8 (December 20, 2005): 85–100. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.8(2005).1184.

Full text
Abstract:
Os “activos intangíveis” – como a identidade, a imagem, a reputação ou a marca – têm uma importância crescente na gestão das Universidades. A emergência da chamada Sociedade do Conhecimento trouxe novos desafios à responsabilidade pública das instituições de ensino superior. E, em menos de uma geração, estas instituições entraram num contexto dito “de mercado”, onde a sustentabilidade exige a adopção de orientações de gestão mais empresariais. Neste contexto, os factores intangíveis surgem como elementos muito valiosos para as Universidades. Analisaremos, neste trabalho, o caso de duas instituições de ensino superior público – a Universidade da Extremadura em Espanha e a Universidade do Minho em Portugal. Constitui propósito deste trabalho reflectir sobre o papel da identidade na superação dos desafios que se colocam hoje às instituições de ensino superior (como a conquista de novos públicos ou a descoberta de novas formas de financiamento). Essa avaliação é feita a partir de um estudo dos programas de modernização da identidade visual das universidades citadas. Os resultados apontam para o entendimento da identidade visual como uma área catalisador do esperado desenvolvimento estratégico destas instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Marco Ferreira, Vasco Saraiva, Paulo Pereira, and Célia Ribeiro. "Escala de Motivação Académica: Validação no Ensino Superior Público Português." Revista de Administração Contemporânea 23, no. 3 (June 2019): 288–310. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180190.

Full text
Abstract:
Resumo Esta investigação teve como objetivo o estudo das propriedades psicométricas e posterior validação da Escala de Motivação Académica proposta por Guimarães e Bzuneck (2008), em Portugal, através da utilização de duas amostras, a Amostra A constituída por 568 estudantes do ensino superior público e a Amostra B constituída por 589 estudantes igualmente do ensino superior publico, com uma abrangência nacional. Para tratamento dos dados foram utilizados os softwares SPSS 25 e AMOS 25. Foram conduzidas duas análises fatoriais confirmatórias em cada amostra e uma análise de grupos múltiplos, sendo que os resultados apontaram para a validade da escala reespecificada na avaliação da motivação no ensino superior e sua robustez, com destaque para correlações elevadas entre as dimensões Motivação Extrínseca por Regulação Integrada e Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca, por Regulação Integrada e Motivação Extrínseca por Regulação Introjetada e por Motivação Extrínseca por Regulação Externa e Desmotivação. Por outro lado, verificou-se que o modelo de escala proposto é invariante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino público - Portugal"

1

Samagaio, Maria Filomena de Araújo Ribeirinho Soares. "O papel dos stakeholders no ensino superior público e privado: o caso português." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2004. http://hdl.handle.net/10773/18821.

Full text
Abstract:
Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior
O termo anglo-saxónico stakeholder aplicado ao ensino superior abrange um conjunto de pessoas ou entidades, nomeadamente docentes, alunos, funcionários, pais, empregadores, Estado, sociedade, etc., directamente interessados e, como tal, legitimados para intervir no sistema. A legislação portuguesa permite a participação de stakeholders no governo das universidades públicas portuguesas, e estabelece-a como requisito legal relativamente aos politécnicos do sistema público nas estruturas de governo, assim como na eleição dos respectivos presidentes, não existindo, no entanto, regulamentação quanto à participação dos referidos stakeholders nas universidades privadas. No trabalho proposto, reflecte-se sobre o conceito de stakeholder, tendo em conta a forma como esta figura é utilizada no contexto do ensino superior, através de uma análise, que se pretendeu o mais exaustiva possível, dos estatutos das universidades públicas, privadas e dos politécnicos. Faz-se uma análise histórica do conceito de stakeholder na governação das universidades e estuda-se o papel da autonomia universitária e a necessidade de clarificar um regime jurídico típico, de tipo empresarial ou não, para este efeito. Avalia-se igualmente a possibilidade de definir o regime de nomeação dos membros dos órgãos dirigentes máximos, bem como o respectivo estatuto e as suas responsabilidades de gestão, e a admissão de um regime especial para as universidades públicas, delineando as consequências de uma tal implementação. Realiza-se uma comparação da intervenção do stakeholder nos sistemas público, privado e politécnico. Este estudo pretendeu ser um contributo para a construção de um presente e de um futuro das questões integrantes do ensino superior numa perspectiva inovadora, nomeadamente esclarecendo a eficácia de intervenção dos stakeholders.
The English expression ‘stakeholder‘ applied to Higher Education covers a set of individuals or institutions, namely faculty, students, staff, parents, employers, Government, society, etc. that are directly interested in it and that, as such, have the legitimacy to intervene in the system. Portuguese legislation not only allows the participation of stakeholders in the management of Portuguese public universities but also establishes it as mandatory for polytechnics of the public system of education to include stakeholders in the structures of management, as well as in the election process of their presidents. However, there is no similar legislation aimed at private universities. In the present work, a reflection was performed on the concept of stakeholder, taking into account the meaning of this expression in the framework of Higher Education, through an historical analysis, that was meant to be as complete as possible, and of the legal status of public universities, private universities and polytechnics. A historical analysis of the concept of stakeholder in the framework of university governance was performed and the role of university autonomy was studied, as well as the need to clarify a typical legal structure of the corporate type or not in order to achieve this goal. One also evaluates the possibility of defining rules for the nomination of top administrators, as well as their status and managerial responsibilities, and the admission of a special regime for public universities, outlining the practical consequences of such an approach. A comparison of stakeholders’ intervention in the public system, private system and polytechnics was also performed. The present work attempts to make a contribution to present and future issues concerning Higher Education under a new perspective, namely clarifying the efficiency of stakeholders’ intervention.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Graça Maria Correia Coelho Martins de. "Governação do Ensino Superior Universitário Público em Portugal a educação sob a égide da Nova Gestão Pública." Doctoral thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/17791.

Full text
Abstract:
Tese de Doutoramento em Administração Pública, especialidade em Administração e Políticas Públicas
É comum referenciar o New Public Management (NPM) como o modelo que influencia o processo de reforma e que determina o desempenho das Universidades Públicas Portuguesas no prosseguimento da sua missão. O trabalho tem por objetivo analisar o impacto da aplicação dos princípios do NPM na ação das universidades públicas portuguesas bem como o impacto produzido pelas medidas de modernização do ensino superior na atividade docente. O enquadramento teórico conta com a alusão aos processos de reforma que perpassam as diferentes geografias e aos modelos que as sustentam, nomeadamente a Governance e o Neo-Weberian, não esquecendo a contextualização no âmbito do ensino superior e destacando as dimensões críticas para o funcionamento das universidades. Tendo em mente os objetivos, utilizámos a revisão da literatura, bibliografia de referência e artigos científicos, consultámos relatórios institucionais, nacionais e internacionais, elaborámos um questionário, que lançámos, procedemos à análise dos dados recolhidos. As conclusões do trabalho indicam que, apesar de as ideias próprias do NPM serem o motor das alterações a que o ensino superior universitário público tem sido sujeito, as três narrativas influenciam o desempenho das Universidades Públicas Portuguesas, na sua atividade multinível, com uma área osmótica de influência recíproca.
New Public Management (NPM) is commonly referred to as the model that influences the reform process and determines the performance of Portugal’s Public Universities as they variously pursue their mission. The present study aims to analyse the impact of the principles of NPM on Portugal’s public universities as well as the impact caused on teaching by higher education modernisation measures. The study’s theoretical framework covers the reform processes pervading the various geographies at work and the models that support them – notably the Governance and Neo-Weberian model –, while also contextualising them in terms of higher education and highlighting those aspects deemed critical for the functioning of universities. With the defined goals in mind, a literature review is offered, in combination with the relevant bibliography and the consultation of scholarly articles and institutional reports, both national and international. A questionnaire has also been developed, as well as an analysis of the collected data. The conclusions show that although the notions inherent in NPM are what drives the changes felt in university-related public higher education, all three narratives, and the osmotic area of reciprocal influence generated by them, end up influencing the multilevel performance of Portugal’s Public Universities.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Couto, Elsa Nunes dos Santos. "A comunicação nas redes sociais: análise do ensino superior público português." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/1320.

Full text
Abstract:
As mudanças ocorridas nos últimos anos na área da comunicação, em grande parte devido aos avanços tecnológicos, conduziram à adopção de novas formas de comunicar com os públicosalvo. Perante públicos cada vez mais especializados, exigentes e participativos, os profissionais da comunicação percebendo que o ambiente Web 2.0, dotado de um elevado nível de interactividade em que a comunicação se processa nos dois sentidos e os consumidores/utilizadores contribuem para a reputação das marcas, começam gradualmente a demonstrar interesse nas redes sociais na Internet. O ensino superior público português, por sua vez, enfrenta problemas relacionados com a redução do número de alunos, a diminuição do financiamento público e uma concorrência crescente, em grande parte devido ao alargamento da rede de ensino superior, obrigando a que as instituições dediquem maior atenção à forma como se relacionam e comunicam com os seus públicos e se interessem por estratégias de comunicação diferenciadas. Dada a importância que as redes sociais na Internet assumem em particular junto dos jovens, o público por excelência daquelas instituições, neste estudo procuraremos aprofundar o conhecimento sobre estas novas ferramentas e analisar a sua utilização por parte das instituições de ensino superior públicas portuguesas.
Largely due to technological advances, recent changes in the area of communication have led to new ways to communicate with target markets. In the face of an increasingly specialized, demanding and participatory public, communicat ion professionals have understood that the Web 2.0 environment, offering a high level of interactivity based on two-way communication with consumers/users contributing toward a brand’s reputation, significantly involves the target market which has gradually begun to show some interest in Internet social networks. Public Higher Education in Portugal, nevertheless, faces problems relate d to a falling student body count, less public financing and growing competition, largely due to the broadening of the network of higher education schools, forcing institutes to dedicate more attention to the way they relate to and communicate with their publics and to become aware of different communication strategies. Given the significant role that Internet social networks play in t he lives of young people, the primary public of these institutions, this study aims to strengthen knowledge of these new tools and analyse their use in Portuguese public higher education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Quaresma, Luísa. "Entre o herdado, o vivido e o projetado : estudo de caso sobre o sucesso educativo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes." Tese, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000213553.

Full text
Abstract:
Esta investigação pretende refletir sobre o sucesso educativo numa aceção lata e não restrita à dimensão académica, tendo por pano de fundo a realidade educativa de dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes e sedeados em Lisboa. A publicação dos rankings escolares trouxe para a ribalta o ensino privado como alegada alternativa de qualidade ao ensino publico, convidando-nos a imergir no universo de colégios que ocupam o palco mediático mas que permanecem nos bastidores da investigação sociológica e desafiando-nos a conhecer as representações sociais de sucesso dos seus agentes educativos, as praticas accionadas individual, familiar e organizacionalmente para o alcançar e também a captar, in loco, instantâneos da vida escolar. Adotando a triangulação metodológica, procedemos a uma analise de diferentes fontes documentais, escutamos a voz dos representantes colegiais, dos alunos, dos professores, dos pais e dos ex-alunos (realizando entrevistas individuais e grupais, grupos de discussão e aplicando um inquérito por questionário aos jovens) e demos também voz ao olhar, recorrendo à observação direta em diferentes espaços-tempos dos colégios. Deste estudo de caso alargado, reunimos urn manancial de dados que nos permitiu refletir sobre o projeto de educação integral dos herdeiros perseguido, em sintonia, por famílias e colégios e reconceptualizar a noção de sucesso, conferindo-lhe a multidimensionalidade e a multicontextualidade necessárias para uma compreensão holística do seu significado. Assim, num constante dialogo entre as pistas abertas pela incursão teórica e os frutos recolhidos na investigação empírica, analisamos o sucesso nas suas múltiplas dimensões: [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Quaresma, Luísa. "Entre o herdado, o vivido e o projetado : estudo de caso sobre o sucesso educativo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://hdl.handle.net/10216/63231.

Full text
Abstract:
Esta investigação pretende refletir sobre o sucesso educativo numa aceção lata e não restrita à dimensão académica, tendo por pano de fundo a realidade educativa de dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes e sedeados em Lisboa. A publicação dos rankings escolares trouxe para a ribalta o ensino privado como alegada alternativa de qualidade ao ensino publico, convidando-nos a imergir no universo de colégios que ocupam o palco mediático mas que permanecem nos bastidores da investigação sociológica e desafiando-nos a conhecer as representações sociais de sucesso dos seus agentes educativos, as praticas accionadas individual, familiar e organizacionalmente para o alcançar e também a captar, in loco, instantâneos da vida escolar. Adotando a triangulação metodológica, procedemos a uma analise de diferentes fontes documentais, escutamos a voz dos representantes colegiais, dos alunos, dos professores, dos pais e dos ex-alunos (realizando entrevistas individuais e grupais, grupos de discussão e aplicando um inquérito por questionário aos jovens) e demos também voz ao olhar, recorrendo à observação direta em diferentes espaços-tempos dos colégios. Deste estudo de caso alargado, reunimos urn manancial de dados que nos permitiu refletir sobre o projeto de educação integral dos herdeiros perseguido, em sintonia, por famílias e colégios e reconceptualizar a noção de sucesso, conferindo-lhe a multidimensionalidade e a multicontextualidade necessárias para uma compreensão holística do seu significado. Assim, num constante dialogo entre as pistas abertas pela incursão teórica e os frutos recolhidos na investigação empírica, analisamos o sucesso nas suas múltiplas dimensões: [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Samuel Frazão. "As tecnologias de videoconferência no ensino superior público português: boas práticas e tendências." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/3811.

Full text
Abstract:
Mestrado em Comunicação Multimédia
A presente investigação visa compreender a utilização das tecnologias de videoconferência nas instituições públicas portuguesas de Ensino Superior e, especialmente, as tendências verificadas na utilização destas tecnologias. Visa também propor um conjunto de recomendações promotoras de boas práticas nessa utilização. Com o objectivo de comprovar as hipóteses traçadas foram analisadas várias infra-estruturas de videoconferência de algumas destas instituições, onde se realizou uma significativa recolha de dados sobre a frequência, tipos de uso, tecnologias utilizadas, métodos de utilização, objectivos dessa utilização e das várias interacções e foram entrevistados e inquiridos vários tipos de utilizadores habituais das tecnologias de videoconferência. Os dados recolhidos revelam que não existe uma tendência de crescimento generalizada da utilização, que existe um grande subaproveitamento dessas infra-estruturas nas várias instituições e que o potencial das tecnologias de videoconferência não é aproveitado, em toda a sua plenitude, pelas instituições públicas portuguesas de Ensino Superior.
This investigation aims to understand the usage of the videoconference technologies in the Portuguese public high education institutions, especially the trends verified in the usage of these technologies in this environment and a set of recommendations promoting good practices in that usage. With the goal of proving the hypotheses and generating a deep understanding about these usages it had been analyzed several videoconference infrastructures of some of these institutions and accomplished an important data collection about the frequency, the types of usage, the technologies that had been used, the usage methods, the goals of that usage and the several interactions and it were interviwed and inquired several types of users that usually use the videoconference technologies. The information tell us that there isn’t a generalized growth tendency in that usage and there is a low usage of these kind of equipments in these institutions as well as the potential of the videoconference technologies that isn’t used to advantage by the Portuguese public high education institutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Frota, Ana Paula da Rocha Alves. "Gestão escolar e culturas docentes: o público e o privado em análise." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/6004.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Ciências da Educação
A presente investigação tem como objecto a cultura profissional docente e a gestão escolar das escolas públicas e privadas em estudo comparado. Entre a cultura organizacional e a cultura profissional existe uma relação dialéctica em que os dois tipos de cultura se influenciam reciprocamente. Em nossa opinião, a cultura profissional docente é influenciada pela cultura da organização, dependendo esta da gestão e liderança escolares. Ao pretendermos comparar a cultura docente no ensino público e privado teremos que analisar primeiro as problemáticas inerentes aos dois tipos de instituição, no que as aproxima e no que as distingue, não só, no que se refere ao seu funcionamento e organização, mas também ao tipo de cultura escolar e cultura docente dominantes. Justifica-se, assim, que abordemos no decurso do estudo questões variadas, dada a natureza complexa da “cultura profissional docente” que surge em estreita ligação com outras variáveis, como a gestão e liderança escolares. No que respeita à metodologia de investigação seguida, metodologia qualitativa e quantitativa, o estudo comparativo incidiu apenas em duas escolas públicas e duas escolas privadas – estudo de caso múltiplo. No que se refere aos instrumentos de recolha de informação, decidimos fazer um inquérito por questionário aos professores dos dois tipos de ensino e uma entrevista aos seus Directores. A opção pela metodologia mista surge como a mais conveniente e adequada à consecução dos objectivos desta investigação. A nossa hipótese de trabalho parte do pressuposto de que as culturas docentes devem ser geridas, construídas e aprendidas pelos docentes e até recriadas. Os Directores das escolas, através da sua gestão e liderança, podem desempenhar um papel «chave» na criação da cultura do estabelecimento, promovendo uma cultura docente de colaboração/cooperação. Em termos prospectivos, a construção de culturas de colaboração/cooperação e interdependência visam melhorar a qualidade do ensino. Nas escolas estudadas verificou-se uma evolução das culturas individualistas balcanizadas para as culturas colaborativas.
The goal of the present investigation is the comparative study of the teacher professional culture and school based-management between public and private schools. Between the organizational culture and teacher professional culture there is a dialectical relationship. To compare the school culture between public and private schools under study, we must analyze the grammar of schooling in both institutions in order to identify the dominant teacher culture. The research methods in this study are quantitative and qualitative - the multiple case study method. To obtain a quantitative data it was used a questionnaire. In the same way, to obtain a qualitative data, the instrument of analyze was interview and also the questionnaire. In the following dissertation we are going to study four different cases: two publics and two private schools located in the same geographical area (urban area). The responsibility of the school management and leadership that we face as being a crucial focus of the organizational culture development belongs to the director or chairman of the executive council. We are trying to understand the ways of acting of the respective teachers in order to establish comparisons and detach differences and resemblances in the cultures. The professional teacher culture is tightly linked to the school basedmanagement and school leadership. The professional collaboration among teachers, in particular the collaboration that is informal and non-mandated, is very important to the improvement of educational quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Júnior, Enio Moraes. "O ensino do interesse público na formação de jornalistas: elementos para a construção de uma pedagogia." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-23092011-185859/.

Full text
Abstract:
A tese O ENSINO DO INTERESSE PÚBLICO NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA propõe como objeto de estudo a formação do jornalista, nomeadamente em seus aspectos cidadãos. O trabalho tem como objetivo geral refletir e propor bases para um modelo pedagógico de ensino do interesse público e da cidadania na formação de jornalistas. Como hipótese central, parte do princípio de que a cidadania e os valores pertinentes e decorrentes dela são transversais ao ensino do Jornalismo, aos seus conteúdos curriculares e à sua didática. O universo da pesquisa são docentes de Jornalismo de universidades brasileiras e portuguesas. O método de abordagem do trabalho está alicerçado na fenomenologia e utiliza a entrevista e a análise de conteúdo como técnicas de pesquisa.
This thesis THE TEACHING OF PUBLIC INTEREST IN THE FORMATION OF JOURNALISTS: ELEMENTS FOR THE CONSTRUCTION OF A PEDAGOGY proposes as its object of study the formation of a journalist, particularly the aspects of citizens. The aim of this dissertation is to reflect and propose the basis for a pedagogical model for teaching the public interest and citizenship in the academic education of journalists. As a central hypothesis, the research states that the principle of citizenship and values arising from it are relevant and transverse to the teaching of journalism, its curricula contents and its didactic teaching. The research is related to professors of journalism at the Brazilian and Portuguese Universities. The method applied to this work is grounded in phenomenology and uses interviews and content analysis of the speech of professors as techniques. From the methodological point of view this research is grounded in phenomenology and uses the interview and the content analysis as techniques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SOUSA, Ana Maria Gonçalves de. "FINANCIAMENTO PÚBLICO ESTUDANTIL DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CASOS DO BRASIL E DE PORTUGAL." Universidade Federal de Goiás, 2008. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1149.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T15:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Ana Maria g.pdf: 1500087 bytes, checksum: 9f2ddfba86d477286a132f12c53174a2 (MD5) Previous issue date: 2008-08-22
This research has as its theme the student public funding in higher education in Brazil and in Portugal and it is inserted in the State and Educational Policies field in the Post-Graduation Education Program at Goiás Federal University (UFG). This research analyses the systems of public education financing in higher education for low income Brazilian and Portuguese students. It studies the public financing programs in both countries: the Portuguese scholarship, Bolsa Estudantil, and two Brazilian programs: Higher Education Student Loan Fund (FIES) and University for All Program (ProUni). It tries to identify, characterize and compare these programs to evaluate their contribution to the access to higher education democratization process in these countries. It performs a comparative analysis based on bibliographical and documental reviews and it is based on the research done by Nóvoa (1998), Pereyra (1990), Popkewitz (1997, 2000), Koifman (2004) and others. It prioritizes the studies about qualitative and quantitative practices made by Thiollent (1984), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1994). The reflections on reform, equality, justice, regulation, public and private are based on studies made by Afonso (2003), Barroso (2003, 2006), Bobbio (2004, 2007), Sacristán e Gómez (1998), Popkewitz (1997, 2000), Montoro (1980), Carnoy (2002), Severino (2005) and other thinkers. The bibliographical review on higher education finance has the support of Cabrito (2002), Conceição et al. (1998) e Seixas s (2003) works and it also presents the reviews of the documents and laws about student loan public financing produced by international institutions and by Brazil s and Portugal s governments. The comparative analysis of the student loan programs in these countries allowed the identification of similarities and differences, considering the particularities of each country. The research shows the increasing public participation in the financing of private higher education institutions through scholarship programs justified by a democratization of access process. This alteration, in the last decades, occurred due to economical, social and political reforms, especially the neoliberal state policy reform. It concludes that the student loan public financing policies in Brazil and in Portugal have not achieved yet the goal of allowing low income students universal access to higher education.
Esta pesquisa tem como tema o financiamento público estudantil do ensino superior no Brasil e em Portugal. A investigação insere-se na linha de pesquisa Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa analisa as opções de financiamento público da educação superior para estudantes economicamente carentes no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990. São examinados os programas de financiamento público estudantil português, Bolsa Estudantil, e os brasileiros, Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Busca-se identificar, caracterizar e comparar estes programas, de modo a avaliar a contribuição destes para a democratização do acesso ao ensino superior em ambos os países. Realiza-se uma análise comparativa com base na revisão bibliográfica e documental nos dois países. A análise comparada sustenta-se nas investigações realizadas por Nóvoa (1998), Pereyra (1990), Popkewitz (1997, 2000), Koifman (2004), dentre outros. Priorizam-se os estudos sobre a abordagem qualitativa e quantitativa com ênfase nas investigações realizadas por Thiollent (1984), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1994). As reflexões sobre reforma, igualdade, justiça, regulação, público e privado tem por base os estudos de Afonso (2003), Barroso (2003, 2006), Bobbio (2004, 2007), Sacristán e Gómez (1998), Popkewitz (1997, 2000), Montoro (1980), Carnoy (2002), Severino (2005) e outros. A revisão bibliográfica conta com as produções sobre financiamento no ensino superior presentes nas obras de Cabrito (2002), Conceição et al. (1998) e Seixas (2003) e, ainda, o exame de documentos produzidos pelos organismos multinacionais e dispositivos oficiais e legais referentes ao ordenamento específico do financiamento público estudantil no Brasil e em Portugal. A análise comparativa dos programas de financiamento estudantil luso e brasileiro permitiu identificar similitudes e diferenças, considerando as especificidades de cada país. A pesquisa evidencia o incremento, por parte do Estado, do financiamento de instituições privadas mediante programas de bolsas estudantis, tendo como justificativa a democratização do acesso. Essas alterações no financiamento estudantil, nas últimas décadas, decorrem das transformações econômicas, sociais e políticas, destacando-se a reforma do Estado de inspiração neoliberal. Conclui-se que as políticas de financiamento público estudantil no Brasil e em Portugal ainda não alcançaram o objetivo de possibilitar acesso universal dos estudantes economicamente carentes ao ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Carla Sofia Caniça Matos. "Avaliação de requisitos de segurança alimentar em estabelecimentos de ensino público de um concelho em Portugal." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7535.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar - Perfil Qualidade Alimentar
O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de incumprimento de requisitos mínimos de segurança alimentar em estabelecimentos de ensino público ─ onde é servido um dos grupos mais sensíveis da população ─ englobando as escolas EB1, EB2,3 e ES, de um concelho de Portugal. Para tal, aplicou-se o formulário utilizado pelos serviços de saúde pública locais, nomeadamente o grupo relativo à avaliação das condições de higiene e saúde das zonas de alimentação coletiva. Os dados foram recolhidos durante visitas realizadas aos estabelecimentos nos letivos 2008/2009 e 2010/2011. Os resultados obtidos revelaram diversas falhas, ao nível da estrutura e do funcionamento das zonas de alimentação dos estabelecimentos avaliados, principalmente nas EB1, cuja responsabilidade de manutenção do edifício e de gestão dos serviços de refeições está afeta aos Municípios, ao contrário das EB2,3 e ES, cuja gestão está afeta ao Ministério da Educação. Identificaram-se a antiguidade dos edifícios e o baixo número de manipuladores em relação ao número médio de refeições servidas, como dois dos possíveis fatores envolvidos nos piores resultados obtidos pelas escolas EB1. Apesar das escolas terem sido informadas dos resultados da avaliação de 2008/2009, na avaliação de 2010/2011, verificou-se, na generalidade, um agravamento da situação relativamente ao primeiro período de avaliação, o que vem realçar a necessidade da tomada de medidas conducentes à eliminação dos problemas encontrados, devendo existir por parte dos órgãos de gestão dos estabelecimentos escolares, o compromisso no investimento em correções estruturais e em manutenção, em mais e melhor formação dos manipuladores e numa supervisão mais eficaz da aplicação de boas práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ensino público - Portugal"

1

Antunes, Fátima. Políticas educativas para Portugal, anos 80-90: O debate acerca do ensino profissional na escola pública. Lisboa: Instituto de Inovção Educacional, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carreira, Henrique Medina. Portugal, a União Europeia e o euro: Ensaio sobre a tributação e a despesa pública. Lisboa: FISCO, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ensino público - Portugal"

1

ADRIANO RIBEIRO DA SILVA, RONALDO, and TIAGO VENTURI. "EDUCAÇÃO EM/PARA SAÚDE NO CONTEXTO PORTUGUÊS: RELATOS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO CIENTÍFICO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.221.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ESTUDO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE APRESENTA E DISCUTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM/PARA A SAÚDE DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS BÁSICAS DE PORTUGAL. ESTAS REFLEXÕES EMERGIRAM DE UM ESTÁGIO CIENTÍFICO NA UNIVERSIDADE DO MINHO – BRAGA – PT. O TEXTO ANALISA OS OBJETIVOS, AS CONCEPÇÕES, OS TEMAS E OS INDICATIVOS METODOLÓGICOS DE UM DOCUMENTO PORTUGUÊS QUE PASSOU A VIGORAR COMO NOVA POLÍTICA EDUCACIONAL EM 2017. ALÉM DISSO, APRESENTAMOS E DISCUTIMOS NOSSAS OBSERVAÇÕES ACERCA DA ESTRUTURA, CONDIÇÕES, PRÁTICAS E REALIDADE DAS ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE EUROPEIAS. CONSIDERAMOS QUE, APESAR DE EXISTIREM DESAFIOS E OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS, SÃO INÚMEROS OS AVANÇOS ENCONTRADOS NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NAS ESCOLAS EM PORTUGAL. DENTRE ESTES AVANÇOS, PODEMOS CONSIDERAR A VISÃO HOLÍSTICA DA SAÚDE, A ESTRUTURA MULTIDISCIPLINAR FORNECIDA ÀS ESCOLAS E A TEMÁTICA ABRANGENTE E COMPLEXA ABORDADA NO CONTEXTO ESCOLAR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Margarida Quintela. "As alterações climáticas nas políticas públicas agrícolas e de desenvolvimento rural, no ensino e na investigação em Portugal." In The Overarching Issues of the European Space = Grandes Problemáticas do Espaço Europeu : A strategic (re)positioning of environmental and socio-cultural problems? Um (re)posicionamento estratégico das questões ambientais e socioculturais?, 274–84. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2019. http://dx.doi.org/10.21747/9789898969149/alte.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ensino público - Portugal"

1

Graça, Vânia Dias, Paula Alves Quadros-Flores, and Maria Altina Silva Ramos. "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente." In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11911.

Full text
Abstract:
A formação inicial docente assume uma responsabilidade ímpar na formação de futuros educadores e professores que devem sair dotados de saberes e competências científicas, técnicas, deontológicas e pedagógicas adequadas ao uso de tecnologias digitais de forma consciente, critica e criativa. Só deste modo a formação pode contribuir para uma nova profissionalidade docente. O presente estudo tem como objetivo conhecer o pensamento de futuros docentes relativamente aos seus saberes e atitudes face à integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este trabalho desenvolve-se no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a inovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se a uma pesquisa/metodologia survey. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário, com questões fechadas, a estudantes da Educação Básica e Mestrado Profissionalizante de duas instituições de Ensino Superior público do Norte de Portugal. Neste estudo serão analisadas três questões desse questionário. Os resultados revelam que a) que a maioria dos futuros docentes avalia a formação recebida como “Boa”; b) têm mais conhecimentos de ferramentas de recolha de informação e de apresentação do que de ferramentas que favorecem a compreensão, a construção de conhecimentos, a avaliação, a comunicação e a publicação e partilha; c) a maioria assume uma atitude positiva quanto ao uso educativo das TIC e sente-se apoiada pela Instituição de Ensino Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography