Academic literature on the topic 'Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso"

1

Ribeiro Holanda, Ângela Maria. "Ensino Religioso no contexto das legislações: entre conquistas, desafios e perspectivas." Revista Pistis Praxis 2, no. 2 (September 29, 2010): 291. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v2i2.10736.

Full text
Abstract:
O presente artigo destaca o Ensino Religioso nesses últimos 15 anos, no contexto das legislações, apresentando aspectos entre conquistas, desafios e perspectivas desde 1995, quando da instalação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), o qual mobilizou educadores e instituições de ensino superior para a construção da identidade pedagógica deste ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, por meio da nova redação dada ao artigo 33 pela Lei n. 9.475/97, consolida discussão curricular, a utopia do respeito à diversidade religiosa, na perspectiva do convívio a partir do diálogo inter-religioso, e a reflexão da operacionalização deste ensino na implantação/implementação dos sistemas e redes de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Eunice Simões, Doracy Rocha Lopes Silvania Maria da Silva. "O ensino religioso em diálogo com o curso de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 7, no. 10 (March 9, 2015): 27. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v7i10.199.

Full text
Abstract:
Resumo: Nosso objetivo consiste em analisar como se encontra o Ensino Religioso em dialogo com as Ciências das Religiões no município de João Pessoa – PB nos dias atuais. Partimos do pressuposto de que o Ensino Religioso assegura o respeito à diversidade cultural religiosa, enquanto as Ciências das Religiões visam compreender o fenômeno religioso em suas dimensões e formar o professor/a para ministrar nas escolas na perspectiva da diversidade cultural religiosa. A metodologia de investigação foi à pesquisa descritiva, bibliográfica e fontes documentais. Palavras-chave: Ensino Religioso. Ciências das Religiões. Formação e Docência. Abstract: Our goal is an analysis of the dialogue between Religious Teaching and Sciences of the Religions in João Pessoa -Paraibanowadays.We start from the assumption that Religious Teaching assures respect for cultural religious diversity, while the Sciences of the Religions seek to comprehend the religious phenomenon in its dimensions. Sciences of Religions also educate teachers for ministering in classroom from the perspective of religious diversity. The research methodology was descriptive research, bibliographic and documentary sources. Keywords: Religious Teaching. Sciences of the Religions. Formation and Teaching.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Adkins, Cláudia Regina Tavares Cardoso. "O dialogar da Revista Diálogo com o professor-leitor do Ensino Religioso." Revista Pistis Praxis 2, no. 2 (September 29, 2010): 383. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v2i2.13160.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa considerou a contribuição da Revista Diálogo, mídia impressa editada pelo Grupo Paulinas, para a formação do professor leitor do Ensino Religioso, durante o período de 1995 a 2010. Procurou-se identificar as percepções de professores sobre o Ensino Religioso, a partir da Revista Diálogo, pela ótica da teoria do receptor-leitor. A importância do tema se dá em vista da inserção do Ensino Religioso, como área de conhecimento (1998), antecedido pela revisão do Artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1997), que reforçou o Ensino Religioso como disciplina curricular e área de conhecimento a ser ensinada nas escolas públicas do ensino fundamental. Considerados o objeto do estudo e o conteúdo a ser analisado, houve apoio teórico em Freire, Junqueira e Garcia. Embasando a teoria da recepção, com ênfase no leitor-professor e a função da linguagem na mensagem da revista, foram consultados Bordenave, Chalhub, Chartier, Martín-Barbero, Mattelart, entre outros. Foi demonstrado que a Diálogo auxilia no aprofundamento e na atualização sobre o fenômeno religioso, orientando e ampliando o conhecimento dos leitores. Portanto, no ponto de vista do professor-leitor, a Revista Diálogo contribuiu para a formação continuada do docente do Ensino Religioso. Esse leitor-professor encontra-se no processo dinâmico pela busca da formação continuada e permanente. O Ensino Religioso encontra espaço para levar o aluno a refletir sobre o sentido da vida e assumir um compromisso responsável de transformação da realidade segundo os valores religiosos, por meio de escolhas livres e coerentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cechetti, Elcio. "ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO EM DIÁLOGO." Revista Diálogo Educacional 8, no. 23 (July 17, 2008): 309. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i23.4057.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fracaro Rodrigues, Edile Maria, Claudino Gilz, and Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. "CULTURA MATERIAL ESCOLAR E ENSINO RELIGIOSO: um caminho para a formação do professor de ensino religioso." Revista Diálogo Educacional 9, no. 26 (July 7, 2009): 181. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i26.3718.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute a cultura material escolar a partir de um conjunto de elementos que – direta ou indiretamente – subsidiam o processo de ensino-aprendizagem nas suas mais variadas expressões e espaços físico-sociais, como um caminho para a formação do professor de Ensino Religioso. Constata que, além de arquivos, de documentos textuais e iconográficos, de saberes produzidos pelos recursos pedagógicos e de políticas governamentais voltadas à adoção de livros didáticos para as escolas, essas mesmas fontes são também pontos de convergência de usos e sentidos educacionais. Fomenta, por isso, a necessidade de o professor de Ensino Religioso avaliar com mais propriedade ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 181-195, jan./abr. 2009 ©Revista Diálogo Educacional 182 RODRIGUES, E. M. F.; GILZ, C.; JUNQUEIRA, S. R. A. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 181-195, jan./abr. 2009 as concepções pedagógicas, as práticas e os saberes vinculados aos materiais escolares utilizados nas atividades de ensinoaprendizagem. Identifica na pesquisa sobre cultura material escolar um dos meios de elucidar a complexidade inerente aos desafios da formação docente da área de Ensino Religioso, principalmente no que diz respeito à problemática da diversidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Ivanaldo, and Jarbas Vargas Nascimento. "Tecnologias de comunicação e informação na prática docente do professor de ensino religioso." Revista de Cultura Teológica, no. 89 (September 12, 2017): 54. http://dx.doi.org/10.23925/rct.i89.26983.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo é refletir sobre a relação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente do professor de ensino religioso. As principais vozes teóricas do estudo são: Levy, Masetto, Mercado, Cysneiros, Passos, Queiroz e Casseb. Por fim, afirma-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação são uma possibilidade do professor do ensino religioso cumprir a missão ética de refletir e analisar o fenômeno religioso, de promover a convivência e o diálogo aberto e fraterno entre as diversas e diferentes confissões religiosas, incluindo aqueles indivíduos que não possuem uma confissão ou credo religioso, e ser um promotor da cidadania ativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Valadares Nogueira, Celeide Agapito. "A Educação Infantil Religiosa e Políticas Públicas no Brasil." Correlatio 16, no. 2 (February 19, 2018): 229. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v16n2p229-254.

Full text
Abstract:
RESUMO O intuito deste texto é discorrer sobre a educação infantil e o lugar do ensino religioso entre o Educar o Cuidar na diversidade de pertença religiosa de um país laico. Vislumbrando a compreensão deste processo educativo,como as políticas públicas contemplam este propósito no Brasil? Buscar-se-á então uma hermenêutica compreensiva em aporte teórico-metodológico e o diálogo profícuo entre autores que versam sobre tal temática. Palavras-chaves: Ensino religioso – diversidade – educação infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santiago, Marcus Antônio. "ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA." PhD Scientific Review 1, no. 3 (July 1, 2021): 90–104. http://dx.doi.org/10.53497/phdsr1n3-002.

Full text
Abstract:
A construção histórica do Ensino Religioso Escolar nos seus primórdios foi muito tumultuada. A confusão entre Ensino Religioso, Ensino de Religião ou Catequese era forte no passado e ainda perdura em nossos dias, tanto na teoria como na prática. Daí muita contestação sobre essa tão importante disciplina escolar. No entanto, ele tem o seu itinerário e continua percorrendo caminhos tortuosos e complexos, a fim de legitimar a sua identidade e o porquê de estar na grade curricular até nos dias de hoje. É necessária uma convicção: O Ensino Religioso não é um ensino qualquer, vago, impreciso. Ele tem a sua história, o seu conteúdo específico, a sua metodologia e os elementos que o configuram como área de conhecimento nos termos da Resolução CNE/CEB Nº. 7/2010, que visa à formação integral do educando e sua obrigatoriedade na matriz curricular do Ensino Fundamental. É preciso que tenhamos bem claro o que seja um Estado Laico para compreender melhor as suas obrigações, pois, mesmo sendo laico, o Estado deve assegurar a todos os educandos o direito de receber uma formação integral. Inclusive a formação religiosa desejada, visando “o pleno desenvolvimento da pessoa” (Art. 5 da Constituição Federal 1988). No Ensino Fundamental, o Ensino Religioso oportuniza que temas que envolvam o Fenômeno Religioso e a formação integral do ser humano sejam abordados com criticidade, cientificidade num contexto que haja partilha, diálogo, compreensão e superação de preconceitos advindos de questões etnocêntricas, religiosas, culturais ou de gênero. A proposta deste é rememorar a historicidade do Ensino Religioso discutido ao longo da educação no país dentro dos aspectos históricos e constitucionais, possibilitando uma compreensão em nível nacional das principais motivações que levaram grupos, associações, docentes e pesquisadores a não medir esforços para que essa disciplina fosse regulamentada e incluída na constituição maior do país (CF/1988).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Custódio, Elivaldo Serrão. "Currículo e inclusão escolar: um olhar sobre o ensino religioso e as religiões de matriz africana no Amapá." Protestantismo em Revista 45, no. 2 (July 9, 2020): 37. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v45i2.3376.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar o currículo e a inclusão escolar do Ensino Religioso no Amapá. O texto traz um enfoque para a o Ensino Religioso e as Religiões de Matriz Africana na educação pública estadual. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa onde foi utilizado como investigação a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam que na educação pública estadual há uma variedade de opções de trabalho sobre essa temática, ora revelando um discurso inovador, ora refletindo práticas tradicionais, conservadoras ou proselitistas. Há indícios de que a diversidade religiosa não tem sido considerada dentro das ações dos órgãos oficiais do governo e que há grandes dificuldades em se concretizar um diálogo concreto. Muitos técnicos/as e gestores/as desconhecem os elementos que compõem o fenômeno religioso e o papel das tradições religiosas na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ventura de Lima Pinheiro, Danielle, and Maria José Torres Holmes. "O Ensino Religioso no debate atual: trajetórias, conceitos e propostas." Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 15, no. 1 (January 19, 2019): 48–74. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.40180.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo subsidiar as discussões atuais sobre o Ensino Religioso, a partir de um debate conceitual e histórico. Compreendendo o fenômeno religioso como um conceito basilar a ser introduzido em sala de aula, apresentaremos aqui algumas de suas definições para enfatizar as semelhanças existentes em cada religião e como todas elas precisam estar presentes em sala de aula, mediante a pluralidade religiosa brasileira. Complementando esta discussão, observaremos ainda o significado da diversidade religiosa, para que se evidencie o Ensino Religioso como lugar de respeito às diferenças, a partir das discussões presentes no Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso- FONAPER e em autores da área de educação e religião. Não deixaremos de ressaltar, ainda, como este componente curricular vem sendo internalizado no aparato legal brasileiro ao longo dos anos, apresentando inclusive à última solicitação do Supremo Tribunal Federal por um Ensino Religioso confessional, para que se tornem perceptíveis as contradições, convergências e divergências deste debate. Metodologicamente, esse artigo se pauta em uma análise documental e bibliográfica no momento em que se utiliza de fontes como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER), a Constituição Federal de 1988, a Lei 9394/1996, da Lei 9475/97 e da própria Base Nacional Comum Curricular - BNCC, em diálogo com autores da área de educação e religião. Como resultados, podemos apontar que o Ensino Religioso, ao ser considerado como componente curricular que se pauta no fenômeno religioso e no respeito à diversidade religiosa, dá ao leitor uma noção de sua importância em sala de aula e permite que se tornem explícitos os equívocos referentes à compreensão deste componente curricular, que se contrapõe ao proselitismo e ao desrespeito a qualquer religião. A abordagem histórica por sua vez é esclarecedora de que, apesar de termos, no passado, uma ênfase ao ensino do cristianismo na Escola, nos contrapomos consideravelmente a este modelo educacional, primando pelo respeito à diversidade religiosa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso"

1

Rech, Vilma Tereza. "Pluralismo religioso: diálogo e alteridade no ensino religioso." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/5288.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000413563-Texto+Completo-0.pdf: 503088 bytes, checksum: 7000640cc80aba33df5bc2eff0fc1771 (MD5) Previous issue date: 2009
The aim of the present master’s dissertation was to approach the concept of religious pluralism: dialog and alterity in the religious education. Want to explain the origin, conception, deployment and limitations. Initially, the pluralist paradigm in cultural and religious pluralism is situated in the historical context of the West, especially in Brazilian society. An analysis is made of the comprehension of religion, pluralism of religious traditions, right to religious freedom, such as freedom of conscience, belief and worship, and tolerance of differences, as well as the need for alterity. Questions on the new horizon of the theology of religions are considered, the Christian theology versus religious pluralism, ending with practical questions on religious teaching, assuring respect for religious diversity, guaranteeing the integrality of different religious traditions.
A presente dissertação de mestrado tem por objetivo abordar o pluralismo religioso: diálogo e alteridade no ensino religioso. Pretende explicitar a origem, os conceitos, desdobramentos e limitações. Inicialmente, situa-se o paradigma pluralista no pluralismo cultural e religioso no contexto histórico do mundo ocidental, especialmente na sociedade brasileira. Analisa-se a compreensão de religião, o pluralismo das tradições religiosas, e o direito à liberdade religiosa como liberdade de consciência, de crença, de culto. A tolerância nas diferenças bem como a necessidade da alteridade. Abordou-se as questões sobre o novo horizonte da teologia das religiões, e a teologia cristã diante do pluralismo religioso. Finaliza-se com questões práticas sobre o ensino religioso, assegurando o respeito à diversidade religiosa e garantindo a integralidade das diferentes tradições religiosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Valmir Pontes do. "Do diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religioso." Faculdades EST, 2014. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=560.

Full text
Abstract:
Objetiva-se, neste trabalho, refletir sobre a alteridade e o diálogo inter-religioso presentes na interação como fundamentos de procedimentos pedagógicos em aulas de Ensino Religioso (ER), em interface com políticas públicas relacionadas a este componente curricular e em interlocução com diferentes autores sobre dialogicidade em educação. A pedagogia dialógica é examinada em conexão com a dinâmica das expressões religiosas, sobretudo brasileiras, e buscando entender como educadores/as podem tirar proveito pedagógico dessas manifestações de espiritualidade no espaço escolar, em Ensino Religioso (ER). Os enfoques conceituais verificados na pesquisa bibliográfica são feitos de modo integrado e em conexão com resultados de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre RS. No primeiro capítulo, mostram-se os resultados da pesquisa empírica, que verifica uma metodologia de ensino baseada na alteridade e na interação e suas implicações na construção da espiritualidade do/a discente. No segundo capítulo, reflete-se sobre religião e pós-modernidade, buscando entender o que significa ser religioso neste contexto social. Verifica-se como acontecem as expressões religiosas brasileiras e como o capital simbólico religioso tem sido oferecido no contexto pós-moderno. Observa-se o cenário religioso plural, identifica-se a diversidade e a mobilidade religiosas e examina-se o diálogo inter-religioso em suas perspectivas e possibilidades, sobretudo no Brasil. No terceiro capítulo, discorre-se sobre o Ensino Religioso frente ao contexto multifacetado e complexo atual, observando a realidade escolar plural. Buscam-se conceitos de interação, alteridade e espiritualidade, apresentando-se perspectivas de uma pedagogia dialógica. O ER é verificado em seu processo histórico, no Brasil, e analisado em termos epistêmico-pedagógicos, sendo a pedagogia dialógica examinada em suas possibilidades de aplicação neste componente curricular, em sua atual configuração.
The goal of this paper is to reflect about the otherness and inter-religious dialog which are present in interactions as foundations for pedagogical procedures in Religious Education classes (ER), in interfaces with public policies related to this curricular component and in interlocutions with different authors about dialogism in education. Dialogic pedagogy is examined in connection with the dynamic of religious expressions, specifically the Brazilian ones, and seeking to understand how educators can gain pedagogical benefits from these manifestations of spirituality in the school space, in Religious Education (ER). The conceptual foci verified in the bibliographic research are made in an integrated way and in connection with the results of a field research carried out in a school of the private network of the metropolitan region of Porto Alegre RS. In the first chapter the results of the empirical research are presented, which verify a methodology of teaching based on otherness and on interaction and its implications on the construction of the spirituality of the student. In the second chapter the reflection is on religion and post-modernity, seeking to understand what being religious means in this social context. The plural religious scenario is observed, religious diversity and mobility are identified and the inter-religious dialog in its perspectives and possibilities, specifically in Brazil, is examined. In the third chapter, the discourse is about Religious Education in the face of this multifaceted and complex current context, observing the plural school reality. Concepts of interaction, otherness and spirituality are sought, presenting perspectives of a dialogic pedagogy. ER is studied in its historic process, in Brazil, and analyzed in pedagogical-epistemological terms, thus examining dialogic pedagogy in its possibilities of application in this curricular component, in its current configuration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BALEEIRO, Lilian Araújo. "A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO: O DESAFIO DO PLURALISMO RELIGIOSO PARA O ENSINO RELIGIOSO." Universidade Metodista de Sao Paulo, 2015. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1615.

Full text
Abstract:
Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2017-02-10T18:25:23Z No. of bitstreams: 1 LILIAN BALEEIRO.pdf: 929559 bytes, checksum: 6a4ccc723d7203716587e4a39fd32132 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-10T18:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LILIAN BALEEIRO.pdf: 929559 bytes, checksum: 6a4ccc723d7203716587e4a39fd32132 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
With this thesis we present the inter-religious dialogue, from the Brazilian religious pluralist situation, as a challenge for the discussion of religious education in public schools in the secular state of Brazil, with the purpose to overcome intolerance and religious exclusivism. In the first chapter we will introduce the present situation of religious education, especially in its important historical moments, the relationship with the secular state and the position of the Permanent National Forum of Religious Education (FONAPER). In the second chapter we analyze the Brazilian religious plurality taking into account the elements of the Brazilian religious map, relating it to data from the last census of IBGE, with the intention of knowing the Brazilian religious framework and the plural context in which religious education is inserted. In the last chapter we will discuss a proposal of a religious education as ‘a space of dialogue’ between different religions, making use of the foundational elements of the theology of religious pluralism and interreligious dialogue. The practice of religious education as ‘a space of dialogue’ is brought forward as the option that enables tolerance among religious groups represented in the school environment.
Com a presente dissertação buscamos apresentar o diálogo inter-religioso, a partir do pluralismo religioso brasileiro, como desafio para a discussão sobre o ensino religioso em escolas públicas no Brasil, enquanto Estado laico, possibilitando a superação da intolerância e do exclusivismo religiosos. Para isso, no primeiro capítulo apresentaremos a situação do ensino religioso, com destaque para momentos históricos, sua relação com a laicidade do Estado e a experiência do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER). No segundo capítulo analisaremos a pluralidade religiosa brasileira a partir elementos formadores do mapa religioso brasileiro, relacionando com os dados dos últimos censos do IBGE, com a intenção de conhecer o quadro religioso brasileiro e o contexto plural no qual o ensino religioso está inserido. No último capítulo discutiremos a proposta de um ensino religioso como espaço de diálogo entre as diferentes religiões, utilizando para isso alguns elementos da teologia do pluralismo religioso e do diálogo inter-religioso como fundamentos. A prática do ensino religioso enquanto espaço de diálogo é possível e possibilita a tolerância entre os grupos religiosos que estão representados no ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LEÃO, Francisco Daniel Pereira. "O diálogo inter-religioso na prática pedagógica dos professores da Rede Pública Municipal de Fortaleza." www.teses.ufc.br, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16445.

Full text
Abstract:
LEÃO, Francisco Daniel Pereira. O diálogo inter-religioso na prática pedagógica dos professores da Rede Pública Municipal de Fortaleza. 2016. 148f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-04-26T11:40:18Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_fdpleao.pdf: 1073762 bytes, checksum: b056327c062769837dd44ce4080bec4a (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-04-26T17:03:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_fdpleao.pdf: 1073762 bytes, checksum: b056327c062769837dd44ce4080bec4a (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-26T17:03:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_fdpleao.pdf: 1073762 bytes, checksum: b056327c062769837dd44ce4080bec4a (MD5) Previous issue date: 2016
Esta dissertação trata da contribuição do Ensino Religioso para o diálogo no cenário plurirreligioso brasileiro. Além dos estudos teóricos, que fundamentaram a escrita sobre aspectos conceituais, pedagógicos, legais e históricos a pesquisa recorreu à prática do exercício escolar de três professores, que atuam nas séries finais do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de Fortaleza. Este trabalho vem contribuir na valorização dessa disciplina, que ainda busca uma identidade em nosso país.
Esta tesis trata de la contribución de la educación religiosa para el diálogo en el escenario plurirreligioso brasileña . Además de los estudios teóricos , que apoyaron la escritura en los aspectos conceptuales , educativos , jurídicos e históricos de la investigación recurrido a la práctica de los años escolares tres maestros que trabajan en los últimos años de la escuela primaria en la Red Pública Municipal de Fortaleza. Este trabajo contribuye en la apreciación de esta disciplina , que todavía está buscando una identidad en nuestro país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marinho, Nilton Pereira. "A educação para o diálogo inter-religioso na escola pública brasileira: uma aliada à cultura da paz." Faculdades EST, 2014. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=598.

Full text
Abstract:
Essa dissertação analisa a existência da forte influência religiosa na educação brasileira pesquisando o Brasil como um país laico, porém com reminiscências religiosas apontando possíveis causas históricas da laicidade do Estado brasileiro em sua relação intrínseca com o Ensino Religioso (ER) no Brasil na direção da Educação para o Diálogo Inter-Religioso (EPDIR) baseado no princípio do Diálogo Inter-Religioso (DIR). O primeiro capítulo fruto de uma monografia produzida pelo autor da pesquisa e inspirada na disciplina Hermenêutica Latino-americana do professor Wilhelm Wachholz, analisa o estabelecimento da laicidade do Estado Brasileiro colocando em destaque três conflitos fundantes na história nacional: O conflito entre Marquês de Pombal e a Companhia de Jesus no Brasil Colonial, A Questão Religiosa no Brasil Imperial e a Guerra de Canudos no Brasil Republicano. Estes três conflitos foram analisados como relevos do desgaste na relação entre a Igreja e o Estado no Brasil. O segundo capítulo também fruto de outra monografia produzida pelo autor da dissertação e inspirada nas disciplinas Religião e Educação na America Latina do professor Rudolf von Sinner, Personalidade e Fé da professora Gisela Streck e Fundamentos e Tendências da Educação do professor Remí Klein com suas cartas pedagógicas, analisa como diversas tradições religiosas podem, através de seus valores éticos comuns de bases, dar grande parcela de contribuição à cultura da paz, e ao mesmo tempo analisa a possibilidade do fundamentalismo religioso poder se tornar um dos principais elementos desagregadores da humanidade. No terceiro capítulo o autor analisa a relação histórica das sete Constituições no Brasil e o ER. Vislumbra as implicações do princípio do DIR para a formação do docente de ER em um curso de licenciatura e uma proposta curricular do ER baseada na Educação para Diálogo InterReligioso na educação nacional através das escolas que resulte numa cultura do diálogo inter-religioso e do respeito à religião do outro, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais tolerante, justa e harmoniosa, diminuindo a ideia de que o diabo é o outro e aumentando a ideia da alteridade em que na desgraça, na fome e na injustiça todos são iguais
This thesis analyzes the existence of a strong religious influence in Brazilian education, researching Brazil as a secular country although with religious reminiscences, pointing to possible historical causes for the secularism of the Brazilian state in its intrinsic relation with Religious Education (ER) in the directing board of Education for Inter-Religious Dialog (EPDIR) based on the principle of Inter- Religious Dialog (DIR). The first chapter, fruit of a monograph which was elaborated by the author of the research and inspired in the discipline of Latin American Hermeneutics taught by professor Wilhelm Wachholz, analyzes the establishment of secularism in the Brazilian State, highlighting three founding conflicts in the national history: The conflict between Marquês de Pombal and the Companhia de Jesus [Jesuits] in Colonial Brazil, the religious issue in Imperial Brazil and the Canudos War in Republican Brazil. These three conflicts were analyzed as reliefs of the wear in the relation between the church and the state in Brazil. The second chapter, also fruit of another monograph written by the author of the thesis and inspired in the disciplines of Religion and Education in Latin America by professor Rudolf von Sinner, Personality and Faith by professor Gisela Streck and Foundations and Tendencies of Education by professor Remí Klein with his pedagogical letters, analyzes how various religious traditions can, through their common ground ethical values, give a great contribution to a culture of peace, and at the same time it analyzes the possibility of religious fundamentalism becoming one of the main divisive elements of humanity. In the third chapter the author analyzes the historical relation of the seven constitutions in Brazil and ER. It envisions the implications of the principle of DIR for the formation of ER professors in a licentiate program and a curricular proposal of ER based on Education for Inter-Religious Dialog in national education through the schools which would result in a culture of inter-religious dialog and of respect for the religion of the other, contributing to the promotion of a more tolerant, just and harmonious society, diminishing the idea that the devil is the other and increasing the idea of otherness in which in disgrace, in hunger and in injustice all are the same.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sampaio, Fabio Maia. "Teologia e sociedade: o papel social da igreja frente aos desafios educacionais num mundo em transição." Faculdades EST, 2015. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=644.

Full text
Abstract:
Pensar na relação igreja e mundo na modernidade e na pós-modernidade é perceber que essa relação se desenvolve em meio às mudanças próprias de um período em que é necessário repensar estruturas políticas, econômicas e instituições religiosas que já não conseguem responder de forma satisfatória a uma sociedade em transição. Um dos desafios que a educação da contemporaneidade precisa encarar é a de que o caminho para uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel no mundo passa por uma educação de qualidade, que perpasse as diferenças, que saiba atender de forma inteligente a uma geração muito mais exigente e que luta pelos seus ideais rumo a um mundo melhor. A história da humanidade é marcada pela presença da religião que, em cada cultura, se constitui das mais variadas formas, e é justamente por este motivo que não devemos analisar o aspecto religioso nas escolas de forma preconceituosa, muito menos encarar essa realidade como se estivesse distante da sociedade moderna, muito pelo contrário, busca-se encontrar o melhor caminho para a oferta do Ensino Religioso (ER), considerando que, numa sociedade que se moderniza o tempo todo, em que a transformação se torna necessária para atender as várias demandas, o ER precisa também fazer parte desse processo, a fim de responder aos anseios religiosos da sociedade, respeitando seus valores culturais. Neste sentido, o processo educacional no país que passa pelo viés religioso que se inicia no Estado da Bahia, vai a partir do século XIX conceber novas percepções sobre o Ensino Religioso que busca se desvincular da proposta inicial trazida pelos colonizadores, necessitando repensar este componente curricular na perspectiva do diálogo inter-religioso, conforme assegurado no artigo da LDB pela nova redação dada pela Lei 9475/97. No entanto, esta pesquisa evidencia que sua implementação nas escolas públicas é um caminho ainda longo a ser trilhado.
To think about the relation between church and world in modernity and in post-modernity implies perceiving that this relation develops in the midst of changes characteristic of a period in which there is a need to rethink political, economical structures and religious institutions which are no longer able to respond in a satisfactory way to a society in transition. One of the challenges which education in contemporary times needs to face is that the path of a society which is ever more aware of its role in the world must go through quality education, which pervades differences, which knows how to serve in an intelligent way a much more demanding generation and one which fights for its ideals in the direction of a better world. The history of humanity is marked by the presence of religion which, in each culture, is constituted in various different ways and precisely because of this reason we cannot analyze the religious aspect in the schools in a judgmental way, much less face this reality as if it were distant from modern society. To the contrary, one seeks to find the best way to offer Religious Education (RE), considering that, in a society which is constantly modernizing, in which transformation becomes necessary to attend to the various demands, RE needs to also be part of this process, so as to respond to the religious needs of the society, respecting its cultural values. In this sense, the educational process in the country which passes through the religious vein, begins in the State of Bahia, as of the 19th century to conceive new perceptions about Religious Education which seeks to disconnect itself from the initial proposal brought by the colonizers, needing to rethink this curricular component in the perspective of inter-religious dialog, as affirmed in the article of the LDB (Lei de Diretrizes e Bases Law of Guidelines and Foundations) in the new redaction given by the law 9475/97. However, this research reveals that its implementation in the public schools is still a long path to be walked.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guimarães, Alexandre Huady Torres. "O auto religioso vicentino em diálogo com a pintura." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-30112009-123047/.

Full text
Abstract:
O teatro de Gil Vicente traz em si características de um momento de transição portuguesa, assim é marcado por traços que indicam desde elementos medievais até elementos renascentistas. Dentre estes traços um elemento surge, a religiosidade em sua vertente católica que foi dominante para a cultura européia deste período, com mais ênfase na Península Ibérica. A arte, seja ela literária, pictórica, musical, arquitetônica, dentre outras manifestações, serviu, a esta época, em muitas ocasiões, como suporte de um processo didático-catequético. Os três autos vicentinos selecionados, Auto de Mofina Mendes, Auto da Alma e Auto da Barca do Inferno, que destacam o nascimento, o correr da vida e a morte, caracterizam-se, entre outras funções e possibilidades de leitura, como veículos deste processo de ensino aprendizagem religiosa, conseqüentemente, os mesmos são analisados com o intuito de se estabelecer o diálogo com outra linguagem que também exerceu esta função, a pintura, em suas manifestações medievais, renascentistas, barrocas e flamencas. É importante destacar que este processo de análise se vale de uma metodologia mista calcada em pressupostos teóricos advindos de estudos de Bakthin, de Kristeva, da Literatura Comparada e da Gestalt, uma vez que ainda não há um suporte teórico que se ocupe particularmente deste exercício.
Gil Vicente\'s theater brings in itself features of a moment of transition in the Portuguese literature, so it is marked by traces that indicate elements from medieval unti Renaissance elements. Almong these traits, an element arises, the Catholic religion in its side that has been dominant for the European culture of this period, with more emphasis on the Peninsula Iberica.The art, be it literary, pictural, musical, architectural, among other manifestations, served, at that time, on many occasions, as a support to the teaching process-catequetico. The three selected \"autos vicentinos\", Auto de Mofina Mendes, Auto da Alma and Auto da Barca do Inferno, which highlight the birth, the running of the life and death, are caracterized among other functions and possibilities for reading, as vehicles of this process of teaching religious learning. Therefore, they are reviewed in order to establish a dialogue with another language that also exercises this function, the painting, in its medieval, Renaissance, Baroque and flamenco manifestations. It is important to note that this process of analysis uses a mixed methodology based on theoretical assumptions arising from the studies of Bahktin, Kristeva, Comparative Literature and Gestault, since there isn\'t a theoretical support that studies this particular subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Torres, Maria Augusta de Sousa. "Ensino religioso e literatura : um diálogo a partir do poema morte e vida severina." Universidade Católica de Pernambuco, 2012. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=771.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do diálogo do Ensino Religioso com a Literatura, na perspectiva de tornar esta área de conhecimento uma oportunidade do exercício do diálogo com outros saberes, a fim de descobrir formas criadoras de sua operacionalização. Nosso objeto de estudo foi o poema Morte e Vida Severina - Auto de Natal Pernambucano - de João Cabral de Melo Neto. Poema dramático que trata da condição humana do homem do Sertão, conta a historia de um retirante que vai para o litoral e em cada parada se depara com a morte anônima e coletiva até a chegar ao seu destino final: a cidade de Recife, onde acontece o nascimento de uma criança, símbolo de esperança. Tem como personagem principal o retirante Severino que é um ser plural, pois representa todos os deserdados que vivem a vida Severina, sem condições de vida digna. O texto possibilita a reflexão sobre a caminhada do sertanejo, que por onde passa faz o registro de toda a situação da vida do povo e da paisagem nordestina, tendo como guia o rio Capibaribe que, como o sertanejo também sofre com a seca, pois no período de estiagem, seca em alguns trechos, dificultando a caminhada pelo Sertão. O objetivo do personagem principal do poema é a busca incessante de vida mais digna do que a morte. A metodologia desta pesquisa foi de caráter bibliográfico e teve como proposição buscar no imaginário do texto literário noções de identidade como necessidade de pertencimento a um grupo social, solidariedade como exercício de vivência ética indispensável na formação do indivíduo e religiosidade como dimensão transcendente do humano para se religar ao sagrado, sob o olhar pluralista das Ciências da Religião, tendo em vista trabalhar essas noções no fazer pedagógico do Ensino Religioso, para contribuir com a formação integral da vida cidadã. Esta dissertação apresenta uma proposta de reflexão para colaborar com a dinamização do Ensino Religioso, a partir do texto poético, a fim de facilitar a compreensão, não só da área de conhecimento desse ensino, mas através de pertinente diálogo com outras áreas, possibilitar alternativas de um novo fazer pedagógico que reencante a educação
This dissertation aims to highlight the importance of dialogue with the religious education literature in view of making this area of knowledge appropriate to exercise a dialogue with other knowledge areas in order to find creative ways of its implementation. Our study object was the poem Morte e Vida Severina by João Cabral de Melo Neto, Auto de Natal Pernambucano, a dramatic poem which treats of the human condition of the Sertão man, tells the story of a migrant who seeks the coast and in each still faced with the anonymous death and collective death to reach its final destination, the city of Recife, where is the birth of a child, symbol of hope. Its main character who is a migrant Severino be plural, because it represents all the disinherited Severina living life without decent living conditions where there are shortages of everything. The text allows for reflection on the whole backcountry trek, which passes through which makes complete record of the life situation of the people and landscape of the Nordeste, guided by Rio Capibaribe that as the backcountry also suffers from drought, for the period drought drought in some places making it difficult to walk through the wilderness. The purpose of the main character of the poem is a continuous search for better life than death. The methodology of this research was bibliographical and was proposing to seek, in the imagination of the literary text, the notions of identity as a need to belong to a group social solidarity as a vital year of experience in the ethical training of the individual and the transcendent dimension of religiosity as human, which pervades all religions, to allow reconnection with the sacred, from the perspective of pluralist Religious Science, in view of the urgency of working to make these elements in the teaching of Religious Education, to contribute to the integral formation of civic life. This dissertation submitted proposals for consideration to collaborate with the stimulation of this teaching, from the poetic text in order to facilitate understanding, not only this area of expertise, but through dialogue with other relevant areas, enabling a new alternative to reencante pedagogical knowledge area of Religious Education and education
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso, Cláudia Regina Tavares. "A contribuição da Revista Diálogo para a formação do professor-leitor do ensino religioso / Cláudia Regina Tavares Cardoso ; orientador, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2007. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=898.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007
Bibliografia: f. 151-155
Esta pesquisa considerou a contribuição da Revista Diálogo, mídia impressa, editada pelo Grupo Paulinas, para a formação do professor-leitor do Ensino Religioso, durante o período de 1995 até o ano de 2005. Estes docentes serviram-se deste instrumento for
This research considered the contribution of Revista Diálogo magazine, press media, edited and published by Grupo Paulinas, for the formation of the Religious Teaching teacher-reader, spanning the years from 1995 to 2005. These teachers used this building
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Roseane do Socorro Gomes. "A prática de ensino religioso não confessional: uma análise da perspectiva e do conteúdo da revista Diálogo à luz do modelo das ciências da religião." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1886.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T19:20:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roseane do Socorro Gomes Barbosa.pdf: 1216898 bytes, checksum: 384c4170bb44d1fc57db241d09873e80 (MD5) Previous issue date: 2013-03-05
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
In the process of developing Religious Education as a subject, there have been different positions regarding its legitimacy, its application and its contents. Even though Religious Education as a subject receives severe criticism, what is questioned is the confessional model. However, there are different ways to present the content, as seen in Revista Diálogo, which has become a reference in its category, since it defends the legislation that refers to Religious Education in itself. This thesis aims at analyzing how is it that Religious Education presents itself in the content of Revista Diálogo in light of the Religious Studies model, to establish a dialogue with some critics opposed to Religious Education and the magazine, and thereby show that it is possible to study religion in the school environment without the confessional perspective, the main target of criticism. The content of the Religious Education curriculum has undergone significant changes along the way. Among other factors that contributed to this change, one must point to Diálogo, whose approach - unlike what has been said by critics - presents religion in its different aspects, respecting religious pluralism, as it exists in Brazil. Given our main thematic reference, besides several issues of Revista Diálogo in itself, the Brazilian legislation, and theoretical referential from authors such as João Décio Passos, and Sérgio Junqueira, and other such texts complement our work. The analysis of Revista Diálogo shows that its approaches address the issues from the perspective of different areas of knowledge and that the Religious Education therein present is the same as that proposed as a model by the Religious Studies. Thus the dissertation opposes the idea of some critics that Religious Education is always confessional
No processo de desenvolvimento do Ensino Religioso, encontra-mos diferentes posições, tanto no que diz respeito à sua legitimidade, quanto à aplicação de seus conteúdos. Muitas críticas são direcionadas ao Ensino Religioso, e o modelo por elas questionado é o confessional. Contudo, há diferentes formas de apresentar o conteúdo, como o faz a revista Diálogo, que se tornou um referencial em sua categoria, por preconizar a própria legislação referente ao Ensino Religioso. A presente dissertação objetiva analisar a perspectiva de Ensino Religioso presente no conteúdo da Diálogo à luz do modelo das Ciências da Religião, a fim de estabelecer um diálogo com alguns críticos contrários ao Ensino Religioso e a revista, e dessa forma evidenciar que é possível estudar a religião no ambiente escolar sem a perspectiva confessional, principal alvo de crítica. O conteúdo do Ensino Religioso passou por significativas mudanças ao longo do caminho. Tributária dessa evolução, a revista Diálogo oferece uma abordagem que, ao contrário do que é apontado pelos críticos do Ensino Religioso, apresenta as religiões em seus diferentes aspectos, respeitando o pluralismo religioso existente no Brasil. Ampara esta pesquisa, além da consulta à própria revista e à legislação brasileira em vigor, o referencial teórico de autores como João Décio Passos e Sérgio Junqueira, entre outros. A análise da revista Diálogo evidencia que suas abordagens tratam dos temas na perspectiva das diferentes áreas de conhecimento e que a visão de Ensino Religioso presente na revista é aquela baseada no modelo das Ciências da Religião. Desse modo a dissertação se opõe à ideia de alguns críticos de que o Ensino Religioso é sempre confessional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso"

1

Borges, Anselmo. Religião e diálogo inter-religioso. [Coimbra]: Imprensa de Universidade de Coimbra, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bizon, José, Noemi Dariva, and Rodrigo Drubi. Diálogo inter-religioso: 40 anos da declaração Nostra aetate, 1965-2005. São Paulo, SP: Paulinas, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tiss, Frank, and Walter Sass. Um só Deus criador: Diálogo intercultural e inter-religioso com povos indígenas. São Leopoldo, RS: Facultades EST, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Borges, Anselmo. Religião e diálogo inter-religioso. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0496-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Diálogo e Revelação: Rumo ao Encontro Inter-Religioso. C/Arte, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso"

1

Borges, Anselmo. "Pilares do diálogo inter-religioso." In As três religiões do livro, 7–16. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0310-0_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Marineide, Maria José Torres Holmes Holmes, Lusival Antonio Barcellos Barcellos, Marinilson Barbosa da Silva Silva, Danielle Ventura de Lima Pinheiro Pinheiro, and Maria das Graças da Silva Silva. "PSICOTERAPIA DE GRUPO E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO." In Ciências das Religiões: uma análise transdisciplinar - Volume 2, 229–38. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210304057.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SOUZA, J. C., and P. da S. G. TOSTES. "Ensino Religioso e Educação Inclusiva." In Religião, educação e direitos humanos: diálogos possíveis. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5877-765-6c-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Saganogo, Brahiman. "Revisión analítica del diálogo inter–religioso bajo el pontificadode francisco." In Trasformaciones eclesiales. Propuestas del papa Francisco para una iglesia en pastoral (Cátedra Eusebio Francisco Kino), 145–54. ITESO, 2018. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvjhzr78.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sureki, Luiz Carlos. "ESPERANÇA PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NO PONTIFICADO DE FRANCISCO." In Ciências das Religiões: Uma Análise Transdisciplinar, 236–45. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200901237.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ronsi, Francilaide. "EXPERIÊNCIA DE DEUS NA CONTEMPORANEIDADE: Um lugar para o diálogo inter-religioso." In II Congresso Internacional de Teologia da PUCRS. Santidade e responsabilidade pública, 75–90. Editora Fundação Fênix, 2019. http://dx.doi.org/10.36592/978-65-81110-15-4-05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA, A. M. e. "Confessionalidade do Ensino Religioso, ameaça à laicidade do estado e incitação à intolerância religiosa." In Religião, educação e direitos humanos: diálogos possíveis. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5877-765-6c-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ROSSETO, S. C., and S. M. DIAS. "Formação Continuada para docente de Ensino Religioso: religiões de matriz africana." In Religião, educação e direitos humanos: diálogos possíveis. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5877-765-6c-30.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BAPTISTA, P. A. N. "Base Nacional Comum Curricular – BNCC: contexto e lugar do Ensino Religioso." In Religião, educação e direitos humanos: diálogos possíveis. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5877-765-6c-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTOS FILHO, E. dos, and P. da S. G. TOSTES. "O Ensino Religioso no Brasil sob a ótica do tempo legal." In Religião, educação e direitos humanos: diálogos possíveis. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5877-765-6c-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso"

1

SILVA, Jorge Luzio Matos. "As religiões afro-brasileiras no Ensino de História: notas, debates e diálogos como instrumentos contra o racismo religioso." In Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/14965.1-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography