Academic literature on the topic 'Ensino religioso - metodologia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino religioso - metodologia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino religioso - metodologia"

1

Eunice Simões, Doracy Rocha Lopes Silvania Maria da Silva. "O ensino religioso em diálogo com o curso de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 7, no. 10 (March 9, 2015): 27. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v7i10.199.

Full text
Abstract:
Resumo: Nosso objetivo consiste em analisar como se encontra o Ensino Religioso em dialogo com as Ciências das Religiões no município de João Pessoa – PB nos dias atuais. Partimos do pressuposto de que o Ensino Religioso assegura o respeito à diversidade cultural religiosa, enquanto as Ciências das Religiões visam compreender o fenômeno religioso em suas dimensões e formar o professor/a para ministrar nas escolas na perspectiva da diversidade cultural religiosa. A metodologia de investigação foi à pesquisa descritiva, bibliográfica e fontes documentais. Palavras-chave: Ensino Religioso. Ciências das Religiões. Formação e Docência. Abstract: Our goal is an analysis of the dialogue between Religious Teaching and Sciences of the Religions in João Pessoa -Paraibanowadays.We start from the assumption that Religious Teaching assures respect for cultural religious diversity, while the Sciences of the Religions seek to comprehend the religious phenomenon in its dimensions. Sciences of Religions also educate teachers for ministering in classroom from the perspective of religious diversity. The research methodology was descriptive research, bibliographic and documentary sources. Keywords: Religious Teaching. Sciences of the Religions. Formation and Teaching.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aragão, Gilbraz, and Mailson Souza. "Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso." Estudos Teológicos 58, no. 1 (August 1, 2018): 42. http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3261.

Full text
Abstract:
O Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas, desde que aprofunde seus fundamentos e desenvolva metodologias apropriadas. Procurando colaborar nesse sentido, o presente ensaio demonstra que uma postura transdisciplinar ajuda a criar conteúdo dialógico no campo das Ciências da Religião e a traduzir pedagogicamente, em processos de aprendizagem libertários, tais conhecimentos religiosos para o Ensino Religioso laico, plural e republicano. A área de conhecimento das Ciências da Religião surgiu para interpretar as experiências de sagrado, de forma aberta à complementariedade das disciplinas científicas e alicerçada sobre uma epistemologia das controvérsias. Em uma linha de desenvolvimento da metodologia interdisciplinar, a transdisciplinaridade pode desenvolver esses fundamentos científico-culturais, construindo conhecimentos através e além das ciências, engendrando uma atitude transcultural e transreligiosa em nossos estudos de religião, que é muito apropriada para sua aplicação ao Ensino Religioso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa Neto, Manoel Vitor. "A importância do ensino religioso para a efetivação da Lei 10.639/03 e para o combate à intolerância religiosa contra as religiões afro-brasileiras." Diversidade Religiosa 7, no. 1 (June 8, 2017): 141–62. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2017v7n1.32884.

Full text
Abstract:
Este estudo reflete sobre a importância do Ensino Religioso para a efetivação da Lei 10.639/03 e o combate à intolerância religiosa praticada contra as religiões afro-brasileiras. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica sobre intolerância religiosa e suas implicações nas religiões de matriz africana no Brasil; levantamento de dados de denúncias de intolerância religiosa e de casos noticiados por sites de notícias a respeito desta temática; e análise conceitual e legal do Ensino Religioso. Conclui-se que o Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento, é de grande relevância quer para a efetivação da Lei 10.639/03, quer para o combate à intolerância religiosa praticada contra as religiões afro-brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Crepaldi-Souza, Jacqueline. "Avaliação no Ensino Religioso." Olhares & Trilhas 23, no. 2 (June 24, 2021): 426–46. http://dx.doi.org/10.14393/ot2021v23.n.2.59989.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo geral descrever uma metodologia avaliativa para o Ensino Religioso. Com metodologia bibliográfica e qualitativa, apresenta critérios essenciais para a avaliação no Ensino Religioso. Afirma que a avaliação no Ensino Religioso escolar deve se dirigir a todo o processo de ensino-aprendizagem, situando três variáveis fundamentais desse processo: as atividades que os professores promovem, as experiências que os educandos realizam e os conteúdos de aprendizagem. Essas variáveis desembocam no objetivo da aprendizagem que consiste na aquisição e no domínio de competências. No Ensino Religioso esse domínio nem sempre pode ser reconhecido por meio de atividades de expressão escrita, por isso tem critérios específicos. Conclui-se que as atividades de avaliação das competências do educando no Ensino Religioso superam a capacidade de realizar ações pontuais ou responder a questões reais, mas também analisam a competência para agir diante de realidades, integrar conhecimentos, habilidades ou atitudes que possibilitem sua utilização em outros contextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caron, Lurdes. "O currículo do Ensino Religioso e as matrizes culturais do povo brasileiro." Revista Relegens Thréskeia 2, no. 1 (July 10, 2013): 52. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v2i1.32674.

Full text
Abstract:
O povo brasileiro está marcado pelo substrato das mais diferentes matrizes culturais e no currículo escolar estas matrizes necessitam estar contempladas, pois, a riqueza da cultura brasileira acompanha as populações em todos os seus movimentos. Para tanto, são necessárias efetivas políticas públicas de formação de professores, visto que a escola é uma instituição do saber que reproduz e recria significados culturais. Este estudo adota a metodologia da pesquisa histórico-bibliográfica e documental. Parte da problemática - como e quando na formação de professores de Ensino Religioso (ER) e na proposta curricular deste componente, surge a preocupação e reflexão com o tema Matrizes Culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso? Tem como objetivo aprofundar reflexão sobre diferentes matrizes culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso. A reflexão está respaldada em teóricos que dão suporte ao tema culturas e, em documentos e Relatórios de Encontros Nacionais de Ensino Religioso (ENERs); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). Os resultados apontam que a preocupação com as diferentes culturas está presente no ER a partir de década de 70, do século passado. No entanto, no currículo de ER, o tema sobre “diferentes matrizes culturais religiosas do povo brasileiro”, toma corpo, a partir do 7º ENER, 1988, e mais sensivelmente, a partir 1997, com os debates do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, nos Cursos de formação de professores e, principalmente, na elaboração dos PCNER, ao definir um dos eixos dos conteúdos “Culturas e Tradições Religiosas”. Esta reflexão, poderá contribuir com a formação de professores para este componente curricular, bem como, para o respeito à liberdade religiosa e o exercício da cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santiago, Marcus Antônio. "ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA." PhD Scientific Review 1, no. 3 (July 1, 2021): 90–104. http://dx.doi.org/10.53497/phdsr1n3-002.

Full text
Abstract:
A construção histórica do Ensino Religioso Escolar nos seus primórdios foi muito tumultuada. A confusão entre Ensino Religioso, Ensino de Religião ou Catequese era forte no passado e ainda perdura em nossos dias, tanto na teoria como na prática. Daí muita contestação sobre essa tão importante disciplina escolar. No entanto, ele tem o seu itinerário e continua percorrendo caminhos tortuosos e complexos, a fim de legitimar a sua identidade e o porquê de estar na grade curricular até nos dias de hoje. É necessária uma convicção: O Ensino Religioso não é um ensino qualquer, vago, impreciso. Ele tem a sua história, o seu conteúdo específico, a sua metodologia e os elementos que o configuram como área de conhecimento nos termos da Resolução CNE/CEB Nº. 7/2010, que visa à formação integral do educando e sua obrigatoriedade na matriz curricular do Ensino Fundamental. É preciso que tenhamos bem claro o que seja um Estado Laico para compreender melhor as suas obrigações, pois, mesmo sendo laico, o Estado deve assegurar a todos os educandos o direito de receber uma formação integral. Inclusive a formação religiosa desejada, visando “o pleno desenvolvimento da pessoa” (Art. 5 da Constituição Federal 1988). No Ensino Fundamental, o Ensino Religioso oportuniza que temas que envolvam o Fenômeno Religioso e a formação integral do ser humano sejam abordados com criticidade, cientificidade num contexto que haja partilha, diálogo, compreensão e superação de preconceitos advindos de questões etnocêntricas, religiosas, culturais ou de gênero. A proposta deste é rememorar a historicidade do Ensino Religioso discutido ao longo da educação no país dentro dos aspectos históricos e constitucionais, possibilitando uma compreensão em nível nacional das principais motivações que levaram grupos, associações, docentes e pesquisadores a não medir esforços para que essa disciplina fosse regulamentada e incluída na constituição maior do país (CF/1988).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Junqueira, Sergio Rogerio, and Sonia Itoz. "ENSINO RELIGIOSO EM TESES." INTERAÇÕES 15, no. 2 (November 20, 2020): 430–60. http://dx.doi.org/10.5752/p.1983-2478.2020v15n2p430-460.

Full text
Abstract:
A análise aqui descrita é resultado de mais uma etapa do Projeto Concepções e Produção, desenvolvido no Programa Concepções e Recursos Didáticos do Ensino Religioso, pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Projeto iniciado no ano de 2000, visando estabelecer a memória da construção do Ensino Religioso, assim como organizar e sistematizar as fontes produzidas no país para fundamentar a pesquisa. O artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, e se propôs realizar o Estado da Arte sobre o Ensino Religioso a partir das Teses disponibilizadas na sua integralidade. Compreendendo que a Tese é um trabalho de significado, para uma carreira acadêmica. As Teses foram localizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, como também nas publicações do Grupo de Pesquisa em Ensino Religioso – GPER, com identificação de produção acadêmico-científica, sobre o Ensino Religioso em 2018. Para isto, foram selecionados autores, para dialogar com os dados a partir da Ciência da Informação e da Metodologia Científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueira, Eulálio. "O Ensino Religioso para ensinar ou formar? Um tema forte e delicado." Revista Pistis Praxis 2, no. 2 (September 29, 2010): 329. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v2i2.10763.

Full text
Abstract:
Tratar da temática do que deve ser ensinado dentro de uma sala de aula, sabendo que não se trata de um ato gratuito e muito menos sem repercussões, constitui tarefa bastante árdua, pois isso envolve a definição dos rumos que a humanidade irá tomar. Cada conteúdo e cada metodologia levada para dentro de uma sala de aula não têm o mesmo impacto que uma conversa de bar. Uma disciplina curricular introduzida na regularidade das salas de aula deve ter como objetivo produzir um leque mais alargado de testemunhos. Deverá tomar como objeto de seu trabalho a experiência religiosa. Desse modo, entende-se que o estudo resultante dos esforços do Ensino Religioso pode ajudar, de modo relevante, não só a compreender, mas a identificar o pensamento religioso da geração contemporânea, ou dito de outro modo: ajudar a perceber como homens e mulheres, em seus lugares hodiernos, produzem razões para fazerem o que fazem e como fazem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cecchetti, Elcio, and Ademir Valdir dos Santos. "O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas." Acta Scientiarum. Education 38, no. 2 (May 11, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.26790.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta elementos analíticos que relacionam processos de regulamentação jurídica e de controle da escola quanto ao Ensino Religioso. A metodologia está embasada em pesquisa documental e bibliográfica. O arco cronológico abrange desde o período colonial até a década de 1930. Mostra-se que alianças e embates quanto ao Ensino Religioso na história da educação brasileira foram nutridos desde os primórdios devido às influências da Igreja Católica e de autoridades eclesiásticas, assim como de outras instituições e intelectuais defensores de princípios e valores religiosos. E que durante o Império, bem como nos anos 1930 da era republicana, podem ser situados aspectos centrais e que constituíram a base para a configuração e caracterização das polêmicas e das formas de organização da escola brasileira quanto ao Ensino Religioso, embasados e orientados pela emergência e consolidação de controvérsias entre religião e laicidade, sendo o papel do Estado, na formação cultural e escolarização da população, um dos núcleos centrais do debate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Raimundo Márcio Mota de, and José Maria Baldino. "ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, no. 5 (February 2, 2021): 95. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i5.8243.

Full text
Abstract:
O Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino religioso - metodologia"

1

Torres, Maria Léa Amorim. "A metodologia do professor do ensino religioso e sua contribuição na formação integral do aluno do fundamental II." Universidade Católica de Pernambuco, 2015. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1111.

Full text
Abstract:
A disciplina Ensino Religioso (ER), no Brasil, está ainda em fase de estruturação tanto no que diz respeito ao seu conteúdo programático quanto à sua epistemologia e metodologia quase sempre bastante improvisada. O presente estudo tem como tema central a Metodologia do Professor de Ensino Religioso (ER) e sua Contribuição na Formação Integral do aluno do Fundamental II. Insere-se na linha de pesquisa: Campo religioso brasileiro, Cultura e Sociedade do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), visando a uma reflexão sobre a metodologia de ensino e aprendizagem adotada pelo professor de ER na sua prática pedagógica no Fundamental II de dez escolas públicas da rede Estadual de Roraima no município de Boa VistaCapital. Como metodologia, faz-se uma análise histórica do processo de ER no Brasil e no Estado de Roraima e também das tipologias de métodos aplicados na práxis educativa e de como essas práticas têm possibilitado o desenvolvimento de aprendizagem significativa nos alunos, refletindo na formação de conceitos e atitudes no seu dia a dia. A análise tem como referência a postura do professor a partir dos recursos e técnicas didáticos utilizadas na sala de aula e seus reflexos na construção de uma consciência crítica dos educandos. Nesse sentido, optou-se pela pesquisa bibliográfica, análise documental, observação participativa e a aplicação de questionário misto na pesquisa de campo. A concepção de Ensino Religioso e da aprendizagem significativa respaldou-se, principalmente, nos estudos de Sérgio Junqueira, Anísia de P. Figueiredo, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Jean Piaget e J. Décio Passos. Já os conceitos de inovação pedagógica, novas tecnologias tiveram as contribuições de Antônio Spadaro, Carlos Fino, dentre outros, os quais trouxeram aportes importantes para fundamentação teórica desta pesquisa. Paralelo aos estudos teóricos, foram realizadas as observações na sala de aula e a análise quantitativa e qualitativa dos dados dos questionários respondidos pelos professores, alunos, gestores e coordenadores. Em síntese, esta investigação/pesquisa pretendeu analisar, desvendar as sutilezas metodológicas no processo ensino aprendizagem do professor de Ensino Religioso na perspectiva de uma prática pedagógica inovadora que contribua para uma formação integral do aluno. Os resultados não são os piores, pois há o uso de técnicas novas e recursos didáticos inovadores no ER em Boa Vista (RR).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Cícero Lopes da. "Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica." Universidade Católica de Pernambuco, 2013. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=983.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa visa discutir a pertinência do Ensino Religioso na escola pública e laica do Brasil. Num primeiro momento desenvolve-se uma análise histórico-crítica da trajetória e evolução do Ensino Religioso nas escolas públicas do país, destacando, sobretudo, a relação Igreja e Estado, a Legislação Nacional e as linhas pedagógicas subjacentes ao processo. No segundo capítulo trabalha-se com João Décio Passos e Afonso Soares, que nos indicam três modelos de Ensino Religioso presentes no Brasil, o Catequético, Teológico e das Ciências da Religião, onde se analisa a proposta de adotar o modelo das Ciências da Religião como a melhor opção para sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do Ensino Religioso na escola pública do país hoje. Por fim, defende-se a necessidade de um modelo mais integral para o estudo do fenômeno religioso através da abordagem transdisciplinar de Edgar Morin e Basarab Nicolescu, tendo em vista a formação dos estudantes numa perspectiva de integralidade e cidadania, conforme expresso no artigo 33 da LDB n 9.394/96, com a nova redação do Artigo 33.
This research aims to discuss the relevance of religious education in public schools and secular Brazil. At first develops an analysis of the historical-critical trajectory and evolution of religious education in public schools in the country, highlighting especially the relationship Church and State, National Legislation and lines underlying the pedagogical process. In the second chapter we work with João Décio Passos e Afonso Soares, we suggest three models of Religious Education present in Brazil, the Catechism, the Theological and Religious Studies, which examines the proposal to adopt the model of the Sciences of Religion as the best option to sustain pedagogical and epistemological autonomy of religious education in public schools in the country today. Finally, it is argued the need for a more comprehensive model for the study of religious phenomena through the transdisciplinary approach of Edgar Morin and Basarab Nicolescu, aimed at training the students a perspective of wholeness and citizenship, as expressed in Article 33 of LDB No. 9.394/96, with the new wording of Article 33.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Valmir Pontes do. "Do diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religioso." Faculdades EST, 2014. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=560.

Full text
Abstract:
Objetiva-se, neste trabalho, refletir sobre a alteridade e o diálogo inter-religioso presentes na interação como fundamentos de procedimentos pedagógicos em aulas de Ensino Religioso (ER), em interface com políticas públicas relacionadas a este componente curricular e em interlocução com diferentes autores sobre dialogicidade em educação. A pedagogia dialógica é examinada em conexão com a dinâmica das expressões religiosas, sobretudo brasileiras, e buscando entender como educadores/as podem tirar proveito pedagógico dessas manifestações de espiritualidade no espaço escolar, em Ensino Religioso (ER). Os enfoques conceituais verificados na pesquisa bibliográfica são feitos de modo integrado e em conexão com resultados de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre RS. No primeiro capítulo, mostram-se os resultados da pesquisa empírica, que verifica uma metodologia de ensino baseada na alteridade e na interação e suas implicações na construção da espiritualidade do/a discente. No segundo capítulo, reflete-se sobre religião e pós-modernidade, buscando entender o que significa ser religioso neste contexto social. Verifica-se como acontecem as expressões religiosas brasileiras e como o capital simbólico religioso tem sido oferecido no contexto pós-moderno. Observa-se o cenário religioso plural, identifica-se a diversidade e a mobilidade religiosas e examina-se o diálogo inter-religioso em suas perspectivas e possibilidades, sobretudo no Brasil. No terceiro capítulo, discorre-se sobre o Ensino Religioso frente ao contexto multifacetado e complexo atual, observando a realidade escolar plural. Buscam-se conceitos de interação, alteridade e espiritualidade, apresentando-se perspectivas de uma pedagogia dialógica. O ER é verificado em seu processo histórico, no Brasil, e analisado em termos epistêmico-pedagógicos, sendo a pedagogia dialógica examinada em suas possibilidades de aplicação neste componente curricular, em sua atual configuração.
The goal of this paper is to reflect about the otherness and inter-religious dialog which are present in interactions as foundations for pedagogical procedures in Religious Education classes (ER), in interfaces with public policies related to this curricular component and in interlocutions with different authors about dialogism in education. Dialogic pedagogy is examined in connection with the dynamic of religious expressions, specifically the Brazilian ones, and seeking to understand how educators can gain pedagogical benefits from these manifestations of spirituality in the school space, in Religious Education (ER). The conceptual foci verified in the bibliographic research are made in an integrated way and in connection with the results of a field research carried out in a school of the private network of the metropolitan region of Porto Alegre RS. In the first chapter the results of the empirical research are presented, which verify a methodology of teaching based on otherness and on interaction and its implications on the construction of the spirituality of the student. In the second chapter the reflection is on religion and post-modernity, seeking to understand what being religious means in this social context. The plural religious scenario is observed, religious diversity and mobility are identified and the inter-religious dialog in its perspectives and possibilities, specifically in Brazil, is examined. In the third chapter, the discourse is about Religious Education in the face of this multifaceted and complex current context, observing the plural school reality. Concepts of interaction, otherness and spirituality are sought, presenting perspectives of a dialogic pedagogy. ER is studied in its historic process, in Brazil, and analyzed in pedagogical-epistemological terms, thus examining dialogic pedagogy in its possibilities of application in this curricular component, in its current configuration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neves, Paulo Jorge da Fonseca. "Aprender a Pensar Criticamente." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.6/6211.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é regulado pelo tempo em que vivemos, marcado por mudanças aceleradas, pela intensificação da interdependência entre pessoas e países e pelo aumento de perigos iminente. O tempo presente exige de todos nós um saber e um pensar exercitados no âmbito de uma reflexão ampla e disponível sobre as condições de nos podermos afirmar como pessoas livres e com autonomia e preparados para vivermos juntos, local ou globalmente. Para esta atitude de discernimento e de reflexão, consideramos que a aprendizagem do pensar crítico é fundamental, como consideramos que o ensino da filosofia no ensino secundário, pela sua natureza iniciática, é o âmbito por excelência para preparar e exercitar o aluno nesta atividade. A crítica, que foi o projeto regulador da ação política durante o século XVIII, pode reverter em dinâmica da ação pedagógica e didática no sentido em que o essencial desta ação consista em ensinar a emitir um juízo que distinga o autêntico e o inautêntico, o verdadeiro e o falso, o correto e o incorreto, o belo e o feio. Reconhece-se, pois, a importância de aprofundarmos a conceção da arte da crítica na tradição kantiana, no projeto da teoria crítica e da pedagogia crítica. Por outro lado, pretende-se mostrar, aqui, que a problemática crítica se torna especialmente inspiradora de programas de aprendizagem do seu princípio, como são os programas de metodologia de análise de texto, debate e pesquisa, que encontramos em Richard Paul, Linda Elder e Gerald Nosich. Pretende-se demonstrar que a arte da crítica reverte favoravelmente em aprendizagem do pensamento num programa didático crítico. O nosso intuito fundamental é enquadrar o programa de filosofia do ensino secundário português de acordo com a pertinência de um aprender a pensar criticamente. Tal é o desafio deste trabalho, que só será efetivo se for assumido e percorrido pelos envolvidos nesse processo, enquanto aprendizagem, o qual implica, desde logo, uma atenção aos elementos, critérios e características subjacentes à atitude de pensar criticamente.
The current work focuses on the time we live in, marked by rapid change, the increasing interdependence between people and countries, as well as the rise in imminent danger. Our time demands a knowledge and a thinking which must stem from a wide and accessible reflection on the conditions we are given to assert ourselves as free autonomous people, prepared to live together, either locally or globally. Learning to think critically is thus essential to build this discerning reflective attitude. Hence, it is our belief that teaching Philosophy in Secondary Education is, for its initiating nature, an excellent area for students to prepare and exert themselves in this activity. Criticism, which was the guiding principle behind political action throughout the 18th century, may turn into the dynamics of pedagogic and didactic practice, so that its main goal will consist in teaching students to formulate judgments in which they will be able to distinguish between authentic and inauthentic, true and false, right and wrong, beautiful and ugly. For this reason, we must acknowledge that, in this context, it is important to deepen the understanding of the art of criticism, following Kant’s tradition, the project of critical theory and critical pedagogy. On the other hand, our purpose is to show how the questions around criticism may become particularly inspiring in syllabi concentrating on its principle, like the ones relating to techniques for text analysis, discussion and research, which can be found in Richard Paul, Linda Elder and Gerald Nosich. We intend to demonstrate that the art of criticism turns into an asset which may effectively teach students to think, when it becomes the core of a critical didactic syllabus. In conclusion, our main goal is to set the Philosophy syllabus of Portuguese Secondary Education in a framework where learning to think is crucial. This challenge can only be met if those involved can take and follow it as a learning process requiring a special attention to the elements, criteria and features underlying critical thinking.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography