To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ensino religioso - metodologia.

Journal articles on the topic 'Ensino religioso - metodologia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ensino religioso - metodologia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Eunice Simões, Doracy Rocha Lopes Silvania Maria da Silva. "O ensino religioso em diálogo com o curso de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 7, no. 10 (March 9, 2015): 27. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v7i10.199.

Full text
Abstract:
Resumo: Nosso objetivo consiste em analisar como se encontra o Ensino Religioso em dialogo com as Ciências das Religiões no município de João Pessoa – PB nos dias atuais. Partimos do pressuposto de que o Ensino Religioso assegura o respeito à diversidade cultural religiosa, enquanto as Ciências das Religiões visam compreender o fenômeno religioso em suas dimensões e formar o professor/a para ministrar nas escolas na perspectiva da diversidade cultural religiosa. A metodologia de investigação foi à pesquisa descritiva, bibliográfica e fontes documentais. Palavras-chave: Ensino Religioso. Ciências das Religiões. Formação e Docência. Abstract: Our goal is an analysis of the dialogue between Religious Teaching and Sciences of the Religions in João Pessoa -Paraibanowadays.We start from the assumption that Religious Teaching assures respect for cultural religious diversity, while the Sciences of the Religions seek to comprehend the religious phenomenon in its dimensions. Sciences of Religions also educate teachers for ministering in classroom from the perspective of religious diversity. The research methodology was descriptive research, bibliographic and documentary sources. Keywords: Religious Teaching. Sciences of the Religions. Formation and Teaching.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aragão, Gilbraz, and Mailson Souza. "Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso." Estudos Teológicos 58, no. 1 (August 1, 2018): 42. http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3261.

Full text
Abstract:
O Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas, desde que aprofunde seus fundamentos e desenvolva metodologias apropriadas. Procurando colaborar nesse sentido, o presente ensaio demonstra que uma postura transdisciplinar ajuda a criar conteúdo dialógico no campo das Ciências da Religião e a traduzir pedagogicamente, em processos de aprendizagem libertários, tais conhecimentos religiosos para o Ensino Religioso laico, plural e republicano. A área de conhecimento das Ciências da Religião surgiu para interpretar as experiências de sagrado, de forma aberta à complementariedade das disciplinas científicas e alicerçada sobre uma epistemologia das controvérsias. Em uma linha de desenvolvimento da metodologia interdisciplinar, a transdisciplinaridade pode desenvolver esses fundamentos científico-culturais, construindo conhecimentos através e além das ciências, engendrando uma atitude transcultural e transreligiosa em nossos estudos de religião, que é muito apropriada para sua aplicação ao Ensino Religioso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa Neto, Manoel Vitor. "A importância do ensino religioso para a efetivação da Lei 10.639/03 e para o combate à intolerância religiosa contra as religiões afro-brasileiras." Diversidade Religiosa 7, no. 1 (June 8, 2017): 141–62. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2017v7n1.32884.

Full text
Abstract:
Este estudo reflete sobre a importância do Ensino Religioso para a efetivação da Lei 10.639/03 e o combate à intolerância religiosa praticada contra as religiões afro-brasileiras. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica sobre intolerância religiosa e suas implicações nas religiões de matriz africana no Brasil; levantamento de dados de denúncias de intolerância religiosa e de casos noticiados por sites de notícias a respeito desta temática; e análise conceitual e legal do Ensino Religioso. Conclui-se que o Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento, é de grande relevância quer para a efetivação da Lei 10.639/03, quer para o combate à intolerância religiosa praticada contra as religiões afro-brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Crepaldi-Souza, Jacqueline. "Avaliação no Ensino Religioso." Olhares & Trilhas 23, no. 2 (June 24, 2021): 426–46. http://dx.doi.org/10.14393/ot2021v23.n.2.59989.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo geral descrever uma metodologia avaliativa para o Ensino Religioso. Com metodologia bibliográfica e qualitativa, apresenta critérios essenciais para a avaliação no Ensino Religioso. Afirma que a avaliação no Ensino Religioso escolar deve se dirigir a todo o processo de ensino-aprendizagem, situando três variáveis fundamentais desse processo: as atividades que os professores promovem, as experiências que os educandos realizam e os conteúdos de aprendizagem. Essas variáveis desembocam no objetivo da aprendizagem que consiste na aquisição e no domínio de competências. No Ensino Religioso esse domínio nem sempre pode ser reconhecido por meio de atividades de expressão escrita, por isso tem critérios específicos. Conclui-se que as atividades de avaliação das competências do educando no Ensino Religioso superam a capacidade de realizar ações pontuais ou responder a questões reais, mas também analisam a competência para agir diante de realidades, integrar conhecimentos, habilidades ou atitudes que possibilitem sua utilização em outros contextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caron, Lurdes. "O currículo do Ensino Religioso e as matrizes culturais do povo brasileiro." Revista Relegens Thréskeia 2, no. 1 (July 10, 2013): 52. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v2i1.32674.

Full text
Abstract:
O povo brasileiro está marcado pelo substrato das mais diferentes matrizes culturais e no currículo escolar estas matrizes necessitam estar contempladas, pois, a riqueza da cultura brasileira acompanha as populações em todos os seus movimentos. Para tanto, são necessárias efetivas políticas públicas de formação de professores, visto que a escola é uma instituição do saber que reproduz e recria significados culturais. Este estudo adota a metodologia da pesquisa histórico-bibliográfica e documental. Parte da problemática - como e quando na formação de professores de Ensino Religioso (ER) e na proposta curricular deste componente, surge a preocupação e reflexão com o tema Matrizes Culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso? Tem como objetivo aprofundar reflexão sobre diferentes matrizes culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso. A reflexão está respaldada em teóricos que dão suporte ao tema culturas e, em documentos e Relatórios de Encontros Nacionais de Ensino Religioso (ENERs); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). Os resultados apontam que a preocupação com as diferentes culturas está presente no ER a partir de década de 70, do século passado. No entanto, no currículo de ER, o tema sobre “diferentes matrizes culturais religiosas do povo brasileiro”, toma corpo, a partir do 7º ENER, 1988, e mais sensivelmente, a partir 1997, com os debates do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, nos Cursos de formação de professores e, principalmente, na elaboração dos PCNER, ao definir um dos eixos dos conteúdos “Culturas e Tradições Religiosas”. Esta reflexão, poderá contribuir com a formação de professores para este componente curricular, bem como, para o respeito à liberdade religiosa e o exercício da cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santiago, Marcus Antônio. "ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA." PhD Scientific Review 1, no. 3 (July 1, 2021): 90–104. http://dx.doi.org/10.53497/phdsr1n3-002.

Full text
Abstract:
A construção histórica do Ensino Religioso Escolar nos seus primórdios foi muito tumultuada. A confusão entre Ensino Religioso, Ensino de Religião ou Catequese era forte no passado e ainda perdura em nossos dias, tanto na teoria como na prática. Daí muita contestação sobre essa tão importante disciplina escolar. No entanto, ele tem o seu itinerário e continua percorrendo caminhos tortuosos e complexos, a fim de legitimar a sua identidade e o porquê de estar na grade curricular até nos dias de hoje. É necessária uma convicção: O Ensino Religioso não é um ensino qualquer, vago, impreciso. Ele tem a sua história, o seu conteúdo específico, a sua metodologia e os elementos que o configuram como área de conhecimento nos termos da Resolução CNE/CEB Nº. 7/2010, que visa à formação integral do educando e sua obrigatoriedade na matriz curricular do Ensino Fundamental. É preciso que tenhamos bem claro o que seja um Estado Laico para compreender melhor as suas obrigações, pois, mesmo sendo laico, o Estado deve assegurar a todos os educandos o direito de receber uma formação integral. Inclusive a formação religiosa desejada, visando “o pleno desenvolvimento da pessoa” (Art. 5 da Constituição Federal 1988). No Ensino Fundamental, o Ensino Religioso oportuniza que temas que envolvam o Fenômeno Religioso e a formação integral do ser humano sejam abordados com criticidade, cientificidade num contexto que haja partilha, diálogo, compreensão e superação de preconceitos advindos de questões etnocêntricas, religiosas, culturais ou de gênero. A proposta deste é rememorar a historicidade do Ensino Religioso discutido ao longo da educação no país dentro dos aspectos históricos e constitucionais, possibilitando uma compreensão em nível nacional das principais motivações que levaram grupos, associações, docentes e pesquisadores a não medir esforços para que essa disciplina fosse regulamentada e incluída na constituição maior do país (CF/1988).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Junqueira, Sergio Rogerio, and Sonia Itoz. "ENSINO RELIGIOSO EM TESES." INTERAÇÕES 15, no. 2 (November 20, 2020): 430–60. http://dx.doi.org/10.5752/p.1983-2478.2020v15n2p430-460.

Full text
Abstract:
A análise aqui descrita é resultado de mais uma etapa do Projeto Concepções e Produção, desenvolvido no Programa Concepções e Recursos Didáticos do Ensino Religioso, pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Projeto iniciado no ano de 2000, visando estabelecer a memória da construção do Ensino Religioso, assim como organizar e sistematizar as fontes produzidas no país para fundamentar a pesquisa. O artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, e se propôs realizar o Estado da Arte sobre o Ensino Religioso a partir das Teses disponibilizadas na sua integralidade. Compreendendo que a Tese é um trabalho de significado, para uma carreira acadêmica. As Teses foram localizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, como também nas publicações do Grupo de Pesquisa em Ensino Religioso – GPER, com identificação de produção acadêmico-científica, sobre o Ensino Religioso em 2018. Para isto, foram selecionados autores, para dialogar com os dados a partir da Ciência da Informação e da Metodologia Científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueira, Eulálio. "O Ensino Religioso para ensinar ou formar? Um tema forte e delicado." Revista Pistis Praxis 2, no. 2 (September 29, 2010): 329. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v2i2.10763.

Full text
Abstract:
Tratar da temática do que deve ser ensinado dentro de uma sala de aula, sabendo que não se trata de um ato gratuito e muito menos sem repercussões, constitui tarefa bastante árdua, pois isso envolve a definição dos rumos que a humanidade irá tomar. Cada conteúdo e cada metodologia levada para dentro de uma sala de aula não têm o mesmo impacto que uma conversa de bar. Uma disciplina curricular introduzida na regularidade das salas de aula deve ter como objetivo produzir um leque mais alargado de testemunhos. Deverá tomar como objeto de seu trabalho a experiência religiosa. Desse modo, entende-se que o estudo resultante dos esforços do Ensino Religioso pode ajudar, de modo relevante, não só a compreender, mas a identificar o pensamento religioso da geração contemporânea, ou dito de outro modo: ajudar a perceber como homens e mulheres, em seus lugares hodiernos, produzem razões para fazerem o que fazem e como fazem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cecchetti, Elcio, and Ademir Valdir dos Santos. "O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas." Acta Scientiarum. Education 38, no. 2 (May 11, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.26790.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta elementos analíticos que relacionam processos de regulamentação jurídica e de controle da escola quanto ao Ensino Religioso. A metodologia está embasada em pesquisa documental e bibliográfica. O arco cronológico abrange desde o período colonial até a década de 1930. Mostra-se que alianças e embates quanto ao Ensino Religioso na história da educação brasileira foram nutridos desde os primórdios devido às influências da Igreja Católica e de autoridades eclesiásticas, assim como de outras instituições e intelectuais defensores de princípios e valores religiosos. E que durante o Império, bem como nos anos 1930 da era republicana, podem ser situados aspectos centrais e que constituíram a base para a configuração e caracterização das polêmicas e das formas de organização da escola brasileira quanto ao Ensino Religioso, embasados e orientados pela emergência e consolidação de controvérsias entre religião e laicidade, sendo o papel do Estado, na formação cultural e escolarização da população, um dos núcleos centrais do debate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Raimundo Márcio Mota de, and José Maria Baldino. "ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, no. 5 (February 2, 2021): 95. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i5.8243.

Full text
Abstract:
O Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Marcos, and Péricles Andrade. "Princípios básicos para o Ensino Religioso a partir do caso do curso de Ciências da Religião da UFS." Revista de Estudos da Religião (REVER). ISSN 1677-1222 15, no. 2 (December 31, 2015): 140. http://dx.doi.org/10.21724/rever.v15i2.26191.

Full text
Abstract:
Esse artigo busca, a partir da análise da experiência vivenciada em dois programas do Curso de Ciências da Religião da UFS (Universidade Federal de Sergipe), O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o Programa de Estágio Curricular Obrigatório, apresentar um rápido diagnóstico da situação do Ensino Religioso nesse Estado da federação e também indicar alguns encaminhamentos necessários para a formação docente em Ensino Religioso, a partir dos princípios da metodologia do ensino das Ciências Sociais. O que se pretende é uma visada no interior da sala de aula de Ensino Religioso. Como ocorre no cotidiano de sala de aula o Ensino Religioso? Que métodos e princípios pedagógicos estão sendo aplicados?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa, Matheus Oliva da. "Diretrizes curriculares nacionais do Ensino Religioso." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 17, no. 23 (October 28, 2020): 51–59. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.54884.

Full text
Abstract:
A única disciplina escolar que não tem um PCN oficial pelo MEC é o Ensino Religioso. Visando suprir essa lacuna é que apresentamos aqui nossa proposta de parâmetro curricular nacional de ER. Fundamentamos numa referência científico-acadêmica clara, a Ciência da Religião, que serve de referência para transposições didáticas ao ER. Apresentamos uma breve justificativa e apresentação, e em seguida apresentamos os parâmetros para o ER em forma de um quadro sistemático. Propomos que este seja uma matriz nacional para essa disciplina, podendo servir de modelo para um futuro PCN oficial, já que além de conteúdos, apresentamos também objeto de estudo, objetivo e metodologia para essa área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Da Silva, Alfredo Moreira, and Fábio Antonio Gabriel. "A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ." Revista Relegens Thréskeia 8, no. 1 (August 30, 2019): 31. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v8i1.68097.

Full text
Abstract:
RESUMO: Neste artigo, pretende-se expor a experiência formativa de professores de ensino religioso no contexto da primeira turma do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A revisão de literatura na área de formação de professores de ensino religioso aponta no sentido de uma preocupação muito acentuada com a formação continuada desses docentes e pouca preocupação com a formação inicial em licenciaturas de Ciências da Religião. Defende-se, assim, a importância de que os docentes de ensino religioso se formem em cursos de licenciatura específica. A metodologia da pesquisa norteou-se pela aplicação de questionário para os formados nessa primeira turma na UENP. Os resultados evidenciam um impacto não apenas epistemológico na concepção do ensino religioso após a formação em Ciências da Religião, como também uma mudança de visão didática sobre o que constitui a identidade de ser professor de ensino religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rodrigues, Edile Fracaro. "A leitura do sagrado: uma metodologia ativa na Cultura Religiosa." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 18, no. 55 (April 30, 2020): 223. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2020v18n55p223.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa documental, numa abordagem qualitativa, buscou penetrar em um ambiente cultural e religioso, a partir de documentos produzidos por estudantes universitários. No “Clique do Sagrado”, atividade pedagógica desenvolvida por estudantes da PUCPR, o Sagrado se tornou fonte de leitura. Imagens, símbolos, gestos e espaços são os elementos que constituem essa leitura. A atividade se constitui de foto e texto sobre o sagrado e tem por objetivo sensibilizar o estudante de Cultura Religiosa da PUCPR em relação ao Sagrado e a sua espacialidade e dimensão cultural. A pesquisa documental, numa abordagem qualitativa tem como base dois recortes temporais: primeiro semestre de 2015 e primeiro semestre de 2018. Em 2015, os dados levantados foram construídos a partir da análise de um blog e os dados de 2018 têm procedência de um processo interno da instituição de ensino. Procurou-se trazer o estudante como protagonista desse processo, sensibilizando-o em relação ao Sagrado e sua espacialidade e dimensão cultural. Trata-se, assim, de educar para o “saber olhar” o ser humano em sua diversidade de manifestações. A proposta do “Clique do Sagrado” procura colaborar para a sistematização do conhecimento apresentado em sala de aula, para uma leitura social das manifestações religiosas, integrando o cotidiano e as tecnologias educacionais da ação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gilz, Claudino. "As prerrogativas do ensino religioso como disciplina na educação básica e no curso de Pedagogia." Revista Pistis Praxis 4, no. 2 (October 6, 2012): 589. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v4i2.22021.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar as prerrogativas do Ensino Religioso como disciplina nas etapas da educação básica e no curso de Pedagogia,a serviço da formação do cidadão brasileiro e do profissional docente dessa disciplina.Fundamenta-se no tratamento que o Ensino Religioso como ciência do fenômeno religioso necessita considerar para a elaboração de Planos Curriculares em âmbito da educação básica nos diferentes processos de ensino e aprendizagem em sala de aula (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no curso de Pedagogia,uma das licenciaturas na atualidade capaz de contemplar a formação do profissional docente dessa disciplina. Apresenta análise de dados de uma pesquisa de campo desenvolvida entre os anos de 2007 e 2011 com 46 alunos aprovados no vestibular do curso de Pedagogia da FAE Centro Universitário do Paraná, anterior ao processo de elaboração do Plano de Ensino da disciplina “Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso” e de frequência desses mesmos alunos à referida disciplina. Identifica, por meio da análise empreendida, uma pressuposição dos entrevistados da religião e do fenômeno religioso como caminho, crença, propulsora de boas ações humanas, devotamento pessoal, assunto inexplicável e incomensurável. Sinaliza, enquanto expectativa de estudo, uma proposta curricular capaz de atribuir tanto a mesma importância para a formação humana e profissional dos envolvidos como o discernimento da especificidade e a incumbência do Ensino Religioso em relação às demais disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gilz, Claudino. "As prerrogativas do ensino religioso como disciplina na educação básica e no curso de Pedagogia." Revista Pistis Praxis 4, no. 2 (October 6, 2012): 589. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6115.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar as prerrogativas do Ensino Religioso como disciplina nas etapas da educação básica e no curso de Pedagogia,a serviço da formação do cidadão brasileiro e do profissional docente dessa disciplina.Fundamenta-se no tratamento que o Ensino Religioso como ciência do fenômeno religioso necessita considerar para a elaboração de Planos Curriculares em âmbito da educação básica nos diferentes processos de ensino e aprendizagem em sala de aula (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no curso de Pedagogia,uma das licenciaturas na atualidade capaz de contemplar a formação do profissional docente dessa disciplina. Apresenta análise de dados de uma pesquisa de campo desenvolvida entre os anos de 2007 e 2011 com 46 alunos aprovados no vestibular do curso de Pedagogia da FAE Centro Universitário do Paraná, anterior ao processo de elaboração do Plano de Ensino da disciplina “Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso” e de frequência desses mesmos alunos à referida disciplina. Identifica, por meio da análise empreendida, uma pressuposição dos entrevistados da religião e do fenômeno religioso como caminho, crença, propulsora de boas ações humanas, devotamento pessoal, assunto inexplicável e incomensurável. Sinaliza, enquanto expectativa de estudo, uma proposta curricular capaz de atribuir tanto a mesma importância para a formação humana e profissional dos envolvidos como o discernimento da especificidade e a incumbência do Ensino Religioso em relação às demais disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rocha, Marcos Da Silva, and Christian Dennys Monteiro de Oliveira. "Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano." Educação & Formação 3, no. 7 jan/abr (January 2, 2018): 200–219. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v3i7.179.

Full text
Abstract:
É sabendo como a intolerância religiosa consiste em uma problemática pulsante na sociedade atual e tendo conhecimento também do papel da escola frente a resolução de conflitos que o presente trabalho visa pontuar os resultados da discussão sobre a intolerância religiosa em uma escola de ensino médio. Para isso, dialogamos com textos clássicos sobre tolerância como a Carta sobre Tolerância, de Locke (2010), a Declaração de Princípios sobre a Tolerância, da Unesco (1995) e o trabalho acerca da Teologia da Tolerância, de Debiasi (2011). Além disso, partimos também da noção de que o aluno é indivíduo religioso (ou não religioso) e vive em um bairro onde também irão existir casos de intolerância religiosa. A metodologia proposta se baseia na triangulação dos dados obtidos com questionários aplicados com os estudantes, a leitura do Projeto Político--Pedagógico da Escola e os resultados de uma atividade mediada sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Brandenburg, Laude Erandi. "A pesquisa e a epistemologia em Ensino Religioso evidenciadas em eventos e no grupo de pesquisa da Faculdades EST." Estudos Teológicos 58, no. 1 (August 1, 2018): 28. http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3292.

Full text
Abstract:
O artigo se propõe a apresentar a trajetória de pesquisa na área do Ensino Religioso na Faculdades EST e a analisar os eventos de Ensino Religioso realizados nesse âmbito no que tange a conceitos e a conteúdos de pesquisa. Nessa perspectiva, analisa conceitos, características e contextualização da pesquisa em termos gerais no Brasil e especificidades concernentes ao Ensino Religioso no âmbito dessa instituição de ensino superior (IES). Contextualiza a pesquisa na escola e na academia e propõe uma interlocução entre esses dois loci de pesquisa. A metodologia está baseada no levantamento de temas dos eventos realizados e das temáticas das produções resultantes diante do desafi o lançado pelos temas dos simpósios elencados. Retrata também a relação que essas produções têm com o processo de formação docente como uma culminância das responsabilidades das IES com o ensino, a pesquisa e a extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Holanda, Ângela Maria Ribeiro. "O Ensino Religioso no Estado de Alagoas." Revista Relegens Thréskeia 2, no. 1 (July 10, 2013): 33. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v2i1.32673.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta o percurso histórico do ensino religioso na rede estadual de Alagoas, da concepção confessional até a compreensão de área de conhecimento, destacando os decretos, leis, pareceres e resoluções estaduais e nacionais que regulamentam esse ensino. Apresenta ainda a ênfase atribuída a esse ensino em diferentes épocas, às orientações referentes à sistemática desse ensino; em sua essência, a seleção dos conteúdos, os requisitos para a escolha, a indicação e a metodologia do trabalho pedagógico dos professores. Trata-se de uma narrativa processual de abordagem colaborativa possibilitando conhecer e rememorar os diferentes instrumentos que foram determinantes para a efetivação desse componente curricular nas unidades escolares do sistema de ensino de Alagoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ahlert, Idulce, and Alvori Ahlert. "Sustentabilidade e espiritualidade: experiências de educação ambiental na educação básica." Protestantismo em Revista 45, no. 2 (July 9, 2020): 73. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v45i2.3778.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo pesquisar e descrever um projeto interdisciplinar desenvolvido por uma escola confessional/comunitária no Oeste do Estado do Paraná. A metodologia conjuga a revisão bibliográfica com o nível de pesquisa descritiva para compreender as características das atividades realizadas em Ensino Religioso e Educação Ambiental para a sustentabilidade. Fundamentado na revisão bibliográfica sobre o Ensino Religioso e sobre a sustentabilidade e sua importância no processo educativo, a análise evidencia a articulação entre os vários campos de saberes do currículo escolar proporcionados pelo projeto “Sítio Bier”. O desenvolvimento do projeto oportuniza aos alunos a interação e o conhecimento prático sobre a produção orgânica de alimentos de origem animal e vegetal e sobre a importância da reciclagem, do cuidado com os ecossistemas, da capacidade e importância da agricultura orgânica e do desenvolvimento sustentável. Conclui-se que o Ensino Religioso desenvolvido no Colégio Evangélico Martin Luther se constitui como parte importante para a vida dos alunos através de sua articulação com a Educação Ambiental. A abordagem religiosa e os conhecimentos científicos interdisciplinares possibilitam questionamentos mais profundos para todas as disciplinas curriculares e possibilita o aprendizado de conteúdos curriculares de forma lúdica e com uma espiritualidade que desenvolvem o amor e o cuidado com o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, Letícia Casagrande, and Jacira Helena do Valle Pereira Assis. "Relatos docentes e as fragilidades da disciplina de ensino religioso." Revista Contemporânea de Educação 16, no. 35 (May 28, 2021): 161–80. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v16i35.35400.

Full text
Abstract:
Apresentamos neste artigo um recorte de pesquisa desenvolvida para a produção de tese de doutorado no campo de estudos e pesquisas da Sociologia da Educação. Objetivamos discutir práticas docentes na disciplina de Ensino Religioso em escolas públicas confessionais conveniadas com o Estado. A problematização proposta aborda a questão da laicidade do Estado, bem como o espaço dado à religião/religiosidade em escolas públicas. A metodologia da pesquisa consistiu na realização de entrevistas com três professores da disciplina de Ensino Religioso, os dados foram analisados a partir da perspectiva bourdieusiana. Os resultados indicam que os docentes apresentam inseguranças quanto ao desenvolvimento de suas práticas, dúvidas em relação aos conteúdos e conceitos a serem trabalhados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Klein, Remí. "FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL." Revista Pistis Praxis 4, no. 2 (October 6, 2012): 561. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v4i2.8816.

Full text
Abstract:
O texto visa a socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente.Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em cursos de licenciatura em Pedagogia em instituições de ensino superior na região metropolitana de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Klein, Remí. "FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL." Revista Pistis Praxis 4, no. 2 (October 6, 2012): 561. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6113.

Full text
Abstract:
O texto visa a socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente.Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em cursos de licenciatura em Pedagogia em instituições de ensino superior na região metropolitana de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Baptista, Paulo Agostinho Nogueira, and Giseli do Prado Siqueira. "Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 18, no. 55 (April 30, 2020): 33. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2020v18n55p33.

Full text
Abstract:
A presença do componente curricular Ensino Religioso – ER na escola, de modo especial na escola pública, é marcada pela controvérsia. O Brasil viveu sob o manto da confessionalidade, mesmo depois do decreto n. 119A (1890), e a separação legislativo-jurídica entre Igreja e Estado não pôs fim ao problema. A partir dessa perspectiva, o objetivo deste artigo é refletir sobre a configuração atual do Ensino Religioso na escola pública, a partir de breve referência inicial aos antecedentes históricos e aos aspectos filosóficos deste processo, que permitiram essa situação, desde a implantação do regime republicano no país. Quer considerar o problema de o Ensino Religioso estar sempre marcado por um discurso conflitivo entre os pressupostos da laicidade e da confessionalidade. O itinerário foi norteado pela seguinte questão: como analisar as mudanças e alterações que fizeram com que este componente curricular passasse da área eclesiástica para a esfera pública? Será que o Ensino Religioso é um problema para a laicidade? A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, qualitativa e documental, através da análise de documentos constitucionais, leis de diretrizes e bases da educação, pareceres e resoluções que envolveram esse componente curricular, bem como discursos de juristas em diversas épocas. Ao se investigar este tema, percebe-se que a discussão sobre o Ensino Religioso, bem como a compreensão de sua presença na escola pública, envolve uma complexa discussão, que não pode desconhecer os aspectos históricos, filosóficos e jurídicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Aurenéa Maria de, and Maria José Gomes de Sales Neta. "PERFIS DISCURSIVOS DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE LIMOEIRO-PE: QUESTÕES ENVOLVENDO LAICIDADE E DIVERSIDADE RELIGIOSA." Revista Inter Ação 44, no. 3 (January 2, 2020): 800–817. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v44i3.56558.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo identificar, em uma escola da rede pública da cidade de Limoeiro-PE, os perfis discursivos de docentes que trabalham com a disciplina de Ensino Religioso (ER) sobre Estado laico e pluralidade religiosa. Para tanto, trabalhamos com a metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, cujo intento é examinar a posição dos sujeitos entrevistados segundo as relações de força, lugar e sentido. A discussão teórica apoiou-se nos modelos apresentados por Emerson Giumbelli, a partir de análise das legislações estaduais por ele examinadas, acerca da disciplina em tela: confessional, interconfessional e supraconfessional. Desse modo, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com professores de ER, aliadas à observação participante. Como resultado, verificou-se, na escola pesquisada, a presença da ideologia de religiões cristãs neste tipo de ensino, o que implicou em dificuldade de trato com a laicidade e a diversidade religiosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Klein, Remí. "Ensino Religioso: expectativas e perspectivas discentes em formação docente." Revista Pistis Praxis 2, no. 2 (September 29, 2010): 253. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v2i2.10693.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia a importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, uma vez que, pela legislação vigente em âmbitos nacional e estadual, não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O artigo abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na disciplina em cursos de Licenciatura em Pedagogia em Institutos de Ensino Superior (IES) na região metropolitana de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santos, Gláucio Antônio, Marco Antônio Torres, and Marcus Vinícius Fonseca. "Laicidade da educação em questão: encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana." Horizontes 34, no. 1 (July 26, 2016): 69. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.341.

Full text
Abstract:
ResumoBaseado em recorte de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto, o estudo investigou como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa foram abordadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana (MG). A formação era oferecida aos professores de ensino religioso das redes pública e privada pela Secretaria de Estado da Educação/SRE Ouro Preto e Arquidiocese de Mariana. Adotou-se análise qualitativa, pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionários para identificar a proposta pedagógica das reuniões e compreender e analisar como a diversidade religiosa e o conceito de Estado laico eram abordados. Os resultados mostraram que a diversidade religiosa não foi respeitada, o Estado não regulou tais práticas pedagógicas e que as formações podem ser consideradas inadequadas para formação de professores, considerando os princípios da escola pública e laica.Palavras-chave: Ensino Religioso; Laicidade; Diversidade Religiosa.Secularity of Education in question: religious education meetings in Ouro Preto and Mariana citiesAbstractBased on part of a research carried cut in the Graduate Program in Education presented to the Federal University of Ouro Preto, the study investigated how the secular nature of the Brazilian State and religious diversity were addressed in the Methodology Meetings and Religious Teaching of Philosophy in the three hundred years cities of Ouro Preto and Mariana (MG). The training was offered to religious education teachers in public and private schools by the Ministry of Education/SRE Ouro Preto and Mariana Archdiocese. It was adopted a qualitative analysis, documentary research, participant observation, semi-structured interviews and questionnaires to identify the pedagogical proposal of the meetings and understand and analyze how religious diversity and the concept of secular state were addressed. The results showed that religious diversity is not respected, the state did not regulate such teaching practices and that training may be considered inadequate teacher training, considering the principles of public and secular school.Keywords: Religious Education; Secularity; Religious Diversity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Smarjassi, Célia. "Ensino Religioso e a gestão educacional: uma análise a partir da ética complexa de Edgar Morin." Revista Pistis Praxis 6, no. 2 (September 13, 2014): 497. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds06.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre a gestão do Ensino Religioso na condição pós-moderna na qual a relação com o divino não seja mais pautada pelo medo, pela superstição e, principalmente, pelo fundamentalismo e pela violência, mas pelo princípio ético da solidariedade, do respeito, do reconhecimento mútuo e da tolerância. Elencar desafios impostos à gestão escolar, sobretudo na complexidade do contexto atual, representa um problema ainda maior quando se busca promover um ensino público de qualidade que respeite as diferenças culturais, religiosas e individuais dos educandos, sem, contudo, recair numa orientação para valores. Essa eta exige do gestor mais do que competência técnica e política: exige competência humana, responsabilidade social e liderança como serviço. Gerir a disciplina Ensino Religioso em uma escola laica e plural requer do gestor um cuidado especial com as regras de convivência social e democrática, buscando fundamentos, princípios e rumos que norteiem a prática desse componente curricular de modo a alcançar a equidade entre os atores envolvidos dentro da instituição escolar. Com base nos pressupostos da Teoria da Complexidade, nossa reflexão sobre o ER parte de uma perspectiva dialógica de compreensão do ER. O enfoque da ética complexa será priorizado em nossa análise crítica sobre a gestão educacional do ER. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa bibliográfica.#]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

(UEMG), Mauro Rocha Baptista. "O Ensino Religioso e a nova Base Nacional Comum Curricular." Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 16, no. 1 (December 28, 2019): 228–63. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n1.41153.

Full text
Abstract:
Com este artigo procuramos descrever os desenvolvimentos legislativos que levaram à proposta de atuação desenvolvida junto à Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Primeiramente abordando a intenção constitucional de um Ensino Religioso como disciplina obrigatória, mas de matrícula facultativa, para entender a sua presença em um estado laico, aprofundando essa relação para pensar os limites de uma prática confessional em oposição a uma ação mais influenciada pela(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Metodologia fundamental para compreender os conhecimentos que fundamentam a nova Base Nacional Comum Curricular. Por fim, essa nova tendência é usada para repensar as práticas desenvolvidas na escola em 2017 e propostas para 2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Da Silva, Paulo Julião. "A REAÇÃO BATISTA AO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A ERA VARGAS." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, no. 5 (February 2, 2021): 172. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i5.8366.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é a análise dos discursos batistas contra o ensino religioso nas escolas públicas durante a Era Vargas, os quais eram publicados n’O Jornal Batista. Os textos combatiam a instituição da disciplina como facultativa nos estabelecimentos de ensino do país. As Constituições de 1934 e de 1937 também foram alvos de críticas dos membros da referida denominação protestante, os quais acusavam seus idealizadores de destruírem o projeto republicano iniciado em 1889. Utilizamos fontes e bibliografia especializada para as discussões aqui elencadas. Na metodologia, considerações da análise do discurso nos auxiliaram no entendimento da documentação utilizada. Espera-se com o texto aqui apresentado, contribuir com as discussões acerca do ensino religioso no Brasil, bem como sobre a sua história, sobretudo em relação às diversas reações à sua implantação no contexto em questão, particularmente da denominação protestante batista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Torres, Rusiane Da Silva, and Guilherme Paiva de Carvalho. "Ensino Religioso perante a diversidade cultural e os escritos acadêmicos: produção de um estado do conhecimento." Debates em Educação 11, no. 25 (December 23, 2019): 295. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p295-306.

Full text
Abstract:
<p>Esse trabalho apresenta como finalidade mostrar os resultados de um Estado do conhecimento (EC) realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente às produções acadêmicas relacionadas ao Ensino Religioso perante a diversidade cultural e o estudo das religiões afro-brasileiras nas escolas públicas. A metodologia adotada no artigo consistiu na análise qualitativa, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema de estudo. Como resultado, se pode perceber que, embora a temática exponha uma quantidade relevante de pesquisas, a mesma ainda apresenta aspectos pouco debatidos, em especial, no que se refere ao estudo das religiões afro-brasileiras nas aulas do Ensino Religioso.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Quinteiro, José Reinaldo de Araújo, and Rosimeire Soares da Silva. "A PRÁTICA DE PROJETOS DE SOCIABILIDADE E INCLUSÃO EM INTERFACE COM OS SABERES RELIGIOSO, FILOSÓFICO E POPULAR." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 30, no. 3 (March 3, 2021): 624. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v30i3.8279.

Full text
Abstract:
Este artigo, de natureza qualitativa, objetiva apresentar como ocorrem os saberes e a sociabilidade na metodologia de projetos do Colégio Estadual da Polícia Militar – Rio Verde. Para tanto, questiona-se: quais saberes se destacam dentro de uma unidade militar de ensino? Como a sociabilidade se manifesta? O tipo de pesquisa que se utiliza é o de campo, mediante observação in loco e sistematização dos procedimentos analisados; e bibliográfica com fundamentação teórica ancorada nas perspectivas filosófica, com enfoque na problemática pedagógica. O método investigativo é o dedutivo, uma vez que parte da premissa de que essa Unidade de ensino rompe com expectativa do senso comum de rigidez metodológica (por ser unidade militar de ensino) e vivencia uma prática de projetos inclusiva. O resultado obtido está pautado na confirmação da hipótese inicial aliada à comprovação de que essas metodologias se integram ao que se prevê nos princípios da BNCC: desenvolvimento de competências. .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Neves, Sandra Garcia, and João Luiz Gasparin. "Os princípios fundamentais de Ratke e de comênio para a universalização do ensino escolar." Revista HISTEDBR On-line 10, no. 37e (August 25, 2012): 215. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639790.

Full text
Abstract:
Há muito tempo educadores buscam entender antigas práticas educativas para identificar asexigências e necessidades do trabalho docente nos diferentes contextos. Objetiva-se, nesteestudo, conforme abordagem da metodologia histórico-descritiva, apresentar os aforismose alguns estudos de Wolfgang Ratke e de João Amós Comênio, bem como, assimilaridades entre os estudos de um e outro autor, com o intuito de comprovar a influênciade Ratke sobre Comenius. O estudo destes clássicos, na área da educação, possibilita umapercepção clarificada de como o método de ensino, naquele período, foi norteado pelopensamento religioso, econômico, cultural e político, e que práticas educativas taisinfluências impuseram. Para tal percepção, fez-se necessária uma breve caracterização dosautores e seus tratados educativos conforme estudos de João Luiz Gasparin e SandinoHoff. A idéia central deste texto é demonstrar como Comênio, na Didática Magna,manifesta muitas proposições encontradas nos princípios fundamentais do ensino de Ratkeque pretendeu, com sua Arte de Ensinar, o ensino universal. Comênio sistematizou talproposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Moraes, José Damiro de. "Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930: embates em defesa da escola nova." Educação e Pesquisa 42, no. 3 (September 2016): 741–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201609151046.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa a atuação de Cecília Meireles no combate ao decreto do ensino religioso nas escolas públicas de 1931. Esse tema adquire importância ao percebermos que alguns estudos que analisaram a trajetória de Cecília Meireles e sua relação com a educação não aprofundaram os aspectos das críticas à educação religiosa por parte dessa educadora. O objetivo do artigo é trazer novos elementos do percurso de Cecília Meireles e seu conflito com as políticas do governo provisório de Getúlio Vargas. Entre os anos 1930 e 1933, Meireles escreveu suas críticas aos acontecimentos do período na Página de Educação do jornal Diário de Notícias. Inicialmente, notamos que essa educadora assumiu de forma radical o pensamento escolanovista e com ele fundamentou suas posições em defesa da escola pública. A metodologia utilizada foi a análise das fontes primárias, a partir de suas relações com os acontecimentos históricos do período, de uma perspectiva dialética, procurando entender a produção escrita da educadora em e com o seu tempo. Constatamos no estudo o afastamento e a desilusão de Cecília Meireles quanto aos rumos do governo Getúlio Vargas. Entretanto, Meireles manteve seu otimismo na crença em uma escola que atendesse aos interesses da população brasileira, referenciada no pensamento da Escola Nova e, com isso, teceu suas críticas ao conservadorismo e à presença da religião no campo educacional brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pinho, Leandro Garcia, and Evandro Francisco Marques Vargas. "Ensino religioso no estado do Rio de Janeiro: conceitos, história e legislações." ETD - Educação Temática Digital 17, no. 2 (August 31, 2015): 308. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i2.8635593.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir a atual configuração legal do Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro, que se regulamenta pela Lei Estadual de nº 3.459, de 14 de setembro de 2000. Entende-se aqui que esta legislação fluminense não atende as premissas expressas pela Lei Federal de nº 9.475, de 1997. Para se elucidar tal discussão, recorre-se, num primeiro momento, a uma metodologia de discussão teórica de determinados conceitos, entre eles os de “laicização”, “laicidade”, “confessionalismo”, “resistência ativa”, “estrutura de plausibilidade” e “proselitismo” para tentar perceber como esses conceitos podem contribuir para se perceber a dinâmica do ER. Já num segundo momento, volta-se para a compreensão das prerrogativas legais e educacionais que envolvem o ER em sua atual configuração na Escola pública brasileira e, em especial, no Estado do Rio de Janeiro. E, em meio a esta perspectiva, sob a lente da análise histórica almeja-se perceber os meandros percorridos pelo ER nesse Estado enquanto uma política educacional que, atualmente, possibilita ao proselitismo se fazer presente no ambiente das escolas estaduais fluminenses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silveira, Daniel Barile da, and Elaine Fachini. "A EFETIVIDADE DA LIBERDADE RELIGIOSA COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL." Revista Direito em Debate 28, no. 52 (December 20, 2019): 51–61. http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2019.52.51-61.

Full text
Abstract:
Consagrado no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, os direitos fundamentais, elencados pelo princípio da dignidade da pessoa humana, atuam como fundamento do Estado Democrático de Direito, porém, somente efetivos é que se tornam concretos na vida da sociedade. Objetiva-se, através desse artigo, ponderar sobre os direitos fundamentais e sua efetividade, como o direito fundamental à liberdade religiosa, especialmente em como são implementados no ordenamento jurídico pátrio, verificando o tratamento dado à temática pelo judiciário nacional, sempre considerando a laicidade do Estado brasileiro. Sendo assim, justifica-se o pressente pela relevância e contemporaneidade do tema, pela busca do equilíbrio da garantia à liberdade religiosa como um direito fundamental, analisando também o recente julgado referente ao ensino religioso, a ADI 4439/2010. Para tanto, utilizaremos a metodologia hipotético-dedutiva, qualitativamente, colhidas em bibliografias e jurisprudência pertinentes ao assunto em questão. Conclui-se que o direito fundamental à liberdade religiosa e sua efetivação é dever do Estado, pois a ele cabe assegurar um direito igualitário de escolha e que, por ser laico, não deve ter atitudes de favorecimento de uma ou algumas religiões, para não ferir o postulado na Constituição Federal, garantindo assim, o direito fundamental à liberdade religiosa e a dignidade da pessoa em escolher sua religião ou crença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lima, Claube Camile Soares, João Francisco Magno Ribas, and Raquel Valente de Oliveira. "O sentido do jogo na Educação Infantil e no ensino fundamental: uma análise acerca da Base Nacional Comum Curricular." Revista Triângulo 12, no. 2 (May 8, 2019): 73. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v0i0.3466.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa objetivou identificar o sentido do Jogo disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil e nos distintos componentes curriculares do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais. Para isso, realizou-se uma análise documental, de caráter qualitativo, por meio da qual constatou-se que na Educação Infantil o Jogo é tido como eixo estruturante para o desenvolvimento das aprendizagens e habilidades das crianças, devendo ser trabalhado no decorrer de toda essa etapa de ensino. Já no Ensino Fundamental, dependendo do componente curricular, o mesmo apresenta-se como um conteúdo com fim em si mesmo, como na Educação Física e na Arte; como meio (metodologia) para ensinar os conteúdos específicos de cada disciplina, estando presente nas habilidades a serem por elas desenvolvidas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, História e Ensino Religioso); ou ainda encontra-se ausente, assim como na Matemática e nas Ciências. Desse modo, a cultura do Jogo, enquanto construção social, precisa ser vivenciada em um determinado tempo e espaço, levando em consideração sua importância no desenvolvimento do indivíduo durante a infância e a adolescência, ancorado por documentos de caráter educacional como a BNCC, na qual determina, norteia e orienta as práticas pedagógicas da Educação Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Costa, Matheus Oliva da. "A Busca por um Lugar do Ensino Religioso na Escola Pública Através da Interdisciplinaridade." Revista Relegens Thréskeia 2, no. 1 (July 10, 2013): 12. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v2i1.32672.

Full text
Abstract:
A interdisciplinaridade é uma chave para uma legitimação do Ensino Religioso (ER) na Educação Básica em escolas públicas. É exatamente isso que concluí-se neste paper. O objetivo aqui é propor uma legitimação do ER através de uma metodologia interdisciplinar. A falta de diretrizes para essa disciplina – em âmbito nacional e na maioria dos estados – assim como uma breve observação da sua situação nas escolas demonstra o descaso para com o ER nas escolas públicas no Brasil. Enquanto graduado em Ciências da Religião e professor de ER em Belo Horizonte (MG), o presente pesquisador pretende mostrar, a partir de suas avaliações do primeiro bimestre de 2013, como a interdisciplinaridade é um caminho interessante a um status de legitimidade ao ER. Isso, tanto para o poder público como para a comunidade escolar. As avaliações interdisciplinares são uma expressão de uma interação com conteúdos e com as(os) professoras(es) de outras disciplinas. Essa interação mostrou-se como ferramenta didática e metodológica que proporciona cientificidade ao ER, e, consequentemente, aceitação e sentido para essa disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Macedo, Murillo, and Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque. "A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 11, no. 1 (February 1, 2018): 5–22. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.7707.

Full text
Abstract:
Analisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barros, Jucyele Barbosa, Karla Thaiza Silva Freitas, Isalara Cespedes Correa, Joab Cardoso Guedes, Hérica Oliveira Santos, Jean Da Silva Oliveira, and Ana Paula Martins Guimarães. "Ciência x Religião: a didática utilizada por professores de escolas públicas de Guaraí/TO que ministram a disciplina de Evolução e possuem convicção religiosa." Educationis 5, no. 2 (November 9, 2017): 15–23. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-3047.2017.002.0002.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como princípio analisar a discordância que existe entre ciência e religião, propriamente ditas entre criacionismo e evolucionismo no âmbito educacional. Para a evolução, no livro a ‘’Origem da Espécies’’ de Darwin, todas as espécies sofrem transformações ao decorrer dos milênios de anos, e isto se contradiz quando falamos na teoria criacionista, que defende a ideia de que Deus criou os céus, a terra, e todos os seres vivos que nela habitam. Essas duas teorias voltadas para o ambiente escolar podem trazer séries de divergências, visto que isso procura compreender a prática pedagógica do docente de Biologia que professa uma fé religiosa e ministra o conteúdo de Evolução. Para entender qual a didática do professor, foi aplicado um questionário com sete perguntas semiestruturadas para onze educadores, sendo que seis questões eram fechadas de múltiplas escolhas e uma aberta, onde esta tinha o intuito de analisar a metodologia do mesmo. Foi obtido através das questões que não existe divergência entre ser professor e ser religioso, o que contrapõe a problemática inicial de adversidade entre evolucionismo e criacionismo. Essa pesquisa contribuiu para averiguar a didática do ministrador de ensino de Evolução, e que seja necessário a desconstrução da percepção de que ciência e religião não caminham juntas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Maria de Jesus Reis, and Maria do Perpétuo Socorro Ferreira dos Anjos. "Rubem Alves: educação x religião." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 28, 2021): e186101119525. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19525.

Full text
Abstract:
A preocupação de Rubem Alves com a educação e a religião está demonstrada em suas obras. Percebe-se que sua literatura possui um fundo psicanalítico agregado à vida humana em sociedade, na qual demonstra o seu cuidar nas situações do fazer pedagógico. Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre aspectos relevantes que, em suas obras, relatam a afetividade do professor no ato de ensinar. Está constituída por pesquisa bibliográfica projetada em uma metodologia de natureza qualitativa. Os Resultados mostram que há publicações que vão ao encontro do pensamento de Alves. Os dados enumerados apontam para as proposições do autor sobre a confluência entre educação e religião. Sua linguagem está revestida de subjetividade, o que faz entender toda sua inquietude diante do mundo. Em relação à educação escolar apresenta subsídios quanto ao papel do professor incentivador e afetivo no processo educativo, sobretudo, na prática do ensino religioso. Nas considerações finais, destaca-se o pioneirismo de Alves vinculado à educação e à religião, pois o seu pensar é um referencial aos fatos sociais da sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Da Silva, Sandra Kretli, and Teresinha Maria Schuchter. "A escola como território de circulação das diferenças: práticas e saberes religiosos em pauta." Momento - Diálogos em Educação 28, no. 1 (April 25, 2019): 57–76. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v28i1.8759.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os desafios do trabalho com o currículo escolar a partir do conceito de tradução cultural de Homi Bhabha e dos modos de proceder no cotidiano segundo Michel de Certeau. Problematiza ordenamentos legais no que tange ao ensino religioso e os embates políticos em torno de sua elaboração, apontando para um projeto hegemônico que cria mecanismos para se manter no contexto atual de recrudescimento do conservadorismo. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental e a análise da discursividade como forma de compreender esses embates e propor formas/forças que rompam com a ideia da diferença como monstro. Aponta que monstros são o mau encontro, a falta de riso, de afeto, de pensar diferente e de ter um espaçotempo para ser o que quiser, para acreditar no que quiser acreditar, para ser criança, para viver como criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vitor, Matheus, Virgínia Iara De Andrade Maistro, and Andréia De Freitas Zômpero. "EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." Investigações em Ensino de Ciências 25, no. 1 (May 1, 2020): 282. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p282.

Full text
Abstract:
A temática da sexualidade tem recebido nos últimos anos grande atenção por parte da sociedade, em virtude de seu viés político, social, religioso, de prevenção e manutenção da saúde dos indivíduos. Apesar disto, é comum ainda encontrarmos muitas resistências na inclusão da temática nas escolas e nas universidades. Um dos problemas comuns é a falta de preparo docente para o trabalho com tais assuntos, seja por motivos pessoais, falta de conhecimentos ou medo de serem perseguidos. Em virtude da necessidade do preparo de professores para o trabalho com os temas da Educação para a Sexualidade nas escolas, a resolução MEC nº 2, de 1º de julho de 2015, prevê a inclusão de tais temáticas nos currículos dos cursos de licenciatura das instituições de ensino; junto a ela, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (MEC, 2013b) também fazem menção para inclusão dos temas na formação docente. Em virtude disso, esta pesquisa teve por objeto de estudo as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da rede pública estadual do Paraná, a fim de identificar se os conteúdos da Educação para a Sexualidade, previstos nas diretrizes que norteiam o curso, estão sendo incluídos e, dentre eles, quais estão sendo priorizados por essas instituições. Com o auxílio da metodologia da Análise de Conteúdo, constatou-se que as temáticas voltadas para os estudos da sexualidade estão sendo incluídas na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas destas instituições, porém, de forma heterogênea, entre assuntos voltados aos estudos biológicos e sociais, em representatividades desproporcionais, quando comparadas entre si. Por fim, com esta pesquisa pode-se observar que as instituições de ensino analisadas ainda apresentam uma certa resistência quanto à inclusão das temáticas da sexualidade em seus currículos, e, quando isto ocorre, os assuntos direcionados à área biológica ganham maior destaque, quando comparados a outros temas ligados ao afetivo ou social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Karla Alves Vieira, Wellida. "Jurema Sagrada em sala de aula: desafios e prática no Ensino Religioso." Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 15, no. 1 (January 19, 2019): 197–216. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.39955.

Full text
Abstract:
O presente artigo surge a partir das reflexões feitas durante e após a conclusão de nossa dissertação no Programa de Pós graduação em Ciências das Religiões da UFPB, Brasil. Temos como objetivo apresentar a relevância da abordagem das temáticas afro-indígenas em sala de aula, dando ênfase ao culto da Jurema Sagrada, manifestação religiosa muito presente no Nordeste brasileiro, vinculada diretamente as matrizes indígenas, com representação significativa na Umbanda. Buscamos situar a temática a partir da lei 11.645 de 10 de março de 2008; da Declaração Sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, aprovada pela resolução 47/135 da Assembleia Geral da ONU de 18 de dezembro de 1992; e o Art. 33 da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases Nacionais). Nos remeteremos ainda a outros referenciais como o PCENER do FONAPER, que articulam e norteiam a necessidade dessas inserções temáticas no cotidiano escolar. A partir do trabalho de campo feito tanto no espaço escolar quanto no espaço religioso, buscamos refletir sobre as metodologias para a efetivação dessas abordagens na sala de aula e propomos aqui uma ação didática como uma forma sugestiva de ação educativa efetiva aos docentes do Ensino Fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Beca, Juan Pablo. "La enseñanza de la ética profesional a estudiantes de derecho: análisis de caso." Derecho y Justicia, no. 6 (August 9, 2018): 145. http://dx.doi.org/10.29344/07196377.6.1423.

Full text
Abstract:
ResumenEl trabajo analiza el curso Ética Profesional en la carrera de Derecho en la Universidad Católica de Temuco. Examina la forma como se abordaba la ética profesional antes de la creación del curso, y lo que ha ocurrido con él a través de sucesivos cambios curriculares y la introducción del modelo por competencias. El curso aporta al sello identitario, mediante un enfoque multidisciplinario. El curso ha vinculado teoría y práctica, desde que comenzó a implementarse, hasta llegar actualmente a comprenderlo en la lógica de competencias. Esta mirada implica formar a los estudiantes para resolver dilemas éticos, lo que se hace mediante la metodología del ver–juzgar–actuar. Esta metodología de discernimiento es propia de la tradicióncatólica, pero se usa en este contexto sin un cariz religioso. El método en cuestión permite ir educando la autonomía a fn de tomar decisiones. Se analiza la importancia de contextualizar la enseñanza ética y la forma como esto se ha hecho en el curso. Finalmente se aborda la relevancia de formar la conciencia ética de los estudiantes.Palabras clave: Experiencia de enseñanza – Ética profesional –Método de discernimient.ResumoO artigo analisa o curso de Ética Profssional na Escola de Direito na Universidade Católica de Temuco. Examina a forma de como abordar a ética profssional antes da criação do curso, e o que tem acontecido com ele através de sucessivas mudanças curriculares e a introdução do modelo de competências. O curso aporta ao selo de identidade, através de uma abordagem multidisciplinar. O curso tem ligado teoria e prática, desde que começou a se programar até chegar atualmente a compreendê-lo na lógica de competência. Este olhar implica formar aos estudantes para resolver dilemas éticos, o que é feito pela metodologia do ver-julgar-agir. Este método de discernimento é próprio da tradição Católica, mas é usado neste contexto, sem um aspecto religioso. O método em questão permite ir educando na autonomia com a fnalidade de tomar decisões. Analisa-se a importância de contextualizar o ensino da ética e a forma como isso tem sido feito no curso. Finalmente se aborda a relevância de formar consciência ética dos estudantes.Palavras-chave: Experiência de ensino - Ética Profssional - Método de discernimento.AbstractThis paper analyses the Professional Ethics course at the School of Law of Universidad Católica de Temuco. It reviews the way in which ethics was addressed before the course was created, and what has happened with it through the subsequent curricular changes and the implementation of a competency based model. The course contributes to the seal of identity through a multidisciplinary approach. Theory and practice have been progressively bound together since the course was introduced, to reach a point, nowadays, in which the course is understood within the logic of competencies. This point of view implies educating students for solving ethical dilemmas, which is done through the see–judge–act methodology. This discernment methodology belongs to the Roman Catholic tradition, but is used in this context without its religious complexion. This method allows educating autonomy in order to make decisions. It also analyses the importance of contextualizing ethics education and the way in which this has been done in the course. Finally, it addresses the relevance ofcreating an ethical consciousness of the students.Keywords: Teaching experience – Professional Ethics – Discernment method
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Borba, Wellington Gabriel de. "A MITOLOGIA DOS ORIXÁS EM AULAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O ENSINO E OS DIÁLOGOS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA." Revista Inter Ação 44, no. 2 (August 6, 2019): 294–308. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v44i2.56525.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é narrar uma experiência pedagógica sobre o ensino de Geografia para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública e que teve como conteúdo as bacias hidrográficas e tema transversais a mitologia dos orixás e a tolerância religiosa. A metodologia envolve observações empíricas sobre os alunos e os espaços religiosos nos quais eles se inserem. As revisões da legislação que fundamenta e torna necessário o trabalho do professor envolvendo esse conjunto de temas, as publicações a respeito das religiões de matriz africana, a abordagem das mesmas em sala de aula, a literatura e a mitologia dos orixás. Estes passos permitiram elaborar um plano de aula sobre de bacias hidrográficas que destrinchou em discussões e ensinamentos sobre preconceitos religiosos e sobre a mitologia dos orixás e das religiões que neles acreditam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, José Roberto Limas Da. "A encruzilhada metodológica das ciências da religião, em face do ensino religioso." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 01, no. 02 (February 13, 2019): 52–73. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/ciencia-da-religiao/encruzilhada-metodologica.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério, Edile Maria Fracaro Rodrigues, and Vicente Paulo Alves. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA." Revista Diálogo Educacional 10, no. 29 (July 7, 2010): 171. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i29.3082.

Full text
Abstract:
A dimensão continental do país e a carência de uma formação específica para o Ensino Religioso, especialmente a partir da alteração do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, trouxeram o desafio de um processo formador. Para levantar o perfil dos cursos de Ensino Religioso e suas diferentes concepções, foi feito um mapeamento a partir de documentos disponibilizados pelas instituições de ensino pela internet no período de novembro de 2008 a fevereiro de 2009. Os dados apontam que está sendo gerado um Programa de Formação de Professores em Exercício preocupado com a qualidade dos cursos e seus ambientes de aprendizagem. Os cursos pesquisados apontam atividades de ensino que se articulam em torno de metodologias e que envolvem o uso das tecnologias da informação e comunicação, a exposição de conteúdos por meio de encontros síncronos e assíncronos. A composição das disciplinas oferece ao professor um conhecimento global sobre as grandes religiões que existem no Brasil, mas ressaltamos que o Ensino Religioso não visa ao estudo de religiões e nem pretende ser uma complementação filosófica na escola. Por isso, é preciso prosseguir retomando a prática e a teoria para uma reflexão sobre a ação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

LOURENÇON, Jorge Luís dos Santos, and Ana Maria Ortega ALONSO. "A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 4.439 EM FACE DAS TEORIAS DA CONSTITUIÇÃO DE HANS KELSEN E CARL SCHMITT." UNIFUNEC CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR 10, no. 12 (June 10, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.24980/ucm.v10i12.4168.

Full text
Abstract:
No século XX, os pensadores Hans Kelsen e Carl Schmitt travaram um embate sobre a quem incumbiria a guarda da Constituição. Para aquele, a tarefa seria de um órgão técnico, qual seja, uma corte constitucional, capaz de uma análise de compatibilidade entre normas de hierarquia superior com as de hierarquia inferior. Para Schmitt, por outro lado, ao chefe de Estado caberia tal responsabilidade, por ser detentor da vontade política e, assim, mostrar-se afim aos anseios populares; sendo a Constituição uma decisão política, o representante do povo teria legitimidade para protegê-la, de acordo com a vontade pública. Discute-se, neste estudo, a qual teoria o Supremo Tribunal Federal se aproximou, quando do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.439, em que se decidiu pela compatibilidade do ensino religioso de natureza confessional e matrícula facultativa, na rede pública de ensino, com a Constituição Federal de 1988, isto é, se a argumentação desenvolvida pela Corte Maior se reveste de caráter técnico, como pretendia Kelsen, ou se consideram os pensamentos do povo brasileiro, como defendido por Schmitt. Conclui-se que, pela análise de votos dos Ministros do Pretório Excelso, a argumentação técnica restou vencida por uma argumentação jurídica e de ordem política, em consonância com a vontade popular, distanciando a atuação do STF da guarda da Carta Política tal como pretendida por Hans Kelsen. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica, sob o método dedutivo. THE DIRECT UNCONSTITUTIONALITY ACTION 4.439 UNDER HANS KELSEN’S AND CARL SCHMITT’S CONSTITUTIONAL THEORIES PERSPECTIVE ABSTRACT In the 20th century, Hans Kelsen and Carl Schmitt raised an issue about who was responsible for The Guardian of the Constitution. For Kelsen, a technical body would be held responsible, wherever, a constitutional court, qualified to a compatibility analysis between superior hierarchy and inferior hierarchy. For Schmitt, on the other hand, the Head of State would bear such responsibility, for being the holder of the political will, and thus depicting popular aspirations; being the Constitution a political decision, the representative of the people would have the legitimacy to protect it, in accordance with the will of the people. In this study, it is discussed which theory the Supreme Court approached, in the judgment of Direct Unconstitutionality Action 4.439, in which, it was decided in favor of the compatibility of the confessional natural theology nature and the elective enrollment in public school systems, with the Federal Constitution of 1988, that is, if the arguments developed by the Major Court holds a technical character, as Kelsen intended, or if they consider the thoughts of Brazilian people, as defended by Schmitt. It is concluded that, by the analysis of the votes of the Ministers of Praetorium Excelso, the technical argument was defeated by a legal and political argument, in agreement with the popular will, intervening the performance of the STF from the custody of the Political Charter as intended by Hans Kelsen. The methodology used was the literature review, under the deductive method. Keywords: Direct Unconstitutionality Action. Hans Kelsen. Carl Schmitt. Theory of Constitution. Secularism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Couto, Vinicius. "Entre a verdade e a heresia: representações iconográficas de Jacó Armínio como um herói reformador e perturbador da religião." Caminhando 25, no. 2 (September 29, 2020): 77–99. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v25n2p77-99.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa duas das principais figuras da cultura visual inglesa dos séculos XVII e XVIII em que o teólogo holandês Jacó Armínio foi retratado de maneira antitética. Numa delas, ele foi apresentado juntamente com os reformadores protestantes primitivos e alguns ícones católicos de importante contribuição para o humanismo cristão; noutra figura, ele foi descrito visualmente como um perturbador da religião e um inimigo da Igreja da Inglaterra. Ambas as figuras foram baseadas em outras mais antigas que visavam demonstrar de modo hagiológico os principais contribuintes da reforma protestante. Enquanto a mais recente considera Armínio uma personagem importante, as mais antigas simplesmente o ignoram. Para analisar todas essas figuras, o presente ensaio toma como base as metodologias de Wölflin e Panofsky, a fim de averiguar e apresentar o pano de fundo histórico, cultural e religioso que empreendeu uma batalha pela (in)tolerância religiosa no contexto europeu, sobretudo na Inglaterra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography