Academic literature on the topic 'Ensino Secundário Geral de Moçambique'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino Secundário Geral de Moçambique.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino Secundário Geral de Moçambique"

1

Vilanculo, Amélia Ernesto Chissengue, and Estela Pinto Ribeiro Lamas. "As causas do fraco domínio do Português pelos alunos do ESG em Moçambique." Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente 3, no. 2 (January 7, 2020): 41–53. http://dx.doi.org/10.37334/riesa.v3i2.41.

Full text
Abstract:
Este estudo versa sobre o fraco domínio da língua portuguesa (LP) pelos alunos do Ensino Secundário Geral (ESG) e tem como objectivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória que realizamos na Escola Secundária de Mucoque (ESM) sobre as causas do fraco domínio do português pelos alunos do ESG. Para respondermos a este objectivo, optamos por uma abordagem qualitativa e, para a recolha de dados, realizamos entrevistas, questionário e observação, envolvendo estudantes de uma turma da 12.ª classe, ano lectivo de 2019, professores de LP, pais e/ou encarregados de educação, na Escola Secundária de Mucoque, distrito de Vilankulo, província de Inhambane. A pesquisa aponta como causas do fraco domínio do português: a exclusão das línguas maternas no ESG; o uso da mesma metodologia de ensino e a inflexibilidade dos programas de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosário Jorge DANIEL, Óscar, and Geraldina De Lurdes Paia GUEZE. "L´ÍNGUA PORTUGUESA: FACTOR DETERMINANTE DE DESIGUALDADE SOCIAL NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL." Linguagem: Estudos e Pesquisas 23, no. 1 (June 4, 2020): 57–73. http://dx.doi.org/10.5216/lep.v23i1.63774.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objectivo compreender o processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Secundário Geral, tendo em conta os alunos provenientes do Ensino Bilingue, em Moçambique. E, especificamente pretendeu-se avaliar o impacto do Ensino Bilingue no Ensino Secundário Geral onde as aulas são ministradas em Língua Portuguesa e propor algumas políticas educacionais a fim de minimizar as desigualdades sociais entre os alunos provenientes do ensino bilingue e os do monolingue. Para alcançarmos estes objectivos, desenvolvemos uma pesquisa de carácter descritivo que consistiu na observação e análise dos factos colhidos da realidade, procurando classificá-los, explicá-los e interpretá-los. Realizada a pesquisa concluiu-se que os alunos provenientes dos dois sistemas de ensino apresentam grandes dificuldades de comunicação em língua portuguesa. Associando-se a isso, estão também os professores que apresentam muitas deficiências no uso de métodos que possam levar os alunos a desenvolverem as quatro habilidades linguísticas (ouvir, ler, falar e escrever), devido a uma série de factores, com destaque para a falta de uma pré-formação nas didácticas de ensino do Português como L2 e ausência de capacitações sistemáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Alexandre Alvaro, and Celso João Carminati. "A presença da disciplina de filosofia no currículo escolar de Moçambique." Educação Online 14, no. 31 (July 10, 2019): 105–21. http://dx.doi.org/10.36556/eol.v14i31.593.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisamos o atual contexto da presença da disciplina de filosofia, no ensino secundário geral do segundo ciclo (11º e 12º anos de escolaridade), de Moçambique, contextualizando historicamente sua configuração e as condições do ensino. Os resultados indicam que o ensino da filosofia nesse nível é ministrado com objetivos predefinidos, com potencial para uma aprendizagem significativa. Já a pesquisa é utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem. Há diversas lacunas a registrar: ratio conteúdos, carga horária semanal, acervo bibliográfico abaixo das necessidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lemos, Amélia Francisco Filipe da C. "Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique." Educar em Revista 34, no. 69 (June 2018): 17–32. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57228.

Full text
Abstract:
RESUMO No presente texto pretendo fazer uma revisão bibliográfica à volta das principais questões ligadas à educação e ao ensino-aprendizagem em Moçambique no que concerne o ensino primário e secundário geral. Interessa-me sobretudo analisar três questões que julgo cruciais para a educação escolar em Moçambique, a saber: a) A definição da política linguística, b) as línguas e o sistema educativo e, c) Oensino-aprendizagem num contexto multilingue e plurilingue. Essas três questões que são amplamente abordadas por estudiosos e universitários na área da linguística e da sociolinguística devem, a meu ver, contribuir para uma reflexão à volta do que é preciso mudar ou melhorar no sistema educativo em Moçambique, para que o sucesso escolar não seja uma utopia. Servir-me-ei de conceitos como, multilinguismo, plurilinguismo, pluricultura e intercultura, cruzando deste modo as áreas da linguística, da sociolinguística e da antropologia cultural, para tentar verificar sob que prisma os textos que escolhi para minha análise (Menezes, 2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) abordam a questão da educação em Moçambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Culimua, Aristides Silvestre. "avaliação escolar no Ensino Secundário em Moçambique e os indícios de uma educação excludente." Revista de Educação Popular 20, no. 3 (December 30, 2021): 103–21. http://dx.doi.org/10.14393/rep-2021-61575.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a analisar as implicações decorrentes dos processos de avaliação vigentes no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo – ESG2, em Moçambique. Teoricamente, mobilizaram-se as categorias sociológicas de educação, nomeadamente, os ritos de instituição/consagração social, e o capital cultural/linguístico. Tais conceitos assumiram um papel proeminente para o desvelamento da essência dos princípios que subjazem o Regulamento de Avaliação adotado no ESG2. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa com alguns retoques quantitativos, servindo-se do método hermenêutico, o qual possibilitou a análise das fontes bibliográficas e documentais inerentes à educação moçambicana. Os argumentos aqui discorridos sugerem o estabelecimento de políticas educacionais mais condizentes à precariedade social e ao capital cultural/linguístico que marcam a grande maioria de alunos, assim como à promoção da desejável inclusão e justiça escolar no interior do sistema de ensino, prevista legalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Deixa, Geraldo Vernijo, Rosalino Subtil Chicote, and Laurindo Sobra. "Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 15, no. 33 (June 30, 2019): 88. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5931.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cabecinhas, Rosa, and Sara Laisse. ""Quem Quer Ser Apagada?" Imagens de Mulheres em Manuais de História no Ensino em Contexto Moçambicano." Vista, no. 8 (November 3, 2021): e021010. http://dx.doi.org/10.21814/vista.3517.

Full text
Abstract:
Neste artigo iremos discutir a forma como as mulheres são representadas nos manuais de história em vigor no segundo ciclo do ensino secundário geral em Moçambique: qual o lugar das mulheres nos manuais na história de Moçambique? Quais as mulheres com nome, com rosto ou com voz nos manuais escolares? Como é descrita a sua agência histórica? Para responder a estas questões realizámos uma análise sincrónica, multimodal e comparativa da forma como as mulheres são representadas nos manuais de história da 11.ª e da 12.ª classes. A análise efetuada demonstra profundas assimetrias nas representações de género, quer no que concerne aos conteúdos de ensino, quer no que toca às fontes e à iconografia. Os manuais apresentam um quadro historiográfico assente na liderança masculina, enquanto as mulheres são apresentadas confinadas aos papéis tradicionais de género, com raras exceções. Tendo em conta a escassez de estudos referentes às representações de género, interseccionalidades e ensino de história em Moçambique, neste trabalho, analisamos o modo como texto e imagem contribuem para o apagamento da agência das mulheres nos manuais escolares de história. Prestamos particular atenção às imagens de mulheres e discutimos o potencial das imagens para o combate ao sexismo e para a descolonização do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Samuel Antonio de, and Valmir Flores Pinto. "Elementos de cidadania e ética no ensino de filosofia no ensino médio em Moçambique." REVES - Revista Relações Sociais 5, no. 1 (January 23, 2022): 13783–01. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13783-01e.

Full text
Abstract:
Os resultados dos estudos sobre cidadania e ética, baseados nas entrevistas, nos documentos e livros didáticos consultados, ainda há uma concepção bastante “livresca”. Na vida real do povo moçambicano, especialmente na região pesquisada, Cabo Delgado, nordeste de Moçambique, o mundo educacional ainda reflete a falta de cidadania e ética na sociedade como um todo, em particular quando se trata de acesso aos bens essenciais relacionados à educação, saúde e qualidade de vida. Em termos metodológicos, efetuou-se revisão bibliográfica e documental sobre os temas com enfoque qualitativo, recolha de dados a partir da realização de entrevistas com professores do ensino médio em três escolas. A técnica utilizada foi a aplicação de questionário, dividido em aberto e fechado. Os resultados foram obtidos a partir de um recorte da pesquisa da dissertação em nível de mestrado acadêmico sobre o “Currículo de filosofia no ensino secundário geral do 2º ciclo em Moçambique”. Optou-se por duas categorias que surgiram a partir das entrevistas: a cidadania e a ética. O desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico-reflexivo permite o aprimoramento do educando como pessoa, faz uma alusão importante a formação da ética. A cidadania, por sua vez, deve ser entendida como consciência e atitude de respeito universal e liberdade, conviver em sociedade e formação política. Pois, a formação política exige e permite a participação democrática, o respeito às opiniões, aos estilos de vida de cada cidadão e o engajamento na construção de uma sociedade livre, autônoma e democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gandra, Lucas Pereira, Karoline Borges de Medeiros, and José Mateus do Nascimento. "Paulo Freire e o currículo de química do ESG de Moçambique: breves reflexões acerca dos documentos disponibilizados pelo INDE/MEC." HOLOS 3 (June 23, 2016): 137. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.2380.

Full text
Abstract:
O presente artigo foi formulado a partir de um estudo bibliográfico acerca do currículo da disciplina de química do Ensino Secundário Geral de Moçambique e de outros documentos orientadores do mesmo que são disponibilizados aos professores do país. E com base em alguns trabalhos de Paulo Freire sendo o principal utilizado, a Pedagogia do Oprimido, buscamos identificar e estabelecer algumas concordâncias entre as ideias do educador brasileiro com os documentos disponibilizados pelo INDE/MEC. Foi possível a identificação de três importantes concordâncias que estão intrinsecamente relacionadas à utilização de temas geradores, a articulação entre os saberes populares e os saberes científicos e uma visão de ensino centrada no aluno onde o mesmo atua como cidadão ativo do seu processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tete, Acacio Augusto. "ABORDAGEM DO GÉNERO TEXTUAL PUBLICIDADE COMERCIAL NA SALA DE AULA." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 3, no. 2 (November 1, 2021): 54–81. http://dx.doi.org/10.36732/riep.v3i2.100.

Full text
Abstract:
Este artigo comporta duas componentes: teórica e prática. Na primeira, com base na consulta bibliográfica, discutimos o conceito de géneros textuais e sua importância no ensino de língua portuguesa em Moçambique. Foi constatado que o currículo do Ensino Secundário Geral não prevê a abordagem dos géneros provérbio e adivinha, textos característicos dos povos bantu. Por outro lado, nos livros da 11ª e 12ª classe, há maior predominância de géneros textuais de base escrita em relação aos de tradição oral, o que atenta contra a cultura, compromete a expressão oral dos aprendentes e sua inserção na sociedade. Portanto, há necessidade de reflexões profundas e favoráveis ao aluno, tal como na 9ª classe, estrategicamente, o texto verbal e não verbal não são conceituados conforme o verbal e extraverbal de Bakhtin. A segunda componente está corporizada por uma proposta de sequência didáctica sobre publicidade comercial, à luz da realidade moçambicana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ensino Secundário Geral de Moçambique"

1

Cabrera, Migdalia Rodríguez. "O ensino de física em Moçambique: um estudo do currículo prescrito da 8ª Classe do Ensino Secundário Geral." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10357.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:32:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Migdalia Rodriguez Cabrera.pdf: 897286 bytes, checksum: a9bc15b06b17f0a4cf4bacb39a85d250 (MD5) Previous issue date: 2012-04-25
This research aimed to describe, characterize and analyze the prescribed curriculum of 8th Grade of discipline of physics in Secondary School in Mozambique and its relations with the curriculum expressed in the documents of previous years. It s delimited the following hypothesis: the official policy proposals which governing the current Mozambican educational system arise from global reform movement governed by international organisms. As methodological procedure was carried a documental research in which it s important to highlight the existence and access to official proposals which normalize and guide the discipline of physics in secondary school and the curriculum programs of the discipline of physics in the 8th Grade (2004, 2006 and 2008) in Mozambique belonging to the political actions and components of the thematic field of Science Teaching. In the documental analysis were included the official proposals which regulate the teaching process of discipline of physics in the 8th Grade of General Secondary School in the Mozambican educational system: Five-year Program of Government (2005 2009), Strategic Plans of Education and Culture (1999 2003) and (2006 2010/2011), the Curricular Plan of the General Secondary School (2007) and the Curricular Programs of Physics the 8th Grade (2004, 2006 and 2008) of the General Secondary School. In the data analysis, we seek to select and classify the principles and standards of action adopted, based on the contributions of Chervel (1990), Goodson (1997) and Gimeno Sacristán (1998 and 2000). The introduction of new Curricular Programs in the 8th Grade of General Secondary School didn t result positive changes for the teaching of physics at the prospect of delivering broader and deeper education. Otherwise, cause movements in the area four proposals in five years. The few changes have made teaching more pragmatic, impoverished and prepared for market
Esta pesquisa teve como objetivo descrever, caracterizar e analisar o currículo prescrito da 8ª Classe da disciplina de Física no Ensino Secundário em Moçambique e suas relações com o currículo expresso nos documentos dos anos anteriores. Delimita-se a seguinte hipótese: As propostas políticas oficiais que regem o sistema educacional moçambicano atual decorrem de movimento mundial de reformas regidas pelos organismos internacionais. Como procedimento metodológico foi realizado estudo documental em que importa destacar a existência e o acesso às propostas oficiais que normalizam e orientam a disciplina de Física no Ensino Secundário, e os programas curriculares da disciplina de Física da 8ª Classe (2004, 2006 e 2008) em Moçambique que são parte de ações políticas e integrantes do campo temático do Ensino de Ciências. Na análise documental foram incluídas as propostas oficiais que regulam o processo de ensino da Disciplina da Física da 8ª Classe no Ensino Secundário Geral no sistema educacional moçambicano: Programa Quinquenal do Governo (2005-2009); Planos Estratégicos de Educação e Cultura (1999-2003) e (2006- 2010/2011), o Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (2007), e os Programas Curriculares de Física da 8ª Classe (2004, 2006 e 2008) do Ensino Secundário Geral. Na análise de dados procurou-se selecionar e classificar os princípios e normas de ação adotados, com base nas contribuições de Chervel (1990), Goodson (1997) e Gimeno Sacristán (1998 e 2000). A introdução dos novos Programas Curriculares da 8ª Classe do Ensino Secundário Geral não redundou em mudanças de melhoria para o ensino da disciplina de Física na perspectiva de fornecer formação mais ampla e profunda. Ao contrário ocasionam movimentos na área com quatro propostas em cinco anos. As poucas modificações realizadas tornaram o ensino mais pragmático, empobrecido e preparador para o mercado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chambisse, Ernesto Daniel. "Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9949.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao ERNESTO DANIEL CHAMBISSE.pdf: 302415 bytes, checksum: da2f26ae38346f8abd51bad512289378 (MD5) Previous issue date: 2006-08-03
This dissertation examines the conditions under which happens Philosophy teaching in ESG II (Grades 11 and 12) in Mozambique, by testing the hypothesis that the way Pilosophy is taught at the moment does not contribute to enhacing its potencial for significant learning in the classroom. The work departs from observations of Philosophy teaching practice carried out by teacher trainees from the Universidade Pedagógica. It was made a revision of specialized and complementary literature and a field research in three selected schools one for pre-testing and the other two for in-depth research. The methodological approach is based on qualitative research in the form of a case study. The results of this research lead to the conclusion that there is a need of urgent changes in the conditions under which Philosophy and other ESG II subjects are taught, such as: precarious working conditions, lack of teachinglearning materials, lack of stimuli for the teachers, excess of rigor in MEC planning. This dissertation demonstrate the potential contributions of Philosophy in enhancing the teaching-learning process in Philosophy and other subjects of the curriculum and it has as a purpose the improvement of teaching, especially of Philosophy teaching in Mozambique
Este estudo analisa as condições em que o ensino de filosofia se realiza no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique, procurando testar a hipótese segundo a qual a forma como aí se ensina a Filosofia não contribui para a realização da sua potência de aprendizagem significativa na sala de aulas. O estudo tem origem em preocupações vivenciadas no acompanhamento das práticas e estágios pedagógicos dos futuros professores de filosofia em formação na Universidade Pedagógica. Foi realizada uma revisão da bibliografia referente ao tema e um trabalho de campo em 3 escolas previamente seleccionadas, sendo uma para pré-testagem e outras duas para o trabalho mais profundo. A abordagem metodológica baseou-se na investigação quantitativa e foi orientada para o estudo do caso. Os resultados da pesquisa apontam para uma necessidade premente da mudança nas condições em que decorre o ensino de Filosofia e de outras disciplinas nas escolas moçambicanas do 2º ciclo. Constatou-se a existência de falhas que se revelam, entre outras, em condições precárias de trabalho, falta de material didáctico, superlotação das turmas, falta de estímulos para os professores, rigidez nas planificações do Ministério da Educação e Cultura. Na conclusão procura-se apresentar uma breve proposta tendo em vista o melhoramento das condições do ensino e muito especialmente do ensino de Filosofia em Moçambique
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ossofo, Abudo Atumane. "As configurações geométricas dos artefactos culturais Emákhuwas: um estudo sobre as possibilidades do seu uso didáctico nas aulas de matemática- Caso do 1o Ciclo do Ensino Secundário Geral." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9918.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CED - Abudo Atumane Ossofo.pdf: 1938384 bytes, checksum: 73743040e0871d3f8b43d08f538b5d7f (MD5) Previous issue date: 2006-08-02
From my personal experience as a student and as well as a Mathematics teacher in the general secondary level for many years shows that Mathematics is considered one of the school subjects which is the most difficult to learn. This situation leads to its rejection by many students. One of the causes leading to that rejection is related to the inadequate approach in the teaching process, as it lacks contextualization within social cultural framework. The present research tends to suggest possible ways to explore and use the emákhuwa cultural artifacts for pedagogical purposes in the teaching of Mathematics as a way of contextualization of the learning process in local context. This view is supported by the fact what the author is a emákhuwa descendant who has noticed that some of emákhuwas artifacts incorporate some mathematical elements which could be explored within the school learning context. This research is supported by studies in the field of ethnomathematics and mathematics education. Several researches in this field include published works of Paulo Gerdes and Ubiratan D´Ambrósio. These authors as well as many others, point out that learning from resources, which are linked with peoples cultural background will enable them to appreciate. The learning of mathematics more sense of reality and to build more confidence and secure in the learning process. This research shows the possible ways of incorporating local artifacts in the teaching of Mathematics discussed by students who are talking up the Bachelors Course in teaching Mathematics of UP Nampula
Da minha experiência pessoal como aluno e como professor de Matemática durante vários anos, constatei que a Matemática no ensino secundário geral (da 8a a 12a classes) é considerada, pelos alunos, como uma das disciplinas escolares mais difíceis de aprender. Aponta-se, como um dos motivos das dificuldades dos aluno a falta de contextualização social e cultural do seu processo de ensino e de aprendizagem. A presente pesquisa fazer uma abordagem sobre as possibilidades de exploração didáctica dos artefactos culturais do povo Amákhuwa, de Nampula, no ensino da Matemática, como forma de contextualização da aprendizagem. Esta pretensão apoiase no facto de, na minha vivência como m´mákhuwa, ter verificado que alguns artefactos culturais emákhuwas incorporam alguns elementos matemáticos que podem ser explorados no ensino escolar. Esta pesquisa encontra o seu suporte teórico em estudos realizados nas áreas da etnomatemática e da educação matemática, particularmente nas obras de Paulo Gerdes e de Ubiratan D Ambrosio. Estes autores, como tantos outros, defendem que uma aprendizagem com recursos às realizações culturais dos povos dá à Matemática mais sentido de realidade e torna os alunos mais seguros e confiantes na aprendizagem. As discussões nos workshops, realizados com os estudantes do Curso de Bacharelato e Licenciatura em Ensino da Matemática da UP- Nampula, mostram as várias possibilidades do uso destes artefactos na sala de aulas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mapatse, Maria Verónica Francisco. "A Excursão no Processo de Ensino/Aprendizagem da Geografia: Subsídios para a sua Realização no contexto da 10ª Classe na Província de Sofala-Moçambique." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9931.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Veronica Francisco Mapatse.pdf: 396286 bytes, checksum: 3d624ce8f8cda83709b3ec04043e8ac5 (MD5) Previous issue date: 2006-07-31
This present research aims to contribute with information that allow to bring back geographic excursions for everyday learning, once its absence is recognised its important as well I hereby intend to revise the theories about geography teaching methodologies with focus on direct observation and more concretely on geography excursions, so as to sustain and find alternatives for its attainment. Due to the nature of objectives and study object, the research is based on a qualitative study by developing a case study. A grade 10 rural in Sofala province was the research target. In this present study, I seek to identify the potentialities that teachers and students present, diagnosing the component excursion of geography in the Teaching and Learning Process. It also establishes the relationship between the regional geographic conditions and the geography teaching contexts. The research revealed that the geographic excursions do not take part in the everyday learning, its absence is related to difficulties of conceptualisation of excursion found in teachers and not working conditions due to large numbers of students as supposed before. This research findings motivate the feasibility of excursions in the national conditions, by doing so it could be a contribution in bringing back direct observation through school excursion, in this case elevating teachers and students activities in Teaching and learning Process in this subject, with the ultimate intention of improving the quality of education in Mozambique
A presente pesquisa perspectiva contribuir com subsídios que permitam retornar as excursões geográficas ao quotidiano escolar, uma vez ter reconhecido a sua ausência e, ao mesmo tempo a sua importância Para o efeito, faço uma revisão teórica sobre as metodologias de ensino da Geografia, sobretudo no que concerne à observação directa e mais concretamente as excursões geográficas, para encontrar sustento e alternativas para a sua consecução. Pela natureza dos objectivos e do objecto de estudo, baseio-me na pesquisa qualitativa, desenvolvendo um estudo de caso. Foi alvo de pesquisa a 10ª classe de uma escola rural da província de Sofala. Neste estudo, procuro identificar as potencialidades e constragimentos que os professores e alunos apresentam, diagnosticando a componente excursões no PEA da Geografia. Estabeleço a relação entre as condições geográficas da região e os conteúdos de ensino da Geografia. A pesquisa revelou que as excursões geográficas não fazem parte do quotidiano escolar, e esta ausência está relacionada com dificuldades de conceituação de excursões por parte dos professores, e não propriamente com as condições de trabalho, devido ao elevado número de alunos como era suposto. Estas constatações motivaram a pesquisa de excursões viáveis para as condições nacionais, de modo que esta fosse um contributo para retornar a observação directa por meio da excursão à escola, elevando deste modo as actividades dos alunos e professores no PEA desta disciplina, com intenção última de melhorar a qualidade em Moçambique .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matavele, Hilária Joaquim. "Currículo de Matemática do 2ºciclo do Ensino Secundário em Moçambique: do enunciado ao implementado." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2002. http://hdl.handle.net/10773/23113.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão Curricular
Este trabalho constitui-se como um estudo exploratório e situa-se no âmbito do conceito de adequação curricular. Ele procura compreender a adequação do Currículo de Matemática do Ensino Secundário - 2º ciclo em Moçambique, focalizando aspectos ligados à adequação cientifico-pedagógico e socioeconómica do currículo enunciado e à adequação do(s) currículo(s) implementado(s) ao currículo enunciado. Para fundamentar teoricamente a temática abordada, o estudo recorreu à revisão da literatura na área que se considerou relevante para a compreensão dos objectivos perseguidos pelo estudo A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, com apoio em questões orientadoras prévias sujeitas a reformulação e re-orientação com o evoluir do estudo e foi desenvolvida em duas fases. A primeira baseou-se na análise dos programas de matemática do ciclo em estudo e numa entrevista a dois gestores do sistema educativo moçambicano ao nível central, para procurar compreender a adequação do currículo enunciado nas perspectivas atrás referidas. A segunda consistiu num estudo empírico que se socorreu da observação de práticas pedagógicas de sete professores e de uma entrevista aos mesmos, com a intenção de analisar a adequação do(s) currículo(s) implementado(s) em relação ao currículo enunciado. Apesar das limitações da sua incidência, associadas ao seu carácter exploratório, os resultados do estudo parecem apontar para uma reduzida adequação do currículo enunciado, que se manifesta no seu alheamento dos principais contributos para a eficácia dos currículos de Matemática em geral e do nível Secundário em particular referidos na literatura e pela sua incapacidade de formar indivíduos aptos a responder aos desafios socioeconómicos do país. Por outro lado, as formas de implementação curricular parecem inadequadas, porque - embora exista uma grande preocupação de seguir o que é preconizado nos programas ao nível dos conteúdos - a gestão das aprendizagens é realizada numa lógica muito uniformista, pouco preocupada com a heterogeneidade do público escolar. Este quadro curricular reclama medidas que dotem o processo de outra dinâmica e lógica, entre as quais se destacam: - a concepção do desenvolvimento curricular como um processo integrado, - a assunção do professor como gestor do currículo com capacidade de decisão - a melhoria da competência profissional dos professores.
This is an exploratory study within the field of curricular adequacy. The study intends to understand the adequacy of the Mathematic Curriculum of the Secondary level – 2nd Grade in Mozambique, focusing that adequacy on aspects related to the scientificpedagogic and socio-economic adjustment of the planned or written curriculum and to the adequacy of the implemented curriculum to written curriculum. For the theoretical support of the thematic, a review of the literature on the subject was undertaken. The methodology used in the research followed a qualitative format, based on guiding research questions that were reformulated and re-orientated according to the evolution of the study. The research was developed in two phases. The first one was based on the a documental analysis of the Mathematic curricula of the secondary level, and on an interviews made to two central managing directors of the Educational System of Mozambique, in order to understand the adequacy of the Mathematic Curriculum in the perspectives mentioned above. The second phase consisted in an empirical study resulting of the observation of seven mathematics teachers practicum, as well as of interviews made to the very same teachers, with the intention of analysing their perceptions of the adequacy of the implemented curriculum in relation to the written curriculum. Bearing in mind the boundaries of this study, given its exploratory nature, the results seem to point towards a limited level of adequacy of the planned curriculum. This aspect is illustrated (1) by the distance of this planned official curriculum in relation to the present theoretical main contributions on the efficiency of the Mathematic curricula, in general, and to the Secondary education in particular, as referred in the literature, and (2) by the apparent incapacity of the system to educate individuals in order to make them capable of answering the socio-economic challenges of the country. Moreover, the ways by which the curriculum is implemented by teachers and schools seem also inadequate, since the management of the teaching-learning process is done in a very uniformistic, tranmissive and rigid way, little concerned with the heterogeneity of the public at schools. The results of the study illuminate the need for measures that may improve the quality of the curriculum process within new dynamics and more adequate logic, such as: - The conception of curriculum development as an integrated process, - The assumption of the teacher as a curriculum manager owning a higher degree of leadership, - The improvement of the professional competence of the teachers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matavele, Hilária Joaquim. "Currículo de matemática do 2º ciclo do ensino secundário em Moçambique: do enunciado ao implementado." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2002. http://hdl.handle.net/10773/15270.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão Curricular
Este trabalho constitui-se como um estudo exploratório e situa-se no âmbito do conceito de adequação curricular. Ele procura compreender a adequação do Currículo de Matemática do Ensino Secundário - 2º ciclo em Moçambique, focalizando aspectos ligados à adequação cientifico-pedagógico e socio-económica do currículo enunciado e à adequação do(s) currículo(s) implementado(s) ao currículo enunciado. Para fundamentar teoricamente a temática abordada, o estudo recorreu à revisão da literatura na área que se considerou relevante para a compreensão dos objectivos perseguidos pelo estudo A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, com apoio em questões orientadoras prévias sujeitas a reformulação e re-orientação com o evoluir do estudo e foi desenvolvida em duas fases. A primeira baseou-se na análise dos programas de matemática do ciclo em estudo e numa entrevista a dois gestores do sistema educativo moçambicano ao nível central, para procurar compreender a adequação do currículo enunciado nas perspectivas atrás referidas. A segunda consistiu num estudo empírico que se socorreu da observação de práticas pedagógicas de sete professores e de uma entrevista aos mesmos, com a intenção de analisar a adequação do(s) currículo(s) implementado(s) em relação ao currículo enunciado. Apesar das limitações da sua incidência, associadas ao seu carácter exploratório, os resultados do estudo parecem apontar para uma reduzida adequação do currículo enunciado, que se manifesta no seu alheamento dos principais contributos para a eficácia dos currículos de Matemática em geral e do nível Secundário em particular referidos na literatura e pela sua incapacidade de formar indivíduos aptos a responder aos desafios socio-económicos do país. Por outro lado, as formas de implementação curricular parecem inadequadas, porque - embora exista uma grande preocupação de seguir o que é preconizado nos programas ao nível dos conteúdos - a gestão das aprendizagens é realizada numa lógica muito uniformista, pouco preocupada com a heterogeneidade do público escolar. Este quadro curricular reclama medidas que dotem o processo de outra dinâmica e lógica, entre as quais se destacam: - a concepção do desenvolvimento curricular como um processo integrado, - a assunção do professor como gestor do currículo com capacidade de decisão - a melhoria da competência profissional dos professores.
This is an exploratory study within the field of curricular adequacy. The study intends to understand the adequacy of the Mathematic Curriculum of the Secondary level – 2nd Grade in Mozambique, focusing that adequacy on aspects related to the scientific-pedagogic and socio-economic adjustment of the planned or written curriculum and to the adequacy of the implemented curriculum to written curriculum. For the theoretical support of the thematic, a review of the literature on the subject was undertaken. The methodology used in the research followed a qualitative format, based on guiding research questions that were reformulated and re-orientated according to the evolution of the study. The research was developed in two phases. The first one was based on the a documental analysis of the Mathematic curricula of the secondary level, and on an interviews made to two central managing directors of the Educational System of Mozambique, in order to understand the adequacy of the Mathematic Curriculum in the perspectives mentioned above. The second phase consisted in an empirical study resulting of the observation of seven mathematics teachers practicum, as well as of interviews made to the very same teachers, with the intention of analysing their perceptions of the adequacy of the implemented curriculum in relation to the written curriculum. Bearing in mind the boundaries of this study, given its exploratory nature, the results seem to point towards a limited level of adequacy of the planned curriculum. This aspect is illustrated (1) by the distance of this planned official curriculum in relation to the present theoretical main contributions on the efficiency of the Mathematic curricula, in general, and to the Secondary education in particular, as referred in the literature, and (2) by the apparent incapacity of the system to educate individuals in order to make them capable of answering the socio-economic challenges of the country. Moreover, the ways by which the curriculum is implemented by teachers and schools seem also inadequate, since the management of the teaching-learning process is done in a very uniformistic, tranmissive and rigid way, little concerned with the heterogeneity of the public at schools. The results of the study illuminate the need for measures that may improve the quality of the curriculum process within new dynamics and more adequate logic, such as: - The conception of curriculum development as an integrated process, - The assumption of the teacher as a curriculum manager owning a higher degree of leadership, - The improvement of the professional competence of the teachers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nhatuve, Diocleciano João Raúl. "Ensino-aprendizagem do vocabulário de português como L2 em contextos multilingues - o caso do ensino secundário de Moçambique." Master's thesis, Universidade de Évora, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16326.

Full text
Abstract:
No presente trabalho reflete-se sobre o ensino, aprendizagem e desenvolvimento do vocabulário da LP em Moçambique. Todo o processo é discutido em virtude de a abordagem tradicional se centrar no ensino da gramática e da sintaxe em detrimento daquele componente linguístico imprescindível, pondo em causa o desenvolvimento equilibrado da língua devido a baixa qualidade do input vocabular a que os alunos têm acesso, na escola e na comunidade. É fundamental que todo o ensino da língua ao nível secundário focalize o desenvolvimento do vocabulário, partindo sempre de um contexto para uma aprendizagem motivada. Os aspetos linguísticos a desenvolver são todos os que conduzirem a uma autonomia linguístico-vocabular. Para tal, torna-se operatório agrupar as unidades significativas em lexemáticas e em categoremáticas/morfemáticas e, numa abordagem ecléctica, principiar por exercícios básicos e paulatinamente mais exigentes em termos lexicológicos. A avaliação, finalmente, deve consistir na competência comunicativa dos alunos; ABSTRACT: This dissertation talks about teaching, learning and improvement of vocabulary of Portuguese in Mozambique. The process is discussed because of the traditional approaches that focus on grammatical and syntactic structures, at the expense of the vocabulary. So it jeopardizes the balanced improvement of vocabulary because of the poor quality of the linguistic input that students have access at school and in their community. It is essential to focus on vocabulary in secondary school, starting always from a context in order to motivate the learners. The aspects of vocabulary teaching must be all that can lead students to their linguistic and vocabulary autonomy. So it seems appropriate to gather the words into groups of contents and grammatical words. It is recommended an eclectic approach, and to begin from the basic words and knowledge, and gradually enrich it with words from the lexicon. The evaluation, finally, should consist of communicative competence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

César, Gina Rosa Estevão. "O uso de pronomes clíticos em textos de ensino secundário e universitário em Nampula." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14226.

Full text
Abstract:
Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
A presente dissertação versa sobre a colocação de clíticos em textos escritos por alunos da escola secundária de Muatala e por alunos universitários. O objectivo é contribuir para a descrição, em textos escritos por alunos do ensino secundários e universitários, das circunstâncias do uso dos pronomes clíticos. Do estudo feito, constatamos que o uso de pronomes clíticos na posição enclítica, ao invés da posição proclítica, ocorre em orações subordinadas. Constatámos, igualmente, que em locuções verbais, tanto os informantes do ensino secundário como os de ensino superior hospedam o clítico na posição mediana da locução, o que nos induziu a afirmar que o clítico se alojou na posição proclítica ao verbo principal. Recomendamos que, no emergente Português Moçambicano, a próclise ao verbo principal, em locuções verbais seja adoptado como padrão, porque entendemos que, tanto neste caso como no uso de clítico na posição enclítica, ao invés da posição proclítica em orações subordinadas, se trata de fixação de um novo parâmetro de colocação de clíticos, uma vez outros estudos terem provado que este fenómeno ocorre em todas as camadas sociais.
This dissertation focuses on the placement of clitics in texts written by high school students Muatala and university students. The aim is to contribute to the description, in texts written by students of secondary and higher education, of the circumstances of the use of clitic pronouns. In the study, we found that the use of clitic pronouns in enclitic position, rather than the proclitic position, occurs in subordinate clauses. We note also that in verbal locutions, both informants of secondary education and higher education host the clitic in the median position of the phrase, which induces us to affirm that the clitic is housed in the main verb proclitic position. We recommend that, in the emerging Mozambican Portuguese, the proclisis to the main verb in verbal phrase is adopted as a standard, because we understand that, both in this case and in the use of clitic and enclitic position, rather than the proclitic position in subordinate clauses, it is setting a new benchmark for placement of clitics, since other studies have proven that this phenomenon occurs in all social strata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Viegas, Eugénia Manuela. "Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/18780.

Full text
Abstract:
Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
Esta dissertação pretende descrever e analisar o Manual de Português usado em Timor-Leste no 10.º ano do Ensino Secundário Geral. Procede ao enquadramento desse manual nas políticas educativas e linguísticas levadas a cabo em Timor-Leste desde a independência, com especial incidência nas do IV Governo Constitucional, cujas reformas conduziram à reestruturação completa do sistema de ensino secundário geral, no âmbito de um projeto de cooperação internacional levado a cabo com Portugal, nomeadamente com a Universidade de Aveiro, a Fundação Calouste Gulbenkian e o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Tendo em conta o contexto timorense, o Manual de Português é analisado à luz do programa e do plano curricular em vigor, tendo em conta as competências linguísticas e comunicativas dos alunos e professores, não esquecendo também as limitações existentes, quer ao nível de infraestruturas, quer de recursos humanos e materiais.
This dissertation aims to describe and analyse a textbook used in Timor-Leste to teach Portuguese language in the 10th year of general secondary education. The framework of this study is related with the educational and linguistic policies carried out in East Timor since the independence, with special emphasis on those of the IV Constitutional Government. The educational reforms in the country led to a complete restructuring of the general secondary education system, within the framework of a cooperation project carried out with Portugal, namely with the University of Aveiro, the Calouste Gulbenkian Foundation and IPAD – Portuguese Institute of Support to Development. Taking into account the East Timorese context, the textbook is analysed in the light of the current curriculum and syllabus, taking into account the linguistic and communicative skills of students and teachers, but not forgetting the existing limitations, both in terms of infrastructures and human and material resources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Estevão, Joaquina Luís. "O uso das preposições a, de, em, por e para em verbos de movimento em alunos da 12ª classe." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14190.

Full text
Abstract:
Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
A presente dissertação tem como título: O uso das preposições a, de, em, por e para em verbos de movimento em alunos da 12.ª classe. No trabalho, procura-se provar que a regência, em verbos de movimento direcionais, no Português emergente em Moçambique, possui uma grelha de regência diferente daquela que é exibida pelo Português Europeu que, neste caso, funciona com padrão em Moçambique. O objetivo Geral do estudo é descrever o uso das preposições a, de, em, por e para pelos alunos da 12.ª classe da Escola Secundária de Nampula. Os resultados do estudo demonstram que grande parte dos verbos de movimento direcionais selecionam a preposição em, em contextos em que deveriam ocorrer as preposições a, para e por.
The present dissertation with the title: The use of the prepositions “a”, “de”, “em”, “por” and “para” in verbs of motion in 12th grade students. In this dissertation, we seek to prove that the valence in verbs of directional movement, in emergent Portuguese, in Mozambique, has a different valency grid from that displayed by European Portuguese, which in this case, constitutes the standard in Mozambique. The general objective of the study is to describe the use of prepositions a (to), de (from/of), em (in), por (by) and para (to) produced by students of the 12th grade of Nampula High School. The results of the study demonstrate that the majority of directional motion verbs select the preposition em (in), in contexts in which the prepositions para (to) and por (by) should occur.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ensino Secundário Geral de Moçambique"

1

Marcos, Maria da Graça, Alcinda Barreiras, and Marisa Oliveira. MATEMÁTICA I. Silabas e Desafios, 2021. http://dx.doi.org/10.37548/mat1.2021.

Full text
Abstract:
Este livro pretende ser um contributo para as unidades curriculares de Matemática 1 ou Análise Matemática, focando aspetos considerados essenciais para os estudantes de engenharia e de ciências em geral de forma a fornecer conhecimentos base necessários para outras unidades curriculares. Os seus conteúdos resultam em grande parte da experiência das autoras no ensino destas unidades curriculares nos vários cursos de Engenharia que são ministrados no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e incluem o cálculo diferencial, o cálculo integral, as séries numéricas e séries de funções. Foi escrito tendo como premissa básica o ser acessível para qualquer estudante do 1º ano do ensino superior, considerando as bases matemáticas apreendidas no ensino secundário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bastos, Francisco Glauco Gomes. Rosalvo Florentino de Souza: um intelectual a serviço do magistério na imprensa paulista (1949 a 1957). Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.36311/2021.978-65-5954-164-5.

Full text
Abstract:
“Afirmar que Rosalvo Florentino de Souza é um intelectual a serviço da educação pode parecer estranho, uma vez que, mesmo tendo escrito por duas décadas no jornal A Gazeta, de 1949 a 1968, de acordo com a coleção de recortes que se encontravam no Instituto de Estudos Educacionais “Sud Mennucci”, sobre temas relacionados à educação, mesmo tendo participado como membro e como fundador de diversas entidades de classe ligadas à educação, mesmo tendo sido professor secundário, não se encontra na literatura sobre História da Educação, seja do Brasil, seja do Estado de São Paulo, qualquer referência a ele. Foi a partir de um levantamento feito por uma aluna de graduação sobre certos recortes de jornais deixados por ele no Instituto de Estudos Educacionais “Sud Mennucci”, que, por intermédio da professora e pesquisadora Rosa Fátima de Souza Chaloba, tomei conhecimento do legado deixado por esse baiano nascido em Caetité”. Há neste livro-tese trabalho árduo, pesquisa séria e devoção à educação e ao ensino. O professor Glauco Bastos traz, através de uma imersão em documentos gastos pelo tempo, um olhar do intelectual - Rosalvo Florentino de Souza – sobre a cultura escolar dos idos anos de 1940 a 1960. Esta obra ratifica a relevância da pesquisa documental para que se compreenda a História da Educação Brasileira e, mais ainda, para que se preencham lacunas inestimáveis de políticas públicas de ensino em São Paulo à época estudada. Por meio de um trabalho a Sherlock Holmes, Glauco Bastos se apropria brilhantemente de matérias escritas pelo articulista Rosalvo Florentino no jornal “A Gazeta” para nos presentear com uma peça extraordinária para o entendimento dos muitos caminhos percorridos pelo magistério nacional até os dias atuais. Enfim, a academia e o público em geral têm neste livro fonte de pesquisa ímpar e certeza de uma leitura profícua e agradável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ensino Secundário Geral de Moçambique"

1

Fagilde, Sarifa Abdul Magide. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM MOÇAMBIQUE." In A educação em verso e reverso: Dos aportes normativos aos aspectos operacionais 2, 230–38. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.39221090721.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ensino Secundário Geral de Moçambique"

1

Paula Quintanilha Bastos de Jesus, Ana. "A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL." In III Congresso Brasileiro Online de Pedagogia. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/zofj4414.

Full text
Abstract:
A formação de professores no Brasil começa com aquela que preparava o docente para o ensino das primeiras letras, nas chamadas Escolas Normais, no final do século XIX. Com a Lei 9.394 de 1996, passa-se à formação desses docentes em nível superior, tendo dez anos para que se ajustasse a essa nova realidade. No século XX, surge a preocupação para com a formação de professores em cursos regulares e específicos para o “secundário”, hoje os anos finais do fundamental e médio. O famoso “3 + 1” surge para que houvesse a obtenção da licenciatura com disciplinas da área de educação, e, o mesmo ocorreu com o curso de pedagogia. Em 1986 esse curso passa por uma remodelação que facultava a formação para a docência de 1ª a 4ª séries; já com a LDB de 1996, houve propostas para instituições formadoras como para os cursos de formação de professores. Segundo Bernadete A. Gatti - Doutora em Psicologia e coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas – com a chegada do século XXI “em uma condição de formação de professores nas áreas disciplinares em que, mesmo com as orientações mais integradoras quanto à relação ‘formação disciplinar/formação para a docência’, na prática ainda se verifica a prevalência do modelo consagrado no início do século XX para essas licenciaturas”. O Conselho Nacional de Educação aprovou a Resolução n. 1, de 15/05/2006, tendo Diretrizes Curriculares Nacionais para essa modalidade com licenciatura, em que atribui a formação de professores para a educação infantil, bem como anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio, tido como modalidade Normal, e para a educação de jovens e adultos, como também formação de gestores. Nesse curso, de acordo com a Resolução, o curso deve proporcionar “a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural”, e, também desenvolver a formação de habilidades de planejamento, o mesmo em execução, coordenação, tratar de preparar o aluno para quando no exercício da profissão dar acompanhamento e avaliação de tarefas pertinentes ao setor da Educação, de projetos e experiências educativas não escolares; permitir a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, sejam nos ambientes escolares e não escolares, além de outros tantos itens dessa Resolução. Quanto a essa licenciatura há divergências quanto ao currículo, em função dos graves problemas na aprendizagem escolar, mas essa realidade não está ligada só ao currículo, pois há diversos fatores sociais de maneira geral que implicam nessa situação, tendo de avaliar todas as camadas da sociedade, para que se perceba a quantidade de fatores que interferem nessas deficiências das licenciaturas como um todo. É, portanto, imprescindível que a formação de professores, para a educação básica necessita atuar a partir da prática, e somar a isso conhecimentos fundamentais com valor importante, amparado, como também com mediações didáticas no que diz respeito à formação do docente que atuará com crianças e adolescentes. PALAVRAS-CHAVE: Escolas Normais, Docentes, Pedagogia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography