Academic literature on the topic 'Ensino secundário - Portugal - séc. 16'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ensino secundário - Portugal - séc. 16.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ensino secundário - Portugal - séc. 16"

1

Ferreira, Fátima. "Ensinar e aprender latim no séc. XXI." Boletim de Estudos Clássicos, no. 62 (December 29, 2017): 125–37. http://dx.doi.org/10.14195/2183-7260_62_8.

Full text
Abstract:
A aposta crescente a que se tem vindo a assistir recentemente na área das Línguas Clássicas, no Ensino Básico e Secundário em Portugal, requer uma revisão dos conceitos da sua didática específica, que traduza uma síntese entre as práticas do passado e as novas tendências dos métodos pedagógicos. A escola do século XXI necessita de entender o Latim como uma disciplina dinâmica, cuja metodologia de ensino se aproxime da metodologia ativa das línguas modernas, valorizando a oralidade, a compreensão textual, a aquisição de vocabulário e, sobretudo, a consciencialização de que esta disciplina representa um pilar imprescindível para muitas áreas de estudo, contribuindo para a formação integral e integradora dos alunos. A importância que o Latim assume nas Humanidades requer que se atualizem os métodos, nomeadamente a abordagem da gramática e a integração da cultura. Desta forma, o presente artigo pretende constituir uma reflexão acerca das perspetivas atuais do ensino das Línguas Clássicas, analisando, em retrospetiva, algumas opiniões de especialistas e acrescentando algumas sugestões metodológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freires, Thiago, and Fátima Pereira. "O ensino secundário centrado nas artes: percepções de jovens do norte de Portugal." Educação e Pesquisa 44 (August 21, 2017). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201707160053.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo desenvolve uma reflexão sobre as mediações entre os mundos juvenil e escolar, a partir das percepções de estudantes do norte de Portugal acerca da sua formação. O foco recai sobre o ensino secundário realizado no contexto da vertente artística especializada, uma das ofertas disponíveis para os jovens portugueses que, desde 2009, devem obrigatoriamente frequentar tal ciclo de estudos. A investigação se debruça sobre os desafios do ensino secundário e a exigência da integração juvenil no seu contexto, ao passo em que problematiza, a partir do olhar juvenil, a resposta do ensino artístico especializado a elementos de ordem social, cognitiva, cívica e profissional que são intrínsecos à formação escolar. A fim de atingir os objetivos propostos, foram realizadas seis entrevistas de tipo biográfico, com estudantes dos três anos do ensino secundário artístico especializado de uma instituição do Porto. Os jovens tinham idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos e as entrevistas fazem uma exploração de sua trajetória educacional com a finalidade de situar biograficamente os sentidos que se atribuem à frequência da via artística especializada no ensino secundário. A análise dos dados foi realizada a partir de uma abordagem narrativa, com o auxílio das técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma valorização do processo educativo por parte dos alunos em que sobressai a importância de dinâmicas escolares que viabilizam a desconstrução de sistemas hierárquicos, numa aposta veiculada pela informalidade e a inovação, sentidos corroborados por um espírito de diversidade e diálogo social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Piedade, Filipe, Norberto Ribeiro, Carla Malafaia, Manuel Loff, Isabel Menezes, and Tiago Neves. "A cidadania europeia na escola: complementando o currículo." Educação e Pesquisa 47 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202147230371.

Full text
Abstract:
Resumo O projeto de criação de uma cidadania europeia comum pede aos sistemas educativos dos vários estados-membros da União Europeia (UE) que contribuam para a formação de cidadãos europeus críticos/as e ativos/as relativamente ao objetivo de prossecução e aperfeiçoamento do projeto europeu. Em Portugal, estudos anteriores ao nível do ensino secundário identificaram sérias lacunas, tanto nos currículos como nos manuais escolares de algumas disciplinas, nas abordagens pedagógicas sugeridas para o processo de ensino/aprendizagem acerca dessa dimensão europeia. Neste artigo, procurou perceber-se que tipos de atividades extra e co-curriculares as escolas têm vindo a dinamizar no sentido de complementar essas lacunas. Para tal, foram entrevistados/as 16 professores/as de 4 escolas do ensino secundário português. Os seus discursos permitiram identificar vários tipos de atividades extra e co-curriculares que têm vindo a ser dinamizadas pelas escolas para aumentarem o conhecimento e o nível de reflexividade dos/as estudantes sobre a UE. A análise desses relatos permitiu ainda identificar potencialidades e limitações inerentes ao desenvolvimento destas atividades, assim como produzir algumas recomendações para que as escolas possam dar uma contribuição mais eficaz ao projeto de consolidação de uma cidadania europeia ativa e crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Ensino secundário - Portugal - séc. 16"

1

Domingues, Agostinho de Jesus. "Os clássicos latinos nas antologias escolares dos Jesuítas nos primeiros ciclos de estudos pós-elementares no século XVI em Portugal." Tese, Porto : [Edição do Autor], 2002. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000122603.

Full text
Abstract:
Tomando a seu cargo o ensino "secundário" em Portugal na 2ª metade do século XVI, a Companhia de Jesus organizou antologias de obras e textos dos autores clássicos latinos. Essas edições quinhentistas, permitem avaliar, por um lado, o interesse dos Jesuítas pelos clássicos romanos e, mormente pelo latim e, por outro lado, a selecção feita. Esta estava à partida condicionada pelas instruções contidas nas "Constituições" da Ordem e no "Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Jesu", e pelso limites da disciplina da Igreja, faz-se um enquadramento das antilogias na época.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Domingues, Agostinho de Jesus. "Os clássicos latinos nas antologias escolares dos Jesuítas nos primeiros ciclos de estudos pós-elementares no século XVI em Portugal." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2002. http://hdl.handle.net/10216/10841.

Full text
Abstract:
Tomando a seu cargo o ensino "secundário" em Portugal na 2ª metade do século XVI, a Companhia de Jesus organizou antologias de obras e textos dos autores clássicos latinos. Essas edições quinhentistas, permitem avaliar, por um lado, o interesse dos Jesuítas pelos clássicos romanos e, mormente pelo latim e, por outro lado, a selecção feita. Esta estava à partida condicionada pelas instruções contidas nas "Constituições" da Ordem e no "Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Jesu", e pelso limites da disciplina da Igreja, faz-se um enquadramento das antilogias na época.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sarmento, Margarida da Silva de Morais. "Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/4015.

Full text
Abstract:
Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
Nesta dissertação estudamos a contribuição / divulgação do Professor e Matemático Vicente Gonçalves para a comunicação da Matemática na primeira metade do século XX, bem como, partindo de manuais de sua autoria para o ensino liceal, da década de trinta, seleccionamos e analisamos como são abordados temas que, actualmente, (ainda) fazem parte do programa oficial de matemática. Escolhemos um tema para cada três anos de escolaridade, a saber: 5º, 8º e 12º anos. Investigamos a viabilidade de usar essa mesma forma de comunicar os temas escolhidos no contexto escolar actual através de estudos de caso, recorrendo a dois questionários e a uma entrevista. Do estudo desenvolvido podem-se retirar algumas sugestões a ter em consideração na elaboração de manuais escolares para os anos de escolaridade aqui analisados, entre outros, a cor, a imagem, a organização do texto, existência de exemplos e de exercícios. Verificamos que os manuais do Vicente Gonçalves seriam viáveis para alguns alunos. Nos alunos do 5º ano a aceitação foi fraca, já nos alunos do 8º e 12º anos houve os que manifestaram agrado por este tipo de manual.
In this dissertation we studied the contribution from the Professor and Mathematician Vicente Gonçalves in the first half of the XX century to the communication of mathematics, as well as, looking at the school books from his responsibility to the grammar schools from the thirtieth decade, we selected and analysed how themes, which today (still) make part of the Mathematics official syllabus, are approached. We chose a theme for each three years of schooling, namely: 5th, 8th, 12th grade. We investigated the viability of using that same way of communicating the chosen themes in the scholarly context, through study cases, using two questionnaires and an interview. From the developed study we can withdraw some suggestions to take into account in the making of school books for the school years here analysed, among others, the colour, the image, the text organization, if there are examples and exercises. We confirm that Vicente Gonçalves school books would be practicable for same students. From the 5th grade the acceptance was poor but in the students from the 8th and 12th grade there were those who showed satisfaction with this kind of school book.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Campos, Nuno António Carvalho Vilão da Silva. "História da cultura e das artes: conteúdo musical crúzio conimbricense." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15904.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
O presente trabalho pretende dar um contributo na divulgação do património musical português dos séculos XVI e XVII, partindo da confluência das várias perspectivas musicais que cruzaram o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra durante este período. Apresenta-se desta forma o potencial pedagógico da instituição, bem como os compositores a ela associados no âmbito da História da Música, no que diz respeito ao ensino vocacional. Contém a exploração de algumas obras do reportório cuja observação constituirá, desejavelmente, motivo de reflexão, contribuindo para a sua divulgação, como elemento distintivo e enriquecedor.
The present work intends to provide a contribution in the dissemination of Portuguese musical heritage of the sixteenth and seventeenth centuries, starting from the confluence of several musical perspectives that crossed the monastery of Santa Cruz de Coimbra during this period. Presents itself in this way the pedagogical potential of the institution as well as the composers associated with it in the context of the History of Music, within the frame of the ‘vocational’ education (according to the Portuguese terminology), through the exploration of some works of the repertoire, whose observation will be, hopefully, cause for reflection, disclosure, and certainly distinctive and enriching.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Feio, Gonçalo Maria Duarte Couceiro. "O ensino e a aprendizagem militares em Portugal e no Império, de D. João III a D. Sebastião : a arte portuguesa da guerra." Doctoral thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10965.

Full text
Abstract:
Tese de doutoramento, História (História dos Descobrimentos e da Expansão), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014
Durante o século XVI, na ausência de um exército de terra permanente, de carácter nacional, a Coroa portuguesa apoiou-se nos pequenos corpos militares de artilheiros, nas suas armadas, e na contratação de soldados para garantir a presença e segurança militares no reino e no império. Se, no início do século, a Coroa ainda contou com as hostes senhoriais em diversas operações militares, a partir dos anos 1520 a hoste militar, bem como as Ordens Militares, perdem gradualmente a sua importância. Sem a existência de uma instituição militar, formal, o processo de ensino e aprendizagem, a que nunca se dera forma institucional, encontrava-se sujeito à transmissão de conhecimentos por imitação e repetição de práticas. As condicionantes geográficas e demográficas, por seu turno, marcaram a forma portuguesa de fazer a guerra e a tipologia das operações. A cultura de guerra dos seus protagonistas, a forma como entendiam e praticavam o poder militar foi-se transformando, lentamente, no quadro de uma revolução militar que promoveu a transferência de ensinamentos e tecnologias à escala global. O Estado moderno está em gestação e o poder militar é usado como alavanca para a sua estruturação e para facilitar a centralização do poder de Estado na Coroa.
With no permanent army besides small units of artillery, fleet crews and fortress garrisons the Portuguese crown had to ensure military presence and security both in kingdom and empire during the XVIth century. In the beginning of the century the crown still relied also on the noble host for a few military operations but from the 1520s the noble host and the Military Orders gradually start losing their power and significance. Without a permanent and formal military institution the process of teaching and learning became dependent upon simple processes of learning through imitation and procedure repetition. On the other hand, geography and demography were deciding factors in the way Portuguese wage their war. Modern State is rising and military power plays a main role in the centralisation of the Crown's power.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Resende, Maria Luísa de Oliveira. "Studia graeca em Portugal no século XVI : leitores e tradutores de Luciano de Samósata." Doctoral thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10451/48927.

Full text
Abstract:
Tendo como principal objectivo contribuir para a investigação do estudo da língua grega em Portugal no século XVI, esta dissertação foca-se na disseminação da obra de Luciano de Samósata, mais especificamente nos leitores, comentadores e tradutores portugueses do corpus lucianeum. A primeira parte centra-se na análise de inventários e edições quinhentistas actualmente preservados em bibliotecas portuguesas que fornecem informações sobre a circulação de textos de Luciano em Portugal. O estudo dos marginalia não só revela o interesse suscitado pela sua obra – frequentemente associado ao estudo da língua – mas também indica que instrumenta eram usados para facilitar o acesso ao texto grego, tais como dicionários, enciclopédias ou traduções latinas. Os sinais de censura inquisitorial presentes em muitas destas espécies revelam as vicissitudes inerentes à leitura e interpretação da obra do sofista. A análise da versão latina do De Dea Syria de Jorge Coelho, que constitui o núcleo da segunda parte, proporciona uma compreensão mais profunda acerca do uso pedagógico de Luciano. A existência de um manuscrito anterior à versão final permite uma comparação dos diferentes estádios do texto latino, demonstrando o desenvolvimento das competências de Coelho enquanto tradutor, ao mesmo tempo que proporciona um maior entendimento do processo de revisão e do uso de traduções intermediárias na reformulação da versão final. Por fim, a influência de Luciano de Samósata na Literatura Portuguesa Quinhentista, mais especificamente na obra de João Rodrigues de Sá de Meneses, Gil Vicente e Jorge Ferreira de Vasconcelos, confirma que a leitura do corpus lucianeum não se limitou a círculos académicos. Ainda que a partir de traduções latinas ou de outras formas de transmissão indirecta, nomeadamente imitações latinas ou vernáculas e representações iconográficas, estes textos mostram a utilização de temas e motivos provenientes da obra de Luciano para comentar questões contemporâneas. Ao fornecer uma descrição geral da leitura e interpretação de Luciano, este trabalho confirma que os leitores portugueses não eram muito diferentes dos de outros países europeus e tinham, na verdade, uma abordagem semelhante relativamente aos seus textos.
Being its main purpose to contribute towards the investigation of the study of the Greek language in 16th century Portugal, this dissertation focuses on the dissemination of the works of Lucian of Samosata, more specifically among Portuguese readers, commentators and translators of the corpus lucianeum. Firstly, we analyse early modern inventories and 16th century editions currently preserved in Portuguese libraries that provide information relating to the circulation of Lucian’s works in Portugal. The study of the marginalia not only informs us of the interest aroused by his texts – often associated with the study of the language – but also the instrumenta used to facilitate access to the Greek text, such as dictionaries, encyclopaedias or Latin translations. Signs of Inquisitorial censorship present in many of these books reveal the vicissitudes inherent to the reading and interpretation of Lucian’s classical oevre. The analysis of Jorge Coelho’s Latin version of De Dea Syria, which constitutes the core of the second part, provides a deeper understanding of the pedagogical use of Lucian’s works. The existence of a manuscript prior to the final version permits a comparison of the different stages of the Latin text, demonstrating the development of Coelho’s competences as a translator, while at the same time providing an insight into his revision process and the use of intermediary translations to inform the final version. Finally, the influence of Lucian in Early Modern Portuguese Literature, more specifically on João Rodrigues de Sá de Meneses, Gil Vicente and Jorge Ferreira de Vasconcelos, confirms that the reading of the corpus lucianeum was not limited to academic circles. Moreover, that even if dependent on Latin translations or other forms of indirect renditions such as Latin or vernacular imitations and iconographical representations, Lucianic themes and motifs were used to comment on contemporary issues. By providing a general account of the reading and interpretation of Lucian, this dissertation confirms that Portuguese readers were no different from those in other European countries at the time, and had a similar approach to understanding his texts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Torres, Caroline Figueiredo 1991. "ABC : uma fonte que auxilia o aprendizado da escrita na infância." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10451/27966.

Full text
Abstract:
With the wide spread of technological artifacts, that started with typewriter machines and reached computers, tablets and smartphones, the teaching of writing in primary schools has been treated, each time more, with disdain. Therefore, questions about how it would be possible to encourage the teaching of writing in schools and how to make it attractive and not repetitive for children and teachers formed the basis for the development of this study, which aims to design a typeface as a didactic tool that is adequate for nowadays and to contribute to the improvement of child writing education. For this, and in order to better understand the current situation of teaching handwriting, this study starts with a theoretical context of what has been produced in this area in order to corroborate choices that were made and to promote a temporal placement of the subject. Names linked to calligraphy / typography such as Manuel Barata, Andrade de Figueiredo, Jacinto de Araújo and Ventura da Silva will be present at the past background, and others like Rosemary Sassoon, Nan Jay Barchowsky and Paul Heitlinger will be facing the contemporaneity. Also in this sense, there is a brief analysis of studies, works and projects that have already been made regarding the creation and use of typographic fonts made specifically for children who are having their first contact with the letters and which are in the process of developing their fine motor skills through writing. Besides the typographical study, this work has educational psychologist foundations with the objective of understanding the cognitive abilities of children, their real and imaginary limitations, and its consequences in the future. Moreover, understand and explain the methods of teaching and learning of writing used in schools nowadays is critical to obtain a coherent, relevant and reliable result. Finally, a fieldwork was done in which the font designed was applied in classrooms to evaluate its effectiveness. In addition, questions to the children and to the teachers were asked, which will serve as basis to the font be adapted in accordance to perceived and studied needs. Viii So, this work seeks to emphasize the importance of developing a greater typographic awareness with regard to the teaching of children handwriting through the use of contemporary fonts right to children and to the contemporary world, proving that handwriting, before disappearing, must be reformulated and adapted to current needs, anticipating possible future needs. After all, handwriting as well as being a form of communication has expression characteristics of the person who designs it and conveys the spirit of the time in which we live
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography