To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ensino Superior angolano.

Journal articles on the topic 'Ensino Superior angolano'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ensino Superior angolano.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Batsikama, Patrício. "Ensino Superior assente na uma identidade coletiva." e3 1, no. 2 (2018): 27–39. http://dx.doi.org/10.29073/e3.v1i2.16.

Full text
Abstract:

 
 
 O Ensino superior em Angola, que é uma experiência nova, suscita duas preocupações: (i) a sua implementação dentro das normas universalmente aceites; (ii) busca de uma identidade que permite que responda às necessidades da anatomia social angolana. O presente texto é síntese de uma pesquisa de campo entre 2008-2012. Partimos do pressuposto que a construção de Estado-nação angolano poderá ser uma possibilidade através de Ensino Superior.
 
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Manuel, Tuca, and Maria da Conceição Barbosa Mendes. "Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Angola." Educação, Sociedade & Culturas, no. 58 (April 30, 2021): 51–70. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi58.151.

Full text
Abstract:
Este texto sintetiza reflexões em torno das dinâmicas e racionalidades subjacentes ao funcionamento do ensino superior (ES) em Angola, tendo em conta a sua prestação social face às recorrentes observações e indagações a respeito da qualidade. Parecendo ancorar‑se no cumprimento escrupuloso das leis em detrimento da sua responsabilidade social, o ES angolano questiona‑se sobre como garantir a qualidade sem extrapolar as exigências legais. As reflexões procuram gerar a compreensão sobre a formação de um indivíduo pleno adaptado às exigências do mercado de trabalho e cidadão do mundo eticamente p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, Dagoberto José. "A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil." Pro-Posições 20, no. 1 (2009): 23–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072009000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma reflexão sobre o papel que as universidades paulistas e paranaenses desempenham no processo de formação acadêmica dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), em particular os angolanos. Essa formação na instituição de ensino superior propicia novos diálogos e novas sínteses identitárias possibilitadas por outras práticas culturais apreendidas no contato com alunos, docentes, funcionários, instituições acadêmicas e de pesquisa que ignoram a realidade vivenciada por eles em Angola. Constituiremos, assim, o cenário histórico-cultural; o percurso aca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Margarida Lima de. "Cooperação no âmbito do ensino superior: ser estudante angolano em universidades portuguesas." Pro-Posições 20, no. 1 (2009): 45–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072009000100004.

Full text
Abstract:
No presente artigo desenvolver-se-á uma análise sobre o lugar desempenhado por Portugal na formação escolar superior de estudantes angolanos, procurando dar conta dos aspectos simbólicos, afectivos, culturais e económicos subjacentes a essa escolha. A análise incidirá, ainda, sobre uma caracterização sociológica das trajectórias educacionais e socioeconómicas das suas famílias, e destas por relação com a estrutura social angolana em situação de mudança. Procurará ainda cruzar a trajectória dessas famílias e o valor atribuído ao capital escolar com a trajectória de Angola e o investimento no en
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Canga Buza Ferreira, Ruth, and Terezinha Valim Oliver Gonçalves. "A PRESENÇA DE MULHERES NA EDUCAÇÃO ANGOLANA." Revista Exitus 11 (April 12, 2021): e020139. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1544.

Full text
Abstract:
Esta é uma pesquisa narrativa que trata da presença das mulheres no sistema educacional angolano. Por meio de fotos e relatos, traçamos o processo de ingresso das mulheres na educação angolana. Os relatos foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras em Angola. Para este espaço, trazemos a história de duas professoras, denominadas de Nsona e Tchissola (nomes fictícios), que possuem formação de nível superior. A professora Nsona leciona no ensino superior e a professora Tchissola na educação básica. A escolha de ambas foi realizada em razão da vivência dessas mu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alfredo, Daguberto Daniel Gamba. "ACESSO ESPECIAL AO ENSINO SUPERIOR DE FILHOS DE EX-COMBATENTES – ANGOLA." Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade 2, no. 1 (2019): 54–66. http://dx.doi.org/10.37334/ricts.v2i1.10.

Full text
Abstract:
O presente trabalho enquadra-se no acesso especial dos filhos dos antigos combatentes e veteranos da Pátria em Angola, cujo reflete sobre o uma estratégia estabelecida do estado Angolano de forma ajudar e contribuir para aqueles que lutaram para a liberdade do povo Angolano em um momento critico em que o País viveu. Na verdade, com a elaboração do mesmo, procuramos, precisamente compreender o impacto que esta integração causa bem como os benefícios, uma vez que a formação é uma das fases mais cruciais da vida qualquer pessoa, na medida em que, tende a contribuir, também, na consciencialização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida, and Sebastião Tumitangua. "O património linguístico angolano na educação formal no namibe: desafios para o ensino superior." South Florida Journal of Development 2, no. 2 (2021): 3213–22. http://dx.doi.org/10.46932/sfjdv2n2-159.

Full text
Abstract:
Uma língua é um instrumento de poder. Portanto, as línguas selecionadas nas políticas educativas regulam os contextos socioculturais. Uma pesquisa bibliográfica revela que, apesar da diversidade linguística angolana, a língua portuguesa foi preeminente na educação formal ao longo da história, passando de língua subjugação cultural e de expansão colonial, para ser a língua oficial depois da independência, prosseguindo como a língua de ensino. Na época colonial as línguas angolanas foram banidas da educação formal. Após a independência, passaram a ser consideradas como um importante património c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cananga, Lunzanjyladia Augusta Do Rosario Neto, Marcelino Dos Santos Guilherme, Oliveira Adão Miguel, and Washington Santos Nascimento. "A Pesquisa e o Ensino de História da África no ISCED – Huíla (Angola): trajetórias e olhares cruzados." ODEERE 3, no. 5 (2018): 230. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v3i5.4149.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência traz quatro depoimentos de três alunos/a e um professor do programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Ensino de História da África do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED - Huíla), situado no sudoeste angolano. Pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais destes pesquisadores em torno do ensino e pesquisa em história da África, tanto em Angola quanto no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cangue, Justino. "Universidade como organização educativa na qualificação dos profissionais e crescimento económico de Angola." Revista Docência do Ensino Superior 11 (April 30, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25122.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa realizada nas instituições Universidade Katiavala Buila, Universidade Mandume Ya Ndemonfayo, Universidade Cuito Cuanavale, Universidade Metodista Unida, Universidade Luenji a Conde, Universidade José Eduardo dos Santos, ISCED/Huíla, ISCED/Luanda, ISP Independente, ISP Sinodal, Instituto Gregório Semedo e no ISP Tundavala. O objetivo é compreender os processos internos e vislumbrar caminhos para a promoção do crescimento económico de Angola com os seus próprios recursos humanos, formados no ensino superior angolano. Foram utilizados os paradigmas qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Correia Filho, João Manuel, Taimara Roa Aleaga, Filomena de Jesus Francisco Correia Filho Sacomboio, and Eufrázio Dos Santos. "Os desafios dos docentes estrangeiros perante os constrangimentos atuais no ensino superior em Angola." Revista Educación, Política y Sociedad 6, no. 2 (2021): 228–45. http://dx.doi.org/10.15366/reps2021.6.2.009.

Full text
Abstract:
A contemporaneidade, marcada pelo desenvolvimento vertiginoso da ciência nas diferentes esferas da vida, impõe aos centros educacionais a responsabilidade de graduar profissionais integrais, competentes, capazes de resolver os problemas que a sociedade enfrenta. Neste sentido, discute-se o estabelecimento de políticas educacionais que produzem mudanças na organização escolar tendo em conta os desafios que os profissionais encaram no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Do impacto na identidade profissional poderá resultar um crescimento do sistema educativo angolano. Assim, o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Daniel, Niembo Maria, Marta Ligia Pomim Valentim, Elaine Da Silva, and Luana Maia Woida. "Políticas públicas de inovação no contexto do Ensino Superior de Angola." Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente 3, no. 3 (2021): 55–74. http://dx.doi.org/10.37334/riesa.v3i3.48.

Full text
Abstract:
O panoramada inovação em nível nacional tem mostrado melhorias, contudo há um déficit significativo no que tange a investigação em Ciência e Tecnologia, consequência do baixo investimento governamental. Nessa perspectiva, destacam-sea necessidade de se incrementar ainvestigação e o desenvolvimento, promover a interação entre universidades, instituições de investigação e empresas, como uma maneirade disseminar o conhecimentopara a geração da inovação. Objetivou-se analisar as políticas de inovação voltadas às instituições de ensino superior públicas de Angola, visando verificar quais as polític
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Correia Filho, João Manuel, and Taimara Roa Aleaga. "A historicidade do Ensino Superior desde a génese até à actualidade: Suas transformações e impacto no sistema educativo angolano." Revista Educación, Política y Sociedad 6, no. 1 (2021): 177–202. http://dx.doi.org/10.15366/reps2021.6.1.007.

Full text
Abstract:
O aperfeiçoamento do Ensino Superior é um processo contínuo que desde sua génese até os dias atuais, mostrou mudanças substanciais em torno das suas transformações. Deste modo o estudo tem por finalidade comparar as diferentes etapas de desenvolvimento do Ensino Superior em Angola, tendo em conta sua historicidade desde génese até à atualidade, incidindo sobre as suas transformações e impacto no sistema educativo. O artigo é de natureza comparativa, compreensiva e descritiva a partir do estudo bibliográfico e documental. Contudo, considera-se que, é impossível alcançar o desenvolvimento social
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cuionja, António Paulo. "A Extensão Universitária e sua relação com a concepção científica do trabalho comunitário na Escola Superior Pedagógica do Bié - Angola." Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 01 (2021): 192–206. http://dx.doi.org/10.46551/rvg2675239520211192206.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência é parte de uma investigação sobre a Extensão Universitária para implementação na Escola Superior Pedagógica do Bié em Angola através de sua relação com a concepção científica do trabalho comunitário como resposta às exigências do modelo do profissional e das transformações do ensino superior angolano. A comunidade do bairro Catemo na cidade do Cuito província do Bié em Angola precisa aperfeiçoar um processo de orientação com enfoque ”meio-ambiente”, com objetivo de desenvolver uma cultura ambiental e em cada um de seus membros, onde as somas individuais em situ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Liberato, Ermelinda. "IMA-PANZO, João. Extensão universitária em Angola. Tendências, ações e projeções. Luanda: Mayamba, 2018. 171 p." EccoS – Revista Científica, no. 55 (December 16, 2020): e16782. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n55.16782.

Full text
Abstract:
O presente livro de João Ima-Panzo, docente universitário e pesquisador, traz para o debate público a dimensão de uma das “funções substantivas que ocorre com o ensino e a investigação científica na definição do conceito de universidade moderna” (p. 61), o tema da extensão universitária em Angola – tendências, ações e projeções. Esse desafio, além de colmatar um vazio de informação relacionada com a temática para o contexto angolano, ainda apresenta possíveis caminhos que podem ser trilhados tendo em conta a alteração desse cenário, o que nos permite constatar, à partida, que se trata de um ca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Arlinda Conceição dos. "Pensamento crítico: um grande desafio para o professor angolano na universidade / Critical thinking: a great challenge for the Angolan teacher at the university." Cadernos CIMEAC 9, no. 1 (2019): 89. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3876.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é fomentar o debate sobre a importância do desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes de graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Ciências da Educação-Cuanza Sul. Baseando-se nos resultados da pesquisa, foi desenvolvida uma estratégia didática enfocando o processo de ensino-aprendizagem e os problemas profissionais do professor e do futuro professor, que estruturou-se desde a Didática como conteúdo do trabalho científico-metodológico e como fonte integradora do currículo. Foi proposta uma prática para investigar a necessidade sobre a reflexão docente cr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vila, Miguel Afonso, and Ana Matos. "Adaptação e utilização de portefólio para aprendizagem reflexiva e autónoma nas práticas pedagógicas de inglês." Educação em Análise 2, no. 1 (2018): 97. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p97.

Full text
Abstract:
A Formação Inicial de Professores (FIP) tem sido marcada internacionalmente com a introdução de instrumentos de reflexão, que fazem parte das boas práticas de ensino e aprendizagem no âmbito das Ciências de Educação. Mas no contexto angolano esta inovação não é um facto. Assim, o presente artigo propõe adaptar e utilizar na Prática Pedagógica do curso de Inglês, o Portfolio for Students Teachers of English no Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED-POSTE). Para tal, utilizamos a metodologia quantitativa com recurso ao programa SPSS para determinar as frequências de preenchi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Kimbanda, Francisco Jachuca, Marco Almeida Luís, Elsa Gabriel Morgado, and Luis Borges Gouveia. "A importância da comunicação no desenvolvimento da Instituições do Ensino Superior em Angola." Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade 3, no. 2 (2020): 38–48. http://dx.doi.org/10.37334/ricts.v3i2.34.

Full text
Abstract:
Aborda-se a possível, relevância do género documental, no processo de ensino-aprendizagem das ciências, a partir dos conceitos de pedagogia, didáctica e comunicação. Atenta-se, ainda, ao estado da arte, no que a este aspecto diz respeito e no contexto da República de Angola e das suas províncias. Olha-se para a Escola Superior Politécnica de Malanje (ESPM), como Instituição atenta às exigências dos novos tempos e adequação à realidade angolana, e aos seus múltiplos problemas, mas igualmente oportunidades, sem perder de vista os seus fins e, ainda, a observância dos cânones internacionais, sem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Carvalho, Paulo de. "Evolução e crescimento do ensino superior em Angola." Revista Angolana de Sociologia, no. 9 (June 1, 2012): 51–58. http://dx.doi.org/10.4000/ras.422.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

André, António Miguel, and Marciele Nazaré Coelho. "A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANAS E AS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVAS." Revista da Faculdade de Educação 34, no. 2 (2020): 135–56. http://dx.doi.org/10.30681/21787476.2020.34.135156.

Full text
Abstract:
Oartigo aborda os pressupostos da avaliação institucional e a sua articulação com a promoção da qualidade de ensino no âmbito das políticas educacionais angolanas. De modo específico, identifica os conceitos de avaliação, de qualidade e analisa as tendências avaliativas no que tange as instituições de ensino superior no âmbito das políticas educacionais em Angola. A investigação que ora se apresenta, insere-se na abordagem da pesquisa exploratória de carácter bibliográfico para compor a análise da articulação entre o processo avaliativo institucional e as políticas governamentais. Ressalta-se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Liberato, Ermelinda. "REFORMAR A REFORMA: PERCURSO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA." Revista TransVersos, no. 15 (April 15, 2019): 63–84. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2019.41843.

Full text
Abstract:
O modelo do subsistema de ensino superior em Angola tem assistido, nos últimos anos, a um crescente aumento de críticas em relação ao seu desempenho, eficiência, eficácia e sua degradação. A análise e tratamento dos documentos mostram que essa degradação tem raízes mais profundas, que datam desde o período da sua criação e implantação, e que se têm vindo a disfarçar com a implementação de várias políticas de reforma. Pretendemos assim, fazer uma breve análise desse percurso, de modo a percebermos melhor o porquê da situação atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mendes, Maria Da Conceição Barbosa. "Avaliação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Traços Emergentes." Revista Meta: Avaliação 6, no. 17 (2015): 145. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.234.

Full text
Abstract:
A avaliação no contexto do ensino superior em Angola tem sido referenciada como uma das estratégias para a melhoria da qualidade do subsistema, possuindo um sistema nacional de avaliação em fase de concepção. Este fato coloca a avaliação e a qualidade no centro de reflexões e discussões no campo investigativo e acadêmico. Assim, este trabalho procurou descrever os sentidos e traços subjacentes à configuração da avaliação enquanto estratégia de gestão da qualidade no ensino superior em Angola. As descrições basearam-se nas perceções dos atores organizacionais e nas tendências implícitas à legis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Domingos, Rangel, Nilza Costa, and Diana Oliveira. "Qualificação acadêmica e profissional dos docentes do ensino superior em Angola." Revista Internacional de Educação Superior 7 (June 28, 2020): e021020. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659031.

Full text
Abstract:
O quadro de intervenção das Instituições de Ensino Superior (IES) em Angola tem registado uma evolução marcadamente quantitativa, refletida no redimensionamento do Ensino Superior (ES), na sua expansão, na multiplicação de IES, no aumento da oferta formativa e, em consequência, no aumento do efetivo estudantil. No entanto, a dimensão qualitativa é com frequência questionada, em termos do desempenho das instituições, do perfil de entrada dos estudantes e da qualificação académica e profissional dos docentes (QAPD).Sendo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) um documento reitor das IES
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barbosa Mendes, Maria da Conceição, Tuca Manuel, and Isabel Maria Romero Fernandez de Carvalho. "A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PRÁTICAS E LÓGICAS DE ACESSO." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 28, no. 55 (2019): 58. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69.

Full text
Abstract:
Este trabalho sintetiza reflexões sobre a gestão do Ensino Superior (ES) emAngola, escrutinando as práticas e lógicas inerentes ao acesso. Os examesde acesso são trazidos ao palco, discutindo as suas configurações enquantoproblemática de gestão, e a tendencial desarticulação entre estes e o perfil doscandidatos. A interpretação da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino(LBSEE) e do Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior constituiu-seprocedimento metodológico fundamental, permitindo aferir a relação entre oreferente e o referido, em termos do perfil de saída e de entrada. A identif
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nobre Gomes, Maria Augusta Cesar, María Natalia Campos Soto, and Juan Antonio López Núñez. "Factores que dificultam a transição dos alunos do segundo ciclo do ensino secundário para o ensino superior." Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation 5, no. 1 (2019): 91. http://dx.doi.org/10.24310/innoeduca.2019.v5i1.4937.

Full text
Abstract:
A transição dos alunos para outro ciclo do ensino é sempre uma situação que importa abordar.É a partir do inicio do 2º ciclo que o aluno apresenta maior diversidade no seu grupo de amigos, ajudando-o a desenvolver competências sociais e testar diferentes valores, contribuindo para o seu autoconceito.O objectivo do presente artigo é a análise dos principais factores que dificultam a transmissão dos alunos do 2º ciclo de ensino secundário geral para o ensino superior, tendo como base de estudo os alunos em Angola.Os resultados demonstraram que existe um conjunto de factores que influenciam e afe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Meireles Patrocínio, Gilberto De Almeida, and Laura Marisa Calejon. "PROPOSIÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) PARA O ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no. 6 (2018): 60. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i6.2094.

Full text
Abstract:
Em Angola, na contemporaneidade, existe uma disposição e necessidade de se ampliar o acesso ao Ensino Superior, já que, somente 2,8% dos alunos (18 a 24 anos) ingressam nesta modalidade de ensino. Para além da inexistência de um sistema formal de Educação a Distância (EAD), não existe regulamentação para a EAD, fator que torna inviável a implantação dessa modalidade no país. Nessa vertente, a EAD torna-se um elemento essencial e aliada a uma proposta de inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para conquista de um futuro onde a Ciência e a Tecnologia se aplicam em benefício
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Tauchen, Gionara, Daniele Simões Borges, and João Manuel Correia Filho. "AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E AUTONOMIA DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 28, no. 55 (2019): 13. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p13-27.

Full text
Abstract:
A demanda pela formação de profissionais, aliada ao entendimento do EnsinoSuperior como fator de desenvolvimento, contribuíram com a ampliação dossistemas de ensino na África Subsaariana, demandando ações dos Estados comoorganizadores, supervisores e fiscalizadores da qualidade das instituições.Situado neste contexto, o presente artigo tem por objetivo contextualizar aorganização do Ensino Superior em Angola e analisar o papel regulador doEstado na avaliação e acreditação das instituições. O estudo é de naturezaqualitativa, do tipo narrativa. Por meio da análise dos dados, produziu-se o eixona
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mendes, Maria da Conceição Barbosa, and Tuca Manuel. "A carreira docente do Ensino Superior em Angola: provimento e avaliação do desempenho." Pesquisa e Ensino 1 (January 29, 2020): e202001. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202001.

Full text
Abstract:
A preocupação com as políticas e práticas sobre a carreira docente do ensino superior resulta de questionamentos da sociedade a respeito da qualidade do ensino que, com frequência, culpabiliza-se a “matéria-prima” e o “produto”, escassamente é questionado o processo. O presente estudo objetiva por este motivo, compreender as opções de administração e da gestão das IES, relativamente ao provimento e à avaliação de desempenho docente e sua influência na eficácia da carreira. Duas investigações de doutoramento (2008-2013) levadas a cabo pelos autores, focalizando o provimento docente na Universid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Robledo, Ainel González, Pedro Capitango, and Lenia Robledo Ortega. "AULAS PRÁTICAS DE BOTÁNICA NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO, ANGOLA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 3, no. 1 (2015): 42–51. http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p42-51.i5305.

Full text
Abstract:
A realização de aulas práticas associadas às aulas teóricas no ensino de Botânica é essencial para uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos. A ciência deve ser ensinada para formar aprendizes mais flexíveis, eficientes e autônomos, com capacidade de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo investigar as práticas de campo que realizam os futuros professores de Biologia nas disciplinas de Botânica do curso de Licenciatura em Ensino da Biologia do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola e perspectivas futuras para o seu melhoramento. Adotou-se como metodologi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nez, Egeslaine. "Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa." Revista Internacional de Educação Superior 7 (July 4, 2020): 021023. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658268.

Full text
Abstract:
Organizado por Adolfo Ignacio Calderón, Marco Wandercil e Edivaldo Camarotti Martins, publicado pela Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) e apresentado à comunidade acadêmica, em Brasília (2019), a obra Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil, teve sua ideia gestada no ano de 2015, numa das reuniões do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Nessa ocasião, ANPAE e FORGES, assinaram um protocolo de inten
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Manuel, Tuca. "A regulação do Ensino Superior como interface da regra do funcionalismo público: a carreira docente em Angola." Pesquisa e Ensino 1 (January 2, 2021): e202101. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202101.

Full text
Abstract:
Gerar a compreensão sobre o percurso regulatório do ensino superior em Angola é o objetivo do presente artigo, implicando para além da perscrutação dos pacotes legislativos, o acesso às lógicas, práticas e estratégias de sua implementação pelas Instituições do Ensino Superior (IES). Durante a investigação sobre a cultura organizacional da universidade, um estudo de caso institucional no âmbito do doutoramento em sociologia da educação pela Universidade do Minho, foi possível apreender a partir das entrevistas, da análise documental e do inqiêrito por questionário na escala de likert, que a evo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Magalhães, Milena. ""No Sumbe, ou é poeira ou é lama": um inventário de memórias sobre minha experiência de ensino em Angola / "In the Sumbe, it is dust or it is mud": a briefing of memoirs..." Cadernos CIMEAC 9, no. 1 (2019): 238. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3869.

Full text
Abstract:
Neste texto, o uso da primeira pessoa justifica-se logo nas primeiras linhas. Misto de memórias e reflexões, busco traçar um percurso da minha experiência de ensino em Angola nos anos de 2018 e 2019, quando ministrei os Componentes Curriculares Teoria da produção do texto literário e História da arte contemporânea, no Mestrado em Ciências da Educação, no Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, da Universidade Katyavala Bwila, no município do Sumbe. O texto existe como uma tentativa de compreender o que significa estar em outro país como professora. Parto do princípio que, mai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

De Souza, Aparecida Darc, Rodrigo Ribeiro Paziani, and Sérgio Paulo Morais. "Entrevista - Marcos Antonio Da Silva: Incertezas Sobre o Porvir." Revista História Hoje 8, no. 16 (2019): 201–8. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v8i16.462.

Full text
Abstract:
Marcos Silva é graduado em História pela FFLCH/USP, onde também obteve os títulos de Professor Titular, Livre-Docente, Doutor e Mestre. Pesquisa fontes visuais (caricatura, quadrinhos, pintura, fotografia, cinema), imprensa, ditadura militar de 1964/1985, historiografia brasileira e ensino de História. Lecionou em escolas de níveis fundamental, médio e superior. Prestou assessoria a grupos docentes nas Secretarias de Educação do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo, bem como no Ministério da Educação. Publicou 7 livros individualmente (o mais recente é Rir das ditaduras – os dentes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pinto, Marialva Moog, Maria Aparecida Marques Da Rocha, and Gildo Volpato. "Internacionalização na educação superior: docentes brasileiros em espaço africano." Perspectiva 36, no. 2 (2018): 650–63. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p650.

Full text
Abstract:
O estudo aqui registrado envolveu docentes brasileiros que realizaram suas práticas docentes em Instituições de Educação Superior africanas. Os docentes responderam a questionários com perguntas abertas, enviados por correio eletrônico. Três professores exerceram a docência em Angola; e uma professora, em Moçambique. O objetivo da pesquisa procurou compreender o quão significativa esta experiência foi para os docentes que dela participaram e quais os desafios e as possíveis tensões vividas por eles nesse processo de ensinar e aprender em solo africano. Os docentes estiveram atentos ao sentimen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Santana, António Inácio Rocha. "EXPECTATIVAS RECÍPROCAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NA SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO EM ANGOLA." Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente 3, no. 1 (2020): 30–45. http://dx.doi.org/10.37334/riesa.v3i1.32.

Full text
Abstract:
O objectivo deste artigo é analisar as posições de professores e alunos de universidades públicas e privadas, correlacionando os comentários feitos pelos alunos sobre a atitude dos professores na sala de aula, com o que os professores afirmam dos alunos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Uma entrevista individual foi aplicada a alunos e professores, mediante amostragem intencional. Os dados foram interpretados com base na abordagem interpretativa. O estudo mostra que uma mudança de atitude do professor na sala de aula pode tornar-se uma forma efectiva de promover a comunicação do profes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Guerreiro, João. "DA EUROPA: os esforços portugueses (1989 a 1994)." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 30 (April 8, 2021): 47–49. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2016.30/pp.47-49.

Full text
Abstract:
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) foi criada há quase trinta anos, antecipando-se em dez anos à constituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Beneficiando de um impulso inicial do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e do seu Presidente, o Professor António Simões Lopes, então Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, a Associação foi formalizada em 1986 na cidade da Praia (Cabo Verde). Uma quinzena de instituições do ensino superior de seis países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Por
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ngungui, Angelina. "A música “Os Meninos do Huambo”: uma experiência de aula-oficina com estudantes do 1º ano de licenciatura em História do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 37 (August 4, 2020): 157–72. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.37/pp.157-172.

Full text
Abstract:
O presente texto reflecte uma experiência de aula-oficina realizada em contexto de sala de aula, com o propósito de por um lado efectuar uma análise as idéias prévias dos alunos sobre uma música considerada histórica e revolucionária na realidade angolana, e por outro lado, servir-se da música como principal ferramenta metodológica para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. É um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso, uma metodologia investigação-acção e serviu-se de um inquérito por questionário aplicado aos sujeitos da investigação em contexto da “aula-oficina”. As produç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Barbosa, Marinalva Vieira, José Antônio Vieira, and Arlinda Santos Francisco. "DOSSIÊ: Exercícios de escrita sobre metodologias de ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Angola." Iniciação & Formação Docente 7, no. 1 (2020): 1. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4615.

Full text
Abstract:
Este dossiê registra um movimento de escrita que foi desenvolvido ancorado na concepção de que o domínio, o trânsito pelos universos da linguagem escrita é ato fundamental e constitutivo do conhecimento, por isso é um direito que deve ser garantido àqueles que buscam aprender porque ocupam ou pretendem ocupar a posição professor.Trata-se de um dossiê composto por escritos de alunos do Mestrado Profissional em Letras da UFTM, do Mestrado em Língua Portuguesa e Mestrado em Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, localizado na Cidade do Sumbe, em Angola.A escr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cassela, Ezequias Adolfo Domingos, and Pedro Chimbinda Avelino. "Artefatos socioculturais do Cuito/Bié-Angola para o Ensino da Geometria - a Circunferência numa perspectiva da Etnomatemática." Revista Eletrônica de Educação Matemática 16 (May 28, 2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79896.

Full text
Abstract:
Este artigo explorou o potencial de duas atividades de base cultural no ensino-aprendizagem do item nº 1 do tópico 1.4.1 do Programa de Geometria Analítica II do primeiro ano de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, referente à circunferência. Foi seguida a abordagem ligada a Etnomatemática, reconhecendo a sua relação com a perspectiva histórico-cultural de Vygostsky. O contexto sociocultural do estudo foi o município do Cuito, na Província do Bié em Angola. Objetivou-se em identificar artefatos culturais para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Geometria, enfatizando o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Canhici, Maria Helena, Carlinda Leite, and Preciosa Fernandes. "O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, Angola." Roteiro 42, no. 3 (2017): 427–48. http://dx.doi.org/10.18593/r.v42i3.14119.

Full text
Abstract:
No artigo expõe-se sobre a opção, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, por um Trabalho de Fim de Curso (TFC) como contributo para a formação inicial de professores. Recorrendo a entrevistas, no estudo analisam-se as opiniões dos responsáveis da Decania e dos chefes dos departamentos de ensino e investigação. Na opinião dos responsáveis pelo ISCED, o modelo de formação adotado proporciona conhecimentos gerais de conteúdos de ensino e de investigação, embora não forneça conhecimentos específicos relativos a práticas docentes. Considerando a opinião dos entrevistados,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Amazonas, Paxe Nelson Cesareira, Fátima Paixão, and Teresa B. Neto. "A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL USANDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALISTA COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 2.o CICLO EM CUANZA NORTE." Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente 2, no. 2 (2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.37334/riesa.v2i2.20.

Full text
Abstract:
O reconhecimento das práticas matemáticas que favoreçam a educação para a sustentabilidade ambiental é considerado como uma competência necessária a desenvolver na formação inicial de professores de matemática do 2.o ciclo do ensino secundário. Neste trabalho descreve-se o desenho e a implementação de intervenção didático-matemática, desenvolvida com estudantes/futuros professores, com o objetivo de favorecer a preservação do Centro Botânico do kilombo, em Cuanza Norte – Angola, conjugando esta intenção educativa com práticas de ensino e formação teoricamente enquadradas na matemática realista
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza, Leandro Nascimento de. "África Centro-ocidental e os interesses coloniais: conflitos e negociações pelo tráfico de escravizados, séculos XVI e XVII." História Unicap 5, no. 9 (2018): 226. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p226-240.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo divulgar, de forma resumida, parte da história da África e sua rela-ção com o Brasil, tema para ser discutido do ensino secundário ao superior, pois, apesar de a lei 10.369/03 estar em vigor, faz-se necessário ampliar as discussões e encurtar distâncias, trazendo a África para nossa história, seja do Brasil ou Pernambuco, proporcionando uma construção históri-ca com as devidas conexões. Analisando o contexto da formação e desenvolvimento da capitania de Angola e suas relações com os interesses Atlânticos nos séculos XVI e XVII, pode-se proporci-onar o tipo de apre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Sousa, Lourenço Lino de, Amélia Jesus Oliveira Freire Sakongo, and Miguel Casimiro António. "Ações desenvolvidas pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS) em conjunto com as universidades brasileiras parceiras / Actions developed by the Higher Institute of Educational Sciences of Cuanza Sul..." Cadernos CIMEAC 9, no. 1 (2019): 24. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3875.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Unidade Orgânica da Universidade Katyavala Bwila (UKB), em conjunto com as Universidades Brasileiras Parceiras. A instituição emana do então “pólo universitário do Cuanza Sul” dependente da Universidade Agostinho Neto, tendo na altura iniciado com 107 estudantes e hoje alberga 2.262 estudantes de graduação (licenciatura) e 134 de pós-graduação (mestrandos). Ministra os cursos de graduação em Ensino da Psicologia, Pedagogia, História, Geografia, Matemáti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Machado Sousa, João Baptista, and Georgina Díaz Fernández. "Recursos da web 2.0 no mestrado em ciências da educação no instituto superior de ciências de educação do Huambo." Telos 20, no. 1 (2018): 82–100. http://dx.doi.org/10.36390/telos201.05.

Full text
Abstract:
O surgimento da web 2.0 e seus recursos, no final de 2004, causaram uma grande mudança de paradigma no sector da educação; tendo em conta que deixamos de ser meros espectadores e passamos a ser protagonistas das actividades que se realizam na web, favorecendo, desta forma, a criação e publicação de conteúdos na rede; a interacção de forma síncrona e o trabalho de forma colaborativa. O presente artigo aborda a experiência da utilização de alguns destes recursos (plataforma edmodo, ferramenta colaborativa google drive, blogs e o gestor de referências bibliográficas mendeley) no mestrado em ciênc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mizuno Lemos, Fábio Ricardo. "Editorial Motricidades (v. 2, n. 2)." MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana 2, no. 2 (2018): 71. http://dx.doi.org/10.29181/2594-6463.2018.v2.n2.p71-72.

Full text
Abstract:
O segundo número, do segundo volume da Motricidades: Revista da SPQMH, traz a publicação de 7 trabalhos de pesquisadores/as de Angola, Brasil e Moçambique. São eles:Artigo de Pesquisa “Educação intercultural indígena: reflexões no contexto escolar Terena da aldeia Ekeruá”, de Denise Aparecida Corrêa (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil) e Fernanda Zane Arthuso (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil);Artigo de Pesquisa “Africanidades para e na educação das relações étnico-raciais”, de Aline de Souza Denzin
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Leite, José Yvan P. "Editorial." HOLOS 1 (February 15, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4197.

Full text
Abstract:
Este primeiro volume de 2016 marca o décimo segundo ano do periódico online e o trigésimo segundo ano da criação, em 1985, do periódico na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. A qualidade e regularidade, nestes doze anos, credenciou o periódico para além das suas fronteiras, o que garante, de forma perene, sua internacionalização. Agora, o esforço segue para elevar o número de artigos publicados em inglês visando aumentar a visibilidade dos artigos e suas citações por periódicos de elevados impactos. Neste sentido, este volume apresenta 32 artigos, dos quais sete estão escritos em in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Sá Medeiros, Haroldo. "Gestão do conhecimento, Indústria 4.0 e Sociobiodiversidade." Revista de Administração e Negócios da Amazônia 12, no. 2 (2020): 1. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n2p1-3.

Full text
Abstract:
O conhecimento está em todas áreas do saber. Bem gerenciado e aplicado à Indústria 4.0, é capaz de aproveitar elementos da sociobiodiversidade em todos os biomas do Brasil para promover negócios, produtos e serviços pautados por sustentabilidade. No entanto, para que isto ocorra com efetividade, alguns desafios ainda precisam ser vencidos. A representatividade da indústria no PIB nacional precisa ser mais significativa, a produtividade das empresas precisa aumentar e as inovações necessitam ser geradas em um ambiente cooperativo entre empresas, governo e universidades.Todos esses desafios são
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Chitungo, Herculano Henriques Chingui. "Plataformas online para a mediação remota no ensino superior público angolano em tempos de COVID-19." #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia 10, no. 1 (2021). http://dx.doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4662.

Full text
Abstract:
Resumo: No cenário educacional angolano, com a publicação do recente Decreto Presidencial nº 59/20, de 3 de março de 2020, que aprova o regulamento das modalidades de ensino a distância e semipresencial no subsistema de ensino superior, o país reforça o ensino com o recurso às tecnologias digitais, como medidas de apoio ao ensino presencial, uma medida oportuna, particularmente em situação de emergência de saúde pública, como o da pandemia de COVID-19. Este artigo objetiva apresentar alternativas de ensino-aprendizagem através de plataformas online gratuitas Google Classroom (ferramenta assínc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ndombele, Eduardo David, and Alexandre António Timbane. "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS EM CONTEXTO MULTLINGUE." fólio - Revista de Letras 12, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.22481/folio.v12i1.6604.

Full text
Abstract:
O português é a única língua oficial de Angola, embora havendo mais de vinte línguas do grupo bantu e khoisan convivendo com diversas línguas europeias e asiáticas. Sendo o português a língua obrigatória na educação é necessário refletir sobre como ensinar em contexto multilíngue. A pesquisa debateu caminhos metodológicos que favorecem um ensino de qualidade e que realmente atenda a realidade angolana. É uma pesquisa bibliográfica que busca leituras que debatem questões da variação linguística e a didática do ensino. A pesquisa mostrou como a formação do professor é importante na transmissão d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Guedes Gondim, Sônia Maria, Valdiney Veloso Gouveia, Gisele Debiasi Alberton, Ana Célia Araújo Simões, Franciane Andrade de Morais, and María Isabel Hernández Díaz. "Inteligência e Contágio Emocional: um estudo com trabalhadores brasileiros e angolanos." Interação em Psicologia 18, no. 2 (2014). http://dx.doi.org/10.5380/psi.v18i2.30819.

Full text
Abstract:
O estudo comparou trabalhadores brasileiros e angolanos em relação à inteligência emocional e ao contágio de emoções, considerando função gerencial, sexo e nível educacional. Participaram 431 trabalhadores, sendo 300 do Brasil e 131 de Angola, 71,5% com ensino superior, 37,8% exercendo função gerencial e idade média de 30 anos. Utilizou-se um survey eletrônico. Os resultados indicaram diferenças entre os países quanto à inteligência, mas não ao contágio. No Brasil, mulheres e gestores obtiveram médias mais elevadas de inteligência emocional, e em Angola, mulheres com ensino superior apresentar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cutatela, Arão Chilulo. "A Valorização Docente na (re)construção da Identidade dos Profissionais do Ensino Superior em Angola." Revista Educação em Questão 58, no. 55 (2020). http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18469.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como finalidade refletir em torno da valorização docente, na (re)construção da identidade dos profissionais do Ensino Superior (ES). Sua elaboração desencadeou-se de uma abordagem qualitativa, inserida no paradigma interpretativo, fazendo alusão e análise do discurso dos autores e de conteúdo, articulados aos documentos normativos e estudos realizados por diversos investigadores sobre a temática em diferentes contextos educativos e sociais de modo geral, realidade dos docentes e vivência dos autores e no ES em Angola particularmente, enquanto campo da atuação de dois dos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!