Academic literature on the topic 'Entalpia específica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Entalpia específica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Entalpia específica"

1

Nazareno, Aérica C., Iran J. O. da Silva, Frederico M. C. Vieira, Juliano R. de Camargo, and Sérgio R. R. de Medeiros. "Caracterização do microclima dos diferentes layouts de caixas no transporte de ovos férteis." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 3 (March 2013): 327–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000300012.

Full text
Abstract:
Quando as condições microclimáticas e de transporte são combinadas inadequadamente, os componentes dos ovos férteis podem ser danificados. Objetivou-se, com este trabalho, caracterizar e analisar a dependência espacial dos perfis microclimáticos no transporte de ovos férteis em diferentes layouts de caixas. A pesquisa foi conduzida na empresa integradora avícola, em Mogi Mirim, SP, por meio do acompanhamento de cinco carregamentos. Utilizou-se um caminhão climatizado do tipo baú, com capacidade para 592 caixas de ovos e se avaliaram dois layouts da carga (caixas superiores e inferiores) de 9 pilhas com seis caixas de ovos férteis. Um microprocessador foi instalado dentro das caixas de ovos, totalizando 18 microprocessadores. As variáveis meteorológicas analisadas foram: temperatura (ºC) umidade relativa (%) e entalpia específica (kJ kg-1 ar seco). O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com parcelas subdividas e realizada a análise geoestatística (krigagem ordinária). No layout das caixas superiores foram registrados valores elevados de temperatura e baixos valores de umidade relativa e entalpia específica. As regiões de piores condições microclimáticas nos dois layouts se situaram nas partes central e traseira do caminhão, durante o transporte dos ovos férteis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Medeiros, Pedro Samuel Gomes, and Cleiton Rubens Formiga Barbosa. "ANÁLISE DO COEFICIENTE DE PERFORMANCE DE UM CHILLER DOMÉSTICO OPERANDO COM O R-401A EM REGIME TRANSIENTE." HOLOS 4 (January 31, 2010): 62. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.347.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise do coeficiente de performance (COP) de um chiller doméstico quando operado em regime transiente. Os dados foram coletados por instrumentos medidores de pressão e temperatura, instalados em pontos estratégicos no equipamento. A análise do COP foi realizada pelo software CoolPack, onde foi feito também um comparativo entre o COP do ciclo ideal e do ciclo real a partir de gráficos pressão versus entalpia específica. Os resultados mostram que o incremento do COP é devido ao aumento considerável da pressão de evaporação do ciclo e que os valores da taxa de incremento são aproximadamente os mesmos entre o ciclo real e o ideal. Através deste trabalho é possível obter conclusões a respeito do comportamento de um ciclo de refrigeração durante o processo de resfriamento a partir do fluido refrigerante utilizado. PALAVRAS-CHAVE: Ciclo de Refrigeração a Vapor, Chiller Doméstico, Análise do COP, CoolPack.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lacerda Filho, Adilio F. de, and Juarez de S. e. Silva. "Secagem de café em combinação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 10, no. 3 (September 2006): 671–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662006000300020.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar um sistema de secagem de café, com meia-seca em leito fixo e complementação da secagem em secador de lotes, intermitente, de fluxos concorrentes, em um experimento instalado na Área de Pré-processamento e Armazenamento de Produtos Vegetais, DEA-UFV. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado. Fez-se a colheita pelo método de derriça sobre o chão. Os frutos foram pré-processados por via seca, secando-se os frutos verdes, cerejas e passas. Na meia-seca, a umidade inicial dos frutos variou entre 68,9 e 71,3% b.u. e a final entre 44,0 e 47,5% b.u. Na complementação da secagem a umidade final variou entre 12,2 e 13,8% b.u. A temperatura do ar, no secador de leito fixo, variou entre 50,4 e 76 °C, e no de fluxos concorrentes, entre 87,2 e 110 °C. A entalpia específica no secador de leito fixo variou entre 8,4 e 9,1 MJ kg-1 e no de fluxos concorrentes, entre 7,1 e 16,9 MJ kg-1. Relativamente às testemunhas, a qualidade final do produto apresentou melhores características comerciais. Concluiu-se que a meia-seca em leito fixo e a secagem em secador de fluxos concorrentes, além de reduzir o tempo de operação, poderá contribuir para melhor preservar as qualidades que o produto adquire no campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nazareno, Aérica C., Iran J. O. da Silva, Afrânio M. C. Vieira, and Frederico M. C. Vieira. "Microclima, idade das matrizes e tempo de estocagem influenciando nas respostas produtivas de ovos férteis." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 11 (November 2014): 1172–78. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v18n11p1172-1178.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com esta pesquisa, avaliar as condições microclimáticas da sala de ovos e sua influência na perda de água dos ovos férteis em função das diferentes idades de matrizes e tempos de estocagem. A sala de ovos apresentava as seguintes dimensões: 15 x 9,90 x 2,8 m, climatizada por quatro aparelhos de ar condicionados. Foram selecionadas três diferentes idades de matrizes e três intervalos de tempo de estocagem. Quando as aves atingiam as três idades eram coletados 1440 ovos, foram coletados a massa (kg) de 140 ovos individualizados de cada tratamento, durante sua entrada e saída da sala utilizando-se uma balança semianalítica para avaliação da perda de água dos ovos. A avaliação microclimática da sala foi realizada em intervalos de 10 min. por meio do registro de temperatura (°C), umidade relativa (%) e entalpia específica (kJ kg-1 de ar seco) utilizando-se 19 dataloggers. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente aleatorizado com esquema fatorial 3 x 3. As condições microclimáticas da sala se mantiveram acima da faixa ideal e o verão foi o período mais quente. Os ovos oriundos de matrizes velhas e intermediárias com o tempo de estocagem de 50-52 h apresentaram as maiores perdas de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Camargo, Juliano R. de, Iran J. O. da Silva, Aérica C. Nazareno, Frederico M. C. Vieira, Ariane C. de Castro, and Raphael A. P. Dias. "Qualidade de pintos em função do microclima, tempo de espera e idade de matrizes." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 11 (November 2015): 1079–85. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n11p1079-1085.

Full text
Abstract:
RESUMOPropôs-se avaliar a influência das condições microclimáticas do tempo de espera na sala de pintos do incubatório sobre a qualidade final dos pintos de um dia, oriundos de matrizes de diferentes idades. Foi mensurada a massa de 1440 ovos férteis, divididos em três lotes de 480 ovos cada um referentes às idades de matrizes (46, 54 e 64 semanas). Após o nascimento os pintos foram selecionados, sexados e subdivididos nas três idades de matrizes e em três tempos de espera (0, 14 e 28 h). Também foram instalados dataloggers na sala de espera e nas caixas de pintos para o monitoramento da temperatura do ar, umidade relativa e entalpia específica. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3 x 3 com 50 repetições. As variáveis respostas analisadas foram: massa corporal dos pintos, temperatura cloacal, temperatura superficial média e frequência respiratória. O tempo de espera e as condições microclimáticas da sala de pintos do incubatório influenciaram no conforto térmico dos pintos. O melhor tempo de espera dos pintos foi o de 0 h. O maior percentual de perda de massa dos pintos devido ao tempo de espera foi observado nos pintos oriundos de matrizes com 54 semanas de idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nazareno, Aérica C., Iran J. O. da Silva, Afrânio M. C. Vieira, and Frederico M. C. Vieira. "Microclima, idades das matrizes e tempos de estocagem influenciam na perda de água dos ovos no transporte?" Engenharia Agrícola 35, no. 4 (August 2015): 635–45. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-eng.agric.v35n4p635-645/2015.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivou-se, por meio desta pesquisa, avaliar a perda de água de ovos férteis oriundos de diferentes idades de matrizes de corte e tempos de estocagem, durante o transporte. A pesquisa foi conduzida em uma empresa integradora avícola no Estado de São Paulo, por meio do acompanhamento de três carregamentos em diferentes estações do ano. Foram utilizadas diferentes densidades de caixas durante as três viagens. Porém, para o estudo da perda de água dos ovos, foi usado um total de 18 caixas contendo 4.320 ovos, em um caminhão climatizado. Estas caixas de ovos eram referentes às três idades das matrizes e aos três intervalos de tempos de estocagem; portanto, em cada viagem, foram transportadas seis caixas com 1.440 ovos. A caracterização microclimática do contêiner foi realizada por meio de 18 dataloggers no interior das caixas, os quais registraram temperatura do ar, umidade relativa e entalpia específica. A avaliação da perda de água dos ovos foi realizada através da massa de 140 ovos individualizados de cada tratamento. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente aleatorizado, com esquema fatorial 3 x 3. As condições microclimáticas das cargas transportadas para todas as estações estiveram acima das faixas ideais. Independentemente da idade da matriz e da condição do microclima, o aumento do tempo de estocagem leva a maior perda de água, assim como a piores condições microclimáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castro, R. H. R., P. Hidalgo, D. Gouvea, and A. Navrotsky. "Determinação das energias de superfície do SnO2 puro e dopado." Cerâmica 55, no. 336 (December 2009): 342–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000400002.

Full text
Abstract:
A calorimetria tem se mostrado uma importante ferramenta para o controle e entendimento de comportamentos de sistemas nanoestruturados. Isto se deve basicamente às recentes medidas de energia de superfície reportadas na literatura; isto é, como em sistemas nanométricos a superfície tem uma maior contribuição na energia livre total do sistema, o conhecimento desta entalpia é fundamental para alcançar o controle desejado. No entanto, procedimentos calorimétricos para medida da energia de superfície são relativamente complexos e, se fosse possível estimar a energia de superfície por métodos alternativos, isto poderia ser de grande importância para o desenvolvimento da nanociência. Neste trabalho a energia de superfície do SnO2 é apresentada por medida de calorimetria de dissolução e corrigida por calorimetria de adsorção de água. Após isso, uma discussão sobre a influência de aditivos iônicos na área de superfície específica do SnO2 é apresentada. Quando os aditivos iônicos formam excesso de superfície no SnO2, a área de superfície aumenta mesmo considerando o aumento difusional esperado. Isto pode ser relacionado com a diminuição da energia de superfície pelos aditivos devido ao excesso de superfície como previsto por Gibbs. Baseado nesta premissa e utilizando o valor medido de energia de superfície do SnO2, as medidas de área de superfície dos pós dopados são utilizadas para calcular a energia de superfície de pós dopados com Ni, Fe, Cr e Mg.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Quequeto, Wellytton Darci, Valdiney Cambuy Siqueira, Lineu Franco Ferranti, Vanderleia Schoeninger, and Rafael Araujo Leite. "CINÉTICA DE SECAGEM DOS GRÃOS DE FEIJÃO CULTIVAR IPR TANGARÁ." ENERGIA NA AGRICULTURA 32, no. 4 (December 30, 2017): 408. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2017v32n4p408-415.

Full text
Abstract:
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é um produto de grande importância na alimentação humana devido as suas excelentes propriedades nutricionais, sendo uma das mais tradicionais fontes de proteína consumida. No entanto, se os processos pós-colheita aplicados a esta cultura forem realizados de forma inadequada podem comprometer essas propriedades. Diante da importância da cultura e das consequências dos processos pós-colheita mal conduzidos na sua qualidade, objetivou-se com o presente trabalho descrever o comportamento da secagem dos grãos de feijão cultivar IPR Tangará, por meio do ajuste de diferentes modelos matemáticos aos dados experimentais de secagem, determinar as propriedades termodinâmicas, bem como o coeficiente de difusão efetivo e a energia de ativação do processo. Os grãos de feijão foram coletados com teor de água inicial de aproximadamente 30% (b.u., base úmida), e submetidos à secagem nas temperaturas de 40, 45, 50, 55 e 60 ºC, em condições controladas. Aos valores de razão de umidade dos grãos de feijão foram ajustados nove modelos matemáticos, utilizados para a representação do fenômeno de secagem de diversos produtos agrícolas. Os modelos de Page, Midilli, Dois Termos, Logarítmico, Thompson, Aproximação da Difusão, e Valcam são adequados para a representação da secagem dos grãos de feijão cultivar IPR Tangará. O coeficiente de difusão efetivo aumenta com a elevação da temperatura do ar de secagem. Os valores de entalpia e entropia específica são inversamente proporcionais à temperatura do ar de secagem, enquanto que a energia livre de Gibbs aumenta com a elevação da temperatura do ar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Romero, Violeta, Arminda Tirado, Mónica Durán, and Juan Z. Dávalos. "PROPIEDADES ENERGÉTICAS DE LA HARINA DE MACA (Lepidium peruvianum Chacón o Lepidium meyenii Walpers)." Revista de la Sociedad Química del Perú 82, no. 1 (April 1, 2016): 38–48. http://dx.doi.org/10.37761/rsqp.v82i1.50.

Full text
Abstract:
En este trabajo se estudiaron propiedades termofísicas y termoquímicas de la harina de maca comercial seca, utilizando calorimetría de combustión y calorimetría diferencial de barrido (DSC). Se determinó el valor calorífico neto o energía másica de combustión (419 ± 3 Kcal/100g), calores específicos (entre -4 y 70 oC) en el que se registra para 25 °C el c.e = 1.46 ± 0.03 J/g.oC; y parámetros térmicos, como la temperatura y entalpía, tanto del proceso de descomposición (Tmax = 210.1 ± 0.4 oC y ΔHdec = 82 ± 10 J/g) como de la gelatinización (Tp = 76.9 ± 0.4 oC; ΔHgel = 5.6 ± 0.5 J/g).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Wisniak, Jaime. "Henry Cavendish." Educación Química 15, no. 1 (August 25, 2018): 59. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2004.1.66217.

Full text
Abstract:
<span>Henry Cavendish (1731-1810) fue un científico inglés que contribuyó en forma notable a la física y a la química. Sus trabajos sobre el gas inflamable (hidrógeno) llevaron al descubrimiento de la composición del agua y con ello a la caída de la teoría del flogisto. Cavendish midió la densidad de varios gases con alta precisión y desarrolló los conceptos de calor específico y entalpía sin establecerlos en términos matemáticos. Es también muy conocido por el experimento famoso que lleva su nombre, para determinar la densidad de la Tierra mediante una balanza de torsión. Junto con Coulomb transformó los conceptos de electricidad de cualitativos a cuantitativos.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Entalpia específica"

1

Gomes, Filho João Soares [UNESP]. "Tela de sombreamento e pintura em telhados de modelos reduzidos de galpões avícolas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/104944.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-09-21Bitstream added on 2014-06-13T18:45:24Z : No. of bitstreams: 1 gomesfilho_js_dr_jabo.pdf: 765540 bytes, checksum: 15848770f797f69a1af286f79d7dc8d4 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Quatro experimentos foram conduzidos para avaliar o efeito do sombreamento artificial e da pintura dos telhados na melhoria do conforto térmico de modelos reduzidos simulando galpões avícolas. Em todos os experimentos foram utilizadas coberturas com telha de fibrocimento, novas, sem cimento amianto, com 4,0mm de espessura. O Experimento 1 foi realizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), câmpus de São Luís, onde foram testados cinco tipos de coberturas: 1- sem tela, sem pintura (STSP – controle); 2- com tela a 0,05m de altura da telha, sem pintura (CT5SP); 3- com tela a 0,05m de altura da telha, com pintura (CT5CP); 4- com tela a 0,08m de altura da telha, sem pintura (CT8SP) e 5- com tela a 0,08m de altura da telha, com pintura (CT8CP). Foram determinados o Índice de Temperatura de Globo Negro e Umidade (ITGU), a Carga Térmica de Radiação (CTR) e a Entalpia Específica (H). As colheitas das variáveis meteorológicas (temperaturas de globo negro, de bulbo seco, de bulbo úmido e velocidade do vento) foram realizadas durante 12 dias experimentais (04 a 15 de nov. de 2009) às 10:00, 12:00, 14:00 e 16:00 horas. O tipo de cobertura CT5SP foi o que apresentou os melhores valores para ITGUcorr (79,81) e H (78,84 KJ.Kg-1 de ar seco). O melhor resultado para CTRcorr foi apresentado pelo tratamento CT5CP (480,12 W.m-2). O Experimento 2 foi realizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Jaboticabal, onde foram testados os mesmos tipos de coberturas do Experimento 1. As colheitas e registro das variáveis meteorológicas foram realizadas por 40 dias (13 de fev. a 24 de mar. de 2010), nos mesmos horários do Experimento 1. O tipo cobertura que proporcionou menor resultado para o ITGU (83,86) e H (86,41 KJ.Kg-1 de ar seco) foi o CT8CP. A menor CTR (549,52 W.m-2) foi verificada na cobertura CT5CP. O Experimento 3 objetivou verificar o efeito de dois tipos de telas...
Four experiments were conducted to assess the effect of shading and painting of roofs improving thermal comfort in reduced models of poultry houses. In all the experiments were used with roofing cement tile, new, no asbestos cement, with 4.0 mm thick. The first experiment was conducted at the Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus of São Luís, where were tested five types of coverage: 1 - no shading, no paint (STSP - control), 2 - with shading 0.05 m in height tile, unpainted (CT5SP) 3 - with shading 0.05 m in height tile with painting (CT5CP) 4 - with shading 0.08 m in height tile, unpainted (CT8SP) and 5 – with shading 0.08 m height of the tile with painting (CT8CP). Were evaluated the index of black globe temperature and humidity (BGTHI), the Heat Load (HL) and the specific enthalpy (H). The readings of meteorological variables (black globe temperature, dry bulb, wet bulb temperatures and wind speed) were measured during 12 experimental days (from nov. 4th to 15th, 2009) at 10:00, 12:00, 14: 00 and 16:00 hours. The type of coverage CT5SP had the lowest values for BGTHI (79,81) and H (78,84 KJ.Kg-1 dry air). The best result for CTRcorr (480,12 W.m-2) was presented by treatment CT5CP. The second experiment was conducted at Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus of Jaboticabal, where were tested the same types of coverages of Experiment 1. The collection and recording of meteorological variables were performed for 40 days (from feb. 13th to 24th, 2010), at the same times of Experiment 1. The type coverage that provided smaller results for the BGTHI (83,86) and H (86,41 KJ.Kg-1 dry air) was CT8CP. The lower HL (549,52 W.m-2) was verified with the coverage CT5CP. The third experiment aimed at assessing the effect of two types of shading screens (50 and 80%) on the thermal comfort... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Suse Botelho da. "Propriedades termofisicas de polpa de abacaxi." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255138.

Full text
Abstract:
Orientador: Miriam Dupas Hubinger
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-22T00:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_SuseBotelhoda_M.pdf: 8664828 bytes, checksum: 914f2cf37fdba049edf72859b5106241 (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo determinar as principais propriedades termofísicas envolvidas no processamento térmico de polpa de abacaxi, em especial no congelamento. Em adição, foi investigada a hipótese de que o comportamento das propriedades termofísicas da polpa de abacaxi pudessem ser previstas através de um sistema modelo constituído de solução de sacarose. Os sistemas constituídos de polpa de abacaxi ou solução de sacarose tiveram suas propriedades medidas a duas concentrações: 15 e 25 °Brix. Sua caracterização foi feita determinando-se o teor de sólidos totais e solúveis (°Brix), umidade e açúcares totais e redutores. A polpa de abacaxi também foi caracterizada através do conteúdo de fibras. A densidade foi medida a 25°C, utilizando-se picnômetros. A difusividade térmica foi medida com auxilio de uma cápsula metálica de geometria de cilindro infinito, acima do ponto de início de congelamento. Um calorímetro de mistura foi utilizado para a construção de curvas de entalpia-temperatura. A partir dessas curvas foram obtidas curvas de calor específico-temperatura e determinados o ponto de início de congelamento e a fração de água ligada. Uma determinação experimental de ponto de início de congelamento também foi realizada. Os resultados obtidos foram coerentes com propriedades termofísícas de sucos e polpas de frutas, encontrados em literatura. Das propriedades estudadas, apenas a densidade e algumas faixas de entalpia puderam ser previstas através do sistema modelo de solução de sacarose
Abstract: The objective of the present work was to determine die main thermophysical properties related to thermal processing of pineapple pulp, especially in freezing process. In addition, the hypothesis of utilizing a model system constituted of sucrose solution to predict thermophysical properties of pineapple pulp, was investigated. The pineapple pulp and sucrose solution systems were evaluated in two concentrations: 15 and 25 "Brix. These systems were characterized on basis of total and soluble solids (°Brix), moisture and amount of total and reducing sugars. Pineapple pulp was also characterized by fiber contents. Density was measured at 25°C, utilizing pycnometers. Thermal diffusivity was measured using a metallic capsule with infinity cylinder geometry, above the initial freezing point. The method of mixtures was used to construct enthalpy-temperature curves. Using these curves, specific heat-temperature curves was obtained and the initial freezing point and the bound water fraction were determined. An experimental measure of the initial freezing point was also realized. The acquired results were consistent with thermophysical properties of juice and pulp fruit found in literature. Of all properties studied, only density and some enthalpy ranges could have been predicted successfully by sucrose solution model systems
Mestrado
Mestre em Engenharia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography