Academic literature on the topic 'Entrevista em grupo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Entrevista em grupo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Entrevista em grupo"

1

Hoffmann, Maria Vitória, and Isabel Cristina Santos Oliveira. "Entrevista não-diretiva: uma possibilidade de abordagem em grupo." Revista Brasileira de Enfermagem 62, no. 6 (December 2009): 923–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000600021.

Full text
Abstract:
Relato de experiência que descreve a abordagem metodológica entrevista não-diretiva, explicitando a possibilidade da abordagem em grupo. Apresenta os estudos que utilizaram este tipo de entrevista em grupo e a dinâmica de coleta de dados. Conclui-se que a abordagem possibilita ao pesquisador articular teoria e prática em torno de uma proposta de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Alberto Albuquerque. "Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal." EccoS – Revista Científica 7, no. 2 (February 7, 2008): 275–90. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v7i2.417.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta algumas reflexões e considerações sobre o dilema entre a pesquisa em educação e o uso da entrevista de grupo focal como alternativa metodológica para coleta e aprofundamento das análises de dados. Além disso, indica alguns procedimentos básicos na organização e condução das entrevistas de grupo focal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gauy, Fabiana Vieira, and Suely Sales Guimarães. "Triagem em saúde mental infantil." Psicologia: Teoria e Pesquisa 22, no. 1 (April 2006): 5–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722006000100002.

Full text
Abstract:
Este estudo foi conduzido para comparar os resultados de um procedimento grupal aberto e um procedimento individual estruturado para avaliação do comportamento da criança conforme o relato materno. Participaram deste estudo 29 mães que buscavam atendimento para seus filhos em uma unidade de saúde mental infanto-juvenil. As primeiras 15 mães que procuraram o serviço foram entrevistadas individualmente conforme um roteiro estruturado desenvolvido a partir do CBCL e depois foram entrevistadas em grupo, em formato aberto. As outras 14 mães participaram da entrevista grupal aberta e em seguida participaram da entrevista individual estruturada. Os resultados das entrevistas foram comparados tomando como referência as 67 categorias comportamentais identificadas a partir do roteiro individual e quatro variáveis contextuais relatadas nos dois procedimentos. Os resultados mostram que um número substancialmente maior de comportamentos-problema foi identificado através de entrevista individual estruturada do que através de entrevista grupal aberta realizada com os mesmos informantes. É possível que o uso de um roteiro estruturado em entrevistas grupais possa oferecer mais informações com otimização do tempo de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Nunila Ferreira de, Denize Bouttelet Munari, Maria Márcia Bachion, Walterlânia Silva Santos, and Queiliene Rosa dos Santos. "Fatores terapêuticos em grupo de diabéticos." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 3 (September 2009): 558–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000300009.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente pesquisa foi analisar os fatores terapêuticos presentes nos relatos dos participantes de um grupo de diabéticos. Pesquisa exploratória, de avaliação, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, cuja análise permitiu a identificação dos seguintes fatores terapêuticos: oferecimento de informações (100%); coesão (100%); universalidade (86%); aprendizagem interpessoal (57%); desenvolvimento de técnicas de socialização (57%); altruísmo (28,5%); comportamento imitativo (28,5%) e instilação de esperança (28,5%). Intervenções grupais, realizadas na promoção do autocuidado às pessoas portadoras de diabetes, podem promover interação benéfica entre os membros, permitindo troca de experiências, compreensão de uma dimensão maior do problema e outras vivências positivas evidenciadas pela presença dos fatores terapêuticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreno, José. "Entrevista." Revista de Medicina Desportiva informa 12, no. 1 (January 1, 2021): 2. http://dx.doi.org/10.23911/entrevista_2021_jan.

Full text
Abstract:
Há muitos, muitos anos que é o médico do Grupo Desportivo de Bragança (GDB). Há quantos? Lembra-se como começou? Sou médico do GDB há precisamente 40 anos, feitos em novembro, e tudo começou com um pedido de quase todo plantel da época à direção do clube. Eu vim trabalhar para Bragança, era um apaixonado pelo futebol e treinava com a equipa sempre que podia, o que levou a uma integração mais fácil e rápida na cidade, criando grandes amizades que perduram até hoje, logo juntou-se o útil ao agradável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreno, Vinicius. "Entrevista com Vinícius Moreno." Indisciplinar 6, no. 2 (December 31, 2020): 32–53. http://dx.doi.org/10.35699/2525-3263.2020.27074.

Full text
Abstract:
Esta entrevista faz parte da série de entrevistas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Indisciplinar durante o ano de 2019 com técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), integrantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias, por meio das pesquisas Territórios Populares (TP) e Cartografia da Percepção Popular do Orçamento Participativo em Belo Horizonte, e dos projetos de extensão Urbanismo Biopolítico e Geopolítica e Cidades – pertencentes ao Programa IndLab e do Grupo de Estudos (GE) Lagoinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cassol, Paulo Barrozo, Marlene Gomes Terra, Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro, Mariam de Oliveira Gonçalves, and Ursula Maria Stockmann Pinheiro. "Tratamento em um grupo operativo em saúde: percepção dos usuários de álcool e outras drogas." Revista Gaúcha de Enfermagem 33, no. 1 (March 2012): 132–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472012000100018.

Full text
Abstract:
Pesquisa qualitativa que objetivou descrever a percepção de usuários de álcool e outras drogas acerca do seu tratamento em um grupo operativo voltado ao ensino-aprendizagem em saúde. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada com 16 usuários de álcool e outras drogas participantes de um grupo operativo realizado, no período de janeiro a março de 2010, em um hospital de ensino da região sul do país. Os depoimentos dos usuários foram interpretados mediante a Análise de Conteúdo Temática, desvelados em duas categorias: percepção das perdas resultantes do uso de álcool e outras drogas e percepção do grupo operativo em relação ao seu tratamento. Os resultados apontaram que o grupo pode contribuir para o processo de abstinência e inserção social desses usuários e a importância do enfermeiro coordenar grupos em saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ABREU, Eloá Losano de, Pollyana de Lucena MOREIRA, and Júlio RIQUE NETO. "EDUCAÇÃO MORAL PARA O PERDÃO EM CRIANÇAS." Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 10, no. 1 (August 30, 2018): 92–109. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n1.05.p92.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção para o perdão reali-zada com 17 crianças com idade média de 7 anos e 6 meses (DP = .70). O méto-do utilizado foi quase experimental com participantes respondendo a Entrevista do Perdão no início e no final da intervenção. Após a entrevista inicial, as crian-ças foram divididas aleatoriamente em grupos experimental e controle. As cri-anças do grupo experimental participaram das atividades delineadas para a intervenção. As crianças do grupo controle foram mantidas nas aulas normais na instituição. Os resultados indicaram que perdoar foi associado ao pedido de desculpas e à reconciliação entre as partes em conflito. Na comparação do pré-teste com o pós-teste, as crianças do grupo experimental mostraram um aumen-to significativo do grau de perdão, uma diminuição significativa do grau da raiva do ofensor e um aumento na frequência de escolha pelo perdão como uma opção para resolução de conflitos interpessoais. Acredita-se que para crianças dessa faixa etária o pedido de desculpas e a reconciliação funcionam como re-presentações do perdão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Bruna. "ENTREVISTAS - MEMÓRIAS, NARRATIVAS E TRAMAS: ENTREVISTA COM A PROF.a DR.a OKSANA BORUSZENKO." Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 484 (September 1, 2020): 363–86. http://dx.doi.org/10.23927/issn.2526-1347.rihgb.2020(484):363-386.

Full text
Abstract:
Esta publicação tem por objetivo compartilhar a íntegra da transcrição de uma entrevista produzida com Oksana Boruszenko, ucraniana trazida pelos pais para o Brasil no final da II Guerra Mundial. Boruszenko graduou-se em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - na década de 1960, logo após cursou doutorado em Munique, na Alemanha, pela Ludwig Maximilian Universität, retornou ao Brasil e, em seguida, lecionou na UFPR. A historiadora dedicou a maior parte das suas pesquisas à imigração ucraniana e integrou o grupo dos 30 sócios fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica-SBPH. Ao longo da narrativa, a historiadora delineia sentidos entre as tramas das suas memórias sobre a vida na Ucrânia, a imigração e as suas escolhas profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Roberta de Figueiredo, Mirna Wetters Portuguez, and Martín Pablo Cammarota. "Aquisição e persistência de memória implícita em adultos saudáveis." Revista Neurociências 24 (November 5, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9943.

Full text
Abstract:
Objetivo. Avaliar a aquisição e persistência da memória implícita e comparar seu desempenho entre dois grupos (grupo 1: 30-40 anos; grupo 2: 60-70 anos), com gênero, escolaridade, classe socioeconômica, sintomas depressivos e ansiosos. Método. Estudo transversal, realizado no ambulatório de terceira idade da unidade de neuropsicologia do hospital São Lucas/PUCRS, academias de ginástica e escolas de idiomas. Os sujeitos responderam a uma entrevista para exclusão de medicação psiquiátrica e doença neurológica. Para estimulação da memória implícita foi utilizado Hooper Visual Organization Test (VOT). Resultados. Houve uma diferença entre os grupos, demonstrando que o grupo 2 apresenta pior desempenho da memória implícita quando comparado ao grupo 1. Não houve diferença em relação ao gênero, classe socioeconômica, ansiedade, depressão e escolaridade. Conclusão. A avaliação com VOT mostrou que o grupo 1 apresenta um desempenho da memória implícita melhor do que o grupo 2. Sintomas de ansiedade não interferem em seu desempenho. Não houve diferença entre os gêneros e classe socioeconômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Entrevista em grupo"

1

Matias, Raíssa Bisinoto. "O ensino em grupo de flauta transversal em uma escola de música : um estudo de entrevistas com professores." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21757.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2016-10-05T13:29:00Z No. of bitstreams: 1 2016_RaíssaBisinotoMatias.pdf: 703718 bytes, checksum: 497386c38e2427dc2b003d686e7f352a (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2016-11-16T11:13:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_RaíssaBisinotoMatias.pdf: 703718 bytes, checksum: 497386c38e2427dc2b003d686e7f352a (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-16T11:13:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_RaíssaBisinotoMatias.pdf: 703718 bytes, checksum: 497386c38e2427dc2b003d686e7f352a (MD5)
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de professores de flauta do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília – CEP-EMB sobre o ensino de instrumento em grupo na referida instituição. No ano de 2013, a escola passou a oferecer cursos de instrumento em grupo para alunos iniciantes como uma das etapas de formação presentes no currículo, provocando diferentes reações no corpo docente, sejam positivas ou negativas. Essa situação gerou o interesse por compreender as seguintes questões: O que os professores entendem por ensino de instrumentos em grupo? Que experiências eles possuem com esse formato de ensino? Como os professores avaliam a adoção do ensino em grupo no contexto da Escola de Música? Que desafios declaram enfrentar? A revisão de literatura compreende a temática do ensino de instrumentos em conservatórios, e do ensino de instrumentos em grupo. A metodologia adotada foi um estudo qualitativo de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem, apesar da pouca formação e conhecimento sobre o ensino em grupo, o reconhecimento por parte dos professores de vantagens em se trabalhar com esse formato, a abertura da maioria dos professores para trabalhar dessa forma e, também, problemas e desafios relacionados a essa prática no contexto em que se inserem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to understand the perception of flute teachers from a music school located in Brasília – DF, Brazil (CEP-EMB), on group instrumental teaching in the institution. In the year 2013, the school began to offer group instrumental courses for beginners as one of the formative stages present in the curriculum, causing different reactions in the faculty, whether positive or negative, for various reasons. This situation has generated the interest in understanding the following questions: What do the teachers understand by group instrumental teaching? What experiences they have with this teaching format? How do teachers evaluate the adoption of the group teaching in the context of this school of music? What are the challenges they state to face? The literature review comprises the thematic of instrumental teaching in conservatories of music and group instrumental teaching. The methodology used was a qualitative study of semi-structured interviews. The results suggest that, despite little training and knowledge about group teaching, most teachers show opnenness to work in this way, they recognize advantages in working with this format, and, also, problems and challenges related to this practice in the context in which they teach.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Fernando Eduardo de. "A integral na visão de professores de cálculo diferencial e integral frente à produção de alunos." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11209.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Eduardo de Souza.pdf: 10643917 bytes, checksum: e615f7376e8504d0923f2af03f15cfd4 (MD5) Previous issue date: 2007-05-11
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
It discipline Differential and Integral Calculus appear of the resume of some courses of the area of Exacts or Human Sciences, such as Engineering, Physics, Chemistry, Computer Sciences, Administration and others. Its teaching if has supported many times in one practical "traditional" methodological based in: definitions, theorems, properties, examples and exercises. Innumerable research demonstrates that this methodology has resulted in a very high index of retention. The present work search to analyze the relations between the conceptions on the concept of Integral disclosed for professors, as well as its ways to analyze the production of the pupils, of form to get practical indications on the educative ones of these professionals. To deal of this objective, we use two methodological instruments, a questionnaire and interviews. The first one, objectifying to produce information for the interview, was applied the thirty pupils of two particular universities of São Paulo, having approached different aspects of the concept of Integral, as: definitions, representations, techniques of integration and applications. We analyze the answers produced to the light of the theoretical reference of Concept Image and Concept Definition of Tall & Vinner. The interviews had been carried through with three professors of a particular university of São Paulo, based in the methodological proposals of Bogdan & Binklen and Gaskell, G. on interviews in group and had been analyzed in accordance with the ideas of Paul Ernest concerning the Philosophy Absolutist and Fallibilist Philosophy of the Mathematics. We understand that the conceptions supported for the professors if approach more to the view absolutist of the mathematics, therefore in the majority of the productions analyzed, all seem to accept that this science is the domain of the absolute truths and that the knowledge in mathematics consists of descriptions of the mathematical beings, of the relations between them and of the logical structure that supports them. However, the professors interviewed manifest the possibility of that the mathematical knowledge be it fallible or opened the critical and corrections
A disciplina Cálculo Diferencial e Integral consta do currículo de vários cursos da área de Ciências Exatas ou Humanas, tais como Engenharia, Física, Química, Ciências da Computação, Administração e outros. Seu ensino tem se apoiado muitas vezes numa prática metodológica tradicional baseada em: definições, teoremas, propriedades, exemplos e exercícios. Inúmeras pesquisas demonstram que esta metodologia tem redundado em um índice muito alto de retenção. O presente trabalho busca analisar as relações entre as concepções sobre o conceito de Integral revelada por professores, bem como suas maneiras de analisarem a produção dos alunos, de forma a obtermos indícios sobre as práticas educativas desses profissionais. Para atender a esse objetivo, utilizamos dois instrumentos metodológicos, um questionário e entrevistas. O primeiro, objetivando produzir dados para as entrevista, foi aplicado a trinta alunos de duas universidades particulares de São Paulo, abordando diferentes aspectos do conceito de Integral, como: definições, representações, técnicas de integração e aplicações. Analisamos as respostas produzidas à luz do referencial teórico de Conceito Imagem e Conceito Definição de Tall & Vinner. As entrevistas foram realizadas com três professores de uma universidade particular de São Paulo, baseadas nas propostas metodológicas de Bogdan & Binklen e de Gaskell, G. sobre entrevistas em grupo e foram analisadas de acordo com as idéias de Paul Ernest acerca da Filosofia Absolutista e Filosofia Falibilista da Matemática. Notamos que as concepções sustentadas pelos professores se aproximam mais à visão absolutista da matemática, pois na maioria das produções analisadas, todos parecem aceitar que essa ciência é o domínio das verdades absolutas e que o conhecimento em matemática consiste em descrições dos entes matemáticos, das relações entre eles e da estrutura lógica que os sustenta. No entanto, os professores entrevistados manifestam a possibilidade de que o conhecimento matemático seja falível ou esteja aberto a críticas e correções
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. "A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri." www.teses.ufc.br, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010.

Full text
Abstract:
FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-03T14:09:41Z No. of bitstreams: 1 2013-DIS-IRHFERRO.pdf: 7265414 bytes, checksum: ff4dfbe6441ff61f75293f4afe766d3e (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-03T14:26:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013-DIS-IRHFERRO.pdf: 7265414 bytes, checksum: ff4dfbe6441ff61f75293f4afe766d3e (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-03T14:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013-DIS-IRHFERRO.pdf: 7265414 bytes, checksum: ff4dfbe6441ff61f75293f4afe766d3e (MD5) Previous issue date: 2013
This dissertation work had its development in the Post-Graduate Education Brazilian FACED - Faculty of Education of the Federal University of Ceará in the search line Education, Curriculum and Teaching and thematic Music Education. This research conducted an analysis of how the experiences of students by selecting the Bachelor of Music from UFC - Cariri who perform the Supervised contribute in the process of inclusion of music education in school curricula of Crajubar. The whole process of research was focused on the theoretical and practical actions of students of music directly involved Supervised schools. As methodological procedure, used the technique of qualitative social research Focus Group as a form of integrative methodologic that allows democratic debate of the experiences gained by students in supervised training in music education. From the results of this research have elaborated some recommendations with the aim of contributing to the harmonious relationship between the formation of competent teachers by the university and the process of inclusion of music education in the schools of the region.
Este trabalho dissertativo teve o seu desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e no eixo temático Ensino de Música. A presente pesquisa realizou uma análise de como as experiências vivenciadas pela seleção de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFC – Cariri que realizam o Estágio Curricular Supervisionado, contribuem no processo de inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR. Todo o processo de investigação foi focado nas ações teóricas e práticas dos estudantes do curso de música envolvidos diretamente com o Estágio Curricular Supervisionado nas escolas. Como procedimento metodológico, utilizei a técnica de pesquisa social qualitativa de Grupo Focal que é uma forma de metodologia integrativa onde se permite o debate democrático das experiências adquiridas pelos alunos durante a realização do estágio em educação musical. A partir dos resultados desta pesquisa elaborei algumas considerações com o intuito de contribuir à articulação harmoniosa entre a formação de professores competentes por parte da universidade e o processo de inclusão do ensino de música nas escolas da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Priscila Dib. "Xadrez motivacional: uma nova abordagem de estimulação das funções executivas em dependentes de cocaína/crack." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-09022015-122038/.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A dependência de cocaína/crack está associada a prejuízos neuropsicológicos, principalmente nas funções executivas, estas gerenciadas predominantemente pelo córtex préfrontal do cérebro. O jogo de xadrez é uma atividade que recruta funções executivas e tem sido empregado na reabilitação de pacientes com outros transtornos psiquiátricos; porém, nenhum estudo, até hoje, avaliou o impacto deste jogo em pacientes com dependência química. OBJETIVO: Investigar a viabilidade e o impacto de uma abordagem inovadora, o Xadrez Motivacional, com foco na estimulação das funções executivas, especialmente em memória de trabalho, planejamento e tomada de decisões. MÉTODOS: Foram selecionados 72 pacientes entre 18 e 45 anos que estavam internados na Enfermaria do Comportamento Impulsivo (ECIM) do IPq-HC-FMUSP com diagnóstico de dependência de cocaína/crack. Os pacientes foram divididos em dois grupos, o Grupo Intervenção (n=42), submetido ao Xadrez Motivacional (intervenções por meio de estratégias de Entrevista Motivacional e jogo de xadrez) e o Grupo Controle, (n=30) submetido a atividades recreativas. Os pacientes foram avaliados pré e pós intervenção (aproximadamente um mês de abstinência) através de testes neuropsicológicos e escalas de autopreenchimento. RESULTADOS: Foi observada melhoria significativa na maioria das funções avaliadas, em ambos os grupos (intervenção e controle), porém a participação no Grupo Intervenção associou-se com uma melhoria mais significativa em memória de trabalho verbal. CONCLUSÃO: Estes resultados são promissores por demonstrarem a viabilidade do Xadrez Motivacional nesta população e, principalmente, por auxiliar significativamente na melhoria da memória de trabalho no Grupo Intervenção
INTRODUCTION: Crack cocaine dependence is associated with neuropsychological impairments, mainly in executive functions, managed predominantly by the prefrontal cortex. The game of chess is an activity that recruits executive functions and has been used in the rehabilitation of patients with other psychiatric disorders, but no study to date has evaluated the impact of this game on patients with substance dependency. OBJECTIVE: To investigate the feasibility and impact of an innovative approach, Motivational Chess, focusing on executive function stimulation, especially in working memory, planning and decision making. METHODS: The study enrolled 72 patients between 18 and 45 years who were admitted in the Impulsive Behavior Ward (ECIM) of IPq-HC-FMUSP diagnosed with crack/cocaine dependence. Patients were divided into two groups, the intervention group (n=42) underwent Motivational Chess (interventions using Motivational Interviewing strategies and chess game) and the control group (n=30) was submitted to recreational activities. Patients were assessed pre and post intervention (approximately one month of abstinence) using neuropsychological tests and self-report scales. RESULTS: We found significant improvement in most of the functions evaluated in both groups (control and intervention), but participation in the intervention group was associated with a more significant improvement in verbal working memory. CONCLUSION: These results are promising to show the feasibility of this approach of cognitive stimulation in this population and mainly to aid significantly improve of working memory
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. "Projeto Educativo E Político-Pedagógico Da Escola De Ensino Médio: Tradições E Contradições Na Gestão E Na Formação Para O Trabalho." http://www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3230.

Full text
Abstract:
RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Projeto educativo e político-pedagógico da escola De ensino médio: tradições e contradições na gestão e na formação para o trabalho. 2009. 245f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2012-07-09T11:46:49Z No. of bitstreams: 1 2009_Tese_JFPRamos.pdf: 2192405 bytes, checksum: 71c4d8335d8c1d60c3331ea87534ab26 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-13T11:18:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_Tese_JFPRamos.pdf: 2192405 bytes, checksum: 71c4d8335d8c1d60c3331ea87534ab26 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-13T11:18:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_Tese_JFPRamos.pdf: 2192405 bytes, checksum: 71c4d8335d8c1d60c3331ea87534ab26 (MD5) Previous issue date: 2009
The Brazilian education, founded by the logic submission of the educational project from the Jesuits, and the influences from the French, English and Americans, passed on to be considered a national problem with the proclamation of the republic in 1980. The attempt to regulate and to consolidate the social function propaedeutics, which denies the work, the industrialization who demanded the instrumental education for work and the reestablishment of the democracy in the state which reorganized the flexible production and impose the formation of a new type of worker (KUENZER, 1998) presents contradictories movements. In agreement with transformation the scientific technical conception of organization adopted participative democratic mechanism. Recognizing the contradiction in keeping distinct types of logic and the tendency of the liberal logic over the social logic, the challenger of the work management is to reverse this premise. As an alternative to the educational middle class project, the polytechnic education proposes to overcome the dual structure and history by omni lateral formation (SAVIANI, 2003). The elementary and middle school should be guided by the work as an excellent base for education (PISTRAK, 2005). The school, known as the work product of man, should be linked to school life as a social transformation combined with school education with material production and to promote self and social emancipation. In context, the general objective is to analyze the experience of reorganizing the educational work in creation of the politic pedagogic project of middle school, identifying perspectives, limits, possibilities, and resistances. The specifics objectives are to examine the evolution of the educational project in the social politic and economic history of Brazil, highlighting the management of school work and the formation of the young for work; analyze fundamentals, intentions and practices which guide the politic pedagogic project and identify and analyze the limits, possibilities and ways of group resistances in the management project. We choose as a theoretical methodological referential the Critic Theory and the method with materialistic history base. As instruments of qualitative and quantitative data collection we applied questionnaires, semi-structures interviews and focal groups. Among hypothesis should public school follow the educational project of middle class or should it follow the lines of vocational extent, instrumental; to attend to middle class project of the popular sector? The hard format of school has accomplished changes in the lines of directions? The politic pedagogic project working at Liceu do Maracanaú establish four pillars which reorganize the work in the school bearing in mind the full formation of the young. This school thinks, conceives and evaluates opposition to the others schools; it breaks with the traditional format of the work organization. The multiples intelligences are understood as principles, the project of work is the means to transformation of popular knowledge to the scientific knowledge with practice and social application of ideas in development of competencies and abilities, as means an half-yearly organizational and the evaluation as the learning observation. Scientific initiation in middle level education attends the interests of the school, highlighting the talents, improving the indicators and presenting results. This project is contradictory because the fundamentals and practice pedagogic reassures the principles of the traditional format and the process of schooling. This way the study confirms that is possible reorganize the work and this is done by the politic pedagogic project (PPP). Faced with the new demands the schools find themselves in a cross road and their functionality is placed at doubt. As a result of this, we point out the crises of education, formation of young and the society. It is necessary to invest in the contradictions of the system and take possession of them to construct another, the opposite and reverse. It is up to the intellectuals and educators to do their job.
A educação brasileira, permeada pela lógica da submissão do projeto educativo dos jesuítas, das influências francesas, inglesas e dos Estados Unidos da América, passa a ser considerada como problema nacional com a Proclamação da República em 1890. As tentativas de regulamentação e consolidação da função social propedêutica, que nega o trabalho, a industrialização que demandou a educação instrumental para o trabalho e a redemocratização do Estado que reorganizou a produção em flexível e impõe a formação do novo tipo de trabalhador (KUENZER, 1998) apresentam movimentos contraditórios. Em consonância com estas transformações a concepção técnico-científica de organização adota mecanismos democráticos-participativos. Como alternativa ao projeto educativo burguês, a educação politécnica propõe superar a dualidade estrutural e histórica por meio da formação omnilateral (SAVIANI, 2003). A escola fundamental e média deve guiar-se pelo trabalho como base excelente da educação (PISTRAK, 2005), portanto, deve vincular a vida escolar com a transformação social combinando educação escolar com produção material e promover a auto-emancipação e a emancipação social. Neste contexto, o objetivo geral é analisar a experiência de reorganização do trabalho educativo na constituição do projeto político-pedagógico da escola de ensino médio, identificando perspectivas, limites, possibilidades e resistências. Os objetivos específicos são examinar a evolução do projeto educativo na história sociopolítica e econômica do Brasil, destacando a gestão do trabalho escolar e a formação do jovem para o trabalho; analisar os fundamentos, intencionalidades e práticas que norteiam o projeto político-pedagógico e identificar e analisar os limites, possibilidades e formas de resistência coletiva na gestão do projeto. Optamos como referencial teórico-metodológico pela Teoria Crítica e pelo método de base materialista-histórica. Como instrumento de coleta de dados quantitativos e qualitativos foram aplicados questionários, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Entre os questões levantadas destacamos se escola pública deve seguir o projeto educativo da burguesia – propedêutica – ou deve se pautar na dimensão profissionalizante, instrumental, por atender ao projeto burguês para o setor popular? A escola mineralizada tem conseguido ressignificar diretrizes? O projeto político-pedagógico (PPP) em curso no Liceu do Maracanaú estabelece quatro pilares que reorganizam o trabalho na escola tendo em vista a formação integral do jovem. Esta escola pensa concebe e avalia e na contramão da maioria das escolas, rompe com o formato tradicional de organização do trabalho. As inteligências múltiplas são compreendidas como princípio, os projetos de trabalho como meio para a transformação do saber popular para o saber científico com aplicação prática e social dos conteúdos no desenvolvimento de competências e habilidades, a organização semestral como meio e a avaliação como monitoramento da aprendizagem. A iniciação cientifica destaca os talentos, melhora os indicadores e apresenta resultados. Este projeto é contraditório, pois os fundamentos e a prática pedagógica reafirmam os princípios liberais e o processo de escolarização excludente. Deste modo, o estudo confirma que é possível reorganizar o trabalho e este se concretiza por intermédio do PPP. Diante destas novas demandas, as escolas se encontram numa encruzilhada e sua funcionalidade é colocada em dúvida. Como prognóstico, apontamos o aprofundamento da crise da educação, da formação do jovem e da sociedade. Urge investir nas contradições inerentes ao sistema, apropriar-se delas para construção do outro, do contrário. Cabe, portanto, aos intelectuais e educadores cumprirem com a sua tarefa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Diniz, Filipa. "Programa de exercício físico e hipertensão resistente: estudo exploratório da perceção dos participantes." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10773/28608.

Full text
Abstract:
A Hipertensão Arterial (HTA) é uma doença crónica caraterizada pelos níveis elevados de Pressão Arterial (PA), representando a principal causa reversível das Doenças Cardiovasculares (CV), que são responsáveis por cerca de um terço da mortalidade e da morbilidade em Portugal. No caso em que os valores de PA não diminuem com a estratégia farmacológica para o tratamento de HTA, considera-se o diagnóstico de HTA resistente (HTAr). Os pacientes diagnosticados com HTAr podem beneficiar da prática regular de exercício físico resultando na diminuição da PA. A relação entre os sintomas ansiogénicos e/ou depressivos e a HTA tem sido estudada, e apesar dos resultados inconsistentes esta relação tem sido evidenciada. Para além do exercício físico ser recomendado a pacientes com HTAr, este é também benéfico para a redução da ansiedade e depressão. Este estudo tem como objetivos a análise dos efeitos preliminares de um programa de exercício físico em pacientes com HTAr e a exploração das perceções dos participantes relativamente ao mesmo. Este estudo está inserido num projeto de investigação mais alargado intitulado “Papel do Exercício Físico no Tratamento da Hipertensão Resistente”, que consistiu em analisar os efeitos de um programa de exercício físico para pessoas com HTAr, com a duração de três meses. Os participantes foram metodicamente selecionados para a constituição do grupo experimental (treino de exercício) e o grupo de controlo (tratamento usual). As variáveis referentes à PA e à sintomatologia ansiosa e depressiva foram recolhidas antes e após o programa. De seguida, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas em grupo focal, para explorar a perceção dos participantes relativamente ao programa e à prática de exercício. Os resultados de natureza quantitativa demonstraram uma diminuição da PAS (Pressão Arterial Sistólica) (p=0,017) em 72,7% dos participantes, da PAD (Pressão Arterial Diastólica) (p=0,027) em 68,2% participantes e da sintomatologia depressiva (p=0,007) em 65,2% participantes. Relativamente à análise das entrevistas emergiram cinco categorias: 1) principais impactos após a participação no programa de exercício físico; 2) facilitadores à adesão ao programa de exercício físico; 3) barreiras percebidas à prática de exercício físico; 4) perceção quanto à estrutura do programa de exercício; e 5) satisfação global com o programa. Esta análise mostrou que vários participantes identificaram mudanças positivas no seu bem-estar físico e emocional depois do programa, havendo uma diminuição do stress e irritabilidade no seu dia-a-dia além da diminuição da PA. A adesão ao programa de exercício físico foi facilitada, de acordo com os participantes, pelo acompanhamento profissional e personalizado, pelo compromisso de comparecer aos treinos e a disponibilidade de horários. Por outro lado, os participantes referiram a falta de motivação, falta de companhia, limitações na saúde física e dificuldade em conciliar horários como barreiras à continuação da prática de exercício físico. Concluiu-se que os benefícios percebidos pelos participantes são importantes indicadores para a adesão ou continuação da prática de exercício físico, não desvalorizando as barreiras percebidas. Este estudo tem uma abordagem inovadora por focar a análise da perceção dos próprios participantes, indo além dos dados clínicos quantitativos.
Arterial Hypertension (or High Blood Pressure - HBP) is a chronic disease characterised by high levels of Blood Pressure (BP), which is the main reversible cause of the Cardiovascular Diseases (CVDs), that are responsible for around one third of the mortality and morbidity in Portugal. When BP values do not decrease with pharmaceutical treatment for HBP, it is considered the diagnosis of resistant hypertension (RHTN). Patients diagnosed with RHTN may benefit of regular physical activity resulting on BP decrease. The relationship between anxiety and/or depressive symptoms and hypertension has been studied, and despite the inconsistent results this has been demonstrated. Physical activity is recommended to patients with RHTN, but it is also beneficial for the reduction of anxiety and depression. This study aims to analyse preliminary effects of a physical activity program on patients with RHTN and to explore the perceptions of the participants about the program. This study is part of a larger research project entitled “The Role of Exercise Training in the Treatment of Resistant Hypertension”, that consisted in a three months physical activity program for people with RHTN. Participants were methodically selected for the experimental group (physical training) and control group (usual treatment). Variables related to BP and to anxious and depressive symptomatology were collected before and after the program. Then, semistructured focus group interviews were conducted to explore the perception of the participants about the program. Quantitative results demonstrated a decrease of SBP (Systolic Blood Pressure) (p=0,017) in 72,7%, DBP (Diastolic Blood Pressure) (p=0,027) in 68,2% and the depressive symptomatology (p=0,007) in 65,2% of the participants. Five main categories emerged from interviews’ analyses: 1) main impacts after participation in the physical activity program; 2) facilitators of adherence to the physical activity program; 3) perceived barriers to physical activity; 4) perception of physical activity program structure; and 5) global satisfaction with the program. This analysis showed that several participants identified positive changes on their physical and emotional well-being after the program, associated with a decrease of stress and irritability on their daily life as well as a decreased BP. According to the participants, adherence to physical activity program was facilitated by the professional and personalized monitoring, the commitment to attend the training and the availability of different schedules. On the other hand, participants referred lack of motivation, lack of company, physical health limitations and difficulty in conciliating schedules as barriers to the continuation of physical activity. We concluded that the benefits perceived by the participants are important indicators of adherence and persistence of physical activity, despite the perceived barriers. This study has an innovative approach by focusing on the participants' own perception analysis, going beyond quantitative clinical data.
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Entrevista em grupo"

1

As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460220.

Full text
Abstract:
Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Full text
Abstract:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Entrevista em grupo"

1

MACIEL, MARCOS GONÇALVES, GISELLE ALVES DE MOURA, MARÍA JESÚS MONTEAGUDO, and PAULO ROBERTO VIEIRA JÚNIOR. "ANÁLISE DAS AUTOAVALIAÇÕES DE SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO EM PESSOAS IDOSAS FISICAMENTE ATIVAS E INATIVAS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.054.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR SE HÁ UMA RELAÇÃO ENTRE PESSOAS IDOSAS FISICAMENTE ATIVAS E INATIVAS E, AS AUTOAVALIAÇÕES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO. PARA TANTO, ADOTAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE, DA PSICOLOGIA POSITIVA E EPIDEMIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA. A DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE PARTICIPANTES FOI ESTIPULADA PELA TÉCNICA DE SATURAÇÃO DOS DADOS, SENDO A ESCOLHA DA AMOSTRA E DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES NA CIDADE DE BILBAO/ESPANHA, DEFINIDA DE FORMA INTENCIONAL. ADOTAMOS A ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE E AS ESCALAS DE AUTOAVALIAÇÕES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES. PARA A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS FOI UTILIZADA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO. PARTICIPARAM DA PESQUISA 18 PESSOAS, CLASSIFICADAS EM DOIS GRUPOS: FISICAMENTE ATIVAS (N=10) E FISICAMENTE INATIVAS (N=8), SENDO EM GERAL, OITO HOMENS E 10 MULHERES, COM IDADE ENTRE 62 E 81 ANOS (70,5±5,1 ANOS). OS DADOS DEMONSTRAM QUE AMBOS OS CONSTRUTOS APRESENTARAM AUTOAVALIAÇÕES SATISFATÓRIAS, INDEPENDENTEMENTE DO GRUPO DE PESSOAS FISICAMENTE ATIVAS OU INATIVAS. CONCLUÍMOS QUE A VARIÁVEL ATIVIDADE FÍSICA ANALISADA DE FORMA ISOLADA NÃO É SUFICIENTE PARA DETERMINAR DIFERENÇAS NAS AUTOAVALIAÇÕES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO, SENDO NECESSÁRIO, TAMBÉM, CONSIDERAR OUTROS FATORES COMO AS CONDIÇÕES DE VIDA OFERECIDAS PELO PODER PÚBLICO À POPULAÇÃO E ASPECTOS COMPORTAMENTAIS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campassi de Oliveira, Vanessa Aparecida Sanches, Mara Quaglio Chirelli, Kátia Terezinha Alves Rezende, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, and Edinalva Neves Nascimento. "Rede Cegonha na visão de gestantes e profissionais: Uso de grupo focal e entrevista." In Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios | Investigación Cualitativa en Salud: Avances y Desafíos, 591–99. Ludomedia, 2021. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.591-599.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DOS SANTOS, REGINALDO, FRANCISCO ALEX OLIVEIRA FIGUEREDO, and JOÃO GABRIEL SILVA SILVA. "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.280.

Full text
Abstract:
ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DESENVOLVIDA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, COM O OBJETIVO DE CONHECER EXPERI?NCIAS QUE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DE ESCOLAS P?BLICAS TIVERAM COM ESPA?OS N?O FORMAIS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E EDUCA??O, EM RAZ?O DA SUA ATUA??O DOCENTE. COMO T?CNICA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA USOU ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADO. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA MOSTRAM QUE ESSES PROFESSORES S?O ABERTOS AO USO DE DIFERENTES ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR, MAS APRESENTAM SIGNIFICATIVA DIFICULDADE PARA PLANEJAR SUAS AULAS COM USO DE ESPA?OS N?O FORMAIS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOUTO, GIULYANNE MARIA SILVA, NILMARA SERAFIM CHAGAS, and IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA. "PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO: OLHARES DE IDOSOS DO SERTÃO DA PARAÍBA." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.033.

Full text
Abstract:
O CORPO IDOSO REVELA HIST?RIAS E MARCAS ADQUIRIDAS AO LONGO DO TEMPO, ENTRETANTO, N?O ? CONCEBIDO SEM O OLHAR DO OUTRO, CAPAZ DE INFLUENCIAR POSITIVA OU NEGATIVAMENTE A RELA??O DO INDIV?DUO COM SEU CORPO. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR OS MODOS COMO OS IDOSOS DO MUNIC?PIO DE SOUSA, NO SERT?O DA PARA?BA, PERCEBEM SEUS CORPOS E CONCEBEM SUA IMAGEM CORPORAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS FORAM 30 IDOSOS, DE AMBOS OS SEXOS, DO MUNIC?PIO DE SOUSA NO ALTO SERT?O DA PARA?BA, ABORDADOS PELA EQUIPE DE PESQUISA, ALEATORIAMENTE, EM SUAS RESID?NCIAS. O PRIMEIRO GRUPO DE IDOSOS ENTREVISTADOS FOI FORMADO POR MORADORES DE UMA COMUNIDADE DE ASSENTADOS E O SEGUNDO POR MORADORES DE BAIRROS RESIDENCIAIS DA CIDADE DE SOUSA. A COLETA DOS DADOS POSSUIU COMO INSTRUMENTO UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E AS TRANSCRI??ES FORAM INTERPRETADAS POR MEIO DA T?CNICA DE AN?LISE DE CONTE?DO. OS IDOSOS PARTICIPANTES ENCONTRAVAM-SE NA FAIXA ET?RIA ENTRE 61 E 79 ANOS, COM MAIOR PREDOMIN?NCIA DE CASADOS. EM RELA??O ? ESCOLARIDADE, A MAIOR OCORR?NCIA FOI ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUIDO PELO EXPRESSIVO N?MERO DE ANALFABETOS. COMO RESULTADO, NAS PERCEP??ES CORPORAIS, O OLHAR DO ?OUTRO? EMERGE COMO ELEMENTO DE DESTAQUE E CAPAZ DE PROPAGAR OS IDEAIS DE JUVENTUDE ETERNA INALCAN??VEIS POR BOA PARTE DOS IDOSOS, COMO FORMA DE SANAR OU PREVENIR DOEN?AS. NESSE SENTIDO, DESTACA-SE O DISCURSO BIOM?DICO E A CULTURA DO CORPO JOVEM COMO BELO E PERFEITO, PRESENTE NA FORMA COMO OS INDIV?DUOS SE RELACIONAM COM SEU CORPO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

GOMES, MAYRA SOUSA, DANIELLE VICTOR FERNANDES, ADRIANA LIRA RUFINO DE LUCENA, and KAY FRANCIS LEAL VIEIRA. "CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FUNÇÃO FUNCIONAL E COGNITIVA DE IDOSOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.062.

Full text
Abstract:
O ENVELHECIMENTO DA POPULA??O ? ACOMPANHADO DE MUDAN?AS NOS DESEMPENHOS COGNITIVOS E FUNCIONAIS. OBJETIVO: ANALISAR O PERFIL FUNCIONAL E COGNITIVO DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENS?O DE UMA INSTITUI??O PRIVADA DE JO?O PESSOA-PB, BRASIL. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL E DESCRITIVO, REALIZADO EM UM GRUPO DE CONVIV?NCIA PERTENCENTE A UMA INSTITUI??O DE ENSINO SUPERIOR. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENI?NCIA, TOTALIZANDO 56 INDIV?DUOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA COM O PR?PRIO IDOSO, INDIVIDUALMENTE, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA REALIZADA POR DOIS AVALIADORES DEVIDAMENTE TREINADOS PARA A APLICA??O DO PROTOCOLO. FORAM REALIZADOS A CARACTERIZA??O DA AMOSTRA ATRAV?S DE UM QUESTION?RIO SOCIODEMOGRAFICO, A AVALIA??O DO DESEMPENHO FUNCIONAL POR MEIO DO ?NDICE DE KATZ E O DESEMPENHO COGNITVO, ATRAV?S DO MEEM. RESULTADOS: A AN?LISE MOSTROU PREDOM?NIO DO SEXO FEMININO (94,65%), FAIXA ET?RIA ENTRE 70 A 79 ANOS (51,78%), ESTADO CIVIL VI?VO (46, 43%), N?VEL DE ESCOLARIDADE FUNDAMENTAL INCOMPLETO (46,43%) E RENDA FAMILIAR MENSAL DE 1 A 2 SAL?RIOS M?NIMOS (57,15%). A MAIORIA DOS IDOSOS ENTREVISTADOS (94,65%; N=53) FOI CONSIDERADA INDEPENDENTE PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES B?SICAS DA VIDA DI?RIA, APENAS 3,57% (N=2) REFERIRAM DEPEND?NCIA PARCIAL E UM IDOSO COM DEPEND?NCIA IMPORTANTE. QUANTO AO D?FICIT COGNITIVO, 76,78% (N=43) N?O APRESENTAM DEFICI?NCIAS DE COGNI??O. CONCLUS?O: AS A??ES EXTENSIONISTAS DESENVOLVEM V?RIAS MODALIDADES DE INTERVEN??ES MULTIDIMENSIONAIS QUE ENGLOBAM A PREVEN??O DE DOEN?AS E PROMO??O ? SA?DE, VISANDO CADA VEZ MAIS CONTRIBUIR PARA MELHORAR A CAPACIDADE FUNCIONAL E COGNITIVA DOS IDOSOS, FORTALECENDO A AUTONOMIA, AUTOCUIDADO E CONSEQUENTEMENTE, A QUALIDADE DE VIDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brandt da Silva, Jéssica. "Das clínicas de cirurgia plástica aos grupos online: escolher e testemunhar em novas confi-gurações tecnológicas." In Biotecnologias, transformações corporais e subjetivas: saberes, práticas e desigualdades, 255–79. ABA Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.48006/978-65-5973-030-8-11.

Full text
Abstract:
O texto analisa a experiência de mulheres que fizeram ou fazem uso de próteses de silicone nos seios e que passam a enquadrar esta experiência por meio da ótica da rejeição pessoal e da doença corporal. Tem como ponto de partida os depoimentos em um grupo brasileiro no Facebook cujo tema é a “doença do silicone”, além de entrevistas. Destacam-se dois aspectos fundamentais na análise: as condições nas quais as decisões por fazer cirurgias plásticas podem ser tomadas e a divulgação do testemunho sobre as transformações corporais e sobre o possível adoecimento decorrente destas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saldanha, Aline, and Berenice Marie Ballande Romanelli. "Percursos profissionais de professores com deficiência em uma rede municipal de ensino." In Administração Contemporânea 2, 24–46. Editora Zh4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh420212-3-p-24-46.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o percurso profissional e acadêmico de professores com deficiência de uma Rede Municipal de Ensino (RME) do estado do Paraná. O objetivo é conhecer as dificuldades, apoio e ajuda recebidos em sua qualificação profissional e prática laboral. A pesquisa se justifica pelo fato de permitir conhecer algumas ações que poderiam promover a capacitação e inclusão efetiva de pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade e no setor público. Foi feita uma pesquisa qualitativa exploratória e pesquisa de campo com análise de dados documentais e entrevista semiestruturada. Os resultados oram analisados a partir da Psicologia Social Comunitária relacionando com discussões referentes à Gestão Pública. Os resultados dos dados documentais mostram que estes professores somam uma porcentagem de 0,33% do total desta rede e as características do perfil são correspondentes aos demais docentes. Participaram da entrevista três professores com deficiência de uma rede municipal de ensino. As respostas indicam a importância do apoio psicossocial para a escolarização destes professores e no desenvolvimento do trabalho docente. Ainda que estejam inclusos, estes professores ainda sofrem preconceito, estigmatização e barreiras no ingresso e permanência no setor público. A legislação existente é importante para a inclusão, mas insuficiente sem ações em conjunto com a sociedade. É necessário aplicar ações que diminuam o preconceito, fortaleçam os grupos de apoio e promovam as adaptações necessárias para a plena participação social de PCDs. São necessários, o desenvolvimento de novas políticas públicas e o aprimoramento das já existentes para a participação de PCDs na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

GRIEBLER, ELIANE MATTANA, and ANDRÉA KRUGER GONÇALVES. "NECESSIDADES DE SAÚDE DE IDOSOS: AÇÕES NAS ESF DE UM DISTRITO DE PORTO ALEGRE." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.027.

Full text
Abstract:
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA É UMA REALIDADE ATUAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA, A PARTIR DESSE FENÔMENO A FAIXA ETÁRIA QUE MAIS CRESCE É A DE INDIVÍDUOS COM MAIS DE 60 ANOS. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR AS AÇÕES EXISTENTES NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) E SUA EFETIVIDADE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE IDOSOS E GESTORES. O ESTUDO FOI QUALITATIVO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO E A AMOSTRA FOI DE 10 IDOSOS E 8 GESTORES. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM: ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS ABERTOS E DIÁRIOS DE CAMPO, OS QUAIS FAZEM PARTE DE UM ESTUDO MAIOR. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. FORAM ENCONTRADAS INICIALMENTE CINCO CATEGORIAS: AÇÕES: O QUE ACONTECE – OU NÃO - NA ESF; PERCEPÇÕES DE SAÚDE; FOREVER YOUNG: PARA SEMPRE JOVEM?; VÍNCULO E NECESSIDADE DE ESCUTA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, OPTOU-SE POR DISCUTIR A CATEGORIA AÇÕES: O QUE ACONTECE – OU NÃO - NA ESF, COMO FORMA MAIS APROFUNDADA DE ANÁLISE. IDENTIFICOU-SE QUE NEM TODAS AS ESF OFERTAM AÇÕES VOLTADAS AOS IDOSOS. ALGUMAS APRESENTAM GRUPOS ESPECÍFICOS PARA OUTROS FINS E OS IDOSOS SÃO O MAIOR PÚBLICO ATENDIDO, MAS EM GERAL O FOCO É UM PROBLEMA DE SAÚDE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Celestino, Carolina Censi, Dalila Cristina Gomes, and Patrícia Almeida Sacramento. "ANÁLISE DE CONSUMO CONSCIENTE DOS HABITANTES DO MUNICÍPIO DE IVATUBA-PR." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meio Ambiente - Vol. I, 85–99. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060806.

Full text
Abstract:
Após a Revolução Industrial os modos de produção e consumo se modificaram, a procura por satisfação pessoal das pessoas levou a um consumismo extremo, resultando em diversos impactos negativos ao planeta. Deste modo, o consumo consciente surge como uma proposta de resgate da população em relação ao consumismo. Este estudo teve como objetivo analisar o consumo consciente dos habitantes do município de Ivatuba-PR e identificar se a renda familiar da população tem influência no nível de consumo consciente. Para isso, aplicou-se um formulário com 25 perguntas baseadas na proposição de uma escala de consumo sustentável. Este questionário foi respondido por 260 habitantes do município. Para um melhor entendimento dos resultados as questões foram divididas em seis grupos: Consumo de produtos sustentáveis, separação de resíduos sólidos, reutilização de materiais, hábitos sustentáveis, pensamento crítico e perspectiva de mudança, analisados de acordo com a renda da população (até um salário-mínimo; 1 a 3 salários-mínimos; 3 a 5 e superior a 5). Os resultados mostraram que apenas a categoria com perguntas relacionadas ao consumo de produtos sustentáveis obteve respostas negativas em relação ao consumo consciente. De modo geral a população entrevistada apresentou um bom nível de consumo consciente, mas que pode ser melhorado com a disseminação de informações sobre o assunto. Neste trabalho também foi constatado que no município de Ivatuba a renda familiar não foi um fator de influência no nível de consumo consciente da população, destacando nesse caso que a condição financeira familiar não interferiu nas práticas de consumo consciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Carolina Martins dos, and Kátia Barbosa Macêdo. "GESTÃO CONTEMPORÂNEA, AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA NO TRABALHO." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 275–84. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.275-284.

Full text
Abstract:
Contemporaneamente, as instituições demandam profissionais capazes de processar informações complexas em tempo real, tal como uma máquina. Trata-se de um novo discurso institucional que a mídia reforça e que ativa os mecanismos psíquicos. Novas concepções da organização do trabalho e do comportamento emergem da interação entre as demandas de Tecnologia da Informação, sua organização social e as reações de indivíduos que devem trabalhar com novos sistemas tecnológicos. Objetivo: Investigar as vivências subjetivas de um grupo de gestores do SENAI/GO em relação à informatização de processos da Instituição sob as lentes da abordagem Clínica Psicodinâmica do Trabalho. Método: O estudo possui caráter descritivo e exploratório. A metodologia utilizada fundamenta-se na clinica psicodinâmica do trabalho, proposta por Christophe Dejours.na qual, com base na teoria psicanalítica e nas ciências sociais, procura desvelar e compreender as vivências intra e intersubjetivas de uma categoria específica sobre a organização do trabalho, no caso, a dos gestores do SENAI/GO. Os dados foram coletados a partir de análise documental, entrevistas individuais com 15 trabalhadores e em três sessões de escuta clínica coletiva com cinco gestores. A demanda não foi constituída, mas sim trabalhada. Resultados: As tecnologias foram criadas para melhorar, agilizar, simplificar e substituir o trabalho braçal, no entanto, percebe-se que diante essa nova realidade que se é apresentada, ocorre uma aceleração e sobrecarga de trabalho, sendo evidenciados sintomas de ansiedade entre os participantes. A inserção do celular significou para o gestor um dispêndio de energia, não mensurado. Os trabalhadores, participantes refletiram como no decorrer dos últimos dez anos o contato com o outro diminuiu, interferindo nas relações ou até mesmo substituindo relações humanas por relações homem-maquina. Conclusão: percebeu-se o esvaziamento das condições para reunião do coletivo de trabalho, o trabalhador tem que se informar sozinho, a sua interface é com a máquina, e sem condições sociais torna-se difícil a construção do coletivo de trabalho. A constituição do espaço de discussão, a fim de melhorar as condições e organização do trabalho favoreceu a construção de estratégias coletivas conforme proposto pela metodologia deste trabalho com o objetivo de promover a saúde mental dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Entrevista em grupo"

1

Santos, Eberson, Igor Vanderlei, Mariel Andrade, Rodrigo Rocha, and Jean Araujo. "ConectAEE: Um Sistema de Fomento à Comunicação Multidisciplinar na Perspectiva da Educação Especial." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.662.

Full text
Abstract:
Diversas aplicações permitem acompanhar a rotina de alunos quefrequentam exclusivamente o ensino regular, mas normalmente nãoconsideram as especificidades relativas ao público-alvo da Educação Especial. Este artigo apresenta o ConectAEE, um sistema Web que permiteum atendimento compartilhado aos discentes do ensino especial e promove acomunicação entre seus professores, pais e profissionais de saúde. Comometodologia de desenvolvimento, adotou-se o Scrum, além de entrevistas eestudo bibliográfico que permitiram modelar o sistema. O ConectAEE foiavaliado por meio de entrevista de grupo focal, que indicou que o sistema tempotencial para se tornar um aliado em ações educacionais multidisciplinares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Massa, Mônica. "A formação didático pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2015.10236.

Full text
Abstract:
Este artigo busca aprofundar o olhar sobre o docente do ensino superior, especificamente na área de computação e informática, e investigar a compreensão sobre sua formação didática e pedagógica. Os resultados aqui apresentados fazem parte do projeto de doutorado desenvolvido pela autora e concluído em julho de 2014. Optou-se pelo Estudo de Caso como método, incluindo sete docentes da área da UNEB – Campus II. Para a coleta dos dados, foram aplicadas as técnicas de entrevista, grupo focal, história de vida e análise documental. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos docentes da área da computação não teve formação pedagógica, aplicando alternativas intuitivas para a mediação didática em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Paiva, Luiz Carlos, Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves, Tamia Teles de Menezes Pereira, Ramon Silva Ferreira, Karine Rocha Lemes Silva, Josué Sérgio De Souza, Rafaela Ferreira Castro, Luana Lopes dos Santos Alves, and Juliana Martins Asevedo. "Formação continuada semipresencial: a mediação e a interatividade em um curso para professores da SEEDF." In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14681.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. Na primeira turma, não houve mediações pedagógicas adequadas, seja pelos exercícios, seja pela falta de feedback. Na segunda, reformulou-se atividades, incluindo chat e trabalho em grupo, acrescentou-se fórum de discussão, deu-se constantes feedbacks e dobrou-se o número de encontros. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Menezes, André, and Augusto Pires. "Percepções sobre a escolarização a partir de um grupo de detentos em um sistema prisional." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2501.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa é fruto de um trabalho de conclusão de curso, graduação em Pedagogia, e teve como objetivo investigar um grupo de detentos e as contribuições oportunizadas pelo processo de escolarização em um presídio do RJ. A pesquisa foi baseada numa abordagem qualitativa e a coleta de dados teve como instrumento uma entrevista, com questões abertas. Tendo como questão norteadora compreender alguns aspectos do processo de escolarização de uma amostra de presidiários em um sistema prisional do estado do Rio de Janeiro. A justificativa da pesquisa baseou-se na legislação que rege a questão investigada, onde a escolarização surge como possibilidade de mudança de comportamento dos apenados. Além disto, justificou-se pelo interesse em particular de um dos autores que possui experiência com o trabalho no sistema penitenciário, e convive diariamente com os internos que estudam nas escolas prisionais. Os dados obtidos permitiram identificar a eficácia da inserção da escolarização, alguns limites, possibilidades e suas contribuições para o desenvolvimento deste grupo de estudantes detentos investigados e que pode servir de estímulo e base outras pesquisas e para a sociedade. Permitiu também a reflexão acerca dos meios alternativos para a recuperação dos detentos. Concluiu-se que é por meio de uma ação que possa favorecer um clima de ressocialização, visando desenvolvimento integral do detento, que trará para o detento a oportunidade de estudo, tornando-os cidadãos e novamente poderem voltar ao convívio em sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cassola, Rosangela Vargas. "Heterogeneidade de Políticas Públicas de Formação Docente." In II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2018.14811.

Full text
Abstract:
Objetivamos identificar a potencialidade de utilização da TV Escola na formação contínua de professores que trabalham com alunos que apresentam necessidades especiais. A coleta de dados ocorreu em fases: usamos como instrumento um questionário, realizamos entrevista e procedemos a utilização da Técnica de Grupo Focal em seis encontros presenciais. Os dados revelam que os professores desconhecem os Programas da Série Educação Especial da TV Escola, bem como o conceito de deficiência mental e indicam que é possível usar a TV Escola como meio de formação contínua desde que considerados três aspectos: 1) aspectos organizacionais da escola; 2) questões profissionais de formação docente e 3) políticas de implantação da TV Escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MELO, SAVIO TORRES, ANA MARIA MACHADO CARDOSO, MARIA HELLEM TEIXEIRA ABREU, and REBEKA MANUELA LOBO SOUSA. "CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ EM TÉCNICAS PEDAGÓGICAS DOS CONTEUDOS MATEMÁTICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.health2020-00026.

Full text
Abstract:
Uma das caracteristicas mais significativas das pesquisas descritivas e a utilizacao de tecnicas padronizadas de coleta de dados, dentre as quais se destacam a entrevista, o formulario, o questionario, o teste e a observacao. Buscando alcancar de forma significativa nosso objeto de estudo, bem como os objetivos de pesquisa, optamos pela utilizacao da abordagem qualitativa que se concretiza num dialogo aberto entre pesquisador e pesquisados. Nela o pesquisador possui um contato direto com o grupo em estudo e os dados, apos a coleta, sao interpretados e nao quantificados, fazendo com que a pesquisa fique com riqueza de detalhes e seguranca das informacoes obtidas. Enfim, vale salientar que a pesquisa qualitativa proporciona a producao de conhecimento cientifico, oriundo de uma pesquisa que possui o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento principal, devendo observar que a fala dos sujeitos de pesquisa e reveladora de condicoes estruturais, de sistemas de valores, normas e simbolos. A analise dos dados da pesquisa foi realizada por meio de categorias de analises que foram elaboradas a partir das reflexoes realizadas acerca das respostas dos professores de Matematica que utilizam o xadrez em suas aulas como forma de melhorar a aprendizagem significativa dos conteudos matematicos, as quais sao descritas e fundamentadas de acordo com a fundamentacao teorica pertinente a tematica estudada.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lemos, Eduardo Luis, Marcelo Henrique Conceição, Felipe Becker Nunes, Roseclea Duarte Medina, and Giliane Bernardi. "AD-RPG: Elicitando requisitos na idade média utilizando um jogo educacional." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1763.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento de um jogo educacional, do gênero RPG, para apoiar o ensino e aprendizagem de elicitação de requisitos de software, focando em duas técnicas específicas: análise de documentos e entrevista. O jogo foi construído seguindo a metodologia de desenvolvimento ENgAGED, sendo avaliado por um grupo de estudantes de cursos da área de computação, utilizando o modelo MEEGA+ para coleta e sistematização de dados. Como resultados, pode-se destacar, em relação ao atributo experiência do jogador, a diversão e a confiança na aprendizagem, evidenciada pela totalidade de estudantes respondentes. Do ponto de vista da percepção da aprendizagem, a maioria dos estudantes sinalizou o potencial do jogo para a aprendizagem das técnicas trabalhadas. É possível concluir, a partir da avaliação, que o jogo AD-RPG se apresenta promissor como ferramenta complementar para o ensino e aprendizagem de elicitação de requisitos, trazendo ao mesmo tempo uma atividade educacional e lúdica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MATTOS, Matheus, and Admardo Júnior. "Papo de motorista: análise de estratégias coletivas de defesa no contexto de motoristas de aplicativo de Belo Horizonte." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0703.

Full text
Abstract:
O fenômeno global da uberização com base em tecnologias recentes, promove novas formas de trabalho online. No Brasil a conjuntura econômica desfavorável ao emprego formal e o fortalecimento do discurso empreendedor auxiliam na explicação da rápida adesão de motoristas aos aplicativos de transporte. No entanto, é relevante ressaltar que para Antunes (2018) algumas formas de flexibilidade podem esconder processos de precarização do trabalho, com direitos trabalhistas desrespeitados e arranjos que desestruturam a solidariedade e intensificam o sofrimento psíquico. Utilizando a psicodinâmica do trabalho em Dejours (2012) como referencial teórico, o trabalho buscou compreender como se configuram as estratégias individuais e coletivas de defesa no contexto do trabalho dos motoristas de aplicativos de Belo Horizonte. A pesquisa foi operacionalizada através de abordagem qualitativa, utilizando como fontes de análise os resultados de uma entrevista semiestruturada e um mês de conversas entre motoristas em um grupo de mensagens. Os resultados foram analisados por meio de núcleos de sentido em Bardin (2016) e Mendes (2007). Verificou-se a existência das estratégias coletivas e individuais como forma de suportar o mal-estar inerente a este trabalho. Além disso, temáticas surgidas ao longo do trabalho, como questões de saúde em função da carga horária exercida, o desequilíbrio na relação aplicativos-motoristas e a dinâmica do sistema de avaliação de desempenho podem suscitar pesquisas e aprofundamentos posteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Azevedo, Leo Cardoso Viana, Daniel Victor Fernandes de Oliveira, and Josyanne Pinto Giesta. "Experiência do ensino remoto do BIM no IFRN - campus natal central em meio à pandemia." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.284.

Full text
Abstract:
Com o constante aumento da aplicabilidade do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, devido à evolução tecnológica no segmento construtivo e às medidas governamentais que visam fomentar e acelerar esse crescimento, faz-se necessário pesquisas visando aumentar a produtividade e a abrangência da metodologia, além de disponibilizar profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho. Nesse sentido, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP) vem desenvolvendo, todos os anos, trabalhos inseridos na perspectiva do BIM, de modo a promover treinamentos práticos em softwares de modelagem, como o Revit e o Navisworks, além de atividades teóricas acerca de BIM e de metodologia científica, com estudantes do curso técnico em Edificações, de modo a abordar, principalmente, a disciplina de arquitetura nas fases de concepção, projeto e planejamento de obras. Apesar disso, devido ao contexto pandêmico de Covid-19 e à iminência de isolamento social, fez-se necessária a realização de tais atividades de ensino na modalidade remota, algo pioneiro no grupo e de caráter inovador na área, durante o período de setembro de 2020 à janeiro de 2021, com um conjunto de quatro alunos bolsistas dos projetos vigentes. Desse modo, este trabalho visa expor os resultados de tal experiência realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) – campus Natal Central, por meio de uma análise documental qualitativa da entrevista estruturada aplicada no âmbito da pesquisa. Nesse contexto, por meio de plataformas digitais de aprendizagem; aplicativos de troca de mensagens; e softwares de modelagem e de produtividade; foi ofertado para os alunos um treinamento teórico-prático piloto que abordava – primeiramente – a parte conceitual e política do BIM; seguida pela metodologia científica e sua utilização na pesquisa; e, por fim, a modelagem em softwares como o Revit – Tudo isso de maneira integralmente remota e com carga horária semanal de 15h. Assim, em uma sala virtual no Google Classroom, a professora coordenadora do GIP adicionava, constantemente, materiais para leitura; vídeos informativos; tutoriais; indicações de fontes; e propostas de atividades a serem realizadas pelos estudantes. Por meio de uma metodologia ativa, em que os alunos se tornaram os principais elementos do processo de aprendizagem, foi possível alcançar um nível 2 (Intermediário) de competência, caracterizado por um sólido conhecimento conceitual e algumas aplicações práticas (SUCCAR; SHER; WILLIAMS, 2013). Nesse viés, foi desenvolvido um questionário, dividido em quatro partes, e com um total de 20 indagações, que abordava as temáticas supracitadas, visando compreender melhor essa experiência de ensino, de modo a verificar o perfil dos alunos colaboradores e a eficácia dos métodos e dos meios os quais foram utilizados para se desenvolver o treinamento. Logo, foi possível estabelecer comparações entre as diferentes atividades realizadas e averiguar quais foram mais efetivas para com sua finalidade. Além disso, foi possível mensurar a capacidade da modalidade remota em substituir a tradicional modalidade presencial. De modo geral, os resultados da entrevista estruturada se mostraram bastante promissores, demonstrando o sucesso da experiência de ensino em análise, a qual é capaz de servir como parâmetro para futuros treinamentos a serem ministrados por todo o Brasil. No primeiro segmento da pesquisa, cujo objetivo foi entender a percepção do contexto geral e dos meios utilizados, foi evidenciado, por unanimidade, que as plataformas utilizadas favoreceram o processo de aprendizagem. Além disso, 75% dos estudantes acreditam que a adaptação para o contexto remoto, juntamente com as atividades disponibilizadas, foi realizada de maneira eficiente, apesar de eles, em sua maioria, ainda preferirem o modelo presencial de ensino. Na segunda etapa da entrevista, buscou-se melhor entendimento acerca das percepções e resultados obtidos sobre a Modelagem de Informação da Construção. Mesmo com um conhecimento bastante limitado dos participantes, na teoria e na prática, antes de entrar no GIP, o treinamento foi capaz de formar indivíduos com conhecimento classificado como intermediário, em ambos os parâmetros analisados sobre BIM; além de ter se mostrado eficiente em aumentar o interesse sobre o tema e estimular os alunos a buscarem conhecimentos por conta própria. Na terceira seção, que avaliou os resultados da experiência acerca de metodologia científica, foi demonstrado que, a partir de conhecimentos básicos que os alunos já possuíam e o estilo de aprendizagem com 75% de aprovação, foi possível formar estudantes capacitados para entenderem o processo de pesquisa e desenvolverem seus próprios trabalhos, com uma metodologia, estrutura e formatação considerável. Por fim, a última etapa do questionário visou avaliar, de maneira geral, a experiência dos alunos durante o treinamento. Como pontos positivos destacados por eles, obteve-se, principalmente, a flexibilidade de horário proporcionada pelo contexto remoto, a qual é praticamente inexistente no modelo presencial; o acompanhamento individualizado por WhatsApp; e as videoaulas gravadas, que possibilitam uma visualização ilimitada das recomendações e conceitos disponíveis. Apesar disso, alguns pontos negativos foram inferidos pelos alunos, a saber, a dificuldade com internet e aparelhos eletrônicos, haja vista a alta demanda de hardware dos programas utilizados; e a dificuldade em acompanhar todas as aulas e atividades propostas. Convém destacar, também, o alto interesse dos alunos por modelagens 3D no Revit e por leitura e produção de artigos científicos, de maneira a comprovar ainda mais a capacidade do treinamento em fomentar interesse pela temática nos componentes do grupo de pesquisa; e uma certa dificuldade, entre os alunos, em realizar revisões bibliográficas, o que pode ser motivado pelo pouco contato com essa atividade fora do meio acadêmico. Em síntese, como resultados genéricos, 100% dos participantes da pesquisa acreditam que a capacitação ofertada irá auxiliar, de alguma maneira, no mercado de trabalho ou no progresso dentro da academia, além de a classificarem como ótima, em uma escala proposta. Infere-se, portanto, a contribuição dessa experiência pioneira no GIP para com a temática do ensino do BIM no Brasil, já que sua aplicabilidade se faz possível em escala macro, haja vista a acessibilidade universal dos meios utilizados e os resultados positivos obtidos, de modo a tornar a metodologia utilizada uma opção para a atual conjuntura e para um futuro de provável ampliação e aprimoramento do Ensino à Distância (EAD). Apresentação no YouTube: https://youtu.be/PzqMKz0VIqk
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Câmara, Rayanne Rhayse Dantas, Caroliny Azevedo Gonçalo Silva, and Josyanne Pinto Giesta. "Fabricação digital e BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.317.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil ainda apresenta um cenário de mão de obra pouco especializada, predominantemente artesanal, e está entre os setores que menos investe no uso de tecnologias para ganho de produtividade. A fabricação digital, que já é amplamente utilizada na manufatura, está ganhando espaço para soluções da construção civil. Além de reduzir desperdícios de materiais na construção, o uso da tecnologia proporciona maior liberdade arquitetônica para projetar estruturas com geometrias complexas e difíceis de executar (KHOSHNEVIS, 2004). Os métodos mais utilizados para esta finalidade incluem os sistemas subtrativo, que usa solução de desbaste por fresas que se movem automaticamente; conformativo, que utiliza um molde versátil capaz de se adaptar a diferentes formas; e o sistema aditivo, em que camadas de material são sobrepostas sucessivamente (CAMPOS e LOPES, 2017). A Modelagem da Informação da Construção (BIM) tem como produto uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação e seus componentes (STEHLING e RUSCHEL, 2015). Tendo em vista que a metodologia BIM e a fabricação digital têm, como ponto em comum, a modelagem em ambiente virtual de algo a ser executado fisicamente, procurou-se identificar se as duas tecnologias estão sendo abordadas associadamente dentro do ensino local, de maneira que isto permitisse conhecer o contexto para melhor planejar uma disciplina do curso de pós graduação em BIM de uma universidade privada. Desse modo, este trabalho tem como objetivo: 1) mapear as experiências da fabricação digital no estado do Rio Grande do Norte; 2) analisar as experiências de ensino, aprendizagem e sua prática associada ao uso da metodologia BIM; e 3) direcionar o planejamento de disciplina a ser ministrada na pós-graduação de BIM da Universidade Potiguar. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista estruturada, tendo como base um questionário elaborado na plataforma do Google Forms, com foco no público que já teve alguma experiência no assunto, seja profissional ou educacional. O formulário continha algumas perguntas em que era possível marcar mais de uma opção e foi estruturado em três seções que tratavam, respectivamente, sobre: 1) O entrevistado e a instituição de ensino, que identifica o perfil do voluntário e de que maneira teve contato com o assunto; 2) Prototipagem e fabricação digital, que descreve como se deu a experiência com relação ao setor aplicado, o método de fabricação, o tipo de impressão, o formato de arquivo ideal, o tipo de material e o software utilizado; 3) BIM e fabricação digital, que identifica se o entrevistado conhece o termo BIM, se aplicou as duas tecnologias associadas e um possível relato sobre a experiência prática. Além de conhecer o cenário do ensino desta temática no estado do Rio Grande do Norte, a pesquisa teve a finalidade de orientar o planejamento de uma disciplina que será ministrada no curso de pós-graduação em BIM da Universidade Potiguar, com carga horária de vinte horas, em caráter obrigatório para obtenção do título de especialista, na qual abordará a fabricação digital e internet das coisas. O curso se destina a profissionais da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), e a disciplina de que se trata busca agregar conteúdo de inovação à grade do curso, de maneira a fomentar a propagação de novas possibilidades que podem beneficiar o setor da construção civil, promovendo o ganho de produtividade, por exemplo. A intenção era obter informações de experiências práticas com o propósito de mostrar, na sala de aula, a forma que está sendo desenvolvida a fabricação digital associada ao BIM para a construção civil no mercado local. Dessa forma, as respostas foram analisadas e reunidas em alguns gráficos representativos que estão demonstrados no pôster desta publicação. Referente ao perfil, percebeu-se que grande parte dos entrevistados teve experiência com o tema dentro das universidades, através da graduação ou do mestrado, somando 44% do total. Vale destacar que 25% procurou cursos livres para estudar o tema, tendo os demais conhecido o assunto por meio de curso técnico, pós-graduação e pesquisa independente. Também foi possível observar que 32% teve o conteúdo abordado em ações extracurriculares, 27% estudou dentro de alguma disciplina do curso e 41% corresponde a quem teve experiência profissional, em projeto de pesquisa ou acadêmico e estágio. A maioria dos entrevistados, não teve uma experiência prática de fabricação, dos que praticaram, 53% empregou o sistema ativo, 29% utilizou o sistema subtrativo, e 18% o conformativo. Destas vivências, 50% executou a fabricação por meio de impressora em pórtico sob trilhos, e 50%, utilizou impressoras cartesianas e de coordenadas polares ou de filamento, e o formato de arquivo ideal, segundo os voluntários, seria o STL. Em geral, dos materiais utilizados para impressão, destacaram-se mais os polímeros e em seguida materiais cimentícios. Além disso, um relato livre chamou atenção: um grupo de profissionais de engenharia civil do estado executou a primeira casa impressa em 3D do Brasil, em escala real. Neste caso, realizou-se a impressão das paredes com geometria similar a blocos de concreto, utilizando argamassa de alta resistência específica para impressão, que pode executar até 12m² por hora. Sem dúvidas, isto mostra que é possível aplicar a fabricação digital na construção civil para ganho de produtividade. Outro ponto interessante é que, dos entrevistados, 97,1% afirmaram já conhecer o termo BIM, e pelo menos 44% utilizaram um software BIM na modelagem do projeto. No que diz respeito aos cuidados com a modelagem, esta é diretamente ligada ao método da fabricação, material, tempo e limitações específicas da máquina utilizada. Em um dos casos relatados, foi realizada a impressão com material polimérico de um prédio em escala reduzida, para fins ilustrativos, sendo necessário aumentar a espessura das paredes para que fosse possível imprimir na escala desejada. Dessa forma, entendeu-se que a modelagem depende dos fins da fabricação, assim como, foi possível compreender melhor o uso do BIM associado a fabricação digital e auxiliar o planejamento da disciplina a ser ministrada. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/RKWCAiDivN4
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography