To see the other types of publications on this topic, follow the link: Entrevista em grupo.

Journal articles on the topic 'Entrevista em grupo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Entrevista em grupo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hoffmann, Maria Vitória, and Isabel Cristina Santos Oliveira. "Entrevista não-diretiva: uma possibilidade de abordagem em grupo." Revista Brasileira de Enfermagem 62, no. 6 (December 2009): 923–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000600021.

Full text
Abstract:
Relato de experiência que descreve a abordagem metodológica entrevista não-diretiva, explicitando a possibilidade da abordagem em grupo. Apresenta os estudos que utilizaram este tipo de entrevista em grupo e a dinâmica de coleta de dados. Conclui-se que a abordagem possibilita ao pesquisador articular teoria e prática em torno de uma proposta de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Alberto Albuquerque. "Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal." EccoS – Revista Científica 7, no. 2 (February 7, 2008): 275–90. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v7i2.417.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta algumas reflexões e considerações sobre o dilema entre a pesquisa em educação e o uso da entrevista de grupo focal como alternativa metodológica para coleta e aprofundamento das análises de dados. Além disso, indica alguns procedimentos básicos na organização e condução das entrevistas de grupo focal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gauy, Fabiana Vieira, and Suely Sales Guimarães. "Triagem em saúde mental infantil." Psicologia: Teoria e Pesquisa 22, no. 1 (April 2006): 5–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722006000100002.

Full text
Abstract:
Este estudo foi conduzido para comparar os resultados de um procedimento grupal aberto e um procedimento individual estruturado para avaliação do comportamento da criança conforme o relato materno. Participaram deste estudo 29 mães que buscavam atendimento para seus filhos em uma unidade de saúde mental infanto-juvenil. As primeiras 15 mães que procuraram o serviço foram entrevistadas individualmente conforme um roteiro estruturado desenvolvido a partir do CBCL e depois foram entrevistadas em grupo, em formato aberto. As outras 14 mães participaram da entrevista grupal aberta e em seguida participaram da entrevista individual estruturada. Os resultados das entrevistas foram comparados tomando como referência as 67 categorias comportamentais identificadas a partir do roteiro individual e quatro variáveis contextuais relatadas nos dois procedimentos. Os resultados mostram que um número substancialmente maior de comportamentos-problema foi identificado através de entrevista individual estruturada do que através de entrevista grupal aberta realizada com os mesmos informantes. É possível que o uso de um roteiro estruturado em entrevistas grupais possa oferecer mais informações com otimização do tempo de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Nunila Ferreira de, Denize Bouttelet Munari, Maria Márcia Bachion, Walterlânia Silva Santos, and Queiliene Rosa dos Santos. "Fatores terapêuticos em grupo de diabéticos." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 3 (September 2009): 558–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000300009.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente pesquisa foi analisar os fatores terapêuticos presentes nos relatos dos participantes de um grupo de diabéticos. Pesquisa exploratória, de avaliação, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, cuja análise permitiu a identificação dos seguintes fatores terapêuticos: oferecimento de informações (100%); coesão (100%); universalidade (86%); aprendizagem interpessoal (57%); desenvolvimento de técnicas de socialização (57%); altruísmo (28,5%); comportamento imitativo (28,5%) e instilação de esperança (28,5%). Intervenções grupais, realizadas na promoção do autocuidado às pessoas portadoras de diabetes, podem promover interação benéfica entre os membros, permitindo troca de experiências, compreensão de uma dimensão maior do problema e outras vivências positivas evidenciadas pela presença dos fatores terapêuticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreno, José. "Entrevista." Revista de Medicina Desportiva informa 12, no. 1 (January 1, 2021): 2. http://dx.doi.org/10.23911/entrevista_2021_jan.

Full text
Abstract:
Há muitos, muitos anos que é o médico do Grupo Desportivo de Bragança (GDB). Há quantos? Lembra-se como começou? Sou médico do GDB há precisamente 40 anos, feitos em novembro, e tudo começou com um pedido de quase todo plantel da época à direção do clube. Eu vim trabalhar para Bragança, era um apaixonado pelo futebol e treinava com a equipa sempre que podia, o que levou a uma integração mais fácil e rápida na cidade, criando grandes amizades que perduram até hoje, logo juntou-se o útil ao agradável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreno, Vinicius. "Entrevista com Vinícius Moreno." Indisciplinar 6, no. 2 (December 31, 2020): 32–53. http://dx.doi.org/10.35699/2525-3263.2020.27074.

Full text
Abstract:
Esta entrevista faz parte da série de entrevistas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Indisciplinar durante o ano de 2019 com técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), integrantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias, por meio das pesquisas Territórios Populares (TP) e Cartografia da Percepção Popular do Orçamento Participativo em Belo Horizonte, e dos projetos de extensão Urbanismo Biopolítico e Geopolítica e Cidades – pertencentes ao Programa IndLab e do Grupo de Estudos (GE) Lagoinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cassol, Paulo Barrozo, Marlene Gomes Terra, Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro, Mariam de Oliveira Gonçalves, and Ursula Maria Stockmann Pinheiro. "Tratamento em um grupo operativo em saúde: percepção dos usuários de álcool e outras drogas." Revista Gaúcha de Enfermagem 33, no. 1 (March 2012): 132–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472012000100018.

Full text
Abstract:
Pesquisa qualitativa que objetivou descrever a percepção de usuários de álcool e outras drogas acerca do seu tratamento em um grupo operativo voltado ao ensino-aprendizagem em saúde. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada com 16 usuários de álcool e outras drogas participantes de um grupo operativo realizado, no período de janeiro a março de 2010, em um hospital de ensino da região sul do país. Os depoimentos dos usuários foram interpretados mediante a Análise de Conteúdo Temática, desvelados em duas categorias: percepção das perdas resultantes do uso de álcool e outras drogas e percepção do grupo operativo em relação ao seu tratamento. Os resultados apontaram que o grupo pode contribuir para o processo de abstinência e inserção social desses usuários e a importância do enfermeiro coordenar grupos em saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ABREU, Eloá Losano de, Pollyana de Lucena MOREIRA, and Júlio RIQUE NETO. "EDUCAÇÃO MORAL PARA O PERDÃO EM CRIANÇAS." Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 10, no. 1 (August 30, 2018): 92–109. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n1.05.p92.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção para o perdão reali-zada com 17 crianças com idade média de 7 anos e 6 meses (DP = .70). O méto-do utilizado foi quase experimental com participantes respondendo a Entrevista do Perdão no início e no final da intervenção. Após a entrevista inicial, as crian-ças foram divididas aleatoriamente em grupos experimental e controle. As cri-anças do grupo experimental participaram das atividades delineadas para a intervenção. As crianças do grupo controle foram mantidas nas aulas normais na instituição. Os resultados indicaram que perdoar foi associado ao pedido de desculpas e à reconciliação entre as partes em conflito. Na comparação do pré-teste com o pós-teste, as crianças do grupo experimental mostraram um aumen-to significativo do grau de perdão, uma diminuição significativa do grau da raiva do ofensor e um aumento na frequência de escolha pelo perdão como uma opção para resolução de conflitos interpessoais. Acredita-se que para crianças dessa faixa etária o pedido de desculpas e a reconciliação funcionam como re-presentações do perdão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Bruna. "ENTREVISTAS - MEMÓRIAS, NARRATIVAS E TRAMAS: ENTREVISTA COM A PROF.a DR.a OKSANA BORUSZENKO." Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 484 (September 1, 2020): 363–86. http://dx.doi.org/10.23927/issn.2526-1347.rihgb.2020(484):363-386.

Full text
Abstract:
Esta publicação tem por objetivo compartilhar a íntegra da transcrição de uma entrevista produzida com Oksana Boruszenko, ucraniana trazida pelos pais para o Brasil no final da II Guerra Mundial. Boruszenko graduou-se em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - na década de 1960, logo após cursou doutorado em Munique, na Alemanha, pela Ludwig Maximilian Universität, retornou ao Brasil e, em seguida, lecionou na UFPR. A historiadora dedicou a maior parte das suas pesquisas à imigração ucraniana e integrou o grupo dos 30 sócios fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica-SBPH. Ao longo da narrativa, a historiadora delineia sentidos entre as tramas das suas memórias sobre a vida na Ucrânia, a imigração e as suas escolhas profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Roberta de Figueiredo, Mirna Wetters Portuguez, and Martín Pablo Cammarota. "Aquisição e persistência de memória implícita em adultos saudáveis." Revista Neurociências 24 (November 5, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9943.

Full text
Abstract:
Objetivo. Avaliar a aquisição e persistência da memória implícita e comparar seu desempenho entre dois grupos (grupo 1: 30-40 anos; grupo 2: 60-70 anos), com gênero, escolaridade, classe socioeconômica, sintomas depressivos e ansiosos. Método. Estudo transversal, realizado no ambulatório de terceira idade da unidade de neuropsicologia do hospital São Lucas/PUCRS, academias de ginástica e escolas de idiomas. Os sujeitos responderam a uma entrevista para exclusão de medicação psiquiátrica e doença neurológica. Para estimulação da memória implícita foi utilizado Hooper Visual Organization Test (VOT). Resultados. Houve uma diferença entre os grupos, demonstrando que o grupo 2 apresenta pior desempenho da memória implícita quando comparado ao grupo 1. Não houve diferença em relação ao gênero, classe socioeconômica, ansiedade, depressão e escolaridade. Conclusão. A avaliação com VOT mostrou que o grupo 1 apresenta um desempenho da memória implícita melhor do que o grupo 2. Sintomas de ansiedade não interferem em seu desempenho. Não houve diferença entre os gêneros e classe socioeconômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Marini, Sátia, and Patrícia Rodrigues Costa. "ENTREVISTA COM SERGIO ROMANELLI." Belas Infiéis 1, no. 2 (February 28, 2013): 131–37. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v1.n2.2012.11210.

Full text
Abstract:
Nascido em Villa Littorio, sul da Itália, Sergio Romanelli mudou-se para o Brasil em 1998. Na Bahia, morou com tios e primos maternos, onde buscou aperfeiçoar o português adquirido de forma autodidata, pois pretendia ingressar no mestrado. Identificou-se tanto com a língua que a considera sua “colíngua materna” e fala português com uma sutil mistura de sotaques. Romanelli é professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) junto ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET). É doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também cursou o mestrado, e atua principalmente nos seguintes temas: Língua e Literatura Italiana, Crítica Genética, Linguística Aplicada e Tradução. Além disso, é líder de grupos de pesquisa do CNPq, presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG), membro oficial do Grupo de Trabalho de Crítica Genética da Anpoll, da ABRAPT, editor-chefe das revistas In-traduções (PGET) e Manuscrítica (Qualis A2), coordenador do Núcleo de Estudo de Processos Criativos da UFSC (NUPROC), vice-coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Italiano da UFSC (NEIITA), poeta e tradutor (Virgillito, Alberti, Twain). Em novembro de 2012, esteve presente no III Ciclo de Palestras – “Tradução em Contexto”, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília (POSTRAD/UnB) –, no qual proferiu palestra intitulada “Manuscrito e tradução: espaços de criação”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rosatti, Camila Gui, and Marcia Consolim. "Entrevista com Julien Duval." Política & Sociedade 17, no. 38 (June 8, 2018): 373–403. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2018v17n38p373.

Full text
Abstract:
Esta entrevista é resultado de diversos encontros que tivemos, em São Paulo e em Paris, entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, e sua forma final foi retrabalhada com intervenções por escrito do entrevistado6. O objetivo foi conhecer sua trajetória e seus interesses de pesquisa, bem como entender sua participação no grupo fundado por Pierre Bourdieu e, mais largamente, o próprio empreendimento de pesquisa construído coletivamente com as diversas gerações de “alunos-herdeiros”. Duval pertenceu à última geração formada no Centre de Sociologie Européenne (CSE) enquanto Bourdieu ainda era vivo e, por isso, sua experiência intelectual se inscreve nas transformações pelas quais passou o projeto intelectual de Bourdieu e do grupo de pesquisadores ligados a ele, no contexto mais amplo de suas relações com as instituições de ensino e pesquisa na França. O relato em primeira pessoa expõe com densidade a experiência particular de um pesquisador que, articulada ao contexto histórico, institucional e intelectual francês do fim do século XX, permite vislumbrar algumas das condições de enraizamento e de reprodução da sociologia bourdieusiana na França.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mello, Cláudio José de Almeida. "ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA." EntreLetras 11, no. 3 (December 31, 2020): 06–19. http://dx.doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19.

Full text
Abstract:
Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Camargo Júnior, Elton Brás, Maria Neyrian de Fátima Fernandes, and Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato. "Comportamento suicida em usuários de crack e álcool." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 14, 2020): e793974741. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4741.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar e comparar a presença de comportamento suicida entre usuários de crack e álcool. Método: abordagem quantitativa, transversal, descritiva e analítica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com 105 pacientes alocados em dois grupos de acordo com o diagnóstico clínico psiquiátrico, no grupo Álcool e grupo Crack. Resultados: As características sociodemográficas diferiram significativamente entre os grupos em relação a idade (p < 0.05). Um número maior de pacientes do grupo Crack apresentou ideação suicida 14 (26,9%) e tentativa pregressa de suicídio 18 (34,6%), quando comparado com o grupo Álcool na ideação suicida 8 (15,1%) e tentativa de suicídio 15 (28,3%). Análise de regressão logística não encontrou significância no tipo de droga como previsora da ideação suicida (p = 0.14) e da tentativa de suicídio (p = 0.48). Conclusão: ao identificar e comparar a presença de comportamento suicida entre usuários de crack e álcool percebeu-se a predominância do comportamento suicida mais presente em usuários de crack.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

ZANETTI, MARCELO CALLEGARI, GRAZIELA NÉSPOLI FELTRAN, HELTON MAGALHÃES DIAS, LUIS FELIPE TUBAGI POLITO, LUÍS ANTÔNIO DE SOUZA JÚNIOR, MARCELO VILLAS BOAS JUNIOR, ISABEL PORTO FILGUEIRAS, and Maria Regina Ferreira Brandao. "Efeito de um programa de apoio às necessidades psicológicas básicas sobre os comportamentos pró e anti-socias na educação física escolar." Cuadernos de Psicología del Deporte 19, no. 2 (March 18, 2019): 70–82. http://dx.doi.org/10.6018/cpd.355191.

Full text
Abstract:
Comportamentos antissociais tornaram-se recorrentes no ambiente escolar e se manifestado por meio de agressões físicas, verbais e simbólicas. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de uma intervenção, fundamentada no atendimento das necessidades psicológicas básicas (NPB), nos comportamentos pró e antissociais em aulas de Educação Física escolar. Participaram deste estudo 45 alunos e 2 professores de educação Física (PEF) divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI). Os alunos responderam o Questionário de Atitudes no Esporte (QAE-23) e uma entrevista semiestruturada nos momentos pré e pós intervenção. A intervenção consistiu em uma orientação semanal com o PEF do GI durante 10 semanas, com objetivo de realizar adaptações na aula a fim de levar ao cumprimento das NPB. Para verificar diferença entre os grupos, em relação às respostas do QAE-23, nos momentos pré e pós, foi utilizado o teste T de Student e adotado nível de significância 5%. Na análise qualitativa, as entrevistas foram gravadas, transcritas e, posteriormente, categorizadas e analisadas. Mediante análise dos relatos obtidos pela entrevista foi possível observar percepção do atendimento das NPB e redução de comportamentos antissociais. Contudo, não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os grupos para as respostas do QAE-2. Conclui-se, por meio dos relatos obtidos na entrevista, que a intervenção pautada no cumprimento das NPB possibilitou um efeito positivo em relação à redução dos comportamentos antissociais, porém, os dados quantitativos sugerem que a duração do estudo pode ter sido um fator limitante de maior efeito em relação à ausência internalização dos comportamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ferreira, Pedro Miguel, Marisalva Fávero, and Amaia DelCampo. "Avaliação do impacto de um programa de educação sexual no primeiro ciclo de escolaridade." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 24, no. 45 (April 9, 2014): 76. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n45.p76-95.

Full text
Abstract:
Pretendeu-se com este estudo avaliar um programa de educação sexual (SEC) aplicado aos/às alunos/as do terceiro ano de escolaridade, que foi elaborado de acordo com a lei n.º 60/2009 em Portugal. O SEC é formado por cinco sessões. Para a avaliação do programa utilizamos metodologia qualitativa, com entrevista pré e pós aplicação do mesmo, a dois grupos de alunos/as de oito e nove anos de idade: 16 do grupo experimental (participantes do SEC) e 11 do grupo de controle. As entrevistas foram analisadas através de análise de conteúdo. Antes da aplicação do programa, ambos os grupos possuíam alguns conhecimentos na área da sexualidade. Por outro lado, possuíam ideias erradas, além de inúmeros estereótipos de género. Após a aplicação do SEC, verificou-se um aumento dos conhecimentos no grupo experimental, comparativamente ao grupo de controle, mas em ambos os grupos persistiram os estereótipos de género. Os resultados indicam que a lei da educação sexual não vai de encontro às necessidades específicas deste grupo etário ao não salientar a importância de trabalhar, nos programas de educação sexual para o primeiro ciclo, os estereótipos de género e por consequência de desigualdades de género.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

LUQUEZ, JULIANA. "Entrevista com Paul Claval. Globalização e Pandemia: lições e perspectivas." Geografares 1, no. 32 (July 21, 2021): 309–15. http://dx.doi.org/10.47456/geo.v1i32.34241.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma entrevista remota concedida por Paul Claval, professor emérito da Universidade de Paris Sorbonne IV, em julho de 2020. Essa entrevista marcou o fechamento do 1º Ciclo de Entrevistas Remotas promovido pelo Grupo de Pesquisa Dinâmicas Territoriais e Espaços Fronteiriços (DITEFRON), no âmbito do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campus Jardim).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos, Maria Sumie Koizumi, and Manoel Jacobsen Teixeira. "Dor crônica e depressão: estudo em 92 doentes." Revista da Escola de Enfermagem da USP 34, no. 1 (March 2000): 76–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342000000100010.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou analisar a existência de relações entre dor e depressão em noventa e dois doentes com doença oncológica avançada. Os doentes foram divididos em 2 grupos, com ou sem dor na semana anterior à entrevista. Havia dor em 62,0% dos avaliados, a duração média do quadro álgico foi 10 meses e a maioria referiu dor moderada. Os indivíduos do grupo com dor apresentaram escores de depressão significativamente mais altos que os do grupo sem dor (p<0,05). Doentes com mais altos escores de depressão experienciaram dor de maior intensidade (p<00,5). Sintomas depressivos associaram-se e agravaram a experiência dolorosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Santos, Anaja Souza. "Entrevista com Hermelino Neder." Música Popular em Revista 2, no. 2 (April 22, 2014): 176–90. http://dx.doi.org/10.20396/muspop.v2i2.12944.

Full text
Abstract:
A entrevista que segue foi realizada com o músico Hermelino Neder, que durante fins de 1970 e meados de 1980 participou da chamada Vanguarda Paulista. O músico em questão integrou nesse período o grupo Hermelino e a Footbll Music, que gravou somente um álbum, intitulado Como Essa Mulher, pelo selo Lira Paulistana em 1984. Hermelino continuou no campo musical, gravou com Luis Pinheiro o disco Cássia Secreta, pelo selo Espaço Musical no ano de 2010. O músico participou ainda da produção de trilhas sonoras de filmes como A Dama do Cine Shangai, Perfume de Gardênia, A Hora Mágica e Onde Andará Dulce Veiga?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pereira, Germana Henriques. "ENTREVISTA COM ANDRÉIA GUERINI." Belas Infiéis 1, no. 2 (February 28, 2013): 127–30. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v1.n2.2012.11209.

Full text
Abstract:
Andréia Guerini é professora associada I do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua, desde 2011, como professora visitante do Programa de Doutorado em Letteratura, Storia della lingua e Filologia Italiana da Università per Stranieri di Siena/Itália. Possui pós-doutorado pela Università degli Studi di Padova (2010) e é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Guerini é coordenadora da pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET) e do grupo de pesquisa do CNPq de Estudos Leopardianos; faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução (ABRAPT) – gestão 2011-2013 – e da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) – gestão 2012-2014. É editora-chefe da revista Cadernos de Tradução (Qualis A2) desde 2002 e da revista Appunti Leopardiani desde 2011; é autora do livro, publicado pela Edusp em 2007, intitulado Gênero e tradução no Zibaldone de Leopardi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ressel, Lúcia Beatriz, Carmem Lúcia Colomé Beck, Dulce Maria Rosa Gualda, Izabel Cristina Hoffmann, Rosângela Marion da Silva, and Graciela Dutra Sehnem. "O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa." Texto & Contexto - Enfermagem 17, no. 4 (December 2008): 779–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072008000400021.

Full text
Abstract:
O estudo objetiva apresentar o grupo focal como técnica de coleta de dados em uma tese de doutorado resultante de pesquisa qualitativa. O grupo focal, como técnica de pesquisa, utiliza sessões grupais de discussão, centralizando um tópico específico a ser debatido entre os participantes. A pesquisa focalizou a temática da sexualidade na assistência de enfermagem em uma perspectiva cultural, sendo desenvolvida com dois grupos de enfermeiras: docentes e assistenciais. O grupo focal abrangeu oito encontros, cada um foi planejado separadamente. A avaliação do processo realizou-se mediante entrevista com as enfermeiras, destacando como pontos positivos a condução ao pensamento crítico e ao processo de desalienação; e a possibilidade desta técnica desvelar significados singulares e a que se relacionam, sob o ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Destaca-se que o grupo focal facilitou a abordagem da sexualidade, desconstruindo e reconstruindo conceitos e buscando novas respostas para as inquietações que o tema conjuga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Teston, Sayonara De Fátima, Camila Andressa Krombauer, Carla Fabiana Cazella, Karine Schwaab Brustolin, and Daiane Pavan. "A Rotatividade em Supermercados na Perspectiva dos Funcionários." Economia & Região 4, no. 2 (December 3, 2016): 109. http://dx.doi.org/10.5433/2317-627x.2016v4n2p109.

Full text
Abstract:
O setor supermercadista demonstra importância para a economia e para o desenvolvimento de diversas regiões brasileiras. Neste contexto, o trabalho tem como objetivo analisar as principais causas da rotatividade em uma rede de supermercados localizado da região Oeste de Santa Catarina no ponto de vista dos funcionários. Os instrumentos para coleta de dados foram primeiramente uma pesquisa documental com as entrevistas de desligamento, seguida por um grupo focal e uma entrevista semi estruturada. A pesquisa documental guiou a elaboração do roteiro para o grupo focal, realizado com funcionários da empresa, bem como, o roteiro da entrevista semi estruturada que foi realizada com a gerente de Recursos Humanos da rede. Para análise dos dados, realizou-se triangulação a partir de categorias pré-estabelecidas com base na literatura pesquisada e extraídas do campo. Para auxiliar na análise da categorias utilizou-se um software estatístico. Concluiu-se que os motivos principais que contribuem para a rotatividade nesta rede de Supermercados são os aspectos relacionados ao bem-estar no trabalho, justiça e equidade, liderança e relacionamento com colegas de trabalho. A partir das conclusões realizaram-se sugestões de melhoria que são apresentadas no decorrer deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Souza, Luana Soares de, and Joaquim João Martinho. "Entrevista com o grupo angolano de hip hop "Filhos da ala este"." Revista Crioula 1, no. 19 (June 30, 2017): 233. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.126064.

Full text
Abstract:
O grupo “Filhos da ala este”, nascido em Angola, surgiu na década de 90. As letras do grupo fazem referência direta a acontecimentos históricos do país, propondo uma nova leitura sobre a história de Angola. Partindo de uma crítica cortante às desigualdades, o grupo evidencia a dinâmica social dos pobres, trabalhadores e crianças. Os ecos da independência, seguida da guerra civil, também permeiam as letras do grupo. Nesta entrevista, “Filhos da ala este” falam sobre o início da cena de hip hop em Angola, projeto estético e o passado-presente da nação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinheiro, Bruna Cardoso, Sérgio Ishara, and Carmen Lúcia Cardoso. "Grupo Comunitário de Saúde Mental." Revista de Medicina 98, no. 2 (May 7, 2019): 120–31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p120-131.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objeto o Programa Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM), desenvolvido na cidade de Ribeirão Preto – SP, que atua como estratégia de ampliação e diversificação das modalidades de cuidado em Saúde Mental e como espaço de formação de profissionais de saúde. Objetivou-se compreender as ressonâncias e desdobramentos, no percurso de formação profissional, da participação de estudantes e profissionais em formação em saúde/saúde mental no Programa GCSM. Trata-se de pesquisa qualitativa de natureza exploratória, que utilizou como método a Análise de Conteúdo Temática e como instrumento a entrevista aberta. Participaram dessa pesquisa: cinco estudantes das áreas de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia e dez profissionais em formação das áreas de Psicologia, Medicina e Serviço Social, totalizando 15 participantes. A análise do corpus possibilitou a construção de três categorias: 1) Contextos de formação profissional em saúde; 2) Experiências de formação e (trans)formação no espaço do GCSM; 3) Para além das fronteiras do GCSM: desdobramentos da experiência vivida. A análise das entrevistas aponta um processo formativo em saúde ainda predominantemente centrado nos aspectos técnico-instrumentais, com pouco espaço para subjetividade e intersubjetividade presentes no cuidado. Nesse contexto, o GCSM, ao promover um exercício continuado de atenção às experiências humanas, por meio da reflexão e do encontro entre pessoas contribui para o resgate da perspectiva humana do cuidado na formação em saúde/saúde mental, auxiliando estudantes e profissionais na compreensão da condição humana e no desenvolvimento de recursos afetivos e relacionais, indispensáveis tanto no cuidado ao outro como no autocuidado do profissional. O presente estudo pode contribuir com a reflexão e instrumentação de métodos de formação realizada em serviços-escola, buscando ampliar a compreensão acerca dos desafios envolvidos na produção de uma formação humanística no campo da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Puttini, Sônia Maria De Melo Fernandes. "ENTREVISTA COM MARC POMERLEAU." Belas Infiéis 3, no. 1 (October 8, 2014): 209–13. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v3.n1.2014.11268.

Full text
Abstract:
Marc Pomerleau é doutorando e professor substituto no Departamento de Linguística e Tradução da Universidade de Montreal, onde colabora com a revista de tradutologia Meta e com o Grupo de investigação em História da Tradução na América Latina (HISTAL), sob direção do professor Georges L. Bastin. Ele se interessa às questões de linguagem ligadas à Península Ibérica e à América Latina, especialmente línguas minoritárias e planejamento linguístico, assim como às relações entre história, política, identidade e tradução. Marc é tradutor profissional há mais de dez anos e membro da Ordem dos Tradutores do Quebec (OTTIAQ). Como tradutor juramentado, é especialista em tradução de documentos oficiais do espanhol, português e catalão para o francês. Nesta entrevista, Marc nos conta um pouco sobre sua experiência como tradutor no Québec e como pesquisador em tradutologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Casa, Mauricio, Roberto Carlos B. Brandão, Marcos Janson, and Carlos Alexandre Câmara. "Entrevista com Sam Daher." Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 19, no. 5 (November 10, 2020): 8–19. http://dx.doi.org/10.14436/2675-486x.19.5.008-019.ent.

Full text
Abstract:
A primeira vez que assisti a uma apresentação do Dr. Sam Daher foi em um evento da Align em Las Vegas, há uns 10 ou 11 anos. Na ocasião, como Diretor Clínico da Align do Brasil, eu estava levando um grupo de doutores brasileiros ao Summit, um tradicional congresso da empresa que ocorria bianualmente. Surpreendi-me não só por sua experiência clínica com Invisalign, mas principalmente por suas colocações nos tratamentos com alinhadores, sempre se baseando em conceitos de Ortodontia convencional — sim, o famoso embasamento científico. Sam Daher continua sendo uma inspiração para muitos doutores que hoje se destacam no mundo do ensino dos alinhadores. Ele foi o profissional que mais iniciou tratamentos Invisalign no mundo, nos anos de 2009 e 2010, recebendo, ao longo dos anos, diversas condecorações por sua contribuição à empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Knijnik, Daniela Zippin, Flávio Kapczinski, Eduardo Chachamovich, Regina Margis, and Claudio Laks Eizirik. "Psicoterapia psicodinâmica em grupo para fobia social generalizada." Revista Brasileira de Psiquiatria 26, no. 2 (June 2004): 77–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462004000200003.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é verificar a efetividade do tratamento psicodinâmico em grupo de pacientes com fobia social generalizada. MÉTODOS: 30 pacientes foram incluídos em um estudo randomizado, simples-cego, comparando Terapia Psicodinâmica de Grupo (TPG) com um Grupo de Controle Placebo com Credibilidade (CPC). A TPG foi conduzida em 12 sessões de terapia de orientação psicodinâmica em grupo. Os pacientes do grupo controle receberam um pacote de aulas-discussões e tratamento de apoio por 12 semanas, que foi comparado à TPG. Todos os participantes preencheram a Escala de Liebowitz para Ansiedade Social (LSAS), a Escala Hamilton de Ansiedade (HAM-A) e a Escala de Impressão Clínica Global (CGI), na entrevista inicial e na 12ª semana de tratamento. Os dados foram analisados com uma ANOVA de medidas repetidas. Pacientes em vigência de tratamento farmacológico ou psicoterápico foram excluídos. RESULTADOS: Ambos os grupos apresentaram melhora na maioria das medidas. Na LSAS, os pacientes da TPG obtiveram melhora superior aos do grupo controle, ao cabo de 12 semanas (F1,28=4.84, p=0.036). Nas medidas basais dos sujeitos que completaram o estudo, não houve diferença entre os grupos em variáveis demográficas e de desfecho. CONCLUSÃO: Neste estudo, a TPG foi superior ao tratamento placebo com credibilidade no tratamento da fobia social generalizada, em um ensaio clínico randomizado, simples-cego, de 12 semanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bento, Rodolpho Claret, Gabriel Garcês Bertolin, Amanda Danaga, Clarissa Martins Lima, and Fabiano José Alves de Souza. "Entrevista." Revista de Antropologia da UFSCar 8, no. 2 (December 1, 2016): 131–54. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v8i2.173.

Full text
Abstract:
Poucas pessoas conhecem tão profundamente os povos indígenas no Leste e no Nor- deste do Brasil como Maria Rosário Gonçalves de Carvalho. E menos pessoas ainda tive- ram ou têm o envolvimento e o compromisso que ela teve e tem com a defesa dos direitos dessas populações intensamente marginalizadas pela seca, pelas estruturas sociais e econômicas locais radicalmente desiguais, pela política indigenista federal e mesmo pela des- confiança, por parte de seus vizinhos não indígenas e dos próprios antropólogos, quanto à sua etnicidade. Autora de uma pioneira monografia sobre os Pataxó no sul da Bahia – que delineia, até hoje, os rumos das pesquisas com este povo nativo da região em que os portugueses primeiro tocaram o litoral da América portuguesa –, Rosário fez um breve détour pelos Kanamari no oeste da Amazônia, antes de retornar com força – intelectual e militante – sempre renovada às sociedades indígenas na porção mais oriental do território brasileiro, aquelas que vêm experimentando a brutalidade do contato e do convívio com os brancos há mais de quinhentos anos. Trabalho árduo, sem dúvida, que Rosário enfrenta com empenho e criatividade, como se pode conferir no artigo inédito da autora que sai publicado neste mesmo volume de R@U. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), professora titular do Departamento de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Rosário de Carvalho coordena, há anos (e na companhia de Pedro Agostinho e Edwin Reesink), o Programa de Pesquisas Sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (Pineb) e o Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre Índios da Bahia (Fundocin), duas iniciativas de grande impacto na produção acadêmica e na articulação política de intelectuais em defesa dos povos indígenas. Presente na UFSCar para um exame de qualificação em outubro de 2013, Rosário concedeu gentilmente aos estudantes do Grupo de Etnologia da UFSCar, na manhã do dia 02/09, esta entrevista. Entrevista, não. Aula, como se verá.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Costa, Patrícia Rodrigues, and Germana Henriques Pereira. "ENTREVISTA COM CYNTHIA BEATRICE COSTA." Belas Infiéis 3, no. 1 (October 8, 2014): 215–23. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v3.n1.2014.11269.

Full text
Abstract:
Jornalista, revisora e tradutora. Cynthia Beatrice Costaiii fez mestrado em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) e é doutoranda em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É colaboradora do site “Educar para Crescer”, da Editora Abril, e do “Lonely Planet”, da Globo Livros, e do Grupo A. Foi editora da Revista da TAM e da Artmed Editora. Pesquisou no mestrado as traduções para o português brasileiro de “Alice no País das Maravilhas” e no doutorado pesquisa as traduções de Machado de Assis para o inglês. Especializou-se em traduções infanto-juvenis, culinárias e de guias de viagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Marcelino Rodrigues da. "O futebol visto da academia: entrevista com Elcio Cornelsen e Silvio Ricardo." Em Tese 20, no. 1 (April 30, 2014): 169. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.1.169-176.

Full text
Abstract:
Entrevista com Silvio Ricardo da Silva e Elcio Cornelsen, coordenadores do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) e do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), dois grupos de pesquisa sediados na UFMG, provavelmente os únicos voltados para o futebol em Minas Gerais nos dias atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Almeida, Mariana Ribeiro de, and Ana Cristina Guarinello. "Reabilitação audiológica em pacientes idosos." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 14, no. 2 (2009): 247–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342009000200017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é comparar o perfil dos idosos que participaram de sessões de aconselhamento após a aquisição da prótese auditiva em um centro auditivo de Curitiba (PR), com aqueles que não retornaram após a primeira ou segunda sessão de aconselhamento. MÉTODOS: Fizeram parte deste estudo 45 idosos com presbiacusia que adquiriram prótese auditiva em um centro auditivo de Curitiba (PR). A amostra foi dividida em dois grupos: o Grupo 1, Controle, composto por 30 idosos que participaram de cinco sessões de aconselhamento após o recebimento da prótese, e o Grupo 2, Experimental, formado por 15 idosos que participaram somente da primeira e/ou segunda reunião de aconselhamento. Foram utilizadas as perguntas do protocolo de entrevista inicial, para o levantamento dos dados. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças entre o perfil do Grupo 1 e do 2. Dos 11 aspectos levantados, houve diferenças em oito deles, no que se refere a: antecedentes familiares de perda auditiva, usuários antigos de aparelhos auditivos, grau da perda, estado emocional, relacionamento familiar, vida social, privações decorrentes da deficiência e habilidades de manuseio da prótese auditiva. CONCLUSÕES: O estudo mostra que o grupo que participou de todas as sessões tem um perfil diferente daquele que só participou do primeiro e/ou segundo encontro, sendo que os aspectos levantados parecem ter influenciado na decisão dos integrantes do segundo grupo de continuar as sessões de aconselhamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ottoni, Maria Aparecida Resende. "UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO ORAL ENTREVISTA EM TELEJORNAIS." Olhares & Trilhas 19, no. 2 (December 28, 2017): 25–65. http://dx.doi.org/10.14393/ot2017v19.n.2.25-65.

Full text
Abstract:
Como fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre Texto e Discurso (PETEDI), centrado na definição e caracterização de gêneros orais, este artigo é voltado para um gênero oral da esfera jornalística: a entrevista. O objetivo principal é caracterizar, analisar e comparar entrevistas exibidas em telejornais brasileiros, realizadas em estúdio (EEE) e fora dele (EFE) e investigar se são espécies de um mesmo gênero ou não. Para isso, foram analisadas, com base na proposta de Fairclough (2003) para análise de gêneros, no campo da Análise de Discurso Crítica (ADC), e na de Travaglia (2007a, 2007b) de caracterização de categorias de texto, no campo da Linguística Textual, entrevistas veiculadas em dois telejornais diferentes - um local e um nacional -, ambos da mesma emissora. Os resultados revelam as semelhanças e diferenças entre as EFE e as EEE e apontam para a compreensão das duas como espécies de um mesmo gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Machado, Simone Gorete. "Quatro décadas de Piano em Grupo no Brasil (1973-2013): Entrevista com Marion Verhaalen." Revista Música 15, no. 1 (April 26, 2015): 7. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v15i1.114699.

Full text
Abstract:
A entrevista com a professora norte-americana Marion Verhaalen, uma das pioneiras na introdução do Piano em Grupo no nosso país, fornece informações importantes para a compreensão de aspectos relevantes da metodologia de ensino de Piano em Grupo bem como a respeito dos primórdios dessa modalidade de ensino de música no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Caixeta, Juliana Eugênia, and Fabrícia Teixeira Borges. "Da Entrevista Narrativa à Entrevista Narrativa Mediada: definições, caracterizações e usos nas pesquisas em desenvolvimento humano." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 6, no. 4 (January 1, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p67-88.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é definir e caracterizar a entrevista narrativa mediada a partir das experiências de pesquisas em desenvolvimento humano, realizadas pelo grupo de pesquisa em Pensamento e Cultura, da Universidade de Brasília. Para tanto, foram analisados doze textos: quatro dissertações de mestrado, cinco teses de doutorado e três artigos. A entrevista narrativa mediada é uma técnica de pesquisa que favorece o estudo de fenômenos em desenvolvimento humano por permitir o aprofundamento das narrativas, com a inclusão de novos personagens e relações entre eles; além de vozes e posicionamentos específicos, gerados pelo contexto de interação do/a participante com o artefato mediador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Costa, Patrícia Rodrigues, and Germana Henriques Pereira de Sousa. "ENTREVISTA COM ALVARO ECHEVERRI." Belas Infiéis 4, no. 2 (October 8, 2015): 149–62. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v4.n2.2015.11343.

Full text
Abstract:
Alvaro Echeverri4 foi professor convidado pela Université de Montréal, Canadá, no Departamento de Linguística e Tradução em 2009 e desde 2010 é professor adjunto dessa instituição. Suas línguas de trabalho são o espanhol (língua materna), o francês e o inglês. Possui graduação em línguas estrangeiras pela Universidad de Antioquia, Medellín, Colômbia (1994), mestrado em Línguas Estrangeiras (M.A in Foreign Languages, West Virginia University, Morgantown (WV), EUA, 2000), mestrado em Tradução (M.A in translation, Kent State University, Kent (OH), EUA, 2001) e doutorado em Traduction, opção Tradutologia pela Université de Montréal, Montréal, Canadá, com tese intitulada “Métacognition, apprentissage actif et traduction : l’apprenant de traduction, agent de sa propre formation” (2008), a qual originou um livro de mesmo título em 20105. Sua principal área de interesse está relacionada à pedagogia da tradução, ao papel ativo dos aprendizes em sua formação, em especial à metacognição no processo de ensino-aprendizagem de tradução e sua influência na aplicação de métodos de aprendizagem nos cursos de Tradução. Professor Echeverri se interessa também pela História da Tradução e é membro do Grupo de Pesquisa sobre a História da Tradução na América Latina (HISTAL) http://www.histal.ca/pt, coordenado pelo Professor Dr. Georges Bastin. Além disso, pesquisa acerca do desenvolvimento da tradutologia por meio da análise de traduções de textos sobre a tradutologia em inglês, espanhol e francês após a década de 1970.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cade, Nágela Valadão, and José Gilberto Prates. "Treinamento em solução de problemas: intervenção em mulheres com de pressão." Revista da Escola de Enfermagem da USP 35, no. 3 (September 2001): 223–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342001000300004.

Full text
Abstract:
Estudo exploratório, descritivo, que objetivou, a partir do Treinamento em Solução de Problemas, realizado em 12 sessões de grupo com mulheres internadas por depressão, avaliar o efeito desta intervenção. Para a avaliação, utilizou-se o Inventário de Depressão de BECK, Inventário de Ansiedade - Estado de SPILBERGER, Lista de Problema de MC KAY, Exercício de simulação por escrito sobre enfrentamento em cinco situações e entrevista sobre a percepção em participarem do grupo. Concluiu-se que o treinamento teve efeitos positivos sobre as pacientes, tanto pela técnica, como pela comunicação estabelecida e pelos fatores terapêuticos grupais que surgiram neste cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

García Cedillo, Ismael, and Brenda Verónica Morales Antúnez. "Eficacia de la entrevista motivacional para promover la adherencia terapéutica en pacientes con Diabetes Mellitus tipo 2." Universitas Psychologica 14, no. 2 (September 7, 2015): 511. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.upsy14-2.eemp.

Full text
Abstract:
Se reporta un estudio pre-post con dos grupos, control y experimental, en el que se implementó una intervención individual con el enfoque de la entrevista motivacional (EM) para aumentar la adherencia terapéutica (AT) de pacientes con Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Participaron 11 pacientes en grupo control y 11 en el experimental, de una institución de salud en México; se aplicaron dos instrumentos para evaluar su AT y estilo de vida. La intervención consistió en seis sesiones individuales de 40 minutos, basadas en la EM. Siete de los once pacientes del grupo experimental cambiaron de nivel de AT. Los niveles de glucosa del grupo experimental mostraron diferencias significativas (p ≤ 0.05). Se concluye que la EM resultó efectiva para aumentar la AT en pacientes con DM2 y que las intervenciones diseñadas para promover la AT deben considerar que, por cuestiones personales y culturales, a las mujeres les resulta más difícil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Torrão, Nazaré, and Lídia Jorge. "Entrevista com Lídia Jorge." Língua-lugar : Literatura, História, Estudos Culturais, no. 1 (June 29, 2020): 168–97. http://dx.doi.org/10.34913/journals/lingua-lugar.2020.e214.

Full text
Abstract:
A conversa com Lídia Jorge inaugura uma série de entrevistas da secção com o mesmo nome da revista Língua-lugar. Palavra puxa palavra e, na troca de ideias, apercebemo-nos de como as conversas com os autores podem revelar a interligação importantíssima das três linhas que guiam a revista: literatura, história e cultura. Particularmente na obra de uma escritora que se reclama da tradição literária portuguesa, cujas vivências pessoais foram (como as de todos nós) determinadas pelo tempo em que viveu e o lugar que a viu nascer, e que afirma claramente a importância do movimento pendular entre a cultura e a história que enformam as suas obras e a função formativa e informativa que deseja que as mesmas desempenhem na sociedade, através de uma experiência estética. Esta entrevista a Lídia Jorge, orientada por Nazaré Torrão, docente da Unité de Portugais da Faculté des Lettres da Université de Genève, foi realizada a 2 de maio de 2019, na mesma faculdade, em dois contextos particulares: uma aula de literatura com um grupo de jovens que tinham estudado nesse semestre o romance Os Memoráveis, e um encontro com um grupo mais alargado, composto por estudantes universitários, jovens de turmas do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), professores do EPE e público genebrino que não seria particularmente conhecedor da realidade portuguesa. Esses dois encontros foram reunidos numa só entrevista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mendes, Luciane Frizo, and Selma Lancman. "Reabilitação de pacientes com LER/DORT: contribuições da fisioterapia em grupo." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 35, no. 121 (June 2010): 23–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572010000100004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os benefícios da associação do tratamento cinesioterapêutico com as dinâmicas de grupo, numa abordagem mais integral do processo saúde-doença, na recuperação e na reabilitação de portadores de LER/DORT em relação à funcionalidade e ao retorno ao trabalho. MÉTODO: vinte e quatro pacientes diagnosticados com LER/DORT foram distribuídos aleatoriamente em intervenções individuais e grupais, em 2008. O protocolo de cinesioterapia foi o mesmo nas duas intervenções e durou 10 sessões. Após os exercícios, foram abordados aspectos psicossociais importantes para o tratamento. A análise das intervenções ocorreu através da avaliação da funcionalidade pelo Questionário DASH e por uma entrevista semiestruturada para avaliar qualitativamente o impacto dessas intervenções no quadro clínico e na qualidade de vida após o tratamento. RESULTADOS: A avaliação da funcionalidade identificou que em nenhuma das intervenções houve alteração das funções dos membros superiores. Na análise das entrevistas, observou-se que os participantes relataram uma percepção de melhora do quadro clínico e da funcionalidade em suas vidas, mas que não foi suficiente para assegurar o retorno ao trabalho. CONCLUSÃO: As reflexões criadas nas duas intervenções permitiram uma abordagem mais global do processo de adoecimento, recuperação e reabilitação do paciente com LER/DORT, mas não foram suficientes para garantir o retorno ao trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tierling, Vera L., Marco Antonio Paulino, Luciana C. Fernandes, Eloir P. Schenkel, and Sotero S. Mengue. "Nível de conhecimento sobre a composição de analgésicos com ácido acetilsalicílico." Revista de Saúde Pública 38, no. 2 (April 2004): 223–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102004000200011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o conhecimento sobre a designação genérica, uso e composição de medicamentos analgésicos contendo ácido acetilsalicílico. MÉTODOS: Foram realizadas 124 entrevistas entre dezembro de 1999 e janeiro de 2000, em dois bairros da cidade de Porto Alegre, RS. As entrevistas foram respondidas pela pessoa que atendeu o entrevistador em cada um dos domicílios sorteados. Os instrumentos de coleta de dados foram uma cartela com cinco especialidades farmacêuticas de analgésicos contendo ácido acetilsalicílico e uma entrevista com duas perguntas abertas sobre diferenças e semelhanças entre os produtos. RESULTADOS: A partir do nível de informação demonstrado pelos entrevistados, foram caracterizados três grandes grupos de conhecimento. O grupo das pessoas que demonstraram domínio sobre o assunto foi de 14 indivíduos (11%); os que demonstraram domínio limitado foi de 61 pessoas (49%); e os que não demonstraram domínio sobre o assunto formaram um grupo de 49 pessoas (40%). CONCLUSÕES: Considerando o conjunto de resultados, verificou-se que a maioria das pessoas (cerca de 90% na amostra avaliada) simplesmente desconhece qual a substância ativa presente em uma especialidade farmacêutica de seu uso freqüente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rato, Joana. "Mente, Cérebro e Educação, entrevista a Castro Caldas." revistamultidisciplinar.com 3, no. 2 (September 2021): 93–95. http://dx.doi.org/10.23882/ne2140.

Full text
Abstract:
Entrevista conduzida pela investigadora Joana Rato ao Professor Doutor Alexandre Castro Caldas. Ambos pertencem ao Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa e desenvolvem o grupo de trabalho em Mente, Cérebro e Educação, seguindo as diretrizes da International Mind, Brain and Education Society (IMBES). Com várias publicações em conjunto e o mesmo interesse na disseminação de ciência em contextos escolares, fazem um balanço dos tópicos quentes dentro desta área de investigação que faz ligação entre as neurociências e a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Salgueiro, Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira, Wilson Jacob Filho, and Ana Maria Cervato-Mancuso. "Intervenção nutricional em idosos com constipação intestinal funcional." Revista de Ciências Médicas 22, no. 3 (December 16, 2013): 117. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v22n3a2136.

Full text
Abstract:
ObjetivoO objetivo deste estudo foi analisar, entre idosos com constipação intestinal funcional matriculados em Ambulatório Geriátrico, os efeitos do aconselhamento nutricional centrado no cliente em relação ao consumo alimentar de leguminosas, à ingestão de líquidos e às queixas relacionadas à constipação.MétodosO estudo foi de intervenção. Os idosos foram alocados em grupo-intervenção (n=19) e grupo-controle (n=21), e os dois grupos participaram de 7 consultas mensais individuais. O aconselhamento nutricional foi o modelo educativo adotado nos encontros com o grupo-intervenção. As variáveis analisadas foram: consumo de leguminosas, ingestão de líquidos e queixas que caracterizam a constipação intestinal. Os dados foram analisados por meio da Análise de Variância de medidas repetidas e método de Bonferroni. O nível de significância adotado foi de 5%.ResultadosO grupo-intervenção aumentou o consumo de leguminosas no quarto (p=0,028) e sexto (p=0,042) encontros na comparação intergrupos. Quanto à ingestão de líquidos, o consumo aumentou a partir do quarto encontro até o final do seguimento quando comparado à entrevista inicial (p=0,031). Os dois grupos apresentaram redução das queixas que caracterizam a constipação intestinal.ConclusãoOs resultados desse estudo indicam que o aconselhamento centrado no cliente é eficaz como uma abordagem educativa para a mudança de comportamento alimentar e consequente diminuição das queixas intestinais que caracterizam a constipação intestinal.Indexing terms: Aconselhamento nutricional. Constipação intestinal. Consumo de alimentos. Educação alimentar e nutricional. Idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Jorge Luiz Barcellos da, and João do Prado Ferraz de Carvalho. "Entrevista com JADER JANER MOREIRA LOPES." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 2, no. 2 (November 30, 2014): 301–34. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.310.

Full text
Abstract:
Jader Janer Moreira Lopes, mineiro de Juiz de Fora, possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Pesquisador da FAPERJ, CNPq e CAPES, coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância- GRUPEGI (CNPq/UFF/UFJF) cujo foco principal é produzir conhecimentos relativos às relações que as crianças possuem com os espaços, contribuindo com os recentes (e raros) trabalhos que explicitam diálogos entre a ciência geográfica e o campo de estudos da infância. A entrevista foi realizada pelos professores Dr. Jorge Barcellos e Dr. João do Prado do Curso de Pedagogia da UNIFESP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barbosa, Sílvia Danizete Pereira, and Raquel Quirino. "A educação profissional de meninas em privação de liberdade." Reflexão e Ação 28, no. 1 (January 5, 2020): 128–43. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v28i1.12914.

Full text
Abstract:
Este trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou desvelar como se dá a educação profissional de meninas adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em Minas Gerais, sendo o lócus empírico o único Centro Socioeducativo feminino existente no estado. Investigou-se a importância da oferta dessa modalidade educativa a essa parcela da população por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores da instituição e entrevista coletiva com um grupo de cinco adolescentes. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo trazendo considerações sobre a escolarização, a profissionalização e as relações de gênero que perpassam a medida socioeducativa de internação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ribeiro, Gabriel, and José Luís De Jesus Coelho da Silva. "A IMAGEM DO CIENTISTA: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCALIZADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA." Investigações em Ensino de Ciências 23, no. 2 (August 30, 2018): 130. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130.

Full text
Abstract:
A integração da História da Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma intervenção pedagógica implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, no componente curricular Anatomia Humana de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação aqui efetuada centra-se na análise do impacto da integração educativa da História da Ciência na (re)construção das concepções dos alunos sobre a imagem do cientista. Esta análise processou-se com recurso a utilização de dois instrumentos de investigação, atividades de aprendizagem e guião da entrevista dos grupos focais, sendo que as respostas dos alunos às questões contidas nestes instrumentos foram avaliadas através da análise de conteúdo. A comparação entre as concepções sustentadas pelos alunos, nos momentos antes de ensino e pós-ensino, em associação com a análise das entrevistas do tipo grupo focal, indicou que a estratégia de intervenção pedagógica contribuiu globalmente para a (re)construção da imagem do cientista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silvério, Kelly Cristina Alves, Eliane Cristina Pereira, Laiza Maia Menoncin, Cláudio Antonio Sorondo Dias, Celso Luis Gonçalves dos Santos Junior, and Paulo Prieto Y. Schwartzman. "Avaliação vocal e cervicoescapular em militares instrumentistas de sopro." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 15, no. 4 (December 2010): 497–504. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342010000400005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este estudo transversal e prospectivo objetivou avaliar qualidade vocal, respiração e região cervicoescapular em instrumentistas de sopro integrantes da Banda Musical do Exército. MÉTODOS: Foram estudados 42 sujeitos do gênero masculino, militares, com idades entre 20 e 45 anos, divididos em: Grupo Experimental, com 30 instrumentistas de sopro, e Grupo Controle, com 12 instrumentistas de percussão. Todos passaram por entrevista; avaliação vocal - registro da voz e análise perceptivo-auditiva com uso da escala GRBASI; avaliação do tipo respiratório; avaliação fisioterapêutica da região cervicoescapular - inspeção visual dos perfis anterior, lateral e posterior, palpação dos músculos trapézio fibras-superiores, esternocleidomastoídeos, escalenos e base de occipital; e testes de mobilidade cervical e de encurtamentos musculares. RESULTADOS: Não houve diferença entre Grupo Experimental e Controle quanto à presença de queixas vocais; os sujeitos do Grupo Experimental apresentaram mais sintomas laríngeos e relataram mais dor em músculo trapézio e região cervical quando comparados aos sujeitos do Controle. Os sujeitos do Grupo Experimental apresentaram maior alteração nos parâmetros vocais tensão e instabilidade do que os sujeitos do Grupo Controle. Constatou-se maior incidência da respiração costodiafragmático-abdominal no Grupo Experimental. Não houve diferença entre os grupos estudados quanto à postura, encurtamentos musculares e mobilidade cervical; porém o Grupo Experimental apresentou mais dor à palpação em músculo trapézio - fibras superiores. CONCLUSÃO: Os militares instrumentistas de sopro apresentaram alterações vocais e da musculatura cervicoescapular e necessitam de ações de promoção à saúde vocal e postural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lozer, Andréa Carlesso, and Sônia Regina Fiorim Enumo. "Autocuidado dentário em alunos com e sem dificuldade de aprendizagem." Estudos de Psicologia (Campinas) 24, no. 4 (December 2007): 421–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2007000400002.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar possíveis relações entre dificuldade de aprendizagem e autocuidado dentário. Sessenta alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental público foram divididos em grupos - com (grupo 1) e sem dificuldade de aprendizagem (grupo 2) - de acordo com o teste de desempenho escolar. Foi realizada, individualmente, a verificação do biofilme dental, antes e após a escovação dos dentes, e uma entrevista sobre autocuidado dentário. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico, a análise de conteúdo dos relatos verbais e análise funcional do comportamento de escovação dentária. Verificou-se diferença significativa para o tempo de escovação - menor no grupo 1, que também relatou menos auto-regras para controle da escovação, informações menos precisas sobre cárie e mais punição pelos pais frente à esquiva ou recusa da escovação. Estudos interdisciplinares em psicologia e odontologia são desejáveis para a proposição de programas de intervenção em saúde bucal mais eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Barbo, Raquel Medeiros Bastos Roriz, Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes, and Karine Anusca Martins. "Promoção do aleitamento materno e da doação de leite humano em um grupo de apoio virtual." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 5, no. 3 (December 22, 2020): 01–19. http://dx.doi.org/10.36517/10.36517/resdite.v5.n3.2020.a4.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar um grupo em uma rede social virtual (WhatsApp®) como estratégia para fortalecer a prática de amamentação e doação de leite humano. Método: Estudo qualitativo de intervenção com uma amostra intencional composta por 24 doadoras de leite humano. Durante três meses, foram compartilhados conteúdos conforme temas definidos por uma entrevista inicial. Ao final da intervenção, realizaram-se entrevistas semiestruturadas para avaliar o processo educativo mediado pelo WhatsApp®. Adotou-se a modalidade temática da análise de conteúdo. A ação educativa fundamentou-se nos seguintes princípios de Paulo Freire: rigor científico, ética, diálogo, respeito à sabedoria e à vivência prática das participantes. Resultados: Dois núcleos temáticos foram evidenciados com a análise: “As expectativas em relação a um grupo virtual de apoio à amamentação” e “A experiência em um grupo virtual de apoio à amamentação”. A expectativa das mães com o grupo consistia em resolver as suas dificuldades com a amamentação e em apoiar outras mães. O grupo revelou a possibilidade de aprendizagem, trocas e estímulo à doação. Conclusão: O grupo na rede social fortaleceu a prática da amamentação, promoveu aprendizado, apoio à amamentação e estímulo à doação de leite humano, conforme as percepções das participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gelinski, Adriana. "Membros LGBT da Igreja da Comunidade Metropolitana em Maringá e da Igreja Episcopal Anglicana em Curitiba." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, no. 1 (January 17, 2021): 1238–51. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p1238.

Full text
Abstract:
A presente reflexão norteia norteia-se pelo seguinte objetivo: compreender como as diferentes vivências espaciais dos membros LGBT da Igreja Episcopal Anglicana de Curitiba (IEA) e da Igreja da Comunidade Metropolitana de Maringá (ICM) constituem as significações sobre suas sexualidades. As imaginações geográficas proporcionadas pela vivência cotidiana na ICM ICM-Maringá e na IEA IEA-Curitiba levaram-nos à construção do recorte do grupo de pessoas LGBT membros destas igrejas. Essas constituem-se enquanto uma possibilidade de vivências e práticas religiosas para pessoas LGBT. Foram realizadas 14 entrevistas seguindo roteiro semi-estruturado. As entrevistas foram transcritas e sistematizadas a partir da nálise de conteúdo do discurso, o que resultou em 987 evocações, as quais foram classificadas em espacialidades discursivas e categorias discursivas. Evidencia-se a presença do discurso religioso em todas as espacialidades cotidianas das pessoas entrevista das e o paradoxo espacial de inclusão/exclusão. As entrevistas elucidam que as espacialidades são constituídas por complexas cadeias de relações, discursos e práticas. Essas, por sua vez, contribuem para a constituição das significações e resignificações das pessoas, consequentemente estão diretamente ligadas às categorias identitárias. Evidenciou-se que o gênero, as sexualidades e a religiosidade têm grande relevância na vida dessas pessoas pessoas, revelando que o discurso religioso permeia todas as espacialidades e instâncias da vida do grupo pesquisado. Tal discurso reforça discursos normatizadores em relação às sexualidades, contribuindo assim para reiteração do processo sexualizador do pecado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Costa, Liana Fortunato. "Participação de famílias no Grupo Multifamiliar de adolescentes ofensores sexuais: vergonha e confiança." Psicologia Clínica 23, no. 1 (2011): 185–201. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652011000100012.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa a respeito da participação de famílias em um Grupo Multifamiliar (GM) com adolescentes ofensores sexuais. A eficácia do GM é reconhecida, pois diminui os índices de reencarceramento e de recidiva de atos infratores. Foram avaliadas sete famílias do GM, através de uma entrevista realizada com as mães ao final da última sessão do GM. A análise de conteúdo das entrevistas configurou três zonas de sentido: (1) a experiência de participar do GM; (2) enfrentamento do tema da violência sexual; (3) as mudanças ocorridas nas interações familiares. A partir desta análise, observamos a ocorrência de mudanças nas relações familiares, apesar da dificuldade e do sofrimento em discutirem esta temática. Por fim, foi verificado que a intervenção em grupo contempla a dimensão do sofrimento de todos. Além disso, favorece a aproximação afetiva, ameniza o contexto de punição ao adolescente, a vergonha e o isolamento da família e do adolescente em relação à comunidade e à família extensa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography