Academic literature on the topic 'Enxaimel'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Enxaimel.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Enxaimel"

1

Ulhoa, Clarissa Adjuto, Cristiane Loriza Dantas, and Fernanda Fonseca Cruvinel De Oliveira. "Pilar de Goiás, Sua Casa e Seu Beco." Habitus 13, no. 2 (June 22, 2016): 115. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v13.2.2015.115-138.

Full text
Abstract:
Resumo: este trabalho de história oral tem o objetivo de apresentar a dinâmica e o cotidiano das pessoas que viveram na casa de Enxaimel na cidade de Pilar de Goiás. Uma correlação da história da Casa de Enxaimel e do Beco do Jogo foi realizada, tendo como fonte as narrativas dos moradores que vivem em Pilar de Goiás. Esta pesquisa faz parte de um projeto ligado ao IPHAN-GO, denominado “Monitoramento e Salvamento Arqueológico da Restauração e Requalificação da Casa Enxaimel de Pilar de Goiás”. Palavras-chave: Restauração. Patrimônio. Casa de Enxaimel. Beco do Jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Franzen, Douglas Orestes, Simone Eidt, and Daniele Tessing. "A arquitetura enxaimel: identidade, memória e dimensão patrimonial em Itapiranga/SC." Revista de Arquitetura IMED 7, no. 1 (October 11, 2018): 5. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109.2018.v7i1.2558.

Full text
Abstract:
A colonização Porto Novo, atualmente os municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, foi fundada em 1926 para ser uma área de povoação germânica e católica. Idealizada pela Volksverein, recebeu famílias das antigas colônias alemãs do Sul do Brasil, bem como de imigrantes da Alemanha. Nesse núcleo étnico e confessional se desenvolveram padrões de cultura e de formas de vida que constituíram um prospecto de identidade, dentre os quais, o presente artigo pretende analisar as formas de habitação colonial, mais precisamente a arquitetura enxaimel. Para tanto, o texto parte de uma análise bibliográfica e de uma pesquisa empírica para compreender de que forma essa técnica arquitetônica se formatou nessa colonização, bem como, propõe o desenvolvimento de um anteprojeto de um centro cultural enxaimel para o município de Itapiranga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo Júnior, João Carlos Ferreira. "Aspectos anatômicos de madeiras históricas do período colonial do nordeste de Santa Catarina: elementos para conservação do patrimônio cultural." Revista Confluências Culturais 1, no. 1 (September 5, 2012): 70. http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v1i1.68.

Full text
Abstract:
A utilização da madeira é amplamente observada em obras que testemunham o patrimônio cultural brasileiro e é significativa no contexto arquitetônico germânico sul-brasileiro colonial em estruturas de origem germânica da tipologia construtiva enxaimel. Este estudo tem o objetivo de identificar taxonomicamente as espécies vegetais empregadas na edificação de uma casa enxaimel datada de 1860, na qual se caracteriza a influência alemã no período colonial no município de Joinville (SC). Preparações histológicas foram confeccionadas com amostras de madeiras históricas coletadas, seguindo os planos de orientação para microscopia. A caracterização do lenho adotou a terminologia proposta pelo Iawa. Os resultados evidenciam que as estruturas construtivas foram produzidas com diferentes madeiras de ocorrência na mata atlântica. Destacam-se os gêneros Aspidosperma, Cariniana, Centrolobium, Cedrela, Handroanthus, Ocotea, Nectandra e Terminalia. A utilização de diferentes madeiras sugere conhecimento por parte dos construtores sobre aspectos tecnológicos do lenho e sua correta empregabilidade, uma vez que os valores de densidade básica, em sua maioria, as caracterizam como madeiras pesadas e, por conseguinte, de grande durabilidade e resistência mecânica. A apropriação desse conhecimento pode contribuir com ações de conservação do patrimônio histórico, respeitando-se seus significados culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

João Carlos Ferreira de Melo Júnior. "Aspectos anatômicos de madeiras históricas do período colonial do nordeste de Santa Catarina: elementos para conservação do patrimônio cultural." Revista Confluências Culturais 1, no. 1 (September 24, 2012): 70–84. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v1i1.562.

Full text
Abstract:
A utilização da madeira é amplamente observada em obras que testemunham o patrimônio cultural brasileiro e é significativa no contexto arquitetônico germânico sulbrasileiro colonial em estruturas de origem germânica da tipologia construtiva enxaimel. Este estudo tem o objetivo de identificar taxonomicamente as espécies vegetais empregadas na edificação de uma casa enxaimel datada de 1860, na qual se caracteriza a influência alemã no período colonial no município de Joinville (SC). Preparações histológicas foram confeccionadas com amostras de madeiras históricas coletadas, seguindo os planos de orientação para microscopia. A caracterização do lenho adotou a terminologia proposta pelo Iawa. Os resultados evidenciam que as estruturas construtivas foram produzidas com diferentes madeiras de ocorrência na mata atlântica. Destacam-se os gêneros Aspidosperma, Cariniana, Centrolobium, Cedrela, Handroanthus, Ocotea, Nectandra e Terminalia. A utilização de diferentes madeiras sugere conhecimento por parte dos construtores sobre aspectos tecnológicos do lenho e sua correta empregabilidade, uma vez que os valores de densidade básica, em sua maioria, as caracterizam como madeiras pesadas e, por conseguinte, de grande durabilidade e resistência mecânica. A apropriação desse conhecimento pode contribuir com ações de conservação do patrimônio histórico, respeitando-se seus significados culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

TREIB, R. R. W., and E. ROTTA. "DESENVOLVIMENTO RURAL E TURISMO RURAL ARQUITETÔNICO: ESTUDO DE CASO SOBRE A ARQUITETURA ENXAIMEL." Revista SODEBRAS 16, no. 182 (February 2021): 26–31. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.16.2021.182.26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Konrad, Adriana. "A política cultural desenvolvida para o Núcleo de Casas Enxaimel e os seus resultados para o município de Ivoti/RS." Mouseion, no. 30 (September 4, 2018): 43. http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i30.4675.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda a política cultural desenvolvida para o Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti/RS, identificndo as ações de revitalização e de valorização histórica realizadas no local e analisando os resultados que vem se apresentado para o município, em relação à promoção turística. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental, bem como com a metodologia da História Oral, a partir de entrevistas temáticas, coletando-se testemunhos de turistas que visitaram o espaço. Foi possível perceber, pela análise dos dados que os visitante têm afinidade com o espaço; compreendendo-o como vestígio da presença da colinização realizada por imigrantes de origem alemã no município e reconhecimento de construção de identidade étnico-cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dalonso, Fernanda, Mariluci Neis Carelli, and Dione da Rocha Bandeira. "Casa Krüger: reflexões sobre um patrimônio histórico edificado." Revista Confluências Culturais 7 (December 14, 2018): 27. http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v7i0.634.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como proposta refl etir sobre o patrimônio histórico edificado Casa Krüger como um bem cultural, tratando-o como cultura material atravessada pelo processo de patrimonialização e inserida na paisagem dos Roteiros Nacionais de Imigração em Santa Catarina. Essa casa, situada na Estrada Dona Francisca, em Joinville, foi construída entre 1890 e 1900 com a técnica do enxaimel. O tombamento estadual do imóvel ocorreu em 1994, e o federal, em 2007, passando a compor o conjunto de imóveis do roteiro, bens que integram a primeira chancela brasileira de paisagem cultural no Brasil. A investigação apoiou-se em pesquisa bibliográfica e documental e registro fotográfico. Conclui-se que a patrimonialização da Casa Krüger foi um processo demorado e conflituoso. Atualmente é uma Central de Atendimento ao Turista e apresenta problemas de conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reichert, Bárbara, Patrícia Dalmina de Oliveira, and Douglas Orestes Franzen. "Arquitetura, memória e identidade: interfaces do patrimônio edificado no Extremo-Oeste catarinense." Revista Grifos 26, no. 43 (February 2, 2018): 157. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v26i43.3888.

Full text
Abstract:
A relação entre patrimônio, memória e identidade compõe uma relação de ambivalência e complementaridade. O patrimônio se constitui como um bem simbólico e de significado, que se vincula à ideia de identidade e que fomenta a memória. Nesse sentido, o texto busca analisar de que forma patrimônio, memória e identidade podem ser compreendidos por meio de uma análise histórica da colonização étnica e confessional Porto Novo, hoje municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis. O objetivo é de oferecer subsídios para práticas patrimoniais, principalmente em uma perspectiva do patrimônio arquitetônico edificado. Para a análise são considerados três elementos considerados influentes em uma dinâmica patrimonial local: a arquitetura religiosa, a arquitetura civil através da casa comercial colonial e seu simbolismo de arte déco e o esforço em preservar/reconfigurar uma arquitetura baseada no estilo enxaimel. Consideramos a hipótese de que há elementos patrimoniais que fomentam a perspectiva da identidade e da memória e de que essas edificações se cristalizam na paisagem local apresentando um grande potencial para políticas patrimoniais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Konrad, Adriana, Luiz Antônio Gloger Maroneze, and Suzana Vielitz de Oliveira. "O processo de revitalização do núcleo de casas enxaimel e a reconstrução étnico-cultural-alemã no Município de Ivoti – RS." Métis história e cultura 16, no. 31 (June 1, 2017): 195–226. http://dx.doi.org/10.18226/22362762.v16.n.31.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hirt, Sidnara, and Karen Alessandra Solek Soares. "A COLONIZAÇÃO ALEMÃ EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON E O ENXAIMEL." Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR 25, no. 2 (December 10, 2018). http://dx.doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.6108.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem o objetivo de estudar a presença da linguagem arquitetônica do estilo enxaimel em cidades brasileiras com colonização alemã, através de um estudo de caso sobre a cidade de Marechal Cândido Rondon. Considerando o fato de esta cidade sofrer influência da cultura germânica, através das características presentes na arquitetura do município, foi realizado um levantamento de obras com a particularidade da técnica construtiva enxaimel, e identificada a sua reprodução em obras que possuem apenas ornamentos, mas mantendo a linguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Enxaimel"

1

Diel, Rocheli Andréia. "O INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO ENXAIMEL DA ÁREA RURAL DE SANTO CRISTO." Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11055.

Full text
Abstract:
The architectural heritage provides the community the knowledge about its past as it retains its history, once that the urban landscape is one of the physical representations of the city's identity and its inhabitants. The architecture is a main manifestation for the cities history analysis and understanding, because the buildings are important means of recognition and urban reference. The building, an architectural heritage category, is very present in the daily life of a community, it is an important means of cultural appreciation over the generations. It is emphasized that before any preservationist action it is essential to identify and collect all relevant information of the heritage assets to be protected. The inventory stands as an effective means of preservation, because besides the documentation, it is able to keep the collective memory, providing the heritage assets respect and appreciation. So, the general objective of this survey is to develop the inventory of the Enxaimel architectural heritage in the countryside of Santo Cristo, by searching buildings related the city formation and which are characterized by the use of the enxaimel technique. In order to catalog the buildings, the inventory records used by IPHAE have been used and the selection criteria were beyond the time frame (1910-1960), its Cultural-Historical and Architectural-Morphological relevance. There have been inventoried twelve buildings in the countryside of Santo Cristo, based on the physical buildings survey, their particularities records, constructive characteristics, technical photographic analyses. From these analyzes the Patrimonial Memory Game was made the aimed at the heritage spreading and appreciation. As a conclusion, it is intended to contribute to the knowledge building and the heritage dissemination to the community as it is being unnoticed, as a consequence rescuing the urban and rural memories, contributing to the development of new public policies.
O patrimônio arquitetônico possibilita a uma comunidade o conhecimento de seu passado, pois ele conserva a sua história, já que a paisagem urbana é uma das representações físicas da identidade da cidade e de seus habitantes. A arquitetura é uma das principais manifestações para a análise e entendimento da história das cidades, pois as edificações são meios importantes de reconhecimento e referência urbana. A edificação, categoria do patrimônio arquitetônico, se encontra muito presente na vida diária de uma comunidade, trata-se de um importante meio de valorização cultural ao longo das gerações. Ressalta-se que antes de qualquer ação preservacionista é fundamental identificar e coletar todas as informações pertinentes dos bens patrimoniais a serem protegidos. O inventário se destaca como um meio eficaz de preservação, pois além da documentação, é capaz de conservar a memória coletiva, proporcionando o respeito e a valorização dos bens. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é o desenvolvimento do Inventário do Patrimônio Arquitetônico Enxaimel da área rural de Santo Cristo, através do levantamento de edificações relacionadas com a formação do município e que se caracterizem pelo uso da técnica do enxaimel. Para a catalogação das edificações foram utilizadas as fichas de inventário utilizadas pelo IPHAE e os critérios de seleção foram além do recorte temporal (1910 a 1960), as suas relevâncias Histórico-Culturais e Morfológico-Arquitetônicas. Foram inventariadas doze edificações da área rural do município de Santo Cristo, através do levantamento físico das edificações, registro de suas particularidades, características construtivas, análise técnica e fotográfica. A partir destas análises foi confeccionado o Jogo da Memória Patrimonial que visa a divulgação e valorização do patrimônio. Como conclusão, pretende-se colaborar para a construção do conhecimento e divulgação junto a comunidade deste patrimônio que está passando despercebido, resgatando desta forma as memórias urbana e rural, contribuindo para o desenvolvimento de novas políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Veiga, Mauricio Biscaia. "Arquitetura neo-enxaimel em Santa Catarina: a invenção de uma tradição estética." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-13022014-151829/.

Full text
Abstract:
O trabalho aqui apresentado trata sobre a reinvenção de uma identidade germânica por meio da arquitetura ocorrida nas cidades de Blumenau e Joinville, em Santa Catarina. Este processo, ocorrido nas décadas de 1970 e 1980, teve um apelo fortemente comercial, visando vender a imagem destas cidades, entre outras na região, de que as tradições germânicas trazidas por imigrantes a partir do século XIX teriam permanecido inalteradas, no intuito de promover o turismo. Esta política, que se baseava no discurso de resgate das tradições, culminou, entre outras coisas, na criação de uma falsa arquitetura típica: o neo-enxaimel, um estilo arquitetônico inspirado no enxaimel, uma antiga técnica de construção de casas, trazida pelos imigrantes. Tendo se proliferado pelo centro destas cidades e alterado a estética urbana, esta arquitetura foi novamente trazida ao presente dentro de um contexto histórico e social bastante diferente daquele das antigas casas. Além disso, para sua implantação não houve qualquer comprometimento histórico, resultando em uma arquitetura inautêntica e até mesmo Kitsch, devido ao seu caráter comercial. Este fato, no entanto, não pode ser entendido como algo isolado, estando relacionado a questões mais amplas discutidas internacionalmente, como a ampliação do conceito de patrimônio cultural, a ilusão de perda da identidade cultural provocada pela globalização, o crescimento da indústria cultural e da indústria do turismo, entre outros fatores. Desta forma, para melhor analisar a invenção do neo-enxaimel como uma tradição estética em Santa Catarina, será inicialmente apresentada uma discussão envolvendo estas questões.
The work presented here deals with the reinvention of a Germanic identity through architecture occurred in the cities of Blumenau and Joinville, Santa Catarina state. This process, which occurred in the 1970s and 1980s, had a strong commercial appeal in order to sell the image of these cities, among others in the region, that the Germanic traditions brought by immigrants in nineteenth century would have remained unchanged, in order to promote tourism. This politics was based on a speech of rescue of traditions and culminated, among other things, in the creation of a false typical architecture: the neo-enxaimel style, an architectural style inspired by the ancient timber framing, a popular technique of building houses brought by immigrants. Having been widespread through the center of these cities, this architecture has altered the urban aesthetics and was brought again into the present within a historical and social context quite different from that one of the old houses. Moreover, for its implementation there was no historical commitment, resulting in an inauthentic architecture and even kitsch, due to its commercial nature. This fact, however, cannot be understood as something separate, being related to broader issues discussed internationally, such as the expansion of the concept of cultural heritage, the illusion of loss of cultural identity caused by globalization, the growth of cultural industry and tourism industry and other factors. Thus, to better analyze the invention of neo-enxaimel style as an aesthetic tradition in Santa Catarina, it will be initially presented a discussion involving these issues.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gislon, Jacinta Milanez. "A invenção da cidade germânica." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107012.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013
Made available in DSpace on 2013-12-05T22:58:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 320112.pdf: 4084639 bytes, checksum: 1ad267fabc27571e2ccdd7c6c28280b7 (MD5) Previous issue date: 2013
O objetivo principal desta dissertação é problematizar o uso do estilo enxaimel na arquitetura contemporânea de Forquilhinha, sul de Santa Catarina. Primeiro identificam-se e caracterizam-se os casos de arquitetura em estilo enxaimel presentes na cidade. Em seguida, procura-se descobrir quais as motivações e as ações que deram início a essas construções. Investiga-se também o que a arquitetura em estilo enxaimel representa para a população e para os arquitetos da cidade. E por último, busca-se desvendar se o estilo enxaimel representa a memória, a identidade e a tradição da cidade. A presente pesquisa é um estudo de caso exploratório, desenvolvido através do método de procedimento descritivo e sustentado por pesquisas bibliográficas, documentais, imagéticas e de campo. Foram utilizadas as técnicas de visita exploratória, observação não participante, entrevistas semiestruturadas e entrevista com grupos focais. Os resultados encontrados foram tratados de forma qualitativa e trouxeram a compreensão de que a arquitetura em estilo enxaimel de Forquilhinha faz parte da tentativa da cidade construir um passado próprio, usando o estilo enxaimel para criar um tipo de arquitetura que imita a antiga técnica de encaixe alemã. A cidade foi recriada com uma identidade presumida, que foi a germânica. As ações que incitaram essa recriação assumiram a forma da invenção das tradições, através da repetição de crenças e valores. No entanto, a tradição foi inventada não para atrair turistas, mas para criar uma diferenciação e promover o desenvolvimento urbano e econômico. Tornou-se evidente que as construções em estilo enxaimel não representam a memória e a identidade de Forquilhinha, pois elas nada mais são do que cópias mal elaboradas de um passado inventado. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir na problemática relacionada ao uso da arquitetura como instrumento da invenção das tradições. Como inovação, a pesquisa apresenta uma discussão a respeito dos valores históricos e culturais envolvidos neste tipo de arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mattedi, Paulo Roberto. "Uma leitura da construção da paisagem da Rua 15 de Novembro - Blumenau-SC." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93054.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2009
Made available in DSpace on 2012-10-24T15:49:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 274875.pdf: 27091402 bytes, checksum: 7863803066faaf8e0ad8062fe7fabc5f (MD5)
A rua 15 de Novembro, em Blumenau-SC, construiu-se como a rua principal da cidade. Não foi planejada como tal, porém, para ela desenvolveu-se o comércio, em função de dificuldades enfrentadas no ambiente, para consolidar o núcleo do lugar. Configurou-se com parte de seu traçado geométrico e parte irregular, resultando seu trajeto sinuoso, e conformou suas bordas com uma arquitetura que se apresenta diversa. Caracterizou-se de perfil horizontal, até a metade do século XX. Rompem este perfil edificações verticais de arquitetura moderna, até a década de 1970. Em seguida, construções cujas figuras alteraram a imagem urbana, advindas de isenções fiscais da municipalidade, privilegiando estimular construções germânicas típicas, que se multiplicaram ao longo da rua, marcando significativamente a paisagem, com cenário pastiche do enxaimel. Esta prática esgota-se na década de 1990, substituída por visão preservacionista, praticando tombamentos de edificações consideradas de interesse histórico. O resultado é um conjunto arquitetônico singular nesta rua, cuja sinuosidade promove variação e diversidade de ambiências. A paisagem resultante é o elemento motivador desta pesquisa, a qual considerou de importância conhecer a formação e o desenvolvimento deste lugar, para a descrição da sua análise visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Enxaimel"

1

Melo Júnior, João Carlos Ferreira de, Pedro Conte Júnior, and William Pscheidt. "ANATOMIA DE MADEIRAS HISTÓRICAS DA ARQUITETURA TRADICIONAL DO PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1253.

Full text
Abstract:
Introdução: Dentre as formas mais antigas de abrigo produzidas pela humanidade, destacam-se as edificações que usam a madeira como elemento estrutural chave na produção arquitetônica, possibilitando o desenvolvimento de muitas técnicas construtivas que são aplicadas ainda nos dias de hoje. As madeiras históricas nas estruturas arquitetônicas são testemunho material da interação de diversas culturas com a floresta e demonstram a diversidade de usos e os conhecimentos tradicionais sobre as espécies de árvores e da tradição construtiva. Sendo a madeira de certas espécies arbóreas um recurso florestal de elevada resistência às intempéries, existem edificações que ultrapassam cronologias centenárias e possuem relações diretas com a qualidade e disponibilidade da madeira, a paisagem e a cultura. Objetivos: Este estudo objetivou identificar as madeiras usadas na construção de uma edificação histórica com técnica construtiva enxaimel, a qual apresenta reminiscências da ocupação não indígena no Planalto Norte de Santa Catarina, datada da década 1860, situada na localidade de Boa Vista, Rio Preto, Município de Rio Negrinho-SC. Material e métodos: Foram coletadas amostras de madeira de elementos construtivos da edificação com o uso de serrote japonês e formão. Os corpos de prova tiveram sua superfície transversal polida para a caracterização macroscópica do lenho com auxílio de lupa conta-fio e secções anatômicas montadas em preparações histológicas para análise microscópica. A determinação da espécie se deu por meio de anatomia comparada em coleção de referência da Xiloteca JOIw e consulta ao banco de dados Inside Wood. Resultados: Todas as amostras possuem coloração parda, odor distinto ao corte e apresentaram a mesma estrutura anatômica caracterizada por camada de crescimento distinta, porosidade difusa, vasos solitários e múltiplos radiais de 2, médios, de 5 a 20 mm², obstruídos por tilos, parênquima axial paratraqueal escasso e vasicêntrico, raios distintos sob lente, elementos não estratificados. Conclusão: A espécie identificada foi Ocotea porosa (Lauraceae). Conhecida regionalmente como canela-imbuia, alcança até 20m de altura, sendo característica da floresta ombrófila mista montana, podendo ultrapassar 500 anos de idade. De interesse econômico, essa espécie apresenta forte relação com o processo de colonização do sul do país, sendo registrada em distintas edificações históricas de Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography