Academic literature on the topic 'Equação de regressão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Equação de regressão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Equação de regressão"

1

Lúcio, Alessandro Dal’Col, David Ariovaldo Banzatto, Lindolfo Storck, Thomas Newton Martin, and Leandro Homrich Lorentz. "Equação de regressão linear múltipla para estimativa do erro experimental." Ciência Rural 31, no. 6 (December 2001): 963–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782001000600007.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo estimar equações de regressão linear múltipla tendo, como variáveis explicativas, as demais características avaliadas em experimento de milho e, como variáveis principais, a diferença mínima significativa em percentagem da média (DMS%) e quadrado médio do erro (QMe), para peso de grãos. Com 610 experimentos conduzidos na Rede de Ensaios Nacionais de Competição de Cultivares de Milho, realizados entre 1986 e 1996 (522 experimentos) e em 1997 (88 experimentos), estimaram-se duas equações de regressão, com os 522 experimentos, validando estas pela análise de regressão simples entre os valores reais e os estimados pelas equações, com os 88 restantes, observando que, para a DMS% a equação não estimava o mesmo valor que a fórmula original e, para o QMe, a equação poderia ser utilizada na estimação. Com o teste de Lilliefors, verificou-se que os valores do QMe aderiam à distribuição normal padrão e foi construída uma tabela de classificação dos valores do QMe, baseada nos valores observados na análise da variância dos experimentos e nos estimados pela equação de regressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Silvia Helena Modenese-Gorla da, Juliana Domingues Lima, Hugo do Nascimento Bendini, Edson Shigueaki Nomura, and Wilson da Silva Moraes. "Estimativa da área foliar do antúrio com o uso de funções de regressão." Ciência Rural 38, no. 1 (February 2008): 243–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000100040.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo determinar quais variáveis dimensionais da folha são mais adequadas para utilização na estimativa da área foliar do antúrio (Anthurium andraeanum), cv. "Apalai", por meio de equação de regressão linear, e comparar o desempenho de diferentes funções de regressão obtidas com o uso de aprendizado de máquina (AM). A variável que melhor estimou a área foliar foi o produto das dimensões lineares (comprimento e largura), CxL, sendo a equação proposta Af = 0.9672 *C x L, com coeficiente de determinação (R²) de 0,99. Verificou-se, também, com o uso de AM, que as funções lineares são mais adequadas para a estimação da área foliar dessa espécie vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, L. B., M. C. Souza, M. S. Bianco, and S. Bianco. "Estimativa da área foliar de plantas daninhas de ambiente aquático: Pistia stratiotes." Planta Daninha 29, no. 1 (March 2011): 65–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582011000100008.

Full text
Abstract:
A área foliar é uma das principais características para avaliar o crescimento vegetal. Objetivou-se neste trabalho determinar uma equação matemática para estimar a área foliar de Pistia stratiotes a partir de dimensões lineares dos limbos foliares. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal-SP, Brasil. Cem folhas, coletadas no ambiente natural, foram eletronicamente medidas em comprimento (C), largura máxima (L) e área foliar (AF). Os dados de AF e C × L foram submetidos à análise de regressão linear, determinando-se uma equação matemática para estimar a área foliar da espécie. A análise de variância sobre a regressão linear e a análise de correlação entre os valores de área foliar e estimada foram significativas (p < 0,01). A área foliar de P. stratiotes pode ser estimada pela equação: AF = 0,79499 (CL).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo Neto, Newton Pinto, José Eduardo Gonçalves, Sansom Henrique Bromberg, Betty Guz, and Arnaldo Zanoto. "Predição da coledocolitíase pela associação de indicadores clínicos e laboratoriais em dois momentos do pré-operatório da colecistectomia." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 32, no. 1 (February 2005): 41–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912005000100010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O propósito deste estudo foi determinar a probabilidade de ocorrência de coledocolitíase através do estudo da associação de indicadores clínicos e laboratoriais desta doença em dois momentos do pré-operatório de colecistectomia. MÉTODO: Entre março de 2001 e março de 2002, 48 pacientes consecutivos com colelitíase foram submetidos a colecistectomia e colangiografia intra-operatória (CIO). Os pacientes foram divididos em dois grupos, sendo o grupo A constituído por 13 pacientes com coledocolitíase e o grupo B por 35 pacientes sem esta doença. Os pacientes foram investigados quanto aos indicadores clínicos e laboratoriais da coledocolitíase, analisados em dois períodos, tomando como ponto de corte as 48 horas que precederam a cirurgia. Posteriormente, estes indicadores pré-operatórios foram associados na equação da regressão logística em diferentes combinações. RESULTADOS: Utilizando a equação da regressão logística, constatou-se que a associação de dois indicadores clínicos em ambos os períodos (icterícia e sinal de Murphy) e dois laboratoriais ( nível de corte da gama glutamil transpeptidase e bilirrubina direta 48 horas antes da cirurgia) foi a mais adequada para a predição da coledocolitíase. Os valores obtidos por esta equação mostraram concordância com os grupos A e B, de 95,6%, e discordância de 4,4% (p= 0,0000007 e k = 0,89). Esta equação mostrou sensibilidade de 92,3%, especificidade de 97,0%, valor preditivo positivo de 92,3% e valor preditivo negativo de 97%. Estes valores foram próximos aos obtidos pela CIO, que mostrou concordância com os grupos estudados de 95,8%, e discordância de 4,2% (k = 0,90). CONCLUSÃO: Considerando os resultados obtidos, recomenda-se a associação de indicadores da coledocolitíase na equação da regressão logística para estabelecer a probabilidade de ocorrer coledocolitíase associada à colelitíase. A utilização desta equação pode orientar melhor a conduta diagnóstica e terapêutica nesta doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Ely Francina Tannuri de, and Maria Cláudia Cabrini Gracio. "Indicadores bibliométricos em ciência da informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base Scopus." Perspectivas em Ciência da Informação 16, no. 4 (December 2011): 16–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362011000400003.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva analisar os indicadores de impacto e relevância - total de artigos publicados, média de citações, número total de citações e índice h dos pesquisadores mais produtivos na área "Estudos Métricos", nos periódicos da base Scopus, por meio de um estudo de correlação, de determinação de melhor equação de regressão do índice h, em função do total de citações, bem como em função de todos os indicadores sob análise. Como procedimento de pesquisa, utilizou-se os termos de busca: "bibliometr* OR scientometr* OR infometr* OR webometr* OR informetr* OR webmetr* OR patentometr*", recuperando-se 36 pesquisadores apontados como os mais produtivos. Para cada indicador, foram calculadas as seguintes estatísticas descritivas: máximo, mínimo, média, desvio padrão e coeficiente de variação. Calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson e ajustou-se a equação de regressão do índice h, em função do total de citações. Determinou-se a equação de regressão múltipla, do índice h em função dos demais indicadores. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade da combinação destes indicadores para se descrever amplamente o perfil multifacetado de um pesquisador, dada a complementaridade de informações fornecidas pelos indicadores de produtividade e impacto, de naturezas distintas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vianna, Vinicius, and Marcelo Dacul Depexe. "Modelagem de dados por regressão múltipla para previsão do consumo de água em Umuarama." Exacta 11, no. 1 (May 28, 2013): 33–46. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.4193.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se encontrar uma equação capaz de prever o consumo de água (volume micromedido) da cidade de Umuarama. Utilizando diferentes variáveis, dados obtidos de séries temporais distintas, conhecimentos estatísticos e práticos, dois modelos matemáticos foram propostos, por meio de um aplicativo de regressão múltipla. Com tais modelos, e atentando para as características próprias do estudo da variação do volume consumido de água, foi possível simular previsões e, com os seus resultados, fazer análises comparativas. Assim, analisaram-se a precisão e os erros obtidos. Ao fim do estudo, chegou-se a uma equação capaz de prever o volume consumido de água de Umuarama com erros aceitáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moreira, Pedro Vieira Sarmet, Analiza Mónica Silva, Luciano Fernandes Crozara, António Prieto Veloso, and Filomena Vieira. "Análise de equações preditivas da gordura corporal em jovens atletas de "taekwondo"." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 26, no. 3 (September 2012): 391–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092012000300005.

Full text
Abstract:
Devido à falta de métodos acessíveis válidos para mensurar o percentual de gordura corporal (%G) de taekwondistas adolescentes (TKDA), objetivou-se analisar seis equações antropométricas de predição do %G, em cinco TKDA (12,23 anos ± 1,60), utilizando como método de referência a Densitometria Radiológica de Dupla Energia (DEXA). Os %G estimados pelas equações foram comparados pelo teste t-student, regressão linear e Bland e Altman (B&A) com os obtidos por DEXA. Apenas a equação de Slaughter et al. (1988) foi adequada pelo cálculo amostral, e embora tenha subestimado o %G (em 4,85% ± 0,98), esta apresentou alta correlação (R = 0,935; R² = 0,874 EPE = 1,01) e baixa amplitude nos limites de concordância a 95% (3,84%) pelo B&A em comparação com a DEXA. Portanto, esta equação mostrou-se adequada para a predição do %G em TKDA, desde que seja corrigida pela equação de ajuste [%G (DEXA) = 1,64 + 1,24 • %G (Eq 4)] gerada pela regressão linear.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges dos Santos, Gabriel, Marlon Heitor Kunst Valentini, and Bruno Müller Vieira. "Análise de regressão linear aplicada à modelagem de uma nova equação para o monitoramento de qualidade da água: estudo de caso do Arroio Moreira/Fragata." Revista Ambientale 13, no. 1 (April 10, 2021): 13–27. http://dx.doi.org/10.48180/ambientale.v13i1.262.

Full text
Abstract:
No Brasil, a principal fonte de água doce potável são os rios, porém isso não impede de que os mesmos fiquem expostos aos efeitos das atividades humanas. Mediante isso, surgem metodologias que ajudam no monitoramento da qualidade hídrica, como, por exemplo, métodos estatísticos e o Índice de Qualidade da Água (IQA), ambas ferramentas matemáticas que tem a capacidade de transformar uma variação grande de valores numéricos em resultados de fácil interpretação. Sendo assim, este trabalho objetiva desenvolver e avaliar uma nova equação de IQA, para o Arroio Moreira/Fragata, utilizando modelos de análise de regressão linear e comparar os resultados obtidos por essa nova equação com os resultados da equação original. Através dos modelos utilizados, foi possível criar uma nova equação de IQA utilizando apenas três variáveis, coliformes termotolerantes, oxigênio dissolvido e turbidez, e gerando resultados sem diferença significativa daqueles gerados pela equação da CETESB. A diminuição na quantidade necessária de variáveis para calcular a qualidade hídrica pode ser considerada uma grande vantagem, uma vez que causa uma economia financeira e maior facilidade técnica para o monitoramento dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gonzalez, Guido Gustavo Humada, Juracy Mendes Moreira, and Aurélio Ferreira Melo. "Analise de regressão linear de folhas injuriadas diretamente na calculadora cássio fx-82ms." Pubvet 15, no. 1 (January 2021): 1–5. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n01a725.1-5.

Full text
Abstract:
Para expressar uma relação funcional entre duas ou mais variáveis pode-se determinar um modelo matemático conhecido como modelo de regressão, uma das metodologias utilizados na obtenção dessa relação é baseada na estimação de uma equação. O objetivo proposto neste estudo é a obtenção de uma equação que explique a relação entre duas variáveis com uso da calculadora cientifica CASSIO fx-82MS. Foi utilizando o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com 5 tratamentos e 4 repetições, na determinação do número de folhas injuriadas (Queimadas) que foram contadas, cinco dias após a adubação foliar com MAP (Monofosfato amoniado) purificado, sendo uma calda com 350 litros de água/há. Conclui-se que para ocorrência de injúrias, a análise de regressão mostrou-se significativa e teve comportamento linear, ou seja, quanto maior a concentração de MAP foliar aplicado maior o número de folhas queimadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VOLPE, CLOVIS ALBERTO, EDGAR RICARDO SCHÖFFEL, and JOSÉ CARLOS BARBOSA. "Influência da soma térmica e da chuva durante o desenvolvimento de laranjas-'Valência' e 'Natal' na relação entre sólidos solúveis e acidez e no índice tecnológico do suco." Revista Brasileira de Fruticultura 24, no. 2 (August 2002): 436–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452002000200031.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a influência que algumas variáveis meteorológicas exercem na razão entre sólidos solúveis totais e acidez total titulável ("ratio") e no índice tecnológico dos frutos da primeira florada das laranjeiras-'Natal' e 'Valência', na região de Bebedouro-SP, mediante a utilização de métodos estatísticos de regressão. Foram utilizados dados de amostragens de rotina para o processamento industrial durante 4 anos, os quais permitiram desenvolver equações de regressão linear e quadrática, com a soma térmica (graus-dia) como variável independente, e de regressão múltipla, utilizando graus-dia e chuva como variáveis independentes. A equação de melhor ajuste para o índice tecnológico foi a quadrática, enquanto para o "ratio" a equação linear apresentou o melhor ajuste. A temperatura do ar, representada por graus-dia, foi a variável que exerceu maior influência nos indicadores de qualidade dos frutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Equação de regressão"

1

Medeiros, Patrick Valverde. "Análise da evapotranspiração de referência a partir de medidas lisimétricas e ajuste estatístico de estimativas de nove equações empírico-teóricas com base na equação de Penman-Monteith." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-21052008-090008/.

Full text
Abstract:
A quantificação da evapotranspiração é uma tarefa essencial para a determinação do balanço hídrico em uma bacia hidrográfica e para o estabelecimento do déficit hídrico de uma cultura. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a análise da evapotranspiração de referência (ETo) para a região de Jaboticabal-SP. O comportamento do fenômeno na região foi estudado a partir da interpretação de dados de uma bateria de 12 lisímetros de drenagem (EToLis) e estimativas teóricas por 10 equações diferentes disponíveis na literatura. A análise estatística de correlação indica que as estimativas da ETo por equações teóricas comparadas à EToLis medida em lisímetro de drenagem não apresentaram bons índices de comparação e erro. Admitindo que a operação dos lisímetros não permitiu a determinação da ETo com boa confiabilidade, propôs-se um ajuste local das demais metodologias de estimativa da ETo, através de auto-regressão (AR) dos ruídos destas equações em comparação com uma média anual estimada pela equação de Penman-Monteith (EToPM), tomada como padrão, em períodos quinzenal e mensal. O ajuste através de regressão linear simples também foi analisado. Os resultados obtidos indicam que a radiação efetiva é a variável climática de maior importância para o estabelecimento da ETo na região. A estimativa pela equação de Penman-Monteith apresentou excelente concordância com as equações de Makkink (1957) e do balanço de energia. Os ajustes locais propostos apresentaram excelentes resultados para a maioria das equações testadas, dando-se destaque às equações da radiação solar FAO-24, de Makkink (1957), de Jensen-Haise (1963), de Camargo (1971), do balanço de radiação, de Turc (1961) e de Thornthwaite (1948). O ajuste por regressão linear simples é de mais fácil execução e apresentou excelentes resultados.
The quantification of the evapotranspiration is an essential task for the determination of the water balance in a watershed and for the establishment of the culture´s water deficit. Therefore, the present work describes the analysis of the reference evapotranspiration (ETo) for the region of Jaboticabal-SP. The phenomenon behavior in the region was studied based on the interpretation of 12 drainage lysimeters data (EToLis) and on theoretical estimates for 10 different equations available in the Literature. An statistical analysis indicated that the theoretical ETo estimates compared with the EToLis did not present good indices of comparison and error. Admitting that the lysimeters operation did not allow a reliable ETo determination, a local adjustment of the theoretical methodologies for ETo estimate was considered. An auto-regression (AR) of the noises of these equations in comparison with the annual average estimate for the Penman-Monteith equation (EToPM), taken as standard, has been performed in fortnightly and monthly periods. The adjustment through simple linear regression has also been analyzed. The obtained results indicate that the effective radiation is the most important climatic variable for the establishment of the ETo in the region. The Penman-Monteith estimate presented excellent correlation to the estimates by Makkink (1957) equation and the energy balance. The local adjustments presented excellent results for the majority of the tested equations, specially for the solar radiation FAO-24, Makkink (1957), Jensen-Haise (1963), Camargo (1971), radiation balance, Turc (1961) and Thornthwaite (1948) equations. The adjustment by simple linear regression is of easier execution and also presented excellent results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Venezuela, Maria Kelly. "Equação de estimação generalizada e influência local para modelos de regressão beta com medidas repetidas." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-10072008-210246/.

Full text
Abstract:
Utilizando a teoria de função de estimação linear ótima (Crowder, 1987), propomos equações de estimação generalizadas para modelos de regressão beta (Ferrari e Cribari-Neto, 2004) com medidas repetidas. Além disso, apresentamos equações de estimação generalizadas para modelos de regressão simplex baseadas nas propostas de Song e Tan (2000) e Song et al. (2004) e equações de estimação generalizadas para modelos lineares generalizados com medidas repetidas baseadas nas propostas de Artes e Jorgensen (2000) e Liang e Zeger (1986). Todas essas equações de estimação são desenvolvidas sob os enfoques da modelagem da média com homogeneidade da dispersão e da modelagem conjunta da média e da dispersão com intuito de incorporar ao modelo uma possível heterogeneidade da dispersão. Como técnicas de diagnóstico, desenvolvemos uma generalização de algumas medidas de diagnóstico quando abordamos quaisquer equações de estimação definidas tanto para modelagem do parâmetro de posição considerando a homogeneidade do parâmetro de dispersão como para modelagem conjunta dos parâmetros de posição e dispersão. Entre essas medidas, destacamos a proposta da influência local (Cook, 1986) desenvolvida para equações de estimação. Essa medida teve um bom desempenho, em simulações, para destacar corretamente pontos influentes. Por fim, realizamos aplicações a conjuntos de dados reais.
Based on the concept of optimum linear estimating equation (Crowder, 1987), we develop generalized estimating equation (GEE) to analyze longitudinal data considering marginal beta regression models (Ferrari and Cribari-Neto, 2004). The GEEs are also presented to marginal simplex models for longitudinal continuous proportional data proposed by Song and Tan (2000) and Song et al. (2004) and to generalized linear models for longitudinal data based on the proposes of Artes and J$\\phi$rgensen (2000) and Liang and Zeger (1986). All of them are developed focusing the assumption of homogeneous dispersion and with varying dispersion. For the diagnostic techniques, we generalize some diagnostic measures for estimating equations to model the position parameter considering an homogeneous dispersion parameter and for joint modelling of position and dispersion parameters to take in account a possible heterogeneous dispersion. Among these measures, we point out the local influence (Cook, 1986) developed to estimating equations. This measure can correctly show influential observations in simulation study. Finally, the theory is applied to real data sets.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Reis, Cardine Martins dos. "Equação de referência para o teste de AVD-Glittre." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014. http://tede.udesc.br/handle/handle/1824.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-12T17:32:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARDINE REIS.pdf: 1041218 bytes, checksum: 76a7c6bff87f4f914dc735eee92eda42 (MD5) Previous issue date: 2014-07-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Patients with chronic obstructive pulmonary disease (COPD) present as common manifestation the limitation in the activities of daily living (ADL). In order to assess this limitation the Glittre ADL-test (TGlittre) was developed considering a standardized set of ADL-like activities which is known to be difficult for these patients. However, it is unknown what factors influence TGlittre performance and no reference equation for the test has been developed yet. Thus, the aim of this study was to establish a reference equation for TGlittre based on antropometric and demographic variables of apparently healthy subjects and to verify its reliability in a COPD patient sample. A hundred and fifty-six (80 males) adults, aged 40-80 years old, performed two TGlittre and had their weight, height and body mass index (BMI) measured. For the analysis it was considered the TGlittre shortest spent time. Data were described in mean±SD. For the normality analysis it was used the Shapiro-Wilk test. Correlation coefficients of Pearson or Spearman were used to verify the correlation between time in TGlittre (dependent variable) and age, sex, height, weight and BMI (independent variables). The stepwise multiple linear regression was used to derive the reference equation. For the analysis a p <0.05 value was considered, except in the case of multiple linear regression model that considered a p <0.10 value.The mean time to perform the TGlittre shortest spent time was 2.90 ± 0.45 (range 1.92 4.97 min). Age (r = 0.54, p<0.001), height (r = -0.29, p<0.001) and BMI (r = 0.15, p<0.06) showed significant correlation with TGlittre. Neither correlation was found with weight (r = -0.6, p=0.451) nor gender (r = -0.1, p=0.133). In the stepwise multiple linear regression analysis age and BMI were selected as predictors of TGlittre, explaning 35% (p<0.015) of the total variance. The derived reference equation was: TGlittrepred = 1.006 + (0.024 x age) + (0.019 x BMI). A reference equation for TGlittre was determined based on age and BMI as independent variables and can be useful for predicting the performance of adult patients and healthy subjects in TGlittre. Moreover the predicted values showed to be reliable when applied in COPD patients
Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentam como manifestação comum a limitação nas atividades de vida diária (AVD). A fim de avaliar essa limitação, o teste de AVD-Glittre (TGlittre) foi desenvolvido considerando-se um conjunto de tarefas cotidianas conhecidas por causarem dificuldade nesses pacientes. Entretanto, se desconhecem quais fatores influenciam o desempenho no TGlittre e ainda não há uma equação de referência para o teste. Desse modo, o objetivo desse estudo foi o de estabelecer uma equação de referência para o tempo despendido no TGlittre com base em variáveis antropométricas e demográficas de indivíduos aparentemente saudáveis e verificar sua confiabilidade em uma amostra de pacientes com DPOC. Cento e cinquenta e seis (80 homens) adultos, com idade entre 40 e 80 anos, realizaram dois TGlittre e tiveram seu peso, altura e índice de massa corpórea (IMC) mensurados. Para análise, considerou-se o TGlittre de menor tempo. Os dados foram descritos em média±DP. Para análise da normalidade, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk. Os coeficientes de correlação de Pearson ou Spearman foram usados para verificar a correlação entre o tempo no TGlittre (variável dependente) e idade, sexo, altura, peso e IMC (variáveis independentes). O modelo de regressão linear múltipla foi utilizado para gerar a equação de referência. Para as análises considerou-se um valor de p<0,05, exceto no caso do modelo de regressão linear múltipla, que considerou um valor de p<0,10. O tempo médio para desempenhar o TGlittre foi de 2,90 ± 0,45 (variação de 1,92 4,97 min). Idade (r = 0,54, p<0,001), altura (r = -0,29, p<0,001) e IMC (r = 0,15, p<0,06) mostraram correlação significante com o TGlittre. Nenhuma correlação foi encontrada com o peso (r = -0,6, p=0,451) e sexo (r = -0,1, p=0,133). Na análise de regressão linear múltipla, idade e IMC foram selecionados como preditores do TGlittre, explicando 35% (p<0,015) da variância total. A equação de referência derivada foi: TGlittreprev = 1,006 + (0,024 x idade) + (0,019 x IMC). Uma equação de referência para o TGlittre foi determinada com base na idade e IMC como variáveis independentes e pode ser útil na predição do desempenho de pacientes adultos e indivíduos saudáveis no TGlittre. Além disso, os valores preditos mostraram-se confiáveis quando aplicados em pacientes com DPOC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha, Danúbia Rodrigues da. "Modelos de regressão bivariada: uma aplicação em equações mincerianas de rendimento." Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8269.

Full text
Abstract:
Submitted by Franciele Moreira (francielemoreyra@gmail.com) on 2018-03-28T12:09:11Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Danúbia Rodrigues da Cunha - 2018.pdf: 7944363 bytes, checksum: f0229888d666e1d8367f8c31ee27a238 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-03-29T11:30:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Danúbia Rodrigues da Cunha - 2018.pdf: 7944363 bytes, checksum: f0229888d666e1d8367f8c31ee27a238 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-29T11:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Danúbia Rodrigues da Cunha - 2018.pdf: 7944363 bytes, checksum: f0229888d666e1d8367f8c31ee27a238 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-08
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
In this work, bivariate regression models based on the bivariate normal, t and Birnbaum-Saunders distributions are used to analyze labor market data. In special, the objective is to model the dependent variable of the Mincerian earnings equation separately, namely, the variable hourly earnings (which is obtained by dividing gross monthly earnings by hours worked) is modeled in two parts, earnings and hours worked. The bivariate regression models are used to model these two parts in order to try to capture the correlation between them and the different effects, that is, remuneration or premium for labor effort, and the labor supply or the time that the worker offers to the market. In order to accomplish this, data from the Brazilian National Household Sample Survey (PNAD) for the years 2013, 2014 and 2015 are used. The parameters of the models are estimated using the maximum likelihood method. The results show that the bivariate regression model based on the bivariate t distribution has the best fit for the data, and that the presence of correlation between earnings and hours worked indicates that the bivariate model is more adequate than the univariate model.
Nessa dissertação, modelos de regressão bivariada baseados nas distribuições bivariadas normal, t e Birnbaum-Saunders são usados para analisar dados do mercado de trabalho. Em especial, o objetivo é modelar a variável dependente da equação de rendimento minceriana de forma separada, ou seja, o rendimento-hora é modelado em duas partes, rendimento e horas trabalhadas. Os modelos de regressão bivariada são utilizados para modelar essas duas partes de forma a tentar captar a correlação entre elas e os distintos efeitos, ou seja, remuneração ou prêmio pelo esforço desprendido pela mão de obra, e oferta de trabalho ou o tempo que o trabalhador disponibiliza ao mercado. Para tal, usa-se dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para os anos de 2013, 2014 e 2015. Os parâmetros dos modelos são estimados usando o método da máxima verossimilhança. Os resultados mostram que o modelo de regressão bivariada baseada na distribuição bivariada t tem o melhor ajuste para os dados, e que a presença de correlação entre rendimento e horas trabalhadas indica que o modelo bivariado é mais adequado que o univariado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Morcelli, Aier Tadeu Gabriel. "CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE REGRESSÃO PARA ESTIMAR O VALOR DOS LOTES URBANOS DO SETOR 11 DE SANTA MARIA-RS." Universidade Federal de Santa Maria, 2006. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8349.

Full text
Abstract:
This work consists of an observation of the relative data to lands of Santa Maria's city, initially starting from 23 variables that went along the process being left of side and indeed being only used 8. These varied went being related amongst themselves, seeking to find equations to explain the value used by the city hall as market value which is the determinant of the values of the several taxes the they be collected of the taxpayer. Through the use of the software PC GIVE, after a lot of attempts, it was gotten, to obtain equations for the value of the lots of the plant of values, for each one of the orientations of the section 11 that is located downtown. Two equations present as changeable of regression the area of the land and the value of the tax, another one, the area and the value for square meter used for collection of IPTU. The last of the equations resulted in three variables, being the area, the value for square meter and a variable maid starting from the observation of the distribution of the areas and sub zone and of her relationship with the value for square meter for effects of IPTU, call of SZ3. The obtaining of the equations represents the beginning of observations on the existent plant of values, of the need of his understanding and updating starting from the intrinsic knowledge of their variables, of the liberation need of more relative variables to the property and speed in the supply on the part of the entrusted section. It is a study that can be used in the study of a fairer determination of the value of the taxes, as well as for verification of values of the mass of data
Este trabalho consiste numa observação dos dados relativos a terrenos da cidade de Santa Maria, inicialmente a partir de 23 variáveis que ao longo do processo foram sendo deixadas de lado e efetivamente sendo utilizadas apenas 8. Estas variáveis foram sendo relacionadas entre si, visando encontrar equações para explicar o valor utilizado pela prefeitura como valor venal o qual é o determinante dos valores das diversas taxas a serem cobradas do contribuinte. Através da utilização do software PC GIVE, após muitas tentativas, conseguiu-se, obter equações para o valor dos lotes da planta de valores, para cada uma das orientações do setor 11 que se localiza no centro da cidade. Duas equações apresentam como variáveis de regressão a área do terreno e o valor do imposto, uma outra, a área e o valor por metro quadrado utilizado para cobrança de IPTU. A última das equações resultou em três variáveis, sendo a área, o valor por metro quadrado e uma variável criada a partir da observação da distribuição das zonas e subzonas e da sua relação com o valor por metro quadrado para efeitos de IPTU, chamada de SZ3. A obtenção das equações representa o início de observações sobre a planta de valores existente, da necessidade de sua compreensão e atualização a partir do conhecimento intrínseco de suas variáveis, da necessidade de liberação de mais variáveis relativas ao imóvel e rapidez no fornecimento por parte do setor encarregado. É um estudo que pode ser utilizado no estudo de uma determinação mais justa do valor dos impostos, como também para verificação de valores da massa de dados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mantovan, Edson Ademir. "Modelo de formação de preço de venda para a pequena empresa com aplicação de regressão linear na definição da equação de demanda." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83574.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Made available in DSpace on 2012-10-20T01:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O objetivo do estudo é desenvolver um modelo para a formação do preço de venda fundamentado no modelo de demanda, obtido através da análise de regressão linear para a determinação do preço de venda que maximiza o lucro, e através da regressão múltipla para determinação da quantidade demanda em função das variáveis explicativas. O modelo define a relação entre o preço de venda e a demanda a partir da amostra dos dados históricos da empresa e de variáveis explicativas(preço de venda unitário, identificado através de dados secundários obtidos junto à empresa; taxa de juros dos empréstimos habitacionais, salário mínimo necessário e os índices de preço de construção)., aos quais podem ser utilizadas para definir um preço de venda ótimo que permita maximizar o lucro. Neste sentido, foi testado a hipótese de que o preço de venda ótimo gerará um lucro superior ao lucro atual da empresa, e verificado se o modelo de previsão de demanda consegue explicar com maior precisão as variações no volume de vendas. O estudo de caso teve como objeto a empresa Kurteen madeiras e casas pré-fabricadas, através de uma pesquisa quantitativa, visando a testar hipóteses causais para testar a premissa estabelecida de que o preço de venda aumente o lucro da empresa. A confiabilidade desse modelo depende da sua capacidade de previsão da demanda, pois quanto maior for a sua competência para explicar as variações na demanda através das variáveis explicativas, maior será a precisão do resultado. Pode-se concluir que A relevância do estudo, pois uma das principais estratégias das empresas é a de maximização do lucro, e como este depende da correta formação do preço de venda, levando em conta a demanda do produto, é possível encontrar um preço de venda ideal que proporcione um lucro maior. Por fim, apresenta-se o modelo de regressão linear que determina a demanda de um produto, com base em dados históricos e, permitindo simultaneamente a previsão da demanda, a alocação do preço e a maximização do lucro. Nesse sentido, o desenvolvimento de um modelo fundamentado na análise da correlação de dados históricos de preço e de volume de vendas, que possibilite a prospecção de preços futuros, visa a subsidiar o empresário na análise do volume futuro de vendas de forma que maximize o seu lucro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Romitti, Marcos Vinicios. "A modelagem matemática da aveia no ajuste da densidade populacional no principal biotipo cultivado." reponame:Repositório Institucional da UNIJUI, 2014. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2161.

Full text
Abstract:
O aumento do cultivo da aveia branca nos últimos anos procede dos inúmeros benefícios que a mesma oferece ao sistema de produção. Tem assumido grande importância como cultura alternativa na estação fria como produtora de grãos e forragem e de excelente cobertura de solo, com benefícios ao sistema de semeadura direta. Também, de grande importância para a alimentação animal e humana pela qualidade nutricional e da presença de fibras solúveis. Neste contexto, o cultivo de gramíneas sobre os resíduos de soja e milho contribuem de maneira distinta no desenvolvimento do dossel e na disponibilidade de nutrientes afetando a expressão dos componentes de produção. A expressão de potenciais de rendimento da aveia branca está associada às técnicas de manejo, entre elas, a população de plantas, disponibilidade de nutrientes, controle fitossanitário e outros. Aliado a isto, a rápida cobertura do solo pelo ajuste do dossel pode favorecer um melhor aproveitamento de luz e nutrientes, proporcionando controle mais efetivo na evolução de espécies consideradas invasoras. As indicações técnicas da aveia têm sugerido de 200 a 300 plantas m-2, recomendação, que vem sendo adotada desde que o cultivo desta espécie passou a ter importância comercial na década de 90, com genótipos predominantemente tardios e de estatura elevada. No entanto, o atual biotipo preferencial reporta de cultivares com estatura reduzida e ciclo curto, com reflexos diretos sobre os estádios fenológicos de desenvolvimento. Portanto, levanta a hipótese de necessidade de uma nova recomendação de semeadura da espécie. O objetivo do é apresentar modelos matemáticos que permitam elucidar a dinâmica de expressão nos caracteres de produção da aveia branca pela alteração do dossel de plantas frente aos sistemas de cultivo. Assim, buscar nesta espécie um ajuste mais aprimorado da densidade de semeadura buscando maximizar a produção e acúmulo de biomassa ao longo do desenvolvimento da planta, associada a estímulos agrometeorológicos para inferências às condições regionais do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. E ainda apresentar a proposta de mudança de um modelo fisiológico usado para estimativa de biomassa de outras culturas para a aveia permitindo também a estimativa de grãos. O experimento foi conduzido em condições de campo no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural/IRDeR, localizado em Augusto Pestana, RS, pertencente ao Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ. Os experimentos foram conduzidos em três safras agrícolas em delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições de arranjo fatorial 4 X 2 no sistema soja/aveia e milho/aveia. Neste sentido, as fontes de variação e seus respectivos níveis estão assim representados: Densidades de semeadura: 100, 300, 600 e 900 sementes m-2 e Cultivares de Aveia: Brisasul e URS-Taura avaliadas nos anos de 2011, 2012 e 2013. As equações lineares mostraram que a maior tendência de crescimento frente à taxa diária de produção de biomassa dia-1 nas densidades de semeadura pelas cultivares de aveia nem sempre estão diretamente ligadas a maior produtividade de grãos. Portanto, a análise da taxa de biomassa deve ser acompanhada dos valores médios de rendimento de grãos. Para a interpretação das densidades de semeadura nos componentes fisiológicos da aveia, verificou-se que as equações lineares são as que melhor descrevem o rendimento biológico e de palha e quanto mais elevada a densidade maior será sua produtividade. Por outro lado, as equações quadráticas se mostraram ajustadas em explicar o rendimento de grãos e densidades de semeadura ideais para cada sistema de cultivo. Os modelos de regressão linear múltipla qualificam a estimativa da produção de grãos, principalmente, quando incluído no modelo a densidade de semeadura e ao menos uma ou mais varáveis da panícula. Também qualificaram a previsão de biomassa total com o uso da densidade de semeadura atrelada aos elementos climáticos. O modelo fisiológico anteriormente utilizado nas culturas de feijão e milho, quando modificado para a cultura de aveia se mostrou altamente eficiente na simulação da produtividade de biomassa e grãos.
131 f.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cáceres, Juan Marcelo Simões. "Predição da aptidão cardiorrespiratória de adultos sem teste de exercícios físicos." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011. http://tede.udesc.br/handle/handle/478.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-06T17:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao completa Juan.pdf: 6505760 bytes, checksum: 7d127797d401c25baf0f73c7c1254948 (MD5) Previous issue date: 2011-03-04
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The most accurate tool to assess cardiorespiratory fitness (CRF) is the cardiopulmonary exercise testing (CPET). However, for its use are required expensive equipment, trained technicians and time, restricting their use in population studies. Given this problem, this study aims to develop regression equations for predicting CRF of adults, using simple measurement variables. The study used data from 8293 subjects, 5291 men and 3235 women belonging to social classes A, B and C, aged between 18 and 65 years of Florianópolis, SC. In order to develop equations to predict the CRF, the data analyzed were: gender, age, height, body weight, resting heart rate, body mass index, hypertension, diabetes, dyslipidemia and smoking. After the statistical analyzes procedures seven equations were developed. The model GN3 (VO2peak = 71,147- 0,338 (age) +10,081 (genre) 0,766 (BMI) 0,103 (HRrest) + 1,452 (conditioning) 3,150 (smoking) 1,962 (dyslipidemia) 1,585 (hypertension) 2,134 (diabetes)) showed the highest statistical significance because this was the only model developed in which the cross-validation was performed and showed values of correlation (0.746), adjusted R2 (0.561) and SEE (6.88 ml / kg / min.) similar to the other two models that also showed good results in these three parameters. It is concluded that the models developed to predict CRF are feasible and practical for prediction of VO2peak in large populations and epidemiological studies or initial assessment of a single person when a CPET is not possible to be performed
A ferramenta mais precisa para avaliação da aptidão cardiorrespiratória (ACR) é o teste cardiopulmonar de esforço (TCPE). Entretanto, para sua utilização, são necessários equipamentos de custo elevado, técnicos bem treinados e tempo, restringindo sua utilização em estudos populacionais. Tendo em vista essa problemática, este estudo tem por objetivo o desenvolvimento de equações de regressão para predição da ACR de adultos, por meio de variáveis de simples mensuração. Foram utilizados os dados de 8.293 sujeitos, sendo 5.291 homens e 3.235 mulheres, pertencentes às classes sociais A, B e C, com idades entre 18 e 65 anos da cidade de Florianópolis, SC. Foram analisados os dados de: gênero, idade, estatura, massa corporal, frequência cardíaca pré-esforço, índice de massa corporal, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia e tabagismo. Após a realização dos procedimentos estatísticos, foram desenvolvidas sete equações, o modelo GN3 (VO2pico = 71,147 0,338 (idade) +10,081 (gênero) 0,766 (IMC) 0,103 (FCpré-esf) + 1,452 (condicionamento) 3,150 (tabagismo) 1,962 (dislipidemia) 1,585 (hipertensão) 2,134 (diabetes)) apresentou maior significância estatística por ser a única das equações desenvolvidas em que o procedimento de validação cruzada foi realizado e por apresentar valores de correlação (0,746), R2 ajustado (0,561) e EPE (6,88 ml/kg/min.) semelhantes aos outros dois modelos que também apresentaram bons resultados nesses três parâmetros. Conclui-se que os modelos desenvolvidos de predição da ACR são alternativa viável e prática para predição do VO2pico em grandes populações e estudos epidemiológicos ou avaliação inicial de uma única pessoa quando um TCPE não for possível
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kremer, Darciane Inês Monbach. "Modelagem matemática de efeitos genéticos e ambientais sobre o desempenho de genótipos de aveias forrageiras no Noroeste do Rio Grande do Sul." reponame:Repositório Institucional da UNIJUI, 2014. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2243.

Full text
Abstract:
O Rio Grande do Sul se destaca como a segunda maior região em produção de leite no Brasil, sendo que a alimentação bovina é quase que exclusivamente a pasto de modo isolado e consociado com aveia e azevém no período de estação fria. As informações de campo e pesquisa qualificam a aveia branca (Avena sativa L.) e preta (Avena strigosa Schreb) como forrageira de excelente qualidade nutricional. Apresenta alta produção de biomassa, digestibilidade e teores de proteína fundamental na produção de carne e leite. A região noroeste do estado tem forte presença da agricultura colonial, estruturando a produção leiteira como alternativa à atividade de produção de grãos, condição-chave que viabiliza a atividade da agricultura familiar. Em geral, houve um aumento do número de animais e do rendimento leiteiro por animal, evolução não uniforme e que tem gerado muitos modos e formas de produção. Tais modificações ressaltam a necessidade de proposições técnicas que viabilizem a atividade em longo prazo e de maneira sustentável dos sistemas forrageiros, indicando a necessidade de um aprofundamento científico em ligar a condição experimental com a realidade de produção regional. Portanto, para a máxima oferta de biomassa aos animais, a forragem deve apresentar adequada produção e estabilidade de oferta ao longo de seu ciclo, e maior número de entradas na área de pastejo. Inclusive, boa capacidade de rebrote independente das condições de clima e solo. Desta forma, o conhecimento do potencial genético na produção de forragem da cultivares recomendadas de uma região é fator decisivo sobre a capacidade de tolerância aos fatores de clima e solo e da capacidade de maior oferta de forragem. Afora isto, o envolvimento conjunto dos aspectos genéticos e de ambiente pelos fatores climáticos é decisivo sobre a produção vegetal. Tal condição reporta da necessidade de novos modelos matemáticos que promovam simultaneamente a possibilidade de simulação da produção e definição de cultivares potenciais sobre os aspectos da planta e do clima. Desta forma, o objetivo do trabalho é a modelagem matemática de produção em aveia forrageira a partir dos caracteres decisivos sobre a produção e oferta de forragem e sua ligação com os elementos climáticos que atuam decisivamente sobre a produtividade vegetal. Afora isto, simular a produção de biomassa a partir de alteração de modelo matemático validado para outras espécies no ajuste para a aveia forrageira levando em consideração condições da realidade regional. Estudos Agrários da UNIJUÍ. Os estudos foram realizados nos anos agrícolas de 2011 O experimento foi conduzido em condições de campo no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural/IRDeR, localizado em Augusto Pestana, RS, pertencente ao Departamento de, 2012 e 2013 em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. O estudo envolveu a análise sobre sete genótipos recomendados para cultivo ao longo da oferta atrelada as informações climáticas obtidas ao longo do período. As equações lineares evidenciam taxa de produção de biomassa diferenciada entre os genótipos e anos de cultivo testados. Para a interpretação da produção de Matéria Seca Total e de Folha, verificou- 6 se que as equações lineares são eficientes, podendo determinar a produção de biomassa de qualquer período do ciclo de forragem. Os modelos de regressão linear múltipla qualificam a estimativa da produção de biomassa, podendo interligar os efeitos climáticos com o desempenho de produção, independente do genótipo. O modelo já utilizado nas culturas de capim elefante, Tanzânia e Brachiaria ruzizienses, quando modificado para a cultura de aveia se mostrou adequado para a simulação da produtividade de Matéria Seca Total quando realizada alterações buscando simular a realidade local.
98 f.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castilho, Ricardo Araujo. "Determinação dos valores energéticos de farinhas de carne e ossos para suínos, ajuste e avaliação de modelos de predição da energia metabolizável." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2012. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1654.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T17:48:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo_A_Castilho.pdf: 317352 bytes, checksum: 5d346a654afe0e813bd22d1dea32d956 (MD5) Previous issue date: 2012-09-14
The aim of this study was to determine the chemical and energetic composition of seven different meat and bone meals (MBM) for swine, adjustment and evaluation of the models to predict of metabolizable energy values (ME). 32 crossbreed swine were used in order to determine the ME castrated males, averaging 26.75 ± 1.45 kg initial weight, allotted in a randomized block design with eight treatments, four replicas and one animal per experimental unit. The treatments consisted of a basal diet and seven meat and bone meals, which replaced 20% of basal diet. The experimental period was done in 12 days, seven days for the animals to adapt to metabolic cages and the diets, and five days period of total, but separated collection of feces and urine, using the ferric oxide (Fe2O3) as fecal marker to define the beginning and end of the collection period. The chemical composition of the different MBM was determined. The dry matter, crude protein, ether extract, crude fiber, ash, calcium and phosphorus ranged from 92.09 to 97.25, 40.73 to 50.28, 8.68 to 12.07, 1.82 to 3.22, 31.90 to 44.66, 10.41 to 15.84 and 5.17 to 7.62%, respectively. The values of the pepsin digestibility of crude protein, NaOH 0.1 N 100 g-1 acidity and average geometric diameter ranged from 48.12 to 80.78%, 0.16 to 2.05 meq 100 g-1 and 809.00 to 1262.00 μm, respectively. The ME values of MBM ranged from 1645 to 2645 kcal kg-1. The prediction equations EM1 = -4233.58 + 0.4134EB +72P +89.62MM -159.06Ca; EM2 = 2087.49 +0.3446EB +31.82MM -189.18Ca; EM3 = 2140.13 + 0.3845EB -112.33Ca; EM4 = -346.58 +0.656EB; EM5 = 3221.27 +178.96EE -76.55MM and EM6 = 5356.45 -84.75MM, generated in this study were effective in predicting the ME from typical Brazilian MBM, calculated from their chemical composition. However, there was no validation of predict models to the values of ME from international researches of MBM
O objetivo proposto neste trabalho foi determinar a composição química e energética de diferentes farinhas de carne e ossos (FCO) para suínos, assim como ajuste e avaliação de modelos para predizer seus valores de energia metabolizável (EM) utilizando conjunto de dados independentes obtidos na literatura brasileira e internacional. Foram utilizados 32 suínos, mestiços, machos castrados, com peso médio inicial de 26,75 ± 1,45 kg, distribuídos em delineamento experimental de blocos ao acaso, com oito tratamentos, quatro repetições e um animal por unidade experimental. Os tratamentos consistiram de uma ração-referência e sete diferentes FCO, que substituíram em 20% a ração-referência. O período experimental teve duração de 12 dias, sendo sete dias de adaptação dos animais às gaiolas de metabolismo e às rações, e cinco dias de coleta de fezes e urina sendo empregada a coleta total de fezes mediante utilização de óxido férrico (Fe2O3) como marcador fecal para definir o início e o final do período de coleta. Foi determinada a composição química das diferentes FCO, e a matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo, fibra bruta, matéria mineral, cálcio e fósforo variaram de 92,09 a 97,25; 40,73 a 50,28; 8,68 a 12,07; 1,82 a 3,22; 31,90 a 44,66; 10,41 a 15,84 e 5,17 a 7,62%, respectivamente. Os valores de digestibilidade em pepsina da proteína, acidez em NaOH 0,1 N 100 g-1 e o diâmetro geométrico médio variaram de 48,12 a 80,78%, 0,16 a 2,05 meq 100 g-1 e 809,00 a 1262,00 μm, respectivamente. Os valores de EM das FCO variaram de 1645 a 2645 kcal kg-1. As equações de predição EM1 = -4233,58 + 0,4134EB + 72PB + 89,62MM 159,06Ca; EM2 = 2087,49 + 0,3446EB + 31,82MM 189,18Ca; EM3 = 2140,13 + 0,3845EB 112,33Ca; EM4 = -346,58 + 0,656EB; EM5 = 3221,27 + 178,96EE 76,55MM e EM6 = 5356,45 84,75MM, ajustadas no presente estudo, foram válidas para predizerem os valores de energia metabolizável das farinhas de carne e ossos obtidas em pesquisas da literatura brasileira. Contudo, não houve validação dos modelos para predizer os valores de EM das FCO de pesquisas da literatura internacional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Equação de regressão"

1

Cursino, Ariana R., and Juliana F. P. Martinez. "Análise Estatística Descritiva e Regressão da Inserção das Mulheres nos Cursos de TI nos Anos de 2009 a 2018." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2021.15838.

Full text
Abstract:
Os cursos da área de Tecnologia, são majoritariamente ocupados por homens. Com o intuito de fornecer métricas para a coordenação dos cursos e comunidades que trabalham com mulheres na área da tecnologia, uma análise descritiva estatística dos dados do Censo de Educação Superior dos anos de 2009 a 2018, se faz necessário. O presente trabalho, visa verificar o número de mulheres em relação ao número de homens que ingressaram nos cursos de TI, bem como uma análise de regressão para verificar a equação da taxa de crescimento de homens e mulheres nos cursos. O escopo do presente trabalho é fornecer métricas para futuras tomadas de decisão, com o objetivo de tornar o ambiente mais inclusivo e com igualdade de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography