To see the other types of publications on this topic, follow the link: Equação Universal de Perda de Solo (USLE).

Journal articles on the topic 'Equação Universal de Perda de Solo (USLE)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Equação Universal de Perda de Solo (USLE).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

BARBOSA, A. F., E. F. OLIVEIRA, C. L. MIOTO, and A. C. PARANHOS FILHO. "The Application of the Universal Soil Loss Equation by Using Free and Available Softwares." Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ 38, no. 1 (2015): 170. http://dx.doi.org/10.11137/2015_1_170_179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ana Clara Alves, Hugo José Ribeiro, Gustavo Rodrigues dos Santos, and Kátia Alcione Kopp. "ANÁLISE TEMPORAL DA SUSCETIBILIDADE DO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS – GOIÁS." Geoambiente On-line, no. 37 (July 13, 2020): 261–81. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.64070.

Full text
Abstract:
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), considerado uma das unidades mais importantes do mundo, encontra-se no Cerrado brasileiro, o segundo bioma que mais sofre alterações devido à ocupação humana. A Equação Universal de Perdas de Solo (USLE) permite estimar a perda média anual de solo por erosão laminar considerando fatores naturais e antrópicos, tornando possível identificar áreas suscetíveis. Para este estudo verificou-se o nível de suscetibilidade ambiental no PNCV através de análises do uso e ocupação do solo e da perda de solos, aplicando-se a USLE via Sistemas de Informações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martin, Paulo Sergio, André Gonçalves Vieira, and Mariane Moura Andrade. "Parâmetros para priorização de estradas rurais não pavimentadas no município de Ouro Verde/SP." Geografia em Atos (Online) 2, no. 7 (2018): 79–93. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6108.

Full text
Abstract:
Identificar parâmetros, em suas diferentes formas e estruturas, com análise em um Sistema de Informação Geográfica – SIG, utilizando a Equação Universal de Perda de Solo (USLE), juntamente com o programa InVEST®, possibilitando o cruzamento de informações geográficas e, assim, fornecer subsídios e ferramentas para priorização das estradas rurais não pavimentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tuchtenhagen, Ivana Kruger, Marcelo Peske Hartwig, Maria Cândida Moitinho Nunes, Cláudia Liane Rodrigues De Lima, Thais Palumbo Silva, and Stefan Domingues. "Estimativa da erosão hídrica por meio do modelo USLE na sub-bacia Santa Rita em Pelotas-RS." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 8, no. 3 (2017): 88–96. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2017.003.0009.

Full text
Abstract:
O foco atual das pesquisas relacionadas ao meio ambiente tem sido na conservação dos recursos naturais, solo e água, visando a diminuição dos impactos antrópicos, de forma a tornar o uso dos mesmos sustentáveis. Nesse contexto, a bacia hidrográfica (BH) vem sendo utilizada como região geográfica nos estudos hidrológicos, sendo considerada como uma unidade ambiental, que possibilita tratar dos componentes e da dinâmica das inter-relações necessárias ao planejamento e a gestão ambiental. O objetivo deste trabalho foi estimar a perda de solo por erosão hídrica pela Equação Universal de Perda de S
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gottstein, Pauline, Marcos Antonio Borges Junior, and Eudes José Arantes. "Uso de sistema de informação geográfica para determinação do potencial erosivo de bacias hidrográficas: estudo de caso na bacia do Rio do Campo/PR." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 3 (2019): 352–67. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.003.0030.

Full text
Abstract:
A erosão do solo pela água é um dos mais importantes problemas de degradação e risco ambiental nos tempos modernos, em todo o mundo, pois remove ricos nutrientes do solo e aumenta o nível natural de sedimentação em rios e reservatórios, reduzindo sua capacidade de armazenamento, bem como causando degradação da qualidade da água. O presente estudo teve como objetivo estimar a perda de solos na bacia hidrográfica do Rio do Campo/PR, através da Equação Universal de Perdas de Solos (USLE) com o apoio de Sistema de Informação Geográfica (SIG). O levantamento dos fatores da USLE se mostrou um excele
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Fernando Bezerra, Eunice Maia de Andrade, Adunias Dos Santos Teixeira, Rafaela Ferreira Caitano, and Luiz Carlos Guerreiro Chaves. "Uso de geoprocessamento na estimativa da perda de solo em microbacia hidrográfica do semiárido brasileiro." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 5, no. 2 (2011): 88. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v5i2.503.

Full text
Abstract:
A perda de solo por erosão é um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade e tem causado a degradação de vários recursos, principalmente do solo e da água. Objetivou-se com este trabalho, estimar a perda de solos por erosão em uma microbacia localizada no semiárido do Estado do Ceará, efetuada com a combinação de ferramentas de Sistemas Informações Geográficas (SIG) com modelo quantitativo de perda de solo, através da Equação Universal de Perdas de Solos, USLE. A microbacia foi delimitada através do modelo numérico do terreno. Usando a ferramenta ArcHydro do software ArcMap 9.1, estimo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Matos de Carvalho, Homero Jorge, Carlos Alberto de Mendonça Ribeiro, Marconi Antão dos Santos, and Paulo Victor Rodrigues de Carvalho. "Estimativa de perda de solo por erosão laminar em Lucena-PB." Revista de Geociências do Nordeste 5 (June 6, 2019): 57–68. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n0id17972.

Full text
Abstract:
A erosão laminar provocada pela ação da chuva é um dos problemas ambientais mais frequentes nas cidades, causando diversos danos materiais e humanos anualmente. Esse tipo de erosão é mais intenso em terrenos mais inclinados e com pouca proteção do solo, a exemplo da cidade de Lucena, na Paraíba, onde já se percebem processos erosivos em áreas de intensa atividade agrícola, especialmente nas áreas mais elevadas onde predomina o solo Argissolo Vermelho Amarelo, cuja erodibilidade é relativamente alta. Este trabalho apresenta os resultados de uma avaliação das condições de vulnerabilidade à perda
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Machado, Daniel Okamoto, Teodorico Alves-Sobrinho, Aline da Silva Ribeiro, Carlos Nobuyoshi Ide, and Paulo Tarso Sanches Oliveira. "Erosividade da chuva para o bioma Pantanal." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, no. 2 (2014): 195–201. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014000200010.

Full text
Abstract:
A escassez de dados pluviográficos na região do Pantanal fez com que muitos autores utilizassem equações de regressão obtidas em outras regiões do Brasil para calcular o Fator R da Equação Universal de Perda de Solo (USLE). O presente estudo define equações para a previsão da erosividade em região do bioma Pantanal, correlacionando a erosividade das chuvas calculada pelo índice EI30 e o coeficiente de chuva (Rc). A equação desenvolvida, do tipo potencial, apresenta consistência e correlação significativa com os dados observados, obtendo valor de coeficiente de determinação de 97%. Portanto, a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Darllan Collins da Cunha e., José Luiz Albuquerque Filho, Jomil Costa Abreu Sales, and Roberto Wagner Lourenço. "IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM PERDA DE SOLO ACIMA DO TOLERÁVEL USANDO NDVI PARA O CÁLCULO DO FATOR C DA USLE." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 42 (December 21, 2017): 72. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v42i0.45524.

Full text
Abstract:
Um dos principais problemas relacionados à manutenção das bacias hidrográficas é a erosão hídrica do solo com o consequente transporte de partículas do solo aos corpos hídricos, especialmente em regiões com presença de atividades agrícolas. Portanto, o presente estudo teve como objetivo demonstrar a aplicação de uma metodologia para calcular o fator C por meio do Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) utilizando técnicas de geoprocessamento e modelagem matemática para quantificar a perda de solo na Bacia Hidrográfica do Rio Una através da utilização da Equação Universal de Perda de Solo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Fernando das Graças Braga da, Ricardo Tezini Minotti, Francisco Lombardi Neto, Odo Primavesi, and Silvio Crestana. "Previsão da perda de solo na Fazenda Canchim - SP (EMBRAPA) utilizando geoprocessamento e o USLE 2D." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 2 (2010): 141–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000200006.

Full text
Abstract:
Os modelos hidrossedimentológicos têm enorme potencial no Brasil para ser a melhor ferramenta de estimativa de perda de solo, devido principalmente a sua complexidade na descrição dos processos e sua robustez que os fundamenta. Entretanto, devido à necessidade de uma quantidade muito grande de informações requerida, aliada a dificuldades de adaptações desses modelos internacionais e necessidade de tempo e estrutura para criação de modelos nacionais, a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) e suas variações ainda são uma referência no Brasil para determinação de perda de solo. Neste trabalho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Richarde Marques, Fernanda Maria De L. Paiva, and Celso Augusto Guimarães Santos. "ANÁLISE DO GRAU DE ERODIBLIDADE E PERDAS DE SOLO NA BACIA DO RIO CAPIÁ BASEADO EM SIG E SENSORIAMENTO REMOTO." Revista Brasileira de Geografia Física 2, no. 1 (2009): 26. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v2i1.232618.

Full text
Abstract:
A erosão dos solos é um dos mais sérios problemas ambientais que ocorrem em diversas partes do Brasil. A predição das perdas de solo em bacias sem informações de erosão é uma das tarefas mais desafiadoras em qualquer lugar do planeta, especialmente em países em desenvolvimento onde o monitoramento da produção de sedimentos é realizado em poucas bacias devido aos custos envolvidos ou devido à falta de pessoal treinado. Esse trabalho estudou a espacialização do grau de erodibilidade a partir das características pedológicas, e as perdas de solo, usando a Equação Universal de Perda de Solo (USLE)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

SOUZA, Alessandra Ribeiro de, Francisco Antonio DUPAS, Isabela Neves DRUMMOND, and Carlos Wilmer COSTA. "ZONEAMENTOS DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL E EXPECTATIVA DE PERDA DE SOLO: É POSSÍVEL USAR A USLE NA DETERMINAÇÃO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL?" Geosciences = Geociências 38, no. 4 (2020): 1105–19. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i4.14083.

Full text
Abstract:
Para garantir a sustentabilidade das práticas de uso do solo, os métodos de zoneamento da vulnerabilidade ambiental (ZVA) são essenciais na ocupação de áreas em bacias hidrográficas. Nesse sentido, utilizando como área de estudo a bacia hidrográfica do Ribeirão do Feijão (BHRF), São Carlos-SP (Brasil), os ZVA obtidos pelo método da Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizados (AEFANA), apoiado em índices de dissecação do relevo e classes de declividades, foram comparados com a expectativa de perda de solo (EPS) resultante da Equação Universal de Perda de Solo (USLE). E
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Chaves, Henrique Marinho Leite. "Incertezas na predição da erosão com a usle: impactos e mitigação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 34, no. 6 (2010): 2021–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832010000600026.

Full text
Abstract:
Apesar de haver significativa variabilidade espacial e temporal nas variáveis de modelos de predição de erosão, mesmo em áreas consideradas homogêneas, ela é raramente incorporada na análise e no planejamento conservacionista. As consequências dessa simplificação são predições incorretas de perda de solo, com implicações para a sustentabilidade agrícola e ambiental de glebas. Os objetivos deste trabalho foram: (a) estimar o efeito da variabilidade espacial e temporal dos fatores da Equação Universal de Perdas de Solo - USLE na predição da erosão em uma área homogênea situada no Distrito Federa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Souza Rodrigues Pereira, Tatiane, Kamila Almeida dos Santos, Bruna Ferreira da Silva, and Klebber Teodomiro Martins Formiga. "DETERMINAÇÃO E ESPACIALIZAÇÃO DA PERDA DE SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CASCAVEL, GOIÁS." REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA 9, no. 2 (2015): 76. http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v9i2.3161.

Full text
Abstract:
<p>O modelo de predição de erosão hídrica baseado na Equação Universal de Perda de Solo (USLE), bem como suas variações, tem sido amplamente empregado no Brasil e no mundo devido sua robustez e eficiência. Assim, este estudo tem por objetivos, identificar as áreas mais susceptíveis à erosão hídrica laminar e quantificar os processos erosivos na Bacia Hidrográfica do Córrego Cascavel, tributário do Ribeirão Anicuns. Para tanto, foram identificadas as pedologias existentes, necessárias para a definição do Fator de Erodibilidade (k), realizado cálculo das precipitações para obtenção do Fato
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Eduardo, Eliete Nazaré, Daniel Fonseca de Carvalho, Roriz Luciano Machado, Paula Fernanda Chaves Soares, and Wilk Sampaio de Almeida. "Erodibilidade, fatores cobertura e manejo e práticas conservacionistas em argissolo vermelho-amarelo, sob condições de chuva natural." Revista Brasileira de Ciência do Solo 37, no. 3 (2013): 796–803. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832013000300026.

Full text
Abstract:
Os modelos de predição de perda de solo têm se tornado importantes ferramentas no planejamento conservacionista, sendo, para tanto, fundamental a estimativa local dos parâmetros que influenciam o processo erosivo. O objetivo deste trabalho foi determinar a erodibilidade (fator K) e os fatores manejo e cobertura (fator C) e práticas conservacionistas de suporte (fator P) da Equação Universal da Perda de Solo (USLE), em um Argissolo Vermelho-Amarelo. Foram avaliadas as perdas de solo (PS) ocorridas em parcelas-padrão de Wischmeier, no período de 2006 a 2011, com seus respectivos índices de erosi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Martins, Wanleysson Larry Dias, Claudio José Cavalcante Blanco, and Adayana Maria Queiroz de Melo. "POTENCIAL EROSIVO DAS CHUVAS NOS ESTADOS DO MARANHÃO E PARÁ VIA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA EROSIVIDADE." Geoambiente On-line, no. 36 (April 23, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.vi36.60668.

Full text
Abstract:
Modelos como a Equação Universal de Perdas de Solo (USLE) são utilizados para estimativas de perda de solo. Na análise da USLE, o fator R de erosividade da chuva é de importante determinação, pois é o mais é afetado pela variabilidade climática. Assim, o objetivo do trabalho é determinar a distribuição espacial da erosividade e o potencial erosivo das chuvas com base em dados de 98 e 136 estações pluviométricas distribuídas, respectivamente, no Maranhão e no Pará, no período entre os anos 2000 e 2010. O Índice de Fournier Modificado foi utilizado para determinação da erosividade das chuvas. O
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Souza, Flávia Luize Pereira, Mateus De Campos Leme, Anderson Antônio Da Conceição Sartori, Caroline Lourenço Manzato, and Sérgio Campos. "GEOTECNOLOGIAS NA AVALIAÇÃO DE PERDAS DE SOLO." IRRIGA 24, no. 3 (2019): 624–44. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2019v24n3p624-644.

Full text
Abstract:
GEOTECNOLOGIAS NA AVALIAÇÃO DE PERDAS DE SOLO
 
 
 FLÁVIA LUIZE PEREIRA DE SOUZA1; MATEUS DE CAMPOS LEME 2; ANDERSON ANTÔNIO DA CONCEIÇÃO SARTORI 3; CAROLINE LOURENÇO MANZATO4 E SÉRGIO CAMPOS5
 
 ¹ Departamento de Engenharia Rural, Programa de Pós Graduação em Agronomia – Energia na Agricultura, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Avenida Universitária, 3780 – Bairro Altos do Paraíso, CEP: 18610-034, Botucatu – SP, Brasil. E-mail: flavialuizesouza@hotmail.com
 2 Departamento de Engenharia Rural, Programa de Pós Graduação em Agronomia – Energi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Valladares, Gustavo Souza, Andréa da Silva Gomes, Fabio Enrique Torresan, Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues, and Célia Regina Grego. "Modelo multicritério aditivo na geração de mapas de suscetibilidade à erosão em área rural." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 9 (2012): 1376–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000900023.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a geração de um mapa de suscetibilidade à erosão, em área rural, no Município de Guararapes, SP, por meio de modelo multicritério aditivo. Foram utilizados mapas digitais dos temas: relevo (declividade e comprimento das rampas); pedologia (obtida em campo); uso e cobertura das terras da região; e interpretação do modelo digital de elevação. Os mapas digitais foram tratados em ambiente de sistema de informação geográfica, por meio do método multicritério aditivo, e validados pelo modelo da equação universal de perda de solo (USLE). Foram geradas cinco class
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Evangelista, Adão Wagner Pêgo, Luiz Gonsaga de Carvalho, Luiz Gonsaga de Carvalho, et al. "POTENCIAL EROSIVO DAS CHUVAS EM LAVRAS, MG: DISTRIBUIÇÃO, PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA E PERÍODO DE RETORNO." IRRIGA 11, no. 1 (2006): 1–11. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2006v11n1p1-11.

Full text
Abstract:
POTENCIAL EROSIVO DAS CHUVAS EM LAVRAS, MG:DISTRIBUIÇÃO, PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA E PERÍODO DE RETORNO Adão Wagner Pêgo Evangelista; Luiz Gonsaga de Carvalho; Antonio Augusto Aguilar Dantas; Daniel Teixeira BernardinoDepartamento de Engenharia, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, awpego@ufla.br 1 RESUMO Foi estudado o potencial erosivo das chuvas em Lavras (MG) visando à implementação do planejamento do uso da terra local. Para tanto, determinou-se o fator erosividade (R) da equação universal de perda de solo por erosão, para uma série pluviográfica de 15 anos. Seu valor calculado f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Schick, Jefferson, Ildegardis Bertol, Neroli Pedro Cogo, and Antonio Paz González. "Erodibilidade de um Cambissolo Húmico sob chuva natural." Revista Brasileira de Ciência do Solo 38, no. 6 (2014): 1906–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832014000600025.

Full text
Abstract:
A estimativa de perdas de solo é fundamental para o planejamento conservacionista. Com essa finalidade, destaca-se no Brasil o uso da Equação Universal de Perdas de Solo (USLE), para cuja utilização há escassez de dados obtidos de acordo com o método-padrão desse modelo. Entre os fatores que compõem a USLE, a erodibilidade do solo (fator K) é de difícil obtenção em razão da necessidade de conduzir experimentos em campo por longo tempo sob chuva natural. Com o objetivo de quantificar a erodibilidade do solo em um Cambissolo Húmico em Lages, SC, utilizando-se do método-padrão da USLE, quantifica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Melo, Ana Clara Alves, Lidiamar Barbosa Albuquerque, and Marina de Fátima Vilela. "Relação do uso e da ocupação do município de Águas Lindas e seus impactos ambientais." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 2 (2021): 634. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.2.p634-649.

Full text
Abstract:
As mudanças no uso e cobertura da terra provocam impactos nas paisagens e gera problemas ambientais. Nesse sentido, considerando o município de Águas Lindas – GO, o objetivo deste trabalho é: analisar o uso e cobertura da terra; identificar as áreas suscetíveis a erosão e avaliar a perda de solos. Para a análise do uso e cobertura da terra utilizou-se a base digital do Projeto MapBiomas no período de 1985 a 2017. A suscetibilidade erosiva foi feita pelo método Analystic Hierarchy Process (AHP), onde se analisou as variáveis ambientais (uso e ocupação do solo, geologia, geomorfologia, classes d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Costa, Beatriz De Oliveira, Gildriano Soares de Oliveira, Teresa Cristina Tarlé Pissara, et al. "FACTORS OF SOIL EROSION IN THE CÓRREGO RICO WATERSHED, SÃO PAULO, BRAZIL." IRRIGA 21, no. 3 (2018): 530. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2016v21n3p530-544.

Full text
Abstract:
FACTORS OF SOIL EROSION IN THE CÓRREGO RICO WATERSHED, SÃO PAULO, BRAZIL BEATRIZ DE OLIVEIRA COSTA1;GILDRIANO SOARES DE OLIVEIRA2; TERESA CRISTINA TARLÉ PISSARRA2; SERGIO CAMPOS1; ARMIN WERNER3; JORGE PEREIRA SANTOS4 E LUIZ SERGIO VANZELA5 1Pós-Doutoranda; Professor Doutor, Departamento de Engenharia Agrícola, Faculdade de Ciências Agronômicas FCA UNESP, Botucatu, São Paulo, Brasil, beatriz.oliveira.costa@hotmail.com; seca@fca.unesp.br2Mestre em Agronomia; Professora Doutora, Departamento de Engenharia Agrícola, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAV UENSP, Jaboticabal, São Paulo,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Corrêa, Edvania Aparecida, Isabel Cristina Moraes, Sergio Dos Anjos Ferreira Pinto, and Cenira Maria Lupinacci. "Perdas de Solo, Razão de Perdas de Solo e Fator Cobertura e Manejo da Cultura de Cana-de-Açúcar: Primeira Aproximação." Geography Department University of Sao Paulo 32 (December 27, 2016): 72. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v32i0.116671.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é discutir a questão da erosão em áreas de cultivo de cana de açúcar. Assim, foram determinadas as perdas de solo, a razão de perdas de solo (RPS) e os valores do fator cobertura e manejo (fator C) da Equação Universal de Perdas de solo (Universal Soil Loss Equation - USLE) para a cultura de cana-de-açúcar, cultivada em solos arenosos e argilosos e em diferentes condições de relevo e de manejo. Para obter dados visando atingir tal objetivo, foram utilizadas técnicas experimentais, com a instalação de 8 parcelas de monitoramento de erosão hídrica do solo (2x10 metros). D
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Xavier, Joaquim Pedro de Santana, Alexandre Hugo Cezar Barros, Daniel Chaves Webber, et al. "Estimativa da erosividade da chuva por diferentes métodos e seu impacto na equação universal de perdas de solo, no semiárido pernambucano (Estimation of erosivity by different methods and their impact on the universal soil loss equation in Pernambuco semi-arid)." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 3 (2019): 859. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.3.p859-875.

Full text
Abstract:
Dentre os diversos métodos indiretos para estimar as perdas de solo por erosão, a Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS) é a mais utilizada devido a sua robustez e por ser constituída de uma simples estrutura fatorial, que integra fatores naturais e antrópicos atuantes na perda de solos. A erosão é um dos fenômenos mais danosos ao solo e às atividades humanas e por isso seu estudo é importante. Para o cálculo das perdas de solo por meio da EUPS, a avaliação da erosividade das chuvas (fator R) é essencial, pois estima o fenômeno produzido pelas chuvas. O objetivo deste trabalho foi avaliar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Valvassori, Morgana Levati, and Álvaro José Back. "Avaliação do potencial erosivo das chuvas em Urussanga, SC, no período de 1980 a 2012." Revista Brasileira de Ciência do Solo 38, no. 3 (2014): 1011–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832014000300033.

Full text
Abstract:
O conhecimento do potencial erosivo das chuvas e a sua distribuição ao longo do ano contribuem para o planejamento de práticas de manejo e a conservação do solo, que visam a redução da erosão hídrica, diminuindo as perdas de solo e aumentando a produção agrícola. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as chuvas da região de Urussanga, SC, com relação ao potencial erosivo, determinando os Índices de Erosividade mensais e anuais (EI30) e estabelecendo assim o fator "R" para utilização na Equação Universal de Perdas de Solo, período de retorno e probabilidade de ocorrência das chuvas erosi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira, Marcelo Divino Ribeiro, and João Batista Pereira Cabral. "Perda de Solo no Alto Curso das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Taquaruçu Grande e Taquaruçuzinho, Palmas (TO)." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 1 (2021): 332. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.1.p332-339.

Full text
Abstract:
A aplicação de modelos matemáticos na análise da perda de solo em bacias hidrográficas ganhou atenção, nos anos de 1960 e 1970, a partir da análise integrada da paisagem. Nesse contexto, a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) se destaca como um dos modelos mais utilizados mundialmente no conhecimento dos processos erosivos e no planejamento ambiental. Diante disso, este estudo tem por objetivo estimar as perdas de solos nas bacias hidrográficas dos córregos Macacão e Mutum, localizadas no município de Palmas (TO). Os resultados demonstram que as áreas estudadas sofreram com um alto poder
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Tomazoni, Julio Caetano, and Ana Paula Vansan. "Uso de Técnicas de Geoprocessamento para Estudo da Erosão Hídrica Laminar em Bacia Hidrográfica do Sudoeste do Paraná." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 3 (2020): 1117. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.3.p1117-1131.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a erosão hídrica laminar do solo, por meio da Equação Universal de Perdas de Solos Revisada (RUSLE) na bacia hidrográfica do rio São José, localizada no município de Francisco Beltrão (PR). A perda de solo média anual (A) foi determinada através da RUSLE para os anos 2000, 2005, 2009, 2015 e 2017 utilizando-se técnicas de geoprocessamento com o auxílio do software ArcGis 10.0. O fator erosividade da chuva (R) foi determinado utilizando-se dados pluviométricos correspondentes ao período de 1974 a 2016. O fator erodibilidade do solo (K) foi obtido através
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Soares, Leonardo Silva, Antonio Carlos Leal Castro, Wilza Gomes Reis Lopes, et al. "Erosive Potential in Sub-basins of the Lower Itapecuru River in the State of Maranhão, Northeastern Brazil (Potencial erosivo das sub-bacias hidrográficas do Baixo Curso do Rio Itapecuru, Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil)." Revista Brasileira de Geografia Física 10, no. 4 (2017): 1027. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v10.4.p.

Full text
Abstract:
The aim of the present study was to estimate the loss of soil due to sheet erosion in ten sub-basins (SWDs) located in the lower course of the Itapecuru River based on different scenarios of land use and coverage in the years 2005, 2010 and 2015. For such, the Universal Soil Loss Equation (USLE). Annual R amounts were 11314.5 MJ mm ha-1 yr-1, with the greatest effects found in March and April. K values were related to soil types in the sub-basins, dominated by Plinthosols and Argilosols, with estimated contributions of 0.0429 and 0.030 t ha MJ-1 mm-1, respectively. The LS factor demonstrated a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Costa, Carlos Eduardo Aguiar de Souza, Matheus Melo de Souza, Carolina Costa Ramos, Mayke Feitosa Progênio, Karla Karoline Leite do Rosário, and Gabrielle Souto da Rocha. "Determinação do fator de erosividade da chuva para o distrito de Marudá (PA)." Nature and Conservation 13, no. 4 (2020): 55–62. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2020.004.0007.

Full text
Abstract:
Em 1965 foi criado o modelo USLE (Universal Soil Loss Equation), que objetiva prever a erosão que ocorrerá em determinada área, servindo como método para auxiliar na tomada de decisão sobre o uso e o manejo do solo. O modelo relaciona seis fatores, entre eles o de erosividade da chuva (R), que tem sido o mais utilizado para análise da erosão hídrica, justamente por colaborar em projetos de dimensionamentos mais eficientes de obras hidráulicas. Assim, objetivou-se estimar o valor do Fator R para Marudá (PA) fazendo com que os dados sirvam como base para os municípios próximos, dado a escassez d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Amaral, Bernardo Starling Dorta do, João Filadelfo de Carvalho Neto, Richarde Marques da Silva, and José Carlos Dantas. "Variabilidade Espacial da Erosividade das Chuvas para o Estado da Paraíba (Variability of Spatial Erosivity of Rainfall in the Paraíba State)." Revista Brasileira de Geografia Física 7, no. 4 (2014): 691. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v7.4.p691-701.

Full text
Abstract:
As características específicas das chuvas variam entre regiões, e o conhecimento da sua potencialidade erosiva é necessário para o planejamento dos recursos hídricos. Este estudo determinou a erosividade, analisou a variabilidade espacial da precipitação e o coeficiente de chuva para o Estado da Paraíba mediante técnicas de Sistemas de Informação Geográfica. Para a realização deste estudo foram utilizados dados climatológicos de 98 estações climatológicas da Embrapa, com séries de 1911 a 1990. Em seguida as informações sobre a erosividade foram processadas cartograficamente. O valor médio anua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Tukura, Nasir Gebi, and Mahmud Mustefa Akalu. "SOIL EROSION RISK ASSESSMENT DUE TO LAND USE/LAND COVER CHANGES (LULC) IN HANGAR RIVER WATERSHED, NORTHWEST ETHIOPIA." Journal of Sedimentary Environments 4, no. 4 (2010): 379–86. http://dx.doi.org/10.12957/jse.2019.46538.

Full text
Abstract:
Soil erosion is a major environmental and economic concern affecting all continents around the world. Soil loss facilitates land degradation, threatening both agricultural and natural environments. This problem is severe in Ethiopia due to its topographic features. To evaluate the effect of land use and land cover changes on soil erosion, we studied land use changes of the Hanger River watershed, NW Ethiopia, from 2005 to 2017, using remote sensing and estimating soil erosion using the Revised Universal Soil Loss Equation. The results of land-cover changes have revealed a decrease in open fore
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bueno, Celia Regina Paes, Christiano Luna Arraes, Gener Tadeu Pereira, Jose Eduardo Cora, and Sergio Campos. "ANÁLISE MULTIVARIADA NA DETERMINAÇÃO DO RISCO DE EROSÃO EM SOLOS SOB IRRIGAÇÃO." IRRIGA 15, no. 1 (2010): 23–35. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2010v15n1p23.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi abordar a utilização de técnicas de análise multivariada na discriminação do risco de erosão dos solos, sob pivô central, em diferentes classes de solos, relevo, uso e manejo. A área de estudo de 33 ha localizada na região de Carmo de Rio Claro, MG, sob pivô central, vem sendo cultivada com feijão, milho e café por um período de 7 anos. As amostragens foram feitas a intervalos regulares de 10 m na profundidade de 0,00-0,20m em uma transeção de 1050 m, perfazendo 59 amostras. Os parâmetros risco de erosão (A), potencial natural de erosão (PN) e expectativa de erosã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cassol, Elemar Antonino, Flávio Luiz Foletto Eltz, Daniela Martins, Alexandra Minossi de Lemos, Vladimir Silva de Lima, and Aristides Camara Bueno. "Erosividade, padrões hidrológicos, período de retorno e probabilidade de ocorrência das chuvas em São Borja, RS." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 3 (2008): 1239–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000300032.

Full text
Abstract:
A capacidade erosiva da chuva pode ser estimada utilizando-se de alguns índices, dentre os quais o mais utilizado é o EI30, que representa o produto da energia cinética de impacto das gotas da chuva (E) pela intensidade máxima de precipitação em 30 min (I30). O objetivo deste trabalho foi determinar a erosividade, os padrões hidrológicos, o período de retorno e a probabilidade de ocorrência das chuvas em São Borja, RS, com base no período de 1956 a 2003. Foram utilizados pluviogramas diários da estação meteorológica da FEPAGRO, em São Borja, RS, a partir dos quais as chuvas individuais foram s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Tavares, André Silva, Henrique Mendes Júnior, Velibor Spalevic, and Ronaldo Luiz Mincato. "Modelos de Erosão Hídrica e Tolerância das Perdas de Solo em Latossolos Distróficos no Sul de Minas Gerais." Geography Department University of Sao Paulo, spe (June 27, 2017): 268. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132694.

Full text
Abstract:
Diferentes métodos de cálculo das perdas de solo por erosão hídrica foram comparados com a Tolerância de Perda de Solo em Latossolos tropicais. Foram utilizados o Método de Erosão Potencial e a Equação Universal de Perda de Solo Revisada. O Método de Erosão Potencial foi calculado no aplicativo Intensidade de Erosão e Escoamento e obteve uma média de perdas de solo de 1,46 Mg ha-1 ano-1 com descarga máxima de 649,31 Mg ano-1. Já pela Equação Universal de Perda de Solo Revisada, foi obtida uma média de perda de solo de 1,52 Mg ha-1 ano-1, com descarga máxima de 668,26 Mg ano-1. As perdas de sol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Miqueloni, Daniela Popim, Célia Regina Paes Bueno, and Antonio Sergio Ferraudo. "Análise espacial dos fatores da equação universal de perda de solo em área de nascentes." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 9 (2012): 1358–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000900021.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a perda de solo de área de nascentes da Microbacia do Córrego do Tijuco, SP. Foi utilizada a análise espacial dos fatores da equação universal da perda de solo (EUPS), em integração com análise de componentes principais e geoestatística. A perda de solo média, estimada para a área, foi de 118,5 Mg ha‑1 por ano, considerada alta. Próximo à zona urbana, houve alta interação dos fatores erosividade da chuva e práticas conservacionistas, o que evidencia grande perda de solo, em razão da concentração da água proveniente da camada impermeabilizada urbana, com al
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Neves, Sandra Mara Alves da Silva, Maria Cândida Motinho, Ronaldo José Neves, and Eliezer Rangel Campos Soares. "Estimativa da perda de solo por erosão hídrica na bacia hidrográfica do rio Jauru/MT." Sociedade & Natureza 23, no. 3 (2011): 423–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132011000300005.

Full text
Abstract:
A crescente ocupação do sudoeste de Mato Grosso tem provocado o desmatamento de grande parte da vegetação natural para a exploração agropecuária, sem o adequado uso e manejo do solo, originando áreas de alta fragilidade ambiental e suscetibilidade à erosão hídrica. Para estimar a perda de solo na Bacia Hidrográfica do rio Jauru foi utilizada da Equação Universal de Perdas de Solo operacionalizada por meio de Geotecnologias. No período de 1994 a 2003, a perda média de solo foi de 3,26 t ha-1 ano-1, correspondendo a uma perda nula ou moderada e a erosividade média foi de 683,93 Mj mm ha-1 h-1 an
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bazzano, Marcos Gabriel Peñalva, Flávio Luiz Foletto Eltz, and Elemar Antonino Cassol. "Erosividade e características hidrológicas das chuvas de Rio Grande (RS)." Revista Brasileira de Ciência do Solo 34, no. 1 (2010): 235–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832010000100024.

Full text
Abstract:
As características específicas das chuvas variam entre regiões, e o conhecimento da sua potencialidade em causar erosão é necessário para planejar atividades agrícolas e de engenharia civil. Para a localidade de Rio Grande (RS), foi determinada a erosividade e sua relação com a precipitação e o coeficiente de chuva, os padrões hidrológicos e o período de retorno das chuvas. Utilizaram-se dados pluviográficos de 23 anos de Rio Grande. Para cada chuva erosiva, foram separados os segmentos do pluviograma com a mesma intensidade e registrados os dados em planilha. Com o programa Chuveros foram cal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Albuquerque, Abel W. de, Gilson M. Filho, José R. Santos, José P. V. Costa, and José L. Souza. "Determinação de fatores da equação universal de perda de solo em Sumé, PB." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, no. 2 (2005): 153–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000200001.

Full text
Abstract:
Para se alcançar os objetivos previstos neste trabalho, determinaram-se os fatores da Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) em condições de chuva natural, num Luvissolo de Sumé, PB, em que os dados relativos aos anos de 1983-1990 foram obtidos na Estação Experimental de Sumé, PB, pertencente à Universidade Federal da Paraíba - UFPB, cujos tratamentos foram os seguintes: parcela descoberta e em alqueive contínuo, parcela com caatinga nativa, parcela com caatinga nova, parcelas em pousio, parcela com palma cultivada morro abaixo e parcela com palma cultivada em nível. Os valores médios anuai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pinheiro, Leandro de Souza, Thiago Torres Costa Pereira, Rafael de Ávila Rodrigues, Gabriela Alves Jonas, Angela Silva Miazaki, and Venâncio Campos Silva. "GERAÇÃO DO FATOR TOPOGRÁFICO (LS) EMBACIA HIDROGRÁFICA: ANÁLISE DA EXTENSÃO DE VERTENTES." REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA 8, no. 1 (2014): 50. http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v8i1.2983.

Full text
Abstract:
<p>A erosão laminar, devido a sua característica peculiar, é dificilmente detectada por grande parte da população, <br />principalmente nos estágios iniciais, havendo assim a necessidade do estabelecimento de práticas corretas de <br />conservação do solo. A Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) busca estimar a perda de solo pela erosão <br />laminar, considerando os fatores condicionantes da erosão. Contudo, existem fatores limitantes, inerentes da <br />busca pela aproximação com a realidade, pois, a EUPS não considera a geometria das vertentes e aborda <
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tolentino, Alan Hakinen Aquino, Edson De Oliveira Vieira, Bruna Nogueira Rezende, Pedro Augusto Alves Amaral, and Leidivan Almeida Frazão. "Perda de solo na bacia do rio São Lamberto com uso de séries temporais de imagens Landsat." Agrarian 13, no. 49 (2020): 362–76. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v13i49.8013.

Full text
Abstract:
O rio São Lamberto é um importante afluente do rio Jequitaí na bacia do Rio São Francisco e é fonte de água para projetos de irrigação e, principalmente, pecuária na região, e são poucos os estudos de análise de superfície de sua bacia submetido ao uso e ocupação do solo ao longo dos anos. O objetivo do trabalho foi estimar a perda de solo no contexto da degradação ambiental na Bacia do rio São Lamberto, MG, por meio do uso de dados orbitais e séries temporais de imagens LANDSAT associadas à aplicação da Universal Soil Loss Equation - USLE. Foram elaborados um vetor de delimitação da bacia atr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Laís Coêlho do Nascimento, and Ailton Luchiari. "Estimativa de Perda de Solos por Erosão Laminar na Bacia Hidrográfica do Córrego Baguaçu-SP." Geography Department University of Sao Paulo 32 (December 27, 2016): 15. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v32i0.114308.

Full text
Abstract:
A erosão é um fenômeno natural no modelado da superfície, no processo de remoção e de deposição de sedimentos, porém as atividades antrópicas, como o desmatamento, excedem os níveis naturais de perdas de solo. Para estimar a perda de solo anual em terrenos agricultáveis, existem modelos de predição que relacionam elementos físicos da paisagem junto às atividades antrópicas existentes. Nessa temática, o objetivo deste trabalho foi avaliar a perda de solos na Bacia Hidrográfica Córrego Baguaçu, localizada no oeste do estado de São Paulo, considerada uma região com processos de erosão acelerada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Luz, Fernanda Giffoni Fernandes, Camila Andrade Abe, Francisco Antônio Dupas, Júlio César de Souza Matos, and Janine Ameku Neves. "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DOS DADOS DA SRTM - SHUTTLE RADAR TOPOGRAPHY MISSION POR MEIO DA ANÁLISE DA ESTIMATIVA DE PERDA DE SOLO." Geosciences = Geociências 36, no. 3 (2017): 557–67. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i3.12751.

Full text
Abstract:
A qualidade dos resultados depende da acurácia dos dados disponíveis. Dados topográficos de todo o globo, provenientes da SRTM - Shuttle Radar Topography Mission, são disponibilizados gratuitamente. Se corretos, estes dados constituem recurso poderoso para o planejamento territorial e ambiental. O objetivo deste trabalho foi verificar o grau de semelhança da informação disponibilizada pela SRTM com outra de maior resolução, aplicada ao modelo EUPS – Equação Universal de Perda de Solo para estimar a perda de solo em uma microbacia em São Carlos, São Paulo, Brasil. A acurácia do MDT SRTM foi ava
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bertol, I., and J. A. Almeida. "Tolerância de perda de solo por erosão para os principais solos do estado de Santa Catarina." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 3 (2000): 657–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000300018.

Full text
Abstract:
A tolerância de perda de solo por erosão refere-se a um limite de perda que ainda mantenha alto nível de produtividade das culturas, econômica e indefinidamente, podendo ser utilizada na Equação Universal de Perda de Solo, além da forma usual, como um critério para definir a distância entre terraços numa lavoura. Este trabalho foi desenvolvido no Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (SC), em 1998, com o objetivo de estabelecer a tolerância de perda de solo por erosão hídrica para 73 perfis de solo do estado de Santa Catarina, agrupados em 19 classes, utilizando três métodos. O Método I
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Alencar, Nayara Martins, Antonio Clementino dos Santos, Joaquim José De Paula Neto, Marcos Odilon Dias Rodrigues, and Leonardo Bernardes Taverny de Oliveira. "Variabilidade das perdas de solo em Neossolo Quartzarênico sob diferentes coberturas no ecótono Cerrado-Amazônia." Agrarian 12, no. 43 (2019): 71–78. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i43.8081.

Full text
Abstract:
A perda de solo por agentes erosivos é um dos maiores problemas da agricultura mundial, sobretudo em solos de textura arenosa, como os Neossolos. Dessa forma, objetivou-se avaliar a variabilidade da erosão em Neossolo Quartzarênico dos atributos físicos em duas áreas, sendo uma de mata secundária e outra de pastagem. Foram realizadas as amostragens de solo e o georreferenciamento nas duas áreas, com 45 pontos cada, em malha regular de 25x25 metros. Foram realizadas análises de matéria orgânica, areia grossa, areia fina, silte e argila, para estimativa das perdas e erodibilidade do solo. Atravé
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pasquatto, Maisa Carla, and Julio Caetano Tomazoni. "Estudo do Processo Erosivo Laminar na Bacia de Captação do Rio Barro Preto, em Coronel Vivida-PR (Study of Laminar Erosion in the Basin River Catchment Barro Preto, in Coronel Vivida-PR)." Revista Brasileira de Geografia Física 9, no. 2 (2016): 555. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.2.p555-570.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo quantificar as perdas médias de solo por erosão laminar na bacia de captação do rio Barro Preto, nos anos de 1999, 2005, 2011 e 2015. A Equação Universal de Perdas de Solo, o software SPRING/INPE e programas da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico permitiram estimar os fatores da equação e as perdas médias anuais de solo dos anos estudados. O fator erosividade das chuvas (R) foi estimado através da equação proposta para o município, utilizando dados pluviométricos de 1986 a 2014. A erodibilidade dos solos (K) foi estimada através da equação que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Borges, Kelly Maria Resende, Osmar Abilio Carvalho Júnior, Eder Souza Martins, Roberto Arnaldo Trancoso Gomes, and Renato Fontes Guimarães. "Vulnerabilidade natural: a perda de solo da bacia do rio Carinhanha (MG/BA) usando uma abordagem qualitativa da equação universal de perda de solos." GEOgraphia 14, no. 27 (2013): 101. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2012.1427.a13636.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi mapear e analisar a susceptibilidade erosiva da bacia do rio Carinhanha por meio da aplicação da Equação Universal de Perda de Solo (EUPS), a fim de subsidiar o planejamento territorial ambiental na área. A bacia do rio carinhanha é tributária da bacia do rio São Francisco, tem aproximadamente 1.700.000 hectares e faz parte do Bioma Cerrado, um dos mais ameaçados pela intensificação do uso do solo e retirada da vegetação natural. A metodologia utilizou dados de chuva das estações pluviométricas para a obtenção do Fator R. O Fator K foi gerado a partir de informaçõ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Borges, Kelly Maria Resende, Osmar Abilio Carvalho Júnior, Eder Souza Martins, Roberto Arnaldo Trancoso Gomes, and Renato Fontes Guimarães. "Vulnerabilidade natural: a perda de solo da bacia do rio Carinhanha (MG/BA) usando uma abordagem qualitativa da equação universal de perda de solos." GEOgraphia 14, no. 27 (2013): 101. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2012.v14i27.a13636.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi mapear e analisar a susceptibilidade erosiva da bacia do rio Carinhanha por meio da aplicação da Equação Universal de Perda de Solo (EUPS), a fim de subsidiar o planejamento territorial ambiental na área. A bacia do rio carinhanha é tributária da bacia do rio São Francisco, tem aproximadamente 1.700.000 hectares e faz parte do Bioma Cerrado, um dos mais ameaçados pela intensificação do uso do solo e retirada da vegetação natural. A metodologia utilizou dados de chuva das estações pluviométricas para a obtenção do Fator R. O Fator K foi gerado a partir de informaçõ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Moura, Marks Melo, Catia Santos Fontes, Maria Hosana Santos, Renisson Neponuceno Araújo Filho, and Francisco Sandro Rodrigues Holanda. "ESTIMATIVA DE PERDA DE SOLO NO BAIXO SÃO FRANCISCO SERGIPANO." Scientia Agraria 18, no. 2 (2017): 126. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v18i2.50143.

Full text
Abstract:
A predição de eventos erosivos é de grande importância nas terras do Baixo São Francisco-BSF, onde as praticas de manejo inadequado vem provocando degradação das áreas cultivadas e matas ciliares com consequente avanço de processos erosivos nas margens do rio. A Equação Universal de Perda de Solos (EUPS) é um modelo queutiliza dados pluviométricos, tipos de solos, declividade do terreno e uso do solo, para calcular o quanto de solo uma determinada área pode perder em um ano. O objetivo desse trabalho foi estimar as perdas de solo a partir de parâmetros orientados pela EUPS no Baixo São Francis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Uema, Diogo Yukio, and Nelson Vicente Lovatto Gasparetto. "ANÁLISE QUANTITATIVA DE PERDAS DE SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DE PRIMEIRA ORDEM DO CÓRREGO ZAÚNA - MARINGÁ (PR)." Boletim de Geografia 38, no. 2 (2020): 49–63. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v38i2.41511.

Full text
Abstract:
A erosão laminar é considerada uma das principais causas de degradação dos solos, resultando na perda de nutrientes do solo e prejuízo às atividades agrícolas, além de poluir e assorear os cursos hídricos de sua rede hidrográfica. A atividade humana é a principal responsável pela aceleração desse processo natural, pelo uso inadequado do solo. Para elaborar um planejamento ambiental adequado, é necessário um diagnóstico da quantidade de solo erodido e os locais onde a perda de sedimentos é maior. Com esse intuito, o presente artigo utilizou a Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS) e a Razão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nachtigall, Stefan Domingues, Maria Cândida Moitinho Nunes, Jean Michel Moura-Bueno, et al. "Modelagem espacial da erosão hídrica do solo associada à sazonalidade agroclimática na região sul do Rio Grande do Sul, Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, no. 6 (2020): 933–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-4152202020190136.

Full text
Abstract:
RESUMO A erosão hídrica constitui um sério problema de degradação do solo, com impacto em diversas áreas. Sua mensuração é de extrema importância e onerosa. Os modelos empíricos de estimativa de perdas de solo, como a Equação Universal de Perda de Solo Revisada (RUSLE), são utilizados para suprir essa demanda. Consideram-se poucos estudos no Brasil que avaliam o efeito da sazonalidade agroclimática nas estimativas de perda de solo por erosão hídrica em bacias hidrográficas. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a sazonalidade agroclimática na estimativa de perdas de solo por meio da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!