Academic literature on the topic 'Escola básica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Escola básica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Escola básica"

1

Werle, Flávia Obino Corrêa, and Janaina Franciscato Audino. "Desafios na gestão escolar." Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 31, no. 1 (September 30, 2015): 125. http://dx.doi.org/10.21573/vol31n12015.58921.

Full text
Abstract:
Este estudo discute a avaliação em larga escala da educação básica, os processos de regulação e debate processos de gestão realizados no interior da escola pública. Seu objetivo é compreender como a equipe diretiva de duas escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, Brasil, se apropria dos resultados do Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e como lida com eles na gestão escolar. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta de dados através de um questionário estruturado. Apresenta os resultados do IDEB das duas escolas no período de 2009 e 2011. Na prática escolar a apropriação ocorre em três dimensões (pedagógica, administrativa e participativa) e promove diálogos em diferentes níveis: com a hierarquia do sistema educacional, com a comunidade externa à escola e, internamente, com os professores e demais membros da comunidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Müller, Alcione, and Paulo Fossatti. "Educação Básica: contribuição universitária nas boas práticas de gestão escolar." Dialogia, no. 22 (December 2, 2015): 145–58. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n22.5970.

Full text
Abstract:
A aproximao da universidade no melhoramento das prticas de gesto escolar nos ocupa neste artigo. O objetivo identificar e descrever a contribuio universitria com as boas prticas em gesto escolar desenvolvidas na Escola Municipal Santa Marta de So Leopoldo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo Estudo de Caso. A coleta de dados se d atravs do dirio de campo de um dos autores deste artigo, tambm participante da direo da respectiva escola; da anlise documental e da literatura e de entrevista com a diretora da escola. Os resultados preliminares evidenciam: os fatores social, econmico e cultural por si s no determinam boas ou ms prticas de gesto escolar; as boas prticas de gesto escolar do-se de forma colaborativa, participativa envolvendo todos os atores sociais no contexto escolar; a colaborao entre escolas e universidades apresenta-se categoria relevante para o xito na gesto escolar resultando em boas prticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pires-Corrêa, Miriam. "Juventudes e Escola Básica." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, no. 02 (October 21, 2015): 051. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.02.518.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hees, Luciane Weber Baia, and Germana Ponce de Leon Ramírez. "Diversidade étnica e cultural na escola de educação básica." Docent Discunt 2, no. 1 (August 24, 2021): 23–37. http://dx.doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p23-37.

Full text
Abstract:
Neste artigo, buscou-se analisar as ações da gestão escolar acerca da valorização da diversidade étnica e cultural em duas escolas públicas no interior do estado de São Paulo, relacionando as reflexões de Paulo Freire à questão da diversidade cultural. Destaca-se a responsabilidade da escola diante das desigualdades intraescolares e ações a serem implementadas pela gestão em combate às ações discriminatórias. Assim, indaga-se: Qual a atuação da escola diante da discriminação étnica no espaço escolar? Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório; usa-se a entrevista a três gestores escolares da rede pública como instrumento de coleta de dados. Com base nos dados da pesquisa identifica-se a necessidade de ações pontuais e sistemáticas nos currículos escolares para lidar com as questões étnico-raciais, inclusive na formação inicial e continuada dos gestores. Enfatiza-se o legado dos pressupostos deixados por Paulo Freire como humanista e sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Alerta-se acerca da necessidade de se atuar de forma sistemática diante de uma escola que está inserida numa sociedade racista e preconceituosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Gabriel Lelis da Fonseca, and Carlos Alberto Lopes Sousa. "O desencantamento moral da escola pública: um ensaio de compreensão crítica." ETD - Educação Temática Digital 16, no. 2 (August 19, 2014): 233. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v16i2.1317.

Full text
Abstract:
Este ensaio, trabalhado segundo a perspectiva de uma sociologia compreensiva e crítica, pretende contribuir para o entendimento e a crítica de tendência recente observada na escola básica brasileira, aqui denominada “desencantamento moral”. Trata-se de um fenômeno social que significa a progressiva “redução da diversidade moral” das escolas básicas, em virtude de uma reconfiguração, tanto da demanda educacional da sociedade, como da oferta institucional das escolas. Ambas pressionando no sentido da gênese de um novo tipo de educação moral, em cujos contornos, mais ou menos uniformes, transparecem traços de uma “ética empresária”. Esta ética tende a conceber a educação escolar cada vez mais como “prestação de serviço”, e menos como “formação humanística”. Confere-se, neste ensaio, particular atenção ao caso da “escola pública”, que vem, progressivamente, assumindo certos aspectos morais da chamada “escola-empresa”, nesse movimento geral de homogeneização da diversidade moral escolar no Brasil. A análise dos efeitos de desencantamento sobre a escola pública é feita em perspectiva comparativa, em vista dos mesmos efeitos sobre outros tipos escolares: da “escola católica” e “militar”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vilas Boas, Ivanilda Vilela, and Luana Costa Almeida. "O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como indicador de qualidade: ele reflete o trabalho desenvolvido?" Revista de Educação PUC-Campinas 22, no. 3 (October 20, 2017): 441. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3693.

Full text
Abstract:
Oficialmente anunciado como medida da qualidade da educação brasileira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tem sido comumente tomado, perante os educadores e a opinião pública em geral, como reflexo da qualidade produzida nas escolas. Derivado de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer a percepção dos professores sobre o que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica revela e/ou omite em relação à realidade de cada instituição e da qualidade produzida, o presente artigo objetiva discutir os limites e potencialidades de tal índice, como reflexo do trabalho desenvolvido nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida com professores de três escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de Pouso Alegre (MG), tendo como critério de escolha o posicionamento dessas instituições em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - abaixo, na média e acima da média da rede. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o grupo focal. Os dados revelam que, na percepção dos professores, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica não reflete de forma condizente o trabalho produzido nas escolas, sendo incapaz de abranger a amplitude e complexidade do trabalho escolar. Na visão dos docentes participantes da pesquisa, as avaliações externas em larga escala, de forma geral, deixam de fora o processo educativo e as diferentes variáveis que interferem na aprendizagem e no trabalho desenvolvido pelos professores.Palavras-chave: Avaliação externa. Escola pública. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferrão, Maria Eugênia, Kaizô Iwakami Beltão, and Iuri Costa Leite. "O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99." Estudos em Avaliação Educacional, no. 26 (December 30, 2002): 75. http://dx.doi.org/10.18222/eae02620022186.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro, Marlene. "Trabalho cooperativo no MST e ensino fundamental rural: desafios à educação básica." Revista Brasileira de Educação, no. 17 (August 2001): 20–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782001000200003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é averiguar que desafios o trabalho cooperativo, desenvolvido por agricultores assentados, coloca à escola básica. A metodologia articula uma revisão bibliográfica sobre economia solidária com a pesquisa-ação, feita em assentamentos de reforma agrária e escolas rurais, no município de Piratini/RS, focalizando a relação entre o trabalho cooperativo e a educação escolar. As falas dos sujeitos evidenciam o conflito entre a formação exigida pelo trabalho cooperativo agrícola e o modelo de escola básica em que se fundamenta a educação rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Calderón, Adolfo Ignacio, Betânia Maria Gomes Raquel, and Eliane Spotto Cabral. "O Prêmio Escola nota 10: meritocracia e cooperação para a melhoria do desempenho escolar1." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 23, no. 87 (June 2015): 517–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000100021.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o projeto Premio Escola Nota 10, criado em 2009 pelo Estado do Ceará, Brasil, com o objetivo de servir como uma política indutora da melhoria dos resultados das escolas públicas nos índices de desempenho escolar do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O prêmio se destina a um total de 300 escolas da educação básica, sendo 150 escolas do 2.º ano e 150 escolas do 5.º ano, que apresentam, entre outros requisitos, elevado desempenho escolar. As escolas premiadas recebem recursos financeiros para aplicá-los em projetos educacionais. O valor do prêmio é entregue a cada escola premiada em duas parcelas: a primeira, de 75% do valor total, e a segunda, de 25%. A transferência da segunda parcela está condicionada, principalmente, à realização de ações de cooperação técnico-pedagógica que contribuam para a melhoria de uma das escolas que teve baixo desempenho. O diferencial deste projeto, além de reconhecer o trabalho realizado pelas escolas que alcançaram alto desempenho, é sua capacidade de induzir relações de cooperação por meio da transferência de conhecimentos e experiências entre uma escola de alto e outra de baixo desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Garcia, Paulo Sérgio, Leandro Campi Prearo, and Maria Carmo Romeiro. "Educação Básica: Base Nacional Comum e infraestrutura escolar." Dialogia, no. 24 (June 27, 2016): 83–98. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n24.6055.

Full text
Abstract:
A discusso atual sobre a Base Nacional Comum legitima quando a questo tornar a escola mais democrtica e de qualidade. No entanto, espera-se que suas consequncias no ampliem ainda mais o controle e a presso sobre as escolas e professores. Neste artigo, examina-se, utilizando dados do Censo Escolar de 2013, a questo da infraestrutura das escolas municipais e estaduais brasileiras e sua relao com o desenvolvimento dos conhecimentos da Base. Verifica-se inicialmente que a discusso sobre a Base no foi precedida ou mesmo concomitante de outra sobre a infraestrutura escolar. Sem tal debate, que deveria inclui as questes de investimentos, a infraestrutura continuar a ser um fator potencializador para alguns jovens e limitante ou excludente para outros. A Base somente poder auxiliar na reduo das desigualdades escolares se considerar a discusso da infraestrutura das escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Escola básica"

1

Martins, Tiago Vencato. "Programação linear na escola básica." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/83485.

Full text
Abstract:
Neste trabalho discutimos a inserção de tópicos básicos de Programação Linear em duas variáveis no ensino médio e apresentamos os resultados da aplicação de uma sequência didática abordando este tema. A aplicação da sequência foi realizada ao longo de oito encontros semanais no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Unidade Camaquã – na modalidade de oficinas no turno inverso às aulas. Nossa sequência didática priorizou atividades que objetivaram levar os alunos a interpretar resultados e estabelecer conjecturas em detrimento à resolução mecanizada de exercícios. Elaboramos, para a aplicação da sequência, cinco problemas e através deles, desenvolvemos toda a teoria necessária para o entendimento e resolução das atividades. Usamos o software GeoGebra como meio facilitador para que os alunos conjecturassem sobre o teorema básico da Programação Linear. A elaboração e as análises dos resultados da aplicação da sequência didática basearam-se na Teoria de Registros de Representação Semióticas, de Raymond Duval, que trata dos aspectos cognitivos relacionados às representações semióticas e à aquisição de conhecimentos matemáticos. A coleta de dados foi feita através de anotações, filmagens dos encontros e do material produzido pelos alunos durante as aulas. Ao final, da pesquisa concluímos que a abordagem do conteúdo Programação Linear na educação básica pode dar significado a conteúdos que, para os estudantes parecem desconexos, além de aumentar o espectro de problemas passíveis de resolução pelos alunos do ensino médio.
In this paper we discuss the integration of basic topics of Linear Programming in two variables in to high school and we present the results of applying a sequence of didactic addressing this theme. The Mathematics application of the sequence was accomplished with eight weekly meetings at the Pastor Dohms High School in Camaquã, in workshops dummy the opposite shift. Our didactic sequence prioritized activities that were designed to take the student to interpret results, and not merely through mechanic exercises. To apply the sequence, we developed five exercises and through them develop all necessary theory for solving the problems. We used the GeoGebra software to facilitate the learning of the basic linear programming theorem. This program was based on the theory of representation registers due to Raymond Duval the addresses he cognitive aspects of knowledge acquisition. The data was collected from notes, filmed meetings and work produced by students in class. At the end of the study conclude that the linear programming approach of content in basic education can give meaning to the contents that seem unconnected to students in addition to increasing the range of problems solvable by students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Raquel Gutierrez [UNESP]. "Leitura do fotojornalismo na escola: uma experiência com alunos da escola básica." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/86291.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-02-27Bitstream added on 2014-06-13T19:27:08Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_rg_me_mar.pdf: 8255747 bytes, checksum: 95dc2c04f7e2b9b3058b7eb175c59bc0 (MD5)
Este estudo acerca da leitura do fotojornalismo na escola básica visa atender à demanda por análises da utilização de material iconográfico nas escolas. A pouca atenção dedicada à linguagem imagética nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a falta de estudos sobre as aplicações didáticas do fotojornalismo e a ausência desse tema nos cursos de formação de professores de Língua Portuguesa foram os motivadores desta pesquisa. Esta pesquisa-ação também analisa as atividades de leitura e produção de fotografias jornalísticas nos seus suportes originais (impresso e/ou eletrônico), realizadas com alunos de ensino fundamental e médio de uma escola pública de Assis-SP durante os anos de 2005 e 2006, com base nos estudos lingüísticos de Roland Barthes e Mikhail Bakhtin. Também foi criado um jornal escolar eletrônico, ou blog, denominado Jornal Stillo, a fim de que os alunos aplicassem os conceitos de notícia abordados durante o pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade do aprofundamento do trabalho com o gênero fotojornalístico a partir do suporte original, seja ele impresso ou eletrônico, visto que os alunos demonstram frágil conhecimento das estruturas próprias a esse gênero textual.
This study about the reading of the photojournalism in the basic school intends to supply the demand of analysis of the use of iconographic material at school. The lack of attention towards the imagetical language in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the low number of studies about the didactical utilizations of the photojournalism and the absence of this theme in the Portuguese language teachers’ college also motivated this research. This action research also analyses the activities of reading and production of journalistic photographs in the original medias (printed and/or electronic) that were made with students of a public school at Assis-SP between 2005 and 2006, according to the linguistic studies of Roland Barthes and Mikhail Bakhtin. A electronic newspaper (a.k.a. blog) called Jornal Stillo was also created, for the students to practice the concepts of news presented during the research. The results of this research point to the necessity of the approach of the photojournalistic textual genre in its original support (paper or electronic), because of the students’ incipient knowledge of the newspaper textual structures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Raquel Gutierrez. "Leitura do fotojornalismo na escola : uma experiência com alunos da escola básica /." Marília : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/86291.

Full text
Abstract:
Orientador: Juvenal Zanchetta Júnior
Banca: Dagoberto Buim Arena
Banca: Sonia Aparecida Lopes Benites
Resumo: Este estudo acerca da leitura do fotojornalismo na escola básica visa atender à demanda por análises da utilização de material iconográfico nas escolas. A pouca atenção dedicada à linguagem imagética nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a falta de estudos sobre as aplicações didáticas do fotojornalismo e a ausência desse tema nos cursos de formação de professores de Língua Portuguesa foram os motivadores desta pesquisa. Esta pesquisa-ação também analisa as atividades de leitura e produção de fotografias jornalísticas nos seus suportes originais (impresso e/ou eletrônico), realizadas com alunos de ensino fundamental e médio de uma escola pública de Assis-SP durante os anos de 2005 e 2006, com base nos estudos lingüísticos de Roland Barthes e Mikhail Bakhtin. Também foi criado um jornal escolar eletrônico, ou blog, denominado Jornal Stillo, a fim de que os alunos aplicassem os conceitos de notícia abordados durante o pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade do aprofundamento do trabalho com o gênero fotojornalístico a partir do suporte original, seja ele impresso ou eletrônico, visto que os alunos demonstram frágil conhecimento das estruturas próprias a esse gênero textual.
Abstract: This study about the reading of the photojournalism in the basic school intends to supply the demand of analysis of the use of iconographic material at school. The lack of attention towards the imagetical language in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the low number of studies about the didactical utilizations of the photojournalism and the absence of this theme in the Portuguese language teachers' college also motivated this research. This action research also analyses the activities of reading and production of journalistic photographs in the original medias (printed and/or electronic) that were made with students of a public school at Assis-SP between 2005 and 2006, according to the linguistic studies of Roland Barthes and Mikhail Bakhtin. A electronic newspaper (a.k.a. blog) called Jornal Stillo was also created, for the students to practice the concepts of news presented during the research. The results of this research point to the necessity of the approach of the photojournalistic textual genre in its original support (paper or electronic), because of the students' incipient knowledge of the newspaper textual structures.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOUZA, JÚNIOR Marcílio Barbosa Mendonça de. "A constituição dos saberes escolares na educação básica." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4144.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:20:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo5529_1.pdf: 2711508 bytes, checksum: 3b6f4e51bf72066a456109487a6cc439 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007
Universidade de Pernambuco
A Escola, entendida como uma instituição social, responsabiliza-se em contribuir com a educação de homens e mulheres, crianças, jovens ou adultos. Sua educação se diferencia da familiar, da sindical, da partidária, da religiosa etc., podendo, talvez até devendo, refletir e interagir com essas modalidades educacionais, sem perder de vista o que lhe é específico, ou seja, favorecer seus sujeitos numa reflexão sistematizada, periódica, paulatina e contínua acerca dos conhecimentos produzidos pela humanidade de forma a procurar superar a aleatoriedade, o acaso, o senso-comum nas aprendizagens. Diferentes elementos pedagógicos vão procurar materializar essa responsabilidade, sendo o currículo um deles. Este, mantendo interseção com os demais elementos, constitui os saberes escolares, fazendo uma seleção cultural e configurando-os como uma cultura escolar, devido às suas características peculiares. Essa configuração, ao longo do tempo, passou a ter uma força tão grande, principalmente em tempos modernos, que, além de selecionar elementos da cultura, passou a colaborar com a elaboração desta. Aproximando-nos dos fundamentos da abordagem dialética materialista-histórica e realizando análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas, vimos que a constituição dos saberes escolares se dá num movimento de autonomia relativa diante da influência reprodutora dos fatores sociais mais amplos; portanto, dela não se isola, numa produção meramente singular e única. Inserindo-se entre os que investigam essa constituição dos saberes escolares, pelo olhar da Sociologia Crítica do Currículo, a presente Tese de Doutorado apresenta-se como processo e produto de pesquisa qualitativa realizada na literatura e no campo, em documentos e entrevistas com dois professores de quatro diferentes disciplinas curriculares, Educação Física, Arte, Língua Portuguesa e Matemática, os quais pertenciam a Escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Vimos que as disciplinas escolares aqui investigadas vivem, em suas particularidades, um processo contínuo e contraditório por legitimação pedagógica, em torno da isonomia curricular. Na generalidade do currículo, percebemos os elementos que orientam diferentes disciplinas no cumprimento e conquista das atribuições e possibilidades pedagógicas. Na totalidade curricular, constatamos que elas se estabelecem em meio a relações de tensões recíprocas, buscando reconhecimento e se fazendo reconhecer frente aos sujeitos e instâncias pedagógicos da política curricular. Foi nesse processo que observamos a existência de mais ambigüidades, dúvidas e conflitos do que certezas na constituição dos saberes escolares, tanto nas disciplinas entendidas como secundárias, como Educação Física e Arte, como nas disciplinas consideradas de maior prestígio, como Língua Portuguesa e Matemática. As ambigüidades, dúvidas e conflitos dizem respeito à estruturação do currículo escolar da educação básica. O currículo, então, é tanto objeto de apropriação e assimilação privada e individual, social e coletiva do conhecimento acumulado na história da humanidade quanto expressão da força de trabalho, do caráter produtivo dessa humanidade. Sendo assim, é necessário superarmos, cada vez mais, os currículos prescritivos normativo-racionalistas, e construirmos um currículo emancipatório, que reconhece, propicia e solicita o potencial produtor dos sujeitos educacionais. É urgente procurarmos e viabilizarmos os caminhos e as condições para a materialização de currículos críticos, dinâmico-dialógicos e de abordagem sociológica da cultura escolar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Herocilda de Oliveira. "Eficácia escolar: estudo de caso em uma escola de educação básica em Pernambuco." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1361.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-05-03T11:55:52Z No. of bitstreams: 1 herocildadeoliveiraalves.pdf: 976566 bytes, checksum: 0455cd4b1b56c7120348562edd443078 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-06-03T15:37:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 herocildadeoliveiraalves.pdf: 976566 bytes, checksum: 0455cd4b1b56c7120348562edd443078 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-03T15:37:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 herocildadeoliveiraalves.pdf: 976566 bytes, checksum: 0455cd4b1b56c7120348562edd443078 (MD5) Previous issue date: 2015-01-22
A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, analisa as práticas gestoras da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada no município de Quixaba/Pernambuco, instituição que vem se destacando na região por apresentar excelente desempenho nas avaliações externas em âmbito nacional e estadual. Para entender o seu sucesso, tomamos como problema a seguinte questão: que fatores têm determinado a eficácia e o sucesso da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva nas avaliações externas? Com base nesse questionamento, o presente estudo procurou analisar os possíveis elementos que vem causando o êxito da escola, concentrando-se nos projetos e práticas da equipe gestora que possam ter influenciado a situação. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo, utilizou como instrumentos a análise documental, a observação, entrevistas e questionários com a comunidade escolar. Os dados obtidos com esses instrumentos foram analisados a partir do referencial teórico trazido nos estudos Heloísa Lück (2000, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011), Polon (2013) e Sammons (1995, 2008), além de outros autores que abordam a eficácia escolar. A pesquisa de campo nos apontou que o trabalho de monitoramento desenvolvido por uma das coordenadoras pedagógicas e alguns dos projetos desenvolvidos pela escola podem ter contribuído para o êxito da escola. O capítulo propositivo consiste em ações para institucionalizar as boas práticas da atual gestão, o que permitirá a continuidade das ações que vem sendo desenvolvidas pela equipe gestora, e que tem garantido sucesso aos estudantes da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva.
This research aims to investigate school Tomé Francisco da Silva, located in the city of Quixaba, in the state of Pernambuco, Brazil. This institution has been standing out in the region for its excellent performance on external education evaluations, both statewide and nationally. In order to understand this success, it is necessary to think about which factors have contributed for the effectiveness of Tomé Francisco da Silva School in those education evaluations? Based on this issue, this work tried to analyze more deeply the students’ performance in these evaluations and explain the school educational situation, which reflects directly in such successful results. The main subjects on this research were students, teachers, parents, and all the people who are part of Tomé Francisco da Silva Public School. The methodology used has both the qualitative and the quantitative approach, which used together, allow us to verify the results of the conducted interviews. Documents as the Political Pedagogic Project, the school’s regiment and the minute book from the school council meetings were also analyzed. The theoretical framework used on this research includes the studies of Heloísa Lück, Thelma Polon, Pam Sammons, and other authors who have produced works related to school effectiveness. This project aims to suggest actions in order to institutionalize the good practices of the present management, allowing the maintenance of the actions that has been currently developed, and that has guaranteed success for the students of Tomé Francisco da Silva School.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Precinott, Fabíola [UNESP]. "Educação sonora na escola básica: proposta e reflexão." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/143842.

Full text
Abstract:
Submitted by FABÍOLA PRECINOTT null (fabiolaprecinott@yahoo.com.br) on 2016-09-09T21:15:34Z No. of bitstreams: 1 Fabíola _Precinott.pdf: 391099 bytes, checksum: d7504ff74095f4691cc6e1ef7c56d170 (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2016-09-12T17:13:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 precinott_f_me_ia.pdf: 391099 bytes, checksum: d7504ff74095f4691cc6e1ef7c56d170 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-12T17:13:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 precinott_f_me_ia.pdf: 391099 bytes, checksum: d7504ff74095f4691cc6e1ef7c56d170 (MD5) Previous issue date: 2016-07-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma proposta que abarca exercícios voltados para educação sonora. O objetivo desse processo educacional foi motivar os alunos da Escola Estadual Dr. Felício Laurito, em Santo André, para refletirem sobre o ambiente sonoro escolar em que vivem e principalmente dentro da sala de aula, especialmente nas aulas de música. A experiência, que teve como referência a obra de Murray Schafer, apresentou resultados positivos, na medida em que os alunos revelaram compromisso crescente com os exercícios e seus objetivos. A proposta é problematizada no artigo que traz ainda algumas considerações sobre a vivência do mestrado profissional da autora.
This paper presents a reflection on a proposal that includes exercises aimed at sound education. The aim of this educational process was to motivate students of the State School Dr. Felicio Laurito, in Santo André, to reflect on the school sound living environment and especially in the classroom, especially in music lessons. The experiment, which had reference to the work of Murray Schafer, showed positive results, as students have shown growing commitment to the exercises and their goals. The proposal is problematized in the article also contains some thoughts on the experience of the professional master of the author.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Precinott, Fabíola 1974. "Educação sonora na escola básica : proposta e reflexão /." São Paulo, 2016. http://hdl.handle.net/11449/143842.

Full text
Abstract:
Orientador: Luiza Helena da Silva Christov
Banca: Erick Orloski
Banca: Giuliano Tierno de Siqueira
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma proposta que abarca exercícios voltados para educação sonora. O objetivo desse processo educacional foi motivar os alunos da Escola Estadual Dr. Felício Laurito, em Santo André, para refletirem sobre o ambiente sonoro escolar em que vivem e principalmente dentro da sala de aula, especialmente nas aulas de música. A experiência, que teve como referência a obra de Murray Schafer, apresentou resultados positivos, na medida em que os alunos revelaram compromisso crescente com os exercícios e seus objetivos. A proposta é problematizada no artigo que traz ainda algumas considerações sobre a vivência do mestrado profissional da autora.
Abstract: This paper presents a reflection on a proposal that includes exercises aimed at sound education. The aim of this educational process was to motivate students of the State School Dr. Felicio Laurito, in Santo André, to reflect on the school sound living environment and especially in the classroom, especially in music lessons. The experiment, which had reference to the work of Murray Schafer, showed positive results, as students have shown growing commitment to the exercises and their goals. The proposal is problematized in the article also contains some thoughts on the experience of the professional master of the author.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Boff, Daiane Scopel. "A construção dos números reais na escola básica." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/11188.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta.
The first part of this work is an attempt to characterize the problem of learning the concept of real number in Elementary School, making use of questionnaires and analyzing school books as well as the National Parameters for the teaching of Mathematics. The second part deals with the Mathematics involved in the construction of the real numbers, namely, different ways of constructing this set and also the equivalence between all those constructions. We also show how each one of those constructions leads to the decimal representation of a positive real number. The last part of this work consists of a pedagogic proposal for the construction of the real number making use of the (exact) measure of a line segment and the description and conclusions of its implementation in an 8th year of Elementary School.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ramires, Vanessa Ramos. "A ARTICULAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EM ESCOLAS DESTAQUES NO IDEB." Universidade Federal da Grande Dourados, 2011. http://tede.ufgd.edu.br:8080/tede/handle/tede/423.

Full text
Abstract:
Submitted by Cibele Nogueira (cibelenogueira@ufgd.edu.br) on 2016-09-23T18:19:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VANESSARAMIRES.pdf: 652142 bytes, checksum: e008785bd17894cbef9e3c8528807627 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-23T18:19:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VANESSARAMIRES.pdf: 652142 bytes, checksum: e008785bd17894cbef9e3c8528807627 (MD5) Previous issue date: 2011-04-11
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This study is inserted in the Brazilian educational policy, through their school policies, focusing on the theme of school-family relationship. Scales up by clipping the actions interested in approaching the family to the school. Aiming to identify and to analyze intra-school practices of approach between school and family in the municipal school systems of Mato Grosso do Sul, the problematic which leads to methodological procedures is set the following question: "Which intra-school actions have the education networks of Mato Grosso do Sul developed to approach the family to the school?". Characterized by qualitative research, supplemented by quantitative evidence, casts himself hand to review procedures for studies, documentary analysis and empirical research. We use the sample search on the net "Good results in Ideb: an exploratory study of explanatory factors", of which this is linked. Divided into two parts. The first chapter examines the socio-historical transformations of the school and family institution in order to clarify its reasons, purposes and possibilities to propose, therefore, identifies actions that stimulate the approach between the school and the familiy through educational literature. The second chapter, in turn, reveals the existence of intra-school initiatives for school-family approach in the context of Mato Grosso do Sul. It is concluded that the intra-school actions of school-family approach, developed within the educational systems of Mato Grosso do Sul it is characterized by informational, interactive, sharing, and completion purpose of school education with the families.
O presente estudo se insere no campo da política educacional brasileira, por meio de suas políticas escolares, debruçando-se sobre o tema relação escola-família. Dimensiona-se pelo recorte de ações com interesse em aproximar a escola da família. Com objetivo de identificar e analisar práticas intra-escolares de aproximação entre escola e família nas redes escolares municipais de Mato Grosso do Sul, a problemática que conduz os procedimentos metodológicos configura-se na seguinte questão: “Quais ações intra-escolares as redes de ensino sul-mato-grossenses tem desenvolvido no sentido de aproximar a escola da família?”. Caracterizando-se por uma pesquisa qualitativa, complementada por evidências quantitativas, lança-se mão à procedimentos da revisão de estudos, análise documental e pesquisa empírica. Utiliza-se da amostra da pesquisa em rede “Bons resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos”, da qual este se vincula. Para tanto, divide-se em duas partes. O primeiro capítulo analisa as transformações sócio-históricas da instituição escola e família, de modo a esclarecer suas razões, finalidades e propor possibilidades, por conseguinte, identifica ações escolares que estimulam a aproximação entre escola e família por meio da literatura educacional. O segundo capítulo, por sua vez, revela a existência de iniciativas intra-escolares de aproximação escola-família no contexto sul-mato-grossense. Esclarece-se que as ações intra-escolares de aproximação escola-família desenvolvidas no âmbito das redes de ensino sul-mato-grossenses caracterizam-se pela finalidade informativa, interativa, de compartilhamento, e de complementação da educação escolar junto às famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinha, Maria Luiza de Sousa. "Avaliação institucional na escola pública de educação básica: Possibilidades para aprimoramento da gestão escolar." Universidade do Oeste Paulista, 2012. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/110.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA LUISA_25_09_2012.pdf: 1046343 bytes, checksum: 0b209b46f1ea3f482bfeacc41db98d97 (MD5) Previous issue date: 2012-08-16
The purpose of this research was to verify how the public school of basic education is utilizing the results of institutional evaluation in its forms of internal and external evaluation, for improving her management, projects and plans for overcoming her limitations and difficulties in the betterment of teaching quality. For reaching this purpose, the researcher chose a qualitative approach and utilized the proceeding of case study of a public school of the school system of São Paulo State/School Division of Ourinhos Region. For collecting relevant information and perspective of the subjects involved in the research, three instruments were used: observation of school environment, document analysis, and semistructured interview. Members of school segments represented in the School Board (Principal, vice-principal, two coordinators, six teachers, two functionaries, four parents, and four pupils) were subjects of the research. Data analysis revealed significant aspects related to the obstacles in the utilization of relevant information resulting from the external and internal institutional evaluation, for the collective, continuous and effective reflection and for the mobilization of collective actions in the process of elaboration, follow-up and reformulation of the Educative Project, the Management Project, and yearly school plans. The internal and external school self-evaluation should be implemented in a way more coherent with school reality and need and become a pedagogical and political instrument to be utilized, with the school community participation, for the elaboration of her projects and plans of school pedagogical work and for their periodical updating and adaptation to the new historical context of society and school. It became evident that institutional evaluation should become an instrument to be used by the public school of basic education for overcoming her limitations and difficulties in a process which permits to improve her pedagogical practice, thus making possible the improvement of her management, and as a consequence, improving the quality of basic education.
O objetivo desta pesquisa foi verificar como a escola pública de educação básica vem utilizando os resultados da avaliação institucional nas suas formas de avaliação interna e externa para aprimoramento de sua gestão, de seus projetos e planos para superar suas limitações e dificuldades na melhoria do ensino. Para alcançar esse objetivo a pesquisa procedeu por meio de uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimento o estudo de caso de uma escola pública de educação básica do sistema estadual de ensino do Estado de São Paulo/Diretoria de Ensino da Região do Ourinhos. Para a coleta das informações relevantes e das perspectivas dos sujeitos da pesquisa, foram utilizadas a observação do ambiente escolar, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa membros dos segmentos escolares representados no Conselho de Escola (diretor, vice-diretor, dois coordenadores, seis professores, dois funcionários, quatro pais e quatro alunos). A análise dos dados coletados revelou aspectos significativos relacionados aos entraves na utilização das informações relevantes resultantes da avaliação institucional interna e externa, para a reflexão coletiva, contínua e efetiva e para a mobilização de ações coletivas no processo de elaboração, acompanhamento e reformulação do Projeto Educativo, do Plano Gestor e dos Planos Anuais escolares. A autoavaliação interna e externa da escola deve ser implementada de maneira mais coerente com a realidade e necessidade da escola e tornar-se uma ferramenta pedagógica e política a ser utilizada, com a participação da comunidade escolar, para a elaboração dos projetos e planos de trabalho pedagógico da escola e para a atualização e adaptação periódica deles aos novos contextos históricos da sociedade e da escola. Ficou evidente que a avaliação institucional deve tornar-se um instrumento a ser utilizado pela escola pública de educação básica para superação de suas limitações e dificuldades num processo que permite aperfeiçoar sua prática pedagógica, possibilitando assim o aprimoramento de sua gestão e, em consequência, melhorando a qualidade da educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Escola básica"

1

Memória escolar e campo religioso: Identidade e imaginário católico na Escola de Educação Básica Manoel Gomes Baltazar em Maracajá-SC (1959-1976). Florianópolis: Editora Insular, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, João Ferreira de, Andréia Ferreira da Silva, Walderês Nunes Loureiro, and Adão Donizete Borges. A qualidade da educação básica municipal: Sistemas e escolas em Goiás. São Paulo: Xamã, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

(Firm), Thomson Learning, and Arco Publishing, eds. GED básico. Lawrenceville, NJ: Thomson/Arco, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Inclán, Gabriela. Aprendizaje situado: Dos experiencias en educación básica. México, D.F: Ediciones E y C, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Corral, Francisco Díaz. Principios básicos para la instrucción de la escolta. [Durango, México]: Instituto de Cultura del Estado de Durango, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Klein, Ruben. Produção e utilização de indicadores educacionais: Metodologia de cálculo de indicadores do fluxo escolar da educação básica. Brasília: INEP, MEC, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pérez, Justiniano. EEBI (Escuela de Entrenamiento Básico de la Infantería): Los Quijotes del ocaso. Managua: Editorial La Prensa, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Escuela de Entrenamiento Básico de Infantería (Nicaragua), ed. EEBI (Escuela de Entrenamiento Básico de la Infantería): Los Quijotes del ocaso. Managua: Editorial La Prensa, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Trindade, Rui. As escolas do ensino básico como espaços de formação pessoal e social: Questões e perspectivas. Porto, Portugal: Porto Editora, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

(Chile), Programa de Prevención del Consumo de Drogas en Población Escolar. Estudio del consumo de drogas en población escolar de Chile, a nivel comunal, año 1999: (octavo básico a cuarto medio). Santiago, Chile]: Gobierno de Chile, Ministerio de Educación, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Escola básica"

1

SILVA RODRIGUES, BENILSON. "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.507.

Full text
Abstract:
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM UM PAPEL ESSENCIAL, NÃO APENAS PARA MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS, MAS PARA AJUDAR A CONSTRUIR CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS EM UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ PASSANDO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS. ASSIM, O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PERMITINDO AO LICENCIANDO REALIZAR UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. O SUBPROJETO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA FEZ PARTE DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO RESIDÊNCIA QUE ENVOLVEU ETAPAS COMO: A FORMAÇÃO DA EQUIPE, AMBIENTAÇÃO DO RESIDENTE NA ESCOLA-CAMPO, A REGÊNCIA DE CLASSE, A AVALIAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS EM EVENTOS. TUDO ISSO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS, NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DAS TRÊS ESCOLAS PARCEIRAS, NO FORTALECIMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO E DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ambrós, Danieli Martins, Maritiele de Araújo Borges, and Juliane Marschall Morgenstern. "Família e escola: Desafios e perspectivas para a gestão escolar." In Educação Contemporânea – Volume 21 – Educação Básica. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-047-7.cap.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SILVEIRA SCHULZ, GREICE. "MOSTRA CIENTÍFICA OTÁVIO REIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.363.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO DEBATE SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE UMA MOSTRA CIENTÍFICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE XXXXX (XX). UMA MOSTRA CIENTÍFICA TEM IMPORTANTE FINALIDADE NA VIDA DO EDUCANDO, JÁ QUE É ATRAVÉS DELA, QUE O ALUNO PODE EXPERIMENTAR A LINGUAGEM CIENTÍFICA E O LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES. O PROJETO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL DESENVOLVER PRÁTICAS CIENTÍFICAS DE INVESTIGAÇÃO DE TEMAS RELEVANTES AO DIA A DIA DOS ALUNOS. A MOSTRA CIENTÍFICA ACONTECEU NO ANO DE 2019, NO MÊS DE JUNHO, NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, NO MUNICÍPIO DE XXXXXXXX (XX). CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS), PROFESSORES E COMUNIDADE ESCOLAR. O EVENTO POSSIBILITOU A CULMINÂNCIA DE MESES DE TRABALHO COM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDOS NA ESCOLA EM QUESTÃO E A OPORTUNIDADE DE TORNÁ-LOS PÚBLICOS PERANTE À COMUNIDADE ESCOLAR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

TREVISAN, INES. "ENSINO DE CIÊNCIAS E OS DESAFIOS PARA REALIZAR AULA DE CAMPO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.243.

Full text
Abstract:
O ARTIGO TRATA DOS DESAFIOS RELACIONADOS À AULA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENVOLVENDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. FOI REALIZADO LEVANTAMENTO EM ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS E REVISTAS EDUCACIONAIS RELATIVAS À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. O ESTUDO APONTOU QUE OS ENTRAVES PERTINENTES À AULA DE CAMPO SÃO DE ORDEM: ESTRUTURAL, PEDAGÓGICA E POLÍTICA. O MAIOR DESAFIO SE SITUA NA DIFICULDADE DE SE ESTABELECER UM TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA, TENDO EM VISTA QUE DEMANDA O ENVOLVIMENTO DE VÁRIOS ATORES, NECESSITANDO DE PARCERIAS E PLANEJAMENTO CUIDADOSO, DEVIDO A RETIRADA DOS ALUNOS DO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE ESTUDO APONTA PARA NECESSIDADE DE SE DESENVOLVER TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

WESLEY RODRIGUES DO NASCIMENTO, ANTONIO. "UM NOVO OLHAR: A PERCEPÇÃO DISCENTE REFERENTE ÀS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO DE BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.533.

Full text
Abstract:
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO DOCÊNCIA- PIBID É UM PROGRAMA DE INCENTIVO A FORMAÇÃO INICIAL DOS INDIVÍDUOS QUE QUEREM SEGUIR NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO. O TRABALHO PAUTA- SE NA IDÉIA DE QUE EM CONTRAPARTIDA O PROJETO CONTRIBUI COM AÇÕES INOVADORAS, ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ÁREA DO SUBPROJETO. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE A RESPEITO DA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO NA SUA FORMAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA PARA ANÁLISE FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SOBRAL- CE, COM A PARTICIPAÇÃO DE 40 ALUNOS, OS QUAIS PARTICIPARAM DE PELO MENOS UMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS NA INSTITUIÇÃO. SEGUNDO OS DISCENTES QUANDO QUESTIONADOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR ESTES AFIRMAM EM 97,5% QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS NA INSTITUIÇÃO CONTRIBUÍRAM DIRETAMENTE PARA UM MELHOR DESEMPENHO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA ESCOLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BERLEZE, E. A., and D. L. DE SOUZA. "AMBIÊNCIAS BIOECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS COMO P R Á T I C A S PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO EM MOVIMENTO." In AUTORIA E SABERES DOCENTES, 47. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-14585-6.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é fruto da proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida pela escola Municipal de Educação Infantil Boca do Monte no município de Santa Maria – RS, a busca pela nova proposta de Ambiências Bioecológicas Sustentáveis, surge como desafio proposto pela Base Nacional Comum Curricular em seu processo de implementação nas escolas de Educação Básica. O trabalho tem como objetivo geral propiciar práticas envolventes que oportunize a experimentação das vivências Bioecológicas sustentáveis integrando família/ escola. Desta forma, o foco em desenvolver as ambiências bioecológicas sustentáveis é para emergir o fazer e o agir das crianças fazendo com que se sintam protagonista da construção do processo educativo. O trabalho tem como base epistemológicas a teoria de Bronfenbrenner (1987), precursor da teoria do desenvolvimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

COSTA NERI, ISLAIANY, CICERO MAGERBIO GOMES TORRES, and NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA. "ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PERCEPÇÃO DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO: REFLEXÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.085.

Full text
Abstract:
A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ES) CONSTITUI-SE COMO UMA EXPERIÊNCIA QUE SE ENCONTRA ARTICULADA A UM CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL, POLÍTICO E ECONÔMICO QUE PERMEIA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. O OBJETIVO DO TRABALHO CONSISTIU EM ANALISAR O ES DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA CONSIDERANDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES REGENTES DAS ESCOLAS (SUPERVISORES DE ESTÁGIO), ONDE OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) REALIZARAM O ES. A PESQUISA TRATA DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, DE CUNHO QUALITATIVO. UTILIZOU-SE CINCO QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DO ES E DO PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E QUE A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA É UMA OPORTUNIDADE COLABORATIVA E PARTICIPATIVA DEVENDO OCORRER PARCERIAS ENTRE AMBAS. CONCLUI-SE QUE O ES CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR, POSSIBILITANDO ENTENDER A REALIDADE ESCOLAR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BARRETO, C. N., and J. A. SANTOS. "Práticas Inclusivas em Libras na Educação Básica." In A educação inclusiva na escola de nossos dias, 81–101. Dictio Brasil, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-86953-22-0_81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

PACELLI NUNES BRASIL DE MATOS, EUGENIO, FLÁVIO HENRIQUE PEQUENO DE MACEDO, and LEIDIANE PINHO DA SILVA. "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.245.

Full text
Abstract:
É FATO CONHECIDO ACADEMICAMENTE QUE, DURANTE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL), AS CRIANÇAS ADQUIREM CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO FÍSICO, O QUE DEVE SER INCENTIVADO PELA ESCOLA. BUSCANDO AMPLIAR A APROPRIAÇÃO DESTES SABERES, ESSE TRABALHO OBJETIVOU PROMOVER O LETRAMENTO CIENTÍFICO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO. FORAM REALIZADOS EXPERIMENTOS SIMPLES PARA APRESENTAR CONCEITOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS PARA TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. OBSERVAÇÕES E QUESTIONÁRIOS FORAM UTILIZADOS PARA COLETA DE DADOS. OBSERVOU-SE A SURPRESA DOS ALUNOS COM AS EXPERIMENTAÇÕES E FICOU EVIDENTE O ENTENDIMENTO ACERCA DA CIÊNCIA, ENQUANTO EXPERIMENTAÇÃO E EXPLICAÇÃO PARA OS FENÔMENOS. NOS QUESTIONÁRIOS OS PAIS CONSIDERARAM QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ERA MUITO IMPORTANTE, POIS O LETRAMENTO CIENTÍFICO DESDE CEDO FACILITARIA O APRENDIZADO DELAS NA VIDA ESCOLAR E NO COTIDIANO. CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, CONTRIBUIU PARA ALICERÇAR UMA BASE CIENTÍFICA, NAS CRIANÇAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bastiani, V. R., and L. RICHTER. "SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO." In EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO, 130–44. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-10-oncet-9.

Full text
Abstract:
metodologia essencialmente tradicional ainda é amplamente utilizada nas escolas brasileiras, estando presente da educação básica ao ensino superior. Dessa forma, diferentes e novas proposições metodológicas surgem no intuito de diversificar e subsidiar a prática pedagógica. Nesse trabalho discute-se sobre uma experiência vivenciada em sala de aula em que foi utilizada uma metodologia ativa denominada Sala de Aula Invertida. Utilizou-se dessa para o desenvolvimento da disciplina de Biologia, especificamente, do conteúdo referente a divisão celular, aplicada ao primeiro ano do ensino médio, em uma escola da rede estadual de ensino, vinculada ao Programa Residência Pedagógica, no Estado do Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Escola básica"

1

Oliveira, Katyeudo Karlos de Sousa, Carlos Williamy Lourenço Andrade, Jose Segundo, Adriano Lima Cândido, Augusto Oliveira, Alexsandro Dos Santos Machado, Guilherme Vilar, and Alex Cabral de Britto. "Tecnologias na Educação Básica uma Pesquisa Ação com Professores de uma Escola Pública Municipal." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1054.

Full text
Abstract:
Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a educação sofreu mutações no ambiente escolar. Porém, poucos professores utilizam tais tecnologias em sua didática. Visando contribuir e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, o projeto EDUCATECH foi implantado numa escola pública municipal. Este trabalho analisa resultados de um questionário com abordagem quantitativa aplicado no decorrer do projeto. Os resultados apontam grande impacto positivo, visto que o aprendizado e ensino melhoraram de forma considerável na escola referida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pires, Ana Flávia Silva Siqueira, and Jorge Prates. "Uma contribuição ao ensino de programação na Educação Básica." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1274.

Full text
Abstract:
É possível perceber o quanto as tecnologias como smartphones e computadores têm se desenvolvidos nos últimos anos. Alguns trabalhos têm buscado a inserção de fundamentos de Computação no ensino básico, através das habilidades do pensamento computacional. Este trabalho busca realizar a inserção dos conceitos básicos de programação aplicando as habilidades do pensamento computacional com o apoio da ferramenta CodeCombat. Após a finalização do trabalho foi possível analisar o bom desempenho das turmas estudadas, obtendo bons resultados em requisitos como o trabalho em grupo e maior interesse pela área da Computação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, Sônia, Aline Barbosa, Anderson De Souza, Eraylson Da Silva, Millena De Oliveira, Sebastião Da Silva Neto, and Wilk Dos Santos. "Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2015.10246.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa refletir sobre a inserção do ensino de Computação na educação básica, bem como relatar uma experiência de um grupo de estagiários de Licenciatura em Computação na docência, em três escolas de uma cidade do agreste pernambucano. Para tal experiência defendeu-se a concepção legal de estágio supervisionado e a inclusão de Computação na educação básica, como campo de interesse de jovens na contemporaneidade. As propostas têm como fonte o K12, numa visão investigativa para lançar propostas ao currículo. Constatou-se o despreparo organizacional e pedagógico das escolas para a inserção da Ciência da Computação em Educação, por desconhecerem o seu potencial para o desenvolvimento dos educandos. A experiência profissional ampliou a visão dos estudantes sobre a docência em sua reflexão sobre a prática, o cotidiano escolar, o currículo e as políticas educacionais que regulam o ensino-aprendizagem na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Assis, Tenilson De, Jayanne Vieira, Jéssica Fernanda Silva Barbosa, Francys Rafael, and André Almeida Silva. "Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.178.

Full text
Abstract:
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem sido crescente e despertando interesse, sobretudo, no contexto educação. Contudo, muitos educadores ainda não as utilizam, deixando de lado seus benefícios. Este artigo apresenta relatos de experiência referentes à ação de extensão Possibilidades do uso da Informática Básica como Ferramenta de Ensino para professores da EJA, que objetivou formar educadores do programa Educação de Jovens e Adultos para o uso de TDIC básicas voltadas ao ensino e à gestão, ampliando as possibilidades de uso das tecnologias já presentes nas escolas. Os resultados mostram a importância da formação realizada e o papel fundamental da Universidade como transformadora social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Miriam, Fernando Pinheiro, Raul Missfeldt Filho, and Christiane Gresse von Wangenheim. "Ensinando Design de Interface de Usuário na Educação Básica: Um Mapeamento Sistemático do Estado da Arte e Prática." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.511.

Full text
Abstract:
O ensino de computação na Educação Básica é tipicamente realizado por meio de atividades práticas nas quais os alunos criam artefatos de software. Isso pode não abranger outras competências importantes, como o design de interface do usuário (UI). Assim, a fim de obter uma visão geral do estado da arte e da prática do ensino de competências de design de UI na Educação Básica, realizamos um mapeamento sistemático. Foram encontradas 16 unidades instrucionais, abordando diversos conceitos. No entanto, identificamos uma carência de detalhes e acessibilidade a essas unidades. Mesmo assim, aplicações fornecem primeiras indicações de que o ensino de design de UI pode ser benéfico no contexto da Educação Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, Carlos Roberto Beleti Junior, and Mayte Gouvea Coleto Bezerra. "Jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Computadores no ensino básico." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.141.

Full text
Abstract:
Os currículos formais da Educação Básica, em geral, não apresentam conceitos de Computação em suas grades e quando o fazem, é por meio de iniciativas de projetos extracurriculares mais focados no ensino de lógica ou programação. Nesse sentido, este trabalho apresenta um jogo de tabuleiro sobre os conceitos de Arquitetura de Computadores (AC), desenvolvido por uma estudante do curso de e aplicado à 56 alunas(os) de instituições públicas de ensino básico com idades entre 9 a 17 anos. Os experimentos mostraram a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro para o ensino de AC, mais precisamente hardware, que, em geral, são conteúdos acessíveis apenas no ensino formal, em nível técnico ou superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Generoso, Ana Amélia Pardini, João Coelho Neto, Sheila Reinehr, and Andreia Malucelli. "Abordagem Qualitativa do uso das TDIC na Educação Básica." In XIX Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.230.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Simas, Emanuelle, and Claudia Motta. "Pensamento Computacional Desplugado e Transtornos do Aprendizado: Experiência na Educação Básica." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1329.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta relato de experiência da aplicação do pensamento computacional desplugado (PCD) em aulas extracurriculares ministradas pelo projeto SupyGirls: Empoderamento feminino nas Tecnologias para estudantes com transtornos de aprendizagem em escola pública situada em região conflagrada do Rio de Janeiro, no período de agosto de 2018 a julho de 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guarda, Graziela, Lidia Raquel Rocha Cunha, and Caroline Dos Santos Gonçalves. "Uso de Aplicativos Educacionais - Experiências com Aprendizagem Criativa na Educação Básica." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.138.

Full text
Abstract:
A criatividade é uma habilidade essencial no mundo contemporâneo, pessoas criativas são curiosas e gostam de explorar ideias, por conta disso, tendem a serem inovadoras na resolução de problemas. A literatura tem buscado encontrar formas de incentivar a criatividade em sala de aula e apresentado fundamentos da Aprendizagem Criativa, que tenta entender, experimentar e caracterizar metodologias e ambientes de aprendizagem capazes de promover a criatividade. Neste sentido, o artigo mostra uma estratégia metodológica para o ensino de lógica de programação e raciocínio lógico com o uso dos aplicativos Silent Teacher - Hour of Code e Scratch que foram utilizados para treinamento e práticas de exercícios para compor a construção do conhecimento embasado pela teoria dos 4P´s da Aprendizagem Criativa no âmbito escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Francisco Tito Silva Santos, Luis Gustavo Araújo, and Roberto Bittencourt. "Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.315.

Full text
Abstract:
Atualmente, os computadores ocupam um papel importante na sociedade, seja em tarefas pessoais, escolares ou relacionadas às profissões. Este papel exige, além da capacidade de interagir com esses dispositivos, o domínio de habilidades de pensamento computacional (PC) para resolver problemas. Assim, o ensino de Pensamento Computacional (PC) torna-se necessário na educação básica para proporcionar estes fundamentos e o exercício da criatividade. Neste trabalho, apresentamos uma experiência de ensino de PC para estudantes da educação fundamental de uma escola pública através de atividades de Computação Desplugada. Os resultados demonstram engajamento dos estudantes e um campo aberto para trabalhos interdisciplinares envolvendo PC e disciplinas como Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Escola básica"

1

Cruz Suarez, Magda Gioanna, Paola Alvis Duffó, and Myriam Leonor Torres Pérez. Documento diagnóstico inicial de 11 E.S.E. en la apropiación de la telesalud en el modelo integral de atención en salud de treinta y cuatro (34) Empresas Sociales del Estado. Universidad Nacional Abierta y a Distancia - UNAD, 2019. http://dx.doi.org/10.22490/ecisa.4755.

Full text
Abstract:
El documento diagnóstico responde a la necesidad del fortalecimiento del “Proyecto Plan Fronteras para la Prosperidad” como estrategia del Gobierno Nacional a través de la Cancillería en aras de responder de manera oportuna a lo descrito en el Plan Nacional de Desarrollo 2010 – 2014 Prosperidad para todos, en el cual se define como un propósito nacional las áreas fronterizas, la promoción de políticas diferenciadas y la focalización de recursos, favoreciendo sectores estratégicos para el desarrollo de estas regiones. Por otro lado, contribuye a la gestión de la salud, mediante el desarrollo de las capacidades básicas para actuar en la planificación e interacción de las acciones relacionadas con la producción social de la salud dentro y fuera del sector. Así mismo la UNAD bajo el liderazgo de la Escuela de Ciencias de la Salud, y en corresponsabilidad con otros sectores y actores propone acciones para impactar positivamente los determinantes sociales y económicos de la salud, propiciando condiciones de vida, desarrollo social y económico sostenible en toda la población del país, incluidas las zonas fronterizas de manera transversal bajo los lineamientos definidos en el Plan Decenal de Salud Pública 2012-2021, en concordancia con la Política de Atención Integral en Salud y el Modelo Integral de Atención en Salud, entre otras políticas públicas vigentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brasil: Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa – Direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes. (Todas as crianças na escola em 2015: Iniciativa Global Pelas Crianças Fora da Escola). UNICEF, August 2012. http://dx.doi.org/10.15220/uis-unicef-cntry-brasil-2012-po.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography