Academic literature on the topic 'Escola -Ceará'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Escola -Ceará.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Escola -Ceará"

1

Pessoa e Silva, Valdeir Lira, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, and Priscila Barros David. "PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: IMPACTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ÍNDICES EDUCACIONAIS RURAIS DO ESTADO DO CEARÁ." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (August 9, 2021): 021016. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2107.

Full text
Abstract:
O artigo descreve a política pública educacional Caminho da Escola quanto à sua estruturação de criação, objetivos e características. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica sistemática na qual as bases de dados utilizadas foram o Google Acadêmico, Periódico Capes e a Scientific Electronic Library Online, além das legislações e documentos oficiais competentes sobre o transporte escolar brasileiro. Para a busca dos termos foi utilizado o operador booleano “or” (ou), escolhendo-se os descritores “Programa Caminho da Escola” ou “ Transporte Escolar”, visando buscar a integralização de como tal política influenciou a eficiência do sistema educacional do estado do Ceará e os índices educacionais estaduais em comparação com o Nordeste do Brasil. A alta adesão ao Programa Caminho da Escola trouxe benefícios aos índices educacionais das escolas rurais do estado do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Calderón, Adolfo Ignacio, Betânia Maria Gomes Raquel, and Eliane Spotto Cabral. "O Prêmio Escola nota 10: meritocracia e cooperação para a melhoria do desempenho escolar1." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 23, no. 87 (June 2015): 517–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000100021.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o projeto Premio Escola Nota 10, criado em 2009 pelo Estado do Ceará, Brasil, com o objetivo de servir como uma política indutora da melhoria dos resultados das escolas públicas nos índices de desempenho escolar do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O prêmio se destina a um total de 300 escolas da educação básica, sendo 150 escolas do 2.º ano e 150 escolas do 5.º ano, que apresentam, entre outros requisitos, elevado desempenho escolar. As escolas premiadas recebem recursos financeiros para aplicá-los em projetos educacionais. O valor do prêmio é entregue a cada escola premiada em duas parcelas: a primeira, de 75% do valor total, e a segunda, de 25%. A transferência da segunda parcela está condicionada, principalmente, à realização de ações de cooperação técnico-pedagógica que contribuam para a melhoria de uma das escolas que teve baixo desempenho. O diferencial deste projeto, além de reconhecer o trabalho realizado pelas escolas que alcançaram alto desempenho, é sua capacidade de induzir relações de cooperação por meio da transferência de conhecimentos e experiências entre uma escola de alto e outra de baixo desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Maria Veirislene Lavor, and Daniel Valerio Martins. "AS ESCOLAS INDÍGENAS NO ESTADO DO CEARÁ: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA." Revista Temas em Educação 28, no. 2 (September 3, 2019): 138–51. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46123.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo investigar os percursos traçados pelos povos originários para o surgimento da educação escolar indígena no Estado do Ceará, as origens da escola diferenciada e intercultural, além de pesquisar sobre políticas e ações desenvolvidas neste ambiente escolar que visem respeitar a identidade e o autoreconhecimento desta população. O Estado do Ceará atualmente conta com 38 escolas indígenas da rede estadual e municipal, distribuídas em 15 municípios para 14 etnias cearenses. Ao pensar sobre o movimento indígena, especialmente sobre o surgimento da educação escolar indígena no Ceará e suas escolas, apareceram algumas inquietações e questões: quais foram os caminhos traçados nesta luta de resistência para que viesse a existir uma escola pensada pelos povos originários e para estes, garantindo seus direitos a esta escola diferenciada e intercultural, visando preservar sua identidade e ao mesmo tempo dando acesso a ciência e a tecnologia, dentro dos padrões das escolas asseguradas pelo Ministério da Educação e suas secretarias? Como são desenvolvidas as políticas e as ações para estas escolas e seus atores? Como referencial teórico, elencamos como principais pensadores sobre a questão indígena: Martins (2015), Aires (2009), Nascimento (2006), e outros, além de fontes oriundas do site da Secretaria de Educação e sua célula responsável. A metodologia adotada foi a pesquisa etnográfica, além de pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos, documentos e sites. Realizou-se uma entrevista com a liderança indígena (cacique) da aldeia Tremembé. Os resultados revelam uma história traçada por luta, resistência, com perdas, negociações, mas também vitórias sobre os aspectos ligados à valorização da identidade indígena e autoreconhecimento. As considerações deixam reflexões a respeito da emergência da continuidade sobre a luta do movimento social indígena e da educação escolar indígena, sobre o qual deverá ser proporcionado mais visibilidade e investimentos. PALAVRAS-CHAVE: Povos originários, Identidade, Interculturalidade; Educação Escolar Indígena, Políticas Públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, César Mateus Lopes de Sales e., and Maria Andréa Luz da Silva. "Processo de Pacificação em Escolas no Ceará:." Inovação & Tecnologia Social 1, no. 1 (July 1, 2019): 132–41. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.3017.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o processo de resolução de conflitos através das práticas restaurativas no ambiente escolar. O tema apresenta relevância em razão do aumento substancial dos atos violentos no interior das escolas e a ineficácia das medidas disciplinares tradicionais. A EEFM General Murilo Borges Moreira (MB) foi o lócus da pesquisa qualitativa no qual foi feito um estudo de caso, foi utilizado a entrevista semi-estruturada, para compreensão dos resultados obtidos na escola após a implementação do Projeto Implementação da Mediação Escolar, parceria esta constituída entre o Ministério Publico do estado do Ceará(MPCE), SEDUCE (Secretaria de Educação do Estado do Ceará) e a Organização Terre des Hommes (TDH).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alcantara, Stefania Carneiro de, Mònica González-Carrasco, Carme Montserrat, Ferran Casas, Ferran Viñas-Poch, and Desirée Pereira de Abreu. "Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 2 (February 2019): 509–22. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018242.01302017.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações da violência entre pares no contexto escolar, do clima escolar e da percepção dos contextos de desenvolvimento no bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes. A amostra é composta por 910 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, de 27 escolas, públicas e privadas, urbanas e rurais do Ceará. Trata-se de um estudo transversal quantitativo que utilizou os instrumentos escala de vitimização e agressão entre pares e de clima escolar; três índices de percepção dos contextos de desenvolvimento (casa, escola, bairro); três escalas de bem-estar (satisfação com a vida para estudantes, índice de bem-estar pessoal e item único de satisfação com a vida) para coleta de dados. Os dados passaram por análise de variância multivariada com nível de significância não superior a 0,01. Os resultados indicam que a tipologia bullying, isoladamente ou em interação com as variáveis analisadas, é a que mais impacto exerce sobre o bem-estar da população estudada, sendo os envolvidos os que apresentam as menores médias de bem-estar. Níveis baixos de percepção dos contextos casa, escola, bairro, e do clima escolar, bem como estudar em escola pública e/ou morar em zona rural, estão igualmente associados a bem-estar subjetivo baixo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moraes, Cláudia Denise Sousa de, and Isaurora Cláudia Martins de Freitas. "O Tempo Integral na Visão dos Alunos de uma Escola Pública do Ceará." Inovação & Tecnologia Social 1, no. 1 (July 1, 2019): 90–99. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1983.

Full text
Abstract:
A implementação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) na Rede Estadual do Ceará ocorreu no ano de 2016, realizada pela Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tal política vem acarretando mudanças no cotidiano das escolas onde o tempo integral vem sendo implantado e também na vida dos alunos. Neste artigo, analisamos as mudanças ocasionadas pela implantação do Tempo Integral na escola Jociê Caminha de Meneses a partir da percepção dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na referida escola, com alunos dos 3º anos do Ensino Médio em Tempo Integral. Os participantes responderam a perguntas por meio de questionários e entrevistas emitindo suas opiniões sobre o regime de Tempo Integral. Entre os pontos elencados pelos jovens destacam-se aspectos positivos (a relação harmoniosa entre professores e alunos e a criação das disciplinas Eletivas como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem) e aspectos que precisam ser melhorados: a infraestrutura da escola, a qualidade da alimentação e a participação da comunidade escolar no processo de implantação das políticas públicas dentro de uma escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mota, Maria Océlia, and Diego Mota. "O discurso dos professores das escolas premiadas e apoiadas sobre o Prêmio Escola Nota Dez do Ceará." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no. 1 (September 15, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133838564.

Full text
Abstract:
Neste texto aborda-se a política educacional adotada pelo governo do Estado do Ceará e seu sistema de avaliação. Objetiva-se conhecer as concepções dos professores acerca dessa política de accountability, marcada por avaliações de monitoramento, classificação e premiação. Nossa análise, aportada na perspectiva das agências dos burocratas, busca explorar os elementos centrais no discurso dos docentes das escolas premiadas e apoiadas e refletir sobre suas consonâncias e divergências. Os resultados apontam para uma aproximação entre as avaliações das aprendizagens e as avaliações externas no cotidiano escolar. Por meio desse alinhamento o currículo escolar converge com os descritores das avaliações de monitoramento, os quais ganham centralidade na prática pedagógica.Palavras-chave: avaliações em larga escala; políticas educacionais; accountability; Prêmio Escola Nota Dez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa Neto, Manoel Moreira de, Rosemary De Oliveira Almeida, and Márcio Kleber Morais Pessoa. "Ferramenta didática ou guia curricular? Percepção de professores sobre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia em escolas do Ceará." Política & Sociedade 14, no. 31 (April 2, 2016): 155. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p155.

Full text
Abstract:
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p155Este artigo objetiva compreender as percepções dos professores de Sociologia quanto à escolha e uso dos livros didáticos em seis escolas públicas da rede estadual do Ceará. Parte-se da hipótese de que o livro didático é utilizado como referência pelos professores para a construção do plano de curso e não como ferramenta auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de Sociologia no Ensino Médio. Analisam-se critérios utilizados pelos professores para a escolha do livro, com parâmetro nas categorias: topicalismo, nominalismo e contextualismo (MEUCCI, 2014). Avaliam-se seis obras escolhidas no edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2015c) e entrevistas com professores da disciplina. Percebe-se que a escolha do livro relaciona-se com a demanda por conteúdos para a disciplina, em detrimento das características didático-pedagógicas das obras. Há uma aproximação entre a divisão curricular aconselhada pelo Ceará, coleção Escola Aprendente (CEARÁ, 2008), e a forma como os professores escolheram os seus livros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Antônio Jefferson Teixeira, Marcos Andrade Alves Santos, Juliana Brito Cavalcante Assêncio, Daniele Gruska Benevides Prata, and Gabriele Gruska Benevides Prata. "Notas sobre evasão escolar em uma escola do interior do Ceará." Brazilian Journal of Development 6, no. 6 (2020): 38023–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-373.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Koslinski, Mariane Campelo, Eduardo Ribeiro, and Luisa Xavier de Oliveira. "Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”." Estudos em Avaliação Educacional 28, no. 69 (December 14, 2017): 804. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v28i69.4087.

Full text
Abstract:
<p>O artigo focaliza o impacto do uso do Indicador de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) pela política “Prêmio Escola Nota Dez” do estado do Ceará, empregado para estabelecer pontos de corte para premiação e apoio financeiro para escolas públicas. Utilizam-se os métodos de Propensity Score Matching e regressões múltiplas para observar o efeito da política sobre desempenho, equidade e taxa de participação dos alunos na avaliação externa da alfabetização das escolas premiadas e apoiadas de 2009 a 2011, com base nos resultados do Índice de Desempenho Escolar no 2º ano do Ensino Fundamental (IDE-Alfa) de 2008 a 2010. Os resultados das análises sugerem um efeito positivo no desempenho, equidade e taxa de participação das escolas premiadas e no desempenho das escolas com características similares às premiadas. Para as escolas apoiadas, foram observados efeitos significativos positivos somente para a taxa de participação na avaliação externa do estado do Ceará.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Indicadores Educacionais; Responsabilização; Políticas Educacionais; Bonificação Salarial.</p><p> </p><p><strong>Indicadores educacionales y responsabilización escolar: un estudio del “Prêmio Escola Nota Dez”</strong></p><p>El artículo enfoca el impacto del uso del Indicador de Desempeño Escolar – Alfabetización (IDE-Alfa) por la política “Prêmio Escola Nota Dez” del estado de Ceará, utilizado para establecer puntos de corte para premiación y apoyo financiero a escuelas públicas. Se emplean los métodos de Propensity Score Matching y regresiones múltiples para observar el efecto de la política sobre desempeño, equidad e índice de participación de los alumnos en la evaluación externa de la alfabetización de las escuelas premiadas y apoyadas del 2009 al 2011, en base a los resultados del Índice de Desempeño Escolar en el 2º año de Educación Fundamental (IDE-Alfa) del 2008 al 2010. Los resultados de los análisis sugieren un efecto positivo en el desempeño, equidad e índice de participación de las escuelas premiadas y en el desempeño de las escuelas con características similares a las premiadas. Para las escuelas apoyadas, se observaron efectos significativos positivos tan solo para el índice de participación en la evaluación externa del estado de Ceará.</p><p><strong>Palabras clave:</strong> Indicadores Educacionales; Responsabilización; Políticas Educacionales; Bonificación Salarial.</p><p> </p><p><strong>Educational indicators and school accountability: a study about the “Prêmio Escola Nota Dez”</strong></p><p>The paper focuses on the impact of the use of the School Performance Index – Literacy (IDE-Alfa) by the “Prêmio Escola Nota Dez”, a policy of the State of Ceará, that establishes cut-off points to award and to allocate financial support to public schools. It uses the Propensity Score Matching and multiple regressions methods to observe the effects of the reward/financial support on school performance, equity, and student participation rate on the external assessment of schools awarded and supported from 2009 to 2011, based on schools´ Index of school Performance results (IDE-Alfa) from 2008 to 2010. The results suggest a positive effect on the performance, equity and participation rate of the awarded schools and a smaller, but also positive, effect on performance of the schools with similar characteristics to the awarded ones. The results show a statistically significant impact only on the participation rate of the schools that received financial support.</p><p><strong>Keywords:</strong> Educational Indicators; Accountability; Educational Policies; Salary Bonuses.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Escola -Ceará"

1

SOARES, Carla Poennia Gadelha. "Primeira escola prisional do Ceará: a avaliação da aprendizagem." www.teses.ufc.br, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11173.

Full text
Abstract:
SOARES, Carla Poennia Gadelha. Primeira escola prisional do Ceará: a avaliação da aprendizagem. 2015. 258f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-03-30T16:29:02Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_cpgsoares.pdf: 7562745 bytes, checksum: 4eb40fbf3fb6d68e57dbd021e994ac78 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2015-03-31T13:59:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_cpgsoares.pdf: 7562745 bytes, checksum: 4eb40fbf3fb6d68e57dbd021e994ac78 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-31T13:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_cpgsoares.pdf: 7562745 bytes, checksum: 4eb40fbf3fb6d68e57dbd021e994ac78 (MD5) Previous issue date: 2015
Every prisoner has the opportunity to benefit from education. Education in prison can provide access to broader learning opportunities for prisoners to enhance their chances of building a better life after release. Therefore, they are far less likely to return to prison and significantly more likely to find employment after their release. Education is an indispensable contribution for their resocialization (AGUIAR, 2012; ANDRIOLA, 2008, 2010, 2011; JULIÃO, 2009). Nevertheless, an exhausting study of the state of the art revealed a lack of a larger discussion on the theme concerning to assessment in education in prison. The main purpose of the current research was to accomplish an investigation about the practice of assessment for incarcerated students registered in High School at EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, first school of education in prison in Ceará-Brazil. Specifically, this study aimed: i) knowing the teacher’s conceptions about assessment in the context of education in prison; ii) describing the procedures and instruments of assessment used by teachers for captive students; iii) presenting the difficulties in the daily practice of assessment for imprisoned students; iv) gathering suggestions of school managers, teachers and students for the improvement of assessment’s practice in the context of jail. Thus, a qualitative research was accomplished, as a case study, at Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). The instruments used for data collection were semi-structured interview, questionnaire and analysis of documents. A content analysis of the collected data was accomplished. The intentional samples were composed by: i) 10 incarcerated female students registered in adult education, at High School level; ii) 2 teachers of High School level at prison school; iii) 3 coordinators e 1 member of school management, 16 subjects altogether. The results revealed the need of an assessment able to certify and use grades to register the situation of students\' learning, as well as the need of development of a Political Pedagogical Project for the school. Besides, it is necessary to create a model of assessment specific for the context of classrooms in prison school. The suggestions point to the importance of investment in pedagogic and human resources as well as an appropriate teacher’s formation.
Todo prisioneiro deve ter a oportunidade de se beneficiar da Educação. A educação prisional pode prover acesso a oportunidades de aprendizagem mais amplas a fim de que o encarcerado aumente as chances de construir uma vida melhor depois de cumprir a sua pena. Por conseguinte, a reincidência se torna menos provável e encontrar um emprego se torna significativamente mais provável. A Educação é uma contribuição imprescindível para a ressocialização (AGUIAR, 2012; ANDRIOLA, 2008, 2010, 2011; JULIÃO, 2009). Após exaustivo levantamento do estado da arte, constatou-se a escassez de uma maior discussão no que concerne à avaliação da aprendizagem na educação prisional. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigação da prática de avaliação da aprendizagem escolar de alunos privados de liberdade matriculados no Ensino Médio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, primeira escola de educação em prisões do estado do Ceará. Especificamente, tencionou-se: i) conhecer as concepções dos professores sobre a avaliação da aprendizagem escolar no contexto da educação em prisões; ii) descrever os procedimentos e instrumentos avaliativos utilizados pelos professores junto aos discentes encarcerados; iii) expor as dificuldades que se apresentam no cotidiano; iv) coletar sugestões do núcleo gestor, professores e alunos para a melhoria das práticas avaliativas no contexto do cárcere. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), na forma de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, o questionário e a análise de documentos. Foi realizada uma análise de conteúdo dos dados coletados. As amostras foram intencionais e compostas por: i) 10 alunas privadas de liberdade matriculadas na modalidade EJA, na etapa do Ensino Médio; ii) 2 professoras que atuam no Ensino Médio da escola prisional; iii) 3 coordenadoras escolares e 1 diretor-geral do núcleo gestor, perfazendo um total de 16 sujeitos. Os resultados revelaram a necessidade de uma avaliação com poder certificador e do uso das notas escolares para registrar a situação da aprendizagem das alunas, bem como a formalização desses parâmetros no Projeto Político-Pedagógico da escola. Além disso, urge planejar um modelo de avaliação da aprendizagem direcionado ao contexto da sala de aula em espaços privativos de liberdade. As sugestões apontam para a importância de investimento em recursos pedagógicos e humanos, bem como para uma formação docente adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ANDRADE, Luma Nogueira de. "Travestis na escola: assujeitamento ou resistência à ordem normativa." www.teses.ufc.br, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7600.

Full text
Abstract:
ANDRADE, Luma Nogueira de. Travestis na escola: assujeitamento ou resistência à ordem normativa. 2012. 279f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-03-10T13:30:37Z No. of bitstreams: 1 2012-TESE-LNANDRADE.pdf: 3388033 bytes, checksum: e056db8bae1ca9886f64ef5622fb1f49 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-03-10T16:43:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012-TESE-LNANDRADE.pdf: 3388033 bytes, checksum: e056db8bae1ca9886f64ef5622fb1f49 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-03-10T16:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012-TESE-LNANDRADE.pdf: 3388033 bytes, checksum: e056db8bae1ca9886f64ef5622fb1f49 (MD5) Previous issue date: 2012
Esta pesquisa tem por objetivo desvendar as resistências e assujeitamentosdas jovens travestis na escola. Evidencia-se o uso de táticas que as jovens/estudantes/travestis fazem para burlar a disciplina e o controle eproduzir linhas de fuga para o acesso e a permanênciano espaço escolar. Como as estudantes travestis se movem na ordem normativa da escola? Como constroem sua experiência de ser jovem travesti na escola? Quais as possibilidades de resistência diante desse ciclo de interdição e práticas reguladoras do sexo existentes na instituição escolar? Para realizara investigação, fez-se um levantamento do número de travestis matriculadas em escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino do Ceará, que orientou a escolha de três escolas para aplicação de questionários com alunos(as), professores(as) e gestores(as). Estabeleço um diálogo com autores como Vale (2005), Benedett (2005), Silva (2007), Kulick (2008), Pelúcio (2009), Certeau (1994) e Foucault (1987).Para o aprofundamento dos dados, desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico com as travestis. O resultado da pesquisa apontou que dos 184 municípios do estado do Ceará apenas 25 possuem jovens transgêneros matriculados em escolas estaduais.A negação das travestis no espaço da sala de aula resulta no confinamento e na exclusão, que as transformam em desviantes e indesejadas. Quando isso ocorre no ambiente escolar, a pressão normalmente é tão intensa que impele as travestis a abandonar os estudos, sendo disseminada a ideia de que foi sua própria escolha. Esta justificativa tenta mascarar o fracasso da escola em lidar com as diferenças, camuflando o processo de evasão involuntária induzido pela escola. As travestis pesquisadas se assujeitam e resistem para poder sobreviver; em alguns momentos, elas sucumbiram “ao peso de forças adversas”, mas também conseguiram gozar “as alegrias da solidariedade”.
El objetivo de esta investigación fue desvelar las resistencias y asujetamientos de las jóvenes travestis en la escuela. En este trabajo, están evidenciados el uso de tácticas usadas por dichas jóvenes/estudiantes/travestis para escaparse del control y de la disciplina del ambiente escolar y también la producción de líneas de fuga para su acceso y permanencia en el mismo. Como las Estudiantes travestis se manejan con el orden normativo de la escuela? Cuáles son las posibilidades de resistencia frente a este ciclo de prohibición y a prácticas reguladoras del sexo presentes en la institución escolar? Para la producción de este trabajo, ha sido hecho un levantamiento del número de travestis anotadas en el bachillerato de la cadena de escuelas pertenecientes al Gobierno Estadual de Ceará, el que nos sugirió la elección de tres escuelas determinadas para la realización de encuestas con alumnos(as), profesores(as) y directores(as). Para el aprofundamiento de los datos, hemos realizado con las travestis una investigación de carácter etnográfico. El resultado de la etnografía apunta que, de todos los184 municipios del estado de Ceará, nomás que 25 tienen jóvenes transgénero anotadas en escuelas estaduales. La negación a las travestis en el ambiente del aula les resulta el confinamiento y la exclusión, haciéndolas desviantes e indeseadas. Al ocurrir tal hecho, la presión es, en general, tan intensa que impele a las mismas a abandonar sus estudios, diseminándose la idea de que esta renuncia es su propia elección. Tal justificativa enmascara el fracaso de la escuela de administrar las diferencias de sus alumnos, escondiendo el proceso de evasión involuntaria de las travestis, inducido por la propia institución. Las travestis encuestadas se asujetan y resisten para sobrevivir en el ambiente escolar; hubo veces en las que tuvieron que ceder ante el "peso de fuerzas adversas", pero también han conseguido gozar "las alegrías de la solidaridad".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mesquita, Simone Vieira de. "Ensino militar naval: Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (1864-1889)." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21776.

Full text
Abstract:
MESQUITA, Simone Vieira de. Ensino militar naval: Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (1864-1889). 2016. 301f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-01-04T11:55:09Z No. of bitstreams: 1 TESE SIMONE VIEIRA DE MESQUITA.pdf: 4801334 bytes, checksum: cbc5def25fd1e4f00f5617e14e31018d (MD5)
Rejected by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br), reason: xx on 2017-01-06T11:58:55Z (GMT)
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-01-06T13:26:13Z No. of bitstreams: 1 2016_tese_svmesquita.pdf: 4801334 bytes, checksum: cbc5def25fd1e4f00f5617e14e31018d (MD5)
Rejected by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br), reason: on 2017-01-06T16:18:22Z (GMT)
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-01-06T16:29:45Z No. of bitstreams: 1 2016_tese_svmesquita.pdf: 4801334 bytes, checksum: cbc5def25fd1e4f00f5617e14e31018d (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-01-25T13:44:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_tese_svmesquita.pdf: 4801334 bytes, checksum: cbc5def25fd1e4f00f5617e14e31018d (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-25T13:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_tese_svmesquita.pdf: 4801334 bytes, checksum: cbc5def25fd1e4f00f5617e14e31018d (MD5) Previous issue date: 2016
Esta pesquisa visa conhecer a História do Ensino Militar Naval no Ceará, com ênfase na criação da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, entre 1864 a 1889 e sua contribuição para a sociedade cearense. Nosso campo de análise a inseriu dentro do campo das Instituições Escolares, especificamente, a partir discussão da história do ensino militar, articulando-a com os campos da história da social, da infância, dos métodos de ensino, dentre outros. Para conduzir essa pesquisa, utilizamos como referencial bibliográfico autores como Fernando Azevedo, Plácido Aderaldo Castelo, Primitivo Moacyr, Prado Maia, dentre vários, para sedimentar as reflexões sobre esse tema. Como metodologia, utilizamos estudos documentais junto à própria Escola de Aprendizes Marinheiro do Ceará e diversas instituições como: Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, assim como, pesquisamos nos estabelecimentos navais como: Biblioteca, Arquivo e Museu da Marinha. Como procedimentos, fizemos o cruzamento das leis da educação brasileira, dos documentos institucionais, de revistas militares navais, assim como de reportagens junto aos jornais do período. De acordo com essa pesquisa descobrimos que as Companhias de Aprendizes Marinheiros surgiram no Brasil a partir de 1840 como projeto de formação profissional, tendo como público alvo menores, órfãos e desvalidos, sob a guarda das autoridades locais - Presidentes das Províncias, Juízes de Órfãos e Delegados de Polícia. Entre os anos de 1840 e 1885, foram instaladas companhias de aprendizes marinheiros em diversas províncias brasileiras. As companhias de aprendizes marinheiros, portanto, se constituíram em estabelecimentos profissional e educacional, um quartel-escola. Concluímos que a Companhia de Aprendizes Marinheiro do Ceará, na medida em que foi se estruturando para formação profissional, moral e religiosa, e intelectual dos aprendizes, promoveu a formação para o trabalho atendo principalmente os anseios do Estado, da Instituição e da sociedade que buscavam a formação do novo homem-cidadão. De fato a pesquisa nos mostrou que a EAMCE atuou como instrumento do Estado no sentido de controle da camada popular, dando a essa ação cores próprias dentro de um processo de militarização que se efetivou durante o Segundo Reinado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

AMÂNCIO, Nivânia Menezes. "A gestão escolar no contexto de crise do capital: a transposição do modelo empresarial para o chão da Escola Pública na Rede Estadual no Ceará." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19676.

Full text
Abstract:
AMÂNCIO, Nivânia Menezes. A gestão escolar no contexto de crise do capital: a transposição do modelo empresarial para o chão da escola pública na rede estadual do Ceará. 2016. 143f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2016-09-22T13:49:49Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_nmamancio.pdf: 1469459 bytes, checksum: b453f07f1ecf282b625f4e993ba6c9a6 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-09-22T16:39:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_nmamancio.pdf: 1469459 bytes, checksum: b453f07f1ecf282b625f4e993ba6c9a6 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-22T16:39:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_nmamancio.pdf: 1469459 bytes, checksum: b453f07f1ecf282b625f4e993ba6c9a6 (MD5) Previous issue date: 2016
This study aimed to examine the implementation process of the business model of management into the public school Ceará state system, based on the concepts and trends of the overall management approach, as well as their influences on the management of public schools, critically analyzing the adoption of these entrepreneurship mechanisms. Consonant with our line of research work and education, we chose a critical guiding framework of analysis of the object of study, the dialectical historical materialism. The dissertational study aimed at authors such as Marx (1998), Mészáros (2011), Harvey (1999), Antunes (2009), among others, the theoretical framework to understand the contextual factors related to socioeconomic sphere; Paro (2012), Behring (2001) and Oliveira (2002), the foundation necessary to elucidate theoretical conceptions of the school management in the capital of the times of crisis. The methodology to undertake such a study consisted of qualitative research, bibliographical and research has also made an empirical character through case study with the use of techniques such as observation and interview with the management team a school institution located in Fortaleza. From the data analysis and theoretical framework were identified as, over the years, the logic of school management tried to establish a fine line with the business logic, and in its development, advance to expedients increasingly committed to the market interests and companies, making capital of conveniences, in fact, needs of educational institutions, leading to the apparent distance of a critical educational model, emancipatory and transformative.
A presente pesquisa teve como objetivo examinar o processo de transposição do modelo empresarial de gestão para o interior da escola pública da rede estadual cearense, partindo da abordagem de conceitos e tendências da gestão geral, assim como de suas influências sobre a gestão das escolas públicas, analisando criticamente a adoção desses mecanismos de empresariamento. Consoante com nossa linha de pesquisa Trabalho e Educação, optamos por um referencial crítico orientador da análise sobre o objeto de estudo, o materialismo histórico dialético. O estudo dissertativo buscou em autores como Marx (1998), Mészáros (2011), Harvey (1999), Antunes (2009), dentre outros, o aporte teórico para compreender os elementos contextuais ligados à esfera socioeconômica; em Paro (2012), Behring (2001) e Oliveira (2002), o embasamento necessário para elucidar concepções teóricas acerca da gestão escolar em tempos de crise do capital. A trajetória metodológica para empreender tal estudo se constituiu de pesquisa qualitativa, de tipo bibliográfico, e a investigação assumiu, também, um caráter empírico por meio de estudo de caso, com o uso de técnicas como a observação e aplicação de entrevista com a equipe gestora de uma instituição escolar situada em Fortaleza. A partir da análise dos dados e do referencial teórico, foi possível identificar como, ao longo dos anos, a lógica da gestão escolar buscou estabelecer uma sintonia fina com a lógica empresarial e, no seu desenvolvimento, avançar para expedientes cada vez mais comprometidos com os interesses do mercado e das empresas, tornando as conveniências do capital, de fato, necessidades das instituições de ensino, ocasionando o evidente distanciamento de um modelo educacional crítico, emancipatório e transformador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

OLIVEIRA, Ivan de. "Avaliação das práticas de participação da Gestão Colegiada nas Escolas Públicas Estaduais do Ceará." www.teses.ufc.br, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3099.

Full text
Abstract:
OLIVEIRA, Ivan de. Avaliação das práticas de participação da gestão colegiada nas escolas públicas estaduais do Ceará. 2006. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2006.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2012-07-06T17:48:33Z No. of bitstreams: 1 2006_Tese_IOliveira.pdf: 3352183 bytes, checksum: dc2f911820a3fcb020b50429ec56bc03 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-09T14:35:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Tese_IOliveira.pdf: 3352183 bytes, checksum: dc2f911820a3fcb020b50429ec56bc03 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-09T14:35:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Tese_IOliveira.pdf: 3352183 bytes, checksum: dc2f911820a3fcb020b50429ec56bc03 (MD5) Previous issue date: 2006
The basic question directing this research was: How do the public schools at primary and secondary levels in the State of Ceará that have the Development School Plan (DSP) respond to a constitutional demand that the principal of Democratic Management be applied in all public schools. The inclusion of democratic management in the Federal Constitution of 1988 was something rather new as no other federal document had included it. The study tried to verify the existence of effective collegiate participation in school management in the public state schools of Ceará. It also tried to discover what level of relationship existed between these same schools and other departments in the State Secretariat of Education (SEDUC) and the regional centers for educational development (CREDE). The research was carried out through non structural interviews with representative members of school councils in 82 of the state schools. Personal observation of the manner in which these councils met and functioned was also carried out. The interpretation and explanation of what was discovered was based strictly on the principles of hermeneutic phenomenology. Seven distinct categories were presented as concrete expressions of democratic school participation: the notion of participation, the participation of different segments of the school and local communities, the decisions made at council meetings, the number of meetings held, the difficulties involved in participation for various segments of school management, the organizations present in the school management, and the relationship between the school, CREDE an SEDUC. We concluded that contrary to what was idealized the working together of members of school management and local communities, the mechanism used the system simply did not work.
Ponto fundamental norteou este trabalho: como as escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública do Estado do Ceará e que tenham PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola, respondem ao imperativo constitucional que estabelece o princípio da gestão democrática do ensino público. A inclusão da gestão democrática do ensino público na Constituição Federal de 1988 foi uma inovação, já que nenhuma outra carta anterior o fez. Mesmo a legislação infraconstitucional de procedência federal não consignou o tema como um princípio a ser adotado. Este estudo se circunscreverá a verificação de existência de participação efetiva do colegiado escolar na gestão das escolas públicas estaduais, e saber qual o nível de relacionamento dessas escolas com outros órgãos do sistema (Secretaria de Educação do Estado – SEDUC e os centros regionais de desenvolvimento da educação - CREDES) A pesquisa baseou-se em dois tipos de levantamentos de dados. No primeiro, entrevistas de caráter não estruturado com os membros representativos de conselhos escolares de oitenta e duas escolas. No segundo levantamento, foram feitas observações do funcionamento das reuniões desses colegiados. As interpretações e explicações dos achados foram feitas com base nos princípios estritos da hermenêutica fenomenológica. Sete categorias distintas, mas intimamente relacionadas, foram enunciadas como expressões concretas da gestão democrática – a idéia de participação, a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local na gestão da escola, o referendado nas reuniões dos conselhos, o número de reuniões realizadas pelo colegiados, as dificuldades na participação dos vários segmentos na gestão da escola, os organismos escolares presentes na gestão da escola e a relação da escola com o CREDE e a SEDUC. Foi possível constatar que, ao contrário do que se idealiza sobre a convivência entre membros da comunidade escolar e local, os mecanismos adotados pelos sistemas não lograram bom termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Damasceno, Cosma dos Santos. "Contribuições e desafios da escola do campo Francisco Araújo de Barros para construção do projeto de agricultura camponesa do MST - Ceará." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159884.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2016-03-15T04:04:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 337867.pdf: 1335137 bytes, checksum: c4d028059bdd744479591d22fe6ab56b (MD5) Previous issue date: 2015
O presente estudo tem como tema de pesquisa as contribuições da escola do campo para a agricultura camponesa. A pesquisa empírica aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio do Campo Francisco Araújo Barros, assentamento Lagoa do Mineiro, município de Itarema Estado do Ceará. O objetivo geral é analisar as contribuições e desafios da escola do campo Francisco Araújo Barros para construção do projeto da agricultura camponesa do MST do Ceará. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, iniciando com a pesquisa bibliográfica e levantamento do estado da arte relacionado ao tema. Na pesquisa de campo houve aplicação de entrevistas individuais, observação participante, momento de ?roda de conversa?, bem como registros em caderno de campo e pesquisa documental. O vínculo e a relação entre educação, agricultura camponesa e agroecologia é o eixo central deste estudo, no intuito de fortalecer as formas de organização dos trabalhadores/as. Como parte do estudo efetuou-se, também, a análise do Projeto Político Pedagógico da referida escola e, a partir daí, analisou-se a experiência do campo experimental da agricultura camponesa, o trabalho e a organicidade desenvolvidos na Escola. Durante a pesquisa foi possível visualizar a importância da educação para o fortalecimento do campesinato, compreendida como uma ferramenta fundamental que transcende a sala de aula. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa permitiram constatar que a escola do campo, Francisco Araújo Barros constitui-se num instrumento afirmador do processo de formação da juventude na perspectiva da continuidade, engajamento e comprometimento da escola com o campo, compreendendo o sentido da educação integral para a vida. Desta forma, afirmando a Escola como uma estrutura de grande relevância social para o fortalecimento dos povos do campo, com perspectiva de vida digna a partir da sua inserção e reconhecimento enquanto classe e como sujeitos protagonistas de um projeto de sociedade "para além do capital".

Abstract : The subject of this study is the research of the farmer field school contributions to peasant agriculture. The empirical research took place at the State High School of the Francisco Araujo Barros Field, Lagoa do Mineiro settlement, municipality of Itarema, Ceará state. The overall objective is to analyze the contributions and challenges of the farmer field school Francisco Araujo Barros for the development of the MST peasant agriculture project in the state of Ceará. Qualitative methodology was used, starting with the bibliographic research and survey of the state of the art related to the theme. On the field research individual interviews were conducted, participant observation, moments for "conversation circle" as well as notes in field notebooks and documentary research. The bond and the correlation between Education, peasant agriculture and agroecology is the backbone of this study, in order to strengthen organization procedures of the workers. As part of the study, an analysis of the Pedagogical Political Project of the school was also conducted and, from there, we analyzed the experience of the experimental field of peasant agriculture, labor and organicity developed at the school. During the research it was possible to visualize the importance of Education to strengthen the peasantry, understood as a fundamental tool that transcends the classroom. The methodological tools used in the research allowed us to verify that the farmer field school hereby studied, is an affirming instrument of the youth formation process from the perspective of continuity, engagement and commitment of the school with the field, comprising the meaning of comprehensive Education for life, thus affirming the school as a structure of great social relevance for the strengthening of the countryside people, with the prospect of decent living from their inclusion and recognition as a class and as protagonists of a social project "beyond capital".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BARBOSA, Jaiane Ramos. "Práticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Ceará." www.teses.ufc.br, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15115.

Full text
Abstract:
BARBOSA, Jaiane Ramos. Práticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Ceará. 2013. 136f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-02-01T14:32:09Z No. of bitstreams: 1 2013_dis_jrbarbosa.pdf: 3815039 bytes, checksum: de1eff12f686168630e9d34ec6ba34d3 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-02-03T13:03:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_dis_jrbarbosa.pdf: 3815039 bytes, checksum: de1eff12f686168630e9d34ec6ba34d3 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-03T13:03:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_dis_jrbarbosa.pdf: 3815039 bytes, checksum: de1eff12f686168630e9d34ec6ba34d3 (MD5) Previous issue date: 2013
The research investigated how a collaborative project, developed in a UCA school contributed to the development of collaborative practices in the classroom. This research case study and qualitative research was reld in a Elementary School, located in the district of Parada in the City of São Gonçalo do Amarante, Ceará State. That school was one of nine schools awarded the UCA project in the state of Ceará and one of two schools in the same state, located in a beach region. The research Essay lasted approximately three months (with the students) and was conducted in 14 meetings and a class field destined to a visitation with the students and teachers to X Bienal Internacional do Livro. Participated in the research a group of 25 8th graders. During the development of the research, we used as main instruments of data collecting, the educational laptop connected to the internet, Google free tools and the On-line System for Creating Projects and Communities – SOCRATES. The techniques and materials were 1) daily Field; 2) Check list, 3) semi-structured interview; 4) Recording audio, video and image capture, collected by the researcher. The results were analyzed according to established macro category, accompanied for their categories and subcategories. We note that, from collaborative situations proposals during meetings in the presence of students and virtual environment, the students used laptops and digital materials built through interaction and collaboration between project participants.
A pesquisa investigou como um projeto colaborativo, desenvolvido em uma escola UCA contribuiu no desenvolvimento de práticas colaborativas em sala de aula. A presente pesquisa de estudo de caso e caráter qualitativo foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental, localizada no distrito de Parada, no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará. A referida escola foi uma das nove escolas contempladas com o projeto UCA no estado do Ceará e uma das duas escolas, do mesmo estado, localizada no território praieiro. A pesquisa dissertativa teve duração de aproximadamente três meses (com os alunos) nos quais foram realizados 14 encontros presenciais e uma aula de campo destinada à visitação dos alunos e professores a X Bienal Internacional do Livro. Participou da pesquisa uma turma do 8º ano do ensino fundamental, com 25 alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados, como instrumentos principais do nosso trabalho, o laptop educacional conectado à internet, ferramentas livres do Google Drive e o Sistema On-line para Criação de Projetos e Comunidades-Sócrates. As técnicas e materiais de coleta de dados foram o 1) Diário de Campo; 2) Check list; 3) Entrevista Semiestruturada; 4) Gravação de Vídeo, Áudio e Captura de Imagens, coletadas pela própria pesquisadora. Os resultados foram analisados de acordo com as macrocategorias estabelecidas, acompanhados de suas categorias e subcategorias. Constatamos que, a partir das situações colaborativas propostas durante os encontros presencias e no ambiente virtual, os alunos usaram os laptops e construíram materiais digitais por meio da interação e colaboração entre os participantes do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Matheus Teodoro Ramsey. "Formação inicial de magistrados : repensando o modelo da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC)." Universidade de Fortaleza, 2018. http://dspace.unifor.br/handle/tede/104956.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-30T00:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2018-02-28
The present study aimed to value the adaptation of the course of initial formation of magistrates offered by the College of the Magistracy of the State of the Ceará (Esmec). It is the question of inquiry of qualitative and quantitative nature, which data were collected from questionnaires applied with participants of V Course of Initial Formation of the Esmec, through focal group carried out with magistrates of the Court of Justice of the State of the Ceará originating from the contests of 1997, 2005 and 2013, as well as interviews applied with professionals who integrated the management of the Esmec. In the qualitative inquiry, it made use of specialized literature for the understanding of the relevance, as well as of the competences you board in the course of initial formation. The qualitative inquiry allowed the preparation of a model of regulation of the course of initial formation of the Esmec, when there are giving emphasis in more several competences demanded for the performance of the function judicante, as well as in the suggestions given by the judges themselves. Happened what the model of course of initial formation adopted by Esmec prioriza, still, the referent technical questions to the dogmatic one and legal doctrine applies to the exercise of the magistracy, boarding in the secondary form non-legal matters and the development of competence and skills. There was noticed the necessity of a multidisciplinal approach, less centered in the reproduction of formal contents and with bigger emphasis in the strengthening of the competences, in the humanization and in the increase in value of shared and continuous processes of apprenticeship.
O presente estudo objetivou avaliar a adequação do curso de formação inicial de magistrados ofertado pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados a partir de questionários aplicados com participantes do V Curso de Formação Inicial da Esmec, por meio de grupo focal realizado com magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará oriundos dos concursos de 1997, 2005 e 2013, bem como entrevistas aplicadas com profissionais que integraram a gestão da Esmec. Na pesquisa qualitativa, utilizou-se de literatura especializada para a compreensão da relevância, bem como das competências abordadas no curso de formação inicial. A pesquisa qualitativa permitiu a elaboração de um modelo de regulamento do curso de formação inicial da Esmec, dando ênfase às mais diversas competências exigidas para o desempenho da função judicante, bem como às sugestões dadas pelos próprios juízes. Verificou-se que o modelo de curso de formação inicial adotado pela Esmec prioriza, ainda, as questões técnicas atinentes à dogmática e doutrina jurídica aplica ao exercício da magistratura, abordando de forma secundária matérias não-jurídicas e o desenvolvimento de competência e habilidades. Notou-se a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, menos centrada na reprodução de conteúdo formais e com maior ênfase no fortalecimento das competências, na humanização e na valorização de processos compartilhados e contínuos de aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mariano, Francisca Zilânia. "Ensaios sobre o ensino profissionalizante no Ceará." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23008.

Full text
Abstract:
MARIANO, Francisca Zilânia. Ensaios sobre o ensino profissionalizante no Ceará / Francisca Zilânia Mariano. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2014. 136f.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2017-06-02T20:06:44Z No. of bitstreams: 1 2016_tese_fzmariano.pdf: 1945158 bytes, checksum: 4461ccf8889d4f286346be1c25ee87b3 (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2017-06-02T20:07:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_tese_fzmariano.pdf: 1945158 bytes, checksum: 4461ccf8889d4f286346be1c25ee87b3 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-02T20:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_tese_fzmariano.pdf: 1945158 bytes, checksum: 4461ccf8889d4f286346be1c25ee87b3 (MD5) Previous issue date: 2016
This thesis comprises three articles. The first, titled "Evaluation of Vocational Education with Longitudinal Data", aims to broaden the debate in the literature of the Economy of Education on public education, by assessing the performance of the students of State Schools of Vocational Education (EEEP) of Ceará in the five areas of the ENEM examination of 2014. Some contributions may be considered: methodological procedures for obtaining and using longitudinal data; Application of the CEM algorithm and conduction of the evaluation through the Lasso and post-Lasso methods in the process of variable selection for estimation of the propensity score matching (PSM) model. It is concluded that the average treatment effect is positive and significant in each area of the exam and in the general average of the ENEM, particularly in Writing, whose effect is 39.9% higher in the grade of an EEEP student. By isolating the school net effect, EEEP demonstrate to possess more effective guidelines in potentializing cognitive knowledge abilities relative to regular schools, under the hypothesis that the variables not considered in the analysis are equivalent between the two types of school. These results contribute to supporting future decisions of educational policy makers. The second article, "Unconditional Quantile Decomposition of Performance Differences between Vocational and Private Education," embodies new evidences on performance differentials between students of public vocational and private schools in the distribution of grades in the ENEM examination. In addition to proposing a new construction for the group of public schools, the empirical application is distinguished by the use of the Unconditional Quantile Regression method based on the recentered influence function (RIF) with a reweighting procedure, besides allowing the application of the Oaxaca–Blinder decomposition. Positive and significant differences are found in all areas of the exam in favor of private schools’ students, especially in Writing, whose differentials are the highest throughout the distribution, ranging from 12% to 16%. By decomposing the effects, it is found that the unobservable ones are positive and significant in all the quantiles of the distribution and in all areas of the ENEM, besides explaining most of the differentials of the grades, especially in mathematics, whose effect grows with the quantile of the distribution (glassceiling). Since the characteristic effect turns out to be negative only in the bottom of the grade distribution, it is concluded that private schools’ students present better characteristics that contribute to explain their higher grades in the exam. The third article, "Vocational Education and Labor Market Insertion", contributes to the scarce debate in the Brazilian literature about the connection between vocational vis a vis regular education and the labor market. In this sense, new evidences are drawn about the youngsters’ choice for specific specializations available in the EEEP and their positions in the labor market. Based upon a sample with longitudinal information created by the junction of three databases – School Census/2011/2012 and The Annual Relation of Social Information (RAIS/2013) – the methodology that combines the entropy method with PSM procedure is applied for the binary treatment variable, and the PSM with multiple treatments for the categorical treatment variable. In order to allow for statistical treatment, due to the excessive amount of 596 occupations listed in the Brazilian Classification of Occupations (CBO, 2002), the Jannuzzi procedure (2001, 2003) is applied to regroup them in only five socioeconomic occupational categories. It is concluded that the effect of vocational training is not significant on the earnings of high school students specialized in occupational category of Health. On the other hand, the effects are positive and significant in Management occupational category, with a differential of more than 100% compared to the group of regular schools, while the effects in the category of Information are significant and negative. It is also verified that the effects on earnings were positive and significant only for students who took courses in Health and Management, with differentials of 12% and 8%, respectively, over the others. It is also worth noting the higher proportion of students present in the two occupations that require more qualified training relative to the other three.
A presente tese é composta por três artigos. O primeiro, que tem como título “Avaliação do Ensino Profissionalizante com Dados Longitudinais”, visa ampliar o debate na literatura da Economia da Educação sobre o ensino público, avaliando o desempenho dos alunos de Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) nos exames do ENEM. Algumas contribuições podem ser consideradas: utilização de dados longitudinais; aplicação do algoritmo CEM e condução da avaliação através dos métodos Lasso e pós-Lasso no processo de seleção de variáveis para estimação do modelo de escore de propensão. Conclui-se que o efeito médio do tratamento se mostrou positivo e significante em todas as áreas de conhecimento e na média geral do ENEM, destaque para Redação, cujo efeito foi de 39,9% a mais na nota para um aluno da EEEP. Ao se isolar o efeito líquido da escola, as EEEP demonstram possuir diretrizes mais eficazes em potencializar habilidades do conhecimento cognitivo relativo ao ensino regular, resultado que contribui para subsidiar futuras decisões aos formuladores de políticas educacionais. O segundo, denominado “Decomposição Quantílica Incondicional dos Diferenciais de Desempenho entre Ensino Profissionalizante e Privado”, busca contribuir com a literatura ao trazer novas evidências sobre os diferenciais de desempenho entre o ensino público e privado, analisando as diferenças nas distribuições de notas no ENEM 2014, para as cinco áreas de conhecimento e na média geral, entre alunos das escolas de ensino profissionalizante e alunos das escolas privadas. Além de propor uma nova construção para o grupo das escolas públicas, este trabalho buscou inovar ao utilizar o método de Regressão Quantílica Incondicional (RQI) proposto por Firpo et al (2007), o qual emprega regressões com base na função de influência recentrada (FIR) combinadas com um procedimento de reponderação inspirado em DiNardo et al (1996) e permite aplicar o método de decomposição de Oaxaca-Blinder. Dos resultados, observou-se diferenciais positivos e significativos, em todas as áreas, a favor dos alunos das escolas particulares em relação aos alunos do ensino profissional, principalmente em Redação, cujos diferenciais foram os mais elevados ao longo de toda distribuição, oscilando entre 12% e 16%, aproximadamente. Ao aplicar o método da decomposição, verificou-se que, os efeitos não observáveis são todos positivos e significativos em todos os quantis da distribuição e em todas as áreas do ENEM e são responsáveis por explicar a maior parte do diferencial das notas, com destaque para matemática, cujo efeito é crescente ao longo da curva. O efeito característico apresentou-se negativo apenas em alguns quantis da parte inferior da distribuição das notas, agindo assim, como redutor dos diferenciais de desempenho. Porém, na maioria dos casos, esse efeito foi positivo e significante, atuando de forma a contribuir com o diferencial de notas, ou seja, os alunos das escolas privadas apresentam melhores características que contribuem para um bom desempenho, principalmente nos quantis mais elevados da distribuição. O terceiro artigo, cujo título é “Ensino Profissionalizante e Inserção no Mercado de Trabalho”, procura ampliar o debate existente na literatura da Educação sobre o ensino profissionalizante, com ênfase nos efeitos gerados no mercado de trabalho. Para tanto, busca-se trazer novas evidências sobre o papel das escolas profissionalizantes e da escolha dos cursos sobre os rendimentos e os tipos de ocupações dos jovens. A partir de uma amostra com informações longitudinais criadas pela junção das seguintes bases de dados: Censo escolar 2011 e 2012, e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2013, aplicou-se os procedimentos de Watson e Elliot (2016), os quais combinam o método da entropia, desenvolvido por Hainmueller (2012), com o pareamento por escore de propensão – PEP, para a variável de tratamento binária, e a metodologia do pareamento por escore de propensão com múltiplos tratamentos, a qual é abordada por Rosenbaum e Rubin (1983a), Imbens (2000), Lechener (2001), para a variável de tratamento categórica. Dos resultados, observou-se que o efeito do ensino profissionalizante não foi significativo sobre a remuneração e sobre a categoria socioeconômica 1 dos alunos concludentes do ensino médio, porém, na ocupação do tipo 2, o efeito foi positivo e significativo, com diferencial de mais de 100% comparado ao grupo das escolas regulares e a partir da ocupação nível 3, os efeitos foram significativos e negativos. Considerando os tipos de cursos, verificou-se que os efeitos sobre as remunerações se mostraram positivas e significativas somente para os cursos nas áreas de saúde e gestão, cujo efeito foi 12% e 8%, respectivamente, indicando que os alunos que fizeram estes cursos durando o ensino médio apresentam rendimentos superiores no mercado de trabalho aos demais alunos. Sobre os níveis de ocupações, destacaram-se as áreas de saúde, gestão e informação, os quais possuem maiores proporções de alunos presentes nas ocupações que exigem mais escolaridade e proporcionam maiores retornos financeiros, 1 e 2, enquanto que apresentam menores proporções nas categorias 3, 4 e 5.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

PRATA, Gleissiane Coeli Freitas Batista. "Escola como espaço de formação docente: um estudo de caso no Ceará, numa escola dita de aplicação." http://www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3324.

Full text
Abstract:
PRATA, Gleissiane Coeli Freitas Batista. Escola como espaço de formação docente: um estudo de caso no Ceará, numa escola dita de aplicação. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by Raul Oliveira (raulcmo@hotmail.com) on 2012-07-04T16:47:30Z No. of bitstreams: 1 2009_Dis_GCFBPrata.pdf: 709703 bytes, checksum: 40a81529d2e0185a795a7594242f8932 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-18T16:53:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_Dis_GCFBPrata.pdf: 709703 bytes, checksum: 40a81529d2e0185a795a7594242f8932 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-18T16:53:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_Dis_GCFBPrata.pdf: 709703 bytes, checksum: 40a81529d2e0185a795a7594242f8932 (MD5) Previous issue date: 2009
This research was purposed to investigate about the teaching practice at undergraduate courses of Universidade Estadual do Ceará – UECE, and how the application schools can influence the process of building reflective practice. The study aimed to: a) observe whether exists an incorporation of theories of reflective practice by teachers during the practice, b) investigate whether these theories have been acquired in their studies in the initial training, and obstacles that perhaps have not allowed the incorporation of reflective practice by the teachers, and c) examine whether the school while area of training provides teaching training reflective, thereby consolidating, practical training in their context. Case study with a qualitative approach was used. There are a lot of possibilities offered by this approach, among which, it highlights the enlargement of vision due to the experiences, the relationship with the researched context. Within this methodology, data collection from interview, observation and field diary were utilized. A brief historical reading about teaching training in Brazil was approached. In the next step, we discussed about conceptual contributions of Dewey, about Schön reflective teacher theory, and some comments about this theory that might be arisen. In addition, it was approached some questions about the school as formative area according on Alarcão and Canário. The obtained results indicated that: 1) the school while training area helps the initial teaching training, 2) teachers do not classify their practice as reflective, though incorporate this theory to their practice, and 3) It exists a Freirian culture in the school. Finally, we hope that this research can awaken new studies in the area, pointing out new ways and thus contribute significantly to education in Brazil.
A pesquisa se propôs a investigar a prática docente dos alunos de graduação dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e como a escola de aplicação pode influenciar no processo de construção da prática reflexiva. O estudo teve como objetivo geral: Analisar se a escola como espaço de formação propicia a formação docente reflexiva dos alunos-professores, dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará – UECE, consolidando assim, práticas formativas em seu contexto; objetivos específicos: a) observar se durante a prática em sala de aula há um processo de incorporação pelos alunos-professores de teorias, como a do professor reflexivo; b) investigar se essas teorias foram adquiridas em seus estudos na formação inicial, c) quais obstáculos porventura, impossibilitaram a incorporação de práticas reflexivas na prática desses alunos-professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, e dentro dessa abordagem, a estratégia de pesquisa do estudo de caso. Foram empregados como instrumentos as entrevistas, a observação e o diário de campo para a coleta de dados. Abordamos uma breve leitura histórica sobre a formação de professores no Brasil. Logo após, discutimos sobre as contribuições conceituais de Dewey, a teoria do professor reflexivo de Schön e algumas críticas que surgiram a essa teoria. Adicionalmente, abordamos questões sobre a escola como espaço formativo de acordo com Alarcão e Canário. Os resultados apontam que: a escola enquanto espaço formativo auxiliando a formação docente inicial; os professores não classificam as suas práticas como reflexiva, embora incorporem essa teoria a sua prática; existe uma cultura Freiriana na escola. Enfim, esperamos que essa pesquisa possa suscitar novos estudos na área, apontar novos caminhos e dessa forma contribuir significativamente com a educação no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Escola -Ceará"

1

Aquino, Dolores. Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará: Resgate histórico : criação e evolução. Fortaleza, Ceará: [s.n.], 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tinta, papel e palmatória: A escola no Ceará do século XIX. Fortaleza: Museu do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cavalcante, Maria Juraci Maia, 1956-, ed. O curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará: 1922-1923 : as normalistas e a pedagogia da escola nova. Campinas, SP: Alínea Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Melo Lima, Francisco de Assis, and Italo Gurgel. Escola de Agronomia da UFC: 100 anos de atuação transformadora. Imprensa Universitária, 2021. http://dx.doi.org/10.51996/9786588492604.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

COSTA, F. J. F., Karla R. C. PEREIRA, and ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA. ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO NO CEARÁ: dialética da formação de professores. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655578901.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

AGUIAR, Débora Soraya Soares, and Camila Nascimento ALVES. INTEGRAÇÃO GEOLÓGICA EM AMBIENTE SIG DE MULTIDADOS DA REGIÃO SW (SUDOESTE) DA FOLHA SA. 24-Y-C-VI (FRECHEIRINHA) NA ESCALA 1: 50.000, NW DO CEARÁ. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890386.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Antologia da pandemia: vivências e percepções de acadêmicos de medicina sobre a COVID-19. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.apv252.1121-0.

Full text
Abstract:
Começo este prefácio praticamente com um desabafo: como docente de um curso médico, jamais imaginei que poderia ministrar aulas sobre uma pandemia “em tempo real”, presenciando seus acontecimentos e vivenciando as experiências de quem se encontra em um momento histórico da humanidade. Os vírus são os responsáveis pelo maior número de doenças infecciosas em todo o mundo, podendo ser transmitidos através de diversas formas. No final do ano de 2019, a China se deparou com uma nova infecção viral que não tardou em se espalhar pelo mundo, assumindo caráter pandêmico, oficialmente decretado pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020. O novo vírus, hoje denominado de SARS-CoV-2, é causador de uma infecção que pode ser fatal – a COVID-19. A pandemia de COVID-19 impôs ao mundo novos hábitos, na tentativa de controlar da transmissão viral e diminuir o número de casos da doença. Uma dessas grandes mudanças ocorreu na educação, quando escolas e universidades precisaram se adequar ao sistema de ensino remoto. No contexto pandêmico, foi ofertada a disciplina de Virologia Médica aos alunos do terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Dentre os inúmeros vírus previstos no programa da disciplina, estava a família Coronaviridae, contemplando o vírus recém descoberto. Diferente dos demais vírus a serem estudados, não havia livro suficientemente atualizado para falar sobre o SARS-CoV-2. É... Estávamos de fato dentro da história, uma história que somente aparecerá em livros daqui a algum tempo. A aula sobre a família Coronaviridae1 transformou-se, então, em um grande diálogo e discussão sobre a atual situação sanitária mundial. E, neste contexto, surgiu também outra dúvida: como eu iria avaliar os alunos sobre o referido assunto se a própria ciência ainda está em busca de muitas respostas? Foi então que surgiu a ideia de “avaliar” os alunos através de suas percepções e vivências sobre a pandemia construindo relatos pessoais. À princípio, a atividade seria avaliativa; mas após nova solução a respeito de como realizar a avaliação dos alunos, a participação tornou-se voluntária, com adesão de 29 dos 41 alunos matriculados. Assim, esta antologia apresenta 30 1 Agradeço a colaboração da Professora Doutora Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio, da Universidade Federal do Ceará na referida aula. textos2 escritos voluntariamente pelos alunos que cursaram o terceiro semestre do curso médico na UECE no período letivo de 2020.1. Agradeço a cada aluno que compreendeu a importância de registrar sua percepção como futuro médico e dedicar-se a refletir sobre este momento sanitário histórico para o mundo. A docência pode ultrapassar o limite da sala de aula, quer física ou virtual, e proporcionar experiências que contribuam para a formação pessoal, além da profissional, dos acadêmicos. Assim, este não se trata de um livro técnico. Trata-se de um documento que contém vivências reais e pessoais de acadêmicos que foram pacientes, parentes de pacientes ou observadores e que um dia estarão integrando a chamada “linha de frente” de combate a doenças como a COVID-19. Aproveitem a leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Antologia da pandemia: vivências e percepções de acadêmicos de medicina sobre a COVID-19. 2nd ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.avp337.2121-0.

Full text
Abstract:
Neste Volume 2 da obra “Antologia da pandemia: vivências e percepções de acadêmicos de medicina sobre a COVID-19”, começo este prefácio, novamente, com um desabafo: como docente de um curso médico, jamais imaginei que poderia ministrar aulas sobre uma pandemia “em tempo real”, presenciando seus acontecimentos e vivenciando as experiências de quem se encontra em um momento histórico da humanidade. Os vírus são os responsáveis pelo maior número de doenças infecciosas mundialmente, podendo ser transmitidos através de diversas formas. No final do ano de 2019, a China se deparou com uma nova infecção viral que não tardou em se espalhar pelo mundo, assumindo caráter pandêmico, oficialmente decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. O novo vírus, hoje denominado de SARS-CoV-2, é causador de uma infecção que pode ser fatal – a COVID-19. A pandemia de COVID-19 impôs ao mundo novos hábitos, na tentativa de controlar da transmissão viral e diminuir o número de casos da doença. Uma dessas grandes mudanças ocorreu na educação, quando escolas e universidades precisaram se adequar ao sistema de ensino remoto. No contexto pandêmico, foi ofertada a disciplina de Virologia Médica aos alunos do terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. Dentre os inúmeros vírus previstos no programa da disciplina, estava a família Coronaviridae, contemplando o vírus recém-descoberto. Diferente dos demais patógenos a serem estudados, não havia livro suficientemente atualizado para falar sobre o SARS-CoV-2. É... Estávamos de fato dentro da história, uma história que somente aparecerá em livros daqui a algum tempo. A aula sobre a família Coronaviridae transformou-se, então, em um grande diálogo e discussão sobre a atual situação sanitária mundial. Na ocasião, surgiu a ideia de oportunizar aos alunos documentarem suas percepções e vivências sobre a pandemia construindo relatos pessoais. A partir do projeto realizado na disciplina, surgiu o primeiro “Antologia da pandemia: vivências e percepções de acadêmicos de medicina sobre a COVID-19”, lançado, de modo on line, no dia 11 de março de 2021, em alusão a 01 ano da declaração da pandemia pela OMS. A obra encontra-se disponível no site desta editora e conta com 30 textos escritos voluntariamente pelos alunos que cursaram o terceiro semestre do curso médico na UECE no período letivo de 2020.1. Após esta experiência, vários alunos de distintos semestres do curso demonstraram interesse em também relatar suas experiências no contexto pandêmico. Então, com a ajuda da aluna Sandriele Santos Barbosa, mobilizamos os interessados e obtivemos a participação de mais 26 alunos, os quais são autores das produções apresentadas neste Volume 2. Mais uma vez, agradeço a cada aluno que compreendeu a importância de registrar sua percepção como futuro médico e dedicar-se a refletir sobre este momento sanitário histórico para o mundo. A docência pode ultrapassar o limite da sala de aula, quer física ou virtual, e proporcionar experiências que contribuam para a formação pessoal, além da profissional, dos acadêmicos. Assim, este não se trata de um livro técnico. Trata-se de um documento que contém vivências reais e pessoais de pacientes, parentes de pacientes ou observadores que um dia estarão integrando a chamada “linha de frente” de combate a doenças como a COVID-19. Aproveitem a leitura para boas reflexões!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Escola -Ceará"

1

PEREIRA SALES, EVA, and NARA LÍDIA MENDES ALENCAR. "INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO SEMIÁRIDO SOBRE O TEMA SUSTENTABILIDADE E O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.321.

Full text
Abstract:
A ABORDAGEM DE TEMAS COMO SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA, AINDA CORRESPONDEM A ESTRATÉGIAS POUCO REALIZADAS NAS ESCOLAS. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR ESSAS TEMÁTICAS DE FORMA SIGNIFICATIVA NAS ESCOLAS RURAIS, FAZ-SE NECESSÁRIO ESTUDO DE CUNHO EDUCACIONAL NO SENTIDO DE FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E COM HÁBITOS SUSTENTÁVEIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL DO CEARÁ, SOBRE A ABORDAGEM DOS TEMAS SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE MODO A RELACIONAR OS ESTUDOS TEÓRICOS COM A REALIDADE LOCAL. ESSE ESTUDO TEVE UMA ANÁLISE DESCRITIVA QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O TEMA SUSTENTABILIDADE É ABORDADO NAS AULAS, PRINCIPALMENTE EM GEOGRAFIA E BIOLOGIA. PERCEBEU-SE, INTERESSE DOS JOVENS EM ESTUDAR OS TEMAS CITADOS, DEVIDO SUA IMPORTÂNCIA PARA O AMBIENTE. PODE-SE CONCLUIR QUE A ESCOLA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NO PREENCHIMENTO DA LACUNA DEIXADA PELO ENSINO TRADICIONAL, RELACIONANDO TEORIA/PRÁTICAS VIVENCIADAS PELOS ALUNOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SOUZA DA CUNHA, PATRÍCIA, MARIA ELVIRA SILVA DE SOUSA, and NIVALDO AURELIANO LÉO NETO. "PRODUZINDO CARTILHAS SOBRE HELMINTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE QUE CONSIDERE AS QUESTÕES LOCAIS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.467.

Full text
Abstract:
A TEMÁTICA SAÚDE É FREQUENTEMENTE ABORDADA NO AMBIENTE ESCOLAR DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO BÁSICO. PORTANTO, PERCEBE-SE SUA IMPORTÂNCIA POR SE TRABALHAR ASSUNTOS DE ASPECTOS SOCIAIS LIGADOS AO BEM-ESTAR COLETIVO. A FORMAÇÃO DOCENTE É ESSENCIAL NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, POIS ESTES PROFISSIONAIS EXERCEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE SABERES. ALÉM DE UNIR PESQUISA E ENSINO, O PROFESSOR ATUA NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. DESSE MODO, ESSE TRABALHO OBJETIVA FAZER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EXECUÇÃO DE UM PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (CAMPUS ITAPERI). AS AÇÕES FORAM REALIZADAS EM DUAS TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE. DISCUTINDO, A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE BIOLOGIA ASSOCIADO AOS TEMAS DA SAÚDE NA AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MELOS MARTINS, NATÁLIA, and NIVALDO AURELIANO LÉO NETO. "SETEMBRO AMARELO: ESCUTANDO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E TECENDO ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.516.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DA CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO” É A SENSIBILIZAÇÃO A RESPEITO DO SUICÍDIO E A PREVENÇÃO DO MESMO, ALÉM DO DEBATE SOBRE A DEPRESSÃO. COM BASE NESSA TEMÁTICA, FOI REALIZADA UMA ATIVIDADE EM QUATRO TURMAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO II, CONDUZIDO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (CAMPUS I-FORTALEZA). APESAR DA ESCOLA TER FEITO UMA MOBILIZAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA, HOUVE A NECESSIDADE DE DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO, UMA VEZ QUE OS ALUNOS NÃO TIVERAM UM LOCAL DE FALA PARA EXPOR OS SEUS SENTIMENTOS. A ATIVIDADE PODE SER CONSIDERADA ACESSÍVEL, POIS NÃO REQUER MATERIAIS DE ALTO CUSTO E PODE SER DESENVOLVIDA EM POUCO TEMPO. FOI RECONHECIDO, PELOS ESTUDANTES, A IMPORTÂNCIA DE TER MAIS VIVÊNCIAS QUE GEREM SENSIBILIDADE E CUIDADO, GERANDO NOVOS CONHECIMENTOS E ATITUDES NO DIA-A-DIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ALICE CORDEIRO DA SILVA, FRANCISCA, WEMENES JOSÉ LIMA SILVA, MARIA LETÍCIA SILVA DOS SANTOS, CARLOS ANTONIO SOMBRA JUNIOR, CAMILA TÂMIRES ALVES OLIVEIRA, and ROMUALDO LUNGUINHO LEITE. "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO CEARÁ SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST)." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.437.

Full text
Abstract:
A ADOLESC?NCIA ? UMA FASE DE IMPULSIVIDADES E COM O IN?CIO DA VIDA SEXUAL, OS ADOLESCENTES FICAM VULNER?VEIS ? INFEC??ES SEXUALMENTE TRANSMISS?VEIS (IST). PORTANTO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS INVESTIGAR O N?VEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO M?DIO SOBRE INFEC??ES SEXUALMENTE TRANSMISS?VEIS; IDENTIFICAR SE POSSUEM COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO E; ANALISAR SE A ESCOLA ? RELEVANTE PARA O CONHECIMENTO SOBRE INFEC??ES SEXUALMENTE TRANSMISS?VEIS. A PESQUISA ENVOLVEU 79 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE, SITUADA NO VALE DO JAGUARIBE NO ESTADO DO CEAR?, BRASIL. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 77% DOS ALUNOS ALEGARAM CONHECER IST, SENDO A S?NDROME DA IMUNODEFICI?NCIA ADQUIRIDA (AIDS) A INFEC??O MAIS CITADA. SOBRE A VIDA SEXUAL, 31,6% DOS ALUNOS ALEGARAM SEREM ATIVOS, DESTES, 56% N?O FAZEM USO DO PRESERVATIVO. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE OS ADOLESCENTES POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE IST, EMBORA INSUFICIENTES, POIS AINDA OPTAM POR N?O UTILIZAREM O PRESERVATIVO, APRESENTANDO ASSIM COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freitas, João Brayam Rodrigues de, Maria Margarida de Souza, and Marcos Antônio Martins Lima. "O PERFIL DO EDUCADOR CORPORATIVO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA NO CEARÁ." In Premissas da Iniciação Científica, 159–70. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.08419110217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Antonia de Abreu, Elenilce Gomes de Oliveira, Maria das Dores Viterbo Pereira, and Rhayane Hetley Santos de Sousa. "A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO CEARÁ: HISTÓRIA, MEMÓRIA E FOTOGRAFIA." In Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 6, 64–73. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9951904026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA DE OLIVEIRA, REBECA, and JEANNE BARROS LEAL DE PONTES MEDEIROS. "ALUNOS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: QUAIS AS SUAS DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE?" In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.077.

Full text
Abstract:
ESTE ARTIGO PROPÕE DISCORRER ACERCA DOS FATORES QUE DIFICULTAM A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS ORIUNDOS DE ESCOLA PÚBLICA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. O TRABALHO FOI ORIUNDO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, E SE DEU NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ COM OS ALUNOS DE DIFERENTES SEMESTRES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. POR HAVER UM GRANDE DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À UNIVERSIDADE, O TEXTO BUSCA ABORDAR A VIDA DOS ALUNOS QUE OBTIVERAM ÊXITO EM ENTRAR NA GRADUAÇÃO ANALISANDO COMO ELES ESTÃO ATUALMENTE E COMO SE SENTEM AO LIDAR COM AS DIFICULDADES QUE ENFRENTARAM OU QUE AINDA ENFRENTAM. A PARTIR DA METODOLOGIA DE HISTÓRIA DE VIDA, POR MEIO DE ENTREVISTAS, CONCLUIU-SE QUE MUITOS ALUNOS PASSAM SITUAÇÕES SEMELHANTES, REPETIDAS A CADA SEMESTRE, MAS QUE EXISTE UMA INVISIBILIDADE DESTES PROBLEMAS DENTRO DA INSTITUIÇÃO RESULTANDO NA FALTA DE APOIO PARA OS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carlos, Daniele de Araújo Oliveira, and Lisidna Almeida Cabra. "ALIMENTAÇÃO ESCOLAR OFERECIDA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO CEARÁ: AVALIAÇÃO DE MICRONUTRIENTES." In As Ciências da Vida Frente ao Contexto Contemporâneo, 17–22. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3021902044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

GEISSA SOARES DA SILVA, MARIA, EUGENIO PACELLI NUNES BRASIL DE MATOS, and JOSÉ LUIS FAUSTINO DE SOUSA. "USO DE MODELOS DIDÁTICOS TRIDIMENSIONAIS EM AULAS DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.545.

Full text
Abstract:
OS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO E APOIAM O PROFESSOR NO ATO DE LECIONAR. LOGO, ESTE TRABALHO MIRA AVALIAR O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE BIOLOGIA, ALÉM DE RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO COM 82 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARACURU, CEARÁ, ONDE REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS SEGUIDOS DE UM QUESTIONÁRIO MISTO PARA FINS DE AVALIAÇÃO. OBSERVOU-SE UM CONSENTIMENTO NA EFICÁCIA DOS MODELOS NA SALA DE AULA, ONDE 91% DOS ALUNOS PREFEREM AULAS COM A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR JUNTAMENTE COM OS MODELOS DIDÁTICOS E 79% DISSERAM QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS. NOTOU-SE NOS DISCENTES BENEFÍCIOS COMO PROTAGONISMO, CURIOSIDADE E ENTUSIASMO, BEM COMO, PARA O DOCENTE, UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA DEIXAR A AULA MAIS PRÁTICA, CRIATIVA E DINÂMICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

ALMEIDA DE PAULO, BRENA, ANDRÉA PEREIRA SILVEIRA, and CAMILA MARIA ARAÚJO DE AGUIAR. "COMBINAÇÃO DE AULA EXPOSITIVA-DIALOGADA E JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CITOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.152.

Full text
Abstract:
O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA AINDA É MARCADO PELA MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS, SEM QUE HAJA RELAÇÃO DESTES COM O COTIDIANO DO ALUNO. COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE, AS ATIVIDADES LÚDICAS SE CONFIGURAM COMO METODOLOGIAS ATRATIVAS E FACILITADORAS DO PROCESSO EDUCACIONAL. EM VISTA DISSO, DESENVOLVEMOS UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, QUE CONSISTIU EM CONHECER AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAPIPOCA-CEARÁ, ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, BEM COMO INVESTIGAMOS AS IMPRESSÕES DO JOGO “CONHECENDO A CÉLULA”, ELABORADO PARA ESTA ATIVIDADE. UTILIZAMOS QUESTIONÁRIOS CUJAS RESPOSTAS FORAM ANALISADOS PELO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. REGISTRAMOS QUE O JOGO DIDÁTICO EM CONJUNTO COM A AULA EXPOSITIVO-DIALOGADA FACILITOU A COMPREENSÃO DO ASSUNTO. CONCLUÍMOS QUE ESSAS ATIVIDADES AO ALIAR ENSINO E LUDICIDADE, DESENVOLVERAM NOS ALUNOS À MOTIVAÇÃO E O PRAZER EM APRENDER.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Escola -Ceará"

1

De Sousa, Roney, Rhyan De Brito, and Janaide De Sousa Ximenes. "Pré-Diagnóstico da Doença Fúngica Antracnose no Cultivo do Capsicum Annuum Através da Lógica Fuzzy." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11461.

Full text
Abstract:
A utilização de técnicas de Inteligência Computacional tem-se destacado na resolução dos mais diversos tipos de problemáticas. Com base nessa perspectiva realizou-se um estudo através da implementação de um sistema Fuzzy objetivando usá-lo como ferramenta de diagnóstico da doença antracnose em uma horta de pimentões. A metodologia baseou-se na coleta de amostras de plantas com características da doença antracnose usadas como variáveis de entradas no Fuzzy. Realizou-se 3 testes de diagnósticos com dados coletados, mostrando-se bastante promissores face ao esperado. O estudo mostrou a importância da utilização da lógica Fuzzy no auxílio da detecção de doenças como a antracnose que ataca hortaliças como os pimentões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Luís, Arilson Ferreira, Gabriel De Arruda, and Rhyan De Brito. "A Utilização da Lógica Fuzzy Como Ferramenta Auxiliar na Detecção de Doenças Fúngicas do Tomateiro Como a Septoriose." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11462.

Full text
Abstract:
Os sistemas fuzzy são apropriados para a manipulação de informações subjetivas, como no cenário desta pesquisa sobre a septoriose no tomateiro. Podendo ser utilizado por profissionais para detectar a doença antes que se manifeste em todo o plantio. Devido a grande diversidade de doenças no tomateiro, detectar qual delas afeta a planta se torna demasiadamente difícil, dessa forma o objetivo deste artigo é discutir o uso da lógica fuzzy para auxiliar na análise das plantas e assim poder detectar se a mesma é portador ou poderá desenvolver a septoriose. De acordo com os resultados apresentados o sistema fuzzy demonstrou-se bastante útil para o auxílio na detecção da doença ficando evidente sua importância como ferramenta para diagnóstico em plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araújo, José, Rhyan De Brito, and Janaide De Sousa Ximenes. "O Uso de Ambientes Computacionais Modelados em 3D Como Mecanismo Preparatório Para a OBA na Educação Básica." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11463.

Full text
Abstract:
A Astronomia exerce grande fascínio e curiosidade por ser uma ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes. Dessa forma realizou-se um estudo com alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio a fim de averiguar a eficácia de softwares como Stellarium, World Wide Telescope e Google Earth como recurso de apoio no preparatório para Olimpíadas Brasileira de Astronomia. Objetivando verificar a eficência como facilitadores de aprendizagem. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas e no estudo de caso com alunos do ensino médio. Os resultados mostraram-se satisfatório com relação a aprendizagem dos conteúdos abordados. O estudo mostrou a importância de simulações em 3D no processo de ensino-aprendizagem na Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Sousa, Roney, and Rhyan De Brito. "Sistema de Classificação do Capsicum Annuum Acometido Pela Doença Fúngica Antracnose Através do Random Forest." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11464.

Full text
Abstract:
O uso de técnicas computacionais de Inteligência Artificial tem ganhado espaço no auxílio de diversas problemáticas. Com base nisso foi realizado um estudo visando a utilização do classificador Random Forest, presente no pacote do software WEKA, como ferramenta de auxílio no pré-diagnóstico da doença fúngica antracnose em uma horta de pimentões. A metodologia foi composta a partir de um banco de dados, coletados na cidade de Tianguá-CE, na localidade conhecida como Sitio Córrego. Foram feitos 10 treinamentos com os dados normalizados e balanceados, utilizando a validação cruzada kfold. Os resultados foram analisados estatisticamente obtendo-se uma medida de acerto de 90,84%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Sousa, Roney, Janaide De Sousa Ximenes, and Rhyan De Brito. "Sistema Fuzzy Como Mecanismo Auxiliador na Predição da Doença Viral COVID-19." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11465.

Full text
Abstract:
A lógica fuzzy é adequados para a manipulação de informações subjetivas como as da doença viral COVID-19, considerada uma das mais temidas pela população por seu alto índice de contaminação. Este trabalho apresenta um sistema baseado em regras fuzzy para um pré-diagnóstico, objetivando auxiliar profissionais da saúde. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas e em simulações com pacientes fictícios, tendo como medida de avaliação os sintomas característicos da doença abordada. Os resultados mostraram-se promissores na medida que foram bem próximos dos observados por profissionais da saúde. O estudo mostrou a importância da utilização da lógica fuzzy no pré-diagnóstico de doenças virais como a COVID-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Sousa, Roney, Lucas Braz, Janaide De Sousa Ximenes, and Rhyan De Brito. "Utilizando a Rede Neural RBF Como Mecanismo Auxiliador no Diagnóstico da Doença da Murcha Fitóftora em Pimentões." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11466.

Full text
Abstract:
A utilização de técnicas de Inteligência Artificial tem-se destacado na resolução de diversos tipos de problemáticas. Com base nisso, foi realizado um estudo objetivando utilizar a rede neural Radial Basis Function (RBF) como ferramenta de apoio no pré-diagnóstico da doença murcha de fitóftora em uma horta de pimentões. A metodologia foi implementada utilizando-se de uma base de dados, com ênfase no treinamento e teste para classificação das amostras utilizadas. Foram feitos 10 treinamentos com os dados normalizados e balanceados, foi utilizada a validação cruzada (k-fold). Os resultados foram analisados estatisticamente obtendo-se uma taxa média de 93,3% de acertos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Maurício, Adonias De oliveira, and Luciano Martins Júnior. "Análise comparativa de três sistemas embarcados que auxiliam o controle da glicemia em diabéticos." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11467.

Full text
Abstract:
Geralmente, os pacientes diabéticos são aconselhados a verificar seu nível de glicose no sangue 5 a 7 vezes por dia. Vários ramos da computação e eletrônica têm contribuído com desenvolvimento de métodos e sistemas que auxiliam eficientemente à baixo custo o diagnóstico, monitoramento e controle da doença. Neste contexto, o presente trabalho analisa três protótipos embarcados que podem servir como referencial para construção de um sistema de menor custos, de baixo consumo de energia e boa precisão na medição determinando ideal para o uso diário a doença crônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Brito, Rhyan, Carlos Alexandre Fernandes, and Janaide De Sousa Ximenes. "Avaliação de RNAs Durante Treinamento Supervisionado Para Classificação de Adolescentes com Autismo." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11468.

Full text
Abstract:
Diversas técnicas de Inteligência Artificial tem sido amplamente utilizadas na solução de diversos problemas na área de saúde. Neste trabalho foi realizado um estudo através da implementação e análise das redes neurais ELM (Extreme Learning Machine) e MLP (Multilayer Perceptron), comparando as acurácias resultantes de treinamentos com dados de adolescentes com ou sem o TEA (Transtorno do Especto Autista). A metodologia foi baseada em um banco de dados público de 99 amostras e na técnica de validação cruzada k-fold com e sem normalização zscore. Com relação aos resultados a rede MLP sem zscore obteve a melhor média atingindo 89,70% de acertos, contudo a rede ELM sem zscore teve a pior media de acertos com 86,52%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Andressa, Rennan Teles, Bárbara Da Silva, David Da Silva, Monick Macena, Pedro Dias, and João N. Júnior. "SEnsES: Uma Ferramenta de Suporte a Personalização do Ensino de Engenharia de Software." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11469.

Full text
Abstract:
Com o passar dos anos, a personalização do ensino tem se mostrado uma forte tendência nos processos de ensino e aprendizagem. Na área de Engenharia de Software (ES), é cada vez mais comum encontrar abordagens de ensino centradas no aluno (e.g. projetos práticos, jogos e simuladores). Mediante esse cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta de software capaz de personalizar o ensino de ES. A ferramenta utiliza como base para o seu algoritmo o Team Role Self-Perception Inventory (TRSPI), método proposto na área de psicologia ocupacional. Como forma de avaliação, a ferramenta proposta foi analisada por docentes da área e obteve resultados positivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, José Matheus, Anna Luyza Pinto, Jesrel Gonçalves, Robson Bezerra, and Andressa Ferreira. "Uma Proposta de um Método para a Personalização de Instrumentos Avaliativos em cursos de Tecnologia." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11470.

Full text
Abstract:
Diversas pesquisas comprovam que estudantes de uma mesma turma podem perceber, interagir e responder ao seu ambiente de aprendizagem de modos distintos. Mediante esse contexto, uma única metodologia de avaliação pode não ser capaz de satisfazer os diferentes tipos de aprendizagem presentes em uma sala de aula. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor um método para a personalização da avaliação discente em cursos da área de tecnologia. O método possui como base o trabalho de Honey-Alonso, proposto na área de educação. Aplicado em duas diferentes turmas do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, o método obteve resultados parciais que indicam possíveis melhorias no desenvolvimento acadêmico dos discentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography