To see the other types of publications on this topic, follow the link: Escola -Ceará.

Journal articles on the topic 'Escola -Ceará'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Escola -Ceará.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pessoa e Silva, Valdeir Lira, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, and Priscila Barros David. "PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: IMPACTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ÍNDICES EDUCACIONAIS RURAIS DO ESTADO DO CEARÁ." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (August 9, 2021): 021016. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2107.

Full text
Abstract:
O artigo descreve a política pública educacional Caminho da Escola quanto à sua estruturação de criação, objetivos e características. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica sistemática na qual as bases de dados utilizadas foram o Google Acadêmico, Periódico Capes e a Scientific Electronic Library Online, além das legislações e documentos oficiais competentes sobre o transporte escolar brasileiro. Para a busca dos termos foi utilizado o operador booleano “or” (ou), escolhendo-se os descritores “Programa Caminho da Escola” ou “ Transporte Escolar”, visando buscar a integralização de como tal política influenciou a eficiência do sistema educacional do estado do Ceará e os índices educacionais estaduais em comparação com o Nordeste do Brasil. A alta adesão ao Programa Caminho da Escola trouxe benefícios aos índices educacionais das escolas rurais do estado do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Calderón, Adolfo Ignacio, Betânia Maria Gomes Raquel, and Eliane Spotto Cabral. "O Prêmio Escola nota 10: meritocracia e cooperação para a melhoria do desempenho escolar1." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 23, no. 87 (June 2015): 517–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000100021.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o projeto Premio Escola Nota 10, criado em 2009 pelo Estado do Ceará, Brasil, com o objetivo de servir como uma política indutora da melhoria dos resultados das escolas públicas nos índices de desempenho escolar do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O prêmio se destina a um total de 300 escolas da educação básica, sendo 150 escolas do 2.º ano e 150 escolas do 5.º ano, que apresentam, entre outros requisitos, elevado desempenho escolar. As escolas premiadas recebem recursos financeiros para aplicá-los em projetos educacionais. O valor do prêmio é entregue a cada escola premiada em duas parcelas: a primeira, de 75% do valor total, e a segunda, de 25%. A transferência da segunda parcela está condicionada, principalmente, à realização de ações de cooperação técnico-pedagógica que contribuam para a melhoria de uma das escolas que teve baixo desempenho. O diferencial deste projeto, além de reconhecer o trabalho realizado pelas escolas que alcançaram alto desempenho, é sua capacidade de induzir relações de cooperação por meio da transferência de conhecimentos e experiências entre uma escola de alto e outra de baixo desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Maria Veirislene Lavor, and Daniel Valerio Martins. "AS ESCOLAS INDÍGENAS NO ESTADO DO CEARÁ: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA." Revista Temas em Educação 28, no. 2 (September 3, 2019): 138–51. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46123.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo investigar os percursos traçados pelos povos originários para o surgimento da educação escolar indígena no Estado do Ceará, as origens da escola diferenciada e intercultural, além de pesquisar sobre políticas e ações desenvolvidas neste ambiente escolar que visem respeitar a identidade e o autoreconhecimento desta população. O Estado do Ceará atualmente conta com 38 escolas indígenas da rede estadual e municipal, distribuídas em 15 municípios para 14 etnias cearenses. Ao pensar sobre o movimento indígena, especialmente sobre o surgimento da educação escolar indígena no Ceará e suas escolas, apareceram algumas inquietações e questões: quais foram os caminhos traçados nesta luta de resistência para que viesse a existir uma escola pensada pelos povos originários e para estes, garantindo seus direitos a esta escola diferenciada e intercultural, visando preservar sua identidade e ao mesmo tempo dando acesso a ciência e a tecnologia, dentro dos padrões das escolas asseguradas pelo Ministério da Educação e suas secretarias? Como são desenvolvidas as políticas e as ações para estas escolas e seus atores? Como referencial teórico, elencamos como principais pensadores sobre a questão indígena: Martins (2015), Aires (2009), Nascimento (2006), e outros, além de fontes oriundas do site da Secretaria de Educação e sua célula responsável. A metodologia adotada foi a pesquisa etnográfica, além de pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos, documentos e sites. Realizou-se uma entrevista com a liderança indígena (cacique) da aldeia Tremembé. Os resultados revelam uma história traçada por luta, resistência, com perdas, negociações, mas também vitórias sobre os aspectos ligados à valorização da identidade indígena e autoreconhecimento. As considerações deixam reflexões a respeito da emergência da continuidade sobre a luta do movimento social indígena e da educação escolar indígena, sobre o qual deverá ser proporcionado mais visibilidade e investimentos. PALAVRAS-CHAVE: Povos originários, Identidade, Interculturalidade; Educação Escolar Indígena, Políticas Públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, César Mateus Lopes de Sales e., and Maria Andréa Luz da Silva. "Processo de Pacificação em Escolas no Ceará:." Inovação & Tecnologia Social 1, no. 1 (July 1, 2019): 132–41. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.3017.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o processo de resolução de conflitos através das práticas restaurativas no ambiente escolar. O tema apresenta relevância em razão do aumento substancial dos atos violentos no interior das escolas e a ineficácia das medidas disciplinares tradicionais. A EEFM General Murilo Borges Moreira (MB) foi o lócus da pesquisa qualitativa no qual foi feito um estudo de caso, foi utilizado a entrevista semi-estruturada, para compreensão dos resultados obtidos na escola após a implementação do Projeto Implementação da Mediação Escolar, parceria esta constituída entre o Ministério Publico do estado do Ceará(MPCE), SEDUCE (Secretaria de Educação do Estado do Ceará) e a Organização Terre des Hommes (TDH).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alcantara, Stefania Carneiro de, Mònica González-Carrasco, Carme Montserrat, Ferran Casas, Ferran Viñas-Poch, and Desirée Pereira de Abreu. "Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 2 (February 2019): 509–22. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018242.01302017.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações da violência entre pares no contexto escolar, do clima escolar e da percepção dos contextos de desenvolvimento no bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes. A amostra é composta por 910 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, de 27 escolas, públicas e privadas, urbanas e rurais do Ceará. Trata-se de um estudo transversal quantitativo que utilizou os instrumentos escala de vitimização e agressão entre pares e de clima escolar; três índices de percepção dos contextos de desenvolvimento (casa, escola, bairro); três escalas de bem-estar (satisfação com a vida para estudantes, índice de bem-estar pessoal e item único de satisfação com a vida) para coleta de dados. Os dados passaram por análise de variância multivariada com nível de significância não superior a 0,01. Os resultados indicam que a tipologia bullying, isoladamente ou em interação com as variáveis analisadas, é a que mais impacto exerce sobre o bem-estar da população estudada, sendo os envolvidos os que apresentam as menores médias de bem-estar. Níveis baixos de percepção dos contextos casa, escola, bairro, e do clima escolar, bem como estudar em escola pública e/ou morar em zona rural, estão igualmente associados a bem-estar subjetivo baixo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moraes, Cláudia Denise Sousa de, and Isaurora Cláudia Martins de Freitas. "O Tempo Integral na Visão dos Alunos de uma Escola Pública do Ceará." Inovação & Tecnologia Social 1, no. 1 (July 1, 2019): 90–99. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1983.

Full text
Abstract:
A implementação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) na Rede Estadual do Ceará ocorreu no ano de 2016, realizada pela Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tal política vem acarretando mudanças no cotidiano das escolas onde o tempo integral vem sendo implantado e também na vida dos alunos. Neste artigo, analisamos as mudanças ocasionadas pela implantação do Tempo Integral na escola Jociê Caminha de Meneses a partir da percepção dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na referida escola, com alunos dos 3º anos do Ensino Médio em Tempo Integral. Os participantes responderam a perguntas por meio de questionários e entrevistas emitindo suas opiniões sobre o regime de Tempo Integral. Entre os pontos elencados pelos jovens destacam-se aspectos positivos (a relação harmoniosa entre professores e alunos e a criação das disciplinas Eletivas como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem) e aspectos que precisam ser melhorados: a infraestrutura da escola, a qualidade da alimentação e a participação da comunidade escolar no processo de implantação das políticas públicas dentro de uma escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mota, Maria Océlia, and Diego Mota. "O discurso dos professores das escolas premiadas e apoiadas sobre o Prêmio Escola Nota Dez do Ceará." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no. 1 (September 15, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133838564.

Full text
Abstract:
Neste texto aborda-se a política educacional adotada pelo governo do Estado do Ceará e seu sistema de avaliação. Objetiva-se conhecer as concepções dos professores acerca dessa política de accountability, marcada por avaliações de monitoramento, classificação e premiação. Nossa análise, aportada na perspectiva das agências dos burocratas, busca explorar os elementos centrais no discurso dos docentes das escolas premiadas e apoiadas e refletir sobre suas consonâncias e divergências. Os resultados apontam para uma aproximação entre as avaliações das aprendizagens e as avaliações externas no cotidiano escolar. Por meio desse alinhamento o currículo escolar converge com os descritores das avaliações de monitoramento, os quais ganham centralidade na prática pedagógica.Palavras-chave: avaliações em larga escala; políticas educacionais; accountability; Prêmio Escola Nota Dez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa Neto, Manoel Moreira de, Rosemary De Oliveira Almeida, and Márcio Kleber Morais Pessoa. "Ferramenta didática ou guia curricular? Percepção de professores sobre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia em escolas do Ceará." Política & Sociedade 14, no. 31 (April 2, 2016): 155. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p155.

Full text
Abstract:
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p155Este artigo objetiva compreender as percepções dos professores de Sociologia quanto à escolha e uso dos livros didáticos em seis escolas públicas da rede estadual do Ceará. Parte-se da hipótese de que o livro didático é utilizado como referência pelos professores para a construção do plano de curso e não como ferramenta auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de Sociologia no Ensino Médio. Analisam-se critérios utilizados pelos professores para a escolha do livro, com parâmetro nas categorias: topicalismo, nominalismo e contextualismo (MEUCCI, 2014). Avaliam-se seis obras escolhidas no edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2015c) e entrevistas com professores da disciplina. Percebe-se que a escolha do livro relaciona-se com a demanda por conteúdos para a disciplina, em detrimento das características didático-pedagógicas das obras. Há uma aproximação entre a divisão curricular aconselhada pelo Ceará, coleção Escola Aprendente (CEARÁ, 2008), e a forma como os professores escolheram os seus livros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Antônio Jefferson Teixeira, Marcos Andrade Alves Santos, Juliana Brito Cavalcante Assêncio, Daniele Gruska Benevides Prata, and Gabriele Gruska Benevides Prata. "Notas sobre evasão escolar em uma escola do interior do Ceará." Brazilian Journal of Development 6, no. 6 (2020): 38023–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-373.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Koslinski, Mariane Campelo, Eduardo Ribeiro, and Luisa Xavier de Oliveira. "Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”." Estudos em Avaliação Educacional 28, no. 69 (December 14, 2017): 804. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v28i69.4087.

Full text
Abstract:
<p>O artigo focaliza o impacto do uso do Indicador de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) pela política “Prêmio Escola Nota Dez” do estado do Ceará, empregado para estabelecer pontos de corte para premiação e apoio financeiro para escolas públicas. Utilizam-se os métodos de Propensity Score Matching e regressões múltiplas para observar o efeito da política sobre desempenho, equidade e taxa de participação dos alunos na avaliação externa da alfabetização das escolas premiadas e apoiadas de 2009 a 2011, com base nos resultados do Índice de Desempenho Escolar no 2º ano do Ensino Fundamental (IDE-Alfa) de 2008 a 2010. Os resultados das análises sugerem um efeito positivo no desempenho, equidade e taxa de participação das escolas premiadas e no desempenho das escolas com características similares às premiadas. Para as escolas apoiadas, foram observados efeitos significativos positivos somente para a taxa de participação na avaliação externa do estado do Ceará.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Indicadores Educacionais; Responsabilização; Políticas Educacionais; Bonificação Salarial.</p><p> </p><p><strong>Indicadores educacionales y responsabilización escolar: un estudio del “Prêmio Escola Nota Dez”</strong></p><p>El artículo enfoca el impacto del uso del Indicador de Desempeño Escolar – Alfabetización (IDE-Alfa) por la política “Prêmio Escola Nota Dez” del estado de Ceará, utilizado para establecer puntos de corte para premiación y apoyo financiero a escuelas públicas. Se emplean los métodos de Propensity Score Matching y regresiones múltiples para observar el efecto de la política sobre desempeño, equidad e índice de participación de los alumnos en la evaluación externa de la alfabetización de las escuelas premiadas y apoyadas del 2009 al 2011, en base a los resultados del Índice de Desempeño Escolar en el 2º año de Educación Fundamental (IDE-Alfa) del 2008 al 2010. Los resultados de los análisis sugieren un efecto positivo en el desempeño, equidad e índice de participación de las escuelas premiadas y en el desempeño de las escuelas con características similares a las premiadas. Para las escuelas apoyadas, se observaron efectos significativos positivos tan solo para el índice de participación en la evaluación externa del estado de Ceará.</p><p><strong>Palabras clave:</strong> Indicadores Educacionales; Responsabilización; Políticas Educacionales; Bonificación Salarial.</p><p> </p><p><strong>Educational indicators and school accountability: a study about the “Prêmio Escola Nota Dez”</strong></p><p>The paper focuses on the impact of the use of the School Performance Index – Literacy (IDE-Alfa) by the “Prêmio Escola Nota Dez”, a policy of the State of Ceará, that establishes cut-off points to award and to allocate financial support to public schools. It uses the Propensity Score Matching and multiple regressions methods to observe the effects of the reward/financial support on school performance, equity, and student participation rate on the external assessment of schools awarded and supported from 2009 to 2011, based on schools´ Index of school Performance results (IDE-Alfa) from 2008 to 2010. The results suggest a positive effect on the performance, equity and participation rate of the awarded schools and a smaller, but also positive, effect on performance of the schools with similar characteristics to the awarded ones. The results show a statistically significant impact only on the participation rate of the schools that received financial support.</p><p><strong>Keywords:</strong> Educational Indicators; Accountability; Educational Policies; Salary Bonuses.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Candido, Francineuma Guedes, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida Da Silva, and Francisco Régis Vieira Alves. "Educação para o trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará." Educação (UFSM) 44 (May 10, 2019): 44. http://dx.doi.org/10.5902/1984644434813.

Full text
Abstract:
RESUMO A primeira ação a impulsionar o ensino profissional no país foi a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em 1909, por meio do Decreto 7566, de 23 de setembro. Pretende-se nesse artigo investigar historicamente a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará no período compreendido ente 1910 e 1936 e analisar sua criação e desenvolvimento no contexto da implantação dessa rede de escolas profissionais no Brasil, tendo em vista que essas instituições constituíram o primeiro sistema de educação profissional de abrangência nacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida mediante levantamento bibliográfico e análise da legislação que regulamentou as escolas durante esse período. Os resultados mostraram que essas escolas constituíram o primeiro sistema de educação profissional de abrangência nacional por estarem pautadas num projeto educacional comum, sendo regidas pelo mesmo poder administrativo, com um currículo e metodologia de ensino diferenciados e que a EAA do Ceará, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu alcançar resultados exitosos. Pode-se concluir, portanto, que a EAA do Ceará representou um marco para o ensino de ofícios no Estado, traduzindo-se numa proposta inovadora de ensino profissional. Palavras-chave: Educação profissional; Escola de Aprendizes Artífices; Escolas profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fialho, Lia Machado Fiuza. "Qualidade de vida comparada: alunos da escola pública e privada." Perspectiva 37, no. 2 (June 28, 2019): 636–53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e50705.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar comparativamente a Qualidade de Vida infantil no contexto de duas escolas, uma pública e outra privada, na ótica da própria criança e correlacioná-la com o seu rendimento escolar. Os dados foram obtidos mediante o questionário Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé, acrescido de quatro perguntas abertas e do histórico escolar. O teste padronizado foi respondido por 90 crianças das escolas pesquisadas de Fortaleza, Ceará. Para analisar os resultados, recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences e à análise de conteúdo. Comprovou-se que os discentes possuíam Qualidade de Vida satisfatória e que os alunos da escola privada apresentaram melhor índice que os da pública. A Qualidade de Vida não interferiu no rendimento escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Araújo, Karlane Holanda, and Raimundo Hélio Leite. "Estudo exploratório de validação cruzada utilizando metodologia DEA nas escolas nota dez de Sobral, Cariré, Frecheirinha, Massapê/CE (ano base 2013) - Validation exploratory study cross in schools using DEA methodology." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 5, no. 9 (September 20, 2015): 7. http://dx.doi.org/10.5902/2318133818868.

Full text
Abstract:
O governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação - Seduc -, vem implantando validações educacionais orientadas pelo modelo accountability desde o ano de 2003. Uma dessas ações, no sentido de orquestrar a melhoria da qualidade educacional, é denominada Prêmio escola nota dez, uma medida de incentivo e reconhecimento aos bons resultados das escolas frente à meta de alfabetizar todos os alunos do 2º ano. Considerando que os indicadores educacionais para premiação das escolas são extraídos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Spaece/Alfa -, realizou-se um estudo exploratório, de validação cruzada, com o objetivo de verificar a consistência e reprodutividade dos resultados das escolas de excelência propagados pelo Prêmio escola nota dez. Para isso, aplicou-se o modelo Análise Envoltória de Dados - DEA - em 91 escolas aferidas pelo Spaece, nos municípios de Sobral, Frecheirinha, Cariré e Massapê, no período de 2013, a fim de comparar com os índices de eficiência nas DMUs. O estudo revelou que há concordância entre os modelos. Os resultados demonstraram que as 16 escolas premiadas - DMUs - obtiveram índice de eficiência aceitável entre 0,90 e 1,0, no DEA, constatando que as escolas nota dez também foram consideradas escolas de excelência pelo modelo DEA.Essa confluência entre os modelos indica que os resultados do Spaece/Alfa possibilitam subsídios confiáveis para avaliar a eficiência das escolas. Porém, a validação cruzada mostrou ainda que existem 33 escolas, dentro da curva de eficiência, mas que não receberam o Prêmio escola nota dez. Neste aspecto, a análise carece de ponderação, pois para que a unidade escolar seja contemplada com o Prêmio escola nota dez além de atingir a proficiência desejada, há também a exigência de que o município onde ela se localiza, obtenha pelo menos 70% dos alunos, do 2º ano, com o nível Desejável na escala Spaece/Alfa. Além disso, a escola precisa está entre as 150 do ranking com as melhores proficiências estudantis do estado do Ceará. Assim, seria necessário um estudo mais aprofundado para averiguar os fatores dessa discrepância revelada. Palavras-chave: avaliação, DEA, prêmio escola nota dez.VALIDATION EXPLORATORY STUDY CROSS IN SCHOOLS USING DEA METHODOLOGY NOTE TEN SOBRAL, CARIRÉ, FRECHEIRINHA, MASSAPÊ/CE (BASE YEAR 2013)AbstractThe government of the State of Ceará, through the Department of Education - Seduc -, has been implementing educational validations guided by accountability model since 2003. One of these actions in order to orchestrate the improvement of educational quality, is called School award note ten, a measure of encouragement and recognition to the good results of schools across the literacy goal of all students of the 2nd year. Whereas the educational indicators for awards schools are extracted from the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará - Spaece/Alfa -, there was an exploratory study, cross-validation, in order to check the consistency and reproducibility of the results of excellent schools propagated by School award note ten. Or this, we applied the data envelopment analysis model - DEA - in 91 measured by Spaece schools in the municipalities of Sobral, Frecheirinha, Cariré Massapê and, from 2013, in order to compare with the contents efficiency in DMUs. The study revealed that there is agreement between models. The results showed that the 16 winning schools - DMUs - obtained acceptable efficiency ratio between 0.90 and 1.0, the DEA, noting that the schools note ten were also considered schools of excellence by the DEA model. This confluence of the models indicates that the results of Spaece/Alfa enable reliable subsidies to evaluate the efficiency of schools. However, the cross-validation also showed that there are 33 schools, inside the efficiency curve, but which have not received the Award school note dec. In this respect, the analysis lacks balance, because for that school unit to be awarded the Note Award Ten in addition to achieving the desired proficiency, there is also the requirement that the municipality where it is located, obtain at least 70% of students, 2nd year, with the level Desirable in Spaece/Alfa scale. In addition, the school needs is among the 150 ranking with the best student proficiencies in Ceará. Thus, further study to determine the factors that revealed discrepancy would be required. Key-words: evaluation, DEA, award school note ten.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carvalho, Kaio Vinícius Resende de, and Bruno Lopes Falcão. "Métodos de Sistemas de Proteção por extintores." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 31 (October 9, 2016): 100. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i31.529.

Full text
Abstract:
As escolas padrões ‘H’ do estado do Ceará foram construídas no governo de Virgílio Távora na e década de 70. Naquela época, não existia a preocupação de fazer uma escola de modo a garantir a segurança de alunos e funcionário na hora de um sinistro. Hoje, existem várias Normas Técnicas que podem ser usadas na prevenção de incêndios em escolas, uma delas é a NR 23 (Proteção Contra Incêndios) onde recomenda-se que todas as empresas devem possuir proteção contra incêndio e saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço. Além da NR 23, outra norma que aborda o dimensionamento de aparelhos extintores é a norma técnica do Corpo de Bombeiros do Ceará N° 004/2008 (sistema de proteção por aparelhos extintores) que estabelece critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de riscos. Esse trabalho visa o dimensionamento de uma escola padrão “H” do Estado do Ceará utilizando apenas aparelhos extintores, ressaltando que em uma escola não pode possuir apenas um método de prevenção e combate ao incêndio ela deve seguir todas as normas do corpo de bombeiros de seu estado. A escola em estudo possui uma área total de 2.790 m² e sua área construída é de 1.150,00 m².
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Rui Barreto da, and Osvaldo Arsênio Villalba. "Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 41 (July 29, 2018): 583–612. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1244.

Full text
Abstract:
A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Soares, Erineuda Do Amaral, and Flávia Obino Corrêa Werle. "Processos e políticas de avaliação no Ceará: cooperação e responsabilização." Revista Exitus 8, no. 2 (May 1, 2018): 34. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id528.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar os revérberos da avaliação da educação nas últimas décadas no Brasil. Explicita o uso de premiação e incentivos financeiros propostos pelos estados a partir dos resultados dos alunos nessas avaliações. O exemplo apresentado é o Prêmio Escola Nota Dez no Ceará. Foi usada a revisão bibliográfica como metodologia, priorizando o enfoque comparado dos principais documentos legais que embasam as avaliações em larga escala tanto na esfera internacional, como nacional e estadual. Conclui-se que os resultados das avaliações em larga escala dos estados brasileiros influenciam as políticas públicas educacionais, principalmente nos repasses financeiros às escolas e municípios com maior e menores índices obtidos nas avaliações. As avaliações, nesse contexto, seguem a lógica da educação contábil e replicação das experiências exitosas por meio de uma cooperação técnico-pedagógica de transferência das práticas que deram ‘certo’ numa tentativa de qualificar, porém, também uniformizando o ensino. Palavras-chave: Avaliação. Políticas Educacionais. Cooperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Benevides, Alesandra de Araújo, and Ricardo Brito Soares. "Diferencial de desempenho de alunos das escolas militares: o caso das escolas públicas do Ceará." Nova Economia 30, no. 1 (January 2020): 317–43. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/3929.

Full text
Abstract:
Resumo O diferencial de desempenho entre estudantes de escolas militares e civis não pode ser atribuído somente ao efeito escola, uma vez que fatores como características familiares, acúmulo de conhecimento e o próprio processo de seleção estabelecido por escolas militares podem gerar um viés na performance. Este trabalho investiga se ainda persiste um efeito escola militar em modelos empíricos de proficiência a la Hanushek (2016), uma vez que esses fatores são controlados. Utilizou-se uma base de dados administrativos longitudinal para escolas públicas do Ceará, acompanhando alunos no 5º e no 9º ano, os quais foram selecionados pelo método de pareamento CEM (Coarsened Exact Matching) com relação ao desempenho no ano base. Verificou-se que a falta de controle para o viés de seleção e para desempenhos passados majora o efeito escola militar em uma vez e meia nos modelos tradicionais. Entretanto, mesmo controlando esses fatores, o efeito escola militar ainda é significante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lima de Assis, Ana Cláudia, João Batista Lima de Assis, and Jean Mac Cole Tavares Santos. "A gestão democrática via conselhos escolares." Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 3, no. 2 (February 12, 2021): e324786. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4786.

Full text
Abstract:
No âmbito da democracia, em tempos neoliberais, no Ceará, centramos esse estudo no processo de democratização da Escola Pública, a partir do Conselho Escolar, trabalhando as relações entre os diferentes atores envolvidos no contexto da escola em termos de partilha de poder. Tomamos como lócus de investigação o município de Baturité, trabalhando com duas escolas públicas da rede estadual de ensino. Para apropriação da realidade educacional do Maciço de Baturité, foi efetivado pesquisa exploratória de mapeamento da realidade, partindo da visão regional para o olhar local. Afirma-se, no cenário de Baturité, um momento marcado por uma euforia e convites à participação. Nesse sentido, levado pelos ventos democráticos, se dá a criação/revitalização de vários conselhos de políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Zibas, Dagmar M. L. "Desdobramentos da associação "público-privado" na administração do ensino técnico no Ceará." Cadernos de Pesquisa 38, no. 134 (August 2008): 459–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742008000200010.

Full text
Abstract:
O texto traz resultados de estudo de caso que focaliza escola técnica de nível médio administrada por Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip -, por meio de contrato de gestão estabelecido com o governo do Estado do Ceará. Os dados indicam que a associação "público-privado" focalizada afasta-se do criticado modelo de "quase-mercado", tal como implantado na área educacional na Inglaterra, uma vez que os mecanismos de mercado introduzidos revelam-se bastante diferentes do paradigma inglês. No caso estudado, o enfraquecimento da dimensão pública da escola passa por outra vertente, na qual a exigência de que a escola venda serviços para completar seu orçamento parece ter desdobramentos deletérios na dinâmica escolar, dos quais a alta taxa de evasão pode ser um indicador relevante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lemos, Jesus Rodrigues, Idelson Pereira de Oliveira, Melise Pessôa Araújo, and Victor de Jesus Silva Meireles. "CONHECIMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS E RELAÇÃO COM O AMBIENTE POR ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ, CEARÁ." Pesquisa em Educação Ambiental 11, no. 1 (July 31, 2016): 81. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol11.n1.p81-93.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo:</strong> O uso de plantas entre as populações nordestinas indica um grande conhecimento dos recursos do ambiente e um sistema próprio de utilização desses recursos. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo verificar se há diferença entre o conhecimento acerca do uso medicinal de plantas apresentado por alunos de duas escolas de Ensino Fundamental da zona rural e urbana no município de Viçosa do Ceará. O numero de citações de plantas medicinais diferiu significativamente nos grupos da escola urbana e rural, sendo que estes últimos demonstraram um maior conhecimento. Não foi verificada diferença acentuada quando comparada à diversidade de espécies citadas. Das plantas citadas pelos alunos da escola de zona urbana, metade foi similar àquelas também referidas pelos alunos da escola rural. Verificou-se que o conhecimento que as novas gerações possuem a respeito de plantas medicinais é relativamente representativo, sendo a família, os principais transmissores do mesmo. Tais práticas ainda são comuns dentro dos grupos analisados.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Etnobotânica. Conhecimento tradicional. Meio Ambiente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Araujo, Marta Maria. "Lei nº 903, de 12 de maio de 1884." Revista Educação em Questão 54, no. 41 (October 6, 2016): 276. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41id10167.

Full text
Abstract:
A propaganda dos poderes públicos visando auxiliar a iniciativa particular na manutenção de escolas noturnas concorreria para realizar o grande desideratum de expansão da educação escolar e haveria, como certo, o avanço no progresso da instrução pública. Por essa razão, mereceu especial atenção à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em autorizar uma subvenção anual para manutenção da escola noturna do Popular Instituto Literário de Ceará-Mirim com frequência de noventa e seis (96) alunos (Lei n° 903, de 12 de maio de 1884). Uma igual concessão seria permitida para quaisquer sociedades e particulares que fundarem escolas noturnas com frequência média de quarenta alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Amarante, Maria Inês. "Rádio comunitária na escola: protagonismo adolescente na comunicação educativa." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 13, no. 1 (December 30, 2006): 67. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v13i14.8645630.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os itinerário participativos percorridos por estudantes adolescentes a partir da atuação em duas rádios escolares, discutindo as perspectivas de construção de uma comunicação educativa a partir da escola. Ele constitui um recorte da pesquisa realizada sobre o conjunto da experiência do projeto radiofônico desenvolvido em escolas públicas municipais da periferia de Fortaleza, no Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Haguette, André, Márcio Kleber Morais Pessoa, and Eloísa Maia Vidal. "Dez escolas, dois padrões de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24, no. 92 (September 2016): 609–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362016000300005.

Full text
Abstract:
Resumo Tomando por base os resultados no Enem de 2011, realizou-se, ao longo de 2013 e 2014, uma pesquisa comparativa de cinco das dez escolas de Ensino Médio da rede estadual do Estado do Ceará com melhor desempenho, e de cinco entre as dez com rendimento mais fraco, quatro do interior e seis da capital. Os instrumentos de coleta de dados foram: visitas às escolas, entrevistas com um membro do núcleo gestor, com professores, alunos e funcionários e aplicação de um questionário numa turma de alunos e com professores. O objetivo era descobrir o que as escolas de melhor desempenho tinham que as de desempenho nitidamente insuficiente não tinham. A partir dos resultados, foi construído um “retrato falado” de cada escola, apontando suas principais características. Logo ficou evidenciado que existem dois padrões escolares mutuamente excludentes e irreconciliáveis, o que foi traduzido em duas tipologias ideal-típicas reveladoras da situação e susceptíveis de fornecer elementos para a elaboração de políticas educacionais. Este artigo omite os “retratos falados” de cada escola por falta de espaço, e concentra-se na apresentação e discussão das duas tipologias de maneira a explicitar e explicar o duplo padrão, verdadeiro dualismo, existente entre estabelecimentos de uma mesma rede escolar pública. A conclusão levanta questionamentos provocados pela pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, Gilmar Pereira, and Antonio Germano Magalhães Júnior. "O Diretor de Turma e a Gestão Pedagógica nas Escolas Profissionais Inhamuenses." Inovação & Tecnologia Social 1, no. 1 (July 1, 2019): 15–24. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1979.

Full text
Abstract:
O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) consiste em uma política educacional cearense que busca contribuir para a desmassificação do ensino, atuando em frentes como a redução do abandono e da infrequência e garantia do sucesso escolar. Constitui a organização e funcionamento das escolas estaduais de educação profissional (EEEPs) desde a implantação desta outra política no Ceará. A pesquisa responde à seguinte questão: como o PPDT contribui para a gestão pedagógica da escola? Desta forma, adotamos como objetivo central de analisar como tal política interfere na gestão pedagógica das escolas profissionais situadas no Sertão dos Inhamuns. A investigação é norteada pela abordagem qualitativa e delineada como estudo de caso múltiplo, tendo como loci as escolas profissionais situadas nas cidades de Parambu e Tauá, pertencentes à microrregião citada, e como sujeitos 03 (três) professoras diretoras de turma em cada escola. As técnicas adotadas foram a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. Os resultados indicaram que o projeto contribui positivamente para a gestão pedagógica das escolas profissionais, embora em cada uma das realidades hajam aspectos a serem melhorados em sua estrutura e funcionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lima do Amaral, Diana Elizabette, and Jeannette Filomeno Pouchain Ramos. "Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz." Conhecer: debate entre o público e o privado 8, no. 21 (August 6, 2018): 24–44. http://dx.doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1072.

Full text
Abstract:
A mediação procura ensinar os membros da comunidade escolar a olhar as diferenças com respeito e tolerância, traçando novos caminhos na construção das relações e fortalecendo o diálogo e a paz. Assim, o lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Senador Osires Pontes”, situada em uma região considerada violenta, uma das escolas piloto que compõem o projeto “Célula de Mediação Social e Cultura de Paz”, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará (Seduc) com o propósito de aplicar técnicas de mediação para resolver conflitos e promover a cultura de paz. Analisamos as contribuições positivas e os desafios identificados após a implantação da mediação no ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Araújo, Helena De Lima Marinho Rodrigues, and Aline Cristina Clemente Braga. "A escola de todas as cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo." Revista Exitus 9, no. 2 (April 1, 2019): 263. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id863.

Full text
Abstract:
O racismo é um tema ainda bastante discutido sob vários enfoques: sociológico, antropológico, filosófico, educacional, entre outros. A escola é um lócus por excelência para o debate e propostas de mudanças para disseminar o conhecimento e a necessidade de priorizar o direito de todos viverem bem no mundo. Este artigo teve por objetivo conhecer o papel do gestor escolar no combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As referências teóricas utilizadas para respaldar a análise dos dados foram focadas em artigos científicos, documentos e livros, destacando os seguintes autores: Macedo (2014), Pereira (2012), Rodrigues (2011) e Schucman (2010). Elegeu-se a análise qualitativa dos dados, por meio de entrevista semiestruturada com uma coordenadora de uma escola pública e uma diretora de uma escola privada, sendo essas instituições localizadas em um mesmo bairro do município de Fortaleza, no estado do Ceará. As entrevistas revelaram que o tema racismo é tratado com o diálogo e que há a participação da gestão para a resolução de problemas, tendo-se ciência dos recursos disponíveis para trabalhar o tema. De outro ângulo, mostraram pouca desenvoltura no tocante às leis e aos trabalhos com projetos nas escolas que abordem o racismo de forma mais constante como parte do currículo escolar. Palavras-chave: Preconceito racial. Gestão escolar. Ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Alves, Maria Alda de Sousa, and Marciana Silva de Oliveira. "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: em análise a escola de tempo integral regular." Revista de Políticas Públicas 23, no. 2 (December 23, 2019): 657. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p657-674.

Full text
Abstract:
O trabalho busca discutir a escola de tempo integral regular como proveniente das novas políticas para o ensino médio, considerando sua expansão no estado do Ceará. Utilizando como recurso metodológico a observação participante, a coleta de dados, a revisão bibliográfica e as entrevistas individuais, procura traçar as perspectivas assumidas pela escola de tempo integral no que concerne a sua função política, social, econômica e cultural, bem como a significação do tempo escolar para os jovens que chegam ao ensino médio. Os resultados, ainda que parciais, apontam a escola de tempo integral como produto da globalização que exige uma nova postura da escola pública e da educação média, simultaneamente, modificada pela forma como os agentes escolares, sobretudo, os jovens, usufruem do tempo e do espaço escolar. Palavras-chave: Políticas públicas. Escola. Tempo integral.PUBLIC POLICIES FOR MIDDLE SCHOOL: in analysis of school of regular integral timeAbstractThe paper discusses the regular full-time school as coming from the new policies for high school, considering its expansion in the state of Ceará. Using participant observation, data collection, literature review and individual interviews as amethodological resource, we sought to trace the perspectives assumed by the full-time school regarding its political, social, economic and cultural function, as well as the meaning of school time for young people who reach high school. The results, albeit partial, point to the full-time school as a product of globalization that requires a new posture of public school and secondary education, simultaneously modified by the way school agents, especially young people, enjoy time and school space.Keywords: Public policies. School. Integral time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ramos, Katury Rayane, Rosemary De Oliveira Almeida, and Sinara Mota Neves De Almeida. "Justiça restaurativa na escola: um estudo sobre a implementação de mediação de conflitos e círculos restaurativos no Ceará." Revista Debates 11, no. 2 (August 31, 2017): 113. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.74851.

Full text
Abstract:
A etnografia nos ajuda a pensar a escola pública brasileira ao analisar uma série de questões que revelam um ambiente desafiador, muitas vezes, conflituoso. O olhar diferenciado para as relações sociais entre os sujeitos escolares, como professores, alunos, núcleo diretivo e outros profissionais é significativo. Essas relações sociais têm a possibilidade de serem reconstruídas e fundamentadas em um ambiente que visualiza os conflitos nas reais dimensões, buscando as causas e pensando uma contralógica, a prevenção. Para isso, faz-se necessária a desnaturalização de uma cultura punitiva, que fundamenta e amplia os conflitos e a violência escolares. Este artigo traz reflexões sobre a pesquisa “Mediação de conflitos e restauração da paz na Escola Pública: Narrativas e experiências”, realizada na cidade de Fortaleza (Ceará-Brasil), por meio de iniciativas pioneiras para a implementação de um projeto de mediação de conflitos e práticas restaurativas nas escolas públicas do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cardoso Gonçalves, Francisca Helen, Ana Carolina Araújo da Silva, and Luisa Gomes de Almeida Vilardi. "Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 24, 2020): 274–91. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11409.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo compreender como o laboratório de ciências de uma escola estadual do Ceará vem sendo utilizado pelos professores de Ciências da Natureza. Os sujeitos da pesquisa são os professores que atuam nesse espaço da escola e membros do núcleo gestor – diretor e coordenadores escolares, por serem os representantes da comunidade escolar junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Desta forma, recorremos à metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, para identificar os desafios na utilização do Laboratório de Ensino de Ciências. Para contemplar o objetivo foram aplicados questionários aos professores e entrevistas aos membros núcleo gestor, para a identificação de possíveis obstáculos quanto à utilização do laboratório. Pela análise dos dados coletados, constatou-se que a estrutura do Laboratório de Ensino de Ciências da escola ainda encontra-se deficiente, mas em processo de revitalização, ainda que timidamente. No entanto, observou-se também que existe a necessidade de formação continuada relacionada às atividades práticas e experimentais, tanto para sensibilização, quanto para elaboração e realização destas atividades. Destarte, este estudo foi levado a efeito na escola em que a pesquisadora trabalha como professora de Física, tornando-se de considerável interesse para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Souza, Francisco José Rosa, Enio Oliveira Vasconcelos, José Pedro Nogueira Lopes, Rubens Vinícius Letieri, and José Airton de Freitas Pontes Junior. "Comportamento ativo, sedentário e habitos alimentares de adolescentes de uma cidade do interior do Ceará, Brasil." Conexões 13, no. 1 (March 31, 2015): 114. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v13i1.2152.

Full text
Abstract:
O estudo analisar o comportamento ativo, sedentário e hábitos alimentares entre adolescentes, e comparando entre sexo e tipo de escola. Por meio de abordagem quantitativa, utilizou-se um questionário a fim de coletar informações em relação à atividade física e aos hábitos alimentares. Utilizou-se estatística descritiva e o teste Qui-quadrado (χ²) nos cruzamentos das variáveis. Participaram da pesquisa 175 alunos de escolas públicas e privadas do município Sobral – CE. Os resultados evidenciam que os rapazes apresentam maior comportamento ativo que as moças, mas sem diferença em relação aos hábitos alimentares. Sobre o tipo de escola, observou-se significância no consumo de verduras e legumes (maior entre os alunos de escola pública) e na prática de exercício físicos (maior entre os alunos de escola particular). Ressaltamos que a pesquisa foi realizada em uma cidade no interior do estado em que existem diferenças econômicas e sociais quando comparada às capitais, mas que quando foi realizada a comparação com outros estudos realizados em capitais foi possível identificar semelhanças nos resultados. Indicando uma possível disseminação dos hábitos alimentares e de atividade física entre a capital e as cidades do interior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fialho, Lia Machado Fiuza, Scarlett O'hara Costa Carvalho, and Marília Carvalho dos Santos. "Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará." Revista Educação e Emancipação 13, no. 2 (August 30, 2020): 152. http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p152-181.

Full text
Abstract:
A alfabetização universal das crianças até o final dos primeiros anos do Ensino Fundamental ainda é um problema no Brasil e em várias cidades do país, como é o caso de Cascavel, no Ceará. O objetivo foi compreender que correntes pedagógicas orientam as práticas educativas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras, que atuam em classes de 1°, 2° e 3° ano, da Escola Júlia de Melo. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou a história oral temática como metodologia. As entrevistas, enquanto instrumento de coleta de dados, permitiram gravar, transcrever, textualizar e validar as narrativas orais das três professoras alfabetizadoras que trabalham na escola investigada. Os resultados revelaram que todas as professoras iniciaram a docência como professoras leigas, no entanto, realizaram a licenciatura em Pedagogia em regime especial pela Universidade Vale do Acaraú, com recursos próprios. As atuações como alfabetizadoras deram-se sem qualquer formação específica. Apenas uma professora identificou a corrente pedagógica que orientava suas práticas, o construtivismo. As demais, além de demonstrarem desconhecimento, adotavam práticas sintéticas e tradicionais, culpabilizando o aluno e suas famílias pelo fracasso escolar. Importa fomentar formação contínua com mote na reflexão e ressignificação da práxis educativa.Palavras-chave: Alfabetização. Práticas educativas. História oral.Educational praxis of literacy teachers in Cascavel - CearáABSTRACTThe universal literacy of children until the end of the first grades of elementary school is still a problem in Brazil and in several cities in the country, as is the case of Cascavel, in Ceará. The objective was to understand which pedagogical currents guide the educational practices used by literacy teachers, who work in grades 1, 2 and 3, at Escola Júlia de Melo. A qualitative research was developed, in the type of case study, which used thematic oral history as a methodology. The interviews, as a data collection instrument, allowed to record, transcribe, textualize and validate the oral narratives of the three literacy teachers who work in the investigated school. The results revealed that all teachers started teaching as lay teachers, however, they did a degree in Pedagogy in a special regime by the Universidade Vale do Acaraú, with their own resources. The performances in literacy took place without any specific training. Only one teacher identified the pedagogical current that guided her practices, constructivism, the others, in addition to demonstrating ignorance, adopted synthetic and traditional practices, blaming the student and their families for school failure. It is important to promote continuous training with a view to reflecting on and re-signifying educational praxis.Keywords: Literacy. Educational practices. Oral history.Praxis educativa de los profesores de alfabetización en Cascavel - CearáRESUMENLa alfabetización universal de los niños hasta el final de los primeros grados de la escuela primaria sigue siendo un problema en Brasil y en varias ciudades del país, como es el caso de Cascavel, en Ceará. El objetivo era comprender qué corrientes pedagógicas guían las prácticas educativas utilizadas por los maestros de alfabetización, que trabajan en los grados 1, 2 y 3, en la Escola Júlia de Melo. Se desarrolló una investigación cualitativa, en el tipo de estudio de caso, que utilizó la historia oral temática como metodología. Las entrevistas, como instrumento de recolección de datos, permitieron registrar, transcribir, textualizar y validar las narraciones orales de los tres maestros de alfabetización que trabajan en la escuela investigada. Los resultados revelaron que todos los maestros comenzaron a enseñar como maestros laicos, sin embargo, obtuvieron un título en Pedagogía en un régimen especial de la Universidade Vale do Acaraú, con sus propios recursos. El desempeño en alfabetización se realizó sin capacitación específica. Solo un maestro identificó la corriente pedagógica que guía sus prácticas, el constructivismo, los demás, además de demostrar ignorancia, adoptaron prácticas sintéticas y tradicionales, culpando a los estudiantes y sus familias por el fracaso escolar. Es importante promover la formación continua con miras a reflexionar y volver a significar la praxis educativa.Palabras clave: Alfabetización. Prácticas educativas. Historia oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Costa, Elisangela André da Silva, and Maria Socorro Lucena Lima. "O OLHAR DO GESTOR SOBRE A CULTURA AVALIATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR." Nuances: estudos sobre Educação 24, no. 2 (August 23, 2013): 116–32. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2483.

Full text
Abstract:
A temática avaliação educacional tem sido frequentemente tomada como objeto de reflexão nos contextos de pesquisa sobre formação e trabalho docente. Recentemente, as avaliações em larga escala instituídas pelos governos federal e estadual no final do século XX vem promovendo a construção de uma cultura avaliativa no interior das escolas. Tal cultura tira a centralidade do processo avaliativo da sala de aula e das figuras do professor e dos alunos, expandindo-a para a comunidade escolar e para a gestão pedagógica. A discussão sobre esta questão encontra terreno fértil no chão da escola, onde as contradições presentes na relação entre o escrito e o vivido nas políticas educacionais se apresentam de forma mais evidente. Assim, nasce o presente estudo que tem como objetivo refletir sobre os limites e as possibilidades da utilização dos resultados das avaliações externa e interna no trabalho do gestor escolar. Para tanto tem apoio na abordagem qualitativa de pesquisa, buscando acessar nos sujeitos e no contexto onde se manifesta o fenômeno educacional estudado as informações necessárias à compreensão do problema. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade observações participantes, a análise documental dos relatórios de avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do estado do Ceará dos anos 2009 a 2011 e entrevista com a gestora de uma escola pública municipal cearense. Os resultados apontam para a necessidade de adoção de uma postura problematizadora por parte dos núcleos gestores escolares, tomando os resultados das avaliações e as próprias práticas institucionais como referências para a realização de momentos de formação contínua que fundamentem a tomada de decisões acerca dos rumos da escola de forma crítica e colaborativa.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2483
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Souza, Homero Henrique de, and Lia Machado Fiuza Fialho. "A Importância das Políticas Públicas Educacionais para as Questões de Gênero e Sexualidade na Escola." Inovação & Tecnologia Social 1, no. 3 (January 6, 2020): 19–32. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.3.3863.

Full text
Abstract:
O artigo trata sobre a educação para minimizar as práticas discriminatórias movidas pela intolerância em relação à diversidade de gênero e sexualidade nas escolas cearenses. O objetivo foi discutir a necessidade de as temáticas de gênero e sexualidade constar nos projetos políticos-pedagógicos das escolas, bem como os fundamentos legais que amparam tal iniciativa. A metodologia de pesquisa para este trabalho foi uma revisão bibliográfica dos estudos acadêmicos que demonstram situações de preconceitos e discriminações provenientes do não reconhecimento das diversidades de gênero e sexualidade que estão postas no universo escolar e das diretrizes legais que orientam a Política Pública Educacional do Estado do Ceará para a Diversidade de Gênero e Sexualidade na Escola. Conclui-se que há bases legais no âmbito internacional, nacional e estadual que amparam a política de inclusão nas escolas, o que torna factível promover a educação para a igualdade de oportunidades e desconstruir toda espécie de preconceitos, discriminações e violências - principalmente no que se refere às questões de gênero e sexualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Antônia Bruna da, and Cássia Karize de Andrade Brasil. "A Constrição do Currículo e do Ensino às Exigências das Avaliações Externas como Via para a Obtenção de "Bons" Resultados Educacionais." Revista Meta: Avaliação 10, no. 29 (August 15, 2018): 247. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1528.

Full text
Abstract:
O presente estudo foi realizado em uma escola pública municipal do Estado do Ceará que, no ano de 2015, ficou entre as cinco escolas do Brasil com melhor Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi conduzida com o escopo de identificar especificidades do trabalho desenvolvido pela escola que corroboraram para a obtenção do referido resultado, analisando se a reordenação do currículo e do ensino em favor das avaliações externas situa-se entre elas. Com base nas informações fornecidas pelo gestor e pelo professor entrevistados, percebeu-se que o alinhamento do currículo e do ensino às avaliações externas tem sido adotado na escola estudada. Todavia, o resultado obtido pela escola não é creditado apenas a essa prática especificamente, mas a uma série de fatores que têm a exaltação da aprendizagem como princípio orientador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lima, Nara Lucia Gomes, Danusa Mendes Almeida, and Maria Valesca da Silva Barbosa. "A gestão da escola pública em distritos educacionais: Atribuições e desafios do gestor escolar." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 31, 2021): e48210918063. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18063.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa teve como objeto de estudo os distritos educacionais, os quais representam um modelo de organização de ensino utilizado por alguns municípios para estreitar os laços e tornar eficiente a relação entre escola e Secretaria Municipal de Educação. O objetivo central do estudo foi analisar a gestão das escolas públicas da rede municipal de ensino de Quixadá, Ceará, a partir dos distritos educacionais, bem como discutir a função atribuída aos diretores e coordenadores dos distritos. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa delimitada no estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. No primeiro momento buscou-se através da revisão de literatura os aspectos conceituais que caracterizam a gestão escolar pública e a organização do ensino. No segundo momento, analisou-se a organização e a gestão dos distritos educacionais de Quixadá, buscando entender como acontece à gestão das escolas e quais as atribuições dos gestores escolares. Os resultados da pesquisa indicam que a gestão em distritos educacionais centraliza a função do diretor escolar, burocratiza mais ainda o sistema administrativo escolar, concentram na SME funções que deveriam ser desempenhadas pelas escolas, como a elaboração do PPP e diminui a autonomia das escolas. Conclui-se, que a gestão em Distritos Educacionais é incompatível com os princípios da gestão democrática e participativa porque centraliza a gestão escolar na SME que consequentemente diminui a autonomia das instituições de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Alyson Fernandes de, Cristiano Balbino da Silva, and Joice Laís Pereira. "Impasses e perspectivas no contexto da escola de tempo integral: uma análise sob o olhar discente." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 17, 2020): e268997093. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7093.

Full text
Abstract:
Considerada como um meio para a obtenção de uma educação de qualidade, a educação em tempo integral vem sendo alvo de grandes estudos e discussões, nos últimos anos em nosso país, devido a busca pelo comprometimento com uma formação integral dos estudantes. A discussão em torno dessa modalidade de ensino se dá por sua eficácia quanto ao ensino e a aprendizagem, bem como à formação humana, requisitos fundamentais para a universalização de uma escola pública de qualidade. Nessa conjuntura, este artigo tem como proposta investigar as potencialidades e os desafios da escola de tempo integral na visão dos discentes que estão vinculados às instituições de ensino que ofertam tal modalidade. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, foi aplicado um questionário online a 150 estudantes, matriculados nas três séries do ensino médio em duas escolas de tempo integral, uma no Ceará e outra em Goiás, que apontaram aspectos positivos e negativos quanto a essa modalidade escolar. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível inferir que, mesmo apresentando resultados promissores, esse tipo de modalidade educacional ainda inspira atenção em sua consolidação, visto a necessidade de uma participação conjunta de toda a comunidade escolar para a garantia de uma educação acessível a todos. Sob o olhar discente, a escola de tempo integral é um centro de oportunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pitombeira, Rafael Soares de Souza, Francisco Casimiro Filho, and Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo. "Educação Ambiental e a interdisciplinaridade em uma Escola do Campo." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 1 (March 30, 2018): 213–26. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2485.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou como o tema educação ambiental vem sendo desenvolvido em uma escola do campo situada em uma área de Reforma Agrária no interior do Ceará, identificando assim, se o mesmo está sendo abordado na perspectiva de uma ação interdisciplinar. Os dados foram resultados de um estudo de caso coletados por meio de entrevistas individuais com perguntas semi-estruturadas. Responderam ao questionário, treze professores que lecionam na Escola de Ensino Médio Maria Nazaré de Sousa (Nazaré Flor) localizada no Assentamento Maceió, na zona rural do Município de Itapipoca, Ceará. Os principais resultados alcançados demonstraram que a educação ambiental está sendo desenvolvida na escola, e que, muitos professores trabalham de forma interdisciplinar. Verificou-se também que o campo experimental é um espaço pedagógico muito utilizado como meio norteador do projeto pedagógico ao desenvolver a educação ambiental de forma interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pereira, Francisco Vladeilson Lima, Rosane Muller Costa, and Lidia Andrade Lourinho. "O processo de socialização de crianças no período de latência em uma escola de Maracanaú-Ceará." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 29, 2020): e3509108678. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8678.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é resultado da observação de três crianças com idades de 8 anos, no contexto escolar no município de Maracanaú-Ceará, realizada entre as datas 30 de setembro e 17 de outubro de 2019. As crianças, no momento da observação, estavam inseridas em uma turma regular de 3° ano do Ensino Fundamental no turno da manhã onde constavam trinta alunos regularmente matriculados. O estudo objetiva descrever o comportamento observado em campo, estabelecendo relações pertinentes entre o que a literatura traz referente ao processo de socialização de crianças no período de latência, refletindo ainda sobre o papel da escola neste contexto. Para tanto, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa lançando mão da observação não participativa enquanto técnica de investigação social. Como resultado percebeu-se o fato de que a grande maioria das crianças desta turma apresenta comportamentos problemáticos que refletem em sua aprendizagem. Isto nos levando a pensar sobre a utilização da arte no contexto escolar como uma possível medida a tomar para minimizar esta problemática tendo em vista o importante papel que a escola tem no processo de socialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sousa, Ana Eliza Mesquita, B. B. Lopes, and M. B. P. Maia. "Educação Inclusiva na Educação Profissional: Um estudo de caso á luz da Experiência em uma Escola Estadual de Educação Profissional no município de Santa Quitéria-CE." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 7 (March 3, 2016): 107. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2014.3561.

Full text
Abstract:
O trabalho irá relatar um estudo de caso realizado com alunos com necessidades especiais que utilizam a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) como comunicação com os demais alunos da escola, estudoi esse realizado em uma escola de educação profissional loclizada na região norte do estado do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Carvalho, Maria Laudecy Ferreira de, Luan Gomes dos Santos de Oliveira, Joel Silva dos Santos, Ana Bárbara de Araújo Nunes, and Valdísia Vieira dos Santos Silva. "Uso de energia elétrica e o desafio da sustentabilidade ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará, Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 17 (2020): 1241–56. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071715.

Full text
Abstract:
Com a degradação ambiental ocasionada pelos diversos padrões de consumo e práticas insustentáveis, como o uso crescente de combustíveis fósseis para a produção de energia, a capacidade de carga e suporte do planeta vem sendo comprometida. Nesse sentido, o aumento da pegada ecológica e a crescente poluição e deterioração de diversos sistemas ambientais compromete cada vez mais o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade planetária, ocasionando assim, uma série de problemas socioambientais. Diante deste contexto, é urgente a alfabetização ecológica dos futuros cidadãos para (re)pensar e (re)construir um modelo de sociedade que esteja pautada no tripé da sustentabilidade ambiental: social, econômico e ecológico. É nessa perspectiva, que o presente artigo tem como objetivo principal de verificar as ações de sustentabilidade ambiental, no que diz respeito, ao uso da energia elétrica em três escolas públicas municipais, junto aos alunos da 3ª a 9ª séries do Ensino Fundamental, localizadas no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil: Escola Municipal Ari de Sá Cavalcante, Escola Municipal Professora Vânia Maria Neves Facó Barros (Unidade II) e Escola Municipal Papa João XXIII. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão. A metodologia de base qualitativa utilizada pautou-se em pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário semiestruturado e entrevista contendo 12 perguntas direcionadas ao público alvo das três escolas investigadas, no que diz respeito aos hábitos e costumes referentes ao consumo de energia elétrica, assim como o acompanhamento mensal da conta de luz e discussões diárias nas salas de aula e na acolhida diária dos alunos no pátio da escola sobre o modelo de gestão e gerenciamento da energia elétrica utilizada pela escola. Os resultados sinalizaram que, os discentes na sua maioria deveriam reavaliar seus hábitos para com o uso da referida energia de modo a praticar a sustentabilidade socioambiental e econômica tanto na escola, quanto em casa e onde quer que esteja e que medidas de educação socioambiental como estas devem ser replicadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Loureiro, Antonia Lannuzza Gomes, and Cícera Nunes. "Aplicação da Lei 10.639/03: Potencializando Ideias / Law Enforcement 10.639 / 03: Empowering Ideas." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 47 (October 28, 2019): 424–31. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2029.

Full text
Abstract:
O Artigo apresenta um Relato de Experiência, realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, localizada no Município de Tauá, no estado do Ceará. Trata-se de uma formação que teve como público alvo os professores de Ciências Humanas e gestores da referida Unidade Educacional, com o objetivo de potencializar as ações já realizadas na escola, com o intuito de aplicar a Lei 10.639/03. Relataremos as ações, metodologias e recursos propostos nos 4 momentos de formação, cujos temas trabalhados foram: Combate aos silenciamentos sobre práticas racistas; Representatividade e Identidade como algo em permanente construção; Fomento e Posturas Antirracistas, Movimento Negro e suas conquista – Currículo escolar para a Diversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bezerra, Mariana Maia, Felipe Kaiser Fernandes, Carlos Dias Chaym, and Ana Sílvia Rocha Ipiranga. "História da escola da Administração do Ceará: uma educação para o desenvolvimento?" Revista Gestão em Análise 8, no. 1 (April 30, 2019): 71. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p71-86.2019.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa considerou a abordagem da História no contexto dos Estudos Organizacionais e da Administração, tendo como objetivo compreender a trama histórica da Escola de Administração do Ceará (EAC) que levou à constituição do Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi realizada a pesquisa em diferentes arquivos históricos. O acervo documental constituído e a análise histórica revelaram um evento complexo desde sua criação. Anunciamos um tema articulador, Educação para o Desenvolvimento, marcado por cooperações com agências e instituições norte-americanas, que moldou a organização política e pedagógica da escola, influenciando sua trajetória; e três períodos históricos, entre os anos de 1957 a 1979, que representam as dimensões temporais de experimentação, hibridismo e consolidação da identidade da EAC como curso de uma Universidade Estadual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Patricia Elizabeth, and Francisco Jadson Franco Moreira. "MOSTRA DE SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSONAL EM SAÚDE DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ: COMPARTILHANDO APRENDIZAGENS." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 8 (December 17, 2015): 53. http://dx.doi.org/10.15628/rbep.2015.3501.

Full text
Abstract:
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) tem o compromisso de formação e valorização dos profissionais de saúde do Estado. Seu núcleo da educação profissional atualmente desenvolve onze cursos de formação técnica, destinado aos profissionais que já atuam nos serviços públicos. Os alunos dos cursos técnicos em saúde em execução participam da Mostra de Saberes da Educação Profissional, realizada desde 2012, envolvendo também os gestores das instituições de saúde, docentes e colaboradores da Escola. Este estudo tem como objetivo descrever essa Mostra. Seu propósito é valorizar a formação técnica no Ceará, e dar visibilidade aos processos formativos e de qualificação da força de trabalho de nível médio em saúde. Sua realização oportuniza o aprimoramento da educação profissional em saúde e o compartilhamento de processos de aprendizagem. Essa estratégia adotada pela ESP/CE possibilita a visibilidade do ensino profissional oferecido, demonstrando através dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o conjunto determinado de saberes construído, contribuindo para o ensino profissionalizante no Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Patricia Elizabeth, and Francisco Jadson Franco Moreira. "MOSTRA DE SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSONAL EM SAÚDE DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ: COMPARTILHANDO APRENDIZAGENS." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 8 (December 18, 2015): 53. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2015.3501.

Full text
Abstract:
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) tem o compromisso de formação e valorização dos profissionais de saúde do Estado. Seu núcleo da educação profissional atualmente desenvolve onze cursos de formação técnica, destinado aos profissionais que já atuam nos serviços públicos. Os alunos dos cursos técnicos em saúde em execução participam da Mostra de Saberes da Educação Profissional, realizada desde 2012, envolvendo também os gestores das instituições de saúde, docentes e colaboradores da Escola. Este estudo tem como objetivo descrever essa Mostra. Seu propósito é valorizar a formação técnica no Ceará, e dar visibilidade aos processos formativos e de qualificação da força de trabalho de nível médio em saúde. Sua realização oportuniza o aprimoramento da educação profissional em saúde e o compartilhamento de processos de aprendizagem. Essa estratégia adotada pela ESP/CE possibilita a visibilidade do ensino profissional oferecido, demonstrando através dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o conjunto determinado de saberes construído, contribuindo para o ensino profissionalizante no Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Andriola, Wagner Bandeira. "Ações de formação em EJA nas prisões: o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará?" Educação & Realidade 38, no. 1 (March 2013): 179–204. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-62362013000100011.

Full text
Abstract:
O texto relata as principais ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que são desenvolvidas com profissionais do Sistema Prisional do Ceará. Atualmente, no Brasil são desenvolvidas tão somente duas ações de formação de professores do Sistema Prisional, no nível de especialização, uma delas executada no Ceará. Cabe destacar outras ações desenvolvidas no Ceará: formação de 220 agentes prisionais; análise de dados secundários da PNAD/2007 - Suplemento de EJA; financiamento de projetos de pesquisa pelo CNPq; formação de novos pesquisadores no nível de mestrado; articulação da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o Ministério da Educação, com a Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização e com a Secretaria de Justiça e Cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Moura, Emanoel Rodrigues, Cristiane Maria Sampaio Forte, and Andréa Pereira Silveira. "Influência de um Projeto Não Governamental na Educação Ambiental Formal e Informal: O Caso do Projeto Algas, Cultivando Sustentabilidade." Conexões - Ciência e Tecnologia 11, no. 4 (December 21, 2017): 37. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.955.

Full text
Abstract:
Ações de Educação Ambiental formal e informal não são mutuamente excludentes, embora na prática predominem abordagens segregadas. Por isso, nosso objetivo foi saber se um projeto não governamental de atividades sustentáveis e com fundamentos na educação ambiental influencia na sensibilização ambiental de estudantes da escola local. Nossa hipótese é que os alunos da Escola Fortunato Severiano da Costa (Escola B –EB), situada na comunidade de Flecheiras local de desenvolvimento do projeto “Algas: Cultivando Sustentabilidade”, são mais sensíveis a questão ambiental do que a dos alunos da escola Raimundo Nonato Ribeiro (Escola A – EA), situada na sede do município de Trairi-Ceará, onde não existe nenhum projeto com estas qualificações. Selecionamos 35 alunos da EA e 33 alunos da EB, das turmas de 3º ano do ensino médio para este estudo de caso. Utilizamos um questionário com 13 questões objetivas divididas em três tópicos: hábito diário, consumo responsável e conhecimentos ambientais. Diferente do esperado, não registramos uma sensibilização superior dos alunos da EB em relação aos alunos da EA, pois as porcentagens das respostas elencancas nos três tópicos foram semelhantes. Essa semelhança pode i) ser resultado de um trabalho de conscientização escolar superior na EA, visto que 69% dos alunos obtem informações ambientais na EA, em comparação com os 38% da EB e/ou ii) ser reflexo de uma abrangência do projeto algas fora dos limites da comunidade. As duas explicações são plausíveis e devem atuar conjuntamente, resultando em níveis de sensibilização ambiental elevados e semelhantes entre os alunos das duas escolas investigadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fontoura, Monique Simões, Rafaella Maria Monteiro Sampaio, Francisco Regis Da Silva, and Francisco José Maia Pinto. "Qualidade de vida e estado nutricional de adolescentes em uma escola particular em Fortaleza, Ceará." Saúde e Desenvolvimento Humano 7, no. 2 (July 3, 2019): 19. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v7i2.4430.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a qualidade de vida e o estado nutricional de adolescentes de uma escola particular em Fortaleza, Ceará. Método: Estudo transversal, de base escolar, desenvolvido com estudantes de uma escola particular, com idade entre 13 e 19 anos. Foram aplicados questionários referentes à frequência alimentar, qualidade de vida, dados socioeconômico e avaliação nutricional. Resultados: Verificou-se que a maioria (11; 52,4%) das meninas tinham idade entre 13 e 14 anos; já a maioria dos meninos (13; 44,8%) tinha entre 15 e 16 anos. Verificou-se um maior percentual de excesso de peso (sobrepeso e obesidade) nas meninas (8; 38,1%) em relação aos meninos (7; 24,2%). A partir da classificação do questionário de frequência alimentar, a maioria (33; 66,6%) dos adolescentes foram classificados com alimentação péssima. Quanto a classificação da qualidade de vida, os meninos apresentaram uma maior qualidade de vida (26; 89,6%) em relação às meninas (10; 47,6%). Conclusões: A análise do estado nutricional revelou maior prevalência de sobrepeso no sexo feminino. O sexo masculino apresentou melhor qualidade de vida entre as variáveis analisadas quando comparada ao sexo feminino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Marques, Daniele Luciano, and Antônia De Abreu Sousa. "A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ: UMA ANÁLISE À LUZ DA ESCOLA UNITÁRIA GRAMSCIANA." Revista Labor 1, no. 12 (March 16, 2017): 88. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i12.6576.

Full text
Abstract:
O artigo tece reflexões sobre a proposta de educação profissional das escolas estaduais do Ceará. Vale enfatizar que essa modalidade de educação atende ao decreto 5.154/2004 que reforça a integração da Educação Profissional ao nível médio, bem como à Lei 11.741/2008 que sugere a integração da Educação Profissional aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, das ciências e da tecnologia. Nessa oportunidade, analisamos a escola unitária gramsciana que propõe um tipo de educação para além do imediatismo do mercado laboral. Nesse caminhar, aliamos ao estudo do desenho da educação profissional Brasileira focando as mudanças no mundo laboral, a partir da década de 1970, sobretudo sob a influência da Teoria do Capital Humano e pedagogia produtivista. Para estas apreciações recorremos a Cunha (2000) e Saviani (2008) que discutem os caminhos da Educação Profissional Brasileira. No que se refere às mudanças no mundo do trabalho, utiliza-se contribuições de Frigotto (2010;1995), dentre outros. Vale enfatizar que a pesquisa está ancorada na concepção de escola unitária de Gramsci (1989) ao propor a união entre escola do trabalho manual e escola do trabalho intelectual formando especialistas-dirigentes capaz de unir teoria e prática, em qualquer âmbito laboral, para além das especializações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Eliabe Bezerra de Oliveira, and Gislene Farias de Oliveira. "Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 31 (October 9, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i31.531.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Teixeira Chaves, Italo, and Lidia Eugenia Cavalcante. "Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola." Biblionline 16, no. 1 (October 19, 2020): 44–54. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.53105.

Full text
Abstract:
Visa discorrer sobre a educação patrimonial a partir da presença de bibliotecas e museus virtuais na escola. Problematiza acerca da apropriação e usos em sala de aula das ambiências virtuais como espaços de aprendizagem, que possibilitam a salvaguarda, a valorização e o acesso à memória documental. Discute a percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará a respeito da patrimonialização digital. Como metodologia de pesquisa, valeu-se da realização de oficina de mediação para o público jovem escolar, com o intuito de apresentar ambiências culturais cujos acervos estão disponibilizados em meio digital. Como resultado, evidencia-se que a educação patrimonial e a realização de trabalho pedagógico sistemático por meio do qual indivíduos ou coletivos sejam levados a interagir com coleções memorialísticas em diferentes formatos, suportes ou mídias, certamente contribuirão para a valorização desses bens patrimoniais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography