Academic literature on the topic 'Escola de Chicago'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Escola de Chicago.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Escola de Chicago"

1

Eufrasio, Mário A. "A ESCOLA DE CHICAGO DE SOCIOLOGIA: O QUE A TORNOU UMA ESCOLA?" Cadernos CERU 31, no. 1 (September 3, 2020): 18–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p18-34.

Full text
Abstract:
Por que, durante os anos de 1920, a Universidade de Chicago foi um centro tão criativo para o desenvolvimento da Escola de Chicago de Sociologia? Como e por que, entre 1915 e 1935, a sociologia floresceu tão notavelmente na Avenida Midway, numa universidade que, desde a sua fundação em 1892, exerceu uma influência muito desproporcional sobre o desenvolvimento das ciências sociais nos Estados Unidos? Não só Chicago foi o centro principal da sociologia no mundo nesse período, mas a característica da abordagem do departamento era a de um esforço intelectual amplo e coletivo. E a sociologia não foi um caso único: a escola de Chicago de filosofia, fundada por John Dewey, estava no auge de sua influência. A escola de Chicago de ciência política estava ganhando força e reputação. A escola de Chicago de economia já apontava no horizonte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Becker, Howard. "A escola de Chicago." Mana 2, no. 2 (October 1996): 177–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93131996000200008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodopoulos, Adriana Spacca Olivares. "Arquitetura de escolhas nas escolas: um empurrão para a melhoria da educação." Veras 2, no. 2 (September 21, 2012): 299. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n2.ano2012.art109.

Full text
Abstract:
Nudge: o empurrão para a escolha certa, de Richard H. Thaler – professor emérito de Ciência Comportamental e Economia e também diretor do Centro de Pesquisa sobre Decisões da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Chicago – e Cass R. Sunstein – professor emérito de Jurisprudência da Escola de Direito e do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Chicago –, apresenta ao leitor a emergente ciência das escolhas,segundo eles, “constituída por pesquisas cuidadosas realizadas por cientistas sociais ao longo das últimas quatro décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Eufrásio, Mário Antônio. "A formação da Escola Sociológica de Chicago." Plural (São Paulo. Online) 2 (December 2, 1995): 37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1995.68042.

Full text
Abstract:
As "escolas" ou tradições sociológicas, devido a sua complexidade, são difíceis de caracterizar, mas pode-se falar numa Escola Sociológica de Chicago, de que o artigo esboça as linhas gerais de desenvolvimento, constituindo um roteiro expositivo com indicação de leituras para o leitor interessado em aprofundar-se no tema. Caracterizam-se inicialmente o surgimento e as grandes fases da história da sociologia nos Estados Unidos. Indica-se o caráter inovador da Universidade de Chicago, criada em 1982, que se confirmou na criação de seu Departamento de Sociologia, o primeiro dos Estados Unidos a oferecer ensino de graduação e de pós-graduação associado a pesquisa em alto padrão e numa perspectiva de prestação de serviços à comunidade. Indiferenciado dos demais departamentos de sociologia do país durante suas primeiras duas décadas, após a I Guerra Mundial o Departamento de Sociologia de Chicago assumiu uma posição de destaque. Indica-se o papel de Small, Vincent, Thomas, Park, Burgess e outros nesse desenvolvimento, que levou, nas circustâncias da própria cidade, à afirmação e ao predomínio da Escola Sociológica de Chicago durante toda a terceira fase da sociologia americana, entre 1920 e 1935
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Xavier, Libânia Nacif, and José Gledison Rocha Pinheiro. "DA LAB SCHOOL DE CHICAGO ÀS ESCOLAS EXPERIMENTAIS DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1930." História da Educação 20, no. 50 (December 2016): 177–91. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/62397.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo abordam-se as relações entre o processo de expansão escolar e de difusão do conhecimento científico com as modernas formas de socialização e de organização pedagógica da escola. Parte-se de uma reflexão mais ampla sobre o sentido da instituição escolar e suas relações com a vida moderna e com o modelo republicano de governo para, em seguida, destacar as expectativas que cercaram a implantação das escolas experimentais no âmbito da Reforma Anísio Teixeira no Distrito Federal (1931-1935), em sintonia com o pragmatismo do filósofo norte- americano John Dewey (1859-1952). Adiante, ensaia-se uma interpretação sobre os modos de apropriação da pedagogia de Dewey no projeto das escolas experimentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marafon, Glaucio José. "O espaço urbano: a abordagem da Escola de Chicago e da Escola Marxista." Ciência e Natura 18, no. 18 (December 9, 1996): 149. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x26613.

Full text
Abstract:
The urban space and its approach have arisen interpretations that gather themselves into theoretical-methodologial sources, into paradigms which guide the investigations about urban space. This essay comments on general considerations concerning proposals that guide the urban space approach of Chicago and Marxist Currents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Adriana, and Édison Gastaldo. "O legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos." Revista FAMECOS 16, no. 39 (September 22, 2009): 78. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5845.

Full text
Abstract:
Este artigo busca articular alguns temas e conceitos propostos no quadro teórico geral da chamada “Escola Sociológica de Chicago” ao campo de estudos da recepção, dos usos e consumo midiáticos. Tradicionalmente considerada uma vertente do pensamento sociológico, a teoria da Escola de Chicago tem sido retomada por alguns/as pesquisadores/as da área pela grande pertinência para o estudo de fenômenos da comunicação, tanto em situações face a face quanto em interações comunicativas mediatizadas. A partir de uma releitura de textos clássicos desta escola de pensamento, nomeadamente os de William I. Thomas, George Herbert Mead e Herbert Blumer, são apontadas neste texto perspectivas teórico-metodológicas para o estudo de fenômenos comunicacionais contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Keitty Rodrigues, Marisa Bräscher, Eva Cristina Leite da Silva, and Cezar Karpinski. "A Escola de Chicago e a dimensão temática da informação." Informação & Informação 25, no. 1 (April 1, 2020): 211. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p211.

Full text
Abstract:
Introdução: O artigo propõe o diálogo entre uma obra específica com a corrente norte-americana proveniente do movimento da Escola de Chicago, que influencia na catalogação de assunto amplamente utilizada e debatida em meio científico até os dias atuais. Entende-se que tal discussão contribui para o avanço teórico da área. Objetivo: Verificar, por meio da produção bibliográfica, como as características teóricas da dimensão temática da informação norte-americana influenciaram ou foram influenciadas pela obra “Catálogo Sistemático: princípios básicos” de Jesse Shera e Margaret Egan da Escola de Chicago. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão, pautado em pesquisa exploratória e descritiva, tendo como fonte as referências bibliográficas que foram analisadas a partir do método histórico. Nesse processo, a fonte é entendida como um produto final que engloba intenções, conflitos e relações de poder, tanto no aspecto da autoridade quanto da sua circulação. Resultados: Descreve o processo de fundamentação teórica no campo do tratamento temático da informação com enfoque na perspectiva norte-americana representada pela obra e autores selecionados. Apresenta a influência do campo “assunto” na catalogação sistemática, mostrando que esta foi a principal proposta da obra analisada. Conclusões: Conclui-se que a preocupação biblioteconômica do acesso à informação com o foco no usuário, paradigma atual na Ciência da Informação, está fortemente relacionada ao movimento da Escola de Chicago.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendoza, Edgar S. G. "Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paulo (1935-1950)." Sociologias, no. 14 (December 2005): 440–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222005000200015.

Full text
Abstract:
O artigo, em termos amplos, trata da influência de Donald Pierson, formado na Escola Sociológica de Chicago, que teve maior repercussão na pesquisa urbana no Brasil, nos anos 30 e 50, tanto na Sociologia quanto na Antropologia, na cidade de São Paulo. A pesquisa urbana no Brasil tanto sociológica quanto antropológica teve referenciais teóricos que deixaram sua marcas nos trabalhos da época. No meu argumento, se pensarmos nos campos científicos da Antropologia e da Sociologia Urbana no Brasil, uma das tendências teóricas em um momento histórico e teórico foi a Escola Sociológica de Chicago. Um resgate de pesquisas precursoras de estudos urbanos na cidade de São Paulo poderiam comprovar a influência da Escola de Chicago. Apesar de serem pesquisas isoladas, enfatizaram fortemente questões propriamente urbanas. Seria arriscado defini-las nesta época como uma Sociologia Urbana propriamente dita, em São Paulo. O motivo de trazê-las é demonstrar que realmente foram um antecedente dos estudos urbanos no Brasil, entre 1935-1950. Assim, posso dizer que a Sociologia da Escola de Chicago teve influência em três campos no Brasil: a) relações raciais (negros, brancos e imigrantes), b) estudos de comunidade (pequenas cidades rurais) e c) estudos na cidade (principalmente São Paulo). Portanto, estou pensando a cidade de São Paulo como um cenário em termos gerais, como uma agenda de pesquisa institucional nos anos 35-50. Entre as poucas e modestas pesquisas de Sociologia na cidade de São Paulo tomada como objeto de estudo, foi feita uma etnografia na cidade ou uma etnografia urbana diferente dos clássicos estudos de comunidades em pequenas cidades rurais. Temos inicialmente oito trabalhos que foram publicados principalmente como artigos em revistas, sendo o objeto de pesquisa alguns bairros da cidade ou em outras cidades. O ponto central do artigo está na ampla bibliografia que foi encontrada, e apresentada no final do texto sobre a influência da Escola de Chicago e sua repercussão no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Breitner. "Gangsterismo jovem: observação participante e a Escola de Chicago." Sociedade e Estado 21, no. 3 (December 2006): 781–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922006000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Escola de Chicago"

1

Guimarães, Rafael Estevão Marão. "A Escola de Chicago e a sociologia no Brasil : a passagem de Donald Pierson pela Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo /." Araraquara : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/93173.

Full text
Abstract:
Orientador: Ângelo Del Vecchio
Banca: Edison Bariani Junior
Banca: Mário Antonio Eufrásio
Resumo: A contribuição de Donald Pierson (1900 - 1995) para as Ciências Sociais brasileiras foi significativa, pois o cientista social formado pela Escola Sociológica de Chicago combinou teoria e pesquisa na formação da primeira geração de cientistas sociais profissionais do Brasil. A partir de sua chegada à Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP) em 1939, Donald Pierson trabalhou para o desenvolvimento da disciplina no país através de uma série de iniciativas que fundamentaram teoricamente futuras pesquisas empíricas, como por exemplo: coordenação de um Seminário de "Técnicas em Pesquisa Social"; tradução para o português e publicação de bibliografia específica em Ciências Sociais, em sua maioria de origem norte-americana; criação e coordenação de uma divisão de estudos pósgraduados em 1941 - a primeira do gênero na América Latina; pronunciamento de conferências públicas por centros de ensino no Brasil, dentre outras iniciativas pioneiras. Em seguida, coordenou dois amplos projetos de pesquisa empírica, denominados estudos de comunidade. Estes estudos - o de Cruz das Almas (1951) e o do O Homem no Vale do São Francisco (1972) - podem ser considerados o final do ciclo do professor norte-americano na ELSP, pois consolidaram a formação no campo de pesquisa da primeira geração de cientistas sociais profissionais do Brasil, cuja teoria havia sido transmitida em sala de aula a partir de uma série de iniciativas, algumas delas acima mencionadas
Abstract: Donald Pierson's (1900 - 1995) contribution to the Brazilian Social Sciences was significant since the social scientist formed by the Sociological School of Chicago has combined theory and research on the formation of the first generation of professional social scientists in Brazil. After his arrival at the Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP) in 1939, Donald Pierson worked for the development of the discipline in the country through a series of initiatives that substantiate theoretically future empirical research, such as: coordination of a Seminar on "Techniques of Social Research"; translation into Portuguese and publication of specific literature in Social Sciences, mostly of American origin; creation and coordination of a division of postgraduate studies in 1941 - the first of its kind in Latin America; pronouncement of public lectures in teaching centers in Brazil, among other pioneer initiatives. Then, two large empirical research projects were coordinated, called community studies. These studies - Cruz das Almas (1951) and O Homem no Vale do São Francisco (1972) - can be considered the end of a cycle of the American teacher in the ELSP, since consolidated the training into the research field of the first generation of professional social scientists in Brazil, whose theory had been transmitted in the classroom from a series of initiatives, some of them mentioned above
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimarães, Rafael Estevão Marão [UNESP]. "A Escola de Chicago e a sociologia no Brasil: a passagem de Donald Pierson pela Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/93173.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-03-16Bitstream added on 2014-06-13T19:34:02Z : No. of bitstreams: 1 guimaraes_rem_me_arafcl.pdf: 529549 bytes, checksum: 8b55be6c961b3793ec34b0e4cdff456d (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A contribuição de Donald Pierson (1900 – 1995) para as Ciências Sociais brasileiras foi significativa, pois o cientista social formado pela Escola Sociológica de Chicago combinou teoria e pesquisa na formação da primeira geração de cientistas sociais profissionais do Brasil. A partir de sua chegada à Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP) em 1939, Donald Pierson trabalhou para o desenvolvimento da disciplina no país através de uma série de iniciativas que fundamentaram teoricamente futuras pesquisas empíricas, como por exemplo: coordenação de um Seminário de “Técnicas em Pesquisa Social”; tradução para o português e publicação de bibliografia específica em Ciências Sociais, em sua maioria de origem norte-americana; criação e coordenação de uma divisão de estudos pósgraduados em 1941 – a primeira do gênero na América Latina; pronunciamento de conferências públicas por centros de ensino no Brasil, dentre outras iniciativas pioneiras. Em seguida, coordenou dois amplos projetos de pesquisa empírica, denominados estudos de comunidade. Estes estudos – o de Cruz das Almas (1951) e o do O Homem no Vale do São Francisco (1972) – podem ser considerados o final do ciclo do professor norte-americano na ELSP, pois consolidaram a formação no campo de pesquisa da primeira geração de cientistas sociais profissionais do Brasil, cuja teoria havia sido transmitida em sala de aula a partir de uma série de iniciativas, algumas delas acima mencionadas
Donald Pierson's (1900 – 1995) contribution to the Brazilian Social Sciences was significant since the social scientist formed by the Sociological School of Chicago has combined theory and research on the formation of the first generation of professional social scientists in Brazil. After his arrival at the Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP) in 1939, Donald Pierson worked for the development of the discipline in the country through a series of initiatives that substantiate theoretically future empirical research, such as: coordination of a Seminar on Techniques of Social Research; translation into Portuguese and publication of specific literature in Social Sciences, mostly of American origin; creation and coordination of a division of postgraduate studies in 1941 – the first of its kind in Latin America; pronouncement of public lectures in teaching centers in Brazil, among other pioneer initiatives. Then, two large empirical research projects were coordinated, called community studies. These studies – Cruz das Almas (1951) and O Homem no Vale do São Francisco (1972) – can be considered the end of a cycle of the American teacher in the ELSP, since consolidated the training into the research field of the first generation of professional social scientists in Brazil, whose theory had been transmitted in the classroom from a series of initiatives, some of them mentioned above
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rufato, Marcela de Andrade. "Imigração e relações raciais na cidade moderna: a teoria social de Louis Wirth." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10022011-102435/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem como objetivo principal a reconstrução conceitual e teórica dos estudos de imigração de Louis Wirth, sociólogo de origem alemã, naturalizado norte-americano, associado à tradição da Escola Sociológica de Chicago. A análise centrou-se em seus escritos de formação: Culture Conflict in the Immigrante Family (1925), sua dissertação de mestrado, e The Ghetto (1928), a publicação de sua tese de doutorado, complementados por alguns artigos. Os principais elementos reconstruídos foram, não necessariamente nessa ordem: a condição do imigrante de desorganização e reorganização pessoal e de grupo; a teoria da assimilação; os conflitos culturais e a delinquência entre a segunda geração de imigrantes; a psicologia social do imigrante e seus tipos sociais e de personalidade; a possibilidade de aplicação do conhecimento sociológico para intervenção na realidade social; e, o conceito de gueto, na interpretação do isolamento espacial, cultural e social. Esses elementos foram analisados não apenas nas formulações do autor, mas também pelas influências que sofreu de William I. Thomas, Robert E. Park e Ernest W. Burgess. Quanto ao conceito de gueto, especificamente, foi realizado também o exame de sua incorporação na sociologia e nos estudos raciais norte-americanos, posteriores ao autor, na reavaliação e crítica elaborada por Loïc Wacquant.
This thesis has as main purpose the conceptual and theoretical reconstruction of the studies of immigration from Louis Wirth, sociologist of German origin, naturalized American, associated with the tradition of the Chicago School of Sociology. The analysis focused on the author\'s formation writings: Culture Conflict in the Immigrant Familiy (1925), his master thesis, and The Ghetto (1928), the publication of his doctoral thesis, supplemented by some articles. The main reconstructed elements were, not necessarily in this order: the immigrant condition of individual and group disorganization and reorganization; the assimilation theory; cultural conflicts and delinquency in the second generation of immigrants; the social psychology of the immigrant and its social and personality types; the possibility of applying sociological knowledge to change social reality; and the concept of ghetto for the interpretation of spatial, cultural and social isolation. These elements were analyzed not only in the author\'s formulations but also in the influences that he had suffered from William I. Thomas, Robert E. Park and Ernest W. Burgess. Regarding the concept of ghetto, specifically, it was also examined its development in American sociology and racial studies, later to the author, in the review and critique elaborated by Loïc Wacquant.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, Marina Cavalcante. "Visões da modernidade nas histórias em quadrinhos: Gotham e Metrópolis em finais de 1930." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5398.

Full text
Abstract:
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Metrópolis e Gotham são as cidades imaginárias das histórias em quadrinhos que, respectivamente, ambientam as aventuras do Super-Homem e Batman. Estes dois super-heróis foram criados nos Estados Unidos em finais da década de 1930 e continuam a povoar a vida de crianças e adultos oito décadas depois de sua concepção. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise das cidades do Super-Homem e Batman em seu contexto de criação por meio de uma análise etnográfica da literatura em quadrinhos. Objetiva-se analisar as representações dessas cidades ficcionais em relação com as questões vividas pelas grandes cidades norte-americanas de sua época, como crime, migração e delinquência. Para tanto, analisa-se as primeiras histórias dos referidos super-heróis publicadas desde a sua criação em 1938 e 1939 até a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em dezembro de 1941. Discute-se a questão da dupla identidade, da liberdade e do anonimato nas grandes cidades a partir do gênero de super-heróis, bem como contextualiza-se a criação dos quadrinhos como um meio de comunicação de massa nascido no ambiente moderno e urbano. A tese central desta dissertação gira em torno da discussão sobre cidades e Modernidade. Considera-se Gotham e Metrópolis como representações que refletem pontos de vista distintos sobre as grandes cidades modernas. A primeira é uma cidade noturna e violenta de crimes relacionados com a loucura, o crime organizado e a migração. Subjaz aqui a noção de que a modernidade, tendo como locus as grandes cidades, seria um fator que desagrega a vida social levando os habitantes de Gotham City a enfrentar um cotidiano de conflitos, seja com criminosos, loucos ou imigrantes. Metrópolis, por sua vez, enfrenta em seu cotidiano problemas técnicos e crimes de cunho moral, sendo uma cidade diurna de linhas retas e prédios de estilos arquitetônicos modernistas retratados a partir de imagens panorâmicas que destacam seus prédios e arranha-céus iluminados, enquanto Gotham é representada como uma cidade escura de prédios monolíticos que se repetem indistintamente em seu horizonte. Por mais ficcionais, utópicas ou distópicas que possam ser as cidades das histórias em quadrinhos elas são representações que se relacionam com o imaginário da época e sociedade em que foram criadas. Esta dissertação compreende Gotham City e Metrópolis como sínteses de concepções urbanas modernas, relacionando-as com correntes urbanísticas presentes nas primeiras décadas do século XX e com questões colocadas pelo pensamento social da Escola de Chicago de Sociologia.
Metropolis and Gotham are the imaginary cities of comics that respectively set the adventures of Superman and Batman. These two superheroes were created in the United States in the late 1930s and continue to populate the lives of children and adults eight decades after its conception. The objective of this dissertation is to analyze the cities of Superman and Batman in their context of creation through an ethnographic analysis of comic book literature. The aim is to analyze the fictional representations of these cities in relation to the issues faced by large North American cities of its time, such as crime, migration and delinquency. In this intent the first stories of these superheroes are analyzed since its creation in 1938 and 1939 until the U.S. entry into World War II in December 1941. It is discussed the question of dual identities, freedom and anonymity in large cities through the comic book superheroes genre, as well it is contextualized the creation of comics as a medium of mass communication born in modern and urban context. The central thesis of this dissertation is developed around the discussion between cities and Modernity. Gotham and Metropolis are seem as representations that reflects distinct point of view about great modern cities. The former is a nocturnal and violent city which crimes are related to madness, organized crime and migration. Here underlies the notion that modernity, having as its prime locus the large cities, it is a factor that disrupts the social life leading the inhabitants of Gotham City to face a daily conflict with either criminals, madmen or immigrants. The city of Metropolis, in turn, faces technical problems and moral crimes, a daytime city of straight lines and buildings of modernist architectural styles always portrayed from panoramic images that highlight their buildings and gleaming skyscrapers, while Gotham is represented as a city with a dark outline of monolithic buildings repeated without distinction on the horizon. Cities of comics are representations that either fictional, utopian or dystopian they may be, are related to the imagery time and society in which they were created. This dissertation comprises Gotham City and Metropolis as synthesis of modern urban concepts, relating them to urban conceptions present in the first decades of the twentieth century and with issues exposed by the social thought of the Chicago School of Sociology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Junior, Antonio D'Elia. "O Direito Urbanístico e o controle da criminalidade no espaço urbano: as lições da Escola de Chicago a partir da experiência do Favela-Bairro na cidade do Rio de Janeiro." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7284.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O planejamento urbano no Brasil passou por diversas fases de sua construção no estabelecimento do controle do espaço através dos instrumentos de regulamentação do uso do solo, mas marcado por intensa desigualdade, discriminação e exclusão social e de desconsideração das camadas menos favorecidas da população quando beneficiárias das melhorias sociais que a cidade pode oferecer. Esta tendência mudou quando na década de 1990, introduziram-se as premissas dos planos diretores e da inclusão e participação popular na formulação das políticas da cidade. O entendimento em questão busca contribuir para produção e adequação de instrumentos ou sugestões de instrumentos do direito urbanístico à construção de espaços urbanos públicos seguros baseados a princípio na busca das causas endógenas oriundas do próprio ambiente urbano, enfatizadas no presente trabalho por meio da ecologia humana e das causas exógenas fruto de características independentes do ambiente urbano, objeto de estudo das ciêcias criminais, por meio da contribuição da Escola de Chicago, através de seu ecologismo social, será procendente a análise das estatísticas que demonstram a distribuição da violência no espaço localizado das intervenções do programa favela-bairro e quais proposições podem ser formuladas no âmbito do planejamento urbano e do direito urbanístico e se podem contribuir para o combate ou controle da criminalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Lucélia Oliveira. "A influência dos pressupostos da teoria da ecologia criminal da Escola de Chicago para a elaboração das ações de segurança pública para o Centro Histórico de Salvador." Faculdade de Direito, 2013. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17043.

Full text
Abstract:
Submitted by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2015-02-26T13:57:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Lucélia Oliveira Almeida 2013.pdf: 193147 bytes, checksum: 24e358c498f249f7c789eca2c7938632 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2015-02-26T14:00:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Lucélia Oliveira Almeida 2013.pdf: 193147 bytes, checksum: 24e358c498f249f7c789eca2c7938632 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-02-26T14:00:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Lucélia Oliveira Almeida 2013.pdf: 193147 bytes, checksum: 24e358c498f249f7c789eca2c7938632 (MD5)
A partir do exame do Plano Integrado de Segurança Pública para o Centro Histórico de Salvador (PISPCHS), construído pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia, no ano de 2009, este trabalho visa identificar a relação possível entre o modelo diagnóstico apresentado pelo PISPCHS, com a teoria da Ecologia Criminal da Escola de Chicago. A abordagem metodológica aqui utilizada é a qualitativa e o tipo de pesquisa é a exploratória e documental. Após a análise do PISPCHS, verifica-se que, embora passível de críticas, ainda persiste a ideia de que a desorganização e o debilitamento do controle social formal e informal, encontrados no Centro Histórico de Salvador são os principais responsáveis pelo afastamento cada vez maior de turistas e a pouca, ou nenhuma, frequência dos moradores de Salvador àquele ambiente cultural. Esta pesquisa aponta que são encontrados pressupostos que evidenciam a presença do pensamento teórico da Ecologia Criminal da Escola de Chicago, principalmente os da Ecologia Humana de Robert Park e das Zonas Concêntricas de Ernest Burgess, na essência do Plano Integrado, elaborado por técnicos que desconheciam este referencial teórico. Apesar de ter recebido muitas críticas ao longo dos anos, a tentativa da teoria Ecológica de explicar o fenômeno criminógeno da produção da delinquência nas e pelas grandes cidades, valendo-se dos conceitos de desorganização e contágio inerentes aos modernos núcleos urbanos é utilizada em larga escala para a orientação de trabalhos, não só das políticas de controle da criminalidade, bem como, das políticas de inclusão social no Estado brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cutruneo, Thiago Bonatto. "Regras, estabilização e monetarismo." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2010. http://hdl.handle.net/10438/5906.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:21:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 63080100018.pdf: 349844 bytes, checksum: 8547c5fc5b8c186f8344ff155c7c72be (MD5) Previous issue date: 2010-03-30T00:00:00Z
O objetivo do trabalho é entender o que aconteceu com o monetarismo. Em menos de 50 anos a escola surgiu, consolidou-se, atingiu seu ápice e depois foi sendo deixada de lado a medida que as proposições monetaristas começaram a perder aderência com a realidade. Este processo de ascensão e queda é o que motiva a dissertação. Nesse sentido, a contribuição do texto é identificar o que a teoria econômica pensa em relação ao monetarismo, testando a hipótese de se foi o amplo corpo teórico monetarista que fracassou ou se foram específicos postulados da escola que se mostraram inválidos, por meio da investigação de vários textos de mais de um século de teoria econômica. A conclusão alcançada é que a partir do fracasso da adoção da proposição monetarista de crescimento constante do estoque de moeda como forma de conduzir a política monetária estabilizadora, o papel de destaque que a escola atribuía à moeda passou a ser questionado. Mesmo assim, a base das proposições monetaristas se manteve, mostrando que a escola e seu corpo teórico não fracassaram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Mariana Guerino da Silva. "O caso Chico Cardoso: teatro na escola e desenvolvimento profissional da docência." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3594.

Full text
Abstract:
Submitted by Jaqueline Duarte (1157279@mackenzie.br) on 2018-05-15T16:16:40Z No. of bitstreams: 2 Mariana Guerino da Silva Santos.pdf: 8515856 bytes, checksum: 638f96727ebacc46f7fab89dd92ffd8d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2018-05-21T13:33:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Mariana Guerino da Silva Santos.pdf: 8515856 bytes, checksum: 638f96727ebacc46f7fab89dd92ffd8d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-21T13:33:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mariana Guerino da Silva Santos.pdf: 8515856 bytes, checksum: 638f96727ebacc46f7fab89dd92ffd8d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-23
How does the teacher base the teaching action and evaluate the results of the process when working with theater in the school? This study aims to analyze the teaching trajectory of Francisco dos Santos Cardoso; seeks to give visibility to the case of a teacher who is happy in the profession, acting in the public school by choice and who has been finding ways to develop a good job under the conditions that are offered to them. Research of qualitative nature, its theme is theater in basic education. It seeks, among other specific objectives, to analyze the practice of Francisco in the State School of Integral Education Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, verifying how he teaches and how he learned to teach theater. It is theoretically based on Lee S. Shulman, Linda Darling Hammond, Antônio Nóvoa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Ricardo Japiassú, Jorge Larrosa, Fernando Peixoto, Margot Berthold, Alexandre Mate, Claudia Valentina Assumpção Galian, Elba Siqueira de Sá Barretto and Kátia Regina de Sá, Paulo Romualdo Hernandes, Maria Cristina Celbusky, Fanny Abramovich, Yan Michalski, Carminda Mendes André and Agnaldo Aparecido Geremias. Methodologically, it presents a narrative based on a case study. To this end, it is supported by the data collected through an interview with 37 semistructured questions made with the teacher, questionnaires delivered to the students of the State School of Integral Education Carlos Maximiliano Pereira dos Santos who participated in the elective course "Teatrando" during the school year of 2017 and field diary records on how these encounters took place. The results obtained allow to affirm that it is possible to promote a quality theater teaching in the public school dissociated to the discipline of Art and that there is not only one way of doing theater in the school; the teacher learns by teaching through reflections on his practice; the basis for teaching, in which teacher thinking is the central element of teaching, is made up of various types of knowledge.
Como o professor fundamenta a ação docente e avalia os resultados do processo ao trabalhar com teatro na escola? Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória docente de Francisco dos Santos Cardoso; busca dar visibilidade ao caso de um professor que é feliz na profissão, atuando na escola pública por opção e que vem encontrando meios de desenvolver um bom trabalho dentro das condições que lhes são oferecidas. Pesquisa de natureza qualitativa, o tema é teatro na educação básica. Procura, dentre outros objetivos específicos, analisar a prática de Francisco na Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, verificando como ensina e como aprendeu a ensinar teatro. Fundamenta-se teoricamente em Lee. S. Shulman, Linda Darling Hammond, Antônio Nóvoa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Ricardo Japiassú, Jorge Larrosa, Fernando Peixoto, Margot Berthold, Alexandre Mate, Cláudia Valentina Assumpção Galian, Elba Siqueira de Sá Barretto e Kátia Regina de Sá, Paulo Romualdo Hernandes, Maria Cristina Celbusky, Fanny Abramovich, Yan Michalski, Carminda Mendes André e Agnaldo Aparecido Geremias. Metodologicamente, apresenta uma narrativa com base em estudo de caso. Para isso, respalda-se nos dados coletados por meio de entrevista com 37 questões semiestruturadas realizadas com o professor, questionários entregues aos alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Maximiliano Pereira dos Santos que participaram da disciplina eletiva “Teatrando” durante o ano letivo de 2017 e registros em diário de campo sobre como esses encontros aconteceram. Os resultados obtidos permitem afirmar que é possível promover um ensino de teatro de qualidade na escola pública dissociado à disciplina de Arte e que não há apenas uma forma de se fazer teatro na escola; o professor aprende ao ensinar por meio de reflexões sobre sua prática; a base para ensinar, na qual o pensamento do professor é o elemento central do ensino, é constituída por vários tipos de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Viana, Karine Dutra Rocha. "As crenças transmitidas por escolas de negócios : um olhar sobre a FGV-EAESP e a Chicago Booth School of Business /." Araraquara, 2016. http://hdl.handle.net/11449/139508.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Jardim
Banca: Renata Medeiros Paoliello
Banca: Roberto Grün
Resumo: O objeto de pesquisa desta dissertação consiste em analisar, a partir da sociologia relacional de Pierre Bourdieu, como os discursos adotados pelas Escolas de Negócios (FGV-EAESP e Chicago Booth School of Business) contribuem para a consolidação de crenças dominantes no campo da Administração, e por qual motivo estes discursos são capazes de sensibilizar estudantes, majoritariamente provenientes de uma fração da elite do estado de São Paulo. Deste modo, busco trazer elementos das pesquisas empíricas desenvolvidas tanto no Brasil quanto nos EUA, de modo a estabelecer comparações principalmente entre os discursos e as crenças difundidas por estas Escolas. Assim, o estudo ora apresentado aponta que, para além da constatação de que tais instituições são formadas por agentes provenientes de uma elite educacional e econômica, situada principalmente no estado de São Paulo, é preciso considerar em que medida a posição profissional e as redes das quais estes agentes participam são capazes de criar e difundir crenças hegemônicas tanto no âmbito dos mercados quanto na formulação de ideias e teorias científicas no campo da Administração e da Economia.
Abstract: The research object of this dissertation is to analyze, from the relational sociology of Pierre Bourdieu, how the discourse adopted by business schools (FGV-EAESP and Chicago Booth) contribute to the consolidation of dominant beliefs in the field of Administration, and for what reason these discourses are able to sensitize students, mostly from a fraction of the elite of the State of São Paulo in Brazil. In this way, I seek to bring elements of empirical research developed both in Brazil and in the USA, in order to draw comparisons between the discourses and the beliefs disseminated by these schools. Thus, the study presented here shows that, apart from the fact that such institutions are formed by agents from an educational and economic elite, located mainly in the state of São Paulo, one must consider to what extent the professional position and the networks of which these agents participate are able to create and disseminate hegemonic beliefs both in the markets and in the formulation of ideas and scientific theories in the field of Administration and Economics.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, Karine Dutra Rocha [UNESP]. "As crenças transmitidas por escolas de negócios: um olhar sobre a FGV-EAESP e a Chicago Booth School of Business." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/139508.

Full text
Abstract:
Submitted by KARINE DUTRA ROCHA VIANA null (karidutra@hotmail.com) on 2016-06-19T02:37:36Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final Karine Dutra Rocha Viana.pdf: 4402952 bytes, checksum: 3f1548fe06e307d131540a1004d28153 (MD5)
Rejected by Ana Paula Grisoto (grisotoana@reitoria.unesp.br), reason: Solicitamos que realize uma nova submissão seguindo as orientações abaixo: Inserir a data de defesa na folha de aprovação. Corrija estas informações e realize uma nova submissão contendo o arquivo correto. Agradecemos a compreensão. on 2016-06-21T20:11:48Z (GMT)
Submitted by KARINE DUTRA ROCHA VIANA null (karidutra@hotmail.com) on 2016-06-21T21:52:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final Karine Dutra R. V..pdf: 4401459 bytes, checksum: c5e75833e3c5ed0d475d1e8e2a27ead2 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Grisoto (grisotoana@reitoria.unesp.br) on 2016-06-22T16:52:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 viana_kdr_me_arafcl.pdf: 4401459 bytes, checksum: c5e75833e3c5ed0d475d1e8e2a27ead2 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-22T16:52:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 viana_kdr_me_arafcl.pdf: 4401459 bytes, checksum: c5e75833e3c5ed0d475d1e8e2a27ead2 (MD5) Previous issue date: 2016-06-09
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O objeto de pesquisa desta dissertação consiste em analisar, a partir da sociologia relacional de Pierre Bourdieu, como os discursos adotados pelas Escolas de Negócios (FGV-EAESP e Chicago Booth School of Business) contribuem para a consolidação de crenças dominantes no campo da Administração, e por qual motivo estes discursos são capazes de sensibilizar estudantes, majoritariamente provenientes de uma fração da elite do estado de São Paulo. Deste modo, busco trazer elementos das pesquisas empíricas desenvolvidas tanto no Brasil quanto nos EUA, de modo a estabelecer comparações principalmente entre os discursos e as crenças difundidas por estas Escolas. Assim, o estudo ora apresentado aponta que, para além da constatação de que tais instituições são formadas por agentes provenientes de uma elite educacional e econômica, situada principalmente no estado de São Paulo, é preciso considerar em que medida a posição profissional e as redes das quais estes agentes participam são capazes de criar e difundir crenças hegemônicas tanto no âmbito dos mercados quanto na formulação de ideias e teorias científicas no campo da Administração e da Economia.
The research object of this dissertation is to analyze, from the relational sociology of Pierre Bourdieu, how the discourse adopted by business schools (FGV-EAESP and Chicago Booth) contribute to the consolidation of dominant beliefs in the field of Administration, and for what reason these discourses are able to sensitize students, mostly from a fraction of the elite of the State of São Paulo in Brazil. In this way, I seek to bring elements of empirical research developed both in Brazil and in the USA, in order to draw comparisons between the discourses and the beliefs disseminated by these schools. Thus, the study presented here shows that, apart from the fact that such institutions are formed by agents from an educational and economic elite, located mainly in the state of São Paulo, one must consider to what extent the professional position and the networks of which these agents participate are able to create and disseminate hegemonic beliefs both in the markets and in the formulation of ideas and scientific theories in the field of Administration and Economics.
FAPESP: 2013/19448-1
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Escola de Chicago"

1

Freitas, Wagner Cinelli de Paula. Espaço urbano e criminalidade: Lições da escola de Chicago. São Paulo: IBCCRIM, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Escale à Chicago. Montréal [Qué.]: Éditions Ulysse, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Prado, Valladares Licia do, and Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Brazil). Encontro, eds. A Escola de Chicago: Impacto de uma tradição no Brasil e na França. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zimmerman, Marc. The Flag and Three Rican Artists. University of Illinois Press, 2017. http://dx.doi.org/10.5406/illinois/9780252036460.003.0002.

Full text
Abstract:
This chapter looks at Puerto Rico: 98, an art exhibit at Chicago's Puerto Rican Cultural Center and then at the Chicago Art Institute commemorating one hundred years of U.S. control over Puerto Rico and featuring visual meditations with respect to the Puerto Rican flag and the island's problematic nationhood. The exhibition was a manifesto in relation to the flag as well as flagism—banderismo. The three artists, Elizam Escobar, Ramón López, and Juan Sánchez, are independistas who have all led lives of political as well as artistic struggle. Their visions go far beyond any narrow nationalism or even the frustrated national aspirations of their colonized space of imagination and aspiration. From their barrio and prison worlds, these artists can see what amounts to a fascination of Puerto Ricans with their flag as a form of affirmation and resistance. However, they can also see this fascination as an obsession.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chicano Educational Achievement: Comparing Escuela Tlatelolco, A Chicanocentric School, and a Public High School (Latino Communities). Routledge, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Viana, Enaildo Gonçalves. Crítica política no humor de Chico Anysio: Uma análise de narrativas humorísticas na televisão. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21090800.

Full text
Abstract:
Recebi com alegria o convite da senhora Marcia Arantes Marques, editora chefe da editora Bookerfield, para publicação de minha dissertação de mestrado na Universidade Católica de Brasília, UCB, cuja defesa da banca se deu em 10 de abril de 2015. Foi motivo de satisfação para mim por considerar reconhecimento de um trabalho árduo de quase três anos de muito estudo, pesquisa e tudo o mais, contudo, compreendo que o reconhecimento maior é para o protagonista que compôs o corpus da pesquisa do mestrado, o humorista Chico Anysio, com a personagem Salomé de Passo Fundo, com incisiva crítica política que impunha ao governo e ao então presidente do Brasil, João Baptista de Figueiredo, em pleno regime militar. E por que escolhi esse tema e essa personagem para o trabalho do mestrado? Sempre fui fã do Chico Anysio pelo humor refinado e pelo talento inquestionável por meio dos inúmeros personagens em seus programas humorísticos que eu fazia questão de ver. Alias, quem, no Brasil, não era e é fã do Chico, né. Além de fã, tive uma bela oportunidade com ele. Eu era apresentador de um programa de entrevistas na Rede Mundial de Televisão, atualmente Boa Vontade TV (emissora da Legião da Boa Vontade). O presidente da Instituição, José de Paiva Netto, recebeu o Chico Anysio para a exposição “Volta ao mundo sem sair de casa” na galeria de arte do Templo Ecumênico da LBV, em setembro de 2003, por sinal, uma galeria muito concorrida aqui na capital federal. Para quem não sabe, o Chico tinha também a incrível capacidade de pintar. Só para registro, aquela exposição foi sucesso, todos os quadros foram vendidos na noite do vernissage. Pois bem, Chico me concedeu entrevista exclusiva de 30 minutos. Ali, olho no olho, pude perceber que o talento do humorista e artista era maior do que eu conhecia e imaginava. Foi um Chico Anysio Show singular, com exclusividade! Quando chegou a hora do mestrado, na área da comunicação, eu já tinha em mente a abordagem que gostaria de pesquisar e defender. Mestrado e doutorado começam com um problema, um questionamento; e eu me questionava desde a década de 80, como o humorista conseguia, com a personagem Salomé de Passo Fundo, tecer crítica contundente a um presidente da República, em pleno governo militar, em uma TV aberta, portanto generalista, de grande penetração popular. Mesmo sendo uma crítica refinada, conseguia perpassar por todos os níveis da sociedade e gozava de grande audiência em todos os públicos. Então, foi assim que surgiu o tema, a pesquisa, o embasamento científico e acadêmico que culminaram na dissertação que agora torna-se um livro que, espero, possa servir de apoio a outros pesquisadores que desejam aventurar por essa trilha acadêmica do humor, da comicidade, da crítica política e da comunicação nestes tempos da modernidade. É bom lembrar que fazer humor não é somente ser engraçado, o humor vai além, é preciso ter talento. Como diria Henri Bergson que o riso é a quebra da lógica. E, saber fazer e demonstrar essa quebra da lógica, provocando o riso, é para poucos. Observe que algumas pessoas contam uma piada e todos riem e a mesma piada contada por quem não tem essa habilidade, não provoca o riso. É certo, então, afirmar que despertar o risível, também é ciência. Reafirmo agradecimento ao orientador de minha pesquisa, Prof. Dr. Alexandre Kieling, bem como às Profas. Dras. Cosette Espíndola de Castro e Lucieneida Dováo Praun que compuseram a minha Banca Avaliadora e em especial ao humorista André Lucas, filho de Chico Anysio, que gentilmente cedeu os episódios da Salomé, interpretados pelo pai na década de 1980, para a análise acadêmica. André nos alegrou com a sua presença na Banca, vindo do Rio de Janeiro especialmente para prestigiar o trabalho. Espero que esta pesquisa possa inspirar o leitor a compreender o alcance da abordagem da crítica política no humor de Chico Anysio e, oxalá, incentivar outros estudos de maior profundidade sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Escola de Chicago"

1

Munhoz, Maria Luiza, and Isael José Santana. "CRIMINOLOGIA NO CURSO DE DIREITO E A ESCOLA CRIMINOLÓGICA DE CHICAGO NA VIOLÊNCIA À MULHERES EM PARANAÍBA/MS: VIOLÊNCIA CONTRA MULHER EM PARANAÍBA/MS E A ESCOLA CRIMINOLÓGICA DE CHICAGO." In Open Science Research II, 1142–51. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/220207947.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gondim, Linda Maria de Pontes. "LIÇÕES DA ESCOLA DE SOCIOLOGIA DE CHICAGO PARA A PESQUISA URBANA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL." In Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado, 1–12. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8561918071.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Flores-González, Nilda, and José María Rodríguez de Santiago. "TERCERA PARTE: ESCUELA E INMIGRACIÓN." In CIUDADES GLOBALES E INMIGRANTES: UN ESTUDIO COMPARADO SOBRE CHICAGO Y MADRID, 151–52. UAM Ediciones, 2013. http://dx.doi.org/10.15366/ciudades.inm2013.009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Flores-González, Nilda, and José María Rodríguez de Santiago. "CONCLUSIONES COMPARADAS SOBRE POLÍTICAS DE INTEGRACIÓN EN LA ESCUELA DE MENORES DE ORIGEN INMIGRANTE." In CIUDADES GLOBALES E INMIGRANTES: UN ESTUDIO COMPARADO SOBRE CHICAGO Y MADRID, 211–14. UAM Ediciones, 2013. http://dx.doi.org/10.15366/ciudades.inm2013.012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ABRIO, ANA ROMERO, and JUAN EVARISTO CALLEJAS JERÓNIMO. "LA MOTIVACIÓN DE VENGANZA Y EL CYBERULLYING, DIFERENCIAS ENTRE CHICOS Y CHICAS ADOLESCENTES." In Investigación en el ámbito escolar: variables psicológicas y educativas., 617–28. Dykinson, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2gz3sv6.59.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodríguez de Santiago, José María. "POLÍTICAS PARA LA INTEGRACIÓN DE LOS MENORES DE ORIGEN INMIGRANTE Y LA COHESIÓN SOCIAL A TRAVÉS DE LA ESCUELA." In CIUDADES GLOBALES E INMIGRANTES: UN ESTUDIO COMPARADO SOBRE CHICAGO Y MADRID, 187–210. UAM Ediciones, 2013. http://dx.doi.org/10.15366/ciudades.inm2013.011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

CALVO GARCÍA, Guadalupe, Teresa ALZAS GARCÍA, and Rosa María VÁZQUEZ RECIO. "LA INFLUENCIA DE LOS MICROMACHISMOS EN EL FRACASO ESCOLAR DE LAS CHICAS." In Comunicación, género y educación, 354–60. Dykinson, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvktrwjp.51.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freire, Clara Suppes Faria, Carolina Tristão Borém, Gabriela de Souza Ferreira, Ana Flávia Moreira Campos, Ana Carolina da Rocha Maranhão, and Gabriel Andrade de Araújo. "A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DE CHICAGO NA ESCOLHA DA CONDUTA ADEQUADA PARA A ACALÁSIA IDIOPÁTICA DO ESÔFAGO." In Tópicos em ciências da saúde. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200702088.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freire, Clara Suppes Faria, Carolina Tristão Borém, Gabriela de Souza Ferreira, Ana Flávia Moreira Campos, Ana Carolina da Rocha Maranhão, and Gabriel Andrade de Araujo. "A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DE CHICAGO NA ESCOLHA DA CONDUTA ADEQUADA PARA A ACALÁSIA IDIOPÁTICA DO ESÔFAGO." In Tópicos em ciências da saúde. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200702091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jesus Junior, Jose Expedito De, and Nadia Hage Fialho. "PRÁTICAS ESCOLARES NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VELHO CHICO: GESTÃO EDUCACIONAL E QUALIDADE SOCIAL EM FOCO." In Gestão Escolar: administração, supervisão, orientação e inspeção - Dimensões Teóricas, Práticas e Institucionais, 59–67. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/211106753.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Escola de Chicago"

1

García Bernal, Cristina, Marta Sánchez Batanero, Edmundo Cartagena López, Gonzalo Rodríguez Menéndez, Victoria Eugenia Martín Gil, and María Isabel Rico Rangel. "¿TAB en adolescentes?" In 22° Congreso de la Sociedad Española de Patología Dual (SEPD) 2020. SEPD, 2020. http://dx.doi.org/10.17579/sepd2020o018.

Full text
Abstract:
1. Descripción del caso Presentamos el caso de una chica cuyo primer contacto en nuestra USMIJ es a la edad de 15 años por clínica autorreferencial, inestabilidad emocional y consumo de tóxicos importante. A los 12 años comienza consumo de THC y aparecen alteraciones de conducta, irritabilidad, marcada impulsividad e inicio de absentismo escolar. Como AF SM su madre y su hermano episodios depresivos. Padres separados, el padre tiene nacionalidad italiana. A los 14 años comienza consumo de cocaína de forma diaria y OH. Se defiene como muy precoz en cuanto a inicio de relaciones interpersonales y de mano de esta precocidad aparece el consumo como ritual de grupalización con chicos mayores que ella. Historia previa de abusos sexuales y violación según refiere que no denuncia. Ha tenido alteraciones puntuales de tipo psicótico (vivencias paranoideas y pseudoalucinaciones auditivas) por lo que ingresa en centro privado. Tras esto realiza IMV. 2. Evolución Durante el estudio longitudinal del caso predomina el ánimo inestable, marcada irritabilidad, dificultad para el control de impulsos, conductas en escala de consumo de tóxicos y prácticas de riesgo y desinhibición sexual importante. Aparece también ideación autolítica parcialmente estructurada. La paciente se encuentra en situación de absentismos escolar total. Ha estado en tratamiento con: - Acido Valproico 200 mg c/ 8h. - Olanzapina 5 mg c/ 8h. - Escitalopram 10 mg por la mañana. - Diazepam 5 mg c/ 8h. Se marcha a Italia con su padre donde se añade Litio 400 1/4 c/ 8h y Lormetazepam 2mg por la noche. Acude de nuevo a USMIJ donde se nos plantea la dificultad de seguimiento ambulatorio de un caso de estas características. 3. Discusión En la adolescencia, el diagnóstico de TAB suele confundirse principalmente con TLP o TDAH. La presentación clínica es diferente que en el adulto predominando la irritabilidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Frances A., Thiago H. Silva, Antonio A. F. Loureiro, Azzedine Boukerche, and Leandro A. Villas. "Identificação da Reputação de Áreas Urbanas Externas com Dados de Mídias Sociais." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2460.

Full text
Abstract:
Aprender a percepção das pessoas que emerge dasáreas urbanas tem sido um objetivo de pesquisa multidisciplinar, pois oferece um grande potencial para facilitar a difícil tarefa de compreender as características intrínsecas dasáreas urbanas, por exemplo, sua reputação. Para isso, comumente, são exploradas abordagens tradicionais de coleta de dados, como entrevistas. No entanto, tais métodos não escalam facilmente, dificultando a execução desse tipo de análise para um grande número de lugares. Para superar esse desafio, propomos um método alternativo que explora dados de redes sociais baseadas em localização (LBSNs). O nosso método inovador, chamado de REP-Map, trata da descoberta e mapeamento da reputação dasáreas urbanas externas, explorando aspectos semânticos e espaciais em mensagens compartilhadas em LBSNs. Estudando áreas externas de Chicago, mostramos, através de uma pesquisa com voluntários, que nosso método pode capturar a reputação que os usuários consideram em relação a essasmáreas urbanas externas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sáenz de Tejada Granados, Carlota, Eva Juana Rodríguez Romero, and Rocío Santo-Tomás Muro. "Influence of energy paradigm shifts on city boundaries. The productive peripheries of Madrid." In 24th ISUF 2017 - City and Territory in the Globalization Age. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/isuf2017.2017.5343.

Full text
Abstract:
Influence of energy paradigm shifts on city boundaries. The productive peripheries of Madrid Carlota Sáenz de Tejada Granados¹, Eva J. Rodríguez Romero², Rocío Santo-Tomás Muro3 1, 2, 3 Departamento de Arquitectura y Diseño. Universidad CEU San Pablo. Escuela Politécnica Superior, Campus de Montepríncipe. 28668 Boadilla del Monte, Madrid. E-mail: carlota.saenztejada@ceu.es, rodrom@ceu.es, rocio.santotomasmuro@beca.ceu.es Keywords: energy landscape, periphery, urban history, urban form, Madrid Conference topics and scale: City transformations The promotion or access to certain energy technologies has changed the humanized landscape throughout history; cities have been born around, and because of an energy source, or have been displaced in order for energy-related infrastructures to take their spot. However, and for any city from its very beginning, energy paradigm shifts have deeply altered their morphology. Not only extraction, but especially transformation and transport of resources materializes in artefacts, often controversial and soon-to-be obsolete. This is especially patent in the ever-changing city boundaries; the fringe of ‘proximity’, where the collision between the countryside and the urban mesh embodies the relations and contradictions between urban growth, energy demand and landscape protection. In a context of growing cities (both in terms of expansion of its artificial land and in terms of energy demand), we are facing two paths which not always converge: an inevitable low carbon transition and a growing sensitivity towards ordinary landscapes. This article, within the framework of the project ‘Proximity landscapes of the city of Madrid. From the 19thC to the present’, studies the development of the city of Madrid in relation to its energy access and management, in a series of key stages: mid-19thC (before the bourgeois enlargement plan approved in 1860), early 20thC (when the introduction of electricity powered a deep urban transformation and outlaying urban cores were annexed), mid-late 20thC (when a rural exodus took place and the peripheries of Madrid grew rapidly) and today. References Ivancic, A. (2010) Land&Scape Series: Energyscapes (Gustavo Gili, Barcelona). Mumford, L. (2010, original 1934) Technics and Civilization (The University of Chicago Press, Chicago). Pinto, V. (coord.) (1995-2001) Madrid. Atlas Histórico de la Ciudad, Vol.1-Vol.2 (Lunwerg Editors and Fundación Caja Madrid, Madrid). Terán, F. (2006) En torno a Madrid. Génesis espacial de una región urbana (Autonomous Community of Madrid, Madrid). Vicente, V. (2015) El Ensanche Sur. Arganzuela (1860-1931). Los barrios negros (Los libros de la Catarata, Madrid). Zoido, F. (2006) ‘Paisaje e infraestructuras, una relación de interés mutuo’, Carreteras: Revista técnica de la Asociación Española de la Carretera, 150, 190-199.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernández Posadas, Javier. "Paisajes urbanos insurgentes de la metrópolis mexicana. Consecuencias de la neutralización del espacio público en los conjuntos habitacionales de la periferia." In ISUF-h 2019 - CIUDAD COMPACTA VERSUS CIUDAD DIFUSA. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/isufh2019.2019.9701.

Full text
Abstract:
A raíz de la llegada del urbanismo moderno a México, a partir de los años treinta del siglo XX, se construyeron en la capital una serie de conjuntos y unidades habitacionales influenciados por las ideas funcionalistas de Le Corbusier, la Escuela de Chicago o las propuestas de la ciudad-jardín británica. Experiencias como las de Hannes Meyer, Mario Pani, Luis Ramos o Antonio Serrato, pensadas para la periferia de entonces bajo la lógica del zonning y en el marco de una modernidad posteriormente truncada, constituyen hoy en día una formidable paradoja: absorbidas actualmente en el interior de la gran estructura de la metrópolis, su densidad habitacional, los servicios y espacios públicos que acompañaban cada proyecto y la importancia de la calle como articulador de la colectividad vecinal, emergen como ideales frente al diseño urbano de los suburbios y fraccionamientos que conforman el actual área metropolitana. En contraposición al espacio público legado por las propuestas de la modernidad, este artículo propone un recorrido por el paisaje urbano de algunos suburbios de la Zona Metropolitana del Valle de México, donde la especulación urbanística ha construido lugares uniformes, estandarizados y con un espacio público neutralizado. Ante una arquitectura y un urbanismo que no favorecen la vida urbana propia de las ciudades, la ciudadanía que habita estos lugares ha transformado el paisaje urbano impuesto por la lógica de la ciudad dispersa reivindicando, a través de transformaciones insurgentes, la ciudad que les ha sido negada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernández Posadas, Javier. "Paisajes urbanos insurgentes de la metrópolis mexicana. Consecuencias de la neutralización del espacio público en los conjuntos habitacionales de la periferia." In ISUF-h 2019 - CIUDAD COMPACTA VERSUS CIUDAD DIFUSA. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/isufh2019.2020.9701.

Full text
Abstract:
A raíz de la llegada del urbanismo moderno a México, a partir de los años treinta del siglo XX, se construyeron en la capital una serie de conjuntos y unidades habitacionales influenciados por las ideas funcionalistas de Le Corbusier, la Escuela de Chicago o las propuestas de la ciudad-jardín británica. Experiencias como las de Hannes Meyer, Mario Pani, Luis Ramos o Antonio Serrato, pensadas para la periferia de entonces bajo la lógica del zonning y en el marco de una modernidad posteriormente truncada, constituyen hoy en día una formidable paradoja: absorbidas actualmente en el interior de la gran estructura de la metrópolis, su densidad habitacional, los servicios y espacios públicos que acompañaban cada proyecto y la importancia de la calle como articulador de la colectividad vecinal, emergen como ideales frente al diseño urbano de los suburbios y fraccionamientos que conforman el actual área metropolitana. En contraposición al espacio público legado por las propuestas de la modernidad, este artículo propone un recorrido por el paisaje urbano de algunos suburbios de la Zona Metropolitana del Valle de México, donde la especulación urbanística ha construido lugares uniformes, estandarizados y con un espacio público neutralizado. Ante una arquitectura y un urbanismo que no favorecen la vida urbana propia de las ciudades, la ciudadanía que habita estos lugares ha transformado el paisaje urbano impuesto por la lógica de la ciudad dispersa reivindicando, a través de transformaciones insurgentes, la ciudad que les ha sido negada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"USO DE ANTIPSICÓTICOS INYECTABLES DE LIBERACIÓN PROLONGADA (ILP) EN PACIENTES CON ELEVADA IMPULSIVIDAD, CONSUMO DE SUSTANCIAS Y PSICOSIS: PRESENTACIÓN DE UN CASO CLÍNICO." In 23° Congreso de la Sociedad Española de Patología Dual (SEPD) 2021. SEPD, 2021. http://dx.doi.org/10.17579/sepd2021p088s.

Full text
Abstract:
Objetivos: el trastorno por déficit de atención y hiperactividad (TDAH) es una disfunción del neurodesarrollo que presenta elevada comorbilidad con trastornos mentales, condicionando un peor pronóstico. Se presenta este caso para mostrar la efectividad de los antipsicóticos ILPs en un paciente con comorbilidad psiquiátrica. Presentación del caso clínico: chico de 20 años, que a los 6 inicia seguimiento en CSMIJ por inquietud, impulsividad, escasa tolerancia a la frustración y tendencia al descontrol y conductas agresivas. Es diagnosticado de TDAH y comportamiento antisocial y se ensayan diferentes tratamientos específicos, sin objetivarse mejoría clínica. A los 11 años, las alteraciones conductuales empeoran significativamente (agresiones físicas diarias, múltiples denuncias por robos…), sospechándose posible consumo de sustancias y requiriendo de varios ingresos. A los 17, coincidiendo con aumento importante de consumo de cannabis, presenta episodio maníaco con clínica psicótica que requiere de ingreso e inicio de Abilify maintena 400mg junto con estabilizador oral, recibiendo el diagnóstico de trastorno bipolar tipo I. La evolución posterior resulta tórpida, con persistencia de consumos, tendencia al abandono de tratamiento oral y dificultades para la adherencia a inyectable mensual, consultando en numerosas ocasiones el servicio de urgencias y requiriendo de múltiples ingresos hospitalarios por descompensación clínica y conductas antisociales. En agosto 2019 se inicia tratamiento con Xeplion 150mg mensual, objetivándose una reducción significativa de las alteraciones conductuales, aunque persistiendo dificultades para adherencia al tratamiento inyectable y descompensaciones asociadas a consumo. En abril 2020 se inicia tratamiento con Trevicta 525mg trimestral, manteniéndose estable psicopatológicamente des del inicio del inyectable trimestral sin necesidad de más ingresos hospitalarios. Discusión y conclusiones: el uso de ILPs ha demostrado ser un pilar esencial en el mantenimiento de la estabilidad clínica de pacientes con trastornos de la esfera psicótica. En este caso se muestra su utilidad también en trastorno bipolar, TUS y descontrol de impulsos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography