To see the other types of publications on this topic, follow the link: Escola de Chicago.

Journal articles on the topic 'Escola de Chicago'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Escola de Chicago.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Eufrasio, Mário A. "A ESCOLA DE CHICAGO DE SOCIOLOGIA: O QUE A TORNOU UMA ESCOLA?" Cadernos CERU 31, no. 1 (September 3, 2020): 18–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p18-34.

Full text
Abstract:
Por que, durante os anos de 1920, a Universidade de Chicago foi um centro tão criativo para o desenvolvimento da Escola de Chicago de Sociologia? Como e por que, entre 1915 e 1935, a sociologia floresceu tão notavelmente na Avenida Midway, numa universidade que, desde a sua fundação em 1892, exerceu uma influência muito desproporcional sobre o desenvolvimento das ciências sociais nos Estados Unidos? Não só Chicago foi o centro principal da sociologia no mundo nesse período, mas a característica da abordagem do departamento era a de um esforço intelectual amplo e coletivo. E a sociologia não foi um caso único: a escola de Chicago de filosofia, fundada por John Dewey, estava no auge de sua influência. A escola de Chicago de ciência política estava ganhando força e reputação. A escola de Chicago de economia já apontava no horizonte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Becker, Howard. "A escola de Chicago." Mana 2, no. 2 (October 1996): 177–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93131996000200008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodopoulos, Adriana Spacca Olivares. "Arquitetura de escolhas nas escolas: um empurrão para a melhoria da educação." Veras 2, no. 2 (September 21, 2012): 299. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n2.ano2012.art109.

Full text
Abstract:
Nudge: o empurrão para a escolha certa, de Richard H. Thaler – professor emérito de Ciência Comportamental e Economia e também diretor do Centro de Pesquisa sobre Decisões da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Chicago – e Cass R. Sunstein – professor emérito de Jurisprudência da Escola de Direito e do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Chicago –, apresenta ao leitor a emergente ciência das escolhas,segundo eles, “constituída por pesquisas cuidadosas realizadas por cientistas sociais ao longo das últimas quatro décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Eufrásio, Mário Antônio. "A formação da Escola Sociológica de Chicago." Plural (São Paulo. Online) 2 (December 2, 1995): 37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1995.68042.

Full text
Abstract:
As "escolas" ou tradições sociológicas, devido a sua complexidade, são difíceis de caracterizar, mas pode-se falar numa Escola Sociológica de Chicago, de que o artigo esboça as linhas gerais de desenvolvimento, constituindo um roteiro expositivo com indicação de leituras para o leitor interessado em aprofundar-se no tema. Caracterizam-se inicialmente o surgimento e as grandes fases da história da sociologia nos Estados Unidos. Indica-se o caráter inovador da Universidade de Chicago, criada em 1982, que se confirmou na criação de seu Departamento de Sociologia, o primeiro dos Estados Unidos a oferecer ensino de graduação e de pós-graduação associado a pesquisa em alto padrão e numa perspectiva de prestação de serviços à comunidade. Indiferenciado dos demais departamentos de sociologia do país durante suas primeiras duas décadas, após a I Guerra Mundial o Departamento de Sociologia de Chicago assumiu uma posição de destaque. Indica-se o papel de Small, Vincent, Thomas, Park, Burgess e outros nesse desenvolvimento, que levou, nas circustâncias da própria cidade, à afirmação e ao predomínio da Escola Sociológica de Chicago durante toda a terceira fase da sociologia americana, entre 1920 e 1935
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Xavier, Libânia Nacif, and José Gledison Rocha Pinheiro. "DA LAB SCHOOL DE CHICAGO ÀS ESCOLAS EXPERIMENTAIS DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1930." História da Educação 20, no. 50 (December 2016): 177–91. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/62397.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo abordam-se as relações entre o processo de expansão escolar e de difusão do conhecimento científico com as modernas formas de socialização e de organização pedagógica da escola. Parte-se de uma reflexão mais ampla sobre o sentido da instituição escolar e suas relações com a vida moderna e com o modelo republicano de governo para, em seguida, destacar as expectativas que cercaram a implantação das escolas experimentais no âmbito da Reforma Anísio Teixeira no Distrito Federal (1931-1935), em sintonia com o pragmatismo do filósofo norte- americano John Dewey (1859-1952). Adiante, ensaia-se uma interpretação sobre os modos de apropriação da pedagogia de Dewey no projeto das escolas experimentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marafon, Glaucio José. "O espaço urbano: a abordagem da Escola de Chicago e da Escola Marxista." Ciência e Natura 18, no. 18 (December 9, 1996): 149. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x26613.

Full text
Abstract:
The urban space and its approach have arisen interpretations that gather themselves into theoretical-methodologial sources, into paradigms which guide the investigations about urban space. This essay comments on general considerations concerning proposals that guide the urban space approach of Chicago and Marxist Currents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Adriana, and Édison Gastaldo. "O legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos." Revista FAMECOS 16, no. 39 (September 22, 2009): 78. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5845.

Full text
Abstract:
Este artigo busca articular alguns temas e conceitos propostos no quadro teórico geral da chamada “Escola Sociológica de Chicago” ao campo de estudos da recepção, dos usos e consumo midiáticos. Tradicionalmente considerada uma vertente do pensamento sociológico, a teoria da Escola de Chicago tem sido retomada por alguns/as pesquisadores/as da área pela grande pertinência para o estudo de fenômenos da comunicação, tanto em situações face a face quanto em interações comunicativas mediatizadas. A partir de uma releitura de textos clássicos desta escola de pensamento, nomeadamente os de William I. Thomas, George Herbert Mead e Herbert Blumer, são apontadas neste texto perspectivas teórico-metodológicas para o estudo de fenômenos comunicacionais contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Keitty Rodrigues, Marisa Bräscher, Eva Cristina Leite da Silva, and Cezar Karpinski. "A Escola de Chicago e a dimensão temática da informação." Informação & Informação 25, no. 1 (April 1, 2020): 211. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p211.

Full text
Abstract:
Introdução: O artigo propõe o diálogo entre uma obra específica com a corrente norte-americana proveniente do movimento da Escola de Chicago, que influencia na catalogação de assunto amplamente utilizada e debatida em meio científico até os dias atuais. Entende-se que tal discussão contribui para o avanço teórico da área. Objetivo: Verificar, por meio da produção bibliográfica, como as características teóricas da dimensão temática da informação norte-americana influenciaram ou foram influenciadas pela obra “Catálogo Sistemático: princípios básicos” de Jesse Shera e Margaret Egan da Escola de Chicago. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão, pautado em pesquisa exploratória e descritiva, tendo como fonte as referências bibliográficas que foram analisadas a partir do método histórico. Nesse processo, a fonte é entendida como um produto final que engloba intenções, conflitos e relações de poder, tanto no aspecto da autoridade quanto da sua circulação. Resultados: Descreve o processo de fundamentação teórica no campo do tratamento temático da informação com enfoque na perspectiva norte-americana representada pela obra e autores selecionados. Apresenta a influência do campo “assunto” na catalogação sistemática, mostrando que esta foi a principal proposta da obra analisada. Conclusões: Conclui-se que a preocupação biblioteconômica do acesso à informação com o foco no usuário, paradigma atual na Ciência da Informação, está fortemente relacionada ao movimento da Escola de Chicago.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendoza, Edgar S. G. "Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paulo (1935-1950)." Sociologias, no. 14 (December 2005): 440–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222005000200015.

Full text
Abstract:
O artigo, em termos amplos, trata da influência de Donald Pierson, formado na Escola Sociológica de Chicago, que teve maior repercussão na pesquisa urbana no Brasil, nos anos 30 e 50, tanto na Sociologia quanto na Antropologia, na cidade de São Paulo. A pesquisa urbana no Brasil tanto sociológica quanto antropológica teve referenciais teóricos que deixaram sua marcas nos trabalhos da época. No meu argumento, se pensarmos nos campos científicos da Antropologia e da Sociologia Urbana no Brasil, uma das tendências teóricas em um momento histórico e teórico foi a Escola Sociológica de Chicago. Um resgate de pesquisas precursoras de estudos urbanos na cidade de São Paulo poderiam comprovar a influência da Escola de Chicago. Apesar de serem pesquisas isoladas, enfatizaram fortemente questões propriamente urbanas. Seria arriscado defini-las nesta época como uma Sociologia Urbana propriamente dita, em São Paulo. O motivo de trazê-las é demonstrar que realmente foram um antecedente dos estudos urbanos no Brasil, entre 1935-1950. Assim, posso dizer que a Sociologia da Escola de Chicago teve influência em três campos no Brasil: a) relações raciais (negros, brancos e imigrantes), b) estudos de comunidade (pequenas cidades rurais) e c) estudos na cidade (principalmente São Paulo). Portanto, estou pensando a cidade de São Paulo como um cenário em termos gerais, como uma agenda de pesquisa institucional nos anos 35-50. Entre as poucas e modestas pesquisas de Sociologia na cidade de São Paulo tomada como objeto de estudo, foi feita uma etnografia na cidade ou uma etnografia urbana diferente dos clássicos estudos de comunidades em pequenas cidades rurais. Temos inicialmente oito trabalhos que foram publicados principalmente como artigos em revistas, sendo o objeto de pesquisa alguns bairros da cidade ou em outras cidades. O ponto central do artigo está na ampla bibliografia que foi encontrada, e apresentada no final do texto sobre a influência da Escola de Chicago e sua repercussão no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Breitner. "Gangsterismo jovem: observação participante e a Escola de Chicago." Sociedade e Estado 21, no. 3 (December 2006): 781–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922006000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Castelo branco, Thayara Silva, and Claudio Alberto Gabriel Guimaraes. "POLÍTICAS CRIMINAIS DE DESENCARCERAMENTO: ALTERNATIVAS A PARTIR DA ESCOLA DE CHICAGO." Revista de Criminologias e Politicas Criminais 5, no. 2 (December 20, 2019): 61. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0065/2019.v5i2.5943.

Full text
Abstract:
Pretende-se com este trabalho, a partir do construído pela Escola Sociológica de Chicago, atualizar e resgatar os aportes teóricos que indicam o espaço urbano como fator inibidor ou potencializador da atividade criminosa, dependendo do seu nível de organização social e urbanística. Serão investigadas, também as possibilidades de implementação de políticas públicas de segurança (também em nível municipal), em uma perspectiva preventiva e inclusiva, que fora do âmbito reativo e repressivo sejam capazes de minimizar o estado de violências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Baptista, Iuri Yudi Furukita. "O Modelo de Lasswell Aplicado à História das Teorias da Comunicação." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 18, no. 3 (December 14, 2017): 191. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p191-196.

Full text
Abstract:
O modelo de Lasswell, criado em 1948 por Harold Lasswell, se tornou rapidamente o modelo canônico de representação dos processos comunicativos: quem, diz o quê, em que canal, para quem, com que efeito? Contudo, conforme mostra Rafiza Varão (2009), essas interrogações foram, originalmente, utilizadas para classificar os estudos de comunicação em cinco categorias, os estudos sobre os emissores, o conteúdo, os meios, o público e os efeitos. Assim, resgatando essa primeira utilidade do modelo, esse trabalho aplica essa classificação às principais correntes teóricas da comunicação em massa: a Escola de Chicago, os estudos empíricos estadunidenses, a Teoria da Informação, a Escola de Frankfurt, o Agenda-Setting, os Estudos Culturais, o Newsmaking e a Escola de Toronto.Palavras-chave: Comunicação. Mídia. Teorias da Comunicação. Modelo Lasswel.AbstractThe Lasswell model, created in 1948 by Harold Lasswell, quickly became the canonical model of the communicative processes representation: who, says what, in which channel, to whom, with what effect? However, as Rafiza Varão (2009) shows, these questions were originally used to classify communication studies into five categories, senders studies, content, media, receivers and effects. Thus rescuing the first utility of Lasswell model, this paper applies this rating to the main theoretical currents of mass communication: the Chicago School, US empirical studies, information theory, the Frankfurt School, Agenda-Setting, Studies cultural, the Newsmaking and the School of Toronto.Keywords: Communication. Media. Communication Theories. Lasswell Model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dos Santos, José Ricardo Marques. "A cidade, o local e o conceito de região a partir da perspectiva pós-colonial." Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais 1, no. 1 (December 30, 2020): 53–81. http://dx.doi.org/10.22481/sertanias.v1i1.8270.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende discutir como a perspectiva pós-colonial e pós-estruturalista permite repensar os conceitos de território, região e cidade. Principalmente por permitir pensar o descentramento de sujeitos invisibilizados pela sociologia e antropologia brasileira clássica. Rompendo com a influência que a sociologia da escola de Chicago exerceu sob as formas de conceber os objetos e experiências etnográficas no Brasil, principalmente através de Florestan Fernandes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Brigagão, Clovis. "Um discípulo de Guerreiro e também um “fora da horda”." Ilha Revista de Antropologia 18, no. 1 (October 19, 2016): 255. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2016v18n1p255.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2016v18n1p255Em 1962 me formei em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública, da FGV, onde o professor Guerreiro Ramos era professor; depois fui fazer o mestrado em ciência política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Mais tarde, exilado, fui para o México, no El Colégio de México e, de lá, para a Universidade de Chicago para fazer o doutorado como cientista político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Hinkelammert, Franz. "O cativeiro da Utopia." Revista Eclesiástica Brasileira 54, no. 216 (December 31, 1994): 787–819. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v54i216.2648.

Full text
Abstract:
Quando em 1976 voltei pela primeira vez ao Chile - onde eu vivera dez anos até o golpe militar - realizou-se ali, no Hotel Sheraton, um Seminário que se intitulava “A nova economia política”. Organizado pelos Chicago Boys, que então estavam no poder no Chile, tinha como convidado especial Gordon Tullock, economista americano da escola da “public choice”. Os da antiga economia política eram perseguidos e até mortos ou então se exilavam...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Brancaleone, Cassio. "Ecologia humana e sociabilidade urbana." Revista de Ciências Sociais 51, no. 2 (November 4, 2019): 241–76. http://dx.doi.org/10.36517/rcs.2020.2.a01.

Full text
Abstract:
Considerada uma das fundadoras da pedra angular da sociologia urbana, a assim chamada Escola Sociológica de Chicago foi responsável por um dos mais ousados esforços de elaboração de síntese teórica no moderno campo sociológico, encontrando relevantes pontos de contato entre as teorias de Georg Simmel e Ferdinand Tönnies, para mencionar dois “cânones” ainda não muito referenciados nos dias de hoje. Tomando a cidade (ou o “fenômeno urbano”) como sua unidade de análise por excelência, promoveu, lado a lado a uma perspectiva teórica original, uma vigorosa agenda de pesquisa e refinada abordagem empírica dos fenômenos sociais urbanos, inclusive, abrindo passagem para o desenvolvimento ulterior de outras linhagens sociológicas. O objetivo desse artigo é realizar um breve e modesto balanço do repertório e da gramática conceitual elaborados no período formativo da Escola de Chicago, especialmente através da contribuição de figuras pioneiras de Robert Park, Roderick McKenzie e Ernest Burgess. Considero que o movimento teórico/programa de pesquisa conhecido como Ecologia Humanafoi o primeiro a buscar uma solução, fortemente ancorada em uma abordagem empírica, para compreender as correlações possíveis entre certas configurações sócio-espaciais e disposições comportamentais dos indivíduos em sociedades urbanas modernas, contribuindo para a emergência e consolidação da noção de sociabilidade urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Toledo, Rodrigo Alberto. "Contribuições de Anhaia Mello ao urbanismo paulistano: de Ebenezer Howard à escola de Chicago." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 20, no. 33 (June 26, 2013): 86. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i33p86-102.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Eufrasio, Mário Antônio. "Introdução: a “Nota Metodológica” de Thomas & Znaniecki, uma fonte de metateoria, de teoria social e de abordagem de pesquisa da Escola de Chicago." Cadernos CERU 32, no. 1 (August 7, 2021): 09–16. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p09-16.

Full text
Abstract:
The Polish Peasant in Europe and America é um dos cinco textos cuja dimensão teórica marcou o início da Escola Sociológica de Chicago – juntamente com Thomas (1912), Park (1915), Park e Burgess (1921) e Burgess (1922) 1924. O objeto dessa obra é a estrutura da cultura dos camponeses poloneses e as mudanças por que passou na própria Polônia desde meados do século XIX e depois entre os grupos de imigrantes poloneses nas grandes cidades do Norte dos Estados Unidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Patrocinio Molino, Gustavo. "PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS EM TERMOS DE ACESSIBILIDADE A HOSPITAIS AUXILIADO POR SISTEMA GIS." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 1 (January 25, 2017): 019–21. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss1pp019-021.

Full text
Abstract:
Mesmo com o passar dos anos e com o desenvolvimento tecnológico, as áreas urbanas ainda sofrem com os problemas vistos no início dos anos 2000, como o acentuado crescimento populacional e, por consequência, os congestionamentos de automóveis (Schrank, 2015). Um dos diversos impactos sentidos pela população de uma cidade e que é causado pelos congestionamentos urbanos é o acesso a serviços de saúde. Nesse cenário, o transporte é considerado uma das principais barreiras ao um rápido atendimento médico (Syed et al. 2005). Como outros grandes centros, a cidade de Chicago, E.U.A, enfrenta problemas quanto ao seu sistema público de transporte. Neste sentido, buscando aumentar a eficiência de seu sistema, diversos projetos surgem, como por exemplo, a extensão da rota 11, a criação do “Loop link” e a criação linha Ashland BRT (Chicago transit authority, 2016). O Ashland BRT, consiste em uma linha de ônibus que percorreria a Avenida Ashland, cruzando a cidade de norte a sul e conectaria importantes localidades como o distrito médico de Illinois, a universidade de Illinois em Chicago, a escola Malcom X e o United Center. No entanto, outra questão surge, qual será o impacto desses projetos, em termos de acesso a serviços de saúde. Dessa forma o presente estudo busca estimar o impacto da criação da linha Ashland BRT na malha de transporte público da cidade de Chicago, E.U.A, em termos de acessibilidade a hospitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Kern, Daniela. "Hayden White e o pluralismo histórico." História (São Paulo) 29, no. 1 (2010): 278–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742010000100016.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende explorar a relação de Hayden White com a crítica pluralista praticada pelos participantes da Escola de Chicago, e mais especificamente o conceito de pluralismo histórico proposto pelo autor em um de seus artigos não recolhido em livro, Historical Pluralism. A fim de conduzir a análise do conceito, será recuperado, em especial, o evento que motivou o texto de White, a saber, o debate público entre os críticos Wayne Booth, Abrams e Hillis Miller, ocorrido nos anos 70.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bender, Mateus. "Da regra moral ao desvio: aproximações teóricas de Émile Durkheim nas obras de Erving Goff man e Howard S. Becker." Diálogo, no. 41 (August 22, 2019): 17. http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i41.5615.

Full text
Abstract:
Objetivando analisar as regras morais e os desvios às normas impostas pela sociedade, este artigo irá destacar primeiramente o autor clássico Émile Durkheim. Posteriormente, após breve apresentação dos dois principais representantes da Escola de Chicago, Erving Goffman e Howard Becker, será debatido a influência de Durkhein sobre suas análises. Conclui-se que esses autores definem a origem das regras morais como advindas dos grupos os quais os indivíduos estão inseridos, aproximando-se da proposta de Durkheim como origem da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Aguiar, Leonel Azevedo de, and Amli Paula Martins de Miranda. "Contribuições dos autores da Escola de Chicago para os estudos dos processos de socialização dos jornalistas." Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília 9, no. 2 (December 18, 2016): 119. http://dx.doi.org/10.24860/comunicologia.v9i2.7396.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar possíveis contribuições teóricas de autores da Escola de Chicago para os estudos sobre as teorias organizacionais no campo do jornalismo, em especial as pesquisas dos processos de socialização dos jornalistas nas organizações. Para o recorte bibliográfico, recorremos aos quadros referenciais traçados por Michael Kunczik sobre os problemas relacionados com o trabalho jornalístico e efetivamos correlações entre obras de três autores que analisam as interações sociais: George Mead, Erving Goffman e Georg Simmel. A partir da base teórica desses autores, realizamos um estudo de caso sobre o documento dos princípios editoriais do Grupo Globo. Escolhemos esse documento por ser o primeiro a tornar explícito, registrando por escrito, o que está implícito na prática do exercício da profissão: a política editorial da organização jornalística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Carvalho, Nathalie de Paula. "A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E A MODERNA ATIVIDADE EMPRESARIAL." Revista Jurídica da FA7 6 (April 30, 2009): 229–43. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;6.1:244.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se manifesta o comportamento das empresas frente ao mercado consumidor nos ditames da Análise Econômica do Direito (AED), também conhecida como Escola de Chicago. Verificar-se-á algumas considerações sobre a AED, passando-se ao estudo da moderna atividade empresarial, sob a ótica da teoria dos custos de transação, do mercado consumidor que a alimenta, concluindo-se pela relação direta e significativa entre o Direito Empresarial e a ordem econômica como balizadores da atuação do empresariado atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

CUBAS JÚNIOR, José Raul. "INTERVENÇÃO ESTATAL NA ATIVIDADE ECONÔMICA: A REGULAÇÃO SOB A ÓTICA DA ECONOMIA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS." Percurso 1, no. 28 (January 28, 2019): 205. http://dx.doi.org/10.21902/revpercurso.2316-7521.v1i28.3426.

Full text
Abstract:
RESUMOO presente artigo busca descrever a intervenção do Estado na economia à luz dos postulados estabelecidos por economistas membros da Escola Econômica de Chicago [Richard Posner e George Stigler] e da Escola Austríaca de Economia [Ludwig Von Mises] para, ao final, cotejar tais posicionamentos com os comandos insertos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em busca de responder se é possível, em nosso país, abolir completamente as medidas de intervenção estatal na economia. Para tanto, o método utilizado é o hipotéticodedutivo, com pesquisa bibliográfica. A principal conclusão alcançada destaca a impossibilidade de abolir as referidas medidas, porquanto também são instrumentos utilizados em favor de efetivar direitos e garantias fundamentais. PALVAVRAS-CHAVE: Intervenção Econômica; Constituição; Garantias Fundamentais. ABSTRACTThe present article seeks to describe the State's intervention in the economic in the light of the postulates established by economists members of the Chicago Economic School [Richard Posner and George Stigler] and the Austrian Economics School [Ludwig von Mises], to compare such positionaments with the commands inserted in the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, in order to answer if is possible, in our country, to completely abolish measures of state intervention in the economy. For this, the method used is the hypothetical-deductive, with bibliographic research. The main conclusion reached emphasizes the impossibility of abolishing these measures, since they are also instruments used in favor of realizing fundamental rights and guarantees. KEYWORDS: Economic Intervention; Constitution; Fundamental Guarantees.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Fabrizzia Christiane dos, and Sérgio Pereira dos Santos. "Matrizes das relações étnico-raciais brasileiras." Raído 15, no. 37 (July 28, 2021): 124–45. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v15i37.14589.

Full text
Abstract:
Este texto é parte da pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), junto à Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE). Tem-se como objetivo apresentar as principais bases teóricas para compreensão das relações étnico-raciais no Brasil, sendo estas a Matriz Culturalista em Freyre (1977), a escola de Chicago, tendo como um dos expoentes Pierson (1971), a escola de Sociologia Paulista com Fernandes (2007), os novos estudos sobre as relações étnico-raciais por Hasenbalg (2005) e reflexões apresentadas por Paixão (2014). Tais discussões teóricas trazem possibilidades interpretativas para se pensar, a partir da noção de raça, como a sociedade brasileira construiu e ainda mantém, vantagens e desvantagens raciais entre pessoas negras e brancas. Para este levantamento utilizamos a pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Valladares, Lícia do Prado. "A visita do Robert Park ao Brasil, o "homem marginal" e a Bahia como laboratório." Caderno CRH 23, no. 58 (April 2010): 35–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792010000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo insere-se nas preocupações teóricas da autora sobre a recepção da "Escola de Chicago", no Brasil. Analisa a passagem de Robert Park ao final dos anos 30 na Bahia; suas motivações e os efeitos para as ciências sociais internacionais. Essa viagem é pouco conhecida e o artigo traz uma pequena colaboração para a história das ciências sociais, no Brasil e na Bahia. Baseada em dados originais de pesquisa realizada no Brasil e nos Estados Unidos, o autora considera a importância da visita de Park [e de Pierson] à Bahia. Retoma as noções clássicas de Homem Marginal, desenvolvida por Park e de melting pot, usada por Park e discípulos, ao se referirem à convivência, em Chicago, de comunidades com nacionalidades diferentes, que não se misturavam. O caso baiano, de miscigenação, intrigou Park, que acabou transformando a Bahia num "laboratório social", suscitando a vinda de outros antropólogos, e novas questões e interpretações teóricas, atualmente retomadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Maio, Marcos Chor, and Thiago da Costa Lopes. "Da escola de Chicago ao nacional-desenvolvimentismo: saúde e nação no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940 - 1950)." Sociologias 14, no. 30 (August 2012): 290–329. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222012000200010.

Full text
Abstract:
O artigo explora a interface entre Saúde Pública e Ciências Sociais no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940-1950), à luz de sua trajetória intelectual e do desenvolvimento daquelas disciplinas no Brasil. Indica-se como a Saúde foi um elemento-chave para as interpretações de Guerreiro Ramos sobre a Nação e sobre o papel que as Ciências Sociais deveriam assumir no processo de modernização da sociedade. Iniciando sua carreira em agências governamentais, seus primeiros trabalhos sobre Saúde e Infância foram inspirados por abordagens sociológicas norte-americanas, notadamente da chamada "Escola de Chicago". Nos anos 1950, Guerreiro analisou o problema da mortalidade infantil como resultado de estruturas socioeconômicas subdesenvolvidas e criticou os programas de saúde pública que, a seu ver, estavam desarticulados do objetivo prioritário de industrialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

De Carvalho, Andressa Coelho Righi, and Leoni Maria Padilha Henning. "Escola como ambiente social: integração da história e geografia no ensino fundamental i e as experiências pessoais." Educação em Análise 3, no. 2 (December 7, 2018): 136. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p137.

Full text
Abstract:
Esse artigo foi desenvolvido em torno das ideias de alguns autores, em especial, John Dewey, em cujo referencial teórico foi acrescido o pensamento de Anísio Teixeira, dentre outros, o que nos permitiu entender a realidade educacional atual, considerando as experiências de Dewey na Escola Laboratório de Chicago e as de Teixeira na Escola Parque em Salvador. Nosso interesse, nesta oportunidade, é investigar se tais experiências educacionais dialogam com a realidade vivenciada no Ensino Fundamental I, especificamente na integração entre as disciplinas História e Geografia. Obtivemos, com essa pesquisa, a percepção do quanto não deva ser endereçada à formação apenas a obtenção e aumento de conteúdo a partir de uma perspectiva “massificadora”, e sim que as propostas formativas devam favorecer o desenvolvimento individual, tornando as pessoas capazes de pensar e refletir amplamente, incluindo no rol dos seus interesses as questões que afetam a sociedade em que vivem. Foi o que pudemos aferir ao analisar o trabalho desenvolvido tomando por base a integração das disciplinas em apreço neste estudo. Vimos ainda a necessidade de a escola não ser considerada uma vida paralela à vida social ou vista como uma experiência isolada idealisticamente, mas que os jovens devam viver sua vida de modo independente e autônomo em qualquer situação em que se encontrem, relacionando as experiências externas com aquelas que obtenham na escola, sendo estas mais bem organizadas e selecionadas em prol de sua formação com vistas ao bem comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Russo, Ana Carolina, and Pedro Luís De Souza Lopes. "URBANIZAÇÃO, EXCLUSÃO SOCIAL, VIOLÊNCIA URBANA E IMPLICAÇÕES PARA O POLICIAMENTO OSTENSIVO PAULISTA." Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 4, no. 10 (January 6, 2022): 150–57. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v4i10.136.

Full text
Abstract:
Este artigo foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas no Centro de Altos Estudos em Segurança da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, e se prestou a identificar e descrever articuladamente as circunstâncias que envolvem a atividade de policiamento ostensivo levado a efeito nas grandes cidades paulistas, contextos marcados por processos irregulares de urbanização, empiricamente associados a fenômenos como a exclusão social e o recrudescimento da criminalidade violenta observados no mundo ocidental durante os séculos XIX e XX. Para tanto, as contribuições das principais escolas criminológicas de orientação ecológica foram descritas, tendo como ponto de partida o movimento acadêmico denominado ‘Escola de Chicago’. Em síntese, a revisão da literatura indicou que a desorganização social, associada a importantes mudanças nos padrões de atividades habituais dos habitantes das grandes cidades, ambos decorrentes do crescimento urbano desordenado, operam como algumas dentre as principais explicações para o aumento das novas violências urbanas. Conclusões preliminares são apresentadas a respeito da questão de pesquisa e indicações para futuras intervenções e investigações são articuladas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barros, Josemir Almeida. "Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola." Educação em Foco 13, no. 16 (January 4, 2011): 41–66. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v13i16.96.

Full text
Abstract:
No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fazzi, Rita de Cássia, and Jair Araujo De Lima. "A psicologia social sociológica: percursos, rumos e contemporaneidade de uma tradição teórico-metodológica." Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis 13, no. 3 (September 1, 2016): 101. http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n3p101.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n3p101O artigo pretende realizar a tarefa de revisitar a história de uma tradição sociológica que nasceu e se desenvolveu enquanto psicologia social direcionada ao estudo dos indivíduos em interação e que postula uma concepção do “sujeito” como agente capaz e reflexivo, que em todo tempo inventa e reinventa a si mesmo, povoando os cenários sociais, formando e transformando a realidade social. A tradição da psicologia social sociológica inicia-se na França com Tarde e Le Bon e foi institucionalizada nos Estados Unidos, consistindo no efetivo modelo de sociologia praticada em seus primeiros anos naquele país. Dessa tradição fazem parte a Escola de Chicago e o Interacionismo Simbólico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ayres, Eduarda, and Ulisses Pessôa. "A TEORIA DO "LABELLING APPROACH" E A SOCIEDADE BRASILEIRA: A teoria do etiquetamento social no Direito Penal." Legis Augustus 9, no. 2 (October 23, 2019): 39–56. http://dx.doi.org/10.15202/2179-6637.2017.v9n2p39.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa objetiva o estudo e fomento da discussão em torno da Teoria do Labelling Approach, nascida do estudo da criminologia na famosa Escola de Chicago. Um tema que apesar do surgimento na década de 60 altamente contemporâneo aos dias atuais e presente na sociedade brasileira e o sistema penal. Neste sentido, será apresentado a época do surgimento das primeiras discussões, o contexto histórico que levou a necessidade de um estudo crítico a todas as demais teorias tradicionais. Sendo exposto ao final as diferenciações de cada um dos elementos componentes e dados estatísticos e informacionais no Brasil e no mundo acerca dos estigmas e suas consequências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mendes Junior, Walcler De Lima, Daniela Do Carmo Kabengele, and Pedro Simonard. "CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NAS CIDADES GLOBAIS." Qualitas Revista Eletrônica 18, no. 2 (October 17, 2017): 91. http://dx.doi.org/10.18391/req.v18i2.3705.

Full text
Abstract:
O artigo analisa experiências e tendências da administração de cidades que propuseram e aplicaram modelos hegemônicos de uso e ocupação do solo urbano. As principais escolas, vertentes e teorias que se ocuparam da questão urbana, fizeram-no em uma perspectiva interdisciplinar, tentando conciliar premissas do planejamento urbano e da regulamentação fundiária, da sociabilidade nas cidades e da preservação, valorização e restauração de elementos históricos, dos interesses do capital imobiliário e da circulação de pessoas, veículos e mercadorias. As razões da funcionalidade, da produção e valorização da terra urbana, nem sempre se harmonizaram com direitos sociais e aspectos relativos a distribuição de recursos no processo de construção e transformação das cidades. Ao longo dessa análise, esses conflitos serão contrastados com certas experiências de administração pública do espaço urbano. A partir de uma discussão sobre o processo de gentrificação presentes nas metrópoles pós-modernas, este artigo discute a urbanização, analisando o modelo de cidade proposto pelos arquitetos modernistas, sobretudo o modelo proposto que tem por base os estudos produzidos pela Escola de Chicago, terminando por discutir a fragmentação da experiência na cidade, que acirra diferenças e socializa, ou melhor, democratiza o sentimento do medo, da ameaça, em relação ao vizinho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vieira, Keitty Rodrigues, and Elaine Rosangela de Oliveira Lucas. "Jesse Shera e sua contribuição para o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 23, no. 51 (January 1, 2018): 17–30. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p17.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo apresentar a contribuição de Jesse Shera para o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Pretende, por meio de revisão teórica, abordar aspectos relacionados com os movimentos influentes na corrente humanística da Ciência da Informação, permeando suas vertentes históricas, incluindo sua consolidação e dando destaque para o movimento conhecido como Escola de Chicago, que exerceu grande influência na repercussão da corrente humanística do campo em estudo. Aborda curiosidades de Shera, sua vida e suas obras. Por fim, são expostas as influências do autor para o campo da Biblioteconomia e CI atual, bem como são oferecidos caminhos para que novas pesquisas possam ser desenvolvidas com base na revisão teórica realizada, de modo a instigar que outros pesquisadores tenham um olhar mais apurado sobre a relevância de Shera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Malysse, Stéphane. "Galeria: o “coeficiente de arte” de Marcel Duchamp: uma antropologia da arte conceitual." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 3, no. 7 (February 7, 2009): 51. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v3i7.258.

Full text
Abstract:
Se a obra de arte é um ponto de vista sobre o mundo, pedindo um outro ponto de vista, o do público, que deve ler e interpretar os gestos dos artistas e as suas intenções, estamos propondo aqui uma pragmática da arte que seja uma estética pelo gesto, em que o artista, em vez de esconder seus gestos criativos, transforma-os na gênese da obra. Para o interacionismo simbólico da Escola de Sociologia de Chicago, o pragmatismo virou a base da metodologia de pesquisa, pois o mundo só existe através das interpretações que os homens fazem dele, o que significa que, para nós, a arte só existe através das interpretações que os homens fazem dela, ou seja, “são os espectadores que fazem os quadros”, como afirmava Duchamp (citado por MARCADÉ, 2008, p. 248) (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Müller, Fernanda, and Brasilmar Ferreira Nunes. "Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento." Educação & Sociedade 35, no. 128 (September 2014): 659–74. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-7330201435128129342.

Full text
Abstract:
Discutimos no artigo, em forma de ensaio teórico, a especificidade da temática infância e cidade, utilizando recortes analíticos oriundos das Ciências Sociais. O artigo é organizado em três seções. A primeira explora os paradigmas nas Ciências Sociais e de que forma eles se atentam para as crianças e a infância. Na segunda seção, a temática infância e cidade é tratada, tendo como base teórica autores clássicos da Escola de Chicago, comungados com autores contemporâneos que refletem sobre esta relação. Já na terceira seção observamos as interações das crianças no meio urbano; o potencial de uso e apropriação da cidade pelas crianças é contrastado com o poder do adulto. Ao problematizar esses três aspectos avançamos na compreensão da relação entre infância e cidade e sugerimos a necessidade de transformá-la em uma linha de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Velho, Gilberto. "Antropologia urbana: interdisciplinaridade e fronteiras do conhecimento." Mana 17, no. 1 (April 2011): 161–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132011000100007.

Full text
Abstract:
Este texto lida com a complexidade e o desenvolvimento da Antropologia Urbana. É também um relato da carreira do autor e suas relações com os diferentes campos do conhecimento, não apenas de Ciências Sociais, num sentido mais restrito, como sociologia e ciência política, mas também literatura, filosofia, história e artes em geral. O texto enfatiza a importância do cruzamento de limites e fronteiras com o objetivo de enriquecer linhas de pesquisa e pensamento. Entre outros grupos, cita a Escola Sociológica de Chicago e a Antropologia Social Britânica como exemplos importantes de trabalho interdisciplinar. Chama a atenção para a complexidade e a heterogeneidade da sociedade moderno-contemporânea e para a importância de mobilizar diferentes tradições de trabalho e pesquisa, especialmente no que toca os estudos urbanos desenvolvidos nas grandes cidades e metrópoles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Costa, Diogo Valença De Azevedo. "Wright Mills e a sociologia do conhecimento: pragmatismo e interacionismo simbólico." Revista Pós Ciências Sociais 15, no. 30 (September 12, 2018): 241. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p241-266.

Full text
Abstract:
O sociólogo norte-americano C. Wright Mills (1916-1962) é geralmente conhecido pelos seus estudos sobre estratificação social, elites, classes médias, líderes sindicais e a estrutura de poder nos Estados Unidos. A sua produção teórica de caráter sociológico e de fortes afinidades com a reflexão filosóficafoi pouco debatida aqui no Brasil. No entanto, o início de sua trajetória acadêmica se caracteriza justamente por um trabalho de cunho epistemológico no campo da sociologia do conhecimento, a tese de doutorado defendida em 1942 sob o título A sociological account of pragmatism: an essay on thesociology of knowledge. O propósito do presente artigo será o de debater esse trabalho seminal, apresentando as afinidades entre a perspectiva sociológica de Mills, o pragmatismo norte-americano e o interacionismo simbólico da Escola de Chicago.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Querrien, Anne. "O louco – o passante – o agente – o conceituador." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 6, no. 1 (May 31, 2004): 103. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2004v6n1p103.

Full text
Abstract:
Isaac Joseph foi professor de Sociologia na Universidade de Paris X – Nanterre. Especialista da escola interacionista simbólica, reintroduziu na França a Escola de Sociologia Urbana de Chicago e se destacou como tradutor de Goffmann, Gumperz, Hannerz. Foi autor de uma obra sobre a microssociologia de Erving Goffmann publicada no Brasil em 1998 pela FGV Editora. É também conhecido por seus trabalhos aplicados de sociologia urbana, publicados na revista Les Annales de la Recherche Urbaine. Desenvolveu importante diálogo com pesquisadores brasileiros da UFF, USP e UFRJ, entre outros temas, sobre escalas do pluralismo e formas de engajamento cívico nos espaços públicos urbanos. Isaac Joseph faleceu em 2 de fevereiro de 2004. Nas palavras de seu colaborador Y. Grafmeyer, Joseph questionou a ilusão que faz crer que a ordem dos fatos só é perceptível se sairmos de seu detalhe essencialmente irregular, para elevarmo-nos a uma altura suficiente para obter visão panorâmica dos grandes conjuntos. Tinha, porém, a convicção intelectual e militante de que esta atenção minuciosa às civilidades correntes é também portadora de importantes desafios políticos. O presente texto revê o modo como Joseph pensa as interações situadas no espaço da loucura, do passante, da agência e da conceituação. Palavra-chave: Isaac Joseph; interacionismo; microssociologia urbana. Abstract: Isaac Joseph was professor of Sociology at the University of Paris X – Nanterre. Specialist on the school of symbolic interactionism, he also reintroduced in France the Chicago School of Urban Sociology and is well known as translator of Goffmann, Gumperz and Hannerz. He wrote a book about the microsociology of Erving Goffmann, published in Brazil in 1998 by FGV Press. He is also known for his works on urban applied sociology, published in Les Annales de la Recherche Urbaine. He developed an important dialogue with Brazilian researchers from UFF, USP e UFRJ, on issues like the scales of pluralism and the forms of civic engagement in urban public spaces. Isaac Joseph died on February 2004. In the words of his friend Y. Grafmeyer, Joseph questioned the illusion that makes think that the order of facts is only perceptible if we leave its essentially irregular details to reach sufficient height to get a panoramic view of the big wholes. He had, although the militant and intellectual conviction that this detailed attention spent to ordinary civilities is also rich in important political challenges. This article discusses the way Isaac Joseph treats the interactions situated in the spaces of madness, passing, agency and conceptualizing. Keywords: Isaac Joseph; interactionism; urban microsociology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Maio, Marcos Chor, and Thiago da Costa Lopes. ""FOR THE ESTABLISHMENT OF THE SOCIAL DISCIPLINES AS SCIENCES": DONALD PIERSON E AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO (1942-1949)." Sociologia & Antropologia 5, no. 2 (August 2015): 343–80. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752015v521.

Full text
Abstract:
Resumo Analisamos a recepção das concepções de sociologia propostas por Donald Pierson no Rio de Janeiro a partir dos casos de Luiz de Aguiar Costa Pinto e Alberto Guerreiro Ramos. Por meio de artigos, livros, conferências e aulas ministradas na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, Pierson se tornou um dos principais veiculadores, no Brasil, dos padrões de trabalho sociológico gestados na Universidade de Chicago. Recém-egressos do curso de Ciências Sociais da Faculdade Nacional de Filosofia, Costa Pinto e Guerreiro Ramos travaram contato com Pierson quando buscavam consolidar suas carreiras. Embora convergindo com os interesses de Pierson relativos à profissionalização do ofício de sociólogo e à consolidação da prática de pesquisa, ambos reinterpretaram sua "ciência sociológica", fundada no ideal do distanciamento do cientista em relação à esfera da ação prático-política, em um sentido mais ambicioso de intervenção social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gonçalves, Antonio Augusto Oliveira. "NOS MEANDROS DO ÓBVIO: ALGUMAS NOTAS SOBRE A RECEPÇÃO BRASILEIRA DAS IDEIAS DE GEORGE HERBERT MEAD." Revista TOMO, no. 33 (July 31, 2018): 105–46. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i33.8577.

Full text
Abstract:
O objeto de estudo é a recepção brasileira das ideias de George Herbert Mead, um filósofo e psicólogo norte-americano que viveu entre 1863 a 1931. Para tanto, coletou-se um conjunto de 76 teses em repositórios institucionais. Quatro áreas disciplinares que se revelaram expressivas nas apropriações – enfermagem, educação, psicologia e ciências sociais –, nestas coloca-se em relevo a polissemia receptiva do autor. Nas ciências sociais, por seu turno, se observou duas tendências: de um lado, a recepção triangular, na qual os intérpretes brasileiros dialogam com os expoentes da Escola de Chicago, mas também incorporam os preceitos exegéticos de autores alemães sobre o pensamento meadiano; de outro, ocorre aquilo que intitulamos por eclipse da Torre de Marfim, ou seja, corresponde às reverberações suscitadas pela dialógica do campo científico que ao enobrecer determinados objetos de estudo, obscurece outros, dentre eles, as leituras à Mead.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Andrighetto, Aline. "Análise econômica do direito e algumas contribuições." Revista de Direito Econômico e Socioambiental 4, no. 1 (January 1, 2013): 76. http://dx.doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.001.ao04.

Full text
Abstract:
A busca por maior conhecimento acerca da interdisciplinaridade no trato das questões jurídicas vem se mostrando necessária. As ações dos juízes, advogados e demais operadores do Direito, bem como das próprias partes dentro do processo e mesmo fora dele têm reflexos econômicos que não devem ser ignorados. Por isso, busca-se de maneira teórica o entendimento sobre este ramo tão necessário aos estudos jurídicos. A análise econômica do Direito surge como teoria positiva, tendo por objeto os comportamentos integrantes, ou não, dos mercados econômicos, razão de sua relevância para a regulação. Iniciou-se a desmistificação da teoria, especialmente na forma da Escola de Chicago, por meio da contraposição entre eficiência e justiça, ficando para reflexões posteriores a análise mais específica dos referenciais de uma sociedade justa, segundo a formulação dos autores mais representativos da Filosofia moral atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Míriam Cristina Carlos, and Thífani Postali. "Alteridade e Antropofagia na Música da Funkeira MC Véia: Um Processo Folkcomunicacional." Revista Internacional de Folkcomunicação 14, no. 33 (December 30, 2016): 11–25. http://dx.doi.org/10.5212/rif.v.14.i33.0001.

Full text
Abstract:
O artigo discute o fenômeno midiático “MC Véia”, que se transformou a partir do contato com o funk carioca. Leda Maria Soares Ferreira, a “MC Véia”, tem uma história marcada por transformações de identidade, quando teve que se mudar para um bairro periférico do Rio de Janeiro e se adaptar ao novo meio, criando laços afetivos e transformando-se a partir da cultura local por meio do funk. Para explicarmos essa transformação e produção cultural, apoiamo-nos na teoria da folkcomunicação e considerações da Escola de Chicago, além dos conceitos de antropofagia, com Oswald de Andrade, e hibridação cultural, com Néstor Canclini. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, que conta, ainda, com a avaliação de posts no Facebook de Mc Véia, matérias em revistas e sites, entrevistas cedidas por Leda Maria à mídia e às autoras deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Dos Santos Oliveira, José Lucas, and Joel Silva Santos. "Ecologia Urbana: histórico, definições e abordagens interdisciplinares." Acta Brasiliensis 5, no. 3 (September 30, 2021): 116. http://dx.doi.org/10.22571/2526-4338549.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi realizar um resgate histórico do surgimento, definições, e abordagens da Ecologia Urbana. Para a realização da pesquisa, utilizou-se principalmente artigos publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. A Ecologia Urbana foi criada em 1920 pela Escola de Chicago, emergindo da necessidade de se compreender as dinâmicas de funcionamento das cidades, abordando alterações antrópicas em áreas urbanas e sua interação com os ecossistemas naturais e o ambiente construído. As pesquisas em Ecologia Urbana podem ser estritamente biológicas (Ecologia na Cidade), ou possuir enfoque interdisciplinar com a interação das ciências naturais e sociais (Ecologia da Cidade). A abordagem interdisciplinar da Ecologia Urbana é imprescindível para a promoção da sustentabilidade ecológica e socioeconômica em áreas urbanas, servindo de base para o estabelecimento de estratégias e Políticas Públicas de planejamento e gestão sustentável das cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Chilena de Salud Pública, Revista. "Revisión de títulos de libros, artículos de revistas y otras fuentes de información." Revista Chilena de Salud Pública 18, no. 2 (July 8, 2014): 223. http://dx.doi.org/10.5354/0719-5281.2014.31988.

Full text
Abstract:
A continuación se detallan los títulos de libros, artículos de revistas y otras fuentes revisados: Títulos de libros: Gil Blas, J. Por la salud del Pueblo. Medellín, Universidad Antioquia (2013); Peter Keating y Alberto Cambrosio. Cancer on trial. Oncology as a new style of practice. The University of Chicago Press (2012); Miguel Kottow. El Pa[de]Ciente. Ocho Libros Editores (2013); Cano, Germán. Centauros en el filo. Gestos del sujeto Contemporáneo. Valparaíso: Midas Ediciones (2014) Artículos: A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Interface vol. 17, núm 44, pp. 171-186; Cómo Abordar los problemas de la Tekhné Otros: blog (o Weblog): Somatosphere; Scientific humanities: curso en línea, masivo y abierto, plataforma fun, 10 de febrero – 22 de abril. Bruno Latour
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Ana Cláudia Rodrigues de, José Wilson Assis Neves Junior, and Fábio Lanza. "IGREJA HOLINESS DE LONDRINA-PR: UMA FACE DA RELIGIOSIDADE NIPÔNICA." Revista Relegens Thréskeia 5, no. 2 (December 11, 2016): 42. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v5i2.49692.

Full text
Abstract:
Os processos de imigração compuseram o contexto regional do Norte do Paraná ao longo do século XX, entre os diferentes fluxos migratórios para a formação da cidade de Londrina, destacamos a população nipônica. A partir da observação participante, realizada na sede da Igreja Holiness de Londrina, foi possível perceber que apesar de estar presente na cidade há aproximadamente 76 anos ela continua sendo predominantemente frequentada por membros de descendência japonesa, tendo dentre eles imigrantes idosos que não fazem uso da língua portuguesa. Foram necessárias contribuições advindas da Sociologia das Religiões e da Escola de Chicago no que tange o processo de observação participante, bem como, uma pesquisa bibliográfica sobre a temática. Este trabalho apresenta as características centrais da instituição londrinense e da prática religiosa de seus membros, foi possível perceber o papel histórico desempenhado pela instituição e sua importância em termos da socialização dos descendentes nipo-brasileiros de Londrina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fantinel, Leticia Dias, and Tânia Maria Diederichs Fischer. "ORGANIZAÇÕES E CONTEXTOS URBANOS: OS CAFÉS E AS SOCIABILIDADES." Gestão e Sociedade 6, no. 15 (December 27, 2012): 280. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v6i15.1553.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca caracterizar as organizações café como espaços privilegiados de sociabilidade urbana, que passaram por processos de ressignificação ao longo da história, em diferentes locais do mundo. O referencial teórico concentra-se nos conceitos espaço e sociabilidade, com enfoques na contemporaneidade urbana, e aportes de autores da Escola de Chicago. Metodologicamente, houve inspiração de cunho etnográfico, uma vez que são apresentados extratos de diários de campo elaborados a partir da técnica da observação participante. O espaço café se mantém na contemporaneidade porque é espaço gregário, associativo e simbólico em diferentes medidas, traduzindo algumas formas de sociabilidade contemporânea, como diferentes tipos de interação e socialização. De qualquer maneira, os cafés são representativos de seu contexto urbano. Estudar os cafés possibilita compreender fenômenos organizacionais perenes, mas que se transformam conforme os espaços e tempos em que vivem. Os cafés são, pois, emblemáticos nesse sentido, em cidades do Brasil e do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Veloso, Letícia Helena Medeiros. "Vítimas, bandidos ou cidadãos? Interpretando a relação entre jovens, cidadania e violência a partir de casos etnográficios e da escola de Chicago." Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 11, no. 2 (October 10, 2013): 69. http://dx.doi.org/10.22409/conflu11i2.p20042.

Full text
Abstract:
ste artigo oferece uma descrição etnográfica de jovens marginalizados do Rio de Janeiro, ora envolvidos em atos de delinquência, ora vítimas de violência, sugerindo dois níveis de interpretação: em primeiro lugar, a relação entre os dados apresentados e a questão mais ampla da crescente criminalidade urbana e a dupla inserção de jovens em situação de risco nos discursos dos direitos e cidadania, por um lado, e violência e crime, por outro; em segundo, uma releitura da chamada “Escola de Chicago” na tentativa de avançar a compreensão destes mesmos dados. O artigo se baseia em cerca de cinco anos de pesquisas etnográficas sobre jovens, violência e cidadania no Rio de Janeiro. Como em outros contextos pós-coloniais da América Latina e África, os habitantes do Rio no início do novo século vêm vivenciando uma contradição perturbadora: a criminalidade, a violência urbana e a exclusão social aumentaram drasticamente ao longo das últimas duas décadas,precisamente ao mesmo tempo em que a democracia e a cultura dos direitos e da cidadania se consolidavam. Este trabalho analisa as maneiras contraditórias pelas quais esses jovens articulam e negociam crime, violência, cidadania e direitos, con­siderando que eles são por ele afetados de uma forma particularmente extrema. Busca-se, assim, iluminar alguns dos principais dilemas inerentes à relação entre democracia e violência em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Souza, Mauricio Rodrigues de. "Psicologia Social e Etnografia: Histórico e Possibilidades de Contato." Psicologia: Ciência e Profissão 35, no. 2 (June 2015): 389–405. http://dx.doi.org/10.1590/1982-370301742013.

Full text
Abstract:
A etnografia pode ser definida como um método de pesquisa qualitativa que visa a descrição e o entendimento integrativo de fenômenos socioculturais presentes em grupos ou comunidades particulares de acordo com os próprios termos e atitudes daqueles que os vivenciam cotidianamente. Ao se voltar especificamente para esta dimensão ao mesmo tempo metodológica e ética da etnografia, o presente artigo adota como objetivo principal a realização de uma reconstituição histórica direcionada à reapropriação desta modalidade de estudos de campo por parte da Psicologia Social norte-americana e brasileira. Para tanto, focaliza um momento e uma instituição específicos: a primeira metade do século XX e a Escola Sociológica de Chicago, a qual aparece pensada aqui a partir de aspectos da vida e da obra de três dos seus principais representantes: Robert Park, George Mead e Donald Pierson. De maneira conclusiva, o artigo debate algumas das especificidades da prática etnográfica e, unindo passado e presente, defende a pertinência da sua utilização na contemporaneidade da pesquisa psicossociológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mânica, Fernando Borges. "Racionalidade econômica e racionalidade jurídica na Constituição de 1988." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 8, no. 32 (April 1, 2008): 121. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v8i32.509.

Full text
Abstract:
O tema proposto, Racionalidade econômica e racionalidade jurídica naConstituição de 1988, envolve a análise dos meios através dos quais o raciocínio econômico insere-se e colabora na análise e interpretação do direito. A discussão não é recente e ganhou contornos marcantes, em especial a partir da década de 60 do século passado, quando tomou corpo nos Estados Unidos da América o movimento denominado Law and Economics. Capitaneado pela Escola de Chicago, a Análise Econômica do Direito prega, em última instância, em sua linha normativa, a incorporação do critério racional de eficiência econômica pelo ideal de justiça. Esse entendimento foi objeto de crítica e não pode prevalecer, sobretudo, no ordenamento jurídico brasileiro. Não obstante, isso não significa que seus postulados e conceitos não sejam úteis à análise do ordenamento jurídico brasileiro. Nesse contexto, o objetivo do estudo que se apresenta é a análise dos fundamentos e conseqüências da utilidade da adoção de conceitos e modelos econômicos para a interpretação do Direito positivo pátrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography