To see the other types of publications on this topic, follow the link: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.

Journal articles on the topic 'Escola Superior de Tecnologia de Setúbal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

GLORIA, A. N., M. P. BASTOS, L. E. M. B. PEREIRA, D. S. CAROLINO, and A. K. JUNIOR. "DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ GUIA REATIVO PARA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA." Revista SODEBRAS 15, no. 174 (June 2020): 25–31. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.15.2020.174.25.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Jonathan Rosa, and Jefferson Bruno Pereira Ribeiro. "Avaliação dos espaços de construção de conhecimento da Escola de Tecnologia da Faculdade Projeção de Brasília." Perspectivas em Ciência da Informação 20, no. 3 (September 2015): 22–50. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2043.

Full text
Abstract:
O conhecimento tem assumido papel de destaque nas organizações e o seu valor reflete diretamente na competitividade e posicionamento no mercado. A falta de entendimento acerca dos processos e de como se estabelece uma comunicação eficaz pode impactar no aprendizado e na cultura organizacionais das Instituições de Educação Superior. Este artigo visa contribuir com um estudo que apresente como a relação entre Comunicação Organizacional, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, e Cultura Organizacional pode corresponder um espaço de Construção de Conhecimento para uma Instituição de Educação Superior privada. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, aplicada no âmbito da Faculdade Projeção, Distrito Federal, para os membros da comunidade acadêmica envolvidos em sua Escola de Tecnologia. Em função da revisão de literatura e da análise documental, espera-se propor um modelo de construção de conhecimento para a instituição e avaliar como a Escola de Tecnologia se comporta nesse cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Geremias, Bethania Medeiros. "ESTUDOS DO DISCURSO E DA TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE." Revista Dynamis 23, no. 2 (April 12, 2018): 54. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p54-70.

Full text
Abstract:
Nesse artigo, promovo um diálogo entre a Teoria Crítica da Tecnologia a Análise de Discurso com o intuito de problematizar interpretações deterministas, instrumentalistas e neutras que acompanham os debates sobre o campo de conhecimento tecnológico na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Considero que o diálogo proposto fornece subsídios para a produção de deslocamentos de sentidos e das práticas educativas e tecnológicas que visam formar pessoas para a vida social e laboral. Ao mesmo tempo, a metáfora de cidade, utilizada por Feenberg, se apresenta como uma possibilidade de transformação no ensino de ciências e/ou tecnologias, produzindo, em meu entendimento, uma ruptura como o modelo de escola-universidade concebido em uma perspectiva fabril. Com base nos debates aqui engendrados é possível pensar uma educação transformadora, na qual a metáfora da cidade, aplicada no âmbito educacional, possa instaurar novas dinâmicas nos processos de ensino-aprendizagem de ciências e/ou tecnologia, em nível médio/técnico ou superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MOTA, K. C., M. P. BASTOS, M. S. PANTOJA, L. E. M. B. PEREIRA, and A. K. JUNIOR. "IMPLEMENTAÇÃO DE NAVEGAÇÃO AUTÔNOMA E QRCODE NO ROBÔ GUIA REATIVO DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA." Revista SODEBRAS 15, no. 174 (June 2020): 32–38. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.15.2020.174.32.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Batista, Nildo Alves, and Regina Celes de Rosa Stella. "O Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde: uma Estratégia para a Melhoria da Graduação Médica." Revista Brasileira de Educação Médica 22, no. 1 (April 1998): 50–53. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v22.1-008.

Full text
Abstract:
Resumo: Discutem-se os desafios atuais da Educação Médica, focalizando a especificidade da formação docente em saúde e da incorporação da tecnologia educacional nos cenários pedagógicos do processo ensino-aprendizagem da graduação em Medicina. Apresentase a experiência da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina com a implementação de um Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde como uma estratégia que visa à melhoria da graduação por meio de uma atuação interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zampar Junior, Rubens, Tatiana Cossia, and Maria de Fátima Ramos de Andrade. "EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS." Notandum, no. 51 (October 18, 2019): 33–54. http://dx.doi.org/10.4025/notandum.vi51.48916.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam das expectativas dos alunos do Ensino Médio a respeito do papel da universidade, nas bases da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e IBICT (Banco de Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no período de 2014 a 2018. Dentre os dezessete trabalhos encontrados, apenas 07 (sete) relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. O estudo concluiu que para promovermos um ensino mais qualificado, ainda, é necessário estabelecermos uma relação mais próxima entre a universidade e escola do Ensino Médio. Por último, vale destacar que o contexto - social, econômico e cultural - interfere nas expectativas que os alunos têm tanto do papel da universidade quanto da escola de Ensino Médio.PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Ensino Superior; Jovem; Desafios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Francisco das Chagas Silva, and Augusto Sávio Guimarães do Nascimento. "Memórias da escola: narrativas de formadores de professores de matemática." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 10, no. 1 (May 30, 2017): 221. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p221.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p221Neste artigo, temos como objetivo conhecer a constituição dos saberes docentes de professores da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), considerando as experiências vividas na escolarização anterior à Educação Superior. Interessa perceber como esses docentes rememoram e refletem sobre essas experiências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso de entrevistas narrativas. Os relatos dos entrevistados revelaram metodologias de ensino usadas pelos seus antigos professores, o cotidiano das escolas que frequentaram e os professores que lhes foram marcantes. Apesar da distância temporal, as experiências escolares dos docentes permanecem vivas e servem de justificativas para as suas escolhas profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Juliana Nóbrega de, and Francisco Kennedy Silva dos Santos. "ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUAS ESPACIALIDADES EM CAMPINA GRANDE-PB: DA ESCOLA POLITÉCNICA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE." Revista Ensino de Geografia (Recife) 1, no. 2 (June 29, 2018): 40. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240441.

Full text
Abstract:
Uma das principais características que promovem a construção de espacialidades hoje em Campina Grande-PB, estão ligadas ao ensino superior. Esse fato está presente na cidade há tempos remotos, surgindo na década de 1950. Dessa forma, apresentaremos o percurso do desenvolvimento tecnológico e científico relacionado ao ensino superior, a partir da criação da Escola Politécnica da Paraíba que tornou-se hoje a UFCG. Em 1960 a Escola Politécnica é Federalizada e incorporada a Universidade Federal da Paraíba. Em 2002 tornou-se UFCG, representando uma conquista para a Paraíba e seu povo. Buscamos unir os aspectos teóricos e metodológicos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de artigos, dissertações, teses e outros estudos. Logo, essa investigação enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, apresentando-se como um estudo de caso. Campina Grande-PB é considerada uma das cidades mais importantes do interior do Nordeste, detentora do título: Cidade Universitária, devido à concentração de importantes Institutos de Educação Superior (IES) públicos e privados, sendo também uma cidade média. Dessa forma, apresentaremos como ocorreu a produção do ambiente educacional da UFCG, transformando-se em uma referência para o ensino superior no âmbito regional, deixando contribuições significativas para a sociedade, sobretudo para o Estado da Paraíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Karlucy Farias de, Ana Caroline Cabral Cristino, Tatiana Régia Carneiro Matos, Maria Larisse Pinheiro Uchoa, Séfura Maria Assis Moura, and Mayara Salgado Silva. "ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 1 (March 16, 2020): 57. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1798.

Full text
Abstract:
A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Câmara, Hugo, Clara Rocha, and Jorge Balteiro. "Grau de conhecimento e consumo de psicofármacos dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra." Revista Portuguesa de Saúde Pública 29, no. 2 (July 2011): 173–79. http://dx.doi.org/10.1016/s0870-9025(11)70021-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Vaz, Jhonnes Alberto, Jorge Pimentel Cintra, and Flavio Guilherme Vaz de Almeida Filho. "A Evolução do Ensino de Topografia e Áreas Afins na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo." Revista Brasileira de Cartografia 72 (December 30, 2020): 1051–68. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72nespecial50anos-56477.

Full text
Abstract:
A determinação da posição relativa de pontos e a representação gráfica da superfície terrestre entre outros conhecimentos de Topografia e ciências afins está presente em diferentes momentos do exercício profissional de engenheiros civis e de outras modalidades. Na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) o ensino da área acontece desde a fundação da Escola no final do Século XIX. Ao longo desse período de mais de um século de ensino de Topografia e ciências afins na EPUSP ocorreram diversas alterações que impulsionaram mudanças na estrutura da Escola e da Universidade, na Educação Superior e no contexto social e político gerando novas necessidades e demandas da sociedade, exigindo que engenheiros e profissionais da área da Topografia se adaptassem às novas demandas e possibilidades. Frente a essas evoluções surgiu a Geomática que engloba a Topografia e áreas afins na era da tecnologia e da informática. Para o ensino da Geomática há o constante desafio da adequação e adaptação às evoluções e mudanças. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a evolução do ensino de Topografia na EPUSP frente às mudanças e evoluções científicas, metodológicas e tecnológicas. Em um momento em que as mudanças e inovações no mundo ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado, há a necessidade da discussão sobre o ensino e a utilização das tecnologias e adaptação às mudanças e evoluções pautada e embasada pelo ensino fundamentado na valorização dos conceitos permanentes, frentes à tecnologia em constante mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Miranda, Rozania. "A didática e as novas tecnologias na formação docente no ensino superior." SABER CIENTÍFICO 6, no. 1 (June 30, 2017): 61. http://dx.doi.org/10.22614/resc-v6-n1-745.

Full text
Abstract:
Atualemente a tecnologia é uma realidade e torna as coisas mais fáceis, e integra o homem a sociedade que progride rumo ao desenvolvimento. A tecnologia é uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, a escola precisa acompanhar e reformular o currículo de acordo com as necessidades educacionais, incluindo habilidades e competências para lidar com os entraves pedagógicos que por sinal, tem sido desafiador para professor e aluno. Os impactos causados pela evolução tecnológica e os meios de informação e comunicação é preocupante, e está cada vez mais exigente na questão da formação especifica. A crescente demanda de capacitação profissional impulsiona o docente a buscar novas formas de conhecimentos, e assim, esteja preparado para enfrentar os desafios diários da vida acadêmica, supõem uma quebra de paradigma, surgindo um “novo” conceito de ensino, mediado pelas tecnologias que visa contribuir na construção de metodologias inovadoras. A inovação tecnológica é uma das vantagens para motivar o aluno, e contribui no desenvolvimento da prática pedagógica e suas implicações no cotidiano da aula, desde que seja com objetivos pedagógicos. Este artigo tem como proposta, analisar os preceitos científicos da didática e sua contribuição para o desenvolvimento das atividades educativas, visando investigar os modos da realização do ensino mediado pelas tecnologias de modo a torná-la mais eficiente. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico, feita a partir de levantamento de referências teóricos já analisados, e publicado por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, e páginas de web sites.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nicácio, Marcondes De Lima, José Júlio Cesar Do Nascimento Araújo, and Selma Suely Baçal de Oliveira. "Políticas de formação dos profissionais não docentes da educação básica no Brasil: uma análise do curso superior de tecnologia em processos escolares." EccoS – Revista Científica, no. 55 (December 16, 2020): e8572. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n55.8572.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a trajetória do curso superior de Tecnologia em Processos Escolares e constrói reflexões sobre sua proposta de desenvolvimento para o contexto escolar e social. Objetiva-se com a produção referenciar historicamente o curso para compreender como vêm se caracterizando e articulando as realidades das escolas e da sociedade. A pesquisa baseia-se em estudo bibliográfico e documental sobre o tema. O texto demonstra, ao descrever os desafios, o pioneirismo deste curso que constitui a primeira experiência de formação superior de profissionais da Educação Básica para atividades não docentes. Nessa perspectiva, a política de formação de nível superior e interdisciplinar deve ser vista como necessária para qualificar os profissionais que atuam e/ou atuarão na escola. Na conclusão, aponta-se o principal desafio para a construção da qualidade social desse curso, que não pode ser vislumbrado sem a visão da totalidade sócio-histórica e econômica da sociedade atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Costa, Marcella Albaine Farias da. "Ensino de História e tecnologias digitais: trabalhando com oficinas pedagógicas." Revista História Hoje 4, no. 8 (February 16, 2016): 247. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v4i8.202.

Full text
Abstract:
A escola e a universidade, percebidas como espaços de conhecimento, encontram-se permanentemente interpeladas pelas novas demandas da sociedade, entre as quais, aquelas relacionadas à chamada revolução tecnológica. Considerando os debates atuais em torno da história digital, o texto tem por objetivo apresentar aos professores da educação básica e de nível superior possibilidades de trabalho com/sobre tecnologias digitais, a partir de atividades com oficinas pedagógicas. Analisam-se as diferenças entre as oficinas e as atividades ditas “tradicionais”, defendendo-se que aquelas se fixam como espaço e tempo de formação e pesquisa. As experiências partilhadas com base no uso de plataformas e ferramentas diversas evidenciam a distinção e os desafios próprios do “falar sobre” e do “operar com” tecnologia no âmbito de processos educativos. Por fim, questiona-se se a tecnologia, além de recurso pedagógico auxiliar, pode mudar a relação com a epistemologia histórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Morais, Pauleany Simões de, and Marlo Souza. "Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública." Revista Brasileira de Informática na Educação 29 (March 12, 2021): 117–32. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.117.

Full text
Abstract:
Este trabalho versa sobre as especificidades da política de formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Trata das ações operacionalizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 03 (três) escolas na região da Zona Norte de Natal/RN. O presente estudo foi realizado por meio de revisão de literatura sobre formação docente e Ensino da Computação, bem como de uma pesquisa-ação nas escolas-campo parceiras do projeto, realizada entre os anos de 2012 e 2015, e da análise teórico-metodológica sistematizada ao longo das ações. Observa-se que o PIBID é uma significativa oportunidade de constituição dos saberes docentes necessários à prática didático-pedagógica no contexto escolar, particularmente no que concerne ao Ensino de Computação nas Escolas Públicas. Apesar da vivência de dificuldades acerca das condições materiais nas instituições públicas vinculadas ao Programa, conseguiu-se promover a inclusão de Tecnologia Educacional e difusão do pensamento computacional na Escola. As atividades desenvolvidas evidenciam a necessidade da interação entre a Instituição de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica na constituição da formação inicial de Licenciandos em Informática e promoção de disseminação do pensamento computacional no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Soares, Clara Moura, and Rute Massano Rodrigues. "RESGATAR A MEMÓRIA A BIBLIOTECA NACIONAL NA GESTÃO E SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO ARTÍSTICO DOS CONVENTOS." ARTis ON, no. 3 (October 2, 2016): 297–315. http://dx.doi.org/10.37935/aion.v0i3.87.

Full text
Abstract:
A exposição, de iniciativa conjunta do ARTIS-Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Univer-sidade de Lisboa (ARTIS-IHA/FLUL) e do Departamento de Conservação e Restauro da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar (ESTT/IPT), com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), decorreu do projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, intitulado Eneias – A coleção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação.Através de um percurso expositivo constituído por sete núcleos e por cerca de uma centena de objetos (pinturas, fotos, livros, documentos arquivísticos), foi nosso objetivo mostrar o papel desempenhado pela Biblioteca Nacional, em articulação com o Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos e com a Academia Nacional de Belas-Artes, na gestão do património artístico dos conventos, particularmente da pintura, depois da extinção das ordens religiosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Tenório, Fernando Guilherme, Thais Soares Kronemberger, and Riyuzo Ikeda Junior. "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM GESTÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIAS EM GESTÃO SOCIAL." Revista Debates Insubmissos 2, no. 6 (September 9, 2019): 97. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p97-118.

Full text
Abstract:
O artigo insere-se na temática sobre a interface entre gestão social e extensão universitária tendo como principal objetivo analisar uma experiência de cursos de formação e cidadania em temas, como gestão de projetos comunitários em sustentabilidade ambiental, conselhos municipais e economia solidária desenvolvidos, desde 2011, no âmbito do Laboratório de Transferência de Tecnologia em Gestão Social. Ressalta-se que o projeto de extensão universitária teve início em 1990 pelo Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro na transferência de tecnologia social de gestão para moradores e lideranças comunitárias de diversos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A metodologia adotada baseia-se na pedagogia emancipatória de Paulo Freire (2005), a filosofia de trabalho com comunidades de Clodovis Boff (1986), as formas de transferência de tecnologia social do Instituto de Tecnologia Social (ITS) e a pesquisa-ação de Michel Thiollent (1988). Desde a instalação do laboratório em tecnologia social destaca-se a constituição de uma rede de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IESs) do estado do Rio de Janeiro na realização dos cursos de extensão; a produção de materiais didáticos sobre as temáticas dos cursos de extensão; a elaboração de projetos comunitários para o enfrentamento de problemáticas ambientais; a qualificação dos participantes para atuação em conselhos gestores, e também na formação em economia solidária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Franson, Ana Josiane, Anelise D Arisbo, and Bibiana Volkmer Martins. "Trajetória de carreira do egresso do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Farroupilha." ScientiaTec 4, no. 1 (June 30, 2017): 194–216. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2224.

Full text
Abstract:
Este artigo, de cunho teórico-empírico, objetiva compreender a trajetória de carreira dos egressos do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS campus Farroupilha, bem como os fatores que impactam suas trajetórias, a partir das categorias de família, trabalho e escola. Entendendo o mercado de trabalho como mais do que uma relação de oferta e demanda, mas um espaço também de lutas, busca-se trazer a carreira como trajetórias que podem ser diversas e que dependem de outras esferas da vida além do trabalho. De modo a atender ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo. O levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas narrativas, sendo que o tratamento de dados se deu pela análise de narrativa, que permitiu a categorização a posteriori, com base nos estudos de Lahire (2014). Como resultado, destaca-se a importância do conhecimento e da formação como meio de legitimação para o progresso da carreira, bem como a extensão do uso dos conhecimentos de vida para a atuação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Juliano, Tiago, Ismail Barra Nova de Melo, and Silvio César Moral Marques. "A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 22, no. 3 (December 2017): 676–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000300006.

Full text
Abstract:
A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pe dagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Vilela, Elaine Gomes. "A inclusão de surdocegos com o uso da tecnologia assistiva." Cadernos de Educação 17, no. 35 (February 12, 2019): 71. http://dx.doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v17n35p71-86.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) e tem por objetivo evidenciar as práticas de exclusão social de surdocegos por falta de informação. Essas práticas reforçaram a inacessibilidade aos espaços de conhecimento. Esse artigo investiga as práticas de inclusão no espaço escolar e os recursos de tecnologia assistiva que podem ser utilizados. Nesta perspectiva da escola como lugar propicio de desenvolvimento social, algumas questões estão presentes: Quais práticas pedagógicas podem ser utilizadas? Quais recursos de tecnologia assistiva favorecem a promoção de ensino aprendizagem? Do ponto de vista teórico, algumas referências são citadas, dentre elas: Galvão (2010), Bersch (2006/2008),Eustat (1999) e Sartoreto (2010). Este estudo está fundamentado na abordagem qualitativa na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica a partir das percepções de Creswell (2010). O estudo traz possibilidades de atendimento e de reflexões sobre diretrizes legais que favoreçam o acesso ao ensino, além de citar estratégias e recursos de tecnologia assistiva facilitadores. a partir das narrativas das experiências dos participantes. Os resultados evidenciam que é necessário um olhar aguçado e sensível para as necessidades dos surdocegos; mas, sobretudo, acreditar nas possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Soprijo, Gabriel Horacio de Jesus, Jéssica Verônica Silva, Bruna Daniele Silva Dos Santos, Matheus Fernandes Silva, Lucas De Oliveira Ventura, Wagner Leal Pereira, Carolina Mattos Schuindt, et al. "O papel do PET-CTI-UFABC em compartilhar conhecimento: aulas de Redação e Matemática preparatórias para o ENEM para alunos de escolas públicas do Grande ABC-SP." Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette 5, no. 2 (May 10, 2021): 74–83. http://dx.doi.org/10.5902/2448190463329.

Full text
Abstract:
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é para muitos jovens a oportunidade de ingresso no ensino superior, porém muitos alunos de escola pública apresentam dificuldades. Por isso, o PET – Ciência Tecnologia e Informação da UFABC elaborou um curso que atendesse a essa demanda, O curso recebeu cerca de 500 inscrições, sendo selecionados 90 alunos, por ordem de inscrição, a qual foi realizada por meio de formulário próprio na página do PET-CTI e foi composto por três aulas com duas horas para cada eixo (Redação e Matemática) ofertadas aos sábados, no campus Santo André da Fundação Universidade Federal do ABC - UFABC, compreendendo aulas teóricas e exercícios de revisão e proposta de simulado na área de redação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Hamond, Luciana, and Anna Rita Addessi. "Perspectivas de alunos de Bacharelado em Piano quanto ao uso do software MIROR- Impro para desenvolvimento de improvisação." ORFEU 4, no. 2 (December 20, 2019): 79–103. http://dx.doi.org/10.5965/2525530404022019079.

Full text
Abstract:
Estudos de pesquisa recentes forneceram evidências sobre os benefícios do uso de tecnologia, quando utilizada, para aprimorar os aspectos específicos na aprendizagem de instrumento e canto, no contexto de aulas individuais. A aplicação de tecnologia pode gerar tipos de feedback adicionais ao provido pelo professor, comumente encontrado em aulas individuais. Tipos de feedback adicionais seja visual em tempo real ou visual combinado com auditivo em tempo posteriori aumentam a consciência do aluno sobre seu processo de aprendizagem. A improvisação é uma prática comum entre os licenciandos, pois é uma das habilidades funcionais essenciais para a atuação com professores na escola básica. No entanto, a improvisação pode ser um desafio para os bacharelandos, que têm o piano como instrumento principal em aulas individuais em que o foco está na interpretação pianística de repertório solo de diferentes períodos. O objetivo desta pesquisa é investigar o desenvolvimento da improvisação com alunos regulares do curso de Bacharelado em Piano de uma instituição de ensino superior brasileira, com o uso da interação reflexiva com o software MIROR-Impro. Dois alunos de bacharelado tiveram duas sessões com tecnologia registradas em vídeo; duas entrevistas semiestruturadas foram conduzidas a fim de compreender as perspectivas dos alunos quanto ao uso dessa tecnologia. Os relatos dos bacharelandos auxiliam na compreensão sobre a aplicação do software MIROR-Impro, destacando seus benefícios e suas limitações, para o desenvolvimento de improvisação em instrumentos de teclado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Tavares Gontijo, Daniela, Silvia Roberta Peixoto Silva de Oliveira, Danielle Oliveira Silva Valerio, Marina Araujo Rosas, Larissa Negromento Azevedo, and Beatriz Do Nascimento Silva. "Validação do jogo digital PREVINIX para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 4, no. 2 (December 20, 2019): 163–78. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a12.

Full text
Abstract:
Introdução: A adolescência caracteriza-se como um período de vulnerabilidade para contaminação pela Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST`s), sendo de vital importância o desenvolvimento de tecnologias educativas direcionadas para esta temática. Objetivo: validar o jogo Previnix para a construção de conhecimentos sobre a prevenção, identificação e tratamento de IST´S na adolescência. Métodos: Pesquisa de validação realizada em escola pública do Recife. Participaram 56 adolescentes (12-16 anos). Os dados foram coletados através de questionários (antes e após), gravação da ação educativa, formulário e grupo focal. Os dados quantitativos foram descritos termos de acertos e erros ou através do Índice de Concordância (IC) e os dados qualitativos submetidos a análise temática. O Previnix alcançou IC total de 91% e pontuação superior a 80% de concordância em todos os itens avaliados. Houve aumento do número de acertos nos questionários após a intervenção e realizadas sugestões para aprimoramento do jogo. A utilização da tecnologia possibilitou a construção de conhecimentos de forma dialógica. Conclusão: O Previnix foi validado como tecnologia educativa para utilização em ações de promoção saúde sexual e reprodutiva com adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa. "Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na escolarização inicial." Zetetike 25, no. 1 (April 30, 2017): 117. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647804.

Full text
Abstract:
Nesse texto são discutidas cinco dissertações de mestrado das áreas de Ensino e de Educação, concluídas no período de 2008 a 2012, que tratam tanto da formação inicial quanto da formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais de escolarização. Em três dissertações discutiu-se a colaboração entre pesquisadores de instituições de ensino superior e professores da Educação Básica, um dos estudos discutiu a articulação entre a formação em Pedagogia e a prática de ensino de Matemática e um outro estudo teve a tecnologia como foco. Constatou-se que um bom caminho para a articulação formação inicial-formação continuada são processos que incentivem a cooperação entre diferentes profissionais da escola, incluindo-se aí os professores dos distintos níveis de ensino, de modo que se sintam corresponsáveis pelo desenvolvimento matemático dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Köptcke, Luciana Sepúlveda, Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão, and Felipe Medeiros Pereira. "A importância da formação continuada para a gestão intersetorial no Programa Saúde na Escola." Comunicação em Ciências da Saúde 27, no. 03 (December 20, 2017): 211–22. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v27i03.75.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender os resultados obtidos com o “Curso de Aperfeiçoamento para planejamento e atuação intersetorial em promoção da saúde na escola”, ofertado pela Fiocruz Brasília, entre 2014 e 2015, a 25 profissionais envolvidos com o Programa Saúde na Escola, no Distrito Federal.Metodologia: Descrição dos objetivos e etapas do curso; análise do processo de mobilização para a participação, das expectativas e das opiniões dos estudantes sobre cada módulo e sobre a proposta global.Resultados: Foram capacitados profissionais da educação e da saúde para planejar, atuar e refletir sobre situações práticas da gestão intersetorial e colaborativa. As etapas da formação incluem a elaboração coletiva do projeto do curso, reunindo gestores locais, regionais e federais do Programa Saúde na Escola, a mobilização no território e a metodologia participativa em nove módulos temáticos. Participaram pesquisadores e profissionais da saúde e da educação. Globalmente, o perfil do grupo foi feminino (92%), de nível superior completo (67%) e com atuação na saúde (70%). Os trabalhos finais apresentaram projetos coletivos de intervenção no território, com foco em ações voltadas para a busca de dados nas unidades de saúde e escolas, a ação educativa junto aos escolares, a formação permanente de profissionais da educação e da saúde nos espaços cotidianos de sua prática e o fortalecimento do Grupo de Trabalho Intersetorial, por meio de tecnologia de diálogo.Conclusão: É importante buscar experiências de formação articuladas à prática profissional dos participantes e reunir trabalhadores da saúde e da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rosa, Ana Claudia da, Sonia Salete De Grandi, Maria Goretti Rocha Farias, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Marina De Alcântara, and Marcia Helena Dos Santos Bento. "Projeto espaço rural sustentável: aliando permacultura, educação ambiental escolar e gestão sustentável da pequena propriedade rural." Revista de Administração da UFSM 11 (September 3, 2018): 454. http://dx.doi.org/10.5902/1983465929642.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a experiência de interação entre o ensino superior e o ensino fundamental no Projeto Espaço Rural Sustentável, uma experiência concreta de educação ambiental desenvolvida por estudantes do sexto ano da Escola do Campo José Paim de Oliveira. O projeto foi desenvolvido com o apoio de pesquisadoras dos cursos de Administração e de Arquitetura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e de um empresário com experiência na prática da permacultura. Na iniciativa, foi construída a maquete de uma propriedade rural sustentável, moldada por princípios permaculturais, a qual recebeu o primeiro prêmio da II Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria/RS. O estudo apresentou abordagem qualitativa, junto da observação participante e do grupo focal. Os resultados apresentam o desenvolvimento do projeto, a confecção da maquete e as experiências relatadas pelos alunos. Em termos práticos, o projeto contribuiu com a prática pedagógica na escola e com a troca de experiências. Em aspectos teóricos, buscou-se a inserção da teoria de aprendizagem nos conhecimentos adquiridos e nas vivências sustentáveis, inserindo os princípios permaculturais na gestão sustentável de uma pequena propriedade rural e revelando o papel de articulação do administrador nas diferentes esferas da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Morita, Ângelo Shigueyuki, Vilson Alves de Gois, Everardo Ferreira Praça, José Celesmário Tavares, Jean Carlos de Andrade, Franciscleudo Bezerra da Costa, Aurélio Paes Barros Júnior, and Adalberto Hipólito de Sousa. "Cristalização de melão pelo processo lento de açucaramento." Ciência Rural 35, no. 3 (June 2005): 705–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000300035.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi conduzido no laboratório de Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM). Avaliou-se a possibilidade de processar o melão como fruta cristalizada. Foram testadas as variedades Gália, Pele de Sapo e Orange Fresh, utilizando-se o processo lento de açucaramento, retirando-se as polpas em formas de bolas e colocando-as sucessivamente em soluções de sacarose a 20, 30, 40, 50, 60 e 70º Brix até abrir a fervura, mantendo-se a polpa em repouso por 24 horas a cada solução de sacarose. Em seguida, os frutos foram colocados em uma estufa a 50ºC durante 6 horas, atingindo-se assim, a umidade final entre 26,16 a 27,53%. Foram determinados teor de umidade, pH, sólidos solúveis totais, e os produtos submetidos a uma análise sensorial. Constatou-se que a cristalização em melão foi tecnicamente viável, que a variedade Pele de Sapo foi a melhor aceita, e que não houve mudança na coloração da polpa das variedades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Steinert, Monica Érika Pardin, Marcelo Paes De Barros, and Mirtes Campos Pereira. "O Descompasso Entre Ensino Híbrido e Digital Divide: Docentes de Ciências da Natureza em Foco." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 17, no. 3 (August 31, 2016): 209. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n3p209-215.

Full text
Abstract:
<p>Vivenciamos a era da tecnologia e as novas gerações de estudantes, da pré-escola ao ensino superior compreendem os chamados nativos digitais. Os professores, em geral nascidos antes do advento dessa era, seriam imigrantes digitais. Esses nativos digitais, em sintonia com as profundas mudanças que a era tecnológica têm imprimido nas sociedades, demandam mudanças nos modelos tradicionais de ensino até então vigentes. O ensino híbrido tem surtido como proposta de mediação tecnológica da atualidade para auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Com aportes epistemológicos de Demo (2007) e Xavier (2005), buscou-se conhecer o fenômeno da digital divide e sua problemática como processo de marginalização e iletracia digital. Em outro extremo, Moran (2015), Christensen, Horn e Staker (2013) apresentam o ensino híbrido como uma proposta integradora. Com base em estudo de caso, viabilizado por pesquisa de campo realizada com professores da educação básica do estado de Mato Grosso, foram analisados aspectos como a formação docente em informática, o uso elementar das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e o uso do laboratório de informática da escola por parte dos professores da área de Ciências da Natureza, com<br />vistas a observar a possibilidade de marginalização digital docente, diante da possível inserção de novos paradigmas didático-pedagógicos tecnológicos nas escolas. Disparidades formativas e diferentes níveis de domínio em tecnologias digitais foram encontrados. Nesse iminente descompasso, os estudantes, ditos nativos digitais, também estariam potencialmente inseridos no contexto da digital divide.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Guerra, Lenin Cavalcanti Brito, Rita Maria Correia Ferraz, and Jássio Pereira Medeiros. "Evasão na educação superior de um instituto federal do nordeste brasileiro (Evasion in higher education of a federal institute of the brazilian northeast)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 2 (May 10, 2019): 533. http://dx.doi.org/10.14244/198271992529.

Full text
Abstract:
In Federal Institutes (Brazil), the annual evasion vary from 24% to 26%, which may reach, after three years, more than 70% of its entrants. This reality has been detected in the Technology in Public Management Degree Course offered by a Federal Institute of Education, Science and Technology in the Brazilian northeast, where, in some classes, evasion rates has reached up to 77%. Despite this scenario, the accumulated systematized knowledge about the evasion in Brazil is still scarce, especially how it affects Technology Degree Courses. As a means of contributing to this kind of research, this work analyzes the reasons that somehow contribute to the evasion in the Technology in Public Management Degree Courses of the Federal Institute. It is an exploratory-descriptive research, with quantitative approach, whose data have been collected by primary source (questionnaires) and secondary sources. In the universe of 263 evaded and canceled students, 37% replied to the survey instrument. The results have shown that students’ average age was 31; that 49% of them were taking their second graduation course; that 47% were public servants and 59% attended private schools. The research has shown that both the difficulties to handle work and studies simultaneously and the difficulties to manage more than one graduation course are the main facts that cause the school drop-out. The studied occurrences didn’t present relation to vocational factors or academic matters as a cause for evasion.ResumoNos Institutos Federais do Brasil, a evasão anual varia de 24% a 28%, podendo atingir, ao fnal de três anos, cerca de 70% dos alunos ingressantes. Essa também é a realidade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública oferecido por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste brasileiro, em que os índices de desistência chegam, em algumas turmas, a 77%. Apesar desse quadro, o conhecimento acumulado e sistematizado no Brasil sobre a evasão ainda é escasso, especialmente a que acomete os cursos superiores de tecnologia. Visando contribuir para esta linha de pesquisa, esse trabalho objetivou analisar os fatores que contribuem para a evasão no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal em estudo. Trata-se de uma pesquisa exploratório--descritiva, com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados a partir de fontes primárias (questionário) e secundárias. Em um universo de 263 alunos que se evadiram ou cancelaram o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, 97 (37%) responderam ao instrumento de pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes tinha, em média, 31 anos de idade, 49% estavam cursando a segunda graduação, 74% exerciam atividade remunerada, 47% eram servidores públicos e 59% eram provenientes de escola particular. A pesquisa destacou, como principais fatores causadores da evasão, a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, e a dificuldade em conciliar o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública com outro curso de graduação. As ocorrências estudadas não apresentaram relação com fatores de ordem vocacional ou ligados a questões acadêmicas.Keywords: Evasion, Higher education, Public management.Palavras-chave: Evasão, Educação superior, Gestão pública.ReferencesBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988. 292 p. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 24 abr. 2017.BRASIL. Decreto-lei nº 547, de 18 de abril de 1969. Autoriza a organização e o funcionamento de cursos profissionais superiores de curta duração. Diário Oficial da União, Brasília, 22 abr. 1969. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del0547.htm>. Acesso em: 07 mai. 2017.BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2007. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>. Acesso em 27 ago. 2015.BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em 30 jun. 2015.BRASIL. Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 23 nov. 1968 e retificado em 3 dez.1968. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm>. Acesso em: 01 mai. 2017.BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez.1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 abr. 2017.BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. de 2001a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 02 set. 2015.BRASIL. Parecer CNE/CES nº 436, de 02 de abril de 2001. Cursos Superiores de Tecnologia: formação de tecnólogos. Diário Oficial [da] República Federativa, Brasília, 6 abr. 2001b, Seção 1E, p. 67. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf>. Acesso em: 3 mai. 2017.BRASIL. Lei 12.089, de 11 de novembro de 2009. Proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. Diário Oficial da União, Brasília, 12 nov. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12089.htm>. Acesso em: 07 jul. 2017.BRASIL. Ministério da Educação e Cultura: Expansão da Rede Federal. Brasília: 2016. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 21 jul. 2017.BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Brasília: 1997. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002240.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2017.BUENO, J. L. A evasão de alunos. Paidéia. Ribeirão Preto, vol. 1, n. 5, agosto, p. 9-16, 1993.CAPUCHINHO, C. Um em cada sete jovens conclui ensino superior no Brasil, aponta IBGE. São Paulo: Último Segundo, 2014. <http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-12-17/um-em-cada-sete-jovens-conclui-ensino-superior-no-brasil-aponta-ibge.html>. Acesso em: 28 jul. 2015.CAMELO, F. L. P.; MEDEIROS, J. P. de; MOURA, L. R. de. Projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade presencial. Natal, RN: IFRN, 2012. 96 p. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/cursos/cursos-de-graduacao/tecnologia-em-gestao-publica.html>. Acesso em: 30 jun. 2015.CUNHA, E. R.; MOROSINI, M. C.; Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar. Belém, vol. 7, n.14, p. 82-89, ago./dez., 2013.ETHINGTON, C. A psychological model of student persistence. Research in Higher Education, vol. 31, n. 7, p. 279-293, Jun., 1990.FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention, and behavior: an Introduction to theory and research. Reading: Addison-Wesley, 1975.GUERRA, L. C. B. O processo de formulação do Programa Universidade para Todos: atores, coalizões e interesses. 2015. 220 f. Tese (Doutorado em Administração). Centro de Ciências Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas de Gênero mostram como as mulheres vêm ganhando espaço na realidade socioeconômica do país 31/10/2014. Brasília, 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14691-asi-estatisticas-de-genero-mostram-como-as-mulheres-vem-ganhando-espaco-na-realidade-socioeconomica-do-pais.html>. Acesso em: 28 jul. 2017.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2008. Brasília: INEP, 2009. Disponível em: <http//:portal.inep.gov.br/básica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 4 set. 2016.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2013. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 28 jul. 2016.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2014. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2015.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2016.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 24 nov. 2016.LANZONI, H. de P. Disciplinas à distância para a modalidade de ensino presencial: Metodologia Científica. São Paulo: Ed COC, 2015.LOBO, M. B. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: Aspectos gerais das causas e soluções. São Paulo: Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia, 2012. Disponível em: <http://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_087.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2015.MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.MOROSINI, M. C.; CASARTELLI, A. O.; SILVA, A. C. B. da; SANTOS, B. S. dos; SCHMITT, R. E.; GESSINGER, R. M. In. ICLABES. Primera Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior, 1., 2012, Porto Alegre. A evasão na Educação Superior no Brasil: uma análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis entre 2000-2011. Porto Alegre: PUCRS, 2012. Produzido por: E.U.I.T. de Telecomunicación. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10923/8762>. Acesso em: 31 mai. 2017.OLIVEIRA JÚNIOR, G. C. Gestão institucional e evasão escolar no contexto de criação e expansão dos Institutos Federais. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) Universidade de Brasília, Brasília, 2015.OTRANTO, C. L. A política de educação profissional do Governo Lula: Novos caminhos da educação superior. UFRRJ, 2011. Disponível em: <http://www.anped11.uerj.br/GT11-315%20int.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.PEREIRA, F. C. B. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2003. 174 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.RISTOFF, D. A educação em guerra. Santa Catarina, UFSC, 1995 (MIMEO). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/dilvo_ristoff.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2017.SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O; LOBO, M. B. de C. Evasão no Ensino Superior. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007, p. 641-649.SILVA JÚNIOR, A.; SILVA, P. O. M. A desregulamentação e a abertura da educação superior à concorrência internacional: ameaça ou oportunidade? Revista Gestão Universitária da América Latina. Porto Alegre, v. 6, n. 4, p. 190-215, nov. 2013.SPADY, W. G. Dropouts from Higher Education: an interdisciplinary review and synthesis. Interchange. Montreal, v. 1, n.1, p. 64-85, 1970.SPELLER, P.; ROBL, F.; MENEGHEL, S. M. Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década 2011-2020. Brasília: 2012. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002189/218964POR.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas S.A., 1997.YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Araújo, André Luis Calado. "Editorial." HOLOS 1 (December 25, 2007): 3. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2005.51.

Full text
Abstract:
Em sua primeira edição de 2005 a HOLOS - on line apresenta treze artigos contemplando todas as áreas de atuação do CEFET-RN sendo seis artigos inéditos e sete artigos apresentados no II Congresso de Iniciação Científica do CEFET-RN (CONGIC). Entre os artigos inéditos são discutidos temas na área de educação tais como a transdisciplinaridade no ensino da disciplina de física, a formação de professores com vistas ao uso de tecnologias de informação e comunicação, e o papel da escola no processo de transformação social do cidadão. Um artigo apresenta alguns critérios de avaliação e sustentabilidade de políticas públicas desenvolvidas no Brasil. Inseridos no contexto tecnológico são apresentados dois artigos abordando a caracterização geotécnica de solos no município de Natal e a produção agrícola do amaranto como forma alternativa de alimento. Como forma de incentivar ainda mais a participação da comunidade nos Congressos de Iniciação do CEFET-RN estamos também publicando um artigo de cada Gerência Educacional e da Unidade Descentralizada de Mossoró (UNED), apresentado no II CONGIC em novembro de 2004. Entre os temas discutidos estão: O trabalho desenvolvido por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida, Gerência Educacional de Tecnologia dos Serviços e da Gestão, em parceria com Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil, Núcleo Regional do Rio Grande do Norte (“Viver com arte e cultura”). As contribuições de Robert Boyle à química em face de uma visão interdisciplinar com a geografia – Gerência de Formação Educacional. As questões do semi-árido são discutidas no trabalho apresentado pelo Núcleo de Ciências e Tecnologia Ambientais (NECTA), baseado na UNED, abordando o desenvolvimento local e manejo da caatinga em um assentamento em Mossoró-RN. O estudo apresentado pela Gerência Educacional de Tecnologia Industrial destaca o processamento por plasma de amostras de aço IF utilizando diferentes montagens de eletrodo. Da Gerência Educacional dos Recursos Naturais é apresentado o resultado do estudo das variações morfo-sedimentares nos canais de despesca de uma fazenda de criação de camarão, bem como suas implicações ambientais. A Gerência Educacional de Tecnologia da Informação nos apresenta o estudo CSCW - Trabalho cooperativo suportado por computador, e finalmente, da Gerência Educacional de Tecnologia da Construção Civil e Gestão do Espaço Físico Social é apresentado o resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal é propor uma alternativa de utilização de resíduos de pneus reciclados para fabricação blocos de concreto para alvenaria de vedação. Continuamos com o recebimento contínuo de contribuições para publicação e esperamos estar lançando a próxima edição no mês de agosto de 2005.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Diniz, Luciana Nemer, and Joana Queiroz. "Ateliê de projeto: superando o paradigma do abandono da prancheta para a inserção das ferramentas digitais." Revista Geometria Gráfica 4, no. 1 (May 19, 2020): 58. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2020.245787.

Full text
Abstract:
O cenário da concepção e da prática de projetos de arquitetura tem enfrentado uma intensa revolução tecnológica nos últimos anos. Nas escolas de arquitetura e urbanismo, o ensino de projeto no ateliê, imprime em suas práticas, o reflexo dessa revolução, muitas vezes consolidando paradigmas baseados nas primeiras impressões às novas ideias. Será que a dialética prancheta versus computador ainda é forte o suficiente para ser mantida? As escolas de arquitetura têm apresentado defasagens em relação às novidades tecnológicas: na adequação dos ambientes de ensino; na capacitação de seus professores e na inserção de novas ferramentas digitais de apoio ao projeto. Uma série de trabalhos recentes tem investigado as influências significativas exercidas do avanço tecnológico sobre o ensino. Por meio dessas discussões e análises e, também, pelo estudo de caso realizado em duas instituições de ensino superior em Arquitetura e Urbanismo (Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), pretende-se contribuir para a discussão sobre as qualificações e práticas pedagógicas dos docentes e da atualização do ambiente de ensino à luz da tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Blikstein, Paulo, Jose Valente, and Éliton Meireles de Moura. "EDUCAÇÃO MAKER: ONDE ESTÁ O CURRÍCULO?" Revista e-Curriculum 18, no. 2 (June 26, 2020): 523–44. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p523-544.

Full text
Abstract:
O Movimento Maker tem sido observado pelas instituições educacionais, contribuindo para o crescente interesse pela implantação da educação maker tanto no ensino básico quanto no superior. No entanto, os exemplos dessa implantação mostram que as atividades maker não estão ainda integradas com o currículo, especialmente com as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática ou artes, história etc., ou seja, o STEM-ampliado. O objetivo desse artigo é entender como a educação maker pode ser integrada ao currículo do ensino básico. Para tanto foi usada a abordagem documental e a visita à instituições que estão implantando a educação maker. Com base nessas experiências foi possível classificar o material coletado em três grupos de atividades: as desenvolvidas nas escola, porém não relacionadas com o currículo; as que estão relacionadas com uma ou duas disciplinas do currículo; e as que integram diferentes disciplinas do STEM-ampliado. Finalmente, com base nos estudos de casos descritos e nas leituras realizadas é retratado como a implantação da educação maker pode ser realizada no ensino básico. O foco dessa educação não deve ser apenas o ensino de conteúdos disciplinares por intermédio do maker, mas ser capaz de criar condições para que o aluno tome consciência e entenda os conceitos curriculares que estão presentes nos produtos que constroem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Zibenberg, Igor Ghelman Sordi, and Natália de Lacerda Gil. "Sobre as formas de excluir: permanência da seletividade escolar no ensino médio integrado." Perspectiva 36, no. 3 (October 23, 2018): 891–907. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p891.

Full text
Abstract:
Este artigo tem com objeto de análise a seletividade escolar no ensino médio integrado. No intuito de compreender esse processo, realizamos entrevistas com estudantes do último ano dos cursos de ensino médio integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado em uma zona de periferia urbana. Considerando que uma significativa parte dos ingressantes desiste durante sua trajetória, a análise se deteve nos casos de permanência e êxito entre os estudantes do curso. Interessava-nos conhecer os motivos reportados pelos estudantes e suas disposições sociais que favoreceram a permanência na instituição. Para tanto, mobilizando aportes da Sociologia da Educação, pudemos verificar três aspectos fortemente vinculados ao êxito dos estudantes: (1) a formação do habitus atrelada ao capital cultural da origem social (BOURDIEU, 1998); (2) o aprendizado do ofício de aluno (PERRENOUD, 1995); (3) o curso de educação profissional como estratégia de acesso ao ensino superior. Na análise proposta, buscamos, ainda, explicitar a feição seletiva e excludente que caracteriza a história da escolarização no Brasil, argumentando que no processo de instalação e ampliação do acesso à escola no país o que se estabeleceu socialmente como “natural” foi a exclusão, a despeito das políticas e dos discursos em defesa do direito à educação para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Szmrecsányi, Tamás József Márton Károly. "Origens da Liderança Científica e Tecnológica Paulista no Século XX." Revista Gestão & Conexões 2, no. 2 (November 15, 2013): 181–206. http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.6137.181-206.

Full text
Abstract:
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.2.6137.181-206Trata-se de um estudo sobre as Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo na Primeira República, 1890-1930. Estima-se que os pesquisadores radicados em São Paulo sejam os autores de 75% de tudo o que se pública em ciência e tecnologia no Brasil. Esse nível de concentração da produção científica e tecnológica costuma ser atribuído principalmente às atividades de pesquisa das suas três universidades públicas estaduais, e ao apoio que lhes é dispensado há décadas pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O desenvolvimento dessas instituições, por sua vez, tem sido vinculado à prosperidade econômica do Estado de São Paulo, e mais particularmente ao estágio alcançado por sua industrialização a partir da década de 1930. Embora sejam corretas, tais interpretações deixam de explicar como e por que elas surgiram e prosperaram em São Paulo, e não alhures como, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, que também foi bastante próspera durante as primeiras décadas do século XX, tendo sediado a capital do país até os anos cinqüenta e a maior parte de seu setor industrial antes de 1920. Uma resposta a tais indagações talvez possa ser encontrada na política científica e tecnológica do governo paulista na Primeira República, a qual deu origem à criação de centros de pesquisas como o Instituto Butantã, o Instituto Biológico etc., bem como de vários estabelecimentos de ensino superior que mais tarde iriam integrar-se à Universidade de São Paulo (tais como a Escola Politécnica, a escola de Agronomia de Piracicaba e as faculdades de Medicina e de Farmácia). O presente trabalho procura identificar e caracterizar as condições econômicas, sociais e culturais que tomaram possíveis a gênese e a evolução da referida política, tentando, além disso, fazer uma primeira avaliação de seus principais efeitos a médio e longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mello, Felipe Almeida de, Jaciene Lara De Paula Caetano, and Paula Reis de Miranda. "Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 11–25. http://dx.doi.org/10.35819/2447-2689remat2017v3i1id2209.

Full text
Abstract:
Há alguns anos, uma diversidade de aprendizes ingressa nas instituições de ensino e a escola, envolvendo todo seu corpo educativo, deve buscar formas para oportunizar a todos, sem distinção, a construção de conhecimento. Este trabalho apresenta a situação de inclusão de um estudante cego congênito no curso superior de Administração de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia mineiro e no desafiador processo de aprendizagem de Cálculo e de seus fundamentos. Esta pesquisa consiste de um estudo de caso coligado à pesquisa-ação conduzida por uma professora do curso de Licenciatura em Matemática e dois de seus alunos – futuros professores – e tem por objetivo compreender e oportunizar a construção do saber matemático pelo estudante não vidente. Ao longo do processo de estudo e acompanhamento do aluno cego, verificou-se que o aprendiz utilizava-se de um de seus canais sensoriais de aprendizagem, o sentido tato ativo, para reconhecer e significar os novos conhecimentos. Essa verificação foi entendida como uma possibilidade de confecção de materiais tácteis para a apropriação dos conteúdos matemáticos por esse e por estudantes videntes, sendo seis desses materiais apresentados neste trabalho. Descrevem-se, então, as possibilidades da construção e uso de ferramentas tácteis na aprendizagem de matemática por educandos cegos. Estima-se que este, assim como outros trabalhos, possa auxiliar docentes em sua prática pedagógica no caminho pela educação inclusiva e ampla de todos os cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mello, Felipe Almeida de, Jaciene Lara De Paula Caetano, and Paula Reis de Miranda. "Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 11–25. http://dx.doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2209.

Full text
Abstract:
Há alguns anos, uma diversidade de aprendizes ingressa nas instituições de ensino e a escola, envolvendo todo seu corpo educativo, deve buscar formas para oportunizar a todos, sem distinção, a construção de conhecimento. Este trabalho apresenta a situação de inclusão de um estudante cego congênito no curso superior de Administração de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia mineiro e no desafiador processo de aprendizagem de Cálculo e de seus fundamentos. Esta pesquisa consiste de um estudo de caso coligado à pesquisa-ação conduzida por uma professora do curso de Licenciatura em Matemática e dois de seus alunos – futuros professores – e tem por objetivo compreender e oportunizar a construção do saber matemático pelo estudante não vidente. Ao longo do processo de estudo e acompanhamento do aluno cego, verificou-se que o aprendiz utilizava-se de um de seus canais sensoriais de aprendizagem, o sentido tato ativo, para reconhecer e significar os novos conhecimentos. Essa verificação foi entendida como uma possibilidade de confecção de materiais tácteis para a apropriação dos conteúdos matemáticos por esse e por estudantes videntes, sendo seis desses materiais apresentados neste trabalho. Descrevem-se, então, as possibilidades da construção e uso de ferramentas tácteis na aprendizagem de matemática por educandos cegos. Estima-se que este, assim como outros trabalhos, possa auxiliar docentes em sua prática pedagógica no caminho pela educação inclusiva e ampla de todos os cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Amazonas, Paxe Nelson Cesareira, Fátima Paixão, and Teresa B. Neto. "A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL USANDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALISTA COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 2.o CICLO EM CUANZA NORTE." Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente 2, no. 2 (September 11, 2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.37334/riesa.v2i2.20.

Full text
Abstract:
O reconhecimento das práticas matemáticas que favoreçam a educação para a sustentabilidade ambiental é considerado como uma competência necessária a desenvolver na formação inicial de professores de matemática do 2.o ciclo do ensino secundário. Neste trabalho descreve-se o desenho e a implementação de intervenção didático-matemática, desenvolvida com estudantes/futuros professores, com o objetivo de favorecer a preservação do Centro Botânico do kilombo, em Cuanza Norte – Angola, conjugando esta intenção educativa com práticas de ensino e formação teoricamente enquadradas na matemática realista (Van Den Heuvel - Panhuinzen & Drijvers, 2014) que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental de (Santos, 2016). A ação formativa foi desenvolvida com 45 estudantes do 3o ano do curso de ensino da Matemática, da Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte. Os dados recolhidos mostram como os estudantes identificaram no Centro Botânico do kilombo situações-problema que foram objecto de modelação matemática, em diversos tópicos, como geometria, funções, álgebra, cálculo e estatística. Adotou-se uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, para organizar, analisar e interpretar os dados. Os resultados indicam contribuições no desenvolvimento de conhecimentos e ações, que possibilitam na sala de aula e no quotidiano resolver problemas de contexto no Kilombo, articulando questões de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, embora com algumas limitações identificadas no domínio das ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Obdália Santana Ferraz, and Sergio Alejandro Rodríguez Jerez. "Pesquisa em educação na cibercultura: formação docente para a/na complexidade." Acta Scientiarum. Education 42 (September 11, 2020): e52870. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52870.

Full text
Abstract:
Este texto resulta de pesquisas e estudos, numa perspectiva relacional e colaborativa, realizados, no período de 2014 a 2019, no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu de universidades do Brasil e da Colômbia. Fundamentado pela epistemologia da complexidade, tem por objetivo refletir sobre a formação de professores para atuarem no contexto da cibercultura, constituído de complexidades tecnológicas e linguísticas, e caracterizado pelos multiletramentos que tecem a vida cidadã de professores e alunos. A pesquisa colaborativa foi adotada, nesta pesquisa, como metodologia e princípio educativo e científico, de qualidade político-educativa, e a Análise Textual Discursiva fundamentou a análise e interpretação de dados. Os resultados obtidos, a partir de entrevista semiestruturada com seis professores formadores, atuantes no ensino superior e/ ou na Educação básica, conduzem à conclusão de que a formação de professores precisa articular as dimensões pedagógica, política e cultural para um fazer docente em um cotidiano escolar marcado por incertezas e conflitos que se processam no campo social, da ciência e da tecnologia; pelas diversidades de cultura e de linguagens; pela polifonia dos conflitos que impele o professor a compreender o significado e o lugar social da escola. Essa realidade desafiam o professor a formar-se para a problematização, o enfrentamento e a superação coletiva de situações desafiadoras, dentre elas, a de educar no contexto de complexidade que se manifesta cotidianamente na cibercultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Graça, Vânia Gabriela, Paula Maria Quadros-Flores, Manuela Raposo-Rivas, and Maria Altina Ramos. "As TIC na formação inicial de educadores e professores." Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC 20, no. 1 (June 26, 2021): 27–37. http://dx.doi.org/10.17398/1695-288x.20.1.27.

Full text
Abstract:
A Competência Digital dos educadores e professores é cada vez mais convocada para a renovação das práticas educativas, pelo que urge preparar futuros docentes para uma escola integrada na sociedade digital. Este estudo tem como propósito conhecer a opinião de futuros docentes relativamente aos seus saberes e uso de tecnologias educativas nas práticas educativas para identificar fatores inibidores e propulsores do uso de tecnologia digital. O presente artigo surge no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Trata-se de um estudo quantiqualitativo cujos dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, no ano letivo de 2017/2018, com questões abertas e fechadas, aplicado em três instituições de Ensino Superior Público, responsáveis pela formação inicial docentes, duas do Norte de Portugal e uma do Norte de Espanha. Neste artigo, tratamos alguns dados relativos a 111 estudantes portugueses em formação inicial de professores, recorrendo a uma abordagem estatística descritiva. A informação obtida permite-nos concluir que existem fatores que inibem a integração de recursos digitais nas práticas educativas e outros impulsores de tais práticas. Esperámos contribuir para uma reflexão sobre o uso das TIC na formação inicial docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

COSTA, Alan Ricardo, Carolina Fernandes ALVES, and Vanessa Ribas FIALHO. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ORIENTAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA." Trama 16, no. 37 (February 27, 2020): 47–59. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v16i37.23698.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente pesquisa é identificar aproximações, distanciamentos e desafios inerentes às experiências de orientação de estágio supervisionado nas modalidades presencial e a distância na perspectiva de professores de cursos de licenciatura em Letras. O escopo do estudo centra-se na perspectiva de professores que desempenham (ou já desempenharam) a função de orientadores de estágio em cursos de licenciatura em Letras Espanhol – Literaturas a distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A justificativa para tal investigação está relacionada à notória necessidade de maior diálogo sobre os estágios supervisionados na formação docente, sobretudo na Educação a Distância (EaD). O referencial teórico da pesquisa é composto por um suporte epistemológico em sinergia com a Linguística Aplicada Indisciplinar, que se caracteriza como transgressiva, crítica e aberta à diálogos com múltiplas perspectivas, emergentes em variados campos do saber. A metodologia da pesquisa, de viés qualitativo, contou com o depoimento de quatro professores-orientadores de estágio supervisionado. Tais depoimentos, na forma de textos escritos ou vídeos e áudios gravados, foram coletados entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, e avaliados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). De modo geral, os resultados da investigação indicam que: (1) orientar estágio supervisionado é algo que se aprende na prática; (2) a EaD ainda causa dúvidas, mas essas tendem a ser superadas; (3) a tecnologia é fator importante para a orientação de estágio na EaD; e (4) o orientador de estágio supervisionado é, também, um mediador de crises e conflitos. REFERÊNCIASANDRÉ, M. E. D. A. de. (Org.) Formação de professores no Brasil (1990 – 1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.ALVES, C. F. Os estágios supervisionados nos cursos de letras/espanhol da UFSM nas modalidades presencial e a distância. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. (Org.) A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em Letras Espanhol. Campinas: Pontes. 2019. p. 27-52.BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para o ensino superior. Secretaria de Educação a Distância. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em 12 de setembro de 2017.COSTA, A. R.; LIMA, C. A.; FIALHO, V. R. Estágios Supervisionados em Línguas Estrangeiras: estado da arte e orientações para a EaD. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. (Org.) A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em Letras Espanhol. Campinas: Pontes. 2019. p. 11-26. FIALHO, V. R.; FONTANA, M. V. L. Percurso e lições: licenciatura em Espanhol a Distância UAB e REGESD. 2012. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD). Anais... Rio Grande, Rio Grande do Sul. 2012. p. 400-412.FONTANA, M. V. L. Complexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EaD. 2015. 283f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2015.FONTANA, M. V. L.; FAGUNDES, A. Fazendo-se pipoca: uma reflexão sobre o amadurecimento do orientador de estágio em EaD. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. (Org.) A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em Letras Espanhol. Campinas: Pontes. 2019. p. 189-208.FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. A EaD vai para a escola... E agora? O estágio curricular em cursos de formação de professores de espanhol em EaD da UFSM. 2012. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD). Anais... Rio Grande, Rio Grande do Sul. 2012. p. 442-452.HORN, M.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre, Penso, 2015.ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.) Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2009.LEFFA, V. J.; FREIRE, M. Educação sem distância. In: MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. (Org.) Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 13-38.MACIEL, A. M. R. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.) Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2009, p. 63-77.MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. 223 p.OLIVEIRA, R. G. Estágio Curricular Supervisionado: horas de parceria escola-universidade. Jundiaí: Pacto Editorial, 2011.PAIVA, V. L. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, D. M.; MACIEL, R. F. (Org.) Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, Vol. 44. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p.21-34.PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2017, 8ªed.RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio. Bolema [online]. 2015, vol.29, n.52, pp.658-680WINCH, P. G. Orientadores de estágio curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientação. GT08 – Formação de Professores. 32ª reunião anual da Anped. 2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-5765-int.pdf. Acesso em 10. set. 2019.Recebido em 05-12-2019 | Aceito em 14-02-2020
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Carvalho, Ana Beatriz. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 8, no. 1 (July 31, 2015): i—ii. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.i-ii.

Full text
Abstract:
Em seu oitavo ano de publicações semestrais, a Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia apresenta, neste número, artigos relacionados com educação, tecnologia, linguagem, literatura e redes sociais. O atual contexto do uso das tecnologias digitais na construção do conhecimento inclui diferentes mídias e a análise dos seus diversos usos e respectivas metodologias possibilita excelentes reflexões sobre os limites e as possibilidades nos diferentes níveis de aprendizagem em rede. O primeiro artigo, em inglês, “Pope, interrupted. A qualitative study on memes, hashtags, and speech chains” apresenta a pesquisa de Marcus Vinicius Avelar sobre a reação no Twitter ao anúncio da renúncia do Papa Benedito XVI, utilizando memes e hashtags que circularam no Twitter entre o anúncio da renúncia e o último dia de trabalho do Papa, com o objetivo de identificar as cadeias de fala criadas na perspectiva da antropologia linguística. Com foco em Educação e tecnologia, no artigo “Educação a Distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior”, Pedro Camargo e Valdir Lamim-Guedes se propõem a discutir os rumos da Educação a Distância no ensino superior brasileiro a partir das suas particularidades, considerando o papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo do aluno, ator principal do processo educacional. Ainda dentro do tema Educação e tecnologias, Carlos Fabiano de Souza apresenta as suas considerações sobre os aspectos relevantes do uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês com o artigo “Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de Língua Inglesa”. Talita Miranda Ribeiro e Giovane Nascimento apresentam o seu estudo sobre as questões que se referem ao novo aluno e ao novo professor que a atualidade, com seus avanços tecnológicos, vêm transformando na perspectiva do sujeito pós-moderno contemporâneo e apontam a necessidade de se repensar as práticas educacionais no contexto atual da realidade escolar.As reflexões sobre o ensino e o uso de tecnologias continuam com Vanderlei Padilha Machado, que apresenta o resultado de seus estudos no artigo, em espanhol, “Conocimientos tecnológicos y pedagógicos de profesores de español en el uso de las TIC: una fotografía telemática tomada en centros públicos de enseñanza básica del Distrito Federal de Brasil”, cujo objetivo foi caracterizar o nível de conhecimento tecnológico no uso das ticpor parte dos professores de espanhol como língua estrangeira. No artigo seguinte, “WhatsApp: caracterização do gênero chat em contexto de ensino de línguas estrangeiras”, Natália Costa Leite e Marden Oliveira Silva apresentam uma caracterização do gênero chat por meio do aplicativo WhatsApp na perspectiva bakhtiniana de gêneros textuais, com a expectativa de que a caracterização do gênero possa estimular o uso do aplicativo como ferramenta de apoio ao ensino/aprendizagem de língua estrangeira.As reflexões sobre a existência de novos formatos digitais para a criação e divulgação de textos e sua influência na leitura e na produção textual estão presentes no artigo de Suelen Érica Costa da Silva, “Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade”, com a proposta de discutir como a produção de livroclip, interface interativa proveniente da computação gráfica, pode estimular o processo de (inter)ação entre os aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira. Continuando com o foco na produção textual e tecnologia, o artigo “Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje”, de Ana Elisa Ribeiro, apresenta uma reflexão sobre aspectos da produção de textos nos dias de hoje com inspiração em ideias de Gunther Kress, pensando a produção de textos em níveis de multimodalidade cada vez mais expressivos, cenário no qual a escola pode participar ao propor a reflexão e a prática sobre a escrita, contribuindo para a ampliação do “poder semiótico” das pessoas.Com uma abordagem prática e reflexiva sobre as políticas oficiais para o ensino de línguas, o artigo “Notas para uma política de ensino de línguas”, de José Carlos Paes de Almeida Filho, propõe uma análise sobre as políticas oficiais no campo das Políticas de Ensino de Línguas (Estrangeiras e Segundas) para responder as diversas questões que encontram-se abertas sobre o assunto. Jose Luiz Foureaux de Souza Junior apresenta a experiência de ensinar Língua Portuguesa como língua estrangeira, sobretudo com a atenção voltada para a apresentação da “variante” brasileira para alunos croatas no artigo “Ensinar língua portuguesa na Croácia: primeiras anotações de uma experiência”.No artigo “Novo do velho: a poesia experimental dos poetas ensaístas Haroldo e Augusto de Campos”, Carolina Tomasi discute a poesia aguda de expressão visual e sonora, que partilha o sentido de renovar o antigo, mas não se desgarra do velho, ou de criar o novo, voltando à origem, tomando como base os poemas “Oportet”, de Haroldo de Campos, e “Novo novelo”, de Augusto de Campos, para discutir uma questão recorrente na literatura: tradição e ruptura, considerando questionável o rótulo “neobarroco” na literatura brasileira.Por fim, esta edição traz a resenha do livro “Sala de aula digital: uma introdução à cultura digital para educadores”, do autor Dilermando Piva Junior, por Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira e José Geraldo Fernandes Oliveira Júnior.Os artigos deste número da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia abordaram aspectos relevantes do ensino mediado por tecnologias digitais, a análise do uso de aplicativos das redes sociais para a compreensão de diferentes fenômenos, o ensino de línguas em diversas perspectivas e a leitura e produção de textos em novos contextos. Agradecemos aos autores e autoras por sua contribuição para que pudéssemos publicar este número da Revista Texto Livre: Linguagens e Tecnologia e desejamos que todos tenham uma ótima leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Terçariol, Adriana Aparecida de Lima, and Rosiley Aparecida Teixeira. "Editorial - Dialogia n. 35 - Educação como Direito Humano e Social." Dialogia, no. 35 (August 28, 2020): 1–2. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932.

Full text
Abstract:
A Revista Dialogia publica o número 35, contemplando o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social”. Este número agrega pesquisas que retratam temáticas que circundam a Educação em sua contemporaneidade, como por exemplo: Educação e Direitos Humanos; Inclusão no Ensino Superior; Função Social da Escola; A Educação de Jovens e Adultos no Brasil; Conquistas e Retrocessos do Direito à Educação; Formação de Professores; Direitos Humanos e Linguísticos; Educação de Surdos; A Pesquisa em Educação; Direitos Humanos, Educação Inclusiva e EJA; Direito ao Espaço Escolar de Qualidade, Homeschooling no Contexto Político Brasileiro; Medidas Socioeducativas; Educação do Campo, entre outras. Entendemos assim, que esse Dossiê engloba os direitos humanos e sociais em diferentes perspectivas e abordagens.Desejamos que esses textos ofereçam subsídios teóricos e práticos para uma releitura da Educação enquanto Direitos Humanos e Sociais, em nuances políticas, históricas e sociais, englobando reflexões voltadas ao público infantil, jovem e adulto. Compartilhamos neste número textos inéditos relacionados a pesquisas e experiências desencadeadas em diferentes espaços educacionais, retratando fundamentos, metodologias, superações, desafios, entre outros elementos. Nesse sentido, o número 35, da Revista Dialogia, foi organizado com textos desenvolvidos por autores renomados de instituições nacionais de diferentes regiões do país.O Dossiê apresentado neste número ainda é complementado com artigos que abordam assuntos de extrema relevância para o cenário atual, como: Currículo Prescrito; Espaço Maker; Sofrimento Psíquico; Hospitalidade e Hostilidade.Lembramos ainda, que o número 35 dispõe de três resenhas, a saber: Pensando Educação: com os pés no chão, autoria de Tânia Zagury; Educação Física e Tecnologia: o processo de “tecnização” educacional, autoria de Evandro Antônio; Habilidades Socioemocionais na Escola: guia prático da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, autoria de Roseli Bonfante.Por fim, salientamos que a entrevista deste número foi cedida por Angela Aparecida da Cruz Duran. Professora do Ensino Superior, nos Cursos de Direito e Especialização Lato Sensu em Direitos Humanos da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Paranaíba/MS. É pesquisadora de temáticas nas seguintes áreas de conhecimento: Antropologia, História, Filosofia, Sociologia e Teoria Geral do Direito. Direitos Humanos e Direitos Fundamentais. Direito e Políticas Públicas para o Ensino Superior. Ensino Jurídico. Educação em ou para os Direitos Humanos. Em seu depoimento nos leva a refletir sobre a educação como direito humano, sua importância e as possibilidades para que essa perspectiva seja efetivada atualmente, dentre outros aspectos da temática.Esperamos que esta publicação amplie e contribua com os diálogos na área, propiciando a divulgação do conhecimento sobre os temas relacionados, bem como oferecendo novos olhares, dimensões e percepções. Excelente leitura! Adriana Aparecida de Lima TerçariolRosiley Aparecida Teixeira(Editoras) Cite como (ABNT NBR 6023:2018)TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; TEIXEIRA, Rosiley Aparecida. Educação como direito humano e social. Editorial. Dialogia, São Paulo, n. 35, p. 1-2, maio/ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932. American Psychological Association (APA)Terçariol, A. A. de L. Teixeira R. A. (2020, maio/ago.). Educação como direito humano e social. Editorial. Dialogia, São Paulo, 35, p. 1-2. https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17932.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, João Henrique da, Míriam Elena Cesar Almeida, and Kátia Regina Moreno Caiado. "Produção do conhecimento sobre as instituições especializadas para a pessoa com deficiência intelectual (1996-2015)." Perspectiva 35, no. 3 (December 31, 2017): 859–86. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2017v35n3p859.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a produção científica acadêmica em formato de teses e dissertações sobre as instituições especializadas para as pessoas com deficiência intelectual disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Trata-se de estudo quali-quantitativo, de abordagem metodológica bibliométrica e de análise de conteúdo, realizado em três etapas: preparação teórica e metodológica; coleta e registro de dados; sistematização e análise dos resultados. Os resultados mostram que existem 18 pesquisas sobre a temática pesquisada, a maioria de mestrado, entre os anos de 1996 a 2015. Os estudos pertencem a nove diferentes instituições de ensino superior, em sua maioria na região Sudeste e com significativa participação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), articuladas aos seus respectivos programas de pós-graduação: Distúrbios do Desenvolvimento e Educação Especial. Os trabalhos abordam principalmente os temas de qualidade de vida da pessoa com deficiência e a formação para o trabalho e a vida, desenvolvidos nas próprias instituições especializadas. Predominam as abordagens qualitativas com fundamentos da teoria comportamental, com base nos instrumentos de entrevistas e escalas, entre outros. O mapeamento dos estudos evidencia poucas pesquisas que focam a própria instituição especializada para a pessoa com deficiência intelectual como objeto de estudo, apesar de os trabalhos contemplarem as dimensões da saúde, trabalho, educação e assistência. Porém não encontramos pesquisas que problematizem, dentre outros: o papel de escola especial que as instituições assumem; o direito à escolarização da pessoa com deficiência; a relação público-privado que constitui a oferta dos serviços em caráter privado filantrópico e não público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pansera de Araujo, Maria Cristina, Celso José Martinazzo, Solange Schorn, and Viviane Roncaglio. "Editorial Contexto & Educação 101 Educação Popular, Ensino e Aprendizagens." Revista Contexto & Educação 32, no. 101 (July 6, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.1-3.

Full text
Abstract:
<p>A Revista Contexto &amp; Educação 101 apresenta quatro artigos sobre Educação Popular, outros quatro sobre Ensino e Aprendizagens em diferentes contextos, reafirmando a preocupação histórica com estes temas, que são recorrentemente publicados, a partir de novas abordagens, compreensões e reflexões. O penúltimo artigo aborda as tecnologias educacionais e o último a questão da motivação no ensino superior.</p><p>Os autores Osmar Lottermann, Marileia Gollo de Moraes e Tarcisio Samborski, no artigo “<strong>Curso de especialização em educação de jovens e adultos: aproximações com a educação popular</strong>”, com ênfase em Educação do Campo, discutem e refletem sobre os objetivos e aproximações estabelecidos no processo desencadeado no curso. Os elementos de análise foram obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que o Edital, o Projeto Pedagógico e os Trabalhos de Conclusão foram revisitados e analisados quanto às intencionalidades e referenciais teóricos e práticos da Educação Popular.</p><p>No artigo<strong> “A gestão participativa na escola e na sala de aula: o planejamento em espaços de educação popular</strong>, Hedi Maria Luft e Diovanela Liara Schmitt analisam como os processos de participação da comunidade escolar interferem na constituição da autonomia dos sujeitos e na construção da democracia na gestão da escola, da sala de aula e no planejamento participativo em espaços de educação popular. Elas constataram que quanto maior o espaço dedicado ao planejamento participativo tanto mais se efetiva a construção de atitudes autônomas por parte dos sujeitos na sala de aula e da comunidade nos espaços populares.</p><p>A autora Cecilia Maria Ghedini, no artigo<strong> “Educação popular e referências formativas: elos que enraízam o projeto educativo da educação do campo no Brasil”,</strong> discorre sobre a relação das referências formativas da Educação Popular e a produção de um projeto educativo dos Movimentos Sociais Populares na Educação do Campo como política pública. Ainda, considera que, pelas referências formativas, produzem-se elos com as lutas que constituíram o campesinato, a educação formal e a escola pública.</p><p>As autoras Carina Alexandra Rondini e Bianca Molica Marinheiro, no artigo “<strong>Práticas educativas na escola: dialogando com os estudantes</strong>” relatam uma pesquisa-ação de enriquecimento de material pedagógico, derivado do processo de escuta de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, com vistas à construção de um ambiente diferenciado em sala de aula, mediante práticas pedagógicas dinamizadoras. Como ruptura epistemológica, os estudantes percebem-se ou não coparticipantes da elaboração do processo de ensino-aprendizagem e passam a ver as ações realizadas como algo prazeroso.</p><p>No artigo “<strong>Aprendizagem significativa de conceitos botânicos em uma classe de jovens e adultos: análise dos conhecimentos prévios</strong>”, Rosalina Evangelista dos Santos e Guadalupe Edilma Licona de Macedo mostram que o ensino de ciências favorece uma maior aproximação dos alunos com as ciências, permitindo a aquisição do conhecimento científico e da exploração das novas tecnologias, para posicionar-se em relação aos processos e às inovações atuais, defendendo suas opiniões e exercendo a cidadania. Este trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento prévio dos alunos da EJA acerca de conceitos botânicos, subsidiado pela teoria da Aprendizagem Significativa.</p><p class="Corpo">No artigo “<strong>Outros espaços de aprendizagem: da máscara aos saberes sobre ciências</strong>”, Alessandro Cury Soares e Rochele de Quadros Loguercio intencionam mostrar o entendimento sobre outros locais em que é possível aprender sobre ciências, sinalizando para a potência do desfile das escolas de samba (seu universo) e as aprendizagens que podem ocorrer no seu entorno, através dos <em>monumentos </em>encontrados.</p><p>As autoras Giséli Duarte Bastos e Everton Lüdke, no artigo “<strong>Reflexões sobre gênero no ensino de Biologia: um olhar sobre o discurso de estudantes do primeiro ano do ensino médio acerca da gravidez na adolescência</strong>”, analisam a maneira como a abordagem biológica da sexualidade, a partir dos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia de órgãos genitais, bem como sobre a profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis, tem sido preponderante. Nesse contexto, a gravidez na adolescência passa a ser considerada como “indesejada”, reduzindo a possibilidade de diálogo para/com os jovens acerca desse fenômeno.</p><p class="EstiloAutor">Os autores Ana Lúcia Langner e Lindomar Wessler Boneti, no artigo<strong> “Ação educativa para a construção da autonomia em contextos prisionais: possibilidades e limites”</strong> analisam as possibilidades e limites da realização da ação educativa em meio prisional na perspectiva da reconstrução do sujeito social para a preparação para a volta e inserção ao mundo social, indagando-se inicialmente se existe uma ação educativa específica que possibilite alcançar este objetivo, suas possibilidades e limites.</p><p>No artigo<strong> “Os objetos no ensino e o movimento de tecnologia educacional no Brasil: a importância da utilização” </strong>Rosilene Batista de Oliveira discute como a importância da utilização de objetos no ensino é construída, no âmbito do movimento de tecnologia educacional, nas décadas de 1960 e 1970, no Brasil, considerando as propostas da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e do enfoque sistêmico, teorias científicas essas que deram base ao movimento.</p><p class="Ttulo-Resumo">No artigo “Motivação no ensino superior: estratégias e desafios, Êmila Silveira de Oliveira reflete sobre a motivação no ensino superior como algo necessário a formação de indivíduos autônomos, críticos, criativos e ativos na sociedade em que vivem. Ao contrário do que pensamos, os conhecidos problemas educacionais do nosso país não estão restritos apenas à educação básica e podem ser facilmente visualizados também no ensino superior. A autora buscou compreender as principais teorias motivacionais e sua relação com a aprendizagem, conhecer o papel do professor no ensino superior e, entender a importância da atuação desse profissional no estabelecimento das estratégias de ensino e de motivação, que auxiliem o aprendizado de graduandos.</p><strong>Esta diversidade de abordagens possibilita novos entendimentos sobre os diferentes temas, por isso convidamos a leitura</strong>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fernandes, Lorena Ismael. "A inclusão educacional de pessoas com deficiência nas universidades federais sob a perspectiva da lei 13.409/2016." ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 2, no. 3 (July 4, 2019): 45–57. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v2i3.103.

Full text
Abstract:
A educação inclusiva visa ampliar a participação de todos os estudantes no ensino regular, garantindo o exercício da cidadania. No ensino superior, a Lei 13.409/2016 cria uma reserva de vagas às pessoas com deficiência, advindas de escola pública, nas universidades públicas federais. O presente artigo busca compreender como o acesso impulsionado pela legislação mobiliza políticas e instrumentos de permanência estudantil e quais são os obstáculos encontrados para a efetivação dessa política no meio acadêmico. Além disso, apresenta-se ferramentas que podem auxiliar o processo educacional inclusivo nas universidades, como a Tecnologia Assistiva, e discute-se o papel da universidade na expansão e consolidação das práticas inclusivas. De acordo com os levantamentos bibliográficos realizados, é notório a importância de uma ação afirmativa na promoção da democratização do ensino, porém é observado que o sucesso da política está relacionado a utilização de mecanismos ao longo da trajetória universitária que permitam a inclusão educacional em sua totalidade. Inclusive education aims to increase the participation of all students in regular education, ensuring the exercise of citizenship. In higher education, Law 13.409/2016 creates a reserve of vacancies for people with disabilities, coming from public schools, in federal public universities. This article tries to understand how the access impelled by the legislation stimulates policies and instruments of student permanence and what are the obstacles found for the accomplishment of this policy in the academic environment. In addition, devices that can aid the inclusive educational process in universities are presented, such as Assistive Technology, and discuss the university's role in expanding and consolidating inclusive practices. According to the specialized literature, the importance of affirmative action in the promotion of the democratization of education is notorious, but it is observed that the success of the policy is related to the use of mechanisms along the university trajectory that allow the educational inclusion in totality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Bengozi, Fábio José, Aloísio Costa Sampaio, Marta Helena Fillet Spoto, Martha Maria Mischan, and Maria Lúcia Pallamin. "Qualidades físicas e químicas do abacaxi comercializado na CEAGESP São Paulo." Revista Brasileira de Fruticultura 29, no. 3 (2007): 540–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452007000300025.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou conhecer a variação das características físicas e químicas do abacaxi comercializado no Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), no período de setembro de 2005 a março de 2006. As avaliações foram realizadas na CEAGESP e nos laboratórios do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP. Foram realizadas coletas em intervalos de duas semanas, em três atacadistas, com as amostras recolhidas de forma aleatória, padronizadas em frutos tipo 10 (caixa contendo 10 frutos), compostas de dez frutos por atacadista/origem. As amostras foram coletadas nos lotes oferecidos para comercialização pelos atacadistas. Foram avaliadas as seguintes características físicas e químicas: peso do fruto inteiro, peso da coroa, avaliação visual da coloração da casca, densidade, coloração da polpa, pH, teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), além da relação SS/AT. Para a análise estatística, foi utilizado o Programa SAS. Pelos resultados, observou-se que, dentre as regiões produtoras de abacaxi, destacaram-se, com relação à regularidade de oferta para os três atacadistas, os pólos de Canápolis ('Smooth Cayenne'), Sapé e Miracema do Tocantins ('Pérola'). As diferentes regiões produtoras de abacaxi 'Pérola' apresentaram uma grande variação em relação ao peso médio dos frutos comercializados, indicando diferenças na tecnologia de produção adotada. Dentre as regiões produtoras de abacaxi, houve variação estatística no teor de sólidos solúveis ao longo do período analisado nos pólos de Canápolis ('Smooth Cayenne') e Itaberaba, Sapé e Miracema do Tocantins ('Pérola'). Dentre os parâmetros químicos analisados, a determinação do teor de sólidos solúveis por amostragem com uso do refratômetro manual, associado à maturação aparente (cor da casca), pode representar um avanço significativo na indicação da qualidade dos frutos comercializados, o que permite concluir ser desnecessário o uso de etefon na fase de pré-colheita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Brandão, Diego, SERGIO NASCIMENTO DUARTE, JEFFERSON VIEIRA JOSÉ, HUGO THANER DOS SANTOS, and PEDRO RAMUALYSON FERNANDES SAMPAIO. "PRODUÇÃO E TROCAS GASOSAS DO CAPIM-MOMBAÇA (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) EM FUNÇÃO DE NÍVEIS DE DEPLEÇÃO DE ÁGUA NO SOLO." IRRIGA 22, no. 4 (December 20, 2017): 641–58. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2017v22n4p641-658.

Full text
Abstract:
PRODUÇÃO E TROCAS GASOSAS DO CAPIM-MOMBAÇA (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) EM FUNÇÃO DE NÍVEIS DE DEPLEÇÃO DE ÁGUA NO SOLO DIEGO BRANDÃO1*; SERGIO NASCIMENTO DUARTE2; JEFFERSON VIEIRA JOSÉ3; HUGO THANER DOS SANTOS4 E PEDRO RAMUALYSON FERNANDES SAMPAIO5 1Doutorando, Departamento de Engenharia de Biossistema, Universidade de São Paulo/ ESALQ, C.P. 09 – 13418-900 – Piracicaba, SP – Brasil. E-mail: diego_brand@hotmail.com2Professor, Departamento de Engenharia de Biossistema, Universidade de São Paulo/ ESALQ, C.P. 09 – 13418-900 – Piracicaba, SP – Brasil. E-mail: snduarte@usp.br3Professor Visitante, Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental, Instituto de Ciências e Tecnologia Agrícola, Universidade Federal de Mato Grosso, C.P. 78735-910 – Rondonópolis, MT – Brasil. E-mail: jfvieira@usp.br4Doutorando, Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Meteorologia Aplicada), Universidade Federal de Viçosa, C.P. 36570-900 – Viçosa, MG – Brasil. E-mail: hugo.thaner@ufv.br5Doutorando, Departmento de Engenharia de Biossistema, Universidade de São Paulo/ ESALQ, C.P. 09 – 13418-900 – Piracicaba, SP – Brasil. E-mail: ramualyson@hotmail.com 1 RESUMO As pastagens constituem-se na principal forma de alimentação do rebanho bovino brasileiro. São escassas as informações na literatura acerca das respostas das forrageiras ao manejo da irrigação. Objetivou-se neste trabalho avaliar as trocas gasosas, a altura e a produção de fitomassa fresca e seca da parte aérea do capim-mombaça, sob diferentes níveis de água no solo. Adotou-se o delineamento de blocos aleatorizados, em dois experimentos utilizando de dois solos de texturas distintas: Nitossolo Vermelho (série “Luiz de Queiroz”) e Latossolo Vermelho Amarelo distrófico (série “Sertãozinho”); aplicou-se quatro níveis de depleção de água no solo (15, 30, 45 e 60%) com quatro repetições. A pesquisa foi realizada em casa de vegetação na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP, no município de Piracicaba - SP. A umidade dos solos foi controlada por meio de pesagens diárias dos vasos de um bloco; foram realizados três cortes no capim. A taxa fotossintética, a altura das plantas e as fitomassas fresca e seca foram afetadas pela condição hídrica do solo; o nível de cerca de 30% de depleção de água no solo apresentou-se superior para as variáveis estudadas em ambos os solos. Palavras-chave: irrigação de pastagens, deficiência hídrica, taxa fotossintética BRANDÃO, D.; DUARTE, S. N.; VIEIRA JOSÉ, J.; SANTOS, H. T. dos E PEDRO SAMPAIO, R. F.YIELD AND GAS EXCHANGES OF MOMBAÇA GRASS (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaca) TO DIFFERENT LEVELS OF SOIL WATER DEPLETION 2 ABSTRACT The main form of feeding Brazilian cattle is through pastures. There is a lack of information about pasture responses under irrigation. The aim of this study was to evaluate gas exchanges, height and weight of green and dry mass of mombaça grass under different soil water levels. Two experiments were set up in randomized blocks consisting of four levels of soil water depletion (15, 30, 45 and 60%) applied to two soils – Red Nitosol and Distrofic Yellow Red Latosol with four replications. The research was performed at “Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP in greenhouse at Piracicaba - SP city. Soil moisture was controlled by the weight of the experimental plots and the grass was cropped three times. Photosynthesis rate, height, green and dry weight of canopy were affected by soil water content; about thirty per cent of soil water depletion proportioned the better response for the studied variables for both soils. Keywords: pasture irrigation, water deficit, photosynthesis rate
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 2 (June 6, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.939.

Full text
Abstract:
A HOLOS disponibiliza uma nova edição com temas pertinentes à engenharia e ao ensino, num total de 24 contribuições, dentre as quais se contam seis no campo da engenharia e 17 na área de ensino, além de um estudo sobre ações sociais para a terceira idade. Os trabalhos em engenharia trazem temas relativos às áreas de petróleo, produção enzimática, efluentes industriais, tratamento de resíduo, qualidade de água, aceitação sensorial e qualidade microbiológica. Já os artigos da área de ensino compreendem tópicos em planejamento do ensino profissional, educação de jovens e adultos, formação de professores, ensino médio, ensino superior, análise de material didático e reforma do ensino. Assim, no campo da educação profissional, apresentam-se estudos na área de planejamento do IFRN e uma colaboração sobre escola de aprendizes artífices, bem como sobre o ensino médio articulado com a formação profissional. Já o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é discutido em dois artigos, ao passo que a formação de professores é analisada sob a ótica da criatividade e das narrativas de graduandos de licenciaturas. Os artigos sobre ensino médio, por sua vez, discutem a interdisciplinaridade dentro do contexto da sociologia, um estudo de caso de uma escola no Ceará e narrativas de formação, autobiografia e inclusão nas experiências de docentes e alunos. Em se tratando de ensino superior, podem ser observados dois artigos, um dos quais trata de uma discussão sob a ótica de alunos do PROUNI, enquanto o outro analisa os dilemas do bacharel docente. Com o objetivo de analisar de livros didáticos, são apresentados dois trabalhos, sendo que o primeiro faz uma análise epistemológica em livros didáticos de química e o segundo, uma análise critica do livro do ensino médio brasileiro. A reforma da educação também é objeto de dois artigos. O primeiro discute a implantação a partir dos anos 90 do século passado, na América Latina e Caribe e suas particularidades no Brasil, enquanto o outro evidencia a reforma e a gestão da educação básica no Estado do Ceará. Por fim, tem-se, ainda, um estudo que aborda as ações sociais do Estado brasileiro direcionadas aos idosos e a contribuição do IFRN nesse campo. Essa presença, ao mesmo tempo em que revela um esforço da editoria para ocupar cada vez mais os espaços de divulgação da produção acadêmica e científica, demonstra a elevação e o reconhecimento da qualidade deste periódico. Nesse contexto, não poderíamos deixar de agradecer o empenho da equipe, bem como a valiosa colaboração dos avaliadores ad hoc pelos seus pareceres. Do espaço virtual, posicionado em Lambda Scorpii que representa o Estado do Rio Grande do Norte, convido-os a compartilhar a alegria de difundir ciência, tecnologia e humanidades, através da leitura dos autores dos artigos publicados nesta edição. Afinal, irrigar com ciência a aridez para transformar a nação faz parte do nosso desafio. Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Domingos Sobrinho, Moisés. "EDITORIAL." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 2 (July 29, 2015): 6. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2009.2949.

Full text
Abstract:
100 anos da Rede Federal A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC – SETEC/MEC, junto com o Conselho da Rede Federal de Educação Profissional,científica e Tecnologia – CONIF, este representado pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, apresentam o 2º número da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Nesta edição,optou-se por uma publicação temática com destaque para o centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, comemorado no dia 23 de setembro, data da publicação, no ano de 1909, do Decreto nº 7.566, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha quando da criação de dezenove Escolas de Aprendizes Artífices em nosso país. Autores ligados a essas instituições federais nos presenteiam com cinco belíssimos artigos: Nádia Cuiabano Kunze, com “O surgimento da Rede Federal de Educação Profissional nos Primórdios do Regime Republicano Brasileiro”, provoca nos leitores uma reflexão sobre o processo de criação das instituições federais a partir de sua pesquisa de mestrado que investigou a trajetória da Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso, no período de 1909 a 1941; em “Da Escola de Aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe: 1909-2009”, Amâncio Cardoso dos Santos Neto traz-nos os aspectos históricos da instituição sergipana tratados sob a ótica político-pedagógica e administrativa; Wilson Conciani e Luis Carlos de Figueiredo, com “A Produção de Ciência e Tecnologia nos Institutos Federais, 100 anos de Aprendizagem” contribuem para a superação de equívocos - neste caso, posições que desconsideram a educação profissional e tecnológica enquanto lugar de produção e difusão de saber – ao defenderem, com notável propriedade, que o crescimento institucional da Rede Federal também é fruto da produção e difusão do saber gerado nos 100 anos, em atividades de produção acadêmica em que o suporte dos laboratórios bem equipados e a profícuarelação com a comunidade são elementos geradores destacáveis; Marisa Brandão, no artigo “O Curso de Engenharia Operacional (anos 1960/1970) e sua relação histórica com a criação dos Cefet’s”, demonstra que os cursos superiores, com características mais direcionadas à aplicação, tem intrínseca relação com o surgimento e a natureza das instituições de educação tecnológicas dedicadas à oferta da formação em nível superior e, neste sentido, o seu fortalecimento é essencial à consolidação de um conceito institucional; Francisco JoséMontório Sobral, com “Retrospectiva Histórica do Ensino Agrícola no Brasil”, alerta-nos sobre a importância da difusão e apreensão do conhecimento das dinâmicas da natureza e do desenvolvimento das técnicas agrícolas para a fixação do homem em espaços geográficos específicos, as ambiguidades e as contradições das políticas de formação profissional agrícola, desde o início do Século XX.Esta publicação, ao acrescentar alguns tons e ângulos à luz da história da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, constituise em mais uma contribuição para as elaborações necessáriasaos enfrentamentos e desafios do presente e do futuro de um conjunto de instituições que ganha a cada dia maior consciência de sua função social de importância estratégica para a construção de uma nova nação, menos desigual e mais inclusiva. A importância dessa publicação se eleva à medida que, ao divulgar conquistas da ciência e da tecnologia, o faz com a preocupação de buscar iniciativas que cada vez mais chancelem reais possibilidades de um desenvolvimento que reconheça a precedência do ser humano e da vida do planeta e o quanto isto implica a produção e a difusão de um conhecimento que não reduza a sua função apenas ao fomento do econômico.Para finalizar, cabe um destaque à criação do Caderno Técnico da revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, organizado por eixos tecnológicos que sairá como anexo a esta publicação, em que o primeiro número vem dedicado ao eixo Meio Ambiente, Saúde e Segurança.Esses Cadernos Técnicos têm por objetivo difundir o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido nas instituições de ensino e pesquisa tecnológica sob uma ótica mais técnica e específica, e com isto contribuir com professores, profissionais e especialistas dedicados a esse campo de estudos.Ao final, formalizamos mais uma vez o convite para que outros profissionais que se dedicam à Educação Profissional e Tecnológica submetam seus estudos e pesquisas para as próximas publicações. Prof Moisés Domingos Sobrinho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 2 (May 30, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1468.

Full text
Abstract:
A HOLOS publica o seu segundo volume, ciente da elevação do número de submissões e da necessidade de ampliar sua capacidade de difundir o periódico nas bases de dados disponíveis no mundo. Neste contexto, informamos que o periódico acaba de ser indexado às bases da EBSCO Publishing e trabalhamos para indexá-las em outras. O periódico representa o compromisso institucional com a difusão do desenvolvimento da pesquisa e inovação. A expansão dos Institutos Federais associada com a inserção da juventude em atividades de pesquisa, tecnologia e inovação nos quatro cantos do país deve estar na agenda daqueles comprometidos com o desenvolvimento nacional. A HOLOS tem este compromisso e neste segundo volume publica 19 artigos, nas áreas de engenharia, economia, administração, educação e meio ambiente, todos com viés interdisciplinar. A seguir passamos a apresentá-los. O primeiro artigo apresenta um modelo matemático para a sincronização de semáforos e sua aplicação em Curitiba/PR. O artigo seguinte trata da cultura do gergelim irrigado com água do lençol freático em área de assentamento em Ceará Mirim/RN, onde avalia sua produtividade. Em seguida é apresentado o artigo que trata do processo licitatório para parques eólicos no Estado do Rio Grande do Norte, observando o tempo de tramitação, custos e a complexidade. O quarto artigo traz uma contribuição ao entendimento da percepção dos agricultores quanto à captação da água de chuva, com resultados de Cajazeiras/PB. Na sequência é apresentado artigo com uma avaliação do conhecimento de alunos da rede pública de ensino sobre zoonoses nos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo. Os cinco artigos seguintes apresentam resultados da área de econômica, a saber: caracterização socioeconômica de agricultores familiares em Ceará Mirim; da utopia fourierista aos princípios da economia solidária; a experiência de um conselho de desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul; reflexões sobre a política social a partir do contexto monetário internacional; empreendedorismo sustentável – perfil dos produtores da feira agroecológica da orla de Olinda/PE. O décimo primeiro artigo apresenta um diagnóstico da sustentabilidade em Touros/RN, baseado em dados da expectativa de vida, mortalidade infantil, desnutrição, taxa de fertilidade, abastecimento de água, saneamento, taxa de alfabetização, educação, alfabetização, consumo de energia, produção agrícola, área de proteção ambiental e extração vegetal. Os próximos quatro artigos tem foco na área de educação, os quais abordam: educação no campo e o programa escola ativa; novas perspectivas para a educação de jovens e adultos; a temática meio ambiente no ensino superior em uma instituição em Teresina/PI; estudo curricular de cursos superiores de tecnologia e a matemática financeira. O décimo sexto artigo traz um levantamento radiométrico do Campus Natal Central do IFRN em Natal/RN. Os três últimos artigos abordam temas ambientais, a saber: a vida no lixo – estudo de caso sobre os catadores de materiais recicláveis em Ipameri/GO; gestão de resíduos de serviços de saúde – avaliação dos procedimentos adotados em hospital de Guaporé/RS; identificação de espaços para as práticas ambientais em Natal/RN – uma análise de referenciais publicados na WEB. Aproveitamos para renovar nossos agradecimentos aos avaliadores ad hoc pela permanente colaboração visando a manutenção da qualidade e prazos, bem como os autores que sabiamente escolhem este periódico como veículo de difusão de sua produção científica. Esta editoria reafirma a importância da consolidação da interiorização da educação, ciência e tecnologia para a consolidação de uma nação desenvolvida. Enfim, convidamos a navegar em mais uma edição da HOLOS. Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography