To see the other types of publications on this topic, follow the link: Escolas da educação infantil.

Journal articles on the topic 'Escolas da educação infantil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Escolas da educação infantil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva Vilela, Rafaela Louise, and Alice Coutinho da Trindade. "Obrigatoriedade na educação infantil." Linhas Crí­ticas 26 (December 1, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32969.

Full text
Abstract:
O artigo discute a obrigatoriedade da educação infantil no Brasil, apresentando um panorama da oferta de matrículas nas creches e pré-escolas no período de 2014-2018. Como a obrigatoriedade na educação infantil tem se consolidado na política nacional? Há vagas no segmento da educação infantil para todas as crianças brasileiras? Para responder a estas questões, realizamos uma pesquisa utilizando dados divulgados pelo Inep e pelo IBGE. Apesar da obrigatoriedade escolar na pré-escola estar próxima de atingir as metas estabelecidas pelas políticas públicas, os dados indicam a necessidade de invest
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galisteu, Renata Boiatti Migliorança, and Maévi Anabel Nono. "Gestão na educação infantil." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 9, no. 2 (2021): 197–216. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.10898.

Full text
Abstract:
Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa de mestrado que focalizou a gestão na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, a partir da investigação dos saberes de diretoras de escola sobre sua profissão. A especificidade da gestão nessa etapa da Educação Básica e a importância dos diretores de creches e pré-escolas no estabelecimento de uma Educação Infantil de qualidade vêm sendo apontadas em estudos recentes, assim como lacunas nas pesquisas nessa área (KRAMER, 2011; FERNANDES; CAMPOS, 2015; CAMPOS et al., 2012). O estudo aqui relatado, de natureza qualitativa (ANDRÉ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Romera, Liana, Cristina Russo, Regiena E. Bueno, et al. "O LÚDICO NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTANTE, PORÉM AUSENTE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 13, no. 2 (2008): 131–52. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.3550.

Full text
Abstract:
Este estudo observou e analisou a presença do lúdico no fazer educacional das professoras das escolas infantis das redes pública e particular da cidade de São José do Rio Preto. Por meio de pesquisas bibliográfica e empírica, foram abordadas escolas distribuídas nos quatro setores da cidade, nas quais se realizou, primeiramente, uma observação sistematizada e posteriormente a aplicação de um questionário junto às professoras. O principal objetivo foi verificar se no cotidiano escolar das unidades de ensino infantil envolvidas na pesquisa havia ou não situações de utilização de atividades lúdic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Franceline Rodrigues, and José Eustáquio de Brito. "Financiamento da educação infantil." Revista Pesquisa e Debate em Educação 9, no. 2 (2019): 763–87. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.30840.

Full text
Abstract:
O artigo analisa os trabalhos sobre financiamento da educação infantil publicados nos anais dos congressos da Anpae, da ANPEd e Fineduca, no período de 2016 a 2018. Estas pesquisas estudadas indicam haver avanços na política de educação infantil, embora mostrem, também, a existência de desafios em relação ao financiamento, à ampliação do atendimento das crianças em creches e pré-escolas, às condições de infraestrutura e ao trabalho docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dani, Caroline. "A INCLUSÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO EM INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM EDUCAÇÃO INFANTIL." Ciência em Movimento 21, no. 42 (2020): 63–70. http://dx.doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v21n42p63-70.

Full text
Abstract:
A atuação do profissional enfermeiro no ambiente escolar é muito importante para acompanhar de forma segura o desenvolvimento e crescimento da criança. O artigo teve como objetivo Conhecer a percepção dos enfermeiros, professores e supervisores pedagógicos quanto a inclusão do profissional enfermeiro em duas instituições de educação infantil municipais e duas particulares em Porto Alegre. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório de cunho descritivo, realizado com 4 supervisores pedagógicos (1 por escola), 4 enfermeiros (1 por escola) e 20 professores (5 por escola) de educação infantil de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gaidargi, Alessandra Maria Martins. "Educação infantil dialógica e não-violenta." Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 246–62. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.13668.

Full text
Abstract:
Na educação infantil muitas violências silenciosas podem ser cometidas contra a criança, e é necessária a revisão de práticas, por vezes vistas como habituais no ambiente escolar, a fim de quebrar este ciclo de violências verbais e psicológicas às quais alunos deste nível de ensino são por vezes submetidos. A utilização da comunicação não-violenta nas escolas de educação infantil é uma forma de trabalhar os processos educativos de forma gentil, envolvendo uma nova linguagem e atitudes voltadas ao respeito mútuo. O desenvolvimento respeitoso da personalidade infantil tem, por consequência, a me
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrioli, Luciana Regina, and Rosangela Célia Faustino. "Educação infantil indígena:." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 13, no. 25 (2021): 622–50. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11997.

Full text
Abstract:
Dados Censitários (INEP, 2017), indicam um expressivo aumento no número de matrículas na educação básica nas escolas localizadas em Terras Indígenas. Discutimos neste artigo a Educação Infantil Indígena, tema pouco abordado, e um direito recente no Brasil. Problematizamos as políticas e orientações para essa etapa da educação básica, a participação indígena e o papel das famílias na educação infantil em uma comunidade Kaingang no Paraná, evidenciando aspectos da infância e da educação indígena, a formação e os dados sobre os professores da educação infantil, o espaço, as práticas e materiais d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garcia, Paulo Sergio, Érica Loureiro Garrido, and Juliana Marconi. "UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA." HOLOS 1 (July 18, 2017): 139. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5140.

Full text
Abstract:
A infraestrutura escolar abriga, sustenta e possibilita a criação e a organização de ambientes escolares de aprendizagem para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar, identificando e analisando a infraestrutura das escolas de Educação Infantil da Região do Grande ABC Paulista, considerando que a criação e a organização de ambientes de aprendizagem são tributárias da infraestrutura escolar. Trata-se de um estudo de caso com coleta de dados a partir do Censo de Educação de 2015 e de entrevistas com diretoras de escolas. Os resultados mostraram
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marques, Circe Mara, and Leni Vieira Dornelles. "O mito da ausência de preconceito racial na educação infantil no Brasil." Revista Portuguesa de Educação 32, no. 1 (2019): 91–107. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.12270.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do preconceito racial na Educação Infantil. Resultou de uma pesquisa qualitativa, realizada em escolas infantis da região metropolitana de Porto Alegre, em 2013. Teve o propósito de investigar o modo como as culturas africanas são apresentadas às crianças de 0-3 anos no sentido de implantar o Art. 7º, inciso V, das Diretrizes CurricularesNacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Segundo esse documento, as propostas pedagógicas devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação diversas, inclusive étnico-racial. A coleta de dados ocorreu através de observaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Falkenbach, Atos Prinz, Greice Drexsler, and Verônica Werle. "Investigando a Ação Pedagógica da Educação Física na Educação Infantil." Movimento (ESEFID/UFRGS) 12, no. 1 (2007): 81–103. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2892.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou as práticas pedagógicas da educação física desenvolvidas nas Escolas de Educação Infantil. Objetivou estudar a organização pedagógica da educação física e a compreensão das professoras de educação infantil sobre a educação física como prática pedagógica. De corte qualitativo, o estudo se caracteriza como um estudo de casos. O estudo permitiu compreender sobre o significado da educação física, os fundamentos teóricos e a organização pedagógica da educação física na escola, bem como a relação da educação física com a prática educativa que as professoras desenvolvem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva Junior, Paulo Melgaçoda. "HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Prâksis 2 (May 31, 2019): 209. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1916.

Full text
Abstract:
O objetivo central deste artigo é discutir sobre como garotos da educação infantil e pré-escola cocostroem suas masculinidades a partir de interações cotidianas nas escolas. Defendemos a relevância desta pesquisa, uma vez que será nestes espaços que meninos e meninas apre(e)ndem as possibilidades de serem masculinos e femininos. Para tal, realizamos pesquisa em duas escolas da periferia urbana de Duque de Caxias (RJ), com dados gerados por meio da observação participante e de entrevistas. Com o estudo, percebemos que, nestes níveis de escolarização, é possível reforçar as masculinidades normat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sekkel, Marie Claire, and Larissa Prado Matos. "Educação inclusiva: formação de atitudes na educação infantil." Psicologia Escolar e Educacional 18, no. 1 (2014): 87–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572014000100009.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo conhecer os efeitos da convivência em creches e pré-escolas inclusivas sobre a formação das crianças no que diz respeito à aceitação das diferenças. A pesquisa foi realizada com base em uma abordagem qualitativa. Foram entrevistados seis alunos(as) do ensino fundamental, egressos(as) entre 2003 e 2009 de uma mesma creche pública com características de ambiente inclusivo. A análise dos dados foi feita com base na Teoria Crítica da Sociedade, que tem como pressuposto a relevância dos processos formativos na primeira infância iluminados pelas investigações da psican
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

De Souza, Renata Junqueira, Elianeth Dias Kanthack Hernandes, and Isabela Fernanda Roberto da Silva. "A organização do espaço escolar na educação infantil." Zero-a-Seis 18, no. 34 (2016): 165. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p165.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p165Este estudo teve a intenção de refletir sobre a importância do espaço escolar na Educação Infantil. A proposta do trabalho foi a de apresentar, por intermédio de pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário junto aos educadores de uma escola municipal pública, do interior paulista, a percepção desses sujeitos sobre os espaços escolares e suas utilizações para o processo educativo de crianças menores. A análise dos dados coletados, quando cotejados com os referenciais que deram sustentação à pesquisa, mostra que não existe consenso e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Crepaldi, Geise Daniele Milagres, and Dalva Maria Bianchini Bonotto. "Educação Ambiental: um direito da Educação Infantil." Zero-a-Seis 20, no. 38 (2018): 375–96. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p375.

Full text
Abstract:
Neste artigo discorremos sobre o direito das crianças à Educação Ambiental (EA) emcreches e pré-escolas. Para tanto, apresentamos de forma sucinta a história da EA. Emseguida analisamos o que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e odocumento lançado no ano de 2017 que institui a Base Nacional Curricular Comum, voltadospara a Educação Infantil (EI). Entendendo que há distintas teorias e práticas de EA, nessetrabalho trouxemos algumas concepções da EA crítica. Para oferecer subsídios às nossasreflexões, nos apoiamos em pensar a EA na perspectiva de articular a dimensão de valor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Todaro, Mônica De Ávila, and Alessandra Cristina de Carvalho. "Bonecas negras no auxílio da construção da identidade de crianças negras nas escolas de Educação Infantil." Poíesis Pedagógica 17, no. 1 (2020): 85–92. http://dx.doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.61726.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa foi movida a partir da indagação sobre a existência ou não de bonecas negras nas escolas de Educação Infantil. Como a escola se constitui em um espaço de interação entre diferentes sujeitos, acreditamos que a ausência ou presença destes artefatos culturais podem impactar na construção da identidade de crianças negras. O trabalho buscou relacionar a literatura científica sobre o tema, com os dados de uma pesquisa de campo realizada nas escolas públicas de São João del-Rei (Minas Gerais). A pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos de Munanga (2002), Gomes (2010), D
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Simone de Oliveira Andrade, and Clarilza Prado de Souza. "POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DA MATEMÁTICA." Olhar de Professor 23 (December 10, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.23.17086.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi identificar a influência do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil na prática docente. Para coleta de informações, contou-se com dois procedimentos: análise documental e entrevistas a professores e coordenadores pedagógicos de Escolas Municipais de Educação Infantil de São Paulo. Para a análise dos documentos, tomou-se como referência a Abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen J. Ball e Richard Bowe. Foram analisados os contextos de produção de texto e da prática. Os resultados das entrevistas revelaram que os profissionais mantêm sua forma tr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Murillio, Patricia Celis, and Leandro Osni Zaniolo. "COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 3, no. 1 (2015): 122–42. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.371.

Full text
Abstract:
Resumo A Comunicação Alternativa (CA) introduz uma nova prática pedagógica ao entender que o processo linguístico não precisa ser dado por uma linguagem oral. No entanto, as práticas escolares reconhecem na linguagem oral o principal meio de comunicação. O objetivo da pesquisa consistiu em descrever a realidade da educação infantil inclusiva para crianças que não falam. Esta pesquisa é um ensaio bibliográfico sobre a efetividade da CA na educação infantil, mediada por leis e portarias que regulamentam as ações educacionais inclusivas. Resultados: O universo escolar, da educação básica, encontr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Sitta, Kellen Fabiana, and Maria Aparecida Mello. "Possibilidades de mediação dos espaços nas brincadeiras e aprendizagens das crianças na Educação Infantil." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 23, no. 43 (2013): 108. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n43.p108-127.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute o espaço físico das escolas de Educação Infantil, destinados às atividades de brincadeiras das crianças como importante mediador no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantis. A questão de pesquisa que guiou esse estudo foi: Que aspectos estão envolvidos no cotidiano de escolas de Educação Infantil para que os diferentes espaços desses equipamentos possam funcionar como mediadores das brincadeiras e aprendizagens de todas as crianças? Utilizamos três instrumentos metodológicos: questionário aplicado a 300 professores; questionário para 27 diretoras de escol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Caires, Tatiane Priscilla, and Márcia Aparecida Amador Mascia. "Uma reflexão sobre a subjetivação na educação infantil." Revista @mbienteeducação 13, no. 1 (2019): 217. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v13n12020p217a229.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo ampliar as possibilidades de análise e reflexão sobre as práticas de subjetivação nas escolas de Educação Infantil. O trabalho se sustenta a partir das experiências da autora, enquanto professora, e de pesquisas bilbiográficas sobre as escolas italianas de Reggio Emília. O referencial teórico está pautado, sobretudo, nas concepções foucaultianas e autores que se utilizam desta mesma abordagem, como Deleuze, Gore, Larrosa, Pêcheux. A partir deste trabalho é possível concluir que, a educação da atualidade depara-se com a urgência de se pensar e agir numa perspectiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rodrigues, Marisa Cosenza, Flávia Fraga Silveira, and Maíze Carla Costa Pelisson. "Teoria da mente e leitura: estudo qualitativo na educação infantil." Psicologia Escolar e Educacional 21, no. 2 (2017): 195–204. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121106.

Full text
Abstract:
Resumo Tendo em vista as interfaces entre teoria da mente e linguagem e os benefícios da leitura mediada para o desenvolvimento sociocognitivo infantil, apresenta-se a vertente qualitativa de um estudo mais amplo sobre teoria da mente, que, de forma complementar, investigou as experiências vivenciadas por pré-escolares em relação à atividade leitora no contexto familiar e escolar. Participaram da pesquisa 178 crianças e 17 docentes de escolas públicas e privadas de educação infantil. As crianças responderam a um questionário que buscou avaliar o contexto familiar das atividades diárias de leit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Elesbão, Heloisa, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, and Maria Cecília Da Silva Camargo. "O Brincar no Recreio de Turmas de Educação Infantil." Lúdica Pedagógica 1, no. 32 (2020): 1–22. http://dx.doi.org/10.17227/ludica.num32-12176.

Full text
Abstract:
O brincar é característico e essencial à infância, por sua vez, o recreio escolar é um espaço/tempo em que, na maioria das vezes, a brincadeira se faz presente. A partir disso, este estudo teve como objetivo analisar como as crianças vivenciam o brincar no recreio de turmas da Educação Infantil em escolas municipais de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo etnográfico, por meio de observações do recreio escolar de turmas de Educação Infantil (Pré A e B) inseridas em escolas de Ensino Fundamental. Observou-se que apesar de amb
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Chagas, Julia Chamusca, and Regina Lúcia Sucupira Pedroza. "Psicologia escolar e gestão democrática: atuação em escolas públicas de Educação Infantil." Psicologia Escolar e Educacional 17, no. 1 (2013): 35–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572013000100004.

Full text
Abstract:
Este trabalho parte da experiência de uma das autoras como psicóloga escolar de uma Associação Pró-Educação do Plano Piloto do DF. Com base na Constituição Federal, que estabelece a gestão democrática como princípio para o ensino público, objetivamos construir uma proposta de atuação do psicólogo escolar para a gestão democrática em escolas públicas de Educação Infantil. A pesquisa consistiu de dois momentos: (1) entrevistas com 3 ex-psicólogas da Associação e produção de relato de vivência profissional da pesquisadora; (2) entrevistas com 17 gestores e 2 psicólogas das escolas públicas de Edu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Fernandes, Fabiana Silva, and Juliana dos Reis Domingues. "Educação infantil no estado de São Paulo: condições de atendimento e perfil das crianças." Educação e Pesquisa 43, no. 1 (2017): 145–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701155227.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do texto é traçar um perfil da educação infantil no estado de São Paulo. Aborda o atendimento educacional de crianças de zero a três anos e quatro e cinco anos, por meio de uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa sobre cobertura em educação infantil e o perfil socioeconômico das crianças de zero a três anos que frequentam e que não frequentam instituições de educação infantil. O procedimento utilizado foi o levantamento de dados para o estado de São Paulo nas seguintes bases de dados: IBGE (Censo Demográfico de 2010); Inep (Censo Escolar de 2008 a 2013); Fundação Se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Almeida, Renata Weffort. "AVALIAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO INFANTIL E LINGUAGEM: ANÁLISE DAS AVALIÇOES PRODUZIDAS NAS ESCOLAS." Nuances: estudos sobre Educação 25, no. 3 (2014): 191–206. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3040.

Full text
Abstract:
O presente texto trata sobre a avaliação escolar na Educação Infantil e tem como objetivo discutir como as crianças são avaliadas, quanto aos meios e critérios adotados, no que se refere à linguagem. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Educação Infantil, uma pública da rede municipal de São Paulo e uma privada do mesmo município. Nas duas escolas foram analisados os instrumentos que envolvem o processo de avaliação, tais como, atividades diagnósticas dos alunos e relatórios/fichas de avaliação do aproveitamento escolar. A perspectiva teórica tem como referência os estudos dos pensadore
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pinto, Mércia de Figueiredo Noronha, and Adriana Maria Cancella Duarte. "A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte." Educar em Revista, no. 57 (September 2015): 205–20. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.40996.

Full text
Abstract:
Resumo:Este artigo apresenta uma pesquisa empírica dos processos de regulação e das lógicas de ação predominantes em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. O estudo analisa o modo como as regras e as normas emanadas pela administração municipal são formuladas, traduzidas e aplicadas no contexto dessas escolas. Os resultados evidenciam a intercessão entre o controle e a autonomia, no que concerne à regulação institucional exercida pelo Estado e à regulação situacional definida por meio da ação das docentes; o qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Miranda, Nonato Assis de, Fernanda Gomes de Oliveira, Juncelia Marques Neves Martins de Oliveira, Liliane Silva Costa, and André Dos Anjos Cangueiro Silva. "Desafios da gestão escolar na educação infantil: a concepção das diretoras." Revista @mbienteeducação 13, no. 2 (2020): 117. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p117a135.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que identificou e analisou as concepções de diretoras escolares acerca dos desafios da gestão da escola de educação infantil. A investigação desenvolveu-se vinculada ao Grupo de Pesquisa Gestão da Educação e Formação de Gestores: desdobramentos na qualidade do ensino vinculado à Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro estruturado realizada com três gestoras de escolas de educação infantil (EI) do Município de Ribeirão Pir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Lizahélen Morais da, Carla Cristina Bauermann Brasil, Joice Trindade Silveira, et al. "Avaliação das condições higiênicas de escolas de ensino infantil e fundamental por meio da aplicação de listas de verificação." Segurança Alimentar e Nutricional 23, no. 1 (2016): 837. http://dx.doi.org/10.20396/san.v23i1.8642256.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar as condições higiênicas de escolas de ensino infantil e fundamental do município Itaqui – RS. O estudo avaliou 12 escolas públicas municipais, sendo seis de educação infantil e seis de ensino fundamental. Foram elaboradas listas de verificação em boas práticas para as unidades de alimentação e nutrição escolares (UANEs), sendo duas listas completas (LVBPC) – aplicadas no primeiro e último acompanhamento – e duas listas reduzidas (LVBPR) aplicadas nos sete acompanhamentos intermediários. As listas foram fundamentadas nas legislações sanitárias vigentes, sendo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bissoli, Michelle de Freitas, Sinara Narciso De Lima Aguiar, and Andréa Drumond Bonetti Silva. "Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil." Debates em Educação 13, no. 32 (2021): 410–15. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415.

Full text
Abstract:
A obra apresenta ao público conceitos balizadores da Teoria Histórico-Cultural com base em exemplos, demonstrando como tais conceitos podem orientar práticas pedagógicas intencionais em creches e pré-escolas. É um convite às leitoras e leitores a terem um novo olhar sobre a infância e a educação, a partir de uma teoria que acredita no desenvolvimento humano e que aposta na escola como espaço privilegiado desse desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Campos, Maria Malta, Yara lúcia Esposito, Eliana Bhering, Nelson Gimenes, and Beatriz Abuchaim. "A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras." Cadernos de Pesquisa 41, no. 142 (2011): 20–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742011000100003.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Guisso, Luana Frigulha, and Nathália Bermudes Alves da Silva. "Educação Inclusiva: um estudo de caso de um aluno autista na Educação Infantil em Vila Velha - ES." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 30 (August 31, 2019): e1097. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1097.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar os modos de inclusão do aluno autista no ensino regular em uma instituição de Educação Infantil e o envolvimento da escola neste processo. Detalhamento do caso/Relato da Experiência: É uma pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de caso e uma produção de dados a partir da observação, questionário com perguntas abertas aos participantes da comunidade escolar e entrevista com a mãe do aluno. Foi realizada uma pesquisa em uma escola pública no município de Vila Velha – ES, a fim de perceber como se dá o processo de ensino aprendizagem do aluno autista neste ambiente. Consid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Damiani, Magda Floriana, Samuel Dumith, Bernardo Lessa Horta, and Denise Gigante. "Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal." Estudos em Avaliação Educacional 22, no. 50 (2011): 515. http://dx.doi.org/10.18222/eae225020111968.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O trabalho discute a relação entre longevidade escolar (definida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico - Fundamental + Médio) e freqüência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cardoso, Caroline Da Costa, Simone Lara, and Marlise Grecco de Souza Silveira. "O cotidiano de crianças que frequentam duas escolas de educação infantil e a possível interferência na dimensão emocional do desenvolvimento." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 8, no. 24 (2018): 37–65. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v8i24.1814.

Full text
Abstract:
Este estudo transversal teve como objetivo identificar se o contexto de crianças que frequentavam uma ou duas escolas de educação infantil poderia interferir na dimensão emocional do desenvolvimento infantil. Para tal, foi avaliado o nível de ansiedade das crianças (através da escala “o que penso e sinto”), bem como seu cotidiano familiar (através da investigação de rotinas por meio de uma entrevista com os pais) e escolar (através de aplicação de um questionário com os professores). Assim, ao conhecer as realidades investigadas e estabelecendo comparativo entre o grupo de crianças que frequen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Almeida, Renata Provetti Weffort. "Educação infantil e avaliação escolar: experiências das crianças com a linguagem." Veras 5, no. 2 (2015): 148. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art215.

Full text
Abstract:
O presente texto tem como objetivo descrever e analisar as experiências das crianças com a linguagem, por meio das avalições escolares. Os dados apresentados são parte de tese de doutorado defendida no ano de 2014. A investigação foi realizada por meio da análise das avaliações das crianças de duas escolas, uma pública e uma privada. Em cada uma das escolas pesquisadas foram selecionadas duas salas de aula, perfazendo um total de quatro salas. Nas duas escolas foram coletados e analisados os instrumentos que envolvem o processo de avaliação das crianças. A perspectiva teórica tem como referênc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco, and Jacqueline Silva da Silva. "Práticas pedagógicas investigativas e o trabalho por projetos na educação infantil." Laplage em Revista 6 (September 4, 2020): 144–54. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020206especial956p.144-154.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas envolvendo o ensino por investigação desenvolvida por duas egressas da Faculdade de Alta Floresta em uma escola municipal de Educação Infantil em Alta Floresta/MT. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como duas egressas do Curso de Pedagogia da FAF, agora docentes na rede municipal, utilizam o ensino por investigação em suas práticas pedagógicas em escolas públicas de Educação Infantil. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas dessas profissionais, utilizando-se de tais estratégias investigativas, aproximam-se dos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco, and Jacqueline Silva da Silva. "Práticas pedagógicas investigativas e o trabalho por projetos na educação infantil." Laplage em Revista 6, Especial (2020): 144–54. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020206especial543p.144-154.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas envolvendo o ensino por investigação desenvolvida por duas egressas da Faculdade de Alta Floresta em uma escola municipal de Educação Infantil em Alta Floresta/MT. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como duas egressas do Curso de Pedagogia da FAF, agora docentes na rede municipal, utilizam o ensino por investigação em suas práticas pedagógicas em escolas públicas de Educação Infantil. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas dessas profissionais, utilizando-se de tais estratégias investigativas, aproximam-se dos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Waleska Gualberto da, Walnara Arnaud Moura Formiga, Rafael Ferreira Lima, et al. "Estratégias de educação nutricional na prevenção e controle da obesidade infantil." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 50 (June 18, 2020): e3376. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3376.2020.

Full text
Abstract:
Objetivos: O presente estudo teve como objetivo revisar e investigar as estratégias de educação nutricional na prevenção e controle da obesidade infantil. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, onde utilizou-se de artigo, livros e material publicados nos últimos 10 anos, publicados nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde, Scielo e Google Acadêmico. Resultados: A Educação Alimentar e Nutricional é uma importante ferramenta de prevenção e controle da Obesidade Infantil, e a Escola é entendida como local ideal para implementação das metodologias pedagógicas a serem trabalhadas. Co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Campos, Maria Malta, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito, et al. "A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental." Educação e Pesquisa 37, no. 1 (2011): 15–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022011000100002.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujos objetivos foram avaliar a qualidade da educação infantil (EI) em seis capitais brasileiras (estudo da qualidade), para, a seguir, identificar diferenças no desempenho escolar de crianças no início do ensino fundamental (EF) associadas à frequência de uma pré-escola de qualidade (estudo de impacto). O estudo de impacto utilizou os resultados do estudo da qualidade obtidos por meio da aplicação de escalas de avaliação da qualidade a uma amostra de pré-escolas de três capitais brasileiras, resultados estes que indicam um nível de qualidade co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Maria Beatriz, and Lívia Vieira. "Frequência escolar na educação infantil: percepções das famílias e dos profissionais da educação1." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 60, no. 29 (2020): 287–307. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p287-307.

Full text
Abstract:
Em pesquisa realizada em 2016 e 2017, pretendeu-se conhecer os motivos, os fatores influenciadores e as justificativas da infrequência das crianças na educação infantil, na perspectiva das famílias e dos profissionais da educação no contexto de três Escolas Municipais de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Belo Horizonte, MG, escolhidas conforme o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do bairro. Foram analisados os diários de classe das turmas e aplicados 233 questionários aos familiares, os quais também foram entrevistados juntamente com os profissionais da educação (diretoras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

DE ARAÚJO, ANDRESA. "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS." Revista Territórios 03, no. 04 (2021): 58–65. http://dx.doi.org/10.53782/142.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento das crianças na primeira etapa correspondente a educação básica de ensino. Sendo este um ambiente propício para o desenvolvimento das crianças pequenas, através da diversificação de atividades lúdicas, das interações e socializações, bem como pelas oportunidades de criação e expressão, desmistificando a ideia preconcebida de que os Centros de Educação Infantil ou creches, como são comumente denominadas e as Pré- escolas funcionam como mero local de abrigo para que os pais deixem seus f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Campos, Ana Cristina Viana. "A “Dança da Higiene”: promovendo saúde na escola através da música." Enfermagem Brasil 12, no. 4 (2019): 241. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v12i4.3760.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma letra de música construída pelos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte e pelas alunas voluntárias do Projeto Escolas Saudáveis da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. O Projeto Escolas Saudáveis integrante do Programa de Extensão da Faculdade de Odontologia da UFMG se propõe a contribuir na formação de crianças e adolescentes de escolas públicas. A Escola possui cerca de 1.000 alunos matriculados, desde o 1º ciclo que corresponde à Educação Infantil ao 9º ano com adolescentes de até 14 anos (3º ciclo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bueno, Daiana Graciele, Diana Machado, and Sabrina Monteiro. "Proposta Pedagógica para a Educação Infantil: Uma necessidade contemporânea." Research, Society and Development 8, no. 5 (2019): e30851008. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i5.1008.

Full text
Abstract:
Esse relato de experiência tem como objetivo discutir sobre o processo de elaboração e aplicação do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas Escolas de Educação Infantil de um município no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Esta é uma pesquisa qualitativa e teve duas etapas, sendo a primeira com início em 2015, quando a referida escola iniciou a (re)construção do Projeto Político Pedagógico e a segunda em 2017, após o desenvolvimento e aplicação do mesmo. Como resultado da investigação inferiu-se que: a participação integral e coletiva dos protagonistas da educação, a mobilização da comunidad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dolianitis, Bianca Motta, Rosana Santos de Moraes, Jaqueline Rambo Anschau, et al. "O papel da horta nas escolas de educação infantil." Ciência e Natura 40 (March 12, 2019): 63. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x35500.

Full text
Abstract:
During Early Childhood Education, it is very important to provide experiences of approach children with everyday problems. Thus, the project entitled "Horta Viva na Escola", at the Federal University of Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, aimed to set up vegetable gardens in Early Childhood Schools, in order to contribute to practical and meaningful learning for the integral formation of children. Two gardens were set up in two schools for children, one at the Municipal School of Child Education in the city of Santiago and the other at the Totem College in Cachoeira do Sul. The gardens were
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

David, Lilian, and Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. "O ENSINO COLABORATIVO COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Nuances: estudos sobre Educação 25, no. 2 (2014): 189–209. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2714.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta aspectos da Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando o ensino colaborativo como uma estratégia relevante nesta modalidade. Assim, teve-se como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o ensino colaborativo na educação infantil e verificar o conhecimento dos professores sobre esta estratégia pedagógica. A pesquisa foi realizada em Centros de Educação Infantil e escolas municipais de Educação Infantil, totalizando 4 unidades e 45 participantes. Os dados empíricos foram coletados por meio de um questionário fechado. Os resultados indicam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nunes, Silma do Carmo, and Gercina Santana Novais. "A qualidade da educação na rede pública municipal de educação de Uberlândia/MG: análise das concepções, atitudes e ações dos/as gestores/as das unidades escolares /The quality of education in municipal public education network of Uberlândia/MG: analysis of conceptions, attitudes and actions of managers/the school units." Ensino em Re-Vista 1, no. 1 (2017): 295. http://dx.doi.org/10.14393/v24n2a2017-01.

Full text
Abstract:
Abordamos, neste texto, o modo como os/as gestores/as da rede pública municipal de Uberlândia/MG entendem a qualidade da educação nas unidades escolares e no contexto da escola pública que dirigem. Esta abordagem se deu a partir da investigação realizada com os/as gestores/as escolares, por meio de pesquisa qualitativa. O eixo da pesquisa foi a qualidade da educação, fundada nas concepções, atitudes e ações desenvolvidas pelos/as gestores/as escolares no contexto das escolas de educação infantil e do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Uberlândia/MG, no ano de 2013. PALAV
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rodrigues, Adenil Alves, Doriedson do Socorro Rodrigues, and Vandreia de Oliveira Rodrigues. "Educação infantil." Revista HISTEDBR On-line 20 (July 9, 2020): e020025. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653918.

Full text
Abstract:
O texto discute a educação infantil problematizando os projetos educacionais antagônicos que hoje disputam esse espaço; a necessidade de uma democratização real e não apenas aparente e formal para essa etapa da educação básica; e a construção de uma escola da infância humana e humanizadora. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que toma como base para as suas análises o materialismo histórico dialético por considerar que na sociedade de classes a disputa e o controle pela determinação da função que a escola desempenha não se restringem apenas aos níveis e modalidades mais elevados da educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rabelo, Viviani Darolt, Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, José Tarcísio Grunennvaldt, and Evando Carlos Moreira. "Formação continuada de professores de Educação Física: relatos de uma experiência na educação infantil." Motrivivência 31, no. 59 (2019): 1–19. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57354.

Full text
Abstract:
Este texto pretende apresentar uma experiência de formação colaborativa desenvolvida com professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da rede pública municipal de Cuiabá/MT, tendo como orientação o trabalho colaborativo reflexivo, na perspectiva da investigação-ação. A proposta foi desenvolvida por dez meses em quinze encontros, dos quais participaram setenta e quatro professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI’s), Escolas de Educação Infantil e Escolas Municip
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Marques, Patrícia Schmidt, Tainara Raquel Hencke, Patrícia Fernanda Carmem Kebach, and André Luciano Alves. "A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS." Brazilian Journal of Policy and Development 2, no. 3 (2020): 85–105. http://dx.doi.org/10.52367/brjpd.2675-102x.2020.2.3.85-105.

Full text
Abstract:
A Educação Infantil tem o dever de incentivar e promover o desenvolvimento das crianças que a frequentam dentro das diferentes áreas do conhecimento. As habilidades desenvolvidas dentro da escola por meio de brincadeiras e atividades dinâmicas serão fundamentais para o processo de desenvolvimento físico, social, emocional, cultural e cognitivo das crianças. Essa primeira etapa da educação básica é uma das mais importantes no desenvolvimento infantil, pois é nesta fase que as crianças aprendem a andar, expressar-se por diferentes linguagens, controlar suas necessidades fisiológicas, entre outra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Crepaldi, Janaína, and Édina Regina Baumer. "INCLUSÃO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Saberes Pedagógicos 3, no. 1 (2018): 68. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v3i1.4566.

Full text
Abstract:
Atualmente, a inclusão é uma realidade dentro das escolas do país. E tanto o professor quanto a comunidade escolar precisam estar preparados para trabalhar com a diversidade em sala de aula, que abrange desde deficiências físicas até neurológicas. O autismo é uma das diversas especificidades das quais encontram-se hoje, inseridas na escola regular e por ser um transtorno altamente complexo, de difícil compreensão e diagnóstico, onde suas características variam de pessoa para pessoa, a complexidade para se trabalhar com um aluno autista é ainda maior. Devido à dificuldade de socialização do alu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Jaeger, Angelita Alice, and Karine Jacques. "Masculinidades e docência na educação infantil." Revista Estudos Feministas 25, no. 2 (2017): 545–70. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p545.

Full text
Abstract:
Resumo: Esta pesquisa analisa as relações de gênero e a construção da docência masculina na Educação Infantil (EI), compreendendo como se dá a escolha e a inserção desses professores homens nessa etapa da educação escolar. A ancoragem teórica apoia-se nos Estudos de Gênero, e a abordagem de pesquisa é qualitativa. Foram entrevistados três professores homens, oriundos de diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul e que estavam atuando em escolas de EI. A partir das análises, constatamos que os homens enfrentam dificuldades ao optarem por essa profissão normalizada como feminina. Apesa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Verderio, Leonardo Álisson Pompermayer. "O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 1 (2021): 130–47. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10617.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a importância de desenvolver a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo referente a esta temática. Ficou evidenciado que a Educação Ambiental, quando trabalhada desde a Educação Infantil, promove a formação de atitudes e valores na criança em relação ao meio ambiente, promovendo uma postura ecologicamente correta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. O estudo apontou que existem inúmeras possibilidades de promover a Educação Ambiental na Educação Infantil, hav
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!