Academic literature on the topic 'Escolha de teorias'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Escolha de teorias.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Escolha de teorias"

1

Menezes, Wilson Ferreira. "Escolha e Decisão em Situação de Incerteza e Risco." Revista Nexos Econômicos 5, no. 2 (December 17, 2011): 59. http://dx.doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6769.

Full text
Abstract:
As condições lógicas para as escolhas individuais normalmente são analisadas em um ambiente de raridade com informação perfeita, em que os agentes buscam maximizar suas funções de satisfação levando em conta suas restrições. No entanto, a incerteza e o risco encontram-se presentes em todos os aspectos cotidianos da vida, de maneira que o estudo desses aspectos devem permitir que as decisões sejam tomadas de maneira mais realística. O trabalho inicialmente analisa vários critérios para uma escolha e decisão com racionalidade; em seguida a teoria da utilidade esperada de von Neumann e Morgenstern é apresentada, bem como seus principais paradoxos. As teorias das perspectivas e das probabilidades não aditivas abrem novos campos de investigação nesse ambiente de incerteza e risco. Algumas considerações dessas teorias são incorporadas ao texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Breno Pascal de Lacerda. "O Papel do Entendimento na Aceitação de Teorias Científicas." Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) 26, no. 51 (September 30, 2019): 225–34. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n51id17020.

Full text
Abstract:
O critério de aceitação de uma teoria científica deve ser pautado no Entendimento da mesma. Isso porque a concepção de aceitação de teorias científicas com base na expressão dos valores epistêmicos não é possível, dado o problema da incomensurabilidade. Para resolver essa questão devemos considerar as competências de um agente epistêmico e como as mesmas sustentam sua aceitação. Ao analisar o processos de escolha de teorias científica, se pode concluir que o mesmo não está associado a mera formação de crenças em sua adequação empírica. Sendo um processo não vinculado com a verdade, e sim associado com a melhor explicação, consequentemente gerando melhor Entendimento, o qual é, logicamente e conceitualmente, quesito necessário para Aceitação de dado estado cognitivo consequente de uma Explicação. Como o Entendimento é uma característica de um agente virtuoso, podemos crer que a teoria escolhida seria resultado da habilidade de um agente virtuoso, e consequentemente uma teoria confiável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes, Ricardo Da Costa, and Selene Peres Peres Nunes. "Uma breve discussão sobre a fragilidade teórica nos campos da Administração Pública." Revista Estudos e Pesquisas em Administração 2, no. 1 (April 30, 2018): 134. http://dx.doi.org/10.30781/repad.v2i1.5996.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa as fragilidades teóricas, metodológicas e conceituais que acarreta a transposição, para o campo da Administração Pública, de diferentes teorias de todos os campos com que tem interdisciplinaridade. A disputa acirrada pela hegemonia travada por diferentes escolas de pensamento econômicas é amplificada porque o campo da Administração Pública recebe essas disputas sem que os autores identifiquem claramente os pressupostos e as implicações de cada teoria adotada, atribuindo ao fenômeno a escolha teórica, quando esta deveria decorrer de uma concepção de como o mundo funciona, com suas dimensões econômica e política. A disputa entre as teorias também faz com que não haja um paradigma estabelecido, o que transporta conflitos para as aplicações. A contribuição do estudo é mostrar que a adoção de teorias incompatíveis gera uma fragilidade que não será superada pela maior qualificação dos profissionais, pois as contradições teóricas persistirão até que um paradigma seja escolhido, o que é se torna difícil devido à rivalidade dos paradigmas transpostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Priest, Graham, and Daniel Durante. "Escolha Entre Teorias Lógicas: o caso dos contrafactuais vácuos." Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) 26, no. 51 (October 1, 2019): 467–85. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n51id18901.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Marcos Rodrigues da. "A melhor explicação: critérios para a escolha de teorias." Cognitio: Revista de Filosofia 18, no. 1 (July 10, 2017): 145. http://dx.doi.org/10.23925/2316-5278.2017v18i1p145-160.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrews, Christina W. "A teoria da escolha pública e as reformas do Estado: uma crítica habermasiana." Leviathan (São Paulo), no. 1 (May 4, 2004): 73. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2004.132251.

Full text
Abstract:
Neste artigo é apresentada uma análise crítica da teoria da Escolha Pública sob a ótica da teoria social de Jürgen Habermas. Essa análise se justifica pelos pontos de convergência entre as duas teorias, ainda que a partir de perspectivas opostas. Enquanto a teoria da Escolha Pública concebe a política como uma relação de troca entre Estado e eleitores, a teoria crítica habermasiana considera que é justamente esse aspecto da polí- tica de massas que deve ser superado pela ação comunicativa de cidadãos participantes. Procura-se demonstrar ao longo do texto que o impasse teórico da Escolha Pública – de um lado, como postula o “Teorema da Possibilidade Geral” de Kenneth Arrow, a impossibilidade de uma função-utilidade coletiva e de outro, a ambição normativa de fornecer parâmetros de eficiência para o fornecimento de bens públicos – reside, fundamentalmente, no pressuposto do individualismo metodológico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Todorov, João Claudio. "Animais, às vezes irracionais, mas previsíveis." Perspectivas em Análise do Comportamento 1, no. 1 (August 23, 2017): 1–4. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v1i1.11.

Full text
Abstract:
A crise econômica que se abateu sobre o mundo em 2008 continua a gerar publicações na imprensa baseadas nas teorias econômicas tradicionais, segundo as quais o homem é um ser que decide racionalmente entre escolhas econômicas. Erros pessoais de escolha seriam aleatórios e não teriam importância para a previsão, baseada em médias de populações. O presente trabalho comenta os avanços da economia que se apóia em novas teorias da psicologia, nas quais as “anomalias” da economia tradicional são previsíveis e controláveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da. "Políticas de governo e planejamento estratégico como problemas de escolha pública - I." Revista de Administração de Empresas 36, no. 3 (September 1996): 32–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901996000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as políticas públicas como decisões condicionadas pela estrutura constitucional-institucional e influenciada pela ação de grupos de pressão rent-seeking. Inicialmente recupera a tradição de escolha racional aplicada à política para discutir os limites da escolha coletiva, pública e democrática de acordo com o resultado clássico do Teorema de Arrow. Posteriormente, o artigo aborda as teorias econômicas da escolha pública e da política, dando especial destaque à escola de Public Choice de Buchanan e Tullock. Por fim, conclui que as políticas públicas devem ser restritas por um conjunto de regras e instituições que criem incentivos contratuais destinados a minimizar a ação dos agentes caçadores-de-renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da. "Políticas de governo e planejamento estratégico como problemas de escolha pública: II." Revista de Administração de Empresas 36, no. 4 (December 1996): 38–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901996000400005.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as políticas públicas como decisões condicionadas pela estrutura constitucional institucional e influenciadas pela ação de grupos de pressão rent-seeking. Inicialmente recupera a tradição de escolha racional aplicada à política para discutir os limites da escolha coletiva, pública e democrática de acordo com o resultado clássico do Teorema de Arrow. Posteriormente, o artigo aborda as teorias econõmicas da escolha pública e da política, dando especial destaque à escola de Public Choice de Buchanan e Tullock. Por fim, conclui que as políticas públicas devem ser restritas por um conjunto de regras e instituições que criem incentivos contratuais destinados a minimizar a ação dos agentes caçadores-de-renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Penna, Maria Lúcia F. "Reflexões sobre a epidemiologia atual." Physis: Revista de Saúde Coletiva 7, no. 1 (June 1997): 109–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73311997000100006.

Full text
Abstract:
A definição da epidemiologia como o estudo das doenças e sua distribuição na população utiliza dois conceitos centrais: população e doença. Este trabalho discute a compreensão destes dois conceitos pelos epidemiologistas e também a teoria do estilo de vida enquanto teoria etiológica implícita nos modernos estudos epidemiológicos. Aponta ainda a relação entre categorias nosológicas e teorias etiológicas, enfatizando o caráter instrumental destas categorias e teorias. O afastamento entre a epidemiologia e a saúde pública é abordado, assim como sua relação com as ciências sociais. Por fim, aponta a possibilidade de múltiplas perspectivas na escolha de uma causa entre vários aspectos dos mecanismos de produção de uma doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Escolha de teorias"

1

Wagner, Sergio Artur Luz. "Novas e velhas abordagens da teoria da escolha e da utilidade." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/2600.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000416792-Texto+Completo-0.pdf: 1365944 bytes, checksum: c5ed8d99321c4a4e6b4aeff693231c1e (MD5) Previous issue date: 2009
Until little time the quandary of the choice had only one positioning front involving the risk that was established in the process of the rational individual. Currently, with new techniques of understanding of the risk and mainly of the complex institute of the uncertainty, already it is possible of if delimiting what it takes the people to decide and if to make a mistake in some processes of decision. In this work we will present a small historical summary of the processes, having aimed at certain line of thought, in what it refers to the choice mechanisms, and successively comes being improved with the interpretation of phenomena that, were anticipated not considered excellent what in this in case that the Theory of the Perspective is mentioned (Prospect Theory), of Daniel Kahnemann and Amos Tversky. In sight of this theory, one of the main references to the study of the mechanisms of risk and uncertainty it is the reverse speed-interpretation of the measure. The existence of a hiatus between the two studied theories, Expected Utility and NEU Non Expected Utility, certify when for the phenomenon of the choice, the anticipated possibility of definition of the risk is important. In me those choices involve an axiomatic tracing consistent Neoclassical with the philosophical conception of risk. For the NEU, and necessarily for the Theory of the Perspective, the choice process occurs mainly in what it is delimited for Heuristically of Decision. Both the theories see the human being for two sufficiently clear approaches. The first one, I, perceive the human act as characteristic of a logical set of procedures. Not having obedience to these attributes, he would not have the constitution of a happiness project, of welfare as subjective of the rational choice.For the NEU the individual is seen as an aggregate, where the addition of subjective accessories components, not necessarily needs to represent the maximum happiness, in the Theory I, but that they demonstrate the true faces of what represents the Utility, the choice and its inherent risk. Into our work still we incur into the tenuous relation between risk and uncertainty. These relations are presented as differences controversies in each one of the analyzed Theories, and mainly, as they intervene with the mechanisms of construction of the Theory of the Perspective.
Até pouco tempo havia apenas um posicionamento frente o dilema da escolha envolvendo o risco, que era baseado no processo do indivíduo racional. Atualmente, com novas técnicas de compreensão do risco e principalmente do complexo instituto da incerteza, já é possível de se delimitar o que leva as pessoas a decidirem e a se equivocarem em alguns processos de decisão. Neste trabalho apresentaremos um pequeno resumo histórico dos processos, visando certa linha de pensamento, no que tange aos mecanismos de escolha, e sucessivamente vem sendo aprimorado com a interpretação de fenômenos que antecipadamente, não eram considerados relevantes o que neste caso se refere a Teoria da Perspectiva (Prospect Theory), de Daniel Kahnemann e Amos Tversky. Em vista desta teoria, uma das principais referências ao estudo dos mecanismos de risco e incerteza é a re-interpretação da medida. A existência de um hiato entre as duas teorias estudadas, EU Utilidade Esperada e NEU Utilidade Não Esperada, certifica o quando para o fenômeno da escolha, a possibilidade antecipada de definição do risco é importante. Na EU as escolhas envolvem um traçado axiomático Neoclássico consistente com a concepção filosófica de risco. Para a NEU, e necessariamente para a Teoria da Perspectiva, o processo de escolha ocorre principalmente no que se delimita por Heurísticas de Decisão. Ambas as teorias vêem o ser humano por dois enfoques bastante claros. A primeira, EU, percebe o ato humano como característica de um conjunto lógico de procedimentos. Não havendo obediência a estes atributos, não haveria a constituição de um projeto de felicidade, de bem estar como subjetivos da escolha racional.Para a NEU o indivíduo é visto como um agregado, onde a soma de componentes assessórios subjetivos, não necessariamente necessita representar a máxima felicidade, na Teoria EU, mas que demonstrem as verdadeiras faces daquilo que representa a Utilidade, a escolha e seu risco inerente. Em nosso trabalho ainda incorremos na tênue relação entre risco e incerteza. Estas relações são apresentadas como diferenças controversas em cada uma das Teorias analisadas, e principalmente, como elas interferem nos mecanismos de construção da Teoria da Perspectiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Britto, Amanda Dias. "Três níveis do processo de escolha: uma abordagem sobre autores, métodos e teorias." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2018. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7109.

Full text
Abstract:
Submitted by Geandra Rodrigues (geandrar@gmail.com) on 2018-08-22T17:45:58Z No. of bitstreams: 1 amandadiasbritto.pdf: 1500258 bytes, checksum: 4defb65d1152fc9bf7b1b8ae50780d78 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-08-28T13:23:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 amandadiasbritto.pdf: 1500258 bytes, checksum: 4defb65d1152fc9bf7b1b8ae50780d78 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-28T13:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 amandadiasbritto.pdf: 1500258 bytes, checksum: 4defb65d1152fc9bf7b1b8ae50780d78 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22
A investigação sobre por que e como os seres humanos fazem escolhas e tomam decisões é tema de pesquisas importantes em diversas áreas. Entre os pesquisadores que se dedicam à investigação sobre o tema, destaca-se neste trabalho: Antônio Damásio (1994), Daniel Khaneman (2012) e Donald A. Norman (2008). A dissertação apresenta uma revisão sobre as teorias e modelos dos autores citados, criando um arquivo para consulta e análise sobre o entendimento atual dos conceitos principais sob a ótica do processo de decisão, quando em meio a necessidade de escolha em ambiente pessoal ou social. Após a apresentação descritiva das teorias, propõe-se um cruzamento entre os modelos apresentados, afim de construir uma análise unificada do processo de escolha, considerando conceitos-chave da neurociência e ciência cognitiva. Como resultado destaca-se a construção de um modelo que propõe a analise do processe de decisão por meio de três níveis.
Research on the reason human beings made important choices and decisions are the theme of importants researchs in diferents areas. Among the researcher who are dedicated to the theme, stands out in the work: Antônio Damásio (1994), Daniel Khaneman (2012) e Donald A. Norman (2008). The dissertation presents a review on theories and models of authors cited, creating a file for consultation and analysis about the current understanding of the main concepts in the decision process, when in the midst of the need to choose in personal or social environment. After the descriptive presentation of the theories, it is proposed to cross the presentated models in order to construct a united analysis of the choice process, considering key concepts of neuroscience and cognitive science. As a result stand out a constrution of a model that proposes an analysis of the decision process through three levels.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leonardo, Wanderley Duarte Santos Manoel. "As Teorias Positivas sobre a organização do legislativo e as explicações sobre o Congresso Nacional." Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1560.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo4825_1.pdf: 1543869 bytes, checksum: a433eac11212ed56e45809cfd0775e2c (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
O presente estudo teve por finalidade investigar em que medida as explicações sobre o Congresso Nacional, no período de 1994-2005 foram influenciadas pelos paradigmas da teoria da escolha racional e do novo institucionalismo (aqui compreendido em suas três versões: institucionalismo da escolha racional, institucionalismo histórico e institucionalismo sociológico (HALL & TAYLOR 2003[1996]). Considerando que na base do institucionalismo da escolha racional estão as teorias positivas sobre a organização do legislativo (SHEPSLE & WEINGAST, 1994) e que elas podem ser resumidas nas versões distributivista, informacional e partidária, a influência de cada uma dessas versões foi tomada como fio condutor dessa investigação. A reconstrução racional da produção científica brasileira considerou duas dimensões: (i) a análise crítica da literatura (num total de 45 papers) e (ii) uma consulta, em forma de survey, feita aos pesquisadores que desenvolveram estudos sobre o Congresso Nacional nesse período. Constatou-se a rara presença de modelos puros de escolha racional e a predominante influência do novo institucionalismo (com predominância do institucionalismo da escolha racional, mas com a presença do institucionalismo histórico). Quanto à influência das teorias positivas sobre o legislativo, as conclusões apontam para a influência forte da versão partidária, pouco produtiva da versão distributivista e para a tímida presença da versão informacional. Os resultados mostram também o avanço teórico e metodológico da produção científica, caracterizada tanto pela transição da descrição para a explicação, quanto pela cumulatividade do conhecimento científico. Esses avanços são o resultado: de um objeto de estudos bem definido, da adesão ao rigor científico e do compromisso com questões teoricamente informadas e empiricamente verificáveis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Maria de Lurdes Ventura Cardoso dos. "reforma para a educação que salvaguarde o equilíbrio entre liberdade de escolha e igualdade de oportunidades, Uma." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2004. http://hdl.handle.net/10773/3402.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão Pública
O tema da liberdade de escolha em educação, abordado neste trabalho, começa por apresentar uma revisão da literatura sobre esta temática, procurando analisar vários aspectos e implicações da teoria da liberdade de escolha nos processos educativos e no sucesso escolar. O papel do Estado, dos pais e da sociedade civil na educação são temas que abordamos nesta dissertação. O Estado, o Mercado e as soluções intermédias na perspectiva educativa, estão também entre os temas que desenvolveremos nesta reflexão, de forma a tornar claro o quadro teórico em que nos situamos e o impacto nas reformas escolares que as diferentes abordagens podem produzir. A contextualização histórica das reformas do ensino que têm subjacente a liberdade de escolha em educação, levadas a cabo em alguns países, e a análise dos seus aspectos mais relevantes são apresentadas com uma profundidade que permita uma visão global do que está em causa e do impacto causado nos diversos contextos. Da implementação de sistemas em que existe liberdade de escolha, decorrem formas de garantir a salvaguarda da igualdade de oportunidades. Trata-se de diversas soluções que procuramos avaliar neste trabalho, dando especial ênfase ao cheque ensino e aos sistemas de crédito nos impostos. Embora sem querer apresentar um estudo exaustivo e profundo do que pensam os portugueses sobre esta matéria e mesmo sem ter sido nossa pretensão cuidar dos desenvolvimentos teóricos realizados em Portugal, não podemos, contudo, deixar de apresentar alguns dados empíricos resultantes de inquéritos que fizemos aos principais agentes educativos, ao nível do ensino básico e secundário, no sentido de conhecer a forma como no nosso país se encaram estas teorias e apreciam algumas das possíveis soluções. ABSTRACT: The subject of school choice in education present in this study starts by presenting a short revision of the literature about these topics searching to analyse many aspects and implications of school choice in the educational processes and in the school success. The role of the state, of the parents and of the civil society are themes that will be studied in this approach. The State, the market and the intermediate solutions, in educative perspective, are among the themes that we will develop in this consideration, highlighting the theoretical field we are placed in and the impact in the educational reforms that the different approaches can lead to. The historical reformations that are directly linked to the school choice theory, implemented in some countries and the analysis of some of the most relevant aspects are presented with an intense view that allows a global vision of what we are analysing and the impact produced in the different contexts. By implementing systems where school choice is present, ways of preserving the existence of the equality of opportunities appear. It is related to different solutions we are trying to evaluate in this work, emphasising voucher and tax credit. Without wanting to present an exhaustive study of what the Portuguese think about this subject and forgetting the theoretical developments that took place in Portugal, we can’t, nevertheless, avoid presenting some empirical concepts resulting of the enquiries we did to the main educative agents at the level of basic and secondary schools, with the goal of knowing the way we face these theories in our country and how we evaluate some of the possible solutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, do Nascimento Emerson. "Sobre os postulados da análise institucional: as teorias positivistas da Organização Legislativa na Ciência Política contemporânea." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1274.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1110_1.pdf: 1411328 bytes, checksum: e64381bcb4f8a8f605c9cde44901ed1f (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O novo paradigma institucional afasta-se tanto das explicações deterministas, como dos modelos behavioristas, para fixar-se no estudo das mediações entre as estruturas sociais e os comportamentos individuais, digo as instituições. Uma investigação mais cuidadosa deste paradigma revela que, embora possamos isolar um compromisso específico com aplicações conceituais e metodológicas padronizadas, o novo institucionalismo está longe de representar uma escola unificada. É nesse sentido que podemos falar em três novos institucionalismos: o sociológico, o histórico e o da escolha racional. Este último, particularmente influenciado pelo estudo das instituições congressionais norte-americanas, produziu nas últimas décadas um alto grau de perícia teórica e metodológica que desembocou em três teorias fundamentais: distributiva, informacional e partidária. O presente estudo tem por finalidade apresentar o terreno comum de onde partiram estas teorias, sintetizando suas respectivas contribuições e enfatizando o modo como elas constroem a relação entre as instituições políticas e os atores individuais para finalmente a partir de um survey da produção recente sobre as instituições legislativas norte-americanas , pensar as possibilidades de combinação e confluência entre elas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Paulo Pirozelli Almeida. "A estrutura das controvérsias científicas: a sociologia da ciência de Thomas Kuhn." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-17082018-153855/.

Full text
Abstract:
Como cientistas escolhem teorias? O objetivo de nossa tese é entender a resposta de Thomas Kuhn a este problema clássico da filosofia da ciência. Ao retirar o problema da escolha de teorias do campo metodológico e transportá-lo para o campo sociológico, Kuhn expõe os fundamentos de uma abordagem sociológica do desenvolvimento científico. Como tantos outros filósofos, Kuhn defende que teorias científicas são escolhidas a partir de valores epistêmicos critérios como precisão, consistência, abrangência, simplicidade e fecundidade. Segundo ele, porém, estes valores estão sujeitos a interpretações distintas: cientistas podem concordar quanto ao que se deve esperar de uma teoria, mas, em função de históricos pessoais e profissionais particulares, podem discordar em relação a qual delas melhor manifesta essas características. Mas se os cientistas aplicam os valores de maneiras distintas, em que sentido estes valores ditariam as suas escolhas? E, principalmente, como seria possível, dada a variabilidade dos valores, o consenso em uma comunidade de cientistas? A resposta de Kuhn, inaugurando sua abordagem sociológica, é a de que o acordo entre os membros da comunidade seria gerado por uma série de mecanismos sociais. Em primeiro lugar, a pedagogia e o treinamento dos cientistas, que tornaria as avaliações dos cientistas mais parecidas. Depois, a teoria de onda: a produção de novas evidências e argumentos responsáveis por convencer os adeptos de teorias rivais. Por último, a reestruturação da comunidade: a exclusão de membros resistentes e a divisão da comunidade em disciplinas distintas. A fim de esclarecer a natureza desta sociologia, discutiremos dois conjuntos de temas relacionados: os tipos de explicações de crença: racional e causal; e os níveis explicativos desta sociologia: indivíduos, comunidades e grupos. A última parte de nossa tese consiste em uma tentativa de sistematizar um modelo de explicação sociológica da dinâmica das controvérsias científicas, assim como apontar alguns caminhos para uma pesquisa empírica direcionada a estes tópicos.
How do scientists choose theories? The aim of our thesis is to understand Thomas Kuhn\'s answer to this classic problem in Philosophy of Science. By removing the theory-choice problem from the methodological field and transporting it to the sociological field, Kuhn sets out the foundations of a sociological approach to scientific development. Like so many other philosophers, Kuhn argues that scientific theories are chosen based on epistemic values criteria such as accuracy, consistency, scope, simplicity, and fruitfulness. However, these values are, according to him, subject to different interpretations: scientists may agree on what to expect from a theory, but depending on particular personal and professional histories, they may disagree as to which theory best expresses these characteristics. But if scientists apply values in different ways, in which sense would these values dictate scientists choices? And, especially, how could a consensus in a community of scientists be achieved, given the variability of values? Kuhn\'s answer, inaugurating his sociological approach, is that agreement among community members would be generated by a series of social mechanisms. First, the pedagogy and training of scientists, which make scientists appraisals more similar. Secondly, the wave-theory: the production of new evidence and arguments that convince the followers of rival theories. Finally, the restructuring of the community: the exclusion of resistant members and the division of the community into distinct disciplines. In order to clarify the nature of this sociology, we will discuss two sets of related themes: the types of explanations of belief: rational and causal; and the explanatory levels of this sociology: individuals, communities and groups. The last part of our thesis consists of an attempt to systematize a model of sociological explanation for the dynamics of scientific controversies, as well as to point out the ways to an empirical research directed to these topics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cunha, Soraia Cristina Rosado. "Expectativas académicas e desempenho escolar: das disposições sociais à escolha racional." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7797.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sociologia
O risco do investimento educativo na incerteza dos benefícios que resultarão dos custos despendidos poderá orientar os jovens e os seus familiares a atribuir menor importância à escolaridade dos seus elementos familiares, e a criar uma projecção e orientação de futuro mais reduzido, procurando o menor risco de acção. E isto porque a ponderação e cálculo entre os custos e os benefícios da acção, e o risco e probabilidade de atingir os objectivos esperados em contextos de incerteza e de posse de menos informações sobre a realidade actual e de maiores constrangimentos e dúvidas nas consequências de acção levam, muitas vezes, a que os indivíduos (neste caso os jovens e seus familiares) estabeleçam metas menos exigentes, criando menores aspirações e expectativas, de forma a investir menos e a alcançar os objectivos esperados sem custos elevados e que ultrapassem as suas posses. Desta forma, a dualidade de importância atribuída actualmente ao papel da escolaridade e dos diplomas tem resultado numa bifurcação de atitudes e acções perante e dentro do sistema educativo: para manter a competitividade do desenvolvimento económico, social e cultural das sociedades actuais, ou, pelo contrário, devido à desvalorização dos diplomas académicos superiores e ao aumento mediatizado do desemprego da população mais escolarizada no país, constituem-se causadores de um aumento dos contextos de incerteza e de risco no investimento escolar e no prosseguimento dos estudos ao nível superior. Contudo, defendemos que este processo de tomada de decisão não poderá ser considerado totalmente um acto racional, e é neste âmbito que sugerimos incluir na investigação a relevância dos constrangimentos sociais e da transmissão de um habitus social por parte dos familiares na construção do sistema de disposições dos jovens, que encaminhará o aluno e os seus familiares a determinados trilhos de acção e de escolha dentro do sistema educativo. Articulando estas percepções com a construção das expectativas académicas – que se constitui a base conceptual do nosso estudo – consideramos fundamental perceber em que medida as diferentes expectativas académicas e profissionais são socialmente orientadas; se de facto, as projecções dos alunos traduzem as aspirações que os seus familiares constroem em relação ao seu futuro; e em última instância se estas conseguem de facto, determinar as próprias expectativas dos jovens e consequentemente o seu desempenho (de maior ou menor sucesso) académico. Neste sentido, descobrimos que, condicionados pela origem social, nomeadamente sob efeito do nível de instrução dos pais, os alunos tendem a criar expectativas de futuro baseadas na experiência que têm das suas competências e do seu desempenho académico, fortemente correlacionados com o seu sistema de oportunidades e com as aspirações parentais – quanto mais escolarizados forem ambos os progenitores, maiores são as aspirações que estes criam sobre o futuro educativo e profissional dos alunos, que resulta em projecções dos alunos exigentes (ao nível do ensino superior), orientando consequentemente e positivamente os resultados escolares dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bernabel, Rodolpho Talaisys. "Teoria da escolha pública: uma introdução crítica." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-23112009-124613/.

Full text
Abstract:
Reconstruímos a Teoria da Escolha Pública explicitando seus pressupostos sobre a natureza do objeto, do conhecimento e dos valores e sua lógica de operação, ou seja, seu método de solução de problemas. Mostramos com essa teoria que podemos entender a política como um processo de pacificação pela troca, em vez de um processo de pacificação pelo poder. Temos então novas respostas para as perguntas fundamentais da Ciência Política: Como é possível emergir a cooperação pacífica e legítima entre indivíduos? Qual é a maneira de fazer com que diferentes interesses individuais sejam reconciliados? A Teoria sugere que a política pode ser um jogo de soma positiva, evitando deseconomias constitucionais, guiando-se pelo princípio da unanimidade. Mostraremos então os desenhos constitucionais como ambientes de interação entre indivíduos e poderemos predizer que regras engendrarão cooperação ou competição.
We do a reconstruction of the Public Choice Theory explaining their assumptions about the nature of the object, knowledge and values and logic of their operation, i.e. its method of solution of problems. We show that with this theory we can understand the politics as a process of pacification through trade-offs, instead of a peace process by means of power. Proceeding in this way we obtain new answers to fundamental questions of Political Science: How can emerge a peaceful and legitimate cooperation among individuals? What is the way to conciliate different individual interests? The theory suggests that politics can be a positive-sum game, avoiding constitutional diseconomies, and must be guided by the principle of unanimity. Then we show how the constitutional designs as interaction environments for individuals and so can predict what rules make cooperation or competition.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Estaço, Isabel Maria Ramos. "A escola, as parcerias e a mudança: teoria prática de um estudo empírico." Master's thesis, Universidade de Évora, 1998. http://hdl.handle.net/10174/13296.

Full text
Abstract:
Em torno dos conceitos de parceria e mudança, situados no universo do sistema educativo e radicados no campo melo da escola, desenvolvem-se as questões centrais deste estudo. Entrecruzados estes conceitos com os de desenvolvimento e de local abriu-se o espaço-tempo de um estudo de caso múltiplo que procurou dar visibilidade a uma situação de relacionamento de cinco estabelecimentos de ensino de uma região periférica - o Alentejo - com os contextos locais em que estão inseridos, através do desenvolvimento de dispositivos de partenariado. Sendo tributário das correntes de investigação sociológica - que, aliando e articulando as perspectivas do sistema e do actor, permitem quer a apreensão da escola como uma organização social (encarando-a como um construído social, singular e contingente, capaz de construir a sua própria identidade) quer a sua apreensão como sistema de acção concreta, susceptivel de desenvolver novas lógicas de territorialização das políticas e das práticas educativas - o presente estudo faz uma abordagem relacional do real, procedendo a uma interrogação sistemática sobre cinco escolas básicas e secundárias, focalizada no campo das práticas sociais - as práticas de parceria; pretende dar inteligibilidade a práticas educativas singulares, elucidando a complexa relação entre o mundo da teoria e o mundo da prática; e procura aceder a uma reflexão analítica sobre modalidades e redes de parceria no quadro de políticas educativas de âmbito local. Construído, metodologicamente, com base em linguagens e em diálogos, constitui-se como um trabalho de composição de formas discursivas (os discursos dos actores directamente envolvidos nas práticas de parceria) e deseja delinear um contributo para a questão da mudança, necessária e incontornável, das nossas escolas. ### Abstract - The central questions of this study unfold around the ideas of partnership and change within the educational system and the school context. At the intersection of these concepts with those of development and place was the space and time for a multiple case study which endeavors to show the relationship of five schools of an outlying area – the Alentejo - with the local communities, by means of the development partnership mechanisms. Following trends in sociological investigation this study has a relational approach to reality. These trends join and articulate perspectives and allow one to understand school as a social organization (a social, singular and contingent entity, able to create its own identity). They also allow one to perceive school as a concrete system of action, susceptible of developing new ways of generating policies and educational practices. In order to do this the study carries out a systematic questioning of five primary and secondary schools. The focus in on social practice - the practice of partnership; it aims at making intelligible certain educational applications as well as the complex relation between theory and practice; it strives to reflect analytically on methods and partnership networks within the local educational policies. Dialogues were at the base of its writing. It is composed of discursive forms (the discourse of the people directly involved in partnership practice). It is hoped it will contribute to the necessary and unavoidable changes in our schools.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Jaqueline Aparecida. "Feminilidades na escola: a teoria da prática e a discussão sobre gênero e desempenho escolar." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6377.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2016-10-10T11:35:46Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jaqueline Aparecida Barbosa - 2016.pdf: 4522113 bytes, checksum: 916bbc7b2318e757795d51aa395653ed (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-10-10T15:54:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jaqueline Aparecida Barbosa - 2016.pdf: 4522113 bytes, checksum: 916bbc7b2318e757795d51aa395653ed (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-10T15:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jaqueline Aparecida Barbosa - 2016.pdf: 4522113 bytes, checksum: 916bbc7b2318e757795d51aa395653ed (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-22
This master’s thesis, developed in the Graduate Program in Education of FE/UFG, in the Line of Research “Education, work and social movements”, aimed at comprehending, guided by gender studies, how girls deal with poor school performance. We based on the Theory of Practice by Pierre Bourdieu as the theoretical and methodological background to develop a qualitative research. The participants of this research were children with ages ranging from 9 to 10 from two public schools in Goiânia. There were also 240 hours of observation divided among classrooms, interactions between children in the patio and between teachers in the teacher’s room, meetings with families, and student performance evaluation meetings. We carried out semi-structured interviews with teachers and students. The results showed the devaluation of a specific type of femininity, the one that is affirmed in the excess of female vanity, and, according to some children, would be the worthy part of being a girl. Few girls strongly confronted the rules imposed by the school, being the indifference the most recurring way of resistance. The symbolic violence performed by one of the schools on female bodies was also an important aspect to be considered when dealing with this theme.
Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da FE/UFG, na Linha de Pesquisa "Educação, trabalho e movimentos sociais", resulta de pesquisa que, ancorada nos pressupostos dos estudos de gênero, teve como objetivo compreender como as meninas lidam com o mau desempenho escolar. Partindo da teoria da prática de Pierre Bourdieu como referencial teórico-metodológico, a pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu crianças com idades entre 9 e 10 anos de duas escolas públicas do município de Goiânia. A coleta de dados contou com cerca de 240 horas de observação divididas entre sala de aula, interação entre as crianças no pátio, acompanhamento da sala de professores/as, reuniões com as famílias e conselhos de classe. Foram realizadas ainda entrevistas semi-estruturadas com docentes e crianças. A realização da pesquisa apontou, como resultados: a desvalorização de um tipo específico de feminilidade, aquela que se afirma por meio da vaidade considerada excessiva e que, segundo algumas crianças, seria o que faria “valer a pena” ser menina; poucas meninas enfrentaram ostensivamente as regras impostas pelas escolas, sendo a oposição por meio da indiferença o modo mais recorrente de resistência; a violência simbólica da intervenção de uma das escolas sobre os corpos femininos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Escolha de teorias"

1

Moldau, Juan Hersztajn. A teoria da escolha com objetivos irredutiveis e suas implicacoes. Sao Paulo: Instituto de Pesquisas Economicas - IPE/USP, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dechichi, Claudia, and Lázara Cristina da Silva. Inclusão escolar e educação especial: Teoria e prática na diversidade. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Valdelúcia Alves da. Formação e teoria crítica da Escola de Frankfurt: Trabalho, educação, indivíduo com deficiência. Niterói, RJ: EdUFF, Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

A pedagogia histórica de Jonathas Serrano: Uma teoria do ensino de história para a escola secundária brasileira, 1913-1935. Aracaju: Editora UFS, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teoria da Escolha. Mercuryo, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. 3rd ed. Autores Associados, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

da, Silva Luiz Heron, and Genro Tarso Fernando, eds. Escola cidadã: Teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Creche: Pré-Escola, Teoria e Prática. Sprint, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

MOREIRA, J. C., and Maria Cristina R. IOP. AUTORIA E SABERES DOCENTES. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-14588-5.

Full text
Abstract:
Ao esboçar algumas palavras para prefaciar esta obra com autorias e saberes genuinamente enraizados nas práxis cotidianas das colegas professoras e dos colegas professores da Educação Básica, nosso sentir-pensar-agir se encontra com muitas genteidades que educam(- -se) com outras genteidades de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Faz-nos imergir-emergir em diferentes mundos e contextos, com a presença de muitas gentes, buscando “aprofundar as relações entre o pensar, o escrever e o viver. [...] para uma reflexão sobre as relações entre teorias e práticas, relação que se exprime muitas vezes como uma dificuldade, tanto no sentido de teorizar uma prática como no sentido de esclarecer uma prática por uma abordagem teórica já existente” (JOSSO, 2004. Experiência de Vida e Formação, p. 142). Ademais, educar(-se) e escrever em tempos de pandemia do COVID 19, que nos assola desde o início do ano de 2020, não é tarefa simples, pois estamos sendo desafiados a nos reinventar, mesmo não sabendo quais os caminhos que conseguiremos construir. Mais do que nunca somos desafiadas/os a assumir nossas autorias, fazer novas escolhas durante e depois dessa Pandemia; sim, quando esse “isolamento” passar, o “normal” não pode reduzirse ao voltar para o antigo “normal” de antes desse período trágico; algo de diferente e novo precisamos criar e construir, em nossas escolas e na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Campo Grande – MS: Editora Inovar, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Escolha de teorias"

1

CAVALCANTI, EVERTON WILLIAN DE OLIVEIRA, NAYANA PINHEIRO TAVARES, PEDRO VINICIUS LINS OLIVEIRA LIMA, and MÁRCIA REGINA BARBOSA. "NA TRILHA DO ENVELHECIMENTO: TEORIAS BIOPSICOSSOCIAIS SOBRE O ENVELHECIMENTO E AS ATITUDES DE CRIANÇAS EM RELAÇÃO A VELHICE." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.029.

Full text
Abstract:
A MANEIRA COM QUE SE ENVELHECE NÃO É HOMOGENIA. CADA CORPO ENVELHECE DE UMA FORMA, EVIDENCIANDO ASSIM A DIVERSIDADE, E AO MESMO TEMPO, A SINGULARIDADE DESSE PROCESSO. A PLURALIDADE DOS ELEMENTOS QUE PERMEIAM ESSE PROCESSO, JUSTIFICA, EM CERTA MEDIDA, A INTERDISCIPLINARIDADE QUE SE PERCEBE NOS ESTUDOS SOBRE O IDOSO. COMPREENDER ESSE FENÔMENO POR APENAS UMA LENTE PARECE SER UMA ESCOLHA REDUTIVA E NÃO CAPAZ DE FAVORECER ESSA DIVERSIDADE. ESSA PESQUISA, QUE SURGE COMO UM RECORTE DO TRABALHO MONOGRÁFICO “O LUGAR DA VELHICE NA ESCOLA: ATITUDES DE CRIANÇAS EM RELAÇÃO À VELHICE”, QUE TEVE POR OBJETIVO GERAL ANALISAR AS ATITUDES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À VELHICE; COM COLETA DE DADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E DA ESCALA TODARO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS A PARTIR DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NO QUE CONCERNE A ESSE RECORTE, O MESMO TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS TEORIAS BIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO ENVELHECIMENTO E ANALISAR AS RELAÇÕES COM AS ATITUDES DE CRIANÇAS EM RELAÇÃO À VELHICE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ONDE PUDERAM SER LEVANTADAS REFERÊNCIAS SOBRE CADA UMA DAS TEORIAS E CONFRONTADAS COM OS ACHADOS DO TRABALHO MONOGRÁFICO SUPRACITADO. OS NOSSOS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AINDA HÁ UMA TENDÊNCIA A OBSERVAR O ENVELHECIMENTO EXCLUSIVAMENTE PELA ÓTICA DAS TEORIAS BIOLÓGICAS, O QUE SE REDUZ A POSSIBILIDADE DE ANALISAR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO EM TODA SUA AMPLITUDE E COMPLEXIDADE E DIRECIONA A ATITUDES PAUTADAS EM REFERÊNCIAS FÍSICAS DO ENVELHECIMENTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amorim, Luziana Silva de. "O PROJETO DIRETOR DE TURMA COMO MEDIAÇÃO PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL." In (Des)Estímulos às teorias, conceitos e práticas da educação 4, 127–31. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45021020814.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BERLEZE, E. A., and D. L. DE SOUZA. "AMBIÊNCIAS BIOECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS COMO P R Á T I C A S PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO EM MOVIMENTO." In AUTORIA E SABERES DOCENTES, 47. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-14585-6.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é fruto da proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida pela escola Municipal de Educação Infantil Boca do Monte no município de Santa Maria – RS, a busca pela nova proposta de Ambiências Bioecológicas Sustentáveis, surge como desafio proposto pela Base Nacional Comum Curricular em seu processo de implementação nas escolas de Educação Básica. O trabalho tem como objetivo geral propiciar práticas envolventes que oportunize a experimentação das vivências Bioecológicas sustentáveis integrando família/ escola. Desta forma, o foco em desenvolver as ambiências bioecológicas sustentáveis é para emergir o fazer e o agir das crianças fazendo com que se sintam protagonista da construção do processo educativo. O trabalho tem como base epistemológicas a teoria de Bronfenbrenner (1987), precursor da teoria do desenvolvimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PEREIRA SALES, EVA, and NARA LÍDIA MENDES ALENCAR. "INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO SEMIÁRIDO SOBRE O TEMA SUSTENTABILIDADE E O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.321.

Full text
Abstract:
A ABORDAGEM DE TEMAS COMO SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA, AINDA CORRESPONDEM A ESTRATÉGIAS POUCO REALIZADAS NAS ESCOLAS. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR ESSAS TEMÁTICAS DE FORMA SIGNIFICATIVA NAS ESCOLAS RURAIS, FAZ-SE NECESSÁRIO ESTUDO DE CUNHO EDUCACIONAL NO SENTIDO DE FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E COM HÁBITOS SUSTENTÁVEIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL DO CEARÁ, SOBRE A ABORDAGEM DOS TEMAS SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE MODO A RELACIONAR OS ESTUDOS TEÓRICOS COM A REALIDADE LOCAL. ESSE ESTUDO TEVE UMA ANÁLISE DESCRITIVA QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O TEMA SUSTENTABILIDADE É ABORDADO NAS AULAS, PRINCIPALMENTE EM GEOGRAFIA E BIOLOGIA. PERCEBEU-SE, INTERESSE DOS JOVENS EM ESTUDAR OS TEMAS CITADOS, DEVIDO SUA IMPORTÂNCIA PARA O AMBIENTE. PODE-SE CONCLUIR QUE A ESCOLA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NO PREENCHIMENTO DA LACUNA DEIXADA PELO ENSINO TRADICIONAL, RELACIONANDO TEORIA/PRÁTICAS VIVENCIADAS PELOS ALUNOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Luchetti, Marcelo Rosolem, and Leonardo Vils. "INTENÇÃO DE COMPRA DE BICICLETAS COM QUADRO DE MATERIAIS PLÁSTICOS RECICLADOS: UM ESTUDO EMPÍRICO COM A TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 103–15. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060907.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda um estudo sobre a análise da intenção de compra de bicicletas de passeio com quadro de materiais plásticos reciclados usando a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Foi realizado um levantamento com aplicação de questionário estruturado on-line para analisar a influência de atitudes, normas subjetivas e percepção de controle sobre o comportamento na intenção de compra das bicicletas em questão. Os resultados indicam a relação positiva entre os construtos da TCP e a intenção de compra de bicicletas com quadros de materiais plásticos reciclados. Entretanto, ao simular escolhas de bicicletas com variação nos preços, um único construto, a percepção de controle sobre o comportamento exerceu influência na escolha. Diante destes achados destaca-se a importância da conscientização dos consumidores sobre as questões ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pasqualini, Juliana Campregher. "Reflexões sobre intencionalidade, conteúdo e forma do ato pedagógico na sociedade de classes." In Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo, 371–84. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap15.

Full text
Abstract:
A pedagogia histórico-crítica constitui-se como esforço coletivo de formulação de uma teoria pedagógica que possa orientar a atividade pedagógica a serviço dos interesses históricos da classe explorada da sociedade. O ponto de partida da proposição histórico-crítica é a análise crítica da relação escola-sociedade, reconhecendo a escola como instituição necessariamente atravessada pelas determinações e contradições da sociedade capitalista. Sendo assim, a instituição escolar colabora para a reprodução das relações de dominação e exploração que sustentam o modo de vida regido pelo imperativo de reprodução ampliada e incessante do capital. Não obstante, essa mesma instituição contém em si contradições que podem ser tensionadas na direção dos interesses da massa trabalhadora, com destaque à possibilidade de acesso ao conhecimento teórico sobre a realidade, que tem sido mantido como propriedade privada e privilégio da classe exploradora e de segmentos minoritários da classe explorada (...).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MACEDO, E. S. "VIOLÊNCIA E CONFLITOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO – DIÁLOGOS COM AS COMPREENSÕES DA TEORIA DO IMAGINÁRIO EM MAFFESOLI E DURAND E REFLEXÕES SOBRE O CONFLITO EM SIMMEL." In QUESTÕES EM DEBATE: CONTEMPORANEIDADES, 213–23. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-15-conte-9.

Full text
Abstract:
Constantemente presente nos mais variados espaços sociais, as múltiplas formas de violências nos afligem e nos amedrontam. As violências que nos empenhamos em compreender, com a razão e a paixão, são as que ocorrem no cotidiano escolar. As variadas formas de violência que aparecem na escola vêm despertando sentimentos diversos em todos os seus atores, mas focalizaremos especialmente os protagonistas do espaço escolar: os professores e os alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

NEVES, VIRGINIA LUCIA COSTA, CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS, and SILVANA MARIA DE MACÊDO UCHÔA. "SEXUALIDADE: NARRATIVA DE MULHERES IDOSAS RESIDENTES EM RECIFE/PE." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.081.

Full text
Abstract:
"ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER AS PERCEPÇÕES ACERCA DA SEXUALIDADE DE MULHERES IDOSAS RESIDENTES EM RECIFE/PE. ESPECIFICAMENTE ALMEJOU-SE: DISTINGUIR OS SIGNIFICADOS RELATIVOS AO ATO SEXUAL E À SEXUALIDADE; SABER SE HOUVE MUDANÇAS NA ESFERA SEXUAL RELACIONADAS À IDADE; E, IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE MITOS OU PRECONCEITOS LIGADOS À SEXUALIDADE. A BASE TEÓRICA UTILIZADA FOI TEORIA DE SELEÇÃO, OTIMIZAÇÃO E COMPENSAÇÃO (TEORIA SOC), QUE TEM COMO FUNDAMENTO A PERSPECTIVA LIFESPAN. PARTICIPARAM CINCO MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 60 A 75 ANOS. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM: UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E UMA ENTREVISTA COM ROTEIRO. OS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS FORAM ANALISADOS PELA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE: 1) AS PERCEPÇÕES SOBRE SEXUALIDADE NÃO SE RESTRINGIRAM À GENITALIDADE, ENVOLVENDO UMA DIMENSÃO MAIS SENSORIAL PERMEADA DE CARINHO, ENCANTAMENTO E TROCAS, HAVENDO MAIS SELETIVIDADE NA ESCOLHA DOS PARCEIROS; 2) NA ATUALIDADE, HOUVE MUDANÇAS NA ESFERA SEXUAL COMPATÍVEIS COM AS ESCOLHAS E A REALIDADE DE VIDA; 3) OS MITOS E PRECONCEITOS APARECERAM EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO STATUS E NO CONTEXTO DA CONJUGALIDADE. DIANTE DISSO, CONCLUI-SE PELO RECONHECIMENTO DE QUE A SEXUALIDADE É UMA DIMENSÃO IMPORTANTE NA VELHICE E QUE SE EXPRESSA DE DIFERENTES FORMAS. ESPERA-SE CONTRIBUIR NA AMPLIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E ESTUDOS SOBRE A SEXUALIDADE; AUXILIAR NA DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS QUE TÊM ACOMPANHADO A VELHICE NO CONTEXTO SOCIAL."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Noleto, Alessandra Silva, Célia Camelo de Sousa, Charmênia Freitas de Sátiro, and Edmilsa Santana Araújo. "GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRINO MOUSINHO (GUADALUPE-PI): SABERES, ESCOLHAS E DESAFIOS." In Educação e interdisciplinaridade: Teoria e prática, 294–306. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.80821080924.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ramos, Sidney. "RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA." In (Des)Estímulos às teorias, conceitos e práticas da educação 3, 241–53. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44321020825.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Escolha de teorias"

1

de Oliveira, Thacila Fernanda, and Fabiano Freire Costa. "DEPOSIÇÃO DAS PROTEÍNAS LÁCTEAS “FOULING”: REVISÃO SOBRE OS FENÔMENOS FÍSICO-QUÍMICOS QUE ENVOLVEM A DESESTABILIZAÇÃO PROTÉICA DURANTE O PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/797.

Full text
Abstract:
Introdução: O fouling é um fenômeno de deposição de proteínas e/ou minerais que ocorre na superfície de trocadores de calor, interior de poros de membranas, causando incrustação nesses equipamentos e, como consequência, a deposição no fundo de caixas de leite UHT. Objetivo: Através deste artigo, buscou-se o entendimento do mecanismo do fouling para que seja possível encontrar uma solução para esse problema na indústria laticinista, que afeta não somente a cadeia produtiva, mas também a qualidade do produto final e seu tempo de prateleira, influenciando assim na escolha do consumidor. Metodologia de pesquisa: os artigos foram escolhidos de acordo com sua data de publicação, sempre priorizando os mais recentes. A temática abordada em cada artigo também foi fator determinante na escolha de cada um, tendo como prioridade assuntos relacionados ao leite e seu processamento, proteínas, incrustação. Discussão: O fouling pode ser do tipo A ou B, dependendo se seu constituinte majoritário for proteínas ou minerais, respectivamente. Diversos fatores são inerentes ao fouling: elevadas temperaturas utilizadas no processamento do leite, como a tecnologia UHT; estabilidade das proteínas, principalmente as caseínas, que se encontram organizadas na forma de micelas e que tem sido objeto de estudo de cientistas em todo o mundo; pH; balanço salino; presença de microrganismos. Conclusão: A ocorrência e intensidade do fouling está relacionada desde a qualidade do leite cru, até o tipo de processamento ao qual o leite será submetido. As elevadas temperaturas de tratamento e processamento induzem à modificações estruturais nas proteínas que, consequentemente, causam alterações no leite influenciando em sua vida de prateleira. É importante ressaltar este tema carece de pesquisas atuais para que antigas teorias sejam reafirmadas e outras, descobertas. Desta forma, cada vez mais a comunidade científica se aproximará de uma solução deste problema tão recorrente e impactante na indústria de laticínios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, Vanessa Soares, and Andre Luiz Lins Aquino. "Uma estratégia de leilões combinatórios para provisionamento de serviços virtualizados." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2019.7795.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, estudamos o uso de uma estratégia de leilões baseada em teoria dos jogos para provisionamento de serviços virtualizados em redes móveis. Essa estratégia visa absorver as demandas de pico de clientes de serviços móveis. Nesse sentido, utilizamos uma estratégia global para auxiliar as operadoras na escolha de quais nós estarão recebendo os serviços requisitados; e uma local para escolher nós que servirão de elementos de borda provendo serviço aos nós que não possuem acesso à infraestrutura. Os resultados mostraram que nossa abordagem beneficia a operadora e o cliente mantendo o equilíbrio do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Morais, Eduardo, Diego F. Aranha, and Ricardo Dahab. "Achieving CCA1-security in homomorphic encryption." In I Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2016.9829.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe a combinação de encriptação homomórfica e computação verificável para evitar ataques de recuperação de chaves e obter segurança CCA1 em construções de esquemas parcialmente homomórficos descritos na literatura. Além disso, são propostos parâmetros concretos, baseados na análise do melhor ataque, concluindo que a família AGCD [van Dijk et al. 2010] de esquemas SHE pode ser consideradas a melhor escolha em determinadas circunstâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Ernane, and Luís Gouveia. "Modelo Pedagógico ML-SAI: Uma Atividade Experimental no Ensino Médio." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.29.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o modelo pedagógico ML-SAI, que foi fundamentado na teoria da Sala de Aula Invertida (SAI) e visa orientar atividades de m-learning, relatando sua experimentação em uma atividade do Ensino Médio. Assim, este artigo a princípio define os modelos pedagógicos, os aspectos relacionados à m-learning e a teoria SAI, apresenta a estrutura e estratégias do ML-SAI. Em seguida descreve a sua aplicação, especificando os recursos pedagógicos utilizados e os procedimentos metodológicos adotados. Por fim, apresenta os resultados encontrados, promovendo algumas reflexões e considerações sobre o mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira, Marcelo M., Marcelo B. C. Leão, William Menezes, Micaías Paiva, Joel Alves de Lima Júnior, and Josival dos Santos Silva. "Tecnologias de Informação e Comunicação: Teoria, Interatividade e Prática Profissional." In XX Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.502.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Ana Cristina Barbosa da, and Rozelma Soares de França. "Avaliação de software educativo na formação docente: articulando teoria e prática." In XX Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ribeiro, Karen Da Silva Figueiredo Medeiros, and Cristiano Maciel. "Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2020.11274.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo a identificação de fatores que influenciam de forma positiva e negativa a escolha de 78 estudantes de gênero feminino de Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EMIEP) em Informática pela continuidade da carreira na área em uma profissão ou curso de nível Superior em Computação, utilizando a Teoria Sociocognitiva da Carreira. A partir das projeções profissionais traçadas pelas próprias estudantes, descobre-se que apenas 27% das estudantes vislumbram uma opção profissional em Computação e que elas consideram, principalmente, fatores pessoais no seu processo de escolha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

C. C., J., M. A. C. M. V., R. F., and P. V. "REFLEXÕES SOBRE O PROJETO: A ESCOLA SAI DA ESCOLA, A PARTIR DA TEORIA DE PAULO FREIRE." In ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/paulofreire-2018-89649.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Furtado, Adriana, and Vandor Rissoli. "Tecnologia 'Inteligente' Associada a Aprendizagem Significativa em Bioquímica." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.560.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a integração de uma metodologia educacional com uma tecnologia interativa de software educacional inteligente na superação dos desafios existentes no ensino da disciplina de Bioquímica. Um experimento foi realizado em ambiente de ensino de graduação na área da Saúde e obteve resultados promissores combinando a Teoria da Aprendizagem Significativa com o Sistema Tutor Inteligente conhecido como SAE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sokolonski, Ana Carolina. "Laboratório de Robótica Inclusiva: Robótica Educacional e Raciocínio Computacional no Ensino Médio." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.170.

Full text
Abstract:
A Robótica Educacional (RE) surgiu a partir das teorias do Construtivismo e Construcionismo, defendendo que através da construção de artefatos robóticos, os alunos podem desenvolver habilidades essenciais, como o Raciocínio Computacional (RC). Recentemente, o RC passou a integrar uma das dez competências do Ensino Básico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo, será descrito o trabalho intitulado Laboratório de Robótica Inclusiva, que teve como premissa ensinar RE aos alunos do Ensino Médio com o intuito de aprimorar o RC. Neste projeto, foram desenvolvidas capacitações na área de Robótica e Programação para construção de robôs seguidores de linha, assim como participação em competições de robótica. Como resultado, além do desenvolvimento intelectual dos alunos envolvidos, uma plataforma de ensino online foi disponibilizada, com vídeo-aulas, roteiros e materiais didáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Escolha de teorias"

1

Carretón-Ballester, María Carmen, and Francisco Lorenzo-Solá. La Teoría Situacional de los públicos en las guías sobre acoso escolar. Análisis para una campaña sobre el acoso escolar como problema social / Situational Theory public in the guidelines on bullying. Analysis for a campaign on bullying as a social problem. Revista Internacional de Relaciones Públicas, June 2016. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-11-2016-02-05-26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography