To see the other types of publications on this topic, follow the link: Escolha de teorias.

Journal articles on the topic 'Escolha de teorias'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Escolha de teorias.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Menezes, Wilson Ferreira. "Escolha e Decisão em Situação de Incerteza e Risco." Revista Nexos Econômicos 5, no. 2 (December 17, 2011): 59. http://dx.doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6769.

Full text
Abstract:
As condições lógicas para as escolhas individuais normalmente são analisadas em um ambiente de raridade com informação perfeita, em que os agentes buscam maximizar suas funções de satisfação levando em conta suas restrições. No entanto, a incerteza e o risco encontram-se presentes em todos os aspectos cotidianos da vida, de maneira que o estudo desses aspectos devem permitir que as decisões sejam tomadas de maneira mais realística. O trabalho inicialmente analisa vários critérios para uma escolha e decisão com racionalidade; em seguida a teoria da utilidade esperada de von Neumann e Morgenstern é apresentada, bem como seus principais paradoxos. As teorias das perspectivas e das probabilidades não aditivas abrem novos campos de investigação nesse ambiente de incerteza e risco. Algumas considerações dessas teorias são incorporadas ao texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Breno Pascal de Lacerda. "O Papel do Entendimento na Aceitação de Teorias Científicas." Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) 26, no. 51 (September 30, 2019): 225–34. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n51id17020.

Full text
Abstract:
O critério de aceitação de uma teoria científica deve ser pautado no Entendimento da mesma. Isso porque a concepção de aceitação de teorias científicas com base na expressão dos valores epistêmicos não é possível, dado o problema da incomensurabilidade. Para resolver essa questão devemos considerar as competências de um agente epistêmico e como as mesmas sustentam sua aceitação. Ao analisar o processos de escolha de teorias científica, se pode concluir que o mesmo não está associado a mera formação de crenças em sua adequação empírica. Sendo um processo não vinculado com a verdade, e sim associado com a melhor explicação, consequentemente gerando melhor Entendimento, o qual é, logicamente e conceitualmente, quesito necessário para Aceitação de dado estado cognitivo consequente de uma Explicação. Como o Entendimento é uma característica de um agente virtuoso, podemos crer que a teoria escolhida seria resultado da habilidade de um agente virtuoso, e consequentemente uma teoria confiável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes, Ricardo Da Costa, and Selene Peres Peres Nunes. "Uma breve discussão sobre a fragilidade teórica nos campos da Administração Pública." Revista Estudos e Pesquisas em Administração 2, no. 1 (April 30, 2018): 134. http://dx.doi.org/10.30781/repad.v2i1.5996.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa as fragilidades teóricas, metodológicas e conceituais que acarreta a transposição, para o campo da Administração Pública, de diferentes teorias de todos os campos com que tem interdisciplinaridade. A disputa acirrada pela hegemonia travada por diferentes escolas de pensamento econômicas é amplificada porque o campo da Administração Pública recebe essas disputas sem que os autores identifiquem claramente os pressupostos e as implicações de cada teoria adotada, atribuindo ao fenômeno a escolha teórica, quando esta deveria decorrer de uma concepção de como o mundo funciona, com suas dimensões econômica e política. A disputa entre as teorias também faz com que não haja um paradigma estabelecido, o que transporta conflitos para as aplicações. A contribuição do estudo é mostrar que a adoção de teorias incompatíveis gera uma fragilidade que não será superada pela maior qualificação dos profissionais, pois as contradições teóricas persistirão até que um paradigma seja escolhido, o que é se torna difícil devido à rivalidade dos paradigmas transpostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Priest, Graham, and Daniel Durante. "Escolha Entre Teorias Lógicas: o caso dos contrafactuais vácuos." Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) 26, no. 51 (October 1, 2019): 467–85. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n51id18901.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Marcos Rodrigues da. "A melhor explicação: critérios para a escolha de teorias." Cognitio: Revista de Filosofia 18, no. 1 (July 10, 2017): 145. http://dx.doi.org/10.23925/2316-5278.2017v18i1p145-160.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrews, Christina W. "A teoria da escolha pública e as reformas do Estado: uma crítica habermasiana." Leviathan (São Paulo), no. 1 (May 4, 2004): 73. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2004.132251.

Full text
Abstract:
Neste artigo é apresentada uma análise crítica da teoria da Escolha Pública sob a ótica da teoria social de Jürgen Habermas. Essa análise se justifica pelos pontos de convergência entre as duas teorias, ainda que a partir de perspectivas opostas. Enquanto a teoria da Escolha Pública concebe a política como uma relação de troca entre Estado e eleitores, a teoria crítica habermasiana considera que é justamente esse aspecto da polí- tica de massas que deve ser superado pela ação comunicativa de cidadãos participantes. Procura-se demonstrar ao longo do texto que o impasse teórico da Escolha Pública – de um lado, como postula o “Teorema da Possibilidade Geral” de Kenneth Arrow, a impossibilidade de uma função-utilidade coletiva e de outro, a ambição normativa de fornecer parâmetros de eficiência para o fornecimento de bens públicos – reside, fundamentalmente, no pressuposto do individualismo metodológico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Todorov, João Claudio. "Animais, às vezes irracionais, mas previsíveis." Perspectivas em Análise do Comportamento 1, no. 1 (August 23, 2017): 1–4. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v1i1.11.

Full text
Abstract:
A crise econômica que se abateu sobre o mundo em 2008 continua a gerar publicações na imprensa baseadas nas teorias econômicas tradicionais, segundo as quais o homem é um ser que decide racionalmente entre escolhas econômicas. Erros pessoais de escolha seriam aleatórios e não teriam importância para a previsão, baseada em médias de populações. O presente trabalho comenta os avanços da economia que se apóia em novas teorias da psicologia, nas quais as “anomalias” da economia tradicional são previsíveis e controláveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da. "Políticas de governo e planejamento estratégico como problemas de escolha pública - I." Revista de Administração de Empresas 36, no. 3 (September 1996): 32–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901996000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as políticas públicas como decisões condicionadas pela estrutura constitucional-institucional e influenciada pela ação de grupos de pressão rent-seeking. Inicialmente recupera a tradição de escolha racional aplicada à política para discutir os limites da escolha coletiva, pública e democrática de acordo com o resultado clássico do Teorema de Arrow. Posteriormente, o artigo aborda as teorias econômicas da escolha pública e da política, dando especial destaque à escola de Public Choice de Buchanan e Tullock. Por fim, conclui que as políticas públicas devem ser restritas por um conjunto de regras e instituições que criem incentivos contratuais destinados a minimizar a ação dos agentes caçadores-de-renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da. "Políticas de governo e planejamento estratégico como problemas de escolha pública: II." Revista de Administração de Empresas 36, no. 4 (December 1996): 38–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901996000400005.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as políticas públicas como decisões condicionadas pela estrutura constitucional institucional e influenciadas pela ação de grupos de pressão rent-seeking. Inicialmente recupera a tradição de escolha racional aplicada à política para discutir os limites da escolha coletiva, pública e democrática de acordo com o resultado clássico do Teorema de Arrow. Posteriormente, o artigo aborda as teorias econõmicas da escolha pública e da política, dando especial destaque à escola de Public Choice de Buchanan e Tullock. Por fim, conclui que as políticas públicas devem ser restritas por um conjunto de regras e instituições que criem incentivos contratuais destinados a minimizar a ação dos agentes caçadores-de-renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Penna, Maria Lúcia F. "Reflexões sobre a epidemiologia atual." Physis: Revista de Saúde Coletiva 7, no. 1 (June 1997): 109–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73311997000100006.

Full text
Abstract:
A definição da epidemiologia como o estudo das doenças e sua distribuição na população utiliza dois conceitos centrais: população e doença. Este trabalho discute a compreensão destes dois conceitos pelos epidemiologistas e também a teoria do estilo de vida enquanto teoria etiológica implícita nos modernos estudos epidemiológicos. Aponta ainda a relação entre categorias nosológicas e teorias etiológicas, enfatizando o caráter instrumental destas categorias e teorias. O afastamento entre a epidemiologia e a saúde pública é abordado, assim como sua relação com as ciências sociais. Por fim, aponta a possibilidade de múltiplas perspectivas na escolha de uma causa entre vários aspectos dos mecanismos de produção de uma doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Strapazzon, Carlos Luiz, and Robison Tramontina. "As bases metodológicas/epistemológicas da rational choice theory (RCT) e a análise econômica do Direito." Prisma Juridico 14, no. 2 (January 7, 2016): 107–38. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v14n2.5036.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema central as bases metodológicas e epistemológicas da Teoria da Escolha racional (RCT), base instrumental da análise econômica do direito (EAL). Pretende expor a base epistemológica da RCT. Sustenta que a epistemologia de Lakatos é o referencial dessa. Desdobra-se, argumentativamente, em três momentos: a) apresentação da metodologia da Análise Econômica do Direito; b) explicitação do ferramental metodológico da RCT expressos nas teorias de Arrow e Downs, respectivamente e c) apreciação critica da base epistemológica da RCT. Adota uma abordagem descritiva-reconstrutiva fundada em técnicas típicas da pesquisa bibliográfica. Palavras-Chave: Análise econômica do Direito – Teoria da escolha Racional – Epistemologia lakatiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Almeida, Rafael Galvão de. "Processos de escolha de teorias e formação de um cânon na ciência econômica." Textos de Economia 23, no. 2 (December 14, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2020.e66533.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar os processos de escolhas de teorias, isto é, o que faz com que uma teoria seja incorporada ao mainstream da disciplina. Tal processo é importante, porque sinaliza a direção dos recursos utilizados em pesquisa. Embora a visão tradicional pressuponha um modelo competitivo, este artigo argumenta que existem falhas de mercado, além de outras disputas, que prejudicam o funcionamento normal da descoberta científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Garcia-Mijares, Miriam, and Maria Teresa Araujo Silva. "Dependência de drogas." Psicologia USP 17, no. 4 (2006): 213–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642006000400012.

Full text
Abstract:
O texto discute três teorias atuais de dependência de drogas: a Teoria Comportamental da dependência como escolha de Heyman, a Teoria da Sensibilização do incentivo de Robinson e Berridge, e a Teoria Neurobiológica da dependência como escolha, de Kalivas. Todas concordam em caracterizar a dependência como resultante de processos de aprendizagem em que droga e estímulos associados a seus efeitos adquirem controle potente sobre o comportamento. Diferenciam-se quanto aos processos de aprendizagem envolvidos. A Teoria Comportamental enfatiza componentes operantes e sustenta que o consumo repetido de drogas diminui o valor reforçador de atividades concorrentes. A Teoria da Sensibilização enfatiza componentes respondentes, propondo a dependência como resultado da sensibilização da potência eliciadora de estímulos condicionados aos efeitos da droga. A Teoria Neurobiológica integra as duas primeiras, descrevendo as mudanças no circuito do reforço que acontecem no processo de dependência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lino, Dalila. "A QUALIDADE DO CONTEXTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA PERSPETIVADA ATRAVÉS DA ESCOLHA E DO ENVOLVIMENTO." Nuances: estudos sobre Educação 25, no. 3 (December 22, 2014): 137–54. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3201.

Full text
Abstract:
As escolhas que fazemos ao longo do nosso percurso de vida definem quem somos, quer do ponto de vista pessoal quer do ponto de vista profissional e social. O principal objetivo deste estudo é avaliar e promover o desenvolvimento de um curriculum para a educação de infância que promova a competência da escolha e tomada de decisão das crianças em idade pré-escolar. A metodologia usada é o estudo de caso de natureza qualitativa e os dados são recolhidos através da Escala do Envolvimento e da análise das planificações das educadoras. O estudo desenvolveu-se em 3 salas de educação pré-escolar da rede pública e envolveu 48 crianças e 3 educadoras de infância. Os dados sugerem que existe uma relação entre a competência da escolha e tomada de decisão das crianças e o seu envolvimento nas atividades, quer nas atividades auto iniciadas quer nas atividades propostas pelas educadoras. A análise dos dados é sustentada nas teorias e abordagens pedagógicas de Dewey, Freinet, Malaguzzi e Weikart.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3201
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Klatt, Matthias. "Judicial Review e Equilíbrio Institucional: Comentários a Dimitrios Kyritsis | Judicial review and institutional balance: Comments on Dimitrios Kyritsis." Revista Publicum 5, no. 1 (November 4, 2019): 238–59. http://dx.doi.org/10.12957/publicum.2019.45588.

Full text
Abstract:
Dimitrios Kyritsis nos proporcionou uma notável e interessante teoria sobre a legitimidade do judicial review. Neste artigo eu sobreponho minha própria teoria sobre judicial review a de Kyritsis com o intuito de desenvolver precisamente um aporte com nossas concordâncias e discordâncias sobre o tema, viabilizando, assim, uma base para futuros e proveitosos debates entre nós. Eu resumi brevemente a teoria de Kyritsis, limitando-me às partes as quais considero relevante para minha discussão. Em seguida, eu apresentei minha própria teoria de concordância prática institucional, a qual pode ser aplicada para problemas envolvendo judicial review. A terceira seção compila alguns dos pontos em comum entre nossas teorias, enquanto a quarta seção lista brevemente algumas das pequenas divergências e problemas entre elas. Na quinta seção, eu me dediquei ao que penso ser a distinção mais importante entre nossas teorias, ou seja, a escolha entre o modelo combinatório ou o modelo separatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Robichaud, Alain. "Gestão, teorias implícitas e famílias: por uma perspectiva psicodinâmica." Organizações & Sociedade 7, no. 18 (August 2000): 65–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302000000200007.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, apresentamos as ligações que devemos compreender e elaborar entre a filosofia de gestão do dirigente e seus processos inconscientes. O quadro de referência teórico está montado sobre três conceitos básicos: demanda, restrições e escolha (variabilidade das práticas). O estudo da variabilidade das práticas pede outros conceitos, tais como o de teorias em uso do dirigente. Nossa contribuição é demonstrar que essa noção (teorias em uso) omite certas dimensões do sujeito que chamamos de teoria implícita. Em suma, nosso estudo mostra que qualquer pessoa, inclusive o líder, tem teorias implícitas e que estas influenciam muito na elaboração de suas teorias em uso; teorias que ele utiliza todos os dias na ação de direção dos negócios. O estudo de caso em profundidade visa dar apoio a essa contribuição. A filosofia de gestão dos dirigentes está baseada em idéias, noções, valores, crenças e convicções. Porém, o conjunto desses elementos está organizado e estruturado em diferentes níveis, a saber, os elementos cognitivos, as idéias e noções; elementos que são influenciados por dimensões emocionais. Isso se revela pela análise em profundidade do caso de um dirigente. Neste artigo, analisaremos um caso que mostra a coerência no plano de idéias/conceitos de gestão e as conexões com a história familiar do dirigente e com sua vida inconsciente (teoria implícita).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Freitas, Elis Magalhães Santos de, Merlise Rupolo, and Brigitte Renata Bezerra de Oliveira. "Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais." Organicom 11, no. 21 (December 24, 2014): 144. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139247.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar as principais características do processo de formação de estratégias internacionais de uma empresa no segmento de fruticultura do Vale do São Francisco, considerando a influência dos agentes externos e das escolhas gerencias. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos de estratégias e em seguida define-se internacionalização, à luz de teorias como: a “teoria de Uppsala”, o “modelo diamante”, o “resource-based view (RBV)”, o “ciclo de vida do produto”, o “paradigma eclético” e a “escolha adaptativa”. O segmento empírico da pesquisa é desenvolvido por meio de um estudo exploratório, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados deu-se mediante o uso do software Atlas.ti 6.0. Evidenciam-se as associações entre os modelos de internacionalização e o modo pelo qual as dimensões de análise são reforçados mutuamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Giglio, Ernesto Michelangelo, Luciana Massaro Onusic, and Wesley Mendes-da-Silva. "Determinantes Sociais da Rede de Colaboração entre Pesquisadores de Finanças no Brasil." Desenvolvimento em Questão 13, no. 30 (January 29, 2015): 24. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.24-59.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é analisar os motivos de escolha de parceiros que são coautores de artigos de finanças no Brasil, no período de 2003 a 2012, a partir de uma abordagem da teoria social de redes, a qual raramente é utilizada em trabalhos dessa natureza.Tendo como base os argumentos da teoria social de redes, criou-se a proposição orientadora que a escolha leva em conta variáveis sociais, tais como confiança e reputação, mas que predominam as variáveis racionais na percepção e nos discursos dos sujeitos. Após a identificação dos coautores em revista nacionais qualificadas foram coletados dados utilizando-se dois instrumentos - entrevistas em profundidade e questionários- e os resultados indicaram que a proposição se mantém. As variáveis racionais predominam nas percepções e discursos dos sujeitos, mas as variáveis sociais tornam-se presentes e adquirem maior importância no transcorrer da coleta. O benefício teórico do artigo é indicar o frame da teoria social de redes como capaz de investigar o fenômeno da escolha de parceiros, hoje explicado preferencialmente por teorias como da racionalidade limitada. Como consequência expande-se um leque de pesquisas sobre parcerias de qualquer natureza. O benefício metodológico é apresentar dois instrumentos de coleta que se mostraram capazes de distinguir configurações de redes quando se trata do tema de escolha de parceiros, colocando-se como contribuição para replicação em outros campos da Administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gusmão de Carvalho Neto, Eulália Raquel. "O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS." HOLOS 6 (December 11, 2015): 402. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2602.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre as teorias pedagógicas e os materiais escolares, em particular o livro didático. Fundamenta-se nas teorias que enfocam o ensino a partir de uma visão dialética e histórico-antropológica. Reflete sobre as contribuições históricas, sociológicas, filosóficas e psicológicas que articuladas constroem um campo de saber no qual floresce o fazer pedagógico. Considera que as teorias pedagógicas influenciam o livro didático com implicações que determinam sua estruturação metodológica e conceitual. Destaca a importância de o professor posicionar-se diante dos fundamentos educacionais e de suas implicações no processo de escolha do livro didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bittencourt, Maria Vitoria Fonseca. "A criança e a escolha do sexo." Revista de Psicanálise Stylus, no. 35 (March 8, 2018): 105–11. http://dx.doi.org/10.31683/stylus.v0i35.89.

Full text
Abstract:
O trabalho se propõe discutir a escolha do sexo na criança. Para desdobrar a questão da escolha do sexo na criança, uma expressão é indispensável: o gozo do corpo. A primeira manifestação de gozo é aquela em que a criança jubila diante de sua imagem no espelho. Mas, ao se fazer um corpo, advém a confrontação com arealidade sexual, que é o que há de mais hetero. O caso de Hans vem ilustrar esse gozo estrangeiro, fundamento de seu sintoma fóbico. Daí o tempo de sua “entrada no real” por meio de teorias sexuais infantis que vão produzir um saber, operando, assim, uma conjunção gozo e significante. Desse modo, escolher o sexo na busca da identidade se revela ilusório, pois não basta ter um corpo como garantia,entrando em jogo ter ou não ter o falo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fiuza, César, and Bruno Resende Azevedo Gontijo. "PROTEÇÃO AMBIENTAL E PERSONIFICAÇÃO DOS ANIMAIS." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 11, no. 22 (August 26, 2015): 55. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v11i22.441.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca fazer uma análise da questão da proteção aos animais, bem como de algumas teorias que explicam esta proteção. Afinal, é necessário atribuir-se personalidade aos animais para fins de proteção? Que animais devem ser protegidos? O paradigma pode ser outro que não o antropocêntrico? É possível aplicar-se a teoria da não maleficência na escolha dos animais a proteger? A partir da revisão de alguns conceitos basilares do Direito Civil, tais como sujeito de direito, capacidade de direito, personalidade e direito subjetivo, buscamos nos posicionar frente a este tema. Teorias, como a dos sujeitos de direito sem personalidade, bem como ideias de personificação dos animais foram abrangidas por este estudo. Ao final, nos posicionamos frente às questões levantadas, fundamentando o porquê de nos filiarmos a uma e não a outra corrente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Araújo, Karla Vasconcelos, Luciana de Góes Silva, José Luiz Alves, and Pablo Aurélio Lacerda de Almeida Pinto. "Educação e Políticas Públicas: Uma análise do Programa Robótica na Escola à luz da teoria comportamental." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 18, 2021): e11810817058. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17058.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de compreender o estímulo ao estudo da matemática e das disciplinas associadas às ciências da natureza, o presente estudo debruçou-se sobre as teorias do comportamento humano e nudges, para analisar o Programa Robótica na Escola, da Prefeitura do Recife. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, a análise documental do projeto disponibilizado pela Prefeitura e entrevistas não estruturadas realizada com professores do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC) e Centro Comunitário da Paz (COMPAZ), que permitiu construir um arcabouço teórico sobre a temática e uma compreensão da amplitude do projeto, que abrange não apenas as escolas da rede municipal, como também as creches e núcleos do COMPAZ. Por mais que o Programa seja adaptado à realidade de cada espaço, é possível identificar que aspectos relacionados às teorias do comportamento humano e nudges, estão presentes na sua elaboração e implantação, a partir do momento que essa ação influencia no comportamento humano sem qualquer estímulo financeiro, visto que é oferecido em caráter público, sem tolher a liberdade, por ser uma disciplina eletiva, e oferece ao participante uma maior possibilidade de ter uma escolha nomeada como ideal, que é ser estudioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Leandro da Costa, and Mácia Reis Machado. "Gestão Fiscal como Determinante da Transparência Fiscal Ativa: Um Estudo nos Municípios Paraibanos." Revista Evidenciação Contábil & Finanças 9, no. 1 (February 11, 2021): 77–96. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.45620.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar de que maneira a Gestão Fiscal influencia a Transparência Fiscal Ativa nos municípios paraibanos. Fundamento: Mesmo existindo diversas leis direcionadas para a promoção de uma melhor transparência das informações governamentais, estabelecendo prazos e níveis mínimos de informações a serem disponibilizadas, assim como penalidades, ainda se observa um baixo nível de transparência, conforme evidenciam os relatos empíricos. Dessa maneira, a presente pesquisa alicerçou-se nas teorias da Agência, Escolha Pública e do Gerenciamento de Impressão para atingir seu objetivo, uma vez que em sinergia, estas teorias explicam que na busca por seus interesses pessoais, o gestor público tende a escolher ações que maximizem a sua reeleição ou que mantenham o seu partido político no poder, direcionando esforços para o gerenciamento das informações que serão disponibilizadas ao cidadão, buscando transparecer informações positivas e que causem uma boa impressão e ocultando informações negativas que causem má impressão. Método: Para estimar a relação entre as variáveis utilizou-se a regressão pooled OLS com dados em painel, utilizando modelos com e sem defasagem para as variáveis independentes. O recorte temporal foi de 2013 a 2016, devido a disponibilidade de dados. A amostra compreendeu 157 municípios paraibanos, o que representa cerca de 70% do total de municípios. Resultados: Os resultados evidenciam relação positiva entre a Gestão Fiscal do Gasto com Pessoal e Liquidez e o Índice de Transparência Fiscal Ativa, corroborando com o que discorrem as teorias da Agência, Escolha Pública e Gerenciamento de Impressão. Assim, quanto melhor a Gestão Fiscal nestas dimensões, melhor é a transparência dada as informações, uma vez que a divulgação de resultados positivos gera uma imagem melhor do gestor público (agente) perante o cidadão/eleitor (principal), melhorando a sua chance de reeleição ou o mantimento de seu partido político no poder. De maneira geral a pesquisa conclui que a Gestão Fiscal dos Municípios paraibanos influi na sua Transparência Fiscal Ativa e que as leis e normas não garantem, sozinhas, o nível adequado de transparência. Contribuições: Analisar pela ótica das teorias da Agência, Escolha Pública e Gerenciamento de Impressão a Transparência Fiscal dos municípios paraibanos, proporcionando assim um panorama maior na análise deste assunto, o qual detém ramificações políticas, econômicas e sociais que afetam a vida de milhões de indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Catharino, Alex. "A Filosofia da Liberdade na Saga de Filmes Star Wars – Parte 1." MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics 2, no. 1 (June 1, 2014): 259–77. http://dx.doi.org/10.30800/mises.2014.v2.605.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as noções de liberdade e de escolha humanas que permeiam a saga de filmes Guerra nas Estrelas, do cineasta George Lucas. Além de abordar a narratologia da série a partir das teorias do monomito de Joseph Campbell, o autor demonstra que as estórias também podem ser compreendidas à luz da noção de imaginação moral de Russell Kirk. O autor discute os aspectos filosóficos e praxeológicos da estória e ressalta como estas narrativas podem ser apropriadas como exemplos ilustrativos de algumas propostas teóricas da Escola Austríaca de Economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Júnior, Josivaldo Atanásio de Lima, Luiz Mendes Filho, Gislainy Laíse da Silva, and Jackson de Souza. "COMENTÁRIOS DE VIAGEM NA INTERNET NA ESCOLHA DE UM DESTINO TURÍSTICO: UM ESTUDO BASEADO NAS TEORIAS DO COMPORTAMENTO PLANEJADO E ACEITAÇÃO TECNOLÓGICA." Turismo - Visão e Ação 18, no. 2 (May 25, 2016): 300. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p300-326.

Full text
Abstract:
Uma das formas de conteúdo gerado pelo usuário (CGU) no turismo são os Comentários de Viagens na Internet (CVI). Os CVIs consistem em comentários postados por viajantes, como opiniões de suas viagens, influenciando positiva ou negativamente o processo de planejamento de viagem do indivíduo que visualizará tal conteúdo. A pesquisa teve por objetivo analisar fatores comportamentais e tecnológicos que influenciam a utilização dos CVIs na escolha de um destino turístico, bem como apresentar o perfil destes usuários e descrever como é realizada sua utilização na escolha de um destino turístico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, a qual teve como amostra o total de 118 turistas que visitaram a praia de Ponta Negra, Natal/RN, em outubro de 2015. Foram utilizados questionários estruturados, os quais estabeleceram uma relação entre a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e o Modelo de aceitação Tecnológica (TAM). Os resultados apontam que os respondentes utilizam bastante os CVIs para escolher um destino turístico, porém não colaboram com sua disseminação da mesma forma que leem. No que se refere aos fatores relacionados à TPB e ao TAM, identificou-se que todos alcançaram resultados positivos, corroborando com a forte influência dos CVIs na escolha de um destino turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nogueira de Sá, Luis Filipe Vellozo, and Robert Luther Salviato Detoni. "A Análise Econômica do Direito no controle externo das políticas públicas." Revista Controle - Doutrina e Artigos 17, no. 1 (August 7, 2019): 252–84. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v17i1.486.

Full text
Abstract:
De grande importância e impacto no cotidiano das pessoas, o tema da política pública envolve questões como: grupos de interesse, planejamento governamental, escassez de recursos e onde, para quê e para quem destinar os recursos públicos. Da escassez dos recursos nasce a colisão de direitos, pois esses direitos têm custos que limitam sua efetivação e obrigam escolhas, demonstrando a interação entre o direito e a economia. Não basta que o gasto atenda à legalidade; é preciso trazer também resultados à sociedade, o que exige novo esforço do controle externo na avaliação de políticas públicas. A Análise Econômica do Direito (AED) poderá prestar uma enorme contribuição nesse processo, mediante conceitos e teorias como: eficiência, escassez (trade-offs e custo de oportunidade), economicidade, incentivos, assimetria informacional, teoria da escolha pública e economia comportamental. A partir de pesquisa bibliográfica, este artigo pretende demonstrar como a aproximação com a economia, por meio do estudo teórico da AED, pode auxiliar na formulação e avaliação de políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Marques, Vagner Antônio, Cássia Espírito Santo Silva, and Roanjali Auxiliadora G. Salviano. "FATORES DETERMINANTES DA ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO." Revista de Contabilidade da UFBA 10, no. 3 (November 29, 2016): 177. http://dx.doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.17767.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi identificar e analisar os fatores determinantes da escolha pelo curso de Ciências Contábeis na perspectiva dos estudantes de uma das maiores universidades privadas do país. O estudo de natureza descritiva, survey e quantitativo analisou dados de 252 questionários aplicados no período de agosto a outubro de 2015. Como estratégia de pesquisa utilizou-se a estatística descritiva e os testes de diferenças entre as médias e de proporção. Os resultados evidenciaram que os fatores mais relevantes para a escolha foram: (1) possibilidade de atuar em diversas áreas, (2) imagem e reputação da instituição, (3) curso que evolui com o mercado, (4) profissão que proporciona autonomia de atuação, (5) amplia a cultura e desenvolvimento geral e (6) profissão que possui grande oferta de emprego. Os fatores com menor relevância para o processo decisório de escolha pelo curso de Ciências Contábeis foram: (1) obtenção de custeio pela empresa onde trabalha/trabalhou, (2) influência da empresa onde trabalha/trabalhou, (3) administrar empresa da família e (4) tradição familiar. Os testes de diferenças entre as médias confirmaram a homogeneidade entre os grupos para 16 das 50 questões levantadas, além disso, as diferenças observadas ocorreram em períodos específicos e não de forma consistente, reforçando um padrão de respostas observados na amostra estudado. O estudo contribui com a literatura e com os gestores de cursos e instituições de ensino na área de contabilidade, pois evidenciou os fatores mais (menos) importantes na escolha pelo curso de Ciências Contábeis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rosa, Alexandre Reis, and Patrícia Mendonça. "Movimentos sociais e análise organizacional: explorando possibilidades a partir da teoria de frames e a de oportunidades políticas." Organizações & Sociedade 18, no. 59 (December 2011): 643–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302011000400005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho consiste em recuperar o debate sobre movimentos sociais e explorar possibilidades de análise organizacional a partir da teoria de frames e a de oportunidades políticas. Para isso, discutimos como os debates sobre movimentos sociais produziram diversas possibilidades de análise, as quais tentaram dar conta de uma dicotomia fundamental no campo, qual seja, a escolha entre "estratégia" ou "identidade" como ênfase da ação coletiva. Entre as alternativas formuladas para superar a respectiva dicotomia, estão as teorias de frames e das oportunidades políticas que, em conjunto, buscam resgatar a dimensão cultural e política dos movimentos sociais. Para discutir a contribuição dessas teorias nas áreas de administração pública, políticas públicas e gestão social, buscou-se trazer exemplos de análises empíricas que fizeram uso de tal literatura recentemente no Brasil. Embora desenvolvida em outro contexto sociopolítico, acreditamos que esta abordagem teórica tem grande potencial analítico e pode ser testada em outras análises que busquem compreender tais dimensões da ação coletiva nos movimentos sociais em contexto brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Moraes, Amaury Cesar de. "Ciência e ideologia na prática dos professores de sociologia no ensino médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso?" Educação & Realidade 39, no. 1 (March 2014): 17–38. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-62362014000100003.

Full text
Abstract:
O impacto que a inclusão da sociologia nos currículos do ensino médio causou no âmbito da escola e no campo das ciências sociais tem sido avaliado sob diferentes perspectivas: a) para uma, há perigo de que a sociologia não seja ensinada como ciência, mas como discurso ideológico; b) para outra, o ensino de Sociologia deve ser conscientizador e transformador da sociedade; c) uma terceira enfatiza seu caráter de alfabetização científica, ao equipar estudantes com teorias e métodos, levando-os à consciência de si mesmos e do mundo em que vivem. Pensando a escola média como espaço público, a escolha por uma das vertentes vai além das convicções pessoais do professor, sendo norteada por sua responsabilidade como formador de cidadãos autônomos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carvalho, Bruno Sciberras de. "Individualismo metodológico, racionalidade e ação instrumental: a proposta cognitiva de Raymond Boudon." Revista de Sociologia e Política 18, no. 37 (October 2010): 111–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782010000300008.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as proposições teóricas do individualismo metodológico de Raymond Boudon, que procura desvincular-se de perspectivas que ressaltam a concepção de racionalidade instrumental, como o entendimento da escolha racional. As diferenças entre a conduta instrumental e a idéia de racionalidade cognitiva propostas pelo sociólogo envolvem temas centrais da reflexão social atual, principalmente possíveis vínculos problemáticos entre a tradição sociológica e certa ontologia econômica. Para mostrar a particularidade do individualismo metodológico de Boudon e sua noção de racionalidade cognitiva, exponho, primeiramente, as suas principais críticas ao paradigma instrumental. Posteriormente, debato as alternativas sugeridas por Boudon, principalmente a idéia de que os agentes incorporam crenças ou teorias simplesmente porque têm "boas razões" e a sua noção de uma "racionalização difusa". Finalmente, procuro analisar de que forma a teoria do autor francês aponta falhas da visão economicista de racionalidade, embora apresente algumas proposições imprecisas. Assim, ao mesmo tempo em que assinala importante falta de conexão entre a agência individual e o contexto social na teoria da escolha racional, Boudon elabora uma concepção universalista de racionalidade que parece não observar fundamentos circunstanciais e delimitados da realidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ramalho, Emmanuel. "Ciência e ideologia: análise do “discurso polêmico antimágico” na teoria intelectualista da magia de Edward Tylor e James Frazer." Diversidade Religiosa 9, no. 1 (July 30, 2019): 265. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2019v9n1.47221.

Full text
Abstract:
Desde a introdução da noção de magia no ocidente, no século VI a.C., esta tem sido usada como uma ferramenta de exclusão e controle social em que certos grupos étnicos, religiosos, políticos dominantes têm a utilizado para marginalizar e estigmatizar ideias, crenças, práticas ou comportamentos de outros grupos adversários ou considerados desviantes. Este fenômeno se denomina discurso polêmico antimágico (DPA). Tal discurso esteve presente na formação da socioantropologia no século XIX e na construção de suas teorias da magia. A presença do DPA nessas teorias põe sob suspeita o conhecimento socioantropológico produzido acerca da magia, pois, desta forma, a produção científica se confunde com reprodução ideológica. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como e em que medida o discurso polêmico antimágico se insere naquele que foi o primeiro grande empreendimento teórico sobre magia na socioantropologia, a teoria intelectualista da magia dos britânicos Edward Tylor e James Fazer. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa é a análise do discurso e dos discursos polêmicos de Norman Fairclough e Wouter Hanegraaff, respectivamente. Esta tese argumenta que o DPA está inserido de maneira estruturante nas teorias da magia de Tylor e James, demarcando suas fontes, definições, escolha de objetos de pesquisa. O alvo do discurso polêmico na teoria intelectualista – e que tem suas ideias, crenças, práticas ou comportamentos estigmatizados – é, predominantemente, a figura do selvagem. O DPA na teoria intelectualista cumpre, em particular, as funções político-ideológicas de, primeiro, construir, em contraste com a identidade estigmatizada do primitivo, a identidade do indivíduo moderno, ocidental e civilizado, e, segundo, de legitimar o processo de colonização/imperialismo europeu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Sirico, Robert. "Os Escolásticos Tardios e o Elo Austríaco para o Pensamento Econômico Católico Moderno." MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics 5, no. 1 (December 9, 2017): 101–7. http://dx.doi.org/10.30800/mises.2017.v5.45.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de afinidades entre o pensamento católico e as teorias da escola austríaca de economia. Para tal, argumenta-se que se deve redescobrir o pensamento econômico dos escolásticos tardios. A ênfase austríaca na subjetividade e na escolha oferece a transmissão de um corpo de pensamento que torna coerente, notável e forte o elo entre a economia católica antiga e nova. O artigo encerra com reaparecimento dessas ideias na economia católica moderna. Traça-se assim um esboço de um quadro de uma tradição intelectual iniciada na escolástica, passando por Carl Menger e pelo filósofo Franz Brentano, até sua reintegração na doutrina social católica sob Karol Wojtyla.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Koslowski, Adilson. "O CRITÉRIO DE CIENTIFICIDADE POR MEIO DAS VIRTUDES." Sapere Aude 8, no. 16 (December 21, 2017): 492. http://dx.doi.org/10.5752/p.2177-6342.2017v8n16p492.

Full text
Abstract:
<p> </p><p>O problema da demarcação é uma das clássicas questões em filosofia da ciência. Ele não teve muita atenção nas últimas décadas entre os filósofos da ciência comparada àquela recebida nos inícios do século XX, contudo continua sendo importante. Pensamos existir várias formas de buscar uma solução ao desafio. Apresentaremos uma proposta que tem suas origens na filosofia da ciência de Thomas Kuhn (1973). A escolha de teorias é baseada nas virtudes cognitivas e pragmáticas das teorias. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

CELANI, Maria Antonieta Alba. "Um desafio na Linguística Aplicada contemporânea: a construção de saberes locais." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 32, no. 2 (August 2016): 543–55. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445081919576720433.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste trabalho é discutir a relação teoria e prática e a partir daí, desenvolver os conceitos de saber local e saber global. A gênese da escolha deste tema nasceu de meu envolvimento com a coordenação de um curso de Especialização para professores de Inglês da escola pública brasileira. Acreditava-se que talvez o curso não estivesse apresentando os resultados esperados justamente porque a relação teoria e prática não era claramente entendida ou talvez apresentada aos participantes. Não acontecia o entendimento de conhecimento global, apresentado no curso como teoria, em conhecimento local, necessário para atender necessidades de uma escola em particular ou até de uma classe, em um momento também particular. Neste caso, a experiência e o manejo de classe poderiam ajudar mais. Como tornar o conhecimento global, local? Aparentemente, no exemplo mencionado, estava havendo uma desconexão sobre o que se tratava do ponto de vista teórico, isto é, do ponto de vista das teorias de ensino-aprendizagem, com possíveis problemas que estivessem ocorrendo em uma sala de aula específica ou, talvez, por um aluno ou grupo de alunos, em particular. Neste caso o problema seria local e não poria em questão a teoria. Haveria, no entanto, necessidade de se adaptar a teoria para aquela situação específica, ou até de esquecer a teoria para tratar daquele caso em particular. Aí entra certamente a voz da experiência em sala de aula. O texto desenvolve os conceitos de local e global e mostra os pressupostos que os envolvem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Melo, J. M. Vaz Marta de Sampaio e. "Imprefeições e Competição no Mercado Político." Review of Business and Legal Sciences, no. 3 (June 30, 2017): 154. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i3.778.

Full text
Abstract:
As teorias da escolha pública ou a racionalidade das políticas divergem doutras abordagens ao estudo do comportamento político, na medida em que assentam em modelos nas quais indivíduos racionais procuram promover os seus próprios interesses. Neste trabalho apresentamos alguns dos principais modelos que encarnam este pressuposto de comportamento político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dagios, Magnus. "Justiça e liberdades: a abordagem das capacidades públicas." Revista Opinião Filosófica 9, no. 2 (February 3, 2019): 246–62. http://dx.doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v9i2.876.

Full text
Abstract:
Amartya Sen faz críticas as noções de justiça dos contratualistas. Segundo Sen, os contratualistas possuem teorias da justiça que seriam sobretudo “ideais a priori” de justiça. Tal modelo visa a garantia de instituições perfeitamente justas. Sen estabelece que o método mais apropriado para as teorias da justiça seria o método comparativo que faz análises dos diferentes modos de vida que as pessoas reais conseguem objetivar. O principal é o conceito de capacidades: a capacidade de uma pessoa para realizar coisas que julga serem fundamentais para ela. Mais importante que a culminação do objetivo é a oportunidade de possuir alternativas de escolha, e ter a liberdade para decidir. O problema na teoria de Sen é que não estabelece um limite com o qual é possível políticas públicas e institucionais para a realização das capacidades. Por isso, estabeleço a ideia de capacidades públicas que seriam as únicas que um Estado se interessaria em fornecer aos seus cidadãos, aumentando seus funcionamentos e suas liberdades substanciais. A melhora das demais capacidades individuais restariam aos indivíduos se auto proverem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Medeiros, Letícia Galery, and Christian Haag Kristensen. "A efetividade da terapia de exposição para tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático." Revista Grifos 19, no. 28/29 (November 25, 2011): 37. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v19i28/29.862.

Full text
Abstract:
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno de ansiedade que se desenvolve em indivíduos após a exposição a um evento estressor traumático, como violência interpessoal, acidentes ou desastres naturais. A psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC) é o tratamento de escolha para este transtorno podendo envolver diferentes componentes, tais como psicoeducação, reestruturação cognitiva ou exposição. A terapia de exposição possui seus fundamentos na teoria do processamento emocional e pode ser empregada tanto como um componente da TCC quanto como um tratamento único. Este ensaio visa discutir a efetividade da terapia de exposição no TEPT. Inicialmente, serão apresentadas as teorias que embasam os tratamentos cognitivo-comportamentais para o TEPT. Após, serão revisadas as modalidades de exposição para o TEPT e por fim, são consideradas as limitações do tratamento com exposição. Conclui-se que apesar da terapia de exposição não ser efetiva para todos os tipos de pacientes e nem para todos os tipos de traumas, pode ser considerada o tratamento de escolha para o TEPT, apresentando elevado apoio empírico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Duboc, Ana Paula Martinez. "Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 11, no. 3 (2011): 727–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982011000300007.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma reflexão acerca de propostas curriculares para o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira diante das recentes transformações das sociedades contemporâneas, assumindo como aporte teórico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias têm apresentado interessantes reconceituações de conhecimento, de língua e de pedagogia. O artigo analisará duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscará investigar as bases epistemológicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexão sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalização, com ênfase para o embate entre local e global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moura, Joana Tereza Vaz de, Alan Daniel Freire Lacerda, and Lindijane Bento Almeida. "A anatomia da participação: os conselhos como arena decisória." Plural (São Paulo. Online) 18, no. 1 (June 8, 2011): 117. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74524.

Full text
Abstract:
<p>Como espaços de expressão democrática, desde a Constituição de 1988, os conselhos fazem parte de um arcabouço institucional que prevê a participação da sociedade na gestão das políticas públicas. A literatura especializada usualmente tem analisado tais órgãos à luz de teorias sobre participação e cidadania, faltando um olhar mais detido sobre o processo decisório no interior desses grupos. O objetivo deste trabalho é formular uma abordagem analítica unificada que procure suprir a carência mencionada, integrando a teoria das elites, a da escolha pública e o pluralismo. Com isso, espera-se entender de maneira mais refinada a formação de preferências e de grupos dirigentes no âmbito dos conselhos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Goldszmidt, Rafael G. B. "Visão panorâmica de estratégia." GV-executivo 4, no. 4 (October 3, 2006): 92. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v4n4.2006.34426.

Full text
Abstract:
Livro analisa uma ampla gama de teorias sobre estrat&eacute;gia organizadas em quatro perspectivas. Ao longo da obra, tais perspectivas s&atilde;o confrontadas entre si em rela&ccedil;&atilde;o a temas t&atilde;o importantes quanto lideran&ccedil;a, escolha, crescimento e mudan&ccedil;a.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos, Antonio Marques, and Angélica Noleto da Silva. "Teorias das inteligências múltiplas e suas contribuições no ensino aprendizagem da disciplina de Física." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 17, 2020): e355973216. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3216.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para o ensino de física, explorando as inteligências múltiplas, sendo elas; linguística, lógico matemática e visuoespacial. A análise e coleta de dados foram realizadas na escola pública municipal Francisco Sá Sobrinho, onde eram ministradas as aulas, localizada na cidade de São João dos Patos Maranhão no nono ano do ensino fundamental, a escolha deste ano se dá em razão de ser nele que os discentes têm o primeiro contato com as especificações da disciplina de física. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e em seguida uma pesquisa de campo com intervenções pedagógicas e aulas diferenciadas, as quais possibilitaram obter informações sobre como se dão as dificuldades dos discentes na disciplina de física frente a situações de estímulo das inteligências linguística, lógico matemática e visuoespacial. Os dados obtidos receberam um tratamento quantitativo e qualitativo. Com as intervenções pedagógicas os alunos mostraram bons resultados, manifestaram mais interesse, gostaram das aulas, e durante as mesmas eles podiam se sentir à vontade para manifestar-se, questionar, mostrar seus pontos de vistas, além disso, nas atividades avaliativas os discentes não ficam com o mesmo peso de uma avaliação, onde geralmente ficam nervosos. Assim a pesquisa pretende utilizar as Inteligências Múltiplas de Gardner para o ensino e aprendizagem na disciplina de Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gomes, Rolfi Cintas, Rogério Homem da Costa, Alexandre Aparecido Neves, Juliano Schimiguel, Ismar Frango Silveira, and Luiz Henrique Amaral. "Teorias de aprendizagem: pré-concepções de alunos da área de exatas do ensino superior privado da cidade de São Paulo." Ciência & Educação (Bauru) 16, no. 3 (2010): 695–708. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132010000300013.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca analisar as preferências de aprendizagem de alunos de cursos superiores na área de Ciências Exatas, de maneira a verificar que aspectos das principais teorias de aprendizagem se tornam mais adequados a este perfil de aluno. Para isso, foram observados os principais elementos das Teorias de Ensino e Aprendizagem Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Significativa, e sintetizados em um formulário de perguntas de múltipla escolha. Foi estudado um grupo de alunos de uma Universidade da cidade São Paulo, sendo 26 alunos do primeiro ano do curso de Ciência da Computação e 22 alunos de Engenharia Mecânica, formando uma população de 48 alunos. Os resultados desta pesquisa são explicitados e algumas considerações a respeito são apresentadas neste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pessenda, Bruna, Thais De Souza Mascotti, and Hugo Ferrari Cardoso. "Intervenção em orientação profissional em estudantes de escolas públicas brasileiras: uma revisão narrativa." Estudos Interdisciplinares em Psicologia 9, no. 3 (October 8, 2018): 123. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p123.

Full text
Abstract:
Programas de intervenção em Orientação Profissional (OP) nas escolas públicas podem fornecer oportunidades de os estudantes discutirem sobre a sociedade, o mundo do trabalho e os significados da escolha profissional, o que possivelmente os prepararia para uma entrada mais crítica e consciente no mundo do trabalho. Assim, este estudo visou realizar uma revisão narrativa de artigos nacionais voltados para grupos de intervenção em OP. Para tanto, foi pesquisado em duas bases de dados (Pepsic e Scielo) as palavras-chave “orientação profissional” e “orientação vocacional”. O critério de seleção para análise dos artigos foi que contivessem intervenções em OP em alunos matriculados no ensino regular de escolas públicas. Foram encontrados apenas três artigos nas bases de dados pesquisadas, mostrando que se tem a necessidade de mais pesquisas, teorias e modelos que correspondam à realidade de escolas públicas, uma vez que tais pesquisas poderiam apontar novos rumos a serem tomados pela OP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Heller, Cláudia, and Jaylson Jair da Silveira. "Clássicos versus Keynes: a abordagem formal de David Champernowne." Estudos Econômicos (São Paulo) 42, no. 1 (March 2012): 183–216. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612012000100007.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo ressaltar um aspecto que não tem sido tratado com a devida profundidade na literatura que estuda a formalização da Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda de John Maynard Keynes (1936). Mais precisamente, o texto destaca a estratégia de formalização adotada por David G. Champernowne em seu artigo intitulado "Unemployment, Basic and Monetary: the classical analysis and the keynesian", publicado em 1935-36 na Review of Economic Studies. Chamamos a atenção para o fato dele distinguir a teoria clássica da teoria de Keynes não apenas pelos pressupostos adotados por cada teoria, mas principalmente pela construção de subsistemas a partir de um sistema geral, com características recursivas (relações de causalidade) distintas. As explicações "em prosa", a descrição algébrica das funções comportamentais e condições de equilíbrio e a ilustração por meio de diagramas, além da escolha de conjuntos específicos de variáveis para representar cada uma das teorias e suas diferentes versões são aspectos deste artigo de Champernowne que merecem uma análise mais minuciosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Barros, Denise Franca, João Felipe Rammelt Sauerbronn, and Eduardo André Teixeira Ayrosa. "Representações do eleitor: revendo teorias e propondo novos caminhos." Revista de Administração Pública 46, no. 2 (April 2012): 477–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000200007.

Full text
Abstract:
Em virtude da restrita produção acadêmica sobre comportamento do eleitor e marketing político na administração pública, acreditamos que a sistematização do conhecimento produzido na área possa ser capaz de mostrar um amplo campo de possibilidades para futuros estudos críticos, teóricos e empíricos. Observamos que a maior parte das pesquisas acompanha a orientação tradicional, dominante no marketing gerencial. Esses estudos partem do pressuposto de que o marketing político é uma ferramenta utilizada para influenciar o eleitor e que a escolha política é uma decisão eminentemente racional. Assim, o marketing político é normalmente tratado como uma subárea do marketing e, acompanhando a visão dominante dessa disciplina, é visto como essencialmente utilitário. Desta forma, se o candidato é encarado como um produto, seria possível mudar seu "composto de marketing" para "reposicioná-lo". Entendemos que esses pressupostos não só diminuem a importância política do processo e subestimam as capacidades tanto do eleitor quanto do político, como também superestimam a importância da propaganda política. Uma alternativa a essa visão passa pela compreensão da incapacidade de separar razão e emoção durante o processo de formação de preferências do indivíduo. Este artigo tem por objetivo realizar uma breve revisão teórica dos estudos do comportamento do eleitor, apontando outras perspectivas possíveis para o desenvolvimento da pesquisa na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Alves de Lima, Ricardo, and Eteócles Brito Mendonça Dias Júnior. "INDICATIVOS OU MANDADOS CONSTITUCIONAIS DE CRIMINALIZAÇÃO." Revista Fronteiras Interdisciplinares do Direito 2, no. 1 (November 10, 2020): 176–207. http://dx.doi.org/10.23925/2596-3333.2020v2i1a9.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo é demonstrar o atual cenário jurídico penal quanto ao entendimento das teorias que constituem fundamento para a salvaguarda de interesses e valores constitucionais através da força do direito penal, e a escolha de bens jurídicos merecedores de proteção (teoria do bem jurídico-penal), dentro de uma ordem axiológica constitucional que limita a atuação do Estado, e ao mesmo tempo indica pela necessidade de criminalização de novas condutas, ou de se equilibrar as punições em respeito aos princípios constitucionais, especialmente da proporcionalidade, em suas diversas vertentes, e do princípio da vedação do excesso. Na pesquisa foi utilizado o método dedutivo através da pesquisa bibliográfica da doutrina nacional e internacional, realizando uma análise dos conceitos e das teorias que nascem dentro de uma amplitude supranacional, e vêm sendo transpostas substancialmente para as constituições de diversos países, direcionando a atuação do legislador, bem como, influenciando as tomadas de decisões e soluções de conflitos pelo Poder Judiciário, na salvaguarda de interesses comuns, dos direitos e das garantias fundamentais e dos direitos humanos. Nesta direção apresenta-se o entendimento final pela existência de mandados constitucionais de criminalização, e a inexistência de instrumentos jurídicos hábeis para o controle, sobretudo, a correção de omissões legislativas quanto à criminalização de bens jurídicos necessários de proteção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Steiner, Peter. "Poiesis como tomada de decisão: Chklóvski, Tyniánov, Bakhtin." RUS (São Paulo) 11, no. 16 (September 25, 2020): 98–124. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.172460.

Full text
Abstract:
A ciência da decisão é uma disciplina relativamente nova: é o produto da imbricação entre matemática, psicologia, economia e outros ramos do saber. Ela estuda como as pessoas fazem suas escolhas e procura fornecer um “quadro racional de escolha entre alternativas possíveis quando as consequências resultantes de tal ação são imprecisamente conhecidas”. Meu artigo aborda as teorias de Viktor Chklóvski e Iúri Tyniánov resumindo como esses dois membros da Sociedade para o Estudo da Linguagem Poética (OPOIAZ), de São Petersburgo, consideravam o escritor um agente racional que almejava um objetivo específico e os meios disponíveis para obtê-lo. Para concluir, justaponho a conceituação formalista de criatividade poética à visão de Mikhail Bakhtin sobre o mesmo assunto, argumentando que a maneira como ele concebe as estratégias disponíveis ao autor literário se adequa a pressupostos da chamada “racionalidade interativa”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Klem de Mattos, Marselle Soares S., Gabriel Pereira da Silva, and Renato Faria da Gama. "O Problema da Consciência: por Onde Começar o Estudo?" Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 (March 2019): 175–80. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180165.

Full text
Abstract:
RESUMO O estudo do sistema nervoso e suas funções é fascinante e complexo. Um dos mais intrigantes assuntos deste campo é como a neurobiologia produz estados conscientes, o notório problema da consciência (cérebro e mente). Para esse estudo, são necessários conhecimentos tanto de neuroanatomia e fisiologia como de questões linguísticas e filosóficas, o que torna o assunto temido ou ignorado pelos estudantes de Medicina. Assim, aquele que vai iniciar o estudo desse capítulo da neurociência se depara com um questionamento: por onde começar? A quantidade de informação é muito grande, e o ponto de partida, em geral, pode ser a biologia, a psicologia ou a filosofia. Portanto, este ensaio tem como objetivo sugerir um caminho, entre vários possíveis, para nortear aqueles que desejam informações preliminares sobre o tema. Isto porque alguns estudantes têm dificuldade com o assunto por não dominarem alguns conceitos fundamentais ou desconhecerem as teorias defendidas, fixando-se apenas na vertente biológica do assunto. Desta maneira, na introdução deste manuscrito são apresentadas três possibilidades conceituais para a palavra consciência e alguns problemas de limitação do idioma. Na sequência, a neurobiologia é abordada de forma sucinta, com ênfase na atividade eletroquímica neuronal. Em seguida, são relatadas as teorias sobre a consciência e os pontos de vista de dois autores: David Chalmers e Daniel Dennett. A escolha desses autores para este trabalho visa demonstrar que tais teorias possuem movimento pendular: iniciando com Descartes e sua teoria dualista em um extremo, passando por outras teorias intermediárias e chegando até os materialistas reducionistas no extremo oposto. A metodologia se resume à pesquisa de artigos científicos sobre o tema. Por fim, embora a corrente majoritária defenda que a consciência é um fenômeno bioquímico, pois, para haver consciência é necessário cérebro, também há aqueles que defendem que a consciência não seja um atributo da matéria. Discussões como esta devem ser encorajadas e embasadas em fundamentação teórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Moura, Fábio Viana. "Decisões sobre o prazo de endividamento de empresas brasileiras de capital aberto – um modelo ajustado com base em teorias de imperfeições do mercado e ambiente macroeconômico (2000-2011)." Revista Organizações em Contexto 16, no. 31 (November 24, 2020): 267–88. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n31p267-288.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho foi o de identificar fatores que influenciam o prazo do endividamento de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. Com base em teorias de imperfeições do mercado, testou hipóteses sobre até que ponto as oportunidades de investimento, o tamanho e a qualidade da empresa, as despesas tributárias, a regulamentação do setor, a alavancagem financeira e, adicionalmente, a conjuntura macroeconômica afetariam a decisão das empresas observadas pela escolha de uma maior proporção de endividamento de curto prazo. Após ajustes na base de dados, foi observada uma amostra de 386 empresas, no período compreendido entre 2000 e 2011. O total das observações analisadas foi de 2385, organizadas em um painel não balanceado. Com o auxílio do software R-project, foram estimados e testados modelos de regressão múltipla: OLS pooling, de efeitos fixos e de efeitos aleatórios. Os testes indicaram um melhor ajuste para o modelo de efeitos fixos, que apresenta estimativas de coeficientes de regressão teoricamente consistentes com as predições das teorias que fundamentam o trabalho. O modelo testado mostra que hipóteses construídas com base em teorias de imperfeições de mercado e ambiente macroeconômico são relevantes para explicar o prazo de endividamento de companhias brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Paulo Sérgio da. "Voto e avaliação do Plano Real em 1998." Leviathan (São Paulo), no. 1 (May 4, 2004): 287. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2004.132260.

Full text
Abstract:
O objetivo, neste trabalho, é explicar o voto dos eleitores, na eleição presidencial de 1998, por meio da avaliação de custo e benefício do Plano Real. A literatura está centrada nas teorias econômicas que focalizam o voto como resultado da escolha racional dos indivíduos. A fonte de dados é uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Relações Internacionais (NUPRI), da Universidade de São Paulo. As técnicas estatísticas empregadas baseiam-se na construção de tabelas e cálculo dos coeficientes de associação, Phi e V de Cramér
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography