Academic literature on the topic 'Escritos antigos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Escritos antigos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Escritos antigos"

1

Banza, Ana Paula. "SOBRE O USO DO TEXTO ESCRITO EM LINGUÍSTICA HISTÓRICA: MITOS ANTIGOS E PRÁTICAS MODERNAS." Letras, no. 60 (October 13, 2020): 33–50. http://dx.doi.org/10.5902/2176148542435.

Full text
Abstract:
Resumo:O presente texto discute o uso de textos escritos como corpora em Linguística Histórica. Desde as suas origens, mas sobretudo no quadro teórico e metodológico da linguística moderna, incluindo a Sociolinguística laboviana, os dados da escrita têm sido encarados como “maus dados”, por comparação com os dados da oralidade, disponíveis para os estudos de sincronias modernas. Esta ideia junta-se a outras, que a tradição tem também perpetuado, sobre a natureza das fontes e os tipos de edição, que importa igualmente discutir à luz das alterações trazidas pela era digital à teoria e à prática
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Evellyne Patrícia F. de Sousa, and Tatiana Keller. "HARMONIA VOCÁLICA EM REGISTROS ESCRITOS ANTIGOS DO PORTUGUÊS." Fragmentum, no. 39 (June 16, 2014): 41. http://dx.doi.org/10.5902/14388.

Full text
Abstract:
A harmonia vocálica é comum no português moderno e, conforme Bisol (1981), bastante antiga. Diante desse fato e com base no pressuposto de que o registro escrito é um testemunho importante do comportamento de uma determinada língua em seus estágios anteriores, analisamos dados do latim vulgar até o português falado atualmente, passando por registros do português antigo, a fim de verificar a realização das vogais médias pretônicas /e/ e /o/ como /i/ e /u/ na presença de vogal alta em sílabas subsequentes. Observamos se há ocorrências desse processo em latim vulgar, o que indicaria que esse fenô
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fargetti, Cristina Martins, and Fernanda Regina Mistieri. "Poesia de Anchieta: uma metodologia para análise do acento em textos antigos." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 8, no. 1 (2017): 87–105. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v8i1.16312.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta os resultados obtidos da análise do acento em Tupi Antigo utilizando-se como base o corpus de 10 poemas escritos em língua Tupi pelo jesuíta Pe. José de Anchieta. Para tal estudo foi desenvolvida uma metodologia nova, que visa facilitar a localização do acento em textos poéticos rigidamente metrificados. Este método mostrou-se eficaz não somente na análise do Tupi Antigo, mas também em estudos que levam em conta material escrito em forma de poesia, de épocas passadas, quando gravações sonoras ainda não existiam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marques, Juliana Bastos. "Representação e visibilidade do mundo antigo na Wikipédia." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 32 (November 21, 2019): 2–17. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2019.164175.

Full text
Abstract:
Neste texto pretendo apresentar a situação atual da forma como o mundo antigo é representado na Wikipédia em português, tendo como ponto de partida uma análise dos artigos destacados sobre o tema. É importante estar a par dos discursos sobre os antigos fora da academia, ainda que costumem ser escritos por não especialistas, pois esses discursos têm uma presença muito maior para o público em geral e são usados constantemente como referência – muito mais do que os esforços dos especialistas em difundir conteúdo sobre o mundo antigo, elaborando materiais didáticos e de divulgação. O material pres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gama-Rolland, Cintia Alfieri. "Atividades físicas egípcias antigas." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 29 (December 30, 2017): 7–19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2017.140723.

Full text
Abstract:
Por meio da iconografia, dos documentos escritos e os vestígios arqueológicos, o presente artigo tem como objetivo apresentar o que conhecemos acerca da prática de atividades físicas no Egito Antigo. Tendo em vista o amplo material pesquisado trataremos de questões referentes à existência ou não do conceito de esporte para os egípcios antigos, bem como abordaremos as modalidades de atividades físicas conhecidas para essa civilização, dentre elas, a corrida, as lutas, a práticas de atividades com bolas, o pugilato, esgrima, equitação, dentre outras. Assim, pretendemos apresentar o estado atual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Carlos Gontijo. "Escrito para a cena barroca: a contextualização histórica na leitura contemporânea de textos dramáticos antigos." Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, no. 30 (August 28, 2019): 43–55. http://dx.doi.org/10.24261/2183-816x0430.

Full text
Abstract:
O leitor, a partir do seu próprio imaginário, constrói as cenas que lê num texto dramático. Assim, num contato mais imediato com o texto, o leitor organiza as ações da peça a partir de seu próprio referencial imagético. Em textos contemporâneos, especialmente aqueles que dialogam diretamente com as novas formas da cena, com sua hibridização entre as diferentes formas artísticas, é evocada a necessidade de algum conhecimento desta cena, pois o texto dramático é escrito com vistas a ser posto em cena em sua contemporaneidade. O mesmo acontece com o texto dramático antigo, pois também ele dialoga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dos Santos, Ana Lygia, and Neide Aparecida Arruda de Oliveira. "DE MISTÉRIOS, VENTOS E QUINTAIS – O VALE DO PARAIBA NAS CRÔNICAS DE SÔNIA GABRIEL." Revista Univap 22, no. 40 (2017): 276. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.715.

Full text
Abstract:
A cultura popular valeparaibana vem sendo resgatada por uma escritora que fincou raízes na região; para tanto, uma mirada é lançada sobre a cultura local e suas reverberações, nos escritos de Sônia Gabriel. A pesquisa tem como norte as narrativas valeparaibanas, registradas em três livros de sua autoria: Mistérios do Vale (2006, 2011 e 2016), Ventos Antigos (2013) e No quintal da Bruxa (2014). A partir de diferentes teóricos pretende-se discutir a importância da crônica como célula embrionária de memórias afetivas e formadora de identidade social; sobretudo, como um registro documental da cult
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Kühl, Paulo M. "A Ópera e o Final Feliz: Questões de Poética." Trans/Form/Ação 39, spe (2016): 37–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31732016000500004.

Full text
Abstract:
RESUMO: Desde os primórdios dos espetáculos teatrais inteiramente musicados, estabelece-se a convenção tácita do final feliz. Desse modo, até mesmo episódios oriundos de escritores antigos, com conhecidos finais funestos, acabaram sendo transformados, acomodando a trama aos usos dos locais onde óperas eram apresentadas. Apesar de parecer uma solução fácil ou episódica, há algumas questões poéticas envolvidas, o que transparece sobretudo em alguns escritos sobre ópera, no século XVIII. A proposta deste artigo é discutir, em primeiro lugar, através de exemplos, como o final feliz acontece em alg
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e., and Maria Laura Magalhães Gomes. "Escritos e testemunhos na cultura acadêmica de um curso de Matemática." Zetetike 27 (March 31, 2019): e019005. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654227.

Full text
Abstract:
Este artigo busca caracterizar a cultura acadêmica do curso de Matemática da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), posteriormente Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período 1960-1990. Com a análise de planos de ensino, diários de classe, livros-texto e entrevistas de antigos professores e alunos conduzidas na metodologia da História Oral, o estudo visou compreender as práticas pedagógicas realizadas e as concepções sobre o tipo de professor de Matemática que se pretendia formar. Quanto às práticas, destacaram-se a utilização da exposição oral, a organização do c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Costa, Fernando Morais. "Teorias sobre voz nas décadas de 1960 e 1970 e cinema contemporâneo." Novos Olhares 6, no. 2 (2017): 22. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131600.

Full text
Abstract:
A partir da recente redescoberta de determinados textos sobre voz escritos no decorrer das décadas de 1960 e 1970 por Derrida, Barthes e pelo menos evidente mas central para esta comunicação, Don Ihde, propomos, ao mesmo tempo em que fazemos a aproximação de diferentes campos com o cinema, a seguinte questão: o que tais trabalhos, conhecidos, antigos, mas recentemente reeditados, podem acrescentar ao que pensamos sobre som no cinema contemporâneo?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Escritos antigos"

1

Penido, Luiz Henrique Carvalho. "Escritas da suspensão: a aventura da escrita entre antigos, modernos e O Amanuense Belmiro." Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. http://hdl.handle.net/1843/ECAP-83PNF4.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo uma análise da problemática da escrita. Para tanto, enfocamos, em um primeiro momento, o campo pré-conceitual da escrita, sua relação com a palavra formular do aedo e a não-submissão do mito dionisíaco ao mestre da verdade. Em um segundo momento, orientamos nossa análise para a modernidade literária, mais precisamente, o modo como os corolários da experiência estético-existencial-retórica - o não-acabado, o insignificante, o fragmentário e a autonomia - desenham determinada aventura da escrita que se encaminha para o seu limite. Em um último momento, após a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Jackson da Silva. "An?lise sobre diferentes abordagens de configura??o eletr?nica de elementos apresentados em livros de qu?mica." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17658.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T15:41:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JacksonSS_DISSERT.pdf: 3709927 bytes, checksum: 4cec63d3bb80372612d5fdea7750717f (MD5) Previous issue date: 2011-05-20<br>Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior<br>This study aimed to identify and review of the conceptual differences presented by authors of books, focusing on the theme of electronic configuration. It shows the changing concepts of electronic configuration, its implications for the cognitive development of students and their relations with the contemporary world. We identified po
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Rafael Virgílio de. "O heroísmo na poética de Platão : uma biografia filosófica no drama dos diálogos /." Assis, 2018. http://hdl.handle.net/11449/153035.

Full text
Abstract:
Orientadora: Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi<br>Banca: Ivan Esperança Rocha<br>Banca: Germano Miguel Favaro Esteves<br>Banca: Nelson de Paiva Bondioli<br>Banca: Amanda Giacon Parra<br>Resumo: Para interpretar historicamente o pensamento de Platão é preciso, inicialmente, fazer uma pergunta essencial: quem foi Platão? A resposta tende a ser múltipla quando dada por um historiador que vive o cotidiano da Pós-Modernidade. Assim, pode-se dizer que Platão foi um grego que viveu de 429 a. C. a 348 a. C., membro de uma família aristocrática que descendia do legislador Sólon, cidadão de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CABRAL, Cláudia Maria. "Portugal e messianismo no advento da modernidade: um estudo a partir dos escritos políticos do Padre Antônio Vieira." Universidade Federal de Alfenas, 2016. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1101.

Full text
Abstract:
Padre Antônio Vieira é considerado um dos personagens mais importantes da história de Portugal, bem como do Brasil, por sua participação como missionário da Companhia de Jesus. Sendo assim, a presente pesquisa tem como tema o Messianismo como chave de interpretação da representação de Portugal nos Escritos Políticos de Vieira. O objetivo é analisar suas interpretações proféticas sobre o futuro do reino que estariam fundamentadas em uma tradição que se estabelecera, pelo menos, por volta do século XVI e que sofrera diversas influências e interpretações. Para alcançar os objetivos propostos, pre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ramos, Érika Rodrigues de Maynart. "Os escribas e a cultura mnemônica: status e intermediação de práticas culturais no reino médio egípcio." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14022019-102720/.

Full text
Abstract:
Durante o Reino Médio (c. 2040 1650 a.C), os escribas se autorreferenciaram como um grupo que não servia apenas aos interesses administrativos, mas também à demanda por um meio culto e educado da sociedade. Através deles, circulariam a propaganda real e doutrinação peculiares ao programa cultural daquele período para garantir a lealdade aos faraós. Entretanto, esse foi só mais um dos muitos aspectos e usos da literatura naquele contexto. O enaltecimento da realeza foi combinado ao caráter moralizador e à autorreferência do ofício dos escribas que compuseram os textos exortativos. Conhecidos c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bregalda, Maíra Meyer. "Gloria, libertas et al. = valores tradicionais da Roma republicana nos escritos filosóficos de Sêneca." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269181.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem<br>Made available in DSpace on 2018-08-17T22:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bregalda_MairaMeyer_D.pdf: 1603873 bytes, checksum: 73b64fdd6282e9c3dffd18a7d6f49282 (MD5) Previous issue date: 2011<br>Resumo: Este trabalho objetivou verificar que aspectos de conceitos encontrados durante a época republicana de Roma - como, por exemplo, a glória, a liberdade, a fama etc - se mostram na obra de Sêneca (4 a.C. - 65 d.C.). Constatou-se que a maneira segundo a qual o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Junior, Cleber Possani. "Ferramentas cognitivas nas escolas de escribas da Antiga Babilônia." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-10092014-224957/.

Full text
Abstract:
A partir de uma avaliação crítica de propostas teóricas voltadas ao estudo histórico da cognição como as apresentadas por Jack Goody e Reviel Netz , este trabalho desenvolve uma possível aproximação entre novos modelos produzidos no campo das ciências cognitivas, em especial modelos de cognição corporalizada (embodied cognition), e as atuais interpretações dos textos matemáticos babilônicos. Propõe possíveis desenvolvimentos dessas interpretações através da identificação de um sistema cognitivo estendido específico da cultura escribal babilônica, fundado no uso de ferramentas cognitiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guterres, Tiago da Costa. "Heródoto versus Khrónos : kléos, escrita da história e o autor em busca da posteridade." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/171228.

Full text
Abstract:
Écrites pour empêcher que les faits humains étaient oubliés avec le temps, les Histoires d’Hérodote d’Halicarnasse soulignent, depuis le proême, leur potentiel de pérennisation. En réalisant son entreprise après la fin des guerres contre les perses, il veut préserver les actions de ceux qui, à son avis, méritent d’être rappelés. L’historien émerge en tant que figure d’auteur qui revendique la capacité de préserver les réalisations des êtres humains. S’agit-il aussi d’une préservation de soi-même en tant qu’auteur ? Cette thèse vise à répondre à la question posée. La Grèce des póleis a vu surve
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Reginaldo Ferreira. "As dimensões da linguagem no Fedro de Platão." www.teses.ufc.br, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6562.

Full text
Abstract:
RODRIGUES, Reginaldo Ferreira. As dimensões da linguagem no Fedro de Platão. 2012. 92f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2012.<br>Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-11-12T12:55:56Z No. of bitstreams: 1 2012-DIS-RFRODRIGUES.pdf: 1256492 bytes, checksum: 2f3b19c1f065a4d095498896c487948a (MD5)<br>Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-11-12T14:16:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012-DIS-RFRODRIGUES.pdf: 1256492 bytes, checksum: 2f3b19
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alto?, Douglas de Melo. "A escrita da hist?ria da antiguidade no Brasil oitocentista: um estudo do Comp?ndio de Hist?ria Universal (1860), de Justiniano Jos? da Rocha." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2016. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1645.

Full text
Abstract:
Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-15T13:32:03Z No. of bitstreams: 1 2016 - Douglas de Melo Alto?.pdf: 1202613 bytes, checksum: 227f845f3f6475f87c60981a85732f94 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-05-15T13:32:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Douglas de Melo Alto?.pdf: 1202613 bytes, checksum: 227f845f3f6475f87c60981a85732f94 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29<br>Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES<br>This dissertation aims to understand how to write the history of Antiquity in nineteenthcentury Brazil. This histori
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Escritos antigos"

1

Penha, João Alves Pereira. Português rural de Minas numa visão tridimensional: Na fala, nos textos regionais, nos escritores antigos. UNESP, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magalhães, Justino Pereira de. Alquimias da escrita: Alfabetização, história, desenvolvimento no mundo ocidental do antigo regime. Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação, Universidade São Francisco, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, José dos Santos. História de Maria e Alferes João: Uma novela escrita no antigo dialecto macaense e vertida em português. Instituto Cultural de Macau, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Obregón, Baltasar de. Historia de los descubrimientos antiguos y modernos de la Nueva España, escrita por el conquistador en el ano de 1584. Editorial Porrúa, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cortés, Sergio Pérez. Palabras de filósofos: Oralidad, escritura y memoria en la filosofía antigua. Siglo XXI, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Betro, Maria Carmela. Hiéroglyphes: Les mystères de l'écriture. Flammarion, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Plato. Lysis: Symposium ; Gorgias. Harvard University Press, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Plato. Lysis, Phaedrus, and Symposium: Plato on homosexuality. Prometheus Books, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Plato. Lysis. Vandenhoeck & Ruprecht, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Plato. Tutti gli scritti. Rusconi, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Escritos antigos"

1

Chávez Muriel, Héctor Reynaldo, and Kevin Brango. "Michel Foucault, la revolución y la cuestión del presente. Entrevista con Jean-Paúl Margot." In Conversaciones actuales en torno la subjetividad y la cultura. Editorial Universidad Santiago de Cali, 2018. http://dx.doi.org/10.35985/9789585522169.3.

Full text
Abstract:
Jean-Paul Margot, nacido en Francia y nacionalizado colombiano, es profesor titular jubilado del Departamento de filosofía, y profesor distinguido de la Universidad del Valle. Doctor en filosofía por la Universidad de Ottawa, Canadá. Maestría/Magister en filosofía Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Licenciado en filosofía Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Licenciado en filosofía escolástica Instituto Católico de París. Publicó, con Lelio Fernández, una traducción, con estudio preliminar, notas y comentarios, del Tratado de la reforma del entendimiento y otros escritos de Baruch Spinoza, Madrid, Tecnos, 1989 (2003), y los libros: La función epistemológica de la filosofía, Universidad del Valle, Cali, 1980, La modernidad. Una ontología de lo incomprensible, Universidad del Valle, Cali, 1995, (2 ed. 2004), Modernidad, crisis de la modernidad y postmodernidad, Universidad del Valle, Cali, 1999 (2 ed. 2007), Estudios cartesianos, México, Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de investigaciones filosóficas, 2003, Estudios de filosofía antigua (editor), 2007, Ensayos filosóficos, México, Porrúa 2011, Perspectivas de la Modernidad. Siglos XVI, XVII, XVIII (Jean-Paul Mar-got &amp; Mauricio Zuluaga eds.), Cali, Programa editorial Universidad del Valle, 2011, Leiser Madanes, Una alegría secreta. Ensayos de filosofía moderna (Jean-Paul Margot compilador), Cali, Programa editorial Universidad del Valle, 2012, Laura Benítez, La modernidad cartesiana: fundación, transformación y respuestas ilustradas (Jean-Paul Margot editor), Cali, Programa editorial Universidad del Valle, 2013, además de unos ochenta artículos, en libros y revistas nacionales e internacionales, sobre filosofía antigua y medieval, siglo XVII, filosofía francesa contemporánea, ética y literatura. Es miembro del Grupo de investigación Ágora: diálogo entre antiguos y modernos de la Universidad del Valle. Vicepresidente de la Sociedad colombiana de filosofía 2006-2008 y 2008-2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"Indice de escritores y textos antiguos." In Vida y Muerte de un Campo Semántico. Max Niemeyer Verlag, 1991. http://dx.doi.org/10.1515/9783110933406.399.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro de Sá Leite Chakur, Cinele. "Conhecimento social: antigas questões, novos temas." In Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011. http://dx.doi.org/10.36311/2011.978-85-7983-165-2.p169-186.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faversani, Fábio. "Escrita da história e as histórias dos antigos." In Saberes e poderes no mundo antigo: estudos ibero-latino-americanos. volume I - dos saberes. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0624-8_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zarzalejos Prieto, Mar, Germán Esteban Borrajo, Patricia Hevia Gómez, and María Rosa Pina Burón. "Celeberrimo Sisaponensi regione in Baetica miniario metallo… Vías de investigación sobre el cinabro hispano en época romana." In No 4 (2020): Homenaje a la Profesora Carmen Fernández Ochoa. Universidad Autónoma de Madrid, 2020. http://dx.doi.org/10.15366/ane4.ochoa2020.024.

Full text
Abstract:
El cinabrio (HgS) en época romana fue un producto muy apreciado por su uso como pigmento rojo en la pintura mural, convirtiéndose, gracias a su elevado precio, en un indicador de estatus. Pero sus aplicaciones no acaban aquí, dada la capacidad del mercurio (Hg) para amalgamar metales nobles, lo que explicaría el férreo control de la explotación y gestión del mineral por el Estado romano. Su papel en la economía antigua se ha analizado tradicionalmente desde la interpretación de las fuentes escritas, pero la aplicación de técnicas arqueométricas sobre diferentes objetos de estudio abre nuevas vías para dimensionar su producción y difusión. En esta tarea colabora también el estudio diacrónico de la ciudad que gestionó su beneficio -Sisapo- y la investigación sobre su territorio de explotación. En este trabajo se sintetiza el avance en el conocimiento sobre estos tópicos de investigación realizados en el marco del proyecto Sisapo, iniciado por Carmen Fernández Ochoa y en el que ha trabajado desde sus inicios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Wiener, Charles. "Algunas nociones. Sobre la lengua escrita. Entre los antiguos peruanos." In Perú y Bolivia. Relato de viaje. Institut français d’études andines, 1993. http://dx.doi.org/10.4000/books.ifea.7878.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Escritos antigos"

1

Smiderle, Alice Ribeiro Sarmet Moreira. "A EXPERIÊNCIA FEMINISTA NO FAZER CIENTÍFICO DA PSICOLOGIA." In I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Social On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1671.

Full text
Abstract:
Introdução: A história da mulher ocidental sempre foi observada e produzida, sua fertilidade foi sendo valorizada ou preterida, mas acima de tudo vigiada e administrada. Por muitos anos diversas mulheres foram e são silenciadas dentro e fora da academia, sendo a ciência uma forma de representação de poder. Sendo a psicologia uma ferramenta resistência, entender a importância da experiência científica do movimento feminista se mostra importante para a ruptura de paradigmas anteriormente dados como universais. Objetivos: O objetivo deste trabalho é compreender como as teorias feministas contribu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Asensio Ferreiro, Mª Dolores. "Trilingüismo escolar en edades tempranas. 20.000 palabras de viaje submarino." In XXV Coloquio AFUE. Palabras e imaginarios del agua. Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/xxvcoloquioafue.2016.3051.

Full text
Abstract:
Existe un amplio reconocimiento de la necesidad de conocer al menos una lengua extranjera internacional, pero hoy esta realidad ha quedado obsoleta. Léonard Orban, antiguo Comisario Europeo por el Multilingüismo (2007), afirmaba ya hace tiempo: «Con el inglés ya no basta». Cada vez es más habitual encontrarnos con sistemas educativos en los que se coexisten al menos dos lenguas en el currículo escolar (Cenoz y Jessner, 2000; Lasagabaster, 1998a). Las investigaciones sobre el aprendizaje de una L3, cuentan con un limitado número de estudios, pero han demostrado que el estudio de tres lenguas en
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!