To see the other types of publications on this topic, follow the link: Escudo das Guianas.

Journal articles on the topic 'Escudo das Guianas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 37 journal articles for your research on the topic 'Escudo das Guianas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Van Den Bel, Martjin. "A description of late archaic rock-filled pits in French Guiana." Revista de Arqueologia 23, no. 1 (July 1, 2010): 60–71. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v23i1.289.

Full text
Abstract:
O sítio Eva 2 revelou uma ocupação do Arcaico Tardio datada entre 5000 e 3000 BP. O sítio está situado no topo de uma colina justaposta entre a floresta neo-tropical do Escudo Pré-Cambriano e as savanas costeiras Pleistocênicas na Guiana Francesa. A camada de ocupação é caracterizada por um estrato de coloração cinza escuro de 10-15cm de espessura a uma profundidade de aproximadamente 1m, e forneceu refugos de quartzo, instrumentos de pedra polida e cerâmica “incipiente”. Dentro e logo abaixo deste estrato, múltiplos poços preenchidos com rochas foram encontrados em Eva 2. Estes poços têm sido interpretados como fornos de processamento de comida, e propõe-se que sejam emblemáticos do período Arcaico na Guiana Francesa e talvez nas Guianas em geral
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SPIER, CARLOS ALBERTO, and CÉSAR FONSECA FERREIRA FILHO. "GEOLOGIA, ESTRATIGRAFIA E DEPÓSITOS MINERAIS DO PROJETO VILA NOVA, ESCUDO DAS GUIANAS, AMAPÁ, BRASIL." Revista Brasileira de Geociências 29, no. 2 (June 1, 1999): 173–78. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.199929173178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Franco, Francisco L., and Talita Gancev Ferreira. "Ocorrência de Thamnodynastes strigatus (Serpentes, Colubridae) no Escudo das Guianas, estados do Pará e Roraima, Brasil." Phyllomedusa: Journal of Herpetology 2, no. 2 (December 1, 2003): 117. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v2i2p117-119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Menezes, Joana, and Andréia Flores. "A família Malpighiaceae em uma área de savana em Roraima, Brasil." Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online) 7, no. 02 (April 26, 2020): 55–63. http://dx.doi.org/10.24979/bolmirr.v7i02.760.

Full text
Abstract:
savanas de Roraima, sendo muito características neste tipo de vegetação. Este trabalho teve por objetivo realizar o estudo taxonômico de Malpighiaceae em uma área de savana em Boa Vista, Roraima. O tratamento taxonômico foi baseado na análise de exsicatas dos herbários de Roraima e em observações de campo. Foram encontrados três gêneros previamente citados para Roraima na literatura consultada. Byrsonima foi o gênero mais numeroso, apresentando quatro espécies, enquanto que Camarea e Tetrapterys foram registrados por apenas uma espécie cada. Tetrapterys styloptera é uma nova ocorrência para flora de Roraima. Este estudo também fornece chave de identificação, ilustrações, breves descrições e comentários para os táxons encontrados na área de estudo. Taxonomia. Byrsonima. Escudo das Guianas. Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cordeiro, Joel Maciel Pereira, and Leonardo Pessoa Felix. "DESVENDANDO AS RIQUEZAS NATURAIS NO TOPO DOS PANTEPUIS: FLORA DO MONTE RORAIMA, RORAIMA, BRASIL." Geoambiente On-line, no. 37 (July 5, 2020): 163–80. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.59813.

Full text
Abstract:
Os Pantepuis são grandes elevações montanhosas localizadas na região Nordeste da América do Sul sobre o Escudo das Guianas. Os topos dos Pantepuis estão isolados em até 2.500 m em relação às áreas circunvizinhas, o que os torna caracterizados como ilhas biológicas por abrigar considerável número de espécies endêmicas. Este trabalho tem como objetivo descrever o componente florístico ocorrente na superfície elevada aplainada do Monte Roraima, Roraima, Brasil e descrever as principais ameaças a sua diversidade ecológica. Foram registradas 44 espécies de Angiospermas, com destaque para Orchidaceae (11 espécies) e Lentibulariaceae (quatro espécies). Em relação ao hábito, as plantas herbáceas foram predominantes (24 espécies). Destaca-se também a elevada incidência de plantas carnívoras pertencentes às famílias Droseraceae, Lentibulariaceae e Sarraceniacae (seis espécies). Apesar do alto número de espécies e elevadas taxas de endemismo, alguns fatores ameaçam a diversidade ecológica dos Pantepuis. Entre eles, se destacam os danos causados pelo aumento do número de visitas de âmbito turístico, o aumento e propagação de espécies exóticas, e a migração ou expansão ascendente de outras espécies vegetais causados pelo aquecimento global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Rubens Da Silva. "O Escudo Guianês em uma perspectiva patrimonial." Revista CPC, no. 19 (June 16, 2015): 136. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p136-163.

Full text
Abstract:
<p>O ensaio reflete sobre o Escudo Guianês como patrimônio natural a ser preservado em um processo orientado pela cooperação internacional entre Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela na proteção de um bem transfronteiriço. Consistindo em um exercício de imaginação, em outras palavras, em um trabalho teórico, conduz-se a ideia de preservação desse relevo sob três categorias centrais: patrimonialização, biodiversidade e território. Dentre outras possibilidades, aponta para a criação de Unidades de Conservação (UC) nesse relevo sul-americano para inclusão na Lista de Patrimônio Mundial da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco). Nesse sentido, por meio de ações nacionais e internacionais, entende-se que os países precisam investir esforços na formação de recursos humanos, em pesquisa científica, em leis e em tecnologias de informação e de comunicação para ampliar as áreas de proteção no Escudo Guianês.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

CASTRO, Rodrigo Tokuta, Adriana Maria Coimbra HORBE, and Carolina Michelin de ALMEIDA. "A crosta laterítica ferro-titanífera da Vila Nova Colina e a lateritização no sul de Roraima." Acta Amazonica 46, no. 1 (March 2016): 47–60. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201500993.

Full text
Abstract:
RESUMOCrostas lateríticas desenvolvidas sobre as rochas do embasamento do Escudo das Guianas (p.e. granitos da Suíte Intrusiva Água Branca) são reconhecidas na região de Vila Nova Colina, localizada ao sul do estado de Roraima. Os objetivos deste trabalho foram estudar as características minerais e geoquímicas dessas crostas lateríticas e avaliar a relação entre elas e as rochas da região, a fim de entender a evolução da lateritização e fornecer informações sobre seu potencial econômico. Este estudo compreende dados de petrografia, mineralogia e litogeoquímica de granitos, quartzo-hornblenda gabro e crostas lateríticas formadas a partir dessas rochas. Os granitos e o quartzo-hornblenda gabro desenvolveram, respectivamente, um tipo específico de crosta laterítica: (i) vermiforme ferruginosa com elevados teores de caulinita, goethita, hematita, magnetita e anatásio e maior concentração de Al2O3, Sc, Th, e Zr e, (ii) maciça ferro-titanífera com altos teores de magnetita, hematita, maghemita, goethita, caulinita, anatásio, gibbsita e ilmenita e de Fe2O3, TiO2, V e Cu. Cada tipo de crosta indica o efeito da lateritização na porção sul de Roraima e sua posição topográfica. O posicionamento topográfico mais elevado da crosta maciça (220 m) e sua composição mineralógica e geoquímica, indicam sua maturidade (isto é, precisou de mais tempo para ser formada) e, portanto relicto de uma fase erosiva na região, provavelmente associada a subsidência da bacia do Tacutu no Mioceno. Enquanto a crosta vermiforme em uma posição mais rebaixada (140 m) sem gibbsita, sugere que ela é mais jovem que a maciça e representa a lateritização imatura do Plio-Pleistoceno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lauriola, Vincenzo. "Ecologia global contra diversidade cultural? Conservação da natureza e povos indígenas no Brasil: O Monte Roraima entre Parque Nacional e terra indígena Raposa-Serra do Sol." Ambiente & Sociedade 5, no. 2 (2003): 165–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2003000200010.

Full text
Abstract:
As políticas de conservação da natureza em diversos paises estão cada vez mais ligadas à tomada de decisões ecológicas globais. Exemplos destas ligações variam entre a definição de prioridades e objetivos das políticas, à ação de ONG's ambientalistas internacionais, à existência de fundos e programas globais para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, até as novas oportunidades econômicas representadas pelos mercados emergentes para serviços ecológicos globais e ''commodities ambientais''. Estas políticas freqüentemente conflitam com os direitos e as necessidades de diferentes populações locais, pois a implementação de áreas protegidas que excluem o homem recebe prioridade com respeito a outros modelos de conservação e uso sustentável da biodiversidade. O Brasil não faz exceção a esta regra. Hoje as políticas de conservação da natureza estão entrando em conflito direto com as políticas de preservação do direito à diferença cultural dos povos indígenas. Isto acontece a diversos níveis e em vários contextos locais diferenciados, desde a região Atlântica até a Amazônia e o Escudo das Guianas. A existência de fundos globais e suas prioridades podem contribuir para explicar estes conflitos, pois a ligação ecológica global contribui para redefinir as relações políticas nacionais e locais. O caso do Parque Nacional do Monte Roraima na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol ilustra como modelos de conservação baseados na exclusão do homem, concebidos e implementados de cima para baixo, acirram conflitos preexistentes, políticos e sobre o direito à terra. Abordado através de um angulo diferente, este caso também aponta um possível caminho para soluções viáveis. Conversando, andando de canoa a remo e a pé com os índios Ingarikó na Serra do Sol, è possível perceber sua própria perspectiva cultural ecológica como elemento fundamental para a preservação dos recursos naturais. Adotar a perspectiva cultural indígena para entender e esclarecer suas regras efetivas de uso e manejo dos recursos naturais pode representar o ponto de partida para desenvolver e implementar planos de manejo ecologicamente eficazes e socialmente benéficos. Redirecionar a disponibilidade ecológica global a pagar na direção dos povos indígenas representaria uma contribuição nesta direção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Rubens da Silva. "O Escudo Guianês: um patrimônio natural para preservar." PASOS Revista de turismo y patrimonio cultural 14, no. 5 (2016): 1297–308. http://dx.doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.087.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTOS, Geraldo M., Michel JÉGU, and Álvaro C. LIMA. "NOVAS OCORRÊNCIAS DE Leporinus pachycheilusBRITSKY, 1976 E DESCRIÇÃO DE UMA ESPÉCIE NOVA DO MESMO GRUPO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA (OSTEICHTHYES, ANOSTOMIDAE)." Acta Amazonica 26, no. 4 (December 1996): 265–79. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921996264280.

Full text
Abstract:
A área de distribuição de Leporinus pachycheilusBritski, 1976 (Teleostei, Anostomidae), descrita do rio Aripuanã, é ampliada para os rios Jamari e Machado, ambos afluentes do Madeira, assim como para os rios Uatumã, Araguari e Tocantins. Esta espécie apresenta alta variabilídade intra e inter-populacional no padrão de colorido, mas a consistência dos caracteres morfológicos indica que se trata de um grupo bem definido e não distinto do material descrito para a localidade tipo (rio Aripuanã). Uma nova espécie (Leporinus juliisp.n.) é descrita para os rios Xingu e Trombetas. Esta é muito semelhante a L. pachycheilus,mas difere basicamente pelo maior número de escamas ao redor do pedúnculo caudal (16 contra 12) e pelo padrão de colorido, formado por manchas arredondadas, ao invés de listras longitudinais. Ambas as espécies são restritas a trechos de corredeiras de rios que drenam os escudos das Guianas e do Brasil Central e são as únicas espécies de anostomídeos da Amazônia que apresentam boca totalmente inferior e dentes incisiviformes, dispostos lado a lado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Maria Do Socorro Rocha da, Sebastião Átila Fonseca Miranda, Roberto Naves Domingos, Sergio Luiz Rodrigues Silva, and Genilson Pereira Santana. "CLASSIFICAÇÃO DOS RIOS DA AMAZÔNIA: UMA ESTRATÉGIA PARA PRESERVAÇÃO DESSES RECURSOS." Holos Environment 13, no. 2 (November 21, 2013): 163. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v13i2.7344.

Full text
Abstract:
A classificação dos rios da Amazônia vai auxiliar na gestão e preservação desses recursos. O estudo avaliou as variáveis, cor, pH, oxigênio dissolvido (OD), turbidez e íon amônio (NH4+) nos rios da Amazônia e comparou aos padrões estabelecidos na classe 2 da Resolução nº 357/2005, do CONAMA. Foram coletadas 228 amostras em 17 locais ao longo do rio Amazonas e em 39 tributários, no período de outubro/2008 a novembro/2011. No rio Amazonas e tributários, o pH variou de 4,51 a 7,53 e OD com valores inferiores a 5,0 mg/L. Nos rios de águas pretas, que nascem nos escudos das Guianas e do Brasil Central, as águas são, em sua maioria, ácidas com pH < 6,0 e a cor apresenta valores acima 75 mg Pt/L, devido à presença de substâncias húmicas e fúlvicas originadas da decomposição vegetal. Os valores de NH4+ nas águas dos rios da Amazônia não excederam 0,9 mg/L, sendo que a Resolução nº 357/2005, estabelece para pH
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

MANZANILLA, OSVALDO VILLARREAL, CARLOS DONASCIMIENTO, and CARLOS J. RODRÍGUEZ. "Two new species of the enigmatic genus Stenophareus (Opiliones: Laniatores: Stygnidae) from the Venezuelan Guiana Shield." Zootaxa 1471, no. 1 (May 10, 2007): 43. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.1471.1.4.

Full text
Abstract:
Two new species of Stenophareus are described from the Guiana Shield region of Venezuela. S. aonda sp. n. (type-locality: Auyán-tepui, Bolívar) is characterized by ocular and tegumentary depigmentation and by extreme pedipalp and leg elongation, representing the first troglomorph stygnid. S. guerreroi sp. n. (type-locality: Chimantá-tepui, Bolívar) is distinguished by a swollen proximal-most tarsomere of leg I and by the presence of an anterior tubercle on the anal opercle. Putative phylogenetic affinities of the genus Stenophareus within the Stygninae are discussed.Se describen dos especies nuevas del género Stenophareus provenientes de la región del escudo guayanés de Venezuela. S. aonda sp. n. (localidad tipo: Auyán-tepui, Bolívar) es caracterizado por depigmentación ocular y del tegumento y pedipalpo y patas extremadamente largos, representando el primer estígnido troglomorfo. S. guerreroi sp. n. (localidad tipo: Chimantá-tepui, Bolívar) es diagnosticado por el engrosamiento del tarsómero más proximal de la pata I y presencia de un tubérculo anterior en el opérculo anal. Las afinidades filogenéticas putativas del género Stenophareus dentro de la subfamilia Stygninae son discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

López de García, Ana. "Investigando en la escuela: mezclas secretas." Educación Química 6, no. 2 (August 30, 2018): 125. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.1995.2.66720.

Full text
Abstract:
<span>La escuela básica venezolana está mayoritariamente atascada en rutinas de escaso valor formativo: copias, dictados, interrogatorios, ejerciciosLas clases de ciencias naturales no son una excepción. El patrón predominante de trabajo es, primero, un interrogatorio ‘‘canalizante’’, que va guiando hacia la respuesta correcta, luego la escritura de las conclusiones en la pizarra y, finalmente, la copia de las mismas en el cuaderno (LaCueva, 1985; Rodríguez, 1991; Manterola, 1991).</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Paulo Rogério De Freitas. "DESENVOLVIMENTO REGIONAL E INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL: UMA BUSCA DE REFLETIR O ESTADO DE RORAIMA." Revista Contexto Geográfico 2, no. 4 (October 24, 2018): 13. http://dx.doi.org/10.28998/contegeo.v2i4.6319.

Full text
Abstract:
O estado de Roraima constitui-se numa das unidades da Amazônia Legal Brasileira e Internacional, sendo parte da macrorregião Norte do Brasil. É considerado estado de fronteira, dado seus 1.922 quilômetros, aproximadamente, de limites internacionais, sendo 958 quilômetros com a Venezuela e 964 quilômetros com a República Cooperativista da Guiana. Essa fronteira, em conjunto com o Sul da Venezuela e sudoeste da República Cooperativista da Guiana, se constitui com uma presença indígena marcante e, consequentemente, de reservas delimitadas, demarcadas, homologadas, assim como de áreas de preservação ambiental, áreas militares, áreas de produção agrícola e pequenos núcleos urbanos. Buscamos verificar quais foram os principais projetos, propostos pelo Governo Brasileiro, que objetivaram o desenvolvimento da última fronteira do Brasil; fronteira geopolítica e de assentamento, a menos povoada e populosa entre os estados brasileiros, concentrando apenas quinze municípios e consequentemente quinze cidades, onde se apresenta uma concentração cumulativa em sua capital Boa Vista, definindo uma estrutura urbana macrocéfala. Destacamos que o escopo dessa pesquisa é desvendar os mecanismos de estruturação específicos que são planejados pelo Governo Federal para desenvolver essa fronteira e que condicionam essa estrutura urbana de Roraima e as diversas particularidades que ali se formam. Esse trabalho se justifica pelas particularidades que permeiam essa fronteira desde o princípio da sua formação territorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Alves, Kisna Yasmin Andrade, Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, and Sheila Duarte de Mendonça Fernandes. "Uso da fotografia nas pesquisas qualitativas da área da saúde: revisão de escopo." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 2 (February 2021): 521–29. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021262.41052020.

Full text
Abstract:
Resumo Trata-se de revisão de escopo cujo objetivo foi identificar e mapear o uso da fotografia como técnica de coleta de dados nas pesquisas qualitativas da área da saúde. A pesquisa foi guiada pelas recomendações do “Joanna Briggs Institute” e apresentada segundo as recomendações do “PRISMA Extension for Scoping Reviews”. Foram incluídas pesquisas qualitativas da área da saúde que utilizaram a fotografia como técnica de coleta de dados. Em dezembro de 2018, procedeu-se com a coleta de dados em 12 bases de dados, incluindo artigos, dissertações e teses. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva simples. A amostra final foi constituída por 138 pesquisas, publicadas entre 2001 e 2018 e proveniente de 21 países. Predominaram na amostra artigos produzidos por pesquisadores da área da Enfermagem. As principais técnicas de coleta de dados foram o “photovoice”, a foto-elicitação e a fotografia, mediante participação, principalmente, de adultos e crianças. Concluiu-se que os principais benefícios do método fotográfico estão relacionados ao incentivo da reflexão e criatividade, ao rompimento com a formalidade nas entrevistas, à captação de impressões subjetivas e significados e ao fortalecimento do engajamento e do protagonismo dos participantes na pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Bortolini, Gisele Ane, Ana Luisa de Paiva Moura, Ana Maria Cavalcante de Lima, Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, Olivia Medeiros, Isabel Cristina Moutinho Diefenthaler, and Michele Lessa de Oliveira. "Guias alimentares: estratégia para redução do consumo de alimentos ultraprocessados e prevenção da obesidade." Revista Panamericana de Salud Pública 43 (December 16, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2019.59.

Full text
Abstract:
A obesidade é um grave problema de saúde pública e seu aumento tem sido associado ao crescimento do consumo de ultraprocessados em diversas regiões, incluindo a América Latina. Os guias alimentares são diretrizes oficiais para a promoção da alimentação saudável e podem servir como ferramentas para a prevenção da obesidade. O Brasil foi o primeiro país a adotar o nível de processamento para classificar os alimentos e fazer recomendações a partir dessa classificação em seus guias alimentares. Assim, o objetivo deste artigo é compartilhar a experiência brasileira na incorporação de tais recomendações como diretrizes oficiais e na elaboração de guias alimentares. Para o desenvolvimento dos guias alimentares brasileiros, o Ministério da Saúde buscou valorizar a construção coletiva, com participação e discussão do conteúdo por atores estratégicos. No Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos houve aprimoramento do processo, com formação de um comitê gestor e um comitê de monitoramento político, chamada pública de pesquisadores e profissionais de saúde e oficinas de escuta com atores-chave para a definição do escopo do guia. O processo de validação contou com oficinas adicionais, com presença de atores estratégicos, além de oficinas em todos os estados para debate e mobilização para participação na consulta pública on-line. Como resultado do aprendizado, destacamos a importância da participação de atores estratégicos e a necessidade de dar ampla transparência ao processo de elaboração e validação de guias alimentares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Queiroz, Maria Mireide Andrade, Adriana Maria Coimbra Horbe, Patrick Seyler, and Candido Augusto Veloso Moura. "Hidroquímica do rio Solimões na região entre Manacapuru e Alvarães: Amazonas - Brasil." Acta Amazonica 39, no. 4 (2009): 943–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672009000400022.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute as características físico-químicas das águas dos rios Solimões, Purus e seus afluentes, coletadas em novembro de 2004 no Estado do Amazonas, entre as cidades de Manacapuru-Alvarães e Anamã-Pirarauara. Foram realizadas análises físico-químicas (temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, Ca2+, Na+, K+, Mg2+, HCO3-, SO4(2-), Cl-), de elementos-traço (Li, B, Al, Sc, V, Cr, Mn, Fe, Co, Cu, Zn, As, Se, Rb, Sr, Mo, Cd, Sb, Cs, Ba, Pb, La, Ce e U) e isótopos de estrôncio. Os parâmetros analisados e a composição química mostram que as águas dos rios e igarapés da região central da Amazônia são quimicamente distintas entre si. As águas brancas do Solimões são cálcicas-bicarbonatadas e as do Purus bicarbonatadas, os respectivos afluentes são sódico-potássico-bicarbonatados e sódico-potássico-sulfatados. Isso acarreta águas brancas fracamente ácidas a neutras e mais condutivas, enquanto as pretas são menos mineralizadas, mais ácidas, especialmente as do Purus. O Ba, Sr, Cu, V e As mais elevados diferenciam as águas brancas do Solimões das do Purus, bem como os afluentes do primeiro em relação ao segundo. Esse conjunto de características indicam que tanto o Solimões, como o Purus e os respectivos afluentes, estão submetidos a condições geológicas/ambientais distintas. A influência do aporte de sedimentos dos Andes é diluída ao longo da bacia do Solimões e se reflete na formação das várzeas dos Solimões e Purus. Por outro lado as rochas crustais, representadas pelos escudos das Guianas e Brasileiro também contribuem, mas em menor proporção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bastos, Fábio da Purificação de, and Ilse Abegg. "Educação científico-tecnológica mediada por dispositivos móveis e os desafios no escopo das tecnologias educacionais em rede." ACTIO: Docência em Ciências 1, no. 1 (October 10, 2016): 4. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v1n1.4733.

Full text
Abstract:
A preocupação temática deste trabalho de pesquisa-ação educacional foi o desenvolvimento de atividades de estudo em ciência e tecnologia para dispositivos móveis. Nossas ações docentes têm sido vividas, na última década, tanto no âmbito da educação científico-tecnológica, como prioridade para a formação inicial de professores atuantes na educação básica brasileira, quanto na inserção das tecnologias da informação e comunicação com a mesma priorização formativa-profissional. Em ambos os contextos educacionais temos trabalhado com tecnologias educacionais em rede, em especial o ambiente virtual de ensino-aprendizagem, integrando as modalidades educacionais presencial e a distância. Nossas teorias-guia formam um pentágono teórico em torno da educação científico-tecnológica como prática da liberdade, movimento social do software livre, pesquisa-ação emancipatória, recurso educacional aberto e atividade de estudo. Guiados por elas construímos uma estratégia didático-metodológica para viabilizar o ensino-aprendizagem como prática para liberdade, mediada por tecnologias educacionais em rede, acessadas prioritariamente em dispositivos móveis. Nossos resultados de pesquisa-ação sinalizam inovações criativas, condutas colaborativas, produtivas e dialógico-problematizadoras dos sujeitos educacionais envolvidos, inclusive os autores deste trabalho. A conclusão essencial destas ações está centrada nos pares situações-limite e atos-limite, na perspectiva da educação científico-tecnológica como prática da liberdade mediada por tecnologias em rede, abertas e livres, no horizonte da conectividade e mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Penha, Ulisses Cyrino. "Jazidas de matérias-primas líticas brasileiras: Uma visão geológica." Journal of Lithic Studies 4, no. 3 (November 11, 2017): 189–216. http://dx.doi.org/10.2218/jls.v4i3.1624.

Full text
Abstract:
O trabalho tem como propósito auxiliar estudantes, pesquisadores e profissionais de Arqueologia a compreenderem a potencialidade de ocorrência de jazidas das principais matérias-primas líticas no Brasil em uma escala macrorregional. Essa potencialidade é apresentada de forma qualitativa e geologicamente setorizada: áreas que ocupam 42,7% do país e geologicamente conhecidas como Escudos Cristalinos, designados das Guianas, do Brasil Central e Atlântico; e áreas distribuídas no restante do território, as Bacias Sedimentares, sendo as maiores denominadas do Amazonas, da Foz do Amazonas, do Parnaíba, Sanfranciscana, do Pantanal e do Paraná. Em seguida, a potencialidade é mostrada com relação ao seu posicionamento nos maiores domínios paisagísticos brasileiros, denominados Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatingas, Matas de Araucária, Pradarias e Faixas de Transição. A escassez de atividades de campo da maioria dos cursos brasileiros de Arqueologia e Antropologia em geral não proporciona um embasamento em Mineralogia, Geologia e Geomorfologia para o desenvolvimento de pesquisas ou trabalhos arqueológicos. Nos casos específicos que envolvem investigações voltadas aos estudos líticos, esta realidade é agravada pela carência de mapas geológicos em escala apropriada. Para auxiliar a identificação das rochas e minerais mais frequentemente encontrados nos sítios arqueológicos brasileiros com material lítico são apresentados esquemas simplificados de classificação e identificação dos mesmos. Estes esquemas são particularmente úteis para identificar a natureza de matérias-primas líticas silicosas macroscopicamente similares e de grão muito fino como sílex, cherte, calcedônia, silcrete, arenito silicificado e quartzito fino, e as formas mais frequentes de quartzo. Embora não constitua propósito da pesquisa abarcar as matérias-primas pétreas da maioria dos sítios arqueológicos do Brasil, são feitas referências às naturezas líticas das indústrias de alguns deles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Acosta, Catalina, Constanza Cabrera, and Yaressla Carriel. "La planificación de la enseñanza como recurso para responder a la diversidad." Paulo Freire, no. 15 (July 7, 2017): 149. http://dx.doi.org/10.25074/07195532.15.550.

Full text
Abstract:
Este artículo da cuenta de una investigación cualitativa, realizada por estudiantes tesistas de la Carrera de Pedagogía en Educación Diferencial de la Universidad Central y guiada por una docente de la carrera. El propósito del estudio fue conocer la impor tancia que le otorgan los docentes a la planifcación, como recurso para organizar la enseñanza en función de las características de los estudiantes. En este trabajo se presentan los principales hallazgos recogidos de la visión que tienen directivos y profesores de educación básica y diferencial de tres establecimientos municipales de Santiago, quienes señalan que pese a la relevancia que se le otorga a la anticipación y preparación de la enseñanza, los factores como organización del tiempo, escaso trabajo colaborativo, planifcación rígida y destinada a un inexistente grupo homogéneo, siguen constituyendo una tendencia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Castro-Silva, Igor Iuco, Lana Karine Araújo, Francisco Fábio Pereira de Souza, José Sandro Ponte, Efigênia Maria de Sousa, Haydee Gina Quispe Jiménez, Francisco Valdicélio Ferreira, et al. "Pesquisa odontológica brasileira em regeneração óssea guiada: um estudo bibliométrico de quatro décadas." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 14, 2021): e25510212504. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12504.

Full text
Abstract:
Indicadores cienciométricos são úteis para dimensionar a produtividade acadêmica e seu impacto temporo-espacial. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento retrospectivo sobre pesquisas odontológicas brasileiras com biomateriais para regeneração óssea guiada. Resumos temáticos originais foram recuperados nos anais da SBPqO das últimas quatro décadas, perfazendo uma amostra de 1310 trabalhos, distribuídos nas categorias de aplicação, origem e composição do biomaterial, tipo de estudo, regionalidade e financiamento. A quantidade de pesquisas cresceu significativamente a partir da década de 1990 e se manteve estável até a década de 2010. Foi evidente a prevalência de pesquisa in vivo sobre clínica, estrutural e in vitro e a diminuição de outras formas de aplicação alternada com o incremento de enxerto ósseo, membrana e hemoderivado. A origem autógena foi a maior na década de 1980, xenógena nas décadas de 1990 e 2000 e aloplástica na década de 2010. Embora compósitos fossem mais prevalentes ao longo de todo o período estudado, a partir da década de 1990 polímeros foram mais frequentes do que cerâmicas e biovidros. A região Sudeste liderou pesquisas e fomentos ao longo de todas as décadas analisadas, apesar das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste crescerem significativamente na temática e a região Norte não exibir produção. O estudo do escopo de biomateriais para a regeneração óssea guiada indica sua gradativa evolução técnico-científica e reforça sua relevância histórica para a pesquisa odontológica brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Arruda Nascimento, Daniel. "Biopolítica e direitos humanos: uma relação revisitada guiada pelo cortejo da ajuda humanitária." Revista de Filosofia Aurora 25, no. 37 (May 3, 2013): 131. http://dx.doi.org/10.7213/aurora.25.037.ds06.

Full text
Abstract:
Com o escopo de revisitar a relação entre biopolítica e direitos humanos, as linhas que se seguem se dedicam ao diálogo que Giorgio Agamben estabelece com Hannah Arendt. The origens of totalitarianism e The human condition, publicados respectivamente em 1951 e 1958, e Homo sacer: il potere sovrano e la nuda vita e Mezzi senza fine: note sulla politica, publicados em 1995 e 1996, serão as referências mais proeminentes. O diálogo será, todavia, orientado pelo cortejo da ajuda humanitária. Devemos levar a sério as hipóteses do filósofo italiano a esse respeito. Por um lado, o humanitário surge no nosso século purificado de todo comprometimento político, contribuindo para consolidar a compreensão da vida como mera vida, vida biológica, simples fato de ser vivente. Por outro lado, aferrando-se contraditoriamente na visão da “vida nua” como aquela desprovida de direitos, podemos observar que a ajuda humanitária substitui o reconhecimento, a atribuição e a garantia de direitos. A distribuição de cestas básicas e remédios adia sempre mais o gesto de reconhecimento da igualdade, a justa atribuição de direitos e a garantia de oportunidades para o exercício de direitos, levando-nos ao ponto de não mais evitar as suspeitas deque uma secreta solidariedade,celebrada entre os organismos internacionais de ajuda humanitária e as forças que deveriam combater, embala os sonhos contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barbosa, Daisy Flávia Souza, Carlos Jose Trindade da Rocha, and João Manoel da Silva Malheiro. "As perguntas do professor monitor na experimentação investigativa em um Clube de Ciências: Classificações e organização." Research, Society and Development 8, no. 4 (February 25, 2019): e2484852. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.852.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem origem em uma pesquisa mais ampla, que objetiva analisar as perguntas do professor monitor para incorporação da curiosidade epistemológica, a partir do processo da experimentação investigativa almejando a alfabetização científica. Para isso, apresentamos uma classificação e organização das manifestações de perguntas no desenvolvimento de atividades experimentais investigativas em um Clube de Ciências, baseado no escopo teórico que discute os conceitos e construção de categorias teóricas para perguntas. A metodologia de abordagem qualitativa, com análise do conteúdo da construção dos dados compostos pela aplicação e condução por um professor (PM1) de uma atividade experimental de nível guiada através da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Os resultados nos indicam que a organização e classificação de perguntas permitem analisar adequadamente os questionamentos no ensino por investigação. Conclui-se que o estudo reforça o caráter de fazer perguntas, mediação e formação docente como estratégia para o professor monitor melhor conduzir as atividades investigativas de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Martins, Janete Rosa, Bianca Regina Caciamani, and Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi. "O MEDIADOR PROPOSTO DE LUIS ALBERTO WARAT NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA." Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 8, no. 3 (December 22, 2020): 311. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v8i3.855.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como escopo tratar da mediação e suas especificidades, bem como o mediador proposto por Luis Alberto Warat. A metodologia utilizada é o método hipotético dedutivo que parte de um problema e apresenta as suas hipóteses, o método de pesquisa é o indireto, com base em leituras de obras do autor dentre outros. O modelo de mediador proposto por Luis Alberto Warat é o ideal para ser aplicado na mediação? Segundo Warat os mediadores das escolas formadoras fracassam, no sentido que ensinam aos mediadores técnicas, guias de formalidade e rituais para que ocorra um acordo, forma, negociadores, conciliadores. Para ser mediador é necessário ser um mestre, onde os discípulos devem ficar a vontade, onde o coração é o centro supremo do conhecimento. O mediador é um psicoterapeuta que ajuda as partes na terapia do reencontro mediado. Ademais o mediador proposto por Warat é aquele que busca no diálogo a autonomia, sensibilidade, reconhecimento e cultura de paz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Trovão, Lidiana Costa de Sousa, and Valter Moura do Carmo. "Aplicabilidade do compliance como ferramenta para desenvolvimento social e a redução do déficit ético das empresas." Direito e Desenvolvimento 9, no. 2 (December 3, 2018): 30–48. http://dx.doi.org/10.25246/direitoedesenvolvimento.v9i2.833.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem por escopo analisar a aplicabilidade do compliance como ferramenta para redução do déficit ético das empresas, levando em consideração as relações que compõem as atividades exercidas dentro e fora do ambiente empresarial, como forma de nortear as atitudes daqueles que estão envolvidos nessa engrenagem. Em outro passo, analisa o reflexo das ações de integridade perante a sociedade, como instrumento de busca do desenvolvimento social, por meio da tomada de atitudes que a beneficiem. Outrossim, analisar-se-ão possíveis caminhos para alcançar função social/solidária da empresa diante da política de integridade do compliance, num panorama genérico de critérios pautados na busca desses objetivos, que devem ser orientados pelos princípios da ética, da solidariedade e da dignidade humana. Nesse contexto, serão observados os parâmetros utilizados para delimitar o exercício do direito de propriedade, do qual decorre o direito de exercer a atividade empresarial em termos constitucionais. Assim, diante da necessidade crescente da contenção do déficit ético nas empresas públicas e privadas, sob a análise econômica do direito, a prática do compliance surgiu no cenário econômico empresarial como forma de balizar e direcionar condutas, guiadas pela premissa de que à custa do sacrifício de valores éticos, o lucro perde seu valor. Daí porque a necessidade de desenvolver estudos nessa área em expansão, a fim de que as práticas internas possam compatibilizar-se com ações em nível mundial, que exigem cada vez mais ética e transparência em suas relações. Utilizar-se-á o método dedutivo, pesquisa qualitativa e artigos científicos sobre o tema em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Salinas Muñoz, Marcela. "Uso de laboratorios virtuales para la enseñanza de la histoembriología humana en la carrera de Enfermería de la Universidad de las Américas." Revista Educación las Américas 7 (October 21, 2019): 56–72. http://dx.doi.org/10.35811/rea.v7i0.17.

Full text
Abstract:
La histoembriología humana corresponde al campo de la biología encargado del estudio del desarrollo, la composición y el reconocimiento de los distintos tipos de tejidos del cuerpo humano. En la Universidad de Las Américas, su estudio se aborda durante el primer año mediante clases presenciales, donde se revisan los conceptos teóricos, y sesiones prácticas de laboratorio, en las cuales se observan preparados histológicos y se identifican tejidos y sus componentes estructurales. Estas metodologías de estudio no son suficientes para los estudiantes, quienes presentan dificultades en el proceso de enseñanza-aprendizaje, principalmente en la identificación de los distintos tipos de tejidos a través de muestras histológicas, probablemente debido al escaso tiempo dedicado a las sesiones prácticas. A partir de esta situación, se pone en práctica un laboratorio virtual, que consiste en la observación de muestras en un microscopio online, con el objetivo de entregar a los estudiantes una instancia de práctica guiada a la cual puedan acceder sin restricciones. El análisis de los resultados de este estudio concluye que esta actividad contribuye al proceso de aprendizaje de los estudiantes, quienes presentaron un aumento en su rendimiento y calificaron el proceso como atrayente y educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Maciel Barros, Pedro Henrique, and Marina Zava De Faria. "A consagração popular no procedimento de inexigibilidade para contratação de artistas musicais." Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI 5, no. 17 (July 1, 2021): 93–108. http://dx.doi.org/10.48143/rdai.17.mzf.

Full text
Abstract:
A licitação, tema não mais restrito ao circulo forense, sobretudo na atualidade em que esta protagoniza escândalos de corrupção no Brasil, se manifesta como um procedimento indispensável para Administração Pública. A presente pesquisa oferece um modesto recorte ao propor estudar as inferências da consagração popular: termo este formado da junção dos critérios legais "consagrado pela critica especializada ou opinião pública", previsto anteriormente no art. 25, IlI, na Lei 8.666/1993 e agora no art. 74, lI, da Lei 14.133/2021, no afã de averiguar qual ou quais seriam as interpretações mais acertadas para contratação de artistas no procedimento de inexigibilidade. Para fins metodológicos, utilizou-se a revisão bibliográfica do assunto, estudos científicos, pareceres, jurisprudência, além de guias, manuais e outros materiais editados pelos órgãos oficiais do país. O escopo da pesquisa se limita a apresentar ao círculo forense ou a qualquer interessado os conflitos depreendidos do procedimento licitatório narrado em tela, no que se refere à contratação de artistas musicais pela Administração Pública no atual contexto jurídico brasileiro, buscando a construção de uma reflexão geral, sem o condão de apresentar conclusões definitivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ribeiro, Vinicius De Oliveira, Antonio Conceição Paranhos Filho, and Angélica Aparecida Dourado Da Costa. "GEOTECNOLOGIAS NA INVESTIGAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PLUVIAL PARASITÁRIA EM REDE COLETORA DE ESGOTO." Engevista 17, no. 3 (May 5, 2015): 351. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i3.659.

Full text
Abstract:
No Brasil, o sistema de esgotamento sanitário predominantemente utilizado refere-se ao sistema de separador absoluto (somente captação de esgoto sanitário), por apresentar menor custo de implantação (menores diâmetros de rede) e oferecer mais flexibilidade de execução. Por outro lado, para o sucesso do sistema de separador absoluto, é necessário um eficiente controle para se evitar que a água pluvial, principalmente proveniente dos telhados e pátios, não sejam encaminhados para o sistema de coleta. Como estes coletores não estão dimensionados para contribuição pluvial, extravasam pelos poços de vista, escoado pelas guias e sarjetas, podendo veicular doenças de veiculação hídrica a quem tiver contato direto O presente estudo abrangeu a composição da base SIG, no software gvSIG 1.12, no município de Três Lagoas/MS, com foco no mapeamento nos pontos de extravasamento da rede coletora de esgoto em vias públicas. Tal procedimento permitiu avaliar a bacia de contribuição a montante do ponto de transbordamento e verificar a capacidade de escoamento da rede coletora a jusante, de forma a determinar as prováveis causas do evento. Com a caracterização de consumo das residências especializadas, ficou facilitada a análise da quantidade de esgoto gerado em sua bacia de contribuição, descartando a hipótese de que o coletor não tem capacidade de escoamento do mesmo, elevando assim a teoria de que os transbordamentos ocorrerem devido às contribuições parasitárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bispo, Luciano Bonatelli, Munir Salomão, Augusto Roque Neto, Caleb Shitsuka, and Irineu Gregnanin Pedron. "Uso de membrana como fator preditivo do comportamento ósseo alveolar pós-exodontia." Odonto 28, no. 55 (June 25, 2020): 21. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v28n55p21-29.

Full text
Abstract:
Introdução: A evolução dos materiais e técnicas restauradoras trouxe avanços técnico-científicos inimagináveis. A agilidade no tratamento, maior conforto, redução de custos e satisfação de pacientes e profissionais constituem uma realidade premente na prática odontológica. O atual conhecimento da previsibilidade do comportamento ósseo após a execução de uma exodontia, sugere alguns cuidados que podem minimizar a perda óssea em altura e largura, que comprometem a reabilitação estética e funcional dos ossos maxilares. A dependência do coágulo na constituição do arcabouço demanda intervenção sistematizada na sua imobilidade, a qual, potencializará a resposta biológica do tecido duro. Objetivo: O escopo desse trabalho é apresentar o caso do emprego da membrana de polipropileno após exodontia, com vistas à futura instalação de implante. Descrição do caso: foi realizada a exodontia dos dentes 31 e 41 e utilizada a membrana de polipropileno, que permaneceu intencionalmente exposta durante 10 dias. A permanência da membrana favoreceu a manutenção do coágulo sanguíneo que serviu como arcabouço para a remodelação óssea, interferindo o mínimo possível na reabsorção das paredes remanescentes do alvéolo, favorecendo a futura instalação de implante e reabilitação implanto-protética. Conclusões: A Regeneração Óssea Guiada alcançada pela osteopromoção, por meio do através da utilização de membrana de polipropileno demonstra ser uma técnica promissora na Odontologia contemporânea. O baixo custo, a facilidade de acesso e manipulação por parte do cirurgião-dentista e o controle participativo na fisiologia tecidual foram fatores para que a técnica seja uma alternativa potencial na minimização da reabsorção óssea ou mesmo na imobilização do coágulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Nazario, Patrik Felipe, Luciana Ferreira, Jorge Both, and José Luiz Lopes Vieira. "Qualidade avaliativa do Test of Gross Motor Development 2: Uma investigação com base na Teoria de Resposta ao Item (Calidad evaluativa de la prueba de Desarrollo Motor Grueso 2: Una investigación basada en la Teoría de Respuesta al Ítem)." Retos 42 (June 8, 2021): 696–704. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v42i0.86427.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar o grau de dificuldade e capacidade de discriminação dos critérios utilizados para avaliar as habilidades motoras do TGMD-2. Participaram do estudo 159 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 8 anos, provenientes de quatro escolas públicas do município de Maringá–PR, Brasil. O instrumento analisado foi o Test of Gross Motor Development – 2th edition. As análises estatísticas foram guiadas por meio do modelo logístico de dois parâmetros para dados dicotômicos. Os resultados apontam o baixo poder discriminatório de alguns critérios para avaliar o nível de desempenho motor das crianças nas dimensões de locomoção e manipulação de objetos, sendo possível reduzir o número de critérios/habilidades motoras presentes em cada dimensão. Conclui-se que o modelo inicial com 48 critérios e 12 habilidades motoras não se adequou à amostra do estudo, e o uso da Teoria de Resposta ao Item é uma ferramenta complementar que possibilita identificar o grau de dificuldade de cada item e sua capacidade discriminatória em cada um dos critérios propostos na avaliação das habilidades motoras do TGMD-2. Resumen. El objetivo del estudio fue verificar el grado de dificultad y capacidad de discriminación de los criterios utilizados para evaluar las habilidades motoras del TGMD-2. El estudio incluyó a 159 niños, de ambos sexos, con edades comprendidas entre los 7 y 8 años, de cuatro escuelas públicas de la ciudad de Maringá-PR, Brazil. El instrumento analizado fue el Test de Desarrollo Motor Grueso - 2ª edición. Los análisis estadísticos se guiaron por el modelo logístico de dos parámetros para datos dicotómicos. Los resultados apuntan el escaso poder discriminatorio de algunos criterios para evaluar el nivel de desempeño motor de los niños en las dimensiones de locomoción y manipulación de objetos, permitiendo reducir el número de criterios / habilidades motoras presentes en cada dimensión. Se concluyó que el modelo inicial con 48 criterios y 12 habilidades motoras no se ajustaba a la muestra de estudio y el uso de la Teoría de Respuesta al Ítem es una herramienta complementaria que permite identificar el grado de dificultad de cada ítem y su capacidad discriminatoria en cada uno de los criterios propuestos en la evaluación de la motricidad del TGMD-2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Larissa Rosa da, Carla Menêses Hardman, Clarice Lucena Martins, Paulo Henrique Guerra, Anastacio Neco de Souza Filho, Daniel da Rocha Queiroz, Daniel Umpierre, et al. "Atividade física para crianças até 5 anos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 26 (July 21, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.26e0213.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve o processo de construção das recomendações de atividade física para crianças de até cinco anos incluídas no Guia de Atividade Física para a População Brasileira. O desenvolvimento destas recomendações tomou por base as diretrizes propostas pela Organização Mundial da Saúde em 2019. Complementarmente, buscou-se suporte teórico nas seguintes estratégias: 1-revisão de escopo, conduzida de modo a atualizar o corpo de evidências acerca dos correlatos de determinantes da atividade física em crianças de até cinco anos; 2-síntese de guias nacionais de atividade física; 3-escuta com pais e professores, a fim de identificar o grau de dificuldade destes em entenderem as recomendações contidas na proposta apresentada pela Organização Mundial de Saúde, além de barreiras e estratégias para maior envolvimento das crianças em atividades físicas; e, 4-consulta pública. Todas as ações foram desenvolvidas no período de maio a dezembro de 2020, por um grupo de trabalho constituído por pesquisadores com experiência na temática e representantes do Ministério da Saúde. Como resultado, foram incluídas no Guia um total de 35 recomendações, sendo 10 relacionadas aos benefícios, quatro à dose, sete aos tipos de atividades, sete às orientações para prática e outras sete relacionadas à redução de comportamento sedentário. Quando pertinente e possível, estas recomendações foram diferenciadas para crianças do nascimento até um ano de vida, de um e dois anos e de três a cinco anos. A mensagem principal é de que qualquer atividade física é melhor do que nenhuma e de que o comportamento sedentário deve ser reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Figueroa Molina, Roberto. "Modelos didácticos de los docentes de ciencias experimentales." Escenarios 1, no. 16 (January 1, 2015): 83. http://dx.doi.org/10.21892/20119097.75.

Full text
Abstract:
<p>El presente estudio de naturaleza descriptiva pretende caracterizar los modelosdidácticosquesustentanlas prácticaseducativasdelosdocentes de las ciencias experimentales de las universidades oficiales de la costa caribe Colombiana. La información se obtiene a partir de la aplicación de una escala tipo Likert y entrevistas, a una muestra de docentes que desarrollan actividades académicas en los niveles de educación superior. El análisis de los resultados se realiza a partir de interpretaciones cualitativas y cuantitativas que permiten identificar, si los docentes de las universidades oficiales de la costa caribe Colombiana, se ubican en el modelodidácticotradicional, cuyascaracterísticacorresponden:mantener el control de la clase, centrarse en los contenidos de enseñanza; al igual que el desconocimiento de los intereses de los estudiantes, la dinámica del aula y el trabajo basado en actividades. O bien, se sitúan dentro de una combinación ecléctica conformada por los modelos tradicional, por descubrimiento, constructivista y crítico social. Por otro lado, los resultados del estudio, entre otros aspectos, muestran que los docentes participantes no precisan una tendencia específica hacia el uso de uno de los modelos didácticos discutidos en la investigación. Igualmente, los docentes de las ciencias experimentales de las universidades oficiales de la costa caribe Colombiana, no implementan un único modelo didáctico en su práctica pedagógica, lo que representa para ellos una opción eficaz para la instrucción. Asimismo, se deriva del estudio que el modelo didáctico en el cual se encuentran inmersos los docentes de las ciencias experimentales, es el modelo tradicional. Ello puede resultar del escaso dominio en el desarrollo de competencias, las necesidades e intereses de los estudiantes. Esta actitud que asumen los docentes, posiblemente es la causante de la deserción de la población estudiantil de los docentes de las ciencias experimentales de las universidades oficiales de la costa Caribe Colombiana. Se evidencia entonces, a pesar que varios docentes afirman que siguen los postulados del modelo critico social, estos muestran un bajo nivel de coherencia en sus prácticas con el modelo. Los profesores olvidan que para desarrollar actividades educativas guiadas por este paradigma, deben estar conscientes y dispuestos a realizar lo que el modelo pretende, por el hecho, que los docentes deben trabajar por una educación liberadora sustentada en el dialogo, la subjetividad y la interacción, que permita superar la inercia didáctica. Sin embargo, esto exige más que el seguimiento ideológico, la verdadera vivencia en el aula.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fernández, Luis Ventura. "TERRITORIALIDADES E INTEGRAÇÃO: O ESCUDO GUIANÊS NO CONTEXTO DA INICIATIVA IIRSA." Textos e Debates 1, no. 21 (August 9, 2013). http://dx.doi.org/10.18227/2217-1448ted.v1i21.1593.

Full text
Abstract:
O artigo aborda uma análise dos processos de confi guração territorial no Escudo das Guianas e no Estado de Roraima a partir das políticas de crescimento econômico adotadas pelo Estado brasileiro nos últimos anos e do processo de integração física regional no continente, sob o modelo da Iniciativa de Integração da Infraestrutura Física Regional em América do Sul – IIRSA. Este tipo de empreendimentos exige e parte da premissa do controle sobre a terra (como fator de produção) e de controle sobre o espaço e o território, premissas que foram fundamentais no projeto colonizador e no projeto da modernidade e que agora se tornam, de novo, relevantes no projeto de acumulação fl exível da Globalização. No caso especifi co do Escudo Guianês, onde se insere o Estado de Roraima, a matriz econômica que a Iniciativa IIRSA estabelece para a região reproduz um modelo claramente extrativista e exportador pelo investimento no agronegócio, na exploração mineral e fl orestal e na geração de energia a partir de hidroelétricas. Se continuar o avanço sobre estas trilhas, podemos prever em Roraima a manutenção da insegurança dos direitos territoriais dos povos indígenas, bem como a afetação de Unidades de Conservação e a virada das políticas de Assentamento de Reforma Agrária para tornar a pequeno agricultor em trabalhador terceirizado da indústria do biocombustível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cabral, Mariana Petry. "JUNTANDO CACOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DA FASE KORIABO NO AMAPÁ." Amazônica - Revista de Antropologia 3, no. 1 (November 6, 2011). http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v3i1.632.

Full text
Abstract:
Ao ampliar a pesquisa arqueológica no Amapá, emergiram contextos inéditos, exigindo reflexão sobre como classificar o material. A discussão que realizo aqui tem início com uma investigação sobre a forma como a fase Koriabo tem sido utilizada em outras áreas do Escudo Guianense. Os usos que têm sido feitos, na maior parte dos casos, do termo Koriabo na arqueologia da região, como busco demonstrar, têm um caráter generalizador. Como decorrência, as semelhanças são ressaltadas e as diferenças negligenciadas, com uma forte tendência à homogeneização. No entanto, escavações recentes na Guiana Francesa e no Amapá apontam para contextos diversos de deposição desta cerâmica característica. A partir daí, volto-me ao contexto no Amapá, salientando o quanto escavações amplas com informações detalhadas oferecem novas bases para refletirmos sobre as classificações, já que enriquecem nosso conhecimento sobre os contextos arqueológicos de deposição. A partir da reflexão que apresento aqui, sugiro que, no contexto da arqueologia das Guianas, é necessário ampliar o foco em contextos particulares antes de nos voltarmos às classificações generalistas, a fim de refinar dados e nossas interpretações. Palavras-chave: fase Koriabo, arqueologia das Guianas, classificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Uhlein, Alexandre, Paulo Sergio Gomes Paim, Colombo Celso Gaeta Tassinari, and Augusto José Pedreira (In memorian). "ANÁLISE ESTRATIGRÁFICA DE BACIAS RIFTE PALEO-MESOPROTEROZOICAS DOS CRÁTONS AMAZÔNICO E SÃO FRANCISCO, BRASIL." Geonomos, December 31, 2015. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v23i2.707.

Full text
Abstract:
No Brasil destacam-se dois crátons brasilianos - o Amazônico, na região norte, e o do São Francisco, que ocorre na região centro-leste. Bacias rifte Paleo (2,5-1,6 Ga) e Mesoproterozoicas (1,6-1,0 Ga) compreendem depósitos vulcano-sedimentares sub-horizontais ou deformados, situadas no interior destes crátons. No Cráton Amazônico destacam-se as coberturas Paleo-Mesoproterozoicas do Supergrupo Roraima (Escudo das Guianas), assim como o Grupo Beneficiente, Grupo Gorotire, Formações Dardanelos e Palmeiral, no Escudo do Brasil Central. Essas unidades ocorrem em bacias rifte-sag alongadas segundo WNW-ESE, que incluem rochas vulcânicas ácidas e intermediárias e estratos continentais na base (sistemas deposicionais de leque aluvial e fluvial) recobertos de forma transgressiva por fácies marinhas plataformais (metacalcários, metapelitos e metarenitos com estratificações cruzadas hummocky). No Cráton do São Francisco ocorrem as coberturas Paleo-Mesoproterozoicas do Supergrupo Espinhaço (Minas Gerais e Bahia), assim como do Grupo Araí (Goiás). As sucessões mostram um desenvolvimento estratigráfico semelhante, com rochas metavulcânicas ácidas e intermediárias e metassedimentos vinculados a sistemas deposicionais continentais, na base, e marinho plataformal no topo. Essas unidades representam bacias tipo rifte-sag alongadas na direção N-S, caracterizadas inicialmente por subsidência mecânica, com sedimentação em ambientes de leques aluviais, fluvial e lacustre associada, seguido por uma fase de subsidência térmica-flexural, registrada por estratos marinhos, sob influência de ondas e marés. Fases de reativação distensional e sedimentação fluvial associada podem ocorrer, para o topo, principalmente no Supergrupo Espinhaço, na região da Chapada Diamantina (Bahia). Estas bacias rifte-sag foram parcialmente invertidas e soerguidas e formam hoje regiões de grande beleza natural. Palavras-chave: Bacias proterozoicas, bacias rifte-sag, estratigrafia, evolução crustal.Abstract: STRATIGRAPHIC ANALYSIS OF THE PALEO-MESOPROTEROZOIC RIFT BASINS IN THE AMAZONAS AND SÃO FRANCISCO CRATONS, BRAZIL. Two Brasiliano-Panafrican cratons are important in Brazil – the Amazon Craton, in the Northern region, and São Francisco Craton, in Central-Eastern Brazil. Paleoproterozoic (2.5-1.6 Ga) and Mesoproterozoic (1.6-1.0 Ga) rift basins are registered as volcano-sedimentary, subhorizontal or deformed strata located within these cratons. The Paleo-Mesoproterozoic covers include the Roraima Supergroup, in the Northern Amazon Craton (Guyana Shield), and the Beneficiente and Gorotire Groups and the Dardanelos and Palmeiral Formations in the Southern Amazon Craton (Central Brazil Shield). These are WNW-ESE-trending, rift-sag basins that include intermediate to acid volcanic rocks and continental sedimentary rocks (alluvial fan and fluvial depositional systems) at their base overlain by transgressive, shelfal strata (meta-limestone and meta-sandstone with hummocky cross-stratification). The Paleo-Mesoproterozoic covers in the São Francisco Craton comprise the Paleo-Mesoproterozoic Espinhaço Supergroup in the Minas Gerais and Bahia states and the Araí Group in the Goiás State. These units show similar stratigraphic development relative to the above mentioned with intermediate to acid meta-volcanic rocks and continental, meta-sedimentary rocks at their base overlain by shelfal strata at their top. They represent N-S trending, rift-sag basins initially characterized by mechanic subsidence (alluvial fan, fluvial and lacustrine depositional systems) followed by thermal-flexural subsidence (wave- and tide-influenced marine strata). Extensional reactivation phases can occur to the top, mainly in the Espinhaço Supergroup, in the Chapada Diamantina region (Bahia State). These rift-sag basins were partially folded and thrusted, and then uplifted. Currently they form regions of great natural beauty, some of them protected as national parks. Keywords: proterozoic basins, rift-sag basin, stratigraphy, crustal evolution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pinto, Gabriel Rezende de Souza. "MUNDO: O WALTEN SOBERANO DE MARTIN HEIDEGGER E SEU ADVOGADO JACQUES DERRIDA." Revista da Faculdade de Direito UFPR 56 (December 31, 2012). http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v56i0.33480.

Full text
Abstract:
Soberania e a questão do mundo. Seguindo a proposta de Jacques Derrida de ler de perto a vinda, a chegada da Soberania por meio do conceito de mundo em Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão, de Martin Heidegger, este artigo expande seu escopo para alcançar anteriores significados de mundo em sua obra. Este movimento permite uma compreensão muito mais ampla dos caminhos que conduzem Heidegger ao ponto em que a soberania se transforma em questão. Após esta recapitulação, guiada sobretudo pela Fenomenologia da vida religiosa e por Sobre a Essência do fundamento, são tratados os temas envolvidos na análise comparativa feita por Heidegger, a qual impede que o animal tenha acesso à diferença ontológica e, por essa mesma razão, coloca o ser humano, o Dasein, numa posição única de superioridade e solidão. Enquanto Heidegger está interessado em traçar uma linha que distingue os homens de todos os demais entes, Derrida ressalta como o verbo alemão walten é empregado com o objetivo de estabelecer aquela diferença com apoio em algo maior que qualquer espécie de poder onto-teo-lógico ou antropológico conhecido pela tradição filosófica. O walten apela para algo completamente outro: soberania para além de toda soberania, ultra-soberania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Marguerite Robichez, Juliette Marie. "A justiça penal internacional e a África: a “africanização” do direito internacional penal." Pensar - Revista de Ciências Jurídicas 26, no. 1 (April 30, 2021). http://dx.doi.org/10.5020/2317-2150.2021.9813.

Full text
Abstract:
As vicissitudes da justiça penal internacional (JPI) e, em particular, o pretendido “afrocentrismo” do Tribunal Penal Internacional (TPI), que concentraria suas atividades exclusivamente contra os ditadores africanos, são denunciadas de maneira recorrente. Se a jurisdição criminal de cunho universal, criada em 1998, não constitui a panaceia para condenar todos os dirigentes que cometem crimes internacionais, não podemos negar, todavia, o impacto positivo que ela já induziu: a sua finalidade não é julgar todos os carrascos do planeta, mas oferecer um paradigma de justiça imparcial e respeitosa das garantias processuais fundamentais e, dessa forma, estimular as jurisdições nacionais a endossar suas responsabilidades ao processar seus responsáveis por crimes de lesa-humanidade cometidos no seu território. Nesse sentido, o fato de os Estados africanos imaginarem alternativas regionais ao TPI pode ser considerado como uma contribuição positiva da JPI à luta contra a impunidade. Com a finalidade de estudar o novo fenômeno de "africanização" (no sentido definido por Achille Mbembe, de uma África percebida como laboratório vivo onde se delineiam as figuras do mundo vindouro) do direito internacional penal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com enfoque na literatura africana, baseada em procedimentos metodológicos comparativos e históricos, guiada por uma abordagem dedutiva amparada, notadamente no estudo de tratados e de casos jurisprudenciais internacionais. A pesquisa utiliza o escopo da teoria da interdependência complexa, defendida por R. Keohane e J. Nye, que ressalta a relevância dos atores transnacionais para estudar e compreender as relações internacionais. O primeiro tópico será consagrado às contribuições e aporias dos tribunais criminais internacionais ad hoc, em particular o Tribunal Penal Internacional para Ruanda e o Tribunal penal para a Ex-Iugoslávia e ao TPI de cunho permanente, que provocaram o movimento de africanização da JPI. O segundo examinará uma das primeiras manifestações dessa regionalização do DPI, a saber, a criação das jurisdições criminais híbridas, como o Tribunal Especial para a Serra Leoa e as Câmaras Africanas Extraordinárias. O terceiro tópico abordará a relevância da tentativa de implantação de um tribunal penal internacional africano de caráter permanente, iniciativa que visa adaptar a JPI às particularidades e aos anseios do continente negro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography