To see the other types of publications on this topic, follow the link: Escultura en el campo expandido.

Journal articles on the topic 'Escultura en el campo expandido'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Escultura en el campo expandido.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Camila Backes dos, and Simone Zanon Moschen. "O IMPOSSÍVEL E A POÉTICA DA EXTRAÇÃO EM TREE OF CODES: UM EXERCÍCIO EM CAMPO EXPANDIDO." Organon 34, no. 67 (December 9, 2019): 1–17. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.97026.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é discutir a noção de poética da extração como um operar que decanta efeitos de criação do trabalho de subtração/perda. Para tanto, parte da articulação entre os estudos de Rosalind Krauss (1979), em que a autora deriva a proposição de campo expandido do delineamento de uma noção de escultura que se ergue a partir da composição de negativos, e o trabalho do escritor norte-americano Jonathan Safran Foer, que escreve o livro Tree of codes operando uma verdadeira exumação da obra de Bruno Schulz, A Rua dos Crocodilos. A articulação desses trabalhos permite delinear condições de localização de um impossível que resta indicado, sem ser apreendido, e que acaba por fazer incidir efeitos de expansão sobre campos, como os da literatura, da arte e os estudos da memória, bem como por ver surgir o que nos permitimos chamar de um livro-objeto-escultura-obra-de-arte.PALAVRAS-CHAVE: campo expandido; poética da extração; escultura; literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bittencourt, Rita Lenira De Freitas. "LOUÇA CHINESA E POESIA BRASILEIRA: CORA CORALINA EM CAMPO EXPANDIDO." Organon 34, no. 67 (December 9, 2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.99341.

Full text
Abstract:
Este artigo se ocupa de alguns poemas e um texto em prosa de Cora Coralina. São trabalhos onde se cruzam tempos e espaços, se recuperam sensações e dados da memória individual e coletiva e nos quais, simultaneamente, o caseiro e o interiorano se aproximam do distante e do estrangeiro. A partir da noção de campo expandido, desenvolvida pela teórica americana Rosalind Krauss, no artigo “Sculpture in Expanded Field”, de 1979, que explora certa condição do poético e traz alguns elementos esculturais que podem auxiliar a definir estratégias teóricas de abordagem ao literário, entendemos a cena contemporânea na aproximação analítica e crítica a objetos, textos e imagens em movimento para fora das especificidades. Lugar da poesia e da prosa poética, a obra da poeta goiana circula sem constrangimentos ou amarras, anacrônica e deliberadamente transdisciplinar.PALAVRAS CHAVE: poesia; história; literatura; campo expandido; Cora Coralina
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lavaniegos, Manuel. "Anish Kapoor: espacialidad en abismo." Interpretatio. Revista de hermenéutica 2, no. 1 (March 17, 2017): 17. http://dx.doi.org/10.19130/irh.2.1.2017.41.

Full text
Abstract:
A partir de la reciente exposición “Anish Kapoor, Arqueología: Biología” que ha tenido lugar en Museo Arte Contemporáneo (MUAC), de la UNAM, de mayo a noviembre del 2016, se interpretan algunas de las obras exhibidas del trascendental artista anglo-indio; poniéndolas en relación con otras famosas piezas de su producción, y en referencia al contexto del campo expandido de la escultura y el arte contemporáneos. La compleja profundidad de las creaciones de Kapoor, que incorporan el vacío a la morfología de sus proto-objetos o formas autogeneradas, es abordada desde la perspectiva del retorno abstracto/simbólico y poético del arquetipo de “lo matricial” en las artes. También, se reflexiona acerca de la dimensión sagrada o metafísica implicada en sus instalaciones escultórico/arquitecturales desde una hermenéutica apofática del arte, que, no obstante posee una fuerte significación estética y política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cota, Débora. "CAMPO EXPANDIDO EM ABORDAGENS DO LITERÁRIO." Organon 34, no. 67 (December 9, 2019): 1–16. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.96698.

Full text
Abstract:
O conceito de campo expandido, como o propõe Rosalind Krauss (1979), está sendo considerado dentro dos estudos em torno da literatura a partir de trabalhos, sobretudo contemporâneos, de experimentação com a escrita. A discussão em torno da pós-autonomia do literário (LUDMER) ou de sua inespecificidade (GARRAMUÑO), em diálogo estreito com a ideia de ampliação do campo, no entanto, considera também mudanças em torno da leitura do literário, de sua abordagem. De que maneira leituras que constroem um objeto ao ler promovendo um extravasamento do campo pelas associações e comparações com outros campos e/ou outros objetos, como o trabalho de Raúl Antelo em Paraná(2017), estabelecem leituras do literário em perspectiva expandida? Este trabalho, aberto muito mais a interrogações do que a respostas, propõe uma discussão do campo expandido a partir, especialmente, da leitura do literário e suas interlocuções com às práticas do comparatismo.PALAVRAS-CHAVE: campo expandido; leituras do literário; literatura comparada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nunes, Alexandre Silva. "DIREÇÃO DE ARTE EM CAMPO EXPANDIDO." Arte da Cena (Art on Stage) 5, no. 1 (July 31, 2019): 103–41. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v5i1.59182.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende discutir a Direção de Arte na perspectiva de campo expandido, como locusautônomo de pesquisas e práticas artísticas, no contexto amplo das Artes da Cena. Sua meta principal é fortalecer a área e fornecer alguns subsídios reflexivos a ela, tendo em vista a carência ainda grande de discussões teóricas sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Portas, Danusa Depes. "EX-ISTO: O OLHAR NO CAMPO EXPANDIDO." Fragmentum, no. 51 (December 31, 2018): 205. http://dx.doi.org/10.5902/2179219431889.

Full text
Abstract:
A crescente tendência nos estudos dos meios de comunicação pela dimensão transnacional do tráfico e a produção de imagens acompanham o deslocamento dela ao centro dos debates sobre o papel da representação nas culturas globais contemporâneas. Estas questões consubstanciam-se em problemas-chaves fundamentais: a hibridação dos campos disciplinares da literatura, fotografia, cinema, arte em um contexto internacional; a relação entre a imagem e o arquivo, com respeito à memória, à história, à justiça. No horizonte destes problemas, o trabalho objetiva distinguir o papel constitutivo da imagem do autor na dinâmica da imaginação teórica ocidental e as funções políticas dos agenciamentos memorialísticos de que se revela portador, valendo-se da obra de Cindy Sherman como intercessor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Quilici, Cassiano. "O campo expandido: arte como ato filosófico." Sala Preta 14, no. 2 (December 20, 2014): 12. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p12-21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ramalho e Oliveira, Sandra Regina. "Relações intertextuais entre moda e escultura." Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 4, no. 2 (June 1, 2020): 110–23. http://dx.doi.org/10.5965/25944630422020110.

Full text
Abstract:
Os estudos intertextuais, que têm como objeto fenômenos relacionais entre manifestações diversas, encontram bases teóricas na linguagem verbal. Assim, investigações sobre a visualidade buscam teorias da linguística para aproximações, as quais demandam análises, adequações. Desde os conceitos bakhtinianos de “dialogia” e “polifonia”, passando por “intertextualidade”, de Kristeva, bem como “tradução” (verbal), abordado por inúmeros autores, Calabrese é exceção, pois ocupou-se de tradução no campo da visualidade. Ramalho e Oliveira e Jardim Filho também se excluem, apresentando propostas intertextuais no campo visual. Aqui analisa-se uma articulação entre escultura e moda, amalgamando em imagens de dorsos, nus ou vestidos, o conceito curatorial de uma mostra ocorrida em 2019, em Paris.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pacheco, Keli Cristina. "CADERNO DE MEMÓRIAS COLONIAIS, DE ISABELA FIGUEIREDO, E O CAMPO EXPANDIDO DA LITERATURA." Organon 34, no. 67 (December 9, 2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.95367.

Full text
Abstract:
Neste artigo propomos uma breve leitura em campo expandido de Caderno de Memórias Coloniais (2009), de Isabela Figueiredo, romance em escrita íntima que se passa em Moçambique e Portugal, durante o neocolonialismo e pós-independência de Moçambique. O conceito de campo expandido, elaborado por Rosalind Krauss (1979), solicita à crítica um olhar para a forma, e uma reflexão sobre o que a forma impõe e deseja provocar. Nesse passo, o pós-moderno acontece quando a artista não se interroga sobre os meios de expressão, estes não determinam mais a práxis, mas se tornam vias em prol de uma expressão, estratégia possível de ser localizada em Caderno de Memórias Coloniais. Roberto Vecchi (2008) já indicara, em chave teórica, a existência de uma estratégia de dominação portuguesa a partir de um projeto colonial desagregador, temática presente no romance que, como veremos, aparece conjugada a sua forma narrativa.PALAVRAS-CHAVE: literatura contemporânea; literatura portuguesa; campo expandido
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Diéguez, Ileana. "Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido." Sala Preta 14, no. 1 (June 25, 2014): 125. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p125-129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barranquero Contento, José Javier. "Los animales en la escultura tardogótica del Campo de Calatrava." Boletín de Arte, no. 40 (November 28, 2019): 303–7. http://dx.doi.org/10.24310/bolarte.2019.v0i40.5690.

Full text
Abstract:
El Campo de Calatrava nos proporciona dos pequeños conjuntos escultóricos tardogóticos en los que los animales desempeñan un papel muy importante, y que podemos contemplar en la parroquia de Santa María de Daimiel y en la del Viso del Marqués.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Vivas Ziarrusta, Isusko, and Amaia Lekerikabeaskoa Gaztañaga. "Arte-hezkuntzaren kezkak eta arazoak gizarteko kultur entretenigarritasunetik haratago. Eskulturak baimentzen digun ikuskeraren ekarpena unibertsitateko irakaskuntzan." Tantak 28, no. 2 (May 23, 2017): 175–206. http://dx.doi.org/10.1387/tantak.17485.

Full text
Abstract:
Si partimos de la práctica del arte y de la experiencia en la enseñanza superior en bellas artes, concretamente en el campo disciplinario de la escultura, tratamos como objetivo fundamental la posibilidad y los cauces de la transmisión del arte. Esto sucede una vez introducido el plan de estudios Bolonia en nuestro contexto (Facultad de Bellas Artes. UPV/EHU), reforma que afecta directamente a la perspectiva que el tiempo aporta a todo aprendizaje basado en la experiencia estética, proveniente de la praxis del arte. Como cuerpo de contenidos, nos hemos detenido principalmente en tres asignaturas: «Escultura I», «Escultura II» y «Escultura, arquitectura y paisaje urbano». Materias que comparten una metodología similar pero que se manifiesta de forma diferente. Esto nos lleva a plantearnos hasta qué punto resultan eficaces las metodologías activas actuales y sus recursos aplicados a la educación de las artes plásticas, ámbito del conocimiento en el cual podemos defender, a modo de hipótesis, que los métodos utilizados en el sistema universitario de formación artística siempre han sido activos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Machado, João Carlos. "QUANDO É CENOGRAFIA?" Cena, no. 30 (March 31, 2020): 61–72. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.96945.

Full text
Abstract:
A partir de questões levantadas nas recentes edições das Quadrienais de Praga e das experiências artísticas e de pesquisa do autor, o texto trata de algumas possíveis definições dos conceitos de cenografia, performance, performatividade e teatralidade, buscando estabelecer distinções e aproximações entre as artes cênicas e as artes visuais, principalmente no campo da escultura. Para tanto são analisadas questões levantadas por autores como Rosalind Krauss e Josette Féral, entre outros, pertinentes às concepções culturalmente construídas destes campos e conceitos, bem como aos modos de pensar o fazer e os processos criativos destas áreas. Palavras-chave Cenografia. Teatralidade. Performance. Escultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Dias, Michele Dos Santos, and Renato Kirchner. "UMA PIETÀ BRASILEIRA: A ESCULTURA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE EM CAETÉ, MINAS GERAIS." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 17, no. 2 (September 10, 2019): 669. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17i2.7059.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar a escultura de Nossa Senhora da Piedade localizada em Caeté, MG, sua origem e contexto histórico. Para isso, será apresentada a conjuntura em que foi produzida a escultura, tema de inspiração da obra, estilo artístico e a importância no campo religioso deste importante Patrimônio Histórico e Artístico tombado pelo IPHAN. Para atingir este objetivo, serão tomados como base dois importantes estudos sobre a obra e o santuário: "A Serra e o Santuário Nossa Senhora da Piedade: uma herança setecentista das Minas do Ouro", de José Carlos Vargens Tambasco e "O Aleijadinho na Serra da Piedade", de Edmundo Fontenelle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fabbrini, Ricardo Nascimento. "Teatro como campo expandido: a imagem em Gilles Deleuze e Hans-Thies Lehmann." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 1 (May 17, 2016): 20–36. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i1.8212.

Full text
Abstract:
Este texto caracteriza o “teatro da dramaturgia visual”, de Hans-Thies Lehmann, ou teatro como campo expandido, pela incorporação de diversas mídias. Recorremos à crítica de Gilles Deleuze aos “ardis da representação” e à “diferença ontológica entre modelo e cópia”, ressaltando que esse teatro se opõe à imagem-representação do teatro dramático e do cinema clássico, assim como à imagem-simulacro do mundo mass-midiático. Recorremos, ainda, aos comentários de Anne Sauvagnargues à noção deleuzeana de “imagem-individuação”, baseadas nas modulações de longitude e de latitude. Procuramos mostrar que esse teatro expandido é o lugar, por excelência, para o desenvolvimento do drama da percepção, questão que está no centro da reflexão estética contemporânea. Na confluência das linguagens, de signos de luz e do corpo do ator, teríamos uma imagem que efetua uma crítica às imagens circulantes, ou uma forma que “afeta a sensação e força o pensamento”, no sentido de Gilles Deleuze.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

García Moreno, Mario Fernando. "Escultura cinética en Quito: Precursores y cinetistas." ANIAV - Revista de Investigación en Artes Visuales, no. 8 (March 31, 2021): 129. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2021.14020.

Full text
Abstract:
<p>Ciertamente existen expresiones artísticas de orden cinético en la ciudad de Quito, Ecuador; sin embargo, tales manifestaciones han sido poco estudiadas en su integralidad, razón por la cual el autor de este artículo ha considerado oportuno, más aún en su condición de ciudadano y escultor quiteño, levantar información bibliográfica y de campo que aporte a la documentación, sistematización, visibilización y futuro debate del tema en cuestión; en ello, la presente investigación recoge parte de los resutados obtenidos de la tesis doctoral sobre “Escultura cinética en acero estructural, el movimiento como agente mediador entre obra de arte y espectador”, actualmente en proceso, que aporta sobre dicho tema la debida contextualización en el panorama global y, en concreto, sobre el arte cinético ecuatoriano. La información ofrecida, en lo posible, se presenta libre de especulaciones o juicios de valor, los que quedarán a cargo, hipotéticamente, de futuros emprendimientos de orden teórico y crítico realizados por terceros.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Harrison, Rodney, and Marian Petry Cabral. "Arqueologias de futuros e presentes emergentes." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 12, no. 2 (March 16, 2019): 83–104. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v12i2.12200.

Full text
Abstract:
Este artigo traça a genealogia do subcampo que ficou conhecido como “arqueologia do passado contemporâneo” e argumenta por sua maior integração com o campo expandido da arqueologia histórica. Um dos desafios centrais da arqueologia nas próximas décadas será encontrar um modo de se engajar com fenômenos emergentes, contemporâneos e sócio materiais e, consequentemente, com questões – tanto contemporâneas quanto futuras – de interesse ecológico, social, político e econômico. Partindo do quadro de um novo projeto de pesquisa interdisciplinar, colaborativo e internacional – Futuros do Patrimônio – que procura compreender os processos material-discursivos do patrimônio e de outros campos similares como formas distintivas de práticas de construção de futuros (future-assembling) através da aplicação de um conjunto de métodos arqueológicos etnográficos, o artigo conclui que o potencial para um campo expandido da arqueologia histórica reside na sua habilidade de engajar-se com futuros emergentes através de arqueologias etnográficas que estejam sintonizadas com aspectos sociomateriais dessas (e de outras) práticas de construção de futuros (future-assembling).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

López Calderón, Marica. "El monasterio de San Martín Pinario: escuela para la escultura compostelana de los siglos XVII y XVIII." De Arte. Revista de Historia del Arte, no. 9 (August 22, 2014): 105. http://dx.doi.org/10.18002/da.v0i9.1373.

Full text
Abstract:
En este artículo nos acercamos al mecenazgo que los monjes benedictinos de San Martín Pinario llevan a cabo en el campo de la escultura compostelana durante los siglos XVII y XVIII. A partir de los contratos conservados se evidencia la preocupación de los mismos no sólo en lo relativo al programa iconográfico de las empresas que acometen, sino también de aquellas cuestiones de oficio y lenguaje con que dichas empresas se han de materializar plásticamente. Este hecho se tradujo en el reclamo de artistas de primer nivel y con estos de piezas ejecutadas con maestría y siempre conforme a la estética imperante del momento, convirtiendo el monasterio de San Martín Pinario en la vanguardia y motor de la escultura compostelana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Brito, Josivânia Ferreira, Gustavo Cunha de Araújo, and Juliane Gomes de Sousa. "O ensino de arte no contexto da educação do campo." Revista HISTEDBR On-line 21 (June 1, 2021): e021024. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657365.

Full text
Abstract:
O objetivo consiste em identificar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas no ensino de Artes de um professor de classe multisseriada em uma escola rural no Estado do Tocantins. Numa perspectiva teórica e empírica, de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, utilizamos como técnicas de coleta de dados a observação das aulas de Arte nessa classe e entrevista semiestruturada com seu respectivo professor. A pesquisa revelou que as práticas pedagógicas em artes desenvolvidas na turma se baseiam na pintura, escultura e sistematização de textos, das quais o educador procura trabalhar com os seus alunos de maneira dialógica, aspecto importante para ampliação do conhecimento cultural e estético do camponês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Alves, Wanderlan. "Poema corpo: o corpo poema." Alea: Estudos Neolatinos 20, no. 3 (December 2018): 127–47. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/203127147.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo, analisamos a exposição fotográfica Corpo-poema, a partir das noções de campo expandido, pós-autonomia e inespecificidade, visando a compreender os processos criativos e vivenciais da arte, no projeto em questão, e os modos pelos quais o trabalho potencializa a liberação dos corpos femininos, assim como a restituição da literatura e do corpo aos espaços públicos. Num processo em que corpo e palavra são refuncionalizados, ambos desestabilizam a instituição literária e colaboram para um sentido de ampliação do campo da literatura contemporânea brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Neves, Larissa de Oliveira. "Editorial." Pitágoras 500 8, no. 1 (June 27, 2018): 1–2. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v8i1.8652803.

Full text
Abstract:
Esse volume da revista de estudos teatrais do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, a Pitágoras 500, traz o dossiê Dramaturgia em seu campo expandido: Dramaturgias possíveis, organizado pelas professoras Verônica Fabrini e Melina Scialom, que apresentam a Seção Temática, contendo oito artigos, e a quem agradecemos o empenho e a disposição em todas as etapas do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Motta, Gilson Moraes. "Laboratório Objetos Performáticos: Das performances itinerantes ao teatro de sombras no campo expandido." Urdimento 2, no. 32 (October 10, 2018): 258–78. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102322018258.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Dias, Maria Alice Medeiros, and Marcos Pereira Diligenti. "O laçador: espectro de significação e identidade." Paisagem e Ambiente, no. 36 (December 8, 2015): 209. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i36p209-227.

Full text
Abstract:
O Monumento d’O Laçador foi concebido para simbolizar o gaúcho, figura emblemática do homem do campo, personagem principal da tradição rio-grandense, trabalhador da lida campeira, protagonista na criação de gado no Pampa do Rio Grande do Sul. A obra de Antônio Caringi ocupou durante quarenta e oito anos o Largo do Bombeiro, em uma das entradas da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A sua localização foi um dos fatores que contribuiu para que a Escultura fosse incorporada à imagem da Cidade e ao imaginário do porto alegrense como ícone da identidade gaúcha e símbolo da receptividade aos que por ali chegavam. Em 2007, em razão de uma obra viária, a Escultura foi deslocada para um espaço público especificamente projetado para recebê-la: o Sítio do Laçador, localizado a menos de um quilômetro do lugar original. O artigo trata dos impactos causados pelo deslocamento dessa importante Escultura Pública investigando a gama de fatores objetivos e subjetivos intrínsecos a esse processo, com ênfase na criação, implantação em logradouro público, identificação com a Cidade e com a população, ocasionados pela transferência de local na imagem da cidade, na identidade urbana e no papel d’O Laçador na paisagem de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Piteira, Susana. "VOID. Talhando a paisagem." Revista Visuais 2, no. 3 (December 16, 2016): 93–125. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v2i3.12074.

Full text
Abstract:
No território formado pelo anticlinal de Estremoz, a paisagem gerada no contraste entre o seu carácter agrícola e o seu carácter industrial, associado à extração do mármore, proporciona um fértil campo de heterogénea reflexão/ação no domínio das artes. A partir deste contexto abordar-se-ão as relações da paisagem com a escultura e o território, focadas nas construções negativas, as pedreiras, enquanto site e os objetos escultóricos como possíveis no site, assim como outras práticas artísticas relativas ao lugar. Analisa-se também o palimpsesto que constitui a paisagem atual do anticlinal, nas suas múltiplas potencialidades e oportunidades artísticas, no presente e futuro. Esta abordagem, parte ainda de um olhar envolvido com o território em causa, numa coabitação constante e próxima, proporcionada pela prática da escultura, do habitar e da docência, da autora, registando o histórico de algumas ações, iniciadas há cerca de duas décadas, abrindo a discussão e reflexão sobre as problemáticas do território em questão no domínio da arte e da paisagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Piteira, Susana. "Entre a floresta e o jardim." Revista Visuais 6, no. 1 (June 26, 2020): 75–99. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v6i1.13709.

Full text
Abstract:
Alberto Carneiro, Fernando Lanhas e Clara Menéres, abriram em Portugal, no Século XX, um campo de trabalho entre a arte e o território, definindo novas géneses artísticas a partir da natureza. Neste artigo, a obra de Carneiro, revela aproximações às acções artísticas que, a partir de uma nova atitude perante a natureza, informam sobre componentes intrínsecas da prática da arte e da escultura, através do território. Numa leitura do país, as obras em causa abriram caminho às gerações de artistas mais novos, em consonância com tendências internacionais contemporâneas. Pesquisando a paisagem, Carneiro associa a actividade de escultor com práticas da jardinagem e da horticultura, procura equivalências do sentir estético no vazio como forma de conhecimento e eternidade, entre a arte e o ritmo espontâneo da natureza, articulando a prática da escultura com problemas de espaço e construção e com um saber-fazer manual. Em cerca de quarenta anos, Portugal mudou radicalmente, esta obra documenta-o evocando o país rural (memória) e país actual (ausência).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santana, Samuel Antônio. "SE PERDER PARA SE ENCONTRAR." Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas 7, no. 2 (October 20, 2020): 127–51. http://dx.doi.org/10.14393/10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-08.

Full text
Abstract:
Valendo-me de conceitos próprios à prática dos Viewpoints e relacionando-os à criação dramatúrgica em campo expandido, durante um processo de desconstrução onde miro minha própria trajetória artística, rememoro os passos como pistas para desvendar esse processo trilhado de Desmontagem Cênica, buscando tornar visível o invisível, pra poder me perder e reencontrar, enquanto rascunho a cartografia de uma um processo criativo e de pesquisa em artes da cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Navarrete Madrid, Héctor Iván. "Escultura sonora y la generación de lugares de empatía translingüística." MAGOTZI Boletín Científico de Artes del IA 9, no. 17 (January 5, 2021): 44–55. http://dx.doi.org/10.29057/ia.v9i17.6316.

Full text
Abstract:
El presente artículo expone los resultados más importantes de la investigación-producción doctoral en torno al rescate de la propuesta de "escultura sonora" desarrollada por los hermanos Baschet en México desde mediados de los años sesenta. Encontramos en la obra y línea de trabajo Baschet la cualidad de generar lugares de empatía translingüística. Se explora tal concepto desde el punto de vista cualitativo, pues se trata de una investigación-producción enfocada en una manifestación artística. Así como desde el punto de vista cuantitativo pues se busca llevar los aspectos de lo subjetivo, lo sensorial, la percepción y la comunicación al terreno y la aplicación de la técnica experimental, mediante la aplicación de variables binarias derivadas de una extensa observación de campo, las cuales permiten llevar a cuantificación y visualización estos datos para leerlos como tendencias que servirán junto con las variables no binarias para discernir con argumentos demostrables el potencial emotivo de nuestro objeto de estudio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Neves, Livia Lopes, and Maria de Fátima Fontes Piazza. "Pensamento da America: campo intelectual, ideias e dilemas de um suplemento cultural." Revista Eletrônica da ANPHLAC, no. 12 (December 4, 2012): 280–305. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.12.2012.1339.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do suplemento Pensamento da América (1941-1948), do jornal A Manhã, especialmente no período que esteve sob a direção do escritor, poeta e diplomata Rui Ribeiro Couto, para a aproximação cultural entre o campo intelectual brasileiro e o dos países de língua espanhola. O suplemento visava construir uma americanidade, ou seja, integrar as três Américas: a lusófona, a hispanófona e a anglófona, sem olvidar a indoamérica e a afroamérica. Este periódico divulgou a produção cultural das Américas: literatura (poesia e prosa), artes visuais (pintura, escultura, arquitetura, fotografia) e divulgou ícones da política e da cultura do continente, Além das teses que circulavam no mundo ibero-americano, como a cubanidade de Fernando Ortiz ou a “civilização” e “barbárie” de Sarmiento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Franco Mata, Ángela. "La Capilla del Cristo de la Columna de la Catedral de Toledo." Eikon / Imago 7 (June 11, 2018): 219–30. http://dx.doi.org/10.5209/eiko.73577.

Full text
Abstract:
Resumen. En la catedral de Toledo existe una capilla ubicada en la girola, que da nombre al contenido, de especial interés desde el punto de vista iconográfico y teatral. Ostenta un retablo con la representación de Cristo a la columna entre san Pedro y san Juan. Es la interpretación plástica del Auto de la pasión, de Alonso del Campo, escrito entre 1486 y 1499. Se completa con la figura de la Verónica. Tuvo una cierta difusión en el campo de la miniatura, como en el Libro de Horas de Alonso de Zúñiga, conservado en la Real Biblioteca de El Escorial, y en la escultura, en el grupo de Cristo a la columna y san Pedro (se ha perdido san Juan) en Alcaraz (Albacete).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lírio Gurgel Monteiro, Gabriela. "A “cinemática cenográfica” de Jacques Polieri e sua influência na história da cena contemporânea." Artcultura 22, no. 40 (June 10, 2020): 75–91. http://dx.doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56964.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a obra artística e teórica de Jacques Polieri (1928-2011), diretor, teórico do teatro e cenógrafo francês que, por meio de uma perspectiva pluridisciplinar, concebeu e investigou diversos espetáculos multimídias, nos quais renovou a ideia de representação. A hipótese aqui apresentada é de que sua obra é decisiva para o desenvolvimento de técnicas relativas ao uso das imagens em sua relação com o espaço, configurando uma abordagem teórico-prática fundamental para o desenvolvimento do teatro em campo expandido na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rambelli, Gilson, and Bruno Sanches. "Editorial." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 4, no. 1 (June 30, 2010): 6–7. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v4i1.10697.

Full text
Abstract:
Desde o seu início nos anos 1960, ocm George F. Bass, em Cabo Gelydonia na Turquia, a Arqueologia Subaquática sistemática tem se expandido como campo de pesquisa arqueológico, ou seja, como uma especialidade da Arqueologia, atingindo hoje escala internacional de aplicabilidade e de formação. Essa inclusão de arqueólogos mergulhadores ao ambiente aquático, que comemora cinquenta e um anos, vem rompendo com uma tradição milenar levada adiante por mergulhadores que sempre se apoderaram do patrimônio cultural subaquático em benefício próprio, dificultando o agir coerente da pesquisa sistemática sobre esses bens culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Little, Barbara. "Povos com história: uma revisão da Arqueologia Histórica nos Estados Unidos." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 8, no. 2 (December 31, 2014): 122–65. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v8i2.10596.

Full text
Abstract:
A Arqueologia Histórica tem se expandido significantemente nos últimosdez anos. Este ensaio discute algumas das tendências e temas que têm se tornado importantes na Arqueologia Histórica nos Estados Unidos desde 1982. Aprimeira seção avalia brevemente esse campo de estudo. A segunda discute ocapitalismo como um tema que pode unificar os estudos. Pesquisas comparativas,análises integrativas e os conceitos de poder e ideologia são centrais ao tema docapitalismo. A terceira seção trata de um breve estudo de caso sobre os Cherokee no período histórico. A conclusão comenta sobre o estado institucional daArqueologia Histórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sancho, Lindolfo. "Antropologia no campo expandido: uma articulação entre espaço, paisagem e as artes no estudo da experiência urbana." Vista, no. 3 (December 26, 2018): 129–47. http://dx.doi.org/10.21814/vista.3032.

Full text
Abstract:
Fora dos museus e em interação com o espaço público, as artes se tornam objeto privilegiado de mediação da experiência urbana. Tendo essa experiência em mente, este artigo apresenta uma reflexão sobre duas intervenções realizadas por Gordon Matta-Clark nos píeres de Nova Iorque durante a década de 1970.Considerando as categorias de espaço e paisagem como ferramentas teóricas, a mobilização do espaço urbano pelas artes será considerada a partir da ideia de “campo expandido”, tal como proposto por Rosalind Krauss referindo-se a um momento histórico no qual as fronteiras entre as práticas artísticas foram flexibilizadas em uma série de práticas espaciais híbridas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Fernández García, Noelia. "¿Quiénes son los malos? Propaganda, kalokagathia y caricatura en los tebeos de la Guerra Civil a través de un ejemplo: Un miliciano rojo." Boletín de Arte, no. 36 (October 30, 2015): 85–91. http://dx.doi.org/10.24310/bolarte.2015.v0i36.3320.

Full text
Abstract:
Durante el transcurso de la Guerra Civil, así como durante la posguerra española, la propaganda se convirtió en uno de los elementos políticos esenciales; y el arte, principalmente la arquitectura, la escultura y la pintura, cumplió esa función desde un primer momento. Sin embargo, los más pequeños tampoco fueron ajenos al adoctrinamiento, conseguido mediante la propaganda en los tebeos. El caso de Un miliciano rojo resulta ejemplar dentro de este campo, pues muestra cómo el bando nacional, nalmente vencedor en la contienda, se sirvió de un recurso tan antiguo como la kalokagathia para infundir el miedo hacia modelos considerados erróneos en la perseguida y futura nueva sociedad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rodrigues, Eder. "A frente performática de atuação do dramaturgo na cena contemporânea." Pitágoras 500 8, no. 1 (June 22, 2018): 47–58. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v8i1.8651374.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a aproximação dos campos da dramaturgia e da performance, mobilizando apontamentos em torno dos territórios e das fronteiras de suas bases epistemológicas e processuais. A discussão teórica parte de Richard Schechner, Erika Fischer-Lichte, Renato Cohen, Denise Pedron e Ana Pais, com foco na investigação sobre como os desdobramentos dos princípios da performance contaminam o pensamento e a práxis da escrita para o palco. Nessa perspectiva, discute-se o redimensionamento do trabalho do dramaturgo e seu papel simbólico na gênese criativa, principalmente quando sua atuação incorpora uma frente performática e a dramaturgia passa a ser entendida como campo expandido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Borges, Laylson Silva, Fernanda Samara Barbosa Rocha, Vanessa Santos Neri, Flora Suzane Parente Maia, Otávio Cury Costa Castro, José Elivalto Guimarães Campelo, and José Lindenberg Rocha Sarmento. "Gestão zootécnica e genética informatizadas em pequenos ruminantes: uma revisão." Medicina Veterinária (UFRPE) 13, no. 2 (April 8, 2019): 251. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v13n2-3083.

Full text
Abstract:
A criação de pequenos ruminantes tem se expandido em todos os estados brasileiros e, independentemente do objetivo da exploração, tem muito a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país. Entretanto, esse setor enfrenta constantes desafios, como, por exemplo, a falta de informações e acesso às tecnologias, sendo a ausência de informatização uma das principais limitações para o registro de dados no campo. Dessa forma, objetivou-se, com esta revisão da literatura, compilar informações a respeito da utilização de ferramentas informatizadas aplicadas aos controles zootécnico e genético e à seleção de acasalamentos em pequenos ruminantes. Constatou-se que a adoção dessas ferramentas na ovinocultura e caprinocultura ainda é bastante limitada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, José Rufino Silva dos, and Brenda Thaise Cerqueira de Souza. "A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 45 (May 31, 2019): 40–59. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1799.

Full text
Abstract:
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, atualmente tem se expandido de forma maciça em todos os setores, inclusive no campo educacional, em virtude da demanda da sociedade. No ambiente escolar, a presença dessas Tecnologias deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação, tendo em vista os ganhos significativos no campo da aprendizagem. Deste modo, há uma necessidade de estudos que analisem como está acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo, de revisão bibliográfica, tem o objetivo de apurar como a utilização de novas tecnologias da comunicação e informação, além do livro didático, contribuem como ferramentas para utilização em sala de aula pelos professores de biologia. Em face dos resultados da pesquisa faz-se necessário repensar no uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas não apenas como mera ferramenta para atrair a atenção dos alunos, mas sim como ferramenta da prática docente capaz de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Amurabi. "En busca de una didáctica de la sociología: aportes desde la educación secundaria brasileña." Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, no. 40 (July 2, 2021): 21. http://dx.doi.org/10.7203/dces.40.17651.

Full text
Abstract:
Las ciencias sociales en la educación secundaria incorporan diferentes asignaturas escolares, como historia, geografía, psicología, sociología, etc. Sin embargo, el campo de la didáctica en las ciencias sociales se ha centrado en la didáctica de la historia y la geografía, como muestra la literatura especializada. Por otro lado, en países como Brasil, la discusión sobre la enseñanza de la sociología en la educación secundaria se ha expandido en los últimos años, señalando la necesidad de desarrollar una didáctica de la sociología. En este artículo, busco señalar los fundamentos de una didáctica de la sociología a partir de la realidad brasileña, sin embargo, dialogando con el campo más amplio de la didáctica en las ciencias sociales. Indico que la articulación entre temas, teorías y conceptos es fundamental para la enseñanza de la sociología en la educación secundaria, así como la necesidad de llevar a cabo una didáctica interdisciplinaria con la didáctica de las ciencias sociales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Aguilar Hernández, Yuri Alberto. "Arte transformador." El Ornitorrinco Tachado. Revista de artes visuales, no. 9 (April 26, 2019): 49. http://dx.doi.org/10.36677/eot.v0i9.11055.

Full text
Abstract:
Pensar el arte ampliando su campo de acción más allá del ambito profesional, nos permite internarnos en el espacio social y reflexionar en la utilidad social del arte. Un arte que indaga sobre la multidimensionalidad vinculante entre arte y sociedada, comenzando con la noción de la escultura social, y continuando algunas prácticas instituyentes actuales. Talleres comunitarios, arquitecturas colectivas y tácticas urbanas son las herramientas artisticas utilizadas para la transformación social de algunas comunidades de Tlalpan y Xochimilco en la Ciudad de México. Donde la colaboración y producción cultural se entremezclan para potenciar y describir las posibilidades de agencia que tiene el arte actual. Metodológicamente se plantea las prácticas artisticas como formas de experimentación y la obsevación participante como herrameinteas de reflexión y análisis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ginzburg, Jaime. "Cegueira e Literatura." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 10 (December 31, 2003): 53–64. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.10.0.53-64.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo procura examinar a cegueira, em perspectiva estética e epistemológica, como um campo em que, na literatura brasileira, é elaborada uma reflexão sobre a problemática da constituição do sujeito. A leitura, considerando ideias de Theodor W Adorno, parte de uma escultura de Cildo Meire les para se deter em dois escritores, Paulo Mendes Campos e Lara de Lemos.Palavras-chave: cegueira; sujeito; literatura brasileira.Abstract: This article tries to examine blindness, in an aesthetic and epistemological perspective, as an imagetic field, where are developed reflections referring to constitution of subject, in Brazilian Literature. This reading, considering Theodor W Adorno’s ideas, takes Cildo Meireles’ sculpture, and goes over two writers, Paulo Mendes Campos and Lara de Lemos.Keywords: blindness; subject; Brazilian literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ginzburg, Jaime. "Cegueira e Literatura." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 11 (December 31, 2003): 53. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.11.0.53-64.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo procura examinar a cegueira, em perspectiva estética e epistemológica, como um campo em que, na literatura brasileira, é elaborada uma reflexão sobre a problemática da constituição do sujeito. A leitura, considerando ideias de Theodor W Adorno, parte de uma escultura de Cildo Meire les para se deter em dois escritores, Paulo Mendes Campos e Lara de Lemos.Palavras-chave: cegueira; sujeito; literatura brasileira.Abstract: This article tries to examine blindness, in an aesthetic and epistemological perspective, as an imagetic field, where are developed reflections referring to constitution of subject, in Brazilian Literature. This reading, considering Theodor W Adorno’s ideas, takes Cildo Meireles’ sculpture, and goes over two writers, Paulo Mendes Campos and Lara de Lemos.Keywords: blindness; subject; Brazilian literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Figueiredo, Bruna Freitas. "Espaços barrocos: da arquitetura irrompe a carne." Opiniães, no. 17 (December 20, 2020): 410–35. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.173747.

Full text
Abstract:
Pretendemos, nesse texto, esboçar uma leitura da plasticidade, dos tecidos do texto, do corpo e da escultura/arquitetura presentes em Crônica da casa assassinada (1959) e em trabalhos de Adriana Varejão. Entendendo-as como impasses frente à dicotomia alma-corpo e, então, a narrativas morais fundada em um sistema colonial-cristão de dominação, sugerimos que suas propostas estéticas operam de forma a tensionar essa divisão por meio de uma beleza convulsiva da linguagem na qual violência e resistência, repulsa e atração procuram uma conciliação impossível. O efeito desse confronto, assim, nos permite adentrar em um campo no qual o barroco surge, seguindo considerações de Schollhammer ([2007] 2016), como gesto sensível sobre o leitor, promovendo a desestabilização tanto de seus conceitos quanto de sua subjetividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Martínez Quijano, Natalia. "Cholas y pishtacos : relatos de raza y sexo en los Andes, por Mary Weismantel." Revista de Antropología y Sociología: Virajes 22, no. 2 (July 1, 2020): 291–95. http://dx.doi.org/10.17151/rasv.2020.22.2.13.

Full text
Abstract:
Con destreza, Mary Weismantel nos muestra su experticia y agudeza etnográfica en un libro que expone las continuas contradicciones de la vida andina a través de la indagación y análisis sobre las nociones de raza, sexo, clase y género. Elabora un tejido excepcional en el que recoge sus experiencias de campo a lo largo de los Andes entre 1982-1987, suma las narraciones de otros etnógrafos del Perú, Bolivia y Ecuador, acude a teorizaciones amplias de las ciencias sociales y explora la literatura, fotografía y escultura regionales para presentarnos dos personajes conocidos en la cotidianidad de los Andes: la chola y el pishtaco. A todas luces, un relato sensible y descriptivo que ofrece una visión innovadora a la antropología y etnografía andinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vega Mora, Brenda. "Los métodos alternativos de fotografía como un aporte a la obra de artistas emergentes." Index, revista de arte contemporáneo, no. 08 (December 31, 2019): 36–45. http://dx.doi.org/10.26807/cav.v0i08.235.

Full text
Abstract:
Enseñar los métodos alternativos fotográficos de impresión, ha supuesto un replanteamiento en mi práctica como docente: la necesidad de los estudiantes de arte en aprender nuevas técnicas que les permita encontrar dentro de su investigación teórica, el componente práctico para concluir con sus propuestas de exhibición de grado. Esta búsqueda se debe, principalmente a que estas técnicas no han sido exploradas de forma ampliada pues, paulatinamente han dejado de ser parte de un currículo de enseñanza formal y, antes de empezar con los talleres itinerantes que dicto, había la necesidad por encontrar nuevas maneras de plantear la creación artística dentro del campo expandido de la fotografía contemporánea, la cual supone descubrir técnicas que amplíen sus aplicaciones conceptuales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bournot, Estefanía. "Rutas y encrucijadas: cronotopos de la narrativa contemporánea latinoamericana." Anales de Literatura Hispanoamericana 44 (October 14, 2015): 139–48. http://dx.doi.org/10.5209/rev_alhi.2015.v44.50706.

Full text
Abstract:
El actual marco global ha determinado la construcción de nuevos espacios ficcionales que desestabilizan las estructuras binarias desde las cuales se enfocó la literatura latinoamericana. Si en otra época se trataba de una pugna cultural entre campo y ciudad, autóctono o extranjerizante, civilización o barbarie; hoy en día es casi imposible discernir dónde se encuentran las fronteras entre lo local y lo global, pues también el imaginario literario se ha expandido a escalas mundiales en busca de nuevos paisajes. A partir de obras narrativas recientes de Guillermo Fadanelli, Andrés Neuman y Lina Meruane este artículo indaga en las formas de entender el tiempo y el espacio en la literatura contemporánea de Latinoamérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Grande, Ivan Oliveira, and Deusa Maria Rodrigues Boaventura. "DA PRAÇA AO SHOPPING: MUDANÇAS NO ESPAÇO PÚBLICO DO CENTRO DE GOIÂNIA." Revista Grifos 23, no. 36/37 (January 4, 2016): 69. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v23i36/37.2777.

Full text
Abstract:
Este artigo contempla a discussão sobre mudanças de usos nos espaços públicos do centro expandido da cidade de Goiânia. Destacam-se, como objetos do estudo, espaços públicos como a Avenida Goiás, a Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira e a Praça Latif Sebba. A partir de uma revisão bibliográfica e levantamentos de campo, são apontados o aumento crescente da busca de espaços coletivos privados, como os shopping centers, intervenções que anulam o espaço público de permanência na cidade e o uso do automóvel como opção principal de deslocamento pelos cidadãos na cidade. Como conclusão, ao longo do tempo, é percebido o crescente declínio dos espaços centrais da cidade como locais públicos, caracterizados atualmente como não-relacionais e de usos transitórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Felinto, Erick. "O Olho Selvagem." Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia 8, no. 19 (December 29, 2020): 113–30. http://dx.doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p113-130.

Full text
Abstract:
Os textos e reflexões esporádicos de Vilém Flusser sobre o cinema nos permitem ao menos esboçar os princípios gerais de uma teoria, fundada na ideia do papel social desse meio como elemento de intervenção e transformação da cultura. A hipótese central do artigo é que as ideias do pensador checo convergem na noção do cinema como instrumento de preparação para a vida em uma sociedade pós-histórica. Suas proposições sobre o tema se aproximam tanto da noção de um cinema expandido como de conceitos desenvolvidos no campo do pós-humanismo, das filosofias da diferença e de proposições cosmopolíticas. Mais que isso, pretende-se sugerir que certas práticas textuais do autor também operam a partir de mecanismos essencialmente cinematográficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Gonzalez, Angela F., Ricardo Antonio Ayub, and Marie Y. Reghin. "Conservação de rúcula minimamente processada produzida em campo aberto e cultivo protegido com agrotêxtil." Horticultura Brasileira 24, no. 3 (September 2006): 360–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362006000300018.

Full text
Abstract:
Folhas de rúcula produzidas em campo aberto e sob cultivo protegido com agrotêxtil foram minimamente processadas, embaladas inteiras ou picadas em bandejas de poliestireno expandido e cobertas com filme de PVC de 14 micras. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2x2 (ambiente de cultivo, forma de preparo e refrigeração a 0(0)C e 10(0)C), com quatro repetições por tratamento, totalizando 32 bandejas. Os tratamentos foram armazenados a 0ºC e 10ºC por 10 dias, quando foram avaliadas as variáveis perda de massa (%); pH; sólidos solúveis; acidez titulável; cor e aparência. A conservação a 0ºC promoveu uma diminuição da perda de peso da rúcula minimamente processada. A utilização de folhas inteiras ou minimamente processadas foi significativa para sólidos solúveis sendo os maiores valores encontrados para as folhas inteiras. Para folhas picadas observou-se valores de acidez significativamente maiores para as produzidas sob ambiente natural. Independente da forma de preparo, a rúcula produzida em ambiente natural apresentou menor valor de pH. A cor e aparência da rúcula não foram influenciadas pelos tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Avellaneda, Aldo, and Guillermo Vega. "Governmentality Studies, liberalismo y control. Entrevista con Nikolas Rose." Nuevo Itinerario, no. 7 (July 9, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.30972/nvt.073187.

Full text
Abstract:
El Profesor Nikolas Rose se desempeña actualmente como director del Departamento de Sociología en el King’s College, en Londres, Inglaterra. Hasta el 31 de diciembre de 2011 y por ocho años fue el director del Centro BIOS (Centre for the Study of Bioscience, Biomedicine, Biotechnology and Society), en el London School of Economics. Es internacionalmente conocido por el desarrollo de estudios que han continuado y expandido algunos enfoques del filósofo francés Michel Foucault, particularmente en el dominio de las “ciencias psi” y sus implicancias en el campo político. Ha realizado además, junto con su colega Peter Miller, numerosos trabajos sobre los cambios en las racionalidades y las técnicas políticas, entre los cuales cabe destacar la última producción conjunta, Governing the present (Polity Press, 2008)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Méndez Rodríguez, José Luis, and Mateo Mier y Terán Giménez Cacho. "Expansión de la producción de aceite de palma en territorios campesinos, el caso de Palenque, Chiapas (1996-2018)." Revista Pueblos y fronteras digital 15, no. - (October 30, 2020): 1–28. http://dx.doi.org/10.22201/cimsur.18704115e.2020.v15.445.

Full text
Abstract:
Este artículo describe y analiza cómo la producción agroindustrial de aceite de palma se ha expandido en territorios campesinos del municipio de Palenque, Chiapas, México. El uso de un enfoque desde la ecología política empírica y cualitativa permitió centrarnos en los campesinos-palmeros y en sus relaciones con otros actores. Durante el trabajo de campo se realizaron entrevistas en plantaciones, localidades rurales y en la ciudad de Palenque. Los hallazgos indican que, en la zona recorrida, se está gestando una territorialidad expresada en la dependencia de los campesinos-palmeros a los ingresos monetarios de la venta del fruto de la palma, quienes en su mayoría no obtienen ganancias económicas considerables, pero sí las mínimas necesarias para mantenerse en la cadena de producción.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography