Academic literature on the topic 'Espaço visual'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Espaço visual.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Espaço visual"

1

Salvador, Diego Salomão Candido de O., Aglene de Arruda Moreira, and Bruno Lima de Brito. "ESPAÇO GEOGRÁFICO E PERCEPÇÕES: COMPREENSÕES DE UM DEFICIENTE VISUAL." HOLOS 2 (December 26, 2007): 45. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2006.95.

Full text
Abstract:
Compreender os espaços geográficos é fator de suma importância. Isso é dito em função do espaço geográfico ser o produto das relações dos homens entre si e com o meio onde vivem. Dessa maneira, compreender os espaços é assimilar as diferentes formas que o homem tem de habitar, experimentar e viver, sempre procurando suprir as suas necessidades. Para obter essa compreensão de maneira significativa é necessário vivenciar diferentes espaços, buscando tecer reflexões acerca desses. Isso é dito através da adoção da postura metodológica da fenomenologia, com traços de criticidade, trabalhando com descrições e análises de elementos e experiências sociais. Com isso, o estudo em tela traz a compreensão espacial de um deficiente visual, que é realizada através das percepções de três espaços geográficos diferentes, localizados na Cidade do Natal-RN: Avenida Senador Salgado Filho, Shopping Midway Mall e Parque das Dunas. As percepções desses três espaços desencadearam reflexões que enriqueceram as compreensões espaciais do deficiente visual. Além disso, as vivências de diferentes espaços geográficos fizeram com que as suas conceituações de espaço fossem (re)formuladas. PALAVRAS-CHAVE: Espaço geográfico. Percepções. Reflexões. Compreensões espaciais. Inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Demetresco, Sylvia. "Vitrinas: arte versus visual merchandising." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 2, no. 2 (February 14, 2008): 44. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v2i2.376.

Full text
Abstract:
Existe, hoje, uma forte relação da arte com o Visual Merchandising (VM ), relação tão próxima como a existente entre consumidores e produtos. Surgem no marketing novas palavras, por exemplo, crossover, definida como o fenômeno de transversalidade entre disciplinas e que nas aproximações entre arte e Visual Merchandising não impõe mais uma diferença gritante, mas sim apresenta um novo espaço no qual os artistas vêem a loja, o museu e o espaço do comércio como uma fonte de renda, reunindo a arte ao mundo do glamour da moda e ao consumo. E vice-versa. O VM , que sempre criou espaços estéticos e inovadores para a moda, invade outros campos de experimentação na construção de novas organizações de sentidos que, agora, se vêem refletidos na arte, nas exposições, nas bienais, nas galerias, nos desfiles, ao expor produtos e marcas, ao pensar o percurso do espectador/consumidor nesses ambientes (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bonfim, Gabriel Augusto de Paula. "O homem que era só metade." Palíndromo 12, no. 26 (January 1, 2020): 279–95. http://dx.doi.org/10.5965/2175234612262020279.

Full text
Abstract:
RESUMOO presente ensaio visual é composto pelo trabalho intitulado “O homem que era só metade”; nele articulam-se processos de criação no campo da Arte Contemporânea que exploram as possibilidades do corpo e do objeto no espaço urbano e as trocas que podem ser estabelecidas entre as potencialidades do espaço e a subjetividade humana.Palavras-chave: Corpo. Espaço Urbano. Identidade. Performance. ABSTRACTThis visual essay is composed by the work called “The Man Who Was Just a Half”, in which processes of creation in the Contemporary Arts are articulated, exploring the possibilities of the body and object in the urban space and the exchanges that can be established between the potentialities of space and human subjectivity.Keywords: Body. Urban Space. Identity. Performance. RÉSUMÉ Le présent essai visuel est composé pour le travail “L'homme qui n'était qu'une moitié”, où s'articulent procédure de création dans le champ de l'art contemporain qui exploitent les possibilités du corps et d'objet dans l'espace urbain et les échanges qui peuvent être établies parmi les potentialités d'espace et la subjectivité humaine.Mots clefs: Corps. Espace urbain. Identité. Performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, José Aparecido da, José Antonio Aznar-Casanova, Nilton Pinto-Ribeiro Filho, and Javier Enrique Santillán. "Acerca da métrica da percepção do espaço visual." Arquivos Brasileiros de Oftalmologia 69, no. 1 (February 2006): 127–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27492006000100025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bustos, Carolina, Fabiano De Vargas Scherer, and Fernando Bakos. "Leitura e análise da comunicação visual no espaço urbano." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 8, no. 1 (April 11, 2013): 01–09. http://dx.doi.org/10.51358/id.v8i1.105.

Full text
Abstract:
Estudo da comunicao visual urbana, observando o conceito de poluio visual e de diferentes definies da mesma. Pesquisa multidisciplinar da relao entre o espao urbano e a insero de elemen- tos de comunicao, atravs da anlise da percepo visual ambiental, do design emocional e do design universal. Dentro do campo do design, estabelece relaes entre comunicao urbana e usurio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dote, Alice. "Desenhando um ensaio visual:." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 7, no. 13 (May 22, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2020v7n13id19946.

Full text
Abstract:
Este ensaio visual traz imagens produzidas ao longo de uma pesquisa em Antropologia Urbana no Centro de Fortaleza/CE. Através de caminhadas etnográficas, percorremos, percebemos e habitamos o espaço. O movimento dos passos provoca-nos outros deslocamentos, como os metodológicos. O desenho surge, imprevistamente, como mais uma maneira de nos implicarmos na e junto à cidade. Assumido como método, compreende uma reflexividade no seu gesto, uma maneira de pensar não só o espaço, mas a própria pesquisa e o fazer antropológico. Com as imagens partilhadas, buscamos lançar inquietações sobre o que o desenho, mais do que uma representação de algo, pode nos dar a ver nos encontros que ele gera e nos rastros que ele deixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Londero, Rodolfo. "Mais espaço, mais pesquisa." Discursos Fotograficos 12, no. 21 (December 20, 2016): 9. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castanha, Cesar De Siqueira. "Espaço, vídeo e ativismo no trabalho visual de David Wojnarowicz." Ícone 18, no. 2 (September 2, 2020): 135. http://dx.doi.org/10.34176/icone.v18i2.237782.

Full text
Abstract:
Este artigo busca compreender como opera uma iniciativa ativista e política no trabalho visual de David Wojnarowicz (1954-1992), identificado como um dos artistas visuais envolvidos com a luta pelo reconhecimento do HIV e assistência à população soropositiva, a partir de uma relação desse trabalho com a materialidade do espaço e a busca por uma espacialidade alternativa para produção e o consumo da arte. Para isso, primeiro, o artigo investiga uma inquietação contra o espaço institucional da arte, considerando uma reincidência histórica dessa reivindicação. Depois, busca-se analisar o trabalho visual — e, principalmente, videográfico — de Wojnarowicz a partir de contextos histórica e geograficamente específicos de ansiedade política e de uma iniciativa de reconfiguração do espaço comum a que estão vinculados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gally, Miguel. "A (DES)IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO PARA PENSAR AS ARTES VISUAIS: ENTRE HEIDEGGER E O AMBIENTE DA ARTE." Revista Ideação 1, no. 31 (April 18, 2018): 125. http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i31.1310.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende explorar a importância do espaço para pensar as artes visuais na atualidade partindo das ideias de Martin Heidegger presentes no seu texto “A arte e o espaço” (Die Kunst und der Raum, 1969). A leitura crítica que desenvolveremos parte da exigência não reducionista que o contexto pluralista das artes visuais impõe. Nesse sentido, o espaço será investigado pelos recursos teóricos oferecidos por Heidegger mas também pelo que chamei de “Ambiente da Arte”. Veremos que no primeiro caso, espaço e história estão intimamente ligados, restringindo o que se pode reconhecer como arte visual. No segundo caso, tentaremos defender como um espaço comunicacional pode ampliar a compreensão de arte visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rivera, Fabiola Guzmán, and Bruno Campos. "Ensaio Visual." Oculum Ensaios 12, no. 2 (December 15, 2015): 203. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v12n2a3344.

Full text
Abstract:
A habilidade de representar o espaço tridimensional usando um meio bidimensional pode se entender como o princípio canônico da ilustração da profundidade espacial. Apesar do atual foco da área da arquitetura em processos contemporâneos e computação gráfica, não podemos negar que a mão e a mente seguem sendo extensão uma da outra e por isso o par perfeito para ilustrar uma idéia. O bombardeio de ferramentas para otimizar o processo de desenho nos está obrigando a repensar a forma de representar nossas intenções espaciais, mas eu não posso deixar de pensar que aquele meio ótimo que sonhamos seja talvez o mais primitivo: o lápis e a folha de papel em branco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Espaço visual"

1

Camargo, Marina von Zuben de Arruda. "Propriedades espaço-temporais da acuidade vernier no córtex visual humano usando potenciais visuais provocados de varredura." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-12062012-160008/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa pretendia estabelecer um mapa espaço temporal das respostas de vernier no córtex visual humano. O uso do potencial visual provocado de varredura (PVPv) proporciona medidas eficientes e sensíveis dos limiares de vernier com os quais se pode começar a examinar as respostas corticais de vernier no âmbito dos parâmetros espaço temporais. As respostas de vernier foram avaliadas em relação à hipótese de que os sinais retinianos provenientes das células ganglionares da via magnocelular e não da via parvocelular compõem o input neural para córtex que é utilizado para gerar as respostas de vernier (tarefas de localização de alta precisão Lee et a., 1990; Lee et al., 1995). Métodos: As respostas de vernier no córtex humano foram medidas por meio do potencial visual provocado de varredura (PVPv). Quebras de vernier foram introduzidas em grades de ondas quadradas de produzindo colunas verticais intercaladas de barras estáticas e móveis. Medidas binoculares da acuidade vernier foram feitas em grades de alto contraste (64%) em função de 3 frequências temporais (3, 6 e 15 Hz) e 2 frequências espaciais (1 e 8 c/g). Medidas utilizando grades de baixo contraste foram feitas em função de 3 frequências temporais (3, 6 e 10Hz) e 3 frequências espaciais (1, 2 e 8c/g) em ambos os protocolos (alto e baixo contraste) as medidas foram feitas utilizando o PVPv. Foi utilizado o sistema POWER DIVA que utiliza a metodologia dos mínimos quadrados recursivos para extrair a amplitude e fase da resposta nos harmônicos selecionados da frequência do estímulo. Foram analisados o primeiro (1F1) e o segundo (2F1) harmônicos neste estudo. Com base em estudos anteriores, assume-se que o primeiro componente harmônico refere-se às respostas ao estímulo de vernier, e o segundo às respostas ao movimento relativo dos elementos do estímulo. Esta hipótese foi testada por meio da utilização de protocolos controle para ambos os arranjos de estímulos (alto e baixo contraste) em que foram utilizados os mesmos parâmetros, porém com deslocamentos entre as barras completamente simétricos (elementos da grade jamais se alinhavam). O sistema POWER DIVA calcula para cada segundo de janela de análise (bin) a amplitude local. A amplitude média do ruído nos 10 bins de análise é utilizada para calcular a razão sinal ruído para cada bin. Apenas sinais com razão sinal ruído maior que 3 foram considerados resposta. A média vetorial de 8 tentativas para cada condição de estímulo foi utilizada para determinar os limiares.Resultados: Os dados são consistentes com dados psicofísicos anteriores, especialmente os dados de Bradley & Skottun (1987) que demonstraram decréscimo significativo nos limiares de vernier com o aumento da frequência espacial. Os limiares eletrofisiológicos de vernier obtidos com o presente trabalho mostraram-se paralelos aos dados psicofísicos em função das frequências espaciais em ambos os protocolos. Os limiares no 1F1 também demonstraram redução significativa com o aumento da frequência temporal em altas frequências espaciais
The research was directed at establishing a spatiotemporal map of human cortical vernier responses. The use of swept-parameter, steady state visual evoked potential (sweep VEP, or sVEP) provides efficient and sensitive measurement of vernier thresholds with which to begin to examine cortical vernier responses over the spatio-temporal parameter space. The vernier responses were evaluated in relation to the hypothesis that the magnocellular (M) but not parvocellular (P) ganglion cell retinal output forms the neural input to cortex that is used to derive vernier (high precision localization task - Lee et al., 1990; Lee et al., 1995). Methods: Human cortical vernier responses were measured using the sweep visual evoked potential (sVEP). Vernier offsets are introduced into a square wave grating producing interleaved vertical columns of moving and static bars. Binocular measurements of the vernier acuity were made using high contrast (64%) gratings as a function of 3 temporal frequencies (TF = 3, 6 and 15 Hz) and 2 spatial frequencies (SF = 1 and 8 c/g). Measurements were also made at low contrast (8%) as a function of 3 temporal frequencies (3, 6 and 10Hz) and 3 spatial frequencies (1, 2 and 8c/g) using the sVEP. The POWER DIVA system uses the recursive least squares to extract the response amplitude and phase at selected harmonics of the stimulus frequency. We analyzed the evoked potentials at the first (1F1 fundamental) and second (2F1) harmonics. Based on prior research, we take the 1F1 component to be the specific response to the periodic vernier onset/offset, while the 2F1 component reflects local relative motion responses. We checked this assumption by also measuring sVEPs using a motion control protocol in which equivalent displacement amplitudes were presented in and identical stimulus array, but with the displacements being completely symmetrical alternations between two states of misalignment (grating elements were never aligned). To ensure that the amplitude data used for the regression and extrapolation to threshold is really a response to stimulus instead of noise, POWER DIVA calculates, for each 1-second analysis window (time bin), a local noise amplitude. The mean noise amplitude across 10 analysis bins is used to calculate the signal to noise ratio for each time bin. Only signals with a signal to noise ratio > 3 were considered as a response. The vector average of at least 8 trials was used to determine thresholds. Results: The data are consistent with some comparable prior psychophysical data, especially data from Bradley & Skottun (1987) who showed significant decrease in the vernier thresholds with the increase of spatial frequency. Our cortical (sVEP) vernier thresholds paralleled the psychophysical data as a function of SF in both protocols. The 1F1 (vernier) thresholds also exhibited a significant decrease with increase of temporal frequency at high SF
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paim, José Fernão Bastos. "Paisagens Fílmicas: Um diálogo possível entre vídeo, corpo, tempo e espaço." Programa de Pós-Graduação em Artes visuais da UFBA, 2011. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9827.

Full text
Abstract:
Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-04-08T19:21:47Z No. of bitstreams: 1 jose.pdf: 6402528 bytes, checksum: 2177bb838e6f461ea31cc3129870a076 (MD5)
Approved for entry into archive by Lêda Costa(lmrcosta@ufba.br) on 2013-04-18T12:08:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 jose.pdf: 6402528 bytes, checksum: 2177bb838e6f461ea31cc3129870a076 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-18T12:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jose.pdf: 6402528 bytes, checksum: 2177bb838e6f461ea31cc3129870a076 (MD5) Previous issue date: 2011-12-12
A presente dissertação aborda o potencial poético da linguagem videográfica na influência das relações de visibilidade surgidas da percepção do espaço, em um contexto de intervenções mediadas por projeções de vídeo, na construção de paisagens fílmicas, tendo como suporte, três espaços específicos, na cidade de Salvador: o Museu de Arte Sacra -MAS, Pavilhão de Aulas da Federação -PAF e o Museu de Arte Moderna -MAM. Proponho assim, através de pesquisas práticoteoricas apresentar em abordagens híbridas de expressão artística a relação da videoarte com a paisagem em um diálogo possível entre corpo, tempo e espaço. Esses estudos a respeito do vídeo como processo artístico estão ancorados aos escritos de Gene Youngblood, que em 1970 cunhou o termo Expanded Cinema (Cinema Expandido), no que diz respeito a uma visão alternativa da linguagem audiovisual a partir do seu entendimento como um sistema aberto, junto às reflexões de outros autores como os Professores Doutores Arlindo Machado, Maria Amélia Bulhões e Christine Mello. As apresentações das ações interventivas visam analisar e discutir também as potencialidades expressivas das matrizes digitais em estruturar uma abordagem alternativa da videoarte.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendonça, Maria Goreti Cortes. "VISUALIDADES DO ESPAÇO ESCOLAR: UMA INTERLOCUÇÃO COM A CULTURA VISUAL." Universidade Federal de Santa Maria, 2011. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6975.

Full text
Abstract:
The present paper discusses about an experience on education in the teaching of visual arts accomplished at school with a group of five students in the first grade of high school in Marco Polo School in Santa Maria/RS. This study utilizes the language of graffiti for questioning the visual features of school environment. Teacher and students interact in an educational process grounded on the scope of visual culture. The education of the visual culture by presenting a multidisciplinary character makes possible interrelationships of spaces and convergence as a field of knowledge, permeated by visual. The research was supported in Research Based in the Arts (IBA) or Arts Based Research (ABR), which is a type of qualitative research approach and it is not focused on the researcher or the researched object, but as a researcher, developer, reader can write and build that together. The most important authors participating in this theoretical construct are: HERNANDEZ (2000, 2007, 2008), Martins (2004, 2007) and MIRZOEFF (2003) regarding the field of visual culture; Lazzarini (2007) and Silva (2005) with reference to graphite, and Costa (2009), SILVA (2000, 2000a) and Pereira (2010), concerning the space to the school. These influences are brought by the survey are still settling into other possibilities. Among the results, it can be highlighted the new learning as a collective group that covered the meetings with new textures with different views, trying to rephrase things and try other ones, mainly to build a space for dialogue to discuss art.
A presente pesquisa versa sobre uma experiência educativa no ensino das artes visuais realizada no recinto escolar com um grupo de cinco estudantes do primeiro ano do ensino médio, do colégio Marco Polo, em Santa Maria/RS. Este estudo utiliza-se da linguagem do grafite para problematização da visualidade do espaço escolar. Professor e estudantes interagem num processo educacional embasados na perspectiva da cultura visual. A educação da cultura visual por apresentar um caráter transdisciplinar possibilita espaços de interelações e convergências como campo de conhecimento, permeado pelo visual. A investigação apoiou-se na Investigação Baseada nas Artes (IBA) ou Arts Based Research (ABR), que é um tipo de abordagem de pesquisa qualitativa, que não está focada no pesquisador ou no objeto pesquisado, mas no que pesquisador, colaborador, leitor podem escrever e construir juntos. Os principais autores que participam desta construção teórica são: HERNÁNDEZ (2000, 2007, 2008), MARTINS (2004, 2007) e MIRZOEFF (2003) em relação ao campo da cultura visual; LAZZARIN (2007) e SILVA (2005) com referência ao grafite e COSTA (2009), SILVA (2000, 2000a) e PEREIRA (2010), ao concernente ao espaço escolar. As ressonâncias trazidas pela pesquisa são muitas que ainda estão se acomodando em outras possibilidades. Dentre os resultados, destaca-se as novas aprendizagens do grupo enquanto coletivo que revestiu os encontros com novas texturas com diferentes visões, na tentativa de redizer coisas, arranhar outras e, principalmente, construir um espaço de interlocução para discutir sobre arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Contenças, Thaís Santos. "É possível uma divisão da atenção visual automática no espaço?" Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-01072009-123939/.

Full text
Abstract:
Existe controvérsia na literatura sobre a possibilidade de divisão espacial da atenção visual. Alguns autores encontraram evidências de que a atenção visual voluntária se divide no espaço. No entanto, a possibilidade de divisão da atenção automática ainda não foi adequadamente investigada. O objetivo deste trabalho foi investigar a possibilidade de uma divisão da atenção visual automática no espaço. Em um primeiro e segundo experimentos testamos a possibilidade da atenção automática se dividir em um mesmo hemicampo (esquerdo ou direito). Em um terceiro e quarto experimentos investigamos a possibilidade de divisão da atenção automática entre os hemicampos visuais (esquerdo e direito). Em conjunto, os resultados deste trabalho sugerem que a atenção automática pode se dividir entre os hemicampos visuais esquerdo e direito, mas em cada um destes hemicampos forma um foco único longo e estreito.
Several studies demonstrated that voluntary visual attention can be divided. The possibility that this also occurs for automatic visual attention was investigated here. In the first and second experiments of this study the possibility of attention division in the same hemifield was examined. In the third and fouth experiments the possibility of attention division between hemifields was examined. The results suggest that automatic visual attention can not divide in the same hemifield but may divide between hemifields.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paranhos, Marina. "Apropriação de espaço por adultos com deficiência visual: estudo de casos." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15691.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:39:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina.pdf: 1215242 bytes, checksum: ef8359fffd2a137f94020df9b74efd64 (MD5) Previous issue date: 2008-04-30
The present work had as it aim to understand how the space appropriation in the more significant scale ambient selected by adults with visual impairment occurs and to put forward which other phenomena of Environmental Psychology could be identified in this study. Therefore, we used the concept of space appropriation considered by Pol (2002) that implies in a circular and dual composed model by the dimensions of action-transformation and symbolic identification. We adopted a qualitative investigation approach through case studies. The analysis is taken under the systemic perspective. Three adults with visual impairment, with ages between 28 and 45 years old, from both genders, had participated of this research. We partially applied the methodological proposal of Bassani (2003a, 2004b). The following methods were used: thematic interviews (and clinic), observations (direct and photo shots) and drawings. The current data was collected in the places chosen by the participants. We identified three styles of space appropriation: 1) by resignification: it implies in the conjunction of some aspects as the acceptance and resignification of the visual impairment, the process of rehabilitation, the activation of the senses of perception and cognitive processes. Such aspects had been essential to space appropriation in different space levels. 2) by familiarity: the inter-relations person-environment are marked by the social interactions. The appropriation occurs mainly to places they relate affectively. 3) by property: the action-transformation and symbolic identification are marked by the territoriality. Other phenomena had been identified such as privacy, personal space and agglomeration. Suggestions for future research are presented and the relevance of such studies for promotion of quality of life of this population
O presente trabalho teve como objetivo compreender como ocorre a apropriação de espaço nas escalas ambientais mais significativas selecionadas por adultos com deficiência visual, procurando apontar quais outros fenômenos da Psicologia Ambiental poderiam ser identificados nesse estudo. Para tanto, utilizamos o conceito de apropriação de espaço proposto por Pol (2002) que implica em um modelo circular e dual, composto pelas dimensões de ação-transformação e identificação simbólica. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa por meio de estudo de casos, e sua compreensão é feita a partir do referencial sistêmico. Participaram dessa pesquisa três pessoas com deficiência visual, de ambos os sexos, com idades entre 28 e 45 anos. Realizamos replicação parcial da proposta metodológica de Bassani (2003a, 2004b) e utilizamos os seguintes métodos: entrevistas temáticas (e clínica), observações (direta e registros fotográficos) e desenhos. A coleta de dados foi realizada nos locais escolhidos pelos participantes. A partir da análise dos resultados, identificamos três estilos de apropriação de espaço: 1) por resignificação: implica na conjunção de vários aspectos como a aceitação e resignificação da deficiência visual, o processo de reabilitação, a ativação de outros sentidos da percepção e os processos cognitivos. Tais aspectos foram essenciais na apropriação de espaços, nos diferentes níveis espaciais. 2) por familiaridade: as inter-relações pessoa-ambiente são significativamente marcadas pelas interações sociais. A apropriação se dá prioritariamente em lugares com os quais se relacionam afetivamente. 3) por propriedade: as ações-transformações e identificação simbólica são marcadas pela territorialidade. Outros fenômenos foram identificados, tais como privacidade, espaço pessoal e aglomeração. São apresentadas sugestões para futuras pesquisas e a relevância de tais estudos para promoção de qualidade de vida desta população
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Eunice Maria da. "Ciberpercepção e intervisualidade ambiental: explorando o espaço contemporâneo." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-26052016-004723/.

Full text
Abstract:
O ambiente contemporâneo tem se tornado cada vez mais expandido ao abrigar dimensões virtuais e digitais. Olhar para o ambiente hoje é ver também através de interfaces tecnológicas e filtros culturais interdependentes; é ver imagens que fluem através da hipervisualidade das mídias e das redes sociais. Essa pesquisa explora a visualidade decorrente de processos tecnológicos de captação, processamento, reticularização e disseminação de informações e imagens que estão modificando nossa percepção do mundo. Estas transformações começam a ser avaliadas especialmente no que se refere à atuação artística e estética mediadas por tecnologias que possibilitam representações do espaço cada vez menos dependentes da intervenção humana e mais baseadas na \"visão\" tecnológica, modificando todo o repertório cultural de temas como paisagem, lugar e meioambiente. Assim, adentramos crescentemente um espaço informacional, digital, virtual e reticular. À maneira de um flâneur do ciberespaço, visualizamos o ambiente natural contemporâneo a partir de interfaces que exploram a terra de variadas maneiras: através do olhar vertical de drones, satélites, sondas e também da configuração caleidoscópica da ciberpercepção e tecnologias que geram, misturam e reinterpretam imagens. Realizamos nesta pesquisa, um estudo preliminar, essencialmente exploratório, que pretende estabelecer relações entre as artes e os estudos socioambientais, no contexto da Cultura Visual, refletindo sobre os efeitos que esta convergência possa ter sobre a cognição humana e visão do planeta. Através da intervisualidade, definida como exposição simultânea e interativa entre modos de visualidade1, propomos desenvolver um panorama inicial para analisar a apreensão do problema ambiental atual e indagar de uma futura percepção ampliada do planeta.
The contemporary environmental has become increasingly expanded to accommodate digital and virtual dimensions. Look at this today is to see through technological interfaces and interdependent cultural filters; is to see images through the hipervisuality of media and social networks. This research explores the visuality as result of technological processes of capture, processing, reticularization and dissemination of information and images that are changing our perception of the world. These changes begin to be assessed especially with regard to artistic work and aesthetics mediated technologies that enable less dependent space representations of human and more based on \"seeing\" technological intervention changing the entire culture repertoire of subjects as landscape, location, environmental issues. So, increasingly we enter an informational space, digital, virtual and reticular. In the manner of a cyberspace flâneur, we see the contemporary natural environment from interfaces that exploit the earth in various ways: through the vertical look of drones, satellites, probes and also the kaleidoscopic setting ciberpercepção and technologies that create, mix and reinterpret images. We conducted a preliminary study essentially exploratory, seeking to establish relationships between the arts and environmental studies in the context of the Visual Culture field of study, reflecting on the effects that this convergence may have on human cognition and vision of the planet. By intervisuality, defined as simultaneous and interactive exhibition of visual modes2, we propose to develop an initial overview to analyze the seizure of the current environmental problem and inquire of a future expanded perception of the world.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]. "Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/89841.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-07-02Bitstream added on 2014-06-13T18:20:25Z : No. of bitstreams: 1 onofre_cel_me_bauru.pdf: 1292538 bytes, checksum: 4d7169dc1e6d6f1342702b1462c66df2 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A dissertação tem como principal tema a relação entre o ambiente edificado e elementos de identidade visual de empresas, especialmente no contexto dos espaços de comércio e prestação de serviços voltados ao usuário final. Inicialmente uma revisão da literatura aborda tópicos como identidade e imagem corporativa, identidade visual, design gráfico, aplicado ao ambiente, histórico dos espaços de varejo, percepção e cognição ambiental, e alguns aspectos recentes da economia. Diante disso, é estabelecido como principal objetivo do trabalho discutir soluções de design e identidade visual aplicáveis aos espaços dos pontos de vendas ou prestação de serviços de microempresas. As análises de questionários respondidos por uma amostra de especialistas bem como a interpretação organizada de textos específicos sobre o tema possibilitaram a identificação de vários aspectos relacionados ao design. Estes resultados foram discutidos com base na bibliografia, dando-se atenção à aplicabilidade de soluções projetuais em espaços de microempresas
The main theme of this dissertation is the relations between the built environment and elements of corporate visual identities, especially within the context of spaces for trading and services for final user. Firstly, the review of literature approaches topics such as corporation identity and image, visual identity, environmental graphic design, reatil spaces' history, spatial perception and cognition, and some recent aspects of the economy. Therefore, the study's main objective is to discuss design and visual identity solutions, which can be applied on microenterprises' trade and services spaces. The analysis of questionnaires answered by a group of specialists (sample), as well as an organized interpretation of texs on the theme, made possible the identification of many design related aspects. These results were discussed based on the bibliography, focusing on the aplicability of design solutions in microenterprises' space
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Neuhaus, Patrícia Gubert. "A experiência do espaço na visita ao cemitério contemporâneo." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/65613.

Full text
Abstract:
Este trabalho dedica-se à comparação de quatro tipos distintos de cemitério (Clássico, Jardim, Galeria e Contemporâneo) sob o enfoque da visitação, experiência e percepção de seus espaços. Para tanto, foi proposto um método de análise pelo qual se computam atributos capazes de desencadear diferentes percepções e emoções nos visitantes que os experienciam. Tal método baseou-se nas possibilidades de ações disponíveis nos espaços e nos estímulos ofertados aos visitantes que os percorrem na situação de visita, apoiando-se em análises da configuração do espaço físico e análises de simulações de percursos em cada um dos exemplos estudados. Os resultados obtidos pelo método derivam da comparação dos quatro tipos utilizando um modelo de sintaxe da forma e um modelo de percepção da forma para computar estímulos espaciais e visuais encontrados ao longo dos percursos. O resultado da análise demonstra que, em alguns aspectos, existe relativa similaridade entre os quatro tipos e,sob outros aspectos, notório contraste. O tipo contemporâneo caracteriza-se pelo maior número de aspectos distintivos ou singulares.
This work is dedicated to research, analyses and comparison of four different types of cemeteries under the focus of visit, experience and perception of such spaces, emphasizing the contemporary cemetery model. The method of analysis focuses on the attributes offered by the cemeteries and the different emotions and perceptions they cause on the visitors. This method was based on the available possibilities of action on the space and the stimulus information offered to the visitors, relying on global syntactic analysis of the samples and local space-visual analysis of predetermined paths in each of the samples analyzed. The obtained results come from the comparison of the different types of cemeteries based on the global syntactic calculation and the calculation of the spatial and visual stimulus found along the paths. The results demonstrate, in some aspects, similarity among the types and in other aspects contrast. But, ultimately, ensure distinction of the contemporary type of cemetery among the others.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes, Carla Cristina Ribeiro Abrantes. "Design inclusivo no espaço urbano." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/12090.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Design de Produto, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura.
Todas as pessoas com deficiência têm direitos e é necessário adaptar a sociedade às suas necessidades e não o oposto. Se as pessoas sem qualquer tipo de falha nos 5 sentidos estão expostas a perigos diversos, as pessoas que tenham défice de um deles, verão agravados nas suas vidas riscos e factores de perigo. Este projecto nasce assim da identificação de um problema: os perigos que as pessoas clinicamentecegas e surdas enfrentam no espaço público. O interesse por esta área temática deveu-se ao contacto que surgiu com pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual. O pensamento iminente de “como viverão elas se não ouvem?”, “que perigos e limitações encontram se não vêm?”, “como recebem informações sobre o espaço que os rodeia?”, bem como outras questões, levaram à escolha deste assunto. O objectivo é criar um sistema integrado que possa ajudar a minimizar o desconforto e os riscos com que as pessoas com estas limitações se confrontam no ambiente urbano. Pretende-se aumentar a eficiência na mobilidade das pessoas em termos de autonomia e segurança. Ambicionou-se criar um conjunto de produtos e serviços de informação para o espaço urbano adaptados às necessidades das pessoas com deficiência auditiva e visual e que assegurará de alguma maneira uma maior segurança e mobilidade nas travessias pedonais. Espera-se igualmente que este produto, devido ao seu design inclusivo, possa ajudar todos os utilizadores dos espaços públicos. A suportar este sistema está um projecto de investigação, que vai desde uma parte teórica ao desenvolvimento de um sub-produto de um sistema que é esboçado neste estudo. Realizaram-se diversas entrevistas a pessoas que sofrem destas limitações e também se colocou o produto à experiência destas, de maneira a que partilhassem as suas opiniões, necessidades e expectativas. Os resultados obtidos foram meticulosamente analisados e tornaram-se fundamentais para o bom desenvolvimento da dissertação, tendo sido na sua grande maioria bastante positivos.
ABSTRACT: Every disabled person has its rights and it is necessary to adapt our society to its needs and not the opposite. If people without one flaw in any of the 5 senses are exposed to several dangers, people with a deficit in one of them will see the dangers and risk factors intensified on their daily lives. Thus, this project comes from the identification of a problem faced by clinically blind and deaf people in urban space. The interest for this theme is given to the contact with people who carry hearing and visual disability. The imminent thought of “how will they live without istening?”, “what are the limitations they face if they do not see?”, “how do they receive information about their surrounding?” as well as other pending questions, led to the choice of this subject. The objective is to create an integrated system of products that can minimize discomfort and the risks people with these limitations come across in the urban environment. It is intended for the efficiency in mobility to be raised, displaying safety and self-sufficiency. It was aspired to create a set of products and information services for the urban environment adapted to the needs of people with hearing and visual disability that will assure better mobility regarding safety in crosswalks. It is hoped that this product will equally help every user of public spaces, given its inclusive character and design. Supporting this system and sub-product is an investigation project, from a theoretical part to the development of a sub-product of a system, sketched in this study. Several interviews were completed together with people who suffer from these limitations as they experienced the final product, so that opinions, requirements and expectations could be shared. The obtained results were thoroughly analysed and became fundamental for the good development of the dissertation and have been, in their wide majority, rather positive.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lacombe, Octavio Lima Mendes. "O espaço em camadas de parabolic people." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284294.

Full text
Abstract:
Orientador: Fernão Pessoa Ramos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-07-23T21:30:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lacombe_OctavioLimaMendes_M.pdf: 9053988 bytes, checksum: bbed69b70751ddc837206adf2a800f02 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Esta dissertação de mestrado trata de questões relativas ao vídeo e a videoarte, levantadas a partir da obra da autora carioca Sandra Kogut. Aborda a constituição da imagem vídeo e seu espaço e a condição da videoarte. Analisa a trajetória da obra de Sandra Kogut e centra-se no estudo de um de seus trabalhos: Parabolic People. A partir deste, propõe relações com o cubismo e com a metrópole: sua imagem, seu espaço e sua poética
Abstract: This disserationdeals with issues related to the video and videoart, raised from the works of Sandra Kogut. It dwells on the constitution of video image and its space and the videoart condition. Analise Sandra kogut¿s trajectory and centers on the study of one of her works: Parabolic People. From this work, proposes relations with the cubism and with the metropolis: its image, its space and its poetic
Mestrado
Mestre em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Espaço visual"

1

Júnior, José Ribamar Ferreira. Capas de jornal: A primeira imagem e o espaço gráfico-visual. São Paulo, SP: Senac São Paulo Editora, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

In/different spaces: Place and memory in visual culture. Berkeley: University of California Press, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Couper, Heather. Atlas visual del espacio. México: Editorial Diana, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

L' espace et le sens: Germinal d'Emile Zola. Paris: Hadès, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Grabiel, Anna Domingo i. Diccionari visual de la construcció. 3rd ed. [Barcelona]: Departament de Política Territorial i Obres Públiques, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Baetens, Jan. Le texte comme espace: Etudes grammatextuelles. Berlin: Weidler, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Elena, Firpi Cazes, and Lobeto Claudio, eds. Imágenes en movimiento: El espacio audiovisual en el Mercosur. Quito, Ecuador: ABYA-YALA, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barron's visual dictionary: Spanish. Hauppauge, NY: Barron's Educational Series, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

International Federation for Theatre Research. Théâtre: Espace sonore, espace visuel = Theater : sound space, visual space : actes du colloque international organisé par l'Université Lumière-Lyon 2, 18-23 septembre 2000 : conférence annuelle de la FIRT/IFRT. Lyon: Presses universitaires de Lyon, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Corbeil, Jean-Claude. 2 en 1: Visual / bilingüe. Barcelona: Larousse, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Espaço visual"

1

Tonin, Paulo Eduardo Hauqui. "ILUMINAÇÃO APLICADA AO VISUAL MERCHANDISING: DIRETRIZES PARA UMA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DIFERENCIADA." In Arquitetura e Urbanismo: Forma, Espaço e Design 2, 71–85. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2252005036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Robenilson Nascimento dos. "O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESPAÇO FITNESS: O ACOLHIMENTO DA PRESENÇA." In Educação: Minorias, Práticas e Inclusão, 57–72. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4042114055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

KARINY SALDANHA DE OLIVEIRA, SANDRA. "ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA CIDADE DE BOA VISTA/ RR: ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.264.

Full text
Abstract:
OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DEFINEM UM CAMPO DE CONHECIMENTOS E ATIVIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, QUE VEM CRESCENDO AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O OBJETIVO GERAL FOI VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SETE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR. NO ESTUDO QUALITATIVO FORAM ENTREVISTADOS TREZE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO. A PESQUISA REVELOU QUE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS POSSUEM UM GRANDE POTENCIAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO COMO CIDADÃO. PORÉM, OS RECURSOS DESTES ESPAÇOS NÃO ESTÃO SENDO POTENCIALMENTE EXPLORADOS. ISTO ACONTECE NA MAIORIA DAS VEZES PELA FALTA DE CONHECIMENTO OU INTERESSE DOS PROFESSORES PARA ESTA PRATICA, CAUSANDO CERTO RECEIO NA UTILIZAÇÃO DO MESMO, ALÉM DA FALTA DE TRANSPORTE E APOIO QUE OS IMPEDE. FICOU VISÍVEL NAS RESPOSTAS DA MAIORIA DOS PROFESSORES QUE DESEJARIAM EXECUTAR ATIVIDADES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COM MAIOR FREQUÊNCIA. NO ENTANTO, O ESTADO DEVERIA OFERECER CONDIÇÕES AS ESCOLAS PARA QUE O PROFESSOR UTILIZASSE COM MAIS FREQUÊNCIA O ESPAÇO NÃO FORMAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Feu, Montse. "Damned Cartoons! Workers’ Identity and Resistance." In Fighting Fascist Spain, 159–70. University of Illinois Press, 2020. http://dx.doi.org/10.5622/illinois/9780252043246.003.0010.

Full text
Abstract:
Varied visual strategies were showcased in España Libre. Some authors ridiculed fascists in gendered terms while others sought compassion for refugees. Comic art grew awareness of the threat of fascism and exposed the state of terror perpetrated by Hitler and Franco. When Sergio Aragonés translated the Spanish underground resistance reports into visual language on the front page of España Libre, he perceptively counteracted the Franco regime’s propaganda. Similarly, Josep Bartolí i Guiu’s illustrations humanized political prisoners for readers. As visual discursive spaces, cartoons endorsed emotions brought forth by belonging to a transnational, antifascist, and proletarian community and asked readers to think collectively about the need for solidarity and protection of the working-class culture both in exile and under fascism. Cartoons delivered España Libre’s message powerfully until the last issue of the periodical, even after many founders had passed away.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lemos, Bruno Rodrigo Couto. "O MITO E A COMPOSIÇÃO VISUAL DOS ESPAÇOS." In A Transversalidade da Prática do Profissional de História 2, 107–16. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.83819250411.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BELING, H. M., and J. W. CANCELIER. "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO." In QUESTÕES EM DEBATE: CONTEMPORANEIDADES, 70–85. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-conte-5.

Full text
Abstract:
Este capítulo se propõe a realizar uma discussão acerca da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), com foco nas Escolas do Campo, enfatizando a importância da inserção da realidade de vivência e convivência dos educandos. Tendo em vista, que o PPP é o documento norteador onde estão definidos os objetivos das escolas, bem como as habilidades e competências a serem desenvolvidas nos alunos. É essencial que o PPP da Escola do Campo apresente uma reflexão cuidadosa e aprofundada, sobre as particularidades e as especificidades presentes no espaço em que a escola está inserida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martínez del Campo, Luis G. "La Anglo-Spanish Society y la democracia." In Cultural Diplomacy, 167–83. Liverpool University Press, 2016. http://dx.doi.org/10.5949/liverpool/9781781382752.003.0015.

Full text
Abstract:
En 1973, Hugh Ellis-Rees abandonaba la presidencia de la asociación, que había alcanzado cierta estabilidad durante la última década. Corrían vientos favorables, ya que los cambios políticos que en ese momento se perfilaban en España iban a facilitar la labor de la institución. Y es que el final del régimen de Franco trajo consigo una coyuntura más propicia para el desarrollo de las relaciones hispano-británicas. Por un lado, la transición española a la democracia fue vista con buenos ojos por la opinión pública del Reino Unido. Por el otro, los servicios diplomáticos españoles se adaptaron a las nuevas circunstancias, renovando parcialmente su personal. Al morir el dictador, el entonces embajador español en Londres, Manuel Fraga Iribarne, regresó a Madrid para asumir responsabilidades de gobierno, siendo remplazado interinamente por su tocayo Manuel Gómez Acebo. A partir de 1976, el aristócrata Luis Guillermo de Perinat se puso al frente de la Embajada para afrontar el reto de transformación que los tiempos exigían. En este contexto, la sociedad continuó progresando con firmeza....
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BAZAN, L. D., and G. C. JARA. "EDUCAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA: A INFORMÁTICA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE ENSINO." In EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO, 83–96. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-oncet-7.

Full text
Abstract:
A tecnologia é uma forma de evolução que veio para auxiliar o desenvolvimento de qualquer área, inclusive a da educação, haja vista que se tornou uma ferramenta de aprendizagem. Nas escolas, os laboratórios de informática são espaços nos quais as crianças têm acesso à tecnologia para o aprendizado; contudo, nem sempre essa ferramenta tem sido bem e efetivamente utilizadas, uma vez que são, às vezes, pouco exploradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

AMARAL, STEFÂNIO RAMALHO DO. "A ARGUMENTAÇÃO NA SENESCÊNCIA: DESIGN DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.079.

Full text
Abstract:
ESTE CAPÍTULO FOCA NO DESIGN DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FOCADO NA PRÁTICA SISTEMÁTICA DE ARGUMENTAÇÃO COMO RECURSO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS TÍPICOS (SENESCENTES). A ARGUMENTAÇÃO É UMA ATIVIDADE SOCIAL DE NATUREZA EMINENTEMENTE DISCURSIVA REALIZADA ATRAVÉS DA DEFESA DE PONTOS DE VISTA E CONSIDERAÇÃO A PERSPECTIVAS CONTRÁRIAS, COM O OBJETIVO ÚLTIMO DE AUMENTO OU REDUÇÃO DA ACEITABILIDADE DAS PERSPECTIVAS EM QUESTÃO. DADO SEU POTENCIAL DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE REFLEXÃO, PROPÔS-SE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM DURAÇÃO DE DEZ SESSÕES (UMA POR SEMANA, COM DURAÇÃO TOTAL DE TRÊS MESES), DO QUAL PARTICIPARAM 15 IDOSOS ENTRE 60 E 75 ANOS. OS ARGUMENTOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA UNIDADE DE ANÁLISE COMPOSTA POR ARGUMENTO (PONTO DE VISTA E JUSTIFICATIVA), CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO DEMONSTROU SER UM RICO ESPAÇO PARA REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS PARTICIPANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martínez-Expósito, Alfredo. "La construcción cinematográfica del espacio en la alegoría política." In Lugares ¿Qué lugares? Venice: Fondazione Università Ca’ Foscari, 2020. http://dx.doi.org/10.30687/978-88-6969-432-5/007.

Full text
Abstract:
The film Alice in Spanish Wonderland / Alicia en la España de las maravillas, directed by Jordi Feliu in 1978, was saluted by international critics as the first open questioning of Franco’s dictatorship on screen. The film was well received in the festival circuit before being dubbed into Catalan in the early 1980s. Yet, it soon fell into relative oblivion due to its demanding visual language and political content. Like other political allegories of Spain’s Transición, this film makes a complex use of cinematic space. Visual rhetoric of space includes instances of realistic, symbolic, and allegorical compositions. Intertextual allusions to Lewis Carroll’s Alice books further compound the construction of spaces in the film. The film makes use of four main strategies for the composition of space: discontinuity, incongruity, over-signification, and symbolism. Furthermore, the film’s powerful Catalan subtext generates a particularly complex set of hybrid spaces in which Spanishness and Catalanness are ambiguously expressed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Espaço visual"

1

Santos, Angela Maria dos, and Gisela Belluzzo de Campos. "Design Gráfico de Comunicação Visual Urbana como Espaço Instalativo." In XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2016-465.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosa, Manoela Tarcila Martins, Maciel Rosilene Conceição, and Rita de Castro Engler. "DO ESPAÇO AO LUGAR: UMA APROPRIAÇÃO VISUAL DO BAIXO CENTRO CULTURAL." In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0510.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda, Karoliny Gomes, and Fátima Aparecida dos Santos. "O papel da comunicação visual como referência para localização no espaço urbano." In 7th Information Design International Conference. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-cidi2015-congic_17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bem, Gabriel Moraes de, and Regiane Trevisan Pupo. "Imprimindo o espaço para as pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática." In XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital 2015. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2015-30370.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Magami, Felipe Morine, José J. Pérez-Álcazar, Fábio Nakano, Andre L. M. Silva, João S. De Oliveira Neto, and Sergio T. Kofuji. "Abordagem semântica para o desenvolvimento de sistemas de suporte a ambientes inteligentes inclusivos." In IX Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2017.3313.

Full text
Abstract:
Há centenas de milhões de deficientes visuais no mundo, indivíduos que enfrentam diariamente dificuldades relacionadasá sua mobilidade. O avanço das tecnologias móveis traz mais oportunidades para a construção de aplicativos para apoio ao deficiente visual. Esse trabalho propõe uma abordagem baseada em semântica que organiza, relaciona e atribui significado a informações do espaço urbano, com intuito de prover conteúdo adaptadoás pessoas com deficiência. Para validação dessa proposta 1, criamos um sistema de navegação em shopping center para apoio a usuários com deficiência visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BAPTISTA, Mariana Bertani, and Núbia BERNARDI. "O DEFICIENTE VISUAL E O ESPAÇO URBANO – COMPREENDENDO OS ATRIBUTOS DE APROPRIAÇÃO DO AMBIENTE." In VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-eneac2016-ace06-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Franco, João Silvestre dos Santos, and Jorge Costa Leite Júnior. "Hello World!: Uma Experiência de Aprendizagem de Computação em Espaço Não-Formal de Educação." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11415.

Full text
Abstract:
Trazendo a perspectiva do estágio como campo de pesquisa, este trabalho apresenta experiências do estágio supervisionado em Computação em espaço não-formal, na cidade de Santo Amaro - BA, com adolescentes na faixa etária de 13 a 15 anos. Seguindo o formato de projeto de extensão, para promover uma aprendizagem baseada na exploração criativa, utilizou-se a linguagem de programação visual e comunidade virtual Scratch. Também aconteceram práticas de Computação Desplugada, desafios no Code.org e uma oficina de robótica educacional. Concluiu-se que o uso adequado do Scratch pode ser uma importante estratégia para aprendizagem criativa de temas tanto da Computação quando de outras áreas do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sanches, Maria Celeste de Fátima, Bernabé Hernandis Ortuño, and Sergio Regis Moreira Martins. "Projetar a Forma: uma proposta de ferramenta metodológica para o direcionamento da sintaxe visual no design de moda." In Systems & Design: Beyond Processes and Thinking. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/ifdp.2016.3269.

Full text
Abstract:
O enfoque deste artigo, recorte de pesquisa de doutoramento desenvolvida em parceria entre (identificação das instituiçoes omitida para revisão), aborda o âmbito do ensino de projeto em graduações de design de moda. Com ênfase na investigação de metodologias para gerir o processo projetual, propõe estratégias facilitadoras da sintaxe visual para a configuraçao de artefatos de vestuário de moda. Para isso, parte de uma pesquisa exploratória, de base bibliográfica e documental, em que se analisa o sistema de interações construído entre vestimenta e usuário, para demonstrar que as relações estabelecidas no sistema corpo-artefato-ambiente se distribuem em fatores de adaptação física, expressão individual e representação social. Deste modo, situa o vestuário de moda como um espaço de vivências sensoriais que produz significações e enfatiza a dimensão estético-simbólica como quesito essencial no planejamento da experiência de uso deste tipo de produto. Tal perspectiva corrobora a relevancia de ferramentas metodológicas que propiciem a síntese de códigos expressivos para guiar a composição formal, com vistas à articulação entre as dimensões material e informacional do artefato projetado, uma vez que a informação (conteúdo) é transmitida pela sintaxe dos elementos da configuração (forma). Sobre esta plataforma, o artigo relata as bases teóricas, a proposição e a aplicação de uma ferramenta destinada à geração de conceitos formais na prática projetual do design de moda. A explanação integra fundamentos acerca da gestão sistêmica do projeto, do pensamento visual e das técnicas de síntese imagética, para examinar apreciações em campo e discutir a efetividade da referida ferramenta. Os resultados reforçam a hipótese de que a combinação de métodos que exploram o pensamento visual pode facilitar a visão sistêmica do processo projetual, auxiliando os estudantes na percepção das diversas variáveis que influenciam a composição formal de um produto e, por conseguinte, na síntese de relações sintático-semânticas para impulsionar a geração formal. Ainda que os resultados se refiram às aplicações práticas no universo acadêmico do design de moda, as mesmas estratégias poderiam ser estendidas a outras experimentações, visto que as ferramentas de síntese visual favorecem a percepção de conexões simultâneas e, como meio de organização cognitiva, facilitam a expressão de abstrações e a síntese de conceitos.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/IFDP.2016.3269
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Joia, Paulo, and Luis Gustavo Nonato. "Técnicas de Projeção para Identificação de Grupos e Comparação de Dados Multidimensionais Usando Diferentes Medidas de Similaridade." In XXIX Concurso de Teses e Dissertações da SBC. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctd.2016.9143.

Full text
Abstract:
Este trabalho explora o potencial das técnicas de projeção para resolver problemas relacionados à: identificação de agrupamentos e busca por similaridade em dados multidimensionais. Para identificação de agrupamentos foi desenvolvida uma técnica de projeção local e interativa capaz de projetar dados com ótima preservação de distâncias, além de um novo método para identificação de agrupamentos, o qual opera no espaço visual, garantindo que os grupos obtidos não fiquem fragmentados durante a visualização. Para as buscas por similaridade em dados multidimensionais, uma família de métricas baseada em classes foi construída e a teoria dos conjuntos fuzzy foi usada para estimar um valor de incerteza que é transferido para a métrica, aumentando sua precisão. Os resultados confirmam a efetividade das técnicas desenvolvidas, as quais representam significativa contribuição nesta área de investigação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Salomão, Myriam. "Itapecerica da Serra – SP: a visualidade e a percepção do núcleo central pela memória iconográfica e comportamental." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2006. http://dx.doi.org/10.20396/eha.2.2006.3912.

Full text
Abstract:
O presente trabalho Itapecerica da Serra (SP): a visualidade e a percepção do núcleo central pela memória iconográfica e comportamental é um estudo do espaço central da cidade de Itapecerica da Serra, sua arquitetura, seus usos, vivências e costumes que se perpetuam desde a vila colonial, os grupos sociais que ali vivem ou viveram, suas crenças e ritos e as transformações sofridas pelo núcleo central. Este conteúdo foi analisado por meio de fontes iconográficas (fotografias e mapas). Os dados obtidos na pesquisa histórica e na coleta de material foram comparados e analisados por meio da fenomenologia da percepção, procedimento que evidenciou a influência que as transformações sofridas pelo núcleo central da cidade têm sobre a memória cultural e visual dos habitantes, tornando-a importante dentro do estudo e dando um significado adequado à realidade estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Espaço visual"

1

Palau-Sampio, D., and A. Cuartero-Naranjo. El periodismo narrativo español y latinoamericano: influencias, temáticas, publicaciones y puntos de vista de una generación de autores. Revista Latina de Comunicación Social, May 2018. http://dx.doi.org/10.4185/rlcs-2018-1291.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fisher, Wayne W., Cathleen C. Piazza, Lynn G. Bowman, and Adrianna Amari. Reinforcer Assessment for Individuals with Severe Disabilities (RAISD). Edited by Javier Virues-Ortega. ABA España, March 2021. http://dx.doi.org/10.26741/2021.raisd.

Full text
Abstract:
El propósito de esta entrevista estructurada es obtener la mayor cantidad de información específica posible de los informantes (p.ej., maestros, padres, cuidadores) en cuanto a lo que ellos creen que serían reforzadores útiles para el estudiante. Este cuestionario explora varias categorías de estímulos (p.ej., visuales, auditivos, etc.). Después de que el informante haya generado una lista de estímulos preferidos, haga preguntas adicionales para obtener información más concreta sobre las preferencias del estudiante y las condiciones de estímulo bajo las que un objeto o actividad tienen mayor preferencia (p.ej., ¿qué tipo de vídeos son sus favoritos? ¿qué hace cuando juega con un espejo? ¿prefiere realizar la actividad estando sola o con otra persona?, etc.)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography