Academic literature on the topic 'Estabilidade de emulsão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estabilidade de emulsão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estabilidade de emulsão"

1

Lange, Marcela Kist, Graziela Heberlé, and Denise Milão. "Avaliação da estabilidade e atividade antioxidante de uma emulsão base não-iônica contendo resveratrol." Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences 45, no. 1 (March 2009): 145–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-82502009000100018.

Full text
Abstract:
Vários são os fatores que podem ocasionar a instabilidade de uma emulsão, destacando-se a oxidação, reação prevenida pelo emprego de antioxidantes. O butil-hidróxi-tolueno (BHT) tem sido um dos antioxidantes sintéticos mais utilizados em formulações cosméticas, porém, a busca da indústria farmacêutica e cosmética pelo emprego de produtos de origem natural tem sido cada vez maior. Visto isso, o objetivo do presente trabalho foi a incorporação do resveratrol, um composto fenólico encontrado principalmente em uvas bem como em vinhos tintos, em uma emulsão base não-iônica para avaliação do perfil de estabilidade e atividade antioxidante em comparação a uma emulsão base não-iônica contendo o BHT. O perfil de estabilidade foi analisado pela observação das características organolépticas, determinação do pH e espalhabilidade, e atividade antioxidante através do teste com o radical livre 2,2-difenil-1-picrilhidrazila (DPPH). Em relação à estabilidade, a altas temperaturas, a emulsão contendo BHT mostrou-se superior à emulsão contendo resveratrol. Pela análise da atividade antioxidante, o resveratrol tanto na sua forma de extrato seco, como quando incorporado na emulsão, demonstrou significativa superioridade em relação ao BHT, podendo ser sua utilização uma alternativa viável em preparações cosméticas, devido ao seu grande potencial antioxidante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coelho, Marta De Oliveira, Suélen De Oliveira Rezende, Mariana Gavioli dos Reis Pena, and Fabiano Freire Costa. "Estudo da ação emulsificante da polpa de abacate associada às proteínas do soro de leite." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 73, no. 3 (March 12, 2019): 122–35. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v73i3.677.

Full text
Abstract:
O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas. O soro lácteo apresenta ação emulsificante e a sua combinação com outros componentes naturais pode ser potencializada formando novos produtos estáveis e atrativos ao consumidor. O presente estudo avaliou se a polpa de abacate poderá agir como agente emulsificante na fase oleosa de uma emulsão para fins alimentícios. Foi preparada uma emulsão básica com e sem a polpa de abacate. Estas emulsões foram pasteurizadas e microfluidizadas (Mixer e Turrax). Foram realizados testes de estabilidade (com e sem variações de temperaturas) e condição de armazenamento, teste de escoamento, liofilização, caracterização das amostras por tamanho de partícula e análise microscópica. Os resultados mostraram que a estabilidade da emulsão com abacate foi inferior à emulsão base. No estudo de escoamento as amostras das emulsões com abacate tiveram uma maior quantidade de massa perdida. Foi comprovada que houve um aumento da viscosidade pela ação emulsificante proveniente da polpa de abacate e ocorreu uma redução do tamanho das partículas dessa emulsão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Álvarez, Luisa Fernanda Arango, Fernanda Gadler, Kamilla Vasconcelos Savasini, and Liedi Legi Bariani Bernucci. "Caracterização de emulsões asfálticas brasileiras a partir do protocolo Emulsion Performance Grade (EPG)." TRANSPORTES 29, no. 1 (April 30, 2021): 247–63. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v29i1.1977.

Full text
Abstract:
A especificação Emulsion Performance Grade – EPG indica que os processos de degradação dos tratamentos para preservação de superfícies aplicados a frio com emulsão asfáltica guardam uma relação direta com parâmetros reológicos do ligante residual da emulsão. Apesar do reconhecimento da importância da contribuição da emulsão asfáltica em suas aplicações, no Brasil sua seleção ainda é realizada de maneira empírica, sem avaliação de propriedades relacionadas diretamente ao desempenho da mistura em campo. O presente trabalho visa avaliar o potencial de utilização da especificação por grau de desempenho, para misturas de microrrevestimento asfáltico a frio, mediante a aplicação do protocolo denominado EPG. Foram caracterizadas as propriedades reológicas do resíduo asfáltico de três emulsões brasileiras e o desempenho em serviço de cada uma delas foi previsto com uma estrutura metodológica semelhante às especificações Superpave®. As emulsões frescas foram ainda avaliadas quanto à viscosidade e à estabilidade, que se relacionam com as condições de construtibilidade. A aplicação dos procedimentos e valores admissíveis do EPG levou à definição de graus de desempenho em temperaturas altas e baixas, coerentes com o comportamento esperado segundo as características e o propósito das emulsões avaliadas. No que diz respeito à viscosidade e a estabilidade, apesar de não se tratarem de parâmetros classificatórios, todas as emulsões apresentaram comportamento adequado e resultados aceitáveis do recente protocolo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Terra, Nelcindo Nascimento, Leadir Lucy Martins Fries, Liana Inês Guidolin Milani, Neila Silvia Pereira dos Santos Richards, Ana Paula de Souza Rezer, Ângela Maria Backes, Suen Beulch, and Bibiana Alves dos Santos. "Emprego de soro de leite líquido na elaboração de mortadela." Ciência Rural 39, no. 3 (June 2009): 885–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000300038.

Full text
Abstract:
No presente experimento, o objetivo foi verificar a possibilidade de incorporar soro de leite líquido em mortadela. A água empregada na elaboração da mortadela foi substituída nas proporções de 50, 75 e 100% por soro de leite líquido. Foram avaliadas as características sensoriais (cor, odor, sabor e textura), pH, coloração, estabilidade da emulsão da mortadela, assim como a percentagem de gordura e líquido, liberados após o tratamento térmico da emulsão da mortadela. A adição de soro de leite líquido não exerceu influência significativa nas características sensoriais, pH, coloração, estabilidade da emulsão e líquido liberado após o tratamento térmico das mortadelas. A substituição de 75 e 100% da água por soro de leite líquido, na elaboração da mortadela proporcionou menor percentual de gordura liberada após o tratamento térmico. Com base nos resultados obtidos, pode-se dizer que o soro líquido pode ser usado para substituir 100% do gelo usado na elaboração da mortadela, evitando que o soro excedente seja liberado no meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Menezes, João Lucas, Marcelo Giordani Minozzo, Dayse Aline Silva Bartolomeu De Oliveira, Monique Lopes Ribeiro, Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves, Rafael Rigoni Cardoso, and Raoní Gonçalves De Souza. "DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE HIDROLISADO PROTEICO DE PEROÁ (Balistes capriscus) PRODUZIDO A PARTIR DE COPRODUTOS." Revista Ifes Ciência 5, no. 1 (November 21, 2019): 208–18. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v5i1.280.

Full text
Abstract:
O processo de hidrólise enzimática pode ser um método viável para usar os coprodutos da indústria pesqueira, como um recurso potencial e não descartado. O hidrolisado de proteína de peixe produzido a partir de peroá (Balistes capriscus), como coprodutos oferece uma alternativa à indústria. Portanto, o objetivo deste trabalho foi fornecer uma proteína de peroá hidrolisada, além de descrever os parâmetros físico-químicos, avaliando o grau de hidrólise (GH) e suas propriedades funcionais (solubilidade, índice de estabilidade de emulsão e índice de atividade emulsificante). Assim, o processo de hidrólise enzimática de peroá foi conduzido seguindo um planejamento fatorial com duas variáveis independentes: tempo (minutos) e concentração de enzima (% p:v). Neste contexto, foi avaliada uma composição centesimal e grau de hidrólise (GH) de todas as formulações. Além disso, solubilidade, índice de estabilidade de emulsão (IEE) e índice de atividade emulsificante (IAE) para formulações com GH maior que 50%, também foram avaliados. Considerando as análises de composição centesimal da matéria-prima, foram obtidos os seguintes resultados: umidade 78,32 ± 0,05 e 87,36 ± 0,46; cinzas: 6,54 ± 0,53 e 3,66 ± 0,69; lipídios: 5,19 ± 0,71 e 5,91 ± 0,71; proteínas: 6,66 ± 0,02. Portanto, considerando uma análise de superfície de resposta, foi demonstrado que é possível obter o mesmo percentual de grau de hidrólise em menor tempo e concentração de enzima, tornando- se um processo mais econômico. As formulações F-1, F-5 e F-7 foram considerados os melhores resultados, devido ao maior índice de solubilidade e índice de estabilidade de emulsão (p <0,05).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mathias, Lígia Andrade da Silva Telles, Luiz Piccinini Filho, José Carlos Rittes, Flávia Salles Souza, José Ricardo Pinotti Pedro, Wagner Cirillo, and Joaquim Edson Vieira. "Isoflurano em emulsão lipídica por via venosa promove estabilidade cardiovascular respiratória em modelo experimental." Revista Brasileira de Anestesiologia 54, no. 5 (October 2004): 650–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942004000500005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Luciano José Barreto, and Edwin Elard Garcia-Rojas. "Emulsões múltiplas: formação e aplicação em microencapsulamento de componentes bioativos." Ciência Rural 45, no. 1 (January 2015): 155–62. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140315.

Full text
Abstract:
Emulsões múltiplas têm sido reconhecidas como uma nova tecnologia para as indústrias de alimentos. Devido a sua estrutura diferenciada dos demais sistemas coloidais, ou seja, existência de duas fases dispersas, esse grupo de emulsão apresenta vantagens em relação às emulsões convencionais, principalmente, no que se refere ao encapsulamento, à proteção e à liberação controlada de componentes bioativos. Assim, a estabilidade e a biodisponibilidade dos encapsulados podem ser aumentadas ou otimizadas, fato que possibilita o planejamento de melhores resultados pela indústria, por meio da produção de novos alimentos. Ainda, com a perspectiva de aumentar o valor nutricional de muitos alimentos industrializados, infere-se uma maior contribuição deles para a promoção da saúde e para prevenção e tratamento de certas doenças crônico-degenerativas. A presente revisão apresenta as bases da tecnologia usual de elaboração de emulsão múltipla, os principais processos de instabilidade a que esse sistema está susceptível, e a aplicação de emulsões múltiplas como sistemas encapsuladores e transportadores de componentes bioativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Starling, Christiane A., Fernanda G. de Souza, and Adriana A. de Carvalho. "Efeito da Extrusão nas Propriedades Bioquímicas e Tecnológicas da Farinha Bandinha de Feijão." Revista Processos Químicos 10, no. 19 (January 4, 2016): 39–49. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v10i19.345.

Full text
Abstract:
A bandinha de feijão é um subproduto da indústria de processamento de feijão. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das condições de extrusão no que se refere a fatores bioquímicos e propriedades tecnológicas de bandinha de feijão. As bandinhas foram trituradas e a farinha obtida foi extrusada. Tanto a farinha crua e extrusada foram testadas quanto: ao conteúdo de inibidores de tripsina, inibidores de α-amilase, atividade hemaglutinante, às propriedades de solubilidade e absorção de água, à atividade emulsificante e estabilidade da emulsão. Os resultados evidenciaram que a extrusão eliminou os fatores antinutricioais e melhorou as propriedades tecnológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santana, Gabriela Silva, Josemar Gonçalves de Oliveira Filho, and Mariana Buranelo Egea. "CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DE FARINHAS VEGETAIS COMERCIAIS." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 4, no. 2 (June 28, 2017): 88–95. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v4i2.1549.

Full text
Abstract:
As farinhas são muito utilizadas no processamento de diversos produtos de panificação e o seu desempenho tecnológico depende de características funcionais previamente descritas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades funcionais tecnológicas de farinhas comerciais de origem vegetal. Foram realizadas análises de índice de absorção de água, capacidade de absorção de óleo, solubilidade em água, capacidade de formação de espuma, estabilidade da espuma, capacidade emulsificante, estabilidade da emulsão e capacidade de formação de gel. A farinha da casca de maracujá apresentou o maior índice de absorção de água (4,85%). Todas as farinhas apresentaram valores satisfatórios para capacidade de absorção de óleo. Os maiores valores de solubilidade em água foram apresentados pelas farinhas de linhaça dourada, feijão branco, linhaça marrom, uva e maracujá. Apenas as farinhas comerciais de trigo integral, feijão branco, banana, trigo branca e soja apresentaram capacidade espumante e estabilidade da espuma durante 120 minutos. Exceto pelas farinhas de uva e trigo branca, as farinhas comerciais avaliadas demonstraram atividade emulsificante interessante para a indústria de alimentos. As farinhas de aveia A e B e trigo branca, apresentaram formação de gel já na menor concentração avaliada. As farinhas vegetais comerciais estudadas apresentaram características que permitem seu uso como ingrediente para diversas aplicações de interesse para a indústria de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braga, Filipe Augusto Gomes, Adriele Sousa Silva, Amanda Maria Barros Alves, Andressa Yane Soares Alves, Antônia Fádia Valentim de Amorim, Carlos Eduardo Pereira de Freitas, Francisco Valmiller Lima de Oliveira, and Sônia Maria Costa Siqueira. "Obtenção e estudo de estabilidade de biohidrogel de galactomanana aditivado com emulsão de óleo de coco." Brazilian Journal of Development 6, no. 7 (2020): 50969–82. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n7-660.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estabilidade de emulsão"

1

Daneluti, André Luís Maximo. "Estudo termoanalítico envolvendo estabilidade e pré-formulação de ácido fítico livre/emulsão." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-15082013-092040/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo a aplicação da análise térmica para caracterização, avaliação da estabilidade e decomposição térmica do ácido fítico e dos componentes da formulação farmacêutica preparada. Os estudos de pré-formulação de forma farmacêutica semissólida (emulsão), utilizada para o tratamento da hipercromia, e os estudos para determinação de parâmetros cinéticos foram desenvolvidos utilizando-se técnicas termoanalíticas (calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria e termogravimetria derivada), análise elementar (C, H e N), espectroscopia de absorção na região infravermelho e potenciometria. Primeiramente, identificaram-se as amostras de ácido fítico e ácido kójico, a partir da análise elementar e espectroscopia de absorção na região infravermelho e potenciometria (apenas no caso do ácido fítico). Foram avaliados, também por espectroscopia no infravermelho e análise elementar, os produtos intermediários da decomposição térmica do ácido fítico. Foi traçado o perfil termoanalítico do ácido fítico e de todos os componentes presentes na emulsão. Devido ao perfil termogravimétrico apresentado pelo ácido fítico, com duas etapas principais de perda de massa (desidratação e decomposição térmica), realizou-se um estudo cinético dessas etapas, empregando métodos termogravimétricos não isotérmico. A partir das curvas TG/DTG e DSC do ácido fítico e das misturas físicas de todos os componentes da emulsão (1:1), constatou-se a interação entre as misturas físicas ácido fítico/EDTA; ácido fítico/ácido kójico; e ácido fítico/óleo de silicone. A partir da espectroscopia de absorção na região infravermelho constatou que apenas a mistura física ácido fítico/ácido kójico teve interação. Os resultados do estudo da cinética de volatilização do BHT, pôde-se estimar o tempo de volatilização da amostra durante o preparo de emulsões. No estudo do comportamento térmico das emulsões, foi possível concluir que a adição de ácido kójico aumenta a estabilidade térmica da emulsão. Na comparação dos resultados da primeira etapa de perda de massa da curva DTG, foi possível constatar que a emulsão de ácido fítico apresentou estabilidade térmica superior em relação às outras emulsões.
This study aims the application of thermal analysis for characterization, evaluation of stability and thermal decomposition of phytic acid and components of its pharmaceutical formulation. The pre-formulation studies of pharmaceutical semi-solid (emulsion) used for the treatment of hyperpigmentation and studies for determination of kinetic parameters were developed using thermoanalytical techniques (differential scanning calorimetry, thermogravimetry and derivative thermogravimetry), elemental analysis C, H and N, and infrared absorption spectroscopy and potentiometry. Inicially it was identified samples of phytic acid and kojic acid through the techniques of elemental analysis and infrared absorption spectroscopy and potentiometry (just in case of phytic acid). The intermediate products of thermal decomposition of phytic acid were also evaluated by infrared spectroscopy and elemental analysis. The profile of phytic acid and thermal properties of all components present in the emulsion were cataloged. Due to the thermogravimetric profile presented by phytic acid, with two main stages of mass loss (dehydration and thermal decomposition), it was performed a kinetic study of these steps, using non-isothermal thermogravimetric methods. Starting from curves TG / DTG and DSC acid phytic and physical mixtures of all components of the emulsion (1:1), the interaction was found between the mixtures: phytic acid / EDTA, phytic acid / kojic acid and phytic acid / silicone oil. In infrared spectroscopy found that only physical mixture phytic acid / kojic acid had interaction. By studying the kinetics of volatilization of BHT, it was possible to estimate the time of volatilization of the sample during the preparation of emulsions. In the study of the thermal behavior of the emulsions was concluded that the addition of kojic acid increases the thermal emulsion stability. By comparing the results of the first stage of mass loss DTG curve, it is possible to determine that the emulsion of phytic acid showed a higher thermal stability relative to the others emulsions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santoro, Diego Monegatto. "Propriedades físico-químicas de emulsões obtidas a partir dos emulsificantes monoestearato de glicerila e cetil fosfato de potássio." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-01102007-084445/.

Full text
Abstract:
Introdução: A estabilidade fisica de sistemas emulsionados pode ser avaliada através de avaliação da distribuição de gotículas, propriedades reológicas, termoanálise, microscopia, entre outras técnicas. Objetivo: Avaliar a estabilidade fisica de emulsões obtidas com diferentes concentrações de emulsificantes aniônicos (A - cetil fosfato de potássio 3, 5 e 7%) e não-iônicos (N monoestearato de glicerila, 3, 5 e 7%), e a influência da transposição de escala de produção. Metodologia: Avaliação da distribuição das gotículas formadas através de difração de raio laser, análise reológica do tipo fluxo, microscopia e termogravimetria. Resultados e Conclusão: Os valores de 90% das gotículas foram menores que 92,66 µm; 50,28µm e 38,80µm, respectivamente para 3, 5 e 7% de emulsificante N. No sistema A, 90% das gotículas foram menores que 3,85µm; 4,89µm e 63,57µm, para 3, 5 e 7%, respectivamente. O aumento de escala de produção influenciou ambos os sistemas, com aumento de viscosidade: Sistema A: de 6,614 Pa.s para 81,55 Pa.s e Sistema N - de 3,366 Pa.s para 7,153 Pa.s no sistema N. Na análise TG, somente água livre pôde ser detectada no sistema N e, no sistema A, água interlamelar e livre puderam ser detectadas (inicial e em estabilidade)
lntroduction: The physical stability of emulsions can be evaluated through droplets distribution evaluation, rheological properties, thermal analysis, microscopy and others. Objective: Evaluate the physical stability of emulsions containg different concentrations of anionic (A - potassium cetyl phosphate 3, 5 e 7%) and non-ionic emulsifiers (N - glyceril monostearate, 3, 5 e 7%), and the influence ofthe scale-up processo Methodology: Evaluate the droplets distribution with laser diffraction, rheology analysis, microscopy and thermogravimetry (TG). Results and Conc1usion: The values of 90% of the droplets were below 92.66 µm, 50.28µm and 38.80µm, respectively for 3, 5 and 7% ofN emulsifier. For system A, 90% ofthe droplets were below 3.85µm, 4.89µm and 63.57µm, for 3, 5 and 7%. The scale-up process influenced both systems, with an increase in the viscosity on system A from 6.614 Pa.s to 81.55 Pa.s and from 3.366 Pa.s to 7.153 Pa.s for system N. ln the TG analysis, only bulk water could be detected in system N and, in the system A, both interlamellar and bulk water were detected (initial and stability).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Shimada, Robson Takeshi. "Estabilidade de emulsões na presença da biomassa da microalga Arthrospira platensis e do polímero hidroxipropil metilcelulose." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-22082017-101321/.

Full text
Abstract:
Arthrospira platensis ou Spirulina é uma microalga com alto valor nutricional. Foram preparados extratos de Spirulina, caracterizados e aplicados como estabilizadores de emulsão de óleo de girassol comercial em água (O/A) (10% v/v) na ausência e na presença de quatro tipos de hidroxipropil metilcelulose (HPMC). Os extratos brutos de Spirulina foram preparados em tampões a pH 6 (EB6) e pH 8 (EB8) por sonicação para promover a lise celular e a libertação de proteínas e fosfolípides; Parte dos extratos foi centrifugada (EC6 ou EC8). Independentemente das condições de extração, todos os extratos apresentados apresentaram valores de potencial-ζ médio variando de - (16 ± 2) mV a - (20 ± 2) mV, tamanho médio variando de (108 ± 52) nm a (306 ± 68) nm e atividade interfacial. As emulsões O/A preparadas com extratos de Spirulina (10 g / L) exibiram partículas com potencial- médio variando de - (16 ± 2) mV a - (27 ± 4) mV, tamanho médio variando de ~ 70 nm (EB6 ou EB8) a ~ 700 nm (EC6 ou EC8). No entanto, o EB6 levou a emulsões ligeiramente mais estáveis do que as outras. A combinação de EB6 (10 g / L) e HPMC (1,0 % m/m) levou a um aumento substancial na estabilidade da emulsão, embora os valores de potencial- diminuíram uma ordem de grandeza. Em particular, a HPMC com a maior massa molar e o maior grau de substituição de grupos metila conduziu a i) camada interfacial mais robusta resultante da formação de complexos entre cadeias HPMC e proteínas EB6 e (ii) meio contínuo mais viscoso.
Arthrospira platensis or Spirulina is a microalga with a high nutritional value. Extracts of Spirulina were prepared, characterized and applied as oil in water (O/W) (10 % v/v) emulsion stabilizers in the absence and presence of four types of hydroxypropyl methylcellulose (HPMC). The emulsions were prepared with edible sunflower oil. Crude extracts of Spirulina were prepared in buffers at pH 6 (CE6-Crude extract pH6) and pH 8 (CE8-Crude extract pH8) by sonication to promote cell lysis and protein and phospholipids release; part of the extracts was centrifuged (CCE6 or CCE8). Regardless of the extraction conditions, all extracts presented mean -potential ranging from (16 ± 2) mV to (20 ± 2) mV, mean diameter ranging from (108 ± 52) nm to (306 ± 68) nm and interfacial activity. The emulsions prepared with Spirulina extracts (10 g/L) displayed particles with mean -potential ranging from (16 ± 2) mV to (27 ± 4) mV, mean diameter ranging from ~ 70 nm (CCE6 or CCE8) to ~ 700 nm (CE6 or CE8). However, CE6 led to emulsions slightly more stable than the others did. The combination of CE6 (10 g/L) HPMC (1.0 wt %) led to substantial increase in the emulsion stability, although the -potential values decreased one order of magnitude. Particularly, the HPMC with the highest molecular weight and highest methyl substitution degree led to the most (i) robust interfacial layer resulting from the complex formation between HPMC chains and CE6 proteins and (ii) viscous continuous medium.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Filippin, Fabíola Branco. "Estudos de estabilidade de anfotericina B associada à emulsão lipídica rica em triacilgliceróis destinada a administração endovenosa." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101641.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Farmácia
Made available in DSpace on 2013-07-15T22:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A freqüência de infecções fúngicas tem crescido nos últimos anos, sendo que as infecções por leveduras do gênero Candida e os fungos filamentosos do gênero Aspergillus são as mais freqüentes. O antifúngico padrão de largo espectro, anfotericina B (AB) em desoxicolato de sódio (AB-DOC), é considerado fármaco de primeira escolha no tratamento dessa enfermidade. Porém, a sua administração em pacientes gravemente debilitados é seguida geralmente de várias reações adversas. De todas, a nefrotoxicidade é a mais grave, uma vez que a deterioração da função renal limita freqüentemente a dose ou o tratamento, reduzindo a probabilidade de um resultado clínico satisfatório. A necessidade de minimizar os efeitos tóxicos da AB veio estimular uma grande variedade de abordagens experimentais, dentre as quais o desenvolvimento de uma microemulsão lipídica rica em triacilgliceróis, preocupando-se com a manutenção da eficiência terapêutica e estabilidade da formulação. Diante disso, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma microemulsão por meio de técnica de ultraemulsificação, estéril e apirogênica, com o intuito de administrá-la endovenosamente. Utilizou-se, portanto, componentes compatíveis com a administração endovenosa, mais especificamente, lipídios, de forma a mimetizar quilomícrons da linfa. O intuito foi de associar a AB a essa partícula de modo a torná-la menos propensa a agregação AB-AB. A caracterização e os estudos de estabilidade foram contemplados de forma a abranger as propriedades físico-químicas da partícula como diâmetro, potencial zeta, grau de agregação avaliado por espectros de absorção na região UV-Visível, taxa de incorporação e estabilidade da associação AB:lipídeo e finalmente a atividade antifúngica do fármaco vetorizado a microemulsão. O desenvolvimento das microemulsões lipídicas contendo AB mostrou-se viável, compatível com administração endovenosa no que contempla valores de pH e diâmetro da partícula, bem como da estabilidade e apirogenicidade. A associação entre AB e os componentes lipídicos mostrou-se estável, mesmo em condições drásticas de armazenamento (25 °C). A atividade antifúngica foi mantida ao longo de 4 meses, bem como o conteúdo de AB às partículas. Desta maneira, a microemulsão lipídica mostrou-se viável e promissora como veículo alternativo de AB, principalmente pela estabilidade e manutenção da atividade antifúngica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rosani, Leandro. "Desenvolvimento e estudo da estabilidade de nanoemulsões do tipo óleo em água com óleos vegetais." Universidade Federal de São Carlos, 2011. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6562.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:36:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5358.pdf: 1093724 bytes, checksum: 909200d33b179bdbfbb85e55e74c5c40 (MD5) Previous issue date: 2011-10-11
Financiadora de Estudos e Projetos
A low energy emulsification method was used to prepare o/w emulsions of sweet almond or Brazil nut oils stabilized by Tween 80 and Span 80. Stable nano emulsions with droplet size of 160 nm and 270 nm were obtained for almond and Brazil nut oils, respectively, under critical hydrophilic lipophilic balance (HLB). A correlation between emulsions viscosity and particle size allows a precise HLB determination for the oils. The main destabilization mechanism for the emulsions prepared with sweet almond oil was found to be Ostwald ripening that change to coalescence for the emulsion with oil content higher than 10% w/w and HLB higher than 10.
O método de emulsificação a baixa energia foi utilizado para preparar emulsões do tipo o/a contendo óleo de amêndoas ou de castanhas estabilizadas com Tween 80 e Span 80. Foram obtidas nanoemulsões estáveis com tamanho médio de gotículas de 160 nm e 270 nm para os sistemas preparados com óleo de amêndoas e castanha, respectivamente, em condições específicas de equilíbrio hidrófilo lipófilo (EHL). A correlação entre as medidas de viscosidade e de tamanho de partículas permite uma determinação mais precisa do EHL dos óleos. O principal mecanismo de desestabilização observado para a emulsão preparada com óleo de amêndoas foi o Ostwald ripening, que mudou para coalescência para as emulsões com conteúdo de óleo maior que 10% m/m e EHL maior que 10.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cordeiro, Lara Bissonho de Almeida. "Desenvolvimento farmacotécinico e estudo de estabilidade de emulsões à base de óleo de semente de maracujá para prevenção de feridas." Niterói, 2017. https://appdesenv.uff.br/riuff/handle/1/3304.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca da Faculdade de Farmácia (bff@ndc.uff.br) on 2017-04-10T17:15:47Z No. of bitstreams: 1 Cordeiro, Lara Bissonho de Almeida [Dissertação, 2012].pdf: 7477331 bytes, checksum: 808ccdd7f27f43a63cb9c2f3cf8f6704 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-10T17:15:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cordeiro, Lara Bissonho de Almeida [Dissertação, 2012].pdf: 7477331 bytes, checksum: 808ccdd7f27f43a63cb9c2f3cf8f6704 (MD5)
Óleos vegetais são ricos em ácidos graxos essenciais, sendo estes ácidos necessários para manter a integridade da pele e a barreira de água, prevenindo assim a formação de feridas. Ferida pode ser definida como toda alteração da integridade anatômica da pele, resultante de qualquer tipo de trauma. O tratamento de feridas envolve aspectos sistêmicos e locais. O ácido oléico é o ácido graxo mais freqüentemente encontrado na composição dos óleos fixos, sendo acompanhado pelos ácidos linoléico e linolênico. Os objetivos deste trabalho foram desenvolver e avaliar a estabilidade física de emulsões O/A contendo óleo de semente de maracujá. Emulsões O/A contendo 10,0% (p/p) de óleo de semente de maracujá foram preparadas utilizando as ceras Lanette®, Polawax®, e monoestearato de glicerila e o emulsionante polimérico Pemulen® como base das formulações, variando-se as concentrações dos adjuvantes farmacotécnicos: miristato de isopropila, propilenoglicol e glicerina. O tipo de emulsão foi verificado pelo método das medidas de condutividade elétrica e o aspecto, homogeneidade e características organolépticas avaliadas através de análises macroscópicas. Para avaliar a estabilidade acelerada, as amostras foram submetidas a diferentes condições de estresse e analisadas a partir do valor de pH, análises macroscópicas, centrifugação, espalhabilidade, viscosidade aparente e comportamento reológico. As mulsões preparadas com óleo de maracujá, 0,3% (p/p) Pemulen®, apresentaram-se estáveis com propriedades pseudoplásticas e tixotrópicas. As características macroscópicas e valores obtidos de pH, viscosidade aparente e espalhabilidade durante a estocagem indicaram estabilidade da formulação
Vegetable oils are rich in essential fatty acids, these acids being necessary to maintain the integrity of the skin barrier and the water, thus preventing the formation of wounds. Wound can be defined as any change in the anatomical integrity of the skin, resulting from any kind of trauma. Treatment of wounds involves local and systemic aspects. Oleic acid is the fatty acid most frequently found in the composition of fixed oils, accompanied by linoleic and linolenic acids. Our objectives were to develop and evaluate the physical stability of O/W emulsions containing passion fruit seed oil. Emulsions containing 10.0% (w / w) of passion fruit seed oil were prepared using waxes Lanette ®, Polawax ®, glyceryl monostearate and the polymeric emulsifier Pemulen ® based formulations, varying concentrations of pharmaceutical adjuvants: isopropyl myristate, propylene glycol and glycerin. The emulsion type was verified by the method of the electrical conductivity measurements and the appearance, consistency and organoleptic properties were evaluated by macroscopic analysis. To evaluate the accelerated stability, samples were subjected to different stress conditions and the pH value, macroscopic analysis, centrifugation, viscosity, spreadability and rheological behavior were evaluated. The emulsions prepared with passionflower oil, 0.3% (w/w) Pemulen® were stable and presented thixotropic and pseudoplastic properties. The macroscopic characteristics and values of pH, viscosity and spreadability during storage showed stability of the formulation
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borrin, Thaís Ribeiro. "Nanoemulsões produzidas pelo método do ponto de inversão da emulsão (EIP) para encapsulação de curcumina: parâmetros de produção, estabilidade físico-química e incorporação em sorvete." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74133/tde-17092015-102029/.

Full text
Abstract:
A curcumina possui uma grande variedade de propriedades benéficas para a saúde humana. Devido a este fato, a indústria alimentícia tem aumentado a aplicação deste bioativo como aromatizante, conservante e aditivo para substituição dos corantes amarelos artificiais. No entanto, incorporar a curcumina em formulações alimentícias pode ser problemático porque sua molécula hidrofóbica tem baixa solubilidade em água e é muito sensível à luz. Os métodos de encapsulação em nanoemulsões podem tornar viável a proteção do curcuminoide, bem como permitir sua dispersibilidade em água. O objetivo do presente trabalho de Mestrado foi produzir nanoemulsões encapsulando curcumina pelo método do ponto de inversão da emulsão (EIP, emulsion inversion point), determinando parâmetros de operação que viabilizem um futuro escalonamento do processo e incorporação das dispersões em sorvete de massa sabor abacaxi. Os parâmetros de produção foram ajustados como: tipo e concentração de tensoativo (razão SOR), concentração de óleo de soja, tipo e concentração de cosolvente, tipo de impelidor/ velocidade de agitação e vazão de entrada da fase aquosa. As porcentagens de curcumina encapsulada foram 0,03, 0,07 e 0,10%. Dentre estas, a concentração de 0,07% foi a mais viável para a aplicação no sorvete de massa sabor abacaxi, por apresentar melhor distribuição de tamanho de gotícula (diâmetro hidrodinâmico), não apresentar variação significativa de oxidação lipídica, boa manutenção da curcumina encapsulada (70%) e, consequentemente, a sua cor, apresentando maior estabilidade do parâmetro TCD por um período de 60 dias. Os testes reológicos não mostraram mudança na estrutura de nanoemulsões com a encapsulação de curcumina. Das formulações testadas para sorvete de abacaxi contendo curcumina, a formulação usando nanoemulsões substituindo 50% da mistura comercial (B) teve uma maior aceitação de cor, sabor e aroma, sendo compatível com a formulação comercial (A). Esta formulação (B) e aquela com substituição completa da mistura comercial (C) apresentaram uma maior estabilidade quanto à manutenção da cor durante o período do estudo. Os testes reológicos não mostraram diferença estrutural entre as formulações testadas para sorvete de abacaxi. Indicando que não houve influência nas características estruturais do sorvete contendo nanoemulsão com curcumina encapsulada.
Curcumin has several beneficial properties and the food industry has been trying to increase the use of curcumin as flavoring, conservant or as a replacer of artificial yellow dyes. However, incorporating curcumin can be difficult due to its hydrophobicity and low water solubility, as well as high sensitivity to light. Encapsulation in nanoemulsions can be an interesting technological alternative to encapsulate and protect the curcuminoid. The objective of this study was to produce nanoemulsions encapsulating curcumin by the low-energy method EIP (emulsion inversion point), determining operating parameters that enable a future escalation of the process and incorporation of dispersions in pineapple ice cream. The production parameters were adjusted as: type and concentration of surfactante, soybean oil concentration, type and concentration of cosolvent, impeller type/speed stirring and flow of the aqueous phase. The percentages of encapsulated curcumin were 0.03, 0.07 and 0.10%. The concentration of 0.07% was the most viable for application in pineapple ice cream, for presenting better distribution of droplet size (hydrodynamic diameter), do not presente of significant changes in lipid oxidation, good maintenance of encapsulated curcumin (70%) and therefore its color, with greater stability of the TCD parameter for a period of 60 days. The rheological tests showed no change in the nanoemulsions structure with encapsulating curcumin. Among the formulations tested for pineapple ice cream incorporating encapsulated curcumin, the formulation using nanoemulsions replacing 50% of the commercial mixture (B) had a better acceptance of color, flavor and aroma and it is compatible with the commercial formulation (A). This formulation (B) and that with complete replacement of the commercial mixture (C) had a higher stability and maintenance of color during the storage period. The rheological tests showed no structural difference between the formulations tested for pineapple ice cream, indicating no influence on the structural characteristics of the ice cream containing nanoemulsion with encapsulated curcumin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ramos, Wagner Soares. "Estudo de segurança e eficácia in vitro do ácido p-Cumárico e sua incorporação em emulsão cosmética óleo em água (O/A) /." Araraquara, 2019. http://hdl.handle.net/11449/181706.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcos Antonio Correa
Resumo: O ácido p-cumárico (APC) é um composto fenólico não flavonóide que apresenta segurança e eficácia bem descritas na ciência dos alimentos devido suas propriedades antioxidante, antitumoral, anti-inflamatória, antimicrobiana e por apresentar baixa toxicidade oral. Essas propriedades são pouco exploradas em produtos para cuidados com a pele. O objetivo do presente estudo foi avaliar de forma in vitro a segurança e a eficácia do APC e incorporá-lo em emulsão cosmética óleo em água (O/A). Nossos estudos in vitro e alternativos ao uso de animais foram conduzidos para verificar a citotoxicidade do APC em células de queratinócitos (HaCat) e fibroblastos humanos (HDFa), o potencial de irritação ocular (HET-CAM) e a atividade antimicrobiana em diferentes cepas. Emulsões contendo APC foram submetidas ao estudo de estabilidade e de liberação, retenção e permeação cutâneas. Resultados: o IC50 do APC em células HaCat e HDFa foi 693,57 e 2.814,75 μg/mL, respectivamente. Além disso 100 μg de APC foram levemente tóxicos em membrana corioalantóica de ovo embrionado. As concentrações bactericidas mínimas em cepas de E. coli, S. aureus, P. aeruginosa e S. epidermidis, foram 3.000 μg/mL, 1.875 μg/mL, 3.750 μg/mL e 3.750 μg/mL, respectivamente. Emulsões contendo diferentes concentrações de APC foram estáveis durante o período de estabilidade acelerada. Após 12 horas 91,08 ± 0,03% do APC foi liberado da formulação e após 24 horas, 0,52 ± 0,18% e 0,94 ± 0,37% ficaram retidos no estrato córneo e na e... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: p-Coumaric acid (PCA) is a non flavonoid phenolic compound whose safety and efficacy widely described in food science papers due to antioxidant, antitumor, anti inflammatory properties, and low oral toxicity. These characteristics are poorly or no described when PCA is added to skin care products. The aim of the present study was to evaluate the safety and efficacy of PCA through in vitro assays, and then add it in oil in water cosmetic emulsion (O/W). Our in vitro trials, without animal use were conducted to predict PCA´s cytotoxicity in HaCat and HDFa cells, ophthalmic irritation potential, and antibacterial activity against differents strains. Emulsions with PCA has been tested to predict shelf life, dermal absorption, and dermal retention. Results: PCA´s IC50 in HaCat and HDFa cells was 693.57 and 2,814.75 μg.mL-1, respectively. In addition 100 μg of APC were slightly toxic in chorioallantoic membrane assay. The minimum bactericidal concentrations against E. coli, S. aureus, P. aeruginosa and S. epidermidis strains were 3,000 μg.mL-1, 1,875 μg.mL-1, 3,750 μg.mL-1, and 3,750 μg.mL-1 , respectively. Emulsions containing 0.04%, 0.06%, 0.08% and 0.10% of PCA were stable during self life testing for ninety days. After 12 hours 91.08 ± 0.03% of PCA was released of the emultion, and after 24 hours 0.52 ± 0.18% and 0.94 ± 0.37%, were present in stratum corneum and epidermis/dermis, respectively. Our findings indicate that PCA concentrations would be effective and safe to use in c... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carli, Cynthia de. "Nanoemulsões encapsulando quercetina produzidas pelo método do ponto de inversão da emulsão (EIP): estabilidade físico-química e avaliação da atividade antioxidante in vitro e em produto cárneo." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74132/tde-14062017-113435/.

Full text
Abstract:
A quercetina é um flavonoide com alta atividade antioxidante reconhecida. Devido a este fato, a indústria alimentícia tem buscado alternativas para a aplicação deste bioativo como antioxidante em matrizes alimentícias. No entanto, incorporar a quercetina em formulações alimentícias pode ser desafiador, pois sua molécula tem relativo grau de hidrofobicidade. Os métodos de encapsulação em nanoemulsões podem tornar viável a proteção do flavonoide, bem como permitir sua dispersibilidade em meios aquosos . O objetivo do presente trabalho foi produzir nanoemulsões (fase oleosa: óleo de girassol) encapsulando quercetina pelo método do ponto de inversão da emulsão (EIP, emulsion inversion point), determinando parâmetros de operação que viabilizem um futuro escalonamento do processo, e a realização de um estudo de caso sobre a incorporação das nanodispersões em patê de frango. Os parâmetros de produção que foram avaliados foram : tipo e concentração de tensoativo (razão SOR, razão tensoativo:óleo), concentração de óleo, concentração de cosolvente e velocidade de agitação. Foram produzidas nanoemulsões utilizando dois tensoativos diferentes, Tween 80 e Brij 30. As porcentagens de quercetina encapsulada foram 0,15 e 0,30% (m/m). Dentre estas, a concentração de 0,30% foi a mais viável para a aplicação no patê de frango, por apresentar melhor distribuição de tamanho de gotícula (diâmetro hidrodinâmico), não apresentar variação significativa de oxidação lipídica e maior conservação da quercetina encapsulada por um período de 90 dias. Os valores de tensão interfacial obtidos mostram que a quercetina provoca abaixamento da tensão interfacial do sistema, o que pode indicar que a quercetina forma um complexo com os tensoativos utilizados, fato que influencia decisivamente na sua localização nas nanogotas. Das formulações testadas para patê de frango contendo quercetina, apenas a formulação usando quercetina livre não apresentou boa avaliação nos itens cor e sabor. Tal resultado justifica a necessidade da incorporação da quercetina em nanoemulsões para não causar alterações sensoriais no produto.
Quercetin is a flavonoid with recognized high antioxidant activity Due to this fact, the food industry has been trying to use it as an alternative as a preservative in food matrices. However, incorporating quercetin into food formulations may be challenging due to its relative degree of hydrophobicity. Encapsulation methods in nanoemulsions may render the protection of the flavonoid viable, as well as enable its dispersibility in aqueous media. The objective of the present study was to produce nanoemulsions (oil phase: sunflower oil) encapsulating quercetin by the emulsion inversion point method (EIP), determining operating parameters that enable a future process scale-up. A case study on the incorporation of nanodispersions into chicken patê was also carried out. The production parameters evaluated were: type and concentration of surfactant (SOR ratio, surfactant:oil ratio), soybean oil concentration, cosolvent concentration and stirring speed. Nanoemulsions were produced using two different surfactants, Tween 80 and Brij 30. The percentages of encapsulated quercetin were 0.15 and 0.30% (m / m). Among these, the concentration of 0.30% was the most feasible for application in chicken pâté, since it presented better droplet size distribution (hydrodynamic diameter), did not present significant variation of lipid oxidation and higher capacity of preserving encapsulated quercetina for a period of 90 days. The interfacial tension values obtained show that quercetin lowered the interfacial tension of the system, which may indicate that quercetin forms a complex with the surfactants used, a fact that decisively influences its location in the nanodroplets. Among the formulations tested in chicken pâté containing quercetin, only the formulation using free quercetin did not show good acceptance evaluation on the color and taste itens. Such an evaluation was important as it justifies the need for the incorporation of quercetin into nanoemulsions in order to not cause significant sensorial changes in the product.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maciel, Náira Rezende. "Desenvolvimento de emulsões múltiplas cosméticas contendo óleo de girassol e óleo de gergelim: estudos de estabilidade físico-química." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-10012013-164053/.

Full text
Abstract:
Atualmente, tem se dado grande importância à criação de novos sistemas de liberação de princípios ativos. Na área cosmética, os sistemas em destaque são nanoemulsões, emulsões múltiplas e emulsões contendo cristais líquidos/fase gel lamelar. Nas emulsões múltiplas coexistem emulsões dos tipos O/A e A/O. Elas possuem inúmeras vantagens sobre outros sistemas de liberação, como por exemplo, a possibilidade de veicular dois ativos incompatíveis em compartimentos diferentes e controlar o perfil de liberação dos mesmos. Além disso, possuem biocompatibilidade, completa biodegradabilidade e podem ser usados diferentes óleos e tensoativos. Outra tendência recente em cosmetologia é o emprego de matérias-primas vegetais associadas a sistemas de liberação de princípios ativos, para formulação de novos produtos com apelo comercial e sustentável. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um novo sistema de emulsão múltipla, por etapa única, que tivesse estabilidade características diferenciadas. Para tanto, elegeu-se dois óleos vegetais: girassol e gergelim, que foram usados separadamente no desenvolvimento dessas emulsões. O método de emulsificação utilizado foi o método de inversão de fases (EPI). Foi determinado o EHL crítico para cada um dos óleos, 6,5 para o óleo de girassol e 5,0 para o óleo de gergelim. Os pares de tensoativos escolhidos para o estudo foram Steareth 2 - Steareth 20 para óleo de girassol e Span® 60 - R400 para óleo de gergelim. Foram construídos dois diagramas pseudoternários, um para cada sistema, com o objetivo de definir variáveis relevantes à composição (fração aquosa, fração oleosa, porcentagem de tensoativo). Foram selecionadas as melhores emulsões para prosseguimento dos estudos de estabilidade, avaliada por meio dos seguintes testes físico-químicos: medições de pH, condutividade elétrica, granulometria e medidas reológicas. O método de emulsificação em etapa única por inversão de fases se mostrou eficiente na produção de emulsões múltiplas estáveis. Foi desenvolvida uma emulsão múltipla com características diferenciadas a partir do óleo de girassol: emulsão múltipla contendo fase gel-lamelar, um sistema ainda não descrito na literatura. As características das emulsões múltiplas descritas nesse trabalho, a saber: o uso de óleos vegetais como os óleos de girassol e gergelim; baixas concentrações de tensoativos; multiplicidade dos glóbulos e fase gel lamelar no mesmo sistema; são características desejáveis para a indústria cosmética, o que as tornam potenciais sistemas de liberação de ativos.
Currently, it has been given great importance to the creation of new delivery systems for active ingredients. In the cosmetic area, the highlighted systems are nanoemulsions, multiple emulsions and liquid crystal/lamellar gel phase emulsions. In multiple emulsions coexist O/W and W/O types of emulsions. They have several advantages over other delivery systems, such as the possibility of carry out two incompatible active ingredients in different compartments and the control of the release of the same. Moreover, they have biocompatibility, biodegradability and different oils and surfactants can be used. Another recent trend in cosmetology is the use of vegetable raw materials associated with the delivery systems for active ingredients, to formulate new products with commercial and sustainable appeal. The objective of this study was to develop a new system of multiple emulsion, in one step emulsification, which have stability and distinctive features. It was selected two vegetable oils: sunflower and sesame, which were used separately in the development of the multiple emulsions. The method of emulsification used was emulsion phase inversion (EPI). The critical HLB of oils was, 6.5 for sunflower oil and 5.0 for sesame oil, respectively. The pairs of surfactants chosen for the study were Steareth 2 - Steareth 20 for sunflower oil and Span® 60 - R400 for sesame oil. We constructed two pseudo-ternary diagrams, one for each system, in order to define variables relevant to the composition (water and oil fraction, percentage of surfactant). We selected the best emulsions for further investigation. Stability of the emulsions was evaluated by the following physico-chemical tests: measurements of pH, electrical conductivity, particle size and rheological measurements. The method of one-step emulsification was efficient in producing stable multiple emulsions. A multiple emulsion from sunflower oil was developed with distinctive features: gel-lamellar phase multiple emulsion, a system not described yet. The characteristics of multiple emulsions described in this work, to know: use of vegetable oils, as sunflower and sesame oils; low concentrations of surfactants; multiplicity of droplets and lamellar gel phase at same system; they are desirable characteristics for the cosmetic industry, and they make these multiple emulsion potential delivery systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Estabilidade de emulsão"

1

Netto, Lívia Lacerda, Carine Cassimiro Cedrola, Gilmar Alves Mesquita-Junior, Fernanda Maria Pinto Vilela, and Fabiano Freire Costa. "PRODUÇÃO E ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO DE EMULSÃO LÁCTEA ADICIONADA DE EXTRATO SECO DA FOLHA DE CAFEEIRO (Coffeaarabica L.)." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/813.

Full text
Abstract:
Introdução. As macro, micro e nanoemulsões podem ser definidas como a mistura de dois líquidos imiscíveis cujo tamanho médio das partículas que as compõem variam de 100 nm a 1000 μm de diâmetro. As folhas do cafeeiro apresentam uma elevada quantidade de compostos fenólicos, dentre os mais importantes podemos destacar os ácidos clorogênicos. Objetivos. Este estudo objetivou a produção de uma emulsão estabilizada com soro de leite em pó acrescida de extrato das folhas do cafeeiro (Coffeaarabica L.) para o estudo da atividade antioxidante. Materiais e Métodos. As emulsões com e sem adição de extrato foram produzidas utilizando água destilada, soro de leite em pó, açúcar refinado, creme de leite UHT, emulsificante e goma xantana. Os ingredientes foram misturados, pasteurizados (80 °C/25 segundos), homegeneizados, e submetidos ao ultrassom (980 RPM/5 minutos). Realizou-se testes de estabilidade ao longo do tempo, congelamento/descongelamento, variação de cor, microscopia, tamanho de partícula e potencial zeta. A atividade antioxidante das emulsões foi avaliada através do método baseado na eliminação do radical livre estável 1,1-difenil-2picrilhidrazil (DPPH). Resultados. Nos estudos de estabilidade a emulsão se mostrou com boa estabilidade, não ocorrendo separação de fases por um período mínimo de 45 dias. Na análise de cor foi detectada variação nas mesmas, indicando que houve um baixo nível de oxidação; nas análises de imagem por microscopia óptica foi possível a visualização do encapsulamento do extrato pelas proteínas presentes no soro de leite. Os resultados das análises pelo método do radical DPPH mostraram que o que o processo de produção da emulsão não influenciou na atividade antioxidante do extrato. Conclusão. Concluímos que a produção de uma emulsão estável adicionada do extrato de café representa um potencial de desenvolvimento de produto lácteo com propriedades antioxidantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Fernanda Maria Teófilo, Bianca Oliveira Louchard, Vicente Sanford, Karina Maso, and Tamara Gonçalves. "Avaliação da estabilidade preliminar e atividade antioxidante de uma emulsão capilar condicionadora." In II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará e I Simpósio Norte-Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Fortaleza - CE, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ppgcf-2017-64905.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography