Academic literature on the topic 'Estados de dados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estados de dados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estados de dados"

1

Silva Almeida, Isabel, and Anselmo Ramalho Pitombeira Neto. "Eficiência dos serviços de segurança pública no Brasil: uma análise por envoltória de dados." Exacta 18, no. 3 (2020): 540–60. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v18n3.10928.

Full text
Abstract:
Este estudo propõe uma avaliação da segurança pública do Brasil através da análise por envoltória de dados. Assumindo-se os 27 estados federativos como as unidades tomadoras de decisão, foram utilizados como inputs as despesas totais com segurança e o efetivo policial total de cada estado, e como output a razão entre o número de habitantes e o número de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais), definida como uma “taxa de segurança”. Os dados foram obtidos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com informações referentes ao ano de 2016. Os resultados indicaram 6 estados na fronteira de eficiência: Santa Catarina, Piauí, Roraima, São Paulo, Rio Grande do Sul e Maranhão. Do total, 33,33% dos estados apresentaram baixa eficiência, 25,93% deles eficiência moderada e 18,52% deles eficiência alta. Em um cenário de escassez de recursos, um indicador científico das ineficiências e possibilidades de realocação destes recursos é extremamente pertinente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Joilson, and Maria Helena Ambrosio Dias. "Instituições dos Estados, educação dos jovens e analfabetismo: um estudo econométrico em painel de dados." Estudos Econômicos (São Paulo) 39, no. 2 (2009): 359–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612009000200005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é desenvolver um estudo empírico que considere as instituições dos Estados e seus impactos na educação dos jovens e na redução do analfabetismo. As instituições são entendidas como políticas educacionais, eficiência governamental (custo), estrutura da economia e mercado de alocação dos recursos humanos. A fundamentação teórica é baseada em Dias e McDermott (2006). Na estimativa empírica do modelo foram utilizados painéis de dados para os Estados brasileiros, período 1991-2000. Em geral, os resultados obtidos foram os seguintes: i) os investimentos em educação dos Estados são efetivos somente na redução de analfabetos e estão negativamente correlacionados com a educação dos jovens em nível de ensino médio; ii) os custos dos governos estaduais se apresentam como um fator negativo para a educação dos jovens que buscam escolaridade acima de oito anos; e, iii) o estímulo à acumulação de conhecimento de longo prazo nos Estados é heterogêneo, em função da taxa efetiva de retorno do capital humano e do estoque de capital humano com escolaridade acima de onze anos em cada Estado, ou seja, a estrutura do mercado de alocação de capital humano difere nos estados. Este último, juntamente com o grau de desenvolvimento da economia, nível tecnológico e de capital, demonstram ser os elementos preponderantes para a educação dos jovens e a redução dos níveis de analfabetismo no longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leusin Jr., Sérgio, André Filipe Zago de Azevedo, and Marcos Tadeu Caputi Lélis. "A vocação exportadora do Rio Grande do Sul: uma avaliação por meio do efeito fronteira." Nova Economia 23, no. 1 (2013): 101–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-63512013000100004.

Full text
Abstract:
O Rio Grande do Sul tem se notabilizado pelo elevado volume de suas exportações, sendo atualmente o terceiro maior estado exportador brasileiro. Este artigo busca examinar o viés exportador do estado através do chamado "efeito fronteira" para o período 1997-2002. Esse efeito foi estimado empiricamente, utilizando-se dados agrupados e dados em painel, em um modelo gravitacional com os 27 estados brasileiros e 40 países. Os resultados apontam para a inexistência de um viés de comércio para os demais estados brasileiros; portanto as fronteiras nacionais não representariam custo maior para as exportações do Rio Grande do Sul em relação aos demais estados. Possíveis causas da inexistência do viés doméstico de comércio do Rio Grande do Sul podem estar relacionadas à maior proximidade geográfica do estado com outros países, principalmente os do Mercosul, às preferências comerciais garantidas pelo bloco, bem como ao perfil de suas exportações, baseadas principalmente em produtos primários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, André Luis Nogueira da. "Os estados no Suas: uma análise da capacidade institucional dos governos estaduais na assistência social." Revista de Administração Pública 49, no. 5 (2015): 1167–92. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612139292.

Full text
Abstract:
O artigo esboça um diagnóstico da capacidade institucional dos estados brasileiros na assistência social a partir da análise de três aspectos: financeiro, administrativo e político. Trata-se de um comparativo dos 26 estados da federação e do Distrito Federal utilizando-se dados secundários da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais do IBGE de 2012, do Sistema de Coleta de Dados Contábeis do Governo Federal (SISTN) e do Relatório de Informações Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de 2011. Os dados demonstram que é possível haver formas diferentes de atuação dos estados mesmo no interior de um sistema nacional. A heterogeneidade ocorre devido à discricionariedade conferida pelo desenho institucional do Suas ao ente estadual. Tal situação contribui para perpetuação das desigualdades regionais já existentes, impedindo, assim, a consolidação do estado de bem-estar brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sampaio, Evaldo. "A virada linguística e os dados imediatos da consciência." Trans/Form/Ação 40, no. 2 (2017): 47–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31732017000200003.

Full text
Abstract:
Resumo: Trata-se de pensar o estatuto dos dados imediatos da consciência após a virada linguística na Filosofia contemporânea. O problema aqui é se pode haver algum conhecimento direto do vivente quanto aos seus estados psicológicos ou se estes seriam desde sempre condicionados pela estrutura da linguagem. Minha hipótese é que, mesmo que se admita uma relação estreita entre o pensamento e a linguagem, disto não se segue necessariamente que haja ali uma correspondência nem que os estados psicológicos se reduzem à sua expressão linguística. Para desenvolver essa hipótese, tomo a filosofia (ou antifilosofia) da linguagem de Henri Bergson como um caso exemplar. Já em sua primeira obra-prima, o Ensaio sobre os Dados Imediatos da Consciência, Bergson buscou mostrar por que o caráter pragmático dos signos, não obstante útil para a vida cotidiana e necessário para a maior parte das ciências, obstruía a apreensão qualitativa da vida mental e como disso surgiam dificuldades insuperáveis tanto para a ciência psicológica quanto para a Metafísica. Todavia, diferente de muitas doutrinas contemporâneas, a crítica da linguagem mais incitou do que impediu Bergson de distinguir uma "intuição" pela qual podemos ter um acesso não linguístico aos nossos estados psicológicos. Por esse contraponto entre intuição e linguagem, espero, enfim, lançar algumas dúvidas ao paradigma linguístico contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Begnini, Sergio, and Humberto Tonani Tosta. "A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)." Revista Economia & Gestão 17, no. 46 (2017): 43. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2017v17n46p43.

Full text
Abstract:
<p>A educação no Brasil possui orçamento anual próprio, a ser utilizado no desenvolvimento educacional. A eficiência na utilização de tais recursos é um dos desafios que se faz presente e que pode ser objeto de estudo. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência dos gastos com a educação fundamental nos estados brasileiros, no ano de 2011, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os estados foram classificados quanto à eficiência, sendo possível realizar comparações entre os mesmos e entre as regiões brasileiras. Os resultados indicam que 25,92% dos estados brasileiros apresentaram gastos eficientes enquanto 74,08% apresentaram resultados ineficientes, apontando para a necessidade de melhorias na gestão educacional e dos recursos utilizados. Conclui-se que a educação merece especial atenção por parte do Estado, principalmente por impactar no nível de bem-estar da população, contribuir para maior produtividade e gerar desenvolvimento.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Raupp, Fabiano Maury, and Jose Antonio Gomes de Pinho. "Precisamos evoluir em transparência? - uma análise dos estados brasileiros na divulgação de informações sobre a Covid-19." Gestão e Sociedade 14, no. 39 (2020): 3725–39. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v14i39.3253.

Full text
Abstract:
O estudo teve por objetivo analisar a construção da transparência sobre a Covid-19 pelos estados brasileiros. Foram analisados os dados de boletins divulgados pela OKBR, a partir de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagens qualitativa e quantitativa. Foram observados avanços na maioria dos estados em termos de pontuação e nível. Entretanto, ainda que os dados possam revelar uma preocupação de alguns governos em construir melhores condições de disponibilização de informações sobre o novo coronavírus, percebe-se que os estados ainda devem evoluir em transparência das informações. Depois de um mês de avaliações semanais, a taxa inicial nas categorias opaco, baixo e médio, que era de 90%, passou para 39% nesta última avaliação, além de nenhum estado se encontrar mais na faixa opaco e somente um estar no nível baixo. Próximos da pontuação máxima, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo e Rondônia poderiam ser utilizados como benchmarking pelos demais estados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Teixeira, Júlio César, and Renata Lopes Guilhermino. "Análise da associação entre saneamento e saúde nos estados brasileiros, empregando dados secundários do banco de dados indicadores e dados básicos para a saúde 2003- IDB 2003." Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, no. 3 (2006): 277–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000300011.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a associação entre condições de saneamento - cobertura populacional por redes de abastecimento de água, por sistemas de esgotamento sanitário e por serviços de coleta de lixo - e indicadores epidemiológicos - taxa de mortalidade infantil, mortalidade proporcional por doença diarréica aguda em menores de cinco anos de idade e mortalidade proporcional por doenças infecciosas e parasitárias para todas as idades - nos estados brasileiros, utilizando dados secundários do banco de dados Indicadores e Dados Básicos para a Saúde 2003 - IDB 2003 - do Ministério da Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zanol, Joana, Monica Ammom Fernandez, Ana Paula Martins de Oliveira, Claudia Augusta de Moraes Russo, and Silvana Carvalho Thiengo. "O caramujo exótico invasor Achatina fulica (Stylommatophora, Mollusca) no Estado do Rio de Janeiro (Brasil): situação atual." Biota Neotropica 10, no. 3 (2010): 447–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000300038.

Full text
Abstract:
O caramujo africano invasor Achatina fulica foi introduzido no Brasil a partir de Estados do Sul e Sudeste em pelo menos três ocasiões. Atualmente sua distribuição já abrange 24 dos 26 estados e o Distrito Federal. Populações densas dessa espécie vêm causando incômodos à populações humanas, danos à jardins e pequenas plantações, além de atuarem como transmissoras de duas zoonoses (angiostrongilíase abdominal e meningoencefalite eosinofílica) e outras parasitoses de interesse veterinário. No presente estudo, apresentamos novas ocorrências de A. fulica no Estado do Rio de Janeiro (Brasil) assim como dados sobre as larvas de nematódeos de interesse médico e veterinário encontradas em exemplares dessa espécie coletados neste estado. A. fulica está presente em 26 municípios adicionais em relação aos dados obtidos em 2006, ano do último levantamento, representando um aumento de 50% no número de municípios infestados. Apenas nove dos 92 municípios do estado ainda não registram a presença dessa espécie. Larvas dos nematódeos Aelurostrongylus abstrusus, Rhabditis sp. e Strongyluris-like, todas com importância veterinária, foram encontradas em exemplares de A. fulica de onze municípios. A rápida dispersão de A. fulica evidencia a necessidade de planos de manejo contínuos e eficientes em todo o país visando o controle efetivo dessa invasão. A erradicação de A. fulica é pouco provável devido ao nível atual de infestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Macedo, Suélem Viana, and Josiel Lopes Valadares. "DISPONIBILIZAÇÃO DOS DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS PELOS PODERES EXECUTIVOS ESTADUAIS BRASILEIROS." Revista Economia & Gestão 20, no. 57 (2020): 25–43. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2020v20n57p25-43.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo geral examinar a disponibilidade de dados abertos nos portais eletrônicos dos poderes executivos dos estados brasileiros. Com relação aos procedimentos metodológicos, a técnica de coleta de dados empregada foi a análise dos Portais de Dados Abertos e do Portal da Transparência dos vinte seis estados brasileiros e do Distrito Federal. Os dados primários foram coletados a partir de um protocolo de análise, que contemplou análise de dez itens diferentes, sendo que cada um deles foi agrupado em uma das quatro dimensões elaboradas. Os resultados sugerem que, apesar dos avanços, a publicação estruturada de arquivos em formatos abertos nos governos estaduais ainda é incipiente. As evidências empíricas também indicaram que a regulamentação local dessa política baixa, que ainda há pouco suporte ao cidadão que busca pelos dados abertos e que os dados orçamentários e financeiros são os mais divulgados em formato aberto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estados de dados"

1

Morais, Lidiane Batista de. "Banco de dados pluviométricos integrados por dados da plataforma TRMM e estações pluviométricas nos estados de Goiás e Distrito Federal." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4775.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-10-26T13:46:11Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Lidiane Batista de Morais - 2014.pdf: 4727753 bytes, checksum: 70260752148030b1e54f898d23d5c762 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-10-26T13:48:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Lidiane Batista de Morais - 2014.pdf: 4727753 bytes, checksum: 70260752148030b1e54f898d23d5c762 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-10-26T13:48:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Lidiane Batista de Morais - 2014.pdf: 4727753 bytes, checksum: 70260752148030b1e54f898d23d5c762 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-08-27<br>In developed countries it is common the use of rainfall estimatives by using tools like Remote Sensing, but in technically less advanced countries, like in Brazil, this usage still limited. The study area focuses on the center-west of the country, which has a restricted network of rainfall stations. The State of Goiás and Distrito Federal has a wide area and its network of rainfall stations available is distributed irregularly, having distances, producing only point data, which can cause the use of inadequate information in the region, committing the management of stormwater in urban and rural areas. With the advent of technology, data from the Tropical Rainfall Measuring Mission satellite - (TRMM) has provided more consistency in relation to rainfall data, because it uses a global coverage, eliminating the effects of prior data points. This work has as main objective to develop a database of rainfall from the TRMM satellite (3B42 algorithm - version 7) and rainfall data measured in the field (rainfall stations), on the interval of 1998 to 2011. From this data was possible the development of rainfall data bank consisting of four bands: Band 1, which was composed by maps of rainfall stations; Band 2, represented by maps of rainfall from TRMM; Band 3 consists on maps of rainfall product, which is to merge the data from rainfall stations with TRMM data, and finally the database was represented by the Band 4, which is the metadata; this map is the pixel values used in band 3 The results of this study showed that there is an agreement between the data of rainfall stations (band 1) and TRMM (band 2) in periods of low rainfall frequency, unlike the rainy season, where the TRMM tends to overestimate the values of rainfall stations, showing correlation of maximum 94.09% in 2005, and at least 25.52% registered in the year 2006. When analyzing the composition of the (band 3), it was observed that during the dry period, a total of up to 100% of data from maps of rainfall stations was used, and in the rainy season it was used by 30% of data from the TRMM rainfall maps, which can be proven by the band 4. These maps resulted in a considerable solution for use mainly in the rainy seasons, where the rainfall stations do not always manage to capture the total precipitation. The TRMM represented 30% of the data in the rainy seasons, covering possible errors of rainfall stations.<br>Em países desenvolvidos é comum o uso de estimativas de precipitação utilizando ferramentas como o Sensoriamento Remoto, mas em países menos evoluídos tecnicamente, como o Brasil, este uso ainda é limitado. A área de estudo se concentra na região centro-oeste do país, que possui uma restrita rede de estações pluviométricas. Os Estados de Goiás e Distrito Federal possuem uma área ampla e sua rede de estações pluviométricas disponível é distribuída irregularmente, possuindo distanciamentos, produzindo apenas dados pontuais, o que pode causar a utilização de informações inadequadas da região, comprometendo o gerenciamento das águas pluviais em áreas urbanas e rurais. Com o advento da tecnologia, os dados do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission– (TRMM) veio proporcionar mais coerência em relação aos dados pluviométricos, pois se trata de uma cobertura global, eliminando os efeitos dos dados antes pontuais. Este trabalho possui como objetivo principal formular um banco de dados de precipitação provenientes do satélite TRMM (algoritmo 3B42), e dados pluviométricos medidos em campo (estações pluviométricas), no intervalo temporal do ano de 1998 a 2011. A partir destes dados foi possível a elaboração do banco de dados pluviométricos, composto por 4 bandas: Banda 1, que foi composto de mapas de chuvas das estações pluviométricas; Banda 2, representado por mapas de chuvas do TRMM; Banda 3 composto pelos mapas de chuvas produto, que é a junção dos dados das estações pluviométricas com os dados TRMM, e finalmente o banco de dados foi representado pela Banda 4, que são os metadados; neste mapa se encontra os valores dos pixels utilizados na banda 3. Os resultados deste estudo mostraram que existe uma concordância entre os dados de estações pluviométricas (banda 1) e TRMM (banda 2) no período de menor frequência de precipitações, diferentemente no período chuvoso, onde o TRMM tende a superestimar aos valores das estações pluviométricas, mostrando correlação de no máximo 94,09% no ano de 2005, e no mínimo 25,52% registrado no ano de 2006. Quando analisada a composição da (banda 3), foi observado que no período seco, foi utilizado um total de até 100% de dados provenientes dos mapas de chuvas das estações pluviométricas, e no período chuvoso utilizou-se até 30% de dados dos mapas de chuvas do TRMM, o que pode ser comprovado pela banda 4. Estes mapas produtos resultaram em uma considerável solução para serem utilizados principalmente nas estações chuvosas, onde nem sempre as estações pluviométricas conseguem captar a precipitação total. O TRMM representou até 30% dos dados nas estações de chuvas, cobrindo possíveis erros das estações pluviométricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Garcia, Islene Calciolari 1971. "Estados globais consistentes em sistemas distribuidos." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276189.

Full text
Abstract:
Dissertação: Luiz Eduardo Buzato<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação<br>Made available in DSpace on 2018-07-23T19:40:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Garcia_IsleneCalciolari_M.pdf: 2272722 bytes, checksum: 40ccc8d3db214888d670f87260cf1134 (MD5) Previous issue date: 1998<br>Resumo: Estados globais consistentes são fundamentais para a solução de uma série de problemas em sistemas distribuídos, em especial para a monitorização e reconfiguração de aplicações distribuídas. A construção assíncrona de estados globais consistentes permite maior eficiência e flexibilidade a sistemas de monitorização. Consideramos aplicações distribuídas construídas sobre o modelo de processos e mensa­gens (MPM) e sobre o modelo de objetos e ações atômicas (MOA). Enquanto para o primeiro modelo vários algoritmos foram desenvolvidos para a obtenção de estados globais consisten­tes, para o segundo a oferta é extremamente reduzida. Estabelecemos correlações entre esse dois modelos e conseguimos o mapeamento de algoritmos para a obtenção de estados globais consistentes do MPM para o MOA. Enquanto grande parte da literatura para a obtenção de estados globais consistentes está voltada para a recuperação de falhas com retrocesso de estado, temos como objetivo a construção de uma visão progressiva da aplicação (consideramos que o monitor deve analisar estados globais consistentes mais recentes que os anteriores). Esta abordagem propiciou a criação de algoritmos originais para a construção de estados globais consistentes a partir de estados de interesse (checkpoints) selecionados pelos componentes da aplicação.<br>Abstract: Consistent global states are fundamental to solve a large class of problems in distributed systems, especially for monitoring and reconfiguration of distributed applications. The asyn­chronous construction of consistent global states allows greater efficiency and flexibility to monitoring systems. We consider distributed applications built upon the processes and messages model (MPM) and upon the objects and atomic actions model (MOA). Many algorithms have been designed for the construction of consistent global states in the MPM, but for the MOA the number of algorithms is extremely reduced. We have established correlations between these two models and, using them, we have mapped algorithms to construct consistent global states from the MPM to the MOA. A great part of the literature for the construction of consistent global states is devoted to the backward recovery of failures. Our goal is the construction of a progressive view of the application (we consider that the monitor must analyze consistent global states that are as up-to-date as possible). This approach allowed the creation of new algorithms for the construction of consistent global states using checkpoints; states selected by the application components.<br>Mestrado<br>Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Will, Anderson Renan. "Eficiência dos estados brasileiros nos gastos com educação." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129085.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2014<br>Made available in DSpace on 2015-02-05T20:40:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328817.pdf: 657590 bytes, checksum: 973030d315df2a173dd56c5adba9e766 (MD5) Previous issue date: 2014<br>Esta pesquisa é realizada no contexto em que se situa a Contabilidade Pública, o que compreende a busca de meios que garantam a ampla divulgação e transparência de informações, aos cidadãos, sobre os resultados da gestão pública. A atenção do estudo se concentra no Brasil, um país no qual as unidades que compõem sua estrutura federativa apresentam diversidades capazes de produzir contrastes em vários aspectos, inclusive sobre os pontos essenciais desta pesquisa: gastos públicos e resultados em educação, apontados por meio de avaliações de ensino. O trabalho tem como objetivo demonstrar o grau de eficiência alcançado pelos estados brasileiros na alocação de recursos públicos para a educação entre os anos de 2001 e 2011, considerando os resultados por eles alcançados. É realizado um estudo descritivo, com abordagem de dados essencialmente quantitativa, operacionalizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e de levantamento de dados sobre recursos e resultados, e sua comparação em modelos de Análise Envoltória de Dados (DEA). O conceito de recursos utilizado pela pesquisa parte de valores orçamentários gastos em educação em proporção à população e ao número de alunos, bem como ao PIB per capita como forma de balancear as disparidades econômicas existentes; e o de resultados se apropria de avaliações de ensino realizadas por órgãos competentes para tal. A utilização de diferentes modelos e de segmentos de tempo distintos permitiu o alcance de resultados concisos. Por meio da comparação realizada, verificou-se que alguns estados obtiveram boas performances de eficiência, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que conciliaram gastos razoáveis (nem altos e nem baixos) com ótimas avaliações de ensino, e Maranhão e Pará, com avaliações de ensino pouco satisfatórias, mas com baixos orçamentos para essa área de despesa pública. Outros estados, porém, se destacaram por baixos índices de eficiência na gestão de recursos voltados à educação, como é o caso do Amapá, Amazonas, Rio de Janeiro e Sergipe.<br><br>Abstract: This research is performed in the context in which the Public Accounting is situated, which comprises the search for means to ensure full disclosure and transparency of information, to citizens, about results of public management. The study focuses on Brazil, a country in which the units that comprise its federal structure presents diversities able to produce contrasts in several aspects, including the essential points of this research: public spending and outcomes in education, appointed by education reviews. This work aims to demonstrate the efficiency s degree achieved by the Brazilian states in the allocation of public resources for education between the years 2001 and 2011, considering the results achieved by them. A descriptive study with data approach essentially quantitative, operationalized by bibliographical and documentary research, and by survey of data of resources and results, and their comparison in models of data envelopment analysis (DEA) is performed. The concept of resources used for the research parts of budget s amounts spent on education in proportion to population and number of students and also GDP per capita as a way to balance the existing economic disparities; and the concept of results uses test results carried out by competent agencies. The use of different models and different segments of time allowed the achievement of clear results. By comparison, it was found that some states have obtained good performances of efficiency, as Minas Gerais and Rio Grande do Sul, which conciliated reasonable expenses (not high, nor low) with great test results, and Maranhão and Pará, that have ratings of unsatisfactory teaching, but with lower budgets to this area of public expenditure. Other states, however, stood by low levels of efficiency in the management of resources to education, such as Amapá, Amazonas, Rio de Janeiro and Sergipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Seillier, Martha. "Criminalidade nos estados brasileiros no período 2001-2005 : uma análise econômica com dados em painel." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10978.

Full text
Abstract:
Dissertação(mestrado)—Universidade de Brasília,Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2010.<br>Submitted by Sabrina Silva de Macedo (sabrinamacedo@bce.unb.br) on 2012-07-11T13:10:19Z No. of bitstreams: 1 2010_DissertMartha.pdf: 945345 bytes, checksum: 771387983dd5166218aeebfe3e464709 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-07-18T12:21:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_DissertMartha.pdf: 945345 bytes, checksum: 771387983dd5166218aeebfe3e464709 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2012-07-18T12:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_DissertMartha.pdf: 945345 bytes, checksum: 771387983dd5166218aeebfe3e464709 (MD5)<br>O presente trabalho analisa a relação entre quatro diferentes taxas de criminalidade e algumas variáveis sócio-econômicas e demográficas apresentadas pelas 27 unidades federativas brasileiras no período 2001-2005. Os crimes analisados são separados entre crimes patrimoniais violentos e não violentos, crimes letais e crimes envolvendo drogas. O principal objetivo é verificar, através da análise de dados longitudinais, em que magnitude e relevância as variáveis explicativas analisadas afetam as taxas de criminalidade bem como as diferenças apresentadas quando se varia o tipo de crime considerado. Para tanto, foram utilizadas duas modelagens econométricas distintas, uma partindo do estimador de Efeitos Fixos e outra utilizando o modelo de regressões aparentemente não relacionadas (SUR). Os resultados são interessantes, pois mostram que taxas de crimes letais estão mais associadas a baixos índices de escolaridade nos estados; roubos são mais bem explicados por variáveis demográficas como um elevado percentual de população urbana; furtos estão mais associados a variáveis de desigualdade de renda e crimes envolvendo drogas são mais bem explicados por maiores taxas de desemprego nos estados brasileiros. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>This work analyzes the relationship between four different rates of crime and some socioeconomic and demographic characteristics presented by the 27 Brazilian states in the period2001-2005. The crimes analyzed are separated as property violent and non-violent crimes, homicides and crimes involving drugs. The main purpose is to verify, through analysis of longitudinal data, how the explanatory variables considered affect crime rates and which differences appear when varying the type of crime. To this end, two different econometric modeling were used, starting from a Fixed Effects estimator and then a model using seemingly unrelated regressions (SUR). The results are interesting because they show that rates of homicides are more associated with low levels of schooling in the states; robberies are best explained by demographic variables such as high percentage of urban population; thefts are more associated with variables of income inequality; and crimes involving drugs are best explained by higher rates of unemployment in the Brazilian states.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendonça, Fábio Alencar. "Análise e resultados experimentais de sistemas de distribuição quântica de chaves usando fótons isolados e estados coerentes mesoscópicos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16121.

Full text
Abstract:
MENDONÇA, F. A. Análise e resultados experimentais de sistemas de distribuição quântica de chaves usando fótons isolados e estados coerentes mesoscópicos. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.<br>Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2016-04-04T14:17:14Z No. of bitstreams: 1 2006_dis_famendonça.pdf: 2150349 bytes, checksum: dc8b01eb4ef41b05489423bf582ccfca (MD5)<br>Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2016-04-06T17:40:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_dis_famendonça.pdf: 2150349 bytes, checksum: dc8b01eb4ef41b05489423bf582ccfca (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-04-06T17:40:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_dis_famendonça.pdf: 2150349 bytes, checksum: dc8b01eb4ef41b05489423bf582ccfca (MD5) Previous issue date: 2006-09-13<br>In this dissertation it is realized a study about quantum key distribution (QKD) in optical networks. Initially, a review of the theory of quantum key distribution and some of its implementations with strongly attenuated coherent states, as well a review of an optical system for physical encryptation using mesoscopic coherent states are realized. Following, it is analyzed the use of an error correction scheme in the physical encryptation system, and two new schemes for quantum key distribution are proposed. The first is a possible implementation of a hybrid system, that is, using weak and mesoscopic coherent states, for QKD and quantum authentication of classical messages. The second is an implementation of a QKD system based on relative phase modulation of sidebands frequency, using two RF carriers and an amplitude modulator in Alice and a phase modulator in Bob. After, an experimental realization of a simple QKD setup using polarization states of strongly attenuated coherent states for B92 protocol is presented. At last, it is realized an experimental characterization of an optical receiver for optical communication applications.<br>Nesta dissertação é realizado um estudo da polarização da luz e suas aplicações em sistemas de comunicações quânticas. Inicialmente, são apresentadas as ferramentas matemáticas necessárias ao tratamento da polarização da luz de fótons isolados e estados coerentes: matriz coerência, parâmetro de Stokes e grau de polarização. Em seguida é apresentada, através de simulação numérica, a dinâmica do grau de polarização da luz de um fóton durante a propagação em um canal despolarizador. Por fim, o resultado de um experimento usando estados coerentes, objetivando medir o grau de polarização da luz após propagação em um trecho de 200 m de fibra, é apresentado. O experimento é útil para a determinação do parâmetro do modelo de canal despolarizador de qubits. Sendo a polarização da luz uma propriedade facilmente alterada por condições ambientais, são estudados os esquemas ópticos que, dentro de certas restrições, podem corrigir variações aleatórias da polarização da luz durante a propagação na fibra. Tais esquemas são empregados como corretores de erros em sistemas de comunicações quânticas. Baseados em esquemas de correção encontrados na literatura, foram propostos dois novos esquemas, um para a utilização em sistemas que empregam polarização de luz de fótons isolados e outro para sistemas que empregam polarização de estados coerentes bimodais, sendo o primeiro ativo, isto é, requer um protocolo de controle e sincronismo, e o segundo passivo. Por fim, é feita a análise da segurança de um sistema de distribuição quântica de chaves, empregando o esquema proposto de correção de erros, quando o mesmo sofre o ataque de Fuchs-Peres-Brandt. É mostrado que a utilização do esquema de correção de erros proposto favorece a visibilidade da presença de um espião monitorando o canal quântico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SOUZA, Cleomar Fernandes de. "Inversão conjunta de dados gravimétricos magnéticos e resistivo." Universidade Federal do Pará, 1986. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5815.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-09-22T12:10:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_InversaoConjuntaDados.pdf: 10126809 bytes, checksum: d6aaf5b59cdf153453891f7a6aa81aa6 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2014-09-30T12:55:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_InversaoConjuntaDados.pdf: 10126809 bytes, checksum: d6aaf5b59cdf153453891f7a6aa81aa6 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-09-30T12:55:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_InversaoConjuntaDados.pdf: 10126809 bytes, checksum: d6aaf5b59cdf153453891f7a6aa81aa6 (MD5) Previous issue date: 1986<br>CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico<br>FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa<br>FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos<br>Apesar das grandes vantagens decorrentes da interpretação conjunta de dados geofísicos, a aplicação da inversão simultânea destes dados tem sido pouco estudada, principalmente a nível de simulação. Este trabalho foi desenvolvido com intuito de cobrir parte desta deficiência. Neste trabalho, foi utilizado o método dos mínimos quadrados para comparar os resultados obtidos a partir de: a) inversão dos grupos de dados gravimétricos, magnéticos e resistivos tomados separadamente; b) inversão simultânea destes grupos de dados combinados dois a dois; c) inversão simultânea dos três grupos de dados. O trabalho é desenvolvido a partir de dados teóricos onde são simuladas diversas situações geológicas. A comparação dos resultados é efetuada a partir das estimativas dos parâmetros obtidos por cada inversão, pelos desvios padrões de cada parâmetro (inversão gravimetria-magnetometria para o ruído Gaussiano) e pela redução da ambiguidade, manifestada pela dependência das estimativas em relação a aproximação inicial dos parâmetros. Na maioria dos casos estudados as inversões conjuntas dos dados combinados dois a dois apresentam resultados bem superiores àqueles obtidos usando-se apenas um dos grupos de dados isoladamente, seja nas estimativas dos parâmetros, seja na redução da ambiguidade. Por sua vez, a inversão conjunta dos três grupos de dados apresentam resultados semelhantes às inversões dos grupos de dados combinados dois a dois, contudo em alguns casos a inversão conjunta dos três grupos de dados é a única totalmente independente da aproximação inicial. Dados gravimétricos e magnéticos de duas anomalias reais foram invertidos, produzindo sempre curvas estimadas bem ajustadas aos valores observados.<br>Despite its advantages, the application of joint inversion to real data is not a current practice. One of the difficulties involving joint interpretation of geophysical data is the lack of systematic studies designed to assess its performance in a variety of simulated geological settings. This thesis is a contribution to this kind of study. This thesis compares the inversion of three sets of geophysical data: gravity, magnetic, and resistivity. The standard inversions of each set are compared with the 3 possible joint inversions of two sets of data, and also with the joint inversion involving the three sets. The comparison is performed using sinthetic data produced by a two-dimensional rectangular prism with finite thickness, and the least squares method is employed in the solution of the standard nonlinear problem of determining the prism parameters. The criteria adopted for the comparison were the parameter estimates themselves, the parameter standard deviations (for gravity and magnetic inversion of noise corrupted data), and also the reduction of ambiguity detected by the dependence of the parameter estimates on the initial guess. We found that, in general, the joint inversion using two sets of data produces better results than the inversion of each individual set. On the other hand, the results of the joint inversion employing all three sets are similar to the results of the joint inversions using two sets of data. In some cases, however, the joint inversion using all three sets is the only one virtually independent of the initial guess. Applications to real anomalies are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Leandro Mendes. "Sustentabilidade fiscal e transferências intergovernamentais: evidências dos estados brasileiros." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-14112018-150954/.

Full text
Abstract:
O objetivo desta dissertação é investigar a sustentabilidade fiscal dos estados brasileiros durante o período entre 2001 e 2015 e verificar como esta é afetada pelo sistema de transferências intergovernamentais. Para tanto, foram apresentadas as configurações institucionais da política fiscal das Unidades Federativas e definidas duas medidas diferentes de saldo primário, uma delas incluindo e outra excluindo as receitas e despesas com transferências intergovernamentais. Através das referidas medidas foram aplicadas técnicas de dados em painel para avaliar se a relação Dívida/PIB influenciou positivamente o Saldo Primário (Modelo de Bohn: 1998, 2008). Os resultados indicam que a dívida pública não é sustentável e que a evidência de não sustentabilidade independe da inclusão/exclusão das transferências intergovernamentais. Os efeitos, contudo, são heterogêneos. Os estados das regiões Sul e Sudeste, pagadores líquidos de transferências, não atendem a condição de sustentabilidade quando é usado o saldo primário usual, passando a atendê-la quando as transferências intergovernamentais são desconsideradas. Já os demais estados demonstram grande fragilidade fiscal, não atendendo a condição de sustentabilidade sob nenhuma circunstância. Palavras<br>The purpose of this dissertation is to investigate Brazilian states\' fiscal sustainability during the period 2001 to 2015 and verify how the system of intergovernmental transfers affects it. Therefore, we estimate fiscal reaction functions using two measures of primary balance, one including and other excluding the revenues and expenditures of transfers. The results indicate that the public debt is not sustainable, regardless the inclusion/exclusion of intergovernmental grants. The effects are, however, heterogeneous. States in the South and Southeast, which are liquid donors of grants, do not attend the sustainability condition for the usual primary balance, the reverse occurring when the primary balance exclude the intergovernmental transfers. The remaining states, however, show great fiscal fragility, since they do not attend the sustainability condition under no circumstance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento, José Cláudio do. "Correção de erro em sistemas de comunicação quântica utilizando polarização de estados coerentes e fótons isolados." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16084.

Full text
Abstract:
NASCIMENTO, J. C. Correção de erro em sistemas de comunicação quântica utilizando polarização de estados coerentes e fótons isolados. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.<br>Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2016-04-04T16:49:55Z No. of bitstreams: 1 2006_dis_jcnascimento.pdf: 527722 bytes, checksum: 42db5afce43ee49e836735af253e2424 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2016-04-06T14:20:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_dis_jcnascimento.pdf: 527722 bytes, checksum: 42db5afce43ee49e836735af253e2424 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-04-06T14:20:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_dis_jcnascimento.pdf: 527722 bytes, checksum: 42db5afce43ee49e836735af253e2424 (MD5) Previous issue date: 2006-09-14<br>In this dissertation, it is realized a study of light polarization and its applications in quantum communications. Initially, the mathematical tools needed for single-photon and coherent states polarization analyses are presented: coherence matrix, Stokes parameters and polarization degree. Following, using numerical simulations, it is presented the variation of the degree of polarization of a single-photon pulse during depolarizing channel propagation. At last, the result of an experiment using coherent states, aiming to measure the degree of polarization after propagation in 200 m optical fiber is presented. The experiment is useful for determination of the parameter of the qubit depolarizing channel model. Since light polarization is easily changed when environment fluctuations are present during fiber propagation, optical schemes able to correct unpredictable polarization changes are studied. Such schemes are employed for error correction in quantum communication systems. Based on already proposed error correction schemes, two new schemes are proposed, one for systems that employs polarization of singlephoton light, and other for systems that employs polarization of two-mode coherent states, being the first active, that is, requiring a control and synchronism protocol, while the second is passive. At last, it is realized a security analysis of a quantum key distribution system, employing the proposed error correction scheme, when the same is under Fuch-Peres-Brandt attack. It is shown that using the proposed error correction scheme the presence of an eavesdropper monitoring the quantum channel is more visible.<br>Nesta dissertação é realizado um estudo da polarização da luz e suas aplicações em sistemas de comunicações quânticas. Inicialmente, são apresentadas as ferramentas matemáticas necessárias ao tratamento da polarização da luz de fótons isolados e estados coerentes: matriz coerência, parâmetro de Stokes e grau de polarização. Em seguida é apresentada, através de simulação numérica, a dinâmica do grau de polarização da luz de um fóton durante a propagação em um canal despolarizador. Por fim, o resultado de um experimento usando estados coerentes, objetivando medir o grau de polarização da luz após propagação em um trecho de 200 m de fibra, é apresentado. O experimento é útil para a determinação do parâmetro do modelo de canal despolarizador de qubits. Sendo a polarização da luz uma propriedade facilmente alterada por condições ambientais, são estudados os esquemas ópticos que, dentro de certas restrições, podem corrigir variações aleatórias da polarização da luz durante a propagação na fibra. Tais esquemas são empregados como corretores de erros em sistemas de comunicações quânticas. Baseados em esquemas de correção encontrados na literatura, foram propostos dois novos esquemas, um para a utilização em sistemas que empregam polarização de luz de fótons isolados e outro para sistemas que empregam polarização de estados coerentes bimodais, sendo o primeiro ativo, isto é, requer um protocolo de controle e sincronismo, e o segundo passivo. Por fim, é feita a análise da segurança de um sistema de distribuição quântica de chaves, empregando o esquema proposto de correção de erros, quando o mesmo sofre o ataque de Fuchs-Peres-Brandt. É mostrado que a utilização do esquema de correção de erros proposto favorece a visibilidade da presença de um espião monitorando o canal quântico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Doi, Hiromi Cristina Santos. "Sustentabilidade da dívida dos estados brasileiros no período de 2005 a 2015 : uma análise de dados em painel." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22098.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado em Economia e Gestão do Setor Público, 2016.<br>Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-12-06T16:21:52Z No. of bitstreams: 1 2016_HiromiCristinaSantosDoi.pdf: 601780 bytes, checksum: 2f708c6a356a082e3dd9622f32dff641 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-01-06T18:50:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_HiromiCristinaSantosDoi.pdf: 601780 bytes, checksum: 2f708c6a356a082e3dd9622f32dff641 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-01-06T18:50:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_HiromiCristinaSantosDoi.pdf: 601780 bytes, checksum: 2f708c6a356a082e3dd9622f32dff641 (MD5)<br>O objetivo do trabalho é avaliar a sustentabilidade da dívida dos estados brasileiros no período de 2005 a 2015. Para tanto, inicia-se com o relato da evolução da dívida dos estados a partir da renegociação realizada no âmbito da Lei nº 9.946, de 1997, e com a análise descritiva de dados financeiros dos estados brasileiros. Em seguida, com vistas a verificar se os governos estaduais respondem de forma sustentável ao acúmulo de dívida pública, foram realizados dois exercícios empíricos utilizando econometria de dados em painel. O primeiro exercício seguiu a proposta de Hamilton e Flavin (1986) e verificou a estacionariedade de séries econômicas pela realização de testes de raiz unitária. O segundo exercício, que complementou a análise de sustentabilidade da dívida deste estudo, embasado pela proposta apresentada por Bohn (2008), estimou uma função de reação fiscal para averiguar se os governos estaduais respondem, em termos de geração de superávit primário, aos aumentos da dívida pública. Considerando os resultados obtidos, conclui-se que o conjunto dos estados brasileiros apresenta uma dívida solvente, sendo comprovada a sustentabilidade da dívida dos estados brasileiros para o período considerado. Porém, tal conclusão se refere ao conjunto dos estados, ou seja, os resultados obtidos podem não representar a realidade de cada ente federativo e refletir apenas um comportamento global dos estados. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>The objective of this essay is to evaluate the sustainability of the debt of the Brazilian states during the period of 2005 to 2015. In this sense, the essay starts analysing the evolution of the debt of the states from the renegotiation carried out under Law nº 9.946/1997, taking into account the financial data of the states. In order to verify whether state governments respond sustainedly to public debt accumulation, two empirical econometrics exercises were carried out using panel data. The first followed the proposal of Hamilton and Flavin (1986) to verify the stationarity of economic time series by performing unit root tests. The second exercise, which complemented the analysis of debt sustainability of this study, was based on the proposal presented by Bohn (2008), and estimated a fiscal reaction function to determine whether state governments respond to the increase of public debt in terms of generating a primary surplus. The conclusion is that the Brazilian states have a solvent debt, proving the sustainability of the debt of the Brazilian states for the period considered. However, this conclusion refers to the group of the states and may not represent the reality of each federative state, as it reflects the main behavior of the states.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Simeón, Edgar Jhonny Amaya. "Prognóstico de falhas baseado em redes neurais com estados de eco." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/20510.

Full text
Abstract:
Tese (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.<br>Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2015-11-19T17:48:42Z No. of bitstreams: 1 2015_EdgarJhonnyAmayaSimeón.pdf: 5744619 bytes, checksum: 1e78a66566fb2811e3bcd843a3fd548b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2016-05-26T18:12:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_EdgarJhonnyAmayaSimeón.pdf: 5744619 bytes, checksum: 1e78a66566fb2811e3bcd843a3fd548b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-05-26T18:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_EdgarJhonnyAmayaSimeón.pdf: 5744619 bytes, checksum: 1e78a66566fb2811e3bcd843a3fd548b (MD5)<br>A rapidez e precisão do prognóstico de falhas pode reduzir os custos de manutenção e diminuir a probabilidade de acidentes. Uma das abordagens de prognóstico é baseada em dados históricos coletados de sensores que monitoram as condições de operação de máquinas. A maioria de métodos de prognóstico baseados em dados utilizam Redes Neurais Artificiais (RNA), e entre eles, as Redes Neurais Recorrentes (RNR) constituem uma importante ferramenta para lidar com problemas de natureza dinâmica, devido aos laços de realimentação entre suas camadas. A rede com estados de eco (ESN – Echo State Networks) é um tipo de RNR que se caracteriza por possuir um reservatório de dinâmicas gerado aleatoriamente, apenas são treinados os pesos da camada de saída. No entanto, é necessário ajustar os parâmetros e a topologia para gerar uma ESN idônea para uma determinada aplicação. Neste trabalho, é desenvolvida uma abordagem para prognóstico chamada ESNABC, um sistema híbrido baseado em ESN e o algoritmo de colônia de abelhas artificiais (ABC – Artificial Bee Colony). O algoritmo ABC através da minimização da função de aptidão, busca simultaneamente os melhores valores dos parâmetros e pesos do reservatório da ESN. A ESN com os parâmetros definidos e os pesos treinados é utilizada para estimar a vida útil remanescente (RUL – Remaining Useful Life). Um estudo de caso foi implementado para verificar o método desenvolvido aplicado ao prognóstico de RUL, utilizando um conjunto de dados de sinais multivariáveis coletados a partir de um processo de simulação dinâmica de turbinas turbofan, disponível no repositório da NASA. Os resultados obtidos pela abordagem ESN-ABC são comparados com os obtidos pela ESN clássica e por outros autores que utilizaram o mesmo conjunto de dados. A comparação quantitativa através de métricas de prognóstico mostraram que a abordagem desenvolvida tem um melhor desempenho no prognóstico de RUL neste caso particular. ___________________________________________________________________________________ RESUMEN<br>La rapidez y precisión del pronóstico de fallas puede reducir los costos de mantenimiento y disminuir la probabilidad de accidentes. Uno de los enfoques de pronóstico es basado en datos históricos colectados de sensores que monitorean las condiciones de operación de máquinas. La mayoría de los métodos de pronóstico basados en datos utilizan Redes Neuronales Artificiales (RNA), y entre ellos, las Redes Neuronales Recurrentes (RNR) constituyen una importante herramienta para tratar con problemas de naturaleza dinámica, debido a los lazos de realimentación entre sus camadas. La red con estados de eco (ESN – Echo State Networks) es un tipo de RNR que se caracteriza por poseer un reservatorio de dinámicas generado aleatoriamente, apenas son entrenados los pesos de la camada de salida. Sin embargo, es necesario ajustar los parámetros y la topología para generar una ESN idónea para una determinada aplicación. En este trabajo, es desarrollado un enfoque para pronóstico llamado ESN-ABC, un sistema híbrido basado en ESN y el algoritmo de colonia de abejas artificiales (ABC – Artificial Bee Colony). El algoritmo ABC a través de la minimización de la función de aptitud, busca simultáneamente los mejores valores de los parámetros y pesos del reservatorio de la ESN. La ESN con los parámetros definidos y los pesos entrenados es utilizada para estimar la vida útil remaneciente (RUL – Remaining Useful Life). Un estudio de caso fue implementado para verificar el método desarrollado aplicado al pronóstico de RUL, utilizando un conjunto de datos de señales multi-variables colectados a partir de un proceso de simulación dinámica de turbinas turbofan, disponible en el repositorio de la NASA. Los resultados obtenidos por el enfoque ESN-ABC son comparados con los obtenidos por la ESN clásica y por otros autores que utilizaron el mismo conjunto de datos. La comparación cuantitativa a través de métricas de pronóstico demostró que el enfoque desarrollado tiene un mejor desempeño en pronóstico de RUL en este caso particular. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>Quick and precise prognostic of failures can reduce maintenance costs and decrease accidents probabilities. One of prognostic approaches is based on historical data collected from sensors that monitor operating conditions of machines. Most prognostic methods based on data use Artificial Neural Networks (ANN), and among them, the Recurrent Neural Networks (RNN) are an important tool for dealing with dynamic nature problems, due to feedback loops between their layers. The Echo State Networks (ESN) is a type of RNN characterized by having a dynamic reservoir randomly generated, and only are trained the weights of the output layers. However, it is necessary to adjust the parameters and the topology to generate a suitable ESN for a particular application. In this work an approach of prognostic called ESN-ABC is developed as a hybrid system based on ESN algorithm and Artificial Bee Colony (ABC). The ABC algorithm through minimizing the fitness function, searches simultaneously the best parameter values and weights of the ESN’s reservoir. The ESN with defined parameters and trained weights is used to estimate a Remaining Useful Life (RUL). A case study was implemented to verify the developed method applied to the RUL prognostic, using a dataset of multivariate signals collected from a dynamic simulation process of turbofan engines, available in the repository of the NASA. The results obtained by the ESN-ABC approach are compared with the obtained by classical ESN and other authors who used the same dataset. The quantitative comparison through prognostic metrics showed that the approach developed has better prognostic performance RUL in this particular case.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Estados de dados"

1

Muniz, Geraldo da Costa Barros. Novos moluscos da formação gramame, cretáceo superior dos estados da Paraíba e de Pernambuco, Nordeste do Brasil: Com dados gerais sobre a formação e revisão de diversas espécies anteriormente descritas. Editora Universitária, UFPE, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ruy da. Elementos e dados da história do Estado do Tocantins. Editora da PUC Goiás, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Flores, María del Luján. La obligación del Estado de reparar los daños transfronterizos. C. Alvarez Editor, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chapman, Anne MacKaye. La Isla de los Estados en la prehistoria: Primeros datos arqueológicos. Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Foucault, Michel. Segurança, território, população: Curso dado no Collège de France (1977-1978). Martins Fontes, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ana Beatriz da Motta Passos Guimarães. Responsabilidade civil do Estado: Por danos ambientais decorrentes de condutas omissivas. Juruá Editora, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Foucault, Michel. Nascimento da biopolítica: Curso dado no Collège de France (1978-1979). M. Fontes, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martinez, Alberto Alfredo Villanueva. Recursos turísticos, culturales y naturales del estado de Durango: Base de datos. H. Ayuntamiento del Municipio de Durango, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Helli Alves de. Da responsabilidade do Estado por danos ambientais: De acordo a Constituição de 1988. Forense, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rueda, Delfino Juárez. Compendio orográfico, histórico y monográfico: Con datos socio-económicos del Estado de San Luis Potosí. [s.n., 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Estados de dados"

1

SOUZA, NATHANY PINHEIRO DE, ANDRÉIA AFFONSO BARRETTO MONTANDON, and LÍGIA ANTUNES PEREIRA PINELLI. "CONDIÇÕES COGNITIVAS, FUNCIONAIS, DOENÇAS CRÔNICAS E SAÚDE BUCAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: ESTUDO TRANSVERSAL." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.065.

Full text
Abstract:
O NÚMERO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS TEM AUMENTADO COMO RESULTADO DO ENVELHECIMENTO MUNDIAL DA POPULAÇÃO, COM SAÚDE BUCAL PRECÁRIA E ALTA DEPENDÊNCIA. ESTE ESTUDO AVALIOU DADOS SÓCIODEMOGRÁFICOS, DE SAÚDE BUCAL, DOENÇAS CRÔNICAS, INGESTÃO DE MEDICAMENTOS, COMPROMETIMENTO COGNITIVO E FUNCIONAL ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM O OBJETIVO DE ESTABELECER METAS DE CUIDADOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL ENVOLVENDO 160 IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. OS DADOS SOBRE AS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS, DOENÇAS CRÔNICAS E CONSUMO DE MEDICAMENTOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE PRONTUÁRIOS E ENTREVISTAS COM A ENFERMAGEM. OS ESTADOS COGNITIVO E FUNCIONAL FORAM AVALIADOS POR MEIO DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL (MEEM) E DAS ESCALAS DE ATIVIDADE BÁSICA E INSTRUMENTAL DA VIDA DIÁRIA (AVD E AIVD), TAMBÉM FOI REALIZADO EXAME CLÍNICO INTRAORAL. A MÉDIA DE IDADE DOS IDOSOS FOI DE 77,08 ANOS, COM 65,0% DE MULHERES. DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS (29,9%) E CARDIOVASCULARES (27,7%) FORAM AS MAIS PREVALENTES; 71,9% APRESENTARAM DÉFICIT COGNITIVO CONSIDERANDO A ESCOLARIDADE; 70,7% DOS IDOSOS TÊM DEPENDÊNCIA NAS AVD E 90,6% NAS AIVD. O COMPROMETIMENTO COGNITIVO E FUNCIONAL AUMENTOU COM O ENVELHECIMENTO. O CPOD MÉDIO FOI DE 27,8; 61% ERAM EDÊNTULOS E METADE DAS NECESSIDADES PROTÉTICAS ERAM DE PRÓTESES TOTAIS. LÍNGUA SABURROSA (26,8%) E CANDIDÍASE (25,6%) FORAM AS LESÕES MAIS PREVALENTES. A POPULAÇÃO AVALIADA SE MOSTROU ALTAMENTE ESPECIFICA EM RELAÇÃO À DEPENDÊNCIA FUNCIONAL, COGNIÇÃO E EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES ODONTOLÓGICAS. O CONHECIMENTO DESSA REALIDADE DEVE ORIENTAR OS PROFISSIONAIS PARA UM MELHOR PLANEJAMENTO DOS CUIDADOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Catiele S., Laiza S. C. Gonçalves, José E. S. Ribeiro, and Amanda M. S. Sant’Ana. "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E INTENÇÃO DE CONSUMO DE LEITE ASININO: DADOS INICIAIS NO BRASIL." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.5.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou avaliar o conhecimento e intenção de consumo do leite asinino e explorar atitudes e percepções que influenciam nessa escolha. Foi realizada uma pesquisa de opinião e a coleta de dados foi composta por questões de múltipla escolha e incluiu três partes: dados socioeconômicos; dados sobre o consumo de leite e derivados, com destaque para o leite asinino; e um teste sensorial avaliando os atributos aparência e cor de uma imagem de leite asinino. Com base nas respostas do questionário, foram obtidos o perfil socioeconômico de conhecimento e a intenção de consumo de leite asinino de 338 pessoas, de 17 estados do Brasil. A maioria pertencia ao gênero feminino (68,93%), com idade entre 18-25 anos e 26-33 anos. A maior parte (56,2%) dos entrevistados consumiam leite e/ou derivados diariamente e 70,1% já ouviram falar de leite asinino, porém nunca consumiu. O leite asinino foi considerado um aliado para o fortalecimento da imunidade por 13, 66% dos participantes e quando questionados se teriam interesse em consumi-lo, 41,6% responderam “Sim” e 44,4% responderam “Talvez”. Na avaliação sensorial dos leites por meio de imagens foi possível observar que a maioria das notas ficou entre 8 e 9, indicando que os participantes “gostaram muito” e “muitíssimo” do produto. Estes resultados demonstram que apesar do pouco consumo, existe o interesse em aumentar o conhecimento e o consumo sobre este produto. Nosso estudo fornece as primeiras evidências úteis para fornecer uma descrição inicial dos possíveis consumidores do leite de jumenta, podendo auxiliar no encontro de soluções potenciais para aumentar o consumo, produção e venda desse alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ávila Castañeda, Ángel Leonardo, Mónica Adriana Campos Pinzón, and Rosa Alexandra Chaparro Guevara. "El amor y el amor por la marca desde una perspectiva conceptual." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen III. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2018. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2018vol.iii.4.

Full text
Abstract:
El presente capitulo tiene como objetivo presentar los resultados de la revisión conceptual del amor y el amor por la marca. El personaje central de grandes obras de la literatura ha sido el amor, plasmado desde lo imposible a lo consumado, desde lo terrenal hasta lo fantástico, desde lo sublime a lo pasional, tatuado en el imaginario colectivo a través de escenas emblemáticas del cine, canciones inmortalizadas cuyas letras reafirman: “todo lo que necesitamos es amor” demostrando en este tema su relación con el ser humano. Sin embargo, la polaridad en la que siempre se mueve hace complejo conceptualizarlo, ésta es una de las razones que busca el presente estudio, concerniente a la recopilación de investigaciones realizadas en psicología, antropología y sociología, con el fin de precisar la forma como las personas experimentan este sentimiento. El método utilizado fue una revisión bibliográfica alrededor del concepto del amor y su relación con el amor por la marca; en bases de datos como SCOPUS, Scielo, Latindex y Proquest, estas bases de datos se seleccionan por su reconocimiento y uso en investigación, la selección de artículos y escritos académicos que se han dedicado a describir el concepto desde la psicología, antropología y sociología. Algunos de los resultados encontrados en la psicología se asocian especialmente a sentimientos y emociones. En cuanto a la sociología el concepto está relacionado con la forma de seleccionar a la pareja y el amor a la familia. Desde la antropología se reconoce el amor como pasión del alma, un sentimiento del corazón, un estado, una relación que trasciende. Adicionalmente, se identifica para el caso colombiano y Latinoamericano una oportunidad de estudio el tema de amor y amor a la marca, dado que quienes más investigaciones desarrollan son países como Estados Unidos y el Reino Unido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOARES, ADRIANA RAQUEL ARAÚJO PEREIRA, FÁBIO RODRIGO ARAÚJO PEREIRA, MARIA DO CARMO GUIMARÃES PORTO, and STEFFANY LARISSA GALDINO GALISA. "ESTUDO DA MORTALIDADE DE IDOSOS BRASILEIROS EM DECORRÊNCIA DO CÂNCER DE ESÔFAGO NO INTERVALO DE CINCO ANOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.001.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O CANCER DE ESOFAGO (CE) É A TERCEIRA NEOPLASIA MALIGNA DO TRATO GASTRINTESTINAL MAIS FREQUENTE NA POPULA??O, SENDO DESENCADEADA POR FATORES END?GENOS E AMBIENTAIS. NO BRASIL, ? A OITAVA MAIS INCIDENTE E A SEXTA CAUSA DE MORTES MUNDIAIS. OBJETIVO: AVALIAR O PERFIL DE IDOSOS QUE MORRERAM NO BRASIL, POR CE (2014-2018). METODOLOGIA: ESTUDO QUANTITATIVO DA MORTALIDADE DE IDOSOS BRASILEIROS POR C?NCER DE ES?FAGO, SEGUNDO O SISTEMA DE MORTALIDADE/DATASUS (2014 A 2018). AVALIOU-SE OS VALORES A N?VEL DE BRASIL, POR REGI?O E UNIDADES DA FEDERA??O, SEXO, ESCOLARIDADE E RA?A DOS INDIV?DUOS. UTILIZOU-SE A ESTAT?STICA DESCRITIVA PARA EXPRESS?O E AN?LISE DOS DADOS. RESULTADOS: NO BRASIL (2014-2018) 160.355 MORRERAM POR CE, COM APROXIMADAMENTE 6.400 ?BITOS/ANO, SENDO O SUDESTE (51,87%) E SUL (21,31%) AS REGI?ES DE MAIOR OCORR?NCIA. NO NORDESTE (25.667 ?BITOS) A BAHIA (6.722), PERNAMBUCO (5.924) E CEAR? (4.884), FORAM, RESPECTIVAMENTE, OS ESTADOS COM MAIORES N?MEROS. A PARA?BA CONCENTROU APENAS 4,87% DOS ?BITOS. IDENTIFICOU-SE 55% (88.588) DAS MORTES ENTRE HOMENS E 45% (71.767) ENTRE MULHERES. IDOSOS COM BAIXA N?VEL EDUCACIONAL (ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO OU INCOMPLETO) FORAM A ?BITO EM MAIOR PROPOR??O (58,02%), QUANDO COMPARADOS COM AQUELES SEM ESCOLARIDADE (15,61%) E COM OS IDOSOS DE MAIOR N?VEL EDUCACIONAL (26,37%). NA AVALIA??O DA RA?A/COR, OBSERVOU-SE PREDOMIN?NCIA ENTRE BRANCOS (63,30%), SEGUIDO POR PARDOS (28,62%) E PRETOS (6,83%), RESPECTIVAMENTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo de Holanda, Ana Paula. "NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA SOB O OLHAR FEMININO." In Os Novos Desafios dos Feminismos na Era Pós-Democrática. Lutz, 2021. http://dx.doi.org/10.47658/20210101.

Full text
Abstract:
A educação jurídica no Brasil é marcada por uma história de dominação de homens. Desde os rudimentos coloniais e posteriormente no Brasil império a concepção da educação é voltada para homens enquanto elementos de reprodução do modelo estatal patriarcal e partícipes ativos do das estruturas do Estado. Perpassasse pelo Brasil Império até a fundação da República brasileira as bases patriarcais que se perpetuam até o atual século. Para desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se de bibliografia, documentos históricos e análise de dados. Depreende-se que o cenário histórico se manteve no presente século como resta comprovado pelos dados do censo 2018 do INEP/MEC e em pesquisas a sites de IES no estado do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pérez Prieto, María Elena, Lucimio Jiménez Paternina, Paola Lesneigly Piña, and Ivonne C. Acosta Campos. "Sostenibilidad económica empresarial del sector agroindustrial en Venezuela. Un aporte necesario para el desarrollo del país." In Ciudades sostenibles. Un enfoque diferenciado del desarrollo de las ciudades. Editorial CECAR, 2020. http://dx.doi.org/10.21892/978-958-5547-92-6.1.

Full text
Abstract:
El objetivo de la investigación fue analizar la sostenibilidad económica del sector agroindustrial del estado Trujillo-Venezuela. Epistemológicamente, el estudio se encuadra en el enfoque empírico inductivo, con un diseño de campo. Se encuestaron 22 empresas, y para el procesamiento de los datos se consideró pertinente la estadística descriptiva. Los resultados indican bajo desempeño en los indicadores: producción y comercialización de alimentos frescos y de alta calidad, desempeño económico y financiero, manejo de riesgo en los precios, acceso a incentivos estatales, impacto económico indirecto, capacidad asociativa, identificación y conocimiento de los grupos de interés, resultando afectada la sostenibilidad económica de estas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Junior, Manoel Sotti, Ricardo Puziol de Oliveira, Juliano Katayama Groff, Marcos Vinícius de Oliveira Peres, and Yara Campos Miranda. "ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA (IAC) PARA AS DIFERENTES REGIÕES INTERMEDIÁRIAS DO ESTADO DO PARANÁ NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060902.

Full text
Abstract:
Uma das formas de se estudar a precipitação pluvial de determinada região é por meio de Índices de Anomalia de Chuva (IAC). Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o IAC nas seis diferentes regiões intermediárias presentes no Estado do Paraná, utilizando dados de precipitação mensais de 27 estações automáticas entre 2011 e 2020, evidenciando as características pluviométricas trimestrais ou sazonais de cada região. Com estes dados, foi possível observar de forma de geral que todas as regiões, exceto a de Curitiba, apresentaram mais anomalias secas do que úmidas no decorrer desses 10 anos. Curitiba também apresentou a maior média pluviométrica anual. Foi possível visualizar que no Inverno ocorre a maioria das anomalias de extrema seca, tendo na Primavera a maioria das anomalias extremamente úmidas e que o ano 2020 foi o mais seco da série histórica, tendo como possível explicação a atuação do fenômeno La Niña no estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cerón Rincón, Luz Alejandra, and Carlos Alberto Hoyos. "Seguridad humana, reflexiones desde los paradigmas interpretativos." In Enfoques y gestión en seguridad integral. Escuela de Posgrados - FAC, 2020. http://dx.doi.org/10.18667/9789585996199.02.

Full text
Abstract:
La noción de seguridad humana se relaciona con el respeto a la vida, los principios de integridad del individuo y el desarrollo socioeconómico. Estas relaciones impactaron el pensamiento tradicional de la seguridad, enfocado principalmente en la visión de protección del Estado. Así, se plantearon nuevas dimensiones de acción institucional que tengan como objetivo la protección del sujeto. En los ámbitos académicos, el concepto de seguridad humana empezó a aceptarse como una superación del Estado de pacificación. Se inició a proponer entonces un análisis enfocado en la intervención de los intereses económicos en el medio ambiente, en el uso de nuevas tecnologías, en la urbanización, entre otros fenómenos que tienen un impacto en la estabilidad y seguridad de un contexto amplio y complejo. Las consecuencias y las acciones en estos ámbitos traen nuevas amenazas para las sociedades humanas, dado que confluyen con otros factores que a la postre ponen en peligro la estabilidad del planeta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Josiane Micaliski de, and Zélia Halicki. "Desafios e oportunidades da gestão escolar na oferta de cursos técnicos: um estudo no Colégio Estadual São Mateus." In Gestão Pública. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p166-176.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo principal verificar os desafios e oportunidades que a gestão escolar enfrenta para ofertar cursos técnicos com nível integrado e subsequente em um colégio público, inserido numa cidade no interior do Estado do Paraná. Serão abordados alguns temas como o papel do gestor e o seu compromisso com a aprendizagem, a importância e envolvimento da gestão escolar em todo no processo de ensino aprendizagem, conceito da efetiva gestão democrática participativa para entender a organização escolar, verifica-se o comprometimento e atuação intensa da gestão escolar, na qual é considerada fundamental para a construção de um ambiente escolar organizado. Para isso foi realizado um estudo de caso, com ênfase nos modelos de cursos técnicos a nível profissional oferecido no mencionado colégio. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa foi a abordagem qualitativa e descritiva. Quanto a coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas a diretora e coordenadores. Procurou-se embasamento teórico através de documentos, livros e artigos científicos. Feito estas averiguações, os dados coletados estão inseridos e analisados neste trabalho com destaque pra o envolvimento e comprometimento da comunidade escolar e os principais projetos já desenvolvidos pelos alunos e professores do referido colégio, o qual beneficia todos os envolvidos no processo educacional e ensino de qualidade, aliados com a responsabilidade e inovação frente ao sistema de educação pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Shintaku, Milton, and Suzana Caetano da Silva Lannes. "Dados abertos e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo." In Tópicos sobre dados abertos para editores científicos. ABEC, 2020. http://dx.doi.org/10.21452/978-85-93910-04-3.cap8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estados de dados"

1

Cabral, Lucas, Guilherme A. Barreto, and José Maria Monteiro. "Classificação de Estados Epilépticos em Sinais de EEG utilizando Detecção de Anomalias." In XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2019.8815.

Full text
Abstract:
A epilepsia é um distúrbio neurológico caracterizado por uma perturbação elétrica anormal no cérebro, causando convulsões recorrentes. O exame mais utilizado no diagnóstico da epilepsia é o eletroencefalograma (EEG), onde a atividade elétrica cerebral de um paciente é mensurada e analisada visualmente. Contudo, identificar os padrões epilépticos no sinal de EEG através de inspeção visual é uma tarefa demorada e exaustiva para profissionais da área. Assim, o desenvolvimento de algoritmos que possam identificar esses padrões de forma automática, auxiliando o diagnóstico médico, tornou-se um importante desafio. Neste trabalho, propomos três modelos de classificação, baseados em detecção de anomalias. Os resultados obtidos demonstram alto desempenho e robustez a ruídos em relação resultados encontrados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Braga, Antonio Rafael, Daniel A. Silva, Juvêncio S. Nobre, Breno M. Freitas, and Danielo G. Gomes. "Definindo e Predizendo Níveis de Saúde de Colônias de Abelhas via Clusterização e Classificação." In XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2019.8830.

Full text
Abstract:
As abelhas são essenciais à produção de alimentos para o ser humano e para manutenção dos ecossistemas. Esse artigo apresenta uma solução para calcular os níveis de estados de saúde de colônias de abelhas usando dados de sensores internos e externos à colônia e de inspeções in loco realizadas por apicultores. A clusterização foi usada para determinar a quantidade de níveis de saúde e a classificação para criação de um modelo de predição. Obteve-se um modelo de classificação com taxa de acerto de 99.36%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Gabriel, Victor Ströele, Mário Dantas, and Fabrício Mendonça. "Ciência de Dados Aplicada à COVID-19: Os Dados Implícitos em Meio à Pandemia." In XXI Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wscad_estendido.2020.14092.

Full text
Abstract:
A Sars-CoV-2 alterou drasticamente o padrão de vida da população global e, com grande destaque, a brasileira. Em um país de grandes dimensões como este, também é notória suas desigualdades socioeconômicas. Nesse contexto, cada Unidade Federativa combate os impactos da doença e reage a ela de maneira singular. Assim, para compreender os impactos e disseminação da COVID-19, a análise de dados estatísticos baseada em Ciência de Dados é de grande valia no cenário atual e futuro. Resultados experimentais iniciais apontam que a pandemia e seus efeitos possuem relação próxima com as realidades discrepantes presentes nos Estados brasileiros. íIndices sociais, econômicos e educacionais podem auxiliar na elucidação de pontos relativos a essa questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vuolo, Cassyra Lucia Correa, Cristiano Maciel, Anayna Aparecida Gomes Barros Auerswald, et al. "Formando Cidadãos para a Cidadania e Controle Social: Levantamentos de uma Experiência." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2020.11254.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisa dados dos últimos sete anos do curso de extensão "Cidadania e controle social", oferecido como produto de uma parceria entre diferentes instituições governamentais, como ação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE-MT. Os dados mostram não apenas o interesse dos cidadãos, mas também a capilaridade dessa estratégia, que atinge pessoas de diferentes estados, grupos sociais e áreas. Assim, o governo e a sociedade são beneficiados, à medida que os cidadãos se tornam mais bem informados e engajados na vida pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Monteiro, Gustavo Ribeiro, and Daniel Sadoc Menasché. "Roteamento e o Cubo Mágico." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2020.12336.

Full text
Abstract:
O cubo mágico, também conhecido como cubo de Rubik, é um jogo popular que recentemente atraiu a atenção da comunidade científica como um problema estilizado para ilustrar a aplicabilidade das técnicas de aprendizado de máquina. Neste artigo, mostramos novos resultados que aproveitam as propriedades de simetria do cubo Rubik para fins de roteamento. Dados dois estados alcançáveis do cubo, mostramos que podemos rotear eficientemente de um estado para outro, dada uma solução para o problema padrão do cubo Rubik. Em seguida, indicamos como o algoritmo eficiente proposto pode ser usado para refinar as soluções abaixo do ideal para o roteamento de caminho mais curto entre os estados do cubo Rubik.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Jéssica da Silva, Felipe da Rocha Henriques, and Kele Teixeira Belloze. "Análise de Dados de Focos de Calor no Brasil Através de Técnicas de Visualização." In Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2021.15784.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa dados de focos de incêndio nos Estados brasileiros entre os anos de 1998 e 2020. Técnicas de visualização de dados são usadas para realizar uma análise exploratória dos dados, de modo a gerar informações úteis, tais como os meses e anos com maior quantidade de focos. Além disso, um modelo de predição foi usado, de modo a avaliar a tendência da quantidade de focos, para três Estados específicos. Os resultados mostraram que as técnicas de visualização, em conjunto com a predição, formam um conjunto válido de ferramentas para a análise de dados e tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ordakowski, Alexandre R., Marcos A. Carrero, Martin A. Musicante, Aldri L. Dos Santos, and Carmem S. Hara. "Desenvolvimento de Modelos de Armazenamento em Sensores com Reutilização de Código." In XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2019.8831.

Full text
Abstract:
Sensores são componentes essenciais da Internet das Coisas (IoT). Em consonância com a tendência de armazenar dados próximos `as fontes de dados, preconizada pela computação de borda e de névoa, alguns sensores podem desempenhar o papel de repositório dos dados capturados. Dado o crescimento da quantidade de dispositivos e de aplicações para IoT, há a necessidade de investigar e desenvolver novos modelos de armazenamento para sensores. No entanto, poucos trabalhos propõem uma abordagem que trate da modelagem e implementação de sistemas de armazenamento e consulta dos dados da rede de uma maneira sistemática. Este artigo investiga a aplicação de um modelo de componentes para a geração de código para os dispositivos sensores, com a elaboração do framework RCBM-S (RCBM for Sensor devices). No RCBM-S a orquestração dos componentes é baseada em máquinas de estados. Um estudo de caso mostra a reutilização de código promovida pelo RCBM-S para códigos em nesC para o sistema TinyOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Serafim, Gabriela da Paz, and Pedro Dias Pinto. "MODELAGEM MATEMÁTICA DA DINÂMICA DE CONTAMINAÇÃO DA COVID-19 NO BRASIL." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1359.

Full text
Abstract:
Introdução: A modelagem matemática tem sido de extrema importância no estudo da propagação da COVID-19 pelo mundo uma vez que permite tanto a caracterização quantitativa como o estabelecimento de possíveis estratégias de controle e mitigação da doença. Objetivo: Este trabalho propõe a aplicação de um modelo matemático fenomenológico, descrito pela equação sigmoidal-Boltzmann, para analisar a dinâmica de contaminação da COVID-19 nos estados brasileiros a fim de quantificar variáveis epidemiológicas importantes para compreensão dos diferentes cenários de propagação da doença no Brasil. Metodologia: O modelo matemático descrito pela equação modificada sigmoidal-Boltzmann consiste em uma variação da função logística-sigmoidal e caracteriza a evolução de uma onda epidêmica, podendo também ser modificada para casos em que se manifesta o comportamento duplo sigmoidal. Os modelos matemáticos foram implementados utilizando a linguagem de programação Python para realização dos ajustes, previsões e construções de gráficos. Propomos uma métrica obtida a partir de um padrão de comportamento do número de casos que pudesse descrever quando um estado está iniciando uma segunda onda epidêmica ou já tenha passado por ela. O padrão foi definido com base na tendência do número diário de casos, ou seja, analisando se o número de contaminações está aumentando, diminuindo ou em estabilidade. Resultados: Como resultados podemos destacar uma proposta de definição quantitativa de segunda onda e a identificação de quais estados brasileiros manifestaram uma onda epidêmica ou duas ondas. A comparação entre a propagação máxima do vírus de duas ondas Vp, max1 e Vp, max2 mostrou que a intensidade da segunda onda de COVID-19 é menor em 17 estados (e no Distrito Federal) comparando-se com a primeira onda, enquanto em dois estados analisados a segunda onda mostrou-se maior. Conclusão: Na maioria dos estados, o modelo estima um número máximo de pessoas contaminadas até 129% superior aos dados reais, enquanto em uma pequena parcela dos estados, a estimativa chega a 53% menor que os dados fornecidos pelas secretarias de saúde estaduais. Além disso, o modelo mostra também que a intensidade da segunda onda é inferior à primeira em grande parte dos estados analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leite, Adriano Barboza, Ellen Polliana Ramos Souza, Jorge da Silva Correa Neto, and Marcelo Iury de Sousa Oliveira. "Aplicação OLAP para Segurança Pública: um Estudo de Caso a Partir de Dados Governamentais Abertos do Estado do Rio de Janeiro." In X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6123.

Full text
Abstract:
Dar transparência aos dados sobre segurança pública já tem sido uma prática em alguns Estados brasileiros, contudo, as ferramentas de manipulação e análise não tem conseguido atender às expectativas da população. O uso de data marts e de ferramentas de processamento analítico online (OLAP), empregados no desenvolvimento deste projeto, permite uma interação mais rica e efetiva com a sociedade. Também, por meio de painéis de bordo é possível analisar os índices de criminalidade disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e, dessa forma, contribuir com o exercício da cidadania e o empoderamento da sociedade civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aranha Ribeiro, João Bernardo, Rodrigo Da Silva Gesser, Daniel Martins Lima, and Julio Elias Normey-Rico. "Controle preditivo robusto baseado em tubos para modelos de entrada e saída." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1654.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma adaptação à técnica de controle preditivo robusto baseado em tubo (TRMPC) para rastrear referências do tipo degrau. O controlador TRMPC proposto na literatura garante a satisfação robusta das restrições, a estabilidade, e a convergência para o estado estacionário desejado supondo que os estados do sistema estão disponíveis para medição, o que não acontece na prática. A adaptação proposta visa permitir a aplicação da técnica em sistemas baseados em dados de entrada e saída, dispensando o uso de observadores. Um exemplo ilustrativo é simulado para comparar a abordagem proposta com o estado da arte atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Estados de dados"

1

Ferreira, Douglas, and Claudia Costa. Impacto das condições atmosféricas em atividades da Vale ao longo do corredor Norte. ITV, 2020. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.2020.38.ferreira.

Full text
Abstract:
A cadeia mineral da Vale ao longo do Corredor Norte, localizado no leste da Amazônia, entre os estados do Pará e Maranhão, ocorre a céu aberto e está frequentemente exposta aos fenômenos atmosféricos indutores de mau tempo, como tempestades, incidência de raios, rajadas de vento, etc. Neste sentido, o presente relatório técnico teve como objetivo evidenciar os impactos das condições atmosféricas ao longo da cadeia mineral, com ênfase nos sítios de Carajás e no Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM). A abordagem foi conduzida com base na análise de dados meteorológicos e na percepção de empregados da Vale alocados em ambos os sítios. Os resultados demonstraram que o Corredor Norte da Vale é influenciado por sistemas atmosféricos, que atuam em diferentes períodos do ano conforme a região. A climatologia regional da precipitação demonstrou uma sazonalidade marcante, com períodos chuvosos e secos distintos entre Carajás e o TMPM, característica que é considerada no planejamento logístico e operacional da Vale, como constatado nas entrevistas com alguns empregados da Vale. Os resultados capturados em tais entrevistas evidenciaram que as condições atmosféricas estão diretamente associadas a atividades da Vale, como citado por gerências operacionais e manutenção, por exemplo. Além disso, a percepção do entrevistado da gerência de segurança ocupacional, monitorar e prever a eventos meteorológicos vai muito além da questão da produção, mas principalmente no ato de salvaguardar a vida dos empregados da Vale, bem como das comunidades que residem em áreas de mineração. Particularmente no TMPM, a criação de um Comitê de Umidade para a mitigação dos impactos atmosféricos na cadeia mineral, como foco em ações para os próximos períodos chuvosos, reforça que a Vale tem dedicado atenção na redução as incertezas em relação aos eventos meteorológicos danosos às suas operações, bem como tem investido em tecnologias aplicadas ao monitoramento e previsão de tempo. Os resultados encontrados no presente relatório técnico corroboram com o uso de tecnologias em meteorologia, capazes de diagnosticar o estado momentâneo da atmosfera, de modo que as informações relevantes sejam disponibilizadas no formato de alertas aos usuários interessados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chicharro, A. El nuevo acuerdo entre la Unión Europea y Estados Unidos para la transferencia de datos personales compartidos en redes sociales. Revista Latina de Comunicación Social, 2016. http://dx.doi.org/10.4185/cil2016-102.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Domínguez Mederos, Ernesto Fidel, and Conner Gorry. Derecho a Vivir Sin Bloqueo: Impactos de las sanciones de Estados Unidos en la población cubana y la vida de las mujeres. Oxfam, 2021. http://dx.doi.org/10.21201/2021.7536.

Full text
Abstract:
Derecho a vivir sin bloqueo… revela impactos en la población cubana de casi seis décadas de sanciones puestas en vigor por sucesivos Gobiernos estadounidenses. Se centra sobre todo en la dimensión humana del diferendo, por lo que recoge testimonios sobre el significado del bloqueo en la cotidianidad de quienes viven en Cuba, fundamentalmente de mujeres, pero se incluyen también datos históricos e información sobre las políticas aplicadas. Con una crisis sanitaria global, es más urgente un cambio de esa política estadounidense hacia Cuba, por lo que Oxfam llama a normalizar las relaciones entre ambos países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Page-Dumroese, Deborah S., Ann M. Abbott, and Thomas M. Rice. Protocolo Nacional para la Evaluacion de Disturbios en Suelos Forestales; Volumen II: Metodos complementarios, estad&#237stica y recoleccion de datos. U.S. Department of Agriculture, Forest Service, Rocky Mountain Research Station, 2013. http://dx.doi.org/10.2737/rmrs-gtr-301.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sosa, Martín, Lynn Scholl, Juan Manuel Leaño, Michael Fleischmann, Cristian Navas, and Juan Pablo Benitez. El potencial del remote sensing y las políticas de reducción de emisiones como catalizadores de la renovación de la flota de transporte en Asunción, Paraguay. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003304.

Full text
Abstract:
El sector de transporte genera contribuciones significativas de emisiones locales y globales de gases de efecto invernadero y también de material particulado. Los servicios de transporte masivo en buses presentan altas tasas de emisiones dado el tipo de combustible del cual dependen y, en el caso de América Latina y el Caribe (ALC) estas externalidades son aún más severas dados los rezagos de regulación del sector, la informalidad y la edad promedio muy alta de la flota vehicular. Este documento presenta a la utilización de la tecnología remote sensing como una herramienta para reducción de las emisiones contaminantes locales de vehículos de transporte de pasajeros del rea Metropolitana de Asunción, Paraguay. El documento parte de una presentación de casos de aplicación de remote sensing en varias ciudades del mundo y de la región de ALC y luego delinea los beneficios, consideraciones y recomendaciones de replicar la implementación del remote sensing en Paraguay. Se analiza el potencial de esta tecnología para identificar vehículos con tasas más altas de emisiones locales, y a partir de esta herramienta, conceptualizar y desarrollar un mecanismo de aplicación de normas de emisiones contaminantes en Paraguay, que por medio de un sistema de multas sustente un fondo para la renovación de flota del transporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Banerjee, Onil, Martin Cicowiez, Gabriela Saborío Muñoz, and Renato Vargas. La Plataforma de Modelación Económica-Ambiental Integrada (IEEM): Guías técnicas de la Plataforma IEEM: Construcción de una matriz de contabilidad social para Costa Rica para el año 2016. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003017.

Full text
Abstract:
Los modelos de equilibrio general computable (EGC) son sistemas de ecuaciones matemáticas que permiten describir una economía completa. Intensivos en datos, estos requieren que la información utilizada para resolver dichas ecuaciones esté organizada de manera particular que toma la forma de una Matriz de Contabilidad Social (MCS), la cual describe el flujo circular de transacciones entre agentes económicos para un periodo de referencia. En este documento se describe el procedimiento seguido para la construcción de una MCS para Costa Rica para el año 2016, la cual utiliza, tanto los Cuadros de Oferta y Utilización, como las Cuentas Económicas Integradas más recientes del Sistema de Cuentas Nacionales del Banco Central de Costa Rica (BCCR) como fuente principal de datos. La MCS resultante identifica 139 actividades y 183 productos. Además de detallar los pasos tradicionales para la construcción de este tipo de matrices, este documento constituye una contribución importante al estado de la ciencia en Latinoamérica al proveer una descripción detallada de todos los ajustes necesarios para desagregar actividades económicas, productos y factores productivos. A pesar de que la MCS aquí descrita ha sido desarrollada para ser utilizada con la Plataforma de Modelado Económico Ambiental Integrada (IEEM), puede ser utilizada para calibrar cualquier modelo de EGC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveri, María Laura. Envejecimiento y atención a la dependencia en Argentina. Inter-American Development Bank, 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002891.

Full text
Abstract:
Argentina es uno de los países con población más envejecida en América Latina y el Caribe y continúa envejeciendo a un ritmo acelerado. Esto trae aparejado un aumento en la demanda de cuidados de largo plazo para las personas mayores, en particular a aquellos que requieren ayuda en actividades de la vida cotidiana. La población de 60 años y más asciende al 15,7% de la población total en el año 2020, casi 7,1 millones de personas. Se proyecta que esta proporción continúe incrementándose, llegando al 22% en 2050, unos 12,5 millones de personas. Se estima que en 2012 en Argentina alrededor del 10% de las personas mayores de 60 años presentaba dificultades para realizar actividades básicas de la vida diaria y un 22% tenía dificultades para realizar actividades instrumentales. Con los datos de población de 2020, esto equivale a unas 678 mil personas mayores con dificultades para realizar actividades básicas de la vida diaria y 1,5 millones para con dificultades en actividades instrumentales y un total de 1,6 millones con algún grado de necesidad de apoyo (con dificultad para realizar tanto actividades básicas como instrumentales). Las tendencias demográficas sin duda aumentarán la demanda de servicios de cuidado y, dadas las tendencias familiares (hogares más pequeños y mayor participación laboral femenina), la presión será cada vez mayor sobre los servicios provistos por el mercado, el Estado y la comunidad. Para hacer frente a esta demanda, la Argentina cuenta con una amplia gama de servicios públicos de cuidado. Sin embargo, este es altamente fragmentado y poco articulado entre instituciones y los distintos niveles de gobierno. Los servicios provistos son aún insuficientes para satisfacer las necesidades de cuidados del país y existe el reto de mejorar su calidad. Esta nota técnica es publicada en conjunto por el BID y el Programa de la Unión Europea EUROsociAL, y es parte de una serie de estudios sobre envejecimiento y servicios de cuidado para personas en situación de dependencia que se encuentran en la página web “Panorama de Envejecimiento y Atención a la Dependencia” del BID.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barral Verna, Ángeles, Ana Basco, and Paula Garnero. El Tetris del apoyo a la integración: Piezas y huecos de la brecha de género. Inter-American Development Bank, 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002871.

Full text
Abstract:
En base a los datos de la encuesta de la alianza INTAL-Latinobarómetro del año 2018, este estudio se propone analizar las diferentes opiniones entre mujeres y hombres acerca de la integración en América Latina y el Caribe. Busca confirmar la existencia de la brecha de género en la región, cuantificar su magnitud y explorar distintas hipótesis que puedan contribuir a comprender los determinantes de la brecha. Para ello, se realizan diferentes modelos de regresión lineal que captan las principales hipótesis estudiadas en la literatura sobre el tema y se trata de verificar en qué medida estas se cumplen en la región.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Redondo, Nélida. Envejecimiento y atención a la dependencia en República Dominicana. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003583.

Full text
Abstract:
La población de la República Dominicana envejece de manera sostenida desde las primeras décadas de este siglo y las proyecciones indican que esta tendencia se acentuará en las próximas décadas. Se estima que en el año 2050 las personas de 65 años y más representarán el 16% del total de la población dominicana, en tanto, las personas de edad extrema (80 años y más) constituirán el 4,2% (ONE, Estimaciones y proyecciones de población 1950-2050). La transición demográfica trae consigo un aumento en la cantidad de personas con dependencia funcional; esto es, que necesitan ayuda para realizar las actividades de la vida diaria. Datos de 2013 permiten estimar que al menos el 10% de las personas mayores de 60 años presentan dificultades para realizar al menos una actividad básica de la vida diaria, como comer, bañarse, o vestirse, porcentaje que aumenta a 27% entre los mayores de 80. A pesar de esto, la vejez continúa siendo un asunto privado, cuyas contingencias se resuelven en las redes familiares de alimento y cuidado. El Estado se hace cargo de la atención de la dependencia en los casos de personas mayores en situación de pobreza extrema y sin familia capaz de ofrecer sostén. La capacidad de comprar servicios privados de calidad es también limitada, debido a los altos niveles de pobreza entre la población adulta mayor del país, consecuencia entre otras cosas de un sistema de seguridad social con bajos niveles de cobertura y suficiencia. La presente nota técnica analiza las necesidades de servicios de atención a la dependencia por parte de la población adulta mayor en República Dominicana y las maneras en que estas necesidades son cubiertas, incluyendo el rol del sector público y privado en la provisión de servicios. La nota es parte de una serie de estudios sobre envejecimiento y servicios de cuidados para personas con dependencia llevada a cabo por el Banco Interamericano de Desarrollo y el Programa de la Unión Europea EUROsociAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Saenz Cortés, Hernán. Crisis y Captura: El descontento social en tiempos de pandemia en América Latina y el Caribe. Oxfam, 2021. http://dx.doi.org/10.21201/2021.7758.

Full text
Abstract:
Este documento esboza una propuesta de agendas de trabajo para promover el debate sobre cómo reconfigurar el pacto social por vías institucionales en América Latina y el Caribe, fortaleciendo así los sistemas democráticos de la región y hacer frente a privilegios. Estas cuestiones son esenciales en el contexto actual de pandemia y de crisis políticas. Cruzando datos estadísticos y con los estudios de caso de financiación de partidos (Perú), desarrollo turístico (República Dominicana), telecomunicaciones (Argentina) y acceso al agua (El Salvador), este documento establece la relación entre captura de políticas públicas, desigualdad y desafección con la democracia. Los casos demuestran cómo el lobby, las puertas giratorias y las campañas mediáticas son los principales mecanismos con los que las élites ejercen influencia abusiva para alejar del interés general decisiones políticas cruciales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography