Academic literature on the topic 'Estágio supervisionado'
Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles
Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estágio supervisionado.'
Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.
You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.
Journal articles on the topic "Estágio supervisionado"
Vieira, Marcilio Souza. "Estágio/Docência o Aprender da Profissão: reflexões sobre o estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Dança da UFRN." Cena 22, no. 38 (October 7, 2022): 01–12. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.122971.
Full textVieira, Marilandi Maria Mascarello, and Josimar De Aparecido Vieira. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 17 (December 10, 2019): e7569. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.7569.
Full textSilva, Elvson Arlindo da, Gauquilane Júlia da Silva, and Givanildo Da Silva. "A experiência do estágio supervisionado na EJA no curso de pedagogia da UFAL: As vozes dos estudantes." Dialogia, no. 41 (May 10, 2022): e21116. http://dx.doi.org/10.5585/41.2022.21116.
Full textSilva, Simone Ribeiro da, Renato Abreu Lima, and Taciana Carvalho Coutinho. "Análise das contribuições do estágio supervisionado e do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para formação de professores no Alto Solimões, Amazonas." Iniciação & Formação Docente 7, no. 2 (July 31, 2020): 355. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4192.
Full textValsechi, Marília Curado. "Estágio supervisionado nas licenciaturas: concebendo o objeto sob a ótica dos estudos da linguagem." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 1, no. 1 (May 3, 2013): 500–504. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.106.
Full textSousa, Maria do Carmo de, Maria Teresa Zampieri, and Renata Prenstteter Gama. "O O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada." Revista Baiana de Educação Matemática 2, no. 01 (December 7, 2021): e202126. http://dx.doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12225.
Full textGarda, Carla Munique Aparecida, Sandra Maria Wirzbicki, and Bárbara Grace Tobaldini de Lima. "Estágio curricular supervisionado em ciências e biologia: compreensões de licenciandos e professores-orientadores." ACTIO: Docência em Ciências 8, no. 3 (December 28, 2023): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v8n3.17163.
Full textFavaro, Tereza, and Elizangela Ribeiro. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO." Revista Serviço Social em Perspectiva 4, no. 1 (July 4, 2020): 22–44. http://dx.doi.org/10.46551/rssp.202002.
Full textFonseca, Vilma Nunes da Silva. "Formação inicial de professores e a escrita reflexiva." Olhar de Professor 25 (February 4, 2022): 1–20. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.25.15802.001.
Full textSilva, Tais Dantas da. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 2, no. 4 (June 30, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v2i4.8900.
Full textDissertations / Theses on the topic "Estágio supervisionado"
Faria, Filho José Alves de. "Estágio curricular supervisionado." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85396.
Full textMade available in DSpace on 2012-10-20T18:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A pesquisa teve como foco o Curso Superior de Tecnologia em Mecânica desenvolvido na Unidade de Ponta Grossa. Com as três variáveis empregadas, a formação do estagiário, a aquisição de conhecimento e a adequação da formação e do local do estágio na busca do caminho para o desenvolvimento da pesquisa, além dos três eixos de análise criados para facilitação da análise dos dados, um olhar no estágio, o estágio e o estagiário que vai para a empresa e a empresa que acolhe o estagiário, verificou-se que o estágio supervisionado é desenvolvido de forma inadequada. O que limita os resultados que poderiam ser alcançados por parte dos envolvidos no processo: universidade, empresa e estagiários. Os benefícios possíveis, assim, acabam alcançados apenas parcialmente, o que acaba reduzindo ganhos principalmente para uma melhor formação dos alunos estagiários. A visão dos envolvidos no processo acaba contribuindo para as negatividades apontadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória. O método de pesquisa empregado foi o indutivo A coleta de dados foi realizada com uma entrevista semi-estruturada aplicada a alunos-estagiários e a seus respectivos supervisores de estágio, em seus respectivos locais de estágio. Entre os resultados encontrados, constatou-se que os estagiários que vão estagiar na empresa possuem pouca ou nenhuma orientação a respeito da atividade que realizarão, apesar de possuírem interesse profissional futuro vinculado ao estágio. No que se refere ao estágio, as empresas de maior porte oferecem pelo menos um tipo de formação para os estagiários, fato este não verificado nas empresas de menor porte. A formação superior foi considerada necessária pelos alunos-estagiários. Os estagiários que realizaram suas atividades em empresas de maior porte reduziram às possibilidades na participação em projetos de relevância para a empresa. Apesar de existir algum tipo de avaliação para o aluno-estagiário na empresa, a mesma é feita de forma limitada e pouco clara. Palavras chave: estágio, formação, estagiário.
Magalhães, Elisa Gomes. "Estágio supervisionado e aprendizagens da docência." Universidade Federal de São Carlos, 2009. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2511.
Full textEsse estudo resultou de uma investigação qualitativa sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e sua importância na constituição de um viés dos processos de aprender a ensinar por meio do percurso formativo vivido por alunos do sexto termo do curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos. O questionamento que norteou essa pesquisa foi: Quais as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial docente na visão de um grupo de futuros professores, alunos de curso de Pedagogia? O objetivo geral buscou a descrição e análise de aspectos referentes aos processos de aprender a ensinar no decorrer do ECS, de maneira mais específica: as relações entre as experiências do curso de graduação e o estágio supervisionado; as possibilidades e limitações do estágio na aprendizagem de habilidades, atitudes e conhecimentos da docência; aspectos relevantes da formação profissional docente destacados a partir do ECS; as expectativas, as dificuldades, os dilemas, os desafios e conflitos vivenciados durante o ECS, suas formas de enfrentamento e análise e por fim, as impressões e concepções, percebidas no ECS sobre a ação do professor na sala de aula e sobre sua futura ação como docente nesse contexto. Assim, o referencial teórico dessa pesquisa foi constituído por meio das leituras e reflexões realizadas durante o delineamento desse estudo, buscando evidenciar a formação inicial de professores realizando um breve apanhado histórico, além de discutir um pouco das mudanças sociais as quais temos vivenciado e a maneira como elas influenciam a formação docente. Nesse sentido, trouxe também uma discussão sobre o estágio, uma breve contextualização histórica e seu papel na formação de professores. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de caracterização dos sujeitos, diários de campo, relatório e entrevista com os futuros professores. Dessa maneira, os dados foram analisados à luz da teoria estudada, refletindo sobre as contribuições do ECS para a aprendizagem de aspectos da docência. Por fim, foi possível perceber que o estágio, segundo os futuros professores, contribui de maneira significativa para visualizarem a ação do professor e sua futura ação no contexto escolar, assim como para a aprendizagem de características peculiares da docência. O ECS pode ser melhor estruturado fornecendo assim melhores condições para que os futuros professores percebam e compreendam a função para a qual estão sendo formados.
Pimentel, Emanuelle Cavalcante. "Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado : estágio integrado em saúde." Universidade Federal de Alagoas, 2013. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1302.
Full textA formação profissional de saúde voltada para as necessidades sociais vem se configurando em profundas mudanças na educação superior. Nesse sentido, desde 2009, o Centro Universitário Cesmac,Maceió, AL, Brasil, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde, instituiu o Estágio Integrado em Saúde, integrando os alunos das Clínicas dos Cursos da área de saúde (Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Biomedicina). Com o objetivo de avaliar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado integrando estudantes de diversos cursos na área da saúde, esta pesquisa teve como abordagem o estudo de caso tipo etnográfico, por meio de observação participante, questionário semi-estruturado e grupo focal. Através da triangulação dos dados, pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe, contribuição para a formação profissional e o papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento, podendo ser utilizado como um referencial a outras Instituições de Ensino na saúde, que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe interdisciplinar. A pesquisa permitiu a elaboração de uma cartilha com um passo a passo para a criação do estágio integrado em saúde coletiva: “o quê você precisa saber para fazer”. Esta foi apresentada ao grupo de docentes envolvidos no estágio e a comunidade acadêmica durante Congresso Científico.
Medeiros, Denise Rosa. "O estágio supervisionado no curso de pedagogia." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3700.
Full textMade available in DSpace on 2015-05-28T13:25:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Denise Rosa Medeiros.pdf: 879642 bytes, checksum: 19a3550c3121838383cd607962798054 (MD5) Previous issue date: 2013
Nenhuma
A presente pesquisa assumiu a perspectiva metodológica qualitativa objetivando contribuir com a formação inicial de professores. Tem foco especial no papel do estágio supervisionado no currículo do Curso de Pedagogia. Explora a percepção dos professores, alunos e coordenadores do Curso sobre tema, especialmente abordando a relação teoria e prática na formação inicial de professores, a partir das Diretrizes Curriculares decorrentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, promulgada em 1996. Toma quatro Universidades do Estado de Santa Catarina, Brasil, como interlocução. O intuito foi refletir sobre a formação inicial proposta nos Cursos de Pedagogia, sobretudo a partir do lugar construído para o Estágio Supervisionado, onde se explicita, de forma exponencial, a relação teoria e prática, sendo de significativa importância na formação dos futuros professores. O estudo foi realizado tendo como corpus empírico entrevistas semi-estruturadas com professores e coordenadores e aplicação de questionário com questões abertas e fechadas com os alunos dos Cursos de Pedagogia. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo a partir de Bardin (2009). As informações coletadas foram organizadas em dimensões que descrevem a percepção dos professores, coordenadores e alunos, com base no conhecimento sobre o estágio supervisionado. O estudo, envolveu também, a análise de documentos oficiais bem como do Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Pedagogia e das Instituições em foco nesta investigação. O referencial teórico lançou mão de contribuições, principalmente, de Freire (1992, 2000), Nóvoa (1997, 2002), Pimenta (2002), Libâneo (2002), Piconez (1998), Brzezinski (1996), entre outros. Os resultados apontaram a importância do processo participativo ecoletivo de construção de Projetos Pedagógicos comprometidos com o contexto escolar, com a relação entre os conhecimentos, com ênfase na interdisciplinaridade, e com a condição reflexiva para o enfrentamento da complexidade da profissão docente na contemporaneidade. Os dados reforçaram a compreensão de que o estágio se constitui num elemento articulador do currículo e da relação teoria e prática, considerado como espaço de aprendizagem da profissão na parceria da Universidade com as Escolas de Educação Básica. Há, ainda, inferências para o aperfeiçoamento dos processos de formação, incluindo as questões curriculares e da prática pedagógica desenvolvida nos Cursos.
The present research qualitative methodological perspective has aimed at contributing to the initial training of teachers. Has a special focus on the role of the supervised internship in course curriculum of pedagogy. Explores the perception of teachers, students and coordinators of the course on the topic, especially addressing the relationship between theory and practice in theinitial training of teachers, Curricular guidelines arising from the law of Guidelines and Bases of Brazilian education, promulgated in 1996. Takes four universities in the State of Santa Catarina, Brazil, as dialogue. The intention was toreflect on the initial proposal in the courses of pedagogy, especially from the place built for the supervised internship, where explicit exponentially, the relation theory and practice, being of significant importance in the training of future teachers. The study was conducted with the empirical corpus semi-structured interviews with te achers and coordinators and questionnaires with open and closed questions with students of pedagogy. The data were analyzed based on content analysis from Bardin (2009). Information collected were organized into dimensions that describe the perceptions of teachers, coordinators and students, based on knowledge of the supervised internship. The study involved the analysis of official documents as well as Pedagogical Political project of the courses of pedagogy and institutionsin focus in this research. The theoretical availed of contributions, mostly from Freire (1992, 2000), Nóvoa (1997, 2002), Pimenta (2002), Libâneo (2002), Piconez (1998), Brzezinski (1996), among others. The results showed the importance of participatory and collective process of construction of Educational Projects committed to the school context, with the relationship between knowledge, with an emphasis oninterdisciplinarity, and with the reflexive condition to face the complexity of teaching profession in contemporary times. The data reinforced the understanding that the internship is an articulator of the curriculum and the relationship theory and practice, regarded as learning space of the profession in the University's partnership with schools of basic education. There is, still, inferences for the improvement of procedures for the training, including curriculum issues and pedagogical practice developed in the courses.
Francisco, Antonio Carlos de. "Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558.
Full textMade available in DSpace on 2012-10-20T20:03:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 193667.pdf: 1981445 bytes, checksum: 1d9b6d7a4dfef8c520f213f2fc591fd3 (MD5)
O objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permita ao aluno dos Cursos de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos na realização do seu ECS? As questões de pesquisa levantadas foram: (i) O sistema de ECS possui ferramentas para avaliar a aquisição de competências através da atividade e em que medida está apropriado? (ii) Como formalizar as competências adquiridas ou transformadas pelos alunos-estagiários durante a realização de seu ECS? (iii) Como e até que ponto é possível ao aluno-estagiário produzir e compartilhar competências com os envolvidos na atividade? (iv) É possível a implantação de um SGC em IES, tendo como ponto de partida o ECS? O método utilizado para a pesquisa foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada em função de sua natureza como aplicada; em função do problema como qualitativa; em função dos objetivos como exploratória e em função dos procedimentos técnicos como um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. O método utilizado para as inferências foi a análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos, um teórico e um de pesquisa de campo efetivado em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: no Estágio Curricular Supervisionado, o trabalho de coordenação, orientação, supervisão; possibilidades para a aquisição de novos conhecimentos e competências e as possibilidades e limitações para o compartilhamento desses novos conhecimentos e essas novas competências; a aquisição e gestão do conhecimento e a aquisição de competência. Como conclusão, foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso para a aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na disponibilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas pesquisadas. Existe aquisição de novos conhecimentos e de competências por parte dos alunos-estagiários durante a realização do ECS; existe possibilidade para se implantar um Sistema de Gestão do Conhecimento na atividade, mas esta implantação é limitada devido a um despreparo das pessoas envolvidas no processo e de inadequações nos ambientes de estágio, na Instituição de Ensino e nas empresas concedentes de vaga de estágio.
Marcilio, Wanda Rodrigues da Silva. "O estágio supervisionado na formação do profissional enfermeiro." Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4962.
Full textApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-11-30T09:38:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wanda Rodrigues da Silva Marcilio - 2015.pdf: 1037025 bytes, checksum: 0aebab5678df0c572b035d1da1d4bc23 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-11-30T09:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wanda Rodrigues da Silva Marcilio - 2015.pdf: 1037025 bytes, checksum: 0aebab5678df0c572b035d1da1d4bc23 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2015-07-16
Curricular Supervised Training (CST) is a fundamental tool in nursing education. At this time, the professionals-to-be are given the opportunity to get in contact with the reality in which they are about to be immersed. This study aims at identifying perceptions of the nursing graduate student regarding CST in nursing professional education. This is a qualitative, descriptive, cross-sectional and exploratory study. Data was collected through questionnaire and semi-structured interviews with 20 nursing graduate students, from 2012 to 2013, transferred to Atlas Ti Software. After initial analysis of the interviews with the graduate students, we created a table with categories and sub-categories. Categories: Supervised Training; Perceptions regarding the integration between theory and practice; Disturbing factors for the supervised training; Contributions of the supervised training in nursing education; Relationship between Curricular Supervised Training and National Curricular Guidelines (NCG) and the sub-categories: positive and negative points; general knowledge, competence; insufficient hours; inadequate supervised training field; patient safety; learning opportunities; teaching-learning and guiding tool. The outcomes show that the factors which disturb the development of training were the hours considered insufficient and the training field which was considered inadequate for various practices. The graduate students considered supervised training a guiding tool, which gives them opportunities and confidence to deal with patients, providing them with technical and scientific experience, it prepares professionals-to-be to perform their functions with responsibilities, ethics, leadership, communication and decision-making skills. We conclude that the development of professional competences requires a deeper knowledge of concepts, methods, and goals to be reached. Discussions regarding nursing education are necessary, due to the fact that such courses have spread throughout this country, thus the amount of graduate nurses has increased each new term, and it is necessary an increased quality in the education of these professionals through educators’ reflections. We hope this study could contribute to improve proposals of curricular training to become more integrated with graduation curricula and with more education-labour interaction.
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma ferramenta fundamental na formação do enfermeiro. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato com a realidade na qual será inserido. O presente estudo tem por objetivo identificar as percepções do egresso em enfermagem em relação ao ECS na formação profissional do enfermeiro. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de formulário e entrevista semiestruturada com 20 egressos de enfermagem, no período de 2012 a 2013 e transferidos para o software Atlas Ti. Após análise inicial dos conteúdos das entrevistas com os egressos elaborou-se uma tabela com categorias e subcategorias. Categorias: Estágio Supervisionado; Percepção acerca da integração entre teoria e prática; Fatores que dificultaram o estágio curricular supervisionado; Contribuições do Estágio Supervisionado na formação do profissional enfermeiro; Relação entre Estágio Curricular Supervisionado e as Diretrizes Curriculares Nacionais, (DCN) e subcategorias: pontos positivos e negativos; conhecimento generalista, competência; carga horária insuficiente; campo de estágio supervisionado inadequado; segurança em relação ao paciente; oportunidades de aprendizagem; ensino aprendizagem e instrumento norteador. Os resultados apontam que os fatores que dificultaram o desenvolvimento do estágio foram: carga horária considerada insuficiente e campo de estágio inadequado para o desenvolvimento das diversas práticas. Os egressos consideraram o estágio supervisionado um instrumento norteador, que oferece oportunidades e segurança para atuar junto ao paciente, proporciona experiências no âmbito técnico-científico, prepara o futuro profissional para o desempenho de suas funções com responsabilidade, ética, liderança, capacidade de comunicação e tomada de decisões. Concluiu-se que o desenvolvimento das competências profissionais requer um conhecimento aprofundado de concepções, métodos e objetivos que se almeja alcançar. As discussões são necessárias no âmbito da educação em enfermagem, visto que os cursos tem se multiplicado pelo país, sendo assim, o número de enfermeiros formados a cada semestre tem crescido e é preciso que a qualidade da formação destes profissionais seja também ampliada através da reflexão de seus formadores. Espera-se que este estudo possa contribuir para a adequação de propostas dos estágios curriculares mais integrados aos currículos de graduação e de maior interação ensino-serviço.
Carvalho, Kézia Costa de Oliveira Rocha. "Ensinando futuros professores: primeiras experiências em estágio supervisionado." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1919.
Full textIn the current context of the Teacher Education s universe, we have found that many studies have been concerned with investigating the quality in Kindergarten s teacher training. As a result of this context, I am concerned to find out if the paths followed in the development of the discipline that I teach in pedagogy course in a private institution in the city of São Paulo have helped students in their initial training for teaching in kindergarten. This dissertation aims to analyze the contribution of obligatory Curricular Internship in preschool and the discipline that goes with the internship in the third semester of the course. To answer this question, the students of the discipline were consulted. This option was important for allowing the voice of the students who were in the field of work and observation in the internships and their reflections about this experience, accordingly with the theory studied in the discipline, which could contribute to the reshaping of educational processes made possible in both contexts: the internship and the discipline. Additionally, the da ta allowed me to reflect on my own teaching practice, opening new avenues for my formation and performance and, consequently, favoring the formation of future teachers. For the methodology I started from the theoretical reference on Learning Teaching, with contributions from Shulman apud Mizukami (2004), Gomes (2009) and Nóvoa (2007), in addition to data collection and interviews with students. The results indicate that the discipline and internship favor the reflection on teaching practice and point to an intervention by the teaching institution to provide the egress student a high quality initial formation.
No contexto atual do universo da Formação de Professores temos encontrado muitas pesquisas que têm se preocupado em investigar a qualidade na formação dos professores de Educação Infantil. Em decorrência desse contexto tenho a preocupação de descobrir se os caminhos percorridos no desenvolvimento da disciplina que ministro no curso de pedagogia de uma instituição privada, da cidade de São Paulo, têm ajudado o aluno em sua formação inicial para a docência na Educação Infantil. Este trabalho visa analisar as contribuições do Estágio Curricular obrigatório em Educação Infantil e da disciplina oferecida semestralmente no terceiro semestre do curso de pedagogia na formação inicial dos futuros professores. Para responder a essa questão foram consultados os alunos do terceiro semestre de 2013. Essa opção foi importante por permitir ouvir a voz dos alunos que se encontravam em campo de atuação, observação nos estágios e a reflexão deles sobre essa experiência, à luz dos autores e conteúdo teóricos estudados na disciplina, o que pode trazer contribuições para a reformulação dos processos educativos possibilitados em ambos os contextos: o estágio e a disciplina. De modo adicional, os dados me permitiram refletir sobre minha própria prática docente, abrindo novos caminhos para minha formação e atuação e, em decorrência, favorecendo a formação dos futuros professores. Para a metodologia parti de referencial teórico sobre a Aprendizagem da Docência, com as contribuições de Shulman apud Mizukami (2004), Gomes (2009) e Nóvoa (2007), além da coleta de dados e entrevistas com as alunas. Os resultados indicam que a disciplina e o estágio favorecem a reflexão sobre a prática docente e apontam para uma intervenção da instituição formadora para proporcionar ao aluno egresso uma formação inicial de qualidade.
Rodrigues, Regina Célia Cola. "A formação docente: PIBID e o estágio supervisionado." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9861.
Full textCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study aimed to analyze the concepts that guide the Curricular Supervised Internship and the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (in Portuguese PIBID) while teaching initiation activity. We aim to understand: can the PIBID while initiation activity teaching be considered as Supervised? Therefore, qualitative approach was used through desk research, literature studies on initial teacher education and official documents by analyzing the concepts and actions that guide the Curricular Supervised Internship and PIBID. The theoretical and political aspects that influence directly or indirectly the teacher training processes were considered; teacher education policy; the legal instruments underlying the PIBID and Supervised. The locus of the work is the Faculty of Education and the PIBID developed by PUC/SP University. This research revealed that the PIBID and Curricular Supervised Curricular Supervised have similarities regarding the structuring principles: connection between theory and practice, research and reflection on the strategy and the action approximation of IES training institutions and Public Schools of Basic Education and demystification of superiority of culture over each other and raising the quality of academic activities in undergraduate programs. On the other hand, the objective conditions under which differentiate them: the Curricular Supervised Internship have less time and bond with schools and basic education teachers and relies primarily by observation. While in PIBID the collective and collaborative work is favored from its planning to its assessment, involving not only the teachers as teachers of IES and Basic Education Schools. In addition, the PIBID presents itself as a possibility for few, being a scholarship program that does not include all training nor the teachers involved
Este estudo teve como objetivo principal analisar as concepções que norteiam o Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto atividade de iniciação docente. Objetivamos entender se o PIBID, enquanto atividade de iniciação a docência pode ser considerado, como Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado? Para tanto, foi utilizada abordagem qualitativa através de pesquisa documental, de estudos da literatura sobre a formação inicial de professores e de documentos oficiais analisando as concepções e ações que norteiam o Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado e o PIBID. Foram considerados os aspectos teóricos e políticos que influenciam direta ou indiretamente os processos de formação docente; a política de formação de professores; os instrumentos legais que fundamentam o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado. O lócus do trabalho é o curso de Pedagogia e o PIBID desenvolvido pela PUC/SP. Esta pesquisa revelou que o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado apresentam semelhanças quanto aos princípios estruturantes: conexão entre teoria e prática, a pesquisa como estratégia de reflexão na e sobre a ação, aproximação das instituições formadoras IES e Escolas Públicas de Educação Básica e desmistificação da cultura de superioridade de uma sobre a outra e elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Por outro lado, as condições objetivas de realização os diferenciam: o Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado dispõe de menor tempo e vínculo com as escolas e professores de educação básica e se fundamenta basicamente pela observação. , enquanto no PIBID o trabalho coletivo e colaborativo é favorecido desde o seu planejamento até a sua avaliação, envolvendo não só os licenciandos como os professores das IES e Escolas de educação Básica. Além disso, o PIBID se apresenta como uma possibilidade para poucos, por ser um programa de bolsas que não contempla todos em formação nem os professores envolvidos no processo
Martins, Lusinilda Carla Pinto [UNESP]. "Estágio supervisionado: prática simbólica e experiência inaugural da docência." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/102667.
Full textCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Cette recherche s'inscrit dans le domaine de la formation des professeurs de langue anglaise en ayant pour but de discuter le rôle du stage supervisé dans le processus de formation de professeur de langue anglaise, dès l‟investigation des sens attribués et des savoirs produits au cours de cette expérience formative. Étant donné des questions couramment associeés à la problématique du stage supervisé, à savoir: opérationnalisation, structuration et normalisation, nous proposons un regard symbolique vers ce espace/temps de la formation. Donc par le biais de la pratique dans son domaine tridimensionnel (SEVERINO, 2001) et de l'expérience (TARDIF, 2002, 2005; DEWYE, 1938), nous cherchons à accéder les impressions, les sens attribués et les savoirs produits dans ce contexte pédagogique. Grâce à une perspective phénoménologique-herméneutique, ils font partie de cette étude dix stagiaires du cours des Lettres langues étrangères de l‟ Université de Rondônia (UNIR). L‟ensemble d'enregistrements a été recueilli dans la période de 2008 à 2009 et il est composé des interviews « demi-directive » et non directive des rapports de stage, des jeux-questionnaires, des documents et des notes de champ. L'analyse realisée permet d'affirmer que le stage est le composant pratique et l‟expérience inaugurale de l'enseignement qui favorise l'immersion dans la « profissionalidade » et il fait émerger la « professoralidade ». Au cours de la réalisation des stages, les actions et l'expérience en salle de classe dépassent la condition d'activité académique et touchent la dimension sociale et hétérogène du stage. Les sens attribués à cette expérience par les stagiaires vont dès « cair a ficha », le « baptême », jusqu‟à la « confirmation » de devenir (ou non) professeur, impliquant tant la réalisation personelle quant la professionnelle... (Résumé complet accès électronique cí - dessous)
Esta pesquisa se insere no campo da formação de professores de língua inglesa com o objetivo de discutir o papel do estágio supervisionado no processo de formação do professor de língua inglesa, a partir da investigação dos sentidos atribuídos e dos saberes produzidos, pelos estagiários, durante essa experiência formativa. Considerando as questões comumente associadas à problematização do estágio supervisionado, a saber: operacionalização, estruturação e normatização, propomos um olhar da perspectiva simbólica para esse espaço/momento de formação. Assim pelo viés da prática em sua esfera tridimensional (SEVERINO, 2001) e da experiência (TARDIF, 2002,2005; DEWEY, 1938), buscamos acessar as impressões, os sentidos atribuídos e os saberes produzidos nesse contexto pedagógico. Mediante uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica, fazem parte deste estudo dez estagiários do curso de Letras-Línguas Estrangeiras, habilitação Inglês, da Universidade Federal de Rondônia. O conjunto de registros foi coletado no período de 2008 a 2009 e constitui-se de entrevistas semidiretivas e não diretivas, relatórios de estágio, observações de aulas dos estagiários, questionários, documentos e anotações de campo. A análise realizada nos permite afirmar que o estágio é a componente prática e a experiência inaugural da docência que favorece a imersão na profissionalidade e faz emergir a professoralidade. Durante a realização dos estágios, as ações e a experiência na sala de aula ultrapassam a condição de atividade acadêmica e deixam resvalar a dimensão social e heterogênea do estágio. Os sentidos atribuídos a esta experiência pelos estagiários vão desde o “cair a ficha”, o “batismo” até a “confirmação” pela “vontade” de tornar-se (ou não) professor, envolvendo tanto a realização pessoal como profissional...
This research project in the field of English language teacher training discusses the role of the teaching practicum in the process of English language teacher education. Its foundation lies in the investigation of the meanings assigned and knowledge produced during this formative experience. Considering the issues commonly associated with the teaching practicum, namely: operationalization, structuring and normalization, we propose a symbolic perspective of this educational space/moment. Therefore, through the bias of practice in its sphere (SEVERINO, 2001) and experience (TARDIF, 2002.2005; DEWYE, 1938), we seek to access the impressions, assigned meanings, and pedagogical knowledge produced in this context. Through a phenomenological-hermeneutical lens, we analyze the development of ten English language majors at the Universidade Federal de Rondônia. The data used for analysis were collected between 2008 and 2010 and are made up of semi-structured and unstructured interviews, internship reports, comments on trainees‟ lessons, quizzes, documents, and field notes. The analysis allows us to assert that the internship is the practical component and the inaugural teaching experience that fosters immersion in being a language teaching professional and elicits the state of being a professional language teacher. During the realization of the internships, trainees‟ actions and experiences in the classroom exceeded the condition of academic activity and the internship took on a social and heterogeneous dimension. The meanings that are assigned to this experience by trainees range from figuring it out,” to a baptism, to a confirmation of the desire to become (or not) a teacher and involved both personal and professional fulfillment. Regarding knowledge produced, the concrete actions of the trainees, which are contextualized and historic, acquire a formative character... (Complete abstract click electronic access below)
Silva, Maria Marta da. "Estágio supervisionado: planejamento compartilhado como organizador da atividade pedagógica." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3979.
Full textApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-01-28T12:41:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Maria Marta da Silva - 2014.pdf: 2574297 bytes, checksum: 3cf65bf291f0dcb7a9b5f440452ded65 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-01-28T12:41:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Maria Marta da Silva - 2014.pdf: 2574297 bytes, checksum: 3cf65bf291f0dcb7a9b5f440452ded65 (MD5) Previous issue date: 2014-05-02
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
In this research it is discussed the possibilities of changing the reality set for supervised internship of mathematics teachers. The contributions of Vigotski, Leontiev, Davidov, Libâneo and Moura were substantial for the apprehension of the investigated phenomenon. It was based on assumptions of the cultural-historical ,the activity and the developmental learning theories, besides the methodological -theoretical principles of the Guiding Teaching Activities This investigation was organized based on a conceptual- bibliographic research, in which was analyzed the shared planning as the organizer of teaching itself, and on a didactic and experimental investigation through which conditions were created for the analysis of the teacher education process by means of a training experiment. The shared planning of teachers´ actions in training was perceived as proposed by Leontiev, and defended as a means to promote improvement in teachers´ education through the teaching organization. The research took place in a university in Goiás where the participants were graduating teachers enrolled in the discipline of supervised internship offered in the last year of their major. The results led to the need of a teachers` learning organization which consents the experience of collective planning of teaching activities, allowing the reflection of actions taken, making possible the overcoming of alienation from the educational process and enabling the creation of a space of knowledge production. Reiterating the conviction that, teachers´ formative processes must be immersed in the development of individual mental actions that depart from the collective, as shortsighted actions may increase the individual formative extension.
Nesta pesquisa discutimos as possibilidades de transformação da realidade posta para o estágio supervisionado de professores de matemática. As contribuições de Vigotski, Leontiev, Davidov, Libâneo e Moura foram substanciais para a apreensão do fenômeno investigado. Alicerçamo-nos em pressupostos da teoria histórico-cultural, teoria da atividade e teoria do ensino desenvolvimental, além de princípios teórico-metodológicos das Atividades Orientadoras de Ensino. Esta investigação foi organizada com base em uma investigação bibliográfico-conceitual, na qual analisamos o planejamento compartilhado como o próprio organizador do ensino, e numa investigação didático-experimental em que criamos as condições para a análise do processo de formação docente por intermédio de um experimento formativo. O planejamento compartilhado das ações dos professores em formação foi entendido tal como propõem Leontiev, e defendido como meio para promover melhoria na formação docente por intermédio da organização de ensino. A investigação se deu numa IES goiana onde os sujeitos partícipes eram professores em formação matriculados na disciplina de estágio supervisionado ofertada no último ano da licenciatura. Os resultados obtidos nos conduziram à necessidade de uma organização da aprendizagem da docência que consinta a vivência do planejamento coletivo de atividades de ensino, permita a reflexão das ações tomadas, viabilize a superação da alienação do processo formativo e possibilite a criação de um espaço de produção do conhecimento. Reiteramos a convicção de que os processos formativos docentes devem estar mergulhados no desenvolvimento de ações mentais individuais que partam do coletivo, já que ações imediatistas podem aumentar a extensão individual formativa.
Books on the topic "Estágio supervisionado"
Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Desenvolvimento de competências e o estágio supervisionado da licenciatura em educação física: -. Brazil: Atena Editora, 2021.
Find full textFrança-Carvalho, Antonia Dalva, Carlos Sait Pereira de Andrade, Erik Rodarte Lopes, Maria Helena Alves, and Mary Alves Mendes. Conversas pedagógicas: O estágio supervisionado e a formação para o trabalho docente. Teresina: EDUFPI, 2016.
Find full textLuz, Maria Ivaneide, and Regina Maria Sousa de Araujo. Estágio supervisionado e práticas educativas: Experiências bem-secedidas de professores-alunos do PARFOR/UFPI. [Teresina]: EDUFPI, 2018.
Find full textCorreia, Mesaque Silva, Francisco Newton Freitas, and Mara Jordana Magalhães Costa. O estágio supervisionado como lugar de fala do licenciando em educação fisica: Narrativas de aprendizagens. Teresina, PI: EDUFPI, 2019.
Find full textSilva, Kleber Aparecido da, ed. Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania. Brasília, Brasil: Editora UnB, 2022.
Find full textPERBONI, F., A. N. MILITÃO, and Carla Regina de Souza FIGUEIREDO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB DIFERENTES OLHARES. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655868385.8.
Full textRodrigues Xavier da Cruz, Uilmer. Relatório final de estágio supervisionado. Gradus Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.46848/02118.
Full textRodrigues Xavier da Cruz, Uilmer. Relatório final de estágio supervisionado. Gradus Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.46848/54321.
Full textBook chapters on the topic "Estágio supervisionado"
Freitas, Yuri Jivago Ribeiro de, Josué Tadeu Lima de Barros Dias, Jean Douglas Moura dos Santos, and Helbecy Cristino Paraná. "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DA UFPI." In PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES: Experiências, desafios e conquistas no Estágio Supervisionado em Educação Física, 95–108. Instituto Produzir, 2024. http://dx.doi.org/10.62363/978-65-84941-22-9.cap10.
Full textANDRADE ALVES DOS SANTOS, MARCOS, and ANTONIO JEFFERSON TEIXEIRA SOUSA. "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO." In Formação de Professores (Vol. 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt01.086.
Full textSousa, Albeniza Oliveira de, and Maria Angelucia Oliveira. "EIXO TEMÁTICO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO." In Aspectos conceituais voltados para a educação, 307–18. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0001225.
Full textOliveira, Manuela C., Josué Oliveira, Amanda Silva, Gabriela Damacena, Sarah Cotrim, Tais Marques, Emílio Silva, Juliane Lucena, and Caroline Barbosa. "ESTÁGIO EXTRAMUROS EM ODONTOLOGIA: UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE BUCAL COLETIVA." In Estudos e Escrita Científica Multidisciplinar em Ciências da Saúde, 104–17. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/231014791.
Full textRODRIGUES REIS, ELETRISSANDRA, and LUZIETE MARQUES DA COSTA MAIA. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIÁLOGOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA." In Formação de Professores. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt01.070.
Full textKLAUSS, JAISA, Hiolanda Salles, Larissa Guimarães Guimarães, Larissa Francisca da Silva, and Leticia Costa Oliveira. "DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA LUTA CONTRA O TRANSTORNO POR USO DE SUBSTÂNCIAS: ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Psicologia: teorias e práticas em pesquisa - Volume 2, 95–104. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/240616793.
Full textSouza, Laisa Pinho de, and Jussara Figueiredo Gomes. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE." In Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 5, 125–29. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.00321220910.
Full textSantos, Daniela Maria Rios, Francisco Anderson de S. Rodrigues, and David Marcos Emérito de Araújo. "ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM CAMINHO A SER CONSTRUÍDO." In PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES: Experiências, desafios e conquistas no Estágio Supervisionado em Educação Física, 85–94. Instituto Produzir, 2024. http://dx.doi.org/10.62363/978-65-84941-22-9.cap9.
Full textLEANDRO DE SOUZA, DIEFERSON, and CALEBE LUCAS FEITOSA CAMPELO. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ATIVIDADE TEÓRICA DA PRÁXIS DOCENTE." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.383.
Full textDE JESUS SANTOS BRITO, FERNANDA, and LUCIANA HADDAD FERREIRA. "UM ESTADO DA ARTE SOBRE DIALOGICIDADE NA PERSPECTIVA DE FREIRE E VIGOTSKI NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE NA PEDAGOGIA." In Formação de Professores (Vol. 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt01.098.
Full textConference papers on the topic "Estágio supervisionado"
barros, silvino soares, and Wellessandro Barros Mascimento. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO." In Anais do I Seminário de Agroecologia e Sustentabilidade na Amazônia. Recife, Brasil: Even3, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/1377146.1-2.
Full textSilva, Kailane Ramos da. "VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I." In IV Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2023. http://dx.doi.org/10.51189/conbracib2023/25931.
Full textAnunciado, Ana Yrla Lacerda, DÉBORA DA SILVA COELHO, MAISA RODRIGUES DE SOUZA, and MARIA ROSANGELA DIAS PINHEIRO. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL." In I Congresso Nacional de Saúde Coletiva On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/conasc/20200.
Full textSousa, Socorro De Maria Rodrigues, Amanda Thaís Queiroz Lima, Maria Francisca Oliveira Silva, Vanessa De Aguiar Lourenço Lustosa, and Vitoria Dos Santos Miranda. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DURANTE A PANDEMIA." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/37.
Full textAssis, Cinthia de Jesus, PRIMÍCIA VITÓRIA LEAL MARTINS SOUSA, NATACHA KALU DOS SANTOS BERNARDES GONÇALVES, and JULIANA NOLETO COSTA. "VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - SUS." In II Congresso Nacional de Saúde da Família On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2024. http://dx.doi.org/10.51161/conasf2024/33232.
Full textSANTOS, ELISANGELA OLIVEIRA DOS. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTE." In II Congresso Nacional de Licenciaturas e Pesquisas Acadêmicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2024. http://dx.doi.org/10.51189/conlinps2024/37860.
Full textanjos, Leticia rayane silva dos, and Cleide Oliveira Rodrigues. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO : DA TEORIA À REALIDADE." In VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/113095.6-9.
Full textGUIMARÃES, WALMA NOGUEIRA RAMOS, and VITORIA RIBAS. "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: USO DE AMBIENTE VIRTUAL PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA." In 27º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2022. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviiciaed.2022.78255.
Full textDE FARIA BARBOSA, CLAUDIA. "ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE ESCREVIVÊNCIAS DE ESTUDANTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.07.08.
Full textAdacioni de Campos dos Santos, Reris, Raylene Lisboa Santos, and Maria Danielle Lobato Paes. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO." In II Semana de Iniciação Científica da FAI. Itaituba, Pará: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/iisicfai.246346.
Full text